POLÍCIA CIVIL ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS CURSO: FORMAÇÃO POLICIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍCIA CIVIL ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS CURSO: FORMAÇÃO POLICIAL"

Transcrição

1 POLÍCIA CIVIL ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS CURSO: FORMAÇÃO POLICIAL CARREIRA MÉDICO LEGISTA PROVA FINAL ESPECÍFICA 17/ 03/ 2014 De 08h às 12h ORIENTAÇÃO 1. CONFIRA O SEU CADERNO DE PROVAS. 2. USE SOMENTE CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA. 3. PREENCHA CUIDADOSAMENTE A FICHA DE IDENTIFICAÇÃO ABAIXO. 4. LEIA ATENTAMENTE TODAS AS QUESTÕES E AS ORIENTAÇÕES ANTES DE SOLUCIONÁ-LAS. 5. SOMENTE TERÁ VALIDADE A RESPOSTA TRANSFERIDA PARA O CADERNO DE QUESTÕES DISCURSIVAS. 6. ENTREGUE O CADERNO DE QUESTÕES DISCURSIVAS AO FINAL. 7. O CADERNO DE RASCUNHO É SEU E SERÁ ENTREGUE APARTADO DO CADERNO DE QUESTÕES DISCURSIVAS. 8. OBSERVE, RIGOROSAMENTE, O TEMPO DE DURAÇÃO (QUATRO HORAS). ATENÇÃO ASSINE APENAS A FICHA DE IDENTIFICAÇÃO ABAIXO. QUALQUER OUTRO TIPO DE MARCA, ASSINATURA OU RUBRICA NO CORPO DA PROVA CAUSARÁ ANULAÇÃO DA MESMA. RESULTADO RESULTADO OBTIDO IDENTIFICAÇÃO NOME Assinatura

2 CADERNO DE QUESTÕES DISCURSIVAS

3 POLÍCIA CIVIL ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS CURSO: FORMAÇÃO POLICIAL CARREIRA MÉDICO LEGISTA PROVA FINAL ESPECÍFICA 17/ 03/ 2014 De 08h às 12h Você está recebendo o caderno de questões discursivas sobre Medicina Legal, retiradas do livro Medicina Legal de Genival Veloso de França, 9ª edição. As questões devem ser respondidas com caneta de tinta preta ou azul. As respondidas a lápis ou canetas de outra cor serão anuladas. É proibido utilizar eletrônicos durante as provas (tablets, telefones celulares, etc) assim como não será permitida consulta a materiais didáticos e nem comunicação com os demais aspirantes. A não observância de algum desses itens implicará em anulação da prova do candidato. Não se esqueça de escrever o seu nome no início da prova. As provas não identificadas serão desprezadas e nem mesmo corrigidas. A letra deve ser LEGÍVEL. Quem entender que sua caligrafia é de difícil compreensão, responda as questões em letra de forma. Por obvio, as questões não lidas em função de má caligrafia, serão anuladas. Seja claro e objetivo em suas respostas, da maneira mais completa possível. Responda apenas o que lhe foi perguntado e não extrapole o raciocínio. Quando se tratar de citar, apenas cite, sem maiores comentários. Leia as questões com calma. Boa Prova!

4 Valor da questão = 6,0 1) Vítima de agressão com serra elétrica teve amputado o seu membro inferior esquerdo na altura do terço médio da coxa. As bordas do ferimento eram irregulares, com equimoses adjacentes. Baseado nessas informações e no seu conhecimento sobre traumatologia forense, responda: a) Qual o instrumento e o meio responsável pela lesão? (máximo 1,5) b) Responda ao quesito formulado: Da lesão resultou debilidade permanente de membro sentido ou função; Perda ou inutilização de membro, sentido ou função; ou Deformidade Permanente? (máximo 1,5)

5 c) Cite quatro características que diferenciam uma ferida contusa de uma ferida incisa (ou cortante, como cita Genival Veloso de França). (máximo 1,5) d) Defina equimose, hematoma e equimona. (máximo 1,5)

6 Valor da questão = 6,0 2) Quanto à Sexologia Forense, responda: a) Qual a denominação dada aos retalhos de hímen roto pelo coito ou, mais propriamente, pelo parto, com ocorrência de retrações formando verdadeiros trabéculos, vegetações ou excrecências multiformes? (máximo 1,5) b) Defina aborto sentimental e aborto eugênico (apenas definir). (máximo 1,5)

7 c) Descreva resumidamente as quatro fases da realização da Docimasia Hidrostática Pulmonar de Galeno. (máximo 1,5) d) Em que consiste o distúrbio da sexualidade denominado RIPAROFILIA. (máximo 1,5)

8 Valor da questão = 6,0 3) Cadáver encontrado em sua residência, despido, em suspensão completa por um laço cervical. Apresentava mancha verde generalizada, flictenas putrefativas, circulação póstuma de Brouardel, protrusão de língua e globos oculares (exoftalmo). O exame médicolegal surpreendeu presença de sulco cervical único, oblíquo ascendente, descontínuo e situado acima da cartilagem tireóidea. À abertura das cavidades corporais verificaram-se sinais gerais de asfixia, notadamente sinais de Friedberg e de Amussat. Com base nessas informações e no seu conhecimento sobre Tanatologia Forense, responda: 1,5) a) Em que fase ou período da putrefação o cadáver se encontrava?(máximo b) Qual foi a provável causa da morte? (máximo 1,5)

