RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO"

Transcrição

1 RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO Mara Regina Teixeira de Andrade Acadêmica do 5º ano do Curso de Direito das Faculdades Integradas de Bauru RESUMO Palavra Chave: Médico. Paciente. Responsabilidade Civil. Este trabalho traz a problemática da responsabilidade civil do médico. A importância da análise do tema se dá pela crescente evolução na área médica. Analisar-se-á a responsabilidade civil do médico e seus desdobramentos examinando sua natureza jurídica, a obrigação de meio e resultado, o dano médico, o nexo causal, e a problemática da transfusão sanguínea em Testemunhas de Jeová. Também demonstrará considerações relevantes ao ônus probante e sua inversão entre outros assuntos. Este trabalho não tem o objetivo esgotar o assunto em pauta, mas de contribuir para o entendimento da responsabilidade civil do médico, e de alguns instrumentos acessíveis aos usuários de tão importante profissão.

2 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho refere-se a questões relacionadas a responsabilidade civil do médico. Grande importância tem esse assunto para a sociedade, a necessidade da análise de referido assunto, se dá pela crescente e rápida evolução da ciência e também da evolução da legislação pátria - embora esta última não seja tão rápida quanto a ciência - e pelo aumento do uso dos serviços prestados por estes profissionais, os quais não mais se limitam a curar e aliviar a dor do ser humano, mas também a melhorar, e em determinadas situações até a modificar a aparência física de seus clientes. Os temas foram alicerçados por doutrinas e jurisprudências, assim sendo, observa-se no referente trabalho o posicionamento dos tribunais em relação ao assunto apresentado. A questão da responsabilidade civil do médico é um tema bastante debatido no Direito brasileiro, em vários aspectos seja no campo civil, penal ou ético. Importante também são as peculiaridades decorrentes desta relação, a questão da transfusão sanguínea em Testemunhas de Jeová, que é frequentemente enfrentada pelo médico, e devidamente tratada pela doutrina, assim como a questão da perda de uma chance de cura, temas estes relatados neste trabalho e expostos a luz da doutrina e da jurisprudência.

3 . RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA Dados históricos O homem é um ser perecível, por maior que seja o desenvolvimento tecnológico, ainda somos e sempre seremos perecíveis. Durante toda a história da humanidade sofremos de dores, físicas emocionais, morais, e estamos sempre em busca de algo ou alguém que alivie nossas dores. O próprio homem tratou de descobrir ou pelo menos tentar descobrir uma forma de amenizar essas dores. No início o homem não buscava uma explicação para o funcionamento do organismo, somente uma cura para os males que o afligia. Pouco se sabia a respeito da anatomia humana. Assim leciona o ilustríssimo Miguel Kfouri Neto: Essas primeiras atividades não se direcionavam propriamente ao estudo das patologias, mas essencialmente a sua cura. Predominou durante milênios, o empirismo. Curiosos, observadores, receitavam determinada erva para amenizar uma dor, ou determinado modo de imobilização para solidificar um osso quebrado. [...] (KIFOURI NETO, 2003, p.45) Essas pessoas que tentavam de alguma forma conseguir algum alivio para as dores humanas, não tinham nenhum preparo ou estudo para tal ato, como também não havia nenhuma especialidade na área da medicina. Assim eram considerados magos, sacerdotes que tinham poderes curativos. Havia certa aura de magia em torno dessas pessoas e, eram consideradas possuidoras de poderes sobrenaturais. Assim esclarece Kfouri Neto (2003, p. 45), que o médico não era considerado um especialista em

4 determinada matéria, mas sim um mago ou sacerdote dotado de poderes curativos e sobrenaturais. Todo esse misticismo se dava em face da ignorância da origem das doenças, e da falta de conhecimento anatômico e funcional do corpo humano. Apesar de todo o misticismo em torno da pessoa que se propunha a aliviar o sofrimento da outra, não ocorrendo a cura, o feiticeiro era responsabilizado pelo insucesso no tratamento realizado. Muitas vezes era punido severamente, chegando a punições físicas como a amputação da mão, outras vezes quando obtinha sucesso em uma cirurgia, por exemplo, recebia uma recompensa. O primeiro documento que trata do erro médico é o Código de Hamurabi (1790 a 1770 a.c), sem levar em consideração a culpa, vigorava a responsabilidade objetiva, ou seja, se houvesse erro independente de culpa o médico era responsabilizado e consequentemente punido. A prática da medicina nesta época não era uma tarefa das mais fáceis, grande era o temor dos médicos ao se depararem com problemas complexos que exigiam maior conhecimento anatômico e fisiológico que não existiam na época, alguns autores afirmam que somente se realizavam cirurgias sem muita complexidade, pois a anatomia era pouco conhecida. Culpa médica Hoje na medicina, não existe sequer a sombra do empirismo de tempos passados, a evolução foi surpreendente, embora ainda persista certa reverencia ao médico. No momento atual, não mais existe a pena física para a punição do erro médico. Ensina Kfouri Neto (2003, p. 80) que a culpa poderá ser presumida em caso de erro grosseiro, quando ocorrer negligência ou imperícia, com provas irrefutáveis, somente assim poderá a vítima pleitear indenização. Por consequência conclui-se que a responsabilidade médica é baseada nos seguintes elementos; a) a conduta culposa do agente; b) a existência de um dano; d) o nexo de causalidade entre a conduta e o dano sofrido.

5 Natureza da responsabilidade médica A natureza jurídica da relação médico-paciente é contratual, a relação contratual é aquela em que as partes convencionam aquilo que desejam, e criam uma obrigação mútua. Kfouri Neto tem o seguinte entendimento: A jurisprudência tem sufragado o entendimento de que, quando o médico atende a um cliente, estabelece-e entre ambos um verdadeiro contrato. A responsabilidade médica é de natureza contratual. Contudo o fato de considerar como contratual a responsabilidade médica não tem, ao contrário do que poderia parecer, o resultado de presumir a culpa. [...] (KFOURI NETO (2003, p.71) Justiça: Corrobora com esse entendimento o julgado do Supremo Tribunal de Agravo Regimental. Responsabilidade Médica. Obrigação De Meio. Reexame Fático-Probatório. Súmula 07/ Stj. Incidência. 1. Segundo doutrina dominante, a relação entre médico e paciente é contratual e encerra, de modo geral (salvo cirurgias plásticas embelezadoras), obrigação de meio e não de resultado. Precedente. [...] (Supremo Tribunal de Justiça. Relator Ministro FERNANDO GONÇALVES, data da publicação e fonte DJ 22/11/2004 p. 345 b). Excepcionalmente poderá ser extracontratual, isso ocorre, por exemplo, quando o paciente for atendido em via pública ou estiver em estado de impossibilidade de autodeterminação, ou seja, não puder expressar sua vontade. Portanto sendo de natureza contratual a prestação de serviços médicos é abrigada pelo Código de Defesa do Consumidor. Este diploma dispõe sobre a responsabilidade por danos causados aos consumidores no fornecimento dos serviços que apresentam defeito. Artigo 14 do Código de defesa do Consumidor: O fornecedor de serviços responde independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação de serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. O parágrafo quarto do referido artigo, faz distinção entre responsabilidade objetiva e subjetiva, explicitando que a responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.

6 Verifica-se então, que a responsabilidade do médico, que é profissional liberal, se encaixa no parágrafo 4º do artigo 14, sendo somente apurada mediante a verificação de culpa. Tanto na relação contratual quanto a extracontratual, cabe ao paciente a comprovação da culpa. Em relação a este assunto leciona Kfouri Neto: De qualquer modo, pouco importa a natureza do contrato que vincula o profissional e o seu cliente, pouco importa que se trata de uma responsabilidade contratual ou extracontratual, de qualquer modo se tratando de uma obrigação de meios, ao prejudicado é que incumbe o ônus probatório da infrigência dessas obrigações. [...] (KFOURI NETO 2003, p.73 apud SERPA LOPES, MIGUEL MARIA DE. Curso de Direito CivilL, V ). O caput do artigo 14 do CDC trata dos serviços oferecidos. Os estabelecimentos hospitalares são fornecedores de serviços, portanto respondem pelos danos causados ao paciente independentemente de culpa, pelos defeitos decorrentes de seus serviços. Embora os serviços oferecidos pelos hospitais sejam geralmente complexos e envolvam grandes riscos, não há nenhuma incompatibilidade com a responsabilidade objetiva solidária, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. No entanto para afastar a responsabilidade, o nosocômio poderá recorrer ao parágrafo 3º, inciso I, do mesmo artigo, que esclarece que o fornecedor de serviços só não será responsabilizados quando provar que, tendo prestado o serviço o defeito inexiste. Como bem esclarece a v. Jurisprudência a seguir: Agravo Regimental nos embargos de divergência em recurso especial. Inexistência de similitude entre os casos confrontados. Afastamento da responsabilidade hospitalar por ausência de falha na prestação do serviço e de vínculo de preposição com os médicos (cirurgião e anestesista) cuja culpa fora reconhecida. 1. Reconhecimento pelo acórdão embargado da ausência de responsabilidade da associação hospitalar por inocorrência de falha na prestação dos serviços e inexistência de vínculo entre a instituição e os profissionais a que se imputou o erro médico. [...] (STJ AgRg nos ERE sp / SP, S2 - SEGUNDA SEÇÃO Relator, Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, Data do Julgamento28/03/2012, Data da Publicação/Fonte DJe 31/05/2012, c.)

7 Sendo assim se o hospital provar que não existiu defeito na prestação de serviço, mas sim de condições própria do paciente ou da natureza, ficará isento de indenizar. Não se pode olvidar da essencial necessidade de comprovação do nexo causal entre ato danoso sofrido pelo paciente e o hospital, se este último prestou o serviço que lhe é peculiar, sem defeito algum e ainda assim por motivo alheio a sua conduta não teve o resultado esperado pelo paciente, não poderá ser o hospital responsabilizado. Assim explica Cavalieri Filho: Embora objetiva a responsabilidade do fornecedor, é indispensável o defeito do serviço, para configurá-la. Assim provado por laudo técnico que as sequelas suportadas pela autora decorreram da gravidade da própria doença, não há que se falar em responsabilidade do hospital. [...] (CAVALIERI FILHO, p, 404). Sabemos então que a responsabilidade hospitalar é objetiva em seus serviços prestados, ou seja, laboratórios, RX, banco de sangue, enfermagem, hospedagem, serviços médicos e etc. quanto aos serviços médicos, deverá o médico ser funcionário do hospital. Quanto ao médico como profissional liberal, este responderá subjetivamente, devendo haver a comprovação de seu erro. Obrigação de meio e de resultado A Obrigação de meio consiste simplesmente em empregar todos os recursos existentes para o cumprimento da prestação, sem se prender ao resultado final A obrigação advinda da relação médico-paciente, normalmente é de meio, posto que o médico por mais experiência, ciência, habilidade e tecnologia que disponha não poderá assumir o compromisso de curar o paciente, mas somente usar todos os instrumentos que se encontram a sua disposição para melhorar o estado físico e psíquico de seu paciente. Assim ocorre nas cirurgias plásticas reparadoras, que tem por finalidade reparar um defeito, que pode ser congênito como o lábio leporino (fissurados), ou decorrente de algum acidente, que poderá ser desde um acidente de

8 trânsito onde a pessoa teve o rosto desfigurado, por exemplo, ou decorrente de um acidente doméstico, como uma queimadura. Nestes casos não há como o médico garantir que após a cirurgia o paciente voltará ao seu status quo ante. Como explica Cavalieri Filho (2010, p. 396)... por mais competente que seja, nem sempre pode garantir, nem pretende eliminar completamente o defeito, sua obrigação por conseguinte continua sendo de meio. No entanto existe uma situação em que a obrigação será de fim, na cirurgia plástica estética, neste caso o cirurgião se compromete a efetivamente deixar o paciente com uma aparência melhor do que já tem. É clara a opinião de Cavalieri Filho quanto a esta questão, vejamos: Não se pode negar o óbvio, que decorre das regras da experiência comum; ninguém se submeterá aos riscos de uma cirurgia, nem se dispõe a fazer elevados gastos, para ficar com a mesma aparência ou ainda pior. O resultado que se quer é claro e preciso de sorte que se não for possível alcançá-lo, caberá ao médico provar que o insucesso total ou parcial da cirurgia - deveu-se a fatos imponderados. [...] (CAVALIERI FILHO, P. 396). Cristalina também é a posição dos Tribunais quanto a este assunto, conforme a Jurisprudência que segue: Civil. Processual Civil. Recurso Especial. Responsabilidade Civil. Nulidade dos Acórdãos proferidos em sede de Embargos De Declaração não Configurada. Cirurgia plástica estética. Obrigação de resultado. Dano comprovado. Presunção de culpa do médico não afastada. Precedentes. 1. A obrigação assumida pelo médico, normalmente, é obrigação de meios, posto que o objeto do contrato estabelecido com o paciente não é a cura assegurada, mas sim o compromisso do profissional no sentido de um prestação de cuidados precisos e em consonância com a ciência médica na busca pela cura. 2. Apesar de abalizada doutrina em sentido contrário, este Superior Tribunal de Justiça tem entendido que a situação é distinta, todavia, quando o médico se compromete com o paciente a alcançar um determinado resultado, o que ocorre no caso da cirurgia plástica

9 meramente estética. Nesta hipótese, segundo o entendimento nesta Corte Superior, o que se tem é uma obrigação de resultados e não de meios. [...] (STJ, REsp / MG, T4 - QUARTA TURMA, Relator Ministro Carlos Fernando Mathias (Juiz Federal Convocado Do TRF 1ª REGIÃO), data do julgamento 10/02/2009, data da publicação DJe 18/05/2009, RMP vol. 35 p. 259 d) Conclui-se então que, quando a obrigação é de meio, a responsabilidade é subjetiva e cabe ao paciente provar que o insucesso de seu tratamento decorreu de falha na conduta médica. O mesmo ocorre quando a obrigação é de resultado, a responsabilidade continua sendo subjetiva, no entanto o ônus da prova é invertido, e cabe ao médico provar que empenhou todas as condições necessárias para obter o resultado acordado, porém por situações fora de seu alcance, ou seja, por motivos inerentes da composição física do paciente, ou por motivos da natureza, não foi possível alcançar o resultado esperado. Corrobora com este entendimento Cavalieri Filho: Consentimento informado O consentimento informado é a autorização que o paciente concede ao médico para que este realize os tratamentos, exames e intervenções cirúrgicas necessárias para a melhora de seu quadro clínico. É de extrema importância para a relação médico-paciente. Teve seu inicio logo após a Segunda Guerra, para assegurar os Diretos Humanos dos pacientes. Como relata Barros Junior: Esse tipo de consentimento, introduzido principalmente logo após a Segunda Grande Guerra para proteger os Direitos Humanos dos pacientes em estudos experimentais, é o elemento central na relação médicopaciente, sendo resultado de um processo de diálogo mútuo e colaboração, visando a satisfazer a vontade e os valores de cada paciente. [...] (BARROS JUNIOR, 2011, p. 108).

10 Este consentimento é resultado de uma relação de confiança do paciente em relação ao médico, pois este só concederá o consentimento para que se realize qualquer tratamento ou intervenção cirúrgica, após estar, completamente esclarecido de tudo o que se refere a seu estado, físico e mental. Sem esse consentimento o médico assumirá toda a responsabilidade em relação a qualquer ato que praticar em relação ao paciente. Assim ensina Barros Junior. Quando o médico age sem respeitar a autonomia do paciente, arcará sozinho com todo ônus de sua intervenção, ao passo que, em se observando a autodeterminação do enfermo, há uma repartição do risco. [...] (BARROS JUNIOR, 2011, p. 108) A Constituição Federal assegura o direito à informação. Com base no habeas data, artigo 5º, inciso XIV da Constituição Federal, é assegurado a todos o direito à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional. Na relação médico-paciente não é diferente, o paciente tem o direito de saber tudo o que acontece com ele para poder decidir livremente o tratamento que deseja, e o médico tem o dever de informar. Esta informação deverá ser precisa, de preferência verbal, nada impede que seja documentada escrita para a segurança do próprio médico, não basta somente informar, o paciente deve entender a informação. O Novo Código de Ética Médica em seu artigo 22 e 24, proíbe ao médico algumas condutas, artigo 22 deixar de obter consentimento do paciente ou de seu representante legal após esclarecê-lo sobre o procedimento a ser realizado, salvo em caso de risco eminente de morte. E artigo 24 deixar de garantir ao paciente o exercício do direito de decidir livremente sobre sua pessoa ou seu bem estar como exercer sua autoridade para limitá-lo. Leciona Barros Junior (2011 p. 109) acerca deste tema ao dizer que respeitar a vontade do paciente é respeitar a sua liberdade e a sua dignidade enquanto ser humano.

11 O consentimento informado é de grande importância tanto ao médico quanto ao paciente, ao médico porque lhe traz a segurança de um documento ratificado pelo próprio paciente, que este está ciente de tudo o que esta acontecendo com ele. Ao paciente, se realmente for explicado o seu diagnóstico, prognóstico, suas alternativas de tratamento, estará então ciente de todas as possibilidades que poderá ocorrer com seu bem maior, ou seja, sua vida. De outro giro, há situações em que o paciente não poderá manifestar a sua vontade, não por não querer fazê-lo, mas por estar impossibilitado. Ocorre por exemplo quando o paciente esta em estado de emergência e ao mesmo tempo se vê sem condições de manifestar sua vontade, ou quando se encontra em estado de coma. Quando o paciente não puder manifestar a sua vontade o seu consentimento será dispensável, pois não faz nenhum sentido deixar de prestar socorro alguém, somente porque esta não consegue se expressar livremente Já na hipótese em que o paciente se encontra em coma, a família poderá suprir o consentimento do enfermo. É nesse sentido a explicação de Barros Junior: É importante fazer alguns comentários, envolvendo casos especiais nos quais o pacientes se apresenta em situações de emergência e, concomitantemente, esta impedido de exercer sua autonomia, e o segundo exemplo é o caso do estado de coma. Na primeira situação, é absolutamente dispensável o consentimento, na segunda a família passa a ter papel de extrema relevância no deslinde do caso. [...] (BARROS JUNIOR, 2011, P. 110). As transfusões sanguíneas em testemunhas de Jeová Este trabalho não tem por escopo abordar questões religiosas, porém a problemática da transfusão sanguínea em Testemunha de Jeová é vivenciada por toda classe médica, o que torna o assunto tanto uma questão médica quanto jurídica, sendo pertinente tecer alguns comentários a respeito do assunto.

12 Conforme nos ensina Kfouri Neto, os fiéis desta religião denominada Testemunha de Jeová, consideram que o sangue de outrem é impuro e moralmente contaminado, as justificativas bíblicas para esta postura encontram-se no livro de: Gênesis 9: 3/5 Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as outras coisas. Mas não comam carne com sangue, que é vida. A todo aquele que derramar sangue, tanto homem como animal, pedirei contas; a cada um pedirei contas da vida do seu próximo. [...] (BIBLIA SAGRADA, 2000, P. 6) Segundo os fiéis desta religião na Bíblia Sagrada (2000, p.88) no livro de Levíticos capítulo 17 versículo 10, também faz referência ao não uso do sangue quando diz que Todo israelita ou estrangeiro residente que comer sangue de qualquer animal, contra esse eu me voltarei e o eliminarei do meio de seu povo. Assim como no livro de Atos, capitulo 15, versículo 20, onde se lê, Ao contrário devemos escrever a eles dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual da carne de animais estrangulados e do sangue. Desse modo é justificada a crença desses fiéis. Afirmam estes fiéis, no entanto que existem medicamentos capazes de substituir o sangue. Assim leciona Kfouri Neto: Enfatizam Testemunhas de Jeová que existem tratamentos alternativos, substitutos do sangue: Com frequência uma simples solução salina, a solução de Ringer e o dextrato podem ser usados como expansores do volume do plasma, e estes estão disponíveis em quase todos os hospitais modernos. Na verdade, os riscos acompanhantes do uso de transfusões de sangue são evitados pelo uso dessas substâncias. [...] (KFOURI NETO, 2003 p. 174). Além das justificativas acima citadas a Constituição Federal de 1988 assegura a todos como Direito Fundamental o descrito no art. 5º inciso VI é

13 inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei a proteção aos locais de culto e suas liturgias. Quanto a esta questão o exercício profissional do médico é extremamente aflitivo, pois sua formação direciona-o ao salvar vidas, no entanto não poderá fazê-lo, pois ao administrar sangue no paciente para salvar-lhe a vida estará se colocando contra a vontade expressa do paciente, e sendo assim assumirá toda a responsabilidade penal e civil. Como bem explica Barros Junior (2011, p. 151), O médico irá se sujeitar a responsabilização civil e penal, por intervir no corpo do assistido sem o indispensável consentimento. Ainda observando os ensinamentos de Barros Junior: O Conselho Federal de Medicina em caso de haver recusa em permitir a transfusão de sangue, preceitua que o médico, obedecendo a seu Código de Ética deverá observar as seguintes condutas: Até o momento imediatamente anterior ao surgimento do risco eminente de morte, o médico respeitará a vontade do paciente ou de seus representantes legais; e Após surgir o risco eminente de morte, praticará a transfusão de sangue, independentemente do consentimento de quem quer que seja. [...] (BARROS JUNIOR, 2011, P. 151). Nenhum direito é absoluto, nem mesmo o direito a personalidade, o ser humano enquanto inserido na sociedade desempenha papel fundamental na coletividade, sendo, portanto a vida humana um bem coletivo, como explica Barros Junior (2011, p.151),... a vida humana é um bem coletivo que interessa mais à sociedade que ao indivíduo. Sobrevindo conflito entre a liberdade individual juridicamente garantida e as liberdades naturais impostas pelo grupo social, a liberdade individual deverá ser limitada. Portanto em eminente risco de vida do paciente onde a transfusão poderá salvar-lhe a vida, o sangue deverá ser administrado mesmo sem o

14 consentimento do paciente, dando prioridade a vida, o bem maior de qualquer ser humano DAS PROVAS As provas são elementos essenciais no processo civil, é nas provas que o juiz examina a veracidade dos fatos, que restaram controvertidos durante o processo, e assim terá elementos para decidir sobre a credibilidade das alegações. Quando a questão controvertida é apenas de direito não há necessidade de produção de provas, assim leciona Rios Gonçalves, (2010, p. 388) ao dizer que, existem muitos processos em que a questão controvertida é apenas de direito, e a produção de prova não se faz necessária. Não se faz necessária prova de direito, pois o direito deve ser de conhecimento do juiz. Por outro lado os fatos deverão ser provados, não todos, somente aqueles que tiverem relevância na questão litigiosa. Como explica Gonçalves: Mas são os fatos o objeto essencial da prova, no entanto nem todos precisam ser demonstrados. É preciso antes de tudo que ele seja relevante ao para o julgamento do processo. O juiz não deverá deferir a produção de provas quando elas não tenham qualquer repercussão para o julgamento da causa. [...] (GONÇALVES, 2010, p. 390) O tema que versa sobre provas é vasto e de extrema importância, no entanto vamos nos ater aos elementos que dizem respeito ao tema deste trabalho, ou seja, a responsabilidade civil do médico. Para a comprovação de fatos na responsabilização do médico é de fundamental importância a prova pericial, pois o juiz não detém conhecimento na área médica e mesmo que o detenha não poderá fazer uso de ciência própria para o julgamento de um caso concreto. Neste caso então, se faz necessário o conhecimento técnico de um profissional especializado, este é denominado perito, ele detém o conhecimento necessário sobre assuntos de sua especialidade.

15 Embora o perito seja assistente do juízo, o juiz não está sujeito ao laudo pericial, como esclarece o artigo 436 do Código do Processo Civil, in verbis: O juiz não está adstrito ao laudo pericial, podendo formar sua convicção com outros elementos ou fatos provados nos autos. Em nosso estudo é de expressiva importância a prova pericial, mais precisamente o exame, pois nos casos de responsabilização médica necessitará o juiz de um perito médico para esclarecer fatos controversos existentes no processo, para a comprovação da responsabilidade civil do médico. Cabe ao paciente no caso de se sentir lesado na relação médico paciente, provar as legações imputadas ao médico, e ao médico caberá apresentar elementos para provar os fatos extintivos e modificativos do direito do autor. Corrobora Barros Junior para este entendimento: Em regra cabe ao paciente /autor trazer para os autos os elementos comprobatórios das alegações que tenha feito, conduzindo ao processo as provas dos fatos sobre os quais funda o seu direito; ao médico/réu cabe provar os fatos que, de modo direto ou indireto, deixam patente a inexistência daquele. [...] (BARROS JUNIOR, 2011, p. 160). Um ponto peculiar em relação a prova pericial, é esta ser realizada por outro médico. Não sendo descartada a possibilidade de corporativismo, que é a união das classes como mesmo interesse, lutando pelas mesmas causas. Embora o juiz não esteja preso a prova pericial como já explicado linhas acima. Ônus da prova Ônus da prova é a responsabilidade de desenvolver determinadas atividades para provar determinado fato alegado. Assim ensina Rios Gonçalves (2010, p. 393), Ônus são aquelas atividades que a parte realiza no processo em seu próprio beneficio. No entanto antes de provar quaisquer fatos às partes antes, deverão alegar. O autor na petição inicial e o réu na contestação Este procedimento é

16 de grande importância, pois o juiz estará adstrito ao proferir a sentença, aos fatos alegado pelas partes, não podendo levar em conta, fatos que não foram proferidos por elas. Assim leciona Rios Gonçalves: Esse ônus precede o de provar, pois o objeto da prova se circunscreverá aos fatos alegados. Não poderão ser objetos de instrução aqueles que não tenham sido trazidos ao processo pelas partes. [...] (GONÇALVES, 2010, p. 394). Quanto a distribuição do ônus da prova cristalino é o artigo 333 do Código do Processo Civil, vejamos: O ônus da prova incumbe: I ao autor quanto ao fato constitutivo de seu direito; II ao réu, quanto a existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Portanto de um modo geral podemos dizer que o ônus da prova incumbe a quem alega. Porém existem situações em que esta regra poderá ser alterada. Como ensina Rios Gonçalves. Ocorrerá inversão quando houver uma alteração da regra natural de distribuição do ônus da prova. Ela poderá ter três origens: legal, convencional ou judicial, nas três hipóteses o resultado será o mesmo, a alteração da distribuição legal do ônus. [...] (RIOS GONÇALVES, 2010, p. 396) A inversão do ônus da prova, sempre ocorrerá em favor de um, em detrimento de outro, se, por exemplo, a inversão do ônus da prova for concedida ao autor, este não terá que provar os fatos alegados, mas caberá ao réu provar que os fatos alegados não são verdadeiros. Podemos citar como exemplo a atividade médica, mesmo sendo uma atividade preponderantemente de meio e de responsabilização subjetiva,

17 existem casos, como por exemplo, na cirurgia plástica estética, sendo a parte hipossuficiente, poderá o juiz determinar a inversão do ônus da prova. Sendo assim o autor-paciente não precisará provar os fatos alegados, caberá ao réu-médico provar que o alegado não é verdadeiro. A perda da chance de cura na responsabilidade médica A questão da perda da chance de cura na responsabilidade médica é de grande valia no mundo jurídico, embora pouco conhecida pelos pacientes. Essa teoria é originária da França, como explica a doutrinadora Grácia Cristina Moreira do Rosário: Em 1963 publicou-se num periódico francês um acórdão, exarado a partir do caso que envolvia um indivíduo com ferimentos no pulso. Este fez uma radiografia e como nenhuma fratura foi constatada, retomou imediatamente as suas atividades laborais. Anos mais tarde ao sentir dores fortíssimas, consultou o médico, detectando-se através da primeira radiografia, que havia uma fratura sem deslocamento. A vítima propôs uma ação contra um médico que não interpretara corretamente a radiografia, e o Tribunal de Grenoble considerou que se o diagnóstico tivesse sido correto, evitar-se-ia a formação de pseudo-artrose com persistência de uma fragilidade no pulso. Conclui-se que a não aplicação do tratamento impôs-lhe uma privação da cura e condenou o médico ao ressarcimento de danos. [...] (ROSÀRIO, 2099, P.8). Observa-se então, que quando ocorre a perda da chance, ainda que o médico tenha agido com culpa, ele não é o causador do dano. O profissional não provocou o dano, apenas nada fez para reverte-lo, seja por negligência, imperícia ou imprudência, o resultado desta ação, ou falta dela é que o paciente perdeu a chance de um resultado favorável ao seu tratamento. O nexo causal no caso em tela também deverá existir, porém se apresentará não de forma natural, com a demonstração de que o a culpa foi que causou dano, mas que a defeito no tratamento retirou do doente a chance de curar-se ou de sobreviver.

18 A responsabilização ocorre então, pela perda da chance de se conseguir um resultado favorável e não pela vantagem perdida. É certo que a comprovação da relação de causalidade não será clara como em outras teorias abrigadas pela ordem jurídica. No entanto leciona Rosário acerca dos motivos que serão relevantes para o acolhimento desse fenômeno no ordenamento jurídico, vejamos:...ser inconcebível no novo milênio a ausência de conhecimento técnico e científico dos profissionais de saúde que afasta a expectativa e a possibilidade de cura do enfermo. Ademais novas conquistas são realizadas dia após dia nos laboratórios pelos cientistas com o intuito de perpetuar a vida humana, sendo inadmissível a não utilização de novos e até inéditos tratamentos que ofereçam a chance de cura e de sobrevivência do enfermo ante a falta de consciência do profissional. [...] (Rosário, 2009, p. 10). Por ser o nexo de causalidade jurídico e não natural, a indenização auferida neste caso é a título de dano moral não material, pois a ação ou a falta dela, não deu causa ao fracasso do tratamento, mas sim a perda da chance de cura. Assim se posiciona Rosário (2009), ao expor os motivos pelos quais não se é contemplado o dano moral, relacionando os seguintes motivos:...a condenação é imposta em razão da conduta médica que deflagrou a perda de uma possibilidade de cura; a ação ou a omissão do profissional não deu azo ao fracasso do tratamento nem tampouco a morte do doente e, sim, a perda da possibilidade de cura ou de sobrevivência. Desse modo o médico só poderá ser condenado a compensar o lesado a título de indenização por dano moral. [...] (Rosário, 2009, p.11.). Pelo exposto fica claro, mediante a todo avanço conquistado pela ciência, sendo inadmissível a falta de consciência do médico ao propor um tratamento seja ele cirúrgico, medicamentoso ou ambos, para melhorar ou até curar o bem mais valorado de qualquer ser humano: A vida.

19 CONCLUSÃO Conclui-se portanto que a responsabilidade civil é um dos institutos mais importantes do nosso ordenamento jurídico, pois a intenção do legislador foi devolver a situação do ofendido ao status quo ante. De certo, nem sempre é possível retornar ao status quo ante, principalmente quando se trata da responsabilidade civil médica, onde mesmo sendo imputado o dever de indenizar, muitas vezes o ofendido já perdeu seu bem maior a vida. A sociedade presenciou uma grande transformação, em todos os meios sociais, culturais e econômicos, a informação e a tecnologia contribuíram muito para essa evolução, a medicina caminhou a passos largos para tornar a vida mais longa, confortável e com o mínimo de dor e sofrimento possível. No entanto os valores também mudaram, não há mais lugar para a falta de conhecimento técnico na vida moderna, as pessoas não mais aceitam pacificamente apenas um diagnóstico médico. A reverencia e a visão, de que a opinião do profissional médico é soberana via de regra - não existe mais. O Direito também evoluiu. O dever de indenizar foi protegido pela Constituição Federal de Foi possível concluir também que, a relação médico-paciente é uma relação de consumo e como prevê o Código de Defesa do Consumidor. No entanto concede uma exceção aos profissionais liberais no artigo 14 parágrafo 4ª, prevendo que o dever de indenizar dependerá da comprovação da culpa do profissional. Sendo assim o ofendido, no caso o paciente, deverá comprovar a culpa do profissional. Tarefa árdua é a comprovação da culpa, uma vez que é uma questão extremamente técnica. No entanto, considerando o magistrado ser difícil a constituição da prova pelo paciente, e diante da verossimilhança dos fatos autorizará a inversão do ônus da prova, onde o profissional terá de provar que não incorreu em erro, diminuindo assim a chance de um total prejuízo para o paciente. Com a informação na velocidade do pensamento, um instituto de grande relevância é o consentimento informado, que traz uma segurança não só ao médico, que terá mais um meio de prova ao seu favor, mas também ao

20 paciente, que terá informação clara e precisa, sobre tudo que está ocorrendo com sua saúde. Conforme a doutrina e a jurisprudência, observa-se que a obrigação do médico é de meio, não se comprometendo portanto a curar o paciente, pois seria impossível tal missão, visto que ninguém pode se comprometer a curar outrem, mas a melhorar suas condições de saúde. De outro giro na cirurgia plástica estética, o médico se compromete a atividade de resultado, posto que se dispõe a modificar, e para melhor, a aparência de seu paciente. Ainda hoje, existe muita ilusão a respeito da cirurgia plástica, as pessoas acreditam que referida cirurgia não deixará cicatrizes e que as transformará em outra pessoa. Por isso o consentimento informado é de relevante importância se usado adequadamente, este é um documento que deverá conter tudo o que o paciente precisa saber a respeito do procedimento que irá realizar, e não deverá somente estar escrito em um documento, mas, principalmente o paciente deverá entender aquilo que lhe está sendo explicado. O relacionamento médico paciente deverá ser pautado na confiança mutua. O paciente deverá seguir a risca as recomendações do médico, e este deverá se empenhar para usar todo o conhecimento técnico científico que possui, para trazer o melhor resultado no tratamento do paciente. Certamente este trabalho não esgota o assunto em pauta, mas tem o objetivo de contribuir para o entendimento da responsabilidade civil do médico, seus desdobramentos e de alguns instrumentos acessíveis aos usuários de tão importante profissão.

21 Referencias Bibliográfica BARROS JUNIOR, E.A. Direito médico, abordagem constitucional da responsabilidade médica. 2. ed. São Paulo: Atlas, BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução da Comissão de tradução da sociedade bíblica internacional. 9. ed. São Paulo: Geográfica, BRASIL. Código de defesa do consumidor. In Vade mecum. 13. Ed. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Processual civil. Responsabilidade hospitalar. Agravo regimental Agravo Regimental nos embargos de divergência em recurso especial. Inexistência de similitude entre os casos confrontados. Afastamento da responsabilidade hospitalar por ausência de falha na prestação do serviço e de vínculo de preposição com os médicos (cirurgião e anestesista) cuja culpa fora reconhecida. 1. Reconhecimento pelo acórdão embargado da ausência de responsabilidade da associação hospitalar por inocorrência de falha na prestação dos serviços e inexistência de vínculo entre a instituição e os profissionais a que se imputou o erro médico. [...] (STJ AgRg nos ERE sp SP, S2 - SEGUNDA SEÇÃO Relator, Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, Data do Julgamento28/03/2012, Data da Publicação/Fonte DJe 31/05/2012 c) Acesso: em 29 ago.2012 Disponível: null&livre=m%e9dico+responsabilidade+civil+cirurgia+pl%e1stica+est%e9tica& b=acor#doc3 BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Civil. Processual Civil. Recurso Especial. Responsabilidade Civil. Civil. Processual Civil. Recurso Especial. Responsabilidade Civil. Nulidade dos Acórdãos proferidos em sede de Embargos De Declaração não Configurada. Cirurgia plástica estética. Obrigação de resultado. Dano comprovado. Presunção de culpa do médico não afastada. Precedentes. 1. A obrigação assumida pelo médico, normalmente, é obrigação de meios, posto que o objeto do contrato estabelecido com o paciente não é a cura assegurada, mas sim o compromisso do profissional no sentido de um prestação de cuidados precisos e em consonância com a ciência médica na busca pela cura. 2. Apesar de abalizada doutrina em sentido

22 contrário, este Superior Tribunal de Justiça tem entendido que a situação é distinta, todavia, quando o médico se compromete com o paciente a alcançar um determinado resultado, o que ocorre no caso da cirurgia plástica meramente estética. Nesta hipótese, segundo o entendimento nesta Corte Superior, o que se tem é uma obrigação de resultados e não de meios. [...] (STJ, REsp / MG, T4 - QUARTA TURMA, Relator Ministro Carlos Fernando Mathias (Juiz Federal Convocado Do TRF 1ª REGIÃO), data do julgamento 10/02/2009, data da publicação DJe 18/05/2009, RMP vol. 35 p. 259 d) Acesso: em 29 ago m%e9dico+responsabilidade+civil+cirurgia+pl%e1stica+est%e9tica&b=acor# DOC3) CAVALIERI FILHO, S. Programa de responsabilidade civil. 9.ed. São Paulo: Atlas, DICIONÁRIO PRIBERAN da língua portuguesa. Acesso em: 08 mar.2012 Disponível em <http/ GONÇALVES, C.R. Responsabilidade civil brasileiro: responsabilidade civil. 5. ed. São Paulo: Saraiva, KIFOURI NETO, M. Responsabilidade civil do médico. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, ROSÁRIO, G.C.M. A perda da chance de cura na responsabilidade civil. Ed. Rio de Janeiro: Lúmem Júris, 2009.

RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO EM CIRURGIA PLÁSTICA

RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO EM CIRURGIA PLÁSTICA RESPONSABILIDADE CIVIL POR ERRO MÉDICO EM CIRURGIA PLÁSTICA Vitor Kenji HIGUCHI 1 José Artur Teixeira GONÇALVES 2 RESUMO: Com frequência, as pessoas buscam a cirurgia plástica estética com o objetivo de

Leia mais

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Apelação Cível nº 0059871-12.2007.8.19.0001 Apelante: JONETES TERESINHA BOARETTO Apelado: GRANDE HOTEL CANADÁ LTDA. Relator: DES. CUSTÓDIO TOSTES DECISÃO MONOCRÁTICA

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E BAIXA DE SOCIEDADE É sabido - e isso está a dispensar considerações complementares - que a pessoa jurídica tem vida distinta da dos seus sócios e administradores.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000079316 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0057625-38.2012.8.26.0562, da Comarca de Santos, em que é apelante FABIO LUIS DE ABREU (JUSTIÇA GRATUITA), é

Leia mais

Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP

Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico. Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP Conflitos entre o Processo Penal E o Processo Administrativo sob O ponto de vista do médico Dr. Eduardo Luiz Bin Conselheiro do CREMESP PRÁTICA MÉDICA A prática médica se baseia na relação médicopaciente,

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CORPORAL Filipe Rezende Semião, est.. Sumário: I - Pressupostos da Responsabilidade Civil II - Dispositivos legais III - Dano ao corpo IV - Indenização na lesão corporal

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927

A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 A Responsabilidade civil objetiva no Código Civil Brasileiro: Teoria do risco criado, prevista no parágrafo único do artigo 927 Marcela Furtado Calixto 1 Resumo: O presente artigo visa discutir a teoria

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Responsabilidade civil do cirurgião-dentista Por Ricardo Emilio Zart advogado em Santa Catarina 1. Introdução Tendo em vista a quantidade cada vez mais crescente de ações judiciais

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 35 Registro: 2016.0000031880 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0003042-68.2011.8.26.0003, da Comarca de, em que é apelante/apelado JOSUÉ ALEXANDRE ALMEIDA (JUSTIÇA

Leia mais

O CONSUMIDOR POR EQUIPARAÇÃO E O DIREITO DE AÇÃO EM FACE DE TERCEIROS

O CONSUMIDOR POR EQUIPARAÇÃO E O DIREITO DE AÇÃO EM FACE DE TERCEIROS O CONSUMIDOR POR EQUIPARAÇÃO E O DIREITO DE AÇÃO EM FACE DE TERCEIROS Elaborado em 08.2006 Vitor Vilela Guglinski Assessor de juiz, especialista em Direito do Consumidor em Juiz de Fora (MG). A elaboração

Leia mais

EMBRIAGUEZ EXCLUSÃO DE COBERTURA

EMBRIAGUEZ EXCLUSÃO DE COBERTURA EMBRIAGUEZ EXCLUSÃO DE COBERTURA Seminário Direitos & Deveres do Consumidor de Seguros Desembargador NEY WIEDEMANN NETO, da 6ª. Câmara Cível do TJRS Introdução O contrato de seguro, regulado pelos artigos

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 291/96 - Segunda Câmara - Ata 17/96 Processo nº TC 399.124/93-4 Responsável: Sebastião Fernandes Barbosa Entidade: Prefeitura Municipal de Minas Novas

Leia mais

Empregador é responsável por danos ao ambiente de trabalho e à saúde

Empregador é responsável por danos ao ambiente de trabalho e à saúde REFLEXÕES TRABALHISTAS Empregador é responsável por danos ao ambiente de trabalho e à saúde 01 de agosto de 2014, 08:00h Por Raimundo Simão de Melo No Brasil, até 1988, o enfoque principal sobre o meio

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo. Apelação nº 0198645-79.2011.8.26.0100 - São Paulo - VOTO Nº 4/9. fls. 4

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo. Apelação nº 0198645-79.2011.8.26.0100 - São Paulo - VOTO Nº 4/9. fls. 4 fls. 4 da cláusula porque realizado somente por ocasião da apelação, No recurso a autora passou a dizer que o pedido de indenização por danos morais é motivado pela privação da coisa, enquanto na inicial

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA nteiro Teor (4842046) de 8 03/03/2016 09:31 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0009189-59.2013.4.03.6100/SP 2013.61.00.009189-0/SP RELATOR APELANTE ADVOGADO APELADO(A)

Leia mais

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS

CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS CARTILHA SOBRE DIREITO À APOSENTADORIA ESPECIAL APÓS A DECISÃO DO STF NO MANDADO DE INJUNÇÃO Nº 880 ORIENTAÇÕES DA ASSESSORIA JURIDICA DA FENASPS 1. Que entidades conseguiram no Supremo Tribunal Federal

Leia mais

O conflito envolvendo a devolução da comissão de corretagem no estande de vendas da Incorporadora

O conflito envolvendo a devolução da comissão de corretagem no estande de vendas da Incorporadora O conflito envolvendo a devolução da comissão de corretagem no estande de vendas da Incorporadora Por Roberto Santos Silveiro Uma das questões mais atuais e controvertidas do direito processualimobiliário

Leia mais

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho Presidente do Coren-CE

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho Presidente do Coren-CE Osvaldo Albuquerque Sousa Filho Presidente do Coren-CE História / Relação: (Antiguidade) (Início séc. XX) (Atualmente) Relação religiosa/ mágico/ desígnios de Deus. Relação de amigo/ confiança conselheiro

Leia mais

ERROS NOS PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM CONTEXTO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESPONSABILIDADES

ERROS NOS PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM CONTEXTO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESPONSABILIDADES ERROS NOS PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM CONTEXTO, CONDIÇÕES DE TRABALHO E RESPONSABILIDADES Palestrante: Cláudio Márcio de Oliveira Leal Procurador Geral COREN/PI FUNDAMENTOS LEGAIS DO REGISTRO DE ENFERMAGEM.

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 5021054-60.2015.4.04.0000/SC CÂNDIDO ALFREDO SILVA LEAL JUNIOR AGRAVANTE : FILIPI BUENO DA SILVA ADVOGADO : ELIANE EMÍLIA

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 5021054-60.2015.4.04.0000/SC CÂNDIDO ALFREDO SILVA LEAL JUNIOR AGRAVANTE : FILIPI BUENO DA SILVA ADVOGADO : ELIANE EMÍLIA AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 5021054-60.2015.4.04.0000/SC RELATOR : CÂNDIDO ALFREDO SILVA LEAL JUNIOR AGRAVANTE : FILIPI BUENO DA SILVA ADVOGADO : ELIANE EMÍLIA MACHADO PACHECO AGRAVADO : UNIÃO - ADVOCACIA

Leia mais

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - CARLOS SIMÕES FONSECA 11 de dezembro de 2012

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - CARLOS SIMÕES FONSECA 11 de dezembro de 2012 ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GAB. DESEMB - CARLOS SIMÕES FONSECA 11 de dezembro de 2012 AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0902402-16.2012.8.08.0000 (048129002084) - SERRA - 4ª VARA

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução.

Copyright Proibida Reprodução. PROCEDIMENTO PADRÃO PERÍCIA AMBIENTAL Prof. Éder Responsabilidade Clementino dos civil Santos INTRODUÇÃO BRASIL: Perícia Ambiental É um procedimento utilizado como meio de prova; Fornecimento de subsídios

Leia mais

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996

Redação Dr. Maurício de Freitas Lima. Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 2 Redação Dr. Maurício de Freitas Lima Edição ACS - Assessoria de Comunicação Social Maria Isabel Marques - MTB 16.996 Produção e Projeto Gráfico Designer Gráfico: Patricia Lopes da Silva Edição - Outubro/2012

Leia mais

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS TÍTULO VII DA PROVA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 155. No juízo penal, somente quanto ao estado das pessoas, serão observadas as restrições à prova estabelecidas na lei civil. Art. 156. A prova da

Leia mais

Atualização Sobre Legislação a Respeito de Testagem de Álcool e Outras Drogas

Atualização Sobre Legislação a Respeito de Testagem de Álcool e Outras Drogas Atualização Sobre Legislação a Respeito de Testagem de Álcool e Outras Drogas Marcos Legais LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006. Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas Art. 18.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Delegado Éder Mauro) O CONGRESSO NACIONAL decreta:

PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Delegado Éder Mauro) O CONGRESSO NACIONAL decreta: PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Delegado Éder Mauro) Institui o Programa Nacional de Recuperação de Dependentes Químicos. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art.1 Fica instituído o Programa Nacional de Recuperação

Leia mais

FRAUDE PRATICADA PELA PARTE NO MOMENTO DA IDENTIFICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO NA REALIZAÇÃO DOS ATOS NOTARIAIS

FRAUDE PRATICADA PELA PARTE NO MOMENTO DA IDENTIFICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO NA REALIZAÇÃO DOS ATOS NOTARIAIS CENÁRIO ATUAL DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO NOTÁRIO (LEI 8.935/94) FRAUDE PRATICADA PELA PARTE NO MOMENTO DA IDENTIFICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO NA REALIZAÇÃO DOS ATOS NOTARIAIS RODRIGO TOSCANO DE BRITO COMO

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL RESPONSABILIDADE CIVIL NO DIREITO AMBIENTAL O ordenamento jurídico pátrio, em matéria ambiental, adota a teoria da responsabilidade civil objetiva, prevista tanto no art. 14, parágrafo 1º da Lei 6.938/81

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI GRANDE

: MIN. DIAS TOFFOLI GRANDE RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 686.721 SÃO PAULO RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECDO.(A/S) ADV.(A/S) INTDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :MUNICÍPIO ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE PRAIA GRANDE :PROCURADOR-GERAL

Leia mais

Preparo comprovado às fls. 49/52.

Preparo comprovado às fls. 49/52. Acórdão 8a Turma RECURSO ORDINÁRIO. DANO MORAL. ACIDENTE DO TRABALHO. AMPUTAÇÃO DE PARTE DO DEDO POLEGAR DA MÃO DIREITA. A lesão psicofísica, com sequela que causa incapacidade para o trabalho - ainda

Leia mais

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa MARIA LÚCIA AMARAL * Introdução 1. Agradeço muito o convite que me foi feito para participar neste colóquio luso-italiano de direito

Leia mais

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no

Brasil. 5 O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: Os abrigos para crianças e adolescentes no Introdução A convivência familiar e comunitária é um dos direitos fundamentais 1 garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A lei ainda enfatiza que: Toda criança ou adolescente

Leia mais

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 06. Professor: Rafael da Mota Mendonça

Turma e Ano: Turma Regular Master A. Matéria / Aula: Direito Civil Aula 06. Professor: Rafael da Mota Mendonça Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 06 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva Direitos da Personalidade 2. Características (continuação):

Leia mais

APTE: FLAVIO COELHO BARRETO (Autor) APTE: CONCESSIONÁRIA DA RODOVIA DOS LAGOS S.A. APDO: OS MESMOS

APTE: FLAVIO COELHO BARRETO (Autor) APTE: CONCESSIONÁRIA DA RODOVIA DOS LAGOS S.A. APDO: OS MESMOS APTE: FLAVIO COELHO BARRETO (Autor) APTE: CONCESSIONÁRIA DA RODOVIA DOS LAGOS S.A. APDO: OS MESMOS RELATORA: DESEMBARGADORA MARIA REGINA NOVA APELAÇÕES CÍVEIS. DIREITO ADMINISTRATIVO E DO CONSUMIDOR. ACIDENTE

Leia mais

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil

Prova Objetiva Disciplina: Direito Civil ALT. C GAB. 1 GAB. 2 GAB. 3 GAB. 4 QUESTÃO 68 81 16 8 Alegam os recorrentes que a questão comporta várias alternativas erradas, pois contraria dispositivo constitucional (art. 5 o., inciso XXXI) e infraconstitucional,

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Ação Monitória. Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1

Ação Monitória. Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1 16 Série Aperfeiçoamento de Magistrados 10 Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais Ação Monitória Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1 A ação monitória foi introduzida no CPC no final do título

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VIGÉSIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL/CONSUMIDOR

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO VIGÉSIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL/CONSUMIDOR APELAÇÃO Nº: 0284066-04.2012.8.19.0001 APELANTE 1: DEPIL LASER CENTRO AVANÇADO DE DEPILAÇÃO A LASER LTDA. APELANTE 2: PAULA FORTES SANCHES (RECURSO ADESIVO) APELADOS: OS MESMOS RELATORA: DES. SANDRA SANTARÉM

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 2.104, DE 2011 (Apensados os Projetos de Lei nº 2.962/2011, 3.303/2012, 4.907/2012, 1.929/2015 e 2.330/2015) Altera o 1º do art. 1º da Lei nº 11.520,

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores VITO GUGLIELMI (Presidente) e PAULO ALCIDES. São Paulo, 12 de julho de 2012.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores VITO GUGLIELMI (Presidente) e PAULO ALCIDES. São Paulo, 12 de julho de 2012. ACÓRDÃO Registro: 2012.0000334706 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0009544-94.2000.8.26.0007, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes LEOBINO COSTA FIGUEREDO (E OUTROS(AS))

Leia mais

RESUMO ÁREA DO ARTIGO: DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL

RESUMO ÁREA DO ARTIGO: DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL decisão. 1 Esse direito/dever é ainda mais importante nas ações de investigação de RESUMO ÁREA DO ARTIGO: DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL Este artigo traz a discussão sobre a relativização da coisa julgada

Leia mais

Processo n.º 656/2014

Processo n.º 656/2014 Processo n.º 656/2014 (Recurso Laboral) Relator: Data : João Gil de Oliveira 26/Março/2015 ASSUNTOS: - Comodato e mútuo - Prejuízos; liquidação em execução de sentença SUMÁ RIO : 1. Se A empresta a B certas

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL.

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. 1. Conceito EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. Os embargos de declaração ou embargos declaratórios, doravante denominados EDcl., visam aperfeiçoar as decisões judiciais, propiciando uma tutela jurisdicional

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 1 Registro: 2016.0000032905 232 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0027207-72.2012.8.26.0577, da Comarca de São José dos Campos, em que é apelante/apelado RENAULT DO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 908.764 - MG (2006/0268169-1) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA ADVOGADO : JOSÉ RUBENS COSTA E OUTRO(S) RECORRIDO : MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal 202 O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal Juliana Andrade Barichello 1 O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os principais pontos das palestras, enfatizando a importância das alterações

Leia mais

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC

Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC Prova de Direito Civil Comentada Banca FUNDATEC 2014) QUESTÃO 54 Analise as seguintes assertivas sobre as causas de exclusão de ilicitude no Direito Civil: I. A legítima defesa de terceiro não atua como

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.434.491 - MG (2012/0121695-4) RELATOR : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO RECORRENTE : LAPA INCORPORAÇÕES EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS E SERVIÇOS S/A ADVOGADO : RAIMUNDO FREITAS

Leia mais

A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade

A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade A responsabilidade civil do engenheiro eletricista na atualidade Acimarney Correia Silva Freitas¹, Celton Ribeiro Barbosa², Rafael Santos Andrade 3, Hortência G. de Brito Souza 4 ¹Orientador deste Artigo

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA GERÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON-MA

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA GERÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON-MA FA nº 0109-009.244-4 CIP nº 92444/0109 Reclamante: Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania Reclamada: TIM Celular S/A DECISÃO Trata-se de reclamação formulada pela Secretaria de Estado dos

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 1598/2000 (Publicado no D.O.U, 18 de agosto de 2000, Seção I, p.63) (Modificada pela Resolução CFM nº 1952/2010)

RESOLUÇÃO CFM nº 1598/2000 (Publicado no D.O.U, 18 de agosto de 2000, Seção I, p.63) (Modificada pela Resolução CFM nº 1952/2010) RESOLUÇÃO CFM nº 1598/2000 (Publicado no D.O.U, 18 de agosto de 2000, Seção I, p.63) (Modificada pela Resolução CFM nº 1952/2010) REVOGADA pela Resolução CFM n. 2.057/2013 Normatiza o atendimento médico

Leia mais

A nova responsabilidade civil escolar

A nova responsabilidade civil escolar A nova responsabilidade civil escolar Introdução Atualmente, constata-se enorme dificuldade em relação à busca e à definição dos reais limites da responsabilidade civil das escolas particulares e públicas

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

PARECER COREN-SP 063/2013 CT PRCI n 102.713 Ticket 302.326

PARECER COREN-SP 063/2013 CT PRCI n 102.713 Ticket 302.326 PARECER COREN-SP 063/2013 CT PRCI n 102.713 Ticket 302.326 Ementa: Uso de contenção mecânica pela equipe de enfermagem, ante a recusa do paciente em receber tratamento. 1. Do fato Enfermeiro informa o

Leia mais

PARECER CFM 46/15 INTERESSADO:

PARECER CFM 46/15 INTERESSADO: PARECER CFM nº 46/15 INTERESSADO: J.C.M.G. Junta Médica Regional do Ministério da Fazenda ASSUNTO: Patologias neoplásicas malignas RELATOR: Cons. José Fernando Maia Vinagre EMENTA: Todo indivíduo portador

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Teoria Geral do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034 VI. Ilicitude...

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL PROCESSO Nº 38459-37.2013.4.01.3400 CLASSE : 2100 - MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL IMPETRANTE : ARNALDO ESTEVES SALLES IMPETRADOS : COORDENADOR-GERAL DE RECURSOS HUMANOS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DECISÃO

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO Dá nova redação ao artigo 86 e revoga o 1º do artigo 247 e o inciso XII do artigo 187, todos do Regimento Interno do TCE/RO, relativos à vista, carga e devolução de processos

Leia mais

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Jefferson Aparecido Dias *

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Jefferson Aparecido Dias * INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Jefferson Aparecido Dias * Introdução Um dos temas mais polêmicos da atualidade no Brasil é a possibilidade de internação compulsória de crianças e adolescentes

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Porto Velho - Fórum Cível Av Lauro Sodré, 1728, São João Bosco, 76.803-686 e-mail:

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Porto Velho - Fórum Cível Av Lauro Sodré, 1728, São João Bosco, 76.803-686 e-mail: Vara: 1ª Vara Cível Processo: 0023257-48.2012.8.22.0001 Classe: Procedimento Ordinário (Cível) Requerente: Renata Terezinha Souza de Moraes Paschoal Rodrigues Requerido: Banco Bradescard S.A; Makro Atacadista

Leia mais

Projeto de Lei do Senado Federal nº, de 2005

Projeto de Lei do Senado Federal nº, de 2005 1 Projeto de Lei do Senado Federal nº, de 2005 Acrescenta parágrafos ao art. 12 e um artigo 23-A à Lei nº 5.250, de 9 de fevereiro de 1967 ( Lei de Imprensa ), para disciplinar a divulgação de informações

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 4.481, DE 2012 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 4.481, DE 2012 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 4.481, DE 2012 Dispõe sobre o exercício domiciliar de profissão liberal (home office). Autor: SENADO FEDERAL Relatora: Deputada

Leia mais

A.COUTO & SOUZA ADVOGADOS ASSOCIADOS ALEX SOUZA

A.COUTO & SOUZA ADVOGADOS ASSOCIADOS ALEX SOUZA A.COUTO & SOUZA ADVOGADOS ASSOCIADOS ALEX SOUZA CONSTIUTIÇÃO FEDERAL Art. 1º, III a dignidade da pessoa humana (fundamento constitucional); Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete do Desembargador Federal Marcelo Navarro

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete do Desembargador Federal Marcelo Navarro RELATÓRIO O Senhor DESEMBARGADOR FEDERAL MARCELO NAVARRO: Cuida-se de apelação criminal interposta por Alfredo de Oliveira Santos contra sentença (fls. 455/471) da lavra do MM. Juízo da 13ª Vara Federal

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO : Desembargadora Federal : SP125127 GIUSEPPE ALEXANDRE COLOMBO LEAL e outro RELATÓRIO A Excelentíssima Senhora Desembargadora Federal (Relatora):

Leia mais

CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S.A.

CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S.A. PODER JUDICIÁRIO FEDERAL JUSTIÇA DO TRABALHO - 4ª REGIÃO RIO GRANDE DO SUL 8ª VARA DO TRABALHO DE PORTO ALEGRE Processo nº 0000962-46.2012.5.04.0008 Reclamante: EDELVANI CARLOS PAIM CANABARRO Reclamado:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Requisitos para Caracterização do Dano Moral Alessandro Meyer da Fonseca* O instituto do dano moral cujo direito a reparabilidade durante muitos anos foi objeto de debates pelos

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 2.804, DE 2011

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 2.804, DE 2011 COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 2.804, DE 2011 (Apenso: Projeto de Lei nº 3.768, de 2012) Altera o art. 103 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos

Leia mais

INFORMATIVO. num. num. pessoa jurídica seja utilizada como véu protetor de realizações fraudulentas por parte dos sócios ou administradores.

INFORMATIVO. num. num. pessoa jurídica seja utilizada como véu protetor de realizações fraudulentas por parte dos sócios ou administradores. BOLETIM INFORMATIVO EDIÇÃO N 12 09 / 2014 BOLETIM INFORMATIVO EDIÇÃO N 2 11 / 2013 INFORMATIVO num Editorial - 12ª Edição Prezado Leitor, Nesta edição do Informativo Mensal do Escritório Ribeiro da Luz

Leia mais

Palavras chave: Direito Constitucional. Princípio da dignidade da pessoa humana.

Palavras chave: Direito Constitucional. Princípio da dignidade da pessoa humana. 99 Princípio da Dignidade da Pessoa Humana Idália de Oliveira Ricardo de Assis Oliveira Talúbia Maiara Carvalho Oliveira Graduandos pela Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti. Palavras

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987

LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987 LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987 Dá nova redação aos artigos que menciona, entre outras providências, da Lei Complementar n. 3, de 12 de janeiro de 1981, que dispõe sobre a Organização

Leia mais

2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ

2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ 2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ Processo nº 2007.70.50.015769-5 Relatora: Juíza Federal Andréia Castro Dias Recorrente: CLAUDIO LUIZ DA CUNHA Recorrida: UNIÃO FEDERAL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 809.962 - RS (2006/0007992-0) RELATOR : MINISTRO LUIZ FUX RECORRENTE : COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO - CORSAN ADVOGADO : OSVALDO ANSELMO REGINATO E OUTROS RECORRIDO : JARBAS

Leia mais

Processo nº 2004.61.05.004277-0 EMBDO: ELEKTRO, ANEEL E UNIÃO.

Processo nº 2004.61.05.004277-0 EMBDO: ELEKTRO, ANEEL E UNIÃO. Processo nº 2004.61.05.004277-0 EMBDO: ELEKTRO, ANEEL E UNIÃO. Chamo o feito à ordem, a fim de retificar a decisão proferida a fls. 234/239. Assim, onde se lê... das localidades sob a jurisdição desta

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2012.0000585856 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0045362-63.2011.8.26.0576, da Comarca de São José do Rio Preto, em que é apelante LAVITO PERSON MOTTA BACARISSA,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015 (Do Sr. Weliton Prado)

PROJETO DE LEI Nº /2015 (Do Sr. Weliton Prado) PROJETO DE LEI Nº /2015 (Do Sr. Weliton Prado) O Congresso Nacional decreta: Dispõe sobre a fabricação, produção e distribuição da Fosfoetanolamina Sintética aos pacientes com câncer. Art. 1º - A União

Leia mais

6. Considerações Finais

6. Considerações Finais 6. Considerações Finais O estudo desenvolvido não permite nenhuma afirmação conclusiva sobre o significado da família para o enfrentamento da doença, a partir da fala das pessoas que têm HIV, pois nenhum

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Gestão Pública Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais de Pessoal Coordenação-Geral de Aplicação das Normas NOTA TÉCNICA Nº 57/2014/CGNOR/DENOP/SEGEP/MP

Leia mais

II - AÇÃO RESCISÓRIA 2002.02.01.045087-0

II - AÇÃO RESCISÓRIA 2002.02.01.045087-0 RELATOR AUTOR PROCURADOR REU ADVOGADO ORIGEM : JUIZ FEDERAL CONVOCADO FRANCA NETO : INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL - INPI : EDSON DA COSTA LOBO E OUTRO : F. HOFFMANN-LAROCHE AG : ROBERTO

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS

ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS ABANDONO INTELECTUAL DE FILHO E A INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS Daniela Galvão de Araujo Mestre em Teoria do Direito e do Estado Especialista em Direito Processual Civil, Penal e Trabalhista Docente do

Leia mais

Ensino Religioso no Brasil

Ensino Religioso no Brasil Ensino Religioso no Brasil Frederico Monteiro BRANDÃO 1 Cláudio José Palma SANCHEZ 2 José Artur Teixeira GONÇALVES³ RESUMO: Esse artigo tem como objetivo expor uma parte da história do ensino religioso

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA DO STJ

DIREITO INTERNACIONAL COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA DO STJ DIREITO INTERNACIONAL COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA DO STJ SILVA, Gabrielle Trindade da 1 TIENEN, Frantheska L. Van 2 DELLANTONIA, Juliana 3 PONTES, José A. 4 RESUMO. Apresenta pesquisa e interpretações

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.241.305 - RS (2011/0045666-6) RELATORA RECORRENTE RECORRIDO : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : MARILENE MARCHETTI : GENÉZIO RAMPON : SEGURADORA LÍDER DOS CONSÓRCIOS DO SEGURO DPVAT S/A :

Leia mais

A violação do direito ao sigilo das conversas telefônicas

A violação do direito ao sigilo das conversas telefônicas 1 www.oxisdaquestao.com.br A violação do direito ao sigilo das conversas telefônicas Texto de CARLOS CHAPARRO A transcrição jornalística de conversas telefônicas violadas é, sem dúvida, uma questão complicada.

Leia mais

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996.

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula Interceptação Telefônica. II) Legislação correlata LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SIMEXMIN OURO PRETO 18.05.2016 SERGIO JACQUES DE MORAES ADVOGADO DAS PESSOAS DAS PESSOAS NATURAIS A vida é vivida por

Leia mais

Acresce Seção I A e altera os artigos 156 e 157 da Lei 8.069, de 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Acresce Seção I A e altera os artigos 156 e 157 da Lei 8.069, de 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. PL 178/2003 Acresce Seção I A e altera os artigos 156 e 157 da Lei 8.069, de 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Projeto de Lei nº 178, de 2003 (Do Sr. Reginaldo Lopes)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO JUIZ FRANCISCO CAVALCANTI

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO JUIZ FRANCISCO CAVALCANTI AGRTE : JOSE MENDONCA BEZERRA ADV/PROC : MÁRCIO FAM GONDIM E OUTROS AGRDO : INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL REPTE : PROCURADORIA REPRESENTANTE DA ENTIDADE ORIGEM : 22ª VARA FEDERAL DE PERNAMBUCO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 825.215 RIO DE JANEIRO RELATORA RECTE.(S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA : TATIANA DO ESPIRITO SANTO E OUTRO(A/S) :LEONARDO ORSINI DE CASTRO AMARANTE E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S)

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Deve-se redigir recurso de apelação endereçado ao juiz de direito da 3.ª Vara Cível de Patos de Minas MG, formular pedido para recebimento da apelação no duplo efeito e remessa dos autos

Leia mais

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011.

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. Jorge Assaf Maluly Procurador de Justiça Pedro Henrique Demercian Procurador de Justiça em São Paulo.

Leia mais