PROGRAMA PARA CONCURSO PÚBLICO MODALIDADE:. EDUCADOR INFANTIL ANA CAROLINA M. MINODA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONCURSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA PARA CONCURSO PÚBLICO MODALIDADE:. EDUCADOR INFANTIL ANA CAROLINA M. MINODA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONCURSOS"

Transcrição

1 . EDUCADOR INFANTIL II) MATEMÁTICA para o curso regular do Ensino Médio (2 grau). Conteúdo: Operações fundamentais; potenciação e radiciação; sistemas de medidas (decimais e não decimais); geometria (perímetros, áreas e volumes); razão e proporção; divisão proporcional; regra de três (simples e composta); porcentagem, juros (simples e composto); equações (1 e 2 graus); e, sistemas de equações com duas incógnitas. III) CONHECIMENTOS GERAIS IV) CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Noções de construção de projeto pedagógico; noções de planejamento do trabalho pedagógico; noções do cotidiano das escolas e de condutas éticas com alunos; noções de prática educativa de alfabetização; avaliação de aprendizagem; noções da Emenda Constitucional n. 14/96; conhecimentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; conhecimentos sobre o Fundo de Manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério; Proposta Curricular para o Ensino Básico; Referenciais do Ensino Infantil; a Educação no Município de Guaíra; noções de prevenção de acidentes; noções de primeiros socorros; noções do Estatuto da Criança e do Adolescente.

2 . PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I I V) MATEMÁTICA para o curso regular do Ensino Médio (2 grau). Conteúdo: Operações fundamentais; potenciação e radiciação; sistemas de medidas (decimais e não decimais); geometria (perímetros, áreas e volumes); razão e proporção; divisão proporcional; regra de três (simples e composta); porcentagem, juros (simples e composto); equações (1 e 2 graus); e, sistemas de equações com duas incógnitas. VI) CONHECIMENTOS GERAIS VII) CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Referenciais legais: Constituição da República Federativa do Brasil. Artigos 205 a 214 e artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências; Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei Federal nº , de 16 de maio de Altera a LDB, tornando obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade; Lei Federal nº , de 6 de fevereiro de Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade; Parecer CNE/CEB 22/1998 -Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Resolução CEB nº 01/99 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, MEC; Parecer CNE/CEB 04/1998 -Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Resolução CEB nº 02/98 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, MEC; Parecer CNE/CEB 17/2001 -Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE / CEB nº 02/01- Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, MEC; Parecer CNE/CEB 11/2000 -Diretrizes Curriculares Nacionais

3 para a Educação de Jovens e Adultos, Resolução CNE/CEB nº 01/00 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, MEC; Parecer CNE/CEB 6/2005 Reexame do Parecer CNE/CEB 24/2004 que visa o estabelecimento de normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração; Deliberação CME nº 002/99 de 08 de junho de 1999; Indicação CME nº 002/99 aprovada em 08 de junho de Publicações Institucionais: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª à 4ª séries. Brasília, MEC/SEF, 1997; BRASIL. Ministério da Educação.Secretaria da Educação Fundamental. Departamento de Política da Educação Fundamental. Coordenação Geral da Educação Infantil.Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: Volumes 1, 2, 3. Brasília, 2002; PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE A Fundamentação Filosófica, Volumes 1, 3, 4. Brasília, MEC/SEE, 2004; BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, DF. Ministério da Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2005.

4 . ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II) MATEMÁTICA para o curso regular do Ensino Médio (2 grau). Conteúdo: Operações fundamentais; potenciação e radiciação; sistemas de medidas (decimais e não decimais); geometria (perímetros, áreas e volumes); razão e proporção; divisão proporcional; regra de três (simples e composta); porcentagem, juros (simples e composto); equações (1 e 2 graus); e, sistemas de equações com duas incógnitas. III) CONHECIMENTOS GERAIS IV) CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Noções de Elaboração e estética de documentos públicos (leis, decretos, portarias, ofícios, memorandos, etc.); Técnicas de Comunicação interna e externa; Qualidade no atendimento ao público; Relações Humanas no trabalho; Noções de Protocolo; O Arquivo e as Técnicas de Arquivamento; Classificação da Correspondência; Serviço Postal; Conhecimentos de pagers e intercomunicadores; Imagem profissional; Sigilo profissional; Conhecimentos Básicos em Word for Windows e Excel, Uso do Correio Eletrônico e da Internet. Noções da Lei Federal n /93, da Lei Federal n /02, da Lei de Responsabilidade Fiscal e, Procedimentos de Prestação de Contas.

5 . AGENTE DE SAÚDE para o Ensino Fundamental (1 grau). II) MATEMÁTICA para o Ensino Fundamental (1 grau). Conteúdo: Operações fundamentais; potenciação e radiciação; sistemas de medidas (decimais e não decimais); geometria (perímetros, áreas e volumes); razão e proporção; divisão proporcional; regra de três (simples e composta); porcentagem, juros simples; equações (1 e 2 graus). III) CONHECIMENTOS GERAIS IV) CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Conhecimentos sobre as normas e diretrizes do Programa Agentes Comunitários de Saúde do Governo Federal; noções de Estratégia Saúde da Família do Ministério da Saúde; noções de higiene, saúde e noções de controle de endemias e vetores; princípios do sistema único de saúde - SUS; planejamento participativo para as ações de prevenção; noções do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso; noções de políticas de informação, educação e comunicação do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde; práticas de interação da comunidade na prevenção de doenças; doenças sexualmente transmissíveis; e, especificamente, Pacto Pela Saúde/2006 Política Nacional de Atenção Básica 2006; Portaria 648/06 (MS); Decreto Federal 7.508/11; e, Lei Federal 8.080/90 e Lei 8142/90.

6 . MÉDICO CARDIOLOGISTA II) CONHECIMENTOS GERAIS III) CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Hipertensão Arterial Programa de Hipertensão Arterial do Ministério da Saúde; Insuficiência Cardíaca; Insuficiência Coronária: Aguda; Válvulopatias; Cardiopatia Congênita; Arritmia Cardíaca; Endocardite infecciosa; Políticas de Saúde no Brasil; Sistema Único de Saúde (SUS); Municipalização da Saúde; Normas Operacionais de Assistência à Saúde: NOAS; Indicadores de Saúde Gerais e Específicas; Direito do Usuário SUS Cartilha do Ministério da Saúde; Clínica Geral de atendimento.

7 . MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA II) CONHECIMENTOS GERAIS III) CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Epidemiologia, história natural e prevenção de doenças; Vigilância Sanitária; Doenças de Notificação Compulsória; Envelhecimento e Medicina Geriátrica; Cuidados Preventivos de Saúde: princípios de avaliação e tratamento; Doenças cardiovasculares, gastrintestinais, hepáticas, respiratórias; renais, da vesícula e vias biliares; Doenças Hematológicas; Oncologia; Doenças metabólicas, endócrinas e nutricionais; Doenças dos ossos, muscular e tecido conjuntivo; Doenças infectocontagiosas; Doenças neurológicas; Doenças de Pele. Políticas de Saúde (SUS); Atenção Básica no Sistema Único de Saúde; Municipalização da Saúde; Normas Operacionais de Assistência à Saúde: NOAS; Indicadores de Saúde Gerais e Específicas; Direito do Usuário SUS Cartilha do Ministério da Saúde; Clínica Geral de atendimento.

8 . CONTADOR II) CONHECIMENTOS GERAIS III) CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Notórios conhecimentos de Contabilidade Pública; notórios conhecimentos da Lei n /64, com suas alterações posteriores; notórios conhecimentos da Lei n /93, com suas alterações posteriores; Notórios conhecimentos do Código Tributário Municipal (Impostos, Taxas e Contribuição de Melhoria); notórios conhecimentos sobre Divida Ativa Municipal - Conceitos; notórios conhecimentos na elaboração do Orçamento Público Municipal; Competências dos municípios na Constituição de 1988; notórios conhecimentos das instruções e normas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; notórios conhecimentos de prestação de contas de convênios; conhecimento dos Sistemas de Controle Eletrônico AUDESP/TCE; e, noções sobre trâmites legislativos.

9 . CIRURGIÃO DENTISTA II) CONHECIMENTOS GERAIS III) CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Anamnese (exames clínicos e complementares, interpretação radiográfica); Semiologia e tratamento de afecções dos tecidos moles bucais; cárie dental (semiologia da cárie e tratamento); dentística restauradora (preparo cavitário, materiais odontológicos - restauradores e forradores); periodontia (etiopatogenia, prevenção das doenças peridontais); anestesia (ação dos anestésicos, técnicas de anestesia); esterilização e desinfecção em odontologia; cirurgia menor em odontologia (exodontias - indicação e contra indicação, cuidados pré e pós operatórios); terapeutica e farmacologia odontológica de interesse clínico; odontopediatria (cronologia da erupção dentária, análise de dentição decídua, análise de dentição mista, preparo cavitário, terapia pulpar, técnica de anestesia cirúrgica); odontologia preventiva e sanitária (problemas, identificação e medicação - cárie - doenças periodentais - mal-oclusão - anomalias congênitas de lábio e palato - câncer oral, níveis de prevenção e aplicação, sistema incremental); políticas de saúde (organização dos serviços públicos de saúde - características e objetivos das unidades de saúde).

10 . MÉDICO CIRURGIÃO GERAL II) CONHECIMENTOS GERAIS III) CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Enfermidades do Aparelho Gastro-Instestinal; Enfermidades Cárdio-Vasculares; Doenças do Aparelho Respiratório; Enfermidades do Aparelho Gênito-Urinário; Doenças Reumáticas; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Doenças Infecto-Contagiosas e Parasitárias; Doenças Neurológicas; Efermidades Hematológicas; Endocrinologia e Metabologia; Avitaminoses; Princípios Imuno- Fisiológicos; Choque; Comas em Geral; procedimentos pré e pós-operatório; respostas endócrinas e metabólicas aos traumas; reposição nutricional e hidroeletrolítica do paciente cirúrgico; infecções e complicações em cirurgia; Cicatrização, drenos e curativos; lesões por agentes físicos, químicos e biológicos; Hemorragias interna e externa; hemostasia; sangramento cirúrgico e transfusão; noções gerais de: Cirurgia Geral sobre oncologia, anestesia, cirurgias pediátrica, vascular periférica e urológica, ginecologica e obstétrica; infecção hospitalar; Cirurgia de urgência; lesões viscerais intra-abdominais; Abdome agudo inflamatório, traumático penetrante e por contusão; cirurgia do apêndice; Medicina Social e Preventiva; Código de Ética. Código de Processo Ético. Atualidades sobre Medicina Geral; Políticas de Saúde no Brasil; Sistema Único de Saúde (SUS); Municipalização da Saúde; Normas Operacionais de Assistência à Saúde: NOAS; Indicadores de Saúde Gerais e Específicas; Direito do Usuário SUS Cartilha do Ministério da Saúde; Clínica Geral de atendimento.

