Palavras Chaves: Dança; Política Cultural; Fomento; Arte Experimental

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras Chaves: Dança; Política Cultural; Fomento; Arte Experimental"

Transcrição

1 Manobras de distensão: vestígios da atuação de grupos e da Oficina Nacional de Dança Contemporânea na organização político-cultural da dança no Brasil Maria Sofia Villas-Bôas Guimarães 1 Resumo: Compreendemos como manobras de distensão a participação da sociedade civil nos processos para inserção da dança, em sua diversidade, no âmbito das políticas públicas para a cultura no Brasil, já que estes processos se apresentam como nódulos estruturais que omitiram historicamente a dança. Neste âmbito, destacamos, entre finais dos anos 70 e início dos 80, as ações de grupos independentes e da Universidade Federal da Bahia, através da Oficina Nacional de Dança Contemporânea. O texto aqui apresentado se constitui num garimpo de discursos e textos de profissionais, da imprensa e de instituições, a partir dos quais levantamos vestígios de ações que se voltaram para legitimar a dança em seu formato emergente e experimental e garantir a permanência de grupos e fazedores 2. Palavras Chaves: Dança; Política Cultural; Fomento; Arte Experimental 1 Maria Sofia Villas-Bôas Guimarães é doutora em Artes Cênicas, pesquisadora colaboradora do Memorial da Escola de Dança da UFBA e integra o grupo de pesquisa LaPac Memória e Temporalidade CNP/UFBA. Atualmente é delegada suplente, representando o Nordeste, no Colegiado de Dança do CNPC. 2 Este texto, com algumas adaptações, integra a tese de Maria Sofia VB Guimarães intitulada O Meme Dança Moderna na Bahia: processos de transmissão cultural na formação e consolidação da Escola de Dança da UFBA, defendida como requisito para obtenção do grau de doutor pelo Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas da UFBA, Salvador, 2010.

2 no Brasil Um contexto geral do tempo-espaço do qual falamos e das políticas culturais No âmbito da dança no Brasil, entre os anos de 77 e 82, havia a Oficina Nacional de Dança Contemporânea ( ). Originada no ambiente do Festival de Arte* da Bahia a Oficina e o Festival eram eventos articulados, criados como projetos de extensão dos cursos de Música e de Dança da Universidade Federal da Bahia. Busscavam articular arte e mercado fomentando, justamente, a participação de trabalhos e discussões que tratassem da natureza emergente, independente e contemporânea da arte, geralmente relegada pelo consumo de massa. Questionavam o sistema que favorecia o consumo de uma arte já estabelecida, de fácil assimilação, com mercado regido por produtores culturais, em sua grande maioria, interessados mais no capital econômico da arte do que em seu contexto simbólico ou em seu papel político. Para Ernest Widmer, então Diretor da Escola de Música e Artes Cênicas e Coordenador do Festival de Arte* da Bahia, de onde emergiu a Oficina Nacional de Dança Contemporânea, a Universidade Federal da Bahia cumpria a função de romper com o duro tecido, imposto pela ação dos programadores culturais no país que ignoravam a efervescência e a necessidade de uma arte experimental, em plena ebulição. [...] ao pensar num festival como uma tribuna que se oferece para que os artistas digam o que tem a dizer, hoje, o que queremos é inverter as prioridades dos programadores culturais em geral. Mais que mostrar o consagrado, o que buscamos é o emergente, é o fomento da arte contemporânea. (Um espaço para arte aqui e agora. s/n. Correio da Bahia, 2º Caderno, 01 de julho de 1980) Por sua vez, os objetivos da Oficina Nacional de Dança Contemporânea, idealizada e coordenada por Dulce Aquino, então Diretora da Escola de Dança da UFBA, se debruçavam sobre a dança emergente compreendendo a importância de seus processos de criação e as trocas entre artistas e diferentes fazeres da dança. Pretendia

3 em sua execução [...] estimular grupos que se formam em vários Estados (do Brasil) 3, que têm dificuldade de produzir e circular, para aqui em Salvador se apresentarem, num encontro onde não apenas o produto final importa, mas todo o processo de criação (Aquino, 1980, p.1) 4. O papel político praticado pela Oficina Nacional de Dança e pelo Festival de Arte* da Bahia, no contexto das ações de alargamento do fomento à dança, era atribuído pelos seus coordenadores, à posição crítica da universidade que abriu espaços que outros órgãos não conseguiram abrir, possibilitando um trabalho sério, que não se submete à simples satisfação de uma clientela (Idem, 1980, p, um). Neste período, os discursos de Aquino e Widmer questionavam a atitude vigente nos setores públicos para fomento das artes no Brasil. Os órgãos culturais, em geral, não possuem uma política de apoio à circulação e à produção dos bens culturais sem que se adote uma atitude paternalista com relação aos grupos. E os grupos produtores de arte estão sempre numa relação próxima à de mendigos pelos corredores das ante-salas oficiais. (Ibidem, 1980, p, um). Para entender melhor onde se localizam estes discursos nos reportamos a algumas iniciativas, ao longo da história do Brasil, que se detém para a efetivação de uma política cultural nacional. E aqui nos remetemos a elas como forma de compreender a dança neste contexto. Os estudos sobre a relação entre o Estado e Cultura no Brasil apontam para os anos 30, como a primeira intervenção estatal no campo da política cultural no governo de Getúlio Vargas ( ) tendo o Ministro Gustavo Capanema (1934 a 1945) a frente da pasta de Educação e Saúde. Ao contrário do período imperial e da primeira República, quando a cultura era tratada como acessória, a era Vargas foi marcada pela atenção do Estado à atividade 3 Parêntese nosso. 4 Festival de Arte da Bahia. Dulce Aquino: produzindo com amor sempre há recompensa. s/n. Correio da Bahia, terça feira, 01 de julho de 1980, 2 Caderno, p, 1.

4 cultural no Brasil. Segundo Alberto Freire Nascimento (2007), nesse período, são criados órgãos culturais importantes como o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), o Instituto Nacional do Livro (INL), o Serviço Nacional do Teatro (SNT), o Instituto Nacional da Música (INM) e o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE). No Brasil, entre 1945 e 1964, o grande desenvolvimento na área cultural se deu no campo da iniciativa privada (Calabre, 2007). O Estado não promoveu, nesse período, ações diretas de grande vulto no campo da cultura. Em 1953, entretanto, o Ministério da Educação e Saúde foi desmembrado, surgindo os Ministérios da Saúde (MS) e o da Educação e Cultura (MEC). Este é o momento do crescimento e da consolidação dos meios de comunicação de massa o rádio e a televisão. Nos anos 50, no campo da produção artística em geral, surgiram grupos que propunham a utilização de novas linguagens. O Cinema Novo, a Bossa Nova, o Grupo Oficina, os trabalhos de Lígia Clarck e Hélio Oiticica, por exemplo, se incluem neste contexto. É também nos anos 50 que a Dança Moderna emerge mais significativamente no Brasil com a criação de Grupos de dança no Rio, e em São Paulo e a criação da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (1956). Ainda segundo CALABRE (2007), o período que vai de meados dos anos de 1960 até o final da década de 1970 deve ser considerado como um momento privilegiado no campo da ação do governo federal sobre a cultura. Para Gabriel Cohn, a tentativa de elaboração de uma política nacional de cultura, teve no início dos anos 70, um objetivo bem definido: "a codificação do controle sobre o processo cultural" (COHN, 1984, p. 88). Controle visto como necessário por um regime que se encontrava em desvantagem nesta área. Para isso, as Diretrizes para uma Política Cultural de 1973, deram à cultura uma ampla caracterização, subordinando-a a segurança e ao desenvolvimento. Em 1976, a Política Nacional de Cultura apresentou os mesmos fundamentos das Diretrizes. Reflete a "combinação entre uma concepção essencialista e uma concepção instrumental". Somente a "'plena realização do homem brasileiro como pessoa, levará ao fortalecimento e a consolidação da "nacionalidade" (COHN, 1984, p. 92). A postura antielitista da Política pretende salvaguardar, dentro do espírito humanista, "'o respeito à espontaneidade da criação popular" (COHN, 1984, p. 93).

5 Segundo Miceli a preocupação com o patrimônio histórico e artístico define a diretriz básica da Política, cujo objetivo é fazer emergir o "caracteristicamente nosso", triar "traços culturais 'perversos"', e "suprir de conteúdos e significações da 'alma brasileira' as metas de segurança e desenvolvimento" (MICELI, 1984, p. 106). O binômio segurança e desenvolvimento ainda está presente na gestão seguinte de Eduardo Portella, no governo do General João Baptista de Oliveira Figueiredo ( ). Contudo, há claras resistências à vertente "patrimonial. Nesse período, o "nacional" dá lugar ao "regional" e a valorização do "local". Pontos para a vertente "executiva" do Ministério, que agora privilegia a "cultura da sobrevivência" e da "subsistência" (MICELI, 1984, p ). Segundo o Documento Diretrizes para uma política nacional de cultura de 1973 (Apud, Calabre 2006) a política nacional de cultura deveria estar pautada sobre três objetivos básicos: a preservação do patrimônio cultural, o incentivo à criatividade e a difusão das criações e manifestações culturais. A democratização do acesso à cultura se faria através da política de difusão. Este documento enumera ainda dez medidas básicas a serem implementadas para viabilizar a execução de uma política nacional de cultura: 1 Criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Cultura; 2 Criação do Serviço Nacional de Música; 3 Criação do Serviço Nacional de Artes Plásticas; 4- Criação do Serviço Nacional de Folclore; 5 - Levantamento e cadastramento dos bens culturais, cuja defesa seja obrigação do poder público; 6 - Estímulo ao funcionamento e à criação dos conselhos de cultura; 7 Criação das casas de cultura; 8 Implantação de um sistema de colaboração entre as universidades federais, estaduais e privadas, em seus diversos institutos como estímulo aos estudantes para o estudo e conhecimento da vida cultural do país; 9 Recuperação e restauração de bens privados tombados; 10 Financiamento de projetos de natureza cultural. Abrigados pela estrutura burocrática e administrativa do Ministério da Educação e Cultura alguns órgãos culturais importantes foram criados na gestão do Ministro Ney

6 Braga, durante o governo Geisel ( ), no regime militar. Dentre eles tem-se a Empresa Brasileira de Filmes EMBRAFILME, em 1969, a redefinição do papel do SPHAN, passando a chamar-se IPHAN, em 1970, o Departamento de Assuntos Culturais, do MEC, o Conselho Nacional de Direito Autoral e o Centro Nacional de Referência Cultural, em 1973, a Fundação Nacional das Artes FUNARTE, em 1976, o Conselho Nacional de Cinema CONCINE, em 1976, e a Secretaria de Assuntos Culturais dentro do próprio MEC. A Fundação Nacional de Arte (Funarte), criada pela Lei 6.312, de 16 de dezembro de 1975, como órgão da então Secretaria de Cultura do Ministério da Educação e Cultura, tinha como objetivo promover, incentivar e amparar, em todo o território nacional, a prática, o desenvolvimento e a difusão de atividades artísticas, sempre resguardando a liberdade de criação. A Dança, como pode se observar, não é diretamente referenciada, tanto nas dez medidas básicas consideradas para a implantação do plano federal para acultura, quanto nos órgãos criados para tal execução. Era preciso, então, que se exigisse a sua inserção. E mais que isso: numa política patrimonialista era necessário lutar por uma arte emergente. Anos 70 Em meados dos anos 70, a situação da dança no contexto nacional das políticas públicas para as artes, que os discursos de Dulce Aquino e Ernest Widmer se referiam, aparece no movimento de mobilização de artistas e grupos independentes do Rio de Janeiro e de São Paulo 5 reivindicando da Funarte, criada recentemente (1975), ações de fomento específicas para a dança. O texto Intitulado Serviço Nacional do Teatro no Campo da Dança 6, produzido por este órgão e distribuído durante o 1º Ciclo de Dança Contemporânea 5 Embora os documentos garimpados não permitam a identificação de todos esses nomes é possível observar a participação de Rainer Vianna do Grupo Teatro do Movimento através de entrevista concedida ao Jornal da Bahia (8 de julho, 1979) durante sua participação no II Concurso Nacional de Dança Contemporânea (1979). 6 Cópia desse documento pode ser encontrado no CEDOC/Funarte.

7 (1978) 7, uma espécie de prestação de contas do SNT/Funarte a sociedade, revela a relação precária que os setores públicos estatais estabeleceram historicamente com a dança. Observa-se que somente em 1976, pela primeira vez no Brasil, através do Serviço Nacional do Teatro - SNT, a dança, foi reconhecida, em aspectos da sua diversidade, no âmbito dos processos organizados e incentivos públicos para as Artes, embora como uma espécie de apêndice do órgão fomentador do Teatro, o SNT. Em 1976, seguindo a orientação do Ministro Ney Braga, o Serviço Nacional de Teatro passou a incluir na sua esfera de atribuições a arte da dança completando uma visão e uma filosofia já estabelecida para o Teatro. Foi necessário definir uma linha de atuação, levando em conta a problemática específica da dança no Brasil, integrando-a efetiva e harmonicamente ao nosso contexto cultural. Foi adotado o termo dança como genérico e abrangente a todas as manifestações, tanto do balé clássico, como da dança moderna, contemporânea ou étnica. (Jornal de Santa Catarina. Blumenau/Santa Catarina, 26 de setembro de 1978) O documento Serviço Nacional do Teatro no Campo da Dança, produzido durante a gestão de Orlando Miranda frente ao SNT, descrevia o que o estado pretendia para atingir o máximo de desenvolvimento dessa arte em nosso país. Três linhas de atuação norteavam as ações do SNT: (1) ajuda financeira à atividade profissional; (2) orientação e recursos à formação de artistas e técnicos; (3) ampliar a faixa de público voltado para a dança, através de atividades específicas. Em relação à ampliação do público para dança o SNT focava na oferta de novos espaços onde a dança pudesse estabelecer contato mais direto e mais intenso com o público e a realização freqüente de espetáculos de dança. Justificava os incentivos ao Circo, através do Projeto permanente do Circo no Rio de janeiro, como um desses espaços alternativos para os espetáculos de dança. Ainda planejava conseguir casas de espetáculos para a realização de temporadas regulares de dança. No que se referia à atividade profissional O SNT pretendia desenvolver o espírito empresarial dentro da área. Dentro desse objetivo foram lançados os Editais 7 Realizado no Rio de Janeiro, no Teatro Experimental Cacilda Becker., entre três de julho a 28 de agosto de 1978,

8 regulamentando o patrocínio de montagem, em âmbito nacional concedendo recursos financeiros para 10 espetáculos que deveriam se expandir em número, a partir da demanda. Reconhecia ainda na importância das manifestações de caráter experimental, cuja contribuição é indispensável ao desenvolvimento da dança. O apoio ao 1º Ciclo de Dança é justificado nesta ação. Uma ação patrimonialista era também garantida através do Projeto Memória da Dança que deveria iniciar o registro de pessoas que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da arte da dança neste país. Os problemas de infra-estrutura também eram focados com a subvenção à indústria de sapatilhas, buscando melhorar a qualidade do produto nacional. Em termos gerais essa espécie de programa traçava diferentes linhas de atuação e inaugurava um espaço de legitimação da Dança no interior do traçado de uma política cultural em organização. Sua elaboração parece ter tido a participação de diferentes segmentos da dança, revelando atuação em interesses diversos, inclusive da dança emergente, experimental. A inclusão do 1º Ciclo de Dança Contemporânea, e o apoio ao Concurso e a Oficina Nacional de Dança Contemporânea são exemplos. Embora, segundo Dulce Aquino 8, inicialmente os recursos destinados a estes últimos eventos tenham vindo mais das dez medidas básicas a serem implantadas para viabilizar a execução de uma política nacional de cultura que incluía a Implantação de um sistema de colaboração entre as universidades federais, estaduais e privadas, em seus diversos institutos como estímulo aos estudantes para o estudo e conhecimento da vida cultural do país e o financiamento de atividades culturais nas universidades. Pôde-se observar, entretanto, que entre a orientação do Ministro Ney Braga e sua concreta efetivação houve um descompasso de tempo em que as negociações entre dança e Estado nem sempre obtiveram êxito. Na matéria intitulada 1º Ciclo de Dança Contemporânea no Rio de Janeiro: Estímulo Oportuno, de Suzana Braga para o Jornal do Brasil, de 29 de julho de 1978, ela menciona a recusa do Serviço Nacional do Teatro 8 Em entrevista a esta autora em dezembro de 2005.

9 SNT em patrocinar esse evento no ano anterior (1977), na PUC - uma reivindicação de dançarinos e coreógrafos cariocas e paulistas. Na mesma reportagem, Suzana Braga (1978) apresenta a situação precária de incentivos públicos para a dança, na época, e as mudanças que se seguem. O novo alento ocorre numa hora em que bailarinos, coreógrafos e diretores já se sentiam fracos, inteiramente incapazes de reagir, sem vontade. Ocorre num momento em que a falta de dinheiro para produzir trabalhos apresentava-se como uma realidade inquestionável, as sedes dos grupos e seus dirigentes já não tinham mais suporte para ocupação e trabalho cotidiano de suas equipes (Ibidem, 1978, s/n). A condição de amadorismo desses grupos, apontada pela crítica, e presente nos discursos de seus integrantes 9, era fato comum na grande maioria daqueles que participavam do evento na Bahia no período entre 1977 e Além de grupos baianos, podemos constatar a presença de grupos originários dos seguintes estados e regiões: Alagoas, Ceará e Pernambuco (Nordeste); Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (Sudeste); Paraná e Santa Catarina (Sul) e do Distrito Federal (Centro-Oeste). A grande maioria desses grupos, com propostas artístico-estéticas bastante diversificadas, apresentava traços comuns quanto à forma de sobrevivência: (a) não havia remuneração permanente para seus integrantes; (b) as condições para a manutenção dos grupos estavam ancoradas na entrega pessoal de seu elenco e da equipe técnica, movidos pela força do encontro e pelo interesse em fazer dança; (c) produziam com apoios esporádicos provenientes de fontes privadas e públicas. Identifica-se, entretanto, que a seriedade com que esses indivíduos encaravam a produção artística, as horas que disponibilizavam para essa produção, e o esforço desprendido para fazer circular suas obras, se constituía numa dinâmica que tornava possível sua viabilidade, embora na grande maioria, efêmera em sua permanência. Nas entrevistas realizadas para essa pesquisa observou-se, em geral, que os apoios sistemáticos (porém ainda escassos) para o funcionamento desses grupos 9 Ver PORTINARI, Mabel. No Cacilda Becker a dança contemporânea e seus amadores. RJ: Jornal O Globo, 01 de julho de 1978.

10 emergentes só serão efetivados a partir de com a criação de editais para dança da Fundação Nacional de Artes - FUNARTE (1975) e de órgãos locais. Também é visível, tanto nas entrevistas como nos documentos visitados, a ação centralizadora do SNT entre Rio de Janeiro e São Paulo ficando o restante do país sem o benefício da maioria dessas ações. Antes disso, em termos dos órgãos oficiais da cultura, prevalecia uma política de balcão nos estados, municípios e federação que favorecia, em sua grande maioria, os grupos mais estáveis e com uma linguagem de fácil assimilação. A exceção se dava aos emergentes com apoios privados e órgãos educacionais. Em Salvador, encontramos três grupos que operavam nesta última categoria sendo estes: (a) o Grupo de Dança Contemporânea GDCA da Universidade Federal da Bahia que, desde 1965, se mantinha, com pequenas verbas provenientes da UFBA, destinadas ao pagamento de seus componentes e de suas montagens; (b) o Grupo Experimental de Dança que contava em parte com apoio da UFBA, através de sessão de espaço para ensaio, pauta; (c) e o Grupo Intercena que, enquanto grupo residente do ICBA, contava com o apoio dessa instituição no que se referia a utilização de espaço para ensaio, sessão de pauta, de recursos técnicos e eventuais recursos humanos para suas montagens. Como já mencionamos, na Bahia, o Concurso Nacional de Dança Contemporânea ( ), assim como sua variante Oficina Nacional de Dança Contemporânea ( ), tinham o apoio da FUNARTE, porém através de uma verba destinada à realização de atividades culturais nas universidades federais, não havendo vestígios de uma ação de fomento específica para a dança. Serviam de descompasso para a realização destes eventos anuais a demorada liberação dos recursos e a quantia que parecia insuficiente comparada a uma demanda crescente da dança apresentada pelos eventos. A instabilidade e a fragilidade desses incentivos são apontadas no depoimento de Dulce Aquino para o Jornal Estado de São Paulo, no encerramento do Concurso Nacional de Dança no ano de Este ano apesar da FUNARTE ter liberado a verba de 300 mil cruzeiros para sua realização há um mês - prejudicando todo o esquema de divulgação -, o número de trabalhos escritos duplicou, em comparação ao ano passado. Além da Bahia,

11 participaram representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Brasília e Minas Gerais, num total de 68 inscrições, em grupos ou na categoria de solistas. (AQUINO, Jornal Estado de São Paulo, Dança Contemporânea é premiada, s/d, no ano de As fontes consultadas reforçam a lacuna existente, em termos nacionais, para apoio de grupos e artistas emergentes da dança. Embora a Funarte estivesse organizando uma espécie de plano piloto para o desenvolvimento das artes no país, de uma forma geral, não havia incentivos públicos ou privados suficientes que assegurassem a continuidade da produção da dança que nesta época encontrava uma espécie de efervescência se comparado aos anos 60 e início dos 70. Paradoxalmente, nessa época ( ), - e provavelmente por isso, se conseguiu a inclusão da Dança no SNT de certa forma independentemente das ações do SNT, uma vez que sua atuação em relação aos incentivos para a dança ainda iniciava. É possível constatar, por exemplo, o aumento da produção artística na dança contemporânea, assim como a existência de um público cujo interesse parecia ampliar-se de forma surpreendente, como nos mostra a matéria de Leila Nobre referente ao primeiro dia de apresentação do 1º Ciclo de Dança no Rio de Janeiro (Jornal do Brasil, oito de julho de 1978). Para quem esperava uma assistência de umas 150 pessoas, especialistas ou interessadíssimas, foi surpreendido por um público enorme 500 pessoas dentro de um teatro cuja lotação é de 180 lugares e muitas outras voltando decepcionadas para casa por não terem conseguido entrar. [...] Existe público para dança no Rio de Janeiro e o público este ano está sendo estimulado para espetáculos, através de alguns patrocínios que proporcionam a oportunidade de encenação de muitos trabalhos. [...] (p, s/n) A afluência de um expressivo público para espetáculos de dança emergentes aparece também na Bahia com um expressivo público lotando a platéia tanto no Concurso Nacional de Dança Contemporânea e da Oficina Nacional de Dança Contemporânea, como podemos ver, na mesma matéria, do Jornal Estado de São Paulo, Dança Contemporânea é premiada, s/d, no ano de Entre todas as atividades da ampla programação do Festival de Arte Bahia 78, o II Concurso de Dança Contemporânea foi a

12 que teve maior participação de público. Durante os cincos dias de apresentação dos 19 grupos e 13 solistas finalistas, o Teatro Castro Alves, com seus lugares, o acanhado e tradicional Teatro Santo Antônio e a discoteca Maria Phumaça onde os concorrentes mostraram seus trabalhos ficaram lotados e o público teve um verdadeiro comportamento de Festival: aplaudiu, vaiou, torceu, dançou e participou de cada espetáculo (p, s/n). Não podemos deixar de associar o movimento de mobilização dos grupos e artistas da dança no Rio de Janeiro e em São Paulo para reivindicar a realização do 1º Ciclo de Dança no Rio de Janeiro com a experiência da participação desses grupos e artistas na 1º edição do Concurso Nacional de Dança Contemporânea, na Bahia, uma vez que é possível identificar a presença de muitos desses grupos na Bahia em No Rio, há uma aproximação entre os grupos de dança contemporânea, excluídos em quase sua totalidade, dos programas públicos de apoio. É possível observar, nas matérias de jornais consultadas (CABALLERO, 1978; BRAGA, 1978 e PORTINARI, 1978) aspectos do contexto em que da dança emergente na época operava. Ressalta-se, entretanto, que o modo operar de cada dança, em cada tempo, são ocorrências distintas e, em termos evolutivos, apresentam, em sua grande maioria, sistemas operacionais bastantes diversos, em virtude das singularidades adaptativas que ocorrem na relação espaço-temporal. Sendo assim, concluímos que o que seria contemporâneo para os anos no Brasil provavelmente não permanece sendo nos anos 2000, embora alguns princípios permaneçam em sua configuração transformada. A arte contemporânea, portanto, pode ser compreendida como arte emergente, pois é sempre propositora de novos paradigmas. Voltando para o contexto político-cultural do país em relação à dança emergente verificamos que a inserção da Dança no Serviço Nacional de Teatro - SNT integrou as mudanças processadas nos órgãos nacionais de cultura, em finais dos 70, tendo Orlando Miranda à frente. Miranda provocou uma articulação nacional com intenção de criar a 10 Entre eles encontramos: Grupo Coringa (RJ); Grupo Teatro do Movimento (RJ); Ruth Rachou (SP); Mara Borba (SP); Grupo Pró-Posição Ballet teatro (SP); Grupo Noves Fora, entre outros.

13 Fundação Nacional das Artes Cênicas - FUNDACEN 11. Segundo Miranda, em entrevista à Caballero, para o Jornal do Brasil (21 de julho de 1980), buscava-se a transformação do Serviço Nacional de Teatro - SNT num organismo ágil e capaz de atender às necessidades das artes cênicas brasileiras, no momento, numa expansão não acompanhada pelos órgãos oficiais de cultura (p, s/n). O organismo, que seria a futura FUNDACEN, além do Teatro, deveria atender a Dança, o Circo e a Ópera, já incorporados, desde 1976, ao SNT. A formação do órgão se deu numa ampla discussão com a classe. O processo de criação da FUNDACEN foi organizado no período de abertura do regime militar. Neste contexto, Miranda conduziu um processo que conclamava a participação das áreas envolvidas: Circo, Dança, Ópera e Teatro. Segundo ele, buscavase, com essa participação, um modelo que atendesse as necessidades de todos os envolvidos. Nessa condução observa-se a efetivação gradual de um novo contexto no âmbito do apoio oficial para as artes. Inicia-se, muito lentamente, e ainda insuficiente em recursos e métodos, uma pequena abertura para a dança emergente (contemporânea), um sistema totalmente tolhido pelas condições de mercado - favorável aos grupos de renome, e pela ausência de apoio oficial. Para Orlando Miranda, nesse contexto, não deveria prevalecer o interesse deste ou daquele grupo, mas o interesse de toda a área. As quatro áreas teriam autonomia artística e financeira, mas a administração seria centralizada num único setor. O importante em tudo que foi feito é a respeitabilidade, a luta contra a discriminação, as discussões que sempre tivemos com todos e, principalmente, termos acabado com as idas e vindas pelos corredores, os pedidos nos gabinetes aos deputados. Adotamos a política dos editais, oferecemos isso baseado em discussões com a classe. Antigamente, esses oferecimentos ficavam guardados nas gavetas, agora são públicos. (CABALLERO, 1980, p, s/n) Observa-se, nesse processo, a atuação política da Oficina Nacional de Dança Contemporânea, no que se refere ao estímulo para mobilização da classe da dança em 11 Criada pelo decreto de Lei n o , de 27 de janeiro de 1988 que estabelece seu estatuto e outras providências para seu funcionamento.

14 prol de uma política cultural que levasse em conta as especificidades da Dança. O evento provocava a classe para se mobilizar frente às questões que emergiam dos novos processos de organização cultural no país. Nos encontros e reuniões da Oficina evidenciamos questões referentes à profissionalização do artista da dança; à iniciativa para a criação de um sindicato próprio da dança e a criação da FUNDACEN. Já regulamentada pela Lei 6.533/78, a Lei do Artista, segundo os participantes dessas reuniões parecia não contemplar a dança contemporânea, uma vez que atendia a estrutura organizacional do balé, que difere, em muitos aspectos, daquela em que a dança contemporânea se organiza. A criação de um sindicato também não atendia os diferentes interesses presente na dança pois não compreendia a diversidades de seus fazeres. Nos encontros na Bahia onde se estabeleceu uma espécie de fórum de dança provisório, os participantes da I Oficina Nacional de Dança (1980), discutiam os encaminhamentos da FUNDACEN. No ano de 1980 deflagraram um movimento nacional reivindicando a autonomia da Dança em relação ao Serviço Nacional do Teatro SNT. Os participantes reivindicavam, na estrutura da FUDACEN, a criação de um instituto específico para a Dança, assim como o Teatro, a Música e as Artes Plásticas, que já contavam com órgãos específicos. Reivindicavam também a descentralização do apoio às artes pelas esferas públicas federais, muito focado no Sudeste e Sul do Brasil. Por isso precisamos de um órgão que apóie, veja nossas necessidades, estude o mercado de trabalho e principalmente, não fique preso ao Sul Maravilha como ocorre em outras áreas, justifica Dulce Aquino em depoimento ao Jornal do Brasil (CABALLERO, 1980). Essa discussão é incorporada ao processo de criação da FUNDACEN, regulamentada com o decreto n o , de 27 de janeiro de 1988, que estabelece seu estatuto e dá outras providências para seu funcionamento. Na sua estrutura básica (Artº seis) podemos observar a conquista das reivindicações da classe da dança com a inclusão do Instituto de Dança no seu organograma que apresentava ainda seguintes setores: Conselho Deliberativo; Presidência; Conselho de Administração; Instituto de Teatro; Instituto de Ópera; Instituto de Circo; Centro de Estudos; Centro de Técnico;

15 Diretoria de Planejamento e Administração. Estava assegurada, de alguma maneira, certa autonomia da dança com seu instituto. Com a concretização da Lei do Artista (6.533/78), um trabalho de base foi sendo desenvolvido em vários estados criando sindicatos e associações de classe. Essas questões aparecem na Oficina Nacional de Dança Contemporânea, no Diário do Festival na medida do possível..., uma publicação do evento Oficina, voltado para sua comunicação interna. As discussões giram em torno de quais afinidades teria o sindicato carioca com a dança contemporânea. O desenho traçado pelo discurso político da Oficina Nacional de Dança Contemporânea - ONDC 12, que dialogava na época com contexto nacional da dança contemporânea, nos remete a uma associação com o ambiente da sociologia moderna de Pierre Bourdier (2002), que se refere aos diagnósticos traçados ao sistema da arte, por onde o autor apresenta as amarras, as dependências, as forças e interesses existentes dentro desse complexo sistema artístico que é composto e regido por peças distintas que vão desde artistas que procuram investir em pesquisa de novas linguagens até os programadores culturais que visam apenas o lucro. A oposição entre o comercial e o 'não comercial' encontra-se por toda parte: ela é o princípio gerador da maior parte dos julgamentos que, em matéria de teatro, cinema, pintura, literatura, pretendem estabelecer a fronteira entre o que é arte e o que não o é, ou seja, praticamente entre a arte burguesa e a arte intelectual, entre a arte tradicional e a arte de vanguarda, [...]. Se esta oposição pode ter um conteúdo substancialmente desigual e designar realidades bastante diferentes segundo os campos, no entanto, permanece estruturalmente em campos diferentes e, no mesmo campo, em momentos diferentes. Ela estabelece-se sempre entre a produção restrita e a grande produção (o comercial) [...] (BOURDIER, 2002, p, 103) Parece ilustrativo o texto de Bourdier para a realidade vivenciada pelos artistas da dança emergente. Constata os diversos espaços sociais onde a arte se insere também 12 Para melhor desenvolvimento da escrita desse trabalho observando que o extenso nome do evento Oficina Nacional de Dança Contemporânea, ás vezes interrompe o fluxo do texto adotaremos, em alguns momentos as iniciais do termo ONDC.

16 diferentemente embora não sejam muitas vezes tão distantes entre si um espaço e outro. Um artista, por exemplo, pode ocupar dois espaços distintos: um como dançarino de uma grande companhia de sucesso, outro como criador de projetos experimentais, e seguem-se outros exemplos desse tipo. Em 2009, falando-se de contemporaneidade também se percebe que os campos se misturam e as fronteiras são diluídas. Breves considerações Se compararmos a realidade que acabamos de apresentar com aquela que, a partir dos anos 2000 do século XXI, a dança vem delineando em termos da organização política da classe, e também, com aquelas que o Estado estabelece com a Cultura, teremos configurações ampliadas, integradas, senão díspares. As manobras de distensão feitas pela classe da dança, exigindo do Estado o alargamento do tecido das ações político-culturais, não somente incluiu a dança neste tecido, mas se estabeleceu como ação conectiva dentro da própria área da dança. Em termos evolutivos (que não atende a idéia de progresso e sim de ocorrências não lineares), podemos inferir que este período, com seus avanços em termos de participação social nas elaborações entre Estado e Cultura, se estabeleceu enquanto circunstância evolutiva criando novos espaços de atuação da dança, novas relações e configurações. Algo semelhante e com afinidades e dialogia ocorre se comparamos as ações inicialmente efetivadas pelo SNT - no campo da dança - com os processos de elaboração e os próprios conteúdos do Plano Nacional de Cultura atual. Entre ações provocadas com a participação de pequenos grupos da dança, hoje, o país, não somente demonstra crescimento no setor produtivo da dança 13, mas incentiva o diálogo com a sociedade civil que, por sua vez, tem se organizado em Fóruns, Movimentos e outros tipos de ações colaborativas que reúne a classe além de suas identificações artísticoestéticas, prática até então mais comum. As diretrizes para a Dança, propostas inicialmente pelo SNT, hoje se transformam nas possibilidades de traçarmos planos 13 Dados relativos a este crescimento podem ser encontrados Em Cultura em números: anuário de estatísticas culturais. Brasília: Minc, 2009.

17 nacionais, estaduais, municipais e distritais para a dança. Planificação articulada ao Sistema Nacional de Cultura em fase de implantação. Observa-se que as manobras de distensão aqui levantadas, além de se constituírem como indicadoras de um novo processo que emerge no Brasil, tiveram um papel fundamental no que hoje vivemos em termos da organização política da classe. Se sua ação imediata não garantiu a autonomia da dança pretendida, ela organizou os pontos estruturantes iniciais de um sistema músculo-esquelético, em formação, desarticulado ainda pela ausência da dança em seu tecido. Referências BOTELHO, Isaura. Romance de formação: FUNARTE e Política Cultural Rio de Janeiro: Edições Casa de Rio Barbosa, CALABRE, Lia. Políticas Culturais no Brasil: balanço e perspectivas. Trabalho apresentado no III ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador: Faculdade de Comunicação/UFBA, Salvador-Bahia-Brasil, História da Política Cultural no Brasil: 1964 aos anos Rio de janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, COHN, Gabriel. A concepção oficial da política cultural nos anos 70. In. MICELI, Sérgio (org.). Estado e cultura no Brasil: anos 70. São Paulo: Difel, Cultura em números: anuário de estatísticas culturais. Brasília: Minc, NASCIMENTO, Alberto Freire. Trabalho apresentado no III ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Salvador, entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicação/UFBA, Salvador-Bahia-Brasil. MICELI, Sérgio. Teoria e prática da política cultural oficial no Brasil. In:. (org) Estado e cultura no Brasil: anos 70. São Paulo: Difel, URFALLINO, Philippe. L'invention de la politique culturelle. Paris [França]: Comité d'historie du ministère de la Culture, Plano Nacional de Cultura. Brasília, Minc, 2010 (minuta para a provação). Plano Nacional de Dança. Brasília, Minc 2010 (minuta para aprovação)

PLANO NACIONAL DE DANÇA

PLANO NACIONAL DE DANÇA PLANO NACIONAL DE DANÇA I APRESENTAÇÃO II - DIRETRIZES E AÇÕES II HISTÓRICO DO SETOR NO PAÍS III DIAGNOSE DE POTENCIAL E PONTOS CRÍTICOS DO SETOR IV DADOS DO SETOR PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES

Leia mais

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança PLANO SETORIAL DE DANÇA DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança MARÇO DE 2009 CAPÍTULO I DO ESTADO FORTALECER A FUNÇÃO DO ESTADO

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Produtor Cultural, Esportivo e de Ações Sociais. O Congresso Nacional Decreta:

PROJETO DE LEI Nº. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Produtor Cultural, Esportivo e de Ações Sociais. O Congresso Nacional Decreta: PROJETO DE LEI Nº Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Produtor Cultural, Esportivo e de Ações Sociais. O Congresso Nacional Decreta: Art. 1º O Exercício da profissão de Produtor Cultural, Esportivo

Leia mais

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS 1. Natureza e Finalidade O Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Vale do Itajaí - FREIAVI é um espaço

Leia mais

Projetos de informatização educacional. Ketiuce Ferreira Silva 3º Período G1 Professora: Gilca

Projetos de informatização educacional. Ketiuce Ferreira Silva 3º Período G1 Professora: Gilca Projetos de informatização educacional Ketiuce Ferreira Silva 3º Período G1 Professora: Gilca O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA

PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA PLANO ESTADUAL DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PLANO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA Introdução O Plano Setorial da Superintendência da Leitura e do Conhecimento do Estado do Rio de Janeiro é fruto

Leia mais

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI Secretaria de Articulação Institucional SAI O Processo de Construção do SNC Teresina-PI 04/Dez/2012 A Importância Estratégica do SNC Após os inúmeros avanços ocorridos nos últimos anos no campo da cultura

Leia mais

Fomento a Projetos Culturais nas Áreas de Música e de Artes Cênicas

Fomento a Projetos Culturais nas Áreas de Música e de Artes Cênicas Programa 0166 Música e Artes Cênicas Objetivo Aumentar a produção e a difusão da música e das artes cênicas. Público Alvo Sociedade em geral Ações Orçamentárias Indicador(es) Número de Ações 7 Taxa de

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Ago 2007 Dados das organizações: Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL NOS PAÍSES

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL NOS PAÍSES CENTRO CULTURAL DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL NOS PAÍSES I. Características e Objetivos: Este programa está destinado a apoiar pequenos projetos que promovam

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

A CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO: O CASO DO PRONATEC NA CIDADE DO RECIFE /PE

A CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO: O CASO DO PRONATEC NA CIDADE DO RECIFE /PE A CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO: O CASO DO PRONATEC NA CIDADE DO RECIFE /PE 1. INTRODUÇÃO Thayane Maria Deodato Cavalcante UFPE (thayanedc@hotmail.com) Lígia Batista de Oliveira

Leia mais

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul Vera Maria Vidal Peroni PPGEDU UFRGS Este trabalho é parte da pesquisa intitulada: PROGRAMA

Leia mais

Guia para Boas Práticas

Guia para Boas Práticas Responsabilidade Social Guia para Boas Práticas O destino certo para seu imposto Leis de Incentivo Fiscal As Leis de Incentivo Fiscal são fruto da renúncia fiscal das autoridades públicas federais, estaduais

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI Secretaria de Articulação Institucional SAI Seminário Metas do Plano e dos Sistemas Municipal, Estadual e Nacional de Cultura Vitória-ES 05/Dez/2011 Secretaria de Articulação Institucional SAI A Construção

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

Reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria

Reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria Reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria Santa Maria, 15 de Outubro de 2012 Pauta: 1) Contexto da Economia Criativa no Brasil de acordo com o Plano da Secretaria da Economia Criativa

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Disseminar a cultura empreendedora e inovadora em Santa Maria Ações de disseminação da Cultura Empreendedora Ações de trabalho conjunto entre Universidades e Comunidade Divulgação do trabalho pelo CEI

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca CERIMÔNIA NO MUSEU DO PAÇO IMPERIAL

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Educação Integral, Escola de Tempo Integral e Aluno em Tempo Integral na Escola.

Educação Integral, Escola de Tempo Integral e Aluno em Tempo Integral na Escola. Educação Integral, Escola de Tempo Integral e Aluno em Tempo Integral na Escola. Chico Poli Algumas vezes, fora da escola há até mais formação do que na própria escola. (M. G. Arroyo) É preciso toda uma

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero

Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Martina Rillo Otero Panorama da avaliação de programas e projetos sociais no Brasil Martina Rillo Otero 1 Sumário Objetivos da pesquisa Metodologia Quem foram as organizações que responderam à pesquisa? O que elas pensam

Leia mais

1 Disseminar a cultura de empreender e inovar, fortalecendo as ações do Comitê de Empreendedorismo e Inovação (CEI)

1 Disseminar a cultura de empreender e inovar, fortalecendo as ações do Comitê de Empreendedorismo e Inovação (CEI) Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Visão: "Que em 2020 Santa Maria e região sejam referência pela capacidade de empreender,

Leia mais

Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade.

Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade. Turismo em Análise, v.20, n.3, dezembro 2009 578 Relato de Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade. Alexandre Panosso Netto 1 Karina Toledo Solha 2 Marcelo

Leia mais

1. O papel da Educação no SUS

1. O papel da Educação no SUS Departamento de Gestão da Educação na Saúde SGTES Formação de facilitadores de educação permanente em saúde uma oferta para os pólos e para o Ministério da Saúde 1. O papel da Educação no SUS O SUS, mesmo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO ABRIL / 2005 Apresentação SMPDSE SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

Democracia, liberalismo ou socialismo: o que é melhor?

Democracia, liberalismo ou socialismo: o que é melhor? http://www.administradores.com.br/artigos/ Democracia, liberalismo ou socialismo: o que é melhor? DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em

Leia mais

MINIFÓRUM CULTURA 10. Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

MINIFÓRUM CULTURA 10. Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA MINIFÓRUM CULTURA 10 Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA Orientação aprovada: Que a elaboração do Plano Municipal de Cultura considere

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Mapa da Educação Financeira no Brasil

Mapa da Educação Financeira no Brasil Mapa da Educação Financeira no Brasil Uma análise das iniciativas existentes e as oportunidades para disseminar o tema em todo o País Em 2010, quando a educação financeira adquire no Brasil status de política

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Política cultural: Brasil; SP; São Paulo

Política cultural: Brasil; SP; São Paulo Política cultural: Brasil; SP; São Paulo Antônio Eleilson Leite eleilsonleite@hotmail.com São Paulo, maio, 2014 Política cultural Nacional As três dimensões da cultura: simbólica, cidadã e econômica Fortalecimento

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS

FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS FORMAÇÃO DA CIDADANIA OBJETIVOS E METAS 1. Garantir a participação juvenil na elaboração e acompanhamento das políticas públicas na área de cidadania, em nível municipal, estadual e nacional, promovendo

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS. Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS. Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br Apresentação preparada para: I Congresso de Captação de Recursos e Sustentabilidade. Promovido

Leia mais

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Visão: "Que em 2020 Santa Maria e região sejam referência pela capacidade de empreender,

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

PROJETOS DE DEMOCRATIZAÇÃO CULTURAL

PROJETOS DE DEMOCRATIZAÇÃO CULTURAL PROJETOS DE DEMOCRATIZAÇÃO CULTURAL Semana Cidades Catraca Livre: Cultura e Educação São Paulo, junho de 2010 AGENDA A B C PRODUÇÃO X ACESSO À CULTURA PROJETOS CULTURAIS ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

Leia mais

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS

EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS EDITAL DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente convida os Órgãos Públicos

Leia mais

Como resultado da preparação desse I Workshop foram formalizadas orientações básicas para formatação de um projeto cultural que seguem abaixo.

Como resultado da preparação desse I Workshop foram formalizadas orientações básicas para formatação de um projeto cultural que seguem abaixo. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAIS A Fundação Cultural do Estado da Bahia tem como missão fomentar o desenvolvimento das Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Circo, Audiovisual, Culturas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO O estágio curricular obrigatório é aquele definido

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação. Existem muitas definições para avaliação, não existe uma única.

Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação. Existem muitas definições para avaliação, não existe uma única. Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial Avaliação, Monitoramento e Impacto no Programa de Voluntariado Empresarial: Teoria e Prática 25/11/14 Martina Rillo Otero A importância do processo de avaliação

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 6.047-D, DE 2005 Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas em assegurar o direito

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense

PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense PROJETO Educação de Qualidade: direito de todo maranhense 1. DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO Título do Projeto Educação de Qualidade: direito de todo maranhense Início Janeiro de 2015 Período de Execução Término

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Geografia. Textos complementares

Geografia. Textos complementares Geografia Ficha 2 Geografia 2 os anos Silvia ago/09 Nome: Nº: Turma: Queridos alunos, bom retorno. Segue um conjunto de atividades que têm por objetivo encaminhar as discussões iniciadas em nossas aulas

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO

INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO O ESTADO VEIO TENDO, NO DECORRER DO SÉCULO XX, ACENTUADO PAPEL NO RELACIONAMENTO ENTRE DOMÍNIO JURÍDICO E O ECONÔMICO. HOJE, TAL RELAÇÃO JÁ SOFRERA PROFUNDAS

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares.

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. Marianna Salgado Cavalcante de Vasconcelos mary_mscv16@hotmail.com Jadiel Djone Alves da Silva jadieldjone@hotmail.com

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção 02 Estratégia Nacional de

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

PRÊMIO AMBIENTAL É INCENTIVO ÀS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS E AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-GERENCIAL

PRÊMIO AMBIENTAL É INCENTIVO ÀS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS E AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-GERENCIAL PRÊMIO AMBIENTAL É INCENTIVO ÀS BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS E AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-GERENCIAL Já estão abertas as inscrições para o 2º Benchmarking Ambiental Brasileiro no site: www.maisprojetos.com.br/bench.

Leia mais

Gestão Democrática da Educação

Gestão Democrática da Educação Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de

Leia mais

PROJETO DA CPA 1 DADOS DA INSTITUIÇÃO. Nome: Faculdade São Salvador Código: 2581 Caracterização: Instituição privada com fins lucrativos

PROJETO DA CPA 1 DADOS DA INSTITUIÇÃO. Nome: Faculdade São Salvador Código: 2581 Caracterização: Instituição privada com fins lucrativos PROJETO DA CPA Em atendimento ao que dispõe a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 que institui a obrigatoriedade da Avaliação Institucional e por entender a importância do SINAES para o desenvolvimento

Leia mais

1 de 9 ESPELHO DE EMENDAS DE ACRÉSCIMO DE META

1 de 9 ESPELHO DE EMENDAS DE ACRÉSCIMO DE META S AO PLN0002 / 2006 - LDO Página: 2355 de 2392 1 de 9 ESPELHO DE S DE AUTOR DA 27 Valorizar a diversidade das expressões culturais nacionais e regionais 1141 Cultura, Educação e Cidadania 5104 Instalação

Leia mais

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO A III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece em um momento histórico dos Movimentos Sociais, uma vez que atingiu o quarto ano de ratificação

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO PARANÁ GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SEED DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS - DPPE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PDE Anexo I Professor PDE FORMULÁRIO DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino

Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino Desafios para a gestão escolar com o uso de novas tecnologias Mariluci Alves Martino A escola e a gestão do conhecimento Entender as instituições educacionais pressupõe compreendê-las e colocá-las em relação

Leia mais

PARCERIA BRASILEIRA PELA ÁGUA

PARCERIA BRASILEIRA PELA ÁGUA PARCERIA BRASILEIRA PELA ÁGUA Considerando a importância de efetivar a gestão integrada de recursos hídricos conforme as diretrizes gerais de ação estabelecidas na Lei 9.433, de 8.01.1997, a qual institui

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Mensagem nº 3, de 2013. Canoas, 25 de janeiro de 2013. A Sua Excelência o Senhor Vereador Juares Carlos Hoy Presidente da Câmara Municipal de Canoas Canoas RS Senhor Presidente, Na forma da legislação

Leia mais

MULTIPLICAÇÃO DOS MECANISMOS

MULTIPLICAÇÃO DOS MECANISMOS À MULTIPLICAÇÃO DOS MECANISMOS UM TRAJETO DE DISCUSSÃO QUE CHEGA A SUA ETAPA DECISIVA Foram seis anos de debate com os setores artísticos, acúmulo interno e gestão do atual modelo de fomento à cultura.

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais