A punga como performance: comunicação corpo e música no Tambor de Crioula 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A punga como performance: comunicação corpo e música no Tambor de Crioula 1"

Transcrição

1 1 A punga como performance: comunicação corpo e música no Tambor de Crioula 1 Bruno Soares Ferreira 2 Jane Cleide Sousa Maciel 3 RESUMO Compreensão da punga como performance e o entendimento dos processos comunicativos verbais e não-verbais dentro da manifestação popular do Tambor de Crioula. A performance como experiência estética que engendra uma comunicação baseada na percepção dos sentidos, expressa pela a dança e música. Comunicação entre punga-som e punga-corpo. Palavras-chave: Comunicação; Performance; Punga; Tambor de Crioula. 1. Tambor de Crioula: dança de umbigada O Tambor de Crioula é uma manifestação popular maranhense secular de origens africanas, constituída num espaço híbrido localizado entre o profano e o sagrado, pois ela é associada ao culto a São Benedito 4, contudo não estando limitada a uma época do ano, mas se realiza como uma brincadeira que acontece nas mais diversas situações em cidades do Maranhão como São Luís, Alcântara e Rosário: pagamento de promessas (estando ou não ligado a cultos afroreligiosos, como o Tambor de Mina), as mais diversas comemorações como casamentos ou aniversários, Carnaval e São João (estruturado ou não como espetáculo 5 ), com periodicidade em espaços no Centro Histórico de São Luís estando vinculado ao turismo, mas também como uma nova forma de ocupação de uma cidade que oscila entre o rural e urbano. 1 Texto apresentado no I Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular MUSICOM, na UFMA, em São Luis MA, outubro de Bacharel em Comunicação Social e Especialista em Jornalismo Cultural pela UFMA. brunobarata@yahoo.com 3 Bacharel em Comunicação Social pela UFMA. janmaciel@hotmail.com 4 É um dos santos mais populares do país, principalmente entre a população de origem africana, que o associa aos padecimentos do negro brasileiro. No Maranhão, no Tambor de Mina ele é sincretizado com Averequete. Alguns dos brincantes mais antigos acreditam inclusive que São Benedito, quando vivo, também tocava Tambor de Crioula (FERRETTI, 2002) 5 Segundo RAMASSETE (2009), na década de 1970 haviam 20 grupos cadastrados em São Luís. Atualmente, existem cerca de 80 grupos cadastrados. Somente grupos cadastrados podem participar das programações oficiais, promovidas pelas secretarias estadual e municipal de cultura.

2 2 Para a realização deste estudo, foi utilizada uma metodologia baseada nas microssociologias, através do interacionismo simbólico (LAPASSADE, 2005), corrente pela qual os sujeitos utilizam a experiência retirada da participação para a criação dos conceitos utilizados. Selecionamos dois universos distintos e específicos: o primeiro é o ambiente da Praia Grande, bairro do Centro Histórico de São Luís, no qual o Tambor de Crioula acontece atualmente em três dias na semana de forma periódica, já fazendo parte da paisagem cotidiana daquela comunidade: Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Tambor da Ágora do Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho Tambor da Lua, em frente à Companhia Circense de Teatro de Bonecos durante a Vida é Uma Festa Tambor da Feira, no Mercado das Tulhas/ Tambor da Faustina, na Praça da Faustina O segundo momento é a Festa de São Benedito em Alcântara, considerada a maior festa de Tambor de Crioula no estado, que acontece geralmente na lua cheia 6 do mês de agosto, mas que esse ano de 2009 foi realizada entre os dias 29 e 31 de agosto. A intenção de analisar esses dois momentos era de verificar duas nuances do tambor, um mais cotidiano e profano, outro mais extra cotidiano e sagrado, não opondo, mas as compreendendo como complementares. Em São Luís, o Tambor de Crioula dá-se em espaços públicos 7 como feiras, praças e ruas, onde acontece uma grande circularidade de pessoas. Muitos brincantes de tambor são feirantes e trabalhadores das redondezas, em grande maioria são pessoas advindas do interior do Maranhão, trazendo consigo, cada uma delas, suas peculiaridades em relação ao Tambor de Crioula, fazendo um verdadeiro momento de interação entre os diferentes sotaques quando se encontram no Centro Histórico, em especial no bairro da Praia Grande. No entanto, também existem brincantes que poderiam ser identificados a partir de outras referências, como: estudantes universitários, estudantes de percussão, turistas brasileiros e estrangeiros, 6 Além da função ritualística, pois acontece com frequência dos tambores seguirem o calendário lunar, há ainda a função prática em realizar o tambor em noites mais claras em épocas que não havia energia elétrica. 7 Esfera ou Espaço Público é um fenômeno social elementar (...) uma rede adequada para a comunicação de conteúdos, tomadas de posições e opiniões; nela os fluxos comunicacionais são filtrados e sintetizados, a ponto de se condensarem em opiniões públicas enfeixadas em temas específicos (HABERMAS, 1997, p. 92)

3 3 garotas de programa (usando a vitrine que o Tambor de Crioula proporciona para fazer contatos, especialmente com estrangeiros), artistas populares, hippies, entre outros. Essas pessoas, ao contrário das que tiveram suas vivências marcadas pelo Tambor de Crioula desde a mais tenra idade, geralmente aprendem por meio de oficinas ou participando dos tambores no bairro da Praia Grande, onde existe uma abertura maior para o processo de aprendizado do que em grupos que tomam pra si uma referência de serem mais tradicionais, nos quais o pertencimento depende do relacionamento com o grupo e participação naquela comunidade. Já no interior do estado, especialmente na cidade de Alcântara, o tambor acontece de forma menos periódica, tendo como principal momento a festa de São Benedito, que já tendo passado por várias famílias, hoje se organiza como o segundo maior evento da cidade, depois da festa do Divino Espírito Santo. Neste ambiente, acontece um diálogo entre o urbano e rural, representado pelo encontro de pessoas da capital maranhense, turistas, brincantes/devotos dos povoados vizinhos como Itamatatiua e Samucangaua, sendo grande parte destes descendentes de quilombolas. A dimensão sagrada nesse contexto é marcado pelo pagamento de promessa, tanto do dono da festa quanto de outros devotos, que se expressam e colaboram das mais diversas formas, contudo o profano está sempre muito próximo, representado por exemplo pelo uso de bebidas alcoólicas e pela interação com demais festas que acontecem concomitantemente, como radiolas de reggae e bandas de música. O Tambor de Crioula (ou somente tambor) se expressa profundamente pela punga ou umbigada, presente em danças africanas e que no Brasil acontecem também no Jongo ou Caxumbo, no Coco e no Samba de Roda. A punga dentro do tambor se expressa com múltiplos significados, todos interligados, dinâmicos e complementares, resultando em um ambiente maior, o qual chamaremos de performance 8, entendida nesse trabalho como a manifestação integrada de todos os elementos que constituem a brincadeira tambor de crioula, em seus aspectos materiais e imateriais em movimento, ou seja, durante todo o ciclo de sua ocorrência. 8 Estas não se restringem apenas a cerimônias, rituais, eventos musicais e teatrais etc., mas que se estendem a muitos domínios da vida, seja ela tribal ou inserida no mundo industrial e moderno, sendo assim um tipo de comportamento, uma maneira de viver experiências. (PINTO, 2001)

4 4 O Tambor de Crioula é considerado a brincadeira maranhense com maior influência africana, diferente do bumba-meu-boi, por exemplo, que além dessas características, possui várias outras, indígenas ou mesmo européias. Sua percussão é feita a partir de três tambores: o meião, o crivador e o tambor grande 9. Este último é considerado o principal, pois nele é marcada a punga sonora, representada pela execução sistemática de um toque grave e acentuado, conseguido na parte central do couro (...) muitas vezes tocado com a mão fechada (murro) (FERRETTI, 2002: p.85). Em alguns lugares, além dos tambores, são tocados também dois pedaços de pau percutidos no tambor grande, chamados de matracas ou maracás. A punga sonora é também reproduzida pela dançarina, denominada coreira, que a marca com as mais diversas partes de seu corpo, com ênfase para a barriga. A punga pode também ser a umbigada, encontro dos ventres de duas coreiras: uma que dança no tambor grande e outra que pede licença para também dançar. A umbigada geralmente acontece no meio do círculo, mas não obrigatoriamente, após as duas girarem 10. A punga se apresenta como uma performance cíclica tanto da percussão quanto da expressão da dança, como também nas toadas 11 que marcam a punga em uma determinada sílaba tônica. Em todas as formas de apresentação e expressão do tambor em processos ritualísticos, a experiência estética de dança, música e vivência de prazer coletivo, organizam-se como experiência social e nela, a punga é certamente o ponto central. Nossa pergunta dentro deste texto é: que tipo de comunicações acontecem dentro dessa manifestação para que as pungas aconteçam? Entender a punga como objeto polifórmico na performance é também nossa intenção. 1. A punga-som A princípio, podemos identificar alguns elementos no Tambor de Crioula dentro do aspecto relacionado ao som enquanto elo dos outros elementos constituintes da manifestação. Uma 9 Outras nomenclaturas podem ser dadas aos tambores: O crivador é também chamado de pererengo ou tambor pequeno, o meião de socador e o tambor grande de roncador ou rufador. 10 Em São Luís, é comum as coreiras girarem antes de darem a umbigada; já em Alcântara, a umbigada pode inclusive não acontecer, assim como a permissão para a entrada na roda pode ser concedida de forma mais sutil, como um convite feito de uma coreira a outra para entrar na roda. 11 Cantos repetitivos, à semelhança de estribilho. (Fonte: )

5 5 vez que a punga-som é a base expressiva do Tambor de Crioula, é ela que faz o encadeamento entre os diferentes elementos que constituem a brincadeira. Logo após os tambores terem sido aquecidos na fogueira 12 e levados para o local onde serão tocados, o cantador começa a toada dentro do ritmo, estabelecendo a nuance da punga e suas variações, através do canto e do coro que responde ao cantador, para que os tocadores comecem a tocar e possam iniciar a comunicação que se estabelece entre o canto e tambores. Ainda em relação ao canto, podemos dizer que o mais comum é o cantador começar uma toada para logo em seguida os tocadores fazerem sua participação. No entanto, acontece de os tambores começarem para que o cantador sinta a punga e comece a cantar, como no seguinte exemplo: Eu vou criança, eu vou Cantar pra São Benedito, eu vou (Côro) Eu vou criança, eu vou Cantar pra São Benedito, eu vou Foi ele quem me chamou, eu vou Cantar Pra São Benedito, eu vou (Côro) Foi ele quem me chamou, eu vou Cantar Pra São Benedito, eu vou A comunicação percussiva ocorre entre os três tambores (e as matracas, quando o grupo as usa), de modo que cada um deles é responsável por uma parte da célula rítmica que é a base para a execução da dança. O primeiro tambor a tocar é o meião, que faz a base, depois começa o crivador, fazendo o contratempo sobre a base do meião, e finalmente se toca o tambor 12 A fogueira desempenha um papel fundamental no Tambor de Crioula, pois cria o ambiente ritualístico que proporciona a brincadeira. O fogo não fala aos animais, mas, fala ao homem. Ante o fogo, o animal se espanta e foge, mas o homem espanta-se e aproxima-se. É que entre ele e o fogo, há alguma coisa que os irmana. Em todos os povos, o fogo é objeto de culto, e do culto mais profundo. (Fonte:

6 6 grande, fazendo a marcação da punga sobre a base dos outros dois tambores e improvisando de acordo com o ritmo e experiência do tocador. O tocador de matraca começa geralmente depois do crivador ou do tambor grande. Além dessas nuances, também existe a comunicação entre os cantadores, com as toadas sendo executadas no formato pergunta e resposta, na qual um cantador quando faz a voz principal (pergunta), os outros fazem o coro (resposta), ocorrendo nessa parte, um espaço articulado para os improvisos, na forma de repente 13, e a dança das coreiras de frente para o tambor. Todas essas particularidades juntas ainda correspondem a um signo dinâmico frente ao espectador, seja este signo expresso como ritual ou como apresentação, como uma verdadeira representação de que o todo é maior que a soma das partes. Uma característica importante na manifestação das partes acima descritas é a da disputa enquanto constituinte de um diálogo, tanto entre os coreiros e coreiras quanto no contato do tambor com os elementos que estão fora da brincadeira do tambor. Essa característica de disputa pode ser entendida enquanto exaltação ritualizada da sexualidade e agressividade, como também pode ser uma forma de sublimar essas forças humanas através da experiência social dos sujeitos, canalizando para uma manifestação coletiva que em si traz aspectos evidentes de resistência cultural. Esse tipo de manifestação ritualizada da sexualidade pode ser verificada pelas expressões utilizadas no tambor de crioula, como por exemplo, emprenhar, que acontece quando a música pára antes da coreira sair da roda ou de pungar com outra coreira. A punga na sua expressão sonora é constituída primordialmente pelo reverberar do couro dos tambores. É um momento cíclico o qual vai sendo enfatizado em cada gesto dos participantes, dança das coreiras, ritmo do canto e suas nuances. Esta ocorrência constante é o que transforma o som da punga num fio condutor a percorrer toda a performance cultural dentro do Tambor de Crioula, se constituindo na expressão maior de sua expressão. Os percussionistas assumem um papel relevante já que os tambores não têm mera função de entretenimento do espaço, é através deles que a atmosfera do rito é criada, por mais que o

7 7 sagrado não seja evocado diretamente (como no caso de apresentações para turistas). Eles se organizam de forma hierárquica na roda, o que enfatiza as lutas de poder neste pólo masculino. A maioria dos coreiros toca e canta, sendo que é normalmente um que detém o controle geral da situação, que na prática é dado pelo sopro do apito que manda parar ou pede a concentração de todos para se iniciar mais uma toada. Tal homem recebe com frequência o título de mestre. 2. A punga-corpo A dança do Tambor de Crioula, como já dissemos, é marcada pela umbigada, característica de danças africanas atribuídas à região da Angola; o encontro de dois ventres femininos, como no caso do Tambor de Crioula, ou do feminino com masculino, como na dança pernambucana do Jongo. Nas duas, a umbigada poderia se entendida como uma troca de energias vitais expressas pelo corpo dos dançarinos que, antes do toque, comungam de uma coreografia espontânea, ou seja, um conjunto rítmico corporal desenvolvido no seio da dança. A punga ou umbigada é também a permissão que uma coreira pede para a outra que dança em frente ao tambor grande; a energia que estava em uma, adquirida por estar diante do emissor do som principal, a punga sonora, é passada para outra, para que se mantenha a ordem cíclica da performance e a energia da brincadeira se propague em constante movimento. Sendo assim, pudemos verificar que a punga-som antecede a punga-corpo, inclusive para estabelecer o elo rítmico necessário à dança. No tambor, além de um conjunto de passos, a coreografia é marcada também pelos macetes e truques que se processam na performance, que poderíamos chamar de ginga, afinal nesse caso específico a dança seria também um jogo entre as coreiras e os coreiros. Podemos citar os exemplos da punga roubada pelo coreiro, que marcando a punga sonora, engana a dançarina mudando repentinamente a execução da percussão, fazendo com que ela não acerte a punga; ou pelas coreiras, quando uma mulher passa diante da outra e essa última volta para o tambor grande negando-lhe momentaneamente a umbigada para continuar dançando. 13 Repente (conhecido também como desafio) é uma tradição cuja origem remonta aos trovadores medievais. Especialmente forte no nordeste brasileiro, é uma mescla entre poesia e música na qual predomina o improviso

8 8 Tal coreografia, assim como ocorre na música, tem base cíclica. Apesar de uma grande variação entre os estilos e passos do tambor de crioula 14 e deles não se processarem em uma ordem fechada, podemos dizer que sua base é um movimento circular, executado por um pé tendo o outro como apoio, sendo esse movimento que dá origem aos demais. Por meio desse movimento é marcada a punga, geralmente com o pé adiante, concomitantemente, com movimentos de braços, ombros, cabeça, ventre, ou seja, todo o conjunto corporal, já que a punga é um movimento pontual, porém não isolado da expressão corporal como um todo. Mulher marcando a punga diante o tambor grande e punga de homem, na festa de São Benedito, Alcântara 2009 Na performance, o agrupamento dos elementos corpo-dança-individual (performance da coreira) e corpo-dança-coletivo (performance da roda do tambor), tomam a circularidade como alicerce para as mais diferenças variações rítmicas corporais, sonoras e relacionais. O movimento circular da roda acontece geralmente de forma anti-horária (a coreira sai da direita para a esquerda, em direção ao tambor grande), lembrando como acontece com o próprio a criação de versos "de repente". 14 A dança varia entre as brincantes do interior do estado do Maranhão e as da capital, das mudanças existentes na passagem dos passos das mais velhas às mais novas, bem como a própria diferença da apropriação do corpo em coreiras das mais diferentes idades.

9 9 tempo cíclico 15, o tempo do ritual, do irreal, do ilusório, do sagrado, da imagem e do imaginário. Vale ressaltar que toda atmosfera do tambor também se organiza para ser um momento quase onírico, proporcionando que a dança se apodere do corpo para dar lugar a representação do espírito 16. Atribui-se ao tambor a dança com saia rodada, mas sabe-se que quanto mais doméstica é a sua execução, mais espontânea se dá, inclusive nas vestimentas de seus participantes 17. Contudo, o que devemos perceber é que a saia rodada permite uma acentuação do movimento cíclico, a ponto de se perceber, também através dela, a marcação da punga. O rodar da saia faz parte também da busca pelos estados alterados da consciência durante a performance, principalmente com o acréscimo de bebidas durante a brincadeira; a dançarina após rodar, se entorpece da apropriação do seu corpo. Imaginemos a seguinte sequência coreográfica (não a pensando como regra): a coreira sai do seu lugar na roda, vai dançar na frente dos dois tambores menores: médio e crivador, saúda a roda, pede licença a coreira que dança diante do tambor grande, faz com ela a umbigada. Em seguida, vai dançar diante do grande, que se encontra apoiado entre as pernas do percussionista que está de pé. Ambos marcam a mesma punga: o tocador através do tambor e a coreira com o corpo. O encontro entre essas duas intenções, sonora e corporal, é uma sincronia baseada em uma comunicação, que acontece sutil, porém fortemente, para todos aqueles que ali comungam da manifestação. É preciso lembrar da existência, nesse contexto, de outro tipo de punga, a masculina, caracterizada por movimentos desequilibrantes, como joelhadas no baixo ventre ou na coxa, rasteiras e outros movimentos realizados de acordo com a destreza do coreiro que geralmente está no coro da roda. É uma espécie de briga que se assemelha ligeiramente à capoeira, onde o objetivo de cada um é derrubar o companheiro. Isso faz lembrar a hipótese de que o tambor de crioula inicialmente era um 15 Podemos exemplificar com uma toada essa expressão da relação do tambor com esse tempo cíclico, no inverno é boi, no verão é couro, ou seja, o animal que é criado no período chuvoso (o inverno maranhense) é morto no verão, período de estiagem, quando seu couro poderá ser usado inclusive dentro da brincadeira. 16 Como muitos participantes possuem ligação com a religiosidade popular, é muito comum a coreira, por exemplo, passar cachaça na nuca, pra não ter uma incorporação durante a brincadeira. Os tocadores, por sua vez, passam cachaça nas mãos, pra amenizar a dor causada pela execução do instrumento, que frequentemente deixa as mãos cheias de bolhas de sangue, que acabam estourando e sangrando sobre o couro do tambor. 17 A padronização do tambor, intensificada na última década e diferente daquela explicada no livro Tambor de Crioula- ritual e espetáculo (2002), marcou o uso da saia rodada, especialmente as de chita. Contudo, em festas familiares ou de terreiro é comum as coreiras dançarem com as roupas que estão, sendo saia rodada ou não.

10 10 exercício de luta como a capoeira. É aplicada no joelho ou dada em forma de rasteira nos pés. Há cidades do interior do Maranhão, em que os homens usam um cacete (espécie de bastão), como proteção na hora da punga. (FERRETTI, 2002, p.69) De uma forma mais abrangente, a disputa poderia ser entendida como um constante estado de alerta das pessoas do Tambor de Crioula, tanto com o andamento da brincadeira quanto com os elementos externos que possam vir a interferir. Por isso, o formato circular é propício para que todos participantes enquanto estiverem olhando pra dentro da roda, automaticamente e na forma de um todo orgânico estão olhando ao mesmo tempo para o fora do outro lado da roda. A roda, então, manifesta-se como uma válvula de escape para dois sentimentos geralmente oprimidos na sociedade: a agressividade e a sexualidade. Nela, o masculino e feminino se complementam e a própria roda funciona como um microcosmo em interação com o espaço aberto. 3. Punga como performance do encontro Entendidos os conceitos de punga-som e punga-corpo, avançaremos na idéia da punga como performance do encontro, a punga-elo, o ponto principal dentro do Tambor de Crioula, ou porque não dizer, seu punctum, aquilo que punge. A punga é uma pulsão vital que transpassa o limite do individual e atinge uma representação coletiva. A roda de tambor é um corpo pulsante. Corpo e som representam uma única expressão na roda: a punga. No entanto, para que isso aconteça é preciso haver um diálogo constante entre os pólos feminino e masculino. Essa

11 11 comunicação, conforme já dissemos, acontece pela absorção sensitiva o ambiente como um todo, em um processo em que os signos lingüísticos fundem-se com a percepção individual aos estímulos, em uma atividade cultural que leva a um estado de euforia e transcendência coletiva. Como se sabe, tambores são tocados em circunstâncias sagradas e/ou profanas nas mais diferentes culturas. Com a toada dá-se início ao movimento da roda, que é aberta por uma coreira; sua experiência de absorção daquela musicalidade permite-a perceber com facilidade a punga sonora, ou seja, expressar a performance do Tambor que acontece por uma experiência sensório-motora e musical, pois é através da introspecção da percussão e sua exteriorização que os corpos materializam o som com os corpos. Coreira dança com a imagem de São Benedito em Alcântara, 2009 Desta forma, as comunicações se processam baseadas em dois momentos distintos e complementares. Um é o da introspecção, induzida pelo ambiente ritualístico: o som dos tambores, estados de alteração de consciência dado por substâncias como o álcool, por exemplo, e pela presença do elemento sagrado, sempre em interação com o profano. Por isso é comum vermos tanto coreiras quanto coreiros dançando, cantando ou tocando de olhos fechados, talvez em estados de transe 18 ou então a coreira dançando com uma estátua de São Benedito sobre a cabeça ou no colo. 18 O transe é uma experiência extra cotidiana comum em manifestações populares, especialmente nas afro, que não quer dizer necessariamente o estado de incorporação, no qual existe a crença de interação com forças sobrenaturais, comumente pensadas como espíritos.

12 12 O outro momento é o da interação, ou seja, a pessoa liga-se com a brincadeira em si e com todos aqueles que ali comungam dela, interage também com sua comunidade como um todo e a própria brincadeira se liga com aquilo que está fora dela, dentro do espaço-público (as toadas geralmente expressam sentimentos do cotidiano comunitário). A própria estrutura do Tambor se dá no formato de roda, onde todos os brincantes podem se observar e assim se comunicar, mas também observar o que está fora dela, em um processo de proteção daquele núcleo, sendo assim um dispositivo de segurança (o que parece fazer sentido nas circunstâncias de opressão social em relação a brincadeira, que ocorria até pouco tempo, pela discriminação social a qualquer representação afro). Umbigada no Tambor da Faustina Poderíamos chamar de comunicação estética essa que permite a ocorrência da punga-elo, entendendo a estética como uma compreensão e construção do mundo através da percepção 19 aguçada dos sentidos. No caso da punga, ela promove o encontro de corpo e música através da apreensão e construção da performance coletiva pela visão, a compreensão dos olhares, da dança, da performance da percussão e do coro; o som, tanto pela música, as comunicações verbais que se processam, quanto por todos ruídos do ambiente; olfativa e degustativa, de todos os odores e gostos permitidos no ambiente; a percepção tátil do ambiente, dos toques entre os brincantes e da própria punga, como o contato principal. Estética ou estesia são de fato designações aplicáveis ao trabalho dos sensível na sociedade. É um tipo de trabalho feito de falas, gestos, ritmos e ritos, movido por uma lógica afetiva em que circulam estados 19 (...) Arte de perceber, uma poética da percepção, portanto, um modo de conhecimento do sensível em sentido amplo a faculdade de sentir do sujeito humano, semanticamente implicada no grego aisthánesthai, isto é, perceber por meio dos sentidos. Aisthesis (sensibilidade, estesia) por sua vez, é tanto sensação quanto percepção sensível (SODRÉ, 2006, p. 86)

13 I Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular 13 oníricos, emoções e sentimentos. A emoção é o primeiro que advêm como conseqüência da ilusão que fazemos de caminho para chegar a realidade das coisas. (SODRÉ, 2006: p.46) 4. Considerações A partir desse estudo, podemos perceber que o Tambor de Crioula é uma linguagem, pois os sujeitos primeiro interiorizam os elementos de sua discursividade, para então poderem com tais elementos construírem narrativas através do ritual pela performance e em seguida, utilizá-las em contato com o todo de forma ativa e dinâmica. Também foi verificado que ao buscar desmembrar os elementos específicos do Tambor de Crioula (canto/percussão, dança/música e religiosidade/festa), processa-se uma perda em relação ao todo, pois tais elementos se apresentam de forma híbrida, ou seja, acontecem de uma maneira que é impossível isolar alguma dessas partes das outras sem causar uma descaracterização de sua manifestação cultural. Outro ponto verificado em relação ao sujeito participante do Tambor de Crioula é a constatação de que se tem a possibilidade de assumir inúmeras identidades, (coreiro, coreira, tocador, cantador, coro, devoto, brincante, espectador, etc.), de acordo com o momento e a dinâmica desenvolvida durante o ritual. Isso bem caracteriza a essência tradicional sobre o

14 14 tambor em detrimento do sujeito e a inteligência coletiva que o mesmo representa: As questões que se desenvolvem numa inteligência coletiva (...) são ilimitadas e profundamente interdisciplinares; deslizam e escorregam através de fronteiras e induzem o conhecimento combinado de uma comunidade mais diversa. (JENKINS, 2008, p.85) A punga nesse contexto é o elo que arremata cada um desses elementos e os expressa através da performance, aliando os diferentes saberes e conhecimentos a um todo que em si mantém e preserva as ligações do ser humano com aspectos ancestrais os quais permeiam o ritual. Podemos ainda afirmar que na contemporaneidade existe necessidade atávica que ressurge em relação ao aspecto voltado para o cultivo de uma essência transcendente, como forma de harmonizar suas capacidades e seu intelecto com um todo orgânico.

15 15 Referências BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. 7ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Antropos, BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Editora da Unisinos, FERRETTI, Sérgio (org). Tambor de crioula ritual e espetáculo. 3ª ed. São Luís: Comissão Maranhense de Folclore, FRANCE, Claudine de. Cinema e antropologia. Campinas: Editora da UNICAMP, HALL, Stuart A Identidade cultural na pós-modernidade. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, LAPASSADE, Georges. As microssociologias. Brasília: Líber Livros Editora, PINTO, Tiago de Oliveira. Som e música questões de uma antropologia sonora. Revista de Antropologia, São Paulo: USP, 2001, v.44 nº 1. RAMASSETE, Rodrigo Martins (org). Tambor de crioula: São Luís: Superintendência Regional do IPHAN no Maranhão, RODRIGUES, Adriano Duarte. Comunicação e cultura - a experiência cultural na era da informação. Lisboa: Editorial Presença, SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Metodologia do Ensino de Educação Física Conteúdos da Educação Física Ginástica. Contextualização

Metodologia do Ensino de Educação Física Conteúdos da Educação Física Ginástica. Contextualização Metodologia do Ensino de Educação Física Conteúdos da Educação Física Ginástica Teleaula 2 Prof. Me. Marcos Ruiz da Silva tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Pedagogia Contextualização A combinação de

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

Questões - Festas populares do mês de junho

Questões - Festas populares do mês de junho Questões - Festas populares do mês de junho 1. Descreva os elementos característicos da Festa Junina presentes nas imagens. Abertura de São João 2011, no Pelourinho http://commons.wikimedia.org/wiki/file:s%c3%a3o_jo%c3%a3o_no_pel%c3%b4_2.jpg

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO-SEED COLÉGIO ESTADUAL MARCELINO CHAMPAGNAT-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL-PDE PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA-PDE

Leia mais

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO

ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO ATIVIDADE DE NEGOCIÇÃO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO RIO BRANCO- ACRE 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO...4 2- COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO...6 2.1 Os quatros conceitos

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

www.mapasmentais.com.br Aplicando as pressuposições da PNL com mapas mentais

www.mapasmentais.com.br Aplicando as pressuposições da PNL com mapas mentais www.mapasmentais.com.br Aplicando as pressuposições da PNL com mapas mentais Por Virgílio Vasconcelos Vilela Master Practitioner/Trainer em PNL As pressuposições são as verdades ou princípios dos quais

Leia mais

Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural

Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural Marlene Flauzina OLIVEIRA Mestranda em Geografia - Programa de Pós-Graduação Campus Jataí/UFG mflauzina@hotmail.com Eguimar

Leia mais

Corrente elétrica corrente elétrica.

Corrente elétrica corrente elétrica. Corrente elétrica Vimos que os elétrons se deslocam com facilidade em corpos condutores. O deslocamento dessas cargas elétricas é chamado de corrente elétrica. A corrente elétrica é responsável pelo funcionamento

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

O SOM E SEUS PARÂMETROS

O SOM E SEUS PARÂMETROS O SOM E SEUS PARÂMETROS Você já percebeu como o mundo está cheio de sons? Mas você já parou para pensar o que é o SOM? Pois bem, som é tudo o que nossos ouvidos podem ouvir, sejam barulhos, pessoas falando

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam

Leia mais

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Patrícia Cristina de Aragão Araújo 1 Thaís de Oliveira e Silva 2 A escola existe

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL

ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL ATUAÇÃO DO PIBID NA ESCOLA: (RE) DESCOBRINDO AS PRÁTICAS LÚDICAS E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL Adriana do Nascimento Araújo Graduanda Pedagogia - UVA Francisca Moreira Fontenele Graduanda

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Expressão Musical II. Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro Educação Básica 1ºano,2ºsemestre,2012/1013. Docente: António Neves

Expressão Musical II. Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro Educação Básica 1ºano,2ºsemestre,2012/1013. Docente: António Neves Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro Educação Básica 1ºano,2ºsemestre,2012/1013 Expressão Musical II Docente: António Neves Discente: Ana Matos nº 53184 A música e o som, enquanto energia, estimulam

Leia mais

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas

Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Projeto Ludoteca do Turismo: atuação em escolas de Pelotas Carmen Maria Nunes da Rosa 1. Universidade Federal de Pelotas Resumo: O presente trabalho trata das atividades, desenvolvidas pelo projeto Elaboração

Leia mais

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP)

GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) GÍRIA, UMA ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS Emerson Salino (PUC-SP) lpsalino@uol.com.br João Hilton (PUC/SP) RESUMO A língua sofre constantemente uma invasão de novos vocábulos que

Leia mais

SEMEART: A DANÇA EXPRESSIVA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE UFG/CAJ

SEMEART: A DANÇA EXPRESSIVA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE UFG/CAJ SEMEART: A DANÇA EXPRESSIVA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE UFG/CAJ REZENDE, Cláudia Moraes. CCEF/UFG/CAJ ALMEIDA, Cláudia Silva de. CCEF/UFG/CAJ MACÊDO, Keila Márcia Ferreira. CCEF/UFG/CAJ NETO,

Leia mais

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana. E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.) O termo História foi utilizado pelos gregos antigos.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAPETININGA CURSO CBMAE ARTIGO DE NEGOCIAÇÃO. A importância da comunicação na negociação. Aluna: Bruna Graziela Alves Cleto

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAPETININGA CURSO CBMAE ARTIGO DE NEGOCIAÇÃO. A importância da comunicação na negociação. Aluna: Bruna Graziela Alves Cleto ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAPETININGA CURSO CBMAE ARTIGO DE NEGOCIAÇÃO A importância da comunicação na negociação Aluna: Bruna Graziela Alves Cleto TUTOR: EDUARDO VIEIRA 13/05/2013 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS

AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS Questão 01: A dança representa a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos previamente estabelecidos ou improvisados, criando uma harmonia

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Todo homem tem poder suficiente para realizar aquilo que está convencido. (Goethe)

Todo homem tem poder suficiente para realizar aquilo que está convencido. (Goethe) PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA: FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS: (CONDIÇÕES DE BOA FORMULAÇÃO) / / 1-DETERMINAÇAO DO OBJETIVO (RESULTADO DESEJADO): a) O que quero para mim? Colocação positiva (sem

Leia mais

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel

A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Artigo publicado em: Anais do VI Encontro da ABEM, Recife, 1998. A PRÁTICA DA CRIAÇÃO E A APRECIAÇÃO MUSICAL COM ADULTOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Bernadete Zagonel Durante alguns anos ministrei as disciplinas

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO

AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO AQUECIMENTO E MOTIVAÇÃO DINÂMICAS DE GRUPO Nesta categoria as atividades caracterizam-se, de um modo geral, por terem uma componente lúdica acentuada. Podem ser utilizadas em quase todos as fases do trabalho

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação.

20 Anos de Tradição Carinho, Amor e Educação. Colégio Tutto Amore Colégio Sapience Carinho, Amor e Educação. Trabalhamos com meio-período e integral em todos os níveis de ensino. www.tuttoamore.com.br Nossa História No ano de 1993 deu-se o ponto de

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

Aula 05 - Compromissos

Aula 05 - Compromissos Aula 05 - Compromissos Objetivos Agendar compromissos, utilizando verbos no infinitivo ou a estrutura (ir) + ter que + verbos no infinitivo; conversar ao telefone, reconhecendo e empregando expressões

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul A CIDADE E UMA UNIVERSIDADE: NARRATIVAS POSSÍVEIS

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul A CIDADE E UMA UNIVERSIDADE: NARRATIVAS POSSÍVEIS A CIDADE E UMA UNIVERSIDADE: NARRATIVAS POSSÍVEIS Área temática: Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro Professora Drª Adriane Borda (coordenador da Ação de Extensão) Vanessa da Silva Cardoso 1,

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

PROJETO INTELECTUAL INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA 7º ANO A ESCRAVIDÃO EM UBERABA: PASSADO E PRESENTE

PROJETO INTELECTUAL INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA 7º ANO A ESCRAVIDÃO EM UBERABA: PASSADO E PRESENTE PROJETO INTELECTUAL INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E GEOGRAFIA 7º ANO A ESCRAVIDÃO EM UBERABA: PASSADO E PRESENTE Professores Responsáveis: Marcus Oliveira e Franceline Miranda Quantidade de vagas: 15 a 25

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

O eu e o outro no grupo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

O eu e o outro no grupo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida O eu e o outro no grupo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Considerando-se que nosso trabalho se desenvolve em uma dança que entrelaça atividades em grupo e individuais, é importante analisarmos o

Leia mais

"O valor emocional das marcas."

O valor emocional das marcas. DOMINGO, FEVEREIRO 24, 2008 "O valor emocional das marcas." Por Thales Brandão Atualmente as empresas estão buscando cada vez mais gerir suas marcas com conjunto de valores completamente diferentes dos

Leia mais

O ser humano é comunicação

O ser humano é comunicação O ser humano é comunicação Sem. Andrey Nicioli anicioli@hotmail.com Catequese Arqudiocesana Pouso Alegre 14/11/2015 Primeira certeza O termo comunicação é abrangente e não se restringe aos meios midiáticos.

Leia mais

Comunidades de prática

Comunidades de prática Comunidades de prática Objetivos (Henrique Bizzarria para o site Ebah) Comunidades de praticas! O que são?! Para que servem?! Porquê falar delas? Comunidades de prática! O termo "comunidade de prática"

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

AS ATIVIDADES RÍTMICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS ATIVIDADES RÍTMICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS ATIVIDADES RÍTMICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Profª Doutora Daisy Barros Especialização em Ginástica Rítmica e Dança Ritmo é vida e está particularmente ligado à necessidade do mundo moderno. Cada indivíduo,

Leia mais

BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES

BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES OFICINA Nº: 02 BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES ÁREA: Circo FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVOS: Conhecer o universo do circo e suas vertentes.

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado.

Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, por isso deve se analisar cada caso para decidir qual o mais apropriado. Módulo 4 Como Organizar a Pesquisa O questionário e a observação são dois métodos básicos de coleta de dados. No questionário os dados são coletados através de perguntas, enquanto que no outro método apenas

Leia mais

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO Izabele Trindade Caldas (CALDAS I. T.) e Elaine Melo de Brito Costa (COSTA E. M. DE B.). Departamento de Educação Física Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

Currículo Referência em Música Ensino Médio

Currículo Referência em Música Ensino Médio Currículo Referência em Música Ensino Médio 1º ANO - ENSINO MÉDIO Objetivos Conteúdos Expectativas - Conhecer a área de abrangência profissional da arte e suas características; - Reconhecer e valorizar

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro

ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL. Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL 1 Prof. Dr. Iremar Maciel de Brito Comunicação oral UNIRIO Palavras-chave: Criação -jogo - teatro I - Introdução O teatro, como todas as artes, está em permanente

Leia mais

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA Bernadeth Rocha de Araujo bernarocha2006@yahoo.com.br Bacharel em Humanidades e Licencianda

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relações para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: relações são essenciais Lição: inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Cartão

Leia mais

TÍTULO: A MODA NO DIVÃ: OBSERVAÇÕES SOBRE INTERVENÇÃO DO INCONSCIENTE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE MODA

TÍTULO: A MODA NO DIVÃ: OBSERVAÇÕES SOBRE INTERVENÇÃO DO INCONSCIENTE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE MODA TÍTULO: A MODA NO DIVÃ: OBSERVAÇÕES SOBRE INTERVENÇÃO DO INCONSCIENTE NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE MODA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DESIGN INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Os Quatros Elementos Ter, 02 de Dezembro de 2008 09:12

Os Quatros Elementos Ter, 02 de Dezembro de 2008 09:12 O estudo das forças ocultas da natureza presente nos quatro elementos e seus elementais, são comuns a todas as culturas por tratar-se de uma necessidade latente do ser humano. A Iniciação Hermética quase

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

www.portaledumusicalcp2.mus.br

www.portaledumusicalcp2.mus.br Apostila de Educação Musical 1ª Série Ensino Médio www.portaledumusicalcp2.mus.br O QUE É MÚSICA? A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) constituise basicamente de uma sucessão

Leia mais

Gabarito de Inglês. Question 6. Question 1. Question 7. Question 2. Question 8. Question 3. Question 9. Question 4. Question 10.

Gabarito de Inglês. Question 6. Question 1. Question 7. Question 2. Question 8. Question 3. Question 9. Question 4. Question 10. Question 1 Question Question LETRA: E Fácil Question 4 LETRA: A Fácil Question 5 Gabarito de Inglês Question 6 LETRA: D Difícil Question 7 LETRA: A Média Question 8 LETRA: C Difícil Question 9 Question

Leia mais

PESSOAS ORGANIZACIONAL

PESSOAS ORGANIZACIONAL #7 #8 CULTURA GESTÃO DE PESSOAS ORGANIZACIONAL ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição de cultura 3. A cultura organizacional 4. Níveis da cultura organizacional 5. Elementos da cultura organizacional 6. Dicas

Leia mais

Fabíola Féo Período: Abril, Maio e Junho. NAPNE Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais.

Fabíola Féo Período: Abril, Maio e Junho. NAPNE Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais. LIBRAS Aula noite I a VI Fabíola Féo Período: Abril, Maio e Junho. NAPNE Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais. LIBRAS HISTÓRIA Gerolamo Cardomo (1501 a 1576), médico e matemático

Leia mais