Índice. 2. A Caio Calfat Real Estate Consulting Estudo de Inserção para o Hotel em Estudo...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice. 2. A Caio Calfat Real Estate Consulting... 5. Estudo de Inserção para o Hotel em Estudo..."

Transcrição

1 Estudo de Viabilidade Mercadológica e Econômico Financeira para Soft InnNiterói InnNiterói Business,Niterói - RJ Setembro de 2014 Realização: Cliente:

2 1 Índice Sumário 1. Introdução A Caio Calfat Real Estate Consulting Parecer Sobre a Qualidade do Empreendimento Localização Estudo de Inserção para o Hotel em Estudo Conclusões sobre o Estudo de Mercado...Erro! Indicador não definido. 7. Análise Financeira ANEXOS... 71

3 2 1. Introdução Este objeto trata-sempresastx Desenvolvimento Imobiliário em agosto e de estudo expedito desenvolvido para a setembro de 2014,, conforme metodologia da publicação Hotels&MotelsValuationand Market Studiesdo AppraisalInstitute. A CAIO CALFAT REAL ESTATE CONSULTING,localizada na Av. Angélica, 2100 cjs 51 e 52, São Paulo, SP, inscrita no CNPJ sob o nº / realizou este trabalho com o objetivo de atualizar a viabilidade mercadológica e econômico-financeira para empreendimento hoteleiroa a ser construído na cidade de de Niterói, RJ, em terreno localizado na Rua São Sebastião, no bairro Ingá, próximo à região central da cidade. O estudo foi elaborado pela equipe da CAIO CALFAT REAL ESTATE CONSULTING sob a supervisão diretor e proprietário da empresa Caio Sergio Calfat Jacob,Engenheiro Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes e do diretor de projetos Alexandre Pereira Mota,, Tecnólogo em Hotelaria pelo SENAC- SP, e Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Todas as informações de dados gerais do mercado e da localidade, além da oferta hoteleira atual e futura da foram colhidas e analisadas até o momento de fechamento deste relatório. Não nos responsabilizamos pela inserção ou alteração de informações adicionais após a entrega deste estudo. Estas informações estão sujeitas a imperfeições, variações e alterações do cenário social e

4 3 econômico analisado que poderão modificar os resultados estimados neste estudo. O modelo econômico criado para analisar a viabilidade do empreendimento, apresenta valores básicos médios de mercado, praticados por hotéis do mesmo padrão do analisado. Como esses valores poderão sofrer variações devido a diversos fatores fora de nosso controle e por se tratar de material de uso restrito aos profissionais da CAIO CALFAT REAL ESTATE CONSULTING e das empresas proprietárias do projeto, sem qualquer compromisso relativo a seus resultados, não poderão ser, em nenhum momento, referência para justificar lucros ou perdas em qualquer situação, destacando-se se mais uma vez as possíveis alterações nas variáveis dos cenários que foram definidos para as estimativas de mercado e desempenho. As informações contidas neste relatório tem consentimento da CAIO CALFAT REAL ESTATE CONSULTING para divulgação, desde que mencionada a fonte São Paulo, Agosto de 2014.

5 4 2. A Caio Calfat Real Estate Consulting Fundada em 1996, a CAIO CALFAT REAL ESTATE CONSULTINGatua na área imobiliária e hoteleira com planejamento imobiliário, urbano e hoteleiro de forma integrada, o que proporciona ampla visão na avaliação de novos empreendimentos no mercado, identificação de tendências de desenvolvimento e vetores de crescimento urbano. No setor hoteleiro, considerando o período posterior a 2010, a empresajá realizou mais de 150 estudos de mercado e viabilidade econômico financeira,, seguindo a metodologia sugerida pelo AppraisalInstitute instituição mundial que congrega profissionais do mercado imobiliário e tem comomissão melhorar o nível profissional do setor por meio de cursos, publicações e ações educacionais. A CAIO CALFAT REAL ESTATE CONSULTINGtem como clientes e parceirosas principais empresas do setor imobiliário e hoteleiro do país, das quais destacamos alguns: Principais clientes e parceiros:

6 5 3. Parecer Sobre a Qualidade do Empreendimento - Considerações sobre a metodologia do Estudo: Esse estudo teve como objetivo verificar a viabilidade mercadológica de um empreendimento hoteleiro de categoria econômica, localizado no bairro Ingá, próximo ao Centro da Cidade de Niterói. O projeto estima 180 unidades habitacionais, com dimensão média de aproximadamente 18 m² e oferecerá salão para café da manhã, serviço de conveniência 24 horas e salas de reuniões. A metodologia para o estudo mercadológico atendeu as orientações do Manual de Melhores Práticas para Hotéis de Investidores Imobiliários Pulverizados SECOVI SP e às orientações metodológicas do Hotels&MotelsValuationsand Market Studies AppraisalInstitute. A elaboração das projeções operacionais e financeiras do hotel em estudo foi realizada conforme o modelo do Uniform System ofaccounting for thelodgingindustry AH&MA. O Empreendimento: O hotel em estudo está localizado na cidade de Niterói, RJ. A cidade é um importante polo empresarial do Estado,por concentrar um grande número de empresas da Indústria Naval e Offshore.Também possui demanda para o segmento de lazer, por conta de suas praias e patrimônio cultural (Fortalezas e

7 6 Fortes),além de ser a segunda cidade do mundo com maior acervo arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer. Os estudos apontaram viabilidade mercadológica e a análise financeira do investimento verificada está na média dos investimentos imobiliários similares. Desta forma, destacamos alguns pontos importantes do estudo: a) Identificação do mercado ou nicho do mercado. O hotel em estudo foi projetado para ser um hotel econômico. Hotelaria econômica pode ser definida rapidamente como o melhor custo/benefício de hospedagem que agregue preço justo à boa localização e boa cama-chuveiro. O mercado identificado como concorrente somou 8 hotéis, de categoria econômica e supereconômica que ofertam diariamente cerca de 409 unidades habitacionais.

8 7 b) Identificação do Local: Niterói é a terceira cidade mais industrializada do Estado do Rio de Janeiro, e está a apenas 13 Km de distância da capital. Os dados socioeconômicos da cidade demonstram que o município está crescendo os indicadores sociais apontam melhorias na qualidade de vida da população. A cidade também passa por transformações em mobilidade urbana e infraestrutura, como por exemplo, a revitalização do centro e a construção da TransOceânica. O terreno do hotel em estudo está localizado próximo ao Centro da cidade, e à área do projeto de Revitalização do Centro de Niterói, que abrangerá os bairros Centro, São Lourenço, Ponta D Areia, São Domingos, Gragoatá, Boa Viagem e Bairro de Fátima.

9 8 O hotel em estudo está em área de influência mercadológica com grande número de geradores de demanda (empresas navais e offshore), e na área subjacente pode-se incluir as cidades do Norte da Baixada Fluminense, com destaque para Itaboraí que abriga o polo petroquímico do Comperj.

10 9 Desta forma, o terreno escolhido para o hotel em estudo atende as principais premissas de mercado: - Acessibilidade:Via de fácil acesso dentro de Niterói. Da Ponte Rio-Niterói até o hotel, são 6 Km, e de carro, o trajeto é feito em 6 minutos pelo Centro. Já pela orla, são aproximadamente 7 Km, feitos em 12 minutos de carro. De Icaraí, o trajeto é feito pela orla, e o percurso de 2,6 Km é realizado em 6 minutos.

11 10 De acordo com o Google Maps, a rota traçada do Aeroporto Galeão até a Ponte Rio-Niterói tem aproximadamente 18 Km e o percurso de carro dura em torno de 15 minutos. Já o Aeroporto Santos Dumont tem 14,7 Km de distância à Ponte, porém, o percurso de carro é mais demorado, durando cerca de 19 minutos.

12 11 - Proximidade dos Geradores de Demanda:Do Do hotel em estudo aos potenciais geradores de demanda, a média de tempo, em trajeto de carro, segundo o Google Maps, é de 10 a 15 minutos. - Qualidade do Entorno e dos Serviços nas Imediações:O hotel está a aproximadamente 370 metros em linha reta da entrada principal do Plaza Shopping, na Rua XV de Novembro. Essa proximidade com o Shopping proporciona ao hóspede uma diversificada oferta de serviços de conveniência e de compras. No

13 12 entorno do terreno não há comércio de rua relevante. No período noturno, o local torna-se mais ermo, porém, nas imediações do terreno, com auxílio de carro/táxi, em tempo de deslocamento médio de 10 minutos, o hóspede pode estar em locais de entretenimento.

