O calor é o nosso elemento. Climatização e a.q.s. de alta eficiência com energia inesgotável

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O calor é o nosso elemento. Climatização e a.q.s. de alta eficiência com energia inesgotável"

Transcrição

1 Bombas de calor reversíveis para aplicações geotérmicas e aerotérmicas Climatização e a.q.s. de alta eficiência com energia inesgotável Logatherm WPS Logatherm WPL O calor é o nosso elemento

2 A geotermia e aerotermia: O futuro do conforto térmico! A geotermia representa o futuro em matéria de energia. A energia acumulada debaixo do solo constitui uma reserva energética constantemente renovável e inesgotável! A Buderus introduz no mercado uma ampla gama de bombas de calor geotérmicas, de alta qualidade, fiabilidade e capaz de responder às maiores exigências de cada instalação. Ar Legenda: A energia é extraída do solo. Função da bomba de calor: - Captar o máximo de energia - Maximizar esta energia Renovação da energia calorífica. A bomba de calor utiliza a energia da terra, a qual é renovada constantemente pela chuva, pelo sol e pelo vento, para satisfazer as suas necessidades de climatização (frio / calor) assim como água quente sanitária. Terra Rocha Água O solo e o sub-solo: uma fonte de energia pouco explorada A bomba de calor permite potenciar a energia extraída do solo e posteriormente transmiti-la ao interior da sua casa. Os modelos de bombas de calor água/ água, são os mais conhecidos e são os sistemas mais antigos. A técnica mista utilizada consiste em extrair a energia existente no solo através de um destes meios: - Captação horizontal (circuito fechado) enterrados a pouca profundidade. - Sondas verticais (circuito fechado) que descem a uma maior profundidade. - Poço de extracção de energia da águas freáticas (circuito aberto). O ar: uma fonte de energia inesgotável A aerotermia aproveita as calorias gratuitas que se encontram no ar exterior. As bombas de calor de ar/água de alta eficiência energética extraem esta energia gratuita do ar exterior convertendo-a em conforto para a sua casa de uma maneira natural, protegendo o meio ambiente e favorecendo a poupança energética.

3 Bombas de calor geotérmicas e aerotérmicas Energias renováveis e inesgotáveis Tecnologia pensada especialmente para a sua casa Uma vez que a energia (frio ou calor) é extraída da terra ou do ar, a mesma é conduzida até a sua casa através de água glicol e difunde-se com a água do sistema de climatização com temperaturas que não ultrapassam 60ºC para calor e 7ºC para frio. A função da bomba de calor é captar a maior quantidade de energia e maximiza-la a um baixo custo. Para mim é uma tecnologia fácil de entender: é justamente a solução que procurava para desfrutar do conforto tanto no Inverno como no Verão de modo económico e respeitando o meio ambiente. Uma climatização eficaz e eficiente A eficácia da bomba de calor depende da relação entre a potência eléctrica necesária para o seu funcionamento (quer dizer a energia eléctrica consumida, principalmente pelo compressor) e a potência que proporciona ao sistema (calor ou frio). A relação entre estes dois valores chama-se coeficiente de rendimento (COP para produção de calor e EER para produção de frio). Desta forma, os custos da exploração mantêm-se baixos, o que reduz consideravelmente o consumo de energia, maximizando o conforto já que com um só equipamento pode proporcionar frio ou calor satisfazendo as necesidades tanto no inverno como no verão. A natureza, é a fonte de energia por excelência A terra é um excelente agente portador de energia requerida para o funcionamento de uma bomba de calor, já que a temperatura do solo permanece relativamente constante durante todo o ano. Estas energias inesgotáveis tornam possível que as bombas de calor reversíveis, tanto geotérmicas como aertotérmicas, sejam uma alternativa aos sistemas de aquecimento. A energia acumulada debaixo do solo constituí uma reserva energética constantemente renovável e inesgotável!

4 Como captar a energia da terra Para determinar o tipo de sistema que se deve utilizar, é necessário ter em conta a condutividade térmica do solo. As bombas de calor reversíveis da Buderus Logatherm WPS, captam a energia da terra e podem configurar-se com os seguintes sistemas: Tubos horizontais, sondas verticais e poços para extrair a energia de manto freático. A partir da superfície da terra: sondas geotérmicas horizontais enterradas debaixo da terra Esta opção utiliza a energia acumulada a uma profundidade de aproximadamente, metros. Enterra-se um tubo (captador horizontal) pelo qual circula a água e glicol, o qual absorve a energia da terra, por contacto com o terreno circundante. Dentro da bomba de calor aumenta o frio ou o calor do líquido, depois do qual transmite-se aos diferentes circuitos (chão radiante/ refrescante, radiadores, fan coils, acumulador de água sanitaria, etc.). A partir do sub-solo: sonda geotérmica vertical Se no sub-solo do terreno existem massas rochosas a uma profundidade apropriada, pode optar por esta forma de obter energia. Em condições normais, efectua-se uma perfuração vertical na rocha entre metros de profundidade, ainda que esta distância dependa das necessidades térmicas de cada instalação. Dentro da conduta introduzem-se tubos flexíveis (sondas verticais). O príncipio do funcionamento é o mesmo que o dos captadores horizontais. A partir da água de um lago ou rio: sondas geotérmicas horizontais submersas. Se vive nas proximidades de um lago ou rio, este modelo de exploração representa uma excelente alternativa, já que aproveita a energia acumulada na água, incluindo quando esta se congela no inverno. Instala-se no fundo um tubo colector com um estabilizador, sendo o seu principio de funcionamento equivalente ao da obtenção de calor da superfície da terra (captadores horizontais). Para poder extrair a energia, tem de instalar uma rede de tubagem entre a casa e a fonte de água. Apartir das água freáticas: sonda vertical (circuito aberto) Se existir um poço com suficiente caudal subterrâneo, também é possível utilizá-lo como fonte de energia. Uma bomba transporta a água para um permutador de calor adicional ao da bomba de calor, que transfere esta energia para bomba, sendo o princípio do funcionamento idêntico ao dos restantes casos. Pode-se também perfurar um poço novo para poder extrair energia térmica de lençóis freáticos. Além do calor que obterá e um custo particularmente baixo, vai dispor também de água para regar o seu jardim, e diminuirá assim o seu consumo de água. Tudo isto apenas com alterações mínimas no seu jardim.

5 Como captar a energia do ar Bombas de calor geotérmicas e aerotérmicas O funcionamento das bombas de calor aerotérmicas é similar aos das bombas de calor geotérmicas, sendo que utilizam com fonte de energia o ar exterior, para a produção de frio, calor e a.q.s. As bombas de calor aerotérmicas absorvem a energia do ar exterior através do condensador, potencializam-na e transferem-na a um circuito hidráulico, mediante o qual se distribui a energia para a sua casa. Aquecimento e água quente Ar exterior 80 C Compressão 60 C Evaporação Condensação 9 C Expansão Energia da fonte natural C Energia entregue ao sistema Evaporação: O fluido frigorífico (R0A) cede/ absorve a temperatura do ar exterior, extraindo assim a energia da natureza Condensação: Quando regressa ao estado líquido, o fluido frigorífico (R0A) liberta/absorve a energia ao circuito hidráulico que se conecta ao módulo interior para depois distribuir a energia no local que se quer climatizar Compressão: Com a ajuda de um motor eléctrico, o compressor incrementa através da compressão a temperatura do fluido frigorífico (R0A), o qual já tem uma contribuição de energia do ar exterior. Válvula de expansão: Retira pressão ao fluido refrigerante (R0A) para melhorar a reacção da evaporação e assim ser possível libertar/ absorver a maior quantidade de energia possível do exterior.

