PROJETO: TÉCNICAS DE LEITURA PARA INICIAÇÃO À PESQUISA -TLIP. Agosto a Novembro /2015 4º Semestre TRABALHO EM GRUPO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO: TÉCNICAS DE LEITURA PARA INICIAÇÃO À PESQUISA -TLIP. Agosto a Novembro /2015 4º Semestre TRABALHO EM GRUPO"

Transcrição

1 1 PROJETO: TÉCNICAS DE LEITURA PARA INICIAÇÃO À PESQUISA -TLIP Agosto a Novembro /2015 4º Semestre TRABALHO EM GRUPO CURSO: ESTÉTICA I Objetivos Propiciar o desenvolvimento da missão da Instituição: Contribuir na formação ética, cristã e salesiana de cidadãos através da produção e da difusão do conhecimento e da cultura. Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Proporcionar subsídios para a introdução à pesquisa. Desenvolver a interdisciplinaridade e a criatividade. II Objetivos específicos Desenvolver/aprofundar a capacidade de problematizar um assunto e de encontrar fontes de consulta para a resolução do problema. Ler sobre o assunto problematizado, ressaltar as ideias essenciais e elaborar esquema com numeração convencional e resumo (ABNT). Melhorar a capacidade de leitura e de escrita. Ter noções da parte técnica de trabalho de iniciação científica, de acordo com as normas da ABNT. Levar em conta os conhecimentos das diversas disciplinas do semestre. Trabalhar em grupo com responsabilidade, dinamismo e solidariedade. Conhecer melhor e utilizar mais o acervo da Biblioteca da Instituição e os recursos da Internet. III Diretrizes 1 Neste semestre deve ser feito o trabalho em grupo (mínimo 02 elementos / máximo 04 elementos). 1.1 O trabalho deverá conter: Capa, Folha de rosto, Sumário, Problematização e Palavras-chave, Justificativa (com citação), Objetivo geral e Objetivos específicos, Esquema, Resumo, Referências, Anexo, Ficha de avaliação (uma para o grupo) 4 os semestres. 2 Participação direta 2.1 Um professor / uma disciplina de cada 4 o semestre e um professor auxiliar A escolha da disciplina é feita pelo Coordenador de Curso, ouvidos os professores. 2.2 Participação indireta os professores que não participam diretamente do projeto devem, quando solicitarem trabalhos aos alunos, exigir que sejam seguidas as normas estabelecidas pela Instituição, as quais precisam estar de acordo com as da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 3 Etapas: 3.1 Orientação inicial sobre elaboração do trabalho (ABNT): a) 1ª fase: agosto/15 Tema, Problematização e Palavras-chave, Justificativa (com citação), Objetivo geral e Objetivos específicos, Esquema, Resumo, Referências. b) 2ª fase: setembro/15 Capa, Folha de rosto, Sumário, Anexos, Ficha de avaliação (uma para o grupo), formatação, paginação, apresentação do trabalho Serão utilizadas 04 h/aulas sendo: 02 h/ aulas da disciplina designada, e 02 h/a de outra disciplina para orientação, conforme cronograma a ser estabelecido, sendo: a) 02 h/a de disciplina designada, de acordo com o horário de aulas do professor responsável pela disciplina, designado pelo coordenador, com a presença do professor em sala- (agosto/15); b) 02 h/a de outra disciplina de professor auxiliar que apenas cederá aulas para a orientação, devendo permanecer na sala com os alunos- (setembro/15) A escolha da disciplina será do coordenador, ouvidos os professores do Curso.

2 3.1.3 A orientação inicial aos alunos é feita pela professora Luiza, conforme cronograma estabelecido, sendo usadas as aulas do professor da disciplina designada e as aulas do professor auxiliar, que deverão permanecer em sala durante a orientação As orientações complementares, se necessário, são de responsabilidade do professor da disciplina designada que, em caso de dúvidas, deve procurar a profª Luiza As orientações de conteúdos específicos, se necessário, são de responsabilidade dos professores dos referidos conteúdos específicos. 4 Elaboração do trabalho 4.1 Após as orientações, deve ser feito o trabalho pelos alunos, fora do horário de aula O trabalho deve ser realizado em grupo que tem liberdade de escolher o assunto para o desenvolvimento do mesmo, (mínimo- 02 e máximo-04 membros), utilizando 02 a 05 fontes diversas de pesquisa ( livro, revista, artigos, monografias, Internet e outras). 4.2 Os alunos podem procurar professores e outros profissionais da área para que haja a necessária interação, que é fundamental no processo de aprendizagem Todos os professores devem atender aos alunos quando solicitados Haverá plantão de dúvidas, nas duas fases, conforme cronograma a ser fixado. 4.3 Correção dos trabalhos A correção do trabalho é feita pela profªluiza (parte técnico-linguística: 1,0pt.) e por professor que domine o conteúdo do assunto escolhido pelo grupo (1,0pt.), total de 2,0pts, valor do trabalho A nota do trabalho integrará a média do 2º bimestre do semestre O professor encarregado da correção do conteúdo é escolhido pelo Coordenador de Curso O professor da disciplina designada devolve aos alunos o trabalho corrigido, com as observações e a nota atribuída ao grupo. 4.4 As orientações básicas ficam à disposição da comunidade escolar no setor de xérox da Faculdade, na Internet e no da classe. 2 1 Instruções Estrutura Técnica 1.1 Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), digitados no anverso da folha. Recomenda-se, para digitação, a utilização de fonte Arial, tamanho 12 para o texto; e tamanho 10 para citações longas. 1.2 Margem As folhas devem apresentar margem: superior = 3cm, esquerda = 4cm, direita = 2cm, inferior = 2cm. 1.3 Espaçamento O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 para todo o trabalho. As citações longas devem ser digitadas em espaço simples. 1.4 Paginação Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada: a partir da primeira folha da parte textual (justificativa), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. (Os algarismos arábicos não devem ser acompanhados de traço, ponto ou zero. Ex. 1, 2, 3... e não -01-, -02-, ). Fonte: Arial 10.

3 3 Obs.: Os textos utilizados podem ser numerados com caneta preta. 1.5 Sequência do Trabalho Capa, Folha de Rosto, Sumário, Problematização e Palavras-chave, Justificativa (com citação), Objetivo geral e Objetivos específicos, Esquema, Resumo, Referências, Anexo, Ficha de avaliação do grupo (uma para o grupo). Obs.: O trabalho deve ser encadernado, utilizando-se plástico transparente na frente e preto; encadernação espiral. As palavras escritas em outras línguas devem aparecer em itálico. Deve-se utilizar somente o anverso da folha. 2 Elementos obrigatórios 2.1 Capa Elemento obrigatório, para proteção externa do trabalho e sobre o qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação na seguinte ordem: - fonte ARIAL 14, centralizado; - nome da Instituição (Sigla maiúscula; nome maiúscula/minúscula) - curso (maiúscula inicial / minúscula demais) - nome do(s) autor(es); (Só a inicial maiúscula, demais letras minúsculas) - título (problematização); (maiúsculas) - local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; ano de depósito (da entrega). (maiúscula) 2.2 Folha de rosto Elemento obrigatório, que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho na seguinte ordem: - nome do(s) autor(es); (maiúscula, ARIAL 14) - título do trabalho (problematização); (maiúscula, ARIAL 14) - natureza (Trabalho de Iniciação Científica) e objetivo (desenvolvimento de práticas investigativas); indicação do semestre, nome do curso e nome da faculdade; (ARIAL 12) - local (Cidade) da instituição; (ARIAL 14) - maiúscula - ano de depósito (da entrega). (ARIAL 14) 2.3 Sumário Elemento obrigatório, que consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, acompanhado do respectivo número da página. (ARIAL 12, itens justificados à esquerda, espaço entre as linhas 1,5). 2.4 Problematização e palavras-chave Escolhido o assunto, o tema do trabalho deve ser transformado em pergunta é a problematização. A pergunta-problema deve ser formulada de maneira clara; deve orientar todo o trabalho e ser respondida na conclusão. Palavras-chave: são as palavras principais contidas na problematização. Devem ser substantivos: no mínimo 2; no máximo 5. São separadas por ponto final e finalizadas por ponto. (Fonte: ARIAL 14 só as iniciais das palavras em maiúscula) Exemplo: Problematização 1. O uso da Vitamina C associada ao Peeling de diamante mostra-se mais eficaz no tratamento do Melasma facial? Palavras-chave: Vitamina C. Peeling de diamante. Eficácia. Melasma facial.

4 2. A Drenagem Linfática Manual é importante na diminuição do edema gestacional? Palavras-chave: Drenagem Linfática Manual. Importância. Diminuição. Edema gestacional. 3. Atividades físicas são indispensáveis na Terceira Idade? Palavras-chave: Atividades físicas. Importância. Terceira Idade. Observação: Não utilizar, na formulação do problema, as palavras: Por quê? Como? Qual? Quando? 2.5 Justificativa Definição Exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e as de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. Em outras palavras, deve-se responder à pergunta: Por que se deseja fazer a pesquisa? Itens necessários ao conteúdo: Modo como foi escolhido o tema para ser pesquisado e como surgiu o problema levantado para o estudo. Apresentação das razões em defesa do estudo realizado. Explicação dos motivos que justificam a pesquisa nos planos teórico e prático, considerando as possíveis contribuições do estudo para o conhecimento humano e para a solução do problema em questão. Citação menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. 2.6 Objetivos Definição É a meta a se alcançar; é a intenção que se tem ao propor a pesquisa. Deve estar coerente com a justificativa e o problema proposto Objetivo Geral É a síntese do que se pretende alcançar. É mais amplo e responde às questões: Para quê? Para quem? Objetivos Específicos É a explicação dos detalhes de um desdobramento do objetivo geral. Tem função intermediária e instrumental permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares. Observação Os enunciados dos objetivos devem começar por um verbo no infinitivo. Como exemplos de verbos usados na formulação de objetivos, pode-se citar: apontar, descrever, explicar, identificar, demonstrar, analisar, selecionar, indicar, ressaltar, mostrar, etc. 2.7 Referências Elemento obrigatório, que consiste em um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual. O grupo deverá consultar, no mínimo, duas fontes de pesquisa, sendo uma delas, pelo menos, oriunda de livros, revistas ou periódicos da área. Não utilizar só artigos da Internet ou monografias (máximo 5 fontes). Seguir as normas da ABNT NBR 6023 /Ago 2002): Fonte Arial 12 espaço simples / 2 espaços simples entre uma e outra referência). Seguir as normas da ABNT em anexo. (Rigorosa ordem alfabética, sem separação do tipo de obra). 2.8 Anexo (Xérox dos textos utilizados) - Incluir xérox dos textos utilizados na pesquisa, podendo as páginas serem numeradas com 4

5 5 caneta preta. 2.9 Outras observações Cada item deve ser colocado em folha nova e na sequência. Problematização: o título do trabalho será sempre a pergunta formulada. Palavras-chave: no mínimo, duas palavras, no máximo, cinco palavras; separadas por ponto e finalizadas também por ponto. Os títulos das partes devem ser: Arial 14, letras maiúsculas. O grupo deve utilizar de 02 a 05 fontes de pesquisa, diversas: livros, revistas, internet etc. Esquema e resumo elaborar um esquema único dos textos pesquisados, de acordo com as normas da ABNT; e resumo dos mesmos textos utilizados no esquema. (Parágrafo único, impessoalidade). Xérox dos textos consultados pode numerar com caneta preta. Ficha de avaliação O grupo deve preencher a ficha, ao término do trabalho. Em seguida: exemplos de justificativa com citação e objetivos. Sugestão de assuntos por curso Normas sobre referências e citações Entrega dos trabalhos: Período: de 03/11 A 09/11/15 Local: Sala 117- Bloco A Empresa Júnior- profª Luiza- 18h45 às 22h30min. OBSERVAÇÃO: abaixo exemplos de justificativa e objetivos Exemplo 1: JUSTIFICATIVA Atualmente, com o desenvolvimento das pesquisas e estudos realizados dentro da área da saúde, observou-se que o controle de peso corporal também se torna um problema preventivo, pois nota-se um índice elevado da população obesa, levando a um aumento na taxa de mortalidade a cada dia, provocado por doenças cardiovasculares decorrentes da falta de atividade física. De acordo com Guedes e Guedes: O aumento excessivo da quantidade de gordura e do peso corporal deverá repercutir de maneira negativa tanto na qualidade como na expectativa de vida dos indivíduos (1998, p. 11). Após a constatação de tais dificuldades, surgiu o interesse pelo tema com o propósito de aprofundar o estudo em questão. Exemplo 1 OBJETIVOS Objetivo geral Aprofundar os conhecimentos sobre obesidade e sobrepeso para que o estagiário de

6 Educação Física possa melhorar a performance no seu dia-a-dia, tendo em vista melhor qualidade de vida. 6 Objetivos específicos Criar alternativas para tentar solucionar o problema observado. Ler sobre o assunto e entendê-lo melhor. Organizar o trabalho dentro das normas da ABNT para, no futuro, elaborar o trabalho de conclusão de curso. Trabalhar em grupo a fim de um melhor conhecimento entre os componentes do mesmo. Fazer avaliação das atividades desenvolvidas. Exemplo 2: JUSTIFICATIVA A fusão é uma ferramenta que vem sendo muito utilizada no mundo dos negócios, ou seja, consiste na integração de duas ou mais organizações, com culturas diferentes que geram conflitos que provocam grandes desafios a enfrentar e cabe aos gestores a melhor forma de solucionar. Através de informações, surgiu o interesse de aperfeiçoar nossos conhecimentos sobre o assunto, com objetivo de desenvolver soluções que contribuirão para o crescimento das empresas. Diante das dificuldades encontradas no processo de fusão, as pessoas precisam ser um elemento fundamental para o andamento de qualquer negócio, já que a junção de duas culturas diferentes interfere no comportamento dos colaboradores envolvidos, pois: O conhecimento da cultura organizacional e suas características é fundamental para melhor gerenciar e administrar organizações complexas. Em particular, conhecendo o impacto cultural de mudanças estratégicas, teremos melhores instrumentos para implementar mudanças essenciais para o sucesso da organização. (BRAUNSTEIN; TOMEI, 1993, p. 5). Desta forma, este processo causa insegurança no ambiente interno da instituição, provocando assim um impacto na sociedade de maneira negativa em relação ao desemprego. Exemplo 2 OBJETIVOS Objetivo geral

7 7 Analisar os processos de fusão que ocorrem nas organizações de diferentes culturas, considerando a atuação profissional. Objetivos específicos Ressaltar a necessidade das organizações em valorizar as pessoas. Apresentar que a comunicação é indispensável no processo de fusão. Proporcionar com essas atividades uma melhoria na análise crítica de acordo com a realidade observada. Pesquisar em diversas fontes, conteúdo sobre o assunto. Elaborar esquema convencional e resumo, ressaltando idéias principais sobre o assunto. Trabalhar em grupo com responsabilidade. Observação: Revisão: Esquema com numeração convencional e Resumo a) Sobre a elaboração de Esquema: consultar a apostila do 2ºsemestre/ b) Sobre a elaboração de Resumo: consultar a apostila do 3ºsemestre / Sugestões de assuntos Estética facial Estética corporal Terapias orientais Terapia Capilar Cirurgia em Estética Cosmetologia 3 REFERÊNCIAS- (NBR 6023/ ago ABNT) 1. PARA LIVROS O último sobrenome do autor com todas as letras maiúsculas e os prenomes abreviados, seguidos de ponto, título, subtítulo (se houver), edição, local (cidade), editora e data da publicação. O título do livro, com apenas a primeira letra maiúscula, levará destaque em negrito, havendo subtítulo colocar após o título dois pontos, sem destaque e em letras minúsculas. Se for primeira edição, não se aponta. Indicar o local da publicação e a editora (a palavra editora não aparece). A segunda linha e as demais, se houver, serão alinhadas à esquerda. Respeitar a ordem alfabética na organização final das referências. Exemplos: SEM SUBTÍTULO HAYAKAWA, I. S. A linguagem do pensamento e na ação. 3. ed. São Paulo: Pioneira, COM SUBTÍTULO GUIRRO, E.; GUIRRO, R. Fisioterapia em estética: fundamentos, recursos e patologias. 2. ed. São Paulo: Manole, 1998.

8 8 MAIS DE UM AUTOR: DOIS AUTORES Seguem as mesmas regras, separando os autores por ponto-e-vírgula. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, TRÊS AUTORES FERREIRA, C. A. M.; MOUSINHO, R.; THOMPSON, R. Psicomotricidade clínica. São Paulo: Lovise, 2002 MAIS DE TRÊS AUTORES URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, VÁRIOS AUTORES COM INDICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Indica-se o primeiro com a responsabilidade: Coord.=coordenador, Org.=organizador, Comp.=compilador. FERREIRA, L. P. (Org.). O fonoaudiólogo e a escola. São Paulo: Summus, OBRAS COM TRADUÇÃO O nome do tradutor é por extenso em letras minúsculas. HAYAKAWA, I. S. A linguagem do pensamento e na ação. Tradução José Simões. 3. ed. São Paulo: Pioneira, DOIS LIVROS OU MAIS DO MESMO AUTOR Do segundo em diante, suprime-se o nome e coloca-se um travessão com 6 espaços e ponto. Colocar os livros, artigos e outros em ordem cronológica, do mais antigo para o mais atual. Quando houver duas obras do mesmo ano, do mesmo autor: (1996a) (1996b) Exemplo: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991ª. Metodologia do trabalho científico. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991b. PARTES DE UMA OBRA ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, p TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo:USP, 1994, p TESES, DISSERTAÇÕES E TCC

9 9 Sobrenome do autor, em maiúsculas, prenomes abreviados, título em negrito, só com a primeira letra maiúscula, o ano. Tipo do documento, instituição onde foi apresentada, cidade. Exemplos: SOUZA, S. J. As interrelações pessoais do trabalho Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo. BERNARDES, F. A inserção social de deficientes visuais Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Sociologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. ALVES, P. H.; BARBOSA, L. D. A ergonomia no trabalho Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Educação Física de Lins, Lins. 4. PARA REVISTAS, JORNAIS E PERIÓDICOS Artigos de Revistas Matéria Assinada: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração. Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p , set Autoria desconhecida: a entrada é feita pelo título LIDERANÇA situacional. Exame. São Paulo: Abril, n. 72, 13 de out, p.13-19,1999. Artigos de Jornais - Matéria Assinada: NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo. São Paulo, 28 jun Folha Turismo. Caderno 8, p.13. Autoria desconhecida: (não havendo seção ou caderno, o nº da página vem antes da data) MEDIDA PROVISÓRIA fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p.3, 25 abr Obs.: Em títulos e subtítulos muito longos, podem-se suprimir as últimas palavras, que devem ser indicadas por reticências. 5. PARA APOSTILAS DE CURSO SOUTO, M. Considerações sobre os programas de Treinamento em Recursos Humanos. 1999, 27p. Apostila da disciplina de Administração Geral. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins. 6. REFERÊNCIAS LEGISLATIVAS (LEIS, DECRETOS, PORTARIAS ETC.) Nome do país, ou cidade ou Estado em maiúsculas / o título e a especificação da legislação com o número e data / nome da obra ou veículo de informação onde foi publicado em destaque / com indicação do número vírgula e página ponto.

10 10 Exemplo: BRASIL. Decreto-Lei nº 2423, de 7 de abril de Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, nº 126, p AUTOR ENTIDADE - Tem entrada pelo próprio nome por extenso. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo, São Paulo, p.8. INTERNET Matéria Assinada: SILVA, I. G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo, São Paulo,19 set.1998.disponível em:< Acesso em: 19 set Autoria desconhecida: ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov Disponível em:< Acesso em: 30 nov OBSERVAÇÕES GERAIS a) As Referências devem seguir rigorosa ordem alfabética, sem separação do tipo de obra (livros, revistas, dicionários, internet e outros). b) Quando o local e editora não aparecem, indicar entre colchetes: [s.l.] = sine loco / sem local e [s.n.] = sine nomine / sem editora. Se não houver os dois: [s.l.:s.n.] Quando não houver data, aproximar assim: [ 1991?] ou [199_ ] ou [19 ], ou [s.d.] = sem data --Usar espaço simples entrelinhas. Exemplos de referências: REFERÊNCIAS BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de Metodologia Científica. Um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, COLOGNESE, S. A.; TOMAZI, N.D.; BALTAR, R. Elementos para orientar a leitura e a escrita. Cascavel-PR: Coluna do Saber, HALL, S. Biomecânica básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, IIDA, I. Ergonomia: projeto e produto. São Paulo: E. Blucher, KNOPLICK, J. Viva bem com a coluna que você tem: dores nas costas, tratamento e prevenção. 14 ed. São Paulo: Ibrasa, 1982.

11 PEIXOTO, P. As citações nos trabalhos dos estudantes. Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, Disponível em: Acesso em: 12/05/2013. TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. 5. ed. São Paulo: FGV, XAVIER, A. Aprenda a usar as Normas da ABNT: Citação (2 de 4). 29/10/2008. Disponível em: Acesso em: 12/05/ CITAÇÕES- NBR ago ABNT Citação próprias palavras do texto citado ou paráfrase, isto é, as ideias são do autor do texto citado, mas escritas com as palavras do autor do trabalho. 1 As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplos: Barbour (1971, p. 135) descreve: O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...] ou Não se mova, faça de conta que está morta. (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72). Segundo Sá (1995, p. 27): [...] por meio da mesma arte de conversação que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...] 2 As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado(arial 10) e sem as aspas. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo: Exemplo: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181). Ao usar citações lembrar que elas devem ser comentadas antes ou após as mesmas. Não se admite citação desvinculada do assunto e do texto. OBSERVAÇÕES : 1 No caso de dois autores seguir o exemplo: (RODRIGUES; ALVES, 2000, p. 50) 2 No caso de três autores: (RODRIGUES; SILVA; ALVES, 2000, p. 32) 3.Mais de três autores: (RODRIGUES et al., 2000, p. 27) 4 A citação deve ser feita pelo primeiro nome que aparece nas referências, em maiúsculas. Nenhuma citação de autor ou de publicação pode deixar de constar nas referências.

12 12 5 No caso de leis, proceder assim: Segundo o Decreto-lei nº de 20 de janeiro de1999, em seu artigo 1º,... (BRASIL, 1999, p. 20) 6 As citações não devem ser muito longas. MONTAGEM DO TRABALHO- SEQUÊNCIA CAPA- não contada; não numerada FOLHA DE ROSTO - contada; não numerada (1) SUMÁRIO - contada; não numerada (2) PROBLEMATIZAÇÃO- contada; não numerada (3) JUSTIFICATIVA- contada; numerada (4) OBJETIVOS- contada; numerada (5) ESQUEMA- contada; numerada (6) RESUMO- contada; numerada (numeração depende do número de páginas do esquema) REFERÊNCIAS- contada; numerada (observar a sequência numérica) ANEXO contada ; não numerada TEXTOS- contada; numerada FICHA DE AVALIAÇÃO- contada; numerada (uma para o grupo). Obs.: Encadernação-espiral-plástico transparente na frente; preto atrás. Observação: Na sequência, os modelos dos elementos obrigatórios que devem ser seguidos na apresentação do trabalho com a formatação das páginas. Dúvidas????: - Profª Luiza C. Binato Exel - luiza@unisalesiano.edu.br Profª Jovira Maria Sarraceni- jo@unisalesiano.edu.br Sala 117-1º andar- Bloco A

13 Margem superior: 3 cm UNISALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de... (Centralizado - Fonte: Arial 14) (itálico) NOMES DOS AUTORES (alunos) (Centralizado, em ordem alfabética, sem abreviação - Fonte: Arial 14) (Maiúscula inicial / Minúscula demais letras) Margem esquerda: 4cm TÍTULO (é a pergunta-problema) (Centralizado - Fonte: Arial 14 maiúscula) Margem direita: 2 cm LINS - SP 2015 (Centralizado - Fonte: Arial 14 - maiúscula) Margem inferior: 2 cm

14 Margem superior: 3 cm NOMES DOS AUTORES (alunos) (Centralizado, em ordem alfabética - Fonte: Arial 14 maiúscula todas as letras) Margem esquerda: 4cm TÍTULO (é a pergunta-problema) (Centralizado - Fonte: Arial 14 letras maiúsculas) Margem direita: 2 cm 11cm (Recuo esquerdo: 7 cm) Trabalho de Pesquisa com o objetivo de desenvolvimento de práticas investigativas, para ser apresentado ao professor do 4º semestre do Curso de..., do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. (itálico) (Fonte: Arial 12 Espaço simples) LINS - SP 2015 Margem inferior: 2 cm

15 Margem superior: 3 cm (Centralizado - Fonte: Arial 14) SUMÁRIO (Centralizado - Fonte: Arial 14) Problematização e Palavras-chave... 3 Justificativa... 4 Objetivo geral e Objetivos específicos... 5 Esquema... 6 Resumo... 8 Referências Anexo Texto: (título) Texto: Texto: Ficha de avaliação Margem esquerda: 4cm (Itens justificados à esquerda Espaço 1,5 Fonte: Arial 12) Margem direita: 2 cm Margem inferior: 2 cm

16 Margem superior: 3 cm PROBLEMATIZAÇÃO (Centralizado - Fonte: Arial 14) Margem esquerda: 4cm PERGUNTA (título do trabalho) - (Fonte: Arial 14 maiúscula) Palavras-chave:... (Fonte: Arial 12 só a 1ª letra maiúscula, separadas por ponto e finalizadas por ponto) Margem direita: 2 cm Margem inferior: 2 cm

17 Margem superior: 3 cm 4 JUSTIFICATIVA (Centralizado - Fonte: Arial 14) Texto com citação: (Justificado - Fonte: Arial 12 Espaço 1,5) Margem esquerda: 4cm Margem direita: 2 cm Margem inferior: 2 cm

18 Margem superior: 3 cm 5 OBJETIVOS (Centralizado - Fonte: Arial 14) Objetivo Geral (Centralizado - Fonte: Arial 12) Objetivos Específicos (Centralizado - Fonte: Arial 12) Margem esquerda: 4cm Margem direita: 2 cm Margem inferior: 2 cm

19 Margem superior: 3 cm 6 ESQUEMA (Centralizado - Fonte: Arial 14) Texto (Fonte: Arial 12, espaço 1,5) Margem esquerda: 4cm Margem direita: 2 cm Margem inferior: 2 cm

20 Margem superior: 3 cm 10 RESUMO (Centralizado - Fonte: Arial 14) Texto (Justificado - Fonte: Arial 12 Espaço simples. Parágrafo único, impessoalidade) Margem esquerda: 4cm Margem direita: 2 cm Margem inferior: 2 cm

21 Margem superior: 3 cm 11 REFERÊNCIAS (Centralizado - Fonte: Arial 14) (Fonte: Arial 12 Espaço simples; entre uma referência e outra entrelinha: 1,5. Rigorosa ordem alfabética) Margem esquerda: 4cm Margem direita: 2 cm Margem inferior: 2 cm

22 Margem superior: 3 cm Não numerar Margem esquerda: 4cm ANEXO (Centralizado - Fonte: Arial 14) Margem direita: 2 cm Margem inferior: 2 cm

23 20 TEXTOS (Xérox dos textos utilizados mesma ordem do sumário)

24 PROJETO: TÉCNICAS DE LEITURA PARA INICIAÇÃO À PESQUISA 20 FICHA DE AVALIAÇÃO Curso:... 4º Semestre... Nome dos alunos do grupo RA Data:...de...de ITEM QUESTÕES SIM RESPOSTAS EM NÃO PARTE OBSERVAÇÃO 1 Houve dificuldade em problematizar o assunto e encontrar as fontes de pesquisa? 2 Foi utilizado o acervo da Biblioteca e a Internet? 3 Houve dificuldade na formatação do trabalho? Em que partes? 4 As orientações técnicas contribuíram para esclarecer dúvidas e estas foram resolvidas? 5 Professores e outros profissionais colaboraram para o êxito do trabalho? 6 O grupo considera o trabalho desenvolvido difícil? Que itens oferecem mais dificuldade? 7 Todos os elementos do grupo participaram com responsabilidade, dinamismo e seriedade na elaboração do trabalho? 8 A participação no projeto contribuiu para ampliação dos conhecimentos e será útil para futuras pesquisas? Sugestões e críticas (Faça um comentário, se julgar conveniente).

TRABALHO DE GRADUAÇÃO

TRABALHO DE GRADUAÇÃO TRABALHO DE GRADUAÇÃO NORMAS PARA REFERÊNCIAS ABNT NBR 6023/2002 NORMAS PARA CITAÇÕES ABNT NBR 10520/2002 2 REFERÊNCIAS ABNT NBR 6023/AGO/2002 PARA LIVROS O último sobrenome do autor com todas as letras

Leia mais

FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO

FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO Rio de Janeiro 2007 NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO Projeto de pesquisa apresentado para a Programa de Iniciação à Pesquisa das FSJ, ou para elaboração

Leia mais

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas:

1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas: 1 2 1 Apresentação Este documento tem por objetivo apresentar orientações para a redação e formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade de Artigo Científico. Para a elaboração do artigo

Leia mais

A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais.

A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais. APRESENTAÇÃO Para ficar claro, é necessário fazer distinções entre padrões e normas, já que normas da ABNT são constituídas de regras a serem seguidas, objetivando a qualidade em produções científicas,

Leia mais

DE ARTIGO CIENTÍFICO

DE ARTIGO CIENTÍFICO CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, TURISMO, DIREITO E PÓS-GRADUAÇÃO Maria Paulina Gomes Maria Paulina Gomes Manual elaborado para orientar os alunos que estão realizando a disciplina Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS Estas regras são aplicadas a todos os Trabalhos acadêmicos ou similares (trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar,

Leia mais

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CORNÉLIO PROCÓPIO - PR ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2005 São Carlos 2010 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com a

Leia mais

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC)

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) RIO DE JANEIRO 2009 2 APRESENTAÇÃO Estas diretrizes têm por objetivo padronizar a apresentação dos Trabalhos

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO DA SMS-RIO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO DA SMS-RIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO DA SMS-RIO Nome do aluno (apenas as letras iniciais em maiúscula) - Arial 12, sem negrito Título em arial 14, espaçamento 1,5, apenas a primeira letra em caixa alta, negrito

Leia mais

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Um resumo das normas Este resumo é indicado, principalmente, para quem for escrever um trabalho científico. Como a própria ABNT diz, ao introduzir o texto

Leia mais

Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior

Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior Objetivo: As normas da ABNT tem o objetivo de facilitar e determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação das escolas e universidades, dentro de um mesmo parâmetro de apresentação. Elas

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR

Leia mais

RESOLUÇÃO COTEA N 1/2013 TERMO ADITIVO, de 23 de janeiro de 2013.

RESOLUÇÃO COTEA N 1/2013 TERMO ADITIVO, de 23 de janeiro de 2013. RESOLUÇÃO COTEA N 1/2013 TERMO ADITIVO, de 23 de janeiro de 2013. Art. 1 O aluno que estiver apto a matricular-se no TCC1- PROJETO DE PESQUISA deverá procurar o orientador de TCC que mais se aproxime do

Leia mais

Algumas observações pertinentes sobre os elementos obrigatórios:

Algumas observações pertinentes sobre os elementos obrigatórios: CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E ARTES Roteiro para Elaboração do Projeto de TCC Um trabalho de conclusão de curso (em qualquer modalidade) tem início com a elaboração de seu projeto.

Leia mais

Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS. Tema da Pesquisa. Nome do Aluno Nº - Série/Ano. Disciplina Professor(a)

Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS. Tema da Pesquisa. Nome do Aluno Nº - Série/Ano. Disciplina Professor(a) 1 Capa Modelos de Instrumentos de Pesquisa COLÉGIO COSMOS Tema da Pesquisa Nome do Aluno Nº - Série/Ano Disciplina Professor(a) Campo Limpo Paulista, de de 2012 Relatório INTRODUÇÃO (Produção textual do(a)

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERABA - MG NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO UBERABA-MG 2010 SUMÁRIO

Leia mais

DAS ORIENTAÇÕES E MODELO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL- PAES IFAM

DAS ORIENTAÇÕES E MODELO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL- PAES IFAM . DAS ORIENTAÇÕES E MODELO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL- PAES IFAM 1 CAPA Título do projeto de intervenção, linha de ação dos Programas Integrais da PAES- IFAM contemplada, campus

Leia mais

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB NORMA PAPGEF UPE/UFPB N 002/2015 DISPÕE SOBRE A NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PAPGEF UPE/UFPB. Art. 1. Os concluintes

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS APRESENTAÇÃO Esse documento é dirigido aos docentes e discentes da Fesp Faculdades com a finalidade de adotar normas

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Marechal Cândido Rondon PR 2013 SUMÁRIO 1. CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS ARTIGOS...3 1.1 Formato...3 1.2 Ciclo de vida...3 1.3 Características técnicas

Leia mais

COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Série: 3º ANO ENSINO MÉDIO MATERIAL COMPLEMENTAR COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO São Paulo 2012 1 1. APRESENTAÇÃO GRÁFICA: Todo trabalho escolar deve conter impressão de boa qualidade,

Leia mais

MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS Apresentação gráfica Segundo normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e atualizado com as alterações da NBR 14724/11 Trabalhos Acadêmicos.

Leia mais

Roteiro para elaboração do Projeto de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas Rio de Janeiro

Roteiro para elaboração do Projeto de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas Rio de Janeiro FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA BRASILEIRA DE ECONOMIA E FINANÇAS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS Roteiro para elaboração do Projeto de Monografia do Curso de Graduação em Ciências Econômicas Rio de Janeiro

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES 1 MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES Primeiro Autor (aluno) e-mail Formação Segundo Autor (aluno) e-mail Formação Professor Orientador e-mail

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO DE CONCLUSÃO DE CURSO. FORMATO ARTIGO CIENTÍFICO (com base na ABNT NBR 6022)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO DE CONCLUSÃO DE CURSO. FORMATO ARTIGO CIENTÍFICO (com base na ABNT NBR 6022) UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE BACHARELADO EM ENFERMAGEM Coordenação do TCC de Enfermagem BACHARELADO EM FISIOTERAPIA Coordenação do TCC de Fisioterapia NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Considera-se projeto de pesquisa um plano ou uma orientação metódica acerca dos passos que devem ser executados na pesquisa de forma concreta, atendendo a

Leia mais

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo.

2. Desenvolver Pesquisa de Campo sobre uma pequena empresa conforme modelo de pesquisa anexo. 1 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2. OBJETIVO Resolução nº 01 de 02/02/2004 do Conselho Nacional de Educação CNEC/CN/MEC. Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações

Leia mais

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O presente Manual de Estágio apresenta as orientações básicas para o desenvolvimento das atividades

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Nos termos da Lei nº 11.892 de 29/12/2008, a Escola Técnica da UFRGS passa a ter nova denominação. REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO O Curso Técnico

Leia mais

II Fórum de acessibilidade e II Seminário de ações afirmativas, diversidade e inclusão. OS TRABALHOS DEVERÃO SEGUIR A SEGUINTE FORMATAÇÃO:

II Fórum de acessibilidade e II Seminário de ações afirmativas, diversidade e inclusão. OS TRABALHOS DEVERÃO SEGUIR A SEGUINTE FORMATAÇÃO: II Fórum de acessibilidade e II Seminário de ações afirmativas, diversidade e inclusão. OS TRABALHOS DEVERÃO SEGUIR A SEGUINTE FORMATAÇÃO: I - RESUMO EXPANDIDO: Modalidade: Destinada a alunos de graduação,

Leia mais

AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE.

AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE. AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE. CANOAS/2014 A estrutura deste manual foi elaborada com base

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart Biblioteca da Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC São Paulo, 2014 ii FORMATO DO TCC Tamanho do papel: A4 (21 cm 29,7 cm);

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA. Dr. THOMAZ NOVELINO DIGITE NOME. TÍTULO (DIGITE: TEXTO FORMATADO) Subtítulo (use se necessário)

CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA. Dr. THOMAZ NOVELINO DIGITE NOME. TÍTULO (DIGITE: TEXTO FORMATADO) Subtítulo (use se necessário) CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA Dr. THOMAZ NOVELINO FORMATO DA FOLHA A4(21 CM X29,7 CM) ESPAÇAMENTO 1,5 MARGEM: SUPERIOR E ESQUERDA- 3 CM INFERIOR E DIREITA - 2 CM [f1] Comentário:

Leia mais

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos Faculdade INED Cursos Superiores de Tecnologia Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa Objetivos gerais e específicos Objetivo resultado a alcançar; Geral dá resposta ao problema; Específicos

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) Informações gerais A Revista de Estudos Discursivos, gerada a partir das comunicações apresentadas no interior

Leia mais

PIM V. Projeto Integrado Multidisciplinar

PIM V. Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar PIM V - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre no funcionamento dos sistemas de Saúde

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo do Trabalho, se Houver

TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo do Trabalho, se Houver FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO NOME DO CURSO NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo do Trabalho, se Houver CATANDUVA Ano NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO

Leia mais

Legitimação dos conceitos face as práticas organizacionais; Oportunizar reflexão sobre as competências em desenvolvimento;

Legitimação dos conceitos face as práticas organizacionais; Oportunizar reflexão sobre as competências em desenvolvimento; 1 MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADORES CURSO SUPERIORES DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA (LOGÍSTICA) SÃO PAULO 2009 2 Introdução A prática pedagógica dos Cursos Superiores de Graduação

Leia mais

NORMALIZAÇÃO PARA RELATÓRIOS TÉCNICOS VERSÃO RESUMIDA

NORMALIZAÇÃO PARA RELATÓRIOS TÉCNICOS VERSÃO RESUMIDA NORMALIZAÇÃO PARA RELATÓRIOS TÉCNICOS VERSÃO RESUMIDA PADRÃO CESBOC ABNT 2015 O QUE É ABNT? Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Órgão responsável pela normalização técnica

Leia mais

As partes que compõem o trabalho acadêmico são:

As partes que compõem o trabalho acadêmico são: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Picos, 2009 Apresentação O conhecimento científico tem como princípio fundamental a objetividade, tendo como premissa a sua legitimidade junto à comunidade científica.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA COM VISTAS AO COMITE DE ÉTICA EM PESQUISA DA SMSDC/RJ

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA COM VISTAS AO COMITE DE ÉTICA EM PESQUISA DA SMSDC/RJ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Gestão Coordenadoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Desenvolvimento Pessoal Gerência de Desenvolvimento

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO MANUAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO - 7º e 8º Períodos de Administração - Responsável: Prof. Edileuza Pereira Silva UBERABA - MG 2014 2 SUMÁRIO 1. Apresentação...

Leia mais

UM OLHAR PARA O FUTURO: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

UM OLHAR PARA O FUTURO: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE COORDENAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL CRONOGRAMA MOSTRA CIENTÍFICA 2016 1 TRIMESTRE UM OLHAR PARA O FUTURO: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE A MOSTRA CIENTÍFICA 2016 do Colégio João Paulo I objetiva propiciar aos

Leia mais

INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE ENFERMAGEM. NOME DOS ALUNOS (equipe de 4 pessoas) TÍTULO DO PROJETO

INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE ENFERMAGEM. NOME DOS ALUNOS (equipe de 4 pessoas) TÍTULO DO PROJETO 1 INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE ENFERMAGEM NOME DOS ALUNOS (equipe de 4 pessoas) TÍTULO DO PROJETO CAMPINA GRANDE-PB 2014 2 NOME DOS ALUNOS (equipe de 4

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011

Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011 Regulamento do Trabalho de Curso Serviço Social - 2011 Manual de TC Manual de TC Manual detc de Serviço Social 1. INTRODUÇÃO Definimos o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como um trabalho científico,

Leia mais

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA META Apresentar e descrever a construção de um projeto de pesquisa e seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS GOVERNADOR VALADARES COORDENAÇÃO DO ENSINO MÉDIO - CEM

Leia mais

Esquema para elaboração de trabalho escolar conforme as normas da ABNT

Esquema para elaboração de trabalho escolar conforme as normas da ABNT Maria Angélica Brandolff* Indiara Silveira** Esquema para elaboração de trabalho escolar conforme as normas da ABNT Esteio 2013 *Bibliotecária CRB10/2234 **Graduanda de Biblioteconomia UFRGS ***Apresentação

Leia mais

TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 RESUMO

TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 RESUMO TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 Nome completo do autor com sobrenome em CAIXA ALTA Nome completo do coautor com sobrenome em CAIXA ALTA RESUMO Identifique

Leia mais

MARIA BERNADETE MIRANDA

MARIA BERNADETE MIRANDA MARIA BERNADETE MIRANDA Trabalhos Acadêmicos segundo a ABNT-NBR 14724:2002 NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA! Referências! Citações em documentos! Trabalhos Acadêmicos ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS!

Leia mais

Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA. Gláucia da Conceição Lima Glauber Santana de Sousa

Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA. Gláucia da Conceição Lima Glauber Santana de Sousa Aula 4 O PROJETO DE PESQUISA META Apresentar as etapas de elaboração de um projeto de pesquisa. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: defi nir projeto de pesquisa; identifi car a importância da

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO EMPRESARIAL PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EMPRESARIAL PIM II Projeto Integrado Multidisciplinar PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Descrição e análise de práticas de gestão em empresas de médio porte. OBS: O Projeto deverá ser

Leia mais

Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis.

Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. 2 Sumário Necessidade do estágio... 3 Realização do Estágio... 3 Documentações

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL SÃO CRISTÓVÃO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO

COLÉGIO ESTADUAL SÃO CRISTÓVÃO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO 0 COLÉGIO ESTADUAL SÃO CRISTÓVÃO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL Margens Superior e Esquerda: 3cm, Inferior e Direita: 2cm; Fonte: Arial 12; Negrito; Centralizado; Espacejamento entre

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PROJETO DE ESTÁGIO Nome do Aluno Frederico Westphalen, RS, Brasil

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública e Privada no Brasil.

Leia mais

ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO

ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ COLEGIADO DE LETRAS: EAD/UAB/UESC PROFª MSC. RITA LÍRIO DE OLIVEIRA ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO ITABUNA - BAHIA 2013 PROFª MSC. RITA LÍRIO DE OLIVEIRA ESTRUTURA DO

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção

Leia mais

IV ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO 3E/UNIRIO 15 e 16 /03/2016

IV ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO 3E/UNIRIO 15 e 16 /03/2016 IV ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO 3E/UNIRIO 15 e 16 /03/2016 1ª CIRCULAR FORMATAÇÃO DE TRABALHOS FICHA DE CADASTRAMENTO DE SUBMISSÃO DE ARTIGO 1ª CIRCULAR Apresentação Temos o prazer de convidá-lo

Leia mais

Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Alta Floresta-MT 2015 Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Nome(s) do(s) autor(es) em ordem alfabética E-mail(s) Professor(a)orientador(a) Resumo Este documento apresenta o modelo de elaboração e formatação

Leia mais

Normas ABNT para Trabalhos

Normas ABNT para Trabalhos Normas ABNT para Trabalhos CAPA: Nome da Instituição: fonte tamanho 12 e centralizado. Nome dos autores: fonte tamanho 12, centralizado em ordem alfabética. Título: fonte tamanho 14 em negrito e centralizado.

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO VIEIRA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Lagarto/SE, 2009 1 SUMÁRIO

Leia mais

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2013 DISSERTAÇÃO E TESE

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2013 DISSERTAÇÃO E TESE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2013 DISSERTAÇÃO E TESE Este documento refere-se às Normas de Apresentação

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Curso de Psicologia COREU

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Curso de Psicologia COREU VII SEMANA DA DIVERSIDADE TEMA: PSICOLOGIA, LIBERDADE, ÉTICA 23ª Jornada da Clinica de Psicologia 8ª Jornada da Ênfase Psicologia Organizações e Sociedade 2ª Jornada da Rede Psi EDITAL PARA SELEÇÃO DE

Leia mais

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

NORMAS DE PUBLICAÇÃO NORMAS DE PUBLICAÇÃO NORMA PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO Resumos: O texto do resumo, para qualquer modalidade de participação, deverá ser apresentado de acordo com a seguinte configuração: TÍTULO: centralizado,

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO

RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES REVISADO EM SETEMBRO DE 2011 DE ACORDO COM RESOLUÇÃO

Leia mais

CAPA FACULDADE DE TEOLOGIA INTEGRADA NOME DO ALUNO (OU EQUIPE) Título do Projeto

CAPA FACULDADE DE TEOLOGIA INTEGRADA NOME DO ALUNO (OU EQUIPE) Título do Projeto CAPA FACULDADE DE TEOLOGIA INTEGRADA NOME DO ALUNO (OU EQUIPE) Título do Projeto IGARASSU 2012 (Folha de rosto - modelo) 2 cm. NOME DO ALUNO Nome do(s) aluno(s) - centralizado e em letras maiúsculas Título

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição Curso de Nutrição MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição Curso de Nutrição MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS Universidade Federal de Juiz de Fora 0 MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS Professores: Renato Moreira Nunes Cristiane Gonçalves de Oliveira Fialho Paulo Henrique Fonseca da Silva Renata Maria Souza

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 2º PERÍODO PITEX

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 2º PERÍODO PITEX TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 2º PERÍODO PITEX 1S2013 CURSO DE PRODUÇÃO TÊXTIL 2º SEMESTRE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE AMERICANA I. OBJETIVOS O objetivo geral deste projeto interdisciplinar é propiciar aos

Leia mais

Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos

Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR III Alunos do Final do Módulo Processual. Cartilha de Orientação

PROJETO INTEGRADOR III Alunos do Final do Módulo Processual. Cartilha de Orientação PROJETO INTEGRADOR III Alunos do Final do Módulo Processual Cartilha de Orientação SUMÁRIO 1. Apresentação 2. Informações 2.1. Requisitos Específicos do Projeto Integrador III 2.2. Roteiro para elaboração

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA MATEMÁTICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA MATEMÁTICA 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA MATEMÁTICA À medida que se dá a interação com a realidade e, a partir da consolidação da formação teórica, delineia-se para o aluno a possibilidade de um aprofundamento

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Araranguá MÊS /ANO 2 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO...3 2- OBJETIVOS...4 3- JUSTIFICATIVA...5 4- REVISÃO TEÓRICA...6 5- METODOLOGIA...7 6- CRONOGRAMA...8 7- BIBLIOGRAFIA...9

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA RIO DE JANEIRO MÊS - ANO NOME DO AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO PROJETO Projeto de Pesquisa apresentado ao orientador

Leia mais

MODELO TRABALHO ESCOLAR

MODELO TRABALHO ESCOLAR SOCIEDADE DIVINA PROVIDÊNCIA COLÉGIO STELLA MARIS Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP 88790-000 (48) 3646-0425 Fax: (48) 3646-1206 http://www.stellamaris.g12.br E-mail: stella@stellamaris.g12.br

Leia mais

Orientações para a realização de trabalhos acadêmicos

Orientações para a realização de trabalhos acadêmicos Orientações para a realização de trabalhos acadêmicos» Procure pesquisar em fontes (livros, apostilas, enciclopédias e sites) confiáveis ou com indicação de seu professor. Lembre-se que, principalmente

Leia mais

Disciplina: Seminários. Curso: Administração

Disciplina: Seminários. Curso: Administração Disciplina: Seminários Curso: Administração Texto 5: NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO / ACADÊMICO NBR 14724/2005 A normalização de documentos técnico-científicos tem como finalidade tornar

Leia mais

Submissão de Trabalhos para Comunicações Orais

Submissão de Trabalhos para Comunicações Orais Submissão de Trabalhos para Comunicações Orais Normas Gerais Os resumos poderão ser submetidos ao Comitê Científico, independentemente do pagamento da taxa de inscrição. No entanto, após a aprovação dos

Leia mais

Regulamento Específico para os Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância

Regulamento Específico para os Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância Regulamento Específico para os Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Geografia a Distância As disciplinas Estágio Supervisionado I e II, devendo perfazer o total de 200 (duzentas) horas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Orientações para Elaboração de Artigo Científico O Artigo Científico é um texto reduzido máximo 8 páginas (1), nelas inclusa a Bibliografia Básica: de 5 a 8 obras, no máximo por meio do qual se comunica

Leia mais

EDITAL N.º 105 /2010 PUBLICAÇÃO DE LIVROS TÉCNICO-CIENTÍFICOS DA UESB

EDITAL N.º 105 /2010 PUBLICAÇÃO DE LIVROS TÉCNICO-CIENTÍFICOS DA UESB UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL N.º 105 /2010 PUBLICAÇÃO DE LIVROS TÉCNICO-CIENTÍFICOS DA UESB O Reitor da Universidade

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Normas para Redação de Dissertações/Teses 1. Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou

Leia mais

Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica

Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica O projeto deverá ser encaminhado contendo todas as informações solicitadas no roteiro a seguir, inclusive seguindo

Leia mais

Inst. Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Inst. Superior de Educação de Ituiutaba

Inst. Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Inst. Superior de Educação de Ituiutaba Inst. Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba Inst. Superior de Educação de Ituiutaba COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO Especialização - Lato sensu NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO DE PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ISSN online: 2318-4299 MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS 2ª Edição revisada e ampliada www.incentivoaciencia.com.br Brasil 2015 APRESENTAÇÃO A Associação Brasileira de Incentivo

Leia mais

VIII JORNADA DE NUTRIÇÃO PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA VII ENCONTRO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM NUTRIÇÃO II MOSTRA DE FOTOGRAFIAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO

VIII JORNADA DE NUTRIÇÃO PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA VII ENCONTRO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM NUTRIÇÃO II MOSTRA DE FOTOGRAFIAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO VIII JORNADA DE NUTRIÇÃO PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA VII ENCONTRO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM NUTRIÇÃO II MOSTRA DE FOTOGRAFIAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 URI - Erechim

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO VI SENPEX NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Período de submissão: 10/07/2015 10/09/2015. 1. O VI do UNIBAVE: Ciência e tecnologia para promoção da educação e da vida", a ser realizado

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Escola Técnica Estadual Profº Massuyuki Kawano 2 Introdução O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é requisito essencial e obrigatório

Leia mais

Normalização de trabalhos Acadêmicos. ABNT NBR 14724-2011 -Informação e documentação - Trabalhos Acadêmicos-

Normalização de trabalhos Acadêmicos. ABNT NBR 14724-2011 -Informação e documentação - Trabalhos Acadêmicos- Normalização de trabalhos Acadêmicos ABNT NBR 14724-2011 -Informação e documentação - Trabalhos Acadêmicos- Esta norma específica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses,

Leia mais

Universidade Comunitária da Região de Chapecó Área de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Ciências Contábeis

Universidade Comunitária da Região de Chapecó Área de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Ciências Contábeis Curso de Ciências Contábeis DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso I PERÍODO: 7º - MATRIZ CURRICULAR: 321 SEMESTRE/ANO: 2º/2014 PROCEDIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA Apresentação dos temas

Leia mais

PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO

PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS 1 PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO PENAL IBCCRIM-COIMBRA, REALIZADO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS (IBCCRIM)

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MODELO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MODELO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FORMATAÇÃO GERAL DO TEXTO Margens: o Superior e esquerda: 3,0 cm o Inferior e direita: 2,5 cm. Papel A4- cor branca Fonte para itens: Arial tamanho 12 com

Leia mais

Escola SENAI Jose Polizotto. Biblioteca - Escola SENAI Jose Polizotto. Manual para elaboração de trabalhos. acadêmicos

Escola SENAI Jose Polizotto. Biblioteca - Escola SENAI Jose Polizotto. Manual para elaboração de trabalhos. acadêmicos Escola SENAI Jose Polizotto Biblioteca - Escola SENAI Jose Polizotto Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos Marília 2008 Biblioteca - Escola SENAI José Polizotto Manual para elaboração de trabalhos

Leia mais

Nosso ISSN: 2317-1170 (International Standard Serial Number), é o código numérico que garante uma visibilidade qualificada à Revista.

Nosso ISSN: 2317-1170 (International Standard Serial Number), é o código numérico que garante uma visibilidade qualificada à Revista. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DIRETORIA DE APOIO PEDAGÓGICO ÀS ESCOLAS GERÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR A Revista Eletrônica

Leia mais

NORMAS ABNT- UFF - março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS ABNT- UFF - março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE TURISMO 1 NORMAS ABNT- UFF - março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Conforme estabelecido pela ABNT - NBR 14724:2011 Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação As informações

Leia mais