11 . AJUDANTE DE SERVIÇOS DIVERSOS para o Ensino Fundamental incompleto (mínimo 6 a Série). Conteúdo: Sinônimo e Antônimo; Pontuação; Substantivo e Adjetivo; Flexão de gênero, número e grau; conjunção de verbos; concordância verbal; e, ortografia. II) MATEMÁTICA para o Ensino Fundamental incompleto (mínimo 6 a série). Conteúdo: Operações fundamentais; potenciação; sistemas de medidas (decimais e não decimais); razão e proporção; divisão proporcional; e, resolução de problemas. III) CONHECIMENTOS GERAIS IV) CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Noções de higiene e limpeza; noções de conduta no trânsito; noções de prevenção de acidentes; condutas de preservação da saúde; cuidados no manuseio de recipientes; noções de hierarquia e urbanidade; uso de equipamentos de proteção individual; procedimentos no exercício de atividades físicas estafantes; cuidados com ferramentas de trabalho manual (pá, enxada, picareta e outros).

ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO COMUM PARA TODAS AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE COLETIVA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS 1. História do sistema de saúde no Brasil; 2. A saúde na

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica. Flexão do substantivo

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica. Flexão do substantivo ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EMPREGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica. Flexão do substantivo (gênero masculino e

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARROIO TRINTA SC CONCURSO PÚBLICO /2015 Anexo III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. Complementado pela ERRATA 01

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARROIO TRINTA SC CONCURSO PÚBLICO /2015 Anexo III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. Complementado pela ERRATA 01 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARROIO TRINTA SC CONCURSO PÚBLICO /2015 Anexo III - CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Complementado pela ERRATA 01 NÍVEL SUPERIOR Interpretação de textos. Funções da linguagem. Colocação

Leia mais

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARGOS: PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS 1º AO 5º ANO); PROFESSOR ADJUNTO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL; PROFESSOR DE ARTES; PROFESSOR DE LINGUAGEM ARTÍSTICA E NATURAL;EDUCADOR

Leia mais

Prefeitura Municipal de Guaraci Rua Pref. João de Giuli, 180 CEP 86620-000 Guaraci PR Fone: (43)3260-1133 Fax: (43)3260-1321 www.guaraci.pr.gov.

Prefeitura Municipal de Guaraci Rua Pref. João de Giuli, 180 CEP 86620-000 Guaraci PR Fone: (43)3260-1133 Fax: (43)3260-1321 www.guaraci.pr.gov. EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 005/2011 CARGO PÚBLICO Art. 1º - O Prefeito Municipal de Guaraci, no uso de suas atribuições legais, torna público que fará as seguintes alterações/retificações no Edital

Leia mais

ANEXO VI CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS PROVAS. Língua Portuguesa (Cargos de Nível Médio)

ANEXO VI CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS PROVAS. Língua Portuguesa (Cargos de Nível Médio) ANEXO VI CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS PROVAS Língua Portuguesa (Cargos de Nível Médio) 1. Compreensão e interpretação de textos. Gêneros e tipos de textos. Variação linguística: diversidade de usos da

Leia mais

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR CARGO: ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO, ENFERMEIRO, E MÉDICO.

ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR CARGO: ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO, ENFERMEIRO, E MÉDICO. ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR CARGO: ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO, ENFERMEIRO, E MÉDICO. I - PORTUGUÊS Interpretação de textos. Escrita: Morfologia, Vocabulário; Ortografia Oficial; Pontuação;

Leia mais

Nome: CPF: RG: Endereço: Função a que concorre: Numero de Inscrição: Telefone para contato:

Nome: CPF: RG: Endereço: Função a que concorre: Numero de Inscrição: Telefone para contato: ANEXO III MODELO DE IDENTIFICAÇÃO DO RECURSO A COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROCESSO SELETIVO Nº 002/2012: Nome: CPF: RG: Endereço: Função a que concorre: Numero de Inscrição: Telefone para contato: Motivo

Leia mais

EDITAL Nº 001/2014 CONCURSO PÚBLICO REPUBLICADO 2ª Retificação

EDITAL Nº 001/2014 CONCURSO PÚBLICO REPUBLICADO 2ª Retificação EDITAL Nº 001/2014 CONCURSO PÚBLICO REPUBLICADO 2ª Retificação A Prefeita do Município de Crisólita Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 37 da Constituição da República

Leia mais

ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988(Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

1 - CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL DE ENSINO SUPERIOR:

1 - CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL PROFISSIONAL DE ENSINO SUPERIOR: ANEXO I DO EDITAL Nº 001/2013 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOCONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2013 A U T A R Q U I A M U N I C I P A L D E E D U C A Ç Ã O - A M E A S MUNICÍPIO DE ALVORADA DO SUL - PARANÁ 1 - CARGOS

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Catálogo 2015 do Curso de Medicina

FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO. Catálogo 2015 do Curso de Medicina III MATRIZ CURRICULAR Matriz Curricular I (MC I), em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Medicina, aprovadas no Parecer CNE/CES nº 1133/2001, de 7/8/2001. Aprovada

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 6.170, DE 06 DE JANEIRO DE 1993 - D.O. 06.01.93.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 6.170, DE 06 DE JANEIRO DE 1993 - D.O. 06.01.93. Autor: Poder Executivo LEI Nº 6.170, DE 06 DE JANEIRO DE 1993 - D.O. 06.01.93. * Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências.

Leia mais

R. CEL. JOÃO FRANCO DE CAMARGO, 80 - CEP 12.270-000 - JAMBEIRO - SP TEL: (012) 3978-2600 FAX: 3978-2604

R. CEL. JOÃO FRANCO DE CAMARGO, 80 - CEP 12.270-000 - JAMBEIRO - SP TEL: (012) 3978-2600 FAX: 3978-2604 PROGRAMA DAS PROVAS: LÍNGUA PORTUGUESA Nível Fundamental Incompleto: Ortografia: uso de S e Z. Emprego de SS, C, Ç, CH, EX, J e G. Divisão silábica: separação e partição de silabas. Classificação das palavras

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Odontologia Departamento de Odontopediatria e Ortodontia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Odontologia Departamento de Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Odontologia Departamento de Odontopediatria e Ortodontia DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOPEDIATRIA 1. ODONTOPEDIATRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ODONTOLOGIA Resolução nº 007/2006 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ODONTOLOGIA Resolução nº 007/2006 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 2015.2 MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR 2015.2 MEDICINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenadoria de Ensino de Graduação Centro de Ciências da Saúde MATRIZ CURRICULAR 2015.2 MEDICINA PRIMEIRO PERÍODO MORFOLOGIA BIOLOGIA CELULAR, TECIDUAL E DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Município de Taiuva. ESTADO DE SÃO PAULO Rua 21 de Abril, nº 334 - CEP 14720-000 - Fone/Fax: (16) 3246-1207

Município de Taiuva. ESTADO DE SÃO PAULO Rua 21 de Abril, nº 334 - CEP 14720-000 - Fone/Fax: (16) 3246-1207 PROGRAMA DAS PROVAS: LÍNGUA PORTUGUESA Nível Alfabetizado: Ortografia: uso de S e Z. Emprego de SS, C, Ç, CH, EX, J e G. Divisão silábica: separação e partição de silabas. Classificação das palavras quanto

Leia mais

CONCURSO PMO 2008 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CONCURSO PMO 2008 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS CONCURSO PMO 2008 ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS NÍVEL SUPERIOR ADMINISTRADOR - Realiza diagnóstico e emite parecer a respeito da evolução financeira da Prefeitura; Promove o desenvolvimento de metodologias e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAS E POLÍTICAS Política Nacional de Educação Infantil Credenciamento e

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUNHA PORÃ

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CUNHA PORÃ ANEXO I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÍNIMO SUGERIDO PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARGOS: TODOS OS CARGOS CONHECIMENTOS GERAIS História do Município: colonização, espaço geográfico,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2014 ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2014 ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 02/2014 1. PROVA - LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Programa da Prova: ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.1.1. Português (Nível Médio): Ortografia. Relações entre fonemas

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU - SP

CÂMARA MUNICIPAL DE MOGI GUAÇU - SP CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS Nº 01/2010 ANEXO II CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E BIBLIOGRÁFICOS CARGO: 1.1 - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 03 VAGAS LÍNGUA PORTUGUÊSA - 10 QUESTÕES De acordo com o novo acordo ortográfico

Leia mais

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA PROVA OBJETIVA NÍVEL SUPERIOR

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA PROVA OBJETIVA NÍVEL SUPERIOR ANEXO II DO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N. o 006/PROAD/SGP/2009 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA PROVA OBJETIVA NÍVEL SUPERIOR Cargos: Administrador Técnico em Assuntos Educacionais Língua Portuguesa (para os

Leia mais

ANEXO I PROGRAMA DE PROVAS

ANEXO I PROGRAMA DE PROVAS ANEXO I - PROGRAMA DE PROVAS ANEXO I PROGRAMA DE PROVAS PROGRAMA DE PROVAS ADVOGADO Análise sintática.interpretação de textos.ortografia.emprego dos verbos: conjugação e valor modo-temporal.separação de

Leia mais

PROGRAMA PARA CONCURSO PÚBLICO

PROGRAMA PARA CONCURSO PÚBLICO . CONTADOR - Programa da Rede Oficial de Ensino do Estado Conteúdo: Atividades de Linguagem; atividades de reflexão e operação sobre linguagem; atividades relativas ao estudo da gramática tradicional;

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 11/2015 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

Organizado pelo Prof. Murilo Aquino

Organizado pelo Prof. Murilo Aquino Organizado pelo Prof. Murilo Aquino PORTUGUÊS 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal

Leia mais

ANEXO I VAGAS PARA O CONCURSO DE 2012

ANEXO I VAGAS PARA O CONCURSO DE 2012 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE PACAJUS ANEXO I VAGAS PARA O CONCURSO DE 2012 CARGO/FUNÇÃO ESCOLARIDADE/PRÉ - REQUISITOS ESPECIFICAÇÃO Nº DE VAGAS C/H Curso normal em Nível Médio (3º e/ou 4º pedagógico)

Leia mais

ASPECTOS SÓCIO POLÍTICO DA SAÚDE Noções básicas de políticas sociais, com ênfase nas do setor saúde.

ASPECTOS SÓCIO POLÍTICO DA SAÚDE Noções básicas de políticas sociais, com ênfase nas do setor saúde. 1º PERÍODO ANATOMIA HUMANA Unidade I - Anatomia sistemática-generalidades - Nomenclatura anatômica. Sistema ósseo. Articular. Muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório. Sistema digestivo. Sistema

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E GESTÃO - SEPLAG EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.

PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E GESTÃO - SEPLAG EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N. PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E GESTÃO - SEPLAG EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2011 O SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E GESTÃO DO MUNICÍPIO

Leia mais

Institui as Matrizes Curriculares para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio EMEFMs,

Institui as Matrizes Curriculares para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio EMEFMs, Institui as Matrizes Curriculares para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio EMEFMs, Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos -

Leia mais

TESTE SELETIVO 01/2016 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2016 DE 22 DE JANEIRO DE 2016

TESTE SELETIVO 01/2016 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2016 DE 22 DE JANEIRO DE 2016 TESTE SELETIVO 01/2016 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2016 DE 22 DE JANEIRO DE 2016 GILVAN APARECIDO DE OLIVEIRA, Prefeito Municipal de Porto Esperidião, do Estado de Mato Grosso, e Comissão Municipal de Teste

Leia mais

Estado de Mato Grosso Município de Tangará da Serra Assessoria Jurídica www.tangaradaserra.mt.gov.br. - Fone (0xx65) 3311 4801

Estado de Mato Grosso Município de Tangará da Serra Assessoria Jurídica www.tangaradaserra.mt.gov.br. - Fone (0xx65) 3311 4801 LEI N.º 3808, DE 04 DE MAIO DE 2012. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO, ABERTURA DE VAGAS E ALTERAÇÃO NO ANEXO I D, DAS LEIS MUNICIPAIS Nº 2.099/2003 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2003 E 2875,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 19/ 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013

Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Especialização Profissional Técnica de Nível Médio Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA PREFEITURA MUNICIPAL NOVA SANTA BÁRBARA EDITAL N.º 002/ 2010. ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: 012- Ajudante Geral Requisitos: Conhecimentos gerais na área Atribuições do cargo: Proceder a limpeza

Leia mais

7. No Anexo IV, Programas e Bibliografias, para o cargo ASSISTENTE SOCIAL CRAS E MCMV, fica excluídas as Referências bibliográficas:

7. No Anexo IV, Programas e Bibliografias, para o cargo ASSISTENTE SOCIAL CRAS E MCMV, fica excluídas as Referências bibliográficas: EDITAL PSS N.º 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO, DE SAÚDE E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ RETIFICAÇÃO N.º 01 A Prefeita do Município de Igarapé,

Leia mais

Educação Básica obrigatória dos 4 aos 17 anos. GT Grandes Cidades Florianópolis-SC 26 a 28 de abril de 2010

Educação Básica obrigatória dos 4 aos 17 anos. GT Grandes Cidades Florianópolis-SC 26 a 28 de abril de 2010 Educação Básica obrigatória dos 4 aos 17 anos GT Grandes Cidades Florianópolis-SC 26 a 28 de abril de 2010 Sumário Emenda Constitucional nº.59: obrigatoriedade como estratégia de universalização da Educação

Leia mais

EDITAL nº 103/2009 - ANEXO I CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UEA. Escola Superior de Ciências da Saúde

EDITAL nº 103/2009 - ANEXO I CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UEA. Escola Superior de Ciências da Saúde EDITAL nº 103/2009 - ANEXO I CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UEA Escola Superior de Ciências da Saúde Período de Inscrição: 18 de janeiro de 2010 a 19 de fevereiro de 2010. Local de Inscrição:

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA MANSA CEP: 27313-180 Estado do Rio de Janeiro

CÂMARA MUNICIPAL DE BARRA MANSA CEP: 27313-180 Estado do Rio de Janeiro ANEXO I Cargo: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Código: 01 Salário: R$ 724,00 Ensino Fundamental Completo. Carga Horária: 40h/semanais Taxa de Inscrição: R$ 20,00 LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto;

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ACARAÚ - CE C O N C U R S O P Ú B L I C O EDITAL Nº 001/2014

CÂMARA MUNICIPAL DE ACARAÚ - CE C O N C U R S O P Ú B L I C O EDITAL Nº 001/2014 ANEXO I Relação dos Cargos, Vagas Oferecidas, Carga Horária e Salário Base O Cargo, a Escolaridade/Pré-Requisitos, (Coluna C) - Total de Vagas, (Coluna D) - Vagas Reservadas para Portadores de Deficiência,

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES E EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE PARA OS CARGOS

ANEXO II ATRIBUIÇÕES E EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE PARA OS CARGOS ANEXO II ATRIBUIÇÕES E EXIGÊNCIAS DE ESCOLARIDADE PARA OS CARGOS 01 MÉDICO (A) PLANTONISTA (CLINICO GERAL) Exigências: Curso de Graduação em Medicina + Registro no Conselho. Atribuições: : Realizar consultas

Leia mais

X FÓRUM NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM FISIOTERAPIA FLORIANÓPOLIS-SC

X FÓRUM NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM FISIOTERAPIA FLORIANÓPOLIS-SC X FÓRUM NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM FISIOTERAPIA FLORIANÓPOLIS-SC Dirceu Costa Florianópolis-SC - Abril-2015 HÁ NECESSIDADE DE AJUSTES CONSTANTES: DA COERÊNCIA INTERNA DOS PPGs

Leia mais

Sugestões de bibliografias a serem consultadas para estudo :

Sugestões de bibliografias a serem consultadas para estudo : Sugestões de bibliografias a serem consultadas para estudo : Legislação básica geral Constituição Federal /88 Capítulo próprio ( a partir do art.205) Emenda Constitucional 64/2010 ( art.6º) LDBEN 9394/96

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA CRIXÁS-GO CNPJ: 25.043.803/0001-54 Renovação,Trabalho e Ética A N E XO III PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2014:

ESTADO DE GOIÁS CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA CRIXÁS-GO CNPJ: 25.043.803/0001-54 Renovação,Trabalho e Ética A N E XO III PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2014: A N E XO III PROGRAMA DE CONCURSO Nº 001/2014: CARGO: AGENTE LEGISLATIVO Número de Vagas:... 01 Vaga para Deficiente:... - Carga Horária:... 40 horas semanais Vencimento base:... R$ 1.448,00 Requisitos

Leia mais

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia.

Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Linha 1: Resposta biológica nas terapias em Odontologia. Descrição. O entendimento dos processos fisiológicos, celulares e moleculares associados com o uso de diversos materiais, medicamentos e demais

Leia mais

LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL LEGISLAÇÃO FEDERAL

LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL LEGISLAÇÃO FEDERAL 0 SÃO PAULO ATUALIZADO EM JULHO DE 2014 ROTEIRO 1 Linha do tempo legislação federal 1. Leis Constituição da República Federativa do Brasil 05/10/1988 2. Resoluções, Pareceres e Deliberações Parecer CNE/CEB

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONHECIMENTOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS ENSINO MÉDIO: * Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de palavra, frase ou texto, estrutura textual, coesão e coerência, recursos

Leia mais

Câmpus de Araçatuba. Plano de Ensino. Docente(s) Suzely Adas Saliba Moimaz, Ronald Jefferson Martins, Renato Moreira Arcieri, Tânia Adas Saliba Rovida

Câmpus de Araçatuba. Plano de Ensino. Docente(s) Suzely Adas Saliba Moimaz, Ronald Jefferson Martins, Renato Moreira Arcieri, Tânia Adas Saliba Rovida Curso ODOI 8 - Odontologia Ênfase Identificação Disciplina SCOI9-I-T/P-A/B - Saúde Coletiva I Docente(s) Suzely Adas Saliba Moimaz, Ronald Jefferson Martins, Renato Moreira Arcieri, Tânia Adas Saliba Rovida

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ENCONTRO DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DE SERGIPE

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ENCONTRO DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DE SERGIPE CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ENCONTRO DOS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DE SERGIPE REGIMENTO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ENCONTRO DOS CONSELHOS DE REGIMENTO ESCOLAR ROSAMARIA DE FARIAS

Leia mais

Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar

Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar MINISTÉRIO DA SAÚDE HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO SERVIÇO DE ODONTOLOGIA Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Oral e Odontologia Hospitalar JUSTIFICATIVA A Promoção de saúde só será completa

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS MAIO/2014

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS MAIO/2014 PROGRAMAÇÃO DE CURSOS MAIO/2014 http://www.paraiba.pb.gov.br/administracao/espep Local de realização: Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba ESPEP/PB Rua Neuza de Sousa Sales, s/n Mangabeira VII

Leia mais

DISCIPLINA CURSO SEM. CRÉD. TURNO TITULAÇÃO MÍNIMA VAGAS

DISCIPLINA CURSO SEM. CRÉD. TURNO TITULAÇÃO MÍNIMA VAGAS ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA CURSO SEM. CRÉD. TURNO TITULAÇÃO MÍNIMA VAGAS Legislação Social e Trabalhista Administração 1º 02 Noturno Graduação em Direito com pós-graduação na área de Ciências Sociais Aplicadas.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Cargo: ENFERMEIRO/ÁREA 1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Prestar assistência ao paciente e/ou usuário em clínicas, hospitais, ambulatórios, navios, postos de saúde e em domicílio, realizar consultas e procedimentos

Leia mais

Especialidades Odontológicas

Especialidades Odontológicas Especialidades Odontológicas Urubatan Medeiros Doutor (USP) - Professor Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária (UERJ/UFRJ) - Consultor do Ministério da Saúde I - Introdução A Odontologia

Leia mais

CBO-S (Códigos de Especialidade)

CBO-S (Códigos de Especialidade) CBO-S (Códigos de Especialidade) Código Descrição 1312.05 Diretor clínico 1312.05 Diretor de departamento de saúde 1312.05 Diretor de divisão médica 1312.05 Diretor de serviços de saúde 1312.05 Diretor

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FREITAS ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL ALFABETIZADO

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FREITAS ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL ALFABETIZADO ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL ALFABETIZADO CARGOS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, AUXILIAR DE SERVIÇOS EXTERNOS, MOTORISTA, OPERADOR DE MÁQUINAS I, OPERADOR DE MÁQUINAS II. conjunção, interjeição.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUMIRIM CONCURSO PÚBLICO 01/2015 - PREFEITURA MUNICIPAL DE JUMIRIM/S.P. COMUNICADO - 01

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUMIRIM CONCURSO PÚBLICO 01/2015 - PREFEITURA MUNICIPAL DE JUMIRIM/S.P. COMUNICADO - 01 CONCURSO PÚBLICO 01/2015 - PREFEITURA MUNICIPAL DE JUMIRIM/S.P. COMUNICADO - 01 A PREFEITURA MUNICIPAL DE JUMIRIM, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, através da empresa Planexcon Gestão

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Universidade Estadual de Maringá CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE R E S O L U Ç Ã O Nº 074/2012-CI/CCS REPUBLICAÇÃO CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, neste Centro, no dia 28/05/13. Aprova nova estrutura curricular no projeto

Leia mais

1. Pediatria /Internato 03+ 01 TP-20

1. Pediatria /Internato 03+ 01 TP-20 MINISTERIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI EDITAL Nº. 01/2010UFPI, de 03 de fevereiro de 2010. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR ANEXO DEPARTAMENTO MATERNO INFANTIL 1. Pediatria

Leia mais

Doutorado em Ciências da saúde, ciências biológicas ou áreas afins e portadores do título de graduação em curso da área da saúde ou biológicas.

Doutorado em Ciências da saúde, ciências biológicas ou áreas afins e portadores do título de graduação em curso da área da saúde ou biológicas. Anexo I - Edital nº 94/20 Concurso Docente Lotação: Instituto de Ciências da Saúde, Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva.- e 1 vaga em regime de 40 horas Tema do Nº de Pontos das Provas Escrita e

Leia mais

Conhecimentos em: Conhecimentos em:

Conhecimentos em: Conhecimentos em: Onde se lê: ANEXO II - PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA ENFERMAGEM PROGRAMA DA PROVA Enfermagem (todas as especialidades) 1-Fundamentos da Enfermagem. 2-Enfermagem em Saúde Mental. 3-Enfermagem em Saúde Pública.

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 28/2/2011, Seção 1, Pág. 25. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 28/2/2011, Seção 1, Pág. 25. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Nacional de Unidades Universitárias Federais de UF: RS Educação Infantil (ANUUFEI) ASSUNTO: Normas de funcionamento das unidades

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 885, DE 2015

PROJETO DE LEI N.º 885, DE 2015 COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI N.º 885, DE 2015 Dispõe sobre a obrigatoriedade da concessão de Kit básico de Higiene pessoal nas escolas públicas e dá outras. Autor: Deputado MÁRIO HERINGER Relator:

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA, PARANÁ

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA, PARANÁ CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTANEJA, PARANÁ ERRATA N. O 1 DO EDITAL N. o 0/24 DE 8 DE DEZEMBRO DE 24 A PREFEITA MUNICIPAL DE SERTANEJA, Paraná, no uso

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA ALTA (SC)

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA ALTA (SC) ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR I - PORTUGUÊS: Interpretação de textos. Escrita: Morfologia, Vocabulário; Ortografia; Pontuação; Sílabas; Acentuação gráfica; Classes gramaticais;

Leia mais

Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação FNCE Região Centro Oeste

Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação FNCE Região Centro Oeste Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação FNCE Região Centro Oeste Educação à Distância no Território Nacional: desafios e perspectivas Francisco Aparecido Cordão facordao@uol.com.br

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEGISLAÇÃO: UM CONVITE AO DIÁLOGO Secretaria Municipal de Educação maele_cardoso@hotmail.com Introdução A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui se no atendimento de crianças de 0 a 5 anos de idade, em instituições

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 2006

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3 º 2014 160

PLANO DE ENSINO 3 º 2014 160 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA SÉRIE PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente 3 º 2014 160 I EMENTA Análise e estudo do indivíduo do período de lactência até a adolescência,

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM MOSSORÓ

CURSO DE ENFERMAGEM MOSSORÓ ANEXO Conteúdo para EXIN 2015.1 - campus MOSSORÓ CURSO DE ENFERMAGEM MOSSORÓ 3ª Série DISCIPLINAS ÉTICA E PROFISSIONALISMO MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA I SISTEMAS CORPORAIS

Leia mais

TABELA GERAL DE VENCIMENTOS - ANEXO IV 01/03/2013 I - QUADRO PERMANENTE: SERVIDORES EFETIVOS

TABELA GERAL DE VENCIMENTOS - ANEXO IV 01/03/2013 I - QUADRO PERMANENTE: SERVIDORES EFETIVOS TABELA GERAL DE VENCIMENTOS - ANEXO IV 01/03/2013 I - QUADRO PERMANENTE: SERVIDORES EFETIVOS Referência 1 2 3 4 5 6 7 FUNÇÕES Nível I 1.256,00 1.366,00 1.489,00 1.625,00 1.774,00 1.935,00 2.119,00 Inspetor

Leia mais

III PROGRAMA DE CADA CURSO OFERECIDO E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES, SUA DURAÇÃO, REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO.

III PROGRAMA DE CADA CURSO OFERECIDO E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES, SUA DURAÇÃO, REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. III PROGRAMA DE CADA CURSO OFERECIDO E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES, SUA DURAÇÃO, REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM MARKETING 1º SEMESTRE

Leia mais

MUNICÍPIO DE LUISLÂNDIA MG CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL 1/2015 ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

MUNICÍPIO DE LUISLÂNDIA MG CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS EDITAL 1/2015 ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS Advogado Prestar assistência jurídica às questões de direito administrativo, trabalhista, civil, tributário e constitucional. Agente de Combate às Endemias Desenvolver e executar atividades de prevenção

Leia mais

Semestre: 1 Quantidade de Módulos:9 Unidade de Ensino:Núcleo de Saúde

Semestre: 1 Quantidade de Módulos:9 Unidade de Ensino:Núcleo de Saúde 212 Módulo: 9º período e Mês Início do Módulo:216/1 Numero da Página: 1 Impresso em:14/12/215 16:4:29 da Disciplina Variação TEO PRA LAB TEO PRA LAB Quantidade de Disciplinas neste Módulo: Total CH H/A:

Leia mais

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/1

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/1 Torno público que estão abertas, no período de 01 a 05/02/2016, as inscrições para a seleção de docentes da UNICASTELO, constantes no item 1 deste Edital, para a constituição de cadastro. 1. DAS VAGAS

Leia mais

Medicina de Urgência e Cuidados intensivos 500horas/aula

Medicina de Urgência e Cuidados intensivos 500horas/aula Introdução à Medicina Veterinária Intensiva Introdução à Medicina Veterinária Intensiva Medicina Baseada em Evidências Estatística Biomédica e Metodologia do Ensino Índices Prognósticos Arquitetura Hospitalar

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015, DE 08 DE SETEMBRO DE 2015.

EDITAL Nº 001/2015, DE 08 DE SETEMBRO DE 2015. 1. Retificação em 14/09/2015, conforme Aviso de Retificação publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas em 14/09/2015. 2. Retificação em 23/09/2015, conforme Aviso de Retificação publicado no Diário

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

EDITAL Nº 005/2009 RE-RATIFICAR

EDITAL Nº 005/2009 RE-RATIFICAR EDITAL Nº 005/2009 O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, no uso de suas atribuições, atendendo aos termos da Lei Complementar nº 108, de 18 de maio de 2005, com alteração dada pela Lei Complementar

Leia mais

1ª Oficina Nacional do QUALIDIA

1ª Oficina Nacional do QUALIDIA 1ª Oficina Nacional do QUALIDIA LINHAS DE CUIDADO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES EXPERIÊNCIA DE DIADEMA SP Dra Lidia Tobias Silveira Assistente Gbi Gabinete SMS Diadema Linhas de cuidado de HA e DM

Leia mais

ANEXO I ÁREA DE FORMAÇÃO E TITULAÇÃO MÍNIMA

ANEXO I ÁREA DE FORMAÇÃO E TITULAÇÃO MÍNIMA 1 CURSO DE MEDICINA CÓD. DISCIPLINAS 001 Inglês 1 I 12 Curso formação completo em língua Inglesa ou título proficiência em língua inglesa. 002 Interação à Saú Comunitária I 2 I 12 ou Saú Coletiva ou Graduação

Leia mais

Art. 2º. Para os fins desta Lei, denomina-se:

Art. 2º. Para os fins desta Lei, denomina-se: LEI N 1.725/2014, DE 28 DE MAIO DE 2014. Dispõe sobre os regimes de trabalho denominados plantão, sobreaviso e atividade de especialista, institui gratificações para os profissionais médicos, enfermeiros

Leia mais

Estado do Paraná DECRETO Nº 093/16, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2016

Estado do Paraná DECRETO Nº 093/16, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2016 DECRETO Nº 093/16, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2016 Estabelece regras para a implantação do Plano de Classificação de Cargos, Carreira e Remuneração - PCCR dos servidores estatutários do quadro geral da Administração

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ CONCURSO PÚBLICO - Edital N.

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ CONCURSO PÚBLICO - Edital N. CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 0/13 TABELA DE CARGOS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO / ALFABETIZADO Cargo/Lotação Auxiliar de Serviços Gerais - Zona Urbana-sede Auxiliar de Serviços Gerais - Auxiliar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO COM PESSOAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO COM PESSOAS EDITAL Nº DE 11 DE JANEIRO DE 16 RERRATIFICAÇÃO DO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES CONCURSO PÚBLICO (EDITAL Nº 3/1) A PRÓ-REITORA DE GESTÃO COM PESSOAS DA, no uso da competência que lhe foi delegada pela

Leia mais

Palavras-chave: Currículo. Educação Infantil. Proposta Curricular.

Palavras-chave: Currículo. Educação Infantil. Proposta Curricular. REFORMULAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA/PB: compassos e descompassos SILVA, Auciele de Oliveira 1 ARAÚJO, Maricélia da Silva 2 AMORIM, Ana Luisa Nogueira

Leia mais

Resolução nº 30/CONSUP/IFRO, de 03 de outubro de 2011.

Resolução nº 30/CONSUP/IFRO, de 03 de outubro de 2011. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CONSELHO SUPERIOR Resolução nº 30/CONSUP/IFRO, de 03 de outubro

Leia mais

ANEXO III ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS VIGIA DESCRIÇÃO SUMÁRIA Executar tarefas de guarda, fiscalização e defesa do patrimônio da Prefeitura. MOTORISTA DESCRIÇÃO SUMÁRIA Executar tarefas relacionadas ao transporte

Leia mais

IMPORTANTE: Consulte o edital 01/2015 e suas retificações em www.concursos.ufba.br e observe todas as demais exigências e prazos estabelecidos.

IMPORTANTE: Consulte o edital 01/2015 e suas retificações em www.concursos.ufba.br e observe todas as demais exigências e prazos estabelecidos. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA GABINETE DA REITORIA EDITAL DE INCLUSÃO Nº 4 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), no uso de suas atribuições estatutárias, tendo em vista

Leia mais

NOTA TÉCNICA 42 /2012

NOTA TÉCNICA 42 /2012 NOTA TÉCNICA 42 /2012 Atualiza as diretrizes para organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e obesidade como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças

Leia mais

RERRATIFICAÇÃO Nº 01

RERRATIFICAÇÃO Nº 01 Edital de abertura de Concurso Público nº 01/15 RERRATIFICAÇÃO Nº 01 A presente RERRATIFICAÇÃO é ora levada a efeito, para retificar parcialmente o Edital de Abertura de Concurso Público nº 01/15. O Prefeito

Leia mais

Semestre: 2 Quantidade de Módulos:8 Unidade de Ensino:Núcleo de Saúde

Semestre: 2 Quantidade de Módulos:8 Unidade de Ensino:Núcleo de Saúde 212 Semestre: 2 Módulo: 8º Período e Mês Início do Módulo:216/1 Numero da Página: 1 Impresso em:16/12/215 11:48:45 5697 TÉCNICAS DE PESQUISA EM ODONTOLOGIA II DCOP(N/C)APS 2 1 Estudo dos tipos de trabalhos

Leia mais

GRAÇA, L. (1996) - Evolução do sistema hospitalar: uma perspectiva sociológica. Lisboa http://www.ensp.unl.pt/lgraca/textos87.html

GRAÇA, L. (1996) - Evolução do sistema hospitalar: uma perspectiva sociológica. Lisboa http://www.ensp.unl.pt/lgraca/textos87.html ODONTOLOGIA HOSPITALAR Planejamento e estratégias Paulo A Pimentel Jr Mestre em Patologia Bucal Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar e Medicina Oral do CRORJ paulopimentel@medicinaoral.com.br

Leia mais