6 Bombas de calor geotérmicas reversíveis Buderus Logatherm WPS A nova gama de bombas de calor reversíveis Buderus Logatherm WPS são equipamentos completos, que não requerem a utilização sistemas adicionais para o seu funcionamento. Podem, no entanto, ser integrados com sistemas adicionais e controlados directamente com o sistema electrónico da bomba de calor, por exemplo desumidificadores, sistemas solares, etc. Além do mais, são particularmente compactas e silenciosas integrando-se na perfeição no interior da sua casa. Olhando para o futuro revelam-se perspectivas muito interessantes, já que cada dia nos preocupamos mais com o meio ambiente. Redistribuição eficaz e fiável da temperatura As bombas de calor reversíveis Buderus Logatherm SPW proporcionam uma temperatura agradável e garantem água quente sanitária durante todo o ano. Foram concebidas para poder funcionar com qualquer tipo de sistema geotérmico aberto ou fechado, sem necessidade de utilizar acessórios adicionais, dado que estão todos integrados na bomba de calor. Estes aparelhos não requerem equipamentos de apoio adicionais para poder alcançar as temperaturas desejadas na sua casa. São ideais para qualquer tipo de instalação, onde seja necessário climatizar e fornecer água quente sanitária. Dado que podemos contar com diferentes capacidades, podemos oferecer uma solução de alto rendimento adequada para cada necessidade. Os nossos aparelhos podem atingir temperaturas de até ºC para aquecimento e até ºC para produzir frio na sua casa, graças ao compressor de alto rendimento do tipo scroll, o qual pode elevar a temperatura do refrigerante (R-0ª) consideravelmente, sempre garantindo alta eficiência. Regulação - Sonda de temperatura e humidade A temperatura de impulsão é adaptada à temperatura do ar exterior e à temperatura desejada no ar interior da sua casa, maximizando assim a eficiência do sistema. 6

7 Bombas de calor reversibles aerotérmicas: Buderus Logatherm WPL Bombas de calor geotérmicas e aerotérmicas Logatherm WPS Logatherm WPL As bombas de calor ar/água estão desenhadas para poder adaptar-se a qualquer tipo de instalação, visto que não é necessário fazer nenhuma instalação especial, e apenas é necessário ter em consideração o tamanho e peso das mesmas. As nossas bombas de calor Logatherm WPL integram já todos os componentes necessários para funcionar, não sendo necessário adicionar acessórios complementares. As vantagens das bombas de calor reversíveis Buderus: Bombas de calor reversíveis, concebidas para climatizar e produzir a.q.s. Sistemas altamente eficientes São sistemas completos que incluem todos os acessórios necessários para poder funcionar - circuito hidráulico completo do lado da fonte da sua casa - sensor de temperatura exterior - sensor interior de temperatura e humidade - controlador É possível integrar e controlar até 6 sistemas diferentes, por exemplo sistemas solares, desumidificadores, etc. Aparelhos compactos e silenciosos Seja qual seja a sua escolha, o design compacto dos nossos aparelhos permite integrar-se na perfeição no interior da sua casa. Sistemas completos e altamente eficientes As bombas de calor ar /água de alta eficiência e compatíveis com outros sistemas já existentes em sua casa caracterizam-se pela sua fácil instalação e manutenção. Na instalação entre a unidade interior e exterior não é necessário utilizar gás refrigerante, o que facilita a instalação dado que não requer a presença de um técnico de refrigeração. As bombas de calor ar/água permitem um abastecimento térmico livre de emissões de CO, não utilizam combustíveis líquidos ou gasosos, e desta forma não necessitam adaptar-se às condições limitadoras de outros geradores que utilizam estes combustíveis tradicionais, como também não necessitam de seguir regras de exaustão de gases de combustão, facilitando a sua instalação e integração num edifício ou vivenda. 7

8 Bombas de calor geotérmicas Logatherm WPS Logatherm WPS Dados técnicos Logatherm WPS WPS 9 RM WPS RM WPS 6 R WPS 0 R WPS R WPS R Potência calorífica (W0/W) kw 9,,7 6,0 9,8,0, kw,,8,,,9 7, COP,9,8,7,0,69,6 Potência calorífica (W0/W) kw 9,0,, 8,8,9 kw,0,6,,6 6, 9 COP,00,,8,6,,6 Potência frigorífica (W0/W8) kw,7,8 0,9 6, 0,,9 kw,6,,, 6, 8,9 EER,0,8,98,96,9,9 Potência frigorífica (W0/W7) kw 8,7, 9,,,7 kw,6,,,,8 8, EER *,,,76,8,88,8 Caudal de água lado instalação m /h,6,0,8,,0,8 Conteúdo mínimo de água na instalação l Pressão disponível residual lado instalação Kpa Caudal de água lado água sanitária m /h,0,80,90,80,70 8,0 Pressão disponível residual lado água sanitária Kpa Ligações hidráulicas / / / / / / Válvula de segurança lado instalação bar 6 Vaso de expansão l 8 Tipo de compressor SCROLL Número de compressores n Número de circuitos frig. n Refrigerante R0A kg,,,7,6,,7 Azeite móvel EAL ARTICcc kg,,,89,,, Tipo bomba lado instalação circuladora centrífuga Tipo bomba lado fonte circuladora centrífuga Alimentação eléctrica V/Ph/Hz 0V~0Hz 00V-N~0Hz Potência sonora db(a) Pressão sonora 6 db(a) Peso em funcionamento kg Nota: () Funcionamento em aquecimento: temperatura da água instalação entrada ºC, temperatura fonte entrada a 0ºC saliente a -ºC () Funcionamento em recuperação: temperatura da água instalação entrada 0 C saliente a 0 C, temperatura fonte entrada a 0 ºC saliente a - ºC () Funcionamento em refrigeração: temperatura da água instalação entrada C saliente a 8 C, temperatura fonte entrada a 0 ºC saliente a ºC () Funcionamento em refrigeração: temperatura da água instalação entrada C saliente a 7 C, ttemperatura fonte entrada a 0 ºC saliente a ºC () Potência sonora baseada em medições realizadas de acordo com as normativas ISO 96 e Eurovent 8/. (6) Pressão sonora referenciada a m de distância da superfície da unidade, funcionando em campo aberto. Temperatura de saída lado geotérmico C Aquecimento + + Temperatura de saída lado instalação C Temperatura de saída lado geotérmico C Refrigeração +8 Temperatura de saída lado instalação C - Salto térmico água lado instalação (min./máx.) = /8 C - Salto térmico água glicolada lado geotérmico (min/máx.) = /8 C - Percentagem máximo de glicol 0% 9

9 Bombas de calor aerotérmicas Logatherm WPL Logatherm WPL Dados técnicos Logatherm WPL WPL 7 ARm WPL ARm WPL ARm WPL AR WPL 6 AR WPL 8 AR WPL AR Potência calorífica nominal kw 7,,,9 7,9, kw,8,6,,,8, 6 COP,,6,9,9,,8,9 COP EN,,,6,,,,9 Potência calorífica kw 7, 0,8,6,8, 7,,6 kw,,,,,6, 7, COP,,,9,,,8, Caudal de água nominal m /h,,9,,,8,, Pressão estática útil kpa Potência frigorífica kw 8,,,7,8 7,7 0, 9, kw,,,,,7, 7,8 EER,77,7,8,76,77,8,7 EER EN,8,8,8,8,8,8,8 Potência frigorífica kw 6, 9,,7,9,,, kw,,,6 7, EER,86,97,9,98,87,0,07 ESEER,6,,6,6,,,7 Caudal de água nominal m /h,,,7,7,, Pressão estática útil kpa Conteúdo de água na instalação l, Vaso de expansão l Válvula de segurança bar Número de ventiladores n Caudal de ar m /s,08,8,9,9,9,0 Tipo de compressor SCROLL Número de compressores n Número de circuitos n Refrigerante R0A kg,9,,,, 6, 8, Azeite móvel EAL ARTIC cc kg 0,7,,,0,7,8, Tipo bomba Circuladora Número bombas n Ligações hidráulicas Pulgadas -/ -/ -/ -/ -/ Potência sonora 6 db(a) Pressão sonora 7 db(a) Alimentação eléctrica V/ph/Hz 0V-0Hz 00V-N-0Hz Peso em funcionamento kg Dados obtidos nas seguintes condições: () Temperatura água instalação 0/ C, temperatura ar externo 7 C b.s./ 6 C b.h. () A potência absorvida total ontem-se somando a potência absorvida pelo compressor e pelo ventilador. () Temperatura água instalação 0/ C, temperatura ar externo 7 C b.s./ 6 C b.h. () Temperatura água instalação /8 C, temperatura ar externo C b.s. () Temperatura água instalação /7 C, temperatura ar externo C b.s. (6) Potência sonora de acordo com as normativas ISO 96 e Eurovent 8/. (7) Pressão sonora media com plano refelctante (Q=) a uma distância da superfície externa da unidade de metro Temperatura do ar exterior ( C) Aquecimento Temperatura de impulsão ( C) Temperatura aire exterior ( C) Refrigeração Temperatura de água de impulsão ( C) - Salto térmico água (min./máx.) = /8 C - Pressão circuito hidráulico (min/máx.) = / bar - Percentagem máximo de glicol 0%

