Marrocos um pouco de história & CULTURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Marrocos um pouco de história & CULTURA"

Transcrição

1 30 de Março a 8 de Abril 2012

2 Marrocos um pouco de história & CULTURA Marrocos, tal como grande parte do Norte de África esteve sucessivamente sob o domínio dos fenícios, do Império Romano e do Império Bizantino até à chegada dos árabes, que trouxeram o Islão e fundaram o reino de Nekor, nas montanhas do Rif, no século VII. Os indígenas berberes, no entanto, assumiram o controle no século XI e governaram, não só Marrocos (agregando-lhe reinos vizinhos), mas também a parte sul da península ibérica, até ao fim do século XII. Em 1415, Portugal virou os olhos para África e começa com a conquista de Ceuta e, no século seguinte, a maior parte do litoral marroquino estava nas mãos de portugueses e espanhóis. Ceuta continua sob soberania espanhola até hoje. Em 1904, na Conferência de Algeciras, a Inglaterra concedeu à França o domínio de Marrocos, cujo sultão tinha contraído uma grande dívida com aquele país da Europa (em troca, a França concordou que o Reino Unido governasse o Egipto). Em 1859, a Espanha anexou Marrocos, anexação essa que terminaria quando o sultão marroquino Moulay Abd al-hafid aceitou em 1912, o estatuto de protectorado francês. A seguir à Segunda Guerra Mundial, de acordo com a Carta do Atlântico (assinada em 1941, por Winston Churchill e Franklin Roosevelt), as forças vivas de Marrocos exigiram o regresso do sultão Mohammed V e em 1955, a França, que já se encontrava a braços com insurreição na Argélia, concordou com a independência da sua colónia, que foi celebrada dia 2 de Março de Em Agosto de 1957, Sidi Mohammed transformou Marrocos num reino, passando a usar o título de rei.

3 Localizado no chamado Magrebe, o reino de Marrocos com cerca de de habitantes (2003) é banhado pelo oceano Atlântico a oeste, pelo mar Mediterrâneo a norte, faz fronteira com a Argélia a leste, e a sul e sudeste com a Mauritânia. Abrange uma área total de km². A capital é Rabat, com uma população de habitantes (2004), destacando-se também outras cidades, como Casablanca, a maior do país, com habitantes, Tânger ( hab.) e Fez ( hab.). Marrocos um país de contrastes: coexistem calor e frio, períodos de seca e inundações, planícies nas costas e cordilheiras, penhascos e bosques verdejantes, tempestades de areia e de neve, leitos de rios secos e rios caudolosos. Destacam-se duas cadeias montanhosas: o Rif, com a orientação noroestesudeste, que faz, geologicamente, parte das cordilheiras do Sul da Península Ibérica, e que tem como ponto mais alto o monte Tidirhine com 2456 m; e o Atlas, no Centro do país, com a orientação leste-oeste, cujo ponto mais alto é o monte Tubkal (4165 m). A leste, situa-se a bacia do Muluya, uma região de terras baixas, semiárida, criada pela erosão do rio Muluya. Mais a leste e a sudeste, encontram-se os altos planaltos, com cerca de 1000 metros de altitude. No Sul, iniciam-se as terras áridas do deserto do Saara. Marrocos é um país de grupos multi-étnicos com uma cultura e civilização rica. Através da história, Marrocos acolheu muitos povos provenientes do Oriente (Fenícios, Judeus e árabes), do Sul (Mouros e da África subsariana) e do Norte (Romanos e Vândalos). É concebida todas as formas de crenças, desde Paganismo, Judaísmo, Cristianismo ao Islamismo. Os marroquinos são afáveis, hospitaleiros e são por natureza excelentes comerciantes e regatear preços faz indiscutivelmente parte da cultura deles. É por isso inquestionável que a parte mais ocidental do mundo árabe pode reclamar, para sí, o título do país mais fascinante do Magrebe.

4 PROGRAMA Sexta 30 de Março TARIFA>TANGER>CHEFCHAOUEN Concentração em Tarifa às 13h30 (locais) para travessia no ferry das 15h00. Depois das formalidades alfandegárias seguimos para Chefchaouen a cerca de uma hora e meia de Tanger. Breve visita a Chafchaouen. Conhecida como a cidade branca ou pomba branca, é uma cidade de montanha na cordilheira do Rif situada entre duas montanhas, os chifres, ech e chaou, de onde deriva o seu nome. Fundada em 1471 por shorfas edrícias descendentes do profeta Maomé, como um baluarte na luta contra os portugueses. O estilo das casas tem muitas influências andaluzas devido à emigração de judeus muçulmanos de Granada quando os Reis católicos de Espanha conquistaram aquele reino. O azul estonteante e o branco protege as casas, tanto do calor excessivo como dos insectos e confere às suas casas e ruas estreitas uma beleza impar. Alojamento e jantar no hotel.

5 Sábado 31 de Março CHEFCHAOUEN>IFRANE>MIDELT>ERFOUD Saída bem cedo para a ligação a Erfoud que apesar dos aproximadamente 600 km que separam estas duas localidades, permitirá uma breve paragem na belíssima vila de Ifrane situada a 1650 m de altitude no lado pluvioso do Atlas, é uma estância de neve construida pelos franceses. As casas com telhados de telhas conferem a esta povoação uma atmosfera centro-europeia fazendo-nos lembrar uma cidade Suiça. No cimo um lindíssimo castelo que era usado pelo rei Hassan II para a caça. Seguiremos por Azrou com direcção a Midelt e depois pelo Vale do Ziz, provavelmente um dos vales mais bonitos de Marrocos, antigo percurso de acesso ao Tafilalet, disputado ao longo de séculos pela sua importância estratégica por onde passavam muitas mercadorias vindas dos extensos palmeirais do sul (Tafilalet). Chegada a Erfoud ao fim da tarde. Resto do dia para descanso e desfrutar das piscinas do hotel ou do seu SPA. Almoço volante. Jantar e dormida no hotel.

6 Domingo 1 de Abril ERFOUD>MERZOUGA (ERG CHEBBY) Depois de uma noite bem dormida e os depósitos abastecidos começaremos o primeiro dos 5 dias totalmente destinados ao todo-o-terreno. Seguiremos por pistas até Merzouga, pequeno oasis, onde se ergue o Erg Chebby o monte de dunas mais setentrionais de Marrocos. O extraordinário monte de areia, de uns 30 km de comprimento e uma largura de 10 km, atinge uma altura de mais de 300 metros, figurando entre as dunas interiores maiores do mundo. Depois das primeiras pistas até às dunas e do almoço volante num pequeno oasis o resto da tarde será dedicado à iniciação à condução nas dunas do interior do Erg Chebby. Jantar no albergue com animação ao som dos djambés dos nossos anfitriões. Segunda 2 de Abril MERZOUGA (ERG CHEBBY) Dia totalmente dedicado ao prazer da condução nas dunas do Erg, ou dia de descanso no albergue para quem optar pelo sossego do deserto à beira da piscina. Visitaremos ainda Merzouga e uma das suas cooperativas. Almoço volante num oásis no coração do Erg. Jantar no albergue com animação ao som dos djambés dos nossos anfitriões.

