APLICAÇÃO DA METAHEURÍSTICA COLÔNIA DE FORMIGAS AO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APLICAÇÃO DA METAHEURÍSTICA COLÔNIA DE FORMIGAS AO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS"

Transcrição

1 APLICAÇÃO DA METAHEURÍSTICA COLÔNIA DE FORMIGAS AO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS Mirlam Moro Lombardi e Jean Eduardo Glazar Departamento de Ciência da Computação Faculdade de Aracruz Uniaracruz {mirlam, jean}@fsjb.edu.br RESUMO Este trabalho aborda uma solução para o Problema de Roteamento de Veículos (PRV), com um depósito central, frota homogênea e ilimitada, distâncias euclidianas e sem direção. O objetivo é atender à demanda de determinados clientes, com a menor distância possível. Para resolver esse problema, optou-se pelo uso da metaheurística Colônia de Formigas (Ant Colony), que se baseia no comportamento das formigas em busca de alimento. Foram realizados testes computacionais com alguns problemastestes encontrados na literatura e os resultados são comparados com os melhores resultados também encontrados na literatura. Palavras-chave: Roteamento de veículos. Metaheurísticas. Colônia de formigas. ABSTRACT This paper approaches a solution for the Vehicle Routing Problem, with a central deposit, homogeneous and limitless fleet, Euclidean distances and without direction. The objective is to take care of to the demand of definitive customers, minimizing the distance. To solve this problem, it was used the metaheuristic Ant Colony, that it is based on the behavior of the ants in food search. Computational tests with some problem-tests found in literature had been carried through and the results are compared with the best ones resulted, also found in literature. Keywords: Vehicle routing. Metaheuristics. Ant colony.

2 2 INTRODUÇÃO Os custos na distribuição física de produtos vêm ganhando atenção especial nas últimas décadas, sendo a sua minimização um fator importante para que empresas passem a atuar de forma mais efetiva, ganhando mercado. Sendo assim, uma das etapas da distribuição física consiste em elaborar rotas de distribuição nas quais veículos devem operar realizando tarefas de coleta ou entrega de mercadoria. Com isso, faz-se necessário obter rotas com o menor custo possível. Entretanto, obter o conjunto de rotas que apresente o menor custo não é uma tarefa simples. Métodos exatos necessitam de muito tempo e, dependendo do problema, não conseguem definir o conjunto de rotas (solução ótima). Nesse caso, recorre-se à heurísticas e metaheurísticas que resolvem o problema em um tempo polinomial, mas, por outro lado, não garantem a obtenção da solução ótima. Neste trabalho, considera-se o problema de roteamento de veículos simples, comumente chamado de PRV, que pode ser caracterizado da seguinte maneira: a) possui um depósito central; b) frota homogênea e ilimitada; c) distâncias euclidianas e sem direção (mão e contra-mão). O objetivo do PRV é atender à demanda de determinados clientes, com a menor distância possível. O PRV pertence à classe NP Completo é extremamente difícil de ser resolvido. Sendo assim, é possível obter boas soluções para problemas dessa classe com o uso de heurísticas ou metaheurísticas, conforme citado acima. Neste trabalho, optou-se pelo uso da metaheurística Colônia de Formigas (Ant Colony). A metaheurística Colônia de Formigas se baseia no comportamento das formigas em busca de alimento. Nessa metaheurística, há uma colônia de formigas artificiais que cooperam entre si, com o objetivo de encontrar boas soluções para o problema. A essência da metaheurística é justamente a cooperação entre as formigas, que são nada mais que agentes inteligentes, que atuam na varredura do espaço de busca procurando a solução ótima.

3 3 Foram realizados experimentos computacionais com alguns problemas-testes encontrados na literatura e os resultados foram comparados com os melhores resultados encontrados na literatura. A metaheurística apresentou resultados interessantes ficando próxima dos melhores resultados da literatura, principalmente para problemas com 50 clientes. O PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS (PRV) Considere n clientes, cada um com uma demanda de mercadorias. As mercadorias são entregues a partir de um depósito por uma frota de veículos. No PRV clássico, os veículos partem de um único depósito para atender à demanda dos clientes até que se esgote a capacidade de carga do veículo, retornando para o depósito central. Nesse modelo, os veículos possuem a mesma capacidade de carga e o número de veículos é ilimitado. Considera-se ainda a distância euclidiana entre os clientes e o depósito, ou seja, somente a distância em linha reta entre dois pontos. Nesse modelo, faz-se necessário, também, levar em consideração algumas restrições: a) um veículo tem que atender à demanda total de um cliente; b) a quantidade de mercadorias a ser entregue por um veículo não poderá ser maior que a sua capacidade de carga; c) todos os clientes devem ser atendidos. Na Figura 1, é mostrado um exemplo do modelo de roteamento de veículos, onde o quadrado corresponde ao depósito, os círculos representam os clientes e as setas indicam a seqüência de visitas realizadas pelos veículos. O objetivo do PRV é elaborar rotas para os veículos, determinando quais clientes devem ser atendidos e a seqüência de atendimentos de forma a não violar as restrições, otimizando alguma função objetivo, que pode ser: minimizar a distância total (ou tempo gasto) por todos os veículos, ou minimizar o número de veículos e, desse número mínimo, minimizar a distância total ou, ainda, minimizar a combinação dos custos dos veículos e distância percorrida.

4 4 Figura 1. Exemplo de representação do PRV COLÔNIA DE FORMIGAS (ANT COLONY) A metaheurística Colônia de Formigas (Ant Colony) foi proposta como uma abordagem multiagente para a resolução de problemas de otimização combinatória (DORIGO; CARO, 1999). Nessa metaheurística, um conjunto de agentes, chamados formigas artificiais, ou simplesmente formigas, buscam em paralelo boas soluções para o problema (DORIGO et al., 1991). Ela foi proposta a partir de experimentos e observações de uma colônia de formigas real, baseando-se no comportamento das formigas em busca de alimento. Esse comportamento permite que as formigas encontrem os trajetos mais curtos entre fontes de alimento e seu ninho (GOSS et al., 1989). Ao andar da fonte de alimento até o ninho e vice-versa, as formigas depositam uma substância chamada feromônio no caminho. É com base nessa substância que outras formigas decidem sobre qual sentido seguir. Os trajetos mais prováveis são marcados por concentrações mais fortes de feromônio. Esse comportamento natural é a base para uma interação cooperativa que conduz as formigas ao trajeto mais curto. Quando as formigas chegam a um ponto de decisão, como a interseção entre dois caminhos distintos, elas fazem uma escolha probabilística, baseada na quantidade de feromônio presente nesses caminhos. Ou seja, quanto maior a quantidade de feromônio em um caminho, maior a probabilidade de esse ser escolhido. Inicialmente, não existe feromônio nos caminhos, portanto a probabilidade de escolha é proporcional ao comprimento do caminho. A concentração de feromônio em um caminho definido pela maioria das formigas é maior que em um caminho definido com poucas formigas. Com o passar do tempo,

5 5 a maioria das formigas acaba optando pelo caminho com mais feromônio. Quando os caminhos têm distâncias distintas, a taxa de chegada de formigas na fonte de alimentos, oriundas do menor caminho, é maior do que a taxa de chegada de formigas oriundas dos demais. Sendo assim, ao iniciar a viagem de retorno ao ninho, essas formigas hão de encontrar mais feromônio sobre o menor caminho. Esse fato estimulará mais formigas a segui-lo, e assim cada vez mais, até que a grande maioria das formigas acabe optando pelo mesmo caminho. Esse processo ocorre da mesma maneira no sentido inverso (ninho fonte). APLICAÇÃO DA COLÔNIA DE FORMIGAS AO PRV Em um algoritmo Colônia de Formigas para o PRV, as formigas constroem soluções para o problema representado pelos clientes, pelo depósito e pelo conjunto de restrições de forma incremental. Cada formiga k parte de uma solução parcial, composta de um único depósito central, e segue adicionando clientes à sua solução até alcançar uma solução viável. Os clientes candidatos para serem parte da solução de uma determinada formiga são selecionados a partir do último cliente escolhido anteriormente pela formiga. Essa escolha é feita aplicando-se uma regra de decisão probabilística, que faz uso de informações locais relacionadas com os caminhos entre o depósito e os clientes e entre os clientes entre si (distância e feromônio). Após construir a solução viável (ou enquanto a constrói), a formiga deposita feromônio sobre os caminhos visitados, segundo a qualidade da solução encontrada (ou que vem encontrando). Esse feromônio depositado pela formiga é o que influenciará na construção da solução das demais. O pseudocódigo do algoritmo Colônia de Formigas para o PRV pode ser descrito como:

6 6 1 fase de inicialização 2 para t de 1 até um número máximo de iterações faça 3 para k de 1 até m faça // número de formigas 4 repita até a lista de clientes não visitados da formiga k estiver vazia 5 calcular a probabilidade de todos os clientes não visitados 6 repita até uma quantidade de iterações ser executada ou um cliente for escolhido 7 selecione o próximo cliente a ser visitado segundo a regra de decisão probabilística. 9 fim do repita 10 fim do repita 11 calcule a distância L k (t) do caminho descoberto pela formiga k na iteração t 12 se L k (t) < L* então S* <- S k (t) 13 fim do para 14 atualize R ij (t+1), para todo(i,j) pertencente às arestas, segundo processo de depósito e evaporação de feromônio 15 fim do para 16 retorna S*; onde: t : é a iteração corrente. É definido um número máximo de iterações a serem executadas; k : formiga corrente; m : número de soluções (formigas) a serem encontradas a cada iteração; L k (t): distância associada ao caminho completo S k (t), descoberto pela formiga k, na t-ésima iteração; L* : menor distância encontrada até o momento entre todas as iterações; S* : melhor solução encontrada até o momento entre todas as iterações; R ij (t+1) : quantidade de feromônio na aresta (i,j) na t+1-ésima iteração.

7 7 REGRA DE DECISÃO A cada iteração t, um conjunto de formigas varre o espaço de busca para encontrar a solução do problema. Para montar uma solução, a formiga seleciona os próximos clientes a serem visitados de acordo com uma regra de decisão probabilística. Cada formiga k possui uma lista N k i (t) dos clientes que ainda não foram visitados. Enquanto essa lista não estiver vazia, a formiga k calcula a probabilidade P k (t) k para cada cliente j ainda não visitado, j N (t), a partir do último cliente escolhido i. Essa probabilidade é baseada na visibilidade da distância, η ij, e no feromônio, τ ij, entre os clientes i e j. O próximo cliente j para montar a rota será aquele escolhido aleatoriamente de acordo com a sua probabilidade: i ij P k ij ( t) α β [ τij( t)] [ η ij] α = [ τil( t)] [ η il] k l N i 0 β k, se j N (t) ; (1), caso contrário. i Onde: P k ij (t) : probabilidade do cliente j ser escolhido pela formiga k, durante a t- ésima iteração. O último cliente da rota é o cliente i; τ ij(t) : intensidade do feromônio presente na aresta (i,j) na t-ésima iteração; α : parâmetro que regula a influência de τ ij(t) ; 1 η ij = : visibilidade do cliente j em relação ao cliente i; dij d ij : distância entre as cidades i e j; β: parâmetro que regula a influência de η ij ; N k (t) : conjunto de clientes ainda não visitados pela formiga k situada no i cliente i durante a t-ésima iteração;

8 8 Por fim, é realizado o cálculo da distância do caminho encontrado, s k (t). Se esse percurso for o menor encontrado até o momento, esse caminho forma a melhor solução do problema até o momento, S*. Esse procedimento é realizado por todas as formigas até o número máximo de iterações. ATUALIZAÇÃO DO FEROMÔNIO No último passo do algoritmo, é realizada a atualização do feromônio. Primeiro, toma-se τij(t) pela quantidade de feromônio existente no caminho entre i e j em dado instante t. A cada iteração, a quantidade de feromônio em um determinado caminho é constituída conforme o processo descrito abaixo: τ ij ( t + 1) = (1 ρ ) τ ij ( t ) + τ ij ( t ) (2) sendo m k τ ij( t) = τ ( t) k = 1 caminho (i, j) na iteração t, com: ij, a soma do ganho de feromônio de cada formiga no k τ ij Onde: Q ( t) = Lk ( t) 0, se a formiga k percorreu a aresta (i,j);, caso contrário. t : iteração atual da heurística; ρ [0,1]: parâmetro que regula a redução de τ ij(t) ; τij(t) iteração; : ganho total de feromônio no caminho ( i, j ), ocorrido na t-ésima m : número de soluções (formigas) a serem encontradas a cada iteração; k τ ij(t) : ganho de feromônio no caminho ( i, j ), causado pela formiga k, na t-ésima iteração; Q: parâmetro que se refere à quantidade de feromônio depositada por uma formiga para toda uma solução.

9 9 O feromônio presente no caminho (i, j) na próxima iteração será (1 - ρ) multiplicado pelo feromônio presente no caminho (i, j), somado com todo o feromônio deixado pelas formigas que já passaram por aquele caminho ( i, j ) em iterações anteriores. A quantidade de feromônio deixada por uma formiga no caminho completo é Q. A quantidade de feromônio deixada pela formiga em cada caminho ( i, j ) que forma a solução é dada pela divisão de Q pelo tamanho do caminho encontrado. Uma outra estratégia é considerar o ganho de feromônio apenas da melhor solução encontrada de todas as formigas em uma iteração t. Assim, o ganho de feromônio seria: Q τij t) = L 0 ( Melhor, se (i,j) pertence à melhor solução encontrada na iteração t;, caso contrário. EVAPORAÇÃO DO FEROMÔNIO As atualizações do feromônio nos caminhos pertencentes a uma solução podem trazer como conseqüência sempre os mesmos caminhos a serem atualizados. Conseqüentemente, isso impede que o algoritmo procure por caminhos diferentes. Para resolver essa questão, foi utilizado também o processo de evaporação do feromônio. Para que uma formiga não viciasse em procurar rotas sempre pelos mesmos caminhos, foi utilizada uma função para fazer com que o feromônio fosse reduzido em todos os caminhos. Com isso, a cada iteração, se um caminho não for parte de uma solução, ele perde uma parte do feromônio que já possuía. A evaporação do feromônio é dada pelo primeiro termo da equação (2), ou seja, ( 1 ρ ) τ ij ( t ). Se o feromônio somente for evaporando, pode acontecer que os valores de τ ij fiquem muito pequenos, fazendo com que aquele caminho demore muito tempo para ser escolhido novamente, e talvez até não seja mais escolhido. Para evitar isso, considerou-se um limite mínimo para que o feromônio pudesse ser reduzido. Após vários testes, o valor escolhido foi 1.0.

10 10 RESULTADOS Os testes foram efetuados modificando-se vários parâmetros para cada problema e comparados com os resultados encontrados na literatura. A Tabela 1 mostra como os problemas foram divididos e suas parametrizações. Tabela 1. Conjunto de problemas encontrados na literatura Problemas Número de Localização do Capacidade do Clientes (n) Depósito (x,y) Veículo C1 50 (30,40) 160 C2 100 (35,35) 200 C3 150 (35,35) 200 C4 199 (35,35) 200 PARÂMETROS TESTADOS Foram realizados testes com os seguintes parâmetros: Q: quantidade de feromônio deixada por uma formiga em cada caminho; α: parâmetro que regula a influência de feromônio na escolha de um cliente; β: parâmetro que regula a influência da visibilidade na escolha de um cliente. Primeiro foi variado o parâmetro Q para todos os problemas. Os valores testados foram Q = 1, 10 e 100. Os Gráficos 1, 2, 3 e 4 mostram os desempenhos para cada valor de Q e para cada problema da Tabela 1. Foram realizados cinco testes para cada tipo de problema. Os valores mostrados são a média aritmética dos cinco testes realizados. Os parâmetros α e β utilizados foram iguais a 10 para todos os testes do parâmetro Q. Média de Distâncias para número de clientes = 50 Média de Distâncias para número de clientes , , Parâmetro Q 577, Distância , , , Parâmetro Q Gráfico 1. Resultados encontrados com 50 clientes Gráfico 2. Resultados encontrados com 100 clientes

11 11 Média de Distâncias para número de clientes = 150 Média de Distâncias para número de clientes = 199 Distância 1217, , , , , , Parâmetro Q Distância , , , Parâmetro Q Gráfico 3. Resultados encontrados com 150 clientes Gráfico 4. Resultados encontrados com 199 clientes Cada gráfico demonstra a média encontrada com cada valor de Q para cada problema. Pelos resultados encontrados, o valor de Q = 1 foi o que obteve as menores médias de distâncias, com exceção do problema com cinqüenta clientes. Com o valor do parâmetro Q definido como 1, foram realizados testes com os valores de α e β. Os Gráficos 5, 6, 7 e 8 demonstram os resultados obtidos, onde a representa α e b, β. Média de distância para 50 clientes Distância 1200, ,00 800,00 600,00 400, ,99 581,08 582,50 742,69 582,23 602,54 a =1 b=1 a=10 b=10 a=1 b=10 a=10 b=1 200,00 0,00 Parâmetros a e b testados a=5 b=10 a=10 b=5 Figura 6. Resultados encontrados com 50 clientes Média de distância para 100 clientes Distância 2500, , , ,00 500,00 0, , ,16 952,19 959,36 951, ,5 Parâmetros a e b testados a=1 b=1 a=10 b=10 a=1 b=10 a=10 b=1 a=5 b=10 a=10 b=5 Figura 7. Resultados encontrados com 100 clientes

12 12 Média de distância para 150 clientes Distância 3500, , , , , ,00 500,00 0, , , ,881216, , ,04 Parâmetros a e b testados a=1 b=1 a=10 b=10 a=1 b=10 a=10 b=1 a=5 b=10 a=10 b=5 Figura 8. Resultados encontrados com 150 clientes Média de distância para 199 clientes Distância 5000, , , , , , , , ,00 500,00 0, , , ,841549, , ,15 Parâmetros a e b testados a=1 b=1 a=10 b=10 a=1 b=10 a=10 b=1 a=5 b=10 a=10 b=5 Figura 9. Resultados encontrados com 199 clientes Com os resultados obtidos, percebe-se que, quanto maior for o valor do parâmetro β, melhores serão as soluções encontradas. O valor do parâmetro α possui pouca influência nos resultados, como mostrado nos gráficos. A variação de um resultado para outro é pequena para os valores de β 10e um α qualquer. Na Tabela 2, são mostrados os melhores resultados encontrados para cada tipo de problema utilizando o algoritmo Colônia de Formigas e os melhores resultados encontrados na literatura com a heurística Simulated Annealing (BARROS NETO, 1995) e com a heurística Busca Tabu (TAILLARD, 1993). Em parênteses, estão os percentuais em relação à melhor solução encontrada. Tabela 2. Comparação entre os resultados encontrados com os melhores resultados da literatura Heurísticas Problemas C1 C2 C3 C4

13 13 Colônia de Formigas Simulated Annealing (BARROS NETO,1995) 571,7 (91,76%) 927,08 (89,11%) 1202,58 (85,51%) 1509,85 (86,02%) Busca Tabu (TAILLARD, 1993) Na Tabela 3, são demonstrados os resultados dos tempos computacionais encontrados, comparando-os com os melhores resultados da literatura. Tabela 3. Demonstração dos tempos computacionais (em segundos) Problemas Heurísticas C1 C2 C3 C4 CF-PRV¹ SA - Barros Neto (1995)² Taillard (1993)³ ¹ Problema executado em processador Athlon XP 2600Mhz com 512 de RAM ² Problema executado em processador Pentium 166Mhz com 16 Mb de RAM ³ Problema executado em estação de trabalho Silicon Graphics 4D/35 CONCLUSÃO Ao se aplicar uma heurística para a resolução de um determinado problema, é necessário um estudo detalhado de como modelar o problema de acordo com as características da heurística, pois, dependendo da modelagem feita, os resultados podem não ser os esperados. Também é preciso levar em consideração alguns conceitos como: a) eficácia: a capacidade da heurística de encontrar boas soluções; b) eficiência: quanto de memória e processador é utilizado; c) simplicidade na implementação: quanto à heurística, é simples de ser implementada; d) estabilidade: quanto aos resultados, se mantêm estáveis com relação aos valores dos parâmetros. Com todos os estudos realizados e testes aplicados, pode-se dizer que a metaheurística Colônia de Formigas aplicada ao PRV não obteve uma boa eficácia,

14 14 em vista dos problemas encontrados na literatura. Com relação à eficiência, a heurística não possui uma boa eficiência, porque apresenta um tempo computacional muito grande, porém sua implementação é simples e sua estabilidade se mantém com os diferentes valores dos parâmetros. Uma das propostas para melhorar os resultados encontrados seria implementar uma função de otimização de soluções, em que, após ter encontrado a melhor solução, tenta-se melhorar essa solução trocando os clientes de posição dentro da lista de solução. Uma outra proposta seria implementar o algoritmo de forma que cada formiga, ou um conjunto delas, estaria sendo executada em vários computadores em paralelo e, ao final da execução, um analisador central compararia as soluções encontradas pelas formigas e atualizaria o feromônio nos caminhos. REFERÊNCIAS 1 BARROS NETO, J. F. O uso de Simulated Annealing na solução de Problemas de Roteamento de Veículos Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção / Pesquisa Operacional) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro RJ, DORIGO, M.; CARO, G. The Ant Colony optimization metaheuristic: new ideas in optimization. Londres, Reino Unido: McGraw-Hill, DORIGO, M.; MANIEZZO, V.; COLORNI, A. Positive feedback as a search strategy. Relatório Técnico , Milão: Departamento de Eletrônica, Politécnico de Milão, Itália, GOSS, S.; ARON, S.; DENEUBOURG, J. L.; E PASTEELS, J. M. Self-organized shortcuts in the Argentine ant. Naturwissenschaften, TAILLARD, E. Parallel iterative search methods for Vehicle Routing Problems. Networks, v. 23, n. 8, p , 1993.

Relatório Trabalho Prático 2 : Colônia de Formigas para Otimização e Agrupamento

Relatório Trabalho Prático 2 : Colônia de Formigas para Otimização e Agrupamento Relatório Trabalho Prático 2 : Colônia de Formigas para Otimização e Agrupamento Ramon Pereira Lopes Rangel Silva Oliveira 31 de outubro de 2011 1 Introdução O presente documento refere-se ao relatório

Leia mais

Inteligência Computacional Aplicada a Engenharia de Software

Inteligência Computacional Aplicada a Engenharia de Software Inteligência Computacional Aplicada a Engenharia de Software Estudo de caso III Prof. Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br Introdução Em alguns ambientes industriais, pode ser necessário priorizar

Leia mais

ROTEAMENTO PERIÓDICO DE VEÍCULOS UTILIZANDO SIMULATED ANNEALING

ROTEAMENTO PERIÓDICO DE VEÍCULOS UTILIZANDO SIMULATED ANNEALING ROTEAMENTO PERIÓDICO DE VEÍCULOS UTILIZANDO SIMULATED ANNEALING Marcos Vinicios Gomes dos Reis (UNICAMP) marcosreis_9@yahoo.com.br Sibelius Lellis Vieira (PUC GOIAS) sibelius.vieira@gmail.com A gestão

Leia mais

A Otimização Colônia de Formigas

A Otimização Colônia de Formigas A Otimização Colônia de Formigas Estéfane G. M. de Lacerda Departamento de Engenharia da Computação e Automação UFRN 22/04/2008 Índice A Inspiração Biológica O Ant System Aplicado ao PCV O Ant System Aplicado

Leia mais

DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS NA UTILIZAÇÃO DE METAHEURÍSTICAS PARA A PROGRAMAÇÃO DE HORÁRIOS ESCOLARES

DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS NA UTILIZAÇÃO DE METAHEURÍSTICAS PARA A PROGRAMAÇÃO DE HORÁRIOS ESCOLARES DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS NA UTILIZAÇÃO DE METAHEURÍSTICAS PARA A PROGRAMAÇÃO DE HORÁRIOS ESCOLARES José Carlos dos Santos Ferreira 1 e Jean Eduardo Glazar 2 1 Aluno do Curso de Ciência da Computação 2 Professor

Leia mais

Trabalho Computacional

Trabalho Computacional Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Informática Profª Claudia Boeres Teoria dos Grafos - 2014/2 Trabalho Computacional 1. Objetivo Estudo e implementação de algoritmos para resolução

Leia mais

Inteligência de Enxame: ACO

Inteligência de Enxame: ACO Inteligência de Enxame: ACO! Otimização colônia de formigas é uma meta-heurística: «baseada em população «inspirada no comportamento forrageiro das formigas.! Muitas espécies de formigas são quase cegas.!

Leia mais

IA Colônia de Formigas. Prof. Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

IA Colônia de Formigas. Prof. Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br IA Colônia de Formigas Prof. Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Introdução O Experimento da Ponte Binária. Ant System Aplicado ao PCV. Elitist Ant System. Introdução Otimização colônia

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Avaliação de Desempenho de Sistemas

Avaliação de Desempenho de Sistemas Avaliação de Desempenho de Sistemas Introdução a Avaliação de Desempenho de Sistemas Prof. Othon M. N. Batista othonb@yahoo.com Roteiro Definição de Sistema Exemplo de Sistema: Agência Bancária Questões

Leia mais

Programação Orientada a Objetos. Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br

Programação Orientada a Objetos. Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Programação Orientada a Objetos Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Programação Orientada a Objetos Na aula passada, vimos: Encapsulamento Programação Orientada

Leia mais

01/05/2016. Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc ROTEIRIZAÇÃO TEORIA DOS GRAFOS MOTIVAÇÃO

01/05/2016. Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc ROTEIRIZAÇÃO TEORIA DOS GRAFOS MOTIVAÇÃO ROTEIRIZAÇÃO Danillo Tourinho Sancho da Silva, MSc TEORIA DOS GRAFOS MOTIVAÇÃO 1 MOTIVAÇÃO Por que estudar grafos? Importante ferramenta matemática com aplicação em diversas áreas do conhecimento Utilizados

Leia mais

Resolução de sistemas lineares

Resolução de sistemas lineares Resolução de sistemas lineares J M Martínez A Friedlander 1 Alguns exemplos Comecemos mostrando alguns exemplos de sistemas lineares: 3x + 2y = 5 x 2y = 1 (1) 045x 1 2x 2 + 6x 3 x 4 = 10 x 2 x 5 = 0 (2)

Leia mais

A presente seção apresenta e especifica as hipótese que se buscou testar com o experimento. A seção 5 vai detalhar o desenho do experimento.

A presente seção apresenta e especifica as hipótese que se buscou testar com o experimento. A seção 5 vai detalhar o desenho do experimento. 4 Plano de Análise O desenho do experimento realizado foi elaborado de forma a identificar o quão relevantes para a explicação do fenômeno de overbidding são os fatores mencionados na literatura em questão

Leia mais

Estatística II Antonio Roque Aula 9. Testes de Hipóteses

Estatística II Antonio Roque Aula 9. Testes de Hipóteses Testes de Hipóteses Os problemas de inferência estatística tratados nas aulas anteriores podem ser enfocados de um ponto de vista um pouco diferente: ao invés de se construir intervalos de confiança para

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 28 Revisão para a Prova 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 28-28/07/2006 1 Matéria para a Prova 2 Gestão de projetos de software Conceitos (Cap. 21) Métricas (Cap.

Leia mais

Estudo de Casos 57. 5.1. Estudo de Caso 1: Velocidade Intervalar e Espessura da Camada

Estudo de Casos 57. 5.1. Estudo de Caso 1: Velocidade Intervalar e Espessura da Camada Estudo de Casos 57 5 Estudo de Casos Neste capítulo são relatados três estudos de caso com sismogramas de referência sintéticos que têm como objetivo avaliar o modelo proposto. Na descrição dos estudos

Leia mais

Resolução do Problema de Roteamento de Veículos com Frota Heterogênea via GRASP e Busca Tabu.

Resolução do Problema de Roteamento de Veículos com Frota Heterogênea via GRASP e Busca Tabu. Resolução do Problema de Roteamento de Veículos com Frota Heterogênea via GRASP e Busca Tabu. Camila Leles de Rezende, Denis P. Pinheiro, Rodrigo G. Ribeiro camilalelesproj@yahoo.com.br, denisppinheiro@yahoo.com.br,

Leia mais

Metodologia para seleção de amostras de contratos de obras públicas (jurisdicionados) utilizando a programação linear aplicativo Solver

Metodologia para seleção de amostras de contratos de obras públicas (jurisdicionados) utilizando a programação linear aplicativo Solver REVISTA Metodologia para seleção de amostras de contratos de obras públicas (jurisdicionados) utilizando a programação linear aplicativo Solver André Mainardes Berezowski 1 Resumo Trata da apresentação

Leia mais

PESQUISA EM INFORMÁTICA -ESTILOS DE PESQUISA EM COMPUTAÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA EM INFORMÁTICA -ESTILOS DE PESQUISA EM COMPUTAÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA EM INFORMÁTICA -ESTILOS DE PESQUISA EM COMPUTAÇÃO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. O TRABALHO DE CONCLUSÃO Introdução O texto que segue resume os Capítulo 2 e 8, do livro Metodologia de Pesquisa

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil HERMANN CLAY DE ALMEIDA LEITE ENERGISA PARAIBA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S/A hermann@energisa.com.br

Leia mais

Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão.

Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Bem-vindo ao curso delta Gerenciamento de peso para a versão 9.1. Este curso aborda a nova solução de peso introduzida nessa versão. Você deve ter bons conhecimentos de estoque, UM e administração de posições

Leia mais

A TEORIA DOS GRAFOS NA ANÁLISE DO FLUXOGRAMA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFF

A TEORIA DOS GRAFOS NA ANÁLISE DO FLUXOGRAMA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFF RELATÓRIOS DE PESQUISA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, v.13, Série B. n.3, p. 20-33. A TEORIA DOS GRAFOS NA ANÁLISE DO FLUXOGRAMA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFF Pedro Henrique Drummond Pecly Universidade

Leia mais

Otimização de Funções Não Lineares por Meio do Algoritmo Árvore da Montanha

Otimização de Funções Não Lineares por Meio do Algoritmo Árvore da Montanha Otimização de Funções Não Lineares por Meio do Algoritmo Árvore da Montanha Amarildo de Vicente Colegiado do Curso de Matemática Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual do Oeste

Leia mais

CAP 254 CAP 254. Otimização Combinatória. Professor: Dr. L.A.N. Lorena. Assunto: Metaheurísticas Antonio Augusto Chaves

CAP 254 CAP 254. Otimização Combinatória. Professor: Dr. L.A.N. Lorena. Assunto: Metaheurísticas Antonio Augusto Chaves CAP 254 CAP 254 Otimização Combinatória Professor: Dr. L.A.N. Lorena Assunto: Metaheurísticas Antonio Augusto Chaves Conteúdo C01 Simulated Annealing (20/11/07). C02 Busca Tabu (22/11/07). C03 Colônia

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

A seguir são apresentadas as etapas metodológicas da Pesquisa CNT de Rodovias.

A seguir são apresentadas as etapas metodológicas da Pesquisa CNT de Rodovias. Metodologia A Pesquisa CNT de Rodovias propõe-se a avaliar a situação das rodovias brasileiras a partir da perspectiva dos usuários da via. As características - pavimento, sinalização e geometria - são

Leia mais

APLICAÇÃO DE MÉTODOS HEURÍSTICOS EM PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VEICULOS

APLICAÇÃO DE MÉTODOS HEURÍSTICOS EM PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VEICULOS APLICAÇÃO DE MÉTODOS HEURÍSTICOS EM PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VEICULOS Bianca G. Giordani (UTFPR/MD ) biancaggiordani@hotmail.com Lucas Augusto Bau (UTFPR/MD ) lucas_bau_5@hotmail.com A busca pela minimização

Leia mais

Seu pé direito nas melhores faculdades

Seu pé direito nas melhores faculdades Seu pé direito nas melhores faculdades IM - maio 006 MTMÁTI 0. a) atore a epressão 3 3 + 6. b) Resolva, em, a inequação 3 3 + 6 +. a) 3 3 + 6 = (3 ) 6(3 ) = ( 6)(3 ) = ( + 6 )( 6 )(3 ) é a forma fatorada

Leia mais

função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma

função de produção côncava. 1 É importante lembrar que este resultado é condicional ao fato das empresas apresentarem uma 90 6. CONCLUSÃO Segundo a teoria microecônomica tradicional, se as pequenas empresas brasileiras são tomadores de preços, atuam nos mesmos mercados e possuem a mesma função de produção, elas deveriam obter

Leia mais

Sumário. Deadlock. Definição. Recursos. M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com

Sumário. Deadlock. Definição. Recursos. M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Sumário Condições para Ocorrência de Modelagem de Evitando deadlock Algoritmo do banqueiro M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Aula - SO 1 Definição Um conjunto de N processos está em deadlock quando

Leia mais

Caso de uma Central de distribuição. Seqüência de processamento. Injeção de plásticos

Caso de uma Central de distribuição. Seqüência de processamento. Injeção de plásticos Max-Prod SIMULADORES DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE OTIMIZAÇÃO NO SEQUENCIAMENTO DE OP S E CARGA DE MÁQUINAS OTIMIZAÇÃO NA ESCOLHA DE MATERIAS DE PRODUTOS E COMPONENTES OTIMIZAÇÃO NA

Leia mais

UMA HEURÍSTICA GRASP PARA O PROBLEMA ESTENDIDO DE SEQUENCIAMENTO DE CARROS

UMA HEURÍSTICA GRASP PARA O PROBLEMA ESTENDIDO DE SEQUENCIAMENTO DE CARROS UMA HEURÍSTICA GRASP PARA O PROBLEMA ESTENDIDO DE SEQUENCIAMENTO DE CARROS Lucas Middeldorf Rizzo Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG CEP 31270-901

Leia mais

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI

Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Módulo 12 Gerenciamento Financeiro Módulo 12 Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

Modelos Pioneiros de Aprendizado

Modelos Pioneiros de Aprendizado Modelos Pioneiros de Aprendizado Conteúdo 1. Hebb... 2 2. Perceptron... 5 2.1. Perceptron Simples para Classificaçãod e Padrões... 6 2.2. Exemplo de Aplicação e Motivação Geométrica... 9 2.3. Perceptron

Leia mais

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1

Capítulo 2. Processos de Software. 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. slide 1 Capítulo 2 Processos de Software slide 1 Tópicos apresentados Modelos de processo de software. Atividades de processo. Lidando com mudanças. Rational Unified Process (RUP). Um exemplo de um processo de

Leia mais

CAPÍTULO 2. Grafos e Redes

CAPÍTULO 2. Grafos e Redes CAPÍTULO 2 1. Introdução Um grafo é uma representação visual de um determinado conjunto de dados e da ligação existente entre alguns dos elementos desse conjunto. Desta forma, em muitos dos problemas que

Leia mais

1. Conceituação e Noções Fundamentais (Parte 03)

1. Conceituação e Noções Fundamentais (Parte 03) 1. Conceituação e Noções Fundamentais (Parte 03) O Enfoque da administração pública: Para você entender o que é Administração de Materiais, precisa saber que material é todo bem que pode ser contado, registrado

Leia mais

Desenvolvimento de uma Etapa

Desenvolvimento de uma Etapa Desenvolvimento de uma Etapa A Fase Evolutiva do desenvolvimento de um sistema compreende uma sucessão de etapas de trabalho. Cada etapa configura-se na forma de um mini-ciclo que abrange as atividades

Leia mais

Apresentação. 1. Introdução. 2. Situação Problema

Apresentação. 1. Introdução. 2. Situação Problema EASY GLASS Easy Glass Resumo O Easy Glass é um projeto desenvolvido para implantar a manutenção dos pára-brisas dos veículos ferroviários, cujo objetivo consiste na implantação de um guindaste de coluna

Leia mais

SP 04/92 NT 141/92. Velocidade Média: Considerações sobre seu Cálculo. Engº Luiz Henrique Piovesan. 1. Introdução

SP 04/92 NT 141/92. Velocidade Média: Considerações sobre seu Cálculo. Engº Luiz Henrique Piovesan. 1. Introdução SP 04/92 NT 141/92 Velocidade Média: Considerações sobre seu Cálculo Engº Luiz Henrique Piovesan 1. Introdução Apesar de velocidade ser um conceito claro para os profissionais de tráfego, há uma certa

Leia mais

Análise de Redes de Transportes. Útil também para várias outras áreas além de Transportes!

Análise de Redes de Transportes. Útil também para várias outras áreas além de Transportes! Análise de Redes de Transportes Útil também para várias outras áreas além de Transportes! Roteiro da apresentação! Conceitos e definições! Caminho mínimo! Árvore de caminhos mínimos! Introdução ao problema

Leia mais

SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL DO PÓLO UNIVERSITÁRIO DO SUL FLUMINENSE

SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL DO PÓLO UNIVERSITÁRIO DO SUL FLUMINENSE SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL DO PÓLO UNIVERSITÁRIO DO SUL FLUMINENSE Um problema de um milhão de dólares Luiz Leduíno de Salles Neto 25/07/2006 Grupo consultivo de

Leia mais

UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE VEÍCULOS

UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE VEÍCULOS UMA NOVA ABORDAGEM PARA O PROBLEMA DE ROTEIRIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE VEÍCULOS Geraldo Regis Mauri Monografia apresentada para o Exame de Qualificação do Curso de Doutorado em Computação Aplicada, orientada

Leia mais

CAPÍTULO 3. Sistemas com Vários Componentes (Multicomponentes) em Modelos Markovianos de Decisão

CAPÍTULO 3. Sistemas com Vários Componentes (Multicomponentes) em Modelos Markovianos de Decisão CAPÍTULO 3 Sistemas com Vários Componentes (Multicomponentes) em Modelos Markovianos de Decisão 3.1 - Multicomponentes Conceitos Básicos: O conceito de multicomponente é utilizado em diversas áreas de

Leia mais

CAP 254 CAP 254. Otimização Combinatória. Professor: Dr. L.A.N. Lorena. Assunto: Metaheurísticas Antonio Augusto Chaves

CAP 254 CAP 254. Otimização Combinatória. Professor: Dr. L.A.N. Lorena. Assunto: Metaheurísticas Antonio Augusto Chaves CAP 254 CAP 254 Otimização Combinatória Professor: Dr. L.A.N. Lorena Assunto: Metaheurísticas Antonio Augusto Chaves Conteúdo C01 Simulated Annealing (20/11/07). C02 Busca Tabu (22/11/07). C03 Colônia

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP Índice 1. As quatro fases do PCP...3 1.1. Projeto de produção... 3 1.2. Coleta de informações... 5 1.3. Relação despesas/vendas...

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

ELETRODINÂMICA: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E EFEITO JOULE¹

ELETRODINÂMICA: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E EFEITO JOULE¹ ELETRODINÂMICA: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E EFEITO JOULE¹ Ana Célia Alves dos Santos² Débora da Cruz Alves² Gustavo Gomes Benevides² Júlia Fabiana de Oliveira Barboza² Stefanie Esteves da Silva² Stephanye

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

Técnicas para Programação Inteira e Aplicações em Problemas de Roteamento de Veículos 14

Técnicas para Programação Inteira e Aplicações em Problemas de Roteamento de Veículos 14 1 Introdução O termo "roteamento de veículos" está relacionado a um grande conjunto de problemas de fundamental importância para a área de logística de transportes, em especial no que diz respeito ao uso

Leia mais

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013 Artigo publicado na edição 34 Assine a revista através do nosso site maio e junho de 2013 www.revistamundologistica.com.br Paulo Guedes :: opinião Gastos e Custos Logísticos diferenciar para compreender

Leia mais

O mecanismo de alocação da CPU para execução de processos constitui a base dos sistemas operacionais multiprogramados.

O mecanismo de alocação da CPU para execução de processos constitui a base dos sistemas operacionais multiprogramados. O mecanismo de alocação da CPU para execução de processos constitui a base dos sistemas operacionais multiprogramados. A multiprogramação tem como objetivo permitir que, a todo instante, haja algum processo

Leia mais

Figura 5.1.Modelo não linear de um neurônio j da camada k+1. Fonte: HAYKIN, 2001

Figura 5.1.Modelo não linear de um neurônio j da camada k+1. Fonte: HAYKIN, 2001 47 5 Redes Neurais O trabalho em redes neurais artificiais, usualmente denominadas redes neurais ou RNA, tem sido motivado desde o começo pelo reconhecimento de que o cérebro humano processa informações

Leia mais

Onde encontrar. Para utilização em rede (Multiusuário) Suporte. Página principal do RDL www.suframa.gov.br www.fpf.br/rdl.

Onde encontrar. Para utilização em rede (Multiusuário) Suporte. Página principal do RDL www.suframa.gov.br www.fpf.br/rdl. Onde encontrar Página principal do RDL www.suframa.gov.br www.fpf.br/rdl Para utilização em um único computador (Monousuário) RDL Completo software de instalação adequado para a utilização em somente um

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSO DE ADEQUAÇÃO DE FÉRIAS

IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSO DE ADEQUAÇÃO DE FÉRIAS 1 IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO PARA INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSO DE ADEQUAÇÃO DE FÉRIAS Autor: Petrus Adriano Neto* petrusneto@yahoo.com.br RESUMO: A informatização das empresas é um caminho sem volta na

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Memória cache. Prof. Francisco Adelton

Memória cache. Prof. Francisco Adelton Memória cache Prof. Francisco Adelton Memória Cache Seu uso visa obter uma velocidade de acesso à memória próxima da velocidade das memórias mais rápidas e, ao mesmo tempo, disponibilizar no sistema uma

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

1 Introdução. futuras, que são as relevantes para descontar os fluxos de caixa.

1 Introdução. futuras, que são as relevantes para descontar os fluxos de caixa. 1 Introdução A grande maioria dos bancos centrais tem como principal ferramenta de política monetária a determinação da taxa básica de juros. Essa taxa serve como balizamento para o custo de financiamento

Leia mais

Teste de Software Parte 1. Prof. Jonas Potros

Teste de Software Parte 1. Prof. Jonas Potros Teste de Software Parte 1 Prof. Jonas Potros Cronograma Verificação e Validação Teste de Software: Definição e Conceitos Técnicas de Teste Fases de Teste Processo de Teste Automatização do Processo de

Leia mais

Medição tridimensional

Medição tridimensional A U A UL LA Medição tridimensional Um problema O controle de qualidade dimensional é tão antigo quanto a própria indústria, mas somente nas últimas décadas vem ocupando a importante posição que lhe cabe.

Leia mais

Material Teórico - Aplicações das Técnicas Desenvolvidas. Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória. Segundo Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Aplicações das Técnicas Desenvolvidas. Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória. Segundo Ano do Ensino Médio Material Teórico - Aplicações das Técnicas Desenvolvidas Exercícios e Tópicos Relacionados a Combinatória Segundo Ano do Ensino Médio Prof Cícero Thiago Bernardino Magalhães Prof Antonio Caminha Muniz

Leia mais

Problema de Otimização Combinatória

Problema de Otimização Combinatória Problema de Otimização Combinatória Otimização é o processo de encontrar e comparar soluções factíveis até que nenhuma solução melhor possa ser encontrada. Essas soluções são ditas boas ou ruins em termos

Leia mais

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com

TRANSMISSÃO DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com - Aula 3-1. A CAMADA DE REDE (Parte 1) A camada de Rede está relacionada à transferência de pacotes da origem para o destino. No entanto, chegar ao destino pode envolver vários saltos em roteadores intermediários.

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO

MODELAGEM E SIMULAÇÃO MODELAGEM E SIMULAÇÃO Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Terminologia Básica Utilizada em de Sistemas Terminologia Básica Uma série de termos

Leia mais

PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA PARTE 2

PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA PARTE 2 PESQUISA EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA PARTE 2 IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM QUALQUER ÁREA DE ATUAÇÃO Num mundo globalizado e em constantes mudanças, nenhuma empresa consegue sobreviver, sem uma real orientação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

Experimento. Guia do professor. Curvas de nível. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação

Experimento. Guia do professor. Curvas de nível. Secretaria de Educação a Distância. Ministério da Ciência e Tecnologia. Ministério da Educação geometria e medidas Guia do professor Experimento Curvas de nível Objetivos da unidade 1. Desenvolver experimentalmente a ideia de projeção ortogonal; 2. Aprimorar a capacidade de visualização e associação

Leia mais

PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO

PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO UNIFAL - MG UFMG Edgar Fonseca FRANCO Jr. (Orientado) Flávio Alves de CARVALHO (Orientado) Humberto C. B. de OLIVEIRA (Orientador) Humberto C. B.

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

FUNÇÃO DE 1º GRAU. = mx + n, sendo m e n números reais. Questão 01 Dadas as funções f de IR em IR, identifique com um X, aquelas que são do 1º grau.

FUNÇÃO DE 1º GRAU. = mx + n, sendo m e n números reais. Questão 01 Dadas as funções f de IR em IR, identifique com um X, aquelas que são do 1º grau. FUNÇÃO DE 1º GRAU Veremos, a partir daqui algumas funções elementares, a primeira delas é a função de 1º grau, que estabelece uma relação de proporcionalidade. Podemos então, definir a função de 1º grau

Leia mais

DDoS: como funciona um ataque distribuído por negação de serviço

DDoS: como funciona um ataque distribuído por negação de serviço DDoS: como funciona um ataque distribuído por negação de serviço Entenda como aconteceu a queda dos servidores dos sites do governo brasileiro Por Fabio Jordão em 24 de Junho de 2011 Está repercutindo

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Rafael D. Ribeiro, M.Sc. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br A qualidade de software é responsabilidade de todos os participantes envolvidos no desenvolvimento de software.

Leia mais

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp

Leia mais

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO (Adaptado do texto do prof. Adair Santa Catarina) ALGORITMOS COM QUALIDADE MÁXIMAS DE PROGRAMAÇÃO 1) Algoritmos devem ser feitos para serem lidos por seres humanos: Tenha em mente

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

Agentes Inteligentes. Inteligência Artificial. Exemplos. Agentes Inteligentes. Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com

Agentes Inteligentes. Inteligência Artificial. Exemplos. Agentes Inteligentes. Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com Agentes Inteligentes Inteligência Artificial Um agente é algo capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de agir sobre esse ambiente por meio de atuadores. Agente Prof. Ms. Luiz Alberto Contato:

Leia mais

Comparativo entre métodos de controle de demanda: qual o mais eficiente para o usuário nacional?

Comparativo entre métodos de controle de demanda: qual o mais eficiente para o usuário nacional? Comparativo entre métodos de controle de demanda: qual o mais eficiente para o usuário nacional? Mauricio R.Suppa (GESTAL Ltda) Marcos Iuquinori Terada (GESTAL Ltda) Afim de se obter o máximo aproveitamento

Leia mais

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona.

1. Explicando Roteamento um exemplo prático. Através da análise de uns exemplos simples será possível compreender como o roteamento funciona. Aula 14 Redes de Computadores 24/10/07 Universidade do Contestado UnC/Mafra Sistemas de Informação Prof. Carlos Guerber ROTEAMENTO EM UMA REDE DE COMPUTADORES A máscara de sub-rede é utilizada para determinar

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO DE VEÍCULOS 1 (Vehicle Scheduling Problem) Cássio Roberto de Araújo cassio@em.ufop.br Elva

Leia mais

3 Previsão da demanda

3 Previsão da demanda 42 3 Previsão da demanda Este capítulo estuda o processo de previsão da demanda através de métodos quantitativos, assim como estuda algumas medidas de erro de previsão. Num processo de previsão de demanda,

Leia mais

2 METODOLOGIA DA PESQUISA

2 METODOLOGIA DA PESQUISA 2 METODOLOGIA DA PESQUISA A pesquisa, como toda atividade racional e sistemática, exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. Para Gil (1991), o conhecimento

Leia mais

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES

PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES PASSO 8 IMPLANTANDO OS CONTROLES Ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo. WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR Controle é uma das funções que compõem o processo administrativo.

Leia mais

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo.

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. 1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. Disciplina: Meios Computacionais no Ensino Professor: Jaime Carvalho e Silva Aluno: Rafael Ferreira de Camargos Sousa

Leia mais

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES

Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Técnico em Informática - Instalação e Manutenção de Computadores PROCESSADORES Processador... 2 Clock... 5 Multiplicador de clock / FSB... 6 Memória Cache... 6 Processador O processador é o cérebro do

Leia mais

Chaves. Chaves. O modelo relacional implementa dois conhecidos conceitos de chaves, como veremos a seguir:

Chaves. Chaves. O modelo relacional implementa dois conhecidos conceitos de chaves, como veremos a seguir: Chaves 1 Chaves CONCEITO DE CHAVE: determina o conceito de item de busca, ou seja, um dado que será empregado nas consultas à base de dados. É um conceito lógico da aplicação (chave primária e chave estrangeira).

Leia mais

Processos Estocásticos

Processos Estocásticos Processos Estocásticos Terceira Lista de Exercícios 22 de julho de 20 Seja X uma VA contínua com função densidade de probabilidade f dada por Calcule P ( < X < 2. f(x = 2 e x x R. A fdp dada tem o seguinte

Leia mais

2 Atualidade de uma base de dados

2 Atualidade de uma base de dados 2 Atualidade de uma base de dados Manter a atualidade de uma base de dados é um problema que pode ser abordado de diferentes maneiras. Cho e Garcia-Molina [CHO] definem esse problema da seguinte forma:

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 2- Teste Estático e Teste Dinâmico Aula 4 Projeto de Teste 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ANÁLISE E PROJETO DE TESTE... 3 1.

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Trabalho sobre No-breaks

Trabalho sobre No-breaks Trabalho sobre No-breaks Grupo: Leandro Porto Cristiano Porto Diego Martins Diogo Rubin Os nobreaks protegem os equipamentos contra quatro problemas principais causados pela variação da energia elétrica.

Leia mais

4 Experimentos Computacionais

4 Experimentos Computacionais 33 4 Experimentos Computacionais O programa desenvolvido neste trabalho foi todo implementado na linguagem de programação C/C++. Dentre as bibliotecas utilizadas, destacamos: o OpenCV [23], para processamento

Leia mais