HUAP A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES EM NITERÓI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HUAP A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES EM NITERÓI"

Transcrição

1 HUAP A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES EM NITERÓI Rita de Cássia Santos Freitas 1 Nívia Valença Barros 2 Cenira Duarte Braga 3 Maria Cristina Ribeiro dos Santos 4 Cintia Azevedo dos Santos 5 Pois em tempo de desordem sangrenta, De confusão organizada, de arbitrariedade conscientes De humanidade desumanizada, Nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar. Resumo: Este texto conclui uma etapa de nossa pesquisa e busca apontar novos caminhos que já começam a ser traçados. Nosso projeto ( Observatório de Violação de Direitos ) desenvolve-se no interior do Hospital Universitário Antonio Pedro - Niterói, RJ, Brasil. Neste escrito, a partir dos dados coletados nesse hospital discutimos a violência contra mulheres em Niterói. Os dados apresentados aqui se referem aos anos de , e foram coletados junto ao Projeto SOS Mulher que atende mulheres vítimas de violência sexual. Palavras-chave: Violência contra mulheres, saúde, proteção social. 1 Doutora. Universidade Federal Fluminense. ritacsfreitas@uol.com.br 2 Doutora. Universidade Federal Fluminense niviabarros@globo.com. 3 Especialista Universidade Federal Fluminense. 4 Graduanda em Serviço Social. Universidade Federal Fluminense. 5 Graduanda em Serviço Social. Universidade Federal Fluminense.

2 I. INTRODUÇÃO Este texto objetiva refletir algumas questões surgidas a partir do cotidiano de nosso projeto ( Observatório de Violação de Direitos no interior do Hospital Universitário Antonio Pedro - Niterói, RJ, Brasil). Neste projeto, interessa-nos a violência de gênero no interior do referido hospital. Contudo, o que constatamos e expomos em outras apresentações, é a invisibilidade que marca essa questão no HUAP 6. Por isso, não nos deteremos nessa dimensão aqui, enfocando somente a violência contra mulheres, especificamente em sua dimensão de violência sexual. A violência contra mulheres, graças principalmente aos movimentos feministas dos finais de 70 tornou-se alvo de políticas públicas, sendo a DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e os vários conselhos e centros de apoio e pesquisa criados desde então, exemplos paradigmáticos de como a violência contra mulheres tornou-se uma questão pública. Além das instituições de caráter federal e estadual, em Niterói, temos uma DEAM, bem como uma Coordenadoria dos Direitos da Mulher, diretamente vinculada ao gabinete do prefeito. Tais instituições também serão alvo de nossas pesquisas. Na verdade, a pesquisa junto à CODIM já se iniciou nesse semestre. Em nosso questionário, buscamos traçar o perfil das vítimas e do suposto perpetrador, bem como conhecer as circunstâncias da violência perpetrada. Pesquisamos os casos de violência contra mulher registrados no HUAP e que foram atendidas no Programa SOS Mulher, sediado em nosso hospital um programa pioneiro no município e que atende mulheres vítimas de violência. Fizemos também entrevistas com os participantes desse programa de modo a construir uma via de acesso, trocar informações e propor um trabalho conjunto. O acesso aos dados do Projeto SOS Mulher foi fundamental para a agilização dos trabalhos. Esses dados estão sendo inseridos em um Banco de Dados. Dessa forma, nosso escrito vai se debruçar, no primeiro momento em discutir, ainda que de forma bem pontual devido ao pouco espaço disponível a violência de gênero, 6 Nos deparamos, então, com um grande silêncio e a total invisibilidade para essas questões. Não se trata apenas é importante realçar da não publicização dos dados. A questão é ainda mais grave pois o que encontramos foi a ausência destes, a falta do registro que não nos permite conhecer a realidade (e sem conhecer, como transformar?). Nesses três primeiros anos da pesquisa, é a invisibilidade o que mais nos chamou a atenção o que mais pudemos observar.

3 dando ênfase à violência contra mulheres. Num segundo momento, apresentamos os dados encontrados e, por fim, tecemos algumas considerações. II. A VIOLÊNCIA DE GÊNERO As relações de gênero e a problemática da violência são questões fundamentais em nosso projeto. Como afirma Louro (1996), gênero deve ser entendido enquanto uma construção histórica que supõe pluralidades. A idéia de pluralidade implica em admitir, não apenas que sociedades tenham diferentes concepções de homem e mulher, como também que no interior de uma mesma sociedade tais concepções possam ser diversificadas, conforme a classe, a religião, a raça, a idade. Além disso, implica em admitir que os conceitos de feminino e masculino se transformam ao longo do tempo. É importante para nós a dimensão levantada por Louro (1996) ao enfatizar que é preciso visualizar que esta construção envolve corpos sexuados e, conseqüentemente, possui uma dimensão biológica. Assim, esta autora reconhece que: Há então uma estreita e contínua imbricação do social e do biológico (...). Embora continuemos afirmando que a construção dos gêneros fundamentalmente é um processo social e histórico, temos de admitir que este processo sem dúvida envolve os corpos dos sujeitos. (LOURO, 1996: p.11). Fundamental em nosso projeto é também a noção de violência simbólica (BOURDIEU, 1999). Esse conceito permite compreender a submissão que a priori surge como característica dessa violência. O seu fundamento reside nas disposições modeladas pelas estruturas de dominação que as produzem, e o que mais a identifica é o fato dos dominados (e também os dominantes) não perceberem sua existência. Só se pode chegar a uma ruptura da relação de cumplicidade que a vítima da dominação simbólica tem com o dominante mediante uma transformação radical das condições sociais de produção das tendências que levam os dominados a adotar sobre si mesmos os pontos de vista dos dominantes; questão que transcende a esfera privada criando ações efetivas no campo social e principalmente, no que concerne a ação governamental. A violência de gênero deve ser entendida como ações violentas (contra homens ou mulheres) praticadas por homens e mulheres que tenham origens em uma discriminação a partir dos papéis de gênero um tipo de violência que visa calar o diferente; aqueles que fogem aos padrões socialmente estabelecidos pelas relações de gênero na sociedade:

4 São alvos preferenciais dessas atitudes, as mulheres, principalmente se trabalharem, as prostitutas, os homossexuais femininos e masculinos por traírem em seus corpos, as concepções que fundamentam nossa identidade social. Convém sinalizar ainda, que esse tipo de violência não deve ser entendido enquanto violência doméstica, pois muitas vezes (principalmente no caso das prostitutas e dos homossexuais) ocorrem nas ruas, nos espaços públicos (FREITAS E BRAGA, 2008). Por ser um conceito relacional envolvendo homens e mulheres, a violência de gênero envolve a discussão da masculinidade e da feminilidade, envolvendo também a homossexualidade. Por isso, ao discutir gênero dois tipos de violência estão bem presentes: a violência contra mulheres e a violência homofóbica. A violência contra a mulher se constitui em um fenômeno social que atinge proporções alarmantes. Esta é definida como qualquer ato ou conduta baseada no gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher (Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher- Convenção de Belém do Pará, Artigo I). O impacto deste tipo de violência acarreta diversos danos, principalmente no que tange à saúde (ALMEIDA, 1998; SAFFIOTI, 2000). Analisando os dados do Relatório sobre a Situação da População Mundial do Fundo de População das Nações Unida, em 2005, percebe-se que a violência contra mulheres e meninas tem proporções espantosas: 1 em cada 3 mulheres foi espancada, coagida a ter relações sexuais ou sofreu algum outro tipo de abuso, geralmente por um familiar ou pessoa conhecida.poucos países alcançaram a meta de revogar legislações discriminatórias. O relatório publicado em 2008 não traz grandes modificações nem nos dados, nem nas conclusões a que chega. A dimensão do gênero e do empoderamento das mulheres aparece com destaque. Construindo consenso: cultura, gênero e direitos humanos é a direção apontada no relatório que dá grande ênfase ao aspecto cultural, bem como afirma ter na igualdade de gênero e na saúde reprodutiva o seu foco. Nas metas do milênio, o fim da desigualdade entre homens e mulheres é, também, uma das metas perseguida 7. Por isso, é importante lembrar que ainda que seja um fenômeno cruel e inadmissível a violência contra a mulher, nos tempos atuais, já extrapolou a dimensão privada. No Brasil, várias instituições de defesa (e apoio) à mulher se fazem presentes, como o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres e os Conselhos Estaduais. A criação das delegacias especiais de atendimento a mulher (DEAM) foi um 7 O fim da violência homofóbica não aparece de forma clara nessas metas. Contudo, essa dimensão não pode estar ausente dessa preocupação, pois significa um retrocesso injustificável nos direitos humanos de homens e mulheres.

5 diferencial na política brasileira. Nos municípios estão se instalando também, núcleos de proteção social às mulheres vitimas de violência. A Secretaria Especial de Política dos Direitos para a Mulher com status de ministério foi outro grande avanço ao proporcionar a criação de uma Política Nacional para as Mulheres. É importante enfatizar também que não trabalhamos numa perspectiva dicotomizante. Evitamos cair nos estereótipos do homem como agressor e das mulheres como necessariamente vítimas é importante retirar a exclusividade da violência do âmbito das relações afetivas heterossexuais como também do pólo masculino. Tal perspectiva nos possibilita perceber a mulher como um sujeito ativo na relação, e reconhecer as violências praticadas também por mulheres. Deve-se entender a violência como resultado de complexas relações afetivas e emocionais, não restritas ao âmbito da heterossexualidade e nem centrada no pólo masculino. Ao nos debruçarmos sobre a violência de gênero tínhamos certeza que ela abarcaria, necessariamente, duas dimensões: a violência contra mulheres e a violência contra homossexuais (masculinos e femininos) seja a violência física ou sexual, seja nos espaços públicos ou a violência doméstica. Contudo, em uma das maiores emergências dentro do município 8, não encontramos quase nenhum registro da violência doméstica. Dada a existência do Programa SOS Mulher (que atende mulheres vítimas de violência sexual) pudemos encontrar casos de violência sexual contra mulheres 9. A questão de registros e notificações na área de saúde é um grave problema, como pudemos constatar em nosso cotidiano. O Brasil integra o contingente de países que não mantêm estatísticas oficiais sobre casos notificados de violência doméstica contra criança e adolescente, assim como não realiza estudos sistemáticos sobre incidência e prevalência do fenômeno o mesmo podendo ser dito em relação a estatísticas e notificações acerca da violência de gênero. A necessidade de documentar, de registrar os dados foi uma grande lição que tiramos desses primeiros anos de pesquisa. A invisibilidade dos fenômenos não nos permitiu a criação de indicadores e de estratégias para sanar a questão. No entanto, é importante não perder de vista que a área de saúde ocupa uma posição estratégica tanto na identificação como na assistência às vítimas das diferentes modalidades de violência. Porém, ao focalizar quase que exclusivamente o cuidado imediato das lesões físicas, essas ações têm-se mostrado insuficientes. Os atendimentos são 8 Na verdade, uma das maiores emergências da região, pois atende usuários do entorno do município, como São Gonçalo, Itaborai, Tanguá, Maricá e adjacências. 9 Embora, é claro, deva-se ressaltar que trata-se de uma sub-notificação que está longe de demonstrar o impacto da violência contra mulheres em nosso município.