7 Terça 3 de Abril MERZOUGA>OÁSIS MHARECH Mais um dia de pistas pelo interior desertico depois de deixar-mos Merzouga e as suas dunas. O nosso destino será um pequeno oásis junto a um pequeno desfiladeiro. Almoço volante. jantar e alojamento no albergue. Quarta 4 de Abril OÁSIS MHARECH>OUARZAZATE Pequeno almoço bem cedinho para seguirmos o nosso itinerário ainda por pista até ao alcatrão e depois até Tinerhir ao longo de um enorme palmeiral até entrarmos nas Gargantas do Todra, um desfiladeiro que é um verdadeiro espectáculo da natureza. Entreremos novamente em pista, um troço de montanha acidentado até às Gargantas do Draa, com algumas vistas panorâmicas incríveis. Seguimos depois novamente em alcatrão pelo famoso Vale das Rosas e pela estrada das Kasbhas até Ouarzazate. Ouarzazate é a Meca do cinema em África. A sua localização privilegiada, perto de montanhas, do deserto e de oásis, o seu ar limpo e uma luz excepcional fazem deste local um dos preferidos dos realizadores para as suas obras históricas. Contam-se entre as mais recentes: O Gladiador, Alexandre O Grande, O Reino dos Céus entre outros clássicos como Cleopatra, A Joia do Nilo, A ilha do Tesouro. Jantar e alojamento no hotel. Quinta 5 de Abril OUARZAZATE>MARRAQUEXE O último dia com pistas, desta vez por um troço de montanha no Alto Atlas ao longo do belíssimo Tizi-n-test. Seguiremos depois até Marraquexe com chegada prevista para o fim da tarde. Almoço volante. Jantar e alojamento em hotel.

8 Sexta 6 de Abril MARRAQUEXE Dia livre em Marraquexe. Muitas vezes chamada a pérola vermelha a mais bela e emblemática cidade de todo o Magrebe. O primeiro nome da cidade foi Marroukech ("vai-te depressa")... embora hoje em dia muitos visitantes fiquem aqui para sempre, entre os souks e as ruelas sombrias, bebendo chá de erva doce, escutando os seus músicos, aguadeiros ou saltimbancos na famosa, exótica e frenética Praça Jemaa el Fna. Foi declarada "Património Mundial" pela UNESCO. Preparamos para a manhã uma visita (facultativa) aos principais monumentos e deixaremos para depois do almoço a visita à medina para as comprar. Para acabar bem o dia um jantar espectáculo. Dormida no hotel. Sábado 7 de Abril MARRAQUEXE > EL JADIDA > CASABLANCA >TÂNGER Depois do pequeno almoço partida para Tânger. Este longo percurso vai ainda proporcionar uma visita ao forte Português em El-Jadida, antiga Mazagão, fundada pelos portugueses em 1513 como entreposto comercial, resistiu à soberania dos mouros a custa de grande esforço e investimento da Coroa portuguesa. Hoje algumas ruas ainda permanessem com os nomes portugueses. No interior das muralhas, a Cisterna Portuguesa descoberta por acidente é uma das obrasprimas da arquitectura do século XVI. É uma grande construção subterrânea de 33 metros por 34 metros, coberta por abóbadas suspensas por cinco fiadas de pilares de pedra. Em 1949, este esquecido lugar foi redescoberto por Orson Wells, tendo sido utilizado em algumas cenas do seu filme "Othello" e mais recentemente em "Sahara". Após esta visita e de um almoço rápido seguimos em direcção a Casablanca apenas para contemplar a imponente mesquita Hassan II. O ex-libris de Marrocos é o templo mais alto do mundo com o seu minarete quadrado que se ergue a uma altura de quase 200 metros, com espaço para abrigar 20 mil pessoas na suntuosa sala de orações feita inteiramente de mármore e granito. No fim da visita partida para Tânger última paragem em Marrocos. Jantar e dormida no Hotel. Domingo 8 de Abril TÂNGER>TARIFA>CASA Depois do pequeno almoço saida bem cedo para a travessia de ferry para Tarifa e regresso a casa.

9

10 30 de Março TANGER 7 de Abril 30 de Março CHEFCHAOUEN 5 e 6 de Abril MARRAQUEXE 31 de Março ERFOUD 4 de Abril OUARZAZATE 3 de Abril MHARECH 1 e 2 de Abril MERZOUGA

11 REQUISITOS PARA PARTICIPAR Para participar nesta viagem, deve possuir uma viatura 4x4. Se não for o caso podemos reservar uma viatura a partir de Tanger. Não necessita de muita experiência for a de estrada. Este itinerário apenas contempla 5 dias de pistas e areia de grau de dificuldade baixo. O mais importante é mesmo gostar de viajar, descobrir novas paisagens, ter espírito de camaradagem e estar preparado para enfrentar alguns contratempos que possam surgir durante este tipo de viagem, ou não fosse esta uma aventura. EQUIPAMENTO 4X4 Veiculo Embora não seja necessário qualquer preparação especial do seu veículo, é fundamental ter o carro revisto, tanto ao nivel de travões, motor, como a nivel de lubrificantes, nomeadamente óleo do motor, valvolina dos diferênciais e transmissões, já que a utilização em areia implica algum esforço mecânico adicional. Os amortecedores também deverão estar em bom estado. O seu veículo deve estar equipado com ganchos para engate de cinta de reboque. Pneus Os pneus aconselhados para este género de viagem devem ser tipo misto (os pneus que habitualmente equipam os 4x4), em bom estado. Equipamento 4x4 aconselhável Aconselhamos vivamente que tenha o seguinte equipamento na sua viatura, são acessórios básicos mas indispensáveis 1 cabo de reboque 1 pesa ar 1 compressor ou bomba de pé para encher pneus Macaco e chave de rodas 1 filtro de ar 1 duplicado das chaves do veículo Equipamento 4x4 facultativo A lista de material seguinte não sendo obrigatório não deixa de ser importante considerarem, pois pode fazer toda a diferença em caso de necessidade. 1 pá e enxada 1 bomba de mousse (para furos) Óleo para motor Cintas para segurar a carga 1 filtro de óleo 1 jogo de correias Filtro de combustível Arame Lâmpadas e Fusíveis 2ª. roda suplente 1 extintor fita americana FORMALIDADES Os documentos a seguir são indispensáveis para apresentar na alfândega de Marrocos, a falta de algum destes documentos impedirá a entrada no país. Passaporte com validade superior a 6 meses após a data de regresso (não é necessário visto para os passaportes da CEE) Carta de condução Internacional (pode adquirir no ACP), não sendo obrigatório é aconselhável. Carta de condução nacional Seguro válido para Marrocos (pedir extensão na sua seguradora) Registo de propriedade e livrete da viatura No caso da viatura não estar em nome do condutor, é obrigatório uma declaração do proprietário, redigida em francês. Forneceremos esta declaração a quem a solicitar.

12 CUSTOS E PAGAMENTOS A LAND VENTURE tem a seu cargo toda a logistica da viagem, o serviço de hotelaria, as formalidades de fronteira e relações com as autoridades, as travessias do Mediterrânio, o acompanhamento do grupo a Marrocos com um veiculo da organização e assistência mecânica. OS PARTICIPANTES deverão providenciar alimentos para 6 almoços volantes (tipo piquenique) previstos no programa. Ao longo da viagem passaremos por localidades remotas, onde pode aproveitar para dar o que já não usa em casa (roupa, brinquedos, etc...). A organização dará instruções para a entrega destas ofertas de modo a que ocorra sem incidentes, muitas vezes as crianças aproximam-se demasiado das viaturas. Custo da Viagem Adulto em quarto duplo/ Triplo 690,00 Crianças com menos de 12 anos (partilhando quarto com 2 adultos, max.2 p/quarto) 490,00 Suplemento Single 280,00 O preço inclui Ferry Boat > Tarifa > Tânger > Tarifa (Viatura e Tripulantes) Sexta 30/3: alojamento em hotel 4* e jantar em Chefchaouen Sábado 31/3: pequeno almoço, alojamento em hotel 5* com jantar em Erfoud Domingo 01/4: pequeno almoço, alojamento em albergue 3* com jantar em Merzouga Segunda 02/4: pequeno almoço, alojamento em albergue 3* com jantar em Merzouga Terça 03/4: pequeno almoço, alojamento em albergue com jantar no Oásis Mharech Quarta 04/4: pequeno almoço, alojamento em hotel 3* com jantar em Ouarzazate Quinta 05/4: pequeno almoço, alojamento em hotel 4*com jantar em Marraquexe. Sexta 06/4: pequeno almoço, almoço, alojamento em hotel 4* com jantar em Marraquexe. Sábado 07/4: pequeno almoço, alojamento em hotel 4* com jantar em Tânger Domingo 08/4: Pequeno almoço. 1 veiculo da organização Guia do deserto Seguro de viagem Taxas e IVA Filme da viagem em DVD Hotelaria Chefchaouen - Hotel Atlas Chaouen, Erfoud - Hotel Xaluca, Merzouga - Hotel Yasmina, Oásis Mharech - Albergue Ouarzazate - Riad Salam Marraquexe - Hotel Atlas Asni, Tanger - Hotel Atlas Rif&Spa, O preço não inclui viatura combustível refeições não indicadas no programa bebidas às refeições nos hóteis e extras de carácter pessoal City tour em Marrakesh e entradas nos monumentos: 20 Jantar Espectáculo La Fantasia: 35 Condições de participação Liquidação de 25% do valor total no acto da inscrição, Os restantes 75% até 15 dias antes do início da viagem. Nº de participantes Mínimo: 5 viaturas, máximo 15 viaturas.

13 RESPONSÁVEL FICHA DE INSCRIÇÃO NOME COMPLETO: MORADA: CÓDIGO POSTAL LOCALIDADE TELEMÓVEL: NACIONALIDADE: GRUPO SANG.(RH): DATA DE NASCIMENTO E LOCAL: / / Nº DO PASSAPORTE: EMITIDO EM: / / VÁLID: / / 1º ACOMPANHANTE NOME COMPLETO: MORADA: CODIGO POSTAL LOCALIDADE TELEMÓVEL: NACIONALIDADE: GRUPO SANG.(RH): DATA DE NASCIMENTO E LOCAL: / / Nº DO PASSAPORTE: EMITIDO EM: / / VÁLID: / / 2º ACOMPANHANTE NOME COMPLETO: MORADA: CODIGO POSTAL LOCALIDADE TELEMÓVEL: NACIONALIDADE: GRUPO SANG.(RH): DATA DE NASCIMENTO E LOCAL: / / Nº DO PASSAPORTE: EMITIDO EM: / / VÁLID: / / VEÍCULO MARCA: MODELO: MATRICULA: - - ANO DE FABRICO: COR: ESTÁ EM SEU NOME*: Preencha todos os campos da ficha de inscrição, envie por mail para geral@landventure.pt * Se o veículo não for seu ou não estiver em seu nome tem de possuir uma declaração de autorização do proprietário em francês, esta situação também se aplica a viaturas de empresas. Se este for o seu caso consulte-nos. Ao preencher esta ficha declara que tomou conhecimento das Condições Gerais. SE PRECISAR FOTOCOPIE ESTA FICHA PARA ACRESCENTAR OS 4º e 5º ACOMPANHANTES

14 ORGANIZAÇÃO. A organização desta viagem é da responsabilidade da LAND VENTURE a operar em parceria com Forumlogy, Viagens e Turismo, Lda, com sede na Rua José da Cruz Moreira Pinto, Nº32, Loja 1.02, Viseu, titular do RNAVT DOCUMENTOS de IDENTIFICAÇÃO. O cliente deverá possuir em boa ordem a sua documentação pessoal ou familiar, (bilhete de identidade, autorização para menores, passaportes, vistos, certificados de vacinas e outros eventualmente exigidos para o presente programa). A LAND VENTURE declina qualquer responsabilidade pela recusa de concessão de visto ou a permissão de entrada ao cliente em país estrangeiro; nestes casos aplicam-se as condições estabelecidas na cláusula Desistências, sendo ainda da conta do cliente todo e qualquer custo que tal situação acarretar. ALTERAÇÕES. Sempre que existam razões que o justifiquem, a organização poderá alterar a ordem dos percursos, modificar as horas de partida ou substituir qualquer dos hotéis previstos por outros de categoria similar. Se circunstâncias imprevistas obrigarem a suspender quaisquer viagens, os clientes terão sempre direito ao reembolso das quantias pagas. ALTERAÇÃO AO PREÇO. Os preços do programa estão baseados nos custos dos serviços e taxas de câmbio vigentes à data de início do período de vigência do programa pelo que estão sujeitos a alteração que resulte de variações no custo dos transportes ou do combustível, de direitos, impostos, taxas e flutuações cambiais. Sempre que se verifique uma alteração ao preço da viagem, o cliente será imediatamente informado e convidado a, dentro do prazo que lhe foi fixado, aceitar o aumento verificado ou anular a sua inscrição nos mesmos termos e condições que os previstos na rubrica Impossibilidade de cumprimentos. REEMBOLSOS. Depois de iniciada a viagem não é devido qualquer reembolso por serviços não utilizados pelo cliente. A não prestação de serviços previstos no programa de viagem por causas não imputáveis à organização, e caso não seja possível substituição por outros equivalentes, confere ao cliente o direito a ser reembolsado entre o preço dos serviços previstos e o dos efectivamente prestados. DESISTÊNCIAS. Em caso de desistência por parte do participante ou acompanhante, aplicam-se as seguintes penalizações: 25% do valor da viagem se cancelada até 20 dias da data de partida; 50% do valor da viagem se cancelada até 7 dias da data de partida e 100% do valor da viagem se cancelada a menos de 7 dias da data de partida. ANULAÇÃO DO PROGRAMA. Caso não seja atingido o número mínimo de participantes exigido, e sempre que o programa o mencione, a LAND VENTURE poderá cancelar a viagem, notificando o cliente com pelo menos 8 dias de antecedência, não havendo neste caso, responsabilidade civil da LAND VENTURE pela rescisão. RESPONSABILIDADE. A responsabilidade da LAND VENTURE da viagen constante deste programa e emergentes das obrigações assumidas, encontra-se garantida por um seguro de responsabilidade civil na companhia de seguros Liberty Seguros e por uma caução bancária, nos termos da legislação em vigor. IVA. Os preços mencionados já têm o Imposto sobre o valor acrescentado (IVA) aplicável à data. SEGURO MULTIVIAGENS. Todas as nossas viagens incluem seguro de multiviagens. Peça informação detalhada sobre as condições deste seguro. CONDIÇÕES GERAIS

Fim de ano em. Fly&Drive 4x4

Fim de ano em. Fly&Drive 4x4 Fim de ano em Fly&Drive 4x4 28 de Dezembro a 3 de Janeiro de 2016 MARROCOS um país de contrastes Coexistem calor e frio, períodos de seca e inundações, tempestades de areia e de neve, leitos de rios secos

Leia mais

Especial PISTAS DO SUL

Especial PISTAS DO SUL Especial PISTAS DO SUL 24 de Março a 3 de Abril de 2016 MARROCOS um pouco de história e cultura Em 1415, Portugal virou os olhos para África e começa com a conquista de Ceuta, no século seguinte, a maior

Leia mais

VIAGEM IBIZA SPRING BREAK 2013

VIAGEM IBIZA SPRING BREAK 2013 VIAGEM IBIZA SPRING BREAK 2013 INFORMAÇÃO GERAL VIAGEM CONDIÇÕES GERAIS E ESPECÍFICAS DE RESERVA ORGANIZAÇÃO Organização e Coordenação Técnica: > Megaviagens (Movimento Viagens - Viagens e Turismo Unipessoal,

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS ORGANIZAÇÃO

CONDIÇÕES GERAIS ORGANIZAÇÃO CONDIÇÕES GERAIS O presente programa/ catálogo é o documento informativo no qual se inserem as presentes condições gerais, dele fazendo parte integrante e que constituem, na ausência de documento autónomo

Leia mais

Marrocos de Moto. Com o apoio de:

Marrocos de Moto. Com o apoio de: Marrocos de Moto Com o apoio de: Programa Detalhado: Dia 1 Lisboa - Tarifa - Tânger Dia 2 Tânger - Chefchaouen - Meknès Dia 3 Meknès - Imilchil - Tinghir Dia 4 Tinghir - Merzouga Dia 5 Merzouga - Zagora

Leia mais

www.m4travel.pt Lisboa

www.m4travel.pt Lisboa www.m4travel.pt Lisboa 2013 www.m4travel.pt Hotel da Estrela **** Lisboa Lisboa Bike Tour Programa válido de 2 Janeiro a 28 de Dezembro 2013 (excepto Carnaval, Páscoa e Natal) Conheça Lisboa de uma forma

Leia mais

PROGRAMA PEREGRINAÇÃO A ROMA

PROGRAMA PEREGRINAÇÃO A ROMA PROGRAMA PEREGRINAÇÃO A ROMA 13 a 17 de Fevereiro 2010 5 dias É um prazer receber-vos em Roma! A nossa viagem decorrerá de 13 a 17 de Fevereiro de 2010. Itinerário: 1º DIA Sábado (13 de Fevereiro de 2010)

Leia mais

Expedição ACP a Marrocos 2013 De 9 a 16 de Fevereiro (semana do carnaval)

Expedição ACP a Marrocos 2013 De 9 a 16 de Fevereiro (semana do carnaval) Expedição ACP a Marrocos 2013 De 9 a 16 de Fevereiro (semana do carnaval) O ACP vai promover uma expedição de jipe a Marrocos, aberta aos Sócios do clube. A viagem é exclusiva a viaturas 4x4 (jipe), as

Leia mais

Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha

Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha MADRID é a capital e a maior cidade de Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à

Leia mais

Espanha& Morrocos Outubro 2011

Espanha& Morrocos Outubro 2011 Dia 1 Chegada a Málaga Chegada a Málaga, capital da Costa do Sol. Passaremos as próximas duas noites neste resortàbeira do mar localizado no coração da Costa de Benalmadena. Desfrute de um dia de lazer

Leia mais

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS.

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Assim, foram selecionados profissionais experientes nessa área

Leia mais

ASSUNTO: LEI N.º 144/2015 DE 8 DE SETEMBRO

ASSUNTO: LEI N.º 144/2015 DE 8 DE SETEMBRO CIRCULAR Nº 036/2016 (SF) RF/RC Lisboa, 09 de Março de 2016 ASSUNTO: LEI N.º 144/2015 DE 8 DE SETEMBRO Informação aos clientes quanto à existência de entidades de resolução alternativa de litígios de consumo

Leia mais

Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo

Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo CIRCULAR Nº 062 / 2009 (SF) RF/MS/RC Lisboa, 14 de Agosto de 2009 Assunto: Condições de contrato de transporte aéreo Caro Associado, Tendo em consideração os deveres legais de informação para a venda de

Leia mais

Hotéis 3 estrelas IFA BUENAVENTURA

Hotéis 3 estrelas IFA BUENAVENTURA Hotéis 3 estrelas IFA BUENAVENTURA Hotéis 3 estrelas IFA BUENAVENTURA BEVERLY PARK IFA CONTINENTAL DATA APA MP TI APA MP TI APA MP TI 19 JUNHO 509,00 559,00 659,00 579,00 599,00 739,00 539,00 589,00 679,00

Leia mais

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 Exmo(a) Senhor(a), Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 No seguimento do seu pedido, vimos por este meio propôr: BRASIL Refª / Cliente: Destino(s): Porto Galinhas; Pipa Alojamento(s):

Leia mais

Salamanca, Cáceres & Mérida 21 a 24 de Março 2013

Salamanca, Cáceres & Mérida 21 a 24 de Março 2013 Proposta Especialmente Elaborada para: Salamanca, Cáceres & Mérida 21 a 24 de Março 2013 ITINERÁRIO DE VIAGEM 1º DIA 21 de Março (Qui.) LISBOA / CIUDAD RODRIGO / SALAMANCA Em hora e local a informar, partida

Leia mais

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 Exmo(a) Senhor(a), Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 No seguimento do seu pedido, vimos por este meio propôr: BRASIL Refª / Cliente: Destino(s): Porto Galinhas; Pipa Alojamento(s):

Leia mais

Itinerário detalhado - Legenda (P: Pequeno almoço A: Almoço J: Jantar)

Itinerário detalhado - Legenda (P: Pequeno almoço A: Almoço J: Jantar) Oeste Express 11 dias de viagem. 10 noites em hotel. Transporte em veículo privado e acompanhamento de guia local. Descrição DESTINO Estados Unidos. TIPO Cultural, Descoberta,. Nesta viagem visitaremos

Leia mais

De 06 a 15 Junho 2013

De 06 a 15 Junho 2013 De 06 a 15 Junho 2013 10 Dias/ 9 Noites Ad Medic Tours / Ana Santos Calçada de Arroios, 16 C, Sala 3, 1000-027 LISBOA PORTUGAL Telef.: + 351 21 841 15 46 Fax : + 351 21 841 89 59 E-mail: ana.santos@admedictours.pt

Leia mais

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Passadiços do Paiva 11 a 12 de Junho 2016 Itinerário 1º Dia 11 de Junho (Sáb.) LISBOA / AVEIRO Em hora e local a combinar, partida

Leia mais

Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis

Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis Douro 06 a 08 de Outubro de 2016 Itinerário 1º Dia 06 Outubro - LISBOA / COIMBRA / PORTO Em hora e local a informar, partida

Leia mais

REAL PPR Condições Gerais

REAL PPR Condições Gerais Entre a, adiante designada por Segurador, e o Tomador do Seguro identificado nas Condições Particulares, estabelece-se o presente contrato de seguro que se regula pelas Condições Particulares e desta apólice,

Leia mais

Proposta de Seguro de Habitação

Proposta de Seguro de Habitação Tomador de seguro Segurado Nome: Morada: Localidade: Código Postal: Email: Profissão: Data de nascimento: N.º contribuinte: Data de início pretendida: Local de risco Morada: Localidade: Código Postal:

Leia mais

Agora é só com você. Geografia - 131

Agora é só com você. Geografia - 131 Geografia - 131 3 Complete: O espaço da sala de aula é um domínio delimitado por um(a)..., que é sua fronteira. Ainda em grupo faça o seguinte: usando objetos como lápis, palitos, folhas e outros, delimite

Leia mais

Travessia do Vale do Paty

Travessia do Vale do Paty Travessia do Vale do Paty PACOTE 08 DIAS / 07 NOITES VÁLIDO ATÉ 15.12.12 A travessia do Vale do Paty é considerada como o trekking mais bonito do Brasil. Para quem tem disposição e gosta de uma boa caminhada,

Leia mais

Dia de Viagem 1, 2 de Abril (Sexta-feira) Portugal-Tarifa, Tanger Plage des nations, total KM=867 (tudo em estrada)

Dia de Viagem 1, 2 de Abril (Sexta-feira) Portugal-Tarifa, Tanger Plage des nations, total KM=867 (tudo em estrada) Dia de Viagem 1, 2 de Abril (Sexta-feira) Portugal-Tarifa, Tanger Plage des nations, total KM=867 (tudo em estrada) O primeiro dia de viagem. A ligação entre Portugal e Tarifa (onde iremos apanhar o ferry

Leia mais

VIAGEM DE GRUPO A MARROCOS

VIAGEM DE GRUPO A MARROCOS MARCAS DA PRESENÇA PORTUGUESA NO NORTE DE ÁFRICA 29 DE SETEMBRO A 04 DE OUTUBRO DE 2015 VIAGEM ORGANIZADA PELA: ENQUADRAMENTO A Região Centro da Ordem dos Engenheiros está a organizar uma viagem de grupo

Leia mais

OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO

OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO Dia 17 de Fevereiro entrou em vigor o Regulamento (CE) n.º 261/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004, que estabelece regras

Leia mais

CATEGORIA TOUR DE COMPRAS EM RIO BRANCO - URUGUAI 89 PREÇOS EM REAIS POR PESSOA, SEM REFEIÇÕES. GRUPO MÍNIMO DE 08 PESSOAS

CATEGORIA TOUR DE COMPRAS EM RIO BRANCO - URUGUAI 89 PREÇOS EM REAIS POR PESSOA, SEM REFEIÇÕES. GRUPO MÍNIMO DE 08 PESSOAS HOSPEDAGEM HOTEL Jacques Georges Tower Curi Palace Manta sob consulta DISTÂNCIA DO EVENTO Hotel Oficial 2.000 m 1,500 m 1.300 m CATEGORIA PREÇOS EM REAIS, POR PESSOA INDIVIDUAL DUPLO TRIPLO DIÁRIA DIÁRIA

Leia mais

NEVE ESPANHA: SAN ISIDRO, LA COVATILLA, LA PINILLA TABELA DE PREÇOS INVERNO 2013 14. reservas online: www.solferias.pt.

NEVE ESPANHA: SAN ISIDRO, LA COVATILLA, LA PINILLA TABELA DE PREÇOS INVERNO 2013 14. reservas online: www.solferias.pt. INVERNO 2013 14 NEVE TABELA DE PREÇOS viajar aproxima ESPANHA: SAN ISIDRO, LA COVATILLA, reservas online: www.solferias.pt SOLFÉRIAS, RNAVT Nº 1989, CRCL 503339938 ESPANHA SAN ISIDRO LA COVATILLA ESPANHA

Leia mais

EXPEDIÇÃO ATACAMA 2016

EXPEDIÇÃO ATACAMA 2016 NORTE ARGENTINO & DESERTO DO ATACAMA 16 DIAS (veículos) FORMATO EXPEDIÇÃO COM VEÍCULOS Saída Brasil (em veículos) : 13/01/2016 (Foz do Iguaçu Paraná) Objetivos do roteiro: Conhecer o histórico norte argentino

Leia mais

Âmbito. 2 - Um «transportador» é qualquer pessoa física ou jurídica ou qualquer empresa autorizada, quer na República Portuguesa, quer na

Âmbito. 2 - Um «transportador» é qualquer pessoa física ou jurídica ou qualquer empresa autorizada, quer na República Portuguesa, quer na Decreto do Governo n.º 18/86 Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federal da Áustria Relativo ao Transporte Rodoviário Internacional de Passageiros e Mercadorias O Governo

Leia mais

VIAGEM A ESPANHA. Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo

VIAGEM A ESPANHA. Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo VIAGEM A ESPANHA Salamanca, Segóvia, Ávila e Toledo 02 a 06 de Outubro de 2012 Espanha é o segundo país do mundo com maior número de lugares declarados Património da Humanidade pela UNESCO. A lista inclui

Leia mais

O presente documento é vinculativo para a agência, operador e cliente, salvo alguma das presentes condições:

O presente documento é vinculativo para a agência, operador e cliente, salvo alguma das presentes condições: Condições gerais de venda de todos os programas e que constituem, na ausência de documento autónomo, o contrato de viagem, reserva de alojamento e/ou atividade. O presente documento é vinculativo para

Leia mais

Itinerário 8 dias de viagem

Itinerário 8 dias de viagem Itinerário 8 dias de viagem 4 Maio Lisboa> Istambul> Izmir Comparência no aeroporto duas horas antes da saída do voo. Assistência nas formalidades de embarque e partida em voo da Turkish Airlines com destino

Leia mais

V Inscrições 1. No acto da inscrição o participante deverá entregar toda a documentação solicitada e devidamente preenchida.

V Inscrições 1. No acto da inscrição o participante deverá entregar toda a documentação solicitada e devidamente preenchida. I Entidade Organizadora AFUM Associação de Funcionários da Universidade do Minho (AFUM), Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Contribuinte n.º 503595772, número de registo 65/DRN. II Objectivo e caracterização

Leia mais

REGULAMENTO CORRIDA SÃO SEBASTIÃOZINHO

REGULAMENTO CORRIDA SÃO SEBASTIÃOZINHO REGULAMENTO CORRIDA SÃO SEBASTIÃOZINHO I PROVA Artigo 1º. A 1ª Corrida De São Sebastiãozinho 2016 Montes Claros será realizada no Domingo, dia 17 de Janeiro de 2016. Artigo 2º. A concentração da prova

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES Cláusula 1ª Princípio geral O presente Caderno de Encargos compreende

Leia mais

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 Exmo(a) Senhor(a), Proposta de preços Data: sexta-feira, 7 de Outubro de 2011 No seguimento do seu pedido, vimos por este meio propôr: BRASIL Refª / Cliente: Destino(s): Pipa Alojamento(s): Hotel Pipa

Leia mais

ENERI XVI 2011 Brasília. XVI Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais 18 a 21 de Maio de 2011

ENERI XVI 2011 Brasília. XVI Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais 18 a 21 de Maio de 2011 ENERI XVI 2011 Brasília XVI Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais 18 a 21 de Maio de 2011 HOTEL SAN MARCO O Hotel San Marco está localizado no Setor Hoteleiro Sul, junto ao centro

Leia mais

Condições Gerais Norwegian Cruise Line

Condições Gerais Norwegian Cruise Line Condições Gerais Norwegian Cruise Line 1. CONFIRMAÇÃO DA VIAGEM A confirmação da viagem da NCL (Bahamas) Ltd., negociando como Norwegian Cruise Line (a seguir Norwegian), é a aceitação do seu pedido de

Leia mais

MINUTA PARA AUTORIZAÇÃO DE MODALIDADES AFIM DE JOGOS DE FORTUNA OU AZAR

MINUTA PARA AUTORIZAÇÃO DE MODALIDADES AFIM DE JOGOS DE FORTUNA OU AZAR MINUTA PARA AUTORIZAÇÃO DE MODALIDADES AFIM DE JOGOS DE FORTUNA OU AZAR Descobre Modena com Monari Exmº. Senhor Secretário- Geral do Ministério da Administração Interna A Sociedade Nacional de Azeites

Leia mais

REGULAMENTO AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1. Artigo 1.º Objeto

REGULAMENTO AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1. Artigo 1.º Objeto REGULAMENTO DE AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1 Artigo 1.º Objeto O presente regulamento define as normas jurídicas aplicáveis aos atos e formalidades específicas dos

Leia mais

Cuba. Viagem especialmente elaborada para o Clube VEGA

Cuba. Viagem especialmente elaborada para o Clube VEGA Cuba Viagem especialmente elaborada para o Clube VEGA Itinerário preliminar 09 setembro 2016 lisboa/madrid/havana Comparência no aeroporto da Portela às 09h30. Formalidades de embarque no voo UX 1150 (Air

Leia mais

Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção

Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção Actualmente em Macau, designa-se geralmente por compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção

Leia mais

P RA LÁ DE MARRAKECH EM BMW

P RA LÁ DE MARRAKECH EM BMW P RA LÁ DE MARRAKECH EM BMW Total de dias de viagem 8 Dias de viagem em moto 7 Inicio e final Marrakech Distancia 1.584 quilómetros Distancias diárias - Entre 145 e 530 quilómetros Destaques Marrakech,

Leia mais

SANTIAGO DE COMPOSTELA - 2013. Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha

SANTIAGO DE COMPOSTELA - 2013. Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha SANTIAGO DE COMPOSTELA - 2013 Santiago de Compostela, cidade da província de A Corunha, é desde os anos 80, a capital da Galiza. Devido à beleza e valor dos seus monumentos, para além de ser uma referência

Leia mais

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras San Sebastian 22 a 25 de Setembro 2016 Itinerário 1º Dia 22 de Setembro (Qui.) LISBOA / SAN SEBASTIAN Comparência no Aeroporto de

Leia mais

SUL DA BAHIA PORTO SEGURO E PRADO - RODOVIÁRIO / Saída: 15 de agosto

SUL DA BAHIA PORTO SEGURO E PRADO - RODOVIÁRIO / Saída: 15 de agosto SUL DA BAHIA PORTO SEGURO E PRADO - RODOVIÁRIO / Saída: 15 de agosto PORTO SEGURO E PRADO RODOVIÁRIO SUL DA BAHIA Saída: 15 de agosto de 2016 Retorno: 26 de agosto de 2016 O pacote inclui: 12 dias com

Leia mais

ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS

ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS ACORDO CP/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS A CP LONGO CURSO celebrou um acordo comercial com a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS (ANET) para venda de bilhetes em regime de tarifário

Leia mais

Capítulo 1- Agências de Viagem

Capítulo 1- Agências de Viagem Capítulo 1- Agências de Viagem 1.1- Quadro Sinótico Relativamente ao D.L. n.º 199/2012, de 24 de agosto, transcrito de seguida, os seus artigos n.º s 2, 3, 4, 5 e 6 foram omitidos neste trabalho. Neles

Leia mais

Viena CAMPEONATO EUROPEU 2013. Elaborado a 17-09-2013

Viena CAMPEONATO EUROPEU 2013. Elaborado a 17-09-2013 Viena CAMPEONATO EUROPEU 2013 Elaborado a 17-09-2013 PROGRAMA PACOTE 4 NOITES Sexta-feira 04 Outubro Comparência120 minutos antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque pelos representantes

Leia mais

GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL

GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL GUIA PRÁTICO LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE APOIO SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/15 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Licenciamento

Leia mais

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural.

A nossa missão: Valorização dos tempos livres contribuindo para o desenvolvimento individual e social de uma forma educativa e cultural. O Campo de Férias DECOJovem é promovido pela DECO em colaboração com a UPAJE, enquanto entidade organizadora e creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude para a organização de atividades

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 1 PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Carlos Eduardo Cadoca) Altera a Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980, Estatuto do Estrangeiro, visando à criação de procedimento alternativo para a obtenção de visto

Leia mais

PROGRAMA CULTURA SOCIAL PROJETO FÉRIAS DESPORTIVAS 2016 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

PROGRAMA CULTURA SOCIAL PROJETO FÉRIAS DESPORTIVAS 2016 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO PROGRAMA CULTURA SOCIAL PROJETO FÉRIAS DESPORTIVAS 2016 NORMAS DE PARTICIPAÇÃO I - PROMOÇÃO Este projeto encontra-se inserido no Programa Cultura Social, programa de Voluntariado e Ocupação de Tempos Livres

Leia mais

REGULAMENTO PARA DESLOCAÇÕES AO SERVIÇO DA EMPRESA 1 REGULAMENTO PARA DESLOCAÇÕES AO SERVIÇO DA EMPRESA

REGULAMENTO PARA DESLOCAÇÕES AO SERVIÇO DA EMPRESA 1 REGULAMENTO PARA DESLOCAÇÕES AO SERVIÇO DA EMPRESA Pág.: 1 / 7 ÍNDICE 1 REGULAMENTO PARA DESLOCAÇÕES AO A QUEM INTERESSA ESTE DOCUMENTO Para acção Para informação Colaboradores Elaborado: Director da DAP Aprovado: Administração Entra em vigor a: Pág.:

Leia mais

Carlos Carvalho Paulo Marques JUNHO 2013

Carlos Carvalho Paulo Marques JUNHO 2013 Carlos Carvalho Paulo Marques JUNHO 2013 Desmaterializar e informatizar o processo de forma a: Permitir o armazenamento e fácil consulta à informação; Criar bases de dados sobre o fluxo das mercadorias;