14 13

15 14 c) Análise do Desempenho de Mercado A inserção do hotel em estudo no grupo competitivo destacado apresentou a seguinte estimativa de desempenho: Legenda: Oferta: Disponibilidade deuhs para venda no ano; Hotel em estudo: acréscimo de oferta do hotel no grupo competitivo; Oferta Total: Hotel em estudo + grupo competitivo; Fair Share - Hotel: Taxa de Demanda Ideal percentual que divide proporcionalmente a demanda entre os hotéis do grupo competitivo. O valor indicado é a proporção da demanda que cabe ao hotel em estudo; Penetração: Absorção da demanda; PickUp: Demanda Suplementar (15Uhs/dia Demanda Não Acomodada em Niterói e Crescimento de Demanda Marginal Região; aplicada taxa de crescimento da demanda); Demanda Total - HOtel: Aplicação da TDI na demanda estimada para o grupo competitivo; Demanda total: projeção de diáriasvendidas/diapara o grupo competitivo; Taxa de ocupação: Estimativa de taxa de ocupação para o hotel em estudo. Projeção de Diária: Valores em Real e Correntes (julho de 2014) sem café da manhã. O método utilizado para a inserção do hotel e a conseqüentetaxa de ocupação, considera que o empreendimento em estudo dividirá com os demais competidores a demanda que se estima para todo o grupo. Esse método é considerado adequado, pois pondera a quantidade de oferta existente e o impacto de nova oferta no mercado, e tem como premissa considerar a força de vendas de cada hotel de forma equitativa, a princípio.

16 15 Além disto, o hotel deve contar com absorção de demanda mal acomodada ou não atendida devido, até o momento, as poucas opções de hospedagem na cidade, o que faz com que empresas e autônomos, procurem hotel na cidade do Rio de Janeiro. No caso do hotel em estudo, a inserção do mesmo no mercado dá-se juntamente com outros hotéis. Desta forma, há grande oscilação na taxa de ocupação nos primeiros três anos, porém estima-se se que se estabilize próxima dos 65% de taxa de ocupação média. Essa média é adequada e permite o hotel operar com condições de gerar resultados positivos. A diária média de R$ 235,00 para o primeiro ano de operação foi definida para ser a tarifa de entrada do hotel no mercado de forma a tornar o hotel atraente e competitivo frente aos concorrentesque operam com tarifas médias aproximadas de R$ 260,00, principalmente. d) Operação Hoteleira O hotel em estudo está localizado em área de alta oferta hoteleira, porém, de produtos com baixa qualidade num geral. O gerenciamento do hotel deve ser profissional e contar com atributos de reconhecimento de marca e canais de comunicação e distribuição desenvolvidos.

17 16 Nesse e caso, o hotel em estudo deve ser operado pela BHG, empresa que administra 52 hotéis no Brasil no momento e possui outros 14 em implantação. A BHG tem canais de comunicação e distribuição nacionais e internacionais bem desenvolvidos, até por serlicenciada no Brasil pelo uso das marcas da Golden TulipHotels. A BHG é empresa listada na Bolsa de Valores de São Paulo, por isso possui um dos melhores sistemas s de governança corporativa das redes hoteleiras que atuam no Brasil. e) Projeções de Receitas e Resultados da Operação Baseados na estimativa de desempenho e nos serviços complementares que podem ser oferecidos aos hóspedes, bem como a estimativa de gastos s envolvidos em uma operação padrão de hotel econômico, os grandes números da operação hoteleira são:

18 17 f) Avaliação da Viabilidade Econômica Financeira: A viabilidade econômico financeira necessita de três premissas para análise: Investimento, Resultado Operacional (Fluxo de Caixa) e Taxa de Atratividade. Neste caso, para oferecermos o parecer, serão apresentados ponderações sobre essas três premissas: - Investimento: O hotel será oferecido ao mercado como um HIIP Hotel para Investidores Imobiliários Pulverizados, ou seja,será ofertado no mercado como uma unidade hoteleira autônoma, seguindo a Lei de Incorporações 4.591/64. O preço devenda, considerando a dimensão média da unidade habitacional de 17,22 m² é (preço a vista, poderá variar conforme tabela de vendas escolhida pelo comprador da unidade habitacional todos os valores serão arcadas integralmente pelo comprador da unidade): - Taxa de Atratividade: O mercado de HIIP possui um mercado secundário forte e ativo, porém o perfil do investidor é variado, o que torna difícil a apuração da taxa de atratividade destetipo de negócio. Assim, para orientar a análise financeira do hotel em estudo optou-se por buscar informações no mercado que pudessem refletir o máximo possível o interesse dos investidores.

19 18 O mercado imobiliário desenvolve produtos que atendam o investidor com expectativas de rentabilidade entre 0,5%a.m. até 1,0% a.m. Nesse intervalo, os desenvolvedores imobiliários entendem que há atratividade para os investidores. Outra fonte de análise é o Fundo Imobiliário Hotel Maxinvest, que operava em novembro de 2014, 335 unidades e registrou para um ano de análise (outubro de 2013 a setembro de 2014) arentabilidade anual de 6,68% a.a., resultado somente da operação. Observações: Dados de Rentabilidade obtidos pelo fundo FII Hotel Maxinvest HTMX11B que em novembro de 2014 operava com 335 unidades habitacionais. Coluna Mensal: Rentabilidade do fundo mensal, baseada somente nos dados de operação das unidades, sem considerar lucro com a venda das unidades. Coluna Acumulada: Rentabilidade Acumulada mês a mês base out/2013. Projeção do Ano: Cálculo de CapRate Anual tendo como base a rentabilidade mensal obtida. Fonte: maxinvest/relatorios

20 19 Com os dados do perfil médio do investidor imobiliário e com os dados do fundo FII HOTEL MAXINVEST, pode-se estimar a atratividade do setor e rentabilidade CapRate: 1. Atratividade (Taxa de rentabilidade que serve de base para análise de investimentos): entre6% a.a. a 12% a.a., a tendência atual está entre 6% a.a a 7%a.a. percepção de mercado. 2. Rentabilidade do Setor: o FII Hotel Maxinvest registrou rentabilidade com os resultados da operação do hotel de aproximadamente 6,68% a.a., (outubro 2013 setembro 2014) uma ponderação de pelo menos335 unidades habitacionais que compunham o fundo em novembro de CapRate: foi adotado a taxa de 8,3%, a maior projeção mensal no período estudado maio de 2014 do FII Hotel Maxinvest. Essa taxa referencial foi a utilizada para o cálculo da TIR com perpetuidade, considerando também o crescimento do fluxo de caixa a 2% a.a. 4. Preço Base do valor de venda: : Pagamento à vista, o valor pode variar conforme a condição da tabela de venda escolhida. 5. TIR com Perpetuidade: A perpetuidade é adotada pois o hotel é um investimento de longo prazo e sua capacidade de gerar receita não se exaure no décimo ano operacional. A perpetuidade é calculada e somada ao FC do décimo ano

21 20 para o cálculo da TIR (Ver no Anexo o Cálculo para TIR com Perpetuidade). 6. Fluxo de Caixa 10 anos: pela metodologia adotada, o desempenho hoteleiro e financeiro foi estimado e projetado para os primeiros cinco anos, os demais anos foram considerados estáveis em relação ao quinto ano e foi adotada a taxa de 2%a.a. de crescimento do fluxo de caixa a partir do quinto ano de operação. O valor de venda calculado em R$ ,00 (valor de face sem considerar tabela de venda e formas de pagamento), ou seja, R$ 21,458,00 o m² privativo, considerando uma metragem média de 18 m², com decoração e taxas, atende a rentabilidade de aproximada de 8% a.a conforme a tabela a seguir:

22 21 Fluxo de Caixa: Resultado Operacional Estimado antes do IR. Preços do m² e Investimento: Valores em Reais de setembro de 2014, valor a vista, pode sofrer alterações conforme tabela de vendas em vigor e forma de pagamento. FC da Perpetuidade: O hotel é um investimento de longo prazo, sua capacidade de gerar receita não se exaure no décimo ano operacional, neste caso optou-se pelo cálculo da perpetuidade para valorizar essa capacidade de gerar resultados após o décimo ano operacional.. Utilizouse o CapRate de 8,3% e a Taxa de Crescimento do FC de 2% a.a. Para cálculo da TIR, soma-se se esse valor ao FC do ano 10. Rentab. Média 10 anos e Ano 3 a 10: Rentabilidade Simples. FCSem Inflação: Estimativa Operacional al em valores correntes de julho de 2014 TIR Real sem Inflação. CapRate Base FII Hotel Maxinvest: Rentabilidade do ano outubro 2013 setembro 2014 do FII Maxinvest Hotel - Considerando só operação, sem venda imobiliária. TIR: Cálculo da maior rentabilidade média anual que o FC pode gerar em relação ao investimento realizado sem que o Valor Presente Líquido fique negativo. (ver anexo Cálculo da Taxa Interna de Retorno).

