MANUAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2013"

Transcrição

1 MANUAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2013 CÉLIA ROMANO MARIANO BIBLIOTECONOMISTA 2013

2 1 APRESENTAÇÃO Manter-se atualizado nas evidências relevantes em uma área de atuação é um desafio para qualquer profissional de saúde. Das evidências disponíveis nas bases de dados, apenas uma parte pode ser encontrada através de uma busca simples. Geralmente, uma boa pesquisa exige do pesquisador um conhecimento apurado sobre metodologia da pesquisa em bases de dados. No Manual os profissionais de saúde irão conhecer os mecanismos de buscas das principais bases de dados da área médica. Dentre as bases analisadas foram selecionadas a base de dados PubMed e Bireme que dão acesso as bases LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e SciELO. Além da pesquisa bibliográfica nessas bases, o manual apresenta uma breve explicação sobre como pesquisar o Qualis e o Fator de Impacto dos periódicos científicos. 2 BASES DE DADOS EM CIÊNCIA DA SAÚDE BIREME - é uma biblioteca cooperante de acesso ao documento do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, tem por objetivo prover o acesso a documentos da área de ciências da saúde, exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando rigorosamente os direitos de autor. (Centro Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, 2008) LILACS - Base produzida pelas instituições que integram o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciência da Saúde. Registra a literatura técnica-científica em saúde produzida por autores latino-americanos e do Caribe, é publicada desde Nessa base são descritos e indexados: teses, livros, capítulos de livros, anais de congresso ou conferência, relatórios técnico-científico e artigos de revistas. (GIL, 2002) A IBECS utiliza a metodologia LILACS, desenvolvida pela BIREME com a finalidade de posteriormente se poderem integrar as bases de dados IBECS y LILACS (Bases de dados de Literatura Latino-americana de Ciências da saúde), o que permitirá recompilar esta seleção de literatura científica latino-americana e espanhola, numa única Base de Dados Bibliográfica LILACS-IBECS, como referência internacional. PubMed É uma base de dados desenvolvida pelo National Center for Biotechonology Information (NCBI) na Library of Medicine (NLM) disponível na web. É uma das diversas bases de dados que fazem parte do sistema de recuperação Entrez do NCBI, que é um sistema da busca e de recuperação que integra as informações das bases de dados da NCBI com o PubMed e inclui: MEDLINE, Nucleotide Sequences, Protein Sequences, Macromolecular Structures e Whole Genomes.

3 MEDLINE É o maior componente do PubMed. Cobre mais de 4800 revistas publicadas nos Estados Unidos e em mais de 70 outros países desde Produzida pela National Library of Medicine (NLM), é uma base de dados de literatura internacional que reúne referências bibliográficas e resumos de revistas biomédicas, cobrindo as áreas de medicina, enfermagem, odontologia, medicina veterinária e ciência pré-clínicas. A atualização da base de dados é mensal. (GIL, 2002). Biblioteca COCHRANE - É uma Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), que têm acesso diferenciado à melhor coleção de fontes de informação de evidência sobre os efeitos das intervenções em saúde oferecidas aos profissionais de saúde dos países da América Latina e Caribe. A coleção está conformada da seguinte maneira: pelo conjunto das 8 bases da Cochrane Library; pelo conjunto de bases da Biblioteca Cochrane Plus, reunidas pelo Centro Cochrane Ibero-Americano, que inclui conteúdos em espanhol e pelos resumos de revisões sistemáticas Cochrane traduzidos ao português, produzidos pelo Centro Cochrane do Brasil. Cada conjunto de bases de dados pode ser pesquisado separadamente, através de uma interface trilingüe (português, espanhol e inglês), adaptada e desenvolvida pela BIREME, ou através da meta-pesquisa simples do Portal da Cochrane. (COCHRANE BVS, 2008) SciELO - Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca virtual piloto que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros com base hospedada na FAPESP. Apresenta textos completos de artigos nas áreas de ciência sociais, psicologia, engenharia, química, materiais, saúde, biologia, botânica, veterinária e microbiologia. (GIL, 2002) As bases disponíveis na Bireme se dão através do endereço eletrônico <www.bireme.br>. No campo Fontes de Informação Pesquisa bibliográfica Ciências da Saúde em Geral encontramse os links para as bases LILACS, IBECS MEDLINE, Biblioteca Cochrane e SciELO.

4 A base de dados MEDLINE também pode ser acessada através da base PubMed. PubMed - Serviço de pesquisa da National Library of Medicine (NLM) nas bases de dados bibliográficas. O acesso a base de dados PubMed se dá através do endereço eletrônico <www.pubmed.gov>. 3 TERMINOLOGIA DAS PALAVRAS-CHAVE A grande dificuldade em pesquisa bibliográfica em base de dados diz respeito ao termo correto a ser utilizado para a busca de determinado assunto. Para minimizar este problema diversas bases dispõem de vocabulários estruturados para uso na indexação de artigos de revistas científicas,

5 livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, facilitando, assim, a pesquisa e a recuperação de assuntos da literatura científica. Com o objetivo de permitir o uso da terminologia comum para pesquisa em três idiomas, os vocabulários estruturados proporcionam um meio consistente e único, para a recuperação da informação independentemente do idioma. A principal finalidade é servir como uma linguagem única para indexação e recuperação da informação. Os vocabulários estruturados encontrados nas bases de dados foram: Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) - Criado pela BIREME e desenvolvido a partir do MeSH (Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine), o DeCS integra a metodologia LILACS e IBECS, e é um componente integrador da Biblioteca Virtual em Saúde. Os conceitos que compõem o DeCS são organizados em uma estrutura hierárquica que permite a execução de pesquisa em termos mais amplos ou mais específicos ou todos os termos que pertençam a uma mesma estrutura hierárquica. Sua atualização ocorre anualmente. Medical Subject Headings (MeSH) - Desenvolvido pela U.S. National Library of Medicine, o MeSH integra a metodologia MEDLINE e PubMed, e é um vocabulário controlado usado para indexar artigos e auxiliar na construção de estratégias de buscas. 3.1 DECS O DeCS encontra-se disponível no site da Bireme no campo Diretórios Portais. Para realizar uma consulta utilizando o DeCS deve-se clicar em DeCS terminologia em saúde e depois em Consulta ao DeCS

6 . Aparecerá a seguinte janela: O campo consulta por palavras, é uma busca simples onde se digita o termo desejado e aparecerão os descritores relacionados: pode-se pesquisar por Palavra ou Termo ou Descritor Exato. No campo consulta por índice, encontram-se as seguintes opções: alfabético (permite pesquisar em ordem alfabética o termo desejado); permutado (localiza os termos equivalentes ao termo pesquisado) e hierárquico (permite visualizar a árvore de domínio do termo pesquisado). Seleciona-se o idioma dos descritores antes de digitar o termo a ser pesquisado, podendo se pesquisar em inglês, espanhol e português.

7 No campo Consulta por Índice o item selecionado foi Permutado.

8 Em seguida clicou-se em Índice. No campo Digite palavra ou raiz, o termo usado foi Câncer. Após digitado o termo Câncer deve-se clicar em Índice.

9 Marque o termo Câncer e clique no campo Mostrar. Aparecerá a seguinte tabela: A tabela contém os descritores em Inglês, Espanhol e Português, aparecem os sinônimos, definição, entre outros itens que auxiliam no uso correto do termo para realizar a pesquisa. Após obter o termo correto para a pesquisa, o processo para realizá-la é o mesmo de qualquer outra base de pesquisa: deve-se voltar à página inicial, digitar o termo correto no campo de pesquisa e clicar em pesquisar.

10 3.2 MESH O MeSH encontra-se disponível no site do PubMed no campo PubMed Services. Em MeSH Database encontra-se uma caixa de busca (search), onde o pesquisador digita o termo desejado da pesquisa e clica em go.

11 Aparecerão todas as palavras equivalentes e relacionadas, as quais foram indexadas na base de dados. Ao selecionar uma das opções da tela apresentada acima, o pesquisador poderá relacionar diversos termos com o termo principal da pesquisa, neste caso o termo escolhido foi Neoplams. Os termos correlacionados foram Blood e Immunology, e, no campo Search, foi selecionado o conectivo AND.

12 Se estiver correto os termos a que se deseja pesquisar basta clicar em search PubMed, caso haja algum erro corrija-o ou clique em clear e refaça o processo. O MeSH permite selecionar o termo correto para realizar a pesquisa e simultaneamente realizar a pesquisa, se a necessidade de retornar a página inicial e digitar o termo no campo de pesquisa. 4 PASSOS DA PESQUISA Os mecanismos de buscas das bases de dados on-line geralmente são divididos em dois métodos: pesquisa simples e pesquisa avançada. 4.1 PESQUISA SIMPLES Para realizar uma pesquisa simples deve-se digitar o termo desejado da pesquisa e clicar em um comando chamado pesquisar ou search LILACS (português ou espanhol) ou IBECS (espanhol) No campo Entre uma ou mais palavras digite o termo da pesquisa e depois clique em Pesquisar. A base de dados permite pesquisar Todas as palavras da sentença (AND) ou Qualquer palavra (OR). Por exemplo, ao digitar cabeça pescoço e selecionar o item Todas as palavras a base de

13 dados irá pesquisar as matérias que contém os dois termos. Se for selecionado o item Qualquer palavra, a base de dados irá pesquisar as matérias que contém um ou o outro termo SciELO No campo Entre uma ou mais palavras, digite o termo da pesquisa e depois clique em Pesquisar.

14 4.1.3 PubMed No campo Search PubMed For, digite o termo da pesquisa e depois clique em Search. Caso queira refazer a pesquisa clique em Clear e refaça o processo descrito acima Biblioteca Cochrane No campo Entre uma ou mais palavras, digite o termo da pesquisa e depois clique em Pesquisar. 4.2 PESQUISA AVANÇADA Para a pesquisa avançada, o mesmo procedimento de uma pesquisa simples é realizado, porém, a pesquisa avançada permite interligar diversos itens que irão refinar a pesquisa LILACS (português e espanhol) ou IBECS (espanhol) Ao entrar na base de dados LILACS ou IBECS, encontra-se no canto superior direito o campo Formulário Avançado.

15 Após clicar nesse campo aparecerá a seguinte janela: No campo Palavras, encontra-se uma seta. Ao clicar na seta aparecem diversas opções que permitem relacionar os termos da pesquisa. Dentre essas opções, encontramos: Palavras; Descritor de assunto; Limites; Autor; Palavras do título; Revistas; Monografia em série; Autor pessoal normalizado; Autor institucional; Palavras do resumo; Tipo de publicação; Conferência; Tipo de literatura; Nível bibliográfico; Idioma; Identificador único; País, ano de

16 Publicação; Mês de entrada; Suporte Eletrônico; Categoria DeCs; Afiliação. Segue um exemplo utilizando algumas das opções apresentadas:

17 No exemplo acima, foi utilizado no campo Palavras, o termo Neoplasia, no Campo Descritor de Assunto o termo Radioterapia e no campo País, ano de publicação, os anos 2005, 2006 e Para selecionar mais de um ano ou um período de tempo, deve-se selecionar no campo o item País, ano de publicação e clicar no link ao lado, chamado Índice. Aparecerá a seguinte janela:

18 Clique em Mostrar Índices e selecione os anos desejados. Após selecionar os anos desejados, clique em Adicionar. O sistema retornará ao campo de pesquisa inicial e colocará automaticamente os anos selecionados. Ao clicar em pesquisar, a

19 pesquisa terá sido concluída. Nota-se alguns itens como Autor, Título, Fonte, Resumo entre outros, ao lado esquerdo, aparecem alguns símbolos com as respectivas descrições sendo estas as opções de impressão, fotocópia, texto completo e documentos relacionados. Quando a informação Texto Completo aparecer, isso significa que o texto está disponível no meio eletrônico na íntegra. Quando esta informação não aparecer, o item fotocópia é usado para solicitar o artigo na integra às Bibliotecas Cooperantes da Bireme.

20 Para refazer uma nova pesquisa, deve-se clicar em Limpar, digitar o novo termo da pesquisa e repetir o processo. O item Config (configurações) permite determinar o idioma da pesquisa, a barra de navegação e a apresentação do resultado.

21 Ao clicar em Config, aparecerá a seguinte janela: Deve-se marcar as opções desejadas e clicar em Aplicar. Após configurar a pesquisa, o processo para realizá-la é o mesmo já descrito SciELO Ao entrar na base de dados SciELO aparecerá a seguinte janela: No campo Método encontra-se uma seta. Ao clicar essa seta aparecem diversas opções que permitirão delimitar a pesquisa. Dentre essas opções encontramos: integrada, por palavra, proximidade léxica, Google acadêmico e relevância.

22 No campo Onde também se encontra uma seta. Ao clicar essa seta aparecem diversas opções de lugares onde se deseja que seja realizada a pesquisa, dentre eles: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Portugal, Venezuela, Saúde Pública e Social Sciences. Abaixo desses campos encontra-se o campo Índices (Regional): país, autor, palavra-chave, título, organização, ano de publicação, tipo do documento, idioma original. Segue um exemplo utilizando algumas das opções apresentadas. Ao clicar em Ano de Publicação aparecerá a seguinte janela:

23 Ao selecionar um ano e clicar em adicionar. Aparecerá a seguinte janela: No campo Todos os Índices, encontra-se uma seta. Ao clicar nessa seta aparecem diversas opções que permite relacionar os termos da pesquisa. Dentre essas opções encontramos: Palavras do título, Autor, Palavras-Chave, Resumo, Ano de publicação, Afiliação, País da Afiliação, Organização, Idioma Original e Tipo do Documento. Relacionando outros aplicativos para realizar a pesquisa: No exemplo acima, foi utilizado, no campo Todos os Índices, o ano 2006 para Ano de Publicação, o termo Mama para a Palavras do Título e o termo Radioterapia para o campo

24 Resumo. Ao clicar em pesquisa, o resultado da pesquisa foram sete artigos. Vejamos apenas um deles: Nota-se alguns itens como Autor, Título, Fonte, Resumo em português/ inglês entre outros e, ao lado esquerdo, aparece alguns símbolos com as respectivas descrições sendo estas as opções de selecionar e imprimir. Quando a informação Texto Completo aparecer ao final da referência, isso significa que o texto está disponível no meio eletrônico na íntegra. Para refazer uma nova pesquisa, deve-se clicar em Limpar, digitar o novo termo da pesquisa e repetir o processo. O item Config, (configurações) permite determinar o idioma da pesquisa, a barra de navegação e a apresentação do resultado.

25 Ao clicar em Config, aparecerá a seguinte janela: Deve-se marcar as opções desejadas e clicar em Aplicar. Após configurar a pesquisa, o processo para realizá-la é o mesmo já descrito PubMed No campo Search, foi digitado o termo Surgical Oncology. Após digitado o termo, clicou-se em search, resultando em itens encontrados. Para refinar a pesquisa, deve-se clicar no campo Limits.

26 Aparecerá a seguinte tabela: Após marcar as opções desejadas, deve-se clicar em search. O processo para realizar a pesquisa depois de configurado os limites é o mesmo já descrito. Observação: No campo Limits, é possível selecionar a base de dados MEDLINE para realizar a pesquisa. Basta selecionar a base MEDLINE no campo Subsets More Subsets e clicar em search Biblioteca Cochrane

27 No campo da pesquisa foi digitado o termo Mamografia. Depois de digitado o termo, clicou-se em Pesquisar. Os resultados foram divididos nas três bases de dados que compõem a Biblioteca Cochrane. Para obter mais informações sobre os documentos recuperados pela base, deve-se clicar em uma das bases. Por exemplo, a base selecionada foi The Cochrane Library.

28 Ao clicar nesta base aparecerá a seguinte janela: A janela está dividida em: Revisões Sistemáticas da Cochrane ; Resumos de revisões sistemáticas com qualidade avaliada ; Registro Cochrane de Ensaios Controlados ; Bases de dados Cochrane de Revisões de Metodologia ; Registro Cochrane de Metodologia ; Sobre a Colaboração Cochrane ; Resumos do INATHA e de outras agências de Avaliação de Tecnologias em Saúde e Avaliações Econômicas da NHS. Selecione um dos itens desejados e escolha o artigo de interesse. Para refinar a pesquisa, deve-se clicar no campo Limites. Aparecerá a seguinte tabela:

29 No campo Revisões, pode ser selecionada uma das seguintes opções para a pesquisa dos artigos: Todos ; Novos ; Atualizados ; Comentados ; Atualizados e Comentados e Retirados. No campo Campo de pesquisa, pode ser selecionado uma das seguintes opções para realizar a pesquisa por: Palavras, Título, Autor, Resumo, Tipo de publicação e Assunto. Após selecionadas as opções desejadas, deve-se clicar em Pesquisar. 5 PROGRAMA QUALIS Qualis é o resultado do processo de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pósgraduação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos. Os veículos de divulgação citados pelos programas de pós-graduação são enquadrados em categorias indicativas da qualidade - A, B ou C conforme quadro abaixo: Quadro 1 Especificações dos qualis Qualis Genericamente Critérios aproximados A1 O mais elevado FI > 4,2 A2 3,0 FI > 1,8 B5 1,8 FI > 0,8 B4 FI 0,8 B3 Pubmed sem FI B2 Scielo B1 Lilacs C Com peso zero Sem indexação

30 A área de avaliação é coordenada pelo representante de cada área e é atualizada anualmente. Fica a critério de cada área, a decisão da classificação do periódico. O critério para classificação de periódicos no sistema Qualis na área de Ciência da Saúde/ Grande Área (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina I, Medicina II, Medicina III, Odontologia e Saúde Coletiva). (GOMES, 2008) Para pesquisar os critérios de cada área de avaliação, deve-se acessar o endereço eletrônico <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/>, clicar em Critério das Áreas e selecionar um dos Triênios. Por exemplo, o Triênio selecionado foi Triênio Aparecerá a seguinte janela: Na página 4, foi selecionado o item Medicina I.

31 Ao clicar em Medicina I automaticamente se abrirá um documento que explicará os critérios para classificação de periódicos no sistema Qualis relativos à área escolhida, neste caso, Medicina I. Para pesquisar o indicador Qualis de um periódico científico, deve-se clicar em Consultar e em Periódico. Aparecerá a seguinte janela, na qual é possível pesquisar por: PorTítulo do Periódico; Por Classificação/ Área de Avaliação e Por ISSN de Periódico. Vejamos primeiro como pesquisar por Por Título do Periódico.

32 No campo de pesquisa, deve-se digitar o nome do periódico científico e clicar em Consultar. Por exemplo, digite o título Revista Brasileira de Mastologia e clique em consultar. Abaixo aparece o resultado da pesquisa, que mostra a qualidade do periódico, a circulação e a área de avaliação. Na pesquisa por Por Classificação/ Área de Avaliação, aparecerá a seguinte janela: Selecione a opção desejada nos campos: Área de Avaliação, Qualidade e Circulação. Por exemplo, no campo Área de Avaliação, foi selecionado o item Medicina III, no campo

33 Qualidade, foi selecionado o item B e no campo Circulação, foi selecionado o item Nacional. Ao clicar em Consultar, aparecerá a seguinte tabela: 41 Esta tabela mostra os títulos dos periódicos da área da Medicina III que possuem Qualis B Nacional. Na pesquisa por Por ISSN do Periódico deve-se digitar no campo da pesquisa o número do ISSN do Periódico e clicar em Consultar. É possível também pesquisar o indicador Qualis dos periódicos científicos por lista completa. Para fazer esta pesquisa, clique em Lista Completa Periódicos.

34 Aparecerá a seguinte janela: Ao selecionar a área desejada, aparecerá uma tabela contendo o ISSN, o título dos periódicos, o nível e a circulação. 6 FATOR DE IMPACTO O fator de impacto (FI) corresponde ao número de citações que um periódico recebe em dois anos anteriores ao ano do cálculo, dividido pelo número de todos os artigos neles publicados neste mesmo período. O FI começou a ser considerado como uma maneira de avaliar as revistas científicas a partir da década de Foi quando Eugene Garfield, diretor do Informations Science Institute (ISI) e criador da base de dados bibliográfica Science Citation Index (SCI), elegeu esse instrumento, que determina a freqüência com que um artigo é citado, como forma de classificar e avaliar as revistas incluídas na referida base de dados. (MARZIAL; MENDES, 2002) Somente os periódicos indexados no ISI são considerados para o cálculo de impacto internacional. Para escolher as revistas que compõem o banco de dados do ISI é preciso reunir requisitos como pontualidade de publicação e cumprimento das normas internacionais de editoração ( título informativo, correção das referências citadas, informações completas dos autores, título, resumo e descritores em inglês e processo de revisão dos artigos publicados por pares peer review). (MARZIALE; MENDES, 2002) De acordo com a Escola Paulista de Medicina (EPM) o ISI possui mais de 8600 revistas internacionais nas áreas de ciências biológicas e exatas, sociais e humanas. Essas áreas estão

35 incluídas em três bases de dados: Arts and Humanities Citation Índex (AHCI); Science Citation Index (SCI) e Social Sciences Citation Index (SSCI). A mais conhecida, SCI, é uma base de dados multidisciplinar de onde se podem recuperar os resumos, em inglês, de todas as revistas da literatura científica indexada na base de dados, o que corresponde a cerca de 100% dos artigos científicos. Nesta base estão indexadas revistas que cobrem 160 campos do conhecimento científico, onde estão disponibilizadas, para os usuários, aproximadamente referências por semana, que foram citadas em cerca de artigos. Hoje, a base de dados do SCI contém aproximadamente 14 milhões de artigos científicos. Anualmente essa base elabora o Journal Citation Report (JCR), que é uma publicação que se dedica a avaliar o FI de um grupo de periódicos. Na internet existem alguns sites que disponibilizam o FI, porém, a maioria está desatualizada, pois o ISI comercializa a base atualizada em CD-ROM. Um endereço no qual se pode consultar o FI atualizado é o portal de periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Docentes e Pessoal de Nível Superior (CAPES), - Embora não se encontrem todas as revistas da área médica, as mais relevantes estão representadas nesse portal. Vejamos como pesquisar o Fator de Impacto de um periódico científico em dois dos sites que disponibilizam o FI. Primeiro, iremos analisar como essa pesquisa ocorre na base de dados do SCImago e, em seguida, como pesquisar na base de dados do SciELO. Acesse o endereço eletrônico <www.scimagojr.com>. Clique em Journal Search.

36 Digite o título do periódico que se deseja obter o Fator de Impacto, por exemplo Acta Cirúrgica Brasileira, e clique em Search. Aparecerá a seguinte tabela, a que mostrará informações sobre o periódico, o Fator de Impacto (SJR) em diversos anos e alguns gráficos.

37

38 Agora, acesse o endereço eletrônico <www.scielo.org>. No campo SciELO em números, clique em Citações. Depois, clique no país desejado ou em Saúde Pública. Por exemplo: clique em Brasil.. Aparecerão diversas opções para pesquisar as citações de revistas, sendo estas: Dados Fonte ; Fator de impacto em um período de dois anos ; fator de impacto em um período de três anos ; vida média ; citações recebidas e citações concedidas.

39 Por exemplo, clique em Fator de impacto em um período de dois anos. Aparecerá a seguinte tabela: Selecione o ano desejado e marque o título do periódico ao qual se deseja conhecer o FI. Por exemplo, selecione o ano 2007 e marque o periódico Acta Cirúrgica Brasileira, depois clique em

40 Send. Aparecerá a seguinte tabela, a qual mostrará informações sobre o Fator de Impacto, citações, quantidade de artigos publicados, entre outros.

41 REFERÊNCIAS BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Glossário. Disponível em: <http://bvsmodelo.bvsalud.org/php/level.php?lang=pt&component=16&item=182> Acesso em: 16 jun CENTRO LATINO-AMERICANA E DO CARIBE DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. Sobre a Bireme. Disponível em: <www.bireme.br> Acesso em: 16 jun CENTRO DE PROJETOS DE ENSINO E PESQUISA-ERASTO GAERTNER. Como realizar uma pesquisa nas principais bases de dados nacionais e internacionais em ciência da saúde. Disponível em: <http://www.erastogaertner.com.br. Acesso em: 10 fev COCHRANE BVS. O portal cochrane na BVS. Disponível em: <http://cochrane.bvsalud.org/portal/php/level.php?lang=pt&component=19&item=1> Acesso em: 16 jun COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Qualis. Disponível em: <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/>. Acesso em: 10 jun ERASTO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA. Fator de impacto. Disponível em <http://www.biblioteca.epm.br/f_impacto.htm> Acesso em: 26 out GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, GOMES, S.P. Pequeno guia de como consultar a indexação e o fator de impacto de periódicos científicos: área da saúde. São Paulo: USP, INSTITUTE OF SCIENTIFIC INFORMATION. Fator de impacto de revistas científicas. Disponível em: <http://www1.univap.br/landulfo/impact.htm>. Acesso em: 16 jun 2010 MARZIALE, M.H.P. e MENDES, I.A.C.. O fator de impacto das publicações científicas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 10, n. 4, p NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. PubMed. Disponível em: <www.pubmed.com>. Acesso em: 16 jun UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP. Curso sobre acesso ás bibliotecas on-line da MEDLINE/PubMed. Disponível em: <www.educacaocontinuada.org/hpscanoas/file.php/1/tutorial_de_pesquisa_na_medline.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2010

SITES DE PESQUISA. Pesquisa em Base de Dados PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

SITES DE PESQUISA. Pesquisa em Base de Dados PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE SITES DE PESQUISA -Scielo: www.scielo.br/ (211 periódicos em 09/2008) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Pesquisa em Base de Dados -Scielo2: www.scielo.org

Leia mais

CURSO SOBRE ACESSO ÀS BIBLIOTECAS ON-LINE DA MEDLINE/PubMed

CURSO SOBRE ACESSO ÀS BIBLIOTECAS ON-LINE DA MEDLINE/PubMed TUTORIAL PARA ACESSO BIBLIOTECA ON-LINE da MEDLINE/PUBMED CURSO SOBRE ACESSO ÀS BIBLIOTECAS ON-LINE DA MEDLINE/PubMed Este tutorial faz parte do curso de extensão da UNIFESP sobre acesso on-line às publicações

Leia mais

Pesquisa por palavras:

Pesquisa por palavras: PubMed PubMed é um serviço da U. S. National Library of Medicine (NLM). Inclui cerca de 21 milhões de citações de artigos de periódicos. O maior componente é a Base de dados MEDLINE que indexa cerca de

Leia mais

CONCEITOS ELEMENTARES: BUSCA BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA INTERNET

CONCEITOS ELEMENTARES: BUSCA BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA INTERNET CONCEITOS ELEMENTARES: BUSCA BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA INTERNET São Paulo, 2008 2008 INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA ARMÊNIO CRESTANA Superintendente: Dra. Norma Araujo Assessor Executivo: Clóvis

Leia mais

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde BIREME / OPAS / OMS Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Acesso às fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde Versão 2 São Paulo - Março 2008 Copyright Março

Leia mais

Como fazer um levantamento bibliográfico na internet?

Como fazer um levantamento bibliográfico na internet? Como fazer um levantamento bibliográfico na internet? Material de Apoio ao TCC UFMA/SUS Pesquisa na Internet A Web oferece recursos de busca sobre tópicos atuais que seriam difíceis encontrar em bibliotecas

Leia mais

http://www.bvs.br Biblioteca Virtual em Saúde Acesso às fontes de informação Serviços Cooperativos de Informação BIREME/OPAS/OMS online@bireme.

http://www.bvs.br Biblioteca Virtual em Saúde Acesso às fontes de informação Serviços Cooperativos de Informação BIREME/OPAS/OMS online@bireme. http://www.bvs.br Acesso às fontes de informação Serviços Cooperativos de Informação online@bireme.br A BVS como fonte para tomada de decisão em saúde Apresentação e organização Navegação e recursos de

Leia mais

Orientações para pesquisas na área de Ciências da Saúde

Orientações para pesquisas na área de Ciências da Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria-Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos Orientações para pesquisas na área de Ciências da Saúde Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2007 2007 Ministério

Leia mais

MARKETING DE SERVIÇOS: experiência da biblioteca do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense

MARKETING DE SERVIÇOS: experiência da biblioteca do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense TRABALHO ORAL EMPREENDEDORISMO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS Qualidade dos serviços e foco no usuário MARKETING DE SERVIÇOS: experiência da biblioteca do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Levantamento Bibliográfico LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos referentes ao tema Textos Livros Artigos

Leia mais

Como fazer uma Revisão Bibliográfica

Como fazer uma Revisão Bibliográfica Como fazer uma Revisão Bibliográfica Objetivos da Revisão Bibliográfica Aprendizado sobre uma determinada área Levantamento dos trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema Identificação e seleção

Leia mais

A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS A pesquisa textual em bases de dados e os recursos disponíveis no âmbito da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Competência informacional é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS BVS Saúde Pública. Projeto BVS-SP-7 Atualização da terminologia e áreas temáticas em saúde pública (01 de julho de 2002) 1.

BIREME/OPAS/OMS BVS Saúde Pública. Projeto BVS-SP-7 Atualização da terminologia e áreas temáticas em saúde pública (01 de julho de 2002) 1. BIREME/OPAS/OMS BVS Saúde Pública Projeto BVS-SP-7 Atualização da terminologia e áreas temáticas em saúde pública (01 de julho de 2002) 1. Introdução Este documento descreve o projeto para atualização

Leia mais

Busca em Bases de Dados. Profª. Rosa Carvalho

Busca em Bases de Dados. Profª. Rosa Carvalho Busca em Bases de Dados Profª. Rosa Carvalho Pesquisa em fisioterapia: a prática baseada em evidências e modelos de estudos (Marques,A.P.; Peccin,M.S.) Durante muitos anos, os fisioterapeutas atuaram com

Leia mais

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Centro de Documentação e Informação da FAPESP São Paulo 2015 Sumário Introdução... 2 Objetivos...

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme

Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme Biblioteca Virtual em Saúde - Bireme O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), é um centro

Leia mais

Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org

Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org Que evidência utilizar? Depende do tipo de pergunta (necessidade) que se quer responder e o tempo

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET

FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) facilita o aparecimento, cada vez mais rápido, de fontes de informação na internet. Porém, nem todas

Leia mais

A evolução dos periódicos brasileiros e o acesso aberto

A evolução dos periódicos brasileiros e o acesso aberto XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Gramado, 16-18 de Setembro de 2012 A evolução dos periódicos brasileiros e o acesso aberto Lewis Joel Greene Editor, Brazilian Journal of Medical and

Leia mais

TUTORIAL DE PESQUISA EM BASES DE DADOS

TUTORIAL DE PESQUISA EM BASES DE DADOS TUTORIAL DE PESQUISA EM BASES DE DADOS UBERABA 2014 SUMÁRIO 1 Portal da CAPES... 2 1.1 Bases disponibilizadas com texto completo:... 2 1.2 Busca por assunto... 3 1.3 Busca por Periódico... 5 1.3.1 Busca

Leia mais

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS Lívia Sandes Mota Rabelo Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa Feira de

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: BVS -Bireme Parte IV 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

Organizadores: Lilia Maria Bitar Neves, Douglas Alex Jankoski, Marcelo José Schnaider

Organizadores: Lilia Maria Bitar Neves, Douglas Alex Jankoski, Marcelo José Schnaider Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Este Tutorial faz parte da programação de treinamentos da Biblioteca de Ciências da Saúde Sede Serve como material de apoio e não possui fins lucrativos Organizadores:

Leia mais

// Questões para estudo

// Questões para estudo // Questões para estudo 8 // BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICAS DA WEB 1. O que é PubMed? A) Um portal especializado em ciências da saúde. B) Uma base de dados bibliográfica desenvolvida pelo National Center

Leia mais

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO Tutorial de Pesquisa do Portal de Periódicos da CAPES Manaus 2014 ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO A Biblioteca Aderson Dutra da Universidade Nilton Lins disponibiliza um moderno conjunto

Leia mais

Bases de dados. Biblioteca FEAUSP 2015 Seção de Atendimento ao Usuário. Elaborado por Giseli Adornato de Aguiar

Bases de dados. Biblioteca FEAUSP 2015 Seção de Atendimento ao Usuário. Elaborado por Giseli Adornato de Aguiar Bases de dados Biblioteca FEAUSP 2015 Seção de Atendimento ao Usuário Elaborado por Giseli Adornato de Aguiar ACESSO REMOTO VPN BASES DE DADOS USP DEDALUS BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA

Leia mais

Pesquisa Bibliográfica Prof. Alessandro Leite Cavalcanti

Pesquisa Bibliográfica Prof. Alessandro Leite Cavalcanti Pesquisa Bibliográfica Prof. Alessandro Leite Tipos de Dados em Pesquisa Dados Primários: São aqueles coletados em uma pesquisa de campo, ou seja, são dados originais. Por exemplo, um questionário, formulário,

Leia mais

Características das revistas científicas da área de saúde pública

Características das revistas científicas da área de saúde pública Características das revistas científicas da área de saúde pública Fórum de Editores Científicos da Área de Saúde Pública 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva º Congresso Mundial de Saúde Pública Rio

Leia mais

SciELO Brasil e o processo de avaliação da área de odontologia

SciELO Brasil e o processo de avaliação da área de odontologia SciELO Brasil e o processo de avaliação da área de odontologia Fabiana Montanari Lapido Projeto SciELO FAPESP, CNPq, BIREME, FapUNIFESP 27ª Reunião Anual da SBPqO Águas de Lindóia, 9 setembro 2010 Apresentação

Leia mais

Guia rápido para buscas de literatura científica na Internet. Raphael Augusto Teixeira de Aguiar

Guia rápido para buscas de literatura científica na Internet. Raphael Augusto Teixeira de Aguiar Guia rápido para buscas de literatura científica na Internet Raphael Augusto Teixeira de Aguiar 2003 1) Introdução Operadores Booleanos 1 O quadro abaixo mostra os operadores booleanos aceitos pela maioria

Leia mais

Pesquisa na área da saúde. 1. Base de dados DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) 1

Pesquisa na área da saúde. 1. Base de dados DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) 1 13 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Pesquisa na área da saúde. 1. Base de dados DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) 1 Rosely de Fátima Pellizzon 2 Introdução Na edição dezembro de 2003, foi apresentada a definição

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Cochrane Parte V 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS

Leia mais

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação Sumário 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação 1. Conhecimento sobre temas pesquisados 2. Padronização da Linguagem 3. Tesauros 4. Critérios de Confiabilidade da Informação Online 5. Bom Senso

Leia mais

Tutorial da base Web of Science

Tutorial da base Web of Science Tutorial da base Web of Science BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/SD Lilia Maria Bitar Neves (lilia@ufpr.br) Douglas Alex Jankoski (douglas.alex@ufpr.br) 1 WEB OF SCIENCE A Web of Science é a designação

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde - Tutorial de Pesquisa Bibliográfica

Biblioteca Virtual em Saúde - Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde - Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Versão reduzida São Paulo - 2009 Copyright 2009 - Biblioteca Virtual

Leia mais

Curso de Pesquisa Bibliográfica (CPB): uma experiência da UFSM/RS para competência em informação na área de saúde

Curso de Pesquisa Bibliográfica (CPB): uma experiência da UFSM/RS para competência em informação na área de saúde Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Curso de Pesquisa Bibliográfica (CPB): uma experiência da UFSM/RS para competência em informação na área de saúde Eliana Rosa Fonseca (UFRJ) - elianarosa@hucff.ufrj.br

Leia mais

Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. 20.enfe@capes.gov.br

Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. 20.enfe@capes.gov.br COMUNICADO Nº 001/2013 ÁREA DE ENFERMAGEM ATUALIZAÇÃO DO WEBQUALIS DA ÁREA REF. 2011 Brasília, 11 de janeiro de 2013. No WebQualis da Área 20 Enfermagem do ano de 2010 constavam 784 periódicos classificados

Leia mais

MANUAL PARA PESQUISAR NO PUBMED (MEDLINE)

MANUAL PARA PESQUISAR NO PUBMED (MEDLINE) SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL PARA PESQUISAR NO PUBMED (MEDLINE) 2009 1 Acesse o site: http://www.pubmed.gov 2 1 o Passo: Escolha os limites da pesquisa. 3 Clique aqui 4 E delimite

Leia mais

Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online

Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online Como usar o Google Acadêmico para encontrar artigos científicos online Lívia Dâmaso, no TechTudo O Google oferece diversos serviços, entre eles a página do Google Acadêmico. O recurso fornece, de maneira

Leia mais

Tutorial de utilização bases EBSCO Host. Acesso às bases de periódicos EBSCO Host Produzido pela equipe Ebsco

Tutorial de utilização bases EBSCO Host. Acesso às bases de periódicos EBSCO Host Produzido pela equipe Ebsco Tutorial de utilização bases EBSCO Host Acesso às bases de periódicos EBSCO Host Produzido pela equipe Ebsco 1 Março de 2014 adaptação: Eduardo Fahl EBSCOhost Básico Bases disponíveis para a Kroton Educacional

Leia mais

BOLETIM. Na seção Atualize-se em Pesquisa com o NEPE, o enfoque será: O FATOR DE IMPACTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. Boa leitura!

BOLETIM. Na seção Atualize-se em Pesquisa com o NEPE, o enfoque será: O FATOR DE IMPACTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. Boa leitura! BOLETIM Na seção Atualize-se em Pesquisa com o NEPE, o enfoque será: O FATOR DE IMPACTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. Boa leitura! Profa. Dra. Cristiane Giffoni Braga 3ª Edição JUNHO/2014 EDITORIAL Prezados

Leia mais

Treinamento em Acesso a Bases de Dados. Portal Web of Science

Treinamento em Acesso a Bases de Dados. Portal Web of Science Treinamento em Acesso a Bases de Dados Portal Web of Science Sumário ISI Web of Knowledge Histórico Definição Conteúdo Gestão de Conteúdo Gerenciamento de Pesquisa Web of Science Definição Conteúdo Estatísticas

Leia mais

Plataforma ISI Web of Knowledge. Susana Clemente

Plataforma ISI Web of Knowledge. Susana Clemente Plataforma ISI Web of Knowledge Susana Clemente A plataforma ISI Web of Knowledge Acesso à literatura científica mundial mais importante e mais influente http://isi15.isiknowledge.com/ (para instituições

Leia mais

Pesquisa na base PubMed

Pesquisa na base PubMed Pesquisa na base PubMed A PESQUISA CONCEITO Uma pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento

Leia mais

Apresentação. Critérios SciELO Brasil para admissão de periódicos e procedimentos do processo de seleção

Apresentação. Critérios SciELO Brasil para admissão de periódicos e procedimentos do processo de seleção Seleção SciELO Brasil: critérios e procedimentos para a admissão e permanência de periódicos científicos na coleção Fabiana Montanari Lapido BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO VI Encontro Internacional de

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Scielo Parte VI 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS

Leia mais

Estratégias de busca e recuperação de informação online em

Estratégias de busca e recuperação de informação online em Estratégias de busca e recuperação de informação online em Educação para Pós-graduação Eliane Colepícolo São Carlos, junho/2010 Sumário 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação 1. Conhecimento

Leia mais

Base Index Psi Teses (Manual de Documentalista)

Base Index Psi Teses (Manual de Documentalista) Manual de Descrição Bibliográfica LILDBI-Web Psi Base Index Psi Teses (Manual de Documentalista) Adaptação do Manual de Descrição Bibliográfica Metodologia LILACS (7ª ed. revista e ampliada, julho de 2008)

Leia mais

Avaliação da BVS Homeopatia

Avaliação da BVS Homeopatia Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde Documento Base de Avaliação de Instância da BVS São Paulo - Dezembro

Leia mais

Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007. Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage

Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007. Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007 Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage ACM Association of Computing Machinery Página de Acesso http://portal.acm.org/portal ACM Digital Library Coleção

Leia mais

Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet, Painel Tecnologia e Gestão da Informação, CGI.br, São Paulo, 5 julho 2007

Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet, Painel Tecnologia e Gestão da Informação, CGI.br, São Paulo, 5 julho 2007 www.bireme.org BIREME/OPAS/OMS Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde Contribuição ao fortalecimento e desenvolvimento

Leia mais

3.2 Inserindo Referências Manualmente 16-17

3.2 Inserindo Referências Manualmente 16-17 TUTORIAL 1 EndNote Web www..myendnoteweb..com Biiblliioteca de Ciiênciias da Saúde Sede Biiblliiotecáriia: Liilliia Mariia Biitar Neves 2010 SIBI/UFPR SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 3 2 1 REGISTRO PARA ACESSO 4-7

Leia mais

Anexo 05. Fontes de Informação Referenciais (LILACS, LEYES, LIS, DirEve, SeCS) BVS

Anexo 05. Fontes de Informação Referenciais (LILACS, LEYES, LIS, DirEve, SeCS) BVS Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde Anexo 05 Fontes de Informação Referenciais (LILACS, LEYES, LIS, DirEve,

Leia mais

Guia Portal de Periódicos CAPES

Guia Portal de Periódicos CAPES Guia Portal de Periódicos CAPES Manaus, abril de 2010 ACESSO AO PORTAL CAPES DE PERIÓDICOS APRESENTAÇÃO A Biblioteca Aderson Dutra do Centro Universitário Nilton Lins disponibiliza um moderno conjunto

Leia mais

FAQ s PERGUNTAS E RESPOSTAS

FAQ s PERGUNTAS E RESPOSTAS FAQ s PERGUNTAS E RESPOSTAS FAQ 001 - COMO VERIFICAR O NÚMERO DE CITAÇÕES NO SCIELO? Acesse o site: www.scielo.com Realizar a pesquisa por autor, adicionando ao formulário as variações do nome. Visualizar

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Instrumento para a gestão da informação em Saúde

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Instrumento para a gestão da informação em Saúde Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Instrumento para a gestão da informação em Saúde Objetivo: Apresentar o Modelo da BVS: conceitos, evolução, governabilidade, estágios e indicadores. Conteúdo desta aula

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BIREME - OPAS - OMS CENTRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CICT PROJETO BVS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS BRASIL

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ BIREME - OPAS - OMS CENTRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CICT PROJETO BVS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS BRASIL FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - OPAS - OMS CENTRO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CICT PROJETO BVS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS BRASIL Rio de Janeiro 2002 Doenças Infecciosas e Parasitárias na BVS

Leia mais

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Metodologia LILACS. Manual de Operação da LILACS-Express

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Metodologia LILACS. Manual de Operação da LILACS-Express BIREME / OPAS / OMS Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Metodologia LILACS Manual de Operação da LILACS-Express versão 1.0 São Paulo - Março 2008 Copyright Março 2008

Leia mais

T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial

T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS WEB OF SCIENCE - Tutorial O que é? O Web of Science é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 9.200 títulos

Leia mais

BVS Site. Aplicativo para geração de portais BVS. Cláudia Guzzo Patrícia Gaião

BVS Site. Aplicativo para geração de portais BVS. Cláudia Guzzo Patrícia Gaião BVS Site Aplicativo para geração de portais BVS Cláudia Guzzo Patrícia Gaião Gerência de Produção de Fontes de Informação / Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

Leia mais

BUSCA BIBLIOGRÁFICA NA INTERNET: USO DA BASE DE DADOS PUBMED DO CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO BIOTECNOLÓGICA, INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE (NCBI, NIH)

BUSCA BIBLIOGRÁFICA NA INTERNET: USO DA BASE DE DADOS PUBMED DO CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO BIOTECNOLÓGICA, INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE (NCBI, NIH) 1 BUSCA BIBLIOGRÁFICA NA INTERNET: USO DA BASE DE DADOS PUBMED DO CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO BIOTECNOLÓGICA, INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE (NCBI, NIH) Vitor Hugo Moreau 1 RESUMO: Uma busca bibliográfica

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação XIII ENANCIB 2012 GT 11 Informação e Saúde Modalidade de apresentação: Pôster

XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação XIII ENANCIB 2012 GT 11 Informação e Saúde Modalidade de apresentação: Pôster XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação XIII ENANCIB 2012 GT 11 Informação e Saúde Modalidade de apresentação: Pôster APONTAMENTOS ACERCA DA RELEVÂNCIA DAS FONTES DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES. MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Livre Docência

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES. MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Livre Docência UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Livre Docência Centro de Informática de São Carlos Julho de 2011 Versão 1.1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Reitor

Leia mais

Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br. Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br. Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasil Laerte Packer, Abel; Otranto Tardelli, Adalberto; Figueiredo Castro, Regina

Leia mais

Centro Cochrane Brasil

Centro Cochrane Brasil Centro Cochrane Brasil ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS SEM FINANCIAMENTOS DE EMPRESAS NACIONAIS OU INTERNACIONAIS Representante no Brasil da Cochrane Collaboration Internacional Membro da Assembléia Mundial

Leia mais

Qualis 2007 Perguntas Mais Frequentes

Qualis 2007 Perguntas Mais Frequentes Qualis 2007 Perguntas Mais Frequentes Conteúdo: 1. Há diferença nos conceitos de Qualis das Áreas e Qualis? 2. O que é WebQualis? 3. Como é construído o Qualis? 4. Gostaria de saber como faço para indicar

Leia mais

REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE

REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE Uma publicação da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH) A Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes www.periodicos.capes.gov.br/ O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos)

Leia mais

Portal de Periódicos Capes

Portal de Periódicos Capes Portal de Periódicos Capes Dezembro de 2014 1 O que é o Portal de Periódicos? A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: Mais de 36.000 títulos de revistas acadêmicas (periódicos) disponíveis

Leia mais

Atualização 2014. Universidade Federal do Paraná Sistema de Bibliotecas Biblioteca de Ciências da Saúde

Atualização 2014. Universidade Federal do Paraná Sistema de Bibliotecas Biblioteca de Ciências da Saúde MANUAL DO CURRÍCULO LATTES Atualização 2014 Universidade Federal do Paraná Sistema de Bibliotecas Biblioteca de Ciências da Saúde 1 Equipe: Este tutorial faz parte da programação de treinamentos da Biblioteca

Leia mais

_áääáçíéå~= `Éåíêç=ÇÉ=fåÑçêã~ ç=é=oéñéêæååá~

_áääáçíéå~= `Éåíêç=ÇÉ=fåÑçêã~ ç=é=oéñéêæååá~ _áääáçíéå~ `ÉåíêçÇÉfåÑçêã~ çéoéñéêæååá~ DIRETRIZES PARA A SELEÇÃO E AQUISIÇÃO DE LIVROS, MONOGRAFIAS E SIMILARES PARA A BIBLIOTECA DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA/ USP 1. INTRODUÇÃO O fluxo crescente de

Leia mais

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP 1 ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP ANA PAULA SANTULO CUSTÓDIO DE MEDEIROS UNESP - Instituto de Biociências Av. 24-A, 1515 Bela Vista 13506-900 - Rio Claro SP / Brasil asantulo@rc.unesp.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIOAMBIENTAIS LABORATÓRIO DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E GEOPROCESSAMENTO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO LAPIG-DATABASE WANESSA CAMPOS SILVA Goiânia

Leia mais

SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil SCOPUS ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA @ElsevierLAS www.scopus.com www.americalatina.elsevier.com/brasil Conteúdo do Scopus Todas as fontes relevantes + 21.000 títulos + 5.000 editoras + 770 títulos latinoamericanos*

Leia mais

Configurando Proxy. Instituto Federal de Alagoas- IFAL Departamento de Tecnologia da informação - DTI

Configurando Proxy. Instituto Federal de Alagoas- IFAL Departamento de Tecnologia da informação - DTI Configurando Proxy Página capes... 2 Proxy... 2 Configuração Internet Explorer... 3 Configurando o Firefox... 6 Configurando o Chrome... 8 Configurando proxy Página 1 Página capes Capes é um portal que

Leia mais

Biblioteca Cochrane fonte de evidências para prática médica

Biblioteca Cochrane fonte de evidências para prática médica Biblioteca Cochrane fonte de evidências para prática médica http://cochrane.bireme.br Verônica Abdala veronica@bireme.br Gerência de Serviços de Informação BIREME/OPAS A Biblioteca Cochrane É a melhor

Leia mais

universalização do acesso à informação científica em saúde: desafios da rede BVS eportuguêse

universalização do acesso à informação científica em saúde: desafios da rede BVS eportuguêse universalização do acesso à informação científica em saúde: desafios da rede BVS eportuguêse Abel L. Packer BIREME/OPS/OMS, Diretor Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Portal Capes Parte III 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

Estratégias de busca e recuperação de informação online. Eliane Colepícolo

Estratégias de busca e recuperação de informação online. Eliane Colepícolo Estratégias de busca e recuperação de informação online Eliane Colepícolo São Carlos, março/2010 Sumário 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação 1. Conhecimento sobre temas pesquisados 2. Sistema

Leia mais

Seção de Acesso a Bases de Dados. Estratégias de busca e recuperação de informação online para Profissionais de Informação

Seção de Acesso a Bases de Dados. Estratégias de busca e recuperação de informação online para Profissionais de Informação Seção de Acesso a Bases de Dados Estratégias de busca e recuperação de informação online para Profissionais de Informação Sumário 1. Instrumentos de Busca 2. Bom atendimento ao usuário 3. Conhecimento

Leia mais

Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999)

Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999) BIREME/OPAS/OMS BVS Saúde Pública Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999) 1. Introdução Este documento descreve o projeto para o desenvolvimento

Leia mais

Biblioteca Walter Wey. Bases de Dados. Manual de Pesquisa. Versão 1.1

Biblioteca Walter Wey. Bases de Dados. Manual de Pesquisa. Versão 1.1 Biblioteca Walter Wey Bases de Dados Manual de Pesquisa Versão 1.1 2010 Pesquisando no IAH A busca é executada a partir de um formulário onde o usuário monta sua "expressão de pesquisa", combinando palavras,

Leia mais

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Pub Med Parte X 2 DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS

Leia mais

Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia

Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia Elaborado por: Rosa Maria Fischi São Paulo 2008 Coordenação: Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Biblioteca Virginie

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC ENFERMAGEM Elaboração: Docente Ms. Taísa Guimarães de Souza / Docente Esp. Marcia Figueredo de Souza 2012/1 Revisão: Docente Drº Rogério

Leia mais

Estratégias de busca e recuperação de informação online em

Estratégias de busca e recuperação de informação online em Estratégias de busca e recuperação de informação online em Engenharia Química Eliane Colepícolo São Carlos, Março/2013 Sumário 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação 1. Conhecimento sobre temas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO São Paulo 2009 2009 Serviço de Documentação Odontológica Serviço de Informação

Leia mais

Estratégias de busca e recuperação de informação online em

Estratégias de busca e recuperação de informação online em Estratégias de busca e recuperação de informação online em Estatística Eliane Colepícolo São Carlos, Março/2011 Sumário 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação 1. Conhecimento sobre temas pesquisados

Leia mais

O Sistema de Currículos Lattes está dividido em seis módulos, vistos abaixo.

O Sistema de Currículos Lattes está dividido em seis módulos, vistos abaixo. Preenchendo o Currículo Lattes Estrutura do Sistema de Currículos Lattes As informações do currículo estão estruturadas de forma hierárquica. Cada módulo contém inúmeras áreas e dentro de cada uma delas

Leia mais

Portal de Periódicos da CAPES

Portal de Periódicos da CAPES Portal de Periódicos da CAPES Guia de Treinamento SilverPlatter Interface WebSPIRS 4.3 ENTRADA: O Portal de Periódicos da CAPES O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso a 11 bases de dados da Editora

Leia mais

18 e 19 de agosto no Campus Itapina

18 e 19 de agosto no Campus Itapina 18 e 19 de agosto no Campus Itapina PROGRAMA 18/09 19/09 Os ventos não sopram na direção daqueles que não sabem para onde vão Busca integrada Descritores ISSN ISBN Periódico Base de dados bibliográfica

Leia mais

Biblioteca virtual sobre bioética e diplomacia em saúde Virtual library on bioethics and diplomacy in health

Biblioteca virtual sobre bioética e diplomacia em saúde Virtual library on bioethics and diplomacy in health Biblioteca virtual sobre bioética e diplomacia em saúde Virtual library on bioethics and diplomacy in health Tyara Kropf Barbosa Gerente, Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão.

Leia mais

PESQUISA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS NA INTERNET. OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves de

PESQUISA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS NA INTERNET. OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves de PESQUISA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS NA INTERNET OLIVEIRA, Simone Lucas Gonçalves de SUMÁRIO ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES... 3 1. INTRODUÇÃO... 4 2. CONCEITOS SOBRE A INTERNET... 4 3. ESTRATÉGIAS DE

Leia mais

Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Embase - parte 1(Medicina)

Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Embase - parte 1(Medicina) DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CAMPUS DE BOTUCATU RUBIÃO JÚNIOR UNESP Guia para acesso às bases de dados bibliográficos: Embase - parte 1(Medicina) DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

Acesso a Bases de Dados (Web of Science)

Acesso a Bases de Dados (Web of Science) Acesso a Bases de Dados (Web of Science) Helder Rodrigues da Silva Biólogo Mestre em Bioenergia-UEL Doutorando em Agronomia-UEL ISI Web of Knowledge Histórico Histórico 1958- fundação do Institute for

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES QUALIS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES QUALIS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES QUALIS Questão: Há diferença nos conceitos de Qualis das Áreas e Qualis Resposta: Apesar de senso comum considerar esses dois termos como sinônimos, tecnicamente eles remetem

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Fontes de informação. Fontes de informação. Fontes de informação. Fontes de informação impressas (em papel)

Fontes de informação. Fontes de informação. Fontes de informação. Fontes de informação impressas (em papel) Fontes de informação Fontes de informação Obras/bases de dados organizadas para consulta. Possuem índices de autor, título e assunto. Podem estar apresentadas em formato digital (on line ou CD-ROM) ou

Leia mais