A importância da TI nas empresas de médio porte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A importância da TI nas empresas de médio porte"

Transcrição

1 1º de setembro de 005 A importância da TI nas empresas de médio porte A TI é um fator crítico para o crescimento rentável das empresas Esta é a grande conclusão de um estudo geral sobre o potencial da TI realizado junto a centenas de empresas: a TI é um fator crítico para assegurar o crescimento, pois ele permite escalar, o que significa que a TI viabiliza gerenciar a escalada da complexidade dos processos de negócios, das organizações e dos modelos de negócios. Não existe um consenso entre os profissionais da área acadêmica e os profissionais do mercado sobre como (ou se) a tecnologia da informação influencia a performance corporativa. Alguns afirmam que a TI se transformou em commodity, como a eletricidade ou as estradas de ferro, conferindo pouca vantagem competitiva às empresas que o empregam. Outros declaram que a TI é vital, mas não conseguiram encontrar uma correlação intrínseca entre os gastos de TI e a performance empresarial. Outros ainda defendem ser a TI importante, mas baseiam seus argumentos em exemplos de algumas empresas de desempenho excepcional, como a Dell e a FedEx, empresas que há muito tempo usam a tecnologia da informação como diferencial competitivo. A questão essencial ainda permanece em aberto: como uma empresa média pode realmente se beneficiar da TI para se diferenciar de seus concorrentes e atingir seus objetivos de negócios mais ambiciosos? Nossa pesquisa concluiu que isso é possível, mas a resposta não diz apenas respeito à quantidade de dinheiro investido em TI. A quantia que uma empresa investe em TI é um indicador impreciso da funcionalidade da TI e de seu impacto nos negócios. É fácil gastar uma quantia considerável em tecnologia e não ver resultados significativos no potencial da empresa. Entretanto, em nosso estudo, quisemos nos concentrar no impacto efetivo da TI sobre as empresas e seus negócios. Para isso, desenvolvemos uma abordagem capaz de quantificar o potencial de negócios viabilizados diretamente pela TI. Este enfoque especifica 40 diferentes cenários de negócios que podem medir com precisão qual é o impacto da TI sobre as principais áreas das empresas: Vendas e Marketing, Finanças, Operações, Produtividade dos Funcionários e Infra-estrutura de TI. Juntos, esses cenários asseguram uma visão abrangente do verdadeiro impacto da TI na performance das organizações. Em nosso estudo, optamos pelo universo de empresas de médio porte com 100 a 500 funcionários como o principal foco de nossa análise quantitativa. Este universo (pouco usual em trabalhos de pesquisa) é bastante seguro, pois é mais fácil analisar processos de

2 negócios e de desempenho em empresas menores, freqüentemente isentas do emaranhado de fatores burocráticos encontrados em grandes corporações. Selecionamos empresas de produtos, serviços e finanças dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil, e direcionamos o questionário para as seguintes áreas: Desempenho. Faturamento e lucro em um período de vários anos. Gastos com TI e posicionamento da TI Potencial da TI: uma abrangente avaliação da TI em uso nas cinco principais áreas da organização. Veja a análise do Scorecard de Ti abaixo. Nossos resultados apontaram uma estreita correlação entre o potencial de TI e o crescimento rentável. Empresas que utilizam amplos recursos de TI tiveram um crescimento mais rápido que empresas que não adotaram um foco centralizado na TI. As empresas de grande potencial de TI também observaram um maior crescimento, tanto de seu faturamento quanto de seus lucros. IT Capability vs. Business Performance* 608 Product and Service Companies in US, Brazil, and Germany Grouped into IT Capability Quartiles Company IT Capability** Business Performance CAGR*** Top 5% nd 5% rd 5% Bottom 5% * Statistically significant to the 99.9% level ** IT Capability Score based on IT Scorecard Scale *** Compounded Annual Revenue Growth Rate for Two Year Period. Average Growth Rate for countries in study is 4.8%. For financial services companies included in the survey, CAGR is of asset growth. Figura 1: Esta figura ilustra como empresas com um uso intenso de recursos de TI crescem mais rapidamente que empresas que com restrita adoção de TI. Estes resultados se aplicam às principais divisões deste estudo: empresas de produtos e de serviços, nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Page of 0.

3 IT Capability vs. Business Performance Breakdown by Country, Products, and Services IT Score* Brazil 16 Companies IT Score* Germany 16 Companies Top 5% Bottom 5% IT Score* US Services Firms 77 Companies IT Score* US Products Firms 1 Companies Top 5% Bottom 5% * IT Capability Score based on IT Scorecard Scale Figura : esta figura mostra que as empresas posicionadas no quartil superior de uso da TI cresceram mais rapidamente na Alemanha e no Brasil, assim como as empresas de produtos e serviços dos Estados Unidos. A imagem da lucratividade Apesar de as empresas que empregam mais recursos de TI terem alcançado um crescimento maior, esse crescimento não ocorreu às custas de sua lucratividade. Em média, as empresas com mais TI aumentaram ligeiramente sua lucratividade como um percentual de suas vendas. Como resultado, as empresas que mais investiram em TI cresceram em rentabilidade total, tanto nos resultados parciais como em seu resultado final. 004 Profit as a % of Sales All US Services US Products Brazil Germany Top 5% of firms in IT Score 10.% 11.% 10.4% 15.5% 5.% Bottom 5% in IT Score 8.8% 1.7% 10.% 8.6% 5.5% Figura : esta figura mostra que as empresas do quartil superior - que indica maior uso dos recursos de TI - aumentaram, na média, sua rentabilidade geral. O Scorecard de TI Para avaliar a capacidade da TI, desenvolvemos o Scorecard de TI, ferramenta que mede o uso real da TI dentro das empresas. Esse scorecard se baseia em um modelo originalmente desenvolvido por uma equipe da Microsoft Corporation que avalia o potencial da TI em cinco importantes áreas: vendas e marketing, finanças, operações, Page of 0.

4 produtividade e colaboração dos funcionários e infra-estrutura de TI. A ferramenta foi sendo calibrada ao longo das 600 entrevistas com empresas de médio porte até chegar ao ponto de permitir o potencial total de TI em uma escala de 1 a 100, subdividindo esse potencial nas principais áreas funcionais (veja a seção de discussão para analisar os exemplos do estudo de caso do Scorecard de TI). Ao invés de medir a intensidade da TI com base nos gastos com tecnologia, ou com base em parâmetros quantitativos como PCs por funcionários, essa ferramenta nos permitiu avaliar o potencial de TI de uma empresa com base em aproximadamente 40 processos de negócios, habilitados por tecnologia, efetivamente utilizados dentro das empresas pesquisadas, como por exemplo, planejamento automatizado da produção ou acesso móvel e remoto a informações e processos. Como as empresas que empregam mais recursos de TI têm um melhor desempenho a partir do uso de tecnologia Análises exaustivas dos nossos dados e de estudos de casos lançam uma nova luz sobre como as empresas usam a TI para acelerar seu crescimento. As melhores empresas alinham o design de seus sistemas de TI com e estrutura da própria empresa. Isto está ilustrado na Figura 4. Business Strategy Business Process Technology Implementation Profitable Sales Growth A data-driven vision of how to use the key economic and competitive levers in the business to drive success. Identifying the specific process changes needed to drive each key business lever. Implementing the process changes in software and systems. Ability to scale up the business at minimal incremental cost. Figura 4: o processo utilizado para empregar a TI na obtenção de um crescimento rentável das vendas. Em cada uma das organizações que figuram nos estudos de caso, o design e a implementação de processos críticos está intimamente integrada com o design e a implementação dos recursos de TI, necessários para gerenciar esses processos. Essa integração permite que as empresas alcancem a escalabilidade dos processos de negócios. Esta visão da escalabilidade é radicalmente diferente da escalabilidade adotada na visão tradicional da TI. Em termos clássicos, a escalabilidade da TI enfoca aspectos como a escalabilidade do processamento das transações eletrônicas. No nosso caso, as corporações se empenham em utilizar a TI para aumentar e escalabilidade de seus processos críticos de negócios. Page 4 of 0.

5 O uso da TI para se alcançar a escalabilidade dos processos de negócios assegura: Maior domínio e padronização dos processos, permitindo um melhor gerenciamento da complexidade intrínseca ao crescimento. Racionalização das operações, permitindo seu crescimento sem um aumento significativo do número de funcionários. Flexibilidade para o aproveitamento de novas oportunidades e respostas mais rápidas a mudanças externas. Maior visibilidade sobre os parâmetros críticos do negócio para que estes orientem importantes decisões gerenciais. Em resumo, nosso estudo apontou que as empresas que conseguiram alinhar seus processos de negócios a seus sistemas de TI, têm mais facilidade de gerenciar a complexidade inerente a seus negócios. Esta possibilidade lhes permite aumentar tanto seu faturamento quanto seus lucros, com maior agilidade que seus concorrentes. O Scorecard de TI, com seu foco em processos automatizados de negócios, representa um bom método para se compreender a escalabilidade dos processos de negócios de qualquer empresa. Nossos estudos mostraram uma série de caminhos específicos através dos quais uma implementação correta da TI pode contribuir no gerenciamento da complexidade própria de empresas que crescem além das eficiências regulares de seus processos. Os seguintes fenômenos ocorrem depois que uma infra-estrutura adequada de TI é implementada: Novos recursos e extensões de processos poderão ser integrados com mais facilidade aos processos existentes. Iniciativas de qualidade total de feedback de funcionários poderão gerar, avaliar e implementar aperfeiçoamentos a processos com mais facilidade. As oportunidades de negócios podem ser acessadas mais rápida e eficientemente, através da extensão de novos processos de negócios habilitados pela TI. Todo o portfólio de processos de negócios pode ser mais facilmente monitorado e controlado para responder mais rapidamente a mudanças da empresa ou do mercado. Pudemos observar como a implementação eficiente de recursos de TI para gerenciar o crescimento demanda requer um bom alinhamento entre o design dos sistemas de TI e o design dos processos de negócios da empresa. Para que possam estar alinhados, os principais processos de negócios de uma empresa devem ser ativados por recursos de TI integrados. Cada nova expansão ou modificação deve se basear em uma noção prévia de como a TI poderá aprimorar ou simplificar determinado processo. Por exemplo, a PrintingForLess.com (gráfica norte-americana em franco crescimento, graças a seus negócios de comércio eletrônico mais informações na seção de Discussões) aproveitou seu principal sistema eletrônico de impressão de etiquetas para redimensionar suas operações de atendimento a clientes e de vendas. O processo de negócios implementado criou a nova função do representante técnico de Page 5 of 0.

6 vendas, responsável pelo gerenciamento das vendas, da conversão, aceitação, modificação e entrega de um pedido eletrônico. A partir deste redimensionamento, foi criado um novo sistema de TI para automatizar o fluxo de trabalho do representante técnico de vendas. Esse novo sistema permitiu que a empresa continuasse a crescer, deliberadamente e de forma lucrativa, a despeito de seus altíssimos índices de crescimento. O sistema também trouxe melhorias na satisfação dos clientes no atendimento, nas conversões de vendas, na satisfação dos funcionários e na rapidez de processamento de pedidos. Alinhar o design dos processos de negócios com o design da TI não é uma tarefa fácil. Nossas informações indicam que apenas algumas poucas empresas alcançaram esse objetivo. Entretanto, quando se consegue esse alinhamento, as empresas passam a deter um diferencial efetivo sobre seus concorrentes, podendo sustentar seu crescimento por mais tempo, a despeito de todos os obstáculos e desafios inerentes a esse processo. Em resumo, a TI é importante. Ele é um ingrediente essencial para o sucesso de longo prazo das empresas e não uma simples commodity que pouco acrescenta ao sucesso das empresas. A TI é um fator crítico para viabilizar o crescimento. Page 6 of 0.

7 Debate Amplas pesquisas investigaram a relação entre os investimentos de TI e o crescimento e a produtividade das empresas. O resultado desse trabalho tem sido ambíguo e, freqüentemente, contraditório. Por exemplo, os resultados das primeiras análises apontaram que um aumento nos gastos de TI poderia, na prática, reduzir a produtividade. Esta conclusão originou a conhecida declaração do Paradoxo de Produtividade. Este paradoxo foi posteriormente refutado por uma melhor análise de dados, demonstrando que os investimentos de TI poderiam efetivamente aumentar a produtividade no plano econômico, industrial e empresarial. Uma situação semelhante surgiu na análise da relação entre a rentabilidade de uma empresa e seus investimentos de TI. Na verdade, aqueles estudos que encontraram uma relação entre a lucratividade empresarial e os investimentos de TI detectaram outra relação, inversa. Eles mostraram que o aumento da lucratividade era o fato gerador do aumento dos investimentos de TI, e não o contrário. Os estudos comprovaram que um bom desempenho financeiro em um determinado ano seria um indicador do aumento de investimentos de TI nos anos subseqüentes. A ambigüidade desta pesquisa obviamente motivou o surgimento de várias opiniões sobre o valor efetivo da TI. A mais importante, de Nick Carr, em seu artigo (e livro) Does IT Matter (A TI é realmente importante?) defendia que a TI seria uma commodity, onipresente como a eletricidade, não conferindo qualquer vantagem estratégica às empresas. Essas opiniões também eram (mais uma vez) bastante prematuras. Os estudos preliminares talvez tenham se perdido na complexidade do problema. A primeira (e mais crítica) consideração é a do emprego dos gastos de TI como uma forma de reduzir o próprio desempenho da TI. Vários estudos mostram que esta é uma avaliação bastante pobre. Os estudos que avaliaram a rentabilidade de empresas que lideravam o uso da TI mostram uma correlação direta entre a rentabilidade e os investimentos de TI. Uma potencial solução genérica para este problema seria o emprego da teoria de processos para medir a eficácia dos investimentos de TI. A teoria de processos, uma área que está em franco desenvolvimento, baseia-se no consenso de que os investimentos de TI só têm validade se uma empresa concluir as múltiplas etapas que envolvem os investimentos, a instalação e uso da TI. Os primeiros resultados nesta área sugerem que esta abordagem de diferentes etapas poderá se provar relevante. Outra consideração é a do foco exclusivo das empresas na rentabilidade. A rentabilidade não é sempre uma boa métrica para avaliar a saúde empresarial, dado o grande número de variáveis que envolvem esta avaliação e a tendência das empresas em minimizar a rentabilidade durante as fases de crescimento acelerado (como resultado dos investimentos). Uma métrica mais adequada poderá ser o índice de crescimento das vendas, uma vez que ele reflete a capacidade de uma empresa de aumentar sua participação de mercado em relação a seus concorrentes. Page 7 of 0.

8 Podemos concluir que a ambigüidade dos resultados desses estudos talvez se deva à complexidade das grandes corporações que foram alvo daquelas pesquisas. A complexa interação dos processos operacionais nas grandes empresas dificulta quando não impossibilita a geração de parâmetros claros de avaliação da saúde financeira ou de utilização da TI nessas organizações. O foco em empresas menores é ser uma maneira mais eficaz de coletar os dados necessários para uma avaliação mais precisa do impacto da TI sobre a saúde das empresas. Page 8 of 0.

9 Metodologia Numa evolução sobre os estudos anteriores, a estrutura de nossa pesquisa envolveu três pontos de partida sobre os enfoques anteriores para avaliar o impacto da TI: em primeiro lugar, situamos o foco de nossa pesquisa em empresas de médio porte; em segundo lugar, desenvolvemos uma metodologia de avaliação do uso da TI a partir de Cenários de Negócios ; finalmente, quantificamos o crescimento das vendas e sua rentabilidade. Seleção da amostra O público-alvo de nossa pesquisa compreendeu executivos de pequenas e médias empresas nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil. Foram escolhidas empresas de médio porte exatamente pela nossa avaliação de que haveria um número menor de fatores que pudessem interferir na correlação entre os recursos de TI e a performance da empresa, tais como conflitos entre a área de TI e outras divisões ou a presença de várias organizações de TI dentro de uma mesma empresa. Nas pequenas e médias empresas, a TI geralmente é controlado por um grupo muito pequeno de profissionais quando não por um único profissional e este grupo ou pessoa também é responsável pelo desempenho da empresa como um todo. Todas as empresas da amostra empregavam entre 100 e 500 funcionários e tinham, se não autonomia total, grande autonomia sobre as decisões de TI. Para garantir que os pesquisados estivessem familiarizados com o uso da tecnologia em toda a empresa, e com seus resultados financeiros, limitamos o público pesquisado a diretores executivos, presidentes, diretores de operações, diretores gerais, diretores financeiros, diretores de tecnologia e a outros executivos de posição similar. Os resultados reúnem 607 comentários de 1 setores de produtos razoavelmente tradicionais e de setores de serviços. A distribuição dos comentários, dos códigos SIC e das descrições pode ser vista abaixo. Survey Participants by Country and SIC Segment Products Services Total 6 Paper Goods 7 Printing, Lithography 8 Chemicals Products 0 Plastics Manufacturing 1 Leather Goods Glass Goods Metal Production 5 Industrial Machinery 4 Fabricated Metal Parts 6 Electronic Components 7 Motor Vehicle Parts 5 Lumber Goods 60 Commercial Banking 7 Computer Services 87 Engineering Services All Companies Products Germany Brazil US Services (US) Figura 5. Participação dos pesquisados por país, por código SIC (código de classificação de atividade econômica) e por descrição. Page 9 of 0.

10 Avaliação do potencial de TI a partir de Cenários de Negócios Ao invés de avaliar o potencial da TI com base em parâmetros tais como o gasto de TI ou PCs por funcionário, nossa avaliação se baseou na avaliação do Potencial de TI dentro de um modelo desenvolvido por uma equipe da Microsoft Corporation que identificou 40 funções corporativas habilitadas pela TI, ou 40 cenários de negócios. Esses cenários envolvem funções tais como produção automatizada da produção, ou acesso móvel e remoto a informações e processos. O modelo de cenários foi sendo refinado ao longo de uma série de entrevistas abertas com os principais executivos de mais de 0 integradores de sistemas e mais de 50 organizações de produtos e serviços de médio porte. Os integradores de sistemas assessoraram a instalação de tecnologia em várias empresas, logo eles tinham experiência suficiente para nos assegurar que os cenários instalados nas empresas seriam os mais relevantes para empresas do mid-market. As típicas empresas médias de produtos e serviços dos países pesquisados nos ajudaram a calibrar a pesquisa para que ela pudesse medir uma dispersão representativa do potencial de TI. Como podemos ver na Figura 6 abaixo, esses 40 cenários de negócios foram projetados para cobrir a tecnologia empregada nas 5 principais áreas funcionais: vendas e marketing, finanças, operações, profissionais capacitados e infra-estrutura de TI. Em conjunto, esses cenários representam o espectro total de uso da TI em cada empresa. Para avaliar a intensidade da utilização, foram testadas até três recursos de TI específicos por cenário. Sales & Marketing Automated sales force Mobile sales force Big company web presence Integrated ecommerce Customer self service Marketing & campaign management Incident and support management Complete insight about my customers Finance Easy period close Effectively pay suppliers/partners on time Automated and timely collections Automated payroll Online, integrated banking Taxes across products and regions Automated corporate governance Effective forecasting Complete insight about my finances Easy HR management Empowered Professionals Easy to find information Easy to use information Easy to coordinate teamwork Easy to communicate Capabilities Tested 1 1 Operations Customer order processing Automated production planning Automated production order processing Online procurement with supplier visibility Automated project management Real-time inventory tracking Real-time integration with shippers Automated return tracking Complete insight about my operations Effective production forecasting Product lifecycle management IT Infrastructure A network ties all computers and devices together Easy access to the Internet Pervasive security Mobile and remote access to information and processes Manage and protect data Manage and configure devices Update SW on all desktops Capabilities Tested Figura 6. Cenários de negócios nas empresas de produtos, com a quantidade de recursos testados. 1 Page 10 of 0.

11 Além disso, para garantir que o modelo pudesse ser aplicado às empresas pesquisadas, desenvolvemos vários modelos específicos para os três tipos de organizações envolvidas no levantamento: empresas de produtos, de serviços e de finanças. A Figura 6 relaciona os cenários de negócios utilizados para as empresas de produtos da pesquisa. Desenvolvemos uma ferramenta de avaliação dos recursos descritos pelos cenários para ser aplicado nas entrevistas por telefone. Avaliação da performance financeira Além dos dados referentes aos recursos, coletamos dados da performance financeira tanto da rentabilidade como do crescimento em 00, 004 e 005 (estimado). Coletamos também de cada empresa os dados sobre seus gastos de TI (o percentual dos gastos de TI em relação à receita dos últimos três anos) e número de funcionários. Brazil Germany US Avg Min Max Avg Min Max Avg Min Max 00 Revenue ($$ Millions) $14 $1 $76 $4 $6 $66 $6 $1 $40 Number of Employees Number of PCs IT Spend as % of Revenue Figura 7. Resumo das estatísticas das empresas do estudo, por país. Page 11 of 0.

12 Análise Os resultados de nossa pesquisa indicam uma forte correlação entre o potencial da TI e a performance empresarial, fato que pode ser observado na Figura 8. As empresas que registram maiores índices de utilização de recursos de TI acusam um crescimento mais rápido que as demais. Numa escala de 1 a 100 de utilização de recurso de TI, a cada 10 pontos de aumento dos recursos de TI, a performance empresarial tem um crescimento anual conjunto de sua receita da ordem de 1,9%. IT Capability vs. Business Performance* 608 Product and Service Companies in US, Brazil, and Germany Grouped into IT Capability Quartiles Company IT Capability** Business Performance CAGR*** Top 5% nd 5% rd 5% Bottom 5% * Statistically significant to the 99.9% level ** IT Capability Score based on IT Scorecard Scale *** Compounded Annual Revenue Growth Rate for Two Year Period. Average Growth Rate for countries in study is 4.8%. For financial services companies included in the survey, CAGR is of asset growth. Figura 8. Resultados gerais que comparam o potencial de TI com o desempenho empresarial. Empresas de produtos e de serviços Esse resultado se aplica às empresas de produtos e de serviços nos Estados Unidos (v. Figura 9). Obviamente, a TI tem um maior impacto sobre as empresas de serviços do que sobre as empresas de produtos. O delta do crescimento de vendas entre as empresas de maior desempenho (quartil superior) e das empresas de menor desempenho (quartil inferior) do grupo de empresas de serviços quase três vezes maior que o das empresas de produtos. É provável que o impacto da TI sobre as empresas de serviços seja maior que seu impacto sobre as empresas de produtos porque as empresas de serviços dependem menos de processos fixos de produção ou de recursos de abastecimento para crescer. IT Score* Top 5% 79.4 US Services Firms 77 Companies 16.1 IT Score* 7.5 US Products Firms 1 Companies 1.1 Bottom 5% * IT Capability Score based on IT Scorecard Scale Figura 9. Comparativo dos recursos de TI e crescimento empresarial para empresas de produtos e de serviços nos Estados Unidos. Page 1 of 0.

13 Brasil e Alemanha A correlação entre o potencial de TI e o crescimento também se aplica a empresas do Brasil e da Alemanha, embora de forma menos marcante. As empresas analisadas nestes países se beneficiam do uso eficaz da TI de forma semelhante às empresas norteamericanas. IT Score* Brazil 16 Companies IT Score* Germany 16 Companies Top 5% Bottom 5% * IT Capability Score based on IT Scorecard Scale Figura 10. Comparação entre o quartil superior e inferior em empresas do Brasil e da Alemanha. A imagem da rentabilidade Apesar de as empresas com maiores recursos de TI terem atingido um crescimento maior, esse crescimento não ocorreu às expensas da lucratividade. Em média, as empresas com uso mais intenso de TI aumentaram ligeiramente sua lucratividade como um percentual de suas vendas. Como resultado, as empresas que mais investiram em TI cresceram em rentabilidade total, tanto em seus resultados parciais como em seu resultado final. 004 Profit as a % of Sales All US Services US Products Brazil Germany Top 5% of firms in IT Score 10.% 11.% 10.4% 15.5% 5.% Bottom 5% in IT Score 8.8% 1.7% 10.% 8.6% 5.5% Figura 11: esta figura mostra que, na média, as empresas do quartil superior, com uso mais intenso de recursos de TI, tiveram um aumento de rentabilidade. Índices de crescimento Embora os resultados da TI das empresas de cada grupo terem sido semelhantes, os índices de crescimento foram substancialmente diferentes. Tanto as empresas brasileiras como as empresas norte-americanas tiveram um crescimento mais rápido que as empresas alemãs (v. Figura 1). Os índices de crescimento das respectivas economias têm uma parcela de influência sobre a média das diferenças dos índices de crescimento entre um país e outro. Page 1 of 0.

14 Comparative Country Growth and Inflation Rates Avg. Surveyed Revenue Growth CAGR* GDP Growth CAGR** Inflation Rate CAGR** Brazil Germany US * CAGR based on year period of ** CAGR based on 004 and YTD 005 GDP and Inflation Rates Figura 1. Comparativo entre os índices de crescimento das empresas pesquisadas, por país de origem. Testes de hipóteses alternativas Para testar se as correlações descritas entre o Potencial de TI e o Crescimento de Vendas é a melhor explicação para os dados, analisamos uma série de hipóteses alternativas. Uma das hipóteses freqüentemente debatidas é a de que as empresas maiores dispõem de mais recursos de TI, além de um crescimento mais rápido, o que indica que o elevado crescimento das vendas deriva do porte da empresa. Análises regressivas sobre o conjunto completo de dados apontaram que, embora o índice da TI representasse um fator extremamente significativo no crescimento de vendas, não havia nenhuma relação estatisticamente significativa entre o porte da empresa e o crescimento de suas vendas. Outra hipótese potencial era a de que o diferencial nos índices de crescimento de vendas pudesse ser explicado apenas pelos gastos com TI. Este teste é particularmente interessante, pois os gastos com TI não têm um grau estatisticamente significativo de correlação com a avaliação do Potencial de TI nos cenários utilizados em nosso estudo. Entretanto, análises regressivas de nosso conjunto de dados apontaram que os gastos com TI, isoladamente, são um indicador pouco representativo do Crescimento das Vendas. A análise confirma que uma abordagem por cenários que analisa a relação entre a TI e a performance empresarial oferece um modelo de avaliação muito mais sólido. Page 14 of 0.

15 Discussões As conclusões de nosso estudo indicam que as empresas que utilizam mais recursos de TI alcançam um maior crescimento geral. Mas especificamente, de que forma esse crescimento é alcançado? Nosso estudo mostra que o maior crescimento é alcançado utilizando-se a TI para escalar seus processos de negócios com uma eficiência maior que a de seus concorrentes. O enfoque de cenários de negócios para avaliar o potencial de TI nos fornece uma boa visibilidade sobre a escalabilidade de processos, uma vez que este enfoque foi concebido para medir exatamente este impacto da TI dentro das empresas. As organizações que apresentaram melhores índices de aproveitamento da TI, com base na avaliação dos diferentes cenários, automatizaram seus processos de negócios, conseguindo, com isso, aproveitar os benefícios da maior escalabilidade de seus processos de negócios. Para aplicar esses insights às empresas individuais, desenvolvemos o Scorecard de TI. Esse scorecard quantifica e controla o potencial de TI nas cinco importantes áreas funcionais analisadas pela pesquisa: vendas e marketing, finanças, operações, profissionais capacitados e infra-estrutura de TI. Uma empresa que tem um bom desempenho no Scorecard de TI acusa também uma elevada capacidade de escalar seus processos de negócios. Os processos podem ser escalados para atender às necessidades adaptação a ambientes em rápida transformação. Essas empresas podem se beneficiar de: Maior domínio e padronização dos processos, permitindo um melhor gerenciamento da complexidade intrínseca ao crescimento. Racionalização das operações, permitindo seu crescimento sem um aumento significativo do número de funcionários. Flexibilidade para o aproveitamento de novas oportunidades e respostas mais rápidas a mudanças externas. Maior visibilidade sobre os parâmetros críticos do negócio para que estes orientem importantes decisões gerenciais. As empresas que têm uma boa capacidade de escalar seus processos de negócios nem sempre estão plenamente conscientes dessa capacidade. Elas apenas percebem que seu crescimento é mais fácil. Entretanto, para as empresas que conscientemente assumem a integração da escalabilidade dos processos de negócios à estrutura corporativa e de TI, os resultados podem ser surpreendentes. A escalabilidade dos processos de negócios na prática. Para entender como a escalabilidade dos processos de negócios funciona nas empresas que assumem integralmente este processo, escolhemos algumas empresas de alto índice de crescimento para posterior análise. Nossos estudos de caso e exaustiva análise dos dados da pesquisa nos levaram a um modelo que descreve como as empresas utilizam a escalabilidade de processos de negócios para acelerar seu crescimento (v. Figura 1). Page 15 of 0.

16 Business Strategy Business Process Technology Implementation Profitable Sales Growth A data-driven vision of how to use the key economic and competitive levers in the business to drive success. Identifying the specific process changes needed to drive each key business lever. Implementing the process changes in software and systems. Figura 1: o processo de aplicação da TI no crescimento rentável das empresas. A repetição desse modelo ajuda as empresas a incorporar a escalabilidade dos processos de negócios. Veja o que ocorre quando uma infra-estrutura bem dimensionada de TI é implementada: Novos recursos e extensões de processos poderão ser mais facilmente integrados aos processos existentes. A geração, avaliação e implementação simplificadas de aperfeiçoamentos de processos, através de iniciativas de qualidade total e feedback de funcionários. Acesso mais ágil e eficiente a novas oportunidades de negócios pela expansão de novos processos de negócios habilitados pela TI. Monitoramento e controle simplificados de todo o portfólio de processos de negócios, com respostas mais ágeis às mudanças da empresa e do mercado. Os estudos de caso a seguir poderão ilustrar este modelo na prática. Ability to scale up the business at minimal incremental cost. Page 16 of 0.

17 Estudo de Caso 1: PrintingForLess.com (PFL) A PrintingForLess.com (PFL), uma gráfica sediada em Livingston, no Estado de Montana, é uma das empresas privadas de crescimento mais rápido nos Estados Unidos (há anos ela consta da lista INC 500 das empresas de mais rápido crescimento nos primeiros cinco anos). Em 004, informações dos sistemas automatizados de finanças e operações apontaram à administração da PFL que suas impressoras estavam operando a uma capacidade muito inferior à capacidade ideal, em decorrência de um processo de entrada de pedidos altamente confuso. Nos períodos de pico da demanda, a empresa tinha que dispensar pedidos, perdendo novos clientes e boas oportunidades de crescimento. Nos períodos de baixa demanda, a rentabilidade da empresa era sacrificada devido à ociosidade de um grande número de máquinas. Para sanar essa situação, a direção da PFL decidiu criar um sistema através do qual o fluxo de pedidos passaria a ser compartilhado com outras gráficas parceiras. Para que essa operação fosse bem sucedida, uma equipe multifuncional desenvolveu e documentou um novo processo que aproveitava os recursos de TI existentes. A partir da documentação deste processo, a equipe de TI rapidamente criou um novo Web site para seus parceiros. Este site estendia os sistemas de TI da PFL, redirecionando os pedidos para os parceiros com capacidade ociosa e vice-versa. Como resultado, a PFL conseguiu aumentar a capacidade de suas impressoras para 100%. A empresa também pôde se dar ao luxo de selecionar os pedidos dos clientes mais rentáveis. PFL Business Strategy Business Process Technology Implementation Profitable Sales Growth Vision: Increasing capacity utilization through leveraging partners. New work sorted for profit potential Lower profit work dispersed to partners. Implemented new order processing system Developed partner portal. Business achieves utilization of 100% of capacity: a dramatic increase in profitability. Figura 14: como a PFL conseguiu escalar seus processos de negócios através da TI, para aproveitar as melhores oportunidades de negócios Page 17 of 0.

18 IT Scorecard: PrintingForLess.com % 7% 5% 75% 10% 60% 40% 67% 0% 8% 4% 86% Overall Score Sales & Marketing Operations Finance Empowered Professionals IT Infrastructure Figura 15: O Scorecard de TI da PFL. Seguidos ciclos de inovação conseguiram aumentar o potencial de escalabilidade de processos de negócios da PFL nos últimos 6 anos. Page 18 of 0.

19 Estudo de Caso : Jack Wolfskin A Jack Wolfskin, atacadista de artigos esportivos sediada em Idstein, na Alemanha, é uma empresa com altos índices de crescimento e rentabilidade consistente. Em 004, a empresa foi convidada pela gigantesca Karstadt a conectar seus sistemas aos sistemas de reposição de estoques em tempo real daquela rede varejista. Antes, a reposição dos estoques da Wolfskin à Karstadt era feita duas vezes por ano. Atendendo às orientações da diretoria, a equipe de TI da Wolfskin lançou um novo projeto, denominado wolftalk, que aproveitou os recursos existentes de TI para se conectar ao sistema da Karstadt. A equipe utilizou o software de desenvolvimento de processos Microsoft Biztalk para criar, desenvolver e implementar as conexões ao sistema da Karstadt. Em apenas três meses, o wolftalk foi ativado com uma conexão em tempo real ao sistema de estoques do gigante varejista. Como conseqüência direta a essa iniciativa, os negócios da Wolfskin com a Karstadt simplesmente dobraram. Jack Wolfskin Business Strategy Grow through IT integration with key customer, Karstadt, the giant German retailer. Profitable Sales Growth Technology Implementation Business Process Build new real-time inventory replenishment system. A technology initiative, called wolftalk launched to build the connections to Karstadt s system. In three months, it was done. Orders through Karstadt doubled. Only one other company, Adidas, was able to integrate into Karstadt s system. Figura 16: A Jack Wolfskin utilizou a escalabilidade de processos pra criar um forte diferencial sobre a concorrência. IT Scorecard: Jack Wolfskin % 7% Overall Score 1% 75% Sales & Marketing 0% 80% Operations 10% 67% Finance 0% 8% Empowered Professionals 4% 57% IT Infrastructure Figura 17: O Scorecard de TI mostra como a Jack Wolfskin aumentou seu potencial de escalabilidade de processos. Page 19 of 0.

20 Conclusão O potencial de TI é um fator crítico para o crescimento das empresas. Nosso estudo envolvendo mais de 600 empresas globais de porte médio indica que o uso dos recursos de TI está diretamente relacionado ao crescimento rentável das empresas. Esse resultado foi comprovado tanto regionalmente, em empresas de produtos e serviços dos Estados Unidos, como internacionalmente, em empresas da Alemanha e do Brasil. Nossos dados indicam que a TI acelera o crescimento das empresas, por viabilizar o gerenciamento da complexidade dos processos de negócios, das organizações e dos respectivos modelos de negócios. As empresas com escalabilidade em seus processos de negócios conseguiram capitalizar melhor as oportunidades. A TI tem um impacto direto sobre esse processo. Ele é um ingrediente fundamental para o sucesso de longo prazo das empresas, representando muito mais que uma simples commodity que pouco acrescenta ao sucesso das empresas. A TI é, verdadeiramente, um fator crítico para o crescimento rentável das empresas. Page 0 of 0.

Por que a Tecnologia da Informação é importante em empresas de médio porte

Por que a Tecnologia da Informação é importante em empresas de médio porte 1º de setembro de 005 Por que a Tecnologia da Informação é importante em empresas de médio porte Porque ela permite o crescimento rentável dos negócios. Essa é a conclusão de um recente estudo global sobre

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor

Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor Transformação dos negócios de distribuição e os desafios do setor Geraldo Guimarães Jr Diretor para Indústria de Utilities SAP para Utilities Liderança Global no Setor Maior Provedor de Soluções e Aplicações

Leia mais

Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente. Uma experiência mais sincronizada, automatizada e rentável em cada fase da jornada do cliente.

Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente. Uma experiência mais sincronizada, automatizada e rentável em cada fase da jornada do cliente. Gerenciamento de Ciclo de Vida do Cliente Uma experiência mais sincronizada, automatizada e rentável em cada fase da jornada do cliente. As interações com os clientes vão além de vários produtos, tecnologias

Leia mais

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS?

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR NUVEM PARA SEUS APLICATIVOS? As ofertas de nuvem pública proliferaram, e a nuvem privada se popularizou. Agora, é uma questão de como aproveitar o potencial

Leia mais

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Redesenhando a forma como empresas operam e envolvem seus clientes e colaboradores no mundo digital. Comece > Você pode construir de fato uma

Leia mais

Excelência operacional

Excelência operacional Excelência operacional o pilar para obter um crescimento lucrativo na Colômbia POR: DAVID MONROY E ROBERTO PALACIOS, SINTEC Siga-nos: @Perspectiva Sintec @Sintec_ @PerspectivaSintec Introdução Toda empresa

Leia mais

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011

gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 gerenciando o desempenho de serviços em uma empresa conectada na nuvem CA Business Service Insight Julho de 2011 a computação na nuvem está presente em todos os lugares e está crescendo 72% das empresas

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

Hermes Management Consulting T: +54 11 4393 2019 www.hermesmc.com.ar

Hermes Management Consulting T: +54 11 4393 2019 www.hermesmc.com.ar Análise dos custos nas agências de viagem e formas de aperfeiçoamento do setor Hermes Management Consulting T: +54 11 4393 2019 www.hermesmc.com.ar Análise dos custos nas agências de viagem e formas de

Leia mais

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR CLOUD PARA AS SUAS APLICAÇÕES?

PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR CLOUD PARA AS SUAS APLICAÇÕES? PÚBLICA, PRIVADA OU HÍBRIDA: QUAL É A MELHOR CLOUD PARA AS SUAS APLICAÇÕES? As ofertas de cloud pública proliferaram e a cloud privada popularizou-se. Agora, é uma questão de como aproveitar o potencial

Leia mais

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada

Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Insight completo sobre IDG/Oracle Relatório de pesquisa de SOA Ferramentas unificadas de SOA alinham negócios e TI IDG Research aponta grandes ganhos potenciais a partir de uma solução integrada Alinhamento

Leia mais

Solução CA Technologies Garante Entrega de Novo Serviço de Notícias do Jornal Valor Econômico

Solução CA Technologies Garante Entrega de Novo Serviço de Notícias do Jornal Valor Econômico CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Solução CA Technologies Garante Entrega de Novo Serviço de Notícias do Jornal Valor Econômico PERFIL DO CLIENTE Indústria: Mídia Companhia: Valor Econômico Funcionários:

Leia mais

SYSTIMAX Solutions. imvisiontm. Gestão de Infraestrutura. Simplificada.

SYSTIMAX Solutions. imvisiontm. Gestão de Infraestrutura. Simplificada. SYSTIMAX Solutions imvisiontm. Gestão de Infraestrutura. Simplificada. 1 Toda rede deve ser administrada. A questão é COMO? A visão: Conseguir o sucesso comercial a partir de uma melhor administração de

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

AT&S Ganha Eficiência e Agilidade de Negócio com Melhor Gestão de TI

AT&S Ganha Eficiência e Agilidade de Negócio com Melhor Gestão de TI CUSTOMER SUCCESS STORY Março 2014 AT&S Ganha Eficiência e Agilidade de Negócio com Melhor Gestão de TI PERFIL DO CLIENTE Indústria: Manufatura Empresa: AT&S Funcionários: 7.500 Faturamento: 542 milhões

Leia mais

WORKER SISTEMA COMERCIAL PARA COMÉRCIO VAREJISTA E PRESTADORES DE SERVIÇO

WORKER SISTEMA COMERCIAL PARA COMÉRCIO VAREJISTA E PRESTADORES DE SERVIÇO WORKER SISTEMA COMERCIAL PARA COMÉRCIO VAREJISTA E PRESTADORES DE SERVIÇO VILAS BOAS, M. A. A. 1 ; GOMES, E. Y. 2 1- Graduando em Sistemas de Informação na FAP - Faculdade de Apucarana 2- Docente do Curso

Leia mais

Governança de TI. Importância para as áreas de Auditoria e Compliance. Maio de 2011. IT Governance Discussion

Governança de TI. Importância para as áreas de Auditoria e Compliance. Maio de 2011. IT Governance Discussion Governança de TI Importância para as áreas de Auditoria e Compliance Maio de 2011 Page 1 É esperado de TI mais do que deixar o sistema no ar. Page 2 O que mudou o Papel de TI? Aumento de riscos e de expectativas

Leia mais

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB)

A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação. O que significa para a TI e a linha de negócios (LOB) A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação Maio de 2014 O novo comprador de tecnologia e a mentalidade de aquisição Existe hoje um novo comprador de tecnologia da informação Esse comprador

Leia mais

Questão em foco: O ROI do Gerenciamento de Portfólio de Produto. O Guia para prever o retorno do investimento do PPM

Questão em foco: O ROI do Gerenciamento de Portfólio de Produto. O Guia para prever o retorno do investimento do PPM Questão em foco: O ROI do Gerenciamento de Portfólio de Produto O Guia para prever o retorno do investimento do PPM Tech-Clarity, Inc. 2008 Sumário Introdução à questão... 3 Cálculo dos benefícios do Gerenciamento

Leia mais

2.3. ORGANIZAÇÕES E GESTÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2.3. ORGANIZAÇÕES E GESTÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2.3. ORGANIZAÇÕES E GESTÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO As Empresas e os Sistemas Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede a soma de

Leia mais

PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO. ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br

PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO. ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br POR QUE ESCREVEMOS ESTE E-BOOK? Nosso objetivo com este e-book é mostrar como a Gestão de Processos

Leia mais

Mais tempo para ser o empreendedor. E não o cara da TI

Mais tempo para ser o empreendedor. E não o cara da TI Mais tempo para ser o empreendedor. E não o cara da TI Office 365 muda rotina e aumenta a produtividade do maior portal de e-commerce de artigos de dança do Brasil A Mundo Dança nasceu há cinco anos a

Leia mais

A medição do desempenho na cadeia de suprimentos JIT e compras

A medição do desempenho na cadeia de suprimentos JIT e compras A medição do desempenho na cadeia de suprimentos JIT e compras Medição do desempenho na cadeia de suprimentos Medição do desempenho Sob a perspectiva da gestão da produção, o desempenho pode ser definido

Leia mais

Consolidação inteligente de servidores com o System Center

Consolidação inteligente de servidores com o System Center Consolidação de servidores por meio da virtualização Determinação do local dos sistemas convidados: a necessidade de determinar o melhor host de virtualização que possa lidar com os requisitos do sistema

Leia mais

BPM (Business Process Management)

BPM (Business Process Management) Instituto Superior de Economia e Gestão Ano lectivo 2007/2008 Cadeira de Tecnologias de Informação BPM (Business Process Management) Planeamento e Controlo de Gestão Baseados nos Processos de Negócio José

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO

GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO PMI PULSO DA PROFISSÃO RELATÓRIO DETALHADO GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Destaques do Estudo As organizações mais bem-sucedidas serão aquelas que encontrarão formas de se diferenciar. As organizações estão

Leia mais

NCR CONNECTIONS. CxBanking

NCR CONNECTIONS. CxBanking CxBanking NCR CONNECTIONS Nossa soluc a o multicanal permite aos bancos implementar rapidamente servic os empresariais personalizados em canais fi sicos e digitais. Um guia de soluções da NCR Visão geral

Leia mais

Horizons. O impacto financeiro da consumerização de TI As 10 principais percepções do Cisco IBSG Horizons Study. Introdução

Horizons. O impacto financeiro da consumerização de TI As 10 principais percepções do Cisco IBSG Horizons Study. Introdução O impacto financeiro da consumerização de TI As 10 principais percepções do Study Jeff Loucks/Richard Medcalf Lauren Buckalew/Fabio Faria O número de dispositivos de consumerização de TI nos seis países

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu. Gestão e Tecnologia da Informação

PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu. Gestão e Tecnologia da Informação IETEC - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu Gestão e Tecnologia da Informação BAM: Analisando Negócios e Serviços em Tempo Real Daniel Leôncio Domingos Fernando Silva Guimarães Resumo

Leia mais

BUSINESS PARTNER EMC SERVICES PARTNER PROGRAM ESCOLHA. FLEXIBILIDADE. OPORTUNIDADE.

BUSINESS PARTNER EMC SERVICES PARTNER PROGRAM ESCOLHA. FLEXIBILIDADE. OPORTUNIDADE. BUSINESS PARTNER EMC SERVICES PARTNER PROGRAM ESCOLHA. FLEXIBILIDADE. OPORTUNIDADE. TRANSFORME SEU RELACIONAMENTO COM O CLIENTE E SUA RENTABILIDADE O EMC Services Partner Program fornece aos parceiros

Leia mais

Estratégia para o Mundo conectado caso Sicoob

Estratégia para o Mundo conectado caso Sicoob Estratégia para o Mundo conectado caso Sicoob Cristina Adib cadib@br.ibm.com Edson Lisboa edson.rodrigues@sicoob.com.br 2014 IBM Corporation As organizações de hoje estão enfrentando muitos FATORES INCONTROLÁVEIS

Leia mais

INOVANDO UM PROCESSO DE SERVIÇOS DE TI COM AS BOAS PRÁTICAS DO ITIL E USO DE BPMS

INOVANDO UM PROCESSO DE SERVIÇOS DE TI COM AS BOAS PRÁTICAS DO ITIL E USO DE BPMS INOVANDO UM PROCESSO DE SERVIÇOS DE TI COM AS BOAS PRÁTICAS DO ITIL E USO DE BPMS Cilene Loisa Assmann (UNISC) cilenea@unisc.br Este estudo de caso tem como objetivo trazer a experiência de implantação

Leia mais

Programa de Serviços

Programa de Serviços Programa de Serviços Um Parceiro da Heidelberg Sucesso e segurança para o convertedor de rótulos A maior diversidade de substrato. Um marca de qualidade emerge: um sistema de máquina Gallus garante a mais

Leia mais

GESTÃO DE TI NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

GESTÃO DE TI NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS GESTÃO DE TI NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS WALLACE BORGES CRISTO 1 JOÃO CARLOS PEIXOTO FERREIRA 2 João Paulo Coelho Furtado 3 RESUMO A Tecnologia da Informação (TI) está presente em todas as áreas de

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Como obter resultados em TI com gestão e governança efetivas direcionadas a estratégia do negócio?

Como obter resultados em TI com gestão e governança efetivas direcionadas a estratégia do negócio? Como obter resultados em TI com gestão e governança efetivas direcionadas a estratégia do negócio? A Tecnologia da Informação vem evoluindo constantemente, e as empresas seja qual for seu porte estão cada

Leia mais

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva

Resumo da solução SAP SAP Technology SAP Afaria. Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva da solução SAP SAP Technology SAP Afaria Objetivos Gestão da mobilidade empresarial como vantagem competitiva Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos Simplifique a gestão de dispositivos e aplicativos

Leia mais

Liderança e tecnologia: uma comparação do custo total de propriedade de Comunicações unificadas e Colaboração

Liderança e tecnologia: uma comparação do custo total de propriedade de Comunicações unificadas e Colaboração WHITE PAPER Liderança e tecnologia: uma comparação do custo total de propriedade de Comunicações unificadas e Colaboração Patrocinado pela Cisco Systems, Inc setembro de 2013 Resumo executivo As empresas

Leia mais

Estratégias para avaliação da segurança da computação em nuvens

Estratégias para avaliação da segurança da computação em nuvens Academia de Tecnologia da IBM White paper de liderança de pensamento Novembro de 2010 Estratégias para avaliação da segurança da computação em nuvens 2 Proteção da nuvem: do desenvolvimento da estratégia

Leia mais

CobiT 4.01 OBJETIVOS DE CONTROLE PARA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS RELACIONADAS

CobiT 4.01 OBJETIVOS DE CONTROLE PARA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS RELACIONADAS CobiT 4.01 OBJETIVOS DE CONTROLE PARA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS RELACIONADAS METODOLOGIA DE AUDITORIA PARA AVALIAÇÃO DE CONTROLES E CUMPRIMENTO DE PROCESSOS DE TI NARDON, NASI AUDITORES E CONSULTORES CobiT

Leia mais

Terceirização de Serviços de TI

Terceirização de Serviços de TI Terceirização de Serviços de TI A visão do Cliente PACS Quality Informática Ltda. 1 Agenda Terceirização: Perspectivas históricas A Terceirização como ferramenta estratégica Terceirização: O caso específico

Leia mais

Os obstáculos da aplicação de TI nas pequenas empresas

Os obstáculos da aplicação de TI nas pequenas empresas Os obstáculos da aplicação de TI nas pequenas empresas Ricardo Roberto de Lima UNIBRATEC-PB João Pessoa - PB ricardoricrob@hotmail.com RESUMO O referido artigo visa ilustrar, de forma prática e rápida,

Leia mais

- Como utilizar essas medidas para analisar, melhorar e controlar o desempenho da cadeia de suprimentos?

- Como utilizar essas medidas para analisar, melhorar e controlar o desempenho da cadeia de suprimentos? Fascículo 5 A medição do desempenho na cadeia de suprimentos Com o surgimento das cadeias de suprimento (Supply Chain), a competição no mercado tende a ocorrer cada vez mais entre cadeias produtivas e

Leia mais

Itaú BBA protege operações e transações financeiras com soluções CA Service Assurance

Itaú BBA protege operações e transações financeiras com soluções CA Service Assurance CUSTOMER SUCCESS STORY Itaú BBA protege operações e transações financeiras com soluções CA Service Assurance PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços Financeiros Companhia: Itaú BBA Grupo Itaú Unibanco Empregados:

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

GOVERNANÇA DE ACESSO E IDENTIDADE ORIENTADA AOS NEGÓCIOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA NOVA ABORDAGEM

GOVERNANÇA DE ACESSO E IDENTIDADE ORIENTADA AOS NEGÓCIOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA NOVA ABORDAGEM GOVERNANÇA DE ACESSO E IDENTIDADE ORIENTADA AOS NEGÓCIOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA NOVA ABORDAGEM RESUMO Há anos, os gerentes de segurança das informações e de linhas de negócios sabem, intuitivamente, que

Leia mais

Adapte. Envolva. Capacite.

Adapte. Envolva. Capacite. Adapte. Envolva. Capacite. Ganhe produtividade em um Ambiente de trabalho digital #DigitalMeetsWork Os benefícios de um ambiente de trabalho digital têm impacto na competitividade do negócio. Empresas

Leia mais

Uma visão abrangente dos negócios. Solução para superar barreiras e otimizar recursos na sua empresa

Uma visão abrangente dos negócios. Solução para superar barreiras e otimizar recursos na sua empresa Uma visão abrangente dos negócios Solução para superar barreiras e otimizar recursos na sua empresa Negócios sem barreiras O fenômeno da globalização tornou o mercado mais interconectado e rico em oportunidades.

Leia mais

IBM Software IBM Business Process Manager Simples e Poderoso

IBM Software IBM Business Process Manager Simples e Poderoso IBM Software IBM Business Process Manager Simples e Poderoso Uma única plataforma BPM que oferece total visibilidade e gerenciamento de seus processos de negócios 2 IBM Business Process Manager Simples

Leia mais

EMC Consulting. Estratégia visionária, resultados práticos. Quando a informação se reúne, seu mundo avança.

EMC Consulting. Estratégia visionária, resultados práticos. Quando a informação se reúne, seu mundo avança. EMC Consulting Estratégia visionária, resultados práticos Quando a informação se reúne, seu mundo avança. Alinhando TI aos objetivos de negócios. As decisões de TI de hoje devem basear-se em critérios

Leia mais

GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT

GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT Angélica A. da Silva, Regiani R.Nunes e Sabrina R. de Carvalho 1 Tathiana Barrére Sistemas de Informação AEDB - Associação Educacional Dom Bosco RESUMO Esta sendo

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 2.1. COMPETINDO COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Fundamentos da Vantagem Estratégica ou competitiva Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de tecnologias que apoiam

Leia mais

Implementação rápida do modelo Balanced Scorecard (BSC) nas empresas de seguros

Implementação rápida do modelo Balanced Scorecard (BSC) nas empresas de seguros Implementação rápida do modelo Balanced Scorecard (BSC) nas empresas de seguros Uma evolução nos sistemas de controle gerencial e de planejamento estratégico Francisco Galiza Roteiro Básico 1 SUMÁRIO:

Leia mais

SAP Excelência Operacional & Inovação. Daniel Bio Setembro 2013

SAP Excelência Operacional & Inovação. Daniel Bio Setembro 2013 SAP Excelência Operacional & Inovação Daniel Bio Setembro 2013 Portfolio de informações atualmente Fragmentado, antigo e não orientado ao usuário Serviço ao Consumidor Gerente de Vendas Finanças e Operações

Leia mais

Transforme. Transforme a TI. a empresa. Três imperativos da TI para a transformação da empresa realizada pelo CIO em um mundo dinâmico.

Transforme. Transforme a TI. a empresa. Três imperativos da TI para a transformação da empresa realizada pelo CIO em um mundo dinâmico. TECH DOSSIER Transforme a TI Transforme a empresa Três imperativos da TI para a transformação da empresa realizada pelo CIO em um mundo dinâmico. Consolidar para conduzir a visibilidade da empresa e a

Leia mais

efagundes com GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4

efagundes com GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4 GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4 1 CobIT Modelo abrangente aplicável para a auditoria e controle de processo de TI, desde o planejamento da tecnologia até a monitoração e auditoria de

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO. Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO. Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Guia de Estudo Vamos utilizar para a nossa disciplina de Modelagem de Processos com BPM o guia

Leia mais

Administração de Ativos de TI. Prof. André Montevecchi

Administração de Ativos de TI. Prof. André Montevecchi Administração de Ativos de TI Prof. André Montevecchi Introdução a ITIL Em um mundo altamente competitivo, de mudanças constantes e inesperadas, é preciso ter flexibilidade e agilidade suficientes para

Leia mais

Transformação do call center. Crie interações com o cliente mais lucrativas e agregue valor adicionando insights e eficiência em todas as chamadas.

Transformação do call center. Crie interações com o cliente mais lucrativas e agregue valor adicionando insights e eficiência em todas as chamadas. Transformação do call center Crie interações com o cliente mais lucrativas e agregue valor adicionando insights e eficiência em todas as chamadas. Lucre com a atenção exclusiva de seus clientes. Agora,

Leia mais

Visão Geral dos Sistemas de Informação

Visão Geral dos Sistemas de Informação Visão Geral dos Sistemas de Informação Existem muitos tipos de sistemas de informação no mundo real. Todos eles utilizam recursos de hardware, software, rede e pessoas para transformar os recursos de dados

Leia mais

Detecção e investigação de ameaças avançadas. VISÃO GERAL

Detecção e investigação de ameaças avançadas. VISÃO GERAL Detecção e investigação de ameaças avançadas. VISÃO GERAL DESTAQUES Introdução ao RSA Security Analytics, que oferece: Monitoramento da segurança Investigação de incidente Geração de relatórios de conformidade

Leia mais

O PARADOXO DOS CEOS Por que os CEOs têm que estar nas Redes Sociais. Mauro Segura 4 de Setembro de 2012

O PARADOXO DOS CEOS Por que os CEOs têm que estar nas Redes Sociais. Mauro Segura 4 de Setembro de 2012 O PARADOXO DOS CEOS Por que os CEOs têm que estar nas Redes Sociais Mauro Segura 4 de Setembro de 2012 1 IBM Institute for Business Value 2 2012 IBM Corporation IBM Institute for Business Value The Global

Leia mais

ALESSANDRO PEREIRA DOS REIS PAULO CESAR CASTRO DE ALMEIDA ENGENHARIA DE SOFTWARE - CAPABILITY MATURITY MODEL INTEGRATION (CMMI)

ALESSANDRO PEREIRA DOS REIS PAULO CESAR CASTRO DE ALMEIDA ENGENHARIA DE SOFTWARE - CAPABILITY MATURITY MODEL INTEGRATION (CMMI) ALESSANDRO PEREIRA DOS REIS PAULO CESAR CASTRO DE ALMEIDA ENGENHARIA DE SOFTWARE - CAPABILITY MATURITY MODEL INTEGRATION (CMMI) APARECIDA DE GOIÂNIA 2014 LISTA DE TABELAS Tabela 1 Áreas de processo por

Leia mais

Resumo. Sobre a Produtivit Quem somos Missão, Visão e Valores O que fazemos Como fazemos Especialidades Parcerias Cases Clientes

Resumo. Sobre a Produtivit Quem somos Missão, Visão e Valores O que fazemos Como fazemos Especialidades Parcerias Cases Clientes Resumo Sobre a Produtivit Quem somos Missão, Visão e Valores O que fazemos Como fazemos Especialidades Parcerias Cases Clientes Sobre a Produtivit Fundada em 2009, a Produtivit é uma empresa capixaba que

Leia mais

WWW.WIPRO.COM A WIPRO NO BRASIL. Habilitando Os Clientes A Fazerem Negócios Melhor. DO BUSINESS BETTER

WWW.WIPRO.COM A WIPRO NO BRASIL. Habilitando Os Clientes A Fazerem Negócios Melhor. DO BUSINESS BETTER WWW.WIPRO.COM A WIPRO NO BRASIL Habilitando Os Clientes A Fazerem Negócios Melhor. DO BUSINESS BETTER A WIPRO NO BRASIL O Brasil esteve sob o foco da Wipro desde 2006, quando a companhia iniciou as suas

Leia mais

PORTIFÓLIO DE CONSULTORIA E ASSESSORIA

PORTIFÓLIO DE CONSULTORIA E ASSESSORIA PORTIFÓLIO DE CONSULTORIA E ASSESSORIA SUMÁRIO DE PROJETOS WORKFLOW... 03 ALINHAMENTO ESTRATÉGICO... 04 IDENTIDADE CORPORATIVA... 04 GESTÃO DE COMPETÊNCIAS... 05 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO... 05 REMUNERAÇÃO...

Leia mais

Professor: Conrado Frassini cfrassini@uol.com.br

Professor: Conrado Frassini cfrassini@uol.com.br Governança de TI e ISO20000 Quo Vadis TI? quinta-feira, 14 de agosto de 2008, 17h09 A área de Tecnologia da Informação vem sofrendo mudanças profundas e esse fenômeno aumentará nos próximos anos. Além

Leia mais

e-business Novas Tendências Tecnologias da Informação com aplicabilidade ao RH

e-business Novas Tendências Tecnologias da Informação com aplicabilidade ao RH Tecnologias da Informação com aplicabilidade ao RH e-rh / Recursos Humanos Virtual Novas Tendências Como já foi visto com o advento da globalização e do crescimento da tecnologia e a difusão da Internet,

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Lógica de Programação Sistema de Informação Sistemas de Informação em Negócios e SIG Francisco Rodrigues Sistemas de Informação em Negócios Ajudam os funcionários na execução das tarefas, principalmente

Leia mais

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI)

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) 1. Funcionamento do EDI 2. EDI tradicional X WEB EDI 3. EDI Tradicional 4. WEB EDI Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) EDI: Electronic Data Interchange Troca

Leia mais

PRIMAVERA PORTFOLIO MANAGEMENT DA ORACLE

PRIMAVERA PORTFOLIO MANAGEMENT DA ORACLE PRIMAVERA PORTFOLIO MANAGEMENT DA ORACLE RECURSOS GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO Entrega valor por meio de uma abordagem de estratégia em primeiro lugar para selecionar o conjunto ideal de investimentos Aproveita

Leia mais

Módulo 4. Visão geral dos controles do COBIT aplicáveis para implantação da Sarbanes, o papel de TI, a importância dos softwares e exercícios

Módulo 4. Visão geral dos controles do COBIT aplicáveis para implantação da Sarbanes, o papel de TI, a importância dos softwares e exercícios Módulo 4 Visão geral dos controles do COBIT aplicáveis para implantação da Sarbanes, o papel de TI, a importância dos softwares e exercícios Estruturas e Metodologias de controle adotadas na Sarbanes COBIT

Leia mais

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Companhia: CPM Braxis Capgemini Empregados: 6500+ Faturamento:

Leia mais

SKF é uma marca comercial registrada do Grupo SKF.

SKF é uma marca comercial registrada do Grupo SKF. SKF é uma marca comercial registrada do Grupo SKF. SKF 2011 Os direitos autorais desta publicação pertencem ao editor e seu conteúdo não pode ser reproduzido (mesmo em parte) sem uma permissão por escrito.

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. Prof. Luís s Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL ITIL

Governança de TI. ITIL v.2&3. Prof. Luís s Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL ITIL Governança de TI ITIL v.2&3 Prof. Luís s Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL ITIL Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços Gerenciamento

Leia mais

RESUMO DA SOLUÇÃO Aperfeiçoando o planejamento de capacidade com o uso do gerenciamento de desempenho de aplicativos

RESUMO DA SOLUÇÃO Aperfeiçoando o planejamento de capacidade com o uso do gerenciamento de desempenho de aplicativos RESUMO DA SOLUÇÃO Aperfeiçoando o planejamento de capacidade com o uso do gerenciamento de desempenho de aplicativos como posso assegurar uma experiência excepcional para o usuário final com aplicativos

Leia mais

Simplifique: consolidando a gestão do ambiente de trabalho do usuário final

Simplifique: consolidando a gestão do ambiente de trabalho do usuário final Simplifique: consolidando a gestão do ambiente de trabalho do usuário final Para muitas organizações, a rápida proliferação das tecnologias para o usuário final tem demonstrado uma ambigüidade em seus

Leia mais

Introdução. A Internet de Todas as Coisas está pronta para gerar pelo menos US$ 613 bilhões em lucros empresariais mundiais no. ano de 2013.

Introdução. A Internet de Todas as Coisas está pronta para gerar pelo menos US$ 613 bilhões em lucros empresariais mundiais no. ano de 2013. Internet de Todas as Coisas (IoE). 10 principais descobertas da Pesquisa Índice de valor da IoE da Cisco com 7.500 responsáveis pela tomada de decisão em 12 países Joseph Bradley Jeff Loucks Andy Noronha

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

Estratégia De Diferenciação Competitiva Através Do Marketing De Relacionamento. Profa. Dra. Maria Isabel Franco Barretto

Estratégia De Diferenciação Competitiva Através Do Marketing De Relacionamento. Profa. Dra. Maria Isabel Franco Barretto Estratégia De Diferenciação Competitiva Através Do Marketing De Relacionamento Profa. Dra. Maria Isabel Franco Barretto CURRÍCULO DO PROFESSOR Administradora com mestrado e doutorado em engenharia de produção

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Melhores Práticas em TI

Melhores Práticas em TI Melhores Práticas em TI Referências Implantando a Governança de TI - Da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços - 2ª Edição Edição - AGUINALDO ARAGON FERNANDES, VLADIMIR FERRAZ DE ABREU. An Introductory

Leia mais

Sicredi Aprimora Monitoramento de Data Center Com o CA DCIM

Sicredi Aprimora Monitoramento de Data Center Com o CA DCIM CUSTOMER SUCCESS STORY SETEMBRO 2013 Sicredi Aprimora Monitoramento de Data Center Com o CA DCIM CUSTOMER LOGO HERE EMPRESA O Sicredi é um dos maiores sistemas de crédito cooperativo do Brasil. Presente

Leia mais

Projeto: GUGST 2015 Relevância de Temas. Fevereiro 2015

Projeto: GUGST 2015 Relevância de Temas. Fevereiro 2015 Projeto: GUGST 2015 Relevância de Temas Fevereiro 2015 O GUGST Grupo de Usuários de Gestão de Serviços de Terceiros foi idealizado no ano de 2009 como um fórum aberto e gratuito, para discussão e troca

Leia mais

Identificação rápida de gargalos Uma forma mais eficiente de realizar testes de carga. Um artigo técnico da Oracle Junho de 2009

Identificação rápida de gargalos Uma forma mais eficiente de realizar testes de carga. Um artigo técnico da Oracle Junho de 2009 Identificação rápida de gargalos Uma forma mais eficiente de realizar testes de carga Um artigo técnico da Oracle Junho de 2009 Identificação rápida de gargalos Uma forma mais eficiente de realizar testes

Leia mais

Estratégias de Pesquisa

Estratégias de Pesquisa Estratégias de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Survey Design e Criação Estudo de Caso Pesquisa Ação Experimento

Leia mais

O Valor da TI. Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação. Conhecimento em Tecnologia da Informação

O Valor da TI. Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação O Valor da TI Introduzindo os conceitos do Val IT para mensuração do valor de Tecnologia da Informação 2010 Bridge Consulting

Leia mais

IBM WebSphere Business Monitor

IBM WebSphere Business Monitor Obtenha visibilidade em tempo real do desempenho dos processos de negócios IBM WebSphere Business Monitor Fornece aos usuários de negócios uma visão abrangente e em tempo real do desempenho dos processos

Leia mais

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado

Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Mídias sociais nas empresas O relacionamento online com o mercado Maio de 2010 Conteúdo Introdução...4 Principais conclusões...5 Dados adicionais da pesquisa...14 Nossas ofertas de serviços em mídias sociais...21

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando

Leia mais

Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável de Suporte

Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável de Suporte IBM Global Technology Services Manutenção e suporte técnico Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável de Suporte Uma abordagem inovadora em suporte técnico 2 Crescendo e Inovando com um Parceiro Confiável

Leia mais

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing)

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Transforme suas comunicações mais lidas em participações multicanais altamente direcionadas que reduzem custos, aumentam a satisfação do cliente e geram

Leia mais

Prof. Lucas Santiago

Prof. Lucas Santiago Classificação e Tipos de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação Prof. Lucas Santiago Classificação e Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação são classificados por

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. CRM e AFV

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. CRM e AFV Bloco Comercial CRM e AFV Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre os Módulos CRM e AFV, que fazem parte do Bloco Comercial. Todas informações aqui disponibilizadas foram retiradas

Leia mais

práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social

práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social práticas recomendadas Cinco maneiras de manter os recrutadores à frente da curva social Não há dúvidas de que as tecnologias sociais têm um impacto substancial no modo como as empresas funcionam atualmente.

Leia mais

Reduza custos. Potencialize o valor da TI em seus negócios.

Reduza custos. Potencialize o valor da TI em seus negócios. Reduza custos. Potencialize o valor da TI em seus negócios. Autor: Douglas Marcos da Silva 7 Sumário Executivo Nas últimas décadas, a evolução tecnológica, a interdependência dos mercados e a intensificação

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Forefront Server Security Management Console: Gerenciamento Simplificado da Segurança para Mensagens e Colaboração White Paper

Forefront Server Security Management Console: Gerenciamento Simplificado da Segurança para Mensagens e Colaboração White Paper Forefront Server Security Management Console: Gerenciamento Simplificado da Segurança para Mensagens e Colaboração White Paper Outubro de 2007 Resumo Este white paper explica a função do Forefront Server

Leia mais