10 Acessórios Logatherm WPL/WPS Acessórios Modelo Descrição Referência Preços [ ] Logalux P DW Acumulador de inércia frio /calor L Logalux P 00 DEW Acumulador de inércia frio /calor 00 L Logalux P 00 DEW Acumulador de inércia frio /calor 00 L Logalux P 00 DEW Acumulador de inércia frio /calor 00 L Logalux S 00 W Acumulador ACS, m de 00 L Logalux S 00 W Acumulador ACS,9 m de 00 L Logalux PN 00 EW Acumulador de inércia com permutador solar 00 L Logalux PN 00 EW Acumulador de inércia com permutador solar 00 L Logalux PN 000 EW Acumulador de inércia com permutador solar 000 L FSZ- Módulo de produção instantânea de a.q.s l/min FSZ-0 Módulo de produção instantânea de a.q.s 0 l/min Filtro antipartículas / Filtro antipartículas / 8780 Filtro antipartículas / Filtro antipartículas / Filtro antipartículas Filtro antipartículas Kit anti-vibração (WPL 7-6kW) Kit anti-vibração (WPL 7-6kW) Kit anti-vibração (WPL 8-kW) Kit anti-vibração (WPL 8-kW) Bandeja de condensado unidade exterior (Ar/Água) (WPC 8-) Bandeja de condensado unidade exterior (Ar/Água) (WPC 8-) Controlo para interior, com sensor de temperatura e humidade Controlo para interior, com sensor de temperatura e humidade Módulo de expansão para integrar sistemas adicionais Módulo de expansão para integrar sistemas adicionais Válvula de três vias / ACS Válvula de três vias / ACS Apoio eléctrico de sonda de a.q.s. para acumulador,,kw Apoio eléctrico de sonda de a.q.s. para acumulador,,kw Apoio eléctrico externo, kw 0V para aquecimento Apoio eléctrico externo, kw 0V para aquecimento Apoio eléctrico externo, kw 00V para aquecimento Apoio eléctrico externo, kw 00V para aquecimento Apoio eléctrico externo, 6kW 00V para aquecimento Apoio eléctrico externo, 6kW 00V para aquecimento Apoio eléctrico externo, 9kW 00V para aquecimento Apoio eléctrico externo, 9kW 00V para aquecimento Referência Equivalência acessórios WPL WPL 7 ARm WPL ARm WPL ARm WPL AR WPL 6 AR WPL 8 AR WPL AR* 8780 Acumulador ACS, m de 00 L X X 8780 Acumulador ACS,9 m de 00 L X X X X X X Bandeja de condensado ud. exterior NA NA NA NA NA X X 8780 "Filtro de partículas ""/ " X X 8780 "Filtro de partículas ""/" X X X X 8780 "Filtro de partículas "" X 8780 Kit anti-vibração (WPL 7-6kW) X X X X X 8780 Kit anti-vibração (WPL 8-kW) X X Referência Equivalência acessórios WPS WPS 9 Rm WPS Rm WPS 6 R WPS 0 R WPS R * WPS R * 8780 Acumulador ACS, m de 00 L X X 8780 Acumulador ACS,9 m de 00L X X X X 8780 "Filtro de partículas ""/ " X 8780 "Filtro de partículas ""/" X X 8780 "Filtro de partículas "" X X X Também de pode produzir a.q.s., para os equipamentos de maior potência, com os tanques de 00 ou 00L, instalando um tanque de inércia em retorno do circuito de L ou através de produção instantânea. Nota: O resto dos acessórios são compatíveis para todos os modelos de bombas de calor, dependendo das necessidades da instalação.

11 Instalações com bombas de calor Logatherm WPS y WPL Instalação geotérmica Logatherm WPS Controlo (sensor de temperatua e humidade) Bomba de calor Logatherm WPS Acumulador a.q.s. Logalux S 00 W Acumulador de inércia Logalux P 00 DEW Sensor de temperatura externo Instalação aerotérmica Logatherm WPL Controlo (sensor de temperatua e humidade) Bomba de calor Logatherm WPL Acumulador a.q.s. Logalux S 00 W Acumulador de inércia Logalux P 00 DEW Sensor de temperatura externo

12 Buderus BOSCH Termotecnologia, S.A. Av. Infante D. Henrique, Lote E - E Lisboa Imagens propriedade Bosch Thermotechnik GmbH. Reservados todos os direitos.

Nota de Imprensa. Buderus aposta nas energias renováveis

Nota de Imprensa. Buderus aposta nas energias renováveis Nota de Imprensa Buderus aposta nas energias renováveis Painéis solares, caldeiras, pellets, bombas de calor reversíveis para aplicações geotérmicas e aerotérmicas e até uma estação de produção de a.q.s.

Leia mais

GEOTERMIA. a energia sustentável

GEOTERMIA. a energia sustentável GEOTERMIA a energia sustentável FUROS GEOTÉRMICOS A Terra oferece-nos o calor para o aquecimento e arrefecimento central e AQS num só sistema. Venha conhecer! PORQUÊ PAGAR POR ALGO QUE A NATUREZA LHE DÁ?

Leia mais

BOMBAS DE CALOR AR/ÁGUA CLIMAECO

BOMBAS DE CALOR AR/ÁGUA CLIMAECO BOMBAS DE CALOR AR/ÁGUA CLIMAECO SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Índice Bombas de Calor Ar/Água. Uma tecnologia de futuro Sistema de climatização integrado e eficiente 03 Serviços de Apoio ao Cliente 04 Princípio

Leia mais

SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE

SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Bombas de Calor para A.Q.S. AQUAECO SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Índice Bombas de Calor para A.Q.S. Uma tecnologia de futuro Sistema eficiente de aquecimento de águas 03 Serviços de Apoio ao Cliente 04 Bomba

Leia mais

ESQUENTADORES SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE

ESQUENTADORES SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE ESQUENTADORES Sensor Compacto SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Sensor Compacto O novo grau de exigência Tecnologia, conforto e poupança Há um novo grau de exigência na gama de esquentadores Vulcano: o Sensor Compacto.

Leia mais

Água Quente Sanitária. Climatização Passiva. Aquecimento e Arrefecimento. Aquecimento

Água Quente Sanitária. Climatização Passiva. Aquecimento e Arrefecimento. Aquecimento Água Quente Sanitária Climatização Passiva Aquecimento e Arrefecimento Aquecimento A Geotermia Vertical consiste na instalação de sondas geotérmicas para a captação de energia térmica em furos até 200

Leia mais

Bombas de Calor. O calor é o nosso elemento

Bombas de Calor. O calor é o nosso elemento Bombas de Calor 2º Seminário PPGS Carlos Barbosa TT/SPO-TRTR 1 Bombas de Calor Geotérmicas Índice Definições Funcionamento Performance Instalação Fontes de Problemas 2 Definições Definição de bomba de

Leia mais

ESQUENTADORES SENSOR ATMOSFÉRICO

ESQUENTADORES SENSOR ATMOSFÉRICO ESQUENTADORES SENSOR ATMOSFÉRICO SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE SENSOR ATMOSFÉRICO Controlo total da temperatura. Conforto e Ecologia O esquentador Sensor Atmosférico é uma grande evolução para o seu conforto.

Leia mais

Bomba de calor para produção de água quente sanitária

Bomba de calor para produção de água quente sanitária água quente para toda a família, disponível a qualquer momento. Bomba de calor para produção de água quente sanitária bombas de c alor O especialista da bomba de calor Água quente e qualidade de vida,

Leia mais

CATÁLOGO CATÁLOGO. 03/2011 Caldeiras a gás e tecnologia de condensação

CATÁLOGO CATÁLOGO. 03/2011 Caldeiras a gás e tecnologia de condensação CATALOGUE CATÁLOGO CATÁLOGO 03/2011 Caldeiras a gás e tecnologia de condensação ÍNDICE BOMBAS DE CALOR AUDAX bombas de calor ar/água, monofásicas, com inversão de ciclo NOVO p. 6 Integrador de sistemas,

Leia mais

EDIFÍCIOS DE HABITAÇÃO

EDIFÍCIOS DE HABITAÇÃO EDIFÍCIOS DE HOJE OS SISTEMAS SOLARES CONVERTERAM-SE EM MAIS UMA PARTE DAS INSTALAÇÕES DE ÁGUA QUENTE. O DESAFIO ACTUAL E FUTURO É CONTINUAR A CONCEBER EQUIPAMENTOS E SISTEMAS QUE PROPORCIONEM O MÁXIMO

Leia mais

CO N C E P Ç ÃO, DESEN VO LV I MENTO E FABRI CO P ORTUGUÊ S BLOCO SOLAR ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS AQUECIMENTO CENTRAL CLIMATIZAÇÃO DE PISCINAS

CO N C E P Ç ÃO, DESEN VO LV I MENTO E FABRI CO P ORTUGUÊ S BLOCO SOLAR ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS AQUECIMENTO CENTRAL CLIMATIZAÇÃO DE PISCINAS CO N C E P Ç ÃO, DESEN VO LV I MENTO E FABRI CO P ORTUGUÊ S BLOCO SOLAR ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS AQUECIMENTO CENTRAL CLIMATIZAÇÃO DE PISCINAS ECONOMIA CONFORTO ECOLOGIA TRABALHA DE DIA, NOITE, COM CHUVA

Leia mais

Aquecimento Doméstico

Aquecimento Doméstico Aquecimento Doméstico Grande variedade de escolha Dos cerca de 4.000 kwh de energia consumidos por uma família portuguesa durante o ano, 15% é destinado ao aquecimento ambiente. A zona climática, o tipo

Leia mais

Potência útil A.Q.S. Potência útil A.Q.S. Características básicas Gama PLATINUM MAX (Condensação com micro-acumulação eficiente. Potência útil A.Q.S.

Potência útil A.Q.S. Potência útil A.Q.S. Características básicas Gama PLATINUM MAX (Condensação com micro-acumulação eficiente. Potência útil A.Q.S. Características básicas Gama (Condensação) de Caudal instantâneo Modelo kcal/h kw kcal/h kw l/min com (Δt=25 C) e Água Quente instantânea 2/2 F 5.88 / 17.200 6,8 / 20 20.60 2 13,8 CL.5 28/28 F 7.82 / 20.60

Leia mais

CALDEIRAS A LENHA AQUASOLID. Página 1

CALDEIRAS A LENHA AQUASOLID. Página 1 CALDEIRAS A LENHA AQUASOLID Página 1 Índice Caldeiras a Lenha - Todo o conforto com a máxima economia Uma solução de aquecimento eficiente 03 Principais Características 04 Componentes e Benefícios 05 Princípio

Leia mais

BOMBAS DE CALOR DE ÁGUA QUENTE SANITÁRIA. Conforto, Economia e Avançada Tecnologia.

BOMBAS DE CALOR DE ÁGUA QUENTE SANITÁRIA. Conforto, Economia e Avançada Tecnologia. BOMBAS DE CALOR DE ÁGUA QUENTE SANITÁRIA Conforto, Economia e Avançada Tecnologia. OCHSNER PRODUÇÃO DE ÁGUA QUENTE Benefícios convincentes Records de Eficiência Confirmados COP Auditado mais elevado de

Leia mais

Bem-estar, poupança, ecologia. a Arte. da climatização central TAXA IVA. système réversible. O especialista da climatização aerotérmica

Bem-estar, poupança, ecologia. a Arte. da climatização central TAXA IVA. système <INVERTER> réversible. O especialista da climatização aerotérmica Bem-estar, poupança, ecologia XA TAXA 12% TAXA 12% TAXA 12% TAXA 12% TAXA % V a Arte da climatização central système réversible O especialista da climatização aerotérmica AIRMAT : a solução

Leia mais

Albaenergy Solutions, Lda. Ar Condicionado

Albaenergy Solutions, Lda. Ar Condicionado Ar Condicionado Recorrendo à movimentação do ar estes equipamentos permitem, num curto espaço de tempo, climatizar um determinado espaço. Com estes sistemas podemos aquecer ou arrefecer o ambiente por

Leia mais

Daikin ECH 2 O. Bomba de calor. para Água Quente Sanitária. Poupança energética Performance Conforto ENER ENERG

Daikin ECH 2 O. Bomba de calor. para Água Quente Sanitária. Poupança energética Performance Conforto ENER ENERG Bomba de calor L ENERG енергия ενεργεια Y IJA IE IA ERWQ02AAV3 + EKHHP300AA2V3 3P416549-1A XL ENER енергия ε ERWQ02AAV3 para Água Quente Sanitária A B C D E F G A A B C D E F G Daikin ECH 2 O db(a) 61

Leia mais

ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES RADIANTES PRODUTOS E ACESSÓRIOS. www.rehau.com. Construção Automóvel Indústria

ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES RADIANTES PRODUTOS E ACESSÓRIOS. www.rehau.com. Construção Automóvel Indústria ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES RADIANTES PRODUTOS E ACESSÓRIOS www.rehau.com Construção Automóvel Indústria ARREFECIMENTO POR SUPERFÍCIES RADIANTES UMA GRANDE INOVAÇÃO PARA O MÁXIMO CONFORTO GAMA DE PRODUTOS

Leia mais

Combustível gás. Caldeiras murais electrónicas. Características básicas Gama VEGA PLUS (Acumulador incorporado) Características básicas Gama NORA

Combustível gás. Caldeiras murais electrónicas. Características básicas Gama VEGA PLUS (Acumulador incorporado) Características básicas Gama NORA Características básicas Gama (Acumulador incorporado) de Produção 30 min. Temp. acumul. 60 C Produção contínua Capacidade do depósito acumulador Modelo kcal/h kw kcal/h kw litros (Δt=30 C) l/min (Δt=25

Leia mais

Ofasun 2512 / 2110. Curva de rendimento: η0=78,5% ; K1=3,722 W/(m2K); K2=0,012 W/(m2K); Certificação Solar KEYMARK. 10 anos de garantia.

Ofasun 2512 / 2110. Curva de rendimento: η0=78,5% ; K1=3,722 W/(m2K); K2=0,012 W/(m2K); Certificação Solar KEYMARK. 10 anos de garantia. Ofasun 2512 / 2110 Colector solar plano de alto rendimento série Ofasun, com tratamento altamente seletivo (Almeco-TiNOX), composto por uma estrutura em alumínio pintado electroestático, vidro temperado

Leia mais

Tecnologia dos Esquentadores Termostáticos. Outras soluções para aquecimento de água

Tecnologia dos Esquentadores Termostáticos. Outras soluções para aquecimento de água Tecnologia dos Esquentadores Termostáticos. Outras soluções para aquecimento de água 2 ÍNDICE Grupo Bosch no Mundo Bosch Termotecnologia Tendências Produtos Vulcano 3 2. Bosch Termotecnologia 2.5. Centros

Leia mais

Bem-estar, poupança, ecologia. a Arte. do aquecimento central TAXA IVA. système réversible. O especialista do aquecimento aerotérmico

Bem-estar, poupança, ecologia. a Arte. do aquecimento central TAXA IVA. système <INVERTER> réversible. O especialista do aquecimento aerotérmico Bem-estar, poupança, ecologia XA TAXA 12% IVA TAXA 12% IVA TAXA 12% IVA TAXA 12% IVA TAXA IVA % IVA V a Arte do aquecimento central système réversible O especialista do aquecimento aerotérmico

Leia mais

Domitop MISTA INSTANTÂNEA. Domitop H SÓ AQUECIMENTO MEMBRO DE FEGECA

Domitop MISTA INSTANTÂNEA. Domitop H SÓ AQUECIMENTO MEMBRO DE FEGECA Domitop MISTA INSTANTÂNEA Domitop H SÓ AQUECIMENTO MEMBRO DE FEGECA CALDEIRA MURAL DOMITOP R A Férroli desenvolveu e lança uma nova gama de caldeiras murais a gás DOMITOP. Caldeiras mistas para e produção

Leia mais

O aquecimento das piscinas www.psa-zodiac.com

O aquecimento das piscinas www.psa-zodiac.com As Bombas de calor O aquecimento das piscinas www.psa-zodiac.com Bomba de calor, a solução ideal Desempenho e economia Hoje a bomba de calor é a solução a mais económica para aquecer eficazmente uma piscina

Leia mais

ENERGIA GEOTÉRMICA & SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO

ENERGIA GEOTÉRMICA & SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO ENERGIA GEOTÉRMICA & SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO ENERGIA GEOTÉRMICA Definição Recurso geotérmico -Fluidos e formações geológicas do sub-solo, de temperatura elevada, cujo calor seja suscetível de aproveitamento

Leia mais

AQUASTAR GREEN S O L U Ç Õ E S D E Á G U A Q U E N T E

AQUASTAR GREEN S O L U Ç Õ E S D E Á G U A Q U E N T E CALDEIRAS MURAIS DE CONDENSAÇÃO AQUASTAR GREEN S O L U Ç Õ E S D E Á G U A Q U E N T E Índice Gama Aquastar Green Condensação: Vantagens e características NOVO A nova caldeira mural de condensação Aquastar

Leia mais

Tecnologias de Micro-Geração e Sistemas Periféricos PARTE II Tecnologias de Aproveitamento de Calor -

Tecnologias de Micro-Geração e Sistemas Periféricos PARTE II Tecnologias de Aproveitamento de Calor - Tecnologias de Micro-Geração e Sistemas Periféricos PARTE II Tecnologias de Aproveitamento de Calor - 53 7 - Chillers de Absorção 54 7.1 Descrição da tecnologia Um chiller de água é uma máquina que tem

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Grupos de Circulação AGS. www.vulcano.pt. (AGS 5, AGS 10, AGS 20 e AGS 50) Agosto 2013

FICHA TÉCNICA. Grupos de Circulação AGS. www.vulcano.pt. (AGS 5, AGS 10, AGS 20 e AGS 50) Agosto 2013 Departamento Comercial e Assistência Técnica: Av. Infante D. Henrique, lotes 2E-3E - 1800-220 LISBOA * Tel.: +351. 218 500 300 Agosto 2013 FICHA TÉCNICA (AGS 5, AGS 10, AGS 20 e AGS 50) www.vulcano.pt

Leia mais

[ Ar ] [ Água ] [ Terra ] [ Buderus ] Deixe entrar o sol no seu lar. O calor é o nosso elemento

[ Ar ] [ Água ] [ Terra ] [ Buderus ] Deixe entrar o sol no seu lar. O calor é o nosso elemento [ Ar ] Tecnologia Caldera mural solar de Logasol condensación SKE Logamax.0; plus SKN GB0 3.0; SKS 4.0 [ Água ] [ Terra ] [ Buderus ] Deixe entrar o sol no seu lar SOLA R TECNOLOGIA O calor é o nosso elemento

Leia mais

WHIRLPOOL AR CONDICIONADO 2013

WHIRLPOOL AR CONDICIONADO 2013 WHIRLPOOL 201 CONTROLA O AMBIENTE, POUPA ENERGIA, MANTEM O LAR LIMPO E SAUDÁVEL Recentes investigações confirmam que a seleção do sistema de ar condicionado está influênciada principalmente por três fatores

Leia mais

Arrefecimento solar em edifícios

Arrefecimento solar em edifícios Arrefecimento solar em edifícios Introdução A constante procura de conforto térmico associada à concepção dos edifícios mais recentes conduziram a um substancial aumento da utilização de aparelhos de ar

Leia mais

LANÇAMENTO VALORIZE SEU MOMENTO DE LAZER. AQUECIMENTO DE ÁGUA. O novo grau de conforto. LINHA BOMBA DE CALOR PARA PISCINA

LANÇAMENTO VALORIZE SEU MOMENTO DE LAZER. AQUECIMENTO DE ÁGUA. O novo grau de conforto. LINHA BOMBA DE CALOR PARA PISCINA LANÇAMENTO VALORIZE SEU MOMENTO DE LAZER. AQUECIMENTO DE ÁGUA LINHA BOMBA DE CALOR PARA PISCINA O novo grau de conforto. EFICIÊNCIA COMPROVADA, SATISFAÇÃO GARANTIDA. EFICIÊNCIA Ventilador com alta efi

Leia mais

Cli l m i ati t z i ação Soluções Eficientes

Cli l m i ati t z i ação Soluções Eficientes Climatização Soluções Eficientes Indíce 1 Energias Renováveis Aerotermia, Energia Solar 2 Eficiência Energética Tecnologias, Regulamento 3 Bombas de Calor Soluções 4 Ar condicionado Gamas, Sistemas 1 Energias

Leia mais

Solução de Aquecimento de Águas de Elevada Eficiência

Solução de Aquecimento de Águas de Elevada Eficiência Solução de Aquecimento de Águas de Elevada Eficiência Gama 04 Gama de 2013 O que é Therma V? 06 O que é Therma V? Vantagens Therma V 08 Elevada Eficiência Energética 10 Programação Semanal 12 Instalação

Leia mais

Linha completa de aquecimento para banho e piscina

Linha completa de aquecimento para banho e piscina Linha completa de aquecimento para banho e piscina Aquecedor solar Aquecedor de piscina Bomba de calor www.heliotek.com.br Coletores solares Heliotek A força da nova geração Ao contrário dos coletores

Leia mais

CALDEIRAS Winter 201 5

CALDEIRAS Winter 201 5 CALDEIRAS 201 Winter 5 CALDEIRAS LENHA 43 54 Lenha SZM W 35 kw Lenha SZM W 35 kw VISTA EM CORTE FRONTAL DA CALDEIRA DE LENHA E PRINCIPAIS COMPONENTES ÁGUA AR 1 ENTRADA DE AR PARA COMBUSTÃO 5 2 MATERIAL

Leia mais

Catálogo de produtos. Calor é o nosso elemento

Catálogo de produtos. Calor é o nosso elemento [ Ar ] [ Água ] 2009 [ Terra ] [ Buderus ] Catálogo de produtos Calor é o nosso elemento CO 2 Sistemas de Aquecimento que respeitam a natureza. Desenvolvimento sustentável + Tecnologia = O calor é nosso

Leia mais

ROTEX HPSU compact Aquecer com o sol, ar e ROTEX. ROTEX HPSU compact A bomba de calor ar/água compacta. O aquecimento!

ROTEX HPSU compact Aquecer com o sol, ar e ROTEX. ROTEX HPSU compact A bomba de calor ar/água compacta. O aquecimento! ROTEX HPSU compact Aquecer com o sol, ar e ROTEX. ROTEX HPSU compact A bomba de calor ar/água compacta. O aquecimento! O seu inicio na época de aquecimento renovável: Aquecer com Ar e Sol. Uma fonte de

Leia mais

Bombas de Calor Geotérmicas

Bombas de Calor Geotérmicas Bombas de Calor Geotérmicas Futuro A crescente subida dos preços dos combustíveis fósseis (gás e gasóleo) levou a CHAMA a procurar alternativas aos sistemas tradicionais de aquecimento. Alternativas que

Leia mais

ROTEX Monopex : Sistema de aquecimento pelo pavimento para um aquecimento agradável e um arrefecimento suave. O aquecimento!

ROTEX Monopex : Sistema de aquecimento pelo pavimento para um aquecimento agradável e um arrefecimento suave. O aquecimento! ROTEX Monopex : O aquecimento pelo chão de baixa temperatura. ROTEX Monopex : Sistema de aquecimento pelo pavimento para um aquecimento agradável e um arrefecimento suave. O aquecimento! Conforto todo

Leia mais

Água Quente. Supraeco W Supraeco W OS. Bombas de calor Ar - Água para produção de A.Q.S. julho 2014. Conforto para a vida

Água Quente. Supraeco W Supraeco W OS. Bombas de calor Ar - Água para produção de A.Q.S. julho 2014. Conforto para a vida Supraeco W Supraeco W OS Bombas de calor Ar - Água para produção de A.Q.S. Água Quente julho 0 Conforto para a vida Bombas de calor SUPRAECO energia água quente ar-água confortopoupança eficiênciacop calor

Leia mais

BOMBAS DE CALOR PARA A.Q.S. AQUASMART AQUASMART SPLIT SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE

BOMBAS DE CALOR PARA A.Q.S. AQUASMART AQUASMART SPLIT SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE BOMBAS DE CALOR PARA A.Q.S. AQUASMART AQUASMART SPLIT SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Índice Bombas de Calor para A.Q.S. Um novo grau de eficiência Sistemas eficientes de aquecimento de águas 03 Serviços de Apoio

Leia mais

Série VAI 6. Design e eficiência. Porque o futuro é. Ar Condicionado. Equipamentos murais mono e multi

Série VAI 6. Design e eficiência. Porque o futuro é. Ar Condicionado. Equipamentos murais mono e multi r Condicionado FT//00x/0413 NJC Série VI 6 Design e eficiência. Equipamentos murais mono e multi Vaillant Group International GmbH Berghauser Str. 40 Germany 42859 Remscheid Phone: +49 2191 18-0 Fax: +49

Leia mais

ENERGIA SOLAR NÃO É UM CUSTO. É UM BOM INVESTIMENTO.

ENERGIA SOLAR NÃO É UM CUSTO. É UM BOM INVESTIMENTO. AQUECIMENTO 14 ENERGIA SOLAR NÃO É UM CUSTO. É UM BOM INVESTIMENTO. LOJA ONLINE DISPONÍVEL NA PÁGINA WEB WWW.SINUTA4SUN.PT PRODUTOS CHAVE NA MÃO POSSIBILIDADE :VARIEDADE DE DE PRODUTOS: COMPRA COM UMA

Leia mais

A escolha. natural DAIKIN ALTHERMA BOMBA DE CALOR DE BAIXA TEMPERATURA AQUECIMENTO, ARREFECIMENTO E ÁGUA QUENTE SANITÁRIA

A escolha. natural DAIKIN ALTHERMA BOMBA DE CALOR DE BAIXA TEMPERATURA AQUECIMENTO, ARREFECIMENTO E ÁGUA QUENTE SANITÁRIA A escolha natural DAIKIN ALTHERMA BOMBA DE CALOR DE BAIXA TEMPERATURA AQUECIMENTO, ARREFECIMENTO E ÁGUA QUENTE SANITÁRIA 2 A escolha natural 3 em1: aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária O

Leia mais

Índice SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE. Esquentadores - Tecnologia, poupança, conforto e conectividade 03. Inovação e Evolução Tecnológica 04

Índice SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE. Esquentadores - Tecnologia, poupança, conforto e conectividade 03. Inovação e Evolução Tecnológica 04 ESQUENTADORES Índice Esquentadores - Tecnologia, poupança, conforto e conectividade 03 Inovação e Evolução Tecnológica 04 Serviços de Apoio ao Cliente 05 Como escolher um Esquentador 06 Condições de Instalação

Leia mais

BOMBAS DE CALOR GEOTÉRMICAS

BOMBAS DE CALOR GEOTÉRMICAS BOMBAS DE CALOR GEOTÉRMICAS Apresentação da Empresa GEOTERMIA DE PORTUGAL Geotermia e Soluções Energéticas, Lda. Rua Basílio Teles 10 B 2720-065 Amadora Tel./Fax +351 21 497 20 70 info@geotermiadeportugal.pt

Leia mais

CALDEIRAS MURAIS DE CONDENSAÇÃO

CALDEIRAS MURAIS DE CONDENSAÇÃO CALDEIRAS MURAIS DE CONDENSAÇÃO BIOS CLASSE 5 NO X MELHORAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA É UMA DAS GRANDES METAS DA NOSSA SOCIEDADE NO SÉCULO XXI. A GAMA BIOS, BASEADA NA TECNOLOGIA DA CONDENSAÇÃO É UM DOS

Leia mais

a excelência do clima sistemas VRF

a excelência do clima sistemas VRF a excelência do clima VRF UNIDADES INTERIORES 5 MODELOS / 37 VERSÕES UNIDADES EXTERIORES 3 MODELOS / 36 VERSÕES Mural Cassette 4 vias Mini - VRF VRF VRF Plus Parede / Tecto Módulos Básicos Módulos Básicos

Leia mais

ESQUENTADORES ESQUENTADORES COMPACTOS EXAUSTÃO NATURAL. But/Pro-7702431708 121003047. But/Pro-7703431740 121003073

ESQUENTADORES ESQUENTADORES COMPACTOS EXAUSTÃO NATURAL. But/Pro-7702431708 121003047. But/Pro-7703431740 121003073 ESQUENTADORES ESQUENTADORES COMPACTOS EXAUSTÃO NATURAL Gama Click! Modelo Referência GásCódigo Capacidade Exaustão Pr. Unitário WRDB 11 B31 But/Pro7701431613 121003046 WRDB 11 B23 7701331710 WRDB 14 B31

Leia mais

DEPÓSITOS SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE

DEPÓSITOS SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE DEPÓSITOS SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Índice Depósitos Solução de acumulação para Águas Quentes Sanitárias 03 Gama de Depósitos Vulcano Conforto garantido. Resumo 04 Depósitos de uma serpentina Simplicidade

Leia mais

Soluções para instalações de piso radiante

Soluções para instalações de piso radiante Soluções para instalações de piso radiante Sistemas e produtos para gerir instalações de aquecimento e arrefecimento por piso radiante 16 C 17 C 18 C 20 C 22 C Temperatura ambiente num local com aquecimento

Leia mais

ESQUENTADORES SENSOR CONNECT

ESQUENTADORES SENSOR CONNECT ESQUENTADORES SENSOR CONNECT SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Índice Um dia todos os esquentadores serão assim 03 Saiba sempre a classificação energética do seu equipamento Vulcano 04 Ligue-se ao conforto 06 Tecnologia,

Leia mais

ESQUENTADORES SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE

ESQUENTADORES SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE ESQUENTADORES SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Índice Em português, Esquentador diz-se Vulcano 03 Inovação e Evolução tecnológica 04 Serviços de Apoio ao Cliente 05 Como escolher um Esquentador 06 Condições de

Leia mais

2. O Sistema de Controlo Uponor

2. O Sistema de Controlo Uponor 2. O Sistema de Controlo Uponor O Sistema de Controlo Uponor é principalmente uma gestão completa para sistemas de climatização invisível. O conforto, a facilidade de utilização e o controlo de temperatura

Leia mais

módulos solares de tubos de vácuo

módulos solares de tubos de vácuo módulos solares de tubos de vácuo benefícios Instalação simples. Amigo do ambiente. Tubos de vácuo de alta eficiência que reduzem perdas de calor. Fácil substituição individual de tubos em caso de quebra.

Leia mais

Índice. Ar Condicionado. A temperatura perfeita, com frio ou calor 03. Benefícios 04. Serviços de Apoio ao Cliente 05. Princípio de Funcionamento 06

Índice. Ar Condicionado. A temperatura perfeita, com frio ou calor 03. Benefícios 04. Serviços de Apoio ao Cliente 05. Princípio de Funcionamento 06 R CONDICIONDO Índice r Condicionado temperatura perfeita, com frio ou calor 03 Benefícios 04 Serviços de poio ao Cliente 05 rincípio de Funcionamento 06 Modos de Funcionamento e Funções 07 Escolher um

Leia mais

BOMBAS DE CALOR. 3. Bombas de Calor Dezembro.2015. Bomba de calor sanitária. Bomba de calor Geotérmica. Acessórios. Acumulador Inercial

BOMBAS DE CALOR. 3. Bombas de Calor Dezembro.2015. Bomba de calor sanitária. Bomba de calor Geotérmica. Acessórios. Acumulador Inercial . Bombas de Calor Dezembro.201 Bomba de calor sanitária Bomba de calor aerotérmica Acessórios Acumulador Inercial Bomba de calor Geotérmica Captadores Geotérmicos.1.6.22.2.24.26 Bomba de calor sanitária

Leia mais

Características Unidades Exteriores (Condições Eurovent)

Características Unidades Exteriores (Condições Eurovent) LG SINGLE A (1 ) UNIDADE EXTERIOR As unidades exteriores referenciadas UUxxWH marca LG, são unidades bomba de calor (Modo Reversível) de expansão directa a operar com o fluído frigorigénio R410A. A unidade

Leia mais

CO N C E P Ç ÃO, DESEN VO LV I MENTO E FABRI CO P ORTUGUÊ S BLOCO SOLAR ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS AQUECIMENTO CENTRAL CLIMATIZAÇÃO DE PISCINAS

CO N C E P Ç ÃO, DESEN VO LV I MENTO E FABRI CO P ORTUGUÊ S BLOCO SOLAR ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS AQUECIMENTO CENTRAL CLIMATIZAÇÃO DE PISCINAS CO N C E P Ç ÃO, DESEN VO LV I MENTO E FABRI CO P ORTUGUÊ S BLOCO SOLAR ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS AQUECIMENTO CENTRAL CLIMATIZAÇÃO DE PISCINAS ECONOMIA CONFORTO ECOLOGIA TRABALHA DE DIA, NOITE, COM CHUVA

Leia mais

Ficha de Inscrição Cursos de Formação 2016

Ficha de Inscrição Cursos de Formação 2016 PROGRAMA DE FORMAÇÃO 2016 Ficha de Inscrição Cursos de Formação 2016 Para que a proposta de inscrição nos Cursos de Formação da Vulcano seja válida, é obrigatório o preenchimento de todos os campos de

Leia mais

EWAD~C. série para aplicações. de grandes dimensões COMFORTO. Todo o ano. Aquecimento. Ar condicionado. Sistemas Hidrónicos.

EWAD~C. série para aplicações. de grandes dimensões COMFORTO. Todo o ano. Aquecimento. Ar condicionado. Sistemas Hidrónicos. EWAD~C série para aplicações COMFORTO Todo o ano de grandes dimensões Aquecimento Ar condicionado Sistemas Hidrónicos Refrigeração EWAD~C- Concebida para exceder os requisitos da indústria HVAC relativamente

Leia mais

entidade promotora financiamento GUIA DO INSTALADOR

entidade promotora financiamento GUIA DO INSTALADOR entidade promotora financiamento GUIA DO INSTALADOR José Maria Almeida Pedro.almeida@ineti.pt Jorge Cruz Costa Cruz.costa@ineti.pt Esquema unifilar utilização 8 INÍCIO Slides 4 a 12 9 7 1 CD 4 5 6 7 7

Leia mais

TECNOLOGIAS ATLANTIC TECNOLOGIAS PARA AQS VITRIFICAÇÃO POR REVESTIMENTO NA FASE LÍQUIDA ISOLAMENTO DE ALTA DENSIDADE SISTEMA O PRO

TECNOLOGIAS ATLANTIC TECNOLOGIAS PARA AQS VITRIFICAÇÃO POR REVESTIMENTO NA FASE LÍQUIDA ISOLAMENTO DE ALTA DENSIDADE SISTEMA O PRO TECNOLOGIAS ATLANTIC TECNOLOGIAS PARA AQS VITRIFICAÇÃO POR REVESTIMENTO NA FASE LÍQUIDA ISOLAMENTO DE ALTA DENSIDADE SISTEMA O PRO ESTRATIFICAÇÃO TÉRMICA DA ÁGUA A Atlantic desenvolveu, em toda a sua gama,

Leia mais

227 Logalux ER Logalux SU. 18. Acumuladores de grande consumo sem serpentina e acumuladores de inércia...

227 Logalux ER Logalux SU. 18. Acumuladores de grande consumo sem serpentina e acumuladores de inércia... Acumuladores Índice Página 16. Depósitos de acumulação de água quente sanitária para caldeiras e sistemas solares............ 227 Logalux ER Logalux SU 17. Depósitos de acumulação para energia solar..............................................

Leia mais

PAINEIS SOLARES MEGASUN

PAINEIS SOLARES MEGASUN PAINEIS SOLARES MEGASUN Há mais de uma década a actuar no sector do aquecimento doméstico, a Jaqueciprolar é importador e representante dos Painéis Solares MEGASUN. A MEGASUN é um conceituado fabricante

Leia mais

IE3. Série S da BOGE, modelo S-3. Motor. BOGE Competence

IE3. Série S da BOGE, modelo S-3. Motor. BOGE Competence Série S da BOGE, modelo S-3 Premium IE3 Efficiency BOGE Competence A melhor qualidade ada de novo: A nova geração da Série S da BOGE 6 Detalhes da nova geração: 4 A B C Novo bloco compressor BOGE effilence

Leia mais

COMPRESSORES DE PARAFUSO ROTATIVO DE INJECÇÃO DE ÓLEO. GA 7-37 VSD+ (7-37 kw/10-50 hp)

COMPRESSORES DE PARAFUSO ROTATIVO DE INJECÇÃO DE ÓLEO. GA 7-37 VSD+ (7-37 kw/10-50 hp) COMPRESSORES DE PARAFUSO ROTATIVO DE INJECÇÃO DE ÓLEO GA 7-37 VSD+ (7-37 kw/10-50 hp) O NOVO COMPRESSOR REVOLUCIONÁRIO DA ATLAS COPCO Com o seu inovador design vertical, o compressor GA 7-37 VSD+ da Atlas

Leia mais

O aquecimento das piscinas www.psa-zodiac.com

O aquecimento das piscinas www.psa-zodiac.com Aquecedores eléctricos, permutadores de calor O aquecimento das piscinas www.psa-zodiac.com Aquecedores eléctricos Applicação : Aquecimento de piscinas, de interior ou spas Princípio de funcionamento :

Leia mais

10 Informação técnica

10 Informação técnica 10 Informação técnica Volumes e perdas térmicas Tamanho do depósito 356 456 656 756 956 Volumes nominais [I] 350 450 650 750 950 Volumes reais [I] 365 448 623 695 886 Volume de disponibilização de AQS

Leia mais

TABELA DE PREÇOS BOMBAS DE CALOR DE AQUECIMENTO, ARREFECIMENTO E AQS ENERGIA SOLAR TÉRMICA TERMOACUMULADORES ELÉTRICOS ACUMULADORES

TABELA DE PREÇOS BOMBAS DE CALOR DE AQUECIMENTO, ARREFECIMENTO E AQS ENERGIA SOLAR TÉRMICA TERMOACUMULADORES ELÉTRICOS ACUMULADORES 2014 TABELA DE PREÇOS.. BOMBAS DE CALOR DE AQUECIMENTO, ARREFECIMENTO E AQS.. ENERGIA SOLAR TÉRMICA.. TERMOACUMULADORES ELÉTRICOS.. ACUMULADORES ATLANTIC PORTUGAL DISTRIBUIDORES DELEGAÇÕES ATLANTIC 2 GROUPE

Leia mais

Ar Condicionado e Bombas de Calor

Ar Condicionado e Bombas de Calor Ar Condicionado e Bombas de Calor Ar Condicionado Ar Condicionado Gama completa SPLIT OMÉSTICO Nevada Montana Cassete 4 Vias SPLIT COMERCIAL Conduta Chão/Tecto Miami CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Tipo de Equipamento

Leia mais

AR CONDICIONADO. Soluções integrais para arrefecimento e aquecimento

AR CONDICIONADO. Soluções integrais para arrefecimento e aquecimento AR CONDICIONADO AR CONDICIONADO. Soluções integrais para arrefecimento e aquecimento Índice A temperatura perfeita, com frio ou calor 03 Benefícios 04 Serviços de Apoio ao Cliente 04 Princípio de Funcionamento

Leia mais

Ficha de identificação da entidade participante

Ficha de identificação da entidade participante Ficha de identificação da entidade participante Instituição Designação Instituto Superior Técnico Professor responsável João Toste Azevedo Contacto 218417993 Email toste@ist.utl.pt Técnico responsável

Leia mais

2 Depósito de acumulação estratificado SolvisStrato

2 Depósito de acumulação estratificado SolvisStrato 2 Depósito de acumulação estratificado SolvisStrato 2.1 Utilização e estrutura O depósito de acumulação estratificado SolvisStrato (figura à direita) foi concebido especificamente para instalações solares.

Leia mais

Ar Condicionado. Linha Mini Split. Linha Completa para o Conforto Térmico. piso teto

Ar Condicionado. Linha Mini Split. Linha Completa para o Conforto Térmico. piso teto Ar Condicionado Linha Mini Split VOCÊ CRIA O AMBIENTE, NÓS CRIAMOS O CLIMA. CASSETE piso teto Linha Completa para o Conforto Térmico Cassete Apresentação Os aparelhos Cassete são discretos tanto por seu

Leia mais

DEPÓSITOS SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE

DEPÓSITOS SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE DEPÓSITOS SOLUÇÕES DE ÁGUA QUENTE Índice Depósitos Solução de acumulação para Águas Quentes Sanitárias 03 Gama de Depósitos Vulcano Conforto garantido 04 Depósitos de uma serpentina Simplicidade e conforto

Leia mais

Água na sua melhor forma.

Água na sua melhor forma. Acumuladores térmicos ROTEX Água na sua melhor forma. O acumulador térmico de alto desempenho ROTEX proporciona a máxima higiene da água doméstica e a mais elevada conveniência da água de serviço. "Quando

Leia mais

AQUECIMENTO SOLAR ÁGUAS QUENTES INDUSTRIAIS TUBOS DE VÁCUO

AQUECIMENTO SOLAR ÁGUAS QUENTES INDUSTRIAIS TUBOS DE VÁCUO AQUECIMENTO SOLAR ÁGUAS QUENTES INDUSTRIAIS TUBOS DE VÁCUO AQUECIMENTO 4SUN eficiência energética industrial benefícios O Sistema Solar Térmico Industrial 4Sun reduz os Consumos Energéticos associados

Leia mais

A Renopac Soluções Inteligentes é uma jovem empresa especializada em Energias Renováveis, Climatização e Sistemas Elétricos.

A Renopac Soluções Inteligentes é uma jovem empresa especializada em Energias Renováveis, Climatização e Sistemas Elétricos. A Renopac Soluções Inteligentes é uma jovem empresa especializada em Energias Renováveis, Climatização e Sistemas Elétricos. Tem como principal objetivo proporcionar um serviço eficiente e de extrema qualidade

Leia mais

Centro de Seleção/UFGD Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração.

Centro de Seleção/UFGD Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração. Técnico em Refrigeração ==Questão 26==================== Assinale a alternativa que define refrigeração. (A) O movimento de energia de frio dentro de um espaço onde ele é necessário. (B) A remoção de calor

Leia mais

Diversos tipos e construções de Unidades de Tratamento de Ar, UTA ou UTAN, com serpentina de expansão directa, para associar a

Diversos tipos e construções de Unidades de Tratamento de Ar, UTA ou UTAN, com serpentina de expansão directa, para associar a 1 Diversos tipos e construções de Unidades de Tratamento de Ar, UTA ou UTAN, com serpentina de expansão directa, para associar a sistemas de VRF (outros) 2 UTA / UTAN de baixo perfil ou modulares com ou

Leia mais

L04 - L22. Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo. Intelligent Air Technology

L04 - L22. Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo. Intelligent Air Technology L04 - L22 Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo Intelligent Air Technology L04 - L22 Compressores de Parafuso com Injecção de Óleo O principal objectivo do desenvolvimento dos compressores de parafuso

Leia mais

Boletim da Engenharia

Boletim da Engenharia Boletim da Engenharia 28 Compressores Octagon Aplicação Sub Crítica com Dióxido de Carbono CO 2 09/08 Nesse boletim vamos abordar as instruções de operação dos compressores Octagon aplicados com o Dióxido

Leia mais

Tecnologia Silver Nano (Revestimento)

Tecnologia Silver Nano (Revestimento) Neo Forte 29/10/08 18:08 Page 1 Neo Forte O design é baseado num painel frontal minimalista, com uma linha cinzenta que ajuda a realçar o produto, deixando uma marca de estilo na decoração interior. Neo

Leia mais

Aquecimento / Arrefecimento forma de climatização pela qual é possível controlar a temperatura mínima num local.

Aquecimento / Arrefecimento forma de climatização pela qual é possível controlar a temperatura mínima num local. ANEXO I CONCEITOS E DEFINIÇÕES (A) Águas quentes sanitárias (AQS) é a água potável a temperatura superior a 35ºC utilizada para banhos, limpezas, cozinha e outros fins específicos, preparada em dispositivo

Leia mais

D e p ó s i t o s d e a r m a z e n a m e n t o d e g a s ó l e o R O T E X. D e p ó s i t o s d e g a s ó l e o d e p a r e d e s i m p l e s.

D e p ó s i t o s d e a r m a z e n a m e n t o d e g a s ó l e o R O T E X. D e p ó s i t o s d e g a s ó l e o d e p a r e d e s i m p l e s. D e p ó s i t o s d e a r m a z e n a m e n t o d e g a s ó l e o R O T E X. R O T E X h i g h c u b e, R O T E X v a r i o s y s t e m : D e p ó s i t o s d e g a s ó l e o d e p a r e d e s i m p l e

Leia mais

O novo refrigerante de alta eficiência e baixo PAG RS-50 (R442A)

O novo refrigerante de alta eficiência e baixo PAG RS-50 (R442A) O novo refrigerante de alta eficiência e baixo PAG RS-50 (R442A) ESTUDO DE UMA INSTALAÇÃO COM RS-50 (R442A) NUM SUPERMERCADO REALIZADO POR FRIGORÍFICOS DEL PENEDÈS S.A. A GAS SERVEI S.A. deseja agradecer

Leia mais

FRÄNKISCHE IBÉRICA Especialistas em conforto térmico

FRÄNKISCHE IBÉRICA Especialistas em conforto térmico TÉCNICA PARA INSTALAÇÕES DOMÉSTICAS FRÄNKISCHE IBÉRICA Especialistas em conforto térmico Piso radiante A FRÄNKISCHE IBÉRICA, especialista em conforto térmico, apresenta o seu sistema de piso radiante,

Leia mais

VISÃO GERAL DOS ACUMULADORES

VISÃO GERAL DOS ACUMULADORES ACUMULADORES VISÃO GERAL DOS ACUMULADORES Designação do tipo Acumuladores de camadas PC Acumuladores de camadas PC 2WR Acumuladores de água fresca FS 1R página 119 página 120 página 161 Acumulador combinado

Leia mais

MAPA DE PONTOS Diálogos por Protocolos. Analógica SA PRODUÇÃO DE FRIO E CALOR. kwh

MAPA DE PONTOS Diálogos por Protocolos. Analógica SA PRODUÇÃO DE FRIO E CALOR. kwh CHILLER BOMBA DE CALOR Ligação protocolo e interface Contacto seco Ordem de entrada de funcionamento Selecção de regime Contacto seco Alarme reagrupado Contacto seco Manómetro na entrada bar Manómetros

Leia mais

CLIMATIZAÇÃO & EFICIÊNCIA NO LAR. menos na fatura. mais no conforto

CLIMATIZAÇÃO & EFICIÊNCIA NO LAR. menos na fatura. mais no conforto CLIMATIZAÇÃO & EFICIÊNCIA NO LAR menos na fatura mais no conforto soluções de climatização PARA A SUA HABITAÇÃO 4 CLIMATIZAÇÃO & EFICIÊNCIA NO LAR A homie utiliza tecnologias economizadoras de recursos

Leia mais

Inisol EASYLIFE. O sol para cada um, o solar para todos >> Significativas economias >> Zero emissão de CO2 >> Conforto garantido

Inisol EASYLIFE. O sol para cada um, o solar para todos >> Significativas economias >> Zero emissão de CO2 >> Conforto garantido SOLAR BIOMASSA BOMBAS DE CALOR CONDENSAÇÃO GASÓLEO/GÁS A. Q. S. S O L A R I N D I V I D U A L O sol para cada um, o solar para todos >> Significativas economias >> Zero emissão de CO2 >> Conforto garantido

Leia mais

Solius 61 Manual de Instruções

Solius 61 Manual de Instruções Zona Industrial de Avintes, nº 103 4430 930 Avintes, V. N. de Gaia web: www.cirelius.pt e-mail: info@cirelius.pt tel: 227 843 817 fax: 227 843 819 Controlador Solar Solius 61 O controlador Solius 61 dispõe

Leia mais

índice Rigsun 04 Sistema SANI 06 Sistema POLI 08 Sistema MEGA 10 Sistema GIGA 10 Legislação 11

índice Rigsun 04 Sistema SANI 06 Sistema POLI 08 Sistema MEGA 10 Sistema GIGA 10 Legislação 11 A sua energia solar índice Rigsun 04 Sistema SANI 06 Sistema POLI 08 Sistema MEGA 10 Sistema GIGA 10 Legislação 11 A sua energia solar.rigsun. A Rigsun é a nova marca nacional de sistemas solares térmicos.

Leia mais

Os Benefícios Ambientais da REDE URBANA DE FRIO E CALOR DO PARQUE DAS NAÇÕES

Os Benefícios Ambientais da REDE URBANA DE FRIO E CALOR DO PARQUE DAS NAÇÕES Os Benefícios Ambientais da REDE URBANA DE FRIO E CALOR DO PARQUE DAS NAÇÕES 1. Introdução As mais-valias geradas pelo projecto da EXPO 98 ultrapassaram há muito as fronteiras do Parque das Nações. Os

Leia mais

CALDEIRAS DE CONDENSAÇÃO A GÁS

CALDEIRAS DE CONDENSAÇÃO A GÁS CALDEIRAS DE CONDENSAÇÃO A GÁS EFICIÊNCIA, FIABILIDADE E TRANQUILIDADE Como funciona uma caldeira de condensação? Os gases de exaustão da caldeira passam através de um condensador, para recuperar o calor

Leia mais