FirstBuyNI Guia para compradores de casa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FirstBuyNI Guia para compradores de casa"

Transcrição

1 FirstBuyNI Guia para compradores de casa Co-Ownership Housing Outubro Registe-se agora e solicite o seu formulário de candidatura em A disponibilidade é limitada o financiamento será atribuído até antes do final de Março de 2012 registe-se online agora e solicite um formulário de candidatura.

2

3 O que é o FirstBuyNI? FirstBuyNI é um programa piloto da Co-Ownership Housing. Financiado pelo Departamento de Desenvolvimento Social, este programa pretende disponibilizar mais casas acessíveis, num regime de propriedade partilhada, a compradores elegíveis que não tenham possibilidade de entrar no mercado habitacional. Funcionando apenas com casas novas, pode ajudar compradores da primeira casa ou segundos compradores através da redução do depósito de que necessitam para entrar no mercado de imóveis. Com o FirstBuyNI, compradores com apenas 5% de depósito podem adquirir um imóvel num regime de propriedade partilhada a 80%. Contribuímos em 20% do preço de aquisição. A sua contribuição mínima tem de ser 80% do preço total da compra, o que pode incluir um empréstimo e depósito em dinheiro, bem como outras poupanças. Tem a opção de aumentar a sua percentagem em qualquer altura. O programa FirstBuyNI está disponível apenas na Irlanda do Norte e por um período limitado. Pretendemos portanto mudá-lo para a sua nova casa o mais rapidamente possível. A data da sua mudança poderá depender no tempo necessário para realizar obras de construção e organizar o seu empréstimo, o que é variável. Lembre-se disto quando escolher a sua nova casa. O financiamento deverá ser atribuído até ao final de Março de 2012, por isso registe já o seu interesse para obter um formulário de candidatura em Sobre este guia Este guia é importante deverá lê-lo na totalidade se pretender comprar casa através do programa FirstBuyNI. Ficará a saber: quem pode utilizar o FirstBuyNI o tipo de imóveis a que está elegível como se candidatar Este guia contém informações gerais e não se ocupa de circunstâncias individuais. Nesse sentido, alguma informação poderá não ser relevante para si ou poderá estar demasiado simplificada. Assegure-se de que compreende o guia, e faça questão de perguntar à equipa FirstBuyNI se algo não estiver claro.

4 Lembre-se de que obter informações gerais não é o mesmo que obter aconselhamento profissional. Fazemos os possíveis para facultar informações úteis, mas não damos aconselhamento financeiro, fiscal ou legal. Se precisar de aconselhamento, deve contactar um consultor profissional. Como funciona o FirstBuyNI? Exemplo de propriedade de uma casa pelo FirstBuyNI Preço de aquisição de uma nova casa Assistência da Co-Ownership 20% Empréstimo do comprador pelo 75% Depósito do comprador pelo 5% Contribuição total do comprador pelo FirstBuyNI Neste exemplo, o comprador pelo programa FirstBuyNI adquiriu uma casa no valor de com um depósito de e um empréstimo de o comprador contribui com um total de ao adquirir um imóvel no valor de Contribuímos com os restantes 20% do preço da compra e adquirimos o imóvel em nome do comprador pelo FirstBuyNI, o qual ficará sujeito a um contrato de arrendamento de propriedade partilhada. São aplicáveis determinados termos e condições. Todas as candidaturas estão sujeitas a financiamento, contrato, elegibilidade do candidato, avaliação do imóvel, título, e a conclusão da compra. O que faz a Co-ownership Housing relativamente ao FirstBuyNI? Somos o único ponto de contacto para o FirstBuyNI: facultamos informações a possíveis compradores tratamos de candidaturas, avaliando a elegibilidade e acessibilidade avaliamos o imóvel para o qual se candidatar instruímos um advogado para as funções legais compramos o imóvel em seu nome e depois partilhamos a propriedade consigo. Estamos aqui para ajudar.

5 Todas as casas novas estão disponíveis através do FirstBuyNI? Qualquer imóvel novo pode ser considerado, desde que cumpra os requisitos da lista de verificação que se segue. Antes de reservar um imóvel ou pagar a taxa de reserva, poderá desejar abordar directamente ao construtor/agente imobiliário e obter as respostas a estas perguntas. Lista de verificação de imóveis do FirstBuyNI O preço de aquisição não pode ser mais de O imóvel tem de ter uma garantia de construção de 10 anos, por exemplo a NHBC A construção deverá estar para começar ou o imóvel estar a ser construído, ou já estar terminado mas ainda não ter sido habitado O imóvel terá de ser adquirido ao abrigo de um acordo de venda e um acordo de construção Terá de ter as aprovações e as garantias requeridas por lei (ex. autorizações de construção, título de estradas) A compra terá de ficar finalizada antes de Março de 2012 Os agentes imobiliários e os construtores da sua área poderão indicar-lhe os imóveis disponíveis. Também pode consultar possíveis casas online.

6 Quem pode comprar casa através da FirstBuyNI? O programa FirstBuyNI está desenhado para o ajudar a entrar no mercado imobiliário. O seu imóvel terá de ser a sua residência principal. Apenas serão elegíveis os compradores de casa que não têm possibilidade de adquirir uma nova casa sem a assistência do FirstBuyNI, pelo que deverá primeiro passar o nosso processo de avaliação. Uma vez registado o seu interesse em a nossa equipa FirstBuyNI ajudá-lo-á com qualquer dúvida que tenha. Por razões legais, o candidato tem de ter 18 anos ou mais, mas não existe limite máximo. Podem candidatar-se os compradores de primeira casa ou segundos compradores. Compradores de primeira casa: Aquando da candidatura: não pode ter sido proprietário, único ou com terceiros, de um imóvel. Segundos compradores. Aquando da candidatura: não pode ter um empréstimo não pode ter dívidas relativas a um empréstimo passado não pode ter um imóvel à venda não pode ter interesse em qualquer imóvel, no país ou no estrangeiro não pode ter acordos financeiros de outros relacionamentos que não estejam finalizados. Os segundos compradores também terão de preencher e assinar uma declaração como parte do processo de avaliação. Se já lhe tiver sido declarada uma situação de falência ou se tiver tido um plano de gestão de dívidas ou um plano voluntário que já tenha terminado, poderá candidatar-se. Iremos analisar os comprovativos e o histórico de pagamentos durante os doze meses imediatamente anteriores à candidatura. Acessibilidade O candidato terá de conseguir o financiamento para a sua percentagem do imóvel e assegurarse de que cumpre o pagamento das prestações. Para calcular o montante que poderá suportar, pode começar com um multiplicador de rendimentos. No caso de um candidato individual, o cálculo é x 3. No caso de dois candidatos, o multiplicador será a opção mais elevada das seguintes: x 3 para o primeiro candidato mais x 1 para o segundo OU x 2 para candidatos conjuntos.