23 22 g) Comparação do Preço do Hotel em Estudo e Produtos Similares: Em Niterói não há empreendimentos similares sendo comercializados. Abaixo, apenas como referência, seguem parâmetros de valores praticados no Rio de Janeiro. Importante frisar, que os estudos financeiros aqui desenvolvidos equilibram o preço de venda com o fluxo de caixa potencial do empreendimento em estudo, sendo a comparação entre valores ser realizada com cautela. Hotéis em Comercialização no Rio de Janeiro, RJ: Soft InnPlus : Preço Referencial para comparação, o preço final varia conforme a tabela de venda escolhida pelo cliente. Ibis Porto Atlântico e Ibis Centro: Oferta no site acesso em Preço cheio com decoração Best Western Arpoador: Estimativa por m², considerando média de 5 cotas por UH e Dimensão Média da UH: 40 m². Ramada TownHouses: s: Estimativa por m², considerando média de 3 cotas por UH, dimensão média da UH: 18,5 m² Preços com enxoval. h) Parecer Sobre a Qualidade do Investimento Os dados coletados e analisados para a elaboração deste estudo apontam a viabilidade mercadológica e a financeira para o hotel em estudo. Localização: O hotel estará localizado em terreno próximo ao Centro e regiões com geradores de demanda.em seu entorno

24 23 existe uma boa oferta de serviços e conveniências, devido principalmente à proximidade com o Plaza Shopping.O local possui acesso rápido a cidade do Rio de Janeiro e ao restante da baixada fluminense. O Mercado:O O segmento de hotéis econômicos e o grupo competitivo definido apresentam desempenho que permitem a inserção do hotel em estudo sem desequilibrar a oferta e a demanda em demasia, o que permitiu estimar taxas de ocupação razoáveis para o hotel em estudo, atingindo cerca de 60% já no segundo ano de operação. A Operação e Bandeira:O hotel será operado sob a bandeira Soft Inn Plus, marca da empresa BHG. A BHG atua no país com 52 hotéis e possui outros 14 em desenvolvimento. O hotel estará sob a gerência de empresa que possui equipe de vendas nacional e canais de distribuição nacionais e internacionais. A Análise Financeira:a a atratividade para o investidor em HIIP foi estimada na faixa entre 7% a 8% a.a. Riscos: : A atividade hoteleira possui riscos como qualquer outro negócio; desde aqueles oriundos de variáveis macroeconômicas até as específicas do setor. Desta forma, o investimento deve ser analisado com cautela e atenção, os resultados aqui apresentados estão baseados em dados históricos e no momento atual no mercado, não garantem resultados futuros. Nas páginas seguintes está o estudo completo que permitiu a emissão desse parecer.

25 24 4. Localização A cidade: Localizada entre as duas maiores bacias de petróleo e gás natural do Brasil (Bacia de Campos e de Santos), a indústria naval, principalmente, estimula o crescimento de Niterói. Também se torna uma alternativa para quem trabalha na região de São Gonçalo (indústria naval e offshore) e Itaboraí (COMPERJ), e que não deseja fixar residência nessas cidades, menos desenvolvidas que Niterói. Ademais, segundo o site da Prefeitura de Niterói, os setores tecnológicos, de construção civil, turismo, comércio e serviços também alavancam a economia. A cidade de Niterói é o quarto maior PIB do Estado do Rio de Janeiro. É tambéma cidade com maior concentração de pessoas de classes A e B do Brasil, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2011, e divulgado pela Secretaria de Turismo da cidade. Com o melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado e sétimo do Brasil em 2012, a cidade hoje se destaca no cenário nacional como: Terceiro destino turístico do Estado, atrás apenas da Capital e Búzios, de acordo com a Secretaria de Turismo de Niterói; A sede de importantes indústrias navais e offshore; Proximidade com o segundo polo empresarial do país.

26 25 Imagens: wikipedia.orge nitnews.com Atrativos Turísticos De acordo com pesquisa realizada com a hotelaria local, o turismo de lazer pode representar até 20% do total da demanda nos hotéis, conforme o mês analisado. Destacam-se se como atrativo turístico o acervo de obras de Oscar Niemeyer na cidade. Niterói é a segunda cidade no mundo em obras de Niemeyer, perdendo apenas para Brasília. Existe, inclusive, um complexo arquitetônico na cidade, denominado Caminho Niemeyer, que contempla algumas obras do arquiteto, sendo a mais famosa delas, o Museu de Arte Contemporânea (MAC). O Caminho Niemeyer está incluso no programa de Revitalização do Centro da Prefeitura e deverá receber eber um novo projeto paisagístico.

27 26 As praias oceânicas, o Parque da Cidade, e os atrativos culturais, como fortes e fortalezas e igrejas, e de entretenimento também movimentam o turismo de lazer de Niterói. Museu de Arte ContemporâneaeForte de Santa Cruz Praia de Itacoatiara e Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem Imagens: guiaquatrorodas.com.br e niteroiturismo.com.br

28 27 Centro Empresarial e Turismo de Negócios De acordo com o índice IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) 2014, ano-base 2011, Niterói é a quinta cidade mais industrializada do Estado do Rio de Janeiro. O município detém cerca de 25% do parque produtivo da indústria naval brasileira, além de empresas que integram a cadeia produtiva. Segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a região de Niterói responde por 70% do parque petrolífero do estado do Rio de Janeiro, concentrando empresas de offshore e estaleiros, como por exemplo: Enavi - Empresa Brasileira Reparos Navais, Enaval Engenharia Naval e Offshore, Estaleiro Mauá, Mac LarenOil Estaleiros, Sernaman Serviços Navais e Manutenção, Vard Niterói, UTC Engenharia, ALIANÇA S. A. Indústria Naval e Empresa de Navegação, DOCKSHORE Navegação e Serviços, Estaleiro Cardoso, Estaleiro TCE e Brasilamarras.

29 28 O segmento da construção civil também está em alta estimulado pela indústria petrolífera. A cidade acaba se tornando local de residência de pessoas com alto poder aquisitivo provenientes do Comperj, o que vem de encontro com as informações da Secretaria de Turismo da cidade, que informa que Niterói possui a maior concentração de pessoas das classes A e B do país. O Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, que terá como finalidade produzir derivados de petróleo e produtos petroquímicos de primeira e segunda geração em uma mesma área, aindase encontra em construção no município de Itaboraí, é também relevante no estudo principalmente devido a facilidade de acesso à Niterói.O projeto tem como premissa, também, o desenvolvimento da região. A Petrobrás informa em seu site, que em Maio de 2014 a obra atingiu 73% de conclusão. Imagem: Apesar de ser um projeto que quando anunciado transformaria a região, o início da operação já sofre atrasos.

30 29 Anteriormente, o início estava previsto para 2012 e hoje, já foi adiado para o segundo semestre de 2016, segundo artigo do Jornal O Globo (06/04/2014). A distância em linha reta do terreno ao COMPERJ é de 38,48 Km. Já o trajeto de carro tem cerca de 60,3 Km e o tempo de viagem é de aproximadamente 1 hora e 7 minutos.

31 30 Imagem: Google Earth Dados Socioeconômicos: Os dados socioeconômicos da cidade são bons, uma vez que demonstram crescimento médio anual positivo. Os índices que mais se destacam são: PIB 2011: : TCM: 7,19% a.a. Aeroporto: 2013: : TCM: 11,70% a.a Empresas 2012: : TCM: 2,49% a.a. Pessoal Ocupado 2012: : TCM: 4,35 % a.a. IDHM 2010: 0, : 0,771 TCM: 0,82% a.a. Índice FIRJAN 2011: 0, : 0,7635 TCM: 1,33% a.a PIB: fonte IBGE. Valores em milhares, valores em preços correntes de 2011 / Empresas, Pessoas Ocupado, IDHM: fonte IBGE/ Índice FIRJAN: fonte FIRJAN/ Aeroporto: Fluxo total de passageiros Galeão + Santos Dumont, fonte INFRAERO/ TCM: Taxa de Crescimento Médio PIB: O crescimento do PIB entre 2007 e 2011 está acima da média do país, que registrou crescimento próximo de 2% a.a., segundo o IBGE. Aeroporto: Apesar de não haver um aeroporto em Niterói, utiliza-se como parâmetro os dados dos aeroportos da capital. O Santos Dumont é um dos principais aeroportos do país, seja por ser uma base desenvolvida de negócios, seja pela alta atratividade na área turística lazer e MICE. O Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão) foi ampliado e reformado, com obras entregues no início de 2014, bem como foi formalizado pela INFRAERO Empresa de Infraestrutura Aeroportuária,

32 31 concessão com empresa privada para administrar toda a área deste aeroporto. Empresas e Pessoal Ocupado:Esse índice reflete o bom momento da cidade. A taxa de crescimento de empregados de 4,35% a.a. contra 2,49% a.a. de crescimento no número de empresas sinaliza que a cidade está recebendo empresas de maior porte. IDHM e Índice FIRJAN: Esses índices medem melhorias na qualidade de vida da população, analisando dados ligados à saúde, educação e geração de emprego e renda. Tendências e Perspectivas Socioeconômicas para a cidade A cidade é a terceira mais industrializada do Estado, com destaque para empresas do setor naval e ligadas ao segmento de óleo e gás, principalmente empresas offshore, que abastecem as plataformas na região. Além disso,notou-se se que há fluxo de pessoas ligadas às empresas da região, uma vez Niterói pode ser considerada a principal cidade da parte Norte da Baixada Fluminense, neste contexto destacam-se se o desenvolvimento do COMPERJ. A cidade investe em infraestrutura e mobilidade urbana. De acordo com Fabiano Gonçalves e Mauro Pegorim, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Subsecretário de Obras e Infraestrutura, respectivamente, visando uma reestruturação, existem projetos em andamento para Revitalização do Centro, que

33 32 incluiu também a revitalização do Caminho Niemeyer, e a ampliação da Universidade Federal Fluminense. Mobilidade: O ponto de largada será através da construção da BHLS (Bus of High Levelof Service)TransOceânica, medida que implantará um túnel de metros, com 8,9km de vias exclusivas para ônibus, que visa facilitar o trajeto e desafogar as principais vias da cidade, hoje utilizadas para se locomover até algumas regiões da Região Oceânica. Imagem: Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade Também haverá a construção da linha 3 do metrô, hoje inexistente em Niterói, e do BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano.

34 33 Em 2014 também se iniciará o planejamento do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) das Praias da Baía e da BHLS TransNiterói. Com todas as obras de mobilidade urbana concluídas, Niterói deve ficar da seguinte forma: Imagem: Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade Somado às obras de mobilidade em Niterói, há a construção do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, cujo um dos objetivos é diminuir os engarrafamentos na Ponte Rio-Niterói e Via Dutra. O Arco Metropolitano, que tem a missão de desviar o tráfego de veículos que apenas atravessam a cidade do Rio de Janeiro, liga as cidades de Itaboraí, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Seropédica e Itaguaí.

35 34 O projeto, que reduzirá o congestionamento na baixada fluminense, também fornecerá acesso expresso ao Porto de Itaguaí e ao Comperj.

36 35 Imagens: Secretaria de Estado de Obras - SEOBRAS Revitalização do Centro de Niterói:Visando uma requalificação da região urbana central, planeja-se a restauração de 310 mil metros quadrados de calçadas, a urbanização de cinco quilômetros de orla, 300 mil metros quadrados de praças reformadas e novas praças, a construção do primeiro terminal intermodal (passageiros) da América do Sul, e, mudanças paisagísticas e estruturais, que incluem a urbanização de favelas, melhoria no programa de habitações e a criação de corredores culturais. Também nesse projeto, encontra-se um importante ponto cultural: o Caminho Niemeyer, que se estende pela orla da cidade.

37 36 Terminal Intermodal: O terminal intermodal de Niterói, primeiro do país a incluir um terminal aquaviário, integrará os sistemas de metrô, barcas e ônibus municipais e intermunicipais.o itinerário começará na estação Araribóia, planejada por Oscar Niemeyer, e deverá fazer composição com o Caminho Niemeyer. A expectativa é que ele atenda aproximadamente 600 mil pessoas por dia e diminua o tempo de viagem para as cidades próximas, como São Gonçalo e Itaboraí, por exemplo, e o congestionamento na cidade.

38 37 Ampliação da UFF: A Universidade Federal Fluminense também passa por expansão. A intenção é se tornar a maior universidade do Brasil. Em Niterói, já foram inaugurados mais 2 blocos multidisciplinares no Bairro de Gragoatá, na mesma área que hoje já é ocupada pela universidade, e ainda há obras em andamento, tanto na área atual como em outras regiões da cidade. O Campus do Gragoatá está localizado há 2 km do terreno, e o percurso rso de carro dura em torno de 4 minutos. A UFF possui hoje em sua grade, 75 cursos de graduação, presenciais e a distância: Instalações da UFF - Niterói

39 38

40 39 As situações acima descritas, somadas ao item anterior, demonstram que a cidade tem apresentado crescimento econômico e social. Dessa maneira, podemos considerar que Niterói passa por algumas mudanças que sugerem nos próximos anos: a) Fortalecimento da cidade como centro industrial e empresarial; b) Fortalecimento da cidade como pólo acadêmico; c) Melhores condições de mobilidade urbana e qualidade de vida; As transformações sócio econômicas da cidade nos últimos anos e os investimentos em curso posicionam Niterói com um centro autônomo e de influência regional.

41 40 O Terreno O terreno está a poucos metros do Plaza Shopping.Também está próximo aos principais pontos de interesse da cidade: Ponte Rio-Niterói, Caminho Niemeyer, Estação das Barcas de Niterói, Universidade Federal Fluminense Campus dogragoatá, Museu de Arte Contemporânea de Niterói; e dos bairros Icaraí e Centro. O terreno se mostra adequado para a instalação de um hotel, pois é uma região de fácil acesso, e está próximo à região que concentra os principais geradores de demanda importantes na área de influência geográfica primária. Imagem: STX

42 41 Imagem: Google Earth 5. Estudo de Inserção para o Hotel em Estudo O projeto O hotel em estudo é de categoria econômica com serviços reduzidos que privilegia o conforto do hóspede dentro da unidade habitacional. O projeto prevê 180 UHS com área privativa média de 17,22², um restaurante para café da manhã que contará com área de conveniência e algumas salas de reunião (petit comitê). O Memorial Descritivo detalhará todas as características do projeto e será apresentado aos compradores, além de fazer parte da documentação legal quefaz parte de todo o processo de compra e venda da unidade (art. 32 da Lei Memorial de Incorporação).

43 42 Imagens Ilustrativas Fonte STX A Rede Hoteleira A rede hoteleira contratada para esse se empreendimento foi a BHG BrazilHospitalityGroup, sob a bandeira Soft Inn Plus. A BHG é operadora hoteleira que conta com 52 unidades hoteleiras em operação (base junho de 2014) e está com outros contratos assinados para gerenciar outras 14 unidades hoteleiras. Os hotéis da empresa estão presentes no Brasil nos seguintes Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco e Bahia. A Soft InnPlusé marca da própria BHG, porém a empresa atua no Brasiltambém com marcas licenciadas da Golden Tulip, marca internacional de origem européia.

44 43 As marcas que a BHG utiliza para atuar no Brasil são: A escolha de uma marca e operadora para o hotel deve atender critérios ligados à: competência gerencial, reconhecimento de marca, canais de distribuição próprios e proteção geográfica da marca no mercado em que atua, assim, nestes casos pode-se concluir: Competência Gerencial e Reconhecimento: a BHG é uma das maiores empresas em operação no Brasil, com atuação nacional e diversas marcas que atendem todo tipo de público. A empresa está presente em todas as regiões do país e atua fortemente no segmento B2B (empresas e intermediários), o que cria massa crítica com o público final. Canais de Distribuição: A empresa possui equipe de vendas próprias que atua em base nacional, nal, mantém links de reservas B2B e B2C a nível nacional e Reconhecimento: a empresa atua no mercado de lazer e mantém websites para todos os empreendimentos, com reservas online. Proteção Geográfica: O terreno em estudo está em região com vários hotéis concorrentes, correntes, a bandeira Soft Inn Plus não está ainda nesta região, o que fortalecerá o hotel em sua operação e concentrará esforços da BHG para essa unidade.

45 44 Por fim, a Operadora é a única empresa brasileira que está listada na Bolsa de Valores de São Paulo, o que a fez desenvolver um dos mais modernos processos de governança corporativa e relacionamento com os investidores dentre as Operadoras que atuam no Brasil. Desta forma, a bandeira escolhida e a operadora se mostram adequadas para operar o hotel em estudo, uma vez que atendem critérios básicos considerados em processos de seleção de bandeira. Análise da Cesta Competitiva - Definição do Grupo Competitivo Considerando as características do hotel em estudo, foram identificados 11 hotéis na cidade, embora somente 8 hotéis como concorrentes diretos:

46 45 Excluindo os hotéis midscale, os hotéis econômicos e supereconômicos somam 409 unidades habitacionais (Uhs) e operam com diárias entre R$ 230,00 e R$ 304,00. A taxa de ocupação apurada foi estimada conforme dados de pesquisa direta nos hotéis e secretaria de turismo. Em 2013, estimou-se se para esse grupo de hotéis, uma taxa de ocupação em média, de aproximadamente 75%, segundo o Secretário de Turismo Rubens Branquinho e nossa pesquisa direta. A seguir, apresentam-se os hotéis selecionados para o estudo:

47 46

48 47

49 48 A localização dos concorrentes em relação ao hotel em estudo:

50 49 Características Gerais do Grupo Competitivo: Ao se avaliar os hotéis do grupo competitivo, os seguintes pontos são os mais relevantes: Os hotéis operam com hóspedes do segmento de negócios, principalmente. Os hóspedes de lazer também são frequentes, embora em número menor, e em maior freqüência aos finais de semana. Os hóspedes dos hotéis destacados são tanto brasileiros quanto estrangeiros, com permanência média de 5 dias. Os hotéis H Niterói, MercureOrizzonte e Quality Niterói (hotéis não considerados no grupo competitivo) se diferenciam dos demais na questão da qualidade do produto. São hotéis mais bem cuidados e que possuem, conseqüentemente, tarifas mais altas. Fato que não impede que a ocupação seja alta, como a do H Niterói Hotel, que mesmo tendo uma tarifa alta, consegue 100% de ocupação durante a semana, aliando o

51 50 produto à localização, conforme pesquisa feita diretamente no hotel. O restante dos hotéis (Grupo Competitivo) do set competitivo, ivo, econômicos e supereconômicos, possuem uma característica em comum: eles são hotéis mais antigos, que não mantém uma preocupação tão aparente com manutenção e serviços. Mesmo assim, devido a falta de oferta de produtos de boa qualidade, esses empreendimentos mentos conseguem manter uma boa taxa de ocupação. A falta de bons produtos em Niterói afeta também as empresas da região, que buscam no Rio de Janeiro hotéis de melhor qualidade para hospedar diretores e presidentes, enquanto buscam em Niterói, hotéis mais simples para hospedagem de funcionários de cargos mais baixos. Em pesquisa com as empresas, ficou evidenciado que Niterói necessita de produtos de melhor qualidade. A pesquisa com os gerentes entes dos hotéis e com as empresas da região demonstrou que: - Há uma parcela da ocupação, entre 5% e 10% do total de vendas, que tem permanência de longa duração. - Há fluxo de pessoas relacionadas às empresas da região Norte da Baixada Fluminense, que preferem ficar em Niterói pela melhor estrutura de hotéis e serviços que a cidade oferece. - A indústria naval e de offshore é presente nos hotéis da região. Essas empresas hospedam cargos acima de gerentes na cidade do Rio de Janeiro, seja pela dificuldade de

52 51 disponibilidade nos hotéis da cidade, seja por considerarem a oferta de hospedagem da cidade não adequada. - Desempenho do Grupo Competitivo: O desempenho do Grupo Competitivo foi estimado por meio das informações coletadas na Secretaria de Turismo e diretamente nos hotéis: Oferta: Calculada na cesta competitiva e conforme data de abertura Taxa de Ocupação: 2009 e 2013: estimada com pesquisa direta; Diárias vendidas: base diária. Embora o Grupo Competitivo definido conte com hotéis de diferentes categorias, percebe-se que há, como se chama mercadologicamente, colapso no mercado, pois os hotéis muito diferentes entre si acabam por ter preços muito próximos: Diária Média Maior:R$303,00 Média: R$ 260,00 Menor: R$ 226,00 Concentração: R$ 250,00 a R$ 270,00 (06 hotéis)

53 52 Assim, após as análises dos resultados das pesquisas realizadas pode-se estimar: a) Niterói, como centro industrial e empresarial, está em crescimento, consequentemente influencia a demanda para os hotéis da cidade; b) O mercado colapsado significa que há pouca opção de hotéis na cidade, fazendo com que os hotéis tenham políticas de diárias parecidas e, no caso de Niterói, altas. Por conta disso, nota-se que há mais demanda do que oferta e que a demanda não é tão sensível a preço. c) Há uma demanda não atendida na cidade, pois se registrou que há demanda potencial que se dirige para o Rio de Janeiro, principalmente devido a baixa qualificação da oferta existente. Assim, há potencial de estudo para a inserção de um novo hotel na cidade.

54 53 Estudo de Absorção e Estimativa de Desempenho para o Hotel em Estudo O hotel em estudo possui 180 unidades habitacionais. A análise de desempenho é elaborada pelo método de absorção, considerando as seguintes variáveis: Projeção de oferta: : Realizada conforme as informações de mercado colhidas até o momento e redefinição de nova cesta competitiva, com a adição de eventual novos hotéis a serem introduzidos no mercado nos próximos anos e pela saída de algum empreendimento hoje incluso na cesta competitiva em análise. Projeção de demanda: a projeção de demanda leva em conta as características próprias do mercado hoteleiro estudado, bem como as características da cidade e a consequente consistência do fluxo hoteleiro. - Projeção da Oferta (Estimativa): As pesquisas revelaram que pelo menos três hotéis devem iniciar operações nos próximos cinco anos: Abertura Oferta Futura - Grupo Competitivo - Niterói Hotel UH Localização 2016 Ramada Encore 143 Boa Viagem 2018 Ibis Niterói Niemeyer 293 Centro 2019 Bristol EasyNiterói 140 Icaraí Fonte: Pesquisa Direta na Cidade e Redes Hoteleiras.

55 54 Há intenção de investimento de mais um hotel da rede Allia na cidade, porém estima-se se que esse empreendimento se direcione para o segmento mid-scale. Com a entrada de novos empreendimentos na cesta competitiva, entende-se que haverá uma reorganização geral na oferta da cidade, desta forma, estima-se se que os hotéis com características de hotéis supereconômicos devem se reposicionar e procurar uma nova de atuação: Reposicionamento - Saídas do Grupo Competitivo Saída Hotel Icaraí Praia Hotel Hotel Village Icaraí Niterói Palace I e II Hotel Cantareira UH Considerando as entradas e saídas de empreendimentos no Grupo Competitivo definido, pode-se projetar a oferta da seguinte forma:

56 55 Estimativa Caio Calfat Consulting UH Dia disponível Vislumbra-se, a partir desta projeção de oferta, que a oferta do grupo competitivo definido vai praticamente dobrar até Esse cenário deve reordenar a oferta da cidade e permitir que situações de demanda mal acomodada ou não atendida, ambos os casos foram verificados nas pesquisas de campo realizadas, sejam minimizadas. No próximo item estudar-se-á a projeção de demanda, que por hora, na cidade, está delimitada por hotéis pequenos e de qualidade inferior ao modelo de hotelaria econômica que é adotado pelas redes que operam no país. Atender demanda mal acomodada ou não atendida é um fato deste crescimento de oferta, porém, é difícil de ser medida esse tipo de demanda em uma cidade como Niterói, que possui um mercado importante como o do Rio de Janeiro logo ao lado e dois aeroportos próximos, que em último caso podem atender pessoas que por impossibilidade de acomodação tentem resolver seus negócios de forma corrida e não pernoitem no destino. Desta forma, não se pode estimar um quadro de superoferta neste momento, mesmo com a quase duplicação da oferta. A cidade está em crescimento social e econômico, revitalizando-se urbanisticamente e consolidando sua posição de mais importante cidade do Estado, após a Capital. Um quadro de super oferta somente se caracteriza, conforme nossas premissas de análise, se o Estudo de Absorção, identificar

57 56 médias de mercado com absorção negativa de cerca de 15% de novas unidades habitacionais por pelo menos quatro anos nos dez anos projetados. - Projeção de Demanda (Estimativa): A análise do mercado hoteleiro de Niterói demonstra que a cidade tem uma influência regional, inclusive com fuga de demanda para hotéis do Rio de Janeiro. Desta forma, a projeção da demanda deverá ponderar esses fatos, além de considerar que a cidade é prejudicada pela pouca oferta qualificada instalada até o momento. Assim, embora, no período de 2009 a 2013 tenha-sum crescimento médio da demanda em 4,64% a.a., esse dado deve ser extrapolado pela constatação da existência de demanda não estimado atendida. Para a determinação da taxa de demanda futura, ponderouse, então, mais um índice: o crescimento médio do PIB da cidade, que entre 2007 e 2011 foi de 7,19% a.a. A taxa obtida, ponderando o PIB e a taxa de crescimento da demanda foi:

58 57 Porém, essa taxa a não pode ser aplicada ao longo dos anos de forma linear. O ciclo de vida de qualquer setor econômico é cíclico e de altos e baixos, desta forma, ao longo dos anos, por precaução de mercado, foram aplicados redutores nesta taxa: Taxa Efetiva para Projeção de Demanda Período 2014 a a a 2023 Utilização 100% 75% 50% Taxa Efetiva 6,68% 5,01% 3,34% Aplicando as taxas de crescimento apuradas, a projeção de demanda para o Grupo Competitivo do hotel em estudo é: UhsVendidas:Média Diária Essa projeção não inclui a demanda não atendida ou acomodada verificada na cidade.

59 58 - Oferta X Demanda e Cálculo de Absorção: O quadro abaixo ilustra o desempenho futuro estimado, bem como a absorção de novas unidades habitacionais, de forma a não provocar desequilíbrio entre a oferta e demanda no mercado estudado: 1) Ao se confrontar a estimativa de oferta futura para a cesta competitiva em estudo com a projeção de demanda, são obtidas taxas de ocupação entre 55% e 80% 2) Essa variação se deve à movimentação de entrada e saída de empreendimentos no Grupo Competitivo. Para verificar a possibilidade de entrada de novo hotel neste cenário, aplica- se o Estudo de Absorção. 3) O Estudo de Absorção identifica quantas novas unidades habitacionais podem ser adicionadas no mercado mantendose o equilíbrio de mercado em determinada taxa de ocupação;

60 59 no caso deste estudo estimou-se se esse equilíbrio em uma taxa de ocupação de 65%. 4) O Estudo de Absorção considera somente o mercado dos hotéis do Grupo Competitivo Definido, não considerando demanda suplementar mal acomodada ou não atendida. 5) Conforme o estudo de absorção, entre 2018 e 2021 há um período crítico para novos hotéis em Niterói, porém, a partir de 2022 o cenário melhora e aponta-se tendência de normalização já em 2024, quando o mercado restaura a ocupação média de 65%. 6) A inserção do hotel em estudo dependerá se o sua entrada não desequilibrar o mercado de forma a ficar com taxas de ocupação muito abaixo de 65%, principalmente após oano 3 a 5 de operação, quando o hotel tende a atingir a maturidade mercadológica. - Estimativa de Desempenho para o Hotel em Estudo: Para a estimativa de desempenho serão considerados os seguintes pontos já ressaltados no estudo: os hotéis da cidade são considerados inadequados para parte da demanda que poderia ocupar os empreendimentos da cidade; verificou-se que há demanda não acomodada que se dirige para a cidade do Rio de Janeiro; o COMPERJ é um gerador de demanda importante que influenciará toda a região com a instalação de novas empresas, além de gerar demanda diretamente; a cidade já é importante centro industrial e serviços da região e está investindo em

