Programação - 1ª REUNIÃO AMPLIADA 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação - 1ª REUNIÃO AMPLIADA 2012"

Transcrição

1

2 Poema da acolhida O/A Mais amado/a mora em mim. Se confunde comigo, e nem sei onde o meu eu termina e o/a meu/minha Amado/a começa, ou vice-versa. O/a Desejado/a tem suas raízes em todos os seres de onde tira sua beleza e onipresença e para onde retorna sua luz e verdade eternas. O/a mais Amado/a, Eterno/a e Desejado/a faz as montanhas saltitar em sua presença, e enche a alma dos seres que o/a vislumbra. Aquele que é mais belo mora em mim, e sua beleza resplandece em meu ser e eu o/a reconheço em todos os seres. Assim, com a presença bela, terna, desejada e sedutora do que me ama, Nada temerei!

3 Sumário

4 19 de abril 18 de abril Programação - 1ª REUNIÃO AMPLIADA 2012 Objetivo: Partindo do processo de planejamento em curso nos estados e das reflexões e deliberações do 11º Encontro Nacional, refletir sobre a metodologia de planejamento e definir o Plano de Trabalho da Recid para Data: 18 a 21 de abril de 2012 Local: Chácara Irmão Sol, Lago Oeste - Brasília-DF. Data Turno Hora O que / Como / Questões / Orientações Manhã Chegada, Acolhida e credenciamento. 12h Almoço 14h * MÍSTICA, PROGRAMAÇÃO DA REUNIÃO E ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES. 15h * RETOMAR OS DESAFIOS SISTEMATIZADOS NO 11º EN, COMO PONTO DE PARTIDA. * TRABALHO EM GRUPOS MISTOS PARA LEVANTAR ELEMENTOS ESPECÍFICOS DA ANÁLISE DE CONJUNTURA DE Tarde 15h20 QUESTÃO: que elementos destacamos da conjuntura específica de 2012 que dialogam com os desafios levantados pelo 11º EN e terão maior incidência na realidade e na ação da Recid no ano? 16h Lanche 16h30 * PLENÁRIA 17h * DEBATE 18h Descanso e jantar Noite Manhã Tarde 20h 8h30 9h 10h 10h20 11h 12h 13h30 14h 16h * TRABALHO EM GRUPOS E POR MACRORREGIÃO: O QUE: - Apresentar como está sendo pensado o processo de planejamento no estado: A concepção e metodologia de planejamento adotada; Quem planeja? Como se relaciona com os desafios da realidade e com os movimentos sociais? - Apresentar o planejamento feito; - Identificar, por região, o que é comum nos planejamentos do ponto de vista político, formativo, etc. - Levantar as dificuldades e aprendizados encontrados. - Avaliar o Planejamento Recid 2011 as 4 linhas. * MÍSTICA * CONCLUSÃO DA APRESENTAÇÃO DAS REGIÕES Lanche * APRESENTAÇÃO DAS REGIÕES * APROFUNDAMENTO SOBRE OS NÓS DAS OFICINAS RECID / CAMP. Almoço * ACORDAR O CORPO * APROFUNDAMENTO SOBRE CONCEPÇÃO E MÉTODO DE PLANEJAMENTO COMO PROCESSO EDUCATIVO E NA ÓTICA POPULAR INSTRUMENTAIS DE PLANEJAMENTO. Assessoria: Lourival Rodrigues - Casa da Juventude Goiânia - GO Lanche

5 21 de abril 20 de abril 19 de abril (continuação) Tarde 16h20 * BREVE EXPOSIÇÃO E RETOMADA DOS SEGUINTES PONTOS: - Contextualização do Planejamento do Departamento de Educação Popular/SG; - Planejamento e Plano Recid 2012; - Retomar o PNF e as políticas aprovadas no 11º EN - Retomar os desafios da análise de conjuntura - Calendário de lutas nacionais * TRABALHO EM GRUPOS: O QUE: - para definir o Plano de Trabalho 2012 para o PNF e para as políticas e diretrizes, bem como planejar o processo de articulação política. 18h Descanso e jantar Noite 20h * PARTICIPAÇÃO DA RECID NA CÚPULA DOS POVOS E RIO + 20 Manhã Tarde 8h30 9h 10h 10h20 12h 14h * MÍSTICA * CONTINUAÇÃO NOS GRUPOS TEMÁTICOS Lanche * TRABALHO DE GRUPOS POR CAMPO TEMÁTICO: Como: - Dinâmica do carrossel por campo temático para consolidação das ações: PNF, Comunicação (processo vídeos), Gestão e Sustentabilidade, Diretrizes da Organicidade (Projeto Gestão da Informação Recid / Camp) e Articulação política. Almoço * APRESENTAÇÃO DA SÍNTESE DOS GRUPOS TEMÁTICOS. * CALENDÁRIO E CRONOGRAMA Noite 20h * NOITE CULTURAL Manhã Tarde 8h30 10h30 11h 12h 12h30 * QUESTÕES E INFORMES SOBRE A GESTÃO/ADITIVO... - Lanche - INFORMES - AVALIAÇÃO E MÍSTICA DE ENCERRAMENTO - Almoço - LOGÍSTICA DE RETORNO DOS PARTICIPANTES "Todos os homens do mundo, na medida em que se unem entre si em sociedade, trabalham, lutam e melhoram a si mesmos". (Antonio Gramsci)

6 Planejamento 2011 Linha 1: Avaliar e atualizar as políticas e processos elaborados no 9º Encontro Nacional, a luz do PPP (PNF, Política de comunicação, Organicidade e de gestão e sustentabilidade) O QUE FAZER? QUANDO? QUEM? COMO SERÁ A AVALIAÇÃO? CN e TN, 1 representante Metodologia construída 25 a 26 de fevereiro de cada Estado e coletivamente Entidades Ancoras 1- Construção da metodologia do processo de avaliação das políticas na 1ª reunião ampliada nacional 2- Sensibilizar os Estados e Macro Regiões para construção coletiva do instrumental de avaliação. Até 18 de março Representante do Estado na reunião ampliada O envolvimento dos Estados no processo de construção do instrumental 3- Elaboração e envio aos Estados da proposta de instrumental a partir das sugestões recebidas. Até 1º de abril CN e TN Proposta de instrumental elaborada. 4- Avaliar as Políticas do 9º Encontro Nacional Até 27 de abril Estados A participação dos Estados referentes a gestão e sustentabilidade. 5- Realização do Encontro Nacional de Gestão com o TN, CN, CAMP e IPF Se o encontro conseguiu dar objetivo de: a) projetar e fazer acordos sobre o novo 31 de maio a 02 de (papel de ajudar na conta dos seus objetivos convênio; b) Consolidar a avaliação da política de junho transição) gestão/sustentabilidade. 6- Avaliar as políticas do 9º Encontro Nacional Até 2 á 20 de maio Estados A participação dos Estados referentes a comunicação. 7- Realizar a IV Ciranda com os seguintes objetivos: a) Se a 4ª ciranda alcançou os Aprofundar a temática da comunicação (PNF); b) 25 a 29 de maio TN e CN seus objetivos Consolidar a avaliação da política de comunicação, a partir do acumulo dos Estados. 8- Avaliar as Políticas do 9º Encontro referentes a Até 1º de agosto Estados organicidade e formação. A avaliação vinda dos Estados 9- Realizar a 2ª do coletivo ampliado da Recid. 19, 20 e 21 de agosto de CN, TN, 1 educador por Estado e Entidade Ancora Encontro realizado e objetivos alcançados 10- Realizar o 11º Encontro com os objetivos: a) Consolidar nacionalmente a avaliação do conjunto das Políticas; b) A luz do PPP, atualizar e reelaborar o conjunto de políticas para o triênio 2012 a 2014; c) Consolidar a avaliação do PNF, a partir dos Estados. 2ª quinzena de novembro de 2011 TN e CN Se os objetivos do 11º Encontro Nacional da Recid foram alcançados.

7 Linha 2: Aprofundar e efetivar o PNF nos estados, desencadeando processos de formação a partir das proposições e temas do 10º encontro nacional. O QUE FAZER? QUANDO? QUEM? AVALIAÇÃO? 1- Fortalecer e criar GTS/ Equipe/ coletivos pedagógicos. Ate final de maio Coletivos estaduais Reuniões do coletivo estadual e outros espaços da Rede. 2- Escolas/centros/ espaço/ Cirandas de formação de educadores populares. Elaboração do programa de formação. Caderno de orientação pedagógica para educação popular. Ate final de maio 3- Execução do Programa de formação estadual. Jornadas pedagógicas: (Bloco) 1- Educação popular 2- Formação políticas: realidade e pensadores brasileiros e latino Américas, estado e sociedade, relação capital trabalho, 3- Questões transversais ( Gênero, raça e etnia) 4- Educação popular como políticas publicas. I, e II semestre de 2011 e I semestre de Construído coletivamente. 4- Formação sistemática da equipe de educadores populares do coletivo estadual 5- Construir no planejamento estadual orientações pedagógicas para o processo das oficinas.

8 Linha 3 Fortalecer as articulações com os movimentos sociais O QUE FAZER? QUANDO? QUEM? AVALIAÇÃO? 1. Reunião Nacional com os movimentos e organizações sociais. Construir uma pauta com organicidade.(linha 4). Objetivo: Construir conhecimentos em comum. Na próxima reunião da CN Nas regiões e nos estados CN e TN Regiões, CN e Estados Processo de avaliação contínuo. 2. Garantir a participação da Recid nos espaços de lutas: Macha das Mulheres, Grito da Terra, Assembléia Popular, outros. Sempre Educadores, CN e TN Processo de avaliação contínuo. [#Reforma política local-nacional urgente.] 3. Intercambio de Educação Popular com outros países. [#Pensar a articulação para além da América Latina.] 4. Fortalecer os coletivos estaduais com a participação efetiva dos movimentos sociais e organizações sociais. Brigadas, fóruns, encontros nacionais da rede e outros Nos processos das reuniões, oficinas, encontros... Educadores, CN, TN... Estados Processo de avaliação contínuo. Processo de avaliação contínuo. 5. Garantir a participação de Educadores populares da rede nas escolas de formação política. Mapear os educadores que estão nesse espaço. Na reunião que deve ser o mais urgente possível. CN, TN e Estados Processo de avaliação contínuo. 6. Realizar um seminário nacional para retomar o debate da Educação Popular como política pública com os movimentos sociais. *PUXAR O DEBATE DO SISTEMA NACIONAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL. *Dialogar com os espaços de Educação no Campo. *As conferências como espaços de articulação. *Qual o seu papel político? [#Rever processo metodológico da ciranda.] Primeiro semestre Segundo semestre? Concomitante com a atividade nacional. CN, TN e Estados Processo de avaliação contínuo.

9 LINHA 4: Debater e aprofundar os projetos de sociedade e modelo de desenvolvimento afirmando a educação popular e participação social (como elementos essenciais) à estratégia de superação da miséria, condicionando essa bandeira ao aprofundamento sobre o programa de governo com incidência nas política sociais e reformas estruturantes levantando os limites desta política nos marcos do modelo capitalista (tendo em vista a construção de um projeto popular para o Brasil). O QUE FAZER? QUANDO? QUEM? AVALIAÇÃO? 1- Desencadear uma agenda de diálogos com os movimentos sociais e governo sobre o programa de governo e a questão da erradicação da miséria e construção dos desdobramentos. 2- Realizar I Seminário nacional com a participação dos movimentos sociais e gestores públicos, para debater o programa de governo e a estratégia de superação da miséria. Até primeira semana de junho. Até primeira semana de agosto. TN e CN em âmbito nacional. Estados em âmbito estadual. GT formado por uma pessoa de cada região da CN e 1 pessoa do TN. Os educadores/as da reunião ampliada serão referência nos estados. - tempo muito longo - atenção para a relação com o PPA - participação dos movimentos em toda construção do processo - participação de organizações religiosas - diálogo e articulação com segmentos de juventude discussão sobre o marco legal dos convênios - proposta de inverter a ordem do seminário I e II - dimensionar esta ação com outras ações do governo 3- Realizar II Seminário nacional com a participação dos movimentos sociais para aprofundamento teórico sobre o tema. Até primeira semana de setembro. Idem - adequar o calendário ao calendário da rede 4- Realizar III Seminário nacional com a participação dos movimentos sociais para formalização e encaminhamento de proposta sobre o tema. Até primeira semana de outubro. Idem 5- Desencadear uma agenda de diálogos com os movimentos sociais e governo para avaliação do processo. Até primeira semana de novembro. TN e CN em âmbito nacional. Estados em âmbito estadual.

10

11 CALENDÁRIO 2012 CALENDÁRIO RECID Datas nacionais o 1ª Reunião Ampliada: 18 a 21 de abril, com objetivo de encaminhar o Plano de Trabalho 2012, bem como o novo PNF (cirandas, jornadas pedagógicas, etc, e as políticas) o 2ª Reunião Ampliada: 08 a 10 de novembro o 01 e 02 de junho 2ª Reunião do Coletivo Nacional (CN/TN/Camp) o 21 e 22 de setembro 3ª Reunião do Coletivo Nacional (CN/TN/Camp) Reuniões e encontros macrorregionais o 27 a 30 de abril Encontro Macrorregional Sudeste, Belo Horizonte-MG o 18 e 20 de maio Reunião Macrorregional Nordeste, Natal-RN CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES E LUTAS o Abril Vermelho o 27/04 a 03/05 - Jornada Nacional de lutas por Verdade e Justiça Levante Popular o 16/05 3a Marcha Nacional Contra a Homofobia, Brasília-DF o 15 a 22 de Junho - Cúpula dos Povos e Rio + 20, Rio de Janeiro-RJ o 7 de setembro - Grito dos Excluídos o Assembléia Popular Ver datas

12 TEXTOS

Plenária Temática: Educação e Economia Solidária. Seminário Nacional Projeto Político Pedagógico

Plenária Temática: Educação e Economia Solidária. Seminário Nacional Projeto Político Pedagógico Plenária Temática: Educação e Economia Solidária Seminário Nacional Projeto Político Pedagógico Porto Alegre, 10 a 12 de julho de 2012. Objetivos Aprofundar o debate sobre o documento da V Plenária Nacional

Leia mais

Tão importante, quanto o ensino dos conteúdos é a minha Coerência entre o que digo o que escrevo e o que faço. (Paulo Freire) Cuiabá Setembro de 2011

Tão importante, quanto o ensino dos conteúdos é a minha Coerência entre o que digo o que escrevo e o que faço. (Paulo Freire) Cuiabá Setembro de 2011 Tão importante, quanto o ensino dos conteúdos é a minha Coerência entre o que digo o que escrevo e o que faço. (Paulo Freire) Cuiabá Setembro de 2011 Companheir@s da Recid Nacional. È com fé, alegria e

Leia mais

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior

Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior 1. Apresentação Em cumprimento à deliberação 1-F do Eixo Formação, aprovada no 37 0 Encontro Nacional CFESS/CRESS,

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

Tecendo a gestão democrática nas escolas públicas de Santa Catarina

Tecendo a gestão democrática nas escolas públicas de Santa Catarina Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares E Projeto Estadual de Revitalização das Entidades Democráticas: Tecendo a gestão democrática nas escolas públicas de Santa Catarina OBJETIVO

Leia mais

III Módulo do Curso de Formação de Educadores e Educadoras em Concepção, Prática Sindical e em Metodologias

III Módulo do Curso de Formação de Educadores e Educadoras em Concepção, Prática Sindical e em Metodologias III Módulo do Curso de Formação de Educadores e Educadoras em Concepção, Prática Sindical e em s E DUCADORAS EM CONCEPÇÃO, PRÁTICA SINDICAL E EM METODOLOGIA. - III Módulo da Região Norte Ji-Paraná/RO 15

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07 BACABAL-MA 2012 PLANO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DOCENTE APRESENTAÇÃO O estímulo à produção intelectual do corpo docente é uma ação constante da Faculdade de Educação de Bacabal e para tanto procura proporcionar

Leia mais

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA 9.1 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA 9.1.1 Objetivos gerais A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas o direito de uma educação escolar diferenciada e a utilização

Leia mais

Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro

Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro Objetivos da 15ª. Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS- saúde como DH Mobilizar e estabelecer

Leia mais

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional

Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional Proposta de Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Profissional A Educação Profissional analisada sob a ótica de sua gestão e de sua avaliação de modo a instrumentalizar gestores educacionais

Leia mais

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico

Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. Termo de Referência. Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico Programa Pernambuco: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Termo de Referência Assessoria à Supervisão Geral Assessor Técnico No âmbito do Programa Pernambuco Trabalho e Empreendedorismo da Mulher conveniado

Leia mais

Informes do Departamento

Informes do Departamento Informes do Departamento Reunião ampliada CAMS/CNAIDS/CAPDA Local: Nobile LakeSide Hotel, Brasília/DF Data: 30 e 31 de outubro de 2012 Fique Sabendo - Mobilização Nacional de Ampliação da Testagem para

Leia mais

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: história e desafios

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: história e desafios Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde: história e desafios José Marmo da Silva Ogan, dentista e Coordenador da RENAFRO/Rede Nacional de Religiões Afro- Brasileiras e Saúde Rede Nacional de

Leia mais

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais.

Acesse o Termo de Referência no endereço: www.ibam.org.br e clique em Seleção de Profissionais. Programa Pará: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher Assessoria à Supervisão Geral No âmbito do Programa Pará Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, conveniado com a Secretaria Especial de Políticas para

Leia mais

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA A beleza de ser um eterno aprendiz. (Gonzaguinha) Por que pensar em formação de lideranças e assessores? A Pastoral da Juventude busca potencializar

Leia mais

PRODUTO 1 METODOLOGIA Plano Local de Habitação de Interesse Social PLHIS Município de Teresópolis - RJ

PRODUTO 1 METODOLOGIA Plano Local de Habitação de Interesse Social PLHIS Município de Teresópolis - RJ PRODUTO 1 METODOLOGIA Plano Local de Habitação de Interesse Social PLHIS Município de Teresópolis - RJ Setembro/2010 APRESENTAÇÃO Este documento denominado Metodologia é o primeiro produto apresentado

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 2ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 2ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE 2ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO I ENCONTRO PARA ESTUDOS COM ORIENTADORES II ETAPA CADERNO I FORMADORA REGIONAL: Elyda Cristina

Leia mais

Regulamento para a participação do Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária

Regulamento para a participação do Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária Regulamento para a participação do Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária 1. Evento 1.2. Temática, data e local 2. Programação 2.1. Programação artístico-cultural e de lazer à noite

Leia mais

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Não se pretende que o estágio se configure como algo com finalidade em si mesmo, mas sim que se realize de modo articulado com o restante do curso. Para

Leia mais

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos

Pesquisa. A participação dos pais na Educação de seus filhos Pesquisa A participação dos pais na Educação de seus filhos 1 Objetivos do movimento Todos Pela Educação Ampliar os conhecimentos do Todos Pela Educação, da Fundação SM, de nossos parceiros e da sociedade

Leia mais

2ª Convenção de Planejamento Estratégico 26/05/15

2ª Convenção de Planejamento Estratégico 26/05/15 2ª Convenção de Planejamento Estratégico 26/05/15 Participantes MISSÃO E VISÃO CIEAM MISSÃO E VISÃO MISSÃO: Fortalecer, integrar e promover o desenvolvimento da Indústria do Estado do Amazonas, contribuindo

Leia mais

Stela M. Pedreira Secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo Belfari Garcia Guiral Assistente Técnico

Stela M. Pedreira Secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo Belfari Garcia Guiral Assistente Técnico Stela M. Pedreira Secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo Belfari Garcia Guiral Assistente Técnico 1988 - Constituição Federal 1988 - Constituição Federal Sistema Único de Saúde

Leia mais

HORÁRIOS DE AULA CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: 2015.2 PERIODO: 1º TURMA: TURNO: NOITE BLOCO: A

HORÁRIOS DE AULA CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: 2015.2 PERIODO: 1º TURMA: TURNO: NOITE BLOCO: A CURSO: DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: 2015.2 PERIODO: 1º TURMA: TURNO: NOITE BLOCO: A CURSO: DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: 2015.2 PERIODO: 2º TURMA: TURNO: NOITE BLOCO: A I I I I CURSO: DE INFORMAÇÃO SEMESTRE: 2015.2

Leia mais

CNAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Especial dos Direitos Humanos (2007-2015) 2015)

CNAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Especial dos Direitos Humanos (2007-2015) 2015) Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (2007-2015) 2015) MARCO LEGAL A CRIANÇA E O ADOLESCENTE COMO SUJEITOS DE DIREITOS

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE SUDESTE

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE SUDESTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE SUDESTE Karina Barros Calife Batista Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste MUNICIPIO DE SÃO PAULO 11.581.798 habitantes (SEADE

Leia mais

Projeto: I Seminário para formação dos servidores da saúde em temas relacionados à política nacional de saúde do trabalhador/ Betim (MG)

Projeto: I Seminário para formação dos servidores da saúde em temas relacionados à política nacional de saúde do trabalhador/ Betim (MG) CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Projeto: I Seminário para formação dos servidores da saúde em temas relacionados à política nacional de saúde do

Leia mais

Construindo Saberes: Refletindo Práticas, Natal/RN

Construindo Saberes: Refletindo Práticas, Natal/RN CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Construindo Saberes: Refletindo Práticas, Natal/RN Maria da Assunção Régis Natal/RN Agosto/2012 1 1. PROBLEMA E

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

Divisão Projeto Escola Brasil Diretoria de Desenvolvimento Sustentável. Marcos de Referência

Divisão Projeto Escola Brasil Diretoria de Desenvolvimento Sustentável. Marcos de Referência Divisão Projeto Escola Brasil Diretoria de Desenvolvimento Sustentável Marcos de Referência Se quisermos educação de qualidade para todos, precisaremos de todos pela qualidade da educação Jomtien, 1990

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

SEMINÁRIO NACIONAL PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SEMINÁRIO NACIONAL PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Plenária Temática Educação e Economia Solidária Mística de abertura do evento Porto Alegre, 10 a 12 de julho de 2012. Sumário Apresentação...4

Leia mais

MANIFESTO ABENEFS: Alinhando a formação inicial em Educação Física às necessidades do setor saúde

MANIFESTO ABENEFS: Alinhando a formação inicial em Educação Física às necessidades do setor saúde Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde MANIFESTO : Alinhando a formação inicial em Educação Física às necessidades do setor saúde INTRODUÇÃ O A Associação Brasileira de Ensino

Leia mais

FÓRUM AMAZONENSE DE REFORMA

FÓRUM AMAZONENSE DE REFORMA REGIMENTO INTERNO DA 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES DO AMAZONAS CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES 1 Art. 1º - São objetivos da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Amazonas: I - Propor a interlocução

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM RECORTE HORIZONTAL NO ATENDIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS Mônica Abranches 1 No Brasil, no final da década de 70, a reflexão e o debate sobre a Assistência Social reaparecem e surge

Leia mais

Processo Formativo Escolas Sustentáveis

Processo Formativo Escolas Sustentáveis 1 Processo Formativo Escolas Sustentáveis SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL III ENCONTRO NACIONAL DOS COORDENADORES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Dulce Maria Pereira Brasília maio/2010 2 O Projeto nasceu

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Denominação: Consultor(a) na Área de pesquisa/ensino/extensão com redes sociotécnicas para difusão de informações

TERMO DE REFERÊNCIA. Denominação: Consultor(a) na Área de pesquisa/ensino/extensão com redes sociotécnicas para difusão de informações TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) na Área de pesquisa/ensino/extensão com redes sociotécnicas para difusão de informações Código: CONS RSDI/2008 Nº de vagas: 01 Local de atuação: Brasília/DF

Leia mais

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa

Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos. Título do projeto em outra capa Logo do Alto Tietê, subcomitê e do 5 Elementos Título do projeto em outra capa Bacia Hidrográfica do Alto Tietê com destaque para a Sub-bacia Pinheiros-Pirapora Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora

Leia mais

NA CIRANDA DA EDUCAÇÃO POPULAR

NA CIRANDA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA CIRANDA DA EDUCAÇÃO POPULAR O QUE É A RECID É uma articulação de diversos atores sociais, entidades, movimentos populares e Governo Federal que assumem solidariamente i amissão de realizar um processo

Leia mais

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES O SANEAMENTO BÁSICO COMO POLÍTICA PÚBLICA MONITORAMENTO E CONTROLE SOCIAL

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES O SANEAMENTO BÁSICO COMO POLÍTICA PÚBLICA MONITORAMENTO E CONTROLE SOCIAL SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES O SANEAMENTO BÁSICO COMO POLÍTICA PÚBLICA MONITORAMENTO E CONTROLE SOCIAL Águia Branca - ES 2015 SUMÁRIO 2 1 INTRODUÇÃO... 3 JUSTIFICATIVA... 4 OBJETIVOS...

Leia mais

RESGATE DOS ENCONTROS ANTERIORES

RESGATE DOS ENCONTROS ANTERIORES RESGATE DOS ENCONTROS ANTERIORES I ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO ENAFOR, 24 a 28 de outubro de 2005 160 participantes da CONTAG e de 26 Federações (incluindo FETADFE) Mote: Construindo uma Política Nacional

Leia mais

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST 10 a 14 de fevereiro de 2014 Entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2014, ocorrerá, em Brasília/DF, o 6º Congresso Nacional do MST, para o qual são esperados

Leia mais

SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA

SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA SIMPÓSIO SOBRE ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO PAUTA 14h - Início Das 14h às 14h15 - Abertura dos trabalhos com o Presidente do Conselho, Luiz Tadeu Pessutto e Secretária

Leia mais

Plenária da Campanha Para Expressar a Liberdade aponta próximos passos. Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado de São Paulo

Plenária da Campanha Para Expressar a Liberdade aponta próximos passos. Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado de São Paulo Plenária da Campanha Para Expressar a Liberdade aponta próximos passos Data: 7/2/2014 Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado de São Paulo Introdução: Circular n o 1 Fev/2014 Mais de 50

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA - PSSR EDITAL Nº 01/2015.2 PROCESSO SELETIVO PARA NOVOS

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO / 2013

SISTEMA DE AVALIAÇÃO / 2013 SISTEMA DE AVALIAÇÃO / 2013 PROCESSO DE AVALIAÇÃO A avaliação para a Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental se pauta em: Observação, registro e avaliação formativa A observação e o registro se

Leia mais

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências.

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. Versão final do Workshop 09/07/2010 PROJETO DE LEI ESTADUAL - PARANÁ Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Estadual de Educação Ambiental e dá outras providências. CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

Investimento a serviço da transformação social

Investimento a serviço da transformação social Investimento a serviço da transformação social Objetivo Central Formular, implantar e disseminar metodologias voltadas à melhoria de políticas públicas na área educacional e à avaliação de projetos sociais.

Leia mais

Participação Social como Método de Governo. Secretaria-Geral da Presidência da República

Participação Social como Método de Governo. Secretaria-Geral da Presidência da República Participação Social como Método de Governo Secretaria-Geral da Presidência da República ... é importante lembrar que o destino de um país não se resume à ação de seu governo. Ele é o resultado do trabalho

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DA PLATAFORMA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PELA REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO

PLANO DE TRABALHO DA PLATAFORMA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PELA REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO PLANO DE TRABALHO DA PLATAFORMA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PELA REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO Ação Atividades Responsáveis Prazo Incidência política ações frente ao Executivo e Legislativo Diálogo com o Construir

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO 1 DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO 1 DA DEFINIÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GRADES 2008/2010 REGULAMENTO MARÇO 2012 (Substitui o regulamento

Leia mais

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA PARTE III DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA Gilberto Carvalho Crescer distribuindo renda, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão social. Esse foi o desafio assumido pela presidente Dilma Rousseff

Leia mais

Fóruns Regionais de VISA: Política e práticas em vigilância sanitária

Fóruns Regionais de VISA: Política e práticas em vigilância sanitária Fóruns Regionais de VISA: Política e práticas em vigilância sanitária Brasília, 2010. Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva Ministro da Saúde José Gomes Temporão Diretor Presidente da Anvisa

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 221, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 221, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 221, DE 2015 Altera a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências,

Leia mais

Referencial para o debate no V Encontro Estadual de Funcionários com base nas Resoluções do XV Congresso Estadual do Sintep-MT

Referencial para o debate no V Encontro Estadual de Funcionários com base nas Resoluções do XV Congresso Estadual do Sintep-MT Referencial para o debate no V Encontro Estadual de Funcionários com base nas Resoluções do XV Congresso Estadual do Sintep-MT A partir da lei nº 12. 014/09 que altera o Art. nº 61 da Lei de Diretrizes

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO

DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO DIRETRIZES GERAIS PARA UM PLANO DE GOVERNO Ações de Inclusão Social e de Combate à Pobreza Modelo Próprio de Desenvolvimento Infra-estrutura para o Desenvolvimento Descentralizado Transparência na Gestão

Leia mais

Quanto aos itens da pauta setorial, o MEC informou o que segue:

Quanto aos itens da pauta setorial, o MEC informou o que segue: Brasília, 7 de setembro de 2015 Reunião com Ministério da Educação (MEC) e com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) realizada dia 04/09/2015 e Contraproposta da FASUBRA ao Governo Na

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores,

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014 Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, Nos dias 3 e 4 deste mês participamos de reunião com a coordenação nacional

Leia mais

Regimento Interno do Encontro Estadual da Família Espírita - ENEFE. Capitulo I Do ENEFE e das Normas Regimentais

Regimento Interno do Encontro Estadual da Família Espírita - ENEFE. Capitulo I Do ENEFE e das Normas Regimentais Regimento Interno do Encontro Estadual da Família Espírita - ENEFE Capitulo I Do ENEFE e das Normas Regimentais Art. 1º - O ENCONTRO ESTADUAL DA FAMÍLIA ESPÍRITA (ENEFE) é coordenado pela Área de Educação

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO

CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES DO CURSO RESOLUÇÃO CAS Nº 07 / 2007 De 05 de agosto de 2007 Reformula o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, a ser implantado a partir do 2º semestre do ano letivo de 2007. CONSIDERANDO

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. O Programa de Educação Ambiental nas Escolas terá como marcos norteadores: - A educação ambiental contida na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA),

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGRICULTURA FAMILIAR E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGRICULTURA FAMILIAR E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, AGRICULTURA FAMILIAR E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA UNIDADE EXECUTORA IFPA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2014 ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2014 ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Desde 1955 ampliando horizontes Site: grpcesar.seed.pr.gov.br /e-mail:gprcesar@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2014 ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

DELIBERAÇÃO CES Nº 130 /2015 De, 10 de junho de 2015.

DELIBERAÇÃO CES Nº 130 /2015 De, 10 de junho de 2015. Secretaria Estadual De Saúde Conselho Estadual De Saúde - RJ DELIBERAÇÃO CES Nº 130 /2015 De, 10 de junho de 2015. APROVA O REGIMENTO IN- TERNO DA 7ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO. O

Leia mais

OFICINAS DE CIDADANIA PARTICIPATIVA

OFICINAS DE CIDADANIA PARTICIPATIVA OFICINAS DE CIDADANIA PARTICIPATIVA Daniella de Souza Masson¹; Joelson Gonçalves Pereira² UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79.804-970 Dourados MS, E-mail: daniellasouzamasson@hotmail.com. ¹Acadêmica do 7 semestre

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PROJETO BRA/10/007

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PROJETO BRA/10/007 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PROJETO BRA/10/007 BOAS PRÁTICAS EM REDES NA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: SIPIA CONSELHO

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 7 5 Unidade 7 Nome: Data: 1. As sentenças a seguir se referem ao segundo governo de Getúlio Vargas. Marque V nas sentenças verdadeiras e F nas falsas.

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 1. Contexto Roteiro 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão ANEXO II ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica de

Leia mais

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Versão 1.0 2015 I. Introdução Consistirá o estágio em um período de trabalho, realizado pelo aluno, sob o controle de uma autoridade docente, em um estabelecimento

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA (TCC EA)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA (TCC EA) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA (TCC EA) I. DEFINIÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, todo aluno do Curso de Engenharia Agronômica deverá, obrigatoriamente,

Leia mais

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I Educação Infantil A professora estará na sala de aula recebendo os alunos nos seguintes horários: No período matutino a partir das 7h30min. No período

Leia mais

Plano Nacional de Resíduos Sólidos Resíduos Sólidos

Plano Nacional de Resíduos Sólidos Resíduos Sólidos Plano Nacional de Resíduos Sólidos Departamento t de Desenvolvimento Sustentável tá na Mineração Ministério das Minas e Energia LEI Nº 12.305/2010 Art. 1 o Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos

Leia mais

8ª MARCHA DA CLASSE TRABALHADORA POR MAIS DIREITOS E QUALIDADE DE VIDA. Pelo desenvolvimento com soberania, democracia e valorização do trabalho

8ª MARCHA DA CLASSE TRABALHADORA POR MAIS DIREITOS E QUALIDADE DE VIDA. Pelo desenvolvimento com soberania, democracia e valorização do trabalho 8ª MARCHA DA CLASSE TRABALHADORA POR MAIS DIREITOS E QUALIDADE DE VIDA Pelo desenvolvimento com soberania, democracia e valorização do trabalho A s Centrais Sindicais (CGTB, CUT, CTB, FS, NCST e UGT),

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA

APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIA Instâncias estaduais da Central Única dos Trabalhadores CUT dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, por meio da Escola Sindical Amazônia e Escola Sindical

Leia mais

ATA DE REUNIÃO 5ª REUNIÃO GT-CAPACITAÇÃO COMITÊ DE IMPLANTAÇÃO DA INDE - CINDE

ATA DE REUNIÃO 5ª REUNIÃO GT-CAPACITAÇÃO COMITÊ DE IMPLANTAÇÃO DA INDE - CINDE ATA DE REUNIÃO 5ª REUNIÃO ACITAÇÃO COMITÊ DE IMPLANTAÇÃO DA INDE - CINDE Local: IBGE / Avenida Chile, nº500, 2º Andar, Sala 02 - Rio de Janeiro-RJ Data e Horário: 16/03/2011 9:00 às 17:00 I. Participantes:

Leia mais

NORMAS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

NORMAS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS ANEXO À DELIBERAÇÃO Nº 125, DE 06 DE JULHO DE 2006. NORMAS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Leia mais

Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil. Estratégias para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil em 2016

Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil. Estratégias para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil em 2016 Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil Estratégias para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil em 2016 FNPETI Criado em 1994 é um movimento permanente de articulação, mobilização

Leia mais

Ministério da Educação. Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos CNAEJA. Reunião Ordinária Salvador/BA 25 e 26/02/08 Memória

Ministério da Educação. Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos CNAEJA. Reunião Ordinária Salvador/BA 25 e 26/02/08 Memória Ministério da Educação 1 Presentes: Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos CNAEJA Reunião Ordinária Salvador/BA 25 e 26/02/08 Memória MEC/SECAD/DPEJA: André Lázaro, Maria Aparecida

Leia mais

Objetivos da aula. Treinamento. Curso: Teologia. Treinamento, Liderança, autoridade e responsabilidade na administração eclesiástica

Objetivos da aula. Treinamento. Curso: Teologia. Treinamento, Liderança, autoridade e responsabilidade na administração eclesiástica Curso: Teologia Prof: Nicanor Lopes Treinamento, Liderança, autoridade e responsabilidade na administração eclesiástica Objetivos da aula Analisar métodos e técnicas de treinamento na administração eclesiástica;

Leia mais

Articulação da Participação Social e Processos Formativos Voltados ao Desenvolvimento Rural

Articulação da Participação Social e Processos Formativos Voltados ao Desenvolvimento Rural Universidade Federal da Paraíba - UFPB / Centro de Ciências Agrárias - CCA / Campus II Areia, Paraíba - 27 a 30 de outubro de 2014. Articulação da Participação Social e Processos Formativos Voltados ao

Leia mais

SUGESTÕES E AÇÕES PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO E ESPORTE DA ESCOLA. Equipe Pedagógica

SUGESTÕES E AÇÕES PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO E ESPORTE DA ESCOLA. Equipe Pedagógica SUGESTÕES E AÇÕES PARA O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO E ESPORTE DA ESCOLA Equipe Pedagógica DIRETRIZES Retorno do técnico administrativo nos convênios, para melhor desenvolver as ações administrativas das parcerias

Leia mais

EDITAL 012/2015 FUNDAÇÃO LA SALLE PROCESSO SELETIVO VAGAS PARA PROJETOS SOCIAIS

EDITAL 012/2015 FUNDAÇÃO LA SALLE PROCESSO SELETIVO VAGAS PARA PROJETOS SOCIAIS EDITAL 012/2015 FUNDAÇÃO LA SALLE PROCESSO SELETIVO VAGAS PARA PROJETOS SOCIAIS A Fundação La Salle é uma entidade ligada à Rede La Salle, situada no município de Canoas/RS, com atuação nacional, responsável

Leia mais

Objetivos. Justificativa. Tribunal de Contas do Estado Escola de Contas Publicas do Amazonas

Objetivos. Justificativa. Tribunal de Contas do Estado Escola de Contas Publicas do Amazonas N AUS, 14 DE OUTUBRO DE M A 1 95 0. Tribunal de Contas do Estado do Amazonas M A N A U S, 14 DE OUTUB R O D E 1 95 0. APRESENTAÇÃO Na Amazônia tudo é superlativo, grandioso e numeroso. Este cenário, ao

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES C M E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº /22 - CME NATAL/RN Estabelece a Reformulação da Normatização da Jornada de trinta horas para o Educador Infantil para o Ensino Infantil nos Centros Infantis

Leia mais

3ª Plenária Nacional da Campanha O Petróleo tem que ser nosso, 12 e 13 de maio de 2009, Guararema/SP - ENFF.

3ª Plenária Nacional da Campanha O Petróleo tem que ser nosso, 12 e 13 de maio de 2009, Guararema/SP - ENFF. 3ª Plenária Nacional da Campanha O Petróleo tem que ser nosso, 12 e 13 de maio de 2009, Guararema/SP - ENFF. Encaminhamentos políticos e organizativos 1. Bandeiras programáticas unitárias Cancelamento

Leia mais

METODOLOGIA E PLANO DE TRABALHO PARA ELABORAÇÂO DO NOVO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITICIONAL DO IFSC 1

METODOLOGIA E PLANO DE TRABALHO PARA ELABORAÇÂO DO NOVO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITICIONAL DO IFSC 1 1 METODOLOGIA E PLANO DE TRABALHO PARA ELABORAÇÂO DO NOVO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITICIONAL DO IFSC 1 1. Introdução O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) busca apresentar um caminho a ser

Leia mais

ANIS ENSINO RELIGIOSO

ANIS ENSINO RELIGIOSO ANIS ENSINO RELIGIOSO RESUMO EXECUTIVO PROSARE, ANO 2007 1. Instituição: Anis Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero CLSW 304, bloco B, sala 134, Brasília/DF, 70673-632. Endereço para correspondência:

Leia mais

questão. O referido professor informou sobre o evento, que ocorrerá em Natal, financiado pelo ME, que trata da visibilidade dos impactos de

questão. O referido professor informou sobre o evento, que ocorrerá em Natal, financiado pelo ME, que trata da visibilidade dos impactos de Ata da reunião realizada durante o V Fórum de Pós-Graduação em Educação Física no auditório da Universidade Federal do Espírito Santo, no dia 01 de agosto de 2014, em Vitória, com a seguinte pauta: - relato

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

Sejam bem vindos e bem vindas

Sejam bem vindos e bem vindas Sejam bem vindos e bem vindas Brasília Goiás Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Tocantins E de todo Nordeste, em especial este Estado que nos acolhe! Instituições Realizadoras O ISPN e a AGENDHA

Leia mais

Proposta de Projeto do Curso de Extensão: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE

Proposta de Projeto do Curso de Extensão: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA CATARINENSE ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Educação Superior - DIES Rua Antônio Luz, 111 Centro Fpolis/SC CEP 88010-410 Proposta de Projeto do Curso de Extensão: ORGANIZAÇÃO

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

A Educação Popular e Saúde na Atenção Primária: alguns pontos para o debate

A Educação Popular e Saúde na Atenção Primária: alguns pontos para o debate A Educação Popular e Saúde na Atenção Primária: alguns pontos para o debate O CAMPO DA EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO Relação entre os movimentos sociais e lutas populares com a sociedade

Leia mais

PREFEITURA DE PORTO VELHO

PREFEITURA DE PORTO VELHO LEI Nº. 1628, DE 27 DE OUTUBRO DE 2005. Institui a Política Municipal de fomento à Economia Popular e Solidária na Cidade de Porto Velho e estabelece outras disposições. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO TALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. GO UNIVERSIDA FERAL GOIÁS

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO: O jovem empreendedor em um mundo globalizado RESPONSÁVEL: Grupo de Desenvolvimento Profissional - GDP A Tradição e os Números EE PROFESSOR GUILHERME DE AZEVEDO LAGE Rua Maricá, 285 São Gabriel

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA 1 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA CEZÁRIO, Maria Angélica mangelicacezario@gmail.com 1 RESUMO O escopo desse texto

Leia mais