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA DE RÓDÃO

REGULAMENTO MUNICIPAL DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA DE RÓDÃO CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VELHA DE RÓDÃO REGULAMENTO MUNICIPAL DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA DE RÓDÃO Índice PREÂMBULO...3

Leia mais

VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI

VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI CONDIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I GENERALIDADES ARTº 1º - DEFINIÇÕES 1. Para os efeitos do presente contrato, considera-se: a) Companhia - a entidade seguradora,, que subscreve com

Leia mais

ALGUMAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO PARA A CONTABILIDADE DO DECIVIL. 1. Enquadramento

ALGUMAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO PARA A CONTABILIDADE DO DECIVIL. 1. Enquadramento ALGUMAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO PARA A CONTABILIDADE DO DECIVIL 1. Enquadramento É essencial assegurar a uniformidade de procedimentos em todos os Serviços de Contabilidade do IST que dispõem de autonomia

Leia mais

Síntese das disposições respeitantes aos direitos dos passageiros no transporte marítimo e fluvial 1

Síntese das disposições respeitantes aos direitos dos passageiros no transporte marítimo e fluvial 1 Síntese das disposições respeitantes aos direitos dos passageiros no transporte marítimo e fluvial 1 O Regulamento (UE) n.º 1177/2010, relativo aos direitos dos passageiros do transporte marítimo e por

Leia mais

Formulários FOLHA DE ROSTO

Formulários FOLHA DE ROSTO Formulários FOLHA DE ROSTO 36) SOU UM EMPRESÁRIO EM NOME INDIVIDUAL E NÃO DISPONHO DE CONTABILIDADE ORGANIZADA, ESTOU SUJEITO À ENTREGA DA IES/DA? Sim, se no exercício da sua atividade, procedeu à liquidação

Leia mais

Dossier Promocional. Hotel Príncipe da Beira Fundão

Dossier Promocional. Hotel Príncipe da Beira Fundão Dossier Promocional Hotel Príncipe da Beira Fundão 1 1. Contexto e Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

de: Proprietário Mandatário Usufrutuário Superficiário Promitente comprador Outro (especificar)

de: Proprietário Mandatário Usufrutuário Superficiário Promitente comprador Outro (especificar) 1/10 REQUERIMENTO PARA: EMISSÃO DE ALVARÁ Despacho: Espaço reservado aos serviços Nº Reg. DUR Data: / / Nº Guia: Valor: Rubrica: Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra (nome do requerente),

Leia mais

INFORMAÇÃO EXCLUSIVA AOS INSCRITOS NO DAKAR DESERT CHALLENGE

INFORMAÇÃO EXCLUSIVA AOS INSCRITOS NO DAKAR DESERT CHALLENGE INFORMAÇÃO EXCLUSIVA AOS INSCRITOS NO DAKAR DESERT CHALLENGE N.º 06 / 2012, de 07-10-2012 1) Briefing geral da expedição 2) Ligação de Ferry, Estreito de Gibraltar 3) Saúde 4) Seguro de viagem 5) Regresso:

Leia mais

ÁFRICA Gâmbia. Seja qual for o seu destino!

ÁFRICA Gâmbia. Seja qual for o seu destino! ÁFRICA Gâmbia O DESTINO É um dos países mais pequenos da África. Uma longa faixa de terra pantanosa que se estende ao longo do rio Gâmbia; cerca de 320 km para o interior da África ocidental, sem nunca

Leia mais

DHONVELI BEACH & SPA

DHONVELI BEACH & SPA DHONVELI BEACH & SPA A palavra Dhonveli em Maldivas significa cristal de areia branca. Este resort é localizado em uma pequena ilha, com beleza exótica tropical e sua arquitetura única, autêntica de Maldivas

Leia mais

DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE

DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE DIREITOS DOS PASSAGEIROS DOS TRANSPORTES AÉREOS FORMULÁRIO DE RECLAMAÇÃO UE ESTE FORMULÁRIO PODE SER UTILIZADO PARA APRESENTAR UMA RECLAMAÇÃO JUNTO DE UMA TRANSPORTADORA AÉREA E/OU DE UM ORGANISMO NACIONAL

Leia mais

Explore. Sonhe. Descubra. (Mark Twain) O que lhe prende? Rafting. www.montesevales.com

Explore. Sonhe. Descubra. (Mark Twain) O que lhe prende? Rafting. www.montesevales.com 2014 Rafting Montes e Vales O que lhe prende? Livre-se das amarras. Navegue longe dos portos seguros. Agarre os ventos da aventura nas suas velas. Explore. Sonhe. Descubra. (Mark Twain) www.montesevales.com

Leia mais

CERTIFICADOS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (CAP) PARA:

CERTIFICADOS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (CAP) PARA: CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL TELEFONE 218423502 INFORMAÇÃO AERONÁUTICA AFTN - LPPTYAYI AEROPORTO DA PORTELA 14/06 TELEX 12120 - AERCIV P 1749-034 LISBOA

Leia mais

G.A.S.J Grupo de Amigos de São Josemaria. Rota Mariana. Viagem a El PILAR, Saragoça, LOURDES, TORRECIUDAD, BARBASTRO y MONTSERRAT

G.A.S.J Grupo de Amigos de São Josemaria. Rota Mariana. Viagem a El PILAR, Saragoça, LOURDES, TORRECIUDAD, BARBASTRO y MONTSERRAT G.A.S.J Grupo de Amigos de São Josemaria Rota Mariana Viagem a El PILAR, Saragoça, LOURDES, TORRECIUDAD, BARBASTRO y MONTSERRAT 16 a 22 de Março de 2013 File 13/068 T 351 218 820 100 M +351 918 204 662

Leia mais

Normas da Viagem de Incentivo 2015

Normas da Viagem de Incentivo 2015 Normas da Viagem de Incentivo 2015 MSC Armonia De 15 a 19 de Fevereiro de 2016 (Cruzeiro fretamento de 4 noites) OU De 22 a 26 a Fevereiro de 2016 (Cruzeiro fretamento de 4 noites) Inclui: Acomodação para

Leia mais

DESERTO DO ATACAMA 4 DIAS / 3 NOITES

DESERTO DO ATACAMA 4 DIAS / 3 NOITES ** CALAMA SAN PEDRO DE ATACAMA DIA 01 TRASLADO AEROPORTO CALAMA HOTEL SAN PEDRO DE ATACAMA Recepção no aeroporto e traslado ao hotel. EXCURSÃO DE MEIO DIA VALE DA LUA O Vale da Lua, instituído santuário

Leia mais

PROPOSTA DE EXCURSÕES EM GRUPO PRIVADO

PROPOSTA DE EXCURSÕES EM GRUPO PRIVADO PROPOSTA DE EXCURSÕES EM GRUPO PRIVADO 1. CHICHEN-ITZA COM ALMOÇO PRIVADO Situada a 205 km de Cancún, Chicchen- Itza é a zona arqueológica em melhor estado de conservação, a mais interessante e a capital

Leia mais

SEGURO UNIT LINKED CA INVESTIMENTO -1ª SÉRIE (Não Normalizado)

SEGURO UNIT LINKED CA INVESTIMENTO -1ª SÉRIE (Não Normalizado) CONDIÇÕES GERAIS SOLUÇÕES CAPITALIZAÇÃO SEGURO UNIT LINKED CA INVESTIMENTO -1ª SÉRIE (Não Normalizado) 1 CONDIÇÕES GERAIS DA APÓLICE CA Investimento 1ª Série (Não Normalizado) SEGURO INDIVIDUAL Cláusula

Leia mais

Apresentação do novo sistema de reporte. Dezembro 2012

Apresentação do novo sistema de reporte. Dezembro 2012 Apresentação do novo sistema de reporte Dezembro 2012 Esquema da Apresentação Novo sistema de reporte Área de Empresa Aplicação de Recolha Questões específicas da rubrica Viagens e Turismo Banco de Portugal

Leia mais

BEM-VINDOS À UNIVERSITÉ LAVAL BIENVENUE À LAVAL VILLE DE QUÉBEC BRASIL

BEM-VINDOS À UNIVERSITÉ LAVAL BIENVENUE À LAVAL VILLE DE QUÉBEC BRASIL BEM-VINDOS À UNIVERSITÉ LAVAL BIENVENUE À CIDADE L UNIVERSITÉ DE QUÉBEC LAVAL BRASIL VILLE DE QUÉBEC DURAÇÃO DOS ESTUDOS CERTIFICADO BACHARELADO DESS 1 MESTRADO DOUTORADO 1 ano 3 anos ou mais 1 ano 2 anos

Leia mais

Workshop de Fotografia Documental em Marrocos

Workshop de Fotografia Documental em Marrocos Workshop de Fotografia Documental em Marrocos Praça Jemaa el-fna, Marraquexe. Marrocos, 2015 Luís Rocha «Um viajante vê aquilo que vê. Um turista vê aquilo que veio ver» G. K. Chesterton O workshop tem

Leia mais

TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA

TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA www.ft.lisboa.ucp.pt Universidade Católica Portuguesa savlita TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA SITUAÇÕES ESPECIAIS 1ª EDIÇÃO DOCUMENTO IDENTIDADE DO CURSO REGULAMENTO INFORMAÇÕES Gabinete de Apoio

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade)

Jornal Oficial da União Europeia. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) 17.2.2004 L 46/1 I (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) REGULAMENTO (CE) N. o 261/2004 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 11 de Fevereiro de 2004 que estabelece regras comuns

Leia mais

2º TRAIL RUN SOCORRO E ARCHEIRA

2º TRAIL RUN SOCORRO E ARCHEIRA 1º - O Clube TURRES TRAIL, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, e APPSSA - Área de paisagem protegida da serra do Socorro e Archeira vai realizar no próximo dia 16 e 17 de Janeiro de 2016,

Leia mais

GUIA PRÁTICO PROVA ESCOLAR (Abono de Família para Crianças e Jovens e Bolsa de Estudo)

GUIA PRÁTICO PROVA ESCOLAR (Abono de Família para Crianças e Jovens e Bolsa de Estudo) Manual de GUIA PRÁTICO PROVA ESCOLAR (Abono de Família para Crianças e Jovens e Bolsa de Estudo) INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/20 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático

Leia mais

MARROCOS. Desde CIRCUITO OASIS DUNAS E DESERTO EM 4X4 (*) 7 Noites - De 07 Novembro a 29 Outubro

MARROCOS. Desde CIRCUITO OASIS DUNAS E DESERTO EM 4X4 (*) 7 Noites - De 07 Novembro a 29 Outubro 7 Noites - De 07 Novembro a 29 Outubro Saiba mais junto do seu agente de viagens. MARROCOS CIRCUITO OASIS DUNAS E DESERTO EM 4X4 (*) 899 Desde Circuito Regime Tipo de Quarto Partidas Duplo Individual Suplemento

Leia mais

A NECESSIDADE DA PROTECÇÃO DA (SUA) MARCA EM MOÇAMBIQUE 1

A NECESSIDADE DA PROTECÇÃO DA (SUA) MARCA EM MOÇAMBIQUE 1 A NECESSIDADE DA PROTECÇÃO DA (SUA) MARCA EM MOÇAMBIQUE 1 1. INTRODUÇÃO Nos últimos dois anos a SAL testemunhou dois casos de duas grandes multinacionais que ao entrarem no mercado nacional com investimentos

Leia mais

Introdução. Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação

Introdução. Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação 1 REGULAMENTO DA VENDA DE LOTES PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO EM LOTEAMENTOS MUNICIPAIS A JOVENS NATURAIS OU RESIDENTES NO CONCELHO DAS CALDAS DA RAINHA Introdução Com o objectivo de fixar jovens nas freguesias

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS PREÂMBULO O regime jurídico geral aplicável aos recintos de espectáculos e divertimentos públicos

Leia mais

TENNIS CLUB DA FIGUEIRA DA FOZ Escola de Ténis

TENNIS CLUB DA FIGUEIRA DA FOZ Escola de Ténis De acordo com o art.º 2º dos estatutos deste clube, o Tennis Club da Figueira da Foz tem uma que se rege pelo presente regulamento. 1. A funciona nas instalações do clube, sito na Avenida 25 de Abril,

Leia mais

Município de Valpaços

Município de Valpaços Município de Valpaços Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios às Freguesias Preâmbulo A Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro aprovou o regime jurídico das autarquias locais, o estatuto das entidades

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS FAVOR LER COM ATENÇÃO ESTAS CONDIÇÕES POIS NELAS CONSTAM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SUA VIAGEM

CONDIÇÕES GERAIS FAVOR LER COM ATENÇÃO ESTAS CONDIÇÕES POIS NELAS CONSTAM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SUA VIAGEM CONDIÇÕES GERAIS FAVOR LER COM ATENÇÃO ESTAS CONDIÇÕES POIS NELAS CONSTAM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE SUA VIAGEM 1 1. RESPONSABILIDADE A Bon Voyage Operadora, registrada na Embratur nr 07921-00-41-5,

Leia mais

Questões Frequentes sobre a Taxa Turística de Dormida do Município de Lisboa

Questões Frequentes sobre a Taxa Turística de Dormida do Município de Lisboa Questões Frequentes sobre a Taxa Turística de Dormida do Município de Lisboa Nota: o elenco de perguntas e respostas que se segue visa apenas enquadrar algumas das questões colocadas pelos nossos associados

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

JUNTA DE FREGUESIA DE BAGUIM DO MONTE

JUNTA DE FREGUESIA DE BAGUIM DO MONTE Introdução O presente regulamento pretende ser um instrumento regulador da actividade da Biblioteca da Junta de Freguesia de Baguim do Monte. O principal objectivo é salvaguardar o interesse comum de todos

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. Sobre Horários. Pessoal docente, escolas públicas. 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores?

PERGUNTAS FREQUENTES. Sobre Horários. Pessoal docente, escolas públicas. 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores? PERGUNTAS FREQUENTES Sobre Horários Pessoal docente, escolas públicas 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores? Sim! A elaboração dos horários dos professores e educadores obedece

Leia mais

GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA

GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA CIRCUITOS GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA U ma viagem pela cozinha moderna Portuguesa. Esta é uma viagem de sentidos e sensações, através da melhor cozinha de autor para conhecer alguns dos melhores Chefs de

Leia mais