Data Sessão Nº Sessão Nome Tipo Ordem Título Autor/Instituição Co-autores Instituição 5/8 1 Emoção e diversidade religiosa na sociedade contemporânea

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Data Sessão Nº Sessão Nome Tipo Ordem Título Autor/Instituição Co-autores Instituição 5/8 1 Emoção e diversidade religiosa na sociedade contemporânea"

Transcrição

1 Lila Cristina Xavier Luz 2 5/8 1 Emoção e diversidade religiosa na sociedade contemporânea Poster 1 Crioula vem dançar, crioula! Um estudo etnográfico sobre performance e ritual no Tambor de Crioula no Maranhão. Calliandra Sousa Ramos Prof. DR. Sérgio Ferretti Universidade Federal do Maranhão Resumo: Iniciado no final de 2012, a partir dos estudos em religião e cultura popular do grupo de pesquisa GPMINA vinculado ao departamento de Antropologia da UFMA,o trabalho apresenta uma descrição etnográfica da dança no tambor de crioula no Maranhão, manifestação da cultura popular do estado que possui grande destaque e que recentemente tornou-se patrimônio imaterial pelo IPHAN. O tambor de crioula tem como um de seus principais elementos a dança e esta é imersa numa rede de significados,técnicas corporais e rituais os quais a pesquisa pretende identificar analisando a dança das coreiras no tambor a partir das categorias performance e ritual.a partir de um levantamento histórico e de um estudo sobre a origem e atualidade do tambor de crioula, faz-se um trabalho etnográfico realizado a partir das pesquisas de campo(entrevistas, observação participante) e de análise de acervo imagético contido em várias fontes.o artigo estrutura-se na análise empírica que parte da etnografia, analisando categorias antropológicas que se inserem nesse contexto da dança como manifestação cultural de um grupo social. Pretende-se perceber a dança no tambor de crioula e seus elementos físicos, psicológicos e sociológicos questionando as influências do meio, técnicas corporais e a importância da dança nessa expressão popular compreendendo relações com categorias tais como performance, noção de pessoa e ritual. Num contexto dicotômico entre sagrado e profano no qual se insere o tambor de crioula é de grande valia perceber quais as configurações do mesmo em seus diferentes espaços e identificar a dança, seus elementos e sua tradição como aspecto fundamental para compreensão dessa dicotomia que resiste ao tempo.

2 Lila Cristina Xavier Luz 2 5/8 1 Emoção e diversidade religiosa na sociedade contemporânea Poster 2 O Charpi em Teresina: sujeitos, práticas e processos. John Wedson dos Santos Silva Universidade Federal do Piaui -. Resumo: O presente artigo tem como foco o charpi, um tipo de pichação presente na cultura urbana da juventude teresinense. A investigação apresenta um histórico da prática na cidade. Retrata desde sua origem, passando pelos primeiros e principais grupos, as técnicas utilizadas, e descreve o ponto de encontro dos pichadores na cidade. A entrevista semi-estruturada e o registro fotográfico compuseram a escolha metodológica. Vimos que o desenvolvimento de novas técnicas lançou tendências e acirrou ainda mais a prática juvenil do charpi em Teresina. As informações recolhidas evidenciaram que a prática da pichação de muros é um meio dos jovens teresinenses se inserirem e vivenciarem a cidade. Apuramos que os praticantes entendem, e sentem, o charpi como uma forma de lazer.

3 Lila Cristina Xavier Luz 2 5/8 1 Emoção e diversidade religiosa na sociedade contemporânea Oral 3 Uma cidade, um santo, uma festa: a construção do São João em Ipupiara (BA) Marcel Schmitz Gutia UFSC Resumo: O comércio e a escola param, as casas, as ruas e as pessoas se enfeitam em homenagem ao santo.isso dá indícios de que algo no cotidiano daquele lugar está acontecendo e alterando o cotidiano. No nordeste brasileiro, um território marcado pela realização de inúmeras festas, muitas delas já fixas no calendário de muitas cidade,não seria difícil delimitar um campo de pesquisa. No entanto, quando "o santo" é responsável pela a maior festa da cidade essa particularidade se um ingrediente a mais no "tempero festivo" nordestino. Este trabalho se volta para a festa de São João, na cidade de Ipupiara, sertão da Bahia. Reisados, fogueiras, quadrilhas, forró e bandeirolas, histórias e personagens aparecem. As pessoas transformam a festa no seu cotidiano diferenciado e construído. São histórias que são marcadas por situações onde a fé, festa e cidade se intercruzam e são permeadas de emoções particulares e coletivas. O que se pretende é apresentar algumas questões referentes as motivações e significados envolvidos na construção desta festa em homenagem ao santo, atentando para maneiras distintas, da realização de uma festa que afeta praticamente a cidade inteira.

4 Lila Cristina Xavier Luz 2 5/8 1 Emoção e diversidade religiosa na sociedade contemporânea Poster 4 Jovens evangélicos moradores de favelas: pertencimento religioso e redes de sociabilidade na cidade Naiana de Freitas Bertoli Wania Amélia Belchior Mesquita Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro Resumo: O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que analisa as vivências urbanas de jovens evangélicos moradores de favelas da cidade de Campos Goytacazes-RJ. A pesquisa tem como base empírica entrevistas semiestruturadas com jovens de 15 a 25 anos e relatos cotidiano elaborados por eles com uso de netbook. Em seus relatos identifica-se o estigma pelo lugar de moradia, especialmente pela associação desses lugares como a criminalidade violenta dos bandos de traficantes de drogas. Isso atinge os jovens que buscam evitar fazer referência ao lugar de moradia em espaços comercias como shopping e casas de shows por considerarem possíveis preconceitos, que se acentuam no caso dos jovens negros. Quando necessitam frequentar espaços públicos como escola, hospital e cemitério evitam identificar o lugar de moradia, por temerem represálias associadas aos grupos ligados a criminalidade violenta que demarcam os espaços da cidade a partir da proximidade a determinadas favelas. Em suas vivências religiosas com grupos de pares configura uma das redes de sociabilidades que possibilitam a circulação urbana relacionada a eventos religiosos e viagens, atenuando o sentimento de insegurança e medo. Outras redes são igualmente valorizadas como aquelas que possibilitam a frequência a casa dos shows, bares com consumo de bebidas alcóolicas ou ambientes relacionados a paqueras e namoros com jovens não evangélicos. Essas situações são omitidas dos pais e responsáveis por proibirem a ida aos lugares considerados perigosos pela violência decorrentes das facções do tráfico

5 Lila Cristina Xavier Luz 2 5/8 1 Emoção e diversidade religiosa na sociedade contemporânea Poster 5 Envelhecimento e lazer: à Associação Clube do Choro da Paraíba como espaço de socialização da terceira idade Evelynne Tamara Tavares Universidade Federal da Paraíba Resumo: Percebendo que o curso da vida é dado através de processos que são interpretados socialmente pela construção das identidades e das imagens do corpo, fica evidente que o envelhecimento, assim como outras categorias relacionadas à idade e ao tempo, deve ser relativizado. Esta fase da vida constitui fato social, cultural, econômico e histórico, e por isso mesmo, tais aspectos devem ser considerados e contextualizados dadas as suas distinções. Escolhendo como campo à Associação Clube do Choro da Paraíba para captação de informações relativas ao envelhecimento, tive a oportunidade de observar, conversar e entrevistar muitas pessoas idosas cheias de alegria e vontade de viver. À Associação Clube do Choro é um espaço privilegiado para estudos sobre categorias de idade, não por que uma das categorias tem maior participação que outras, mas, porque é um ambiente que demonstra de maneira singular as manifestações das mudanças que ocorrem nas relações sociais de indivíduos da chamada "Terceira Idade". Procurei perceber através da observação participante, como essas pessoas vivenciam o espaço do Clube do Choro, e qual o significado deste em suas vidas, especialmente para as mulheres, que historicamente são marcadas pelo machismo e opressão impostos pela sociedade ocidental que se coloca a serviço do capital, as colocando, muitas vezes, a margem de seus grupos sociais. A ACCP não só se configura como um espaço de lazer para os/as seus/uas freqüentadores/as, mas também como uma comunidade que se identifica enquanto idosa ativa, ou seja, a maioria das pessoas que vão a ACCP, sejam associados/as ou não, estão em busca de diversão, relacionamentos de amizade ou amorosos. E mais, que a chegada da velhice em suas vidas não representa a sua morte social.

6 Lila Cristina Xavier Luz 2 5/8 1 Emoção e diversidade religiosa na sociedade contemporânea Poster 6 A BUSCA DA EXCITAÇÃO NA CIDADE DE TERESINA: PROBLEMATIZANDO O LAZER NA CIDADE Tâmara Feitosa Oliveira Universidade Federal do Piauí Resumo: O presente estudo é fruto de inquietações advindas de pesquisa sobre o lazer de jovens trabalhadores em espaços de lazer na cidade de Teresina, a qual se encontra ainda em andamento. Entretanto, neste artigo nossa preocupação se volta para os espaços públicos de lazer desta cidade, os quais são visivelmente escassos e precários. O mesmo não acontece com bares, pubs, boites, chama atenção a grande quantidade desses espaços o que se potencializa com o anúncio da chegada de mais três shoppings. Diante dessa constatação e partindo do conceito de lazer trazido por Norbert Elias e Eric Dunning na obra "A Busca da excitação" (1992), na qual o lazer é apontando pelos autores como o tempo em que é possível exteriorizarmos nossas emoções, ainda que de forma controlada nas sociedades industrializadas, porém pouca, quando comparada a outros momentos da vida como o trabalho profissional, além disto, é o momento em que a rotina não está presente, na verdade é o momento em que podemos nos livrarmos da tensão do auto controle tão bem adquirido quando adultos, já civilizados. Mesmo compartilhando dessa concepção de lazer, também compreendemos, a partir de Nelson Marcellino, Victor Melo e Christianne Gomes que o momento do lazer possibilita também questionarmos nossa realidade, expressar nossas identidades, revelar criações, nos articularmos, entre outras possibilidades diante da diminuição do controle e da permissão de realizar escolhas. Diante disso desejamos problematizar sobre: em que medida o lazer oferecido pela a cidade de Teresina aparece APENAS como espaço/tempo de excitação, de menor controle para "suportarmos" a rotina de um cotidiano no qual o auto-controle já foi incorporado? O lazer oferecido pela cidade tem atendido e favorecido quem? Aos sujeitos? Ao capital? Ao Estado?

7 Lila Cristina Xavier Luz 2 6/8 2 Emoção e a experiência do lazer em diferentes espaços e gerações Oral 1 Vivência astrológica como expressão do "eterno tornar-se". Camila Simões Pires Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais UERJ Resumo: A presente apresentação aborda a astrologia dentro de um contexto das religiosidades contemporâneas, apresentando as reflexões sobre a Nova Era no Brasil. Através da etnografia de um grupo de estudos de astrologia em Porto Alegre, RS, objetiva-se investigar como este conhecimento milenar vem sendo resgatado e re-significado no contexto dos agentes que o produzem e reproduzem, levando em conta processos de individualização e reflexividade. As representações do grupo em torno do arquétipo astrológico Kíron nos permitem pensar as subjetividades construídas a partir de traumas, emoções, experiências de cura que levam ao aperfeiçoamento do Self. Ao problematizar as diferenças do grupo pesquisado em relação ao formato tradicional da consulta astrológica, vemos que o processo de incorporação pelo grupo pesquisado de tradições religiosas orientais como a meditação mostra-se como fator que contribui para a expressão de uma espiritualidade errante, provisória, sugerindo assim uma ênfase na própria busca e que permite "a experimentação da diversidade". Esta apresentação é uma adaptação e constitui parte integrante do Trabalho de Conclusão de curso de Ciências Sociais, apresentado em 2011/2 à banca examinadora do departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Palavras Chave: astrologia, individualismo, religiosidades pós-tradicionais.

8 Lila Cristina Xavier Luz 2 6/8 2 Emoção e a experiência do lazer em diferentes espaços e gerações Poster 2 Rituais da contemporaneidade: possíveis diálogos com a antropologia da religião Fabiana Maria Gama Pereira Resumo: Este trabalho, fruto de uma tese de doutorado em antropologia, tem como ponto de partida a análise de alguns rituais praticados por jovens que utilizam seus corpos como meio de superação de limites. São homens e mulheres que fazem uso de práticas em que o corpo é rasgado, perfurado ou pendurado e através das mesmas, alcançam estados alterados de consciência similares ao que se denomina por "êxtase" ou "transe". Georges Batalle (1973), estabelece uma analogia entre estes fenômenos da contemporaneidade com a experiência mística e, segundo ele, o gozo ou o êxtase funcionam num ambiente religioso, podendo ter consequências mais complexas nos casos em que estão fora de contexto. Nos êxtases místicos se ascende, se transcende a condição humana e se chega a um estado de perfeição através da união com Deus. Um exemplo é Santa Tereza de Ávila que no século XVI se tornou conhecida por seus atos de mortificações corporais. Muito devota e fascinada pelos santos penitentes, tanto se castigava quanto ordenava que suas seguidoras se exercitassem em atos de martírio, com o objetivo de domar as paixões castigando o próprio corpo. Por meio desses atos e de oração contemplativa também atingia episódios de êxtases nos quais referia ter contato com santos através da transcendência a um plano divino. Muitos líderes religiosos para afirmarem sua autoridade recorriam ao êxtase, alguns eram inclusive incentivados por influências populares da época e da cultura. Partindo destes exemplos, se pode questionar: o que se pode dizer a respeito de certas práticas realizadas fora de um contexto religioso? O que comunicam? A que e a quem servem? Qual o papel do corpo nestas experiências? Estes são alguns dos questionamentos levantados para tentar estabelecer um diálogo com a antropologia da religião. UFPE

9 Lila Cristina Xavier Luz 2 6/8 2 Emoção e a experiência do lazer em diferentes espaços e gerações Oral 3 "Combater o inimigo para estabelecer a conquista": projetos sociais e religiosos e para uma cidade pacificada. Felipe Magalhaes Lins UFRRJ Resumo: Esse trabalho se propõe a analisar a forma como o universo das lutas marciais de combate tem se entrelaçado com o campo religioso nas periferias da cidade do Rio de Janeiro. A partir da construção de um projeto social político-religioso na zona oeste da cidade, esse fenômeno tem agenciado diferentes atores sociais que se articulam, gerem e regulam processos midiáticos em seus territórios. Há dezoito anos surgiu no Rio de Janeiro o projeto social Lutando por Vidas (LPV), atividade com o objetivo de oferecer aulas de artes marciais mistas (Mixed Martial Arts, ou somente MMA) para jovens em "situação de vulnerabilidade social". A iniciativa é de Jorge Turco, 42 anos, pastor evangélico que resolveu utilizar a arte da luta marcial como uma ferramenta de ação social. Ser jovem também é, sem dúvida, um marcador de diferença muito valorizado nesse campo. A grande "promessa" para aqueles jovens que decidem ingressar nessa profissionalização reside na esperança de seu uso como via de ascensão socioeconômica. Diferentes "projetos sociais" imbuem-se dessa responsabilidade de salvar os jovens da cidade do perigo do crime, colocando em ação algumas ferramentas típicas como a "cultura", o "esporte", a "educação" como estratégias preventivas à violência. Neste sentido, o atual estudo pretende analisar como articulam-se as categorias do "religioso" e do "secular" no projeto social ministério Lutando por Vidas, entendo a partir desta experiência específica aspectos relevantes da relação no Rio de Janeiro hoje entre projetos sociais e religiosos, violência e cultura da paz, secularismos e religião, corpo e salvação, virilidade, luta e redenção.

10 Lila Cristina Xavier Luz 2 6/8 2 Emoção e a experiência do lazer em diferentes espaços e gerações Oral 4 Percursos dinâmicos: Memórias e representações sobre o Padre Cícero Itamerson Macell de Oliveira Costa da Silva Domingos Sávio de Almeida Cordeiro Universidade Regional do Cariri Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a análise de como se processa os elementos simbólicos identificadores do sentido de localização do mito de origem presente nas falas de moradores de Juazeiro do Norte sobre o Padre Cícero. Tendo em vista, que no contexto juazeirense se tem embutido uma forte presença simbólica do santo popular, a localidade é conhecida por muitos devotos como a "terra do Padim Ciço". Buscamos por meio dessa investigação, compreender o sentido de memória coletiva presente nas representações dos moradores da cidade sobre o Padre Cícero de acordo com sua faixa etária. A metodologia se dá por meio de entrevistas com indivíduos nativos da cidade e pertencentes a várias gerações sociais. Os informantes são: estudantes, atletas, professores, servidores públicos, etc. Os locais escolhidos para aplicação das entrevistas foram: o Centro social urbano, órgão da prefeitura que dispõe serviços assistenciais, educacionais e de lazer, onde entrevistamos idosos na coorte acima de 60 anos; duas escolas de ensino médio situadas na cidade, onde entrevistamos jovens entre 15 a 29 anos e o SESC - Juazeiro, onde ouvimos pessoas de 30 a 59 anos. Verificamos a partir dessa pesquisa que as diversas falas revelam também reflexos de um sentido de identidade individual pautado na construção da memória coletiva juazeirense em torno de histórias sobre o Padre Cícero.

11 Lila Cristina Xavier Luz 2 6/8 2 Emoção e a experiência do lazer em diferentes espaços e gerações Oral 5 Indígenas de Piripiri-PI e suas manifestações de religiosidades KLEB LEITE DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI- Resumo: A comunicação é parte da pesquisa em andamento no mestrado em antropologia da, sobre indígenas de Piripiri-PI e suas religiosidades. O objetivo é procurar entender como se dão as relações cotidianas dos indígenas na cidade de Piripiri-PI, no que diz respeito as suas religiosidades. A religiosidade dos indígenas de Piripiri-PI, é compreendida aqui como parte simbólica da interação humana, esta, imbuída de valores sociais e políticos que, pode ser compreendida como valores construídos a partir da convivência com pessoas de valores também socialmente construídos. A religiosidade dos indígenas de Piripiri-PI, para mim, se tornou uma novidade, uma vez que em ida ao campo, pude observar que dentre o grupo, há uma mesclagem religiosa, pois observei que a maioria deles são católicos e neopetencostais e alguns são umbandistas, porém, entre eles, se mantem total respeito em relação a tolerância religiosa, pois todos se juntam em suas manifestações deixando de lado suas diferenças religiosas e cultuando afim de um objetivo comum para todos, que é cultuar Deus, não importando a diferença religiosa. A fundamentação teórica é construída a partir dos seguintes autores: Barth(2000), Bourdieu(2002), Brandão(1994), Carvalho(1994), Durkheim(1996), Freston(1994), May(2004), Melatti(1993), João Pacheco de Oliveira(1999) dentre outros. A metodologia conta com observação participante, caderno de campo, recolhimento de entrevistas semiestruturadas e imagens fotográficas e fílmicas.

12 Lila Cristina Xavier Luz 2 6/8 2 Emoção e a experiência do lazer em diferentes espaços e gerações Oral 6 TERRITÓRIO DOMÉSTICO É TERRITÓRIO SAGRADO: O CASO DOS QUINTAIS DE TERREIROS AFRO-RELIGIOSOS DE CURUÇÁ-PA. Lorena Alves Mendes UFPA Resumo: O presente trabalho pretende discutir o uso social dos territórios domésticos, no caso os quintais, enquanto também territórios sagrados. Isto porque foi possível identificarmos em um município do Nordeste Paraense, Curuçá, a existência de barracões de terreiros afro-religiosos de Umbanda presentes nos quintais. O quintal no contexto aqui apresentado diversifica a vida prática e simbólico-religiosa, a partir das vivências que os grupos domésticos empregam nele, o sagrado é adquirido a partir do ritualmente construído naquele lugar de práticas diversas. As sociabilidades variadas que envolvem o território doméstico mesclam as atividades cotidianas às atividades pertinentes ao barracão do terreiro. A casa do grupo doméstico e o barracão dividindo o mesmo território dão predominância hora ou outra à uma das duas atividades, isso quando não se misturam. Considerar a importância da casa, e nela o quintal, enquanto significantes para a cultura de seus usuários fez-se necessário para entendermos a religião como parte constante da vida de quem as pratica e nesse sentido entender a religião como integrante do sistema cultural de grupos afro-religiosos.a região Amazônica apresenta formas de afro-religiosidade ainda hoje pouco conhecidas pela maioria de sua população. A contribuição do povo negro nessas religiões é de total importância para sua recriação em terras amazônicas bem como para sua manutenção. Conhecer, no sentido de valorizá-las, torna-se fundamental para que continuem vivas e a desempenhar os variados papéis e funções na vida de seus usuários e de pessoas outras que as procuram atrás das mais variadas finalidades.

13 Lila Cristina Xavier Luz 2 6/8 2 Emoção e a experiência do lazer em diferentes espaços e gerações Poster 7 DO AYÈ AO ORUN - O Culto aos Orixás de nação Ketu e Suas Influências na Preservação do Meio Ambiente. Michele Sueli de Fontes Monteiro Resumo: Atualmente há uma grande preocupação com a preservação da natureza a fim da conservação do planeta e melhoria do habitat humano, esta mesma incógnita já é fundamentada entre os povos e comunidades tradicionais, não apenas para melhorar o espaço de vivência como também para garantir as bênçãos e providências de seus Deuses. Esta dependência entre o homem e o mito, traz à tona a reflexão sobre o regresso ao primitivo. No momento em que o mundo volta-se para as questões ambientais, o tema entra em conformidade com o diálogo da preservação dos povos de terreiro, bem como a conservação tradicional e cultural dos mesmos. Um tema de grande importância no aprofundamento de alguns conhecimentos a cerca de como se dá a formação do sujeito coletivo, dentro de um terreiro de candomblé para então compreender as relações dos seus membros com o meio ambiente e a necessidade de preservá-lo, observando estas interações no âmago de sua formação religiosa. Este trabalho busca apresentar O Culto aos Orixás de nação Ketu e Suas Influências na Preservação do Meio Ambiente, com ênfase na conservação da tradição do candomblé, explorando a definição de Orixá e meio ambiente, bem como suas importâncias para a realização do culto nos Ylèt's (casas de candomblé), buscando na ideia do mito yorubano, uma fonte de conservação da cultura e tradição dessas comunidades. UFRRJ

14 Lila Cristina Xavier Luz 2 7/8 3 Emoções: a obrigatoriedade dos sentimentos Oral 1 Fronteiras entre compulsão e modos de vida no cenário jovem underground: o caso da automutilação João Paulo Braga Cavalcante Peregrina Fátima Capelo Cavalcante Universidade Federal do Ceará Resumo: Esta trabalho investiga os limites entre saúde mental e modos de vida por trás da automutilação (ato de causar danos ao próprio corpo como mecanismo de aliviar tensões de cunho emocionais). A pesquisa restringe-se à automatização no âmbito adolescente, entre aqueles que possuem estilos considerados alternativos ou underground, em relação ao padrão social comumente observado. Vários indícios (notícias, reportagens, sites ou estudos científicos) têm apontado para o crescimento deste fenômeno ainda pouco conhecido, sobretudo entre a população mais jovem. Tem ganhado popularidade nos últimos anos, muitas vezes associado à subcultura juvenil emocore, um estilo depressivo ligado a um subgênero de hardcore punk com letras que tratam de conflitos internos e emocionais. A investigação foi baseada em estudo empírico extenso, boa parte em locais de encontro, previamente estabelecidos, por serem pontos que aglutinavam uma quantidade significativa de interações e de diversidade social. Os dados consistiram em registro de conversações, fotografias, vídeos, depoimentos, tanto face-a-face como via Internet ou SMS. A perspectiva analítica foi baseada no interacionismo simbólico, aliada a métodos etnográficos, de tal modo que o estudo obtivesse, substancialmente, um conhecimento sistemático da dimensão emocional de uma relação social, mas mais importante, das condições do contexto interpessoal das relações, tomando-se por base o ponto de vista dos sujeitos da pesquisa. Porquanto a automulitação tem sido avaliada mais sob o olhar da medicina e da psicologia, esta estratégia de investigação tem possibilitado uma perspectiva menos clínica ou controlada, buscando imprimir uma visão sistêmica da complexa fronteira entre doença, compulsão e modo de vida, sendo este o foco da presente proposta.

15 Lila Cristina Xavier Luz 2 7/8 3 Emoções: a obrigatoriedade dos sentimentos Oral 2 Sociabilidades juvenis: sentidos e significados do lazer em Teresina Lila Cristina Xavier Luz Resumo: O objetivo deste trabalho é configurar os lazeres juvenis, entendendo-os no contexto das sociabilidades dos jovens e a partir dos sentidos por eles atribuídos, considerando as diferenciações de gênero e classe. Para tanto, foi desenvolvido pesquisa de campo para conhecer as práticas de lazer dos jovens na cidade. Portanto, percorremos bares, campos esportivos, clubes recreativos, boates, praças, quitandas, shopping centers, dentre outros, acompanhando o itinerário dos jovens, para conhecer seus circuitos e espaços de lazer. Nesses espaços participei dos mais diversos acontecimentos ali realizados: rodas de pagode, apresentações musicais, shows, festas, festivais (de música, de bebida, de dança), encontros de jovens, dentre outros. As saídas serviram também para nos familiarizarmos com o universo juvenil, no sentido de estabelecer contatos com os futuros entrevistados. Também realizamos entrevistas como jovens do sexo masculino e do sexo feminino, com idade entre 15 e 29 anos. Tendo como suporte teórico as reflexões de Abramo (2005), Brenner et al (2005), Magnani (2004), Carrano (2003), Machado Pais (2001), Elias, N. e Dunning, E. (1992), sobre juventudes, lazer e sociabilidades juvenis. O modo como os jovens as atividades, interferem, constituem e determinam suas práticas de lazer. A pesquisa evidenciou que as condições sociais e econômicas, bem como, as relações de gênero e de classe, são determinantes importantes na definição das práticas de lazer dos jovens. Neste sentido, as sociabilidades constituídas e vividas por meio das práticas de lazeres juvenis são por demais diversas e complexas, tendo em visto, dentre outros aspectos: a importância que os jovens atribuem às saídas para lazer; as companhias escolhidas; o que costumam consumir; o que costuma acontecer quan

16 Lila Cristina Xavier Luz 2 7/8 3 Emoções: a obrigatoriedade dos sentimentos Poster 3 Como sofrem as crianças?: A penitência infantil no Morro da Conceição e a representação do sofrimento Paula Neves Cisneiros Universidade Federal de Pernambuco Resumo: A "Festa do Morro", como é popularmente conhecido o evento anual que se realiza no Morro da Conceição, em Recife-PE - Brasil, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, é uma das grandes celebrações atuais do Catolicismo Popular, diversamente abordada como manifestação religiosa e cultural local. Em todas as festas, é possível observar uma grande peregrinação à imagem da santa, no ponto mais alto do morro. O pagamento de promessas é uma demonstração de fé e/ou agradecimento por pedidos (futuramente) alcançados. É comum ver crianças de várias idades seguindo a procissão acompanhadas de seus responsáveis muitas vestindo as cores da santa, rezando junto com os demais fieis, enfim, participando ativamente da penitência na Festa do Morro. Kleinman & Lock (1997) tratam do sofrimento como uma experiência social: "Uma vez que o sofrimento ganha significado através de representações culturais, ele é ao mesmo tempo performance e representação da realidade. Portanto, o modo como o sofrimento é descrito nos leva a uma forma particular de como ele é vivenciado" (p. 118). Campos (2002) nos lembra que a forma de expressão varia de acordo com o grupo, pois as formas de apropriação cultural variam. Sendo as crianças um grupo específico que pode desenvolver sua forma única de expressão e representação do sofrimento e, por que não, da penitência, este trabalho visa compreender como as crianças experienciam, performam e compreendem o sofrimento, traduzido em forma de penitência durante a "Festa do Morro".

17 Lila Cristina Xavier Luz 2 7/8 3 Emoções: a obrigatoriedade dos sentimentos Poster 4 MORTE E LUTO NAS LINHAS DO ALÉM: AS CARTAS PSICOGRAFADAS EM TERESINA Patricia Carvalho Moreira Francisca Verônica Cavalcante Resumo: Trata-se de uma dissertação desenvolvida no PPGAArq/ que problematizou a importância de cartas psicografadas para a vivência do processo do luto, segundo enlutados, médiuns e presidentes dos centros espíritas pesquisados. Teve por objetivo compreender o significado de cartas psicografadas para a vivência do processo de luto, em Centros Espíritas de Teresina. Como objetivo específico: conhecer o significado de morte e do luto para médiuns psicógrafos e buscadores enlutados, antes e depois de receberem as mensagens psicografadas; analisar a influência da experiência da sessão mediúnica psicografia para a vivência do processo de luto. A metodologia desta pesquisa é constituída por um campo etnográfico formado por participantes de três centros espíritas médiuns. Com o método antropológico da observação participante utilizei os seguintes procedimentos: registro em diário de campo, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada, com captação de imagens, gravação de áudio e escaneamento das cartas psicografadas. A morte tem sido parte integral da existência humana desde épocas antigas o homem parece ter refletir sobre sua finitude. A consciência de que tudo que é vivo irá morrer é vista por diversos pesquisadores como uma característica universal da humanidade e, por esta razão, é um assunto que traz preocupação para alguns seres humanos que se debruçam sobre a experiência do luto ou da morte e do morrer. O referencial teórico é constituído por autores que discutem morte, luto, emoções e religiosidade, como: Durkheim (1971), Weber (1971), Geertz (2008), Van Gennep (2010), Turner, (2004), Ariès (1977), Morin (1988), Ziegler (1977), Koury (2003), Rodrigues (1983) dentre outros e as cinco obras espíritas de Allan Kardec, dentre outros expoentes do Kardecismo. O estud

18 Lila Cristina Xavier Luz 2 7/8 3 Emoções: a obrigatoriedade dos sentimentos Poster 5 Gira gira criancinha: um olhar antropológico sobre as crianças do Santo Daime no espaço "Céu de Todos os Santos" em Teresina Piauí. Theresa Jaynna de Sousa Feijão Universidade Federal do Piauí Resumo: A pesquisa "Gira, gira criancinha: um olhar antropológico sobre as crianças do Santo Daime no espaço religioso 'Céu de Todos os Santos - CTS' em Teresina Piauí" em andamento é uma investigação qualitativa que busca identificar o lugar das crianças na doutrina do Santo Daime - religião que contempla o crescimento do fenômeno religioso Nova Era - fenômeno que se caracteriza por uma miscelânea de diversas culturas e tradições, calcado na intenção de proporcionar uma integração holística do homem; a vivência da espiritualidade na religiosidade Nova Era é voltada para o autoconhecimento e prioriza as experiências místicas e as transformações do corpo-mente-espírito. Objetivamos identificar a relação saúde-doença-cura experienciada pelas crianças no referido espaço, bem como conhecer o ethos e a visão de mundo da criança constituída ou incorporada ao contexto daimista. O diálogo teórico com Amaral, Cavalcante, Geertz, Le Breton, norteará nosso estudo. A metodologia utilizada é a observação participante, caderno de campo, imagens fotográficas e entrevista. O meu campo etnográfico atualmente possui 15 (quinze) famílias com 20 crianças que participam do Santo Daime em Teresina e é marcado por uma "nova" maneira de lidar com a saúde e a doença e se expressa na ingestão da bebida sagrada e os sentimentos e emoções dos adeptos onde a relação cura e religião se destacam.

19 Lila Cristina Xavier Luz 2 7/8 3 Emoções: a obrigatoriedade dos sentimentos Poster 6 Tecnologias em Terapêuticas Neoesotéricas: religiosidades e cuidados paliativos em Teresina-PI. Francisca Verônica Cavalcante. Universidade Federal do Piauí Ianne Paulo Macêdo Resumo: As atividades desenvolvidas na pesquisa consistem em analise de revisões de bibliográficas, visitas aos espaços em que há ocorrência formação e práticas em Terapias Neoesotéricas em Teresina, particularmente aos que são direcionados aos cuidados paliativos. São eles: espaços holísticos, de religiões neoesotéricas, de outras religiões, hospitais, universidades e faculdades. Entrevistas com terapeutas e fruidores que desenvolvem ações voltadas para os cuidados paliativos em que estes são terapias neoesotéricas (integrativas e complementares); recolhimento de imagens fotográficas; pesquisas em livros e artigos; e levantamento de eventos e organizações relacionados à temática. Portanto ao final da pesquisa a partir da fundamentação teórica e experiência de campo, é pretendemos a realização de um mapeamento demarcando campos e estabelecendo as relações destes com o fenômeno da Nova Era e o quão está disseminada na cidade de Teresina, tendo como foco os espaços que oferecem terapias voltadas para os cuidados paliativos. Nesta direção, buscamos compreender as representações de morte, doença e saúde dos sujeitos pesquisados.

20 Lila Cristina Xavier Luz 2 7/8 3 Emoções: a obrigatoriedade dos sentimentos Oral 7 Domesticação das emoções na perda de si Francisca Verônica Cavalcante Universidade Federal do Piauí Resumo: "Suicídio em Idosos em Teresina" financiada pela FIOCRUZ, em 2011; e "Tecnologias em Cui-dados Paliativos: Terapêuticas Neoesotéricas em Teresina, Pibic-, Nos dois estudos são investigadas as representações de corpo, da morte, do morrer, da saúde e da do-ença. Os informantes da primeira são familiares de idosos que cometeram suicídio; eles narram situações em que o idoso suicida relata o seu desejo de morrer. Os sujeitos da segunda são terapêutas de fruidores de cuidados paliativos; trata-se de pessoas acometidas por doenças incuráveis em estado terminal que em um primeiro momento, vão em busca de terapias ou cuidados paliativos com uma esperança de cura e expressam, manifestam o desejo de não morte, posteriormente via o trabalho desenvolvido pela equipe de paliativistas juntamente com seus cuidadores (familiares) há uma domesticação do morrer em que são elaboradas ou buscadas a "boa morte" ou a "bela morte", a partir de cuidados da equipe e familiares que buscam atender os desejos, sentimentos e sonhos do adoecido, buscando resolver suas pen-dências de ordem afetivas, manter sua autonomia e dignidade. Referencial teórico: Foucault, Ariès, Ellias, Zigler, Durkheim, Simmel, Le Breton, Mauss, Minayo, Rodrigues, Koury, Menezes, Sontag. Metodologia: observação participante, entrevistas. São representações marcadas por "ambivalências", são maneiras de lidar com a morte paradoxais, em uns encontramos o desejo de morte em outros o desejo de não morrer.

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES 1 CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES Introdução A discussão que vem sendo proposta por variados atores sociais na contemporaneidade

Leia mais

Indisciplina escolar: um breve balanço da pesquisa em educação. Juliana Ap. M. Zechi FCT/UNESP

Indisciplina escolar: um breve balanço da pesquisa em educação. Juliana Ap. M. Zechi FCT/UNESP Indisciplina escolar: um breve balanço da pesquisa em educação Juliana Ap. M. Zechi FCT/UNESP Complexidade do assunto e multiplicidade de interpretações que o tema encerra. Ações mais assemelhadas à indisciplina

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural

Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural Festa de Nossa Senhora da Abadia no município de Jataí/GO: uma expressão cultural Marlene Flauzina OLIVEIRA Mestranda em Geografia - Programa de Pós-Graduação Campus Jataí/UFG mflauzina@hotmail.com Eguimar

Leia mais

Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno

Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno A crise de representação e o espaço da mídia na política RESENHA Violência contra crianças e adolescentes: uma análise descritiva do fenômeno Rogéria Martins Socióloga e Professora do Departamento de Educação/UESC

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA Pedro Henrique Santos da Silva - Bianca dos Santos Cristovão - Luciana Maria da Silva* - RESUMO O Programa Institucional

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ

PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ PREFEITURA DE ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO ROQUE - SP DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EDUCAÇÃO PARA A PAZ TEMA PROJETO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES Educação para a Paz Aplicadores:

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia.

Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia. Midiatização: submissão de outras instituições à lógica da mídia. Questão-chave: como a mídia altera o funcionamento interno de outras entidades sociais quanto às suas relações mútuas. Lógica da mídia:

Leia mais

Coordenação: Profª Vera Rodrigues

Coordenação: Profª Vera Rodrigues III Oficina Técnica da Chamada CNPq/MDS - 24/2013 Seminário de Intercâmbio de pesquisas em Políticas Sociais, Combate à Fome e à Miséria no Brasil Projeto E agora falamos nós: mulheres beneficiárias do

Leia mais

TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Gabriela Pereira Batista, graduanda em enfermagem (UNESC Faculdades) gabrielabio_gabi@hotmail.com

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

Orientação para Aposentadoria. Donália Cândida Nobre Assistente Social Suzana Pacheco F. de Melo Psicóloga

Orientação para Aposentadoria. Donália Cândida Nobre Assistente Social Suzana Pacheco F. de Melo Psicóloga Orientação para Aposentadoria Donália Cândida Nobre Assistente Social Suzana Pacheco F. de Melo Psicóloga Orientação para aposentadoria Entendendo a saúde na definição da Organização Mundial da Saúde:

Leia mais

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições Maria Cecília de Souza Minayo 1ª. característica: elevadas e crescentes taxas de homicídios nos últimos 25 anos Persistência das causas externas

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

O curso da Vida e a Pré-Aposentadoria: perspectivas antropológicas

O curso da Vida e a Pré-Aposentadoria: perspectivas antropológicas O curso da Vida e a Pré-Aposentadoria: perspectivas antropológicas FUNDACENTRO/SP Novembro 2013 Prof. Dr. Silas Guerriero Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PUC-SP silasg@pucsp.br O Ser

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública

Projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública Projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública Roteiro formulado (e reformulado) em abril/maio/junho de 2013 para o desenvolvimento da pesquisa Sumário: A) Sobre as questões centrais da pesquisa e decisões

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais

1 Simpósio Internacional de Práticas Integrativas e Complementares Baseadas em Evidencias ( 1 SIPIC-UNB)

1 Simpósio Internacional de Práticas Integrativas e Complementares Baseadas em Evidencias ( 1 SIPIC-UNB) Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Hospital Universitário de Brasília 1 Simpósio Internacional de Práticas Integrativas e Complementares Baseadas em Evidencias ( 1 SIPIC-UNB) Práticas

Leia mais

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012 Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012 Administração: Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça Secretária do Bem Estar Social: Darlene Martin Tendolo Diretora de Departamento: Silmaire

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

II SEMINÁRIO CATARINENSE PRÓ- CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA

II SEMINÁRIO CATARINENSE PRÓ- CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA II SEMINÁRIO CATARINENSE PRÓ- CONVIVENCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA ABORDAGEM SÓCIO PEDAGÓGICA NA RUA No desenvolvimento de suas atividades, a Associação Curumins não fará

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA

O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA O PERCURSO FORMATIVO DOS DOCENTES QUE ATUAM NO 1º. CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA Profª. Ms. Marilce da Costa Campos Rodrigues - Grupo de estudos e pesquisas em Política e Formação Docente: ensino fundamental

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Thais Tolentino 1 Valdeniza Maria Lopes da Barra 2 RESUMO: Este trabalho pretende mostrar os apontamentos

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

CENTRO BRASILEIRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA SOCIAL INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL

CENTRO BRASILEIRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA SOCIAL INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL CENTRO BRASILEIRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA SOCIAL INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL Curso: Tecnologia Social e Educação: para além dos muros da escola Resumo da experiência de Avaliação do Programa "Apoio

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com)

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com) ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA BRITO, Jéssika Pereira (jessikagba@hotmail.com)

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Serviço Social 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Serviço Social 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Serviço Social 2011-2 A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO PROGRAMA PROJOVEM URBANO Alunos: VARGAS,

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 1 CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE No dia 16 de novembro último, durante o 10o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Porto

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba

Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba Relatório das Ações de Sensibilização do Projeto De Igual para Igual Numa Intervenção em Rede do Concelho de Cuba 1 A dignidade do ser humano é inviolável. Deve ser respeitada e protegida Artigo 1º da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL EDUCAÇÃO INFANTIL 01) Tomando como base a bibliografia atual da área, assinale a alternativa que destaca CORRE- TAMENTE os principais eixos de trabalho articuladores do cotidiano pedagógico nas Instituições

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM.

PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM. PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM. Gabriela Marchiori CARMO AZZOLIN * Marina PEDUZZI** Introdução: O pressuposto

Leia mais

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO

SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO SOB O DOMÍNIO DE NAPOLEÃO Nível de Ensino/Faixa Etária: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e todas as séries do Ensino Médio Áreas Conexas: História, Geografia, Sociologia, Ciências Consultor: Rafael

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO DOS SENIORES NUMA OFICINA DE MÚSICA E TEATRO: IMPACTOS NA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM. Sandra Maria Franco Carvalho

A PARTICIPAÇÃO DOS SENIORES NUMA OFICINA DE MÚSICA E TEATRO: IMPACTOS NA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM. Sandra Maria Franco Carvalho CENTRO DE COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS SENIORES NUMA OFICINA DE MÚSICA E TEATRO: IMPACTOS NA AUTO-ESTIMA E AUTO-IMAGEM ESTUDO DE CASO NUMA UNIVERSIDADE

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

informações em documentos.

informações em documentos. C O L É G I O L A S A L L E EducaçãoInfantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000- Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Ações Inclusivas de Sucesso Belo Horizonte 24 a 28 de maio de 2004 Realização: Pró-reitoria de Extensão

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

1 A sociedade dos indivíduos

1 A sociedade dos indivíduos Unidade 1 A sociedade dos indivíduos Nós, seres humanos, nascemos e vivemos em sociedade porque necessitamos uns dos outros. Thinkstock/Getty Images Akg-images/Latin Stock Akg-images/Latin Stock Album/akg

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente,

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 04/05/2011. ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

Valéria Carrilho da Costa

Valéria Carrilho da Costa A FOLIA NA ESCOLA: ENTRE CORES E CANTOS Valéria Carrilho da Costa gmacala@netsite.com.br Prefeitura Municipal de Uberlândia E.M. Profª Maria Leonor de Freitas Barbosa Relato de Experiência Resumo O projeto

Leia mais

SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA

SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA Luciene da Costa Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) luciene283@hotmail.com Joelma Patez de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga

Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga Equipe: Ronaldo Laranjeira Helena Sakiyama Maria de Fátima Rato Padin Sandro Mitsuhiro Clarice Sandi Madruga 1. Por que este estudo é relevante? Segundo o relatório sobre a Carga Global das Doenças (Global

Leia mais

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA

JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA JUSTIFICATIVA DA INICIATIVA A relevância do projeto: O negro em destaque: As representações do negro na literatura brasileira se dá a partir das análises e percepções realizadas pelo coletivo cultural,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NO CURSO DE PEDAGOGIA Catálogo 2012 EP107 Introdução à Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Ementa: O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como

Leia mais

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DO PROJETO A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DO PROJETO A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ACERCA DO PROJETO A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO/ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM Daniela Fidelis Bezerra Túlio Cordeiro de Souza Maria Elizabete

Leia mais

5 Conclusão e Considerações Finais

5 Conclusão e Considerações Finais 5 Conclusão e Considerações Finais Neste capítulo são apresentadas a conclusão e as considerações finais do estudo, bem como, um breve resumo do que foi apresentado e discutido nos capítulos anteriores,

Leia mais

MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA

MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA Autor: Marusa Fernandes da Silva marusafs@gmail.com Orientadora: Profª. Ms. Mônica Mª N. da Trindade Siqueira Universidade de Taubaté monica.mnts@uol.com.br Comunicação oral:

Leia mais

DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA.

DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA. DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: QUANDO A RELIGIOSIDADE ATRAVESSA A PRÁTICA. Amanda Pathiely Serrânia Faria UFG/FEFD 1 Orientador e Coautor: Prof. Dr. Alexandre Ferreira UFG/FEFD 2 Graduanda do curso de Licenciatura

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais