Pesquisa na base PubMed

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pesquisa na base PubMed"

Transcrição

1 Pesquisa na base PubMed

2 A PESQUISA CONCEITO Uma pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. Atualmente, também se entende pesquisa como qualquer busca realizada por meio da internet.

3 No campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação a palavra pesquisa significa : Direcionar a busca por novos conhecimentos, armazenados em formas impressas ou eletrônicas, através de um levantamento breve ou exaustivo

4 Processo de evolução das fontes de informação As formas de registro do conhecimento humano foram evoluindo. Sua evolução é assinalada pelo uso de tecnologias que propiciaram a aparição de documentos eletrônicos e multimídia.

5 "O conhecimento humano vem crescendo assustadoramente e se tornando cada vez mais especializado. À medida que o conhecimento cresce e a especialização se estende mais complicado se torna o nosso acesso a esse monumental acervo. O investigador fica perplexo quando tem que lidar com o produto da pesquisa de milhares de colegas -- não tendo tempo para ler, muito menos para analisar e memorizar, tudo o que é publicado, mesmo em sua área de especialização. Mas o esforço de construir pontes entre as várias disciplinas especializadas ainda é incipiente e artificial" (Bush, 1945).

6 Sobre a Internet Diariamente são recebidos Informações acessíveis Deep Web (web profunda) Quantidade de Documentos milhões novos documentos 550 milhões de documentos conectados na rede com tamanho médio de 14 kbytes. 1 trilhão de documentos com um crescimento de 10 milhões de páginas Web por dia 95% dessa informação seria publicamente acessível

7 Fontes documentais de leitura corrente obras literárias obras de divulgação Fontes Bibliográficas livros dicionários de referência informativa enciclopédias remissiva anuários almanaques publicações jornais periódicas revistas impressos diversos Fonte: GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa, 2002.

8 Fases da Pesquisa Bibliográfica Identificação de fontes Localização Compilação (documentação: citação e referenciação)

9 As fontes de informação podem ser informais ou formais: Comunicações orais Fontes de Informação Informais Contatos pessoais Mensagem eletrônica Colégios invisíveis

10 Fontes de informação formais (em ciência e tecnologia) FORMAIS Característica Tipologia Primárias Secundárias Terciárias "Novas informações ou novas interpretações de idéias e/ou fatos acontecidos. "Contém informações sobre documentos primários [...] guiam o leitor para eles." "São sinalizadores de localização ou indicadores sobre os documentos primários ou secundários. Congressos e conferências; legislações; Periódicos; Patentes; Teses e dissertações; Traduções; Relatórios técnicos [...] Base de dados; Banco de dados; Bibliografias; Biografia; Catálogos; Dicionários; Livros; Manuais; Internet [...] Bibliografia de bibliografia; Bibliotecas e Centros de Informação; Diretórios [...]

11 Mecanismos de Busca e Recuperação das Fontes de Informação

12 Operadores Booleanos - AND AND conecta todos os termos da pesquisa para serem recuperados. Exemplo: aspartame AND câncer Recupera documentos que contêm tanto aspartame como câncer.

13 Operadores Booleanos - OR OR acrescenta os termos da pesquisa para ser recuperado. Use-o ao pesquisar variantes e sinônimos. Exemplo: aspartame OR saccharine OR sweetener Recupera documentos que contêm pelo menos um dos termos.

14 Operadores Booleanos - NOT NOT exclui os registros que contêm um determinado termo da pesquisa. Exemplo: aids NOT aged Recupera os documentos em que ocorre aids, excluindo todos que também contêm aged.

15 PUBMED PubMed pode ser considerado uma das fontes de informação em ciências da saúde mais eficiente da atualidade. Foi desenvolvida pela National Center for Biotechnology Information (NCBI) uma das unidades da National Library of Medicine.

16 PUBMED CENTRAL Arquivo digital de periódicos científicos da NLM. O sistema oferece links aos textos completos dos artigos gratuitamente. O Sistema PUBMED inclui: MEDLINE com aproximadamente 13 milhões de registros de 1966 até o presente. OLDMEDLINE com mais de 2 milhões de citações que não possuem resumos e foram originalmente impressas nos índices em papel (Index Medicus) publicados de 1950 a 1965 PRE-MEDLINE citações recentes fornecidas eletronicamente por publicadores para serem selecionadas, processadas e incluidas na MEDLINE. As citações que não entram na MEDLINE continuam disponíveis no PUBMED.

17 Diferença entre Medline e PubMed PubMed citações vêm de: 1) MEDLINE revistas indexadas, 2) revistas / manuscritos depositados na PMC, e 3) NCBI Bookshelf. Ambos MEDLINE e outras citações PubMed pode ter links para artigos de texto completo ou manuscritos em PMC, NCBI Bookshelf e sites das editoras. Se você limitar sua pesquisa a PubMed MeSH vocabulário controlado ou o subconjunto MEDLINE, você verá apenas MEDLINE citações em seus resultados.

18

19 Mapeamento automático do termo ou pesquisa livre Pesquisa sobre Tomada de decisões

20

21

22 evisões sistemáticas em espanhol E RANCÊS Pesquisa sobre Radioterapia de neoplasias prostáticas

23

24

25

26

27

28

29

30 Citation Sensor É um recurso que auxilia na procura de um artigo específico. Ele reconhece combinações de campos de pesquisa de referências, por exemplo, números de volume/edição, nomes de autores, títulos de periódicos, e as datas de publicação. Quando uma pesquisa aciona o Citation Sensor, o PubMed apresentará no resultado todas as citações que apresentam os campos pesquisados e mostrará um área amarela acima do resultado com links para uma ou mais citações para sua consideração.

31

32 Estágio do processamento dos artigos PubMed - as supplied by publisher Citações adicionadas ao PubMed recentemente por publicadores, via submissão eletrônica. Estas citações ainda não tiveram os seus dados bibliográficos revisados para indexação.

33 PubMed - in process Citações que estão em processo de revisão de dados bibliográficos para a inclusão na MedLine, e se forem consideradas apropriadas, serão indexadas com os termos MeSH.

34 PubMed - indexed for MEDLINE Citações, cujo processo de revisão dos dados bibliográficos terminou e os termos MeSH já foram adicionados. Neste estágio, as citações já estão na Base de Dados MedLine.

35 PubMed Citações de artigos que não pertencem ao escopo de assuntos da MedLine. Seus dados bibliográficos são checados, porém não são indexados com os termos MeSH, consequentemente, não são adicionados à Base de Dados Medline.

36 PubMed OLDMEDLINE Citações de artigos indexados em dois índices impressos: Cumulated Index Medicus (CIM) and the Current List of Medical Literature (CLML) de 1950 até 1965.

37 Tabela com as TAGS de Descrição dos Campos Pesquisa no campo de Autor: Pesquisa no campo de termos MeSH: Pesquisa no campo de Título: McNamara JA [au] Mandible [mh] Cephalometry [ti] Orthodontic tooth movement [TI] AND (english [LA] OR spanish [LA] OR portuguese [LA]) AND 2002:2010 [DP] craniofacial growth [tw] AND Angle Orthod [ta] AND 77 [vi] AND 595[pg]

38 Ahead of print/----

39

40

41

42

43

44

45 Como usar? Pesquisa com termo MeSH O MESH (Medical Subject Heading) é um vocabulário controlado criado para indexar os artigos na MEDLINE e facilitar a busca das citações bibliográficas.

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59 Como pesquisar autores? Advance Search

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70 O que é PMC PubMed Central? É um arquivo digital livre de biomedicina e ciências da vida literatura revista no E.U. National Institutes of Health (NIH), desenvolvido e gerido pela NIH National Center for Biotechnology Information (NCBI) da National Library of Medicine (NLM). De acesso livre o PubMed Central é o melhor caminho para garantir a durabilidade e utilidade do arquivo como a tecnologia muda com o tempo. A participação dos editores em PubMed Central (PMC) é voluntária, embora re vistas participantes devem cumprir certas normas editoriais. ( A revista é garantido o acesso a uma cópia de seus dados depositados a seu pedido, sem nenhum custo. PubMed Central não reivindica direitos autorais sobre qualquer material depositado no arquivo. Copyright permanece com o editor do jornal ou com os autores individuais, conforme o caso. Revistas são incentivados a depositar todo o seu conteúdo (e não apenas trabalhos de investigação ou de outro material selecionado) no PMC para que o arquivo se torna uma verdadeira contrapartida digital NLM extensa coleção de periódicos impressos.

71

72

73

74 My NCBI My NCBI você pode guardar as pesquisas e dados importantes para você, e definir suas preferências para as ferramentas de NCBI e Web site. Receber via e.mail a atualização das pesquisas registradas na sua conta do My NCBI. Use a abuse!!!

75

76

77

78

79

80

81

82 PICO Patient, Intervention, Comparison, Outcome

83 FORMULÁRIO DE PESQUISA

84 PREENCHER O FORMULÁRIO

85 RESULTADOS

86 ABSTRACT

87 FULL TEXT

88 RELATED

89 CADASTRE-SE NO PROXY AUTENTICADO 1. Intranet da Unifesp com sua senha 2. serviços: rede proxy autenticado Escolha o melhor navegador e boas leituras!!

90 Maria Elisa Rangel Braga

CURSO SOBRE ACESSO ÀS BIBLIOTECAS ON-LINE DA MEDLINE/PubMed

CURSO SOBRE ACESSO ÀS BIBLIOTECAS ON-LINE DA MEDLINE/PubMed TUTORIAL PARA ACESSO BIBLIOTECA ON-LINE da MEDLINE/PUBMED CURSO SOBRE ACESSO ÀS BIBLIOTECAS ON-LINE DA MEDLINE/PubMed Este tutorial faz parte do curso de extensão da UNIFESP sobre acesso on-line às publicações

Leia mais

MANUAL PARA PESQUISAR NO PUBMED (MEDLINE)

MANUAL PARA PESQUISAR NO PUBMED (MEDLINE) SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL PARA PESQUISAR NO PUBMED (MEDLINE) 2009 1 Acesse o site: http://www.pubmed.gov 2 1 o Passo: Escolha os limites da pesquisa. 3 Clique aqui 4 E delimite

Leia mais

Pesquisa por palavras:

Pesquisa por palavras: PubMed PubMed é um serviço da U. S. National Library of Medicine (NLM). Inclui cerca de 21 milhões de citações de artigos de periódicos. O maior componente é a Base de dados MEDLINE que indexa cerca de

Leia mais

// Questões para estudo

// Questões para estudo // Questões para estudo 8 // BASES DE DADOS BIBLIOGRÁFICAS DA WEB 1. O que é PubMed? A) Um portal especializado em ciências da saúde. B) Uma base de dados bibliográfica desenvolvida pelo National Center

Leia mais

EBSCO Discovery Service (EDS) Guia de Referência

EBSCO Discovery Service (EDS) Guia de Referência EBSCO Discovery Service (EDS) Guia de Referência Tipos de Publicações, Tipos de Documentos, e Tipos de Fontes em EDS EBSCO Discovery Service (EDS) identifica registros por, Tipo de Documento, e Tipo de

Leia mais

Como fazer uma Revisão Bibliográfica

Como fazer uma Revisão Bibliográfica Como fazer uma Revisão Bibliográfica Objetivos da Revisão Bibliográfica Aprendizado sobre uma determinada área Levantamento dos trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema Identificação e seleção

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA OFICINA FONTES DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISA CIENTÍFICA Projeto de Extensão LALETEC Para refletir! Agenda ETAPAS DE UMA PESQUISA 1 O QUE PESQUISAR? assunto Objetivo: Delimitar o tema e listar as respectivas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA BIBLIOTECA CENTRAL ANTÔNIO RUBINO DE AZEVEDO. Curso de Pesquisa Bibliográfica no PubMed

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA BIBLIOTECA CENTRAL ANTÔNIO RUBINO DE AZEVEDO. Curso de Pesquisa Bibliográfica no PubMed UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA BIBLIOTECA CENTRAL ANTÔNIO RUBINO DE AZEVEDO Curso de Pesquisa Bibliográfica no PubMed 2010 2010 Biblioteca Central Antônio Rubino de Azevedo

Leia mais

MANUAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2013

MANUAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2013 MANUAL PARA PESQUISAS EM BASE DE DADOS 2013 CÉLIA ROMANO MARIANO BIBLIOTECONOMISTA 2013 1 APRESENTAÇÃO Manter-se atualizado nas evidências relevantes em uma área de atuação é um desafio para qualquer profissional

Leia mais

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde BIREME / OPAS / OMS Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Acesso às fontes de informação da Biblioteca Virtual em Saúde Versão 2 São Paulo - Março 2008 Copyright Março

Leia mais

Pesquisa Bibliográfica Prof. Alessandro Leite Cavalcanti

Pesquisa Bibliográfica Prof. Alessandro Leite Cavalcanti Pesquisa Bibliográfica Prof. Alessandro Leite Tipos de Dados em Pesquisa Dados Primários: São aqueles coletados em uma pesquisa de campo, ou seja, são dados originais. Por exemplo, um questionário, formulário,

Leia mais

Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org

Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde. Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org Revisões Sistemáticas na Biblioteca Virtual em Saúde Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS abdalave@paho.org Que evidência utilizar? Depende do tipo de pergunta (necessidade) que se quer responder e o tempo

Leia mais

Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007. Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage

Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007. Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage Treinamento Portal de Periódicos CAPES 2007 Editores: ACM, Emerald, Oxford, Blackwell e Sage ACM Association of Computing Machinery Página de Acesso http://portal.acm.org/portal ACM Digital Library Coleção

Leia mais

2/11/2009. Fontes de informação científica. O que gera ou veicula informação

2/11/2009. Fontes de informação científica. O que gera ou veicula informação Fontes de informação científica Agosto de 2009 Aula 08 O que gera ou veicula informação Fontes mais estruturadas, normalmente publicações em periódicos e livros. Tem mais legitimidade. Normalmente preveem

Leia mais

Pesquisa na PubMed. Helena Margarida M. L. R. Donato

Pesquisa na PubMed. Helena Margarida M. L. R. Donato Pesquisa na PubMed Helena Margarida M. L. R. Donato 2007 1 Sumário Como são processadas as referências 5 Uso dos Operadores Booleanos 6 Uso da Truncatura 9 Pesquisa por Conceitos compostos por mais de

Leia mais

CONCEITOS ELEMENTARES: BUSCA BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA INTERNET

CONCEITOS ELEMENTARES: BUSCA BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA INTERNET CONCEITOS ELEMENTARES: BUSCA BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA INTERNET São Paulo, 2008 2008 INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA ARMÊNIO CRESTANA Superintendente: Dra. Norma Araujo Assessor Executivo: Clóvis

Leia mais

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico Sobre o Google Acadêmico Ajuda do Google Acadêmico Dicas de pesquisa avançada Suporte para bibliotecas Suporte para editoras Coloque o Google Acadêmico no seu site Como entender um resultado de pesquisa

Leia mais

Tutorial da base Web of Science

Tutorial da base Web of Science Tutorial da base Web of Science BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/SD Lilia Maria Bitar Neves (lilia@ufpr.br) Douglas Alex Jankoski (douglas.alex@ufpr.br) 1 WEB OF SCIENCE A Web of Science é a designação

Leia mais

Organizadores: Lilia Maria Bitar Neves, Douglas Alex Jankoski, Marcelo José Schnaider

Organizadores: Lilia Maria Bitar Neves, Douglas Alex Jankoski, Marcelo José Schnaider Tutorial de Pesquisa Bibliográfica Este Tutorial faz parte da programação de treinamentos da Biblioteca de Ciências da Saúde Sede Serve como material de apoio e não possui fins lucrativos Organizadores:

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD

FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD Luciane Meire Ribeiro STRAUD Biblioteca FCAV (Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação) 1. Introdução: Definição de FI (em

Leia mais

http://www.bvs.br Biblioteca Virtual em Saúde Acesso às fontes de informação Serviços Cooperativos de Informação BIREME/OPAS/OMS online@bireme.

http://www.bvs.br Biblioteca Virtual em Saúde Acesso às fontes de informação Serviços Cooperativos de Informação BIREME/OPAS/OMS online@bireme. http://www.bvs.br Acesso às fontes de informação Serviços Cooperativos de Informação online@bireme.br A BVS como fonte para tomada de decisão em saúde Apresentação e organização Navegação e recursos de

Leia mais

Tutoriais em Português / Suporte técnico/ Lista e Seleção das Revistas indexadas na Coleção Principal da Web of Science. http://wokinfo.

Tutoriais em Português / Suporte técnico/ Lista e Seleção das Revistas indexadas na Coleção Principal da Web of Science. http://wokinfo. Tutoriais em Português / Suporte técnico/ Lista e Seleção das Revistas indexadas na Coleção Principal da Web of Science http://wokinfo.com Os tutoriais se achan no separador Training Tutoriais videos-

Leia mais

ONLINE CARTÃO DE REFERÊNCIA RÁPIDA ENDNOTE

ONLINE CARTÃO DE REFERÊNCIA RÁPIDA ENDNOTE CARTÃO DE REFERÊNCIA RÁPIDA ENDNOTE ONLINE Acesso protegido por senha a uma biblioteca de referência a qualquer momento e em qualquer lugar. Referências e artigos completos para baixar de praticamente

Leia mais

PROGRAMA DE PUBLICAÇÃO DE TESES PROQUEST. Andréa Gonçalves Training & Consulting Partner

PROGRAMA DE PUBLICAÇÃO DE TESES PROQUEST. Andréa Gonçalves Training & Consulting Partner PROGRAMA DE PUBLICAÇÃO DE TESES PROQUEST Andréa Gonçalves Training & Consulting Partner Agenda ProQuest Dissertations and Theses Histórico da UMI e PQDT Como e por que usar a PQDT? Processo de publicação

Leia mais

SITES DE PESQUISA. Pesquisa em Base de Dados PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

SITES DE PESQUISA. Pesquisa em Base de Dados PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA E SAÚDE SITES DE PESQUISA -Scielo: www.scielo.br/ (211 periódicos em 09/2008) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Pesquisa em Base de Dados -Scielo2: www.scielo.org

Leia mais

Biblioteca Ramiro da Silva Oliveira

Biblioteca Ramiro da Silva Oliveira Biblioteca Ramiro da Silva Oliveira Bibliotecária Juliana Ribeiro de Campos Solla CRB-8 201/2013 Provisório Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira das 8:00 h às 12:00 h e das 17:00 h às 21:00

Leia mais

Comunidades e sub-comunidades

Comunidades e sub-comunidades Biblioteca Digital de Alimentação e Nutrição Humana APOIO AO UTILIZADOR Figure BDNut 1 Tutorial de pesquisa - Biblioteca 2009, revisto a 2014-11 Objetivos Este tutorial tem como objetivo orientar o utilizador

Leia mais

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC)

Gerenciador de Referências. EndNote. Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Gerenciador de Referências EndNote Nonato Ribeiro Biblioteca de Ciências e Tecnologia (UFC) Pesquisa na Web of Science O que é o EndNote? Funcionalidades da ferramenta Como incluir citações no Word usando

Leia mais

EndNote Web. Quick Reference Card THOMSON SCIENTIFIC

EndNote Web. Quick Reference Card THOMSON SCIENTIFIC THOMSON SCIENTIFIC EndNote Web Quick Reference Card Web é um serviço através da Web projetado para auxiliar estudantes e pesquisadores no processo de elaboração de artigos de pesquisa. ISI Web of Knowledge,

Leia mais

FONTES OU RECURSOS DE INFORMAÇÃO: CATEGORIAS E EVOLUÇÃO CONCEITUAL * 1. TENTANDO CLARIFICAR QUESTÕES CONCEITUAIS E DE TRADUÇÃO

FONTES OU RECURSOS DE INFORMAÇÃO: CATEGORIAS E EVOLUÇÃO CONCEITUAL * 1. TENTANDO CLARIFICAR QUESTÕES CONCEITUAIS E DE TRADUÇÃO 1 FONTES OU RECURSOS DE INFORMAÇÃO: CATEGORIAS E EVOLUÇÃO CONCEITUAL * Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT 1. TENTANDO CLARIFICAR QUESTÕES CONCEITUAIS E DE TRADUÇÃO Alguns termos técnicos de Ciência da

Leia mais

Seção de Acesso a Bases de Dados. Estratégias de busca e recuperação de informação online para Profissionais de Informação

Seção de Acesso a Bases de Dados. Estratégias de busca e recuperação de informação online para Profissionais de Informação Seção de Acesso a Bases de Dados Estratégias de busca e recuperação de informação online para Profissionais de Informação Sumário 1. Instrumentos de Busca 2. Bom atendimento ao usuário 3. Conhecimento

Leia mais

Base de Dados Landolt-Börnstein

Base de Dados Landolt-Börnstein springer.com Base de Dados Landolt-Börnstein O maior banco de dados de física e química do mundo Inclui mais de 165.000 substâncias e sistemas materiais, 3.000 propriedades e 1.000.000 de citações de literatura

Leia mais

WEB OF SCIENCE. Saber localizar a informação. Maria do Rosário Outubro 2014. Literacia da informação

WEB OF SCIENCE. Saber localizar a informação. Maria do Rosário Outubro 2014. Literacia da informação 1 WEB OF SCIENCE Maria do Rosário Outubro 2014 Literacia da informação Saber localizar a informação No final, deverá ser capaz de 2 Identificar todas as bases de dados e índices que, compreendem a Web

Leia mais

FAQ s PERGUNTAS E RESPOSTAS

FAQ s PERGUNTAS E RESPOSTAS FAQ s PERGUNTAS E RESPOSTAS FAQ 001 - COMO VERIFICAR O NÚMERO DE CITAÇÕES NO SCIELO? Acesse o site: www.scielo.com Realizar a pesquisa por autor, adicionando ao formulário as variações do nome. Visualizar

Leia mais

Acesso a Bases de Dados (Web of Science)

Acesso a Bases de Dados (Web of Science) Acesso a Bases de Dados (Web of Science) Helder Rodrigues da Silva Biólogo Mestre em Bioenergia-UEL Doutorando em Agronomia-UEL ISI Web of Knowledge Histórico Histórico 1958- fundação do Institute for

Leia mais

Web of Science SM QUICK REFERENCE GUIDE O QUE É O WEB OF SCIENCE? General Search

Web of Science SM QUICK REFERENCE GUIDE O QUE É O WEB OF SCIENCE? General Search T TMTMTt QUICK REFERENCE GUIDE Web of Science SM O QUE É O WEB OF SCIENCE? Pesquise em mais de 12.000 periódicos e 148.000 anais de conferências nas áreas de ciências, ciências sociais, artes e humanidades

Leia mais

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados

Leia mais

www.scopus.com Guia do Usuário

www.scopus.com Guia do Usuário www.scopus.com Guia do Usuário O Scopus é a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares e de fontes web de qualidade, que integra ferramentas inteligentes para

Leia mais

BIREME/OPAS/OMS BVS Saúde Pública. Projeto BVS-SP-7 Atualização da terminologia e áreas temáticas em saúde pública (01 de julho de 2002) 1.

BIREME/OPAS/OMS BVS Saúde Pública. Projeto BVS-SP-7 Atualização da terminologia e áreas temáticas em saúde pública (01 de julho de 2002) 1. BIREME/OPAS/OMS BVS Saúde Pública Projeto BVS-SP-7 Atualização da terminologia e áreas temáticas em saúde pública (01 de julho de 2002) 1. Introdução Este documento descreve o projeto para atualização

Leia mais

AULA 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

AULA 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA AULA 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O que é uma fundamentação teórica É uma visão crítica da pesquisa existente que é significante para o trabalho que o aluno/pesquisador está desenvolvendo. Identifica e organiza

Leia mais

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Escritório de Gestão de Projetos em EAD Unisinos http://www.unisinos.br/ead 2 A partir de agora,

Leia mais

Derwent Innovations Index

Derwent Innovations Index Derwent Innovations Index ISI WEB OF KNOWLEDGE SM Quick Reference Card Derwent Innovations Index é uma poderosa ferramenta de pesquisa de patentes que combina Derwent World Patents Index, Patents Citation

Leia mais

Etapa fundamental do trabalho científico. Levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa.

Etapa fundamental do trabalho científico. Levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Adaptação do material produzido por Luciane S. Tavares (Universidade Gama Filho), João J. F. Amaral (UFCE) e José L. D. Ribeiro (UFRS). Etapa fundamental do trabalho científico. Levantamento, seleção,

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO SCIFINDER WEB. SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual

TUTORIAL DE ACESSO SCIFINDER WEB. SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual TUTORIAL DE ACESSO SCIFINDER WEB SIBI/PUCPR Biblioteca Virtual Atenção!! Este tutorial tem a finalidade de passar orientações objetivas e diretas sobre o uso das ferramentas básicas disponíveis nesta base

Leia mais

3.2 Inserindo Referências Manualmente 16-17

3.2 Inserindo Referências Manualmente 16-17 TUTORIAL 1 EndNote Web www..myendnoteweb..com Biiblliioteca de Ciiênciias da Saúde Sede Biiblliiotecáriia: Liilliia Mariia Biitar Neves 2010 SIBI/UFPR SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 3 2 1 REGISTRO PARA ACESSO 4-7

Leia mais

Guia de referência rápida

Guia de referência rápida Guia de referência rápida www.sciencedirect.com O ScienceDirect é a base de dados de texto completo e revisado por pares da Elsevier com aproximadamente.000 livros e mais de.00 periódicos. Além de buscas

Leia mais

Cartão de consulta rápida

Cartão de consulta rápida Web of Science Cartão de consulta rápida ISI WEB OF KNOWLEDGE SM Pesquise mais de 9.200 periódicos em mais de 5 idiomas diferentes nas áreas de ciências, ciências sociais, e artes e humanidades para encontrar

Leia mais

XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação XIII ENANCIB 2012 GT 11 Informação e Saúde Modalidade de apresentação: Pôster

XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação XIII ENANCIB 2012 GT 11 Informação e Saúde Modalidade de apresentação: Pôster XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação XIII ENANCIB 2012 GT 11 Informação e Saúde Modalidade de apresentação: Pôster APONTAMENTOS ACERCA DA RELEVÂNCIA DAS FONTES DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS

Leia mais

ProQuest Manual de Utilização

ProQuest Manual de Utilização ProQuest Manual de Utilização ProQuest : o que é? ProQuest é um serviço agregador de publicações eletrônicas, que oferece acesso ao texto integral através de uma interface de pesquisa única e on-line.

Leia mais

REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE

REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE REVISTA BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR E SERVIÇOS DE SAÚDE Uma publicação da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH) A Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS Lívia Sandes Mota Rabelo Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: orientações para pesquisa Feira de

Leia mais

Recuperação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Recuperação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 2 Contexto Grande quantidade de informações são produzidas e disponibilizadas diariamente Com a elevada

Leia mais

_áääáçíéå~= `Éåíêç=ÇÉ=fåÑçêã~ ç=é=oéñéêæååá~

_áääáçíéå~= `Éåíêç=ÇÉ=fåÑçêã~ ç=é=oéñéêæååá~ _áääáçíéå~ `ÉåíêçÇÉfåÑçêã~ çéoéñéêæååá~ DIRETRIZES PARA A SELEÇÃO E AQUISIÇÃO DE LIVROS, MONOGRAFIAS E SIMILARES PARA A BIBLIOTECA DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA/ USP 1. INTRODUÇÃO O fluxo crescente de

Leia mais

Técnicas de Busca na Web. Instituto Agronômico de Campinas 10 de maio de 2004 Rubens Queiroz de Almeida queiroz@unicamp.br

Técnicas de Busca na Web. Instituto Agronômico de Campinas 10 de maio de 2004 Rubens Queiroz de Almeida queiroz@unicamp.br Técnicas de Busca na Web Instituto Agronômico de Campinas 10 de maio de 2004 Rubens Queiroz de Almeida queiroz@unicamp.br A Internet e a Informação Vantagens Atualizada Acesso fácil Funciona 24 horas ao

Leia mais

Como escrever um artigo científico

Como escrever um artigo científico Como escrever um artigo científico Baseado no texto de C. S. Lyra (2006), Como escrever um Artigo Científico ou Técnico. Infinite Thecnicals Translations http://www.freewebs.com/infinitetrans/artigo.html

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD

FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD Luciane Meire Ribeiro STRAUD Biblioteca FCAV (Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação) Out./2014 Este material foi elaborado

Leia mais

Como agilizar a produção científica com pesquisas bem sucedidas nas melhores fontes on-line

Como agilizar a produção científica com pesquisas bem sucedidas nas melhores fontes on-line Mini-curso 2 Como agilizar a produção científica com pesquisas bem sucedidas nas melhores fontes on-line 8/11/11-08h30 às 12h30 http://www.abecbrasil.org.br DAMIANO, L. C. C., nov/2011 Apresentação licenciada

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET

FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) facilita o aparecimento, cada vez mais rápido, de fontes de informação na internet. Porém, nem todas

Leia mais

ÍNDICE DE TERMOS. Livro

ÍNDICE DE TERMOS. Livro ÍNDICE DE TERMOS Acervo Bibliográfico Autor Bibliografia Base de dados Bibliográfica Bibliografia Bibliotecário Biblioteca Biblioteca digital, electrónica ou virtual Biblioteconomia Catálogo Catálogo coletivo

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual

Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS PARA QUALIFICAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO), TESES E TRABALHOS

Leia mais

2003 participação na Elpub (apresentação do MIT /motivação para o trabalho no Brasil); 2004 apresentação ao Reitor da UnB parceria CID (Profa.

2003 participação na Elpub (apresentação do MIT /motivação para o trabalho no Brasil); 2004 apresentação ao Reitor da UnB parceria CID (Profa. Repositório Institucional da Universidade de Brasília HISTÓRICO 2003 participação na Elpub (apresentação do MIT /motivação para o trabalho no Brasil); 2004 apresentação ao Reitor da UnB parceria CID (Profa.

Leia mais

Referência Rápida Visão Geral. Comece por aqui. Descubra mais. Veja como ficou mais fácil pesquisar usando os bancos de dados de sua biblioteca.

Referência Rápida Visão Geral. Comece por aqui. Descubra mais. Veja como ficou mais fácil pesquisar usando os bancos de dados de sua biblioteca. Referência Rápida Visão Geral Comece por aqui. Descubra mais. Veja como ficou mais fácil pesquisar usando os bancos de dados de sua biblioteca. Seja bem-vindo(a) à nova experiência de pesquisa da ProQuest.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA - SDO MANUAL ENDNOTE WEB: GUIA DO USUÁRIO São Paulo 2009 2009 Serviço de Documentação Odontológica Serviço de Informação

Leia mais

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Instrumento para a gestão da informação em Saúde

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Instrumento para a gestão da informação em Saúde Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Instrumento para a gestão da informação em Saúde Objetivo: Apresentar o Modelo da BVS: conceitos, evolução, governabilidade, estágios e indicadores. Conteúdo desta aula

Leia mais

Bibliotecária = mecanismo de busca..

Bibliotecária = mecanismo de busca.. MECANISMOS DE BUSCA GOOGLE Bibliotecária = mecanismo de busca.. Técnicas de Busca de Informação usando a ferramenta Google 1.1 Parte 1 Prof. Ronaldo - dinobrasilis@yahoo.com.br 1/18 GOOGLE é o número 10,

Leia mais

SciVerse ScienceDirect. Guia do Usuário. SciVerse ScienceDirect. Acelere suas pesquisas

SciVerse ScienceDirect. Guia do Usuário. SciVerse ScienceDirect. Acelere suas pesquisas SciVerse ScienceDirect Guia do Usuário SciVerse ScienceDirect Acelere suas pesquisas Bem-vindo ao SciVerse ScienceDirect: como obter o máximo de sua assinatura O SciVerse ScienceDirect é o componente de

Leia mais

ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA NORMAS PARA PUBLICAÇÃO ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA NORMAS PARA PUBLICAÇÃO 1. Os Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Arq Bras Cardiol) são uma publicação mensal da Sociedade Brasileira de Cardiologia, indexada no Cumulated

Leia mais

CURSO PILOTO. Ferramentas Facilitadoras da Pesquisa. Bianca Marigliani Março de 2012

CURSO PILOTO. Ferramentas Facilitadoras da Pesquisa. Bianca Marigliani Março de 2012 CURSO PILOTO Ferramentas Facilitadoras da Pesquisa Bianca Marigliani Março de 2012 Ferramentas Facilitadoras da Pesquisa Objetivos do Curso Piloto/Oficina: - Divulgar ferramentas facilitadoras da pesquisa

Leia mais

Aqui você pode acessar diversos links de Bibliotecas no Brasil e no mundo!

Aqui você pode acessar diversos links de Bibliotecas no Brasil e no mundo! BIBLIOTECAS NA WEB Aqui você pode acessar diversos links de Bibliotecas no Brasil e no mundo! Alexandria Virtual Link: http://www.alexandriavirtual.com.br Descrição: Acervo variado, de literatura a humor.

Leia mais

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO

ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO Tutorial de Pesquisa do Portal de Periódicos da CAPES Manaus 2014 ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES APRESENTAÇÃO A Biblioteca Aderson Dutra da Universidade Nilton Lins disponibiliza um moderno conjunto

Leia mais

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA @ElsevierLAS www.sciencedirect.com www.americalatina.elsevier.com/brasil O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados

Leia mais

Fontes de Informação. Direito

Fontes de Informação. Direito Fontes de Informação Direito Ana Maria Neves Maranhão anamaria@dbd.puc-rio.br Edson Sousa Silva edson@dbd.puc-rio.br Divisão de Bibliotecas e Documentação Novembro/2009 BASES DE DADOS Conjunto de dados,

Leia mais

Atualização 2014. Universidade Federal do Paraná Sistema de Bibliotecas Biblioteca de Ciências da Saúde

Atualização 2014. Universidade Federal do Paraná Sistema de Bibliotecas Biblioteca de Ciências da Saúde MANUAL DO CURRÍCULO LATTES Atualização 2014 Universidade Federal do Paraná Sistema de Bibliotecas Biblioteca de Ciências da Saúde 1 Equipe: Este tutorial faz parte da programação de treinamentos da Biblioteca

Leia mais

WEB OF KNOWLEDGE NOTAS DA VERSÃO v5.11

WEB OF KNOWLEDGE NOTAS DA VERSÃO v5.11 WEB OF KNOWLEDGE NOTAS DA VERSÃO v5.11 Os recursos a seguir são planejados para a Web of Knowledge em 28 de julho de 2013. Este documento fornece informações sobre cada um dos recursos incluídos nessa

Leia mais

Scopus. Scopus. Scopus Guia do Usuário. Acelere suas pesquisas

Scopus. Scopus. Scopus Guia do Usuário. Acelere suas pesquisas Scopus Scopus Guia do Usuário Scopus Acelere suas pesquisas Conteúdo Bem-vindo ao Scopus: como usar este guia para obter o máximo de sua assinatura 3 Realizar uma pesquisa básica 4 Histórico de pesquisa

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Levantamento Bibliográfico LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Procedimentos para localização e busca metódica dos documentos referentes ao tema Textos Livros Artigos

Leia mais

TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT

TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT TUTORIAL - BIOLOGICAL ABSTRACT Josefina A. S. Guedes Bibliotecária CRB 9-870 jguedes@ufpr.br SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiBi/UFPR Biblioteca de Ciências Biológicas 2013 1 CONTEÚDO 2 APRESENTAÇÃO Este tutorial

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES A Biblioteca da Faculdade do Guarujá tem por objetivos: - Colaborar em pesquisas e projetos desenvolvidos pelo corpo docente e discente da Faculdade do Guarujá;

Leia mais

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO: ENDNOTE BASIC

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO: ENDNOTE BASIC GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO: ENDNOTE BASIC junho de 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. Gerenciador Bibliográfico 2 Gerenciadores bibliográficos

Leia mais

AQUISIÇÃO / INVENTÁRIO. Integração dos módulos de aquisição (sugestões/indicações de compra) com o módulo de tratamento da informação

AQUISIÇÃO / INVENTÁRIO. Integração dos módulos de aquisição (sugestões/indicações de compra) com o módulo de tratamento da informação AQUISIÇÃO / INVENTÁRIO / NÃO 1 Integração dos módulos de aquisição (sugestões/indicações de compra) com o módulo de tratamento da informação Registro de sugestões de compra de materiais bibliográficos

Leia mais

Orientações para pesquisas na área de Ciências da Saúde

Orientações para pesquisas na área de Ciências da Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria-Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos Orientações para pesquisas na área de Ciências da Saúde Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2007 2007 Ministério

Leia mais

BVS Site. Aplicativo para geração de portais BVS. Cláudia Guzzo Patrícia Gaião

BVS Site. Aplicativo para geração de portais BVS. Cláudia Guzzo Patrícia Gaião BVS Site Aplicativo para geração de portais BVS Cláudia Guzzo Patrícia Gaião Gerência de Produção de Fontes de Informação / Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPAS/OMS Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

Leia mais

Britannica Escola Online. Manual de Treinamento

Britannica Escola Online. Manual de Treinamento Britannica Escola Online Manual de Treinamento 1 ÍNDICE Conhecendo a Britannica Escola Online...3 Como Acessar a Britannica Escola Online...3 Página Inicial da Britannica Escola Online...4 Área de Pesquisa...4

Leia mais

Scientific Electronic Library Online Sistema SciELO de Publicação Guia do usuário

Scientific Electronic Library Online Sistema SciELO de Publicação Guia do usuário Scientific Electronic Library Online Sistema SciELO de Publicação Guia do usuário São Paulo, junho de 2007 1º Versão SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Autor... 5 2.1 Cadastro no sistema (http://submission.scielo.br),

Leia mais

Bases de dados. Biblioteca FEAUSP 2015 Seção de Atendimento ao Usuário. Elaborado por Giseli Adornato de Aguiar

Bases de dados. Biblioteca FEAUSP 2015 Seção de Atendimento ao Usuário. Elaborado por Giseli Adornato de Aguiar Bases de dados Biblioteca FEAUSP 2015 Seção de Atendimento ao Usuário Elaborado por Giseli Adornato de Aguiar ACESSO REMOTO VPN BASES DE DADOS USP DEDALUS BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA

Leia mais

Glossários em Moodle (1.6.5+)

Glossários em Moodle (1.6.5+) Glossários em Moodle (1.6.5+) Athail Rangel Pulino 2 Ficha Técnica Título Glossários em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Glossários em Moodle 3 Índice

Leia mais

Fonte de Pesquisa Básica. Para o Cientista de Hoje

Fonte de Pesquisa Básica. Para o Cientista de Hoje Fonte de Pesquisa Básica Para o Cientista de Hoje Iniciando. Vá ao ScienceDirect Info Site para atender a todas as suas necessidades de informação referente a: Serviços ao usuário, Links e Parcerias, Notícias

Leia mais

CESUPA PARTICIPA DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES COM O ACESSO A IMPORTANTES BASES DE DADOS

CESUPA PARTICIPA DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES COM O ACESSO A IMPORTANTES BASES DE DADOS 1 Sistema Integrado de Bibliotecas SIBIC/CESUPA CESUPA PARTICIPA DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES COM O ACESSO A IMPORTANTES BASES DE DADOS A comunidade acadêmica do CESUPA já pode utilizar o Portal de

Leia mais

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é:

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é: 1. CONCEITO Completo, prático e rápido. Diante do aumento da complexidade da tributação e do risco fiscal, pelos desafios de conhecimento e capacitação e pela velocidade para acompanhar mudanças na legislação,

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc GUIA DO FORMADOR. Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva

Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc GUIA DO FORMADOR. Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc GUIA DO FORMADOR Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva http://teleduc.cefetmt.br Edição 2006/2 Curso de Especialização em Educação

Leia mais

Criando um Modelo Relacional para o PubMed Central 1 Creating a Relational Model for Central PubMed

Criando um Modelo Relacional para o PubMed Central 1 Creating a Relational Model for Central PubMed Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, v. 8, n. 155, p. 155-162, 2007. 155 ISSN 1981-2841 Criando um Modelo Relacional para o PubMed Central 1 Creating a Relational Model for

Leia mais

Derwent Innovations Index

Derwent Innovations Index Derwent Innovations Index DERWENT INNOVATIONS INDEX Cartão de referência rápida ISI Web of Knowledge SM O Derwent Innovations Index é uma ferramenta poderosa de pesquisa de patentes, que combina Derwent

Leia mais

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. www.sciencedirect.com

SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA. www.sciencedirect.com SCIENCEDIRECT ACRESCENTE VALOR A SUA PESQUISA www.sciencedirect.com O que é ScienceDirect? ScienceDirect é a base de dados de textos completos revisados por pares da Elsevier que contém mais de 12.000

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA VIRTUAL DO INSTITUTO CEPA: RELATO DA EXPERIÊNCIA 1. Ilmar Borchardt Amélia Silva de Oliveira Danilo Pereira Édina Nami Regis

IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA VIRTUAL DO INSTITUTO CEPA: RELATO DA EXPERIÊNCIA 1. Ilmar Borchardt Amélia Silva de Oliveira Danilo Pereira Édina Nami Regis IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA VIRTUAL DO INSTITUTO CEPA: RELATO DA EXPERIÊNCIA 1 Ilmar Borchardt Amélia Silva de Oliveira Danilo Pereira Édina Nami Regis Resumo Descreve a implantação da Biblioteca Virtual

Leia mais

SpringerLink. springer.com. Acesse o melhor conteúdo STM com as mais sofisticadas ferramentas de busca

SpringerLink. springer.com. Acesse o melhor conteúdo STM com as mais sofisticadas ferramentas de busca springer.com SpringerLink Acesse o melhor conteúdo STM com as mais sofisticadas ferramentas de busca 7 Livros, publicações acadêmicas, obras de referência, protocolos e muito mais 7 Mais de 5 milhões de

Leia mais

Para uma melhor compreensão das ferramentas disponíveis no ambiente, é importante:

Para uma melhor compreensão das ferramentas disponíveis no ambiente, é importante: Módulo A Introdutório - Bases legais, ao Curso políticas, e ao conceituais Ambiente Virtual e históricas da educação Apresentação Este módulo tem por objetivo promover o conhecimento do Ambiente Virtual

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES. MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Livre Docência

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES. MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Livre Docência UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Livre Docência Centro de Informática de São Carlos Julho de 2011 Versão 1.1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Reitor

Leia mais