7 Pegue no total e adicione o montante de qualquer depósito que tenha poupado. O resultado terá de ser pelo menos 80% mas menos de 100% do preço de aquisição. As circunstâncias individuais de cada um podem variar. O candidato também terá de passar a avaliação de acessibilidade e outras condições, conforme estipulado no presente livrete. As candidaturas serão avaliadas com base no pagamento do empréstimo de capital e juros. Emprego Consideramos todos os tipos de emprego, desde que não seja à experiência e desde que tenha tido o mesmo emprego pelo menos seis meses antes da candidatura. Todos os empregos deverão ser confirmados pelo empregador. Podemos ainda solicitar uma cópia dos termos e condições do seu emprego, caso não sejam comuns. No caso de trabalhadores independentes, tem de preencher e enviar o formulário relevante juntamente com a documentação necessária para podermos avaliar os seus rendimentos. No caso de alteração actual ou futura dos termos do emprego nos últimos seis meses, o candidato terá de apresentar uma explicação, por escrito, do empregador. Dívidas Não poderá candidatar-se se dever mais de em empréstimos/dívidas (excluindo empréstimos de estudantes). Rendimento Nos casos em que existe rendimento de outras fontes, deve apresentar os comprovativos que solicitarmos relativamente ao montante e à natureza desse rendimento. Depósito Terá de conseguir um depósito de pelo menos 5% do preço de aquisição do imóvel que escolher. Poderá financiar o depósito na totalidade ou parcialmente através de um presente em dinheiro, por exemplo de familiares. Para evitar demoras na candidatura, deverá assegurar-se de que declara todas as poupanças relevantes ou outro dinheiro disponível, e que explica como irá financiar a compra do imóvel escolhido. Poderá reter até apenas em poupanças depois de efectuar a compra. Se tiver mais de disponíveis, o excedente deverá ser atribuído à compra. Todas as candidaturas para aquisição de imóveis através da FirstBuyNI estão sujeitas a: o candidato cumprir os critérios do programa que se apliquem na altura; o candidato conseguir financiar a sua percentagem inicial; uma avaliação do imóvel, um contrato, título e financiamento.

8 Como efectuar a compra com o FirstBuyNI Registe o seu interesse online em Se por alguma razão não tiver acesso à internet, pode falar com a equipa FirstBuyNI através do número , a qual explicará o processo pelo telefone e registá-lo-á online Procure a sua nova casa Faça o acordo com a casa da sua escolha Preencha a candidatura ao FirstBuyNI Registe a candidatura ao Co-Ownership Housing Iremos acusar o recebimento da sua candidatura por SMS. Fazemos os possíveis para processar a sua candidatura e tomar uma decisão o mais rapidamente possível. O resto do guia proporciona mais informações sobre o que poderá acontecer com a sua candidatura. 1. Primeiro verificamos se a candidatura está completa (se contém a informação necessária, conforme o estipulado no livrete de candidatura, para começar a trabalhar na candidatura). 2. As que estiverem passam para a fase da primeira selecção. Nesta fase, analisamos a informação do formulário para ver se é elegível à Co-Ownership ou, com base no rendimento declarado, que tipo de imóvel poderá pagar. 3. Depois organizamos a avaliação do imóvel escolhido. Mantemos o candidato informado se surgir alguma dúvida ou se for necessária mais alguma investigação relativamente ao imóvel. 4. Entraremos em contacto para ajudar o candidato a reunir mais informações ou comprovativos que sejam necessários para a candidatura. 5. Se tudo correr bem com a candidatura, enviamos uma carta com uma oferta, detalhando o imóvel proposto, o preço, a percentagem de propriedade inicial, etc. Esta carta poderá ser necessária na obtenção de um empréstimo. 6. Depois de receber a carta, o candidato terá de avançar com a aquisição do imóvel rapidamente. A carta de oferta contém informação sobre os próximos passos, de acordo com as circunstâncias específicas de cada caso. Assim que começarmos a processar a sua candidatura, esperamos que nos faculte a informação restante rapidamente. Se não puder dar-nos a informação dentro de um prazo razoável, podemos ter de cancelar a candidatura.

9 Sobre a documentação para a candidatura ao FirstBuyNI No início do livrete encontrará uma secção com ajuda para preencher a candidatura. O livrete tem um formulário de candidatura à frente e formulários destacáveis na parte de trás. São eles: formulários para o senhorio e para o empregador, o formulário de trabalhador independente e um formulário de igualdade de oportunidades. Estes formulários têm de acompanhar a candidatura. Quando recebermos a sua candidatura, separamos o formulário de igualdade de oportunidades do resto. A informação que facultar não afecta a candidatura. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA DE INÍCIO Para a candidatura ser considerada completa, os seguintes documentos terão de ser apresentados Formulários a preencher Formulário de candidatura Formulário de igualdade de oportunidades Formulário para empregadores Formulário para trabalhadores independentes Quem tem de os preencher? Todos Todos Quem tem um emprego Quem é trabalhador independente No caso de mais de dois candidatos, sugerimos a utilização das páginas de candidatura de um segundo livrete, as quais deverão ser anexadas de forma segura ao livrete principal. Que comprovativos vou ter de apresentar com a candidatura? Avaliamos todas as candidaturas individualmente, e procuramos sempre comprovativos por escrito das circunstâncias que possam confirmar as candidaturas. Por questões de igualdade, deverá providenciar alguma informação no início da sua candidatura. Leia a lista do lado para ver o que precisa de facultar no início e o que pode facultar no início ou mais tarde. Utilize a lista para se assegurar de que envia as informações correctas. Também podemos pedir-lhe outras informações que não estejam na lista. Será útil enviar-nos com o seu formulário os documentos indicados em Documentos Adicionais. Se não puder fazê-lo, não há problema, mas temos de ver os documentos que Formulário para o senhorio Quem está a alugar casa Outros documentos que deve enviar com os formulários preenchidos Relatório de crédito DOCUMENTAÇÃO ADICIONAL faltam com a maior brevidade. Nos casos em que pedimos comprovativos, deverá fornecer o que precisamos de imediato, caso contrário podemos ter de cancelar a candidatura. As candidaturas que não tiverem a documentação necessária de início serão classificadas como incompletas. Independentemente do resultado da candidatura, todos os candidatos terão um feedback nosso assim que possível. Todos Pode enviá-los com a candidatura ou mais tarde. Podemos ajudá-lo a descobrir qual a informação que tem de nos facultar. Documentação necessária Comprovativo de identidade e residência Extractos bancários dos 3 meses anteriores à data da candidatura Folha de vencimento com o rendimento recente (relativo aos seis meses anteriores), P60 Comprovativos de outros rendimentos, créditos fiscais, subsídios, pagamentos de manutenção, pensões Informação sobre empréstimos Informações sobre poupanças Quem tem de a apresentar? Todos Todos Todos, conforme apropriado Quem tem rendimentos de outras fontes para além do emprego Todos, conforme apropriado Todos, conforme apropriado Esta lista é um guia da informação que exigimos também podemos pedir outra informação dependendo das circunstâncias.