6 limitados e geralmente desvinculados de outros serviços que tratam especificamente da questão subjacente, ou seja, da questão complexa e multifacetada que compõe o fenômeno da violência. Os programas preventivos têm sido raros e ainda se restringem a experiências isoladas. Em relação a dimensão do gênero tão naturalizada em nossa sociedade a necessidade de uma ação mais concreta no sentido de capacitação dos profissionais é urgente para que além da violência sofrida, estes usuário não tenham que sofrer também a violência institucional dos agentes que o atendem e deveriam prestar apoio e cuidados. Não se nega o fato da área da saúde poder ser um lócus de disciplinamento e de exercício de práticas dirigidas à interiorização de normas e condutas que apontam para a produção e reprodução da ordem social. Mas, a área de saúde e por implicação, as políticas de saúde é, também, um espaço contraditório que tem em seu interior concepções e ações que permitem novas construções e transformações do estabelecido, do estruturado. Assim, a opção por trabalhar com esse tipo de problemática é, não podemos deixar de enfatizar, da ordem do político e aponta para a perspectiva de transformação das relações existentes, para a construção de um novo pacto societário. III. UM OLHAR SOBRE OS DADOS Ao nos debruçarmos sobre os dados de 2005 a 2008, trabalhamos com um total de 117 registros de mulheres atendidas vitimas de violência sexual; contudo, o número real de mulheres atendidas pode variar, pois estes não são muito precisos quando comparamos os dados da emergência e os dados do serviço social que atua no projeto. Contabilizamos aqui aquelas que passaram efetivamente pelo projeto e foram atendidas pela assistente social 10. Uma tabela dará conta de mostrar a evolução dos casos: Anos Mulheres atendidas Porcentagem ,88% 10 O SOS Mulher funciona com a perspectiva de criar adesão ao tratamento e a criação de vínculos. O projeto se desenvolve da seguinte forma: Primeiro atendimento ocorre na Emergência com imediato encaminhamento para Enfermaria Gineco/Maternidade retirando as mulheres do espaço da emergência. É na enfermeira que são feitos os procedimentos: colher sangue e primeiros medicamentos: DST/AIDS e contracepção de emergência (duração até a próxima consulta sempre as quartas-feiras). Depois disso, ocorrem reuniões semanais (total de 28 dias quatro semanas), com previsão de acompanhamento médico, medicação e apoio (psicológico e social). Três meses depois da violência realização de novos exames. Seis meses depois da violência Outro exame (perfazendo um total de três exames) e alta médica. O acompanhamento psicológico e social pode continuar. Algumas mulheres podem receber a medicação e decidir não contatar a assistente social, uma vez que o projeto não prevê nenhuma obrigatoriedade.

7 ,22% ,78% (até agora) 11,11 % Total % Ainda que os dados não tenham tido grandes alterações, contudo, nota-se uma diminuição progressiva do número de mulheres atendidas. Mas vale destacar que em 2008, ainda que o número de ocorrências seja menor, pudemos perceber uma maior resposta dos questionários, sendo mais significativo para a pesquisa. Isso quer dizer que alguns itens que não eram respondidos passaram a ser. Ainda é cedo para saber se a ampliação nas respostas é decorrente já das trocas realizadas entre profissionais e pesquisadoras. O fato é que, por exemplo, é em 2008 que pela primeira vez a informação orientação sexual aparece e pudemos perceber o atendimento de uma mulher que se define como bissexual e outra como homossexual 11. Como era de se esperar, o primeiro dado que podemos destacar é a dificuldade de preenchimento do questionário a partir dos prontuários encontrados no setor de arquivo e que foram previamente preenchidos. É digno de registro o modo como não existe uma padronização para o preenchimento. O assistente social trabalha muito perto da chamada questão social. A importância de registrá-la também em números é algo que temos que aprender. Afinal, que população nós atendemos? Quais são seus problemas? A recusa em trabalhar com dados faz o assistente social perder muito tempo e espaço profissional. A construção de indicadores sociais é condição crucial para o estabelecimento de propostas de políticas públicas. A dominação também se exerce dessa forma ao naturalizarmos os atendimentos, ao não registrá-los. Registra-se o que é considerado importante para resolver os problemas; por exemplo o endereço, o telefone de contato com alguém a ser contatado na hora da alta hospitalar. Mas falta a perspectiva de que saber o sexo, a orientação sexual, a cor, a idade, bem como a renda, o nível educacional, a religião, são indicadores importantes para a construção de políticas públicas e para um real dimensionamento da saúde de nossa população. No quesito raça/etnia, trabalhamos com as definições do IBGE. O que mais choca. Dos cento e dezessete registros analisados, noventa e sete não tem registro de cor, ou seja, 11 A questão da sexualidade é um tema que não pode estar fora de nossas discussões. Foi relatado por algumas profissionais, mas também pelas estagiárias as dificuldades presumidas na hora de se perguntar acerca da orientação sexual.

8 92.9% do total. Para os anos de 2005 e 2006, quando existe o registro, aparece um empate : seis mulheres brancas e seis afro-descendentes (duas negras e quatro pardas). Uma novidade é que em 2008 temos três auto-declarações (cor branca) e para 2007, uma única auto-declaração, também na cor branca. Onde estão as negras de Niterói e adjacências? Detalhe: não existe a auto-declaração ou não existe a pergunta? No prontuário existe a possibilidade da entrevistadora anotar a raça/etnia, mas tal fato também não ocorreu. Saber se essa mulher que foi violentada trabalha também fica difícil de mensurar uma vez que cinqüenta e um por cento dos registros não foram efetuados; ou seja, estão sem resposta 12. A exceção fica por conta do ano de 2008 onde até agora todos os registros encontrados possuem essa informação. Entre os prontuários com resposta, percebe-se que as mulheres que trabalham são as que mais sofrem violência mulheres que estão nas ruas, mulheres fora do lugar, potencialmente mais sujeitas a serem abordadas por desconhecidos ; categoria majoritária quando buscamos saber quem é o suposto perpetrador da violência. A média da renda do grupo é de 01 a 02 salários mínimos. Na faixa acima de 10 salários só foi computado um único caso fenômeno que não é de se estranhar se considerarmos que as camadas mais abastadas das classes médias resolvem particularmente seus problemas. Contudo, continua alto o número sem registro. Apesar do SOS Mulher ser um programa para mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, todos os casos encontrados são de violência sexual. Encontramos apenas nestes anos seis casos de violência física articulada à violência sexual. Mas o fato é que, provavelmente, a violência física continua chegando às portas da emergência sendo encarada ainda como um mero acidente doméstico. Os locais públicos permanecem em alta, demonstrando a dificuldade de perceber a violência doméstica. Em 2005, são trinta e um registros de violência contra mulheres no espaço público. Em 2006, 14 casos também foram no espaço público. Para 2007, os locais públicos contabilizam 11 ocorrências. Alto também é o índice de prontuários sem resposta para esse item. Já em 2008, não encontramos nenhum sem resposta. Todos apontam o espaço público como o espaço da violência. A hora aproximada confirma o horário da noite como o preferido. Considerando que temos um alto índice sem registro, podemos supor que esse número tende a aumentar. 12 Em relação aos acompanhantes, vale destacar que em quase 100% dos casos, essa preocupação não aparece. Nesses anos, em três casos aparece a figura da mãe e em dois casos, o acompanhante é o namorado da vítima. Porém, o mais assustador é ver que na esmagadora maioria dos prontuários não há resposta para esse item. Não consta quem foi que acompanhou essa mulher, nesse momento, profundamente fragilizada.

9 Raramente se pergunta se já sofreu violência antes pois sabemos que a violência contra mulheres dificilmente é um episódio isolado. Apenas encontramos relatos em quatro registros. Majoritariamente, os desconhecidos essa ampla nomenclatura é o perpetrador mais presente: Ano/Tipologia Total % Desconhecidos ,57% Companheiros/maridos ,56% Sem resposta ,75% Outros ,11% Total % É interessante e sintomática a alta porcentagem de desconhecidos (49,57%) e do número de prontuários sem resposta (36,75%). O que esconde essa categoria de desconhecidos? Serão realmente desconhecidos? E esse alto índice sem resposta? Porque esse item não é preenchido? O que ele mantém na invisibilidade? Contrariando várias estatísticas a percentagem de companheiros/maridos (e incluímos aí também os exmaridos) é muito baixa. A categoria outros esconde vizinhos, chefes, o insólito filho de chefe, bem como uma abstração chamada de conhecidos que não ajuda a explicar nada. IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS Entendemos que a relevância desse projeto está na organização do Observatório que pode contribuir para dar visibilidade à violência de gênero em nosso município. Outro aspecto importante do projeto é sua preocupação em criar indicadores que visem a revisão de políticas e práticas institucionais. O trabalho com a diferença, o respeito à subjetividade do próximo são fundamentais para a mudança das práticas em saúde. A primeira questão que gostaríamos de destacar é a dificuldade de encontrar os dados. Na verdade, o alto número de prontuários sem resposta caracteriza uma grande relutância (ou descrédito) no registro dos dados que, não podem, assim, ser transformados em material para pesquisa isso, dentro de um hospital universitário. A falta de notificação e de registro dificulta o reconhecimento do problema da violência e o acompanhamento epidemiológico adequado. A complexidade do fenômeno da violência exige, para seu enfrentamento e compreensão, um conhecimento interdisciplinar

10 e intersetorial. Ou seja, um conhecimento e uma prática que articule e integre diferentes olhares. O Relatório Mundial sobre Saúde e Violência (ONU, 2002) já apontava a necessidade de capacitação profissional para lidar com esse tema; ou seja, reconhecer a violência (mesmo em suas formas domésticas ), notificar e saber lidar com esses sujeitos, na maioria das vezes, bastante fragilizados. Outra dimensão enfatiza por este relatório era a de construir mecanismos que possibilitassem a visualização dos dados. Nesse sentido, a construção de mecanismos de informação e captação de dados, é fundamental para a construção de um sistema de informação. Esses dados potencializam a realização de estudos e diagnósticos. É nessa dimensão que nosso estudo se entende e busca seus objetivos. É interessante para concluirmos refletir um pouco mais acerca da categoria desconhecidos. Que desconhecido é esse? Uma análise mais qualitativa talvez nos faça mais próximos dessa questão. Considerando o grande número de mulheres que sofre agressão na volta do trabalho podemos imaginar que se trata, na maioria dos casos, do mesmo percurso será que esse desconhecido não é um conhecido que nos habituamos a ver caminhar no mesmo trajeto dia após dia? Por outro lado, que vínculos estamos estabelecendo com nossos usuários? Será que, para estes, afirmarem que desconhecem esse suposto perpetrador é mais fácil do que realizar uma denúncia? Será que construímos um elo com estes que nos possibilite a confiança deles? São questões a serem refletidas. Se o início desse projeto aponta algumas questões centrais em relação ao registro, ou melhor, a falta desses registros, por outro lado, pudemos perceber uma procura sistemática, por parte das mulheres por órgãos especializados especialmente a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). Entendemos que podemos demarcar certa credibilidade nestas delegacias. Essa descoberta pode apontar um bom caminho. Por isso, nos voltamos nesse momento para a coleta de dados nesses outros espaços para darmos continuidade à pesquisa. V. BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Suely S. Femicídio: algemas (in) visíveis do público-privado; Rio de Janeiro: Revinter (1998). BOURDIEU, Pierre. Bourdieu Sociologia. (org.: R. Ortiz). 2 ª ed. Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1994.

11 FREITAS, Rita de Cássia Santos e BRAGA, Cenira Duarte. Projeto de Pesquisa e Intervenção HUAP Observatório de Violação de Direitos. Niterói, LOURO, Guacira Lopes. Nas redes do Conceito de Gênero, Gênero e Saúde (org.: LOPES, M.T et.al), Porto Alegre: Artes Médicas, ONU. Relatório Mundial sobre Violência e Saúde SAFFIOTI, Heleieth I. B. Violência doméstica ou a lógica do galinheiro. Violência em debate (org.: M. Kupstas), São Paulo: Editora Moderna, UNFPA. Relatório sobre a Situação da População Mundial Fundo de População dabs Nações Unidas, UNFPA. Relatório sobre a Situação da População Mundial Fundo de População dabs Nações Unidas, HUAP - SEXUAL VIOLENCE AGAINST WOMEN IN NITERÓI Summary: This text concludes a step of our research and attempts to show new ways that are already starting to be traced. Our project ("Observatory of Rights Violation") development takes place at Hospital Universitário Antonio Pedro - Niterói, RJ, Brasil. In this writing, we discuss violence against women in Niterói based on information collected at this hospital. The data present here refer to the years , and were collected at SOS Mulher Project - that meets women that are victims of sexual violence. Keywords: Violence against women, Health, Social Protection

Gênero no processo. construindo cidadania

Gênero no processo. construindo cidadania Gênero no processo de educação: construindo cidadania Kátia Souto Jornalista e Executiva Nacional da União Brasileira de Mulheres A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados.

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

DataSenado. Secretaria de Transparência DataSenado. Março de 2013

DataSenado. Secretaria de Transparência DataSenado. Março de 2013 Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher DataSenado Março de 2013 Mulheres conhecem a Lei Maria da Penha, mas 700 mil ainda sofrem agressões no Brasil Passados quase 7 desde sua sanção, a Lei 11.340

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado

Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado No Ceará, as queixas de quem procura o sistema de saúde são atendidas, encaminhadas e respondidas, ajudando a melhorar os serviços SAÚDE Sistema de Ouvidoria em Saúde Pública do Estado (ESTADO DO CEARÁ)

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

Gênero: Temas Transversais e o Ensino de História

Gênero: Temas Transversais e o Ensino de História Gênero: Temas Transversais e o Ensino de História Thayane Lopes Oliveira 1 Resumo: O tema Relações de gênero compõe o bloco de Orientação Sexual dos temas transversais apresentados nos parâmetros curriculares

Leia mais

Rita de Cássia Santos Freitas Universidade Federal Fluminense E-mail: ritacsfreitas@uol.com.br

Rita de Cássia Santos Freitas Universidade Federal Fluminense E-mail: ritacsfreitas@uol.com.br Violência contra a mulher em Niterói Notas Rita de Cássia Santos Freitas Universidade Federal Fluminense E-mail: ritacsfreitas@uol.com.br Nívia Valença de Barros Universidade Federal Fluminense E-mail:

Leia mais

ATENDIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

ATENDIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ATENDIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Nadirlene P. Gomes 1 Paula Sampaio 2 Talita Garcia 3 Clarissa Conceição 2 Vanessa Almeida 3 Normélia Maria Diniz 1 1 Enfermeira Profa. Dra. da

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Vice-Reitoria Curso de Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar Unidade 1 Introdução

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Vice-Reitoria Curso de Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar Unidade 1 Introdução Universidade do Estado do Rio de Janeiro Vice-Reitoria Curso de Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar Unidade 1 Introdução Em Introdução, veremos os conceitos gerais referentes à violência, sua

Leia mais

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66).

definido, cujas características são condições para a expressão prática da actividade profissional (GIMENO SACRISTAN, 1995, p. 66). A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA Rita de Cássia de Alcântara Braúna UFV/MG - rbrauna@ufv.br Agência Financiadora: FAPEMIG e CNPq Introdução Pesquisas na área da formação

Leia mais

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Edna G. Levy A questão da gravidez na adolescência é muito mais comum do que parece ser, a reação inicial e geral é que este problema só acontece na casa dos outros, na nossa

Leia mais

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 CHRISTO, Aline Estivalet de 2 ; MOTTA, Roberta Fin 3 1 Trabalho de Pesquisa referente ao Projeto de Trabalho Final de Graduação

Leia mais

Universidade Metodista de São Paulo

Universidade Metodista de São Paulo Universidade Metodista de São Paulo Ciências Sociais Pólo Brasília Mulher e Sociedade Ane Cruz Mulher e Sociedade A sociedade primitiva Estudos já comprovaram que nem sempre a organização da humanidade

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho

Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho João Sucupira* INDICADORES Balanço social: diversidade, participação e segurança do trabalho O balanço social está se tornando uma peça importante não só para prestar contas à sociedade das ações das empresas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA

ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA RAQUEL MONTEIRO DA SILVA FREITAS (UFPB). Resumo Essa comunicação objetiva apresentar dados relacionados ao plano

Leia mais

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável?

Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? ARTIGO Gestão diária da pobreza ou inclusão social sustentável? Marcelo Garcia. Este ano, a Lei Orgânica da Assistência Social faz 17 anos. Já não é tão menina como a professora Aldaíza Sposatti da PUC

Leia mais

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO

JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JUVENTUDE E TRABALHO: DESAFIOS PARA AS POLITICAS PÚBLICAS NO MARANHÃO JONATHAN ROCHA GUIMARÃES Avaliar a Política de Trabalho e juventude torna-se de extrema importância na medida em que representa um

Leia mais

semestre do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: gphoffmeister@hotmail.com 2

semestre do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: gphoffmeister@hotmail.com 2 OS DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES ENQUANTO UMA CATEGORIA ESPECÍFICA DE DIREITOS HUMANOS Guilherme Pittaluga Hoffmeister 1 Luiz Henrique Silveira dos Santos 2 Eduardo da Silva Fagundes 3 1 INTRODUÇÃO A concepção

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Grupo SERmais. Autores de Violência. Lei Maria da Penha.

PALAVRAS-CHAVE Grupo SERmais. Autores de Violência. Lei Maria da Penha. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( x ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA A PRÁTICA

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E AS NOVAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E AS NOVAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E AS NOVAS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO Suraya Cristina Darido O Ensino Fundamental (antigo 1 o grau) tem sido o centro das atenções de grande parte dos professores e pesquisadores,

Leia mais

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no Introdução A convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais 1 garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A lei ainda enfatiza que: Toda criança ou adolescente

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES Deneusa Luzia Rodrigues - UNIVILLE Elizabete Tamanini UNIVILLE Programa de Mestrado em Educação - UNIVILLE Resumo:

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ESTUDO EXPLORATÓRIO E REFLEXIVO NO CREAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ESTUDO EXPLORATÓRIO E REFLEXIVO NO CREAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 385 VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ESTUDO EXPLORATÓRIO E REFLEXIVO NO CREAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE

Leia mais

BULLYING NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DESSA PROBLEMÁTICA

BULLYING NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DESSA PROBLEMÁTICA BULLYING NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DESSA PROBLEMÁTICA Área Temática: Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade INTRODUÇÃO LUCAS ROMÁRIO DA SILVA

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da

Introdução. instituição. 1 Dados publicados no livro Lugar de Palavra (2003) e registro posterior no banco de dados da Introdução O interesse em abordar a complexidade da questão do pai para o sujeito surgiu em minha experiência no Núcleo de Atenção à Violência (NAV), instituição que oferece atendimento psicanalítico a

Leia mais

A política e os programas privados de desenvolvimento comunitário

A política e os programas privados de desenvolvimento comunitário A política e os programas privados de desenvolvimento comunitário Por Camila Cirillo O desenvolvimento local privado O que aqui chamamos de programas de desenvolvimento comunitário são ações de promoção

Leia mais

A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1

A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1 A PSICANÁLISE E OS MODERNOS MOVIMENTOS DE AFIRMAÇÃO HOMOSSEXUAL 1 Este artigo trata da difícil relação entre a teoria psicanalítica, que tradicionalmente considerava os comportamentos eróticos entre pessoas

Leia mais

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico.

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

Declaração dos Mecanismos das Mulheres da América Latina e do Caribe frente ao 58º Período de Sessões da Comissão do Status da Mulher (CSW)

Declaração dos Mecanismos das Mulheres da América Latina e do Caribe frente ao 58º Período de Sessões da Comissão do Status da Mulher (CSW) Declaração dos Mecanismos das Mulheres da América Latina e do Caribe frente ao 58º Período de Sessões da Comissão do Status da Mulher (CSW) Cidade do México, México 7 de fevereiro de 2014 Nós, ministras

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA Tamara Nomura NOZAWA 1 Telma Lúcia Aglio GARCIA 2 Edmárcia Fidelis ROCHA

Leia mais

Seminário de Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Seminário de Avaliação Econômica de Projetos Sociais Seminário de Avaliação Econômica de Projetos Sociais Elaine Toldo Pazello FEA-RP / USP Rio de Janeiro, 24/10/2007 Objetivo contextualizar as avaliações que serão apresentadas a seguir elas foram efetuadas

Leia mais

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL O TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO COM UM CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL HADDAD, Tatiana Paula (Estágio I), e-mail: tphaddad@hotmail.com; PETILO, Kássia Schnepper (Estágio I), e-mail: kassiaschnepper@hotmail.com;

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO ESTATÍSTICA BÁSICA NO CURSO DE TÉCNICO INTEGRADO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Fabíola Nascimento dos Santos Paes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco fabiola.paes@gmail.com Dorghisllany

Leia mais

O USO DO ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS: HISTÓRIA, POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS E TRATAMENTO.

O USO DO ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS: HISTÓRIA, POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS E TRATAMENTO. ANTONIO WILKER BEZERRA LIMA O USO DO ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS: HISTÓRIA, POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, CONSEQÜÊNCIAS SOCIAIS E TRATAMENTO. 1ª Edição Arneiroz Edição do Autor 2013 [ 2 ] Ficha catalográfica. Lima,

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica

Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica Pág. 01 Pág. 02 Pág. 03 Pág. 04 Pág. 05 Pág. 06 Pág. 07 Pág. 08 As condutas delituosas inseridas no contexto da Violência Doméstica e/ou familiar contra a mulher receberam uma conceituação legal a partir

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO Justificativa O conhecimento contemporâneo apresenta, entre outras características, as do crescimento acelerado,

Leia mais

SAÚDE DA FAMÍLIA E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UM DESAFIO PARA A SAÚDE PUBLICA DE UM MUNICIPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Brasil

SAÚDE DA FAMÍLIA E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UM DESAFIO PARA A SAÚDE PUBLICA DE UM MUNICIPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Brasil ID 1676 SAÚDE DA FAMÍLIA E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UM DESAFIO PARA A SAÚDE PUBLICA DE UM MUNICIPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Brasil Dutra, Laís; Eugênio, Flávia; Camargo, Aline; Ferreira

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

PSICODIAGNÓSTICO: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA¹

PSICODIAGNÓSTICO: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA¹ PSICODIAGNÓSTICO: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA¹ OLIVEIRA, Micheli Viera de 2 ; MELLO, Lauren Machado 2 ; OLIVEIRA, Vânia Fortes³. 1 Trabalho de Pesquisa _UNIFRA 2 Psicólogas graduadas pelo Centro

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Andreza Magda da Silva Dantas Escola.E.E.M.Fc. Sá Cavalcante Paulista PB andreza_magda@hotmail.com Introdução Zelga Dantas de

Leia mais

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br Educação Inclusiva Direito à Diversidade O Ensino comum na perspectiva inclusiva: currículo, ensino, aprendizage m, conheciment o Educação Inclusiva Direito à Diversidade Profª. Maria Ivone Grilo Martinimariaivone@superig.com.br

Leia mais

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE ASTORGA FAAST REGULAMENTO ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA As atividades de Estágio Supervisionado constantes da Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da FAAST deverão ser

Leia mais

AIMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES QUE ATUAM COM PESSOAS COM AUTISMO.

AIMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES QUE ATUAM COM PESSOAS COM AUTISMO. AIMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA ENTRE PROFESSORES QUE ATUAM COM PESSOAS COM AUTISMO. CARVALHO, Tereza Cristina de Secretaria Municipal de Educação Município de Araçatuba/SP. Resumo:Partindo

Leia mais

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROCESSO DE ADOÇÃO NO SERVIÇO AUXILIAR DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE PONTA GROSSA-PR

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROCESSO DE ADOÇÃO NO SERVIÇO AUXILIAR DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE PONTA GROSSA-PR A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROCESSO DE ADOÇÃO NO SERVIÇO AUXILIAR DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE PONTA GROSSA-PR BARROS, Fabiéli Barbosa Figueira de (supervisora), e-mail: fbfb@tjpr.jus.br

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

Violência doméstica contra a mulher: perspectiva para o trabalho das equipes de saúde da família

Violência doméstica contra a mulher: perspectiva para o trabalho das equipes de saúde da família Violência doméstica contra a mulher: perspectiva para o trabalho das equipes de saúde da família Clara de Jesus Marques Andrade 1 Introdução Este artigo extraído da tese As equipes de Saúde da Família

Leia mais

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004

Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Resultados da Pesquisa IDIS de Investimento Social na Comunidade 2004 Por Zilda Knoploch, presidente da Enfoque Pesquisa de Marketing Este material foi elaborado pela Enfoque Pesquisa de Marketing, empresa

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO:

NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: NOVAS PERSPECTIVAS E NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA ADOÇÃO: Andreia Winkelmann Ineiva Teresinha Kreutz Louzada INTRODUÇÃO: O tema da adoção instiga muita curiosidade e torna-se extremamente necessário à

Leia mais

o que é muito pouco. E o empoderamento das mulheres só se dará com a inserção delas no mercado de trabalho, comentou a coordenadora do Dandara no

o que é muito pouco. E o empoderamento das mulheres só se dará com a inserção delas no mercado de trabalho, comentou a coordenadora do Dandara no NIQUELÂNDIA O Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Niquelândia, promoveu na cidade, entre a manhã e a tarde de sexta-feira (23),

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53

BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 CAPÍTULO6 BOLSA FAMÍLIA Relatório-SÍNTESE. 53 Aspectos de gênero O Programa Bolsa Família privilegia como titulares as mulheres-mães (ou provedoras de cuidados), público que aflui às políticas de assistência

Leia mais

ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS.

ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS. ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS. OLIVEIRA, Walquíria Dutra de. BENITE, Anna M. Canavarro. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática UFG walzinha19@gmail.com

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade Introdução Há cerca de 20 anos, a Secretaria de Saúde de um grande município começou a desenvolver e implantar iniciativas relacionadas à Alimentação

Leia mais

SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF)

SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF) SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF) TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA PERSPECTIVA DA SUPERAÇÃO DO CLIENTELISMO/ASSISTENCIALISMO O Serviço de Proteção e Atendimento

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2 569 ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES EM FEIRA DE SANTANA Simone Souza 1 ; Antonia Silva 2 1. Bolsista PROBIC, graduanda em Licenciatura em História, Universidade

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO DA MATA SUL DE PERNAMBUCO: UMA INVESTIGAÇÃO EDUCATIVA

RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO DA MATA SUL DE PERNAMBUCO: UMA INVESTIGAÇÃO EDUCATIVA RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO DA MATA SUL DE PERNAMBUCO: UMA INVESTIGAÇÃO EDUCATIVA Apresentação: Pôster Nielson da Silvia Bezerra; Mylena Lahana Gouveia Peixoto IFPE campus Barreiros\ nielson.bezerra@barreiros.ifpe.edu.br

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 A enfermagem atuando na prevenção da saúde do adolescente propondo a redução das DST Doenças Sexualmente Transmissíveis e Minimizando os números de Gravidez na Adolescência. Mostra

Leia mais

Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007.

Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007. Vírus no Linux? Este artigo abaixo foi produzido originalmente para a Network Core Wiki. Reproduzo-a aqui na íntegra. Publicado originalmente em 07/12/2007. Interface de uma distribuição Linux Uma das

Leia mais

O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo.

O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo. O CAMINHO DO ATOR BUSCADOR Mônica Mello Universidade Federal da Bahia UFBA Antropologia teatral, treinamento de ator, pré-expressivo. O Caminho do Ator Buscador é um treinamento em bases pré-expressivas,

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância

O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COMO FONTE HISTÓRICA Leandro Batista de Araujo* RESUMO: Atualmente constata-se a importância e necessidade do uso de tecnologias no trabalho escolar

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa em andamento que busca identificar as representações

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS 1 Justificativa A proposta que ora apresentamos para formação específica de educadores de Jovens e Adultos (EJA)

Leia mais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais

EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais EXMO. SR. DR. PROCURADOR REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO. Assunto: Leitos Psiquiátricos nos Hospitais Públicos Federais ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP), associação civil sem fins lucrativos

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA À DISTÂNCIA SILVA, Diva Souza UNIVALE GT-19: Educação Matemática Introdução Neste artigo apresenta-se uma pesquisa 1 que tem por tema a formação inicial de professores

Leia mais

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA CARTA ABERTA EM DEFESA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA O Fórum das universidades públicas participantes do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA vem, por meio desta, defender

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: AS ESPACIALIDADES COMO COMPONENTES DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR NO ANO DE

ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: AS ESPACIALIDADES COMO COMPONENTES DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR NO ANO DE 146 Anais Semana de Geografia. Volume 1, Número 1. Ponta Grossa: UEPG, 2014. ISSN 2317-9759 ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: AS ESPACIALIDADES COMO COMPONENTES DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NA CIDADE DE PONTA

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais