Manual de Artes Fechamento de Arquivos para a OPEC/GP Novembro/2007 Manual de Artes da OPEC Arquivos Impressos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Artes Fechamento de Arquivos para a OPEC/GP Novembro/2007 Manual de Artes da OPEC Arquivos Impressos"

Transcrição

1 Manual de Artes Fechamento de Arquivos para a OPEC/GP Novembro/2007 Manual de Artes da OPEC Arquivos Impressos

2 Gazeta do Povo -vs02- Recomendações para preparação da arte final Segue abaixo algumas dicas e configurações usados na criação de arte final para anúncios publicados na Gazeta do Povo. Como sabemos, na impressão Off Set devemos ter alguns cuidados na hora de prepararmos a arte final, pois é na criação que podemos determinar e eliminar 75% dos erros que poderão ocorrer no processo de impressão. Lembrando sempre que para reprodução gráfica devemos adequar o trabalho às características dos processo de impressão e pré-impressão, que não são necessárias quando destinadas à visualização e projeção. Curiosidade: Off-Set é o sistema de impressão indireta (papel não entra em contato com a matriz). A matriz é presa na máquina através de um cilindro que transmite a imagem para um outro cilindro de borracha (cauchu) e este por sua vez transfere ao suporte. Utiliza tinta gordurosa e pastosa com formas metálicas e planográficas. É o sistema mais versátil, permitindo a impressão em plásticos, metais, papelões e até mesmo pano. O sistema se originou da litografia em 1900 por Rubel Ira. 1. Tipologia Como a impressão em papel jornal geralmente existe o ganho-de-ponto, corre-se o risco de algumas fontes saírem ilegíveis, sendo assim deve-se cuidar com os tipos de fontes que usamos nos anúncios, se possível usar as recomendações abaixo: Tipologia mínima. - tipos sem serifa devem ter no mínimo 7 pontos ( serifados, mínimo de 9 pontos); - os tipos sem serifa favorecem a fidelidade na reprodução off set; - tipos de corpo pequeno devem ser reproduzidos a uma cor e evite usar fundos coloridos ou chapados, pois o ganho-de-ponto cobre a letra. Contraste e legibilidade. - não vazar tipos em fundo com claro (menos de 70% de ponto); - não vazar tipos em fundo amarelo; - tipos finos (leves) ou serifados não devem ser reticulados; - tipos reticulados com 80% ou mais serão chapados (ganho-de-ponto). Exemplos.

3 2. Cores Na impressão do jornal é usado como padrão de cores o modo CMYK, ou seja, 04 cores (Cyano, Magenta, Yellow e BlacK ), combinando-se entre si para formação das outras cores, é claro que nenhum sistema de reprodução de cores alcança o espectro da natureza, o olho humano vê bilhões de cores; a tela de um computador chega a 16 milhões, enquanto um impresso por mais perfeito e aperfeiçoado que seja, não chega a 6 mil cores. Essa limitação do range de cores (também chamada de color gamut ) do processo de impressão é o que impede a reprodução perfeita das imagens coloridas. Na preparação de artes para impressão em papel jornal devemos ter alguns cuidados específicos. RGB ou CMYK. - RGB (Red, Green e Blue), é o sistema de cor usado pelos monitores e algumas impressoras a jato de tinta, no processo de impressão off set, o padrão usado é o CMYK, portanto todas imagens devem ser transformadas nestas cores. Chapado preto. - Para conseguir um fundo preto sem falhas, use 100% de Preto (K), pode-se calçar com cerca de 30% de Cyan (C) para o chapado ficar com um tom negro azulado (imitando um brilhante). - Nunca use o Black Registration ( combinação de 100% de todas as cores para formação do preto), além de dificultar a impressão, os textos ou detalhes das imagens poderão sair fora de registro ( tremido ). Carga de Tinta. - A soma de todas as cores sobrepostas (C + M + Y + K) não deve ultrapassar os 240%, a fim de não comprometer a secagem do impresso, o papel não suporta tanta tinta sobreposta. Equalização de Cores - Em programas editores de imagens possuem equalizadores de níveis tonais, neles se podem diminuir ou acrescentar as cores separadamente, inclusive podendo anular alguma cor. Abaixo, mostramos a janela do equalizador usado no Photoshop que pode ser acessado através do atalho Ctrl + L. Produção de Cores. - Como já foi dito para produzir o espectro de tons de impressão é necessário a combinação das cores primárias (CMYK). Como existe uma enorme gama de tons não existe regras específicas para criação das cores, ficando assim à imaginação e experiência do arte finalista com o

4 impressor, pois a qualidade da cor no impresso final depende de muitos fatores que vai desde a variedade de tinta, qualidade do papel e até a temperatura do ambiente de impressão. - Para ajudar existe réguas de cores (escalas cromáticas) ou amostra impressa por gradação de tonalidade com as principais cores, criados geralmente pelo impressor com características e configurações específicas de cada impressora, existe também mapas genéricos, como o Color Circle, mostrado abaixo, mas não devem ser usados como única fonte de referência. - A leitura do Color Circle é feito usando as grades de porcentagem, por exemplo para formarmos o vermelho puro (red), temos que juntar 100% Yellow e 100% Magenta, o ponto mostrará 100% Red (veja flecha demonstrando). - Devemos ter cuidado com retículas, usadas geralmente para dar transparência ou para tonalizar as cores, no processo off-set temos a característica do ganho de ponto, podendo o resultado não ser o esperado, portanto use com cuidado. Retículas acima de 70% poderão sair chapados. - O ideal é que todos materiais policromáticos cheguem à editora acompanhados de provas, para que o impressor possa comparar com o impresso final. Ficando bem claro que a única prova que é mais fiel e que realmente imita o processo off-set quando utilizado em papel jornal é a prova de prelo, pouco usado pelo seu alto custo. Configuração de CMYK no Photoshop. - Sempre antes da confecção do fotolito é feito um check list no software Adobe Photoshop, a configuração de CMYK dos computadores da OPEC estão calibrados conforme mostra a figura a seguir, portanto é aconselhável que o cliente também use esta configuração para enviar materiais a esta Editora, assim conseguimos ter mais fidelidade de cor no produto impresso. No Photoshop é acessado no menu Arquivo/Configurações de Cores/Configuração de CMYK.

5 3. Imagens O tratamento das imagens utilizadas em reprodução gráfica muitas vezes é uma das tarefas mais complicadas e que requer mais tempo e habilidade do setor de arte, da fotografia à digitalização e tratamento em desktop depende de técnicas e cuidados, alguns já demonstradas no item anterior (2.cores), e outros como tratamento de fundo, recortes, contraste, ruído, resolução, tamanho e muitos fatores que fazem a diferença na qualidade e estética do impresso. Digitalização da Imagem. - Para tratar as imagens digitalizadas usam-se programas editores de imagem, primeiramente devemos mudar o modo de cor para CMYK, pois geralmente os scanners digitalizam em modo RGB, depois é que devemos limpar, recortar, redimensionar e aplicar os filtros necessários. Resolução. - Na impressão do jornal a resolução mínima é de 200 dpi, considerando que não se consegue resolução maior que 300 dpi em papel jornal é desnecessário fechar imagens acima disto, pois pesará no envio e no processamento final acarretando atrasos e/ou perdas de prazos para impressão. Gravação das Imagens. - Ao salvar as imagens aconselha-se utilizar bitmaps (tif ou jpg), cuidando sempre que esteja na resolução e no tamanho real que será usado na montagem da arte, para que o arquivo final não fique pesado desnecessariamente. Quando redimensionamos as imagens em programas de paginação ou criação de arte, não diminuímos o seu peso, isto deve ser feito em programas de edição de imagem. 4. Fechamento de arquivos Os arquivos para publicação de anúncios publicitários devem chegar a Gazeta do Povo fechados como imagem, nas extensões.tif,.jpg ou.eps fechado em curvas. A seguir daremos algumas sugestões de como fechar os anúncios de modo correto nos programas mais usados e conhecidos dos criadores, evitando assim eventuais problemas com os arquivos.

6 Corel Draw. O Corel Draw é um dos programas mais usados para produção de arte pelo motivo de ser simples e fácil de operar, porém alguns recursos e ferramentas utilizados dificultam e podem até não permitir a impressão, por isso aconselha-se que quando produzir a arte em Corel Draw deve-se fechar os arquivos em Bitmap (.tif ou.jpg) e não em.eps que é um arquivo vetorial e gera processamento em cada elemento da imagem. - Fechamento em.eps. Selecionamos a arte e executamos o comando Exportar no menu Arquivo (Ctrl + E), nesta janela colocamos o nome do arquivo, o tipo de arquivo (neste caso EPS), ativamos o somente selecionados e clicamos em Exportar. Em seguida aparecerá esta outra janela em que devemos incluir um preview da imagem (cabeçalho de imagem) no modelo proposto abaixo, enviar os bitmaps em CMYK no caso da arte colorida ou Tons de Cinza se for preto e branco e ainda exportar os textos em curvas. - Fechamento em.tif. Selecionamos a arte e executamos o comando Exportar no menu Arquivo (Ctrl + E), nesta janela colocamos o nome do arquivo, o tipo de arquivo (neste caso TIF), ativamos o somente selecionados, deixamos com compactação LZW e clicamos em Exportar.

7 Em seguida aparecerá a janela Exportar bitmap em que devemos selecionar o padrão de cor (colorido = CMYK; pb = Tons de Cinza), tamanho sempre 1 para 1 e a resolução desejada. - Fechamento em.jpg. Selecionamos a arte e executamos o comando Exportar no menu Arquivo (Ctrl + E), nesta janela colocamos o nome do arquivo, o tipo de arquivo (neste caso JPG), ativamos o somente selecionados e clicamos em Exportar.

8 Em seguida aparecerá a janela Exportar bitmap em que devemos selecionar o padrão de cor (colorido = CMYK; pb = Tons de Cinza), tamanho sempre 1 para 1 e a resolução desejada. E por último vem a janela Exportar JPEG onde configuramos conforme modelo abaixo para evitar o serrilhamento, característica deste tipo de extensão e razão a qual devemos evita-lo se o anúncio conter fontes e detalhes pequenos.

9 Adobe Photoshop. Embora o Adobe Photoshop seja um programa para edição de imagem, ele possui muitas ferramentas e freqüentemente é utilizado para confecção de artes, lembrando que antes de seguir os passos abaixo para fechamento dos arquivos, devemos verificar se a arte está no tamanho correto (menu Imagem, comando Tamanho da Imagem) e se está no padrão de cor CMYK (menu Imagem, comando Modo) - Fechamento em.eps. Executamos o comando Salvar uma Cópia no menu Arquivo, aparecerá a janela mostrada abaixo, onde colocaremos o nome do arquivo e o tipo de arquivo (neste caso EPS). abaixo. Em seguida aparecerá uma janela de opções de eps, que deve ser configurada conforme modelo

10 - Fechamento em.tif. Executamos o comando Salvar uma Cópia no menu Arquivo, aparecerá a janela mostrada abaixo, onde colocaremos o nome do arquivo e o tipo de arquivo (neste caso TIF). Após vem a janela com opção para compactar, devemos usar a compactação LZW nos arquivos gravados em.tif, para ficar leve e de fácil manuseio a configuração mostrada abaixo é a correta. - Fechamento em.jpg. Executamos o comando Salvar uma Cópia no menu Arquivo, aparecerá a janela mostrada abaixo, onde colocaremos o nome do arquivo e o tipo de arquivo (neste caso JPG).

11 Em seguida iremos configurar o jpg para impressão (como o jpg é uma extensão usada na internet, consequentemente é um arquivo de tela) pois devemos tomar cuidado para evitar o serrilhamento. A imagem abaixo mostra a configuração aconselhável. Quark Xpress e Page Maker. O Quark Xpress é um programa de paginação assim como o Page Maker, o problema é que estes programas não gravam como imagens, portanto não são aceitos pela Gazeta do Povo, porém existe duas alternativas para que usa estes programa, salvar em.pdf ou em.eps e depois abri-los no Adobe Photoshop e salvá-los como as regras já subscritas. Devemos tomar cuidado e realizarmos esta operação numa mesma máquina para não ocorrer troca de fontes. Ressalva-mos que não é um procedimento aconselhável, pois poderá ocorrer problemas de serrilhamento, fontes e cores. 5. Envio de materiais Para enviar materiais de forma correta e padronizada consulte o Manual Recepção Digital da OPEC, onde consta as informações detalhadas de como enviar os arquivos. 6. Resumo e Glossário Programas: Criação de Arte: Corel Draw, Illustrator, Free Hands. Editor de Imagens: Photoshop e Photopaint. Paginação: QuarkXpress e Pagemaker. Cores: Color: CMYK - Ciano, Magenta, Yellow e Black PB: Tons de Cinza Arquivos: Bitmaps:.jpg e.tif. Vetoriais:.eps fechado em curvas. Resolução: mínimo de 200dpi.

12 Manual de Artes da OPEC Arquivos On Line Gazeta do Povo Flash Após o término do seu projeto, já salvo em uma pasta em seu computador, configure no painel de controle para salvar seu projeto nos padrões.jpeg e em.swf, o comando de Publish Setting se encontra em file>publish setting. Selecione no painel apenas estas duas opções como na imagem abaixo. Em seguida vamos configurar a segunda aba que se encontra nessa mesma janela que esta com o nome de Flash para salvarmos o arquivo.swf. Siga a configuração da imagem abaixo.

13 Cuidados com a Animação 1 - No caso do exemplo dado, a versão usada é do Flash 8, não há problemas se a utilização for com versões anteriores (Flash MX). 2 -O action script usado deve ser o action script 2.0 pois a versão action script 3.0 ainda não foi homologada. Depois de configurar o Publish Setting, clique no botão Publish que se encontra na parte inferior da janela e automaticamente teremos uma visualização do.swf que estará salvo na pasta onde você salvou seu projeto. Para salvar um arquivo em.gif usaremos um outro caminho, pois o.gif salvo via Publish, não tem a otimização que mostraremos a seguir. Vamos exportar o nosso projeto como Animated GIF que e uma extensão do.gif. Vá ao painel de controle file > export > export movie. Selecione Animated GIFF como na figura abaixo coloque o nome de seu projeto.

14 Aparecerá uma nova janela com as dimensões de seu projeto e que não devem ser alteradas. A resolução vem no padrão de 72 dpi que é a resolução ideal para web. Nessa janela também tem um controle de repetições, quando seu projeto for animado e se deixar em 0 (zero) seu projeto animado vai ficar em loop repetindo varias vezes. Photoshop No Photoshop também é possível produzir arquivos para a Internet, estes podem ser.jpg ou.gif. Para salvar arquivos.jpg para a Internet, deve-se seguir os mesmos passos já descritos para anúncios impressos, porém, a diferença de configuração deve ser no padrão de cor, que deve-se utilizar RGB (no impresso é CMYK) e na resolução que o máximo para os banners é de 72 dpi. Arquivos.gif, podem ser salvos, utilizando os layers como fotograma da animação, ou seja, cada fotograma deve ser a composição de cada layer correspondente no Photoshop.

15 Na seqüência, visualize o menu Window/Animation e adicione quantos frames forem necessários para a quantidade de layers criados, faça a ordenação e configure o delay de cada quadro. Para finalizar, salve o projeto em File/Save for Web... e configure a janela de Exportação como mostra abaixo.

16 Dúvidas e demais esclarecimentos, entrar em contato com a Recepção Digital no telefone

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

Alguns métodos utilizados

Alguns métodos utilizados Alguns métodos utilizados TIF Algumas pessoas exportam o trabalho feito no Corel em formato TIF,que é um procedimento comum para impressão em jornais e publicações impressas. Para exportar desta forma

Leia mais

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO EM COREL DRAW E PHOTOSHOP

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO EM COREL DRAW E PHOTOSHOP COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO EM COREL DRAW E PHOTOSHOP ÍNDICE EXPORTANTO EM COREL DRAW 1 - definindo o tamanho pág. 3 2 - padrão (sistema de cores - cmyk) pág. 3 3 - resolução pág. 4

Leia mais

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA.

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução,

Leia mais

Porque as. cores mudam?

Porque as. cores mudam? Porque as cores mudam? O que são cores? As cores não existem materialmente. Não possuem corpo, peso e etc. As cores correspondem à interpretação que nosso cérebro dá a certo tipo de radiação eletro-magnética

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações Tamanho da arte O site disponibiliza para download os Arquivos padrão, que são arquivos modelo para auxiliar a confecção do seu material. Eles possuem margens predefinidas e tamanho adequado ao tipo de

Leia mais

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev _recomenda.shtml Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros Recomendações que evitam os erros mais freqüentes Nunca utilize quadricromia

Leia mais

Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais

Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais 2015 Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais Introdução Você tem em mãos a nova versão do Manual de Fechamento e Envio de Arquivos Digitais do

Leia mais

DICAS. #gruposantaedwiges

DICAS. #gruposantaedwiges DICAS Para você que irá confiar o fechamento à nossa gráfica, recomendamos que você se atente a pequenos detalhes de seu arquivo, pois estes farão enorme diferença na qualidade final do seu impresso gráfico.

Leia mais

Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento

Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento 1 Antes de mais nada, é extremamente necessário lembrar que para tratar uma imagem é necessário que o monitor de seu computador esteja calibrado

Leia mais

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros Recomendações que evitam os erros mais freqüentes Nunca utilize quadricromia para textos em preto, para evitar problemas de registro na impressão. Evite

Leia mais

Clique no número da página escolhida para acessá-la. Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material

Clique no número da página escolhida para acessá-la. Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material MANUAL DE ENVIO DE MATERIAL 2013 Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material Resolução Formatos Conteúdo Prova de cor Layout Marcas de corte Cores Clique no número

Leia mais

Organização de uma sequência para tratamento de imagem

Organização de uma sequência para tratamento de imagem Aula 7 Tratamento Organização de uma sequência para tratamento de imagem SEMPRE guarde o arquivo original. Crie uma pasta para as imagens tratadas Verifique a qualidade da imagem e também se a resolução

Leia mais

Considerações gerais sobre arquivos abertos e fechados

Considerações gerais sobre arquivos abertos e fechados Considerações gerais sobre arquivos abertos e fechados Este tutorial tem por finalidade esclarecer algumas dúvidas sobre arquivos abertos e arquivos fechados. Leia e entenda um pouco mais sobre PDF, diferenças

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais Curso Técnico em Multimídia ETI - Edição e tratamento de imagens digitais 2 Fundamentos "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus." 2 Timóteo 1:13

Leia mais

Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos).

Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos). Guia de Instruções Atenção com as margens de corte Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos). Sempre utilize no mínimo a 3,5mm de margem

Leia mais

Prof. Wanderlei Paré PROCESSOS DE IMPRESSÃO

Prof. Wanderlei Paré PROCESSOS DE IMPRESSÃO CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DIRETA QUANDO A MATRIZ IMPRIME DIRETAMENTE SOBRE O PAPEL. INDIRETA QUANDO A MATRIZ IMPRIME SOBRE UMA SUPERFÍCIE E DESTA PARA O PAPEL. PLANA QUANDO TODA A SUPERFÍCIE DA MATRIZ TOMA

Leia mais

O que é a cor? Como converter as cores para CMYK

O que é a cor? Como converter as cores para CMYK Introdução A Cartilha de Fechamento de Arquivos a seguir foi preparada pela equipe de criação da gráfica Cores, com o intuito de ajudar seus clientes a criarem artes o mais precisa possível, evitando assim

Leia mais

Especificações Técnicas Editora Abril Copyright 2010, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados

Especificações Técnicas Editora Abril Copyright 2010, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados Especificações Técnicas Editora Abril Copyright 2010, Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados Como evitar erros http://grafica.abril.com.br/como_evitar_erros.php A quadricromia não deve ser utilizada

Leia mais

a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. Dezembro de 2009

a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. Dezembro de 2009 16 a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. 17 Marca Dinâmica e evolutiva, a marca Bematech é formada pelo símbolo e logotipo. Suas elipses simbolizam a essência de uma empresa empreendedora.

Leia mais

FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL

FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL GERENCIAMENTO DE COR CONFORME ISO 12647-2:2004 Buscando qualidade, agilidade e fidelidade nas cores dos materiais impressos aos nossos clientes, a Dinâmica

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO JANEIRO/2012 Introdução Este guia descreve os padrões, formatos e procedimentos a serem adotados na preparação e fechamento de

Leia mais

Uma nova maneira de interagir com a Gráfica Art3! A mais nova tecnologia em aprovação de arquivos via WEB.

Uma nova maneira de interagir com a Gráfica Art3! A mais nova tecnologia em aprovação de arquivos via WEB. Uma nova maneira de interagir com a Gráfica Art3! A mais nova tecnologia em aprovação de arquivos via WEB. O Portal Art3 é um sistema que permite uma grande flexibilidade na entrega e aprovação de seus

Leia mais

Introdução. Tipo de Cor

Introdução. Tipo de Cor Introdução Este material foi pensado pela Gráfica Cartões Mais Barato, com o propósito de facilitar a produção dos seus materiais. Para isso, preparamos o melhor compilado de textos a cerca do fechamento

Leia mais

PUBLICIDADE & PROPAGANDA PRODUÇÃO GRÁFICA

PUBLICIDADE & PROPAGANDA PRODUÇÃO GRÁFICA PRODUÇÃO GRÁFICA PUBLICIDADE & PROPAGANDA Prova Semestral --> 50% da nota final. Sistema de avaliação Atividades em laboratório --> 25% da nota final Exercícios de práticos feitos nos Laboratórios de informática.

Leia mais

Definição de cores e suas diferenças. RGB, CMYK e Pantone

Definição de cores e suas diferenças. RGB, CMYK e Pantone Introdução Esta cartilha foi criada com o objetivo de facilitar e ensinar de maneira didática o processo de fechamento de arquivos, desde os processos iniciais, até a exportação do seu arquivo para o PDF/X-1a.

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

Mídia Impressa X Mídia Eletrônica

Mídia Impressa X Mídia Eletrônica Diferenças entre Mídia Impressa e Eletrônica Resolução Web >> 72dpi Impressão >> 300dpi Padrão de cores Web >> RGB Impressão >> CMYK Tipos de Arquivos Web >> GIF / JPEG Impressão >> TIF / EPS Tamanho dos

Leia mais

Produção Gráfica. Fechamento de arquivos para impressão

Produção Gráfica. Fechamento de arquivos para impressão Arquivo aberto vs Arquivo fechado Arquivo aberto: Pacote de arquivos Na gráfica: Pacote de arquivos abertura do arquivo checagem de links conferência de imagens conferência de fontes edição de retoques

Leia mais

Índice (clique no item para ir ao tópico)

Índice (clique no item para ir ao tópico) Índice (clique no item para ir ao tópico) Envio de arquivos para paginar/editorar Orientações para envio de arquivos já diagramados Package (Pacote) no InDesign Fechamento de arquivos para a gráfica Exportação

Leia mais

19/11/2015. Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA. James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático.

19/11/2015. Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA. James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático. Prof. Reginaldo Brito Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA Joseph-Nicéphore Niepce * França, (1765-1833) James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático. 1826,

Leia mais

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K GCR Photoshop CS3 Cores Digitais Primeiramente, vamos entender como é possível substituir o CMY por preto apenas nas áreas cinzas e escuras sem influenciar nas outras cores da foto. Quando um scanner captura

Leia mais

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Special Effects for Print Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Process Metallic Color System O sistema Process Metallic Color System (Sistema de Cores Metálicas

Leia mais

ferramentas da imagem digital

ferramentas da imagem digital ferramentas da imagem digital illustrator X photoshop aplicativo ilustração vetorial aplicativo imagem digital 02. 16 imagem vetorial X imagem de rastreio imagem vetorial traduz a imagem recorrendo a instrumentos

Leia mais

Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 2 - Conceitos básicos de produção gráfica professor Rafael Hoffmann Cor Modelos cromáticos - Síntese aditiva/cor-luz Isaac Newton foi o responsável pelo desenvolvimento da teoria das cores. Em

Leia mais

A cor e o computador. Teoria e Tecnologia da Cor. Unidade VII Pág. 1 /5

A cor e o computador. Teoria e Tecnologia da Cor. Unidade VII Pág. 1 /5 A cor e o computador Introdução A formação da imagem num Computador depende de dois factores: do Hardware, componentes físicas que processam a imagem e nos permitem vê-la, e do Software, aplicações que

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA BRASÍLIA JUL.2014 1 APRESENTAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL // CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA CFO 3 //APRESENTAÇÃO A concepção da nova marca

Leia mais

Publisher. Publisher. versão 2012.2

Publisher. Publisher. versão 2012.2 versão 2012.2 Publisher Publisher Para diagramar, vamos utilizar o Publisher, do pacote de programas Microsoft Office. As instruções valem para as versões 2003, 2007 e 2010 do pacote. Vamos aprender através

Leia mais

FORMATO DO PAPEL SANGRIA E PAGINAÇÃO

FORMATO DO PAPEL SANGRIA E PAGINAÇÃO 2 3 4 5 FORMATO DO PAPEL SANGRIA E PAGINAÇÃO DIFERENÇAS ENTRE IMRESSÃO OFFSET E DIGITAL O processo de impressão Offset é indireto. Cada uma das cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), são gravadas

Leia mais

Publisher. Publisher. versão 2012.2

Publisher. Publisher. versão 2012.2 versão 2012.2 Publisher Publisher Para diagramar, vamos utilizar o Publisher, do pacote de programas Microsoft Office. As instruções valem para as versões 2003, 2007 e 2010 do pacote. Vamos aprender através

Leia mais

Gama do monitor. Michael v.ostheim Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga

Gama do monitor. Michael v.ostheim Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga Michael v.ostheim Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 4 2 Usando as imagens de teste 4 2.1 Imagem de teste da escala de cinza............................ 4 2.2

Leia mais

Imagens (miolo_ papel jornal) Resolução:.................200 dpi (lineatura 100 lpi) Modo de Cor:...............CMYK (imagens Cor) Grayscale ou Tons de Cinza (imagens P&B) Dot Gain:..................30%

Leia mais

Fechamento de arquivos. Como Gerar Arquivos em PDF (Portable Document Format)

Fechamento de arquivos. Como Gerar Arquivos em PDF (Portable Document Format) Fechamento de arquivos Como Gerar Arquivos em PDF (Portable Document Format) Para instalar a impressora PostScript no seu sistema, utilize o PsPrinter da Abode chamado de Generic PostScript, que você encontra

Leia mais

FECHANDO ARQUIVOS EM CORELDRAW

FECHANDO ARQUIVOS EM CORELDRAW FECHANDO ARQUIVOS E CORELDRAW OSTRAREOS COO FECHAR ARQUIVOS E U DOS PROGRAAS DE ILUSTRAÇÃO AIS CONHECIDOS PELO USUÁRIO DE PC, O CORELDRAW. VEJA, PASSO-A-PASSO, QUAIS OS PROCEDIENTOS NECESSÁRIOS. ENU FILE

Leia mais

Apresentação do Projeto Gráfico

Apresentação do Projeto Gráfico Arte-final Arquivo feito no computador utilizando softwares específicos que permitem a produção de um fotolito para impressão gráfica. Programas Utilizados para a Produção de Arte-final. Dependendo das

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

ROTEIRO DE PRODUÇÃO GRÁFICA. versão 1.0. Criação. Aprovação. Produção. Desenvolvido por

ROTEIRO DE PRODUÇÃO GRÁFICA. versão 1.0. Criação. Aprovação. Produção. Desenvolvido por ROTEIRO DE PRODUÇÃO GRÁFICA versão 1.0 Criação Produção Aprovação Entrega Desenvolvido por EQUIPE : Daniel Augusto Design, Diagramação e Conteúdo Larissa Lopez Direção de arte e Conteúdo Planejar, Conceber

Leia mais

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo 3 Este manual tem como objetivo recomendar a forma mais adequada de criação, tratamento de imagem, fechamento de arquivos e envio de anúncios que serão impressos no sistema de impressão Offset Web Cold

Leia mais

Imagens Digitais Tratamento de Imagens

Imagens Digitais Tratamento de Imagens Imagens Digitais Imagens de Bitmap Bitmap = Mapa de Bits ou Imagens Raster São as imagens formadas por pixels em oposição às imagens vetoriais. Imagens de Bitmap Imagem de bitmap Imagem vetorial Imagens

Leia mais

Usando os Softwares Corretos. Tudo bem explicadinho

Usando os Softwares Corretos. Tudo bem explicadinho Cartilha da Pré-Impressão A JACUÍ apresenta sua Cartilha da Pré-Impressão, elaborada especialmente como ferramenta de auxílio aos nossos clientes/agências. Facilitar o desenvolvimento de seus impressos

Leia mais

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul Manual de Identidade Visual Governo do Estado do Rio Grande do Sul todos pelo rio grande É com muita satisfação que apresentamos a nova forma de expressão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Daqui

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Fiery Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Glossário

Fiery Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Glossário Fiery Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS Glossário 2004 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos das Avisos de caráter legal deste produto. 45044849

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S -

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S - Produção Gráfica 2 FORMATOS DE ARQUIVOS A R Q U I V O S D I G I T A I S - FORMATOS DE ARQUIVOS PARA IMAGEM BITMAPEADAS Uma imagem bitmapeada, uma ilustração vetorial ou um texto são armazenados no computador

Leia mais

Fiery E100 Color Server. Impressão em cores

Fiery E100 Color Server. Impressão em cores Fiery E100 Color Server Impressão em cores 2011 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 45098264 09 de agosto

Leia mais

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Conceitos do Photoshop Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Bitmap Image Conceito de pixel Imagem bitmap x imagem vetorial Pixel x bits Resolução de tela e imagem 72 pixel/inch 300

Leia mais

Imprimindo Branco e Clear na C941dn OKI

Imprimindo Branco e Clear na C941dn OKI Imprimindo Branco e Clear na C941dn OKI Com a C941dn OKI, você pode demonstrar toda a sua criatividade e ampliar suas possibilidades nas impressões, produzindo materiais com uma enorme variedade de cores

Leia mais

Epson Professional Imaging Gerenciamento de cores

Epson Professional Imaging Gerenciamento de cores Epson Professional Imaging Gerenciamento de cores Impressão com perfis ICC Aviso de direitos autorais Todos os direitos reservados. Esta publicação não pode ser integral ou parcialmente reproduzida, arquivada

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011 Conteúdo 1. OBJETIVO DO FIREWORKS... 2 1.1 - Diferença entre imagem Vetorial e Bitmap... 2 1.2 - Formato de Arquivos... 3 2. AMBIENTE DO FIREWORKS... 3 2.1 - INICIANDO UM PROJETO... 4 3. DESENHANDO NO

Leia mais

Atualização: JULHO/2011

Atualização: JULHO/2011 Uso do logo Teuto Pfizer Este material também é conhecido por manual da marca Teuto Pfizer. Ele é destinado a profissionais de comunicação, agências de publicidade, fornecedores e usuários em geral que

Leia mais

Digitalização para PC

Digitalização para PC 1 Criarumperfildedigitalização... 2 Usar o utilitário ScanBack....................... 2 UseaspáginasdaWebnoMarkNet... 4 Personalizar configurações de parapc... 7 Criar um perfil de digitalização parapc

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

A pré-impressão ponto por ponto. Goiânia, maio de 2008

A pré-impressão ponto por ponto. Goiânia, maio de 2008 A pré-impressão ponto por ponto Goiânia, maio de 2008 Definição A pré-impressão é a técnica de preparação do original para possibilitar a sua reprodução por meio de um processo de impressão. CRIAÇÃO PRÉ-IMPRESSÃO

Leia mais

WEBGIS Sistema Informativo Territorial

WEBGIS Sistema Informativo Territorial PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA WEBGIS Sistema Informativo Territorial MANUAL DE UTILIZAÇÃO Autor: Rony Camargo de Brito Primeira edição: 20-06-2008 Atualizado: 08-10-2008 Todos os Direitos Reservados

Leia mais

Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril

Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril Qual é o papel usado na impressão de revistas? Cada revista utiliza um tipo de papel diferente. Na gráfica são utilizados papéis do tipo LWC, SC, Couchê, Jornal

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB. Professora Andréia Freitas

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB. Professora Andréia Freitas TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB Professora Andréia Freitas 2012 3 semestre Aula 03 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro:

Leia mais

7 Introdução ao uso do LibreOffice Impress

7 Introdução ao uso do LibreOffice Impress Introdução a Informática - 1º semestre AULA 04 Prof. André Moraes Objetivos desta aula: Criar apresentações básicas com uso do LibreOffice Impress; o Manipular a estrutura de tópicos para a digitação de

Leia mais

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape

TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape TUTORIAL: Criando e animando sprites no Inkscape Pra quem não sabe, o Inkscape é um programa de desenho vetorial, assim como o Illustrator da Adobe, porém é software livre. Atualmente encontra-se na versão

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES:

LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - CGIC Concurso Público (Aplicação: 07/08/2011) Cargo: Técnico em Artes Gráficas/Classe D-101 LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES: Verifique,

Leia mais

Como Converter Arquivos.DOC em PDF

Como Converter Arquivos.DOC em PDF Como Converter Arquivos.DOC em PDF Conceito de Arquivo PDF O formato PDF (Portable Document Format), nativo do Adobe Acrobat, é considerado o sucessor do arquivo, chamado fechado (PRN, PS ou EPS). No Brasil

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação Malha Construtiva Área de Proteção Família Tipográ ca Padrões Cromáticos Redução da Marca Fundos Marca D água Marcas Especiais Especi cações Finais 02 Apresentação

Leia mais

O objetivo deste manual é auxiliar e esclarecer algumas dúvidas que possam surgir durante o processo de fechamento dos arquivos a serem enviados para

O objetivo deste manual é auxiliar e esclarecer algumas dúvidas que possam surgir durante o processo de fechamento dos arquivos a serem enviados para O objetivo deste manual é auxiliar e esclarecer algumas dúvidas que possam surgir durante o processo de fechamento dos arquivos a serem enviados para impressão, evitando assim atrasos e possíveis erros

Leia mais

Introdução à Produção Gráfica

Introdução à Produção Gráfica Introdução à Produção Gráfica Flávio Gomes 1 - Sistemas de Cores Atualmente boa parte dos layouts desenvolvidos para impressão são elaborados em softwares gráficos, esses softwares utilizam um processo

Leia mais

Modelo de Fechamento de Arquivo

Modelo de Fechamento de Arquivo Modelo de Fechamento de Arquivo ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Os arquivos podem ser fechados de várias formas: Para produção de BANNERS, FAIXAS e PAINÉIS, que não haja necessidade de fazer qualquer tipo de alteração

Leia mais

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice Manual Neo Fatura 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Configurando o software para importar dados de clientes... 3 3. Importando o cadastro de clientes... 4 4. Cadastro de Bancos... 5 5. Cadastro de Conta Correntes...

Leia mais

Manual do Usuário RightFax

Manual do Usuário RightFax Manual do Usuário RightFax Sumário 1. Objetivo... 1 2. Funcionamento do Cliente RightFax... 1 2.1 Principais Características dos Clientes... 1 3. Envio de Fax Através do FaxUtil... 2 4. Recebendo Fax Através

Leia mais

Conteúdo 5 - Pré-impressão. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 5 - Pré-impressão. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 5 - Pré-impressão professor Rafael Hoffmann Orçamento Para realizar um orçamento de custo de produção de um trabalho em uma gráfica não é necessário enviar um modelo do layout. Enviando alguns

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Retocar imagens. O que você aprenderá

Retocar imagens. O que você aprenderá Retocar imagens Bem-vindo ao Corel PHOTO-PAINT, um poderoso programa de edição de imagens bitmap que permite o retoque de fotos existentes ou a criação de gráficos originais. Neste tutorial, você aprenderá

Leia mais

Guia de Impressão. Formatos & Sangria. Cor & Imagem. Tipografia. Finalização

Guia de Impressão. Formatos & Sangria. Cor & Imagem. Tipografia. Finalização Guia de Impressão Guia de Impressão Formatos & Sangria Formatos de Papel 01 Formato Aberto ou Fechado 02 Folhas e Páginas 03 Lâminas 04 Sangria e Margens 05 Cor & Imagem A Impressão CMYK 06 O Preto no

Leia mais

- VANTAGENS O arquivo fechado corretamente; evita ocorrência de problemas de impressão e torna o tempo total de execução do trabalho muito menor.

- VANTAGENS O arquivo fechado corretamente; evita ocorrência de problemas de impressão e torna o tempo total de execução do trabalho muito menor. GUIA DE ARQUIVOS - VANTAGENS O arquivo fechado corretamente; evita ocorrência de problemas de impressão e torna o tempo total de execução do trabalho muito menor. - LINEATURA A lineatura do arquivo fechado

Leia mais

Explorando a Interface Flash

Explorando a Interface Flash CAPÍTULO UM Explorando a Interface Flash Se essa é sua primeira vez utilizando o Flash, pode levar algum tempo até que você se acostume com a abordagem idiossincrática do programa em relação aos desenhos

Leia mais

Xerox EX Print Server Powered by Fiery para a Xerox igen 150 Press. Impressão em cores

Xerox EX Print Server Powered by Fiery para a Xerox igen 150 Press. Impressão em cores Xerox EX Print Server Powered by Fiery para a Xerox igen 150 Press Impressão em cores 2013 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão contempladas pelos Avisos de caráter legal deste

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) 1 Classificação da imagem Em relação à sua origem pode-se classificar uma imagem,

Leia mais

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER 1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO Vá até a pasta MEUS VÍDEOS; Clique com o botão direito e escolha a opção NOVO / PASTA; Escreva como nome da pasta o nome do seu Projeto; Abra

Leia mais

Como Efetuar o Corte de Contorno pelo Corel Draw Corte de Contorno de Imagens vetorizadas pelo Corel Draw

Como Efetuar o Corte de Contorno pelo Corel Draw Corte de Contorno de Imagens vetorizadas pelo Corel Draw Como Efetuar o Corte de Contorno pelo Corel Draw Corte de Contorno de Imagens vetorizadas pelo Corel Draw É necessario utilizar as versões 11, 12 ou 13 para efetuar o corte de contorno Para começar, instale

Leia mais

Fechamento de arquivos em CorelDraw

Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos no CorelDraw X5 Para fechar um arquivo a partir do CorelDraw X5, assim como de qualquer outro aplicativo, precisamos inicialmente observar se

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA 1. APRESENTAÇÃO Este manual apresenta, documenta e normatiza a utilização da identidade visual do Circo Crescer e Viver e de seu selo comemorativo de 10 anos. É fundamental

Leia mais

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB

MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB MANUAL OFICINAS HDI - AUDATEX WEB Audatex Web Oficinas HDI Nível Usuário (Versão 2.8) Gerência de Suporte Técnico Departamento de Treinamento Resp.: Equipe de Treinamento Versão 1.0 Revisão 1 Data 13/5/2008

Leia mais

Manual de Digitalização de Processos com OCR (PDF Pesquisável)

Manual de Digitalização de Processos com OCR (PDF Pesquisável) Manual de Digitalização de Processos com OCR Digitalização e envio de processo em OCR e (PDF) Pesquisável para o Sistema SEI CADE Conselho Administrativo de Defesa Econômica 09/2014 Diretoria Administrativa

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Mascarar imagens. Você aprenderá a. Abrir a imagem

Mascarar imagens. Você aprenderá a. Abrir a imagem Mascarar imagens Bem-vindo ao Corel PHOTO-PAINT, um sofisticado programa de edição de imagens de bitmap que permite o retoque de fotos existentes ou a criação de gráficos originais. Você aprenderá a Neste

Leia mais