61 60 infraestrutura para melhorar sua posição. Dessa forma, o que se estima de desempenho para o hotel é: Legenda: Oferta: DisponibilidadedeUHs para venda no dia; Hotel em estudo: acréscimo de oferta do hotel no grupo competitivo; Oferta Total: Hotel em estudo + grupo competitivo; Fair Share - Hotel: Taxa de Demanda Ideal percentual que divide proporcionalmente a demanda entre os hotéis do grupo competitivo. O valor indicado é a proporção da demanda que cabe ao hotel em estudo; Penetração: Absorção da demanda; PickUp: Demanda Suplementar (15Uhs/dia Demanda Não Acomodada em Niterói e Crescimento de Demanda Marginal Região; aplicada taxa de crescimento da demanda); Demanda Total - Hotel: Aplicação da TDI na demanda estimada para o grupo competitivo; Demanda total: projeção de diáriasvendidas/diapara o grupo competitivo; Taxa de ocupação: Estimativa de taxa de ocupação para o hotel em estudo. Projeção o de Diária: Valores em Real e Correntes (junho de 2014) sem café da manhã. Os resultados da estimativa de desempenho podem ser assim entendidos: Taxa de Ocupação:O O hotel se insere em mercado que está se profissionalizando, com outros hotéis de rede se inserindo, fato que transformará a percepção da oferta hoteleira na cidade. A sugestão do hotel em estudo, a ser operado pela empresa BHG, é oferecer um empreendimento econômico com uma unidade

62 61 habitacional maior que seu principal concorrente (Ibis Niterói) e com ótima localização. Desta forma, estimou-se se que o hotel tem condições de se posicionar como o melhor produto do grupo competitivo, principalmente pela política de diária média que se adotou, conservadora em relação às atuais condições de mercado. A taxa de ocupação no quinto ano atinge 65%, a média que é considerada adequada para esse tipo de empreendimento, conforme apresentado no Estudo de Absorção. Diária Média:Como registrado anteriormente, a prática de diárias no Grupo Competitivo em estudo está concentrada na intervalo de R$ 250,00 a R$ 270,00. Estimou-se se que o hotel entraria com diária de R$ 235,00, sem café da manhã, com perfil altamente competitivo para a captação de demanda no primeiro momento e, posteriormente, se posicionaria de igual para igual com seus principais competidores por meio de aumento real de diária ao longo dos anos.

63 62 6. Parecer sobre a Qualidade do Projeto para Investidores em Hotel de Investimento Imobiliário Pulverizado. Os investidores devem analisar o projeto considerando que a atividade hoteleira, como qualquer outra atividade, possui riscos, sendo os mais relevantes: problemas ligados à super oferta, mudanças do quadro sócio econômico e à gestão do empreendimento.

64 63 7. Análise Financeira A Análise Financeira do hotel em estudo será realizada dentro das seguintes premissas: Receitas: As receitas foram estimadas a partir da taxa de ocupação projetada, do valor da diária sugerido; além disto, as demais receitas do hotel foram definidas pela prática do mercado, foram verificados valores médio das receitas gastos pelos hóspedes relacionadas à alimentos e bebidas e outros pequenos gastos. Folha de Pagamento: Na pesquisa de campo, foram pesquisados os salários pagos às principais funções desempenhadas no hotel, bem como foram verificadas valores praticados em hotéis similares. O número de funcionários foi definido pelo tipo de serviço oferecido por um hotel econômico e pelo tamanho do hotel. Gastos: Os gastos foram baseados em informações médias fornecidas por redes hoteleiras e por estudos disponíveis no mercado (Hotelaria em Números Jones Lang LaSalle). alle). Demonstrativo de Resultados: O Demonstrativo de Resultados (cinco anos) foi elaborado conforme o plano de contas sugerido pela AH&MA American Hotel & Motel Association que se utiliza do Uniform System ofaccounting for LodgingIndustry. Esse modelo contábil e gerencial é utilizado pelas principais redes hoteleiras do mundo e uniformiza as demonstrações contábeis; o que permite a comparação direta de índices e taxas da atividade entre diversos hotéis.

65 64 Os valores são correntes e em Real (R$ - julho 2014). O valor de venda da unidade habitacionaltestado no Quadro de Sensibilidadejá contempla, o valor da unidade autônoma, dos valores para a mobília e enxoval da unidade habitacional e demais áreas. Projeção de Fluxo de Caixa (10 anos): : A metodologia adotada estimou o desempenho operacional e financeiro os primeiros cinco anos de operação. A partir do ano cinco considerase que a operação fica estável. Foi adotado um crescimento vegetativo do FC de 2% a.a. a partir do sexto ano de operação.

66 65 Receitas Legenda: Disponibilidade: Quantidadede de diárias disponíveis ao ano para venda (número de uhs x 365 dias) Taxa de Ocupação: Proporção de diárias vendidas em comparação a disponibilidade para vendas. Diária Média: Receita média de hospedagem por uh ocupada RevPar: Receita de hospedagem por uh disponível indiferente se esteja ocupado ou não.

DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR

DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR DECLARAÇÃO DO INVESTIDOR Eu, [nome completo do adquirente], [qualificação completa, incluindo nacionalidade, profissão e número de documento de identidade oficial e endereço], na qualidade de investidor

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1

SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 SUGESTÕES PARA A REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS URBANOS E METROPOLITANO DE PORTO ALEGRE 1 Contribuições ao debate do Conselho Deliberativo Metropolitano - CDM Por Mauri

Leia mais

Investimentos RIO 2012.2014. Sumário executivo. Sumário executivo

Investimentos RIO 2012.2014. Sumário executivo. Sumário executivo Investimentos Decisão RIO 2012.2014 Sumário executivo Sumário executivo Rio de Janeiro: Localização privilegiada, logística estratégica O Rio de Janeiro avançou extraordinariamente na última década com

Leia mais

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO

A HOTELARIA NA CIDADE DE PONTA GROSSA PR: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO HÓSPEDE E DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Estudo de Viabilidade Mercadológica e Econômico Financeira para Ibis Niterói - RJ. Agosto de 2014

Estudo de Viabilidade Mercadológica e Econômico Financeira para Ibis Niterói - RJ. Agosto de 2014 Estudo de Viabilidade Mercadológica e Econômico Financeira para Ibis Niterói - RJ Agosto de 2014 Realização: Cliente: 1 Índice Sumário 1. Introdução... 2 2. A Caio Calfat Real Estate Consulting... 4 3.

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012

BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 BALANÇO DO SETOR METROFERROVIÁRIO 2011/2012 Pela 1ª vez o setor se reúne para divulgar seus números, que refletem a importância dos trilhos para a mobilidade dos brasileiros Aumento de 20% no número de

Leia mais

AVALIAÇÃO DE VIAGENS POR BICICLETAS: PESQUISA SOBRE OS HÁBITOS DOS CICLISTAS

AVALIAÇÃO DE VIAGENS POR BICICLETAS: PESQUISA SOBRE OS HÁBITOS DOS CICLISTAS AVALIAÇÃO DE VIAGENS POR BICICLETAS: PESQUISA SOBRE OS HÁBITOS DOS CICLISTAS Pablo de Barros Cardoso Professor, Universidade do Grande Rio, Brasil Vânia Barcellos Gouvêa Campos Professora, Instituto Militar

Leia mais

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS FEVEREIRO 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 6 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2016 ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS ABRIL 2016 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 2 Sumário Palavra do presidente... 4 Objetivo... 5 1. Carta de Conjuntura... 6 2. Estatísticas dos Corretores de SP... 7 3. Análise macroeconômica...

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4 Planejamento Estratégico do Sindicato Caderno de Orientações para Outubro de 2008 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Leia mais

ANEXO III PROPOSTA ECONÔMICO FINANCEIRA DA SABESP PARA A REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA - RMBS MUNICÍPIO DE SANTOS

ANEXO III PROPOSTA ECONÔMICO FINANCEIRA DA SABESP PARA A REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA - RMBS MUNICÍPIO DE SANTOS ANEXO III PROPOSTA ECONÔMICO FINANCEIRA DA SABESP PARA A REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA - RMBS MUNICÍPIO DE SANTOS 1 Sumário 1. Equilíbrio econômico-financeiro metropolitano...3 2. Proposta econômico-financeira

Leia mais

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Período 2004/2008 INFORME TÉCNICO PREPARADO POR: Departamento de Estudos Energéticos e Mercado, da Eletrobrás

Leia mais

O mercado imobiliário no Rio de Janeiro

O mercado imobiliário no Rio de Janeiro O mercado imobiliário no Rio de Janeiro Índice 1- Potencial do Setor Imobiliário População Demanda Financiamento e taxa de juros 2- Mercado do Rio de Janeiro Evolução do Setor Grandes Investimentos Programa

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Estudo encomendado a Rating de Seguros Consultoria pela Terra Brasis Resseguros Autor: Francisco Galiza Sumário 1. Introdução... 3 2. Descrição do Setor...

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Avaliação Econômica Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Objetivo da avaliação: identificar o impacto do desempenho dos brasileiros na Educação Básica em sua renda futura. Dimensões

Leia mais

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 DEZEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS DEZEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42

HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42 HSBC Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento Curto Prazo Over II - CNPJ nº 08.915.208/0001-42 (Administrado pelo HSBC Bank Brasil S.A. - Banco Múltiplo CNPJ nº 01.701.201/0001-89) Demonstrações

Leia mais

SINCOR-SP 2015 NOVEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS

SINCOR-SP 2015 NOVEMBRO 2015 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS NOVEMBRO 20 CARTA DE CONJUNTURA DO SETOR DE SEGUROS 1 Sumário Palavra do presidente... 3 Objetivo... 4 1. Carta de Conjuntura... 5 2. Análise macroeconômica... 6 3. Análise do setor de seguros 3.1. Receita

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA COMPRA DE TÍTULOS NO TESOURO DIRETO Um título público consiste, de maneira simplificada, um empréstimo ao governo federal, ou seja, o governo fica com uma dívida com o comprador

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Adriana Botelho Taliarine dritaliarine@hotmail.com Darci de Jesus Ramos Prof. MSc. José Ricardo Favoretto Fatec Itapetininga - SP RESUMO: O aumento da

Leia mais

(Fonte: SETUR, 2002) (Fonte: SETUR, 2002)

(Fonte: SETUR, 2002) (Fonte: SETUR, 2002) 3.13 Investimentos futuros do setor privado no setor turístico 3.13.1 Investimentos em construção ou projeto Em toda a ÁREA DE PLANEJAMENTO existem 14 empreendimentos em fase de construção ou projeto,

Leia mais

Transcrição Teleconferência Resultados 3T07 Trisul 14 de Novembro de 2007

Transcrição Teleconferência Resultados 3T07 Trisul 14 de Novembro de 2007 Boa tarde, senhoras e senhores. Sejam bem-vindos à teleconferência dos resultados referentes ao 3T07 da. Hoje nós temos a presença do Sr. Jorge Cury Neto, Diretor Presidente, Sr. Marco Antonio Cattini

Leia mais

A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS*

A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS* A INSTITUIÇÃO TESOURO ESTADUAL EM TEMPO DE AMEAÇAS ÀS FINANÇAS CAPIXABAS* Marcos Bragatto O sucesso da gestão de qualquer instituição se fundamenta na eficiência do desempenho do tripé métodos, meios e

Leia mais

ELABORAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS AULA 01: CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS A PROJETOS TÓPICO 04: NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 1.14 NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR SP CEP: 12236-660 www.unianhanguera.edu.br ADMINISTRAÇÃO Colaborativa Disciplina: DPP Prof º. Tutor Presencial Trabalho, emprego e empregabilidade Área de atuação pesquisada 1. Engenheiro Petroquímico

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO PARANÁ PESQUISA CONJUNTURAL DO COMÉRCIO

FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO PARANÁ PESQUISA CONJUNTURAL DO COMÉRCIO FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO PARANÁ PESQUISA CONJUNTURAL DO COMÉRCIO ANÁLISE CONJUNTURAL DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2013 CURITIBA E R.M Este relatório, referente ao mês de Dezembro de 2013, da Pesquisa Conjuntural

Leia mais

Luciano Coutinho Presidente

Luciano Coutinho Presidente Atratividade do Brasil: avanços e desafios Fórum de Atratividade BRAiN Brasil São Paulo, 03 de junho de 2011 Luciano Coutinho Presidente O Brasil ingressa em um novo ciclo de desenvolvimento A economia

Leia mais

MOBILIDADE URBANA. André Abe Patricia Stelzer

MOBILIDADE URBANA. André Abe Patricia Stelzer MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL André Abe Patricia Stelzer Atualmente, a mobilidade urbana é parte da política de desenvolvimento urbano sustentável. Trata do deslocamento de bens e pessoas e do atendimento

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE I O que é o Índice de Sharpe? Como calcular o Índice de Sharpe? Revisão do conceito de risco. O desvio-padrão como medida de risco. Autor:

Leia mais

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE REDE SEMIPÚBLICA DE TRANSPORTE COLETIVO EM UBERLÂNDIA, MG

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE REDE SEMIPÚBLICA DE TRANSPORTE COLETIVO EM UBERLÂNDIA, MG ANÁLISE DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE REDE SEMIPÚBLICA DE TRANSPORTE COLETIVO EM UBERLÂNDIA, MG Luciano Nogueira José Aparecido Sorratini ANÁLISE DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE REDE SEMIPÚBLICA DE

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Michele Maria do Nascimento Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Sequência Didática: As transformações

Leia mais

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário

REFERÊNCIA Transporte Rodoviário Agenda Setorial 2012 Acompanhamento/Monitoramento da política pública de transporte rodoviário 3ª Câmara de Coordenação e Revisão Consumidor e Ordem Econômica SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Bloco B Sala 301; Brasília/DF, CEP 70050-900, (61)3105-6028, http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/, 3camara@pgr.mpf.gov.br

Leia mais

Oportunidades e Riscos

Oportunidades e Riscos 2.4b INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA: Negócios Internacionais FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004. 1 MOTIVOS (ou VANTAGENS)

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores,

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014 Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, Nos dias 3 e 4 deste mês participamos de reunião com a coordenação nacional

Leia mais

perfis de investimento

perfis de investimento perfis de investimento Índice 3 Apresentação 3 Como funciona a gestão de investimentos da ELETROS? 5 Quais são os principais riscos associados aos investimentos? 6 Como são os investimentos em renda fixa?

Leia mais

Relatório Gerencial do 3º Trimestre de 2014 CSHG Realty Development FIP. list.imobiliario@cshg.com.br

Relatório Gerencial do 3º Trimestre de 2014 CSHG Realty Development FIP. list.imobiliario@cshg.com.br CSHG Realty Development FIP list.imobiliario@cshg.com.br Com objetivo de participar do investimento em projetos de desenvolvimento imobiliário nos segmentos de shopping centers, edifícios corporativos

Leia mais

APRESENTAÇÃO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV

APRESENTAÇÃO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV APRESENTAÇÃO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV 1) Voce escolhe se quer investir as suas contribuições em Renda Variável Ao iniciar a contribuição ao Plano de Previdência da CargillPrev (Planos Cargill

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 005/2010 SRE/ADASA

NOTA TÉCNICA Nº 005/2010 SRE/ADASA NOTA TÉCNICA Nº 005/2010 SRE/ADASA Resultados parciais da 1ª Revisão Periódica das tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela CAESB ANEXO XII FATOR X

Leia mais

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda.

Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda. Resumo Com a globalização e os avanços tecnológicos, as empresas estão operando num ambiente altamente competitivo e dinâmico. As organizações que quiserem

Leia mais

Rua Correia Dias, 184 Paraíso - São Paulo SP CEP: 04104-000. Promorar-constru@bol.com.br l www.promorar-constru.com

Rua Correia Dias, 184 Paraíso - São Paulo SP CEP: 04104-000. Promorar-constru@bol.com.br l www.promorar-constru.com O objetivo do programa PROMORAR é reforçar a importância da sustentabilidade social para projetos habitacionais. A proposta nasce, em um momento muito propício e favorável, a oferta de unidades de interesse

Leia mais

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA OBJETIVO GERAL: Estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico e social do DF, por meio do fortalecimento do Sistema Público de Emprego, garantindo

Leia mais

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013 Artigo publicado na edição 34 Assine a revista através do nosso site maio e junho de 2013 www.revistamundologistica.com.br Paulo Guedes :: opinião Gastos e Custos Logísticos diferenciar para compreender

Leia mais

O Empreendedor Fabiano Marques

O Empreendedor Fabiano Marques O Empreendedor Fabiano Marques O interesse pelo empreendedorismo no mundo é algo recente. Neste sentido, podese dizer que houve um crescimento acentuado da atividade empreendedora a partir de 1990. Com

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Dispõe sobre o quórum de aprovação de convênio que conceda remissão dos créditos tributários constituídos em decorrência de benefícios, incentivos fiscais ou financeiros instituídos

Leia mais

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países

Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países Para o Boletim Econômico Edição nº 45 outubro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Lições para o crescimento econômico adotadas em outros países 1 Ainda que não haja receita

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Boletim informativo: Brasil em Foco

Boletim informativo: Brasil em Foco mar/02 dez/02 set/03 jun/04 mar/05 dez/05 set/06 jun/07 mar/08 dez/08 set/09 jun/10 mar/02 dez/02 set/03 jun/04 mar/05 dez/05 set/06 jun/07 mar/08 dez/08 set/09 jun/10 Edição 3 Boletim informativo: Brasil

Leia mais

Estudo de Viabilidade Mercadológica e Econômico Financeira para Soft Inn Plus Centro, Rio de Janeiro, RJ Julho de 2014

Estudo de Viabilidade Mercadológica e Econômico Financeira para Soft Inn Plus Centro, Rio de Janeiro, RJ Julho de 2014 Estudo de Viabilidade Mercadológica e Econômico Financeira para Soft Inn Plus Centro, Rio de Janeiro, RJ Julho de 2014 Realização: Cliente: 1 Índice 1. Introdução... 2 2. A Caio Calfat Real Estate Consulting...

Leia mais

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG

Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Satisfação dos consumidores: estudo de caso em um supermercado de Bambuí/MG Ana Clara Rosado Silva (1) ; Daiane Oliveira Borges (2) ; Tatiana Morais Leite (3) ; Vanessa Oliveira Couto (4) ; Patrícia Carvalho

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 20 (IASB) Índice Item OBJETIVO E ALCANCE

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Análise de Conjuntura

Análise de Conjuntura Análise de Conjuntura Boletim periódico da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados Os textos são da exclusiva responsabilidade de seus autores. O boletim destina-se a promover discussões sobre

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIA AULA 04: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO TÓPICO 05: ADMINISTRAÇÃO DO DISPONÍVEL VERSÃO TEXTUAL Numa situação ideal, em que uma empresa tem um controle total

Leia mais

(OBRIGATÓRIO TRANSCREVER TODO O CONTEÚDO DESTA MINUTA) ANEXO 04 CARTA-PROPOSTA. Ref.: CONCORRÊNCIA CONSÓRCIO DATACENTER Nº 2009/001 Carta- Proposta

(OBRIGATÓRIO TRANSCREVER TODO O CONTEÚDO DESTA MINUTA) ANEXO 04 CARTA-PROPOSTA. Ref.: CONCORRÊNCIA CONSÓRCIO DATACENTER Nº 2009/001 Carta- Proposta (OBRIGATÓRIO TRANSCREVER TODO O CONTEÚDO DESTA MINUTA) ANEXO 04 CARTA-PROPOSTA CONSÓRCIO DATACENTER Prezados Senhores, Ref.: CONCORRÊNCIA CONSÓRCIO DATACENTER Nº 2009/001 Carta- Proposta Apresentamos nossa

Leia mais

sociais (7,6%a.a.); já os segmentos que empregaram maiores contingentes foram o comércio de mercadorias, prestação de serviços e serviços sociais.

sociais (7,6%a.a.); já os segmentos que empregaram maiores contingentes foram o comércio de mercadorias, prestação de serviços e serviços sociais. CONCLUSÃO O Amapá tem uma das menores densidades populacionais, de cerca de 2,6 habitantes por km 2. Em 1996, apenas três de seus 15 municípios possuíam população superior a 20 mil habitantes e totalizavam

Leia mais

Aspectos Relevantes da Assessoria Técnica Prestada ao Projeto do Aeroporto Internacional de Pouso Alegre Francisco Humberto Vignoli

Aspectos Relevantes da Assessoria Técnica Prestada ao Projeto do Aeroporto Internacional de Pouso Alegre Francisco Humberto Vignoli Aspectos Relevantes da Assessoria Técnica Prestada ao Projeto do Aeroporto Internacional de Pouso Alegre Francisco Humberto Vignoli Coordenador de Projetos Data: 21 de outubro de 2015 AGENTES ENVOLVIDOS

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

Anexo II.1 Informações sobre a Cidade e seu Serviço de Transporte Coletivo Atual

Anexo II.1 Informações sobre a Cidade e seu Serviço de Transporte Coletivo Atual Anexo II.1 Informações sobre a Cidade e seu Serviço de Transporte Coletivo Atual PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 2 1.1 A Cidade... 2 1.2 Padrão de mobilidade... 5 1.2.1 Frota

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui

CURSO. Master in Business Economics 1. vire aqui CURSO MASTER In Business Economics Master in Business Economics 1 vire aqui DISCIPLINAs O aluno poderá solicitar a dispensa das disciplinas básicas: Matemática Básica, Estatística Aplicada e Contabilidade.

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

Prezado investidor, Os ativos imobiliários estão divididos da seguinte forma:

Prezado investidor, Os ativos imobiliários estão divididos da seguinte forma: FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO BR HOTEIS RELATÓRIO DO ADMINISTRADOR EM 30 DE JUNHO DE 2015 1 Prezado investidor, É com satisfação que apresentamos o relatório do administrador do FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

2. Referencial Prático 2.1 Setor das Telecomunicações

2. Referencial Prático 2.1 Setor das Telecomunicações 19 2. Referencial Prático 2.1 Setor das Telecomunicações Até os anos 50, as concessões dos serviços de telecomunicações eram distribuídas indistintamente pelos governos federal, estadual e municipal. Tal

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS NO TURISMO: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL NO MUNICÍPIO DE TORRES RS

RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS NO TURISMO: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL NO MUNICÍPIO DE TORRES RS RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS NO TURISMO: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL NO MUNICÍPIO DE TORRES RS Autores: Marta SANTOS Graduada em Gestão do Turismo pelo IFC Campus Avançado Sombrio. Fabiano Procópio DAROS

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

O CUSTO DOS DESLOCAMENTOS NAS PRINCIPAIS ÁREAS URBANAS DO BRASIL

O CUSTO DOS DESLOCAMENTOS NAS PRINCIPAIS ÁREAS URBANAS DO BRASIL PUBLICAÇÕES SISTEMA FIRJAN PESQUISAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS AMBIENTE DE NEGÓCIOS O CUSTO DOS DESLOCAMENTOS NAS PRINCIPAIS ÁREAS URBANAS DO BRASIL Setembro/2015 Esta publicação contempla os seguintes

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

INDICADORES MACROECONÔMICOS DO TURISMO, DOS PRINCIPAIS DESTINOS LITORÂNEOS DA BAHIA, NO PERÍODO DE 1998 A 2008

INDICADORES MACROECONÔMICOS DO TURISMO, DOS PRINCIPAIS DESTINOS LITORÂNEOS DA BAHIA, NO PERÍODO DE 1998 A 2008 CULTUR, ano 05 - nº 01/Especial - Jan/2011 www.uesc.br/revistas/culturaeturismo Licença Copyleft: Atribuição-Uso não Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas INDICADORES MACROECONÔMICOS DO TURISMO,

Leia mais

OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1. Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3.

OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1. Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3. OS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA: UM ESTUDO DO MERCADO BRASILEIRO 1 Maicon Lambrecht Kuchak 2, Daniel Knebel Baggio 3. 1 Resultados do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq 2 Bolsista PIBIC/CNPq,

Leia mais

ANÁLISE DO PADRÃO DE POLO GERADOR DE VIAGENS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR DO NORDESTE

ANÁLISE DO PADRÃO DE POLO GERADOR DE VIAGENS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR DO NORDESTE ANÁLISE DO PADRÃO DE POLO GERADOR DE VIAGENS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR DO NORDESTE Ary Ferreira da Silva Sabrina Câmara de Morais ANÁLISE DO PADRÃO DE VIAGENS EM UMA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de julho de 2014 KPDS 96085

Demonstrações financeiras em 31 de julho de 2014 KPDS 96085 Brasil Plural BBDC Feeder Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento CNPJ nº 18.602.310/0001-41 (Administrado pela BEM Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda.) Demonstrações

Leia mais

PRÉVIA DOS RESULTADOS OPERACIONAIS 3T15

PRÉVIA DOS RESULTADOS OPERACIONAIS 3T15 PRÉVIA DOS RESULTADOS OPERACIONAIS 3T15 No 3T15, lançamentos consolidados atingem R$606,8 milhões, com vendas brutas de R$682,0 milhões. As vendas líquidas encerraram o 3T15 em R$492,8 milhões, alcançando

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

No capítulo 3 estão concentrados todos os assuntos relacionados à metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa. Ou seja, tipo de pesquisa, método

No capítulo 3 estão concentrados todos os assuntos relacionados à metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa. Ou seja, tipo de pesquisa, método 14 1 Introdução Este estudo visa identificar os atributos e seus respectivos níveis mais importantes na definição da contratação de serviços de consultoria estratégica pelas operadoras de telecomunicações.

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

FACÇÃO TECIDO PLANO. 1 - Introdução. 2- Mercado

FACÇÃO TECIDO PLANO. 1 - Introdução. 2- Mercado FACÇÃO TECIDO PLANO 1 - Introdução Nesta apresentação o empreendedor encontra indicações dos conhecimentos que aumentam e melhoram suas chances de sucesso, desde a identificação da oportunidade, riscos

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio

Leia mais

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO COMPONENTES DA ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO No Modelo de Plano de Negócio, disponível no seu ambiente do Concurso você terá um passo a passo para elaborar o seu Plano, bem como todo o conteúdo necessário

Leia mais

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios

Orientações para elaborar um. Plano de Negócios Orientações para elaborar um Plano de Negócios Maio de 2010 www.nascente.cefetmg.br Página 1 Apresentação Este documento contém um roteiro básico de Plano de Negócios. O objetivo é permitir que o futuro

Leia mais

função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma

função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma 90 6. CONCLUSÃO Segundo a teoria microecônomica tradicional, se as pequenas empresas brasileiras são tomadores de preços, atuam nos mesmos mercados e possuem a mesma função de produção, elas deveriam obter

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais