OCLUSÃO DE CLASSE II. É de grande interesse para o ortodontista clínico. Há várias formas para se corrigir a má-oclusão de Classe II.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OCLUSÃO DE CLASSE II. É de grande interesse para o ortodontista clínico. Há várias formas para se corrigir a má-oclusão de Classe II."

Transcrição

1 APARELHOS FUNCIONAIS

2 TRATAMENTO DA MÁ-M OCLUSÃO DE CLASSE II É de grande interesse para o ortodontista clínico. Há várias formas para se corrigir a má-oclusão de Classe II.

3 CORREÇÃO DA MÁ-OCLUSÃO DE CLASSE II

4 Ortopedia funcional A ortopedia funcional tem por conceito influenciar o crescimento natural do complexo craniofacial utilizando o aparelho como um tradutor das forças dos músculos contra os ossos basais e o processo alveolar. O aparelho funcional funciona como um template normalizante para os músculos bucofaciais até que uma oclusão normal dos dentes possa se estabelecer.

5 HISTÓRICO * ROUX (1893),, introduziu os termos função, estimulação funcional, e adaptação funcional. * PIERRE ROBIN (1902),, observou que os aparelhos poderiam ser utilizados para influenciar as forças musculares. * ANDRESEN (1936),, desenvolveu a Ortopedia Funcional dos maxilares, através s do ativador. * HAUPL,, ajudou na publicação do livro (1936). Os aparelhos eram capazes de corrigir as alterações maxilares aplicando estímulos funcionais.. Os aparelhos fixos eram considerados abordagens mecânicas simplistas, s, e portanto, completamente rejeitados.

6 Kingsley (1866) Pai da Ortodontia Correção da Classe II A- Goteira anterior B-B Braços laterais n Introduziu a ancoragem occiptal

7 Kingsley A- Placa palatina - Arco vestibular B- Ganchos laterais - Aparelho extrabucal

8 Aparelho MARA Eckhart

9 Alterações esqueléticas na Classe II MOYERS, 1980 McNAMARA JR., 1981 RETRUSÃO MANDIBULAR

10 Principais dúvidas a serem esclarecidas: Por que alguns casos têm tanto sucesso e outros nem tanto? Quais são os critérios de diagnóstico que podem projetar probabilidades de resposta, favorável ou não favorável, ao tratamento? O crescimento mandibular pode ser estimulado por procedimentos experimentais ou clínicos?

11 Até a década de 80: Adeptos da predisposição genética u O crescimento do côndilo é geneticamente prédeterminado e não pode ser alterado, a não ser por trauma ou por deficiência sistêmica Funcionalistas u Diziam que se mandíbula fosse trazida para frente, haveria a correção da Classe II por reabsorção da fossa mandibular e crescimento do côndilo, em pessoas de qualquer idade.

12 HIPÓTESES QUE TENTAM EXPLICAR O CRESCIMENTO MANDIBULAR

13 HIPÓTESE DA EPÍFISE CONDILAR Proponentes u Sicher, Symons, Brodie, Scott Consideram o côndilo como um centro primário para a mandíbula. A cartilagem condilar possui um potencial intrínsico de crescimento. A mandíbula se comporta como uma epífise e seria capaz de gerar uma força medida que estaria envolvida no crescimento translatório mandibular.

14

15 Hipótese da Matriz Funcional (Moss-1962) Moss sentia que o osso e a cartilagem cresciam em resposta ao crescimento intrínsico de tecidos associados (matrizes funcionais). A codificação genética para o crescimento esquelético craniofacial está fora do esqueleto ósseo. Cada componente de uma matriz realiza uma função (respiração, mastigação, fonação), enquanto os tecidos esqueléticos suportam e protegem as matrizes associadas. Divide a cabeça óssea numa série de discretos componentes funcionais, cada um contendo uma matriz funcional e uma unidade esquelética associada. O tecido esquelético cresce apenas em resposta ao crescimento do tecido mole.

16 1 = Matriz neurocranial 1 Representada pelo cérebro, meninges e liquor. 2 2 = Matriz orofacial Formada espaços pelos funcionais, bucal, nasal e faríngeo.

17

18 HIPÓTESE DA MATRIZ FUNCIONAL

19 HIPÓTESE DA DESCOMPRESSÃO CONDILAR Proponentes: Lance Whetten e Lysle Johnston u O côndilo é capaz de resistir à reabsorção quanto sujeito à pressão u A descompressão permite ao côndilo exercer a sua capacidade intrínsica de crescer. u u O padrão de pressão seria o único sinal necessário para controlar o crescimento condilar. Os aparelhos fazem a descompressão da ATM

20

21 TEORIA DO SERVOSSISTEMA DO CRESCIMENTO FACIAL ALEXANDRE PETROVIC 1974

22 TEORIA DO SERVOSSISTEMA Os mecanismos de controle do crescimento condilar agem como um Servossistema (sistema de controle automático). O modelo cibernético de PETROVIC, representando o controle do crescimento condilar, está baseado no seguinte princípio: as adaptações estruturais regionais são destinadas ao estabelecimento e à manutenção de uma oclusão mais eficaz. Esses mecanismos regulatórios exprimem-se em termos de fluxos de informações e de retroalimentação ("feedback"). - A arcada superior é a grandeza a seguir, ela é a "referência constantemente mutável", ou seja, à medida que vai crescendo, vai mudando de posição, e a sua posição serve de referência para o crescimento dos outros elementos, os quais são a "porção escrava" (são os servos) do sistema. O crescimento da mandíbula segue o da maxila. Se algo interferir no crescimento da maxila, isto vai se refletir no crescimento da mandíbula. O crescimento ântero-posterior da maxila é controlado pelo hormônio do crescimento, pela somatomedina, pelo crescimento da cartilagem do septo nasal, pelo crescimento da língua. O efeito do crescimento da cartilagem septal no crescimento para frente da maxila é mediado através de um impulso direto, através dos músculos da região nasal e labial, do freio do lábio superior, e do ligamento septo pré-maxilar.

23 TEORIA DO SERVOSSISTEMA - A posição sagital da arcada inferior é, do ponto de vista cibernético, a grandeza a ser regulada. - A articulação entre as arcadas superior e inferior é o "comparador periférico" do Servossistema. Esse é o elemento mais importante do Servossistema. A intercuspidação completa, não importando dentro de qual classe oclusal (I, II ou III), é um estado estável (por isso uma classe II raramente crescerá para uma classe I). As posições de um estado estável são separadas por estados não estáveis, que correspondem a oclusões cúspide-a-cúspide, que são descontinuidades funcionais. Na falta de uma intercuspidação completa (cúspide-a-cúspide), aparece um sinal de desvio no comparador periférico, que produz um aumento da atividade postural do músculo pterigóideo lateral e dos outros músculos mastigadores, que permite à arcada inferior ajustar-se a uma oclusão ótima (classe I) ou sub-ótima (classe II ou III). Com o tempo, o aumento da atividade do pterigóideo lateral e conseqüentemente da zona bilaminar, induz um aumento da quantidade de crescimento do côndilo. - Ao lado do comparador periférico existe o "comparador central". localizado dentro do sistema nervoso, que contribui para detectar e para corrigir os desvios e para restituir uma oclusão ótima ou sub-ótima.

24 TEORIA DO SERVOSSISTEMA A patogênese de muitas das más relações maxilares pode ser procurada no mal funcionamento do Servossistema. E quanto a isso, distinguem-se: a- MAL FUNCIONAMENTO DO SERVOSSISTEMA ENVOLVENDO PRINCIPALMENTE O COMPARADOR PERIFÉRICO: u 1 - Ele está com defeito morfológico (cáries, bruxismo); u 2 - Ele está morfologicamente aceitável, mas sua referência é inadequada, por exemplo, quando há uma rotação mandibular anterior (essa rotação diminui o comprimento da mandíbula) associada a uma relação sagital distal (grupo A1D). Neste caso a referência é inadequada, porque a rotação mandibular anterior associada a uma relação distal vai diminuir ainda mais o comprimento da mandíbula. O correto seria uma rotação mandibular anterior, associada a uma relação mesial (grupo A3M). Outro exemplo de referência inadequada seria uma rotação posterior (essa rotação aumenta o comprimento da mandíbula) associada a uma relação mesial (grupo P1M). Nesse caso a rotação posterior ressalta ainda mais a relação sagital mesial. b- MAL FUNCIONAMENTO DO PROCESSO DE CRESCIMENTO APARENTEMENTE RESULTANTE DE DEFEITOS DO SERVOSSISTEMA: O sistema de controle opera corretamente mas é incapaz de corrigir completamente a discrepância entre a taxa de crescimento da maxila e da mandíbula. Por exemplo, uma rotação mandibular posterior associada a uma relação distal (grupo P2D).

25 TEORIA DO SERVOSSISTEMA

26 Características da cartilagem condilar Cartilagem secundária. Células distribuídas ao acaso. O seu crescimento é resultante da divisão de pré-condroblastos, que não estão envoltos por matriz cartilaginosa, ou seja, não estão isolados de fatores locais. O seu crescimento está sujeito a fatores extrínsecos gerais e locais (contatos teciduais, músculos, vasos, sinais nervosos, etc.). As forças ortopédicas (fatores biomecânicos) alteram tanto a direção quanto a quantidade de crescimento.

27 Cartilagem condilar

28 EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL

29 Experimentos com a administração do hormônio do crescimento O hormônio do crescimento atua no compartimento mitótico estimulando a multiplicação pré-condroblástica e a diferenciação dos esqueletoblastos em précondroblastos. Acelera o crescimento da cartilagem condilar. Há uma tendência para o fechamento do ângulo do plano mandibular.

30 Experimentos com o hiperpropulsor postural e aparelhos com modo de ação semelhantes Aumento da espessura do disco articular. Aumento de pré-condroblastos. Aumento do ângulo mandibular. Diminuição do comprimento do músculo petrigóideo lateral. Aumento na borda posterior do ramo. Aumento no comprimento da mandíbula. Aumento da atividade contrátil do musc. pterigóideo lateral. Aumento da atividade interativa da zona bilaminar.

31 PTERIGÓIDEO IDEO LATERAL

32 PTERIGÓIDEO IDEO LATERAL

33

34 O comprimento final da mandíbula não é determinado geneticamente. PETROVIC,A.; STUTZMANN,J.; GASSON,N. La taille definitive de la mandibule est-elle, comme telle, predeterminee genetiquement? Orthod.Fr., v.50, p , McNAMARA,J.A.,Jr.; BRYAN,F.A. Long term mandibular adaptations to protrusive function: an experimental study in Macaca mulatta. Am.J.Orthod.Dentofac.Orthop.,v.92, n.2, p , Aug., 1987.

35 Experimentos com o hiperpropulsor postural e hormônio do crescimento Interação positiva entre esses dois tipos de tratamento, resultando num aumento suplementar de crescimento.

36 Experimentos com a ressecção do músculo pterigóideo ideo lateral A ressecção unilateral causa a diminuição da multiplicação pré-condroblástica. Na ressecção bilateral, não há aumento do crescimento da cartilagem condilar no animal tratado com o hiperpropulsor. Em 1975 o musc. Pterigóideo lateral passou a ser a ligação comum final para explicar as várias ações regulatórias sobre o crescimento da cartilagem condilar.

37 Experimentos com elástico de Classe II Aumento do crescimento da cartilagem condilar. Não causam grande aumento da atividade contrátil do musc. pterigóideo lateral. Seu estímulo é mediado pela zona bilaminar.

38 Experimentos com a ressecção da zona bilaminar Duas funções: u Associada à circulação sanguínea e linfática. u Função de tração biomecânica. O aparelho faz com que haja um aumento do fluxo sanguíneo na zona bilaminar. u Aumento nos metábolitos que favorecem o crescimento. u Diminuição nos catabólitos e no feedback negativo.

39

40 FIBRAS DA ZONA BILAMINAR SEGUNDO SCAPINO

41 Abertura bucal

42 Experimentos com o ativador tipo Herren ou LSU Quando usado por 12 a 18 horas: Aumento do crescimento da cartilagem condilar. Não há um aumento da atividade contrátil do musc. pterigóideo lateral. Efeito de 2 tempos: u u Durante o uso: t t Diminuição do crescimento do músculo petrigóideo lateral. Formação de um novo engrama Quando não é usado: t t t Aumento da atividade interativa da zona bilaminar. Aumento da proliferação pré-condroblástica. Aumento do crescimento da cartilagem condilar.

43 Ativador tipo Herren ou LSU

44 Aparelho de Herbst WOODSIDE DG et al. The influence of functional appliance therapy on glenoid fossa remodeling. AJODO 1987; 92: amostra: 5 macacos no grupo experimental e 2 no grupo controle.

45 6- formação óssea na borda anterior da fossa mandibular e na espinha pós-glenóide, 6 semanas após s o início. 7- grande formação óssea na borda anterior da espinha pós-glenóide e aumento da espessura da parte posterior do disco, 12 semanas após s o início. O côndilo está numa posição anterior.

46 8- aumento da área superior e anterior do côndilo, 12 semanas após s o início. 9a - corte mostrando aposição óssea na borda anterior da fossa mandibular e da espinha pós-glenóide. Há um aumento da espessura da parte posterior do disco articular. 9b- aposição óssea em maior aumento.

47 Achados biológicos celulares e moleculares relativos ao modo de ação dos aparelhos funcionais Aumento no fluxo sanguíneo, aumento os metabólitos: u Hormônio do crescimento u Testosterona u Insulina u Tiroxina u Calcitonina u Paratohormônio u Peptídeos que promovem o crescimento

48 Achados biológicos celulares e moleculares relativos ao modo de ação dos aparelhos funcionais Diminuição nos catabólitos, limitando o feed-back negativo : u AMP cíclico u Prostaglandina u Substância parecida com a somatomedina

49 Achados biológicos celulares e moleculares relativos ao modo de ação dos aparelhos funcionais Encurtamento do músculo pterigóideo lateral. Criação de um novo engrama Manutenção de uma relação normal côndilo-disco.

50 Modo de açãoa dos aparelhos funcionais Classificação baseada no tipo de aparelho e escala de uso diário. 1- Aparelhos que estimulam a movimentação mandibular. u Ativador Andresen u Hiperpropulsor postural u Bionator u Frankel São de uso integral

51 Modo de açãoa dos aparelhos funcionais 2-Aparelhos que estimulam somente a zona bilaminar: Diminuem o crescimneto do MPL e fazem o reposicionamento ant da mand com a criação de um novo engrama u Ativadorores com grande avanço anterior u Ativador de Herren e LSU u Ativadores com grande abertura vertical São de uso parcial

52 REGIÕES DO CRESCIMENTO FACIAL

53 MODO DE AÇÃOA DE UM ATIVADOR NO PLANO SAGITAL

54 EXPERIMENTAÇÃO EM SERES HUMANOS

55 Experimentos com hormôniuo do crescimento DAHLLOF, 1991 u Aumento de 150% no crescimento mandibular u Rotação anterior da mandíbula

56 Experimentos com hormônio do crescimento e aparelhos funcionais PETROVIC u Interação positiva McNAMARA u Frankel MAMANDRAS e ALLEN u Bionator

57 ASSOCIAÇÃO ENTRE A VELOCIDADE DE CRESCIMENTO ESTATURAL E OS ESTÁGIOS DE MATURAÇÃO ESQUELÉTICA cm/ano E F FG G IJ M P 3 R J idade

58 Região epífise fise- diáfise da falange médiam do dedo 3 (FM3) FASE FG

59 HAGG e TARANGER, 1980 E F FG G H I FG = a epífise possui a mesma largura da metáfise, e háh bordas medial e lateral distintas na epífise formando um ângulo reto.

60 HAGG, U.; PANCHERZ, H. Dentofacial orthopaedics in relation to chronological age, growth period and skeletal development. An analysis of 72 male patients with Class II division 1 malocclusion on treated with the Herbst appliance. Eur. J. Orthod., v.10, p , 176, Amostra : 72 meninos com 72 meninos com Cl II/1, com idade entre 11 a 19 anos Tempo de tratamento: 7 meses Resultados: o crescimento sagital do côndilo (média de 3,6 mm) nos pacientes tratados no pico foi 2 vezes maior que os tratados 3 anos antes ou 3 anos depois do pico. Os pacientes tratados no estágio FG apresentaram o maior crescimento condilar.

61

62 MORFOLGIA FACIAL E RESPOSTA AO TRATAMENTO ORTODÔNTICO

63 ANÁLISE DE PETROVIC/LAVERGNE DUAS ÁREAS DE ESTUDO * estudos cefalométricos em pacientes com implantes metálicos. * pesquisas laboratoriais com fragmentos de osso alveolar e osso do ramo mandibular.

64 Rotações mandibulares Rotação posicional Rotação morfogenética

65 Influência da rotação sobre o comprimento da mandíbula LAVERGNE, J.; GASSON, N. N Scand. J. Dent. Res., a b Rotação anterior a b Rotação posterior

66 W velocidade de renovação do osso alveolar W velocidade de ossificação subperiostal W taxa de crescimento da cartilagem condilar

67 alta velocidade rotação anterior da mandíbula baixa velocidade rotação posterior da mandíbula

68 POTENCIAL DE CRESCIMENTO A NÍVELN TECIDUAL D N M P A R P A R A R P A P CATEGORIAS DE CRESCIMENTO

69 CATEGORIA TIPOS ROTACIONAIS categoria 1 categoria 2 categoria 3 categoria 4 categoria 5 categoria 6 P2D P1N, A2D R2D R1N R3M, A1N, A1D, P1M A3M, P3M

70 DIMENSÃO VERTICAL mordida profunda mordida aberta normal (DB) (OB) (N) 33 GRUPOS ROTACIONAIS

71 P R A POSTERIOR NEUTRA ANTERIOR 1 MAND. = MAX. 2 MAX. MAND. 3 MAND. MAX. D N M DISTAL NORMAL MESIAL Rotação (Inclinação) de crescimento da mandíbula Diferença no potencial de crescimento Relação sagital intermaxilar

72 ARBORIZAÇÃO EM TRÊS NÍVEISN

73 6 categorias de crescimento da mandíbula Crescimento mandibular é igual ao crescimento maxilar P3M Md b Md a Categoria de crescimento biológico P2d P1N A2d R2d R1N A1d P1M R3M A1N A3M Mx Rotação de crescimento da mandíbula P A R A P Md : mandíbula Mx : maxila Md a : sem a regulação dependente da oclusão Md b : com a regulação dependente da oclusão... : distância Co-Pg para cada tipo rotacional relação vertical : normal

74 Resposta aos aparelhos funcionais Apenas 20 a 30 % respondem aos aparelhos funcionais Categoria 1 u indistinguível Categoria 2, 3, 4 u Pouca diferença Categoria 5 u Muita diferença

75 EXPERIMENTOS COM DIFERENTES APARELHOS

76 APARELHOS ORTOPÉDICOS FUNCIONAIS REMOVÍVEIS VEIS BIONATOR FRANKEL ATIVADOR BIMLER TWIN BLOCK SN KLAMMT PLANAS BASS OCCLUSOGUIDE DEPENDEM DA COLABORAÇÃO

77

78

79

80 FRANKEL FR2

81 M. Constritor superior da faringe M. bucinador M. Orbicular da boca Rafe pterigomandibular Mecanism o Bucinador Graber,T.

82

83

84

85

86

87

88 AEB CONJUGADO COM ATIVADOR

89

90 BIMLER

91

92

93 SN1

94 PLACA DUPLA DE SANDERS

95

96 TWIN BLOCK ENCAIXE

97 TWIN BLOCK X HERBST

98 Correção da Classe II Cenário mais provável vel Quantidade de correção necessária 6 a 7 mm: Contribuições potenciais de diferentes componentes: 1- crescimento condilar 1 a 3 mm 2- crescimento normal da fossa 0,5 a 1 mm 3- modificação da fossa 1,5 a 2 mm 4- eliminação da retrusão funcional 0,5 a 1,5 mm 5- restrição da mesialização dos 1MS 1 a 2 mm 6- mesialização dos 1MI 1 a 2 mm 7-alteração na diração de cresc. cond. 0,5 a 1mm

99 DEPENDE DE : Idade Padrão de crescimento Tempo de tratamento Sexo Tempo de uso do parelho Cooperação do paciente

100 CONCLUSÕES 1-A época para se estimular o crescimento condilar é durante o período de máximo crescimento pubescente. 2-O tratamento é mais efetivo em pacientes com rotação de crescimento anterior da mandíbula e mordida profunda. 3- A propulsão mandibular acrreta um aumento do fluxo sanguíneo na zona bilaminar, propiciando um aumento de crescimento da cartilagem condilar. 4- a porção posterior da cartilagem condilar é a região que sofre as maiores alterações frente a propulsão mandibular.

101 CONCLUSÕES 5- O crescimento condilar não é proporcional a quantidade de avanço anterior introduzida na mordida construtiva. 6- A alteração da atividade EMG dos músculos da mastigação depende do tipo de aparelho. 7- O crescimento mandibular pode ser estimulado clinicamente, entretanto, somente os pacientes da categoria 5 de Petrovic terão uma boa resposta. 8- Melhores estudos sobre o crescimento no período pós-ortopedia.

102 % do tamanho mandibular adulto idade

103 MORDIDA CONSTRUTIVA

104 Mordida construtiva

105 Mordida construtiva

106 Montagem do articulador

107

CURVA DE VELOCIDADE DE CRESCIMENTO E ESTÁGIOS DE OSSIFICAÇÃO

CURVA DE VELOCIDADE DE CRESCIMENTO E ESTÁGIOS DE OSSIFICAÇÃO CURVA DE VELOCIDADE DE CRESCIMENTO E ESTÁGIOS DE OSSIFICAÇÃO Estimativa do crescimento normal A previsão da direção, do período, e da quantidade de crescimento residual na face de uma criança é importante

Leia mais

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa o superiores e splint removível vel inferior MORO, A.; et al. Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de aço superiores

Leia mais

A presente seção apresenta e especifica as hipótese que se buscou testar com o experimento. A seção 5 vai detalhar o desenho do experimento.

A presente seção apresenta e especifica as hipótese que se buscou testar com o experimento. A seção 5 vai detalhar o desenho do experimento. 4 Plano de Análise O desenho do experimento realizado foi elaborado de forma a identificar o quão relevantes para a explicação do fenômeno de overbidding são os fatores mencionados na literatura em questão

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

OCLUSÃO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO ODONTOLOGIA COMPLETA ODONTOLOGIA COMPLETA SISTEMA MASTIGATÓRIO ANATOMIA FUNCIONAL 22/03/2009

OCLUSÃO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO ODONTOLOGIA COMPLETA ODONTOLOGIA COMPLETA SISTEMA MASTIGATÓRIO ANATOMIA FUNCIONAL 22/03/2009 SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO OCLUSÃO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO É uma entidade fisiológica e funcional perfeitamente definida e integrada por um conjunto heterogêneo de órgãos e tecidos cuja biologia e fisiopatologia

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista

Assessoria ao Cirurgião Dentista Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna a Papaiz edição V setembro de 2014 Escrito por: Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Mordida Profunda Definição. Trespasse vertical

Mordida Profunda Definição. Trespasse vertical Mordida Profunda Definição Trespasse vertical Mordida Profunda Diagnóstico Os fatores que contribuem variam de acordo com a oclusão: u Em boas oclusões é determinda por fatores dentários: t Comprimento

Leia mais

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL Montagem das Pastas As pastas devem estar organizadas na seguinte ordem: I- Externo Página Título: colocar na capa frontal da pasta (a capa tem um envelope plástico para esta finalidade). BOARD BRASILEIRO

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar

3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar 3.4 O Princípio da Equipartição de Energia e a Capacidade Calorífica Molar Vimos que as previsões sobre as capacidades caloríficas molares baseadas na teoria cinética estão de acordo com o comportamento

Leia mais

Breve Panorama Histórico

Breve Panorama Histórico Análise Facial Breve Panorama Histórico Norman Kingsley Kingsley (final do séc.xix): s a articulação dos dentes secundária à aparência facial. Breve Panorama Histórico Edward Angle (in (início séc. s XX)

Leia mais

UNIODONTO BELÉM - COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLOGICA TABELA DE ATOS NÃO COBERTOS - NOMENCLATURA DOS ATOS - PREVENÇÃO R$ 81000073

UNIODONTO BELÉM - COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLOGICA TABELA DE ATOS NÃO COBERTOS - NOMENCLATURA DOS ATOS - PREVENÇÃO R$ 81000073 UNIODONTO BELÉM COOPERATIVA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE ODONTOLOGICA TABELA DE ATOS NÃO COBERTOS NOMENCLATURA DOS ATOS PREVENÇÃO R$ 81000073 CONSULTA ODONTOLÓGICA PARA AVALIAÇÃO TÉCNICA DE AUDITORIA 130,00

Leia mais

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES LISBOA - 28 JANEIRO DE 2016 A 2 DE DEZEMBRO DE 2016 Bem-vindo ao Wilma Simões European Institute Como uma apaixonada pela Ortopedia Funcional dos Maxilares, é um prazer

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. O que é um Computador?... 3 1.2. Máquinas Multiníveis... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1 O QUE É UM COMPUTADOR? Para estudarmos como um computador

Leia mais

Caso clínico: DTM articular

Caso clínico: DTM articular Caso clínico: DTM articular Profa. Ana Cristina Lotaif. São Paulo, SP http://www.clinicaacl.com Descrição: Paciente BXM, sexo feminino, 25 anos, advogada, apresentou-se para exame com queixa de dificuldade

Leia mais

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Um novo conceito de ver e atuar com os aparelhos ortodônticos removíveis José Roberto Ramos Na maioria dos casos, o emprego dos aparelhos ortodônticos

Leia mais

ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL

ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO ODONTOLOGIA/CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL Parte I: MÚLTIPLA ESCOLHA 01 Podemos considerar como

Leia mais

Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Departamento de Matemática

Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Departamento de Matemática Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Matemática Oficina de Calculadora PIBID Matemática Grupo do Laboratório de Ensino de Matemática Curitiba Agosto de 2013 Duração:

Leia mais

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA

ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA 1 ANÁLISE DA DENTIÇÃO MISTA INTRODUÇÃO O período da dentição mista inicia-se por volta dos 6 anos de idade com a erupção dos primeiros molares permanentes, e termina ao redor dos 12 anos de idade, com

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Sistema de Memórias de Computadores

Sistema de Memórias de Computadores Sistema de Memórias de Computadores Uma memória é um dispositivo que permite um computador armazenar dados temporariamente ou permanentemente. Sabemos que todos os computadores possuem memória. Mas quando

Leia mais

BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES DANOS RADIOINDUZIDOS NA MOLÉCULA DE DNA Por ser responsável pela codificação da estrutura molecular de todas as enzimas da células, o DNA passa a ser a molécula chave

Leia mais

Interseções. Lastran/Ufrgs

Interseções. Lastran/Ufrgs Interseções Lastran/Ufrgs 1 Noções Gerais Interseção é o local onde 2 ou mais vias se interceptam. Local de grande número de acidentes: 53% dos acidentes em vias rurais; 78% dos acidentes em vias urbanas;

Leia mais

DEFIJI Semestre2014-1 10:07:19 1 INTRODUÇÃO

DEFIJI Semestre2014-1 10:07:19 1 INTRODUÇÃO 1 DEFIJI Semestre2014-1 Ótica Lentes Esféricos Prof. Robinson 10:07:19 1 O ÍNDICE DE REFRAÇÃO INTRODUÇÃO Quando a luz passa de um meio para outro, sua velocidade aumenta ou diminui devido as diferenças

Leia mais

O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo

O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo çã APARELHO DE HERBST COM CANTILEVER (CBJ) MAYES, 1994 Utiliza quatro coroas de açoa o nos primeiros molares e um cantilever,, a partir dos primeiros

Leia mais

FECHAMENTO DE ESPAÇOS

FECHAMENTO DE ESPAÇOS FECHAMENTO DE ESPAÇOS Rua 144, n 77 - Setor Marista - Goiânia (GO) - CEP 74170-030 - PABX: (62) 278-4123 - 1 - Introdução Podemos definir essa etapa do tratamento ortodôntico como aquela onde o principal

Leia mais

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE

CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E PROGRAMA DE SAÚDE 14 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP ACREDITE EM VOCÊ Profª Elaine Terroso Esse material foi elaborado

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO APARELHO Componentes do aparelho extrabucal 3

APRESENTAÇÃO DO APARELHO Componentes do aparelho extrabucal 3 Série Aparelhos Ortodônticos EXTRABUCAL INTRODUÇÃO A ancoragem extrabucal ainda é um dos recursos mais utilizados e recomendados no tratamento da má oclusão de Classe II, primeira divisão, caracterizada

Leia mais

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES LISBOA - 28 JANEIRO DE 2016 A 2 DE DEZEMBRO DE 2016 28 E 29 DE JANEIRO DE 2016 MÓDULO 01 OFM: Definição, Princípios Fundamentais e Características Básicas da Ortopedia

Leia mais

MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA SISTEMAS DE SEGURANÇA 4 BARREIRAS ÓTICAS

MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA SISTEMAS DE SEGURANÇA 4 BARREIRAS ÓTICAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA SISTEMAS DE SEGURANÇA 4 BARREIRAS ÓTICAS INTRODUÇÃO Este trabalho é uma compilação de informações sobre várias formas de proteções em máquinas e equipamentos. A Norma Regulamentadora

Leia mais

SISTEMA VESTIBULAR E MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO

SISTEMA VESTIBULAR E MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO SISTEMA VESTIBULAR E MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO Prof. Hélder Mauad APARELHO VESTIBULAR Órgão sensorial que detecta as sensações de equilíbrio. Constituído por labirinto ósseo e por dentro dele há o labirinto

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIODONTO ESTUDAR COM ATENÇÃO AMPLIAR AS IMAGENS PARA OBSERVAR OS DETALHES O periodonto (peri= em redor de; odontos = dente) compreende a gengiva, o ligamento periodontal,

Leia mais

a) A diversidade de anticorpos é derivada da recombinação das regiões, e.

a) A diversidade de anticorpos é derivada da recombinação das regiões, e. Questão 1 Preencha as lacunas a) A diversidade de anticorpos é derivada da recombinação das regiões, e. Verdadeiro ou falso. Se falso, altere a declaração de modo a torná-la verdadeira. b) A exposição

Leia mais

ATO DELIBERATIVO Nº 43, DE 19 DE JUNHO DE 2012.

ATO DELIBERATIVO Nº 43, DE 19 DE JUNHO DE 2012. ATO DELIBERATIVO Nº 43, DE 19 DE JUNHO DE 2012. Dispõe sobre o auxílio para tratamento ortodôntico e ortopédico dos maxilares. O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO PLANO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE E BENEFÍCIOS

Leia mais

Sinonímia Alterações Herdadas e Congênitas Defeitos de Desenvolvimento da Região Maxilofacial e Oral

Sinonímia Alterações Herdadas e Congênitas Defeitos de Desenvolvimento da Região Maxilofacial e Oral Sinonímia Alterações Herdadas e Congênitas Defeitos de Desenvolvimento da Região Maxilofacial e Oral Doença Hereditária: é um desvio da normalidade transmitidos por genes e que podem estar presentes ou

Leia mais

Técnicas Anestésicas Aplicadas à Cirurgia Oral

Técnicas Anestésicas Aplicadas à Cirurgia Oral Técnicas Anestésicas Aplicadas à Cirurgia Oral Anestesias Locais 1. Periférica, tópica ou de superfície 2. Infiltrativa terminal 3. Troncular, regional ou bloqueio de condução Aula de cirurgia Anestesia

Leia mais

Implantes dentários. A solução mais natural, estética e segura

Implantes dentários. A solução mais natural, estética e segura Implantes dentários A solução mais natural, estética e segura Sorria naturalmente Os implantes dentários são tão reais como um dente: fiáveis, duradouros, estéticos e funcionais Os implantes: Em que consistem?

Leia mais

Além do Modelo de Bohr

Além do Modelo de Bohr Além do Modelo de Bor Como conseqüência do princípio de incerteza de Heisenberg, o conceito de órbita não pode ser mantido numa descrição quântica do átomo. O que podemos calcular é apenas a probabilidade

Leia mais

3 Estetoscópios. 3.1. Contextualização Histórica.

3 Estetoscópios. 3.1. Contextualização Histórica. . 3 Estetoscópios. 3.1. Contextualização Histórica. No fim do século XVIII o exame físico foi melhorado com a introdução da auscultação direta do tórax introduzido pelo médico austríaco Leopold Auenbrugger

Leia mais

Motivação. Robert B. Dilts

Motivação. Robert B. Dilts Motivação Robert B. Dilts A motivação é geralmente definida como a "força, estímulo ou influência" que move uma pessoa ou organismo para agir ou reagir. De acordo com o dicionário Webster, motivação é

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 87 5 Discussão dos Resultados No procedimento de análises das imagens gráficas obtidas nas simulações pelo método de elementos finitos, comparou-se a distribuição das tensões nas restaurações com material

Leia mais

Um especialista em manutenção preditiva

Um especialista em manutenção preditiva Análise de vibrações A UU L AL A Um especialista em manutenção preditiva foi chamado para monitorar uma máquina em uma empresa. Ele colocou sensores em pontos estratégicos da máquina e coletou, em um registrador,

Leia mais

Tratamento da má oclusão de Classe II divisão 1 a, através de recursos ortodônticos e ortopédicos faciais (funcionais e mecânicos): relato de caso

Tratamento da má oclusão de Classe II divisão 1 a, através de recursos ortodônticos e ortopédicos faciais (funcionais e mecânicos): relato de caso Caso Clínico Tratamento da má oclusão de Classe II divisão 1 a, através de recursos ortodônticos e ortopédicos faciais (funcionais e mecânicos): relato de caso José Euclides Nascimento* Luciano da Silva

Leia mais

Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA.

Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA. Motores elétricos Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA. Para melhor entender o funcionamento desse

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS:

APRESENTAÇÃO DAS BANDAS TIPOS: 1 2 BANDAS ORTODÔNTICAS Introdução Para entendermos a real importância destes componentes de um aparelho ortodôntico, devemos inicialmente compreender qual a função da bandagem frente à um complexo sistema

Leia mais

Sistema neuro-hormonal

Sistema neuro-hormonal Sistema neuro-hormonal O que é o sistema neuro-hormonal? Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo corresponde a um Estímulo que provoca uma resposta do sistema neurohormonal. Como funciona

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

Prof Thiago Scaquetti de Souza

Prof Thiago Scaquetti de Souza Prof Thiago Scaquetti de Souza SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO Funções e anatomia O sistema respiratório humano possui a função de realizar as trocas gasosas (HEMATOSE). Esse sistema é composto pelas seguintes

Leia mais

Aparelho Arco E-1886E. Partes do aparelho

Aparelho Arco E-1886E. Partes do aparelho BRÁQUETES Aparelho Arco E-1886E Partes do aparelho Aparelho Arco E -1886 APARELHO PINO E TUBO - 1912 Arco Cinta -1915 Aparelho Edgewise - 1925 Braquete original Os primeiros bráquetes eram.022 de uma liga

Leia mais

Esforços axiais e tensões normais

Esforços axiais e tensões normais Esforços axiais e tensões normais (Ref.: Beer & Johnston, Resistência dos Materiais, ª ed., Makron) Considere a estrutura abaixo, construída em barras de aço AB e BC, unidas por ligações articuladas nas

Leia mais

Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX.

Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Frases Codificadas Guia para o processo de Configuração de Frases Codificadas no Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 24/08/2011 1 Sumário Frases Codificadas...

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP 42883

ANATOMIA E FISIOLOGIA. Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP 42883 ANATOMIA E FISIOLOGIA Renata Loretti Ribeiro Enfermeira Coren/SP 42883 Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 2 DEFINIÇÕES Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento

Leia mais

Tecido conjuntivo 1º ano Pró Madá Componentes da matriz extracelular A matriz é uma massa amorfa, de aspecto gelatinoso e transparente. É constituída principalmente por água e glicoproteínas e uma parte

Leia mais

Série Aparelhos Ortodônticos

Série Aparelhos Ortodônticos Série Aparelhos Ortodônticos Em geral, o protocolo de tratamento nos casos de Classe III, principalmente naqueles com deficiência maxilar, tem sido a disjunção, seguida pela protração da ma-xila. De acordo

Leia mais

EM PESQUISA RANDOMIZAÇÃO. Randomização Cegamento Calibragem Controle de vieses Uso de grupos de comparação Representatividade da amostra

EM PESQUISA RANDOMIZAÇÃO. Randomização Cegamento Calibragem Controle de vieses Uso de grupos de comparação Representatividade da amostra PRINCÍPIOS PIOS BÁSICOS B EM PESQUISA Randomização Cegamento Calibragem Controle de vieses Uso de grupos de comparação Representatividade da amostra Princípios gerais válidos v para todas as formas de

Leia mais

3. FORMAÇÃO DA IMAGEM

3. FORMAÇÃO DA IMAGEM 3. FORMAÇÃO DA IMAGEM 3.1 INTRODUÇÃO O sistema de geração da imagem de RM emprega muitos fatores técnicos que devem ser considerados, compreendidos e algumas vezes modificados no painel de controle durante

Leia mais

Seleção de comprimento de onda com espectrômetro de rede

Seleção de comprimento de onda com espectrômetro de rede Seleção de comprimento de onda com espectrômetro de rede Fig. 1: Arranjo do experimento P2510502 O que você vai necessitar: Fotocélula sem caixa 06779.00 1 Rede de difração, 600 linhas/mm 08546.00 1 Filtro

Leia mais

Não risque as peças, utilize os estiletes marcadores para apontar as estruturas. ESQUELETO AXIAL

Não risque as peças, utilize os estiletes marcadores para apontar as estruturas. ESQUELETO AXIAL ESQUELETO AXIAL Não risque as peças, utilize os estiletes marcadores para apontar as estruturas. Vamos estudar o esqueleto que forma o eixo do corpo iniciando o estudo da CABEÇA óssea que se divide em

Leia mais

Porta cortafogo faz parte da. compartimentação contra incêndio

Porta cortafogo faz parte da. compartimentação contra incêndio incêndio dispositivo Porta cortafogo faz parte da compartimentação contra incêndio PARA IMPEDIR A PROPAGAÇÃO DAS CHAMAS, AS PORTAS COMBATE A INCÊNDIOS POR EMILIA SOBRAL redacao7@cipanet.com.br FOTOS DIVULGAÇÃO

Leia mais

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA

TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA Prémio Ortodontia 2015 TRAUMATISMO DENTÁRIO EM DENTIÇÃO DECÍDUA UM CASO CLÍNICO DE TRAÇÃO ORTODÔNTICA ARTIGO VENCEDOR RESUMO Os traumatismos em dentição decídua poderão afetar a dentição permanente, afetando

Leia mais

Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat

Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat Prof. Fernando Oliveira Boechat 1 Controle de Processos: Objetivos Gerar as informações necessárias ao desenvolvimento dos novos produtos; Fornecer os subsídios necessários

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 19/10/2014 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO RESUMO

UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO RESUMO 474 UTILIZAÇÃO DO APARELHO DE PROTRAÇÃO MANDIBULAR COMO ANCORAGEM PARA MESIALIZAÇÃO DE MOLARES INFERIORES: RELATO DE CASO CLÍNICO Fábio André Werlang 1 Marcos Massaro Takemoto 2 Prof Elton Zeni 3 RESUMO

Leia mais

Osteologia. Estudo da estrutura dos ossos oste = osso; logia = estudo de

Osteologia. Estudo da estrutura dos ossos oste = osso; logia = estudo de Osteologia Estudo da estrutura dos ossos oste = osso; logia = estudo de Ossos Ossos são orgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo-se aos outros por meio de junturas ou articulações, constituem o esqueleto.

Leia mais

CAPÍTULO 3. Sistemas com Vários Componentes (Multicomponentes) em Modelos Markovianos de Decisão

CAPÍTULO 3. Sistemas com Vários Componentes (Multicomponentes) em Modelos Markovianos de Decisão CAPÍTULO 3 Sistemas com Vários Componentes (Multicomponentes) em Modelos Markovianos de Decisão 3.1 - Multicomponentes Conceitos Básicos: O conceito de multicomponente é utilizado em diversas áreas de

Leia mais

Avaliação de Desempenho de Sistemas

Avaliação de Desempenho de Sistemas Avaliação de Desempenho de Sistemas Introdução a Avaliação de Desempenho de Sistemas Prof. Othon M. N. Batista othonb@yahoo.com Roteiro Definição de Sistema Exemplo de Sistema: Agência Bancária Questões

Leia mais

CONTROLE E INTEGRAÇÂO

CONTROLE E INTEGRAÇÂO CONTROLE E INTEGRAÇÂO A homeostase é atingida através de uma série de mecanismos reguladores que envolve todos os órgãos do corpo. Dois sistemas, entretanto, são destinados exclusivamente para a regulação

Leia mais

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FERNANDO BAIER APARELHOS ORTOPÉDICOS DE AVANÇO MANDIBULAR

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FERNANDO BAIER APARELHOS ORTOPÉDICOS DE AVANÇO MANDIBULAR FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FERNANDO BAIER APARELHOS ORTOPÉDICOS DE AVANÇO MANDIBULAR SANTA CRUZ DO SUL-RS 2012 FERNANDO BAIER APARELHOS ORTOPÉDICOS DE

Leia mais

Eventos independentes

Eventos independentes Eventos independentes Adaptado do artigo de Flávio Wagner Rodrigues Neste artigo são discutidos alguns aspectos ligados à noção de independência de dois eventos na Teoria das Probabilidades. Os objetivos

Leia mais

MEDIÇÃO DE PRESSÃO -0-

MEDIÇÃO DE PRESSÃO -0- MEDIÇÃO DE PRESSÃO -0- SUMÁRIO 1 - PRESSÃO 2 2.1 - MEDIÇÃO DE PRESSÃO 2 2.2 - PRESSÃO ATMOSFÉRICA 2 2.3 - PRESSÃO RELATIVA POSITIVA OU MANOMÉTRICA 2 2.4 - PRESSÃO ABSOLUTA 2 2.5 - PRESSÃO RELATIVA NEGATIVA

Leia mais

Os gráficos estão na vida

Os gráficos estão na vida Os gráficos estão na vida A UUL AL A Nas Aulas 8, 9 e 28 deste curso você já se familiarizou com o estudo de gráficos. A Aula 8 introduziu essa importante ferramenta da Matemática. A Aula 9 foi dedicada

Leia mais

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS

MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS MÓDULO 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIS Como vimos no módulo 1, para que nós possamos extrair dos dados estatísticos de que dispomos a correta análise e interpretação, o primeiro passo deverá ser a correta

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

Figura A - Linha horizontal de referência no plano oclusal, e perpendicular vertical passando no centro da fossa pterigomaxilar

Figura A - Linha horizontal de referência no plano oclusal, e perpendicular vertical passando no centro da fossa pterigomaxilar 1 PUCPR, ORTODONTIA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO MUDANÇAS REGIONAIS DA FACE Camargo ES, Maruo H, Guariza-Filho O, Tanaka O. As mudanças de crescimento podem ser descritas, para melhor compreensão, como regiões

Leia mais

Juliana Cerqueira de Paiva. Modelos Atômicos Aula 2

Juliana Cerqueira de Paiva. Modelos Atômicos Aula 2 Juliana Cerqueira de Paiva Modelos Atômicos Aula 2 2 Modelo Atômico de Thomson Joseph John Thomson (1856 1940) Por volta de 1897, realizou experimentos estudando descargas elétricas em tubos semelhantes

Leia mais

Ponte rolante: como escolher

Ponte rolante: como escolher Ponte rolante: como escolher Vários fatores devem ser analisados antes de se optar por um modelo A decisão sobre a escolha do tipo de ponte rolante é altamente influenciada pelo local onde ela deve ser

Leia mais

Dr. Josemir Dutra Junior Fisioterapeuta Acupunturista Acupunturista Osteopata Especialista em Anatomia e Morfologia. Joelho

Dr. Josemir Dutra Junior Fisioterapeuta Acupunturista Acupunturista Osteopata Especialista em Anatomia e Morfologia. Joelho Dr. Josemir Dutra Junior Fisioterapeuta Acupunturista Acupunturista Osteopata Especialista em Anatomia e Morfologia Joelho O joelho é a articulação intermédia do membro inferior, é formado por três ossos:

Leia mais

Laboratório 7 Circuito RC *

Laboratório 7 Circuito RC * Laboratório 7 Circuito RC * Objetivo Observar o comportamento de um capacitor associado em série com um resistor e determinar a constante de tempo do circuito. Material utilizado Gerador de função Osciloscópio

Leia mais

Sistema Vestíbulo-Coclear. Matheus Lordelo Camila Paula Graduandos em Medicina pela EBMSP

Sistema Vestíbulo-Coclear. Matheus Lordelo Camila Paula Graduandos em Medicina pela EBMSP Sistema Vestíbulo-Coclear Matheus Lordelo Camila Paula Graduandos em Medicina pela EBMSP Salvador BA 27 de março de 2012 Componentes Orelha Externa Pavilhão Auditivo Meato Acústico Externo até a membrana

Leia mais

CONCEITOS CINÉTICOS PARA O MOVIMENTO HUMANO. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

CONCEITOS CINÉTICOS PARA O MOVIMENTO HUMANO. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior CONCEITOS CINÉTICOS PARA O MOVIMENTO HUMANO Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Lei da Inércia: todo corpo tende a permanecer no seu estado (repouso ou movimento) a menos que uma força externa resultante

Leia mais

Rugosidade. O supervisor de uma empresa verificou que. Um problema. Rugosidade das superfícies

Rugosidade. O supervisor de uma empresa verificou que. Um problema. Rugosidade das superfícies A UU L AL A Rugosidade O supervisor de uma empresa verificou que os trabalhos de usinagem não estavam em condições de atender aos requisitos do projeto. Por isso, contratou um técnico para explicar ao

Leia mais

Actividade 2 Intensidade da luz

Actividade 2 Intensidade da luz Actividade 2 Intensidade da luz Conceitos matemáticos Materiais Representação gráfica dos dados Comparação de previsões de dados Relações: o quadrado do inverso Origens de erro e respectivos efeitos Conceitos

Leia mais

FÍSICA. Questões de 01 a 06

FÍSICA. Questões de 01 a 06 FIS. 1 FÍSICA Questões de 01 a 06 01. Um estudante de Física executou um experimento de Mecânica, colocando um bloco de massa m = 2kg sobre um plano homogêneo de inclinação regulável, conforme a figura

Leia mais

Por esse motivo é tão comum problemas na coluna na sua grande maioria posturais.

Por esse motivo é tão comum problemas na coluna na sua grande maioria posturais. R.P.G. E A MECÂNICA DA NOSSA COLUNA VERTEBRAL * Dr. Gilberto Agostinho A coluna vertebral, do ponto de vista mecânico é um verdadeiro milagre. São 33 vértebras (7 cervicais + 12 torácicas + 5 lombares

Leia mais

Estudo das Propriedades Físico Mecânicas do Papel a ser submetido ao 4º EETCG- Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais

Estudo das Propriedades Físico Mecânicas do Papel a ser submetido ao 4º EETCG- Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais Estudo das Propriedades Físico Mecânicas do Papel a ser submetido ao 4º EETCG- Encontro de Engenharia e Tecnologia dos Campos Gerais Pâmila Thais Heitkoeter de Melo (FATEB Faculdade de Telêmaco Borba)

Leia mais

Equações Diferenciais

Equações Diferenciais Equações Diferenciais EQUAÇÕES DIFERENCIAS Em qualquer processo natural, as variáveis envolvidas e suas taxas de variação estão interligadas com uma ou outras por meio de princípios básicos científicos

Leia mais

É usual dizer que as forças relacionadas pela terceira lei de Newton formam um par ação-reação.

É usual dizer que as forças relacionadas pela terceira lei de Newton formam um par ação-reação. Terceira Lei de Newton A terceira lei de Newton afirma que a interação entre dois corpos quaisquer A e B é representada por forças mútuas: uma força que o corpo A exerce sobre o corpo B e uma força que

Leia mais

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Homehealth provider Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Ronco: atrás do barulho, um problema de saúde mais sério www.airliquide.com.br O que é Apnéia do Sono? Apnéia do sono é uma síndrome que pode levar

Leia mais

7.012 Conjunto de Problemas 5

7.012 Conjunto de Problemas 5 Nome Seção 7.012 Conjunto de Problemas 5 Pergunta 1 Enquanto estudava um problema de infertilidade, você tentou isolar um gene hipotético de coelho que seria responsável pela prolífica reprodução desses

Leia mais

Economia. Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos,

Economia. Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos, Economia Comércio Internacional Taxa de Câmbio, Mercado de Divisas e Balança de Pagamentos, Comércio Internacional Objetivos Apresentar o papel da taxa de câmbio na alteração da economia. Iniciar nas noções

Leia mais

Deficiência de Desempenho Muscular. Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa

Deficiência de Desempenho Muscular. Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Deficiência de Desempenho Muscular Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa Desempenho Muscular Refere-se à capacidade do músculo de produzir trabalho (força X distância). (KISNER & COLBI, 2009) Fatores que afetam

Leia mais

EFEITO DO CORTE NAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DE AÇOS ELÉTRICOS M. Emura 1, F.J.G. Landgraf 1, W. Rossi 2, J. Barreta 2

EFEITO DO CORTE NAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DE AÇOS ELÉTRICOS M. Emura 1, F.J.G. Landgraf 1, W. Rossi 2, J. Barreta 2 EFEITO DO CORTE NAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DE AÇOS ELÉTRICOS M. Emura 1, F.J.G. Landgraf 1, W. Rossi 2, J. Barreta 2 1 Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT 2 Instituto de Pesquisas

Leia mais

GEAPS EXCHANGE 99 Sessão Educacional. O que há de novo: Watchdog Elite da 4B Elevator Components Ltd. Monitor de Elevador de Caçamba para o Século 21

GEAPS EXCHANGE 99 Sessão Educacional. O que há de novo: Watchdog Elite da 4B Elevator Components Ltd. Monitor de Elevador de Caçamba para o Século 21 GEAPS EXCHANGE 99 Sessão Educacional Visita 4B no Stand # 500 O que há de novo: Watchdog Elite da 4B Elevator Components Ltd. Monitor de Elevador de Caçamba para o Século 21 Uma apresentação por Johnny

Leia mais

Aparelho Herbst: Protocolos de tratamento precoce e tardio

Aparelho Herbst: Protocolos de tratamento precoce e tardio A RTIGO I NÉDITO Aparelho Herbst: Protocolos de tratamento precoce e tardio Omar Gabriel da Silva Filho*, Carlos Alberto Aiello*, Marcelo Veloso Fontes** Resumo Até que ponto o crescimento mandibular pode

Leia mais

EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO

EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO 1. Quais as funções do esqueleto? 2. Explique que tipo de tecido forma os ossos e como eles são ao mesmo tempo rígidos e flexíveis. 3. Quais são as células ósseas e como

Leia mais

Técnicas radiográficas. Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia. Técnicas Radiográficas Intraorais. Técnicas Radiográficas

Técnicas radiográficas. Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia. Técnicas Radiográficas Intraorais. Técnicas Radiográficas Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia Técnicas radiográficas Divididas em dois grandes grupos: Técnicas Intraorais Profª Paula Christensen Técnicas Radiográficas Técnicas Extraorais Técnicas

Leia mais

13 Estudando as aulas do Telecurso 2000

13 Estudando as aulas do Telecurso 2000 A U A UL LA Estudando as aulas do Telecurso 2000 Televisão ligada. Seus olhos estão voltados para as imagens, seus ouvidos percebem os sons e você presta atenção a mais uma aula do Telecurso 2000. Enquanto

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451

Cadernos do CNLF, Vol. XVI, Nº 04, t. 3, pág. 2451 O PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM -ÃO: MUDANÇA OU VARIAÇÃO ESTÁVEL? Miriam Cristina Almeida Severino (UFRJ) cristinasmiriams@yahoo.com.br Christina Abreu Gomes (UFRJ) christina-gomes@uol.com.br 1. Introdução

Leia mais