10 Relatório de crédito Todos os candidatos terão de fornecer um relatório de crédito com o formulário de candidatura. Poderá obter os relatórios de crédito a partir de várias empresas. As notas que se seguem são aplicáveis a todos os candidatos. O relatório de crédito deve: 1. ser a edição mais recente disponível aquando da candidatura (os registos são actualizados mensalmente) 2. cobrir pelo menos os últimos três anos 3. mostrar pagamentos de um mínimo de doze meses consecutivos imediatamente antes, 4. mostrar que não existem saldos por liquidar em contas antigas e inactivas 5. não deve ter informações escondidas 6. deve conter dados pessoais informação sobre associados financeiros informação de registo eleitoral informações sobre a conta ou créditos outra informação relativa a verificações de crédito informação judicial notificações de disputas/correcção. Esperamos que a sua morada actual apareça no relatório de crédito. Não consideramos candidatos com relatórios de crédito em que se verifiquem pagamentos atrasados ou falta de pagamento nos últimos 12 meses. Se duas ou mais pessoas se candidatarem juntas, este ponto aplica-se a todos os candidatos. Comprovativo de identidade e residência Cada candidato terá de apresentar dois documentos identificativos de identidade da lista abaixo. Um deles terá o nome e a fotografia e o outro terá a morada. São aceites os originais ou cópias de boa qualidade (se forem certificadas pelo seu advogado, consultor financeiro ou contabilista). Documentos para comprovação de identidade com fotografia Passaporte actual válido Carta de condução do Reino Unido actual, com fotografia (carta completa ou provisória) Carta de condução europeia actual, com fotografia (carta completa ou provisória) Carta de condução de modelo antigo, mas actual, do Reino Unido Bilhete de identidade nacional da União Europeia, com fotografia Cartão de identidade eleitoral (Irlanda do Norte) Documentos para comprovação de morada Tem de ser datado dos últimos três meses: Conta de serviços ou correspondência do fornecedor de serviços Correspondência da Rate Collection Agency

11 Extractos bancários Extracto do banco/sociedade comercial/empréstimo/cooperativa de crédito/cartão de crédito Correspondência do HMRC, por exemplo uma notificação da codificação fiscal Documento original de registo de veículo Contrato de arrendamento ou correspondência do NI Housing Executive/ associação de habitação registada Certificado/apólice de seguro para a morada da residência São necessários para a sua conta ou contas actuais, respeitantes aos três meses anteriores à candidatura. Comprovativo de rendimentos Terá de documentar todos os seus rendimentos. Exemplos do tipo de documentação que solicitamos: RENDIMENTO DE EMPREGO Recibos de pagamento dos últimos seis meses O último P60 RENDIMENTO SE TRABALHADOR INDEPENDENTE Comerciante individual: a últimas declarações fiscais de auto-avaliação (HMRC), o rendimento do ano actual e a projecção de despesas Empresas: a contabilidade do último ano fiscal completo, a última declaração fiscal de auto-avaliação (HMRC), o rendimento do actual e a projecção de despesas. OUTRAS FONTES DE RENDIMENTO: créditos fiscais subsídios pensões manutenção Se forem relevantes no seu caso, terá de incluir a devida documentação comprovativa. Empréstimos Exemplos: contrato de financiamento de automóvel compras a prestações extractos do cartão de crédito termos e condições de descobertos bancários Poupanças Por exemplo um extracto da conta de poupança ou uma cópia do livro de contas.

12 Sobre a taxa de candidatura ao FirstBuyNI Não cobramos pelos nossos serviços quando se candidata a comprar casa através do FirstBuyNI. Porém, terá de enviar 250 com o seu formulário para cobrir as despesas profissionais de avaliação e as custas legais. Os 250 cobrem uma taxa de avaliação de 40 para o avaliador e um encargo legal de 210 para o advogado. Taxa de avaliação Iremos enviar-lhe uma cópia da avaliação. É da sua responsabilidade assegurar-se de que está satisfeito com o preço, o valor e o estado do imóvel escolhido. Custas legais Habitualmente o nosso advogado será o mesmo que o seu para tratar das questões legais relacionadas com a compra de um imóvel, desde que o advogado seja membro do nosso painel. Este é conhecido como o pacote legal, e o candidato pode escolher utilizá-lo ou não. Se o seu advogado não for membro do nosso painel legal, mas quiser utilizar o pacote legal, peça-lhe para se candidatar, pois o painel está sempre aberto a novos membros. As custas legais relativas à aquisição de um imóvel são divididas em duas partes: 1. o encargo do advogado pelo tempo gasto a trabalhar em seu nome 2. as despesas do advogado em questões como procura de imóvel (a quantia depende do imóvel em questão, mas o advogado poderá avaliar esse custo e apresentar-lhe uma declaração escrita da quantia que tem a pagar) Se utilizar o pacote legal, os custos legais são o encargo do advogado Para além disto, terá de pagar as despesas do advogado directamente ao seu advogado antes de se avançar com a compra. Se não utilizar o pacote legal, terá de acordar directamente com o seu advogado o encargo e as despesas. Dependendo das circunstâncias, poderá ser reembolsado pelo valor da totalidade ou de parte das custas legais: Se a compra for realizada e o candidato utilizar o pacote legal. Enviaremos os custos legais para o seu advogado depois de terminada a transacção. As despesas são pagas por si, directamente ao seu advogado. Se a compra for realizada e o candidato não utilizar o pacote legal. Iremos reembolsá-lo pelos custos legais depois das transacções. As despesas e os custos com o advogado são pagas por si, directamente ao seu advogado. Se a compra não for realizada. Será reembolsado pelos custos legais com a maior brevidade. No entanto, se não comprar o imóvel depois de o advogado ter trabalhado no caso, deduziremos os custos e as despesas cobradas ou devidas, quer tenha ou não utilizado o pacote legal. Se não tiver utilizado o pacote legal, também será responsável pelos custos e despesas do seu advogado, os quais deverá confirmar directamente com ele. Esta situação estará sujeita aos direitos que possamos ter nas circunstâncias em questão.

13 Quanto custa? Compra inicial Como comprador pelo programa FirstBuyNI será responsável pelo pagamento de: uma taxa de reserva ao construtor, se solicitado uma taxa de candidatura de 250 à Co-Ownership Housing (para cobrir as despesas legais e de avaliação) o depósito do imóvel (habitualmente 5% no mínimo) qualquer encargo relativo à organização ou candidatura ao empréstimo outras despesas na conclusão da compra (por exemplo o imposto de selo, se solicitado)* Porque os pagamentos estão a seu cargo, é você que escolhe a entidade financiadora e o produto do empréstimo (poderá desejar falar primeiro com um consultor de empréstimos sobre as opções disponíveis tendo em conta as suas circunstâncias). O seu empréstimo deverá servir apenas para comprar a sua percentagem do imóvel, não podendo incluir outros encargos, por exemplo encargos de organização, consolidação de dívidas, depósitos sobre o imóvel ou obras de remodelação. Será responsável pelos custos respeitantes à organização ou ao pedido de empréstimo, pelo que poderá preferir ter a nossa carta de oferta antes de se candidatar. * O imposto de selo pode ter de ser pago quando fizer a aquisição e/ou quando subir de escalão. Os candidatos têm opções relativamente à avaliação deste imposto, pelo que recomendamos um aconselhamento legal independente. Custos correntes Assim que terminar a compra do imóvel, haverá custos correntes relacionados com a propriedade de um imóvel que terá de cobrir. Habitualmente, os pagamentos regulares incluem: pagamentos de empréstimo encargo de serviço e/ou renda da terra seguros contas dos serviços do imóvel custos de manter o imóvel em bom estado. Empréstimo e Seguro Quando escolher de entre as várias opções, considere o que gostaria de conseguir. Por exemplo, gostaria de comprar outro imóvel no futuro? Poderá então fazer os planos adequados.

14 Um empréstimo serve para o ajudar a comprar um imóvel. Pode obter um empréstimo de uma sociedade comercial ou de um banco, ou através de um consultor financeiro. É o candidato que escolhe directamente a entidade financiadora e o tipo de empréstimo. O tipo de empréstimo que escolher será decidido entre si e o financiador. Quando adquirir o seu imóvel, será responsável por segurá-lo e apresentar-nos comprovativos do seguro. Existem vários tipos de seguro relevantes para a protecção do seu imóvel e dos seus compromissos financeiros. Poderá, por exemplo, obter um seguro para proteger o imóvel, em caso de danos, ou como cobertura das prestações caso fique doente ou inválido, ou caso perca o emprego. Verifique os Factos Fundamentais. Os documentos que contém os Factos Fundamentais (Key Facts) utilizam um formato padrão para o ajudar a comparar diferentes serviços e produtos, e são produzidos tanto para empréstimos como para seguros. Renda Pagará uma renda mensal sobre a parte do imóvel que não possui. A quantia é actualmente calculada anualmente a 2,5% do valor da percentagem da sua casa que não possui (consulte a tabela para mais informações). Por outras palavras, a renda é determinada pela parte da sua casa que ainda não adquiriu. Renda da terra (Ground rent) Se esta renda for aplicável, terá de a adicionar à sua renda. Terá de a pagar como parte do pagamento mensal que nos fará. Encargo de Serviços Se o imóvel estiver sujeito a encargos de empresas de gestão ou serviços, estes terão de ser pagos directamente por si quando lhe forem solicitados. Taxas O candidato é o responsável pelas taxas e todas as despesas (contas) ligadas ao imóvel.

15 Como passo a ser o proprietário de todo o imóvel ou como posso vender a casa? Pode aumentar a sua comparticipação em qualquer altura em porções de 5%, ou pode comprar a totalidade de uma vez só - a isto se chama "subir de escalão". Pode vender o imóvel em qualquer altura. O procedimento é idêntico ao de aumentar a comparticipação: Consulte o nosso guia ( Your Next Move (O seu próximo passo)) para mais informações disponível a partir de O pacote contém um formulário de solicitação de avaliação de capital, o qual terá de preencher e enviar com a taxa de avaliação. A avaliação de capital é separada e diferente da avaliação executada quando se candidata. Esta avaliação confirma a quantia que nos deve pela nossa parte do imóvel básico, ignorando qualquer alteração ao valor do imóvel resultante de remodelações que tenha feito. Assim, quando aumentar a sua comparticipação, não pagará os aumentos no valor resultantes dos seus esforços. Do mesmo modo, se o valor do imóvel decrescer, o montante que nos pagar para subir de escalão será reduzido.

16 E se eu não conseguir pagar o empréstimo, ou a renda, ou ambos? Se tiver dificuldades com os pagamentos, deverá contactar-nos a nós e à entidade financiadora assim que possível. Também poderá falar com o seu advogado ou outras agências de aconselhamento. Se não conseguir fazer os pagamentos, acabará por poder perder a sua casa do mesmo modo que qualquer outro proprietário. Como posso utilizar o meu dinheiro da melhor forma? Assegure-se de que o programa FirstBuyNI irá satisfazer as suas necessidades hoje e no futuro por exemplo, caso pretenda mudar-se ou vender a sua casa, ou caso queira que a sua família a herde. Todas as pessoas são diferentes, pelo que deve obter os produtos financeiros que melhor se adaptem às suas necessidades explique as suas necessidades e objectivos ao seu consultor, para que ele possa utilizar essa informação e descobrir o negócio mais adequado para si. Descubra o que é mais importante para si. Poderá ser: mudar-se para uma casa sua pagar o empréstimo o mais rapidamente possível flexibilidade para mudar de empréstimo prestações mensais baixas minimizar as taxas e os encargos proteger o seu rendimento no caso de perder o emprego ou de ficar doente e não poder trabalhar proteger os seus dependentes no caso de falecimento fazer planos para a reforma Se o solicitar, o seu consultor pode fazer uma simulação, conhecida como Key Facts Illustration" (KFI), para o ajudar a decidir. Os KFIs têm um formato padrão que facilita a comparação de diferentes produtos financeiros. Dicas - O Serviço de Aconselhamento Financeiro (Money Advice Service) produz um guia gratuito intitulado Getting Financial Advice (Obter Aconselhamento Financeiro) Poderá encontrá-lo em A Sociedade Jurídica da Irlanda do Norte produz documentação gratuita relativa a vários aspectos da compra de imóveis, incluindo informações sobre encargos de serviços no folheto Buying and Living in an Apartment (Comprar e viver num apartamento). Poderá encontrá-lo em Se o programa FirstBuyNI não for adequado para si, existe outro programa de copropriedade que pode ser útil o programa Co-Ownership. Para mais informações, visite

17

18 Publicado em Outubro de 2011 Co-Ownership Housing 2011 Informação correcta aquando da publicação, podendo ser alterada sem notificação. Referência do documento D124/ Disponível em Outros formatos Outros idiomas Contacte-nos caso tenha outras necessidades. NI Co-Ownership Housing Association Ltd Murray House, Murray Street, Belfast BT1 6DN DX 2003 NR Belfast 2 Telefone (028) Telefone de texto Fax (028) Site firstbuyni@co-ownership.org Sociedade Industrial e de Previdência nº IP200 Registada com a Associação de Habitação R33 Igualdade de Oportunidades entre os Funcionários nº 9754 Aceite como associação caritativa pelo Inland Revenue, com a referência XR62384

Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16

Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16 Tradução da Brochura sobre Admissões às Escolas em Brighton & Hove em 2015/16 Introdução Este resumo dos procedimentos de admissão à escola é para os pais que falam inglês como língua estrangeira. Se,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE A época de 2012/2013 terá um novo recurso para a Filiação e Inscrições em Provas para os Clubes, Equipas e Agentes Desportivos, tendo sido criada para o efeito uma nova Plataforma de Inscrições Online.

Leia mais

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção

O que esperar do SVE KIT INFORMATIVO PARTE 1 O QUE ESPERAR DO SVE. Programa Juventude em Acção O QUE ESPERAR DO SVE Programa Juventude em Acção KIT INFORMATIVO Parte 1 Maio de 2011 Introdução Este documento destina-se a voluntários e promotores envolvidos no SVE. Fornece informações claras a voluntários

Leia mais

Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância

Guia de Apoio ao Formando. Formação à distância Regras&Sugestões- Formação e Consultoria, Lda. Guia de Apoio ao Formando Data de elaboração: abril de 2014 CONTACTOS Regras & Sugestões Formação e Consultoria, Lda. Av. General Vitorino laranjeira, Edifício

Leia mais

Regime de Bonificação de Juros de Crédito Concedido para AHP e Plano de Garantia de Créditos para AHP

Regime de Bonificação de Juros de Crédito Concedido para AHP e Plano de Garantia de Créditos para AHP 1. O que é o Regime de Bonificação de Juros de Crédito Concedido para Aquisição de Habitação Própria? O Regime de Bonificação de Juros de Crédito Concedido para Aquisição de Habitação Própria (adiante

Leia mais

Descrição do Serviço Diagnóstico no Local

Descrição do Serviço Diagnóstico no Local Apresentação do serviço A Dell tem o prazer de fornecer o Serviço de (o Serviço ) de acordo com este documento (a Descrição do Serviço ). Este fornece actividades opcionais de diagnóstico no local na empresa

Leia mais

Regulamento PAPSummer 2016

Regulamento PAPSummer 2016 Regulamento PAPSummer 2016 Artigo 1º Objetivos do programa, montante e designação das bolsas 1. O programa PAPSummer pretende dar a oportunidade a estudantes portugueses ( Estudante ) de desenvolver um

Leia mais

GUIA COMPRA DE CASA. Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa.

GUIA COMPRA DE CASA. Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa. GUIA COMPRA DE CASA Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa. O BPI sintetizou algumas informações que o ajudarão a tomar a melhor decisão. 1 - Quais os custos a considerar na escolha

Leia mais

Facturação Guia do Utilizador

Facturação Guia do Utilizador Facturação Guia do Utilizador Facturação Como se utiliza 2 1 Como se utiliza Todas as opções do sistema estão acessíveis através do menu: ou do menu: O Menu caracteriza-se pelas seguintes funcionalidades:

Leia mais

F.A.Q. - OUTGOING. 3. Quais instituições estrangeiras possuem acordo com a UFSC?

F.A.Q. - OUTGOING. 3. Quais instituições estrangeiras possuem acordo com a UFSC? SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AVENIDA DESEMBARGADOR VITOR LIMA, N.º 222 TRINDADE CEP: 88.040-400 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012

Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012 SEGURANÇA SOCIAL Proteção Jurídica Atualizado em: 12-12-2012 Esta informação destina-se a que cidadãos Pessoas e entidades sem fins lucrativos que não tenham condições para pagar as despesas associadas

Leia mais

B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S.

B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S. Procedimentos Abertura/Fecho Ano Primavera V750 B2S SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, LDA. RUA ARTILHARIA UM, Nº 67 3º FRT. 1250-038 LISBOA TEL: 21 385 01 09 - FAX: 21 012 52 25 E-MAIL B2S@B2S.PT MCRC LISBOA 11492

Leia mais

Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza. Guia do trabalhador. 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au

Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza. Guia do trabalhador. 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au Contrato no Setor de Prestação de Serviços de Limpeza Guia do trabalhador 13 14 41 www.longservice.nsw.gov.au LICENÇA-PRÊMIO POR LONGO TEMPO DE SERVIÇO NO SETOR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA Em New

Leia mais

GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE

GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE GARANTIA LIMITADA DO FABRICANTE NOKIA PARA NOKIA COM WINDOWS PHONE ATENÇÃO! Esta Garantia Limitada do Fabricante ( Garantia ) aplica-se apenas a produtos Nokia com o Windows Phone autênticos, vendidos

Leia mais

A sua reclamação e o provedor de justiça (Ombudsman)

A sua reclamação e o provedor de justiça (Ombudsman) A sua reclamação e o provedor de justiça (Ombudsman) Acerca do provedor de justiça O Financial Ombudsman Service pode intervir se tiver apresentado uma reclamação a uma instituição financeira e não tiver

Leia mais

Fecho de Projectos - Parte 2 P. Quais são os relatórios finais, acções necessárias e outras considerações principais associadas ao fecho do projecto?

Fecho de Projectos - Parte 2 P. Quais são os relatórios finais, acções necessárias e outras considerações principais associadas ao fecho do projecto? Definições Fecho Administrativo - Quando um Oficial de Acordos (AO) aprova um pedido da organização de despesas de fecho durante os 90 dias entre a data final da adjudicação e o envio do relatório final.

Leia mais

Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção

Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção Actualmente em Macau, designa-se geralmente por compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção

Leia mais

GUIA COMPRA DE CASA. Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa.

GUIA COMPRA DE CASA. Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa. GUIA COMPRA DE CASA Comprar casa, nova ou usada, é sempre uma tarefa complexa. O BPI sintetizou algumas informações que o ajudarão a tomar a melhor decisão. 1 - Quais os custos a considerar na escolha

Leia mais

ÍNDICE. 1 - Disposições Gerais... 3. 2 - Ensino Básico... 4. 3 - Ensino Secundário... 4. 4 - Alunos com Necessidades Educativas Especiais...

ÍNDICE. 1 - Disposições Gerais... 3. 2 - Ensino Básico... 4. 3 - Ensino Secundário... 4. 4 - Alunos com Necessidades Educativas Especiais... MUNICÍPIO DE VILA FRANCA DE XIRA NORMAS DE PROCEDIMENTO DE CANDIDATURA AO SUBSÍDIO DE TRANSPORTE ÍNDICE 1 - Disposições Gerais... 3 2 - Ensino Básico... 4 3 - Ensino Secundário... 4 4 - Alunos com Necessidades

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas CONTA COM A GENTE PARCELE SUA DÍVIDA COM DESCONTOS NOS JUROS E MULTA Perguntas e Respostas P: O que é o Programa de Recuperação de Crédito do DMAE? R: É a oportunidade dos usuários que possuem dívidas

Leia mais

Guia do Utilizador. Cartão BPI Gold Empresas

Guia do Utilizador. Cartão BPI Gold Empresas Guia do Utilizador Cartão BPI Gold Empresas Índice 1. O Cartão BPI Gold Empresas...3 2. Precauções a ter com o seu Cartão BPI Gold Empresas...3 3. O que fazer em caso de perda, furto, roubo ou extravio

Leia mais

2. Que pessoas estão sujeitas a retenção na fonte? 3. Que prestações estão sujeitas a retenção na fonte?

2. Que pessoas estão sujeitas a retenção na fonte? 3. Que prestações estão sujeitas a retenção na fonte? Kanton Zürich Finanzdirektion Folha informativa para trabalhadores sujeitos a retenção na fonte no cantão de Zurique Válido a partir de 1 de Janeiro de 2015 Kantonales Steueramt Dienstabteilung Quellensteuer

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARCIAL

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARCIAL GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/14 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Desemprego Parcial (6002 v4.02_2)

Leia mais

Controle e execute tudo o que está relacionado com Pessoal e Salários com um software eficaz e preparado para completar todas as tarefas nesta área

Controle e execute tudo o que está relacionado com Pessoal e Salários com um software eficaz e preparado para completar todas as tarefas nesta área Descritivo completo Pessoal 2008 Controle e execute tudo o que está relacionado com Pessoal e Salários com um software eficaz e preparado para completar todas as tarefas nesta área Benefícios Solução completa;

Leia mais

Aviso de Alterações Anuais para 2016

Aviso de Alterações Anuais para 2016 Programa de Opções de Cuidados Seniores (HMO SNP) fornecido pela Commonwealth Care Alliance Aviso de Alterações Anuais para 2016 Está actualmente inscrito como membro do Programa de Opções de Cuidados

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Assegurar a satisfação do cliente no pós-venda, desenvolvendo um relacionamento duradouro entre o vendedor e o cliente, além de conseguir indicações através de um sistema de follow-up (acompanhamento).

Leia mais

Auxílio estatal n SA.32012 (2010/N) Portugal Alteração do regime de auxílios para a modernização empresarial (SIRME)

Auxílio estatal n SA.32012 (2010/N) Portugal Alteração do regime de auxílios para a modernização empresarial (SIRME) COMISSÃO EUROPEIA Bruselas, 16.11.2011 C(2011)8317 final Assunto: Auxílio estatal n SA.32012 (2010/N) Portugal Alteração do regime de auxílios para a modernização empresarial (SIRME) Excelência, Procedimento

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA GUIA PARA CANDIDATURAS ONLINE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Este é um guia prático do processo de inscrição online em programas de mobilidade para estudantes da Universidade de Coimbra

Leia mais

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1

Bem-vindo ao nosso mundo virtual! Guia do Portal de Ensino à Distância da Get Training 1 Após uma experiência formativa de mais de 20 anos em formação presencial, e tendo sempre como princípios a inovação e a satisfação do cliente, é com grande satisfação que a Get Training implementa este

Leia mais

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA Guia rápido de informações importantes - Faixas II e III

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA Guia rápido de informações importantes - Faixas II e III O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONTRATO DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL FAIXAS II E III Antes de tudo, gostaríamos de parabenizá-lo pela COMPRA DO SEU IMÓVEL e assinatura do seu contrato de financiamento.

Leia mais

Certidão Permanente. Manual de Procedimentos

Certidão Permanente. Manual de Procedimentos Certidão Permanente Manual de Procedimentos Procedimentos da Certidão Permanente On-line Sim 2. Elaborar Pedido de Subscrição 1. Autenticar apresentante / Login 1.1. Subscrição da Certidão? 4. Efectuar

Leia mais

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC Guia passo a passo Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC INTRODUÇÃO AO FSC O que é o FSC? O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos criada para promover

Leia mais

FAQS ATRIBUIÇÃO DE HABITAÇÕES

FAQS ATRIBUIÇÃO DE HABITAÇÕES FAQS ATRIBUIÇÃO DE HABITAÇÕES 1 Onde é que posso obter o Regulamento do concurso? O Regulamento do concurso pode ser obtido: a) Nos escritórios da SPRHI, SA: - Rua Carvalho Araújo n.º38-b, em Ponta Delgada

Leia mais

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação?

Índice. Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Índice Como aceder ao serviço de Certificação PME? Como efectuar uma operação de renovação da certificação? Como efectuar uma operação de confirmação de estimativas? Como aceder ao Serviço de Certificação

Leia mais

CAPÍTULO XI FINANÇAS

CAPÍTULO XI FINANÇAS CAPÍTULO XI FINANÇAS A. INVESTIMENTO DOS FUNDOS DA ASSOCIAÇÃO As decisões referentes aos investimentos da associação deverão tomar como base as declarações sobre normas de investimentos para o Fundo Geral

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:102558-2016:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços de subscrição de periódicos, publicações informativas, bases de

Leia mais

Para aceder ao Portal das Finanças e validar ou confirmar as facturas deverão seguir o seguinte caminho:

Para aceder ao Portal das Finanças e validar ou confirmar as facturas deverão seguir o seguinte caminho: Dedução de despesas IRS 2015 A partir de 2015 as despesas dedutíveis à colecta de IRS, que agregam as despesas com todos os membros do agregado familiar, incluindo os filhos, exigem uma observância rigorosa

Leia mais

Vivendi SEC Settlement Fund Administration P.O. Box 9000 #6371 Merrick, NY 11566-9000 U.S.A.

Vivendi SEC Settlement Fund Administration P.O. Box 9000 #6371 Merrick, NY 11566-9000 U.S.A. Prazo para apresentação: 12 de Junho de 2007 PEDIDO DE INDEMNIZAÇÃO: Número de reivindicação: VIV Vivendi SEC Settlement Fund Administration P.O. Box 9000 #6371 Merrick, NY 11566-9000 U.S.A. *P-VIV$F-APOC/1*

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO

GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Prestações de Desemprego Montante Único

Leia mais

Legislação MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Legislação MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Diploma Decreto-Lei n.º 62/2005 11/03 Estado: Vigente Legislação Resumo: Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2003/48/CE, do Conselho, de 3 de Junho, relativa à tributação dos rendimentos

Leia mais

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02.

Manual do Utilizador. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep. Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2. Data criação: 26.02. Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Manual do Utilizador Modelo10 no sisgep Data última versão: 16.02.2007 Versão : 1.2 Data criação: 26.02.2004 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf.

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos simples, não à ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos simples, não à ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Prazo Mobilização Antecipada Poupança Habitação Geral Clientes Particulares com mais de 30 anos. Depósito constituído em regime especial. 12 meses Após o decurso

Leia mais

VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI

VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI CONDIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I GENERALIDADES ARTº 1º - DEFINIÇÕES 1. Para os efeitos do presente contrato, considera-se: a) Companhia - a entidade seguradora,, que subscreve com

Leia mais

FUNDOS DE COMPENSAÇÃO

FUNDOS DE COMPENSAÇÃO FUNDOS DE COMPENSAÇÃO FCT, FGCT e ME W: www.centralgest.com E: comercial@centralgest.com 1987-2013 CentralGest - Produção de Software S.A. T: (+351) 231 209 530 Todos os direitos reservados Portugal Angola

Leia mais

O SMMP oferece aos seus associados uma apólice de Internamento Hospitalar, com as seguintes características:

O SMMP oferece aos seus associados uma apólice de Internamento Hospitalar, com as seguintes características: SEGUROS E ASSISTÊNCIA MÉDICA DOS ASSOCIADOS DO SMMP RESUMO 2015 SEGURO DE INTERNAMENTO HOSPITALAR O SMMP oferece aos seus associados uma apólice de Internamento Hospitalar, com as seguintes características:

Leia mais

GUIA PRÁTICO VENDA DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO

GUIA PRÁTICO VENDA DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO GUIA PRÁTICO VENDA DE IMÓVEIS POR AJUSTE DIRETO INSTITUTO DE GESTÃO FINANCEIRA DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/12 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Venda de Imóveis por

Leia mais

Decreto-Lei nº 27/2001, de 3 de Fevereiro

Decreto-Lei nº 27/2001, de 3 de Fevereiro Diploma consolidado Decreto-Lei nº 27/2001, de 3 de Fevereiro A aquisição de habitação própria constitui um importante motivo de poupança das famílias. Todavia, os efeitos sobre a procura interna da expansão

Leia mais

O modo como paga a água está a mudar

O modo como paga a água está a mudar O modo como paga a água está a mudar Iremos instalar brevemente contadores de água na sua área e em todo o sudeste de Inglaterra. Entre 2010 e 2015, a maioria dos nossos clientes que ainda não tenham um

Leia mais

Termos e Condições Gerais de Vendas

Termos e Condições Gerais de Vendas Termos e Condições Gerais de Vendas 1º Escopo da aplicação (1) As condições a seguir são aplicáveis a todos os fornecimentos e serviços (por exemplo, instalações, projetos) da BrasALPLA. Estas condições

Leia mais

Programa Incentivo. Normas de execução financeira. 1. Âmbito do financiamento

Programa Incentivo. Normas de execução financeira. 1. Âmbito do financiamento Programa Incentivo Normas de execução financeira 1. Âmbito do financiamento As verbas atribuídas destinam-se a financiar o funcionamento da instituição de investigação científica e desenvolvimento tecnológico,

Leia mais

Proposta de Seguro de Habitação

Proposta de Seguro de Habitação Tomador de seguro Segurado Nome: Morada: Localidade: Código Postal: Email: Profissão: Data de nascimento: N.º contribuinte: Data de início pretendida: Local de risco Morada: Localidade: Código Postal:

Leia mais

DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE FUNDOS

DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE FUNDOS Página 1 de 7 DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE FUNDOS O objetivo destas diretrizes é orientar os Leões, clubes e distritos (únicos, sub e múltiplos) sobre como deverão seguir as Normas de Utilização de Fundos

Leia mais

Serviço para implementação de atualização de firmware HP

Serviço para implementação de atualização de firmware HP Dados técnicos Serviço para implementação de atualização de firmware HP Serviços HP Vantagens do serviço Fornece atualizações de firmware com o intuito de minimizar quaisquer interrupções ao seu ambiente

Leia mais

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006)

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) PREÂMBULO O presente regulamento define as normas relacionadas com a actividade financeira a observar

Leia mais

CÓDIGOS REGIME JURÍDICO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO FINANCEIRA TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO

CÓDIGOS REGIME JURÍDICO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO FINANCEIRA TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO CÓDIGOS REGIME JURÍDICO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO FINANCEIRA TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO A selecção dos textos legislativos disponibilizados no sitio Home Page Jurídica (www.euricosantos.pt)

Leia mais

! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento

! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento CAVALCANTE & COMO MONTAR O FLUXO DE CAIXA EM! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento Autores: Francisco

Leia mais

MANUAL DE CERTIFICAÇÃO DOS LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO

MANUAL DE CERTIFICAÇÃO DOS LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO MANUAL DE CERTIFICAÇÃO DOS LENÇOS DE ADERE-MINHO Edição 1, Revisão 0, de 18 de Dezembro de 2012 Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: [Lisa Ramos]/[Técnica de Qualidade] [Teresa Costa]/[Directora

Leia mais

SECRETRIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS I SÉRIE - N.º 48-27-11-2003 1397. Assim, determina-se:

SECRETRIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS I SÉRIE - N.º 48-27-11-2003 1397. Assim, determina-se: I SÉRIE - N.º 48-27-11-2003 1397 Assim, determina-se: 1. A taxa a que se refere o n.º 2 da cláusula 5.ª dos anexos I, II e III do Despacho Normativo n.º 89/98, de 26 de Março bem como do Anexo I do Despacho

Leia mais

Trabalhadores Independentes Atualizado em: 30-04-2015

Trabalhadores Independentes Atualizado em: 30-04-2015 SEGURANÇA SOCIAL Trabalhadores Independentes Atualizado em: 30-04-2015 Esta informação destina-se a que cidadãos Trabalhadores independentes Cálculo das contribuições O montante das contribuições é calculado,

Leia mais

Guia Prático do Certificado Energético da Habitação

Guia Prático do Certificado Energético da Habitação Guia Prático do Certificado Energético da Habitação Fonte: ADENE O QUE É UM CERTIFICADO ENERGÉTICO? Um Certificado Energético (CE) de um edifício ou fracção autónoma é o documento emitido no âmbito do

Leia mais

Nota: Por enquanto ainda não existem ME s no mercado pelo que ainda não é possível contratar o ME em vez do FCT.

Nota: Por enquanto ainda não existem ME s no mercado pelo que ainda não é possível contratar o ME em vez do FCT. Fundo de Compensação do Trabalho e o PHC Entrou em vigor no passado dia 1 de outubro de 2013 a Lei nº 70/2013, de 30 de Agosto, que criou dois fundos de compensação do trabalho, com o intuito de assegurar

Leia mais

O Manual do ssc. Peter H. Grasch

O Manual do ssc. Peter H. Grasch Peter H. Grasch 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Usar o ssc 7 2.1 Gerir os utilizadores.................................... 7 2.1.1 Adicionar um utilizador.............................. 8 2.1.1.1 Associar-se

Leia mais

Protocolos de Consumo. Exército/ Nova Oferta 2013 Tarifários

Protocolos de Consumo. Exército/ Nova Oferta 2013 Tarifários Protocolos de Consumo Exército/ Nova Oferta 2013 Tarifários Quais as vantagens para os Colaboradores? Telemóveis a custo reduzido Tarifários exclusivos mediante vinculação à rede tmn por 24 meses Serviço

Leia mais

Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral

Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral Mutuante Banco BPI, S.A. Sede: Rua Tenente Valadim, 284 4100-476 PORTO Sociedade Aberta, Capital Social 1.293.063.324,98, matriculada na CRCP sob o número

Leia mais

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões:

Akropole Catequista. Todos os Ficheiros no Akropole Catequista trabalham com uma simples barra de edição, com 4 botões: Akropole Catequista O Akropole Catequista em três tempos... Este texto é um pequeno manual de introdução ao Akropole Catequista. Umas das características deste programa é o facto deste não necessitar de

Leia mais

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Redução de Taxa Contributiva Pré Reforma (2005 v4.03) PROPRIEDADE Instituto da

Leia mais

Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011

Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011 Concurso público para a prestação de serviços de iluminação, som e palco para a Feira do Livro a realizar entre 20 e 29 de Maio de 2011 Programa de concurso CMF Abril de 2011 Programa de concurso Pág.

Leia mais

SEJA RESPONSÁVEL EVITE ATRASOS E MULTAS FACILITE A SUA VIDA! 1ª Fase - 1 a 31 de Março de 2014, para rendimentos das categorias A e H;

SEJA RESPONSÁVEL EVITE ATRASOS E MULTAS FACILITE A SUA VIDA! 1ª Fase - 1 a 31 de Março de 2014, para rendimentos das categorias A e H; IRS 2014 e 2015: Prazos e Despesas Dedutíveis Com o início de um novo ano aparecem as obrigações fiscais anuais que todos os contribuintes têm de cumprir. Está na hora de começar já a organizar as suas

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Fiscalidade e o Proprietário MAXGER - CONSULTORES DE GESTÃO, LDA 1

Fiscalidade e o Proprietário MAXGER - CONSULTORES DE GESTÃO, LDA 1 Fiscalidade e o Proprietário 1 Sumário: 1. Recibo Eletrónico 2. Contratos de Arrendamento Comunicação AT 3. IMI 4. IRS Rendimentos Prediais 2014/2015 2 Recibos 3 1- Recibos Eletrónicos 4 Recibo eletrónico

Leia mais

Venda e Arrendamento Imediato. Um novo conceito de mediação imobiliária

Venda e Arrendamento Imediato. Um novo conceito de mediação imobiliária Venda e Arrendamento Imediato Um novo conceito de mediação imobiliária Buy4Rent serviço criado para solucionar problemas de liquidez. Visite www.buy4rent.pt para mais informação. A Buy4Rent é uma marca

Leia mais

Introdução. Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação

Introdução. Artigo 1.º Objecto e âmbito de aplicação 1 REGULAMENTO DA VENDA DE LOTES PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO EM LOTEAMENTOS MUNICIPAIS A JOVENS NATURAIS OU RESIDENTES NO CONCELHO DAS CALDAS DA RAINHA Introdução Com o objectivo de fixar jovens nas freguesias

Leia mais

EM1010 R6 Adaptador de Rede USB 10/100 Mbps

EM1010 R6 Adaptador de Rede USB 10/100 Mbps EM1010 R6 Adaptador de Rede USB 10/100 Mbps EM1010 Adaptador de Rede USB 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 2 1.3 Antes de começar...

Leia mais

CERTIFICADOS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (CAP) PARA:

CERTIFICADOS DE APTIDÃO PROFISSIONAL (CAP) PARA: CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA PORTUGAL INSTITUTO NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL TELEFONE 218423502 INFORMAÇÃO AERONÁUTICA AFTN - LPPTYAYI AEROPORTO DA PORTELA 14/06 TELEX 12120 - AERCIV P 1749-034 LISBOA

Leia mais

REDE ENERGIA MANUAL DO PARCEIRO. Mercado Regulado e Mercado Liberalizado de energia

REDE ENERGIA MANUAL DO PARCEIRO. Mercado Regulado e Mercado Liberalizado de energia 1 REDE ENERGIA MANUAL DO PARCEIRO edp comercial abril 2013 Mercado Regulado e Mercado Liberalizado de energia 2 No mercado regulado o preço da eletricidade e do gás natural é definido pelo governo, através

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO AUTOMÓVEL

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO AUTOMÓVEL ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO AUTOMÓVEL Índice Finalidade do crédito automóvel Modalidades de crédito automóvel Ficha de Informação Normalizada (FIN) Montante e prazo Modalidade de reembolso

Leia mais

Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento

Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico. Regulamento Prémio Santander Totta / Universidade NOVA de Lisboa, de Jornalismo Económico Regulamento Considerando que se mostra da maior relevância: a) Reconhecer e premiar a excelência de trabalhos jornalísticos

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Desemprego Montante Único

Leia mais

Estudo PARTNER. Foi convidado a participar neste estudo porque tem uma relação em que é o parceiro VIH positivo.

Estudo PARTNER. Foi convidado a participar neste estudo porque tem uma relação em que é o parceiro VIH positivo. Informação ao participante e consentimento informado para o parceiro VIH positivo Estudo PARTNER O estudo PARTNER é um estudo levado a cabo com casais em que: (i) um parceiro é VIH positivo e o outro é

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE ASSISTÊNCIA A FILHOS COM DEFICIÊNCIA OU DOENÇA CRÓNICA

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE ASSISTÊNCIA A FILHOS COM DEFICIÊNCIA OU DOENÇA CRÓNICA Manual de GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE ASSISTÊNCIA A FILHOS COM DEFICIÊNCIA OU DOENÇA CRÓNICA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 1 ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 1 ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 1 ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS

Leia mais

A NECESSIDADE DA PROTECÇÃO DA (SUA) MARCA EM MOÇAMBIQUE 1

A NECESSIDADE DA PROTECÇÃO DA (SUA) MARCA EM MOÇAMBIQUE 1 A NECESSIDADE DA PROTECÇÃO DA (SUA) MARCA EM MOÇAMBIQUE 1 1. INTRODUÇÃO Nos últimos dois anos a SAL testemunhou dois casos de duas grandes multinacionais que ao entrarem no mercado nacional com investimentos

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL 1. FINALIDADE 1.1. Este Regulamento tem por finalidade disciplinar as concessões de empréstimos aos Participantes do Plano de Benefícios JMalucelli, administrado pelo

Leia mais

"CONCURSO PÚBLICO PARA EXPLORAÇÃO TEMPORÁRIA DE LOJAS, LOCALIZADAS NO MERCADO MUNICIPAL DE AREIAS DE SÃO JOÃO, EM ALBUFEIRA" CADERNO DE ENCARGOS

CONCURSO PÚBLICO PARA EXPLORAÇÃO TEMPORÁRIA DE LOJAS, LOCALIZADAS NO MERCADO MUNICIPAL DE AREIAS DE SÃO JOÃO, EM ALBUFEIRA CADERNO DE ENCARGOS "CONCURSO PÚBLICO PARA EXPLORAÇÃO TEMPORÁRIA DE LOJAS, LOCALIZADAS NO MERCADO MUNICIPAL DE AREIAS DE SÃO JOÃO, EM ALBUFEIRA" CADERNO DE ENCARGOS ARTIGO 1.º OBJETO O presente Caderno de Encargos diz respeito

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas IAS 7 (1) NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IAS 7 (REVISTA EM 1992) Demonstrações de Fluxos de Caixa

Manual do Revisor Oficial de Contas IAS 7 (1) NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IAS 7 (REVISTA EM 1992) Demonstrações de Fluxos de Caixa IAS 7 (1) NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IAS 7 (REVISTA EM 1992) Demonstrações de Fluxos de Caixa Esta Norma Internacional de Contabilidade revista substitui a NIC 7, Demonstração de Alterações na

Leia mais

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 ÍNDICE 1. Meios de Pagamento disponíveis 1.1 Notificação de Pagamento 03 03 2. Moip 2.1 Benefícios 2.2 Como criar uma conta no Moip 2.2.1. Verificação da conta

Leia mais

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial.

Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos anos. O que existe é um déficit atuarial. PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O SABESPREV MAIS. 1. A Sabesprev está em dificuldades financeiras? Não. A Sabesprev tem dinheiro em caixa suficiente para garantir o pagamento aos beneficiários pelos próximos

Leia mais