CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 CENTRO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA (CGA) DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (DRH)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 CENTRO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA (CGA) DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (DRH)"

Transcrição

1 CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 CENTRO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA (CGA) DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (DRH) PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO DE VOLUNTÁRIOS º EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES 1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES 1.1. O Processo Seletivo de Admissão de Voluntários 2016 º Edital de Vagas Remanescentes será regido por este Edital e caberão ao Departamento de Recursos Humanos (DRH) o planejamento, a coordenação e a execução, divulgando todas as informações pertinentes ao processo seletivo, de acordo com os prazos estabelecidos no Anexo I Cronograma As 19 (dezenove) vagas têm a seguinte descrição, lotação, carga horária, requisitos e oferta: CARGO: PROFESSOR PRÉ-VESTIBULAR LOTAÇÃO: Departamento Pré-Vestibular (DPVest) / Centro de Ensino (CEn) CARGA HORÁRIA: 1h30 semanais presenciais + atividades adicionais de administração e/ou extensão e cultura ÁREA DE ATUAÇÃO Biologia Física Portuguesa e/ou Redação Matemática Química Sociologia TOTAL REQUISITOS Estar cursando ou ter concluído Graduação em Biologia ou Ciências Biológicas, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC. Estar cursando ou ter concluído Graduação em Física ou Engenharia ou Ciências Matemáticas e da Terra, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC. Estar cursando ou ter concluído Graduação em Letras, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC. Estar cursando ou ter concluído Graduação em Matemática ou Ciências Matemáticas e da Terra ou Engenharia, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC. Estar cursando ou ter concluído Graduação em Química ou Engenharia Química ou Ciências Matemáticas e da Terra, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC. Graduação em Sociologia, ou Filosofia, ou História ou Ciências Humanas, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC VAGAS Vagas Imediatas Cadastro Reserva

2 CARGO: TUTOR A DISTÂNCIA LOTAÇÃO: Departamento Pré-Vestibular (DPVest) / Centro de Ensino (CEn) CARGA HORÁRIA: 1h30 quinzenais online + atividades adicionais de administração e/ou extensão e cultura ÁREA DE ATUAÇÃO Estrangeira: Inglês Estrangeira: Espanhol TOTAL REQUISITOS Estar cursando ou ter concluído Graduação em Letras: Português/Inglês, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC; Ter acesso a computador e à internet. Estar cursando ou ter concluído Graduação em Letras: Português/Espanhol, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC; Ter acesso a computador e à internet VAGAS Vagas Imediatas Cadastro Reserva CARGO: PROFESSOR PRÉ-TÉCNICO LOTAÇÃO: Departamento Pré-Técnico (DPTec) / Centro de Ensino (CEn) CARGA HORÁRIA: 1h30 semanais presenciais + atividades adicionais de administração e/ou extensão e cultura ÁREA DE ATUAÇÃO Ciências Geografia Portuguesa e/ou Redação Matemática TOTAL REQUISITOS Estar cursando ou ter concluído Graduação em Biologia ou Ciências Biológicas ou Química ou Física ou Ciências Matemáticas e da Terra ou Engenharia, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC. Estar cursando ou ter concluído Graduação em Geografia, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC. Estar cursando ou ter concluído Graduação em Letras, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC. Estar cursando ou ter concluído Graduação em Matemática ou Ciências Matemáticas e da Terra ou Engenharia, em curso e instituição reconhecidos pelo MEC. VAGAS Vagas Imediatas Cadastro Reserva 1.3. É prerrogativa do R1 a ampliação de vagas Para dúvidas acerca do Processo Seletivo de Admissão de Voluntários 2016 º Edital de Vagas Remanescentes, os candidatos podem se utilizar dos seguintes meios de contato: drh@razao1.org. Prazo de respostas: 48 horas Os resultados deste Processo Seletivo de Admissão de Voluntários 2016 º Edital de Vagas Remanescentes, bem como a Lista de Espera, têm validade de 6 (seis) meses, prorrogáveis por igual período.

3 2. PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO DE VOLUNTÁRIOS 2016 º EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES 2.1. Os candidatos interessados em participar do Processo Seletivo de Admissão de Voluntários 2016 º Edital de Vagas Remanescentes deverão realizar, seguidamente: Pré-Inscrição Online (ver especificações no item 3 do presente Edital); Análise Curricular (ver especificações no item 4 do presente Edital); Entrevista (ver especificações no item 5 do presente Edital); Prova Didática (ver especificações no item 6 do presente Edital) Caso o candidato deixe de realizar qualquer uma das etapas descritas no subitem 2.1, será ELIMINADO. 3. INSCRIÇÕES 3.1. O candidato deverá, dentro do prazo estipulado no Anexo I Cronograma, efetuar Inscrição Online unicamente pelo site seguindo todas as orientações ali contidas. O não cumprimento das regras estipuladas no decorrer da inscrição acarreta desconsideração automática das informações prestadas Após o envio das informações, o candidato NÃO poderá modificar quaisquer informações, portanto, aconselha-se que, ao preencher os dados, o candidato tenha atenção O candidato é o único responsável pelo preenchimento das informações solicitadas no ato da Inscrição Online O uso de informações falseadas no ato de Pré-Inscrição Online elimina o candidato do Processo Seletivo de Admissão de Voluntários 2016 º Edital de Vagas Remanescentes É facultado ao candidato inscrever-se para até 2 (dois) cargos, observado o subitem 7.4 do presente Edital O R1 NÃO se responsabiliza por requerimentos de inscrição não recebidos por fatores de ordem técnica que prejudiquem os computadores ou impossibilitem a transferência dos dados, por outras falhas de comunicação ou por congestionamento das linhas de comunicação Não há taxa de inscrição para participação no Processo Seletivo de Admissão de Voluntários 2016 º Edital de Vagas Remanescentes Finalizado o prazo de Inscrição Online, será divulgada a Relação das Inscrições Deferidas e Indeferidas Os candidatos que obtiverem deferimento na etapa de Inscrição Online terão seus currículos apreciados pelo DRH/CGA/R Os candidatos que obtiverem indeferimento na etapa de Inscrição Online serão eliminados e não terão seus currículos apreciados.

4 4. ANÁLISE CURRICULAR 4.1. A Análise Curricular tem por objetivo oportunizar ao Curso Pré-Vestibular Popular Razão1 informações básicas sobre a formação e experiência do candidato A Análise Curricular tem caráter classificatório, valerá de 0 (zero) a 100,0 (cem) pontos e sua avaliação compreenderá 2 (dois) eixos centrais, a saber: 1) Formação Acadêmica e 2) Experiência Profissional A Análise Curricular será realizada pelo Centro de Ensino (CEn), órgão para o qual são destinadas as vagas deste processo seletivo O Resultado da Análise Curricular, juntamente com a Relação dos Candidatos Convocados para Entrevista/Prova Didática, será divulgado no dia, horário e local estipulados no Anexo I Cronograma. 5. ENTREVISTA 5.1. A etapa de Entrevista tem por objetivo conhecer, em diferentes níveis, os candidatos interessados em lecionar no Razão A Entrevista tem caráter classificatório e valerá, ao todo, 100 (cem) pontos e a avaliação será individual Após realizar a Entrevista, o candidato será encaminhado à execução da Prova Didática Esta etapa será realizada pelo DRH. 6. PROVA DIDÁTICA 6.1. A Prova Didática será avaliada por dois examinadores, valerá 100,0 (cem) pontos e a nota do candidato nesta etapa será o resultado da média aritmética simples das duas notas A Prova Didática terá a duração mínima de 10 (dez) minutos e máxima de 15 (quinze) minutos O tema que o candidato lecionará na Prova Didática será sorteado no ato da Prova Didática, conforme área ao qual concorre, vide Anexo II Temas para Prova Didática Não será permitido a nenhum dos demais presentes à Prova Didática a interferência nas aulas, bem como o uso de câmeras, celulares, filmadoras ou similares que possam reproduzir e/ ou transmitir seu conteúdo O candidato deverá elaborar plano de aula, e entregar no ato da Prova Didática apenas o do tema sorteado, em 2 (duas) vias O plano de aula deverá conter, no mínimo, os seguintes itens: 1. Cabeçalho; 2. Objetivos (Gerais e Específicos); 3. Conteúdos; 4. Procedimentos Metodológicos; 5. Recursos Didáticos; 6. Referências. Para uma melhor orientação sobre o plano de aula, vide Anexo III Orientações para a elaboração do plano de aula Recomenda-se ao candidato que, durante a realização da Prova Didática, apresente à banca examinadora, e desenvolva, uma questão de vestibular (modalidade pré-vestibular) ou concurso de seleção de alunos para o Ensino Técnico e Médio (modalidade pré-técnico), relacionado ao tema da Prova Didática sorteado.

5 6.7. A avaliação de desempenho do candidato será feita considerando: a) a adequação da linguagem; b) o conhecimento do assunto; c) o planejamento da aula (que deverá ser entregue em duas vias); d) a capacidade de síntese; e) o desenvolvimento da aula; f) a coerência com os objetivos determinados Serão disponibilizados ao candidato os seguintes recursos: caneta de quadro (pilot), apagador, projetor e notebook (sem conexão à internet) Esta etapa será realizada pelo Centro de Ensino (CEn). 7. RESULTADO FINAL E MATRÍCULA ADMISSIONAL 7.1. O Resultado Final do Processo Seletivo de Admissão de Voluntários 2016 será divulgado no dia e local que constam no Anexo I Cronograma A Nota Final será composta pela fórmula [(P1+P2+P3)/3], onde: NF: Nota Final, P1: Análise Curricular, P2: Entrevista, P3: Prova Didática O Resultado Final será elaborado em ordem decrescente, com base na Nota Final, conforme cálculo descrito no subitem 7.2 deste Edital Caso o candidato seja classificado para duas vagas imediatas, deverá optar por qual deseja fazer admissão, gerando vaga ociosa, uma vez que será negada a manutenção de mais de uma matrícula institucional para o mesmo profissional voluntário São critérios de desempate, progressivamente: a) Maior nota na Prova Didática; b) Maior nota na Análise Curricular; c) Mais idoso Os candidatos enquadrados nas posições que alcancem o limite de vagas para cada modalidade serão considerados CLASSIFICADOS e DEVERÃO EFETUAR ADMISSÃO junto ao Departamento de Recursos Humanos (DRH/CGA/R1) no dia, horário e local estabelecidos no Anexo I Cronograma Os candidatos excedentes ao número de vagas serão alocados na Lista de Espera e serão convocados (Reclassificação) quando surgirem vagas não preenchidas, cujas chamadas serão divulgadas no dia, horário e local estabelecidos no Anexo I Cronograma Para efetivar a Admissão, o candidato considerado CLASSIFICADO deverá, no dia, horário e local estabelecido no Anexo I Cronograma realizar TODOS os seguintes procedimentos, a saber: a) Apresentar original e cópia do RG e do CPF do candidato; b) Apresentar 2 fotos 3x4 coloridas, iguais, recentes e de frente; c) Apresentar declaração, certidão, histórico ou diploma da instituição de ensino de origem O não comparecimento no dia, horário e local estabelecido no Anexo I Cronograma pelo candidato ou por responsável ou procurador gera a sua ELIMINAÇÃO AUTOMÁTICA, não havendo, SOB NENHUM PRETEXTO, a possibilidade da realização da Admissão em outro dia, horário e/ou local.

6 7.10. Em caso da ausência e/ou do falseamento de qualquer documentação, a matrícula do candidato classificado será VEDADA e o candidato, portanto, será considerado ELIMINADO do Processo Seletivo de Admissão de Voluntários º Edital de Vagas Remanescentes, sendo convocado imediatamente o próximo candidato da Lista de Espera. 8. INFORMAÇÕES FINAIS 8.1. O Curso Pré-Vestibular Popular Razão1 possui administração autônoma O DRH/CGA/R1 tem o compromisso de convocar os candidatos enquadrados nas vagas imediatas, não se obrigando, todavia, a convocar aqueles que se alocaram às vagas destinadas a cadastro-reserva O voluntário pode solicitar declaração de atividade voluntária a qualquer tempo Os docentes devem seguir às normas internas que tratam sobre condutas básicas, que, se não seguidas, desligam o professor do corpo docente Em caso de retificação do Edital e/ou de seus Anexos, será feira ampla divulgação pelo site do R1, bem como nas redes sociais, cabendo tão-somente ao candidato a constante conferência no site para averiguação de prováveis futuras modificações no Edital e/ou de seus Anexos Ao se inscrever no Processo Seletivo de Admissão de Voluntários º Edital de Vagas Remanescentes, o candidato declara concordar com todas as alíneas deste Edital e de seus Anexos Os casos omissos serão resolvidos pelo DRH. Rio de Janeiro, 31 de dezembro de Victor França Curso Pré-Vestibular Popular Razão1

7 ANEXO I CRONOGRAMA DATA ATIVIDADE LOCAL 31/12/2015 Publicação do Edital 04/01/2016 Início do Prazo de Inscrições 23/01/2016 Fim do Prazo de Inscrições 25/01/2016 Divulgação da Relação dos Candidatos com Inscrição Deferida e Indeferida 29/01/2016 Resultado da Análise Curricular 29/01/2016 Divulgação da Relação dos Horários para Entrevista e Prova Didática 06/02/2016 Entrevista e Prova Didática Sede do Razão1 08/02/2016 Resultado Final 13/02/2016 Matrícula Admissional Sede do Razão1 ANEXO II TEMAS PARA PROVA DIDÁTICA Biologia Física Portuguesa, Literatura Brasileira e/ou Redação Matemática Química Estrangeira: Inglês ATUAÇÃO: DEPARTAMENTO PRÉ-VESTIBULAR Evolução e Origem da Vida; Relações ecológicas; Fisiologia humana: Nutrição e Digestão; Parasitoses humanas brasileiras; Genética e biotecnologia. Cinemática: movimentos retilíneo e circular; Análise de circuitos elétricos; Estudo das ondas; Reflexão e refração da luz; Calor e fenômenos térmicos. Figuras de linguagem; Funções da linguagem; Os tipos de intertextualidade; Romantismo; Coesão e coerência textuais. Aplicações de logaritmos e exponenciais; Probabilidade e análise combinatória; Progressão aritmética e geométrica; Trigonometria: triângulo retângulo e semelhança de triângulos; Cálculo de áreas nas principais figuras geométricas. Relações numéricas fundamentais; Cálculos estequiométricos; Propriedades coligativas; Funções orgânicas; Reações orgânicas. Leitura e interpretação de textos; Domínio de gêneros textuais variados: texto científico, letra de música, poesia, tirinhas, campanhas publicitárias, etc.; Vocabulário contextualizado: sinonímia e tradução; Pronomes; Conjunções.

8 Estrangeira: Espanhol Leitura e interpretação de textos; Domínio de gêneros textuais variados: texto científico, letra de música, poesia, tirinhas, campanhas publicitárias, etc.; Vocabulário contextualizado: sinonímia e tradução; Pronomes; Conjunções. ATUAÇÃO: DEPARTAMENTO PRÉ-TÉCNICO Ciências Geografia Portuguesa e/ou Redação Matemática Citologia: componentes químicos e estruturais da célula; Grandes funções vitais dos animais: nutrição e digestão; Estudo do átomo: sua estrutura e sua identificação; Funções químicas; Trabalho e Potência. Movimentos da Terra e suas consequências; Noções cartográficas: coordenadas geográficas, orientação e escala; Principais processos climáticos; Formas de exploração e problemas ambientais; As grandes regiões geoeconômicas brasileiras: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Linguagem verbal, não-verbal e mista; As relações entre textos: intertextualidade; Variantes linguísticas; Características das modalidades oral e escrita da língua; Produção de texto: composição de dissertação. Noções de lógica matemática: conceitos básicos; Números e operações: múltiplos e divisores de um número natural, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) e suas propriedades; Equação e inequação de 2º grau; Figuras planas: caracterização e propriedades; Relações métricas em triângulos. ANEXO III ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA 1. Cabeçalho: É um espaço de apresentação, no qual se identifica o nome do curso, do centro e do departamento, o nome completo do(a) professor(a), a área de conhecimento, o tema ou assunto da aula e a carga horária (quantos minutos serão dedicados à aula). 2. Objetivos (Gerais e Específicos): Devem ser atingidos pelo aluno no espaço da aula ministrada. Indicam a capacidade que o(a) professor(a) deseja ver desenvolvida no aluno em relação ao conteúdo, assim, é importante estar atento para qual o nível de operação mental que estará em questão serão determinantes da escolha das estratégias, dos recursos, da distribuição do tempo e, quando for o caso, da avaliação não são atividades.

9 3. Conteúdos: Refere-se aos tópicos significativos, mais importantes, que serão objeto de estudo durante a aula. Sua redação pode ser objetiva, em itens e subitens ou mesmo através de um pequeno esquema que possibilite compreensão. O esquema do conteúdo não deve ser confundido com o conteúdo em si, ou seja, é inviável, no plano, transcrever todo o conhecimento que será trabalho pelo(a) professor(a) e alunos, o que tornaria o plano extenso e levaria à perda de sua objetividade. Todavia, a temática da aula pode estar registrada em fichas que se constituirão em anexos do plano de aula. 4. Procedimentos metodológicos: Tratam-se dos procedimentos que o(a) professor(a) utilizará para facilitar o processo de aprendizagem. É importante destacar quais os recursos, meios, materiais e procedimentos que serão adotados para o desenvolvimento da aula e a escolha das estratégias de ensino e de aprendizagem, forma de aula, dinâmicas, etc. Na metodologia deve estar explícito quais as estratégias metodológicas e didáticas serão usadas pelo(a) professor(a) para atingir os objetivos propostos para a aula. 5. Recursos didáticos: Nesse item, indica-se os materiais que serão necessários para o desenvolvimento da aula. Os recursos didáticos devem ser previstos, pois são eles que impõem os desafios e facilitam o processo de apropriação de um saber que se quer compartilhar na aula, ou competências de ordem física/cognitiva/ética/estética que se quer desenvolver. Os recursos devem se adequar aos objetivos que se quer alcançar no ensino. 6. Referências: Relação das fontes utilizadas para o planejamento da aula (em livros, periódicos, CD-ROM, sites, etc.). As referências devem ser formatadas conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com base na Norma Brasileira Registrada (NBR) 6023.

CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2º CONCURSO DE ACESSO ÀS VAGAS REMANESCENTES DA MODALIDADE PRÉ-TÉCNICO 2015 EDITAL

CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 2º CONCURSO DE ACESSO ÀS VAGAS REMANESCENTES DA MODALIDADE PRÉ-TÉCNICO 2015 EDITAL CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 Centro de Gestão Administrativa (CGA) Departamento de Seleção e Acesso (DSEA) 2º CONCURSO DE ACESSO ÀS VAGAS REMANESCENTES DA MODALIDADE PRÉ-TÉCNICO 2015 EDITAL 1. INFORMAÇÕES

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 CENTRO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA (CGA) DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (DRH)

CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 CENTRO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA (CGA) DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (DRH) CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 CENTRO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA (CGA) DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS (DRH) PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO DE VOLUNTÁRIOS 2016 1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES 1.1. O Processo

Leia mais

Edital nº 016/2010. 2.1. O Processo Seletivo de que trata o presente Edital terá validade para o ano letivo de 2010.

Edital nº 016/2010. 2.1. O Processo Seletivo de que trata o presente Edital terá validade para o ano letivo de 2010. Edital nº 016/2010 Estabelece normas do Processo Seletivo de Tutores de Polo de Estágio Supervisionado e Orientadores Acadêmicos para o curso de Graduação a distância de Licenciatura em Ciências Biológicas

Leia mais

Ministério da Educação FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Pró-Reitoria de Extensão

Ministério da Educação FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Pró-Reitoria de Extensão EDITAL Nº 012/2013, DE 14 DE JUNHO DE 2013 Processo Seletivo para a Escola Preparatória da UFABC/Mauá 2013 Processo nº 23006.000349/2013-10 O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO em exercício, nomeado pela Portaria

Leia mais

E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013

E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013 E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013 A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, através da FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICOS (FEPESE), torna pública as normas que regerão o Processo

Leia mais

EDITAL ACESSO 2016 PRÉ-VESTIBULAR

EDITAL ACESSO 2016 PRÉ-VESTIBULAR EDITAL ACESSO 2016 PRÉ-VESTIBULAR CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Conselho Fundador Cleovan José da Costa Silva (UERJ) Rodolfo de Oliveira da Paixão (PUC-Rio) Victor Henrique

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA) PROCESSO SELETIVO SERIADO (PSS) ETAPA 2013 EDITAL Nº 008/2013/GR/UNICURITIBA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA) PROCESSO SELETIVO SERIADO (PSS) ETAPA 2013 EDITAL Nº 008/2013/GR/UNICURITIBA CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA (UNICURITIBA) PROCESSO SELETIVO SERIADO (PSS) ETAPA 2013 EDITAL Nº 008/2013/GR/UNICURITIBA O Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), recredenciado pela Portaria 625-MEC,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE DIREITO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE DIREITO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE DIREITO E D I T A L DE SELEÇÃO DOCENTE 001/2016 ERRATA (SUBITEM 9.2.c). PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES A UNIGRAN Centro Universitário

Leia mais

ADITIVO 01/2016.1 EDITAL N 03 /2015

ADITIVO 01/2016.1 EDITAL N 03 /2015 ADITIVO 01/2016.1 EDITAL N 03 /2015 PROCESSO SELETIVO 2016.1 A FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE - FATENE, recredenciada pelo MEC, portaria n 259 de 24/03/2009, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

Processo Seletivo Agendado

Processo Seletivo Agendado Processo Seletivo Agendado 1- INFORMAÇÃO PRELIMINAR A Faculdade de Odontologia do INAPÓS, credenciada pela Portaria Ministerial no. 1.769 de 17/12/2009, publicada no Diário Oficial da União de 18/12/2009,

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 1º CONCURSO DE ACESSO ÀS VAGAS REMANESCENTES DA MODALIDADE PRÉ-VESTIBULAR 2015 EDITAL

CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 1º CONCURSO DE ACESSO ÀS VAGAS REMANESCENTES DA MODALIDADE PRÉ-VESTIBULAR 2015 EDITAL CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR RAZÃO1 Centro de Gestão Administrativa (CGA) Departamento de Seleção e Acesso (DSEA) 1º CONCURSO DE ACESSO ÀS VAGAS REMANESCENTES DA MODALIDADE PRÉ-VESTIBULAR 2015 EDITAL 1.

Leia mais

Edital nº 01/2012. Seleção Simplificada de Professores para Atividade de Extensão

Edital nº 01/2012. Seleção Simplificada de Professores para Atividade de Extensão FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍCO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS Edital nº 01/2012 Seleção Simplificada de Professores para Atividade de Extensão A Fundação Universidade do Tocantins

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA AS TURMAS DE PRÉ- VESTIBULAR/PRÉ-ENEM DO EQUALIZAR 2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA AS TURMAS DE PRÉ- VESTIBULAR/PRÉ-ENEM DO EQUALIZAR 2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA AS TURMAS DE PRÉ- VESTIBULAR/PRÉ-ENEM DO EQUALIZAR 2016 Leia atentamente este edital. Você deverá concordar com todo o texto antes de se inscrever no processo

Leia mais

EDITAL CEAD Nº 10/2012

EDITAL CEAD Nº 10/2012 EDITAL CEAD Nº 10/2012 Dispõe sobre as normas de seleção de tutores a distância para as disciplinas dos 1º e 2º semestres de 2013 para o Curso de Graduação em Letras Inglês na modalidade a distância da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PROCESSO SELETIVO N 02-2010 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL A unidade nacional do Sescoop Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de

Leia mais

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1

EDITAL Nº 85/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIM 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Av. NS 15, 109 Norte, sala 219, Bloco IV 77001-090 Palmas/TO

Leia mais

EDITAL Nº 16/2014 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/1

EDITAL Nº 16/2014 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/1 EDITAL Nº 16/2014 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2015/1 1- DO OBJETO O presente Edital trata do EXAME DE SELEÇÃO de candidatos aos cursos da Faculdade Metropolitana

Leia mais

Edital n 01/2011 Seleção de Tutores a Distância para o Curso de Pedagogia

Edital n 01/2011 Seleção de Tutores a Distância para o Curso de Pedagogia Edital n 01/2011 Seleção de Tutores a Distância para o Curso de Pedagogia A UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, POR MEIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD TORNA PÚBLICO O PROCESSO DE SELEÇÃO DE

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Núcleo de Educação a Distância UAB/UFU

Universidade Federal de Uberlândia Núcleo de Educação a Distância UAB/UFU CHAMADA PÚBLICA 02/2010 Processo Seletivo simplificado para contratação de tutores a distância temporários. O Núcleo de Educação a Distância NEAD da Universidade Federal de Uberlândia em parceria com o

Leia mais

EDITAL 02/2014 - SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

EDITAL 02/2014 - SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA - PPGECIM e-mail: ppgecim@furb.br Rua Antônio da Veiga 140 Fones:

Leia mais

Edital PPG-FÍSICA/UFPR nº 1/2016. Seleção de Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado para o 1º Semestre de 2016

Edital PPG-FÍSICA/UFPR nº 1/2016. Seleção de Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado para o 1º Semestre de 2016 Edital PPG-FÍSICA/UFPR nº 1/2016 Seleção de Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado para o 1º Semestre de 2016 O Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal do Paraná, em conformidade com

Leia mais

ASSOCIAÇÃO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR FATEC FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013

ASSOCIAÇÃO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR FATEC FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 02/2013 A FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA DE RONDÔNIA/FATEC-RO, mantida pela Associação Rondoniense de Ensino Superior/ARES, por meio da Comissão Especial

Leia mais

Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio - Edital 001/2016 -

Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio - Edital 001/2016 - Processo Seletivo para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Ensino Médio - Edital 001/2016 - A Diretoria da PRACATUM Escola de Música e Tecnologias, no uso de suas atribuições e demais disposições

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2016

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1/2016 A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e as condições de habilitação às vagas

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2015

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2015 AGENDA MUDANÇA INTERNA DE CURSO SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2015 16 a 18/9/2014 Período de inscrição - Internet 19/9/2014 Último dia para o candidato entregar seu Currículo à PRG

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2

EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 EDITAL PROCESSO SELETIVO TRADICIONAL 2015/2 CONSOLIDADO A Diretora da Faculdade Cenecista de Vila Velha-FACEVV, com sede no município de Vila Velha, Estado do ES, torna público, na forma regimental e em

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES - 2016/1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2016

SELEÇÃO DE PROFESSORES - 2016/1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2016 SELEÇÃO DE PROFESSORES - 2016/1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2016 O Diretor Acadêmico de Graduação da FAESA torna pública a abertura de inscrição para seleção de professores de educação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.2

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.2 PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.2 O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROCESSO SELETIVO nº. 03/2014/DEAD EDITAL PARA SELEÇÃO DE TUTOR A DISTÂNCIA A Reitora do Instituto Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET CHAMADA PÚBLICA N 001/2016 - UEMANET/UEMA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET CHAMADA PÚBLICA N 001/2016 - UEMANET/UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO - UEMANET C UEMAN ET CHAMADA PÚBLICA N 001/2016 - UEMANET/UEMA Seleção Simplificada para admissão de Tutores a Distância para o curso

Leia mais

I DAS VAGAS. As vagas oferecidas para o Pré-Vestibular Social perfazem o total de 100 (cem).

I DAS VAGAS. As vagas oferecidas para o Pré-Vestibular Social perfazem o total de 100 (cem). EDITAL SECT N. 15/2009 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO VISANDO AO PREENCHIMENTO DAS VAGAS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EDITAL DE ABERTURA PROGRAD Nº 19 DE 26 DE ABRIL DE 2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA VAGA DE SUPORTE TÉCNICO AVA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFGD A PRÓ-REITORA DE ENSINO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - COMFOR PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES

Leia mais

Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador

Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador Edital 01/2016 Processo Seletivo 2016.1 O Diretor da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) Unidade Salvador, no uso de suas atribuições e demais disposições legais,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.1

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.1 PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.1 O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE DA BAHIA LTDA - SESNEB EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA VESTIBULAR 2016.

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE DA BAHIA LTDA - SESNEB EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA VESTIBULAR 2016. SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE DA BAHIA LTDA - SESNEB EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA VESTIBULAR 2016.1 A SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE DA BAHIA LTDA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS EDITAL N 1/2016 WEBTV CAATINGA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA A WEBTV e WEB RÁDIO CAATINGA Com base na Lei 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, a Webtv e Web rádio Caatinga torna pública

Leia mais

1.1 1.2 III VI. VII VII 2.1 2.2 2.3

1.1 1.2 III VI. VII VII 2.1 2.2 2.3 EDITAL 50/2012 O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Educação, no uso das atribuições legais, com base na Resolução n.º 933/2010, e considerando a necessidade de contratar professores para atuarem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NUEC EDITAL A Universidade Federal Fluminense (UFF), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do

Leia mais

EDITAL PGM - PRODESP 02/2013 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

EDITAL PGM - PRODESP 02/2013 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA EDITAL PGM - PRODESP 02/2013 CONCURSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA A PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO, tendo em vista o disposto no art. 101, e parágrafo único da Lei Complementar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 011/2008 COPERVES (Íntegra)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 011/2008 COPERVES (Íntegra) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 011/2008 COPERVES (Íntegra) A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) torna público que, no período de 24

Leia mais

Edital nº 19/2012PROEC-UEMS-NEPPI-UCDB

Edital nº 19/2012PROEC-UEMS-NEPPI-UCDB Edital nº 19/2012PROEC-UEMS-NEPPI-UCDB As Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Comunitários das Universidades Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS e Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, instituições de

Leia mais

EDITAL Nº 07/2013 ADITIVO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2013 2

EDITAL Nº 07/2013 ADITIVO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2013 2 EDITAL Nº 07/2013 ADITIVO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2013 2 Por este Edital Aditivo, o item 4 do Edital Nº 06/2013 de 06 de maio de 2013, que trata do PROCESSO

Leia mais

SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO

SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO EDITAL Nº 003/2013, de 26 de setembro de 2013. SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COMUNICAÇÃO LEGISLATIVA PARA O 1º SEMESTRE

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA EDITAL N.º 01/2016, 19 de janeiro de 2016. A Universidade de Brasília torna pública

Leia mais

EDITAL 01/2015 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE

EDITAL 01/2015 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE EDITAL 01/2015 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo da Faculdade FUCAPE, para conhecimento de todos os interessados, torna público que, nos períodos indicados

Leia mais

EDITAL 001/2016 REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA XI TURMA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL.

EDITAL 001/2016 REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA XI TURMA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL. M. SAMPAIO DOS SANTOS (INSTITUTO INTELECTUS) PRÉ- VESTIBULAR MUNICIPAL SÃO JOSÉ DE RIBAMAR EDITAL 001/2016 REFERENTE AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA XI TURMA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR MUNICIPAL. A

Leia mais

Professor de Ensino Fundamental II

Professor de Ensino Fundamental II PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR/GEOGRAFIA Comunicado de Processo Seletivo Externo Nº 009/2016 para Provimento de Vaga para Contrato por Prazo Indeterminado O SESI Piauí, assessorado pelo IEL,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA. EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA. EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Energia do Instituto de Energia

Leia mais

EDITAL Nº. 120, DE 22 E JUNHO DE 2016

EDITAL Nº. 120, DE 22 E JUNHO DE 2016 O Reitor do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - IFFluminense, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso

Leia mais

EDITAL Nº 06/2015 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2016/1

EDITAL Nº 06/2015 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2016/1 EDITAL Nº 06/2015 PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ METROPOLITANA 2016/1 Abre o processo de seleção para ingresso nos cursos de Graduação da Faculdade Metropolitana de Marabá METROPOLITANA,

Leia mais

Edital n.º 006/2011/PNAP/UAB/PROPESQ/REITORIA

Edital n.º 006/2011/PNAP/UAB/PROPESQ/REITORIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA REITORIA PRÓ-REITORIA DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - DIRED UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRO - REITORIA DE PESQUISA E POS GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRO - REITORIA DE PESQUISA E POS GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PRO - REITORIA DE PESQUISA E POS GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO 2016 A Pró-Reitoria de Pesquisa e

Leia mais

EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014

EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014 EDITAL PROEXT 005/2014 DE 07 DE MARÇO DE 2014 SELEÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PARA PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 009/2013 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR E D I T A L EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO AMBIENTAL O REITOR DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR UCSal, no uso de suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDITAL N. 002/2013 do Processo de seleção para Alfabetizadores e Alfabetizadores - Coordenadores de Turma do Programa Brasil Alfabetizado ABERTURA A Secretaria Municipal da Educação torna público a realização

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2012.2 MAIO 2012

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2012.2 MAIO 2012 EDITAL PROCESSO SELETIVO 2012.2 MAIO 2012 Rua General Rondon, 209, Bairro Julião Ramos. CEP 68.908-080 Macapá-AP Telefone: (96) 3224-3300 www.conquisteseufuturo.com.br EDITAL PROCESSO SELETIVO 2012.2 EDITAL

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 052/2015 04/10/2015

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 052/2015 04/10/2015 COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 052/2015 04/10/2015 O SESI Serviço Social da Indústria divulga a realização de processo seletivo com o propósito de formar banco de cadastro de profissionais

Leia mais

EDITAL nº 015/2014/REITORIA/NEAD de 10 de Junho de 2014.

EDITAL nº 015/2014/REITORIA/NEAD de 10 de Junho de 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Resolução CONSU n 012/2008 Resolução CD/FNDE

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 064/2014 28/09/2014

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 064/2014 28/09/2014 COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI DR/ES N 064/2014 28/09/2014 O SESI Serviço Social da Indústria torna pública a realização de processo seletivo para provimento de vagas, observados os requisitos mínimos

Leia mais

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 002/2016 Processo Seletivo A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Turma Especial de Direito Carreiras Militares

EDITAL DE SELEÇÃO Turma Especial de Direito Carreiras Militares DIREITO CARREIRA MILITARES EDITAL DE SELEÇÃO Turma Especial de Direito Carreiras Militares A Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, atendendo à Portaria Normativa MEC no 40, de 12/12/2007, resolve

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA Processo Seletivo 2016.1 - Janeiro

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA Processo Seletivo 2016.1 - Janeiro PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA Processo Seletivo 2016.1 - Janeiro O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional da

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SENAI DR/ES N 016/2013 07/04/2013

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SENAI DR/ES N 016/2013 07/04/2013 COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SENAI DR/ES N 016/2013 07/04/2013 O SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial torna pública a realização de processo seletivo para provimento de vagas observados

Leia mais

EDITAL PROGRAD nº 21, de 27 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA

EDITAL PROGRAD nº 21, de 27 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA EDITAL PROGRAD nº 21, de 27 de abril de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no uso de

Leia mais

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL

Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. EDITAL Edital 009/16 DAC Apucarana, 02 de maio de 2016. A Direção Acadêmica da Faculdade de Apucarana - FAP, no uso de suas competências e demais disposições legais, aprova e torna público o seguinte EDITAL 1.

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 A Faculdade São Paulo (FSP), Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SENAI DR/ES N 011/2016 20/05/2016

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SENAI DR/ES N 011/2016 20/05/2016 COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SENAI DR/ES N 011/2016 20/05/2016 O SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial torna pública a realização de processo seletivo para provimento de vagas observados

Leia mais

EDITAL DE VESTIBULAR VAGAS REMANESCENTES (VESTIBULAR PROGRAMADO) 1º SEMESTRE DE 2016

EDITAL DE VESTIBULAR VAGAS REMANESCENTES (VESTIBULAR PROGRAMADO) 1º SEMESTRE DE 2016 EDITAL DE VESTIBULAR VAGAS REMANESCENTES (VESTIBULAR PROGRAMADO) 1º SEMESTRE DE 2016 O Diretor da, mantida pela Saint Paul Educacional Ltda., no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente,

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2013

SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2013 AGENDA MUDANÇA INTERNA DE CURSO SELEÇÃO PARA ENTRADA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2013 28 a 31/1/2013 Período de inscrição - Internet 1º/2/203 Último dia para o candidato entregar seu Currículo à PRG

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 04/2011 DEAD / IFMA Seleção Simplificada de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD-UNB PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2014 CEAD-UNB

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD-UNB PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2014 CEAD-UNB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD-UNB PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2014 CEAD-UNB A Diretora do Centro de Educação a Distância da Universidade de

Leia mais

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI/ES N 003/2013 06/01/2013

COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI/ES N 003/2013 06/01/2013 COMUNICADO DE PROCESSO SELETIVO SESI/ES N 003/2013 06/01/2013 O SESI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial torna pública a realização de processo seletivo para provimento de vagas observados os requisitos

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 16/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 2º Semestre de 2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016

EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016 EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2016 A Faculdade Meta, Instituição de Ensino Superior comprometida com o padrão de qualidade e as

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPÁRTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPÁRTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPÁRTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL PROCESSO SELETIVO nº. 27/2015/DEAD EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO A Vice-Reitora do Centro Universitário UNA, Profa. Carolina Marra Simões Coelho, no uso de suas atribuições faz publicar o presente edital

Leia mais

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração

FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração EDITAL DO VESTIBULAR 2/2011 O Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios, no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio do presente Edital, torna público o edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO AGENDA EDITAL Nº 41/2014/PRG/UFLA SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE BOLSA INSTITUCIONAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUBMODALIDADE ENSINO E APRENDIZAGEM / MENTORIA PARA CALOUROS PROMEC AMPLA CONCORRÊNCIA 21/7 a 1/8

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO MEDICINA 2016 Exclusivo a Candidatos do Nível Médio

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO MEDICINA 2016 Exclusivo a Candidatos do Nível Médio EDITAL DO PROCESSO SELETIVO MEDICINA 2016 Exclusivo a Candidatos do Nível Médio São Paulo, 5 de janeiro de 2016. Prezado Candidato, Para que tenhamos sucesso na realização deste processo seletivo, algumas

Leia mais

Processo Seletivo Simplificado Nº 314405

Processo Seletivo Simplificado Nº 314405 Processo Seletivo Simplificado Nº 314405 Contratação de Pessoal para a função de Monitor (a) do Programa de Aprendizagem Rural Jovem Aprendiz, no município de Cambará do Sul, RS, por prazo determinado,

Leia mais

6. A Terceira Modalidade disponibiliza as vagas remanescentes da Segunda Modalidade aos candidatos que forem aprovados pelos critérios do PROUNI.

6. A Terceira Modalidade disponibiliza as vagas remanescentes da Segunda Modalidade aos candidatos que forem aprovados pelos critérios do PROUNI. EDITAL Prot. FAJE 022/2015 O REITOR DA FACULDADE JESUÍTA DE FILOSOFIA E TEOLOGIA (FAJE), sediada na Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127, bairro Planalto, Belo Horizonte MG, CEP: 31720-300, faz saber que

Leia mais

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural

EDITAL Nº 086/2013. Linhas de Pesquisa Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Letramento e Comunicação Intercultural Salvador, Bahia Sábado e Domingo 7 e 8 de Setembro de 2013 Ano XCVIII N os 21.230 e 21.231 EDITAL Nº 086/2013 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 Normas do Processo de Seleção para os Cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação em Energia

Leia mais

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Famema EDITAL Nº 002/2014 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 14 de fevereiro de 2014 Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico Saúde e

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA EDITAL 01 SELEÇÃO TURMA 2015 1. PREÂMBULO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ),

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTAGIÁRIOS CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ E D I T A L Nº 008/2015

SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTAGIÁRIOS CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ E D I T A L Nº 008/2015 SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTAGIÁRIOS CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ E D I T A L Nº 008/2015 1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A Fundação Santo André, mantenedora do Centro Universitário da Fundação

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 EXAME DE SELEÇÃO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

EDITAL Nº 001/2016 EXAME DE SELEÇÃO 2016 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DEPARTAMENTO REGIONAL DE ALAGOAS ESCOLA SESI DE EDUCAÇÃO BÁSICA INDUSTRIAL ABELARDO LOPES Parecer nº 247/2014 CEB/AL, Resolução nº 38/2014 CEE/AL, Portaria de Reconhecimento nº 866/2015 SEE/ALRua General

Leia mais

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA C AM PUS II Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Tel: 18 3229 2077 / 2078 / 2079 E-mail: posgrad@unoeste.br www.unoeste.br Campus I Campus II Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Edital Nº 09/ 2007

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Edital Nº 09/ 2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Edital Nº 09/ 2007 Estabelece normas do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização

Leia mais