9 c) Defina os sinais de Amussat e de Friedberg, encontrados em casos de asfixia. (máximo 1,5) d) Qual é a reação que determina a formação da tonalidade verde enegrecida dos tegumentos no período cromático ou de coloração da marcha putrefativa? (máximo 1,5)

10 Valor da questão = 6,0 4) Em uma escavação para construção de uma casa, foram encontrados os seguintes ossos, de um mesmo indivíduo, com características morfológicas de pertencentes à espécie humana: crânio, mandíbula, as três primeiras vértebras cervicais, dois úmeros, um rádio esquerdo, dois fêmures, duas tíbias, oito arcos costais esquerdos, ossos ilíacos. Baseado em seus conhecimentos em Antropologia Forense, responda: a) Cite, apenas cite, os dois principais ossos que você usaria para caracterização do sexo? (máximo 1,5) b) Cite, apenas cite, os ossos que você utilizaria para estimativa da estatura? (máximo 1,5)

11 c) Como se calcula o índice cefálico e qual é a sua finalidade? (máximo 1,5) d) Cite, apenas cite, quatro diferenças morfológicas entre o crânio masculino e o feminino. (máximo 1,5)

12 Valor da questão = 6,0 5) Quanto aos ferimentos pérfuro-contusos produzidos por projeteis de armas de fogo, responda objetivamente: a) Descreva o que é câmara de mina de Hoffman e seu significado? (máximo 1,5) b) O que é sinal de Benassi ou de Benassi-Cueli e seu significado. (máximo 1,5)

13 c) O que é halo ou zona de tatuagem? (máximo 1,5) d) Habitualmente, qual é a forma de entrada dos tiros de acordo com sua inclinação nas variedades perpendicular e oblíqua? (máximo 1,5)

14 Valor da questão = 10,0 6) As questões a seguir devem ser respondidas com as letras V ou F, JUSTIFICANDO suas respostas, discursivamente: 6.1) Os canais de Havers são em menor número e mais estreitos no homem em comparação com os animais. (valor 2,0) F ( ) V ( ) 6.2) A blast injury é um conjunto de manifestações violentas e produzida pela expansão gasosa de uma explosão potente, acompanhada de uma onda de pressão ou de choque que se desloca lentamente, a pouca distância da vítima e, mais grave, em locais fechados. (valor 2,0) F ( ) V ( )

15 6.3) Atualmente tem sido empregada a dosagem da fosfatase alcalina prostática e da glicoproteína P 30 para diagnóstico de conjunção carnal, que se mostram em forma de traços na secreção vaginal, mesmo quando os autores são vasectomizados. (valor 2,0) F ( ) V ( ) 6.4) A rigidez cadavérica simétrica é um fenômeno pouco explicado, que se caracteriza pela desproporção da contratura muscular entre os dois membros superiores ou entre os dois membros inferiores, ou ainda a alteração da ordem entre os membros superiores e os inferiores, sem que haja qualquer manipulação deles. (valor 2,0) F ( ) V ( )

16 6.5) O tórax feminino assemelha-se a um cone invertido e o do homem a um ovóide ficando a sua cintura escapular mais larga. (valor 2,0) F ( ) V ( )

LESÃO CORPORAL: é todo e qualquer dano ocasionado a normalidade do corpo humano, quer do ponto de vista anatômico, fisiológico ou mental.

LESÃO CORPORAL: é todo e qualquer dano ocasionado a normalidade do corpo humano, quer do ponto de vista anatômico, fisiológico ou mental. TRAUMATOLOGIA LESÃO CORPORAL: é todo e qualquer dano ocasionado a normalidade do corpo humano, quer do ponto de vista anatômico, fisiológico ou mental. CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES CORPORAIS (conforme o dano):

Leia mais

FACULDADE DE IMPERATRIZ FACIMP

FACULDADE DE IMPERATRIZ FACIMP PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso DIREITO Disciplina MEDICINA LEGAL Área: Ciências Sociais Ano: 2013.1 Período: 7º Sétimo Carga horaria: 36 horas créditos 02 Pré-Requisito Turno: MATUTINO/NOTURNO Ementa DIREITO

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Curso DIREITO. Disciplina MEDICINA LEGAL. Área: Ciências Sociais Período: 7º PERÍODO Turno: MATUTINO/NOTURNO.

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Curso DIREITO. Disciplina MEDICINA LEGAL. Área: Ciências Sociais Período: 7º PERÍODO Turno: MATUTINO/NOTURNO. PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso DIREITO Disciplina MEDICINA LEGAL Área: Ciências Sociais Período: 7º PERÍODO Turno: MATUTINO/NOTURNO Pré-Requisito DIREITO PENAL III D- 26 Ementa Medicina Legal. Estudo dos

Leia mais

Sobre a autora SUMÁRIO PREFÁCIO... 15

Sobre a autora SUMÁRIO PREFÁCIO... 15 SUMÁRIO PREFÁCIO... 15 APRESENTAÇÃO... 19 CAPÍTULO 1 O ESTUDO DA MEDICINA LEGAL... 21 1. Histórico... 21 2. Medicina Legal no Brasil... 22 3. Áreas de atuação... 23 CAPÍTULO 2 PERÍCIA MÉDICO-LEGAL E SEUS

Leia mais

PC-CE Medicina Legal Questões André Uchôa

PC-CE Medicina Legal Questões André Uchôa PC-CE Medicina Legal Questões André Uchôa 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 01. (PC-SP Médico legista VUNESP 2014) Entende-se por cadeia de custódia a) o exame

Leia mais

2 Relatório Médico-legal

2 Relatório Médico-legal 2 Relatório Médico-legal Carlos Ehlke Braga Filho-médico legista O relatório médico-legal é a narração escrita e minuciosa de todas as operações de uma perícia médica, determinada por autoridade policial

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS. VESTIBULAR 2012 I Processo Seletivo PROVA II

FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS. VESTIBULAR 2012 I Processo Seletivo PROVA II FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS VESTIBULAR 2012 I Processo Seletivo PROVA II SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Este caderno contém uma prova de redação no valor de 40 (quarenta) pontos. 1.

Leia mais

Pesquisador em Saúde Pública. Prova Discursiva INSTRUÇÕES

Pesquisador em Saúde Pública. Prova Discursiva INSTRUÇÕES Pesquisa Clínica Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva 1. Você recebeu do fiscal o seguinte material: INSTRUÇÕES a) Este Caderno de Questões contendo o enunciado das 2 (duas) questões da prova

Leia mais

1. o DESENHO INDUSTRIAL (BACHARELADO) TESTE ESCRITO-PRÁTICO PROVA DE HABILIDADES ESPECÍFICAS. 3. a ETAPA

1. o DESENHO INDUSTRIAL (BACHARELADO) TESTE ESCRITO-PRÁTICO PROVA DE HABILIDADES ESPECÍFICAS. 3. a ETAPA U N I V E R S I D A D E D E B R A S Í L I A UnB CENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS CESPE 1. o Vestibular 2002 Programa de Avaliação Seriada Subprograma 1999 3. a ETAPA PROVA DE HABILIDADES ESPECÍFICAS

Leia mais

10/7/2012. EXAME DE DNA Núcleo das células = cromossomos ( 46 ), sendo: 23 do pai e 23 da mãe 1 cromossomo possui cerca de 100 000 genes Gen = DNA

10/7/2012. EXAME DE DNA Núcleo das células = cromossomos ( 46 ), sendo: 23 do pai e 23 da mãe 1 cromossomo possui cerca de 100 000 genes Gen = DNA EXAME DE DNA Núcleo das células = cromossomos ( 46 ), sendo: 23 do pai e 23 da mãe 1 cromossomo possui cerca de 100 000 genes Gen = DNA DNA é composto por polímeros (fileira dupla de unidades básicas,

Leia mais

Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instruções abaixo.

Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instruções abaixo. PROCESSO SELETIVO 2006/1 BIOLOGIA CURSOS Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Florestal, Farmácia, Fisioterapia, Tecnologia em Agropecuária, Tecnologia em Alimentos,

Leia mais

PROVA DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL PERÍODO VESPERTINO CADERNO DE QUESTÕES ORIENTAÇÕES GERAIS

PROVA DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL PERÍODO VESPERTINO CADERNO DE QUESTÕES ORIENTAÇÕES GERAIS XXXIX CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO PROVA DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL PERÍODO VESPERTINO CADERNO DE QUESTÕES ORIENTAÇÕES GERAIS 1 Mantenha seu documento de identificação

Leia mais

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO AMAZONAS DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA SETOR DE CRIMES CONTRA A VIDA

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO AMAZONAS DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA SETOR DE CRIMES CONTRA A VIDA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO AMAZONAS DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA SETOR DE CRIMES CONTRA A VIDA FORMULÁRIO DE LOCAL DE CRIME CONTRA A VIDA / ENCONTRO DE CADÁVER DATA: / /

Leia mais

Academia de Polícia Civil ACADEPOL. CONCURSO PÚBLICO REGIONALIZADO Edital n. 01/08 ACADEPOL DELEGADO DE POLÍCIA

Academia de Polícia Civil ACADEPOL. CONCURSO PÚBLICO REGIONALIZADO Edital n. 01/08 ACADEPOL DELEGADO DE POLÍCIA Academia de Polícia Civil ACADEPOL CONCURSO PÚBLICO REGIONALIZADO Edital n. 01/08 ACADEPOL DELEGADO DE POLÍCIA CADERNO 1 PROVA DISSERTATIVA 2 a ETAPA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DESTE CADERNO. Elas

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO 2015

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO 2015 FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO 2015 2-INFORMAÇÕES GERAIS CURSO DE DIREITO 2.1-DISCIPLINA : MEDICINA LEGAL.FUNDAMENTOS MÉDICO- PSICOLÓGICOS DO DIREITO. 2.2-DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS COMPLEMENTARES

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 QUÍMICA (NOTURNO)

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 QUÍMICA (NOTURNO) assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/00 Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2009

PLANO DE ENSINO 2009 PLANO DE ENSINO 2009 ( )Fundamental I ( )Médio Profissionalizante ( X )Graduação ( )Fundamental II ( )Profissionalizante ( )Pós-graduação ( )Médio I. Dados Identificadores Curso DIREITO Disciplina MEDICINA

Leia mais

Residência Saúde 2013 PROVA OBJETIVA PROVA DISCURSIVA FISIOTERAPIA ORGANIZADOR

Residência Saúde 2013 PROVA OBJETIVA PROVA DISCURSIVA FISIOTERAPIA ORGANIZADOR Residência Saúde 2013 FISIOTERAPIA 1 FISIOTERAPIA Questão 1 Pacientes com fraqueza muscular decorrente das doenças neuromusculares podem evoluir com disfunção pulmonar e insuficiência respiratória. Em

Leia mais

Prova Final de Matemática

Prova Final de Matemática PROVA FINAL DO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Matemática/Prova 62/2.ª Chamada/2013 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho A PREENCHER PELO ESTUDANTE Nome completo Documento de identificação CC n.º ou BI n.º

Leia mais

Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva INSTRUÇÕES

Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva INSTRUÇÕES Biologia Molecular em Estudos de Células-tronco Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva 1. Você recebeu do fiscal o seguinte material: INSTRUÇÕES a) Este Caderno de Questões contendo o enunciado

Leia mais

Quando suspeitar de abuso sexual Mesa-redonda Infanto-puberal. Dr Tarcísio Crócomo

Quando suspeitar de abuso sexual Mesa-redonda Infanto-puberal. Dr Tarcísio Crócomo Tarcísio Crócomo Declaração de conflito de interesse Não recebi qualquer forma de pagamento ou auxílio financeiro de entidade pública ou privada para pesquisa ou desenvolvimento de método diagnóstico ou

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA

MEDICINA VETERINÁRIA assinatura do(a) candidato(a) Admissão para Portador de Diploma de Curso Superior. a DCS/0 Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados pessoais transcritos

Leia mais

Concurso Público. 011. Prova de Redação. www.estrategiaconcursos.com.br

Concurso Público. 011. Prova de Redação. www.estrategiaconcursos.com.br Concurso Público 011. Prova de Redação Orientador Pedagógico Assinatura do Candidato Instruções Você recebeu seu caderno de redação contendo um tema a ser desenvolvido. Confira seu nome e número de inscrição

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 2014 PROVA TIPO 1 Cargo de Nível Médio: Código: 03 REVISOR DE TEXTO EM BRAILLE 2014 Universidade Federal de Alagoas (Edital nº 025/2014)

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 PEDAGOGIA

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 PEDAGOGIA assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/00 Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014 Curso de Medicina 2ª Etapa

PROCESSO SELETIVO 2014 Curso de Medicina 2ª Etapa ESCREVA AQUI SEU NÚMERO DE INSCRIÇÃO NOME: PROCESSO SELETIVO 2014 Curso de Medicina 2ª Etapa CADERNO DE PROVAS DISCURSIVAS PROVA DE BIOLOGIA ANTES DE INICIAR A PROVA, LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1. Só abra

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO (NOTURNO)

ADMINISTRAÇÃO (NOTURNO) assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/0 ADMINISTRAÇÃO (NOTURNO) Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente

Leia mais

INTRODUÇÃO À RADIOLOGIA MUSCULO-ESQUELÉTICA

INTRODUÇÃO À RADIOLOGIA MUSCULO-ESQUELÉTICA INTRODUÇÃO À RADIOLOGIA MUSCULO-ESQUELÉTICA Prof. Rodrigo Aguiar O sistema músculo-esquelético é formado por ossos, articulações, músculos, tendões, nervos periféricos e partes moles adjacentes. Em grande

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 SERVIÇO SOCIAL

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 SERVIÇO SOCIAL assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1 Confira atentamente se

Leia mais

Lágrimas não são argumentos.

Lágrimas não são argumentos. FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO PODER EXECUTIVO FUNPRESP-EXE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO POR TEMPO DETERMINADO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR

Leia mais

Radiologia Forense: Aplicação das Radiações Ionizantes na ingestão de entorpecentes. TR. Dhiego Gumieri. http: www.tecnorad.kit.

Radiologia Forense: Aplicação das Radiações Ionizantes na ingestão de entorpecentes. TR. Dhiego Gumieri. http: www.tecnorad.kit. Radiologia Forense: Aplicação das Radiações Ionizantes na ingestão de entorpecentes TR. Dhiego Gumieri http: www.tecnorad.kit.net Medicina Legal Tanatologia Forense Radiologia Forense Drogas Ilícitas Virtópsia

Leia mais

1 o PROCESSO SELETIVO/2010

1 o PROCESSO SELETIVO/2010 Faculdade da Saúde e Ecologia Humana 1 o PROCESSO SELETIVO/2010 PROVA DE REDAÇÃO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova. 1. Este caderno contém a Prova de Redação.

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 ENGENHARIA CIVIL

Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 ENGENHARIA CIVIL assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa 2. a Transferência Facultativa/2010 Segunda Etapa Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1 Confira atentamente se

Leia mais

EDITAL 02/2015. 2.1 - A inscrição deverá ser efetuada preferencialmente pela internet no período de 01 a 11 de setembro de 2015.

EDITAL 02/2015. 2.1 - A inscrição deverá ser efetuada preferencialmente pela internet no período de 01 a 11 de setembro de 2015. EDITAL 02/2015 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA EM LINGUA ESTRANGEIRA PARA PROCESSOS SELETIVOS DE PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO AMBITO DA UFES Pelo presente edital, a Coordenação do Centro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de graduação em: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS LETRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS: LICENCIATURA Prova de LIBRAS e Redação CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES GERAIS Caderno de Questões 1. Este

Leia mais

Residência Saúde 2013 PROVA OBJETIVA NUTRIÇÃO PROVA DISCURSIVA. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso ORGANIZADOR

Residência Saúde 2013 PROVA OBJETIVA NUTRIÇÃO PROVA DISCURSIVA. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso ORGANIZADOR Residência Saúde 2013 NUTRIÇÃO Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso 1 CONTEÚDO GERAL Em um ambulatório de geriatria, a equipe multiprofissional atende a um idoso de 85 anos, que comparece acompanhado

Leia mais

NEUSA MARIA ESTEVES BITTAR

NEUSA MARIA ESTEVES BITTAR Sobre a autora Sobre a autora NEUSA MARIA ESTEVES BITTAR Médica, formada em 1973 pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos UNILUS CRM 20291. Advogada, formada em 2001 pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Pesquisador em Saúde Pública. Prova Discursiva INSTRUÇÕES

Pesquisador em Saúde Pública. Prova Discursiva INSTRUÇÕES Medicina Fetal Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva 1. Você recebeu do fiscal o seguinte material: INSTRUÇÕES a) Este Caderno de Questões contendo o enunciado das 2 (duas) questões da prova discursiva.

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FRUTA DE LEITE / MG - EDITAL 12014

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FRUTA DE LEITE / MG - EDITAL 12014 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FRUTA DE LEITE / MG - EDITAL 12014 ESTE CADERNO DE PROVAS DESTINA-SE AOS CANDIDATOS AOS SEGUINTES CARGOS: Auxiliar de Serviços

Leia mais

ENGENHARIA MECATRÔNICA

ENGENHARIA MECATRÔNICA assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/0 Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados pessoais transcritos

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 2014 PROVA TIPO 1 Cargo de Nível Médio: Código: 17 TÉCNICO EM AUDIOVISUAL 2014 Universidade Federal de Alagoas (Edital nº 025/2014)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA 2010/2

PROCESSO SELETIVO TRANSFERÊNCIA 2010/2 ESCREVA AQUI SEU NÚMERO DE INSCRIÇÃO: INSTRUÇÕES 1. Só abra o caderno de prova quando autorizado. Ao fazê-lo, verifique se a seqüência de páginas está correta. Se encontrar alguma falha, chame um fiscal

Leia mais

INSTRUÇÕES NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES FORMULADAS APÓS O INÍCIO DA PROVA. Não efetue qualquer marcação nos campos destinados à atribuição de notas.

INSTRUÇÕES NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES FORMULADAS APÓS O INÍCIO DA PROVA. Não efetue qualquer marcação nos campos destinados à atribuição de notas. INSTRUÇÕES Verifique, com muita atenção, este Caderno de QUESTÕES que deverá conter 14 (treze) questões de múltipla escolha, sendo 10 (dez) de Conhecimentos Específicos de Odontologia e 4 (quatro) de Língua

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia e Ressonância Magnética (RM)

Imagem da Semana: Radiografia e Ressonância Magnética (RM) Imagem da Semana: Radiografia e Ressonância Magnética (RM) Imagem 01. Radiografia anteroposterior do terço proximal da perna esquerda. Imagem 02. Ressonância magnética do mesmo paciente, no plano coronal

Leia mais

Secretaria Nacional de Segurança Pública PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) PERÍCIA CRIMINAL

Secretaria Nacional de Segurança Pública PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) PERÍCIA CRIMINAL Ministério da Justiça Secretaria Nacional de Segurança Pública PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP) PERÍCIA CRIMINAL POP nº 5.2 - MEDICINA LEGAL EXAME DE SEXOLOGIA FORENSE Publicado em SET/2013 FINALIDADE:

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO CONCURSO PARA PROCURADOR DO MUNICÍPIO SEGUNDA FASE PROVA DISSERTATIVA

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO CONCURSO PARA PROCURADOR DO MUNICÍPIO SEGUNDA FASE PROVA DISSERTATIVA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO CONCURSO PARA PROCURADOR DO MUNICÍPIO SEGUNDA FASE PROVA DISSERTATIVA Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Ambiental. DATA: 01/12/2007 CADERNO DE QUESTÕES

Leia mais

- Poderá tomar todos os outros medicamentos que usa, com pouco água ½ copo.

- Poderá tomar todos os outros medicamentos que usa, com pouco água ½ copo. PREPAROS PARA TOMOGRAFIA TOMOGRAFIA CRÂNIO - Jejum - 2 horas. - Trazer exames anteriores (tomografia, ressonância e rx de crânio, eletroencefalograma) - Clientes diabéticos e em uso de CLORIDRATO DE METFORMINA

Leia mais

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. INSTRUÇÕES 1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. 2 3 4 Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno,

Leia mais

Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva INSTRUÇÕES

Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva INSTRUÇÕES Avaliação e monitoramento de atenção básica na Amazônia Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva 1. Você recebeu do fiscal o seguinte material: INSTRUÇÕES a) Este Caderno de Questões contendo o enunciado

Leia mais

002. Prova de redação

002. Prova de redação Processo Seletivo Interno Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CHQAOPM/2015) 002. Prova de redação Quadro Auxiliar de Oficiais da Polícia Militar

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015

CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015 ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR PAULO NEVES DE CARVALHO FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Governo de Minas Gerais CONCURSO PÚBLICO VESTIBULAR/2015 2ª ETAPA Provas abertas: Matemática, História e Redação em Língua Portuguesa.

Leia mais

RASCUNHO Nº DE INSCRIÇÃO. PROVA ESCRITA OBJETIVA CARGO: PROFESSOR CLASSE SL (MATEMÁTICA) DATA: 20/01/2013 HORÁRIO: 9h às 12h (horário do Piauí)

RASCUNHO Nº DE INSCRIÇÃO. PROVA ESCRITA OBJETIVA CARGO: PROFESSOR CLASSE SL (MATEMÁTICA) DATA: 20/01/2013 HORÁRIO: 9h às 12h (horário do Piauí) NÚCLEO DE CONCURSOS E PROMOÇÃO DE EVENTOS NUCEPE PROCESSO SELETIVO SEDUC/PI - 2012 FOLHA DE ANOTAÇÃO DO GABARITO - ATENÇÃO: Esta parte somente deverá ser destacada pelo fiscal da sala, após o término da

Leia mais

Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva INSTRUÇÕES

Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva INSTRUÇÕES Otimização e modelagem a partir de dados em ambientes computacionais de alto desempenho Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva 1. Você recebeu do fiscal o seguinte material: INSTRUÇÕES a) Este Caderno

Leia mais

Vestibular 2007 1ª Fase RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

Vestibular 2007 1ª Fase RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Vestibular 2007 1ª Fase RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Instruções Gerais: No dia de hoje (15/11), você deverá responder as questões de Geografia, História, Artes Visuais e Literatura e Raciocínio Lógico-Matemático.

Leia mais

FÍSICA. Terceiro ano integrado. INF3 e QUI3-2009

FÍSICA. Terceiro ano integrado. INF3 e QUI3-2009 FÍSICA Terceiro ano integrado INF3 e QUI3-2009 Instruções: Leia atentamente cada questão para resolvê-la com segurança. A marcação do gabarito deverá ser feita com caneta de tinta azul ou preta Há somente

Leia mais

QUESTÕES DE MEDICINA LEGAL

QUESTÕES DE MEDICINA LEGAL QUESTÕES DE MEDICINA LEGAL 1) A identificação de uma pessoa se define como um conjunto de características que individualiza a pessoa, tornando-a diferente das demais. Sob esta óptica, o exame de DNA, embora

Leia mais

CADERNO DE PROVA 2.ª FASE. Nome do candidato. Coordenação de Exames Vestibulares

CADERNO DE PROVA 2.ª FASE. Nome do candidato. Coordenação de Exames Vestibulares CADERNO DE PROVA 2.ª FASE Nome do candidato Nome do curso / Turno Local de oferta do curso N.º de inscrição Assinatura do candidato Coordenação de Exames Vestibulares I N S T R U Ç Õ E S LEIA COM ATENÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO - Curso Semestral - 2015

PLANO DE ENSINO - Curso Semestral - 2015 21/02/2011 Página 1 de 5 PLANO DE ENSINO - Curso Semestral - 2015 Disciplina MEDICINA LEGAL Curso Graduação Período 7 º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Complementar Turmas A,B e D Código 26 Carga

Leia mais

Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Primeiros

Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Primeiros Inicie a disciplina apresentando o objetivo geral e os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Primeiros Socorros 1, neste material. 93 Para iniciar uma discussão

Leia mais

Estabeleça um plano de prova, ou seja, defina com muita clareza como irá fazê-la. São 4 horas de prova, pouco tempo para quem sabe muito e muito

Estabeleça um plano de prova, ou seja, defina com muita clareza como irá fazê-la. São 4 horas de prova, pouco tempo para quem sabe muito e muito Conhecer o lugar da prova para não correr o risco de se atrasar. Se possível, visitar o local da prova no dia anterior para conhecer o ambiente e também o tempo gasto para chegar a ele. No dia de exame,

Leia mais

Escola Básica 2 Roberto Ivens. Informação da prova de equivalência à frequência da disciplina de Ciências da Natureza

Escola Básica 2 Roberto Ivens. Informação da prova de equivalência à frequência da disciplina de Ciências da Natureza SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA E CIÊNCIA DIRECÇÃO REGIONAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA INTEGRADA ROBERTO IVENS Escola Básica 2 Roberto Ivens. Informação da prova de equivalência à frequência da

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS NÚCLEO DE SELEÇÃO Rod. Br 153 Quadra Área Km 99 Bairro São João Anápolis-GO CEP: 75.132.903 (62) 3328-1122 1 PROCESSO SELETIVO UEG 2012/2 RELEASE DA 2ª FASE PROVAS DISCURSIVAS ESPECÍFICAS E DE REDAÇÃO 1. DATA DA PROVA:

Leia mais

4 TERMO ADITIVO AO EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 0001/2012 FMS

4 TERMO ADITIVO AO EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 0001/2012 FMS ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE FRAIBURGO 4 TERMO ADITIVO AO EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 0001/2012 FMS OBJETO: Credenciamento de empresas do ramo interessadas na prestação de serviços de consultas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 CARGO E UNIDADES: Odontólogo (Unidade Móvel) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas. I N S T R

Leia mais

Doença de Paget. Definição:

Doença de Paget. Definição: Definição: É uma doença sistêmica de origem desconhecida que determina alteração no Processo de Remodelação Óssea. Apresenta um forte componente genético. Se caracteriza por um aumento focal no remodelamento

Leia mais

Posso fazer a barba?

Posso fazer a barba? A UU L AL A Posso fazer a barba? Você estudou na Aula 6 as transformações que acontecem durante a puberdade feminina. Agora chegou a hora de falarmos da puberdade masculina. Para os meninos, a puberdade

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT IC) ORIENTAÇÕES GERAIS 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJT- IC) tem como objetivo proporcionar a formação

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Maringá PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS TESTE SELETIVO EDITAL N O 201/2010-PRH INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA E PREENCHIMENTO DA FOLHA DE RESPOSTAS

Leia mais

Câncer de Tireóide. O segredo da cura é a eterna vigilância

Câncer de Tireóide. O segredo da cura é a eterna vigilância Câncer de Tireóide Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira O câncer de tireóide é um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glândula

Leia mais

EDITAL 01/2015. 2.1 - A inscrição deverá ser efetuada preferencialmente pela internet no período de 22 a 30 de abril de 2015.

EDITAL 01/2015. 2.1 - A inscrição deverá ser efetuada preferencialmente pela internet no período de 22 a 30 de abril de 2015. EDITAL 01/2015 EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA EM LINGUA ESTRANGEIRA PARA PROCESSOS SELETIVOS DE PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO AMBITO DA UFES Pelo presente edital, a Coordenação do Centro

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015/02

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015/02 GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RURAL ABAITARÁ EDITAL PROCESSO SELETIVO 2015/02 CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 2015

Leia mais

A Declaração de Óbito. Consa. Maria Madalena de Santana

A Declaração de Óbito. Consa. Maria Madalena de Santana A Declaração de Óbito Consa. Maria Madalena de Santana APRESENTAÇÃO CAMPO I IDENTIFICAÇÃO INDISPENSÁVEL! CAMPO II RESIDÊNCIA CAMPO III OCORRÊNCIA CAMPO IV FETAL OU MENOR QUE 1 ANO CAMPO V CONDIÇÕES E

Leia mais

NOME DO CANDIDATO ASSINATURA DO CANDIDATO RG DO CANDIDATO

NOME DO CANDIDATO ASSINATURA DO CANDIDATO RG DO CANDIDATO MINISTÉRIO PUBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO Ministério Público MPSP DO ESTADO DE SAO PAULO EDITAL N 03/2013 NIVEL SUPERIOR ANALISTA DE PROMOTORIAI (ÁREA DA SAÚDE-MÉDICO LEGISTA) NOME DO CANDIDATO ASSINATURA

Leia mais

REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS 2015 Professores Vigilantes

REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS 2015 Professores Vigilantes REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS 2015 Professores Vigilantes 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO 4.1 Relativamente às provas finais do 1.º ciclo: a) Português canetas ou esferográficas de tinta indelével preta

Leia mais

AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO

AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

Provas Finais de Português e Matemática (6º e 9ºanos) (Informação Alunos) Resumo Norma 02/JNE/2014

Provas Finais de Português e Matemática (6º e 9ºanos) (Informação Alunos) Resumo Norma 02/JNE/2014 Provas Finais de Português e Matemática (6º e 9ºanos) (Informação Alunos) Resumo Norma 02/JNE/2014 6ºano Material autorizado 9ºano Port e Mat- Canetas ou esferográficas de tinta indelével preta ou azul.

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO GERAL CENTRO DE INTELIGÊNCIA

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO GERAL CENTRO DE INTELIGÊNCIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO GERAL CENTRO DE INTELIGÊNCIA END: BAIRRO: CEP: PAI: MÃE: NACIONALIDADE: UF: DATA DE NASC: / / SPC: ESCOLA: UPM: SSP: FFAA: PF: SERASA:

Leia mais

ARTES PLÁSTICAS - LICENCIATURA (NOTURNO)

ARTES PLÁSTICAS - LICENCIATURA (NOTURNO) assinatura do(a) candidato(a) ADMISSÃO PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR 2.ª DCS/2011 ARTES PLÁSTICAS - LICENCIATURA (NOTURNO) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Prova Dissertativa 1 Ao receber

Leia mais

VESTIBULAR. 2º semestre 2014. Informações Gerais: Horário de realização das provas: das 14h às 18h, as provas serão aplicadas.

VESTIBULAR. 2º semestre 2014. Informações Gerais: Horário de realização das provas: das 14h às 18h, as provas serão aplicadas. VESTIBULAR 2º semestre 2014 Informações Gerais: Data das Provas: 1º de Junho de 2014 Horário de realização das provas: das 14h às 18h, as provas serão aplicadas. Conteúdo das Provas: Português, Conhecimentos

Leia mais

PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM

PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM Caderno de Questões PREFE ITURA MUNICIPAL DE GUAJ ARÁ MIRIM realização S25 - Médico Veterinário AT E N Ç Ã O 1. O caderno de questões contém 40 questões de múltipla-escolha, conforme distribuição abaixo,

Leia mais

Admissão por Transferência Facultativa ENGENHARIA MECÂNICA

Admissão por Transferência Facultativa ENGENHARIA MECÂNICA assinatura do(a) candidato(a) Admissão por Transferência Facultativa. a Transferência Facultativa/0 Prova Dissertativa LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Confira atentamente se os dados pessoais transcritos

Leia mais

ANATOMIA HUMANA I. Sistema Esquelético. Prof. Me. Fabio Milioni

ANATOMIA HUMANA I. Sistema Esquelético. Prof. Me. Fabio Milioni ANATOMIA HUMANA I Sistema Esquelético Prof. Me. Fabio Milioni FUNÇÕES Sustentação Proteção Auxílio ao movimento Armazenamento de minerais Formação de células sanguíneas 1 CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS Longos

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos N.º do Código do Estabelecimento de Ensino 3102-202 Nº de Telefone: 291945614/15

Leia mais

Os princípios da composição do vestuário levam em conta os seguintes aspectos:

Os princípios da composição do vestuário levam em conta os seguintes aspectos: Princípios de Composição do Vestuário Para trabalhar com roupas mais elaboradas é importante conhecer os princípios de composição do vestuário. Neste nicho de mercado, este tipo de peça é desenvolvido

Leia mais

física EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014

física EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014 EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014 física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

ANEXO ÚNICO Fica a Credenciada Camil - Centro de Assistência Médica Itabapoana - Ltda a prestar os seguintes serviços de saúde aos municípios consorciados ao CIM POLO SUL: 001 - Colonoscopia (coloscopia)

Leia mais

TANATOLOGIA CURSO DE TÉCNICOS DE NECROPSIAS

TANATOLOGIA CURSO DE TÉCNICOS DE NECROPSIAS TANATOLOGIA CURSO DE TÉCNICOS DE NECROPSIAS Clovis Mendoza Médico legista Recife - 2009 TANATOLOGIA MÉDICO LEGAL CONCEITO: É um capítulo da Medicina Legal que estuda a morte e as suas conseqüências clínicas

Leia mais

VESTIBULAR 2012 1ª Fase GEOGRAFIA. Instruções Gerais: Instruções para a prova de Geografia:

VESTIBULAR 2012 1ª Fase GEOGRAFIA. Instruções Gerais: Instruções para a prova de Geografia: VESTIBULAR 2012 1ª Fase GEOGRAFIA Instruções Gerais: Hoje você deverá responder às questões de Artes Visuais e Literatura, História, Geografia e de Raciocínio Lógico- Matemático. Você terá 4 horas para

Leia mais

EDITAL Nº 015/2014-PROPPG, de 22 de dezembro de 2014.

EDITAL Nº 015/2014-PROPPG, de 22 de dezembro de 2014. Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática EDITAL Nº 015/2014-PROPPG, de 22 de dezembro de 2014. A Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 2014 PROVA TIPO 1 Cargo de Nível Médio: Código: 19 ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROVA PRÁTICA 2014 Universidade Federal

Leia mais

C A D E R N O D E P R O V A S

C A D E R N O D E P R O V A S CONCURSO PÚBLICO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS C A D E R N O D E P R O V A S CADERNO 7 ESPECIALIDADE: ENGENHEIRO ELETRICISTA PROVA: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - DISCURSIVA LEIA ATENTAMENTE

Leia mais

Informação Prova de equivalência à frequência

Informação Prova de equivalência à frequência Informação Prova de equivalência à frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 1ª e 2ª fases Ano Letivo 2014/2015 Disciplina: Ciências Naturais Duração: 90 minutos Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho 1-

Leia mais

Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva INSTRUÇÕES

Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva INSTRUÇÕES Bioinformática Pesquisador em Saúde Pública Prova Discursiva 1. Você recebeu do fiscal o seguinte material: INSTRUÇÕES a) Este Caderno de Questões contendo o enunciado das 2 (duas) questões da prova discursiva.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 CARGO E UNIDADES: Técnico Operacional II Administração Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas.

Leia mais

Caderno de Prova MARQUE ASSIM NÃO MARQUE ASSIM. Pedofilia é crime, denuncie.

Caderno de Prova MARQUE ASSIM NÃO MARQUE ASSIM. Pedofilia é crime, denuncie. Edital de Abertura do Concurso Público Caema - MA n o 01/2014 Auxiliar de Serviços e Obras de Saneamento Caderno de Prova LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Prezado(a) Candidato(a), 1. Ao receber este

Leia mais

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a):

Serviço Público Federal CONCURSO PÚBLICO 2014 INSTRUÇÕES GERAIS. Nº do doc. de identificação (RG, CNH etc.): Assinatura do(a) candidato(a): Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CONCURSO PÚBLICO 204 PROVA TIPO Cargo de Nível Médio: Código: 5 TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 204 Universidade Federal de Alagoas (Edital nº

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 05/2014 CARGO E UNIDADES: Professor de Educação Infantil e Fundamental (MACAÍBA) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova:

Leia mais