PROGRAMA TÉCNICO. (Desenvolvimento) HIP-HOP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA TÉCNICO. (Desenvolvimento) HIP-HOP"

Transcrição

1 PROGRAMA TÉCNICO (Desenvolvimento) HIP-HOP 2012/2013

2 PROGRAMA TÉCNICO INTRODUÇÃO O presente documento tem por objetivo estabelecer as normas de funcionamento das competições de Grupos de Fitness/Hip Hop em Portugal. Trata-se de um instrumento de desenvolvimento e regulamentação desta área, que define as condições e pressupostos subjacentes à organização de competições e eventos de Hip Hop. Assim sendo, todas as competições serão regidas pelo disposto no presente documento. OBJECTIVO Definir as regras das competições de grupos de Hip Hop nas suas vertentes e proporcionando aos grupos a oportunidade de mostrar em as suas capacidades artísticas, técnicas e competitivas. Melhorar o nível técnico dos grupos. QUADRO COMPETITIVO O quadro competitivo da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), é composto pelas seguintes competições: Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Encontros de Infantis de Hip Hop e FGP Challenge Tour.

3 I. Campeonato Nacional 1. Critérios de participação a) Exclusiva a grupos filiados na FGP. b) Participação obrigatória dos grupos nas provas de apuramento distrital ou regional, que se disputam em data marcada pelas ADG s, 3 semanas antes da data do Campeonato Nacional (CN). c) Os grupos apurados nos campeonatos distritais não podem efetuar alterações à constituição do grupo, exceto por motivos de força maior e devidamente justificados. d) Todas as ADG s que realizam competições de apuramento têm que enviar para a FGP, no prazo de 5 dias úteis após a data do apuramento, a listagem nominativa dos competidores por grupo, clube e escalão, com as respetivas classificações e notas atribuídas pelos membros do júri. e) O responsável pelo grupo na acreditação deve apresentar o bilhete de identidade de cada elemento do grupo ou um documento identificativo onde conste a data de nascimento e fotografia. 1. Regulamento a) Constituição dos grupos: 5 a 10 elementos de ambos os sexos b) Duração das rotinas: até 2 20 minutos. c) Escalões: Escalões Etários/Categorias Data de Nascimento Idade Juvenil A partir de 1/01/2001 Até 12 Júnior 1/01/1996 a 31/12/ aos 17 Sénior Antes 1/01/ O grupo é integrado no escalão ao qual pertença o participante com mais idade. d) Área de apresentação: 10x10m (as linhas fazem parte da área da competição).

4 e) Equipamento: O equipamento deve refletir o verdadeiro carácter e estilo da coreografia e das músicas escolhidas, deve ter uma estética original e adequada ao estilo Hip Hop, atrativa e capaz de captar a atenção pelo seu colorido e originalidade; Podem ser utilizados acessórios como: chapéus, capas, lenços, cachecóis, luvas, etc; É permitido despir ou vestir peças do vestuário durante a apresentação, (sem excessos inadequados) mas estas nunca deverão ser atiradas para o júri ou público. f) Música: Deve ser entregue um CD com a gravação de uma só música; Podem ser utilizadas mais do que uma música dentro do tempo de duração da apresentação; O CD de cada grupo deve ter o nome do grupo, a designação do clube / ginásio onde treinam; g) Treinos e Aquecimento: É definido um período de treinos em horário a designar; 2. Inscrição a) Custo da inscrição: 25 (por grupo); b) Inscrição fora do prazo: 50 (por grupo). Devem ser enviadas para a FGP: c) Acompanhadas do comprovativo de pagamento; d) Inscrição na plataforma wuffo, no link: 3. Prémios a) Medalhas a todos os elementos dos 3 grupos melhores classificados de cada escalão; b) Diplomas de participação a todos os participantes;

5 4. Apoio Financeiro a) O grupo melhor classificado do escalão sénior e que tenha participado em pelo menos 2 etapas do Challenge Tour, recebe apoio financeiro para participar numa competição internacional. O apoio financeiro é o resultado do acumulado dos 10% de cada Prize Money do Challenge Tour (desde que o Prize Money de cada etapa do Challenge seja superior a 500 ) e da bilheteira do Campeonato Nacional, se for possível a sua aplicação. b) Obrigações do Campeão Nacional Sénior na sua participação na competição internacional: Informar a FGP por escrito no prazo de 5 dias úteis da sua pretensão/aceitação em participar na referida competição internacional. Caso o grupo Campeão Nacional não aceite o convite será feito ao Vice-Campeão e caso este não aceite o convite será efetuado ao escalão júnior pela mesma ordem. A FGP apoia o grupo Campeão Nacional e 1 técnico. A inscrição na competição internacional é da responsabilidade do grupo; Informar a FGP dos resultados obtidos nas 24 horas seguintes à competição internacional. II. Taça de Portugal 1. Critérios de participação a) Exclusiva a grupos filiados na FGP; b) O vencedor da Taça de Portugal é o grupo filiado melhor classificado no ranking FGP; c) Os campeonatos distritais/regionais e o Campeonato Nacional pontuam para o ranking; d) A Taça de Portugal é entregue durante a Gala Anual que se realiza após o final do Tour, ou caso esta não se realize, na primeira competição oficial da época desportiva seguinte.

6 III. FGP Hip Hop Challenge Tour A FGP é detentora de todos os direitos de organização das provas integradas no FGP Hip-Hop Challenge Tour ; Os eventos podem ser organizados pela FGP ou por outras entidades que se candidatem à organização de uma etapa ou numa organização mista; Podem ser organizados eventos internacionais desde que se cumpram os requisitos e sejam acompanhados por um membro designado pela FGP; 1. Critérios de participação a) Competição aberta a filiados FGP; b) O responsável pelo grupo na acreditação deve apresentar o bilhete de identidade de cada elemento participante ou um documento identificativo com fotografia; 2. Regulamento a) Constituição dos grupos: 5 a 15 elementos de ambos os sexos; b) Duração das rotinas: até 3 minutos; c) Categorias: Duplas e quadras; Grupos. d) Área de apresentação: 10x10m (as linhas fazem parte da área da competição); e) Equipamento: O equipamento deve refletir o verdadeiro carácter e estilo da coreografia e das músicas escolhidas, deverá ter uma estética original e adequada ao estilo Hip Hop, atrativa e capaz de captar a atenção pelo seu colorido e originalidade; Podem ser utilizados acessórios como: chapéus, capas, lenços, cachecóis, luvas, etc; É permitido despir ou vestir peças do vestuário durante a apresentação, (sem excessos inadequados) mas estas nunca deverão ser atiradas para o júri ou público.

7 f) Música: Deve ser entregue um CD com a gravação de uma só música; Podem ser utilizadas mais do que uma música dentro do tempo de duração da apresentação; O CD de cada grupo deve ter o nome do grupo, a designação do clube / ginásio onde treinam; g) Treinos e Aquecimento: É definido um período de treinos em horário a designar. 3. Inscrição a) Custo da inscrição: Grupos: 25 (por grupo); Devem ser enviadas para a FGP: b) Acompanhadas do comprovativo de pagamento; c) Inscrição na plataforma wuffo, no link: 4. Prémios a) Diplomas de participação a todos os participantes, de todas as categorias; b) Prize Money (apenas para a categoria de Grupos); 10% do Prize Money fica retido na FGP, para apoio do Campeão Nacional do Escalão Sénior na participação de uma competição internacional; Sempre que o Prize Money seja inferior a 500, não se efetuará qualquer retenção;

8 IV. Encontros de Infantis de Hip Hop Considerando o desenvolvimento e aumento da prática do Hip Hop nas idades mais baixas, sentimos a necessidade de permitir a realização durante qualquer etapa do Hip Hop Challenge Tour, de Encontros de Infantis da disciplina. Os eventos podem ser organizados pela FGP ou por outras entidades que se candidatem à organização e encontram-se integrados no FGP Hip-Hop Challenge Tour. Para que tal seja possível, basta que no documento que cada entidade apresenta para se candidatar à realização de uma etapa, seja incluída também esta hipótese. À semelhança do que se passa no FGP Hip Hop Challenge Tour, a FGP é detentora de todos os direitos de organização destes Encontros de Infantis de Hip-Hop. 1. Critérios de participação a) Competição aberta a grupos filiados na FGP; b) O responsável pelo grupo na acreditação deve apresentar o bilhete de identidade de cada elemento do grupo ou um documento identificativo com fotografia. 2. Regulamento a) Constituição dos grupos: 5 a 15 elementos de ambos os sexos; b) Duração das rotinas: até 2 minutos. c) Escalões: Até aos 11 anos. d) Área de apresentação: 10x10m (as linhas fazem parte da área da competição). e) Equipamento: O equipamento deve refletir o verdadeiro carácter e estilo da coreografia e das músicas escolhidas, deve ter uma estética original e adequada ao estilo Hip-Hop, atrativa e capaz de captar a atenção pelo seu colorido e originalidade; Podem ser utilizados acessórios como: chapéus, capas, lenços, cachecóis, luvas, etc; É permitido despir ou vestir peças do vestuário durante a apresentação, (sem excessos inadequados) mas estas nunca deverão ser atiradas para o júri ou público.

9 f) Música: Deve ser entregue um CD com a gravação de uma só música; Podem ser utilizadas mais do que uma música dentro do tempo de duração da apresentação; O CD de cada grupo deve ter o nome do grupo, a designação do clube / ginásio onde treinam; g) Treinos e Aquecimento: É definido um período de treinos em horário a designar; 3. Inscrição a) Custo da inscrição: 25. Deve ser enviadas para a FGP: b) Acompanhadas do comprovativo de pagamento; c) Inscrição na plataforma wuffo, no link: 4. Prémios Diplomas de participação por categoria (Ouro, Prata e Bronze) a todos os participantes.

10 RANKING FGP HIP-HOP CHALLENGE TOUR O Ranking FGP, é constituído pelo somatório de pontos que cada categoria acumular ao longo da época competitiva dos Challenges.; A pontuação atribuída a cada grupo pela sua participação em cada competição é de 2 pontos, e que acumularão os seguintes pontos de acordo com a sua classificação: Classificação Pontos 1º 10 2º 8 3º 6 4º 5 5º 4 6º 3 7º 2 8º 1 Pontuam para o ranking FGP os 4 melhores resultados obtidos por cada grupo nas competições que integram o Fitness/Hip Hop Challenge Tour, os Campeonatos Distritais/Regionais e o Campeonato Nacional. Os grupos que participam em menos de 4 competições, que pontuam para o ranking, a sua pontuação final é sempre dividida por 4. PARTICIPAÇÕES INTERNACIONAIS Os Grupos que queiram participar em competições internacionais ou que pretendam convidar grupos internacionais, devem proceder de acordo com Regulamento Geral e de Competições da FGP, aprovado em reunião de Direção de 05/07/2012, no capitulo IV, artº 30º e 31º. FILMAGEM Ao inscreverem-se nas competições referidas os diferentes grupos autorizam a filmagem das provas, a sua divulgação e a eventual comercialização pela FGP.

11 II - SISTEMA DE PONTUAÇÃO A criatividade, musicalidade, coerência entre o tema, música, coreografia e carisma são os principais critérios a serem premiados pelo júri. A integridade física e a segurança dos participantes não podem ser comprometidas. A avaliação das rotinas é feita pelo júri convidado, aplicando os critérios que se encontram definidos no regulamento. Não existindo uma definição rigorosa que possa descrever o que é o Hip-Hop enquanto estilo, a apresentação deve integrar o visual/apresentação, a música, a atitude/carisma, a postura, os estilos e as técnicas das respetivas vertentes. Devem mostrar uma variedade de movimentos, acompanhando a tendência atual e enaltecendo o que para muitos dos experts é a origem do Hip-Hop, o b-boying deverá ser incluído em todas as apresentações e são sobrevalorizados os seus movimentos, técnicas e sequências/combinações (lista em anexo com os movimentos característicos do b-boying). Para facilitar e orientar a construção coreográfica das apresentações, são aplicados pelos membros do júri, os seguintes critérios de avaliação: 1 - Campeonato Nacional e FGP Hip Hop Challenge Tour: Avaliação Artística Contempla a pontuação máxima de 10 pontos por juiz, com os seguintes subcritérios de pontuação: a) Coreografia - 2 Pontos Os movimentos e sequências coreográficas escolhidos têm de conter no mínimo 3 passos originais do estilo representado; As transições e/ou ligações entre música/movimentos devem ser dinâmicas e fluidas, sem repetições consecutivas;

12 b) Musicalidade - 2 Pontos Originalidade na adaptação e interpretação musical; Os movimentos devem ser adequados ao estilo e musica escolhida, durante toda a performance do grupo; A dinâmica de ritmos e estilos deve ser demonstrada; Os acentos musicais ou efeitos sonoros devem ser usados, acentuados e interpretados pela performance do grupo, de modo a enriquecer a rotina; As transições musicais devem ser harmoniosas, fluidas e percetíveis. c) Criatividade - 2 Pontos A diversidade de movimentos dos membros superiores e inferiores, suas deslocações sem repetição, são valorizadas, tal como a interação e a dinâmica de grupo. Cópias de ideias, coreografias podem levar à desclassificação do grupo; O grupo deve de apresentar mais que 3 formações diferentes. d) Apresentação / Carisma 2 Pontos A atitude do grupo deve ser demonstrativa, dinâmica e de captação da atenção do público e dos juízes. No entanto, esta atitude deve ser naturalmente entusiasta, demonstrando autoconfiança, projeção visual, adaptada à música e/ou tema e sem excessos inadequados. Por exemplo, apelos explicitamente sexuais, religiosos ou violentos serão penalizados pelo Presidente de Júri. e) Estilos- 2 Pontos O grupo tem de apresentar obrigatoriamente dentro dos 4 estilos seguintes, 3 passos fundadores: Bboying/Bgirling (break dancing - consultar lista em anexo) Locking Popping New School / New Style

13 Sendo o Hip-Hop uma Cultura, e como todos os movimentos culturais vivem em constante mutação, apoiamos a inclusão de movimentos gímnicos, house dance, ragga/reggaeton, clássico, contemporâneo, etc. Avaliação da execução Contempla a nota máxima de 10 pontos por juiz, apresentando os subcritérios de técnica e sincronismo: a) Técnica 3 Pontos O grupo deve manter o controlo da velocidade, direção, momento e posicionamento corporal ao longo de toda a coreografia; Qualidade do movimento - o grupo deve executar os movimentos definidos, com um início e fim definidos; 4 estilos base e 3 movimentos fundadores por estilo. b) Sincronismo 3 Pontos Os movimentos executados por todos os competidores do grupo devem ser em simultâneo. c) Variações de formações 2 Pontos Mínimo 3 formações. d) Utilização eficiente do espaço de competição 2 pontos Presidente do Júri a) Coordena os restantes membro do júri; b) Penaliza: Cada vez que um elemento do grupo saía da área de competição; Sempre que caia um objeto e não seja intencional (peça de vestuário, ganchos, molas, cintos, lenços, etc) ou utilize acessórios que apelem à agressividade/violência; Se o tempo de coreografia for superior ao definido; Até 0.5 Qualidade da Gravação;

14 Aviso - Comportamento desadequado; c) Desclassifica: Abandono de prova (+60 segs) Grave desrespeito das regras. Constituição do júri Mínimo de 6 convidados pela FGP a) Presidente do Júri b) Convidados ligados à dança / música / Hip-Hop Cálculo da nota final a) Média das notas atribuídas em cada domínio; b) Cálculo da média entre as notas intermédias e dedução das penalizações dadas pelo juiz árbitro; c) Em caso de empate o grupo com nota de artística mais elevada será o melhor classificado. Resultados Campeonato Nacional e FGP Hip Hop Challenge Tour: A nota final de cada grupo é o somatório das notas dos membros do júri de artística e de execução; A nota final máxima pode ser 20 pontos; O grupo com a melhor nota final é o vencedor da competição. No caso de empate o grupo com a melhor nota de artística vence, se ainda assim se mantiver o empate, compete ao júri decidir o ranking final dos 3 melhores grupos; Os resultados parciais são publicados no site da FGP no dia útil seguinte à competição. Caso exista Prize Money e se o empate persistir após a tentativa de desempate da nota de artística, o prémio a atribuir é dividido pelos grupos com que obtenham a mesma classificação.

15 2 - Encontro Jovem de Hip-Hop FGP Avaliação Artística Contempla por juiz, os seguintes subcritérios de ponderação: a) Coreografia Os movimentos escolhidos devem representar o estilo, ritmo e carácter único e original; As transições ou ligações entre os movimentos devem ser dinâmicas e fluidas sem repetições consecutivamente iguais. b) Musicalidade Originalidade musical e adaptação musical; Os movimentos devem ser adequados ao estilo e ritmo da música escolhida, durante toda a performance do grupo; A variedade de ritmos e estilos deverá ser demonstrada. c) Transições musicais Devem ser harmoniosas e fluidas. d) Criatividade A diversidade de movimentos dos membros superiores e inferiores suas deslocações sem repetição, são valorizadas, tal como a interação e a dinâmica de grupo; O grupo deve de apresentar no mínimo 3 formações diferentes com trocas de formação entre os elementos do grupo. e) Apresentação / Carisma A atitude do grupo deve ser demonstrativa, dinâmica e de captação da atenção do público e dos juízes. No entanto, esta atitude deve ser naturalmente entusiasta, demonstrando autoconfiança, projeção visual e sem excessos inadequados. Por exemplo, apelos explicitamente sexuais, religiosos ou violentos serão penalizados.

16 f) Estilos: O grupo tem de apresentar obrigatoriamente os 3 dos 4 estilos seguintes: Bboying/Bgirling (break dancing) Locking Popping New School / New Style Podem no entanto enriquecer a sua coreografia com outros estilos exemplos: movimentos gímnicos, house dance, ragga/reggaeton, clássico, contemporâneo, etc. Avaliação da Execução Contempla a nota máxima de 10 pontos por juiz, apresentando os subcritérios de técnica e sincronismo: a) Técnica O grupo deve manter o controlo da velocidade, direção, momento e posicionamento corporal ao longo de toda a rotina; b) Sincronismo Os movimentos executados por todos os competidores do grupo devem ser simultâneos. c) Variações de formações Mínimo 3 formações. d) Utilização eficiente do espaço de competição: 3.Presidente de Júri a) Coordena os restantes membro do júri. b) Penaliza: Cada vez que um praticante saia da área de competição; Se o tempo de coreografia for superior ao definido;

17 Qualidade da gravação; Avisos - comportamento desadequado Desclassificações: Abandono de prova (+60 segs) / grave desrespeito das regras; Resultados Os grupos participantes serão classificados em 3 categorias: Ouro Prata Bronze Com a implementação deste tipo de encontros, pretende-se dar oportunidade aos grupos destes escalões etários para se exibirem, mas também, com a avaliação qualitativa por parte do júri convidado, dar feedback aos treinadores do trabalho apresentado nos fatores que estão em avaliação. No final da competição os treinadores recebem um conjunto de informações técnicas resultantes da avaliação, junto da direção da competição e do juiz arbitro visando o desenvolvimento da mesma. Assim, todos os grupos participantes recebem um Diploma com a menção de Ouro, Prata ou Bronze, dependendo dos objetivos atingidos.

18 ANEXOS

19 LISTAGEM DE ALGUNS MOVIMENTOS DE BREAK AIRPLANES/AVIÕES ELBOW GLIDE/RODAR SOBRE O COTOVELO T-FLARE AIRSWIPES/AIRTRACKS FIST GLIDE TOMBESTONES/LÁPIDES APPLEJACKS FLOAT TURTLE/TARTARUGA BACKSPIN FRONT FLIP TWO LEGGED APPLEJACKS BACK SWIPE GAINER UFO BARRELS/TAMBORES GENIES FLARE BELLYMILL HALO NUTCRACKERS BHUDDA HANDCUFFS/ALGEMAS RUBBER BAND BOOMERANG HAND GLIDE/ RODAR SOBRE A MÃO SLIDES BOSTON CRAB HEAD SLIDE SPIDER BRONCO HEAD SPIN SUMOS BROOKLYN ROCK HELICOPTER/HELICÓPTERO SUPERMANS BUNNY HOP FREEZE,HESITITATIONS WINDMILL/MOINHO CANNONBALL HOLLOWBACK WORM CRAB/CARANGUEJO KIP-UP 1990 CRAB WALK/PASSOS DE CARANGUEJO CRAZY LEGS MUNCHMILLS 2000 KNEE SPIN/RODAR SOBRE O JOELHO CRICKETS/GRILOS EGGBEATERS NECKMOVE SWIRLS/REDEMOINHOS Nota: Para Além dos elementos desta lista, podem ser incluídos na apresentação, outros movimentos gímnicos e/ou acrobáticos não contidos na mesma. Podem ser usadas sequências/combinações de vários dos movimentos, sendo assim sobrevalorizada a apresentação, sempre que bem executada. Movimentos, passos e sequências de Top rock e Footwork são também pontuados.

20 FOLHA DE DEDUÇÕES JUÍZ ARBITRO HIP HOP DATA COMPETIÇÃO Nº DE PROVA ESCALÃO CRITÉRIOS DE PENALIZAÇÃO INFANTIS Saída da área de competição 0.1 JUVENIL Queda de objecto não intencional 0.1 JUNIOR Tempo 1.0 SENIOR Qualidade da gravação Paragem da performance até DEDUÇÃO FINAL ASS. FOLHA DE PONTUAÇÃO DE EXECUÇÃO Nº HIP HOP DATA COMPETIÇÃO Nº DE PROVA ESCALÃO INFANTIS TÉCNICA-3P CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO JUVENIL JUNIOR SENIOR SINCRONISMO-3P FORMAÇÕES-2P ESPAÇO-2P NOTA FINAL ASS.

21 FOLHA DE PONTUAÇÃO DE ARTISTICA Nº HIP HOP DATA COMPETIÇÃO Nº DE PROVA ESCALÃO INFANTIS JUVENIL JUNIOR SENIOR ASS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO COREOGRAFIA-2P MUSICALIDADE-2P CRIATIVIDADE-2P APRESENTAÇÃO CARISMA-2P ESTILOS-2P NOTA FINAL FOLHA DE DEDUÇÕES JUÍZ ARBITRO HIP HOP DATA COMPETIÇÃO Nº DE PROVA ESCALÃO INFANTIS Saída da área de competição 0.1 OURO JUVENIL Queda de objecto não intencional 0.1 PRATA JUNIOR Tempo 1.0 BRONZE SENIOR Qualidade da gravação até 0.5 ASS. Formações (6) CRITÉRIOS DE PENALIZAÇÃO Paragem da performance Interrupeção de parte do grupo 2'' a 10'' Manutenção da posição final-3'' DEDUÇÃO FINAL

22 FOLHA DE PONTUAÇÃO DE ARTISTICA Nº HIP HOP DATA COMPETIÇÃO Nº DE PROVA ESCALÃO INFANTIS JUVENIL JUNIOR SENIOR ASS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO COREOGRAFIA-2P MUSICALIDADE-2P CRIATIVIDADE-2P APRESENTAÇÃO CARISMA-2P ESTILOS-2P NOTA FINAL OURO PRATA BRONZE FOLHA DE PONTUAÇÃO DE EXECUÇÃO Nº HIP HOP DATA COMPETIÇÃO Nº DE PROVA ESCALÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO INFANTIS TÉCNICA-3P OURO JUVENIL SINCRONISMO-3P PRATA JUNIOR FORMAÇÕES-2P BRONZE SENIOR ASS. ESPAÇO-2P NOTA FINAL

COMPETIÇÕES DE HIP - HOP 2011/2012

COMPETIÇÕES DE HIP - HOP 2011/2012 COMPETIÇÕES DE HIP - HOP 2011/2012 Aprovado em reunião de Direcção de 11 de Outubro de 2011 1/22 ÍNDICE I - REGULAMENTO...3 1. OBJECTIVO...3 2. QUADRO COMPETITIVO...3 2.1. Campeonato Nacional...3 2.1.1.

Leia mais

REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES DE HIP - HOP

REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES DE HIP - HOP REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES DE HIP - HOP 2010/2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1.OBJECTIVO... 3 2. COMPETIÇÕES... 3 2.1. Campeonato Nacional... 3 2.1.1. Critérios de participação... 3 2.1.2-Regulamento:...

Leia mais

REGULAMENTO DO FITNESS / HIP HOP CHALLENGE TOUR

REGULAMENTO DO FITNESS / HIP HOP CHALLENGE TOUR REGULAMENTO DO FITNESS / HIP HOP CHALLENGE TOUR 2007 2008 1/6 INDICE INDICE... 1 INTRODUÇÃO... 2 1. OBJECTIVOS... 2 2. CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO... 2 3. COMPETIÇÕES... 3 3.1 Challenge... 3 3.2. Challenge

Leia mais

MANUAL DE HIP HOP JULHO 2013

MANUAL DE HIP HOP JULHO 2013 MANUAL DE HIP HOP 2013 2014 JULHO 2013 MANUAL DE HIP HIP - 2013 2014 1. Calendário nacional - 2014 Competições Competições Distritais/Regionais Challenges Campeonatos Nacionais Escalões Categorias Juvenis,

Leia mais

Fitness / Hip Hop Challenge Tour. Caderno de Organização

Fitness / Hip Hop Challenge Tour. Caderno de Organização Fitness / Hip Hop Challenge Tour Caderno de Organização 2009 / 2010 Evento: Fitness / Hip Hop Challenge Tour Data: (a definir) Local: (a definir) N.º estimado de participantes: 200 (média) Escalões participantes:

Leia mais

Concurso Internacional de Bandas Filarmonia D Ouro (Segunda Edição) REGULAMENTO

Concurso Internacional de Bandas Filarmonia D Ouro (Segunda Edição) REGULAMENTO Concurso Internacional de Bandas Filarmonia D Ouro (Segunda Edição) REGULAMENTO 1 - Denominação O Segundo Concurso Internacional de Bandas Filarmonia D Ouro, será adiante designado por CIB Filarmonia D

Leia mais

REGULAMENTO DO XII BALNEÁRIO CAMBORIÚ DANÇA

REGULAMENTO DO XII BALNEÁRIO CAMBORIÚ DANÇA REGULAMENTO DO XII BALNEÁRIO CAMBORIÚ DANÇA Art. 1º - Este XII Balneário Camboriú Dança é um festival promovido pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, vinculado à Fundação Cultural de Balneário

Leia mais

Comissão organizadora do XV Festival da Canção Infantil da Ilha das Flores Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores

Comissão organizadora do XV Festival da Canção Infantil da Ilha das Flores Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores Comissão organizadora do XV Festival da Canção Infantil da Ilha das Flores Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores Agrupamento de Escuteiros Nº 691 de Nª Sr.ª da Conceição R E G U L A M E N T O FESTIVAL

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE GINÁSTICA AERÓBICA CÓDIGO BASE (ADAPTADO) 2015/2016. Versão 19 de janeiro. 2016. Programa Nacional Código Base (Adaptado)

PROGRAMA NACIONAL DE GINÁSTICA AERÓBICA CÓDIGO BASE (ADAPTADO) 2015/2016. Versão 19 de janeiro. 2016. Programa Nacional Código Base (Adaptado) PROGRAMA NACIONAL DE GINÁSTICA AERÓBICA CÓDIGO BASE (ADAPTADO) 2015/2016 Versão 19 de janeiro. 2016 Índice Introdução... 3 I - Estrutura Técnica do Programa... 3 a) Tempo e música... 4 b) Categorias e

Leia mais

COMPETIÇÕES DE HIP - HOP 2010/2011. Aprovado em reunião de Direcção em 22/09/10

COMPETIÇÕES DE HIP - HOP 2010/2011. Aprovado em reunião de Direcção em 22/09/10 COMPETIÇÕES DE HIP - HOP 2010/2011 Aprovado em reunião de Direcção em 22/09/10 ÍNDICE I - REGULAMENTO... 3 1. OBJECTIVO... 3 2. QUADRO COMPETITIVO... 4 2.1. Campeonato Nacional... 4 2.1.1. Critérios de

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014 REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014 ARTIGO 1º O Campeonato Nacional de Gira- Praia de Subs é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20)

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) I DISPOSIÇÔES GERAIS ARTIGO 1º O Campeonato Nacional Gira-Praia é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela

Leia mais

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO 1 ÍNDICE: NOTA INTRODUTÓRIA 2 ARTIGO 1: DA INSCRIÇÃO 2 ARTIGO 2: DAS ETAPAS DA COMPETIÇÃO 3 ARTIGO 3: DO CRONOGRAMA E HORÁRIOS 3 ARTIGO 4: METODOLOGIA 4 ARTIGO 5: DOS PRÉMIOS

Leia mais

Federação de Ginástica de Portugal Curso de Treinadores de Ginástica de GRAU I. Todas as disciplinas Formação Geral (41h) e Formação Específica (59h)

Federação de Ginástica de Portugal Curso de Treinadores de Ginástica de GRAU I. Todas as disciplinas Formação Geral (41h) e Formação Específica (59h) Federação de Ginástica de Portugal Curso de Treinadores de Ginástica de GRAU I Todas as disciplinas Formação Geral (41h) e Formação Específica (59h) Regulamento de Participação 1. Componente Geral Organizada

Leia mais

CAMPEONATOS DE PORTUGAL EM PISTA COBERTA E CAMPEONATO NACIONAL DE SUB-23 EM PISTA COBERTA

CAMPEONATOS DE PORTUGAL EM PISTA COBERTA E CAMPEONATO NACIONAL DE SUB-23 EM PISTA COBERTA CAMPEONATOS DE PORTUGAL EM PISTA COBERTA E CAMPEONATO NACIONAL DE SUB-23 EM PISTA COBERTA 1. NOTA INTRODUTÓRIA Nos Campeonatos de Portugal Absolutos de Pista Coberta serão atribuídos os títulos individuais

Leia mais

A. Disposições Gerais

A. Disposições Gerais FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO Direcção Técnica Nacional Sector juvenil Versão de 29 de Maio de 2008 REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES NORMAS RELACIONADAS COM OS ESCALÕES DO ATLETISMO JUVENIL A. Disposições

Leia mais

CAMPEONATO NACIONAL TRIAL BIKE 2015

CAMPEONATO NACIONAL TRIAL BIKE 2015 CAMPEONATO NACIONAL TRIAL BIKE 2015 Atualizado a 09/09/2015 1- INTRODUÇÃO 1.1- O Campeonato Nacional de Trial Bike é propriedade exclusiva da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo e consta de uma prova

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo X Regulamento do Mérito Escolar Artigo 1.º Prémios de valor, mérito e excelência 1. Para efeitos do disposto na alínea h) do ponto 1 do artigo 7.º, conjugado

Leia mais

OLIMPÍADA CAÇA TALENTOS ANGOLA 40 ANOS REGULAMENTO. Preâmbulo

OLIMPÍADA CAÇA TALENTOS ANGOLA 40 ANOS REGULAMENTO. Preâmbulo OLIMPÍADA CAÇA TALENTOS ANGOLA 40 ANOS REGULAMENTO Preâmbulo A Olimpíada Caça Talentos é um Programa de Responsabilidade Social da Empresa Sonangol, E.P., sob a coordenação da Direcção de Responsabilidade

Leia mais

1º. Concurso de Samba de Gafieira Ilha do Samba Curadoria: Cia de Dança Andrezinho Castro. Regulamento

1º. Concurso de Samba de Gafieira Ilha do Samba Curadoria: Cia de Dança Andrezinho Castro. Regulamento 1º. Concurso de Samba de Gafieira Ilha do Samba Curadoria: Cia de Dança Andrezinho Castro 1. Das Disposições Gerais Regulamento 1.1. Este regulamento tem como finalidade estabelecer as regras gerais para

Leia mais

Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun

Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun 2014 Circuito de Atletismo em Pavilhão Games and Fun Departamento Técnico Associação de Atletismo do Porto Introdução O Circuito de Torneios de Atletismo em Pavilhão tem como propósito o combate dos modelos

Leia mais

XXII TRAVESSIA DOS TEMPLÁRIOS. Regulamento. 26.Setembro.2010 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE NATAÇÃO / CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL 0

XXII TRAVESSIA DOS TEMPLÁRIOS. Regulamento. 26.Setembro.2010 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE NATAÇÃO / CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL 0 Regulamento 26.Setembro.2010 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE NATAÇÃO / CÂMARA MUNICIPAL DE SETÚBAL 0 1. ORGANIZAÇÃO Associação de Natação do Distrito de Santarém. Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da

Leia mais

Circular FEPACAN 002/2015 Foz do Iguaçu, 04 de junho de 2015.

Circular FEPACAN 002/2015 Foz do Iguaçu, 04 de junho de 2015. Circular FEPACAN 002/2015 Foz do Iguaçu, 04 de junho de 2015. Às Associações Filiadas Referente: Programa TOP 2016 do Governo Estadual Prezados Filiados, A Federação Paranaense de Canoagem, neste ato representada

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DE TREINADORES Grau I Porto/Coimbra/Lisboa

REGULAMENTO CURSO DE TREINADORES Grau I Porto/Coimbra/Lisboa REGULAMENTO CURSO DE TREINADORES Grau I Porto/Coimbra/Lisboa O presente regulamento, aprovado pelo, rege a organização dos Cursos de Treinadores de Grau I e do curso em epígrafe (Porto/Coimbra/Lisboa)

Leia mais

NORMAS ESPECIFICAS VOLEIBOL. www.inatel.pt

NORMAS ESPECIFICAS VOLEIBOL. www.inatel.pt NORMAS ESPECIFICAS www.inatel.pt NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas pela Fundação

Leia mais

CONCURSO NACIONAL PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM DA GALA DO COMITÉ PARALÍMPICO DE PORTUGAL REGULAMENTO

CONCURSO NACIONAL PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM DA GALA DO COMITÉ PARALÍMPICO DE PORTUGAL REGULAMENTO CONCURSO NACIONAL PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM DA GALA DO COMITÉ PARALÍMPICO DE PORTUGAL REGULAMENTO Artigo 1º - Promotor 1. O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) organiza um Concurso Nacional, adiante designado

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010 NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010 FUTSAL NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direcção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas

Leia mais

Direcções Executivas Projecto Gira Volei 2013/2014

Direcções Executivas Projecto Gira Volei 2013/2014 Direcções Executivas Projecto Gira Volei 2013/2014 16 de Julho de 2013 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICAÇÃO DO PROJECTO... 4 3. OBJECTIVOS DA AVM... 4 3.1. OBJECTIVOS GERAIS... 4 3.2. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS...

Leia mais

1.1. O FESTIVAL DE MÚSICA DO SINPRO é uma iniciativa do Sindicato dos Professores.

1.1. O FESTIVAL DE MÚSICA DO SINPRO é uma iniciativa do Sindicato dos Professores. MINUTA DE REGULAMENTO FESTIVAL DE MÚSICA DO SINPRO 1 PROMOÇÃO E OBJETIVOS 1.1. O FESTIVAL DE MÚSICA DO SINPRO é uma iniciativa do Sindicato dos Professores. O Festival de música tem vários objetivos, como,

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA COMPETITIVA

REGULAMENTO DA MOSTRA COMPETITIVA REGULAMENTO DA MOSTRA COMPETITIVA CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO E SEDE a) O Festival Internacional de Dança de Goiás 2016 é uma realização do STUDIO DANÇARTE com apoio do Governo de Goiás e Ministério da Cultura

Leia mais

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL DE BEJA REGULAMENTO DO CURSO

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL DE BEJA REGULAMENTO DO CURSO ASSOCIAÇÃO FUTEBOL DE BEJA REGULAMENTO DO CURSO CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL UEFA C /RAÍZES (GRAU I) 2015 2016 1- Organização O curso de treinadores de Futebol UEFA C /RAÍZES (Grau I) - será organizado

Leia mais

REGULAMENTO COMPETIÇÃO PRAIA 2015

REGULAMENTO COMPETIÇÃO PRAIA 2015 REGULAMENTO COMPETIÇÃO PRAIA 2015 Índice 1. Introdução... 3 2. Participação... 3 3. Calendário... 4 4. Inscrições... 4 4.1 Processo de Inscrição... 4 4.2 Taxas de Inscrição... 5 4.3 Condicionantes de Inscrição...

Leia mais

Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro

Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro Objecto... 2 Entidades competentes para a formação dos navegadores de recreio e para a realização dos respectivos exames... 2 Credenciação das entidades formadoras...

Leia mais

REGULAMENTO - IV TALENTOS FESTIVAL DE DANÇA- 2016 11 à 15 de Maio no Teatro das Bacabeiras Macapá/AP

REGULAMENTO - IV TALENTOS FESTIVAL DE DANÇA- 2016 11 à 15 de Maio no Teatro das Bacabeiras Macapá/AP A Mostra Competitiva ocorre em 5 noites, com coreografias inscritas em 5 gêneros: Clássico/Neoclássico, dança contemporânea, danças Urbanas, danças populares, e Dança de Salão, os subgêneros são: solo,

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL XCM 2009

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL XCM 2009 REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL XCM 2009 1. INTRODUÇÃO 1.1- O CAMPEONATO NACIONAL XCM é um troféu oficial da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo e consta de uma prova única. A prova do Campeonato Nacional

Leia mais

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR

PROJETO DO DESPORTO ESCOLAR COORDENADOR: Vanda Teixeira 1. FUNDAMENTAÇÃO/ CONTEXTUALIZAÇÃO/ JUSTIFICAÇÃO a) O Desporto Escolar constitui uma das vertentes de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade

Leia mais

Federação de Ginástica de Portugal 3º Curso de Treinadores de GRAU I (nº 3/I/2015)

Federação de Ginástica de Portugal 3º Curso de Treinadores de GRAU I (nº 3/I/2015) Federação de Ginástica de Portugal 3º Curso de Treinadores de GRAU I (nº 3/I/2015) Todas as disciplinas Formação Geral (41h) e Formação Específica (59h) 1. Componente Geral Regulamento de Participação

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ESGRIMA REGULAMENTO DE PROVAS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ESGRIMA REGULAMENTO DE PROVAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ESGRIMA REGULAMENTO DE PROVAS 1. RESPONSABILIDADE Os atiradores armam-se, equipam-se, vestem-se e combatem sob a sua própria responsabilidade e por sua conta e risco, nos termos

Leia mais

I - O Concurso de Dança está aberto a todos os alunos da Escola Secundária da Maia.

I - O Concurso de Dança está aberto a todos os alunos da Escola Secundária da Maia. Regulamento I - O Concurso de Dança está aberto a todos os alunos da Escola Secundária da Maia. 1.1- Os grupos concorrem pelo Ensino Básico ou pelo Ensino Secundário - O grupo pode incluir elementos do

Leia mais

FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS MUNICÍPIO DE ODEMIRA. Concurso de Criação do Logótipo para a Freguesia de Boavista dos Pinheiros REGULAMENTO

FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS MUNICÍPIO DE ODEMIRA. Concurso de Criação do Logótipo para a Freguesia de Boavista dos Pinheiros REGULAMENTO FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS MUNICÍPIO DE ODEMIRA Concurso de Criação do Logótipo para a Freguesia de Boavista dos Pinheiros REGULAMENTO Artigo 1.º Promotor 1. A Freguesia de Boavista dos Pinheiros

Leia mais

REGULAMENTO PORTA-A-PORTA: TRANSPORTE DE CIDADÃOS COM MOBILIDADE CONDICIONADA. Preâmbulo

REGULAMENTO PORTA-A-PORTA: TRANSPORTE DE CIDADÃOS COM MOBILIDADE CONDICIONADA. Preâmbulo REGULAMENTO PORTA-A-PORTA: TRANSPORTE DE CIDADÃOS COM MOBILIDADE CONDICIONADA Preâmbulo O Programa de Ação Torres ao Centro Regeneração Urbana no Centro Histórico de Torres Vedras surge na sequência da

Leia mais

REGULAMENTO - 4º FESTIVAL DE CULTURA E ARTE DO GRANDE ABC

REGULAMENTO - 4º FESTIVAL DE CULTURA E ARTE DO GRANDE ABC REGULAMENTO - 4º FESTIVAL DE CULTURA E ARTE DO GRANDE ABC O 4º FESTIVAL DE CULTURA E ARTE DO GRANDE ABC têm como foco promover o intercâmbio cultural das mais variadas modalidades e linguagens artísticas

Leia mais

REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO

REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO REGULAMENTO DE ALTA COMPETIÇÃO ÍNDICE 1. Nota Introdutória... 2 2. Classificação dos Praticantes em Regime de Alta Competição... 3 (Portaria nº947/95 de 1 de Agosto) 3. Níveis de Qualificação... 5 4. Critérios

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DAS COMPETIÇÕES DOS GRUPOS FITNESS / HIP - HOP 2008/2009 1/15

REGULAMENTO TÉCNICO DAS COMPETIÇÕES DOS GRUPOS FITNESS / HIP - HOP 2008/2009 1/15 REGULAMENTO TÉCNICO DAS COMPETIÇÕES DOS GRUPOS FITNESS / HIP - HOP 2008/2009 1/15 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1. OBJECTIVO... 3 2. COMPETIÇÕES... 3 2.1. Campeonato Nacional... 3 2.2 Taça de Portugal... 5 2.3.

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Canoagem Federação Portuguesa de Canoagem Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais I - Introdução V - SurfSki Séniores/Sub 23/Juniores 2015 Este documento pretende enunciar os critérios de selecção da Equipa

Leia mais

GINCANA DO CENTENÁRIO

GINCANA DO CENTENÁRIO Tema: GINCANA DO CENTENÁRIO Regulamento Instituto Federal Espírito Santo: um século de tradição em educação profissional e tecnológica 1. INTRODUÇÃO Em uma perspectiva crítica, Meszaros (1981) aponta que

Leia mais

Torneio de Futsal Inter-Associações de Mortágua

Torneio de Futsal Inter-Associações de Mortágua CÂMARA MUNICIPALL DE MORTTÁGUA TORNEIO DE FUTSAL DE 2015 INTER-ASSOCIAÇÕES DE MORTÁGUA TORNEIO DE FUTSAL INTER-ASSOCIAÇÕES 2015 1º ORGANIZAÇÃO 1- O Município de Mortágua será responsável pela estruturação

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

2- As inscrições são limitadas e selecionadas pela ordem de receção ON-LINE no site da Câmara Municipal de Porto de Mós, de acordo com o artigo 4º.

2- As inscrições são limitadas e selecionadas pela ordem de receção ON-LINE no site da Câmara Municipal de Porto de Mós, de acordo com o artigo 4º. ARTIGO 1º - ENTIDADE PROMOTORA 1- O VEM DANÇAR 2013, é uma iniciativa organizada pelo Câmara Municipal de Porto de Mós que tem por objetivo incentivar e promover a dança como modalidade, e simultaneamente

Leia mais

S.R. DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Despacho Normativo Nº 30/2002 de 23 de Maio

S.R. DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Despacho Normativo Nº 30/2002 de 23 de Maio S.R. DA EDUCAÇÃO E CULTURA Despacho Normativo Nº 30/2002 de 23 de Maio Ao abrigo do disposto no n.º 6 da Resolução nº 76/2002, de 2 de Maio determino: É aprovado o Regulamento do programa Mobilidade e

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O R E G U L A M E N T O CAMPEONATO PAULISTA DE CLUBES E CAMPEONATO PAULISTA DE EQUIPES 2012 1. DA REALIZAÇÃO DO CAMPEONATO: Evento promovido, realizado e coordenado pela Federação Paulista de Boliche (FPBOL).

Leia mais

Festival da Canção Infantil BALEIA DE MARFIM

Festival da Canção Infantil BALEIA DE MARFIM Festival da Canção Infantil BALEIA DE MARFIM REGULAMENTO Artigo 1º (Natureza e Fim) 1º - O Festival da Canção Infantil Baleia de Marfim é uma organização anual da Câmara Municipal das Lajes do Pico e da

Leia mais

Regulamento I Ofir Surf Open

Regulamento I Ofir Surf Open Regulamento I Ofir Surf Open Organização: Câmara Municipal de Esposende & Surfrider Foundation Porto Local: Ofir - Esposende Dates: 14 e 15 de Julho de 2012 Modalidades: Surf, Bodyboard e Longboard Âmbito

Leia mais

Fazer Acontecer a Regeneração Urbana. Plano de Regeneração Urbana. Alto de Beja Rua das Lojas e Praça da República AUSCULTAÇÃO PÚBLICA

Fazer Acontecer a Regeneração Urbana. Plano de Regeneração Urbana. Alto de Beja Rua das Lojas e Praça da República AUSCULTAÇÃO PÚBLICA Fazer Acontecer a Regeneração Urbana Plano de Regeneração Urbana Alto de Beja Rua das Lojas e Praça da República AUSCULTAÇÃO PÚBLICA Artigo 1º. Enquadramento REGENERAÇÃO URBANA UM NOVO IMPULSO, é uma iniciativa

Leia mais

5 As duplas candidatas deverão realizar as inscrições nas Secretarias da Uniguaçu, no valor de R$ 40,00, no período de 19 de agosto a 05 de setembro

5 As duplas candidatas deverão realizar as inscrições nas Secretarias da Uniguaçu, no valor de R$ 40,00, no período de 19 de agosto a 05 de setembro REGULAMENTO AVOZ Regulamento para inscrição dos candidatos que participarão do Concurso de Interpretes Musicais, intitulado A voz, em comemoração aos 13 anos das Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (Uniguaçu),

Leia mais

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 Art. 1º - Art. 2º - Art. 3º - REGULAMENTO OBJETIVO Com o objetivo de desenvolver e difundir o ciclismo em toda a Região Norte

Leia mais

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO S. EVENTOS COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO I - DOS OBJETIVOS A COPA CEPEUSP DE FUTEBOL DE CAMPO tem como objetivo a integração dos docentes

Leia mais

R E G U L A M E N T O. concurso. mortagua MUNICÍPIO

R E G U L A M E N T O. concurso. mortagua MUNICÍPIO R E G U L A M E N T O concurso de mortagua MUNICÍPIO Regulamento do Concurso Doce de Mortágua Nota Justificativa (nos termos do art.º 116.º do Código do Procedimento Administrativo): Cada vez mais a gastronomia

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

PLANO DE CARREIRA DO NADADOR DO AMINATA ÉVORA CLUBE DE NATAÇÃO

PLANO DE CARREIRA DO NADADOR DO AMINATA ÉVORA CLUBE DE NATAÇÃO PLANO DE CARREIRA DO NADADOR DO AMINATA ÉVORA CLUBE DE NATAÇÃO PLANO DE CARREIRA DO NADADOR AMINATA ÉVORA CLUBE DE NATAÇÃO Introdução O Aminata Évora Clube de Natação, sendo um clube dedicado a várias

Leia mais

VI CIRCUITO AMAZONENSE DE KARATE 2014 CAPITULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

VI CIRCUITO AMAZONENSE DE KARATE 2014 CAPITULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES VI CIRCUITO AMAZONENSE DE KARATE 2014 CAPITULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art 1º Este regulamento tem por finalidade determinar as condições gerais para a realização do VI Circuito Amazonense de

Leia mais

Prémio Secil Engenharia Civil 2014. Regulamento

Prémio Secil Engenharia Civil 2014. Regulamento Prémio Secil Engenharia Civil 2014 Regulamento I Prémio 1. O Prémio Secil de Engenharia Civil, atribuído através de um concurso nacional, tem como objectivo incentivar e promover o reconhecimento público

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS PORTUGUESES DE DERBY ATRELADO PARA 2009

PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS PORTUGUESES DE DERBY ATRELADO PARA 2009 PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS PORTUGUESES DE DERBY ATRELADO PARA 2009 A partir de 1 de Janeiro de 2009 entra em vigor o presente Regulamento revogando o Regulamento do Campeonato de Derbies de

Leia mais

XX TORNEIO NORDESTE DE CLUBES INFANTIL 1, INFANTIL 2, JUVENIL 1, JUVENIL 2, JÚNIOR/SENIOR Troféu Sérgio Silva

XX TORNEIO NORDESTE DE CLUBES INFANTIL 1, INFANTIL 2, JUVENIL 1, JUVENIL 2, JÚNIOR/SENIOR Troféu Sérgio Silva XX TORNEIO NORDESTE DE CLUBES INFANTIL 1, INFANTIL 2, JUVENIL 1, JUVENIL 2, JÚNIOR/SENIOR Troféu Sérgio Silva REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Pelas Associações localizadas na região Nordeste,

Leia mais

Programa de apoio à construção ou renovação de campos de relvado sintético em instalações desportivas Candidaturas e critérios de atribuição do apoio

Programa de apoio à construção ou renovação de campos de relvado sintético em instalações desportivas Candidaturas e critérios de atribuição do apoio Programa de apoio à construção ou renovação de campos de relvado sintético em instalações desportivas Candidaturas e critérios de atribuição do apoio Artigo 1.º (Destinatários) 1 - Poderão candidatar-se

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ensino Básico Os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos de cada nível e de cada ciclo de ensino têm como referência os programas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 Art. 1º - REGULAMENTO OBJETIVO Com o objetivo de desenvolver e difundir o ciclismo em toda a Região Norte e Nordeste, bem

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado Campeão Brasileiro. A Copa das

Leia mais

REguLAMEntO E normas de AtRIbuIçãO do SELO CERAMICS portugal does It better www.ceramica.pt/selo

REguLAMEntO E normas de AtRIbuIçãO do SELO CERAMICS portugal does It better www.ceramica.pt/selo Regulamento e normas de Atribuição do Selo CERAMICS PORTUGAL DOES IT BETTER www.ceramica.pt/selo Regulamento e normas de Atribuição do Selo CERAMICS PORTUGAL DOES IT BETTER www.ceramica.pt/selo FICHA

Leia mais

FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE COPA POTIGUAR DE NATAÇÃO- 2015 ANIVERSÁRIO DA FAN 45 anos REGULAMENTO GERAL

FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE COPA POTIGUAR DE NATAÇÃO- 2015 ANIVERSÁRIO DA FAN 45 anos REGULAMENTO GERAL FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE COPA POTIGUAR DE NATAÇÃO- 2015 ANIVERSÁRIO DA FAN 45 anos REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO 1 DOS OBJETIVOS Art.1º - A Federação Aquática Norteriograndense FAN promoverá a

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-VELHO. Regulamento da Utilização do Centro de Alto Rendimento (CAR) NOTA JUSTIFICATIVA

CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-VELHO. Regulamento da Utilização do Centro de Alto Rendimento (CAR) NOTA JUSTIFICATIVA Regulamento da Utilização do Centro de Alto Rendimento (CAR) NOTA JUSTIFICATIVA O Desporto de Alto Rendimento reveste-se de especial interesse público na medida em que constitui um importante fator de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 61/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 61/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL EDITAL N. 61/2014 Seleção para tutoria presencial do Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio

Leia mais

III Virada Esportiva ATC Gênesis - 2013

III Virada Esportiva ATC Gênesis - 2013 III Virada Esportiva ATC Gênesis - 2013 CIRCUITO INTERNO DE TÊNIS ATC RANKING GERAL 2013 REGULAMENTO 4ª ETAPA VIRADA ESPORTIVA DO TORNEIO: O Ranking Geral do Alphaville Tênis Clube objetiva a melhor integração

Leia mais

REGULAMENTO e INFORMAÇÕES

REGULAMENTO e INFORMAÇÕES REGULAMENTO e INFORMAÇÕES Capitulo 1 - Valores e Modo de Inscrições Capitulo 2 - Premiação no Absoluto Capitulo 3 - Medalhas Capitulo 4 Premiação de Equipes Capitulo 5 Ranking Capitulo 6 - Arbitragem e

Leia mais

Regulamento do Curso Técnico Superior Profissional

Regulamento do Curso Técnico Superior Profissional Regulamento do Curso Técnico Superior Profissional Preâmbulo A criação de oportunidades de formação para públicos diversos, com necessidades específicas, tem sido, desde sempre, uma prioridade para a Escola

Leia mais

ACADEMIA PIONEIROS Férias

ACADEMIA PIONEIROS Férias sempre a mexer (regime OCUPAÇÃO ABERTA) Regulamento Interno Férias 2013 Art.º 1 - Informações Gerais 1. As Férias Academia decorrem nas instalações da Academia Pioneiros e seus parceiros, em regime fechado;

Leia mais

Avisos do Banco de Portugal. Aviso nº 2/2007

Avisos do Banco de Portugal. Aviso nº 2/2007 Avisos do Banco de Portugal Aviso nº 2/2007 O Aviso do Banco de Portugal nº 11/2005, de 13 de Julho, procedeu à alteração e sistematização dos requisitos necessários à abertura de contas de depósito bancário,

Leia mais

Concurso de Criação do Logótipo para a Freguesia de Coronado REGULAMENTO

Concurso de Criação do Logótipo para a Freguesia de Coronado REGULAMENTO Concurso de Criação do Logótipo para a Freguesia de Coronado REGULAMENTO Artigo 1.º Promotor 1. A Freguesia de Coronado organiza um Concurso Local, tendo em vista a criação do primeiro logótipo, isto é,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

4912 Diário da República, 1.ª série N.º 168 30 de agosto de 2012

4912 Diário da República, 1.ª série N.º 168 30 de agosto de 2012 4912 Diário da República, 1.ª série N.º 168 30 de agosto de 2012 Cláusula 4.ª Competências reconhecidas à escola Com o presente contrato, o Ministério da Educação e Ciência reconhece à escola as seguintes

Leia mais

-------------------------------------------------------------------------------- RESOLUÇÃO CFM Nº 1772/2005

-------------------------------------------------------------------------------- RESOLUÇÃO CFM Nº 1772/2005 Normas para certificado de atualização profissional O Conselho Federal de Medicina aprovou, em sessão plenária encerrada no dia 12 de agosto, a Resolução 1772/2005, que institui o certificado de atualização

Leia mais

Festival Hallel 2016

Festival Hallel 2016 Festival Hallel 2016 1. O concurso APRESENTAÇÃO 1.1 O Festival Hallel 2016 é um projeto idealizado e organizado pela coordenação Arquidiocesana do evento Hallel Som e vida O som da Misericórdia, em parceria

Leia mais

Juventude Vidigalense. entrada hora disciplina escalão obs. local mínimos. 11:45 12:00 Disco Juniores Masculinos Gaiola Principal 36,00

Juventude Vidigalense. entrada hora disciplina escalão obs. local mínimos. 11:45 12:00 Disco Juniores Masculinos Gaiola Principal 36,00 PROGRAMA HORÁRIO PROVISÓRIO Sábado, dia 23 de Julho de 2016 entrada hora disciplina escalão obs. local mínimos 11:45 12:00 Disco Juniores Masculinos Gaiola Principal 36,00 12:30 12:45 Disco Seniores Masculinos

Leia mais

Regulamento Interno Academia Pioneiros

Regulamento Interno Academia Pioneiros Regulamento Interno Academia Pioneiros Art.º 1 - Informações Gerais 1. A Academia Pioneiros decorre nas suas próprias instalações, em regime fechado; 2. Cabe à Direção dos Pioneiros de Bragança Futsal

Leia mais

Ranking Nacional. Departamento de Combates

Ranking Nacional. Departamento de Combates Departamento de Combates ÍNDICE ARTIGO 1 - ENQUADRAMENTO 3 ARTIGO 2 - DESÍGNIO 3 ARTIGO 4 - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS 3 ARTIGO 5 - FÓRMULA DE CÁLCULO DA PONTUAÇÃO FINAL NO EVENTO 5 ARTIGO 6 - FÓRMULA DE

Leia mais

SESSÃO TÉCNICA SOBRE O VALE I&DT E VALE INOVAÇÃO NOS SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS

SESSÃO TÉCNICA SOBRE O VALE I&DT E VALE INOVAÇÃO NOS SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS SI À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO SI À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME SESSÃO TÉCNICA SOBRE O VALE I&DT E VALE INOVAÇÃO NOS SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS Data: 13 de Outubro

Leia mais

I FESTIVAL DE MÚSICA DO IFES

I FESTIVAL DE MÚSICA DO IFES I FESTIVAL DE MÚSICA DO IFES REGULAMENTO 2013 1. DOS OBJETIVOS 1.1. O I Festival de Música do Ifes acontecerá no dia 23 de novembro de 2013, no Auditório João de Medeiros Calmon, no Ifes Campus Colatina,

Leia mais

Prémios da Gala dos Eventos 2017 Regulamento

Prémios da Gala dos Eventos 2017 Regulamento Prémios da Gala dos Eventos 2017 Regulamento 1. Os Prémios da Gala dos Eventos são organizados pelo Gabinete da ExpoEventos, com o apoio de Parceiros de referência e o aconselhamento de uma Comissão de

Leia mais

REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I CAPÍTULO IV CAPÍTULO II CAPÍTULO III

REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I CAPÍTULO IV CAPÍTULO II CAPÍTULO III REGULAMENTO DA 2ª ETAPA DA COPA SESI DE NATAÇÃO 2015 CAPÍTULO I DAS FINALIDADES: Art. 1º - A Copa SESI de Natação visa desenvolver a natação entre os atletas não federados no Estado de Goiás. Com o objetivo

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 157/2015 de 11 de Novembro de 2015

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 157/2015 de 11 de Novembro de 2015 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 157/2015 de 11 de Novembro de 2015 Considerando que na Região Autónoma dos Açores, à semelhança do País, regista-se um elevado número de jovens

Leia mais

EDITAL. Iniciativa OTIC Oficinas de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento

EDITAL. Iniciativa OTIC Oficinas de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento EDITAL Iniciativa OTIC Oficinas de Transferência de Tecnologia e de Conhecimento A difusão de informação e do conhecimento tem um papel fundamental na concretização de projectos inovadores e com grande

Leia mais

regulamento Inovação no Sector da Floresta

regulamento Inovação no Sector da Floresta regulamento Inovação no Sector da Floresta 2014-2015 Regulamento Concurso Universitário CAP Cultiva o teu futuro 4.ª Edição CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal Mais do que imaginas 4 regulamento

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE A época de 2012/2013 terá um novo recurso para a Filiação e Inscrições em Provas para os Clubes, Equipas e Agentes Desportivos, tendo sido criada para o efeito uma nova Plataforma de Inscrições Online.

Leia mais