Manual de Artes Fechamento de Arquivos para a OPEC/GP Novembro/2007 Manual de Artes da OPEC Arquivos Impressos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Artes Fechamento de Arquivos para a OPEC/GP Novembro/2007 Manual de Artes da OPEC Arquivos Impressos"

Transcrição

1 Manual de Artes Fechamento de Arquivos para a OPEC/GP Novembro/2007 Manual de Artes da OPEC Arquivos Impressos

2 Gazeta do Povo -vs02- Recomendações para preparação da arte final Segue abaixo algumas dicas e configurações usados na criação de arte final para anúncios publicados na Gazeta do Povo. Como sabemos, na impressão Off Set devemos ter alguns cuidados na hora de prepararmos a arte final, pois é na criação que podemos determinar e eliminar 75% dos erros que poderão ocorrer no processo de impressão. Lembrando sempre que para reprodução gráfica devemos adequar o trabalho às características dos processo de impressão e pré-impressão, que não são necessárias quando destinadas à visualização e projeção. Curiosidade: Off-Set é o sistema de impressão indireta (papel não entra em contato com a matriz). A matriz é presa na máquina através de um cilindro que transmite a imagem para um outro cilindro de borracha (cauchu) e este por sua vez transfere ao suporte. Utiliza tinta gordurosa e pastosa com formas metálicas e planográficas. É o sistema mais versátil, permitindo a impressão em plásticos, metais, papelões e até mesmo pano. O sistema se originou da litografia em 1900 por Rubel Ira. 1. Tipologia Como a impressão em papel jornal geralmente existe o ganho-de-ponto, corre-se o risco de algumas fontes saírem ilegíveis, sendo assim deve-se cuidar com os tipos de fontes que usamos nos anúncios, se possível usar as recomendações abaixo: Tipologia mínima. - tipos sem serifa devem ter no mínimo 7 pontos ( serifados, mínimo de 9 pontos); - os tipos sem serifa favorecem a fidelidade na reprodução off set; - tipos de corpo pequeno devem ser reproduzidos a uma cor e evite usar fundos coloridos ou chapados, pois o ganho-de-ponto cobre a letra. Contraste e legibilidade. - não vazar tipos em fundo com claro (menos de 70% de ponto); - não vazar tipos em fundo amarelo; - tipos finos (leves) ou serifados não devem ser reticulados; - tipos reticulados com 80% ou mais serão chapados (ganho-de-ponto). Exemplos.

3 2. Cores Na impressão do jornal é usado como padrão de cores o modo CMYK, ou seja, 04 cores (Cyano, Magenta, Yellow e BlacK ), combinando-se entre si para formação das outras cores, é claro que nenhum sistema de reprodução de cores alcança o espectro da natureza, o olho humano vê bilhões de cores; a tela de um computador chega a 16 milhões, enquanto um impresso por mais perfeito e aperfeiçoado que seja, não chega a 6 mil cores. Essa limitação do range de cores (também chamada de color gamut ) do processo de impressão é o que impede a reprodução perfeita das imagens coloridas. Na preparação de artes para impressão em papel jornal devemos ter alguns cuidados específicos. RGB ou CMYK. - RGB (Red, Green e Blue), é o sistema de cor usado pelos monitores e algumas impressoras a jato de tinta, no processo de impressão off set, o padrão usado é o CMYK, portanto todas imagens devem ser transformadas nestas cores. Chapado preto. - Para conseguir um fundo preto sem falhas, use 100% de Preto (K), pode-se calçar com cerca de 30% de Cyan (C) para o chapado ficar com um tom negro azulado (imitando um brilhante). - Nunca use o Black Registration ( combinação de 100% de todas as cores para formação do preto), além de dificultar a impressão, os textos ou detalhes das imagens poderão sair fora de registro ( tremido ). Carga de Tinta. - A soma de todas as cores sobrepostas (C + M + Y + K) não deve ultrapassar os 240%, a fim de não comprometer a secagem do impresso, o papel não suporta tanta tinta sobreposta. Equalização de Cores - Em programas editores de imagens possuem equalizadores de níveis tonais, neles se podem diminuir ou acrescentar as cores separadamente, inclusive podendo anular alguma cor. Abaixo, mostramos a janela do equalizador usado no Photoshop que pode ser acessado através do atalho Ctrl + L. Produção de Cores. - Como já foi dito para produzir o espectro de tons de impressão é necessário a combinação das cores primárias (CMYK). Como existe uma enorme gama de tons não existe regras específicas para criação das cores, ficando assim à imaginação e experiência do arte finalista com o

4 impressor, pois a qualidade da cor no impresso final depende de muitos fatores que vai desde a variedade de tinta, qualidade do papel e até a temperatura do ambiente de impressão. - Para ajudar existe réguas de cores (escalas cromáticas) ou amostra impressa por gradação de tonalidade com as principais cores, criados geralmente pelo impressor com características e configurações específicas de cada impressora, existe também mapas genéricos, como o Color Circle, mostrado abaixo, mas não devem ser usados como única fonte de referência. - A leitura do Color Circle é feito usando as grades de porcentagem, por exemplo para formarmos o vermelho puro (red), temos que juntar 100% Yellow e 100% Magenta, o ponto mostrará 100% Red (veja flecha demonstrando). - Devemos ter cuidado com retículas, usadas geralmente para dar transparência ou para tonalizar as cores, no processo off-set temos a característica do ganho de ponto, podendo o resultado não ser o esperado, portanto use com cuidado. Retículas acima de 70% poderão sair chapados. - O ideal é que todos materiais policromáticos cheguem à editora acompanhados de provas, para que o impressor possa comparar com o impresso final. Ficando bem claro que a única prova que é mais fiel e que realmente imita o processo off-set quando utilizado em papel jornal é a prova de prelo, pouco usado pelo seu alto custo. Configuração de CMYK no Photoshop. - Sempre antes da confecção do fotolito é feito um check list no software Adobe Photoshop, a configuração de CMYK dos computadores da OPEC estão calibrados conforme mostra a figura a seguir, portanto é aconselhável que o cliente também use esta configuração para enviar materiais a esta Editora, assim conseguimos ter mais fidelidade de cor no produto impresso. No Photoshop é acessado no menu Arquivo/Configurações de Cores/Configuração de CMYK.

5 3. Imagens O tratamento das imagens utilizadas em reprodução gráfica muitas vezes é uma das tarefas mais complicadas e que requer mais tempo e habilidade do setor de arte, da fotografia à digitalização e tratamento em desktop depende de técnicas e cuidados, alguns já demonstradas no item anterior (2.cores), e outros como tratamento de fundo, recortes, contraste, ruído, resolução, tamanho e muitos fatores que fazem a diferença na qualidade e estética do impresso. Digitalização da Imagem. - Para tratar as imagens digitalizadas usam-se programas editores de imagem, primeiramente devemos mudar o modo de cor para CMYK, pois geralmente os scanners digitalizam em modo RGB, depois é que devemos limpar, recortar, redimensionar e aplicar os filtros necessários. Resolução. - Na impressão do jornal a resolução mínima é de 200 dpi, considerando que não se consegue resolução maior que 300 dpi em papel jornal é desnecessário fechar imagens acima disto, pois pesará no envio e no processamento final acarretando atrasos e/ou perdas de prazos para impressão. Gravação das Imagens. - Ao salvar as imagens aconselha-se utilizar bitmaps (tif ou jpg), cuidando sempre que esteja na resolução e no tamanho real que será usado na montagem da arte, para que o arquivo final não fique pesado desnecessariamente. Quando redimensionamos as imagens em programas de paginação ou criação de arte, não diminuímos o seu peso, isto deve ser feito em programas de edição de imagem. 4. Fechamento de arquivos Os arquivos para publicação de anúncios publicitários devem chegar a Gazeta do Povo fechados como imagem, nas extensões.tif,.jpg ou.eps fechado em curvas. A seguir daremos algumas sugestões de como fechar os anúncios de modo correto nos programas mais usados e conhecidos dos criadores, evitando assim eventuais problemas com os arquivos.

6 Corel Draw. O Corel Draw é um dos programas mais usados para produção de arte pelo motivo de ser simples e fácil de operar, porém alguns recursos e ferramentas utilizados dificultam e podem até não permitir a impressão, por isso aconselha-se que quando produzir a arte em Corel Draw deve-se fechar os arquivos em Bitmap (.tif ou.jpg) e não em.eps que é um arquivo vetorial e gera processamento em cada elemento da imagem. - Fechamento em.eps. Selecionamos a arte e executamos o comando Exportar no menu Arquivo (Ctrl + E), nesta janela colocamos o nome do arquivo, o tipo de arquivo (neste caso EPS), ativamos o somente selecionados e clicamos em Exportar. Em seguida aparecerá esta outra janela em que devemos incluir um preview da imagem (cabeçalho de imagem) no modelo proposto abaixo, enviar os bitmaps em CMYK no caso da arte colorida ou Tons de Cinza se for preto e branco e ainda exportar os textos em curvas. - Fechamento em.tif. Selecionamos a arte e executamos o comando Exportar no menu Arquivo (Ctrl + E), nesta janela colocamos o nome do arquivo, o tipo de arquivo (neste caso TIF), ativamos o somente selecionados, deixamos com compactação LZW e clicamos em Exportar.

7 Em seguida aparecerá a janela Exportar bitmap em que devemos selecionar o padrão de cor (colorido = CMYK; pb = Tons de Cinza), tamanho sempre 1 para 1 e a resolução desejada. - Fechamento em.jpg. Selecionamos a arte e executamos o comando Exportar no menu Arquivo (Ctrl + E), nesta janela colocamos o nome do arquivo, o tipo de arquivo (neste caso JPG), ativamos o somente selecionados e clicamos em Exportar.

8 Em seguida aparecerá a janela Exportar bitmap em que devemos selecionar o padrão de cor (colorido = CMYK; pb = Tons de Cinza), tamanho sempre 1 para 1 e a resolução desejada. E por último vem a janela Exportar JPEG onde configuramos conforme modelo abaixo para evitar o serrilhamento, característica deste tipo de extensão e razão a qual devemos evita-lo se o anúncio conter fontes e detalhes pequenos.

9 Adobe Photoshop. Embora o Adobe Photoshop seja um programa para edição de imagem, ele possui muitas ferramentas e freqüentemente é utilizado para confecção de artes, lembrando que antes de seguir os passos abaixo para fechamento dos arquivos, devemos verificar se a arte está no tamanho correto (menu Imagem, comando Tamanho da Imagem) e se está no padrão de cor CMYK (menu Imagem, comando Modo) - Fechamento em.eps. Executamos o comando Salvar uma Cópia no menu Arquivo, aparecerá a janela mostrada abaixo, onde colocaremos o nome do arquivo e o tipo de arquivo (neste caso EPS). abaixo. Em seguida aparecerá uma janela de opções de eps, que deve ser configurada conforme modelo

10 - Fechamento em.tif. Executamos o comando Salvar uma Cópia no menu Arquivo, aparecerá a janela mostrada abaixo, onde colocaremos o nome do arquivo e o tipo de arquivo (neste caso TIF). Após vem a janela com opção para compactar, devemos usar a compactação LZW nos arquivos gravados em.tif, para ficar leve e de fácil manuseio a configuração mostrada abaixo é a correta. - Fechamento em.jpg. Executamos o comando Salvar uma Cópia no menu Arquivo, aparecerá a janela mostrada abaixo, onde colocaremos o nome do arquivo e o tipo de arquivo (neste caso JPG).

11 Em seguida iremos configurar o jpg para impressão (como o jpg é uma extensão usada na internet, consequentemente é um arquivo de tela) pois devemos tomar cuidado para evitar o serrilhamento. A imagem abaixo mostra a configuração aconselhável. Quark Xpress e Page Maker. O Quark Xpress é um programa de paginação assim como o Page Maker, o problema é que estes programas não gravam como imagens, portanto não são aceitos pela Gazeta do Povo, porém existe duas alternativas para que usa estes programa, salvar em.pdf ou em.eps e depois abri-los no Adobe Photoshop e salvá-los como as regras já subscritas. Devemos tomar cuidado e realizarmos esta operação numa mesma máquina para não ocorrer troca de fontes. Ressalva-mos que não é um procedimento aconselhável, pois poderá ocorrer problemas de serrilhamento, fontes e cores. 5. Envio de materiais Para enviar materiais de forma correta e padronizada consulte o Manual Recepção Digital da OPEC, onde consta as informações detalhadas de como enviar os arquivos. 6. Resumo e Glossário Programas: Criação de Arte: Corel Draw, Illustrator, Free Hands. Editor de Imagens: Photoshop e Photopaint. Paginação: QuarkXpress e Pagemaker. Cores: Color: CMYK - Ciano, Magenta, Yellow e Black PB: Tons de Cinza Arquivos: Bitmaps:.jpg e.tif. Vetoriais:.eps fechado em curvas. Resolução: mínimo de 200dpi.

12 Manual de Artes da OPEC Arquivos On Line Gazeta do Povo Flash Após o término do seu projeto, já salvo em uma pasta em seu computador, configure no painel de controle para salvar seu projeto nos padrões.jpeg e em.swf, o comando de Publish Setting se encontra em file>publish setting. Selecione no painel apenas estas duas opções como na imagem abaixo. Em seguida vamos configurar a segunda aba que se encontra nessa mesma janela que esta com o nome de Flash para salvarmos o arquivo.swf. Siga a configuração da imagem abaixo.

13 Cuidados com a Animação 1 - No caso do exemplo dado, a versão usada é do Flash 8, não há problemas se a utilização for com versões anteriores (Flash MX). 2 -O action script usado deve ser o action script 2.0 pois a versão action script 3.0 ainda não foi homologada. Depois de configurar o Publish Setting, clique no botão Publish que se encontra na parte inferior da janela e automaticamente teremos uma visualização do.swf que estará salvo na pasta onde você salvou seu projeto. Para salvar um arquivo em.gif usaremos um outro caminho, pois o.gif salvo via Publish, não tem a otimização que mostraremos a seguir. Vamos exportar o nosso projeto como Animated GIF que e uma extensão do.gif. Vá ao painel de controle file > export > export movie. Selecione Animated GIFF como na figura abaixo coloque o nome de seu projeto.

14 Aparecerá uma nova janela com as dimensões de seu projeto e que não devem ser alteradas. A resolução vem no padrão de 72 dpi que é a resolução ideal para web. Nessa janela também tem um controle de repetições, quando seu projeto for animado e se deixar em 0 (zero) seu projeto animado vai ficar em loop repetindo varias vezes. Photoshop No Photoshop também é possível produzir arquivos para a Internet, estes podem ser.jpg ou.gif. Para salvar arquivos.jpg para a Internet, deve-se seguir os mesmos passos já descritos para anúncios impressos, porém, a diferença de configuração deve ser no padrão de cor, que deve-se utilizar RGB (no impresso é CMYK) e na resolução que o máximo para os banners é de 72 dpi. Arquivos.gif, podem ser salvos, utilizando os layers como fotograma da animação, ou seja, cada fotograma deve ser a composição de cada layer correspondente no Photoshop.

15 Na seqüência, visualize o menu Window/Animation e adicione quantos frames forem necessários para a quantidade de layers criados, