E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO"

Transcrição

1 EDITAL NRI N.º 16/2012 ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA AUSTRÁLIA (GROUP OF 8 G8), COM BOLSA CAPES/CNPq, DE ACORDO COM A CHAMADA PÚBLICA DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/GROUP OF 8 G8 N 112/2012. A Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais - NRI e Coordenadora interna do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), no uso de suas atribuições, publica o seguinte E D I T A L Art. 1º Ficam abertas as inscrições aos discentes interessados em concorrer às bolsas de graduação-sanduíche para estudo em instituições na Austrália, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras CsF, conforme chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras / GROUP OF 8 G8 n 112/2012: até 30 de abril de º As bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras contemplarão a realização de estudos e estágios em Universidades do Consórcio G8 na Austrália, contando com o apoio do LatinoAustralia. 2 A íntegra do Edital que dispõe sobre a chamada pública do Programa Ciência sem Fronteiras/G8 n.º 112/2012 encontra-se disponível no seguinte endereço: web/csf/graduacao1. Art. 2º Poderá se inscrever para concorrer às bolsas de graduação-sanduíche o discente dos cursos de graduação da FAE Centro Universitário que preencha os seguintes requisitos: I. Estiver matriculado em curso de graduação ofertado na FAE, nas áreas e temas indicados na chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras / G8 nº 112/2012, quais sejam: a) Desenho Industrial; b) Engenharia Ambiental; c) Engenharia Mecânica; d) Engenharia de Produção; e) Publicidade e Propaganda; f) Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; g) Tecnologia em Gestão Financeira; h) Tecnologia em Logística; i) Tecnologia em Marketing; j) Tecnologia em Sistemas para Internet;

2 II. Possuir nacionalidade brasileira; III. Ter integralizado no mínimo 20% (vinte por cento) e no máximo 90% (noventa por cento) do currículo do curso em que o discente estiver matriculado no momento do início previsto para a viagem de estudos. IV. Possuir nas disciplinas cursadas média igual ou superior a 7,0 pontos, calculada segundo a fórmula Média n i 1 n i 1 N C i C i i, em que: N i corresponde à nota relativa a i-ésima disciplina dentre as n disciplinas cursadas e C i corresponde ao número de créditos correspondentes a i-ésima disciplina (somente a carga-horária cumprida pelo aluno na Instituição). a) Serão utilizadas para cálculo da Média todas as disciplinas cursadas pelo aluno cujo resultado da avaliação esteja em conformidade com a Resolução CONSEPE n. 59/2010, de 10 de dezembro de 2010, e que tenham sido aproveitadas para a integralização curricular (disciplinas de origem do currículo do aluno, disciplinas equivalentes às disciplinas do currículo ou disciplinas cursadas na modalidade Enriquecimento Curricular desde que aproveitadas para a integralização do currículo via Análise Curricular); b) Serão utilizadas para cálculo da Média todas as disciplinas dispensadas pelo aluno através de Avaliação de Suficiência, em conformidade com a Resolução CONSEPE n.º 5/2008, de 22 de abril de 2008; c) O componente C i relativo às disciplinas que contém carga-horária extra-muro (Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de curso e outras) diz respeito somente à cargahorária cumprida pelo aluno na FAE Centro Universitário; d) Não serão utilizadas para o Cálculo da Média as horas de Atividades Complementares. V. Para as candidaturas individuais, ter sido contemplado ou estar usufruindo de bolsa de iniciação científica ou tecnológica do CNPq (PIBIC/PIBITI), de Fundações de Amparo ou PIBID da CAPES. 1 O item IV poderá ser dispensado dos requisitos para a inscrição desde que o aluno possua comprovação de ingresso na FAE Centro Universitário por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superior a 600 pontos e/ou ter sido premiado nas categorias dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas de Matemática e/ou de Ciências ou ainda detentor de premiações de mérito acadêmico que a FAE Centro Universitário considerar cabíveis. 2 Os candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras da Chamada Pública N 112/2012, deverão apresentar certificado IELTS (International English Language Testing System) com classificação de, no mínimo, 6.5 ou TOEFL (Test of English as Foreign Language) nas modalidades ibt (Internet Based Test), com no mínimo 90 pontos, ou PBT(Paper Based Test), com no mínimo 575 pontos, realizados após 01 de agosto de 2010.

3 3 Os candidatos poderão ser beneficiados, a critério da CAPES, do CNPq e da Universidade Australiana, com curso de língua inglesa concomitantemente à realização dos créditos regulares do curso. 4 Os candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras, da Chamada Pública N 112/2012, deverão declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo mesmo número de meses em relação àquele com o qual for contemplado para a realização da graduação-sanduíche. 5 A exigência, descrita no 4º, poderá ser relativizada nos casos em que o aluno, durante o período de permanência obrigatória, após sua volta, tenha eventualmente entrado em programas de pósgraduação e, nessa condição, venha a ser contemplado com uma bolsa no exterior. Art. 3 O candidato deverá se inscrever no sítio do Programa Ciência sem Fronteiras, por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço: graduacao1, bem como enviar a seguinte documentação até o dia 30 de abril de 2012: I. histórico escolar oficial de graduação (não será aceito histórico escolar baixado pelo aluno online) II. comprovante do teste de proficiência conforme art. 2, 2 ; III. para as candidaturas individuais, enviar comprovantes dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências. Parágrafo único. A documentação deverá ser enviada em formato PDF, no campo específico inserido no formulário de inscrição, sendo que cada arquivo deverá ter tamanho inferior a 5 Mb. Art. 4 Caberá à FAE Centro Universitário a responsabilidade pela organização e acompanhamento do processo de seleção das candidaturas e pela respectiva homologação das précandidaturas junto ao Programa Ciência sem Fronteiras. Art. 5 Caberá à CAPES e ao CNPq implementar as indicações da FAE Centro Universitário, conforme o estabelecido nos arts. 2 e 3, uma vez atendidas: a) a disponibilidade orçamentária e financeira; b) a disponibilidade de absorção das candidaturas pelas instituições australianas que aderiram ao programa. Art. 6 Caberá à CAPES, ao CNPq e ao G8 a escolha da universidade de destino do candidato, de acordo com: I. área de estudo; II. a adequação do curso em andamento no Brasil com a oferta de cursos similares na Austrália; e III. a oferta de vagas estabelecidas pelas instituições na Austrália.

4 Art. 7 Após a homologação pela FAE Centro Universitário e a seleção pelo CAPES e CNPq, o candidato deverá se inscrever, obrigatoriamente, no sítio do LatinoAustralia, ou outro sítio indicado por este Consórcio. Parágrafo único. O não cumprimento da exigência prevista no caput acarretará o cancelamento da candidatura. Art. 8º A seleção dos candidatos homologados será realizada pela CAPES e pelo CNPq, de acordo com os critérios abaixo: I. curso de graduação e área prioritária; II. tempo transcorrido no curso; III. disponibilidade de vagas na área prioritária. Art. 9º A classificação dos candidatos, em atendimento à Chamada 112/2012, será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas realizadas pelo Programa Ciência sem Fronteiras, conforme os critérios definidos abaixo: I. verificação documental pela Área Técnica do Programa Ciência sem Fronteiras, consistindo na análise das propostas quanto ao atendimento às disposições estabelecidas nas normas de bolsa de graduação sanduíche e ao cumprimento dos demais itens da Chamada 112/2012. II. caso necessário, serão considerados como critérios de desempate: a) nota do Enem, quando disponível; b) nível de proficiência obtido no teste conforme art. 2, 2 ; c) prêmios acadêmicos; d) tempo de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência. Art. 10. A relação dos candidatos aprovados será divulgada na página eletrônica do Programa Ciência sem Fronteiras e em extrato publicado no Diário Oficial da União. Art.11. A CAPES e o CNPQ outorgarão as bolsas de estudo após o cumprimento de todas as etapas previstas nos itens anteriores. Art.12. A permanência do aluno será custeada pela CAPES e pelo CNPq e apoiada pelo G8, conforme listado nos itens 11.3 e 11.4 da Chamada Pública 112/2012, pelo período de 12 (doze) meses, sendo 9 (nove) ou 10 (dez) meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até 03 (três) meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade, a ser definido pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

5 Parágrafo único. A CAPES e o CNPq arcarão com os custos referentes às taxas escolares, e concederão bolsa integral exclusivamente ao aluno no valor de AUD 1, (um mil cento e quatro dólares australianos) mensais. Art. 13. Serão, também, concedidos aos estudantes selecionados os seguintes benefícios: I. auxílio instalação no valor de AUD 1, (um mil, seiscentos e cinquenta e seis dólares australianos); II. seguro-saúde no valor de AUD 110,00 (cento e dez dólares australianos) por mês; III. auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional, para o translado Brasil/Austrália/Brasil, de acordo com as normas vigentes no Programa Ciência sem Fronteiras. IV. Poderá ser realizado, a critério da Universidade receptora, curso de inglês, ao longo do ano letivo na Austrália. Art. 14. A concessão da bolsa de estudo ao candidato selecionado estará condicionada à prévia assinatura de Termo de Compromisso. Art. 15. O bolsista é responsável pela obtenção e pelos custos do Passaporte junto a Polícia Federal, bem como do Visto nos consulados australianos no Brasil. Art. 16. Segue abaixo o cronograma das atividades: PERÍODO De 27 de março a 30 de abril de 2012 De 02 a 08 de maio de 2012 De 09 a 16 de maio de 2012 De 17 a 21 de maio de 2012 Até 21 de maio de 2012 De 22 de maio a 01 de junho de 2012 Até 15 de junho de 2012 A partir de julho de 2012 ATIVIDADE PREVISTA Inscrição dos estudantes no site do Programa Ciência sem Fronteiras mediante o preenchimento do Formulário de Inscrições do Programa Ciência sem Fronteiras. Prazo para homologação das candidaturas préselecionadas pela FAE Centro Universitário. Prazo para seleção dos candidatos pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Prazo para o candidato preencher o Formulário do G8 pelos candidatos selecionados. Prazo final para envio, exclusivamente via eletrônica, do resultado do teste de proficiência do idioma, por meio do Portal do Programa Ciência sem Fronteiras. Prazo para comunicação da recomendação ou do indeferimento das candidaturas selecionadas pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Envio do termo de compromisso dos candidatos que foram recomendados pelo Programa Ciência sem Fronteiras. Início das atividades no exterior.

6 Art. 17. A CAPES e o CNPq poderão, em função de aspectos formais e normas existentes nas legislações brasileira e australiana e a seu único e exclusivo critério, alterar ou encerrar a Chamada 112/2012 independentemente do calendário estabelecido. Art. 18. Eventuais despesas com obtenção de visto, traduções de documentos, inscrições para Exame de proficiência do idioma, retirada de passaporte serão de responsabilidade do próprio candidato. Art. 19. Diante de necessidades surgidas por motivo de limitações do número de vagas, a CAPES e o CNPq poderão propor realocação, a outro país, de candidato que preencher todos os requisitos de seleção e de classificação. Art. 20. Eventuais situações não contempladas na Chamada 112/2012, serão decididas pela CAPES e pelo CNPq. Art. 21. A interlocução com o Programa Ciência sem Fronteiras deverá ser realizada obrigatória e exclusivamente pelo endereço eletrônico faleconosco@cienciasemfronteiras.gov.br. Art. 22. O atendimento a proponentes com dificuldades no acesso ao Formulário de Propostas online será feito pelo endereço suporte@cienciasemfronteiras.gob.br ou pelo telefone , de segunda a sexta-feira, no horário de 8h30 as 18h30. Art. 23. Os endereços dos formulários e dos sítios, para acesso por meio da internet, serão disponibilizados no sítio do Programa Ciência sem Fronteiras: Art. 24. A CAPES e o CNPq não se responsabilizarão por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos, ou, ainda, fora dos prazos estabelecidos. Art. 25. Dê-se ciência aos interessados e a quem de direito para que o presente produza seus efeitos. Publique-se. Curitiba, 29 de março de Areta Ulhana Galat Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais e Coordenadora Interna do Programa Ciência sem Fronteiras na FAE Centro Universitário

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL NRI N.º 13/ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO CANADÁ (CBIE), COM BOLSA CAPES/CNPq, DE ACORDO COM A CHAMADA PÚBLICA DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/CBIE

Leia mais

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL NRI N.º 15/2012 ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA BÉLGICA (CIUF), COM BOLSA CAPES/CNPQ, DE ACORDO COM A CHAMADA PÚBLICA DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/CIUF

Leia mais

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL NRI N.º 19/ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA, COM BOLSA CAPES/CNPq, DE ACORDO COM A CHAMADA PÚBLICA DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ NUFFIC (Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior) Nº 116/2012

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS SELEÇÃO DE ESTUDANTES INTERESSADOS EM PARTICIPAR DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS NUFFIC (Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior) Nº 116/2012

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n.

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 120/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de candidatos de instituições

Leia mais

EDITAL Nº 022/2012-PRPI

EDITAL Nº 022/2012-PRPI EDITAL Nº 022/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL Nº 009/2012-PRPI

EDITAL Nº 009/2012-PRPI EDITAL Nº 009/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL 08/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL 08/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 08/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2012 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ

EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2012 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2012 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ As Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ESPANHA Tendo em vista a chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 115/2012,

Leia mais

CHAMADA UNIGRANRIO-CNPq 2011.1 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

CHAMADA UNIGRANRIO-CNPq 2011.1 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA UNIGRANRIO-CNPq 011.1 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A UNIGRANRIO torna pública a seleção de estudantes de graduação em áreas e temas de estudo de interesse para o Brasil, para realização de disciplinas

Leia mais

EDITAL 220/2012. PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS DA GRADUAÇÃO A BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES/CNPq)

EDITAL 220/2012. PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS DA GRADUAÇÃO A BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES/CNPq) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG Gerência de Pesquisa e Inovação GPI / Coordenação de Inovação CI EDITAL 220/2012 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS DA

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA HOLANDA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ NUFFIC Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior N 122/2012

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS ESTADOS UNIDOS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS ESTADOS UNIDOS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS ESTADOS UNIDOS Tendo em vista a oportunidade propiciada pelo Programa Ciência sem Fronteiras,

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA Tendo em vista a oportunidade propiciada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, a Assessoria

Leia mais

BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES

BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES A Universidade de São Paulo (USP) vem primando pela excelência de seu Programa de Mobilidade Estudantil, que prevê estimular a participação de seus estudantes

Leia mais

EDITAL 02/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL 02/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 02/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA AUSTRÁLIA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ GROUP OF 8 G8 Nº 112/2012

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA AUSTRÁLIA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ GROUP OF 8 G8 Nº 112/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA AUSTRÁLIA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ GROUP OF 8 G8 Nº 112/2012 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. Edital POSGRAP nº 20/ 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. Edital POSGRAP nº 20/ 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Edital POSGRAP nº 20/ 2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE

Leia mais

EDITAL SECRI 005/2013 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL SECRI 005/2013 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL SECRI 005/2013 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) da Universidade Federal de Mato Grosso,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL RETIFICATIVO AO EDITAL CAI / PROGRAD 005/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL RETIFICATIVO AO EDITAL CAI / PROGRAD 005/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL RETIFICATIVO AO EDITAL CAI / PROGRAD 005/2012 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SADUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA CAPES Nº 01/2011

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SADUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA CAPES Nº 01/2011 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SADUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA CAPES Nº 01/2011 A Universidade Federal de Pernambuco torna público o edital

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108 A 116/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108 A 116/2012 O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO ÁREAS E TEMAS DE ESTUDO PRIORITÁRIOS Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108-116/2012 - ADESÃO DAS IES

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108-116/2012 - ADESÃO DAS IES PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108-116/2012 - ADESÃO DAS IES O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ REITORIA EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PARA: ALEMANHA Nº 118/2012 AUSTRÁLIA Nº 119/2012 CANADÁ/CALDO - Nº 124/2012; CANADÁ/CBIE - Nº 120/2012; COREIA

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CANADÁ (CBIE)

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CANADÁ (CBIE) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CANADÁ (CBIE) RETIFICAÇÃO V CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CBIE/ Canadian Bureau for International Education Nº 120/2012) A Coordenação

Leia mais

b)por meio do Coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras em sua instituição de ensino superior, para verificar as normas de seleção.

b)por meio do Coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras em sua instituição de ensino superior, para verificar as normas de seleção. ESTUDANTES 1) Como faço para me inscrever no programa? Alunos de graduação terão duas opções: a)através das chamadas públicas divulgadas pelo CNPq ou pela CAPES, disponíveis no portal do programa Ciência

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CAMPUS FRANCE Nº 104 /2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CAMPUS FRANCE Nº 104 /2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CAMPUS FRANCE Nº 104 /2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHINA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHINA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHINA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CONSELHO DE BOLSAS DE ESTUDOS DA CHINA/ CSC Nº 163/2013 (Versão integral retificada conforme D.O.U

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/DAAD Nº 103/2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/DAAD Nº 103/2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/DAAD Nº 103/2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA ESPANHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA ESPANHA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA ESPANHA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DA ESPANHA Nº 115/2012 A Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

3 DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO

3 DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO REINO UNIDO CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/UUK Nº 106/2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA REGIÃO DE FLANDRES, BÉLGICA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA REGIÃO DE FLANDRES, BÉLGICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA REGIÃO DE FLANDRES, BÉLGICA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ VLIR (Conselho interuniversitário Flamengo) Nº 110/2012 A Coordenação

Leia mais

1. Apresentação. 2. Cursos elegíveis na UFRGS

1. Apresentação. 2. Cursos elegíveis na UFRGS Edital complementar às chamadas públicas Programa Ciência sem Fronteiras nº 136, 138, 139, 140, 141, 142/2013 - graduação sanduíche na Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda 1. Apresentação Este

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas

Leia mais

CHAMADA ESTÁGIO DE VERÃO AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA NASA I²

CHAMADA ESTÁGIO DE VERÃO AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA NASA I² CHAMADA ESTÁGIO DE VERÃO AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA NASA I² 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. A oportunidade de estágio de verão proporcionada pela parceria entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição a todos

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CBIE (Canadian Bureau for International Education) Nº 109/2012 A Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/IIE Nº 102 /2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/IIE Nº 102 /2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/IIE Nº 102 /2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUICHE NA ALEMANHA. Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n.

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUICHE NA ALEMANHA. Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUICHE NA ALEMANHA Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 118/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de candidatos de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 09/2015 SRI/UFRN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 09/2015 SRI/UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL 09/2015 SRI/UFRN EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE INTERCÂMBIO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PARA O PROGRAMA MARCA 2015. A

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA ESPANHA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA ESPANHA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA ESPANHA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DA ESPANHA Nº 115/2012 A Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS-CsF GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR SWG

EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS-CsF GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR SWG UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

REQUISITOS PARA OS CANDIDATOS. 1. Estar matriculado em curso de nível superior nas áreas de Engenharia e de Computação.

REQUISITOS PARA OS CANDIDATOS. 1. Estar matriculado em curso de nível superior nas áreas de Engenharia e de Computação. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE EDITAL CEFET/RJ p/ REALIZAÇÃO DE ESTUDOS E ESTÁGIOS em UNIVERSIDADES de PORTUGAL, do CANADÁ, da AUSTRÁLIA, BÉLGICA, COREIA DO SUL, ESPANHA e HOLANDA

Leia mais

BOLSA CAPES CAMBRIDGE OVERSEAS TRUST DE DOUTORADO PLENO EM CAMBRIDGE EDITAL Nº052 /2013

BOLSA CAPES CAMBRIDGE OVERSEAS TRUST DE DOUTORADO PLENO EM CAMBRIDGE EDITAL Nº052 /2013 BOLSA CAPES CAMBRIDGE OVERSEAS TRUST DE DOUTORADO PLENO EM CAMBRIDGE EDITAL Nº052 /2013 1. DA APRESENTAÇÃO A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, instituída como Fundação

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche no Reino Unido (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/Organização Britânica Universities UK - UUK nº 106/2011) A

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ ACCC Nº 107 /2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ ACCC Nº 107 /2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ ACCC Nº 107 /2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação

Leia mais

PROGRAMA FACENS SEM FRONTEIRAS - FsF MOBILIDADE ACADÊMICA Edital Coventry 01 Junho de 2016

PROGRAMA FACENS SEM FRONTEIRAS - FsF MOBILIDADE ACADÊMICA Edital Coventry 01 Junho de 2016 PROGRAMA FACENS SEM FRONTEIRAS - FsF MOBILIDADE ACADÊMICA Edital Coventry 01 Junho de 2016 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O Programa FACENS sem Fronteiras objetiva propiciar a complementação da formação dos

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À BOLSA DE ESTUDOS PELO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM TURISMO E HOSPITALIDADE

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À BOLSA DE ESTUDOS PELO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM TURISMO E HOSPITALIDADE CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À BOLSA DE ESTUDOS PELO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM TURISMO E HOSPITALIDADE INSTRUÇÕES GERAIS O QUE É Chamada de Seleção Interna para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 08/2014 - PROPIT/UNIFESSPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 08/2014 - PROPIT/UNIFESSPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 08/2014 - PROPIT/UNIFESSPA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação,

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 64/2013 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE.

EXTRATO DO EDITAL N 64/2013 UEPA. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. EXTRATO DO EDITAL N 64/2013 UEPA CAPES/CNPq/UEPA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE. A Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio de sua Coordenadoria do Programa Ciência sem Fronteiras-PCsF/UEPA e com o apoio da

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CsF N 01/2011

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CsF N 01/2011 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CsF N 01/2011 O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com vistas à chamada para a seleção de alunos

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq)

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) EDITAL PROPEPG Nº 06 de 04 de Junho de 2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição

Leia mais

REGULAMENTO DA MOBILIDADE ACADÊMICA ESTUDANTIL DO IF SUDESTE MG CAPITULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO

REGULAMENTO DA MOBILIDADE ACADÊMICA ESTUDANTIL DO IF SUDESTE MG CAPITULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO Reitoria REGULAMENTO DA MOBILIDADE ACADÊMICA ESTUDANTIL DO IF SUDESTE MG Este regulamento visa estabelecer a organização e o funcionamento da Mobilidade Acadêmica Estudantil Nacional e Internacional, no

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CALDO (Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa) Nº 108/2012 A Coordenação

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ VLIR(Conselho interuniversitário Flamengo) Nº 110/2012 A Coordenação de Aperfeiçoamento de

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADÁ CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CALDO Nº 189/2014

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADÁ CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CALDO Nº 189/2014 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADÁ CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CALDO Nº 189/2014 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, instituída

Leia mais

EDITAL 005/2012 - PROPPG/PROGRAD/PROREC. Graduação Sanduíche no Exterior Programa Ciência sem Fronteiras CNPq

EDITAL 005/2012 - PROPPG/PROGRAD/PROREC. Graduação Sanduíche no Exterior Programa Ciência sem Fronteiras CNPq Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) DO ESTADO DE PE

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) DO ESTADO DE PE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROJETO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE INGLÊS PARA CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

Programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira. Edital nº. 52/2014

Programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira. Edital nº. 52/2014 Programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira Edital nº. 52/2014 A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais

Leia mais

Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições dos EUA

Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições dos EUA CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NOS ESTADOS UNIDOS - EUA Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 117/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA Tendo em vista a oportunidade propiciada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, a Assessoria

Leia mais

Programa Estágio de Curta Duração CAPES/Fundação Carolina

Programa Estágio de Curta Duração CAPES/Fundação Carolina SPArq nº 0000.01752/2011 Programa Estágio de Curta Duração CAPES/Fundação Carolina Edital CAPES nº. 02/2011 Publicada no DOU de 13/01/11 seção 3 pág. 24 A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

EDITAL 06/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - EUA

EDITAL 06/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - EUA EDITAL 06/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - EUA O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público

Leia mais

EDITAL Nº 31/2016 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 31, DE 10 DE MARÇO DE 2016

EDITAL Nº 31/2016 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº 31, DE 10 DE MARÇO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Esplanada dos Ministérios Bloco L, Edifício Sede - 3º Andar, Brasília/DF, CEP 70047-900 Telefone: 2022-8014 e Fax: 2022-8135 - http://www.mec.gov.br EDITAL Nº 31/2016 SECRETARIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 052/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução n 107/2014 CONSUNI)

RESOLUÇÃO Nº 052/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução n 107/2014 CONSUNI) RESOLUÇÃO Nº 052/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução n 107/2014 CONSUNI) Institui o Programa de Auxílio à Mobilidade Estudantil Nacional e Internacional da UDESC PROME Nacional e PROME Internacional.

Leia mais

Edital No. 006/2015 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ MOBILIDADE ESTUDANTIL BRACOL

Edital No. 006/2015 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ MOBILIDADE ESTUDANTIL BRACOL Edital No. 006/2015 COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS/ MOBILIDADE ESTUDANTIL BRACOL A Universidade Estadual do Norte do Paraná, como membro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ITÁLIA Universidade

Leia mais

Graduação Sanduíche - Programa Ciência sem fronteiras

Graduação Sanduíche - Programa Ciência sem fronteiras Graduação Sanduíche - Programa Ciência sem fronteiras Chamadas em aberto Estão abertas até o dia 30 de abril chamadas para os seguintes países: Canadá, Bélgica, Austrália, Portugal, Coréia do Sul, Espanha

Leia mais

Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições do Reino Unido

Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições do Reino Unido CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO REINO UNIDO Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 123/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de candidatos

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche na Itália (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/Universidade de Bolonha nº 105/2011) A Pró-Reitora de Graduação

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche na França (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/Campus France nº 104/2011) A Pró-Reitora de Graduação da PUCRS

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS ACCC Nº 107/2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS ACCC Nº 107/2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS ACCC Nº 107/2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras. Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011

Programa Ciência sem Fronteiras. Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011 Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011 A CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação,

Leia mais

Instruções para Candidatos a Bolsa de Mestrado Sanduíche vinculados a Projetos Conjuntos da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional

Instruções para Candidatos a Bolsa de Mestrado Sanduíche vinculados a Projetos Conjuntos da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional Instruções para Candidatos a Bolsa de Mestrado Sanduíche vinculados a Projetos Conjuntos da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional 1. APRESENTAÇÃO Este documento orienta a apresentação de candidaturas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL BRAFITEC IFES Nº 01/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL BRAFITEC IFES Nº 01/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-264 Vitória ES 27 3357-7500 EDITAL BRAFITEC IFES Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

CHAMADA CNPq/MCT - MZ nº 047/2012

CHAMADA CNPq/MCT - MZ nº 047/2012 CHAMADA CNPq/MCT - MZ nº 047/2012 CHAMADA PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2012 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CNPq / MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE DETALHAMENTO GERAL 1. INTRODUÇÃO O Conselho Nacional

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 593, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 593, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE CURSINHOS POPULARES DO IFSP EDITAL Nº 593, DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio de sua Pró-reitoria de

Leia mais

EDITAL DE HABILITAÇÃO. Seleção Interna de Alunos. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 001/2012

EDITAL DE HABILITAÇÃO. Seleção Interna de Alunos. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 001/2012 EDITAL DE HABILITAÇÃO Seleção Interna de Alunos Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 001/2012 A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS, através da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NA BÉLGICA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CIUF (Conselho interuniversitário da comunidade francesa da Bélgica) Nº 111/2012 A Coordenação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 EDITAL BRAFITEC IFES Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO PARA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

EDITAL PPGE nº 37/2015 Inscrição e Seleção para Bolsas de Mestrado e Doutorado 1. DO DIREITO A PARTICIPAR DA SELEÇÃO E DOS DEVERES DO BOLSISTA

EDITAL PPGE nº 37/2015 Inscrição e Seleção para Bolsas de Mestrado e Doutorado 1. DO DIREITO A PARTICIPAR DA SELEÇÃO E DOS DEVERES DO BOLSISTA EDITAL PPGE nº 37/2015 Inscrição e Seleção para Bolsas de O abre processo de inscrição e seleção de bolsistas - Quotas de Bolsas da CAPES - para implantação entre dezembro de 2015 e abril de 2016, destinadas

Leia mais

Profa. Dra. Maristela Cury Sarian Diretora de Mobilidade Acadêmica Franciane da Silva Estagiária

Profa. Dra. Maristela Cury Sarian Diretora de Mobilidade Acadêmica Franciane da Silva Estagiária Profa. Dra. Maristela Cury Sarian Diretora de Mobilidade Acadêmica Franciane da Silva Estagiária É o vínculo temporário de acadêmicos da UNEMAT com diferentes instituições públicas de ensino superior nacionais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO 1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 026/-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 05/2015/PROEN/UFCA EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA SANTANDER /ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2015.2

EDITAL Nº 05/2015/PROEN/UFCA EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA SANTANDER /ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2015.2 EDITAL Nº 05/2015/PROEN/UFCA EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA SANTANDER /ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2015.2 A Pró-Reitora de Ensino da Universidade Federal do Cariri (UFCA), usando de suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 - CONSEPE

EDITAL Nº 02/2015 - CONSEPE EDITAL Nº 02/2015 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2015/1. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e-mail:prograd@furg.br

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche (SWG) nos EUA (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/IIE nº 102/2011) A Pró-Reitora de Graduação da PUCRS faz saber

Leia mais

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL NRI N.º 14/2012 ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA BÉLGICA (VLIR), COM BOLSA CAPES/CNPq, DE ACORDO COM A CHAMADA PÚBLICA DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/VLIR

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB) faz saber que

Leia mais

Edital Interno de Seleção do Programa CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CAPES/CNPq

Edital Interno de Seleção do Programa CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CAPES/CNPq Edital Interno de Seleção do Programa CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CAPES/CNPq Graduação Sanduíche na Austrália, Bélgica, Espanha, Canadá, Coréia do Sul, Holanda e Portugal EDITAL DE SELEÇÃO 002-2012 O Diretor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 015/2015 - PRPGP/UFSM Auxílio à pesquisa de recém-doutores ( FIPE Enxoval ) A Pró-Reitoria de

Leia mais

1. DO PERFIL DO PROGRAMA:

1. DO PERFIL DO PROGRAMA: EDITAL PPGECMT Nº 01/2015 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DO CENTRO

Leia mais

ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE

ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE EDITAL NRI 11/2015 ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES ÀS VAGAS DE INTERCÂMBIO OFERECIDAS PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO FEUP PARA O 2º SEMESTRE DE 2016. A Coordenadora do

Leia mais

Orientações para Inscrição dos Candidatos à Bolsa de Estágio Pós-Doutoral do Programa CAPES/ NUFFIC

Orientações para Inscrição dos Candidatos à Bolsa de Estágio Pós-Doutoral do Programa CAPES/ NUFFIC Orientações para Inscrição dos Candidatos à Bolsa de Estágio Pós-Doutoral do Programa CAPES/ NUFFIC 1. APRESENTAÇÃO As orientações, a seguir, buscam esclarecê-lo(a) com relação aos aspectos práticos do

Leia mais

EDITAL Nº 004/2016 - PIBIC/CNPq/UFSM

EDITAL Nº 004/2016 - PIBIC/CNPq/UFSM Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa EDITAL Nº 004/2016 - PIBIC/CNPq/UFSM A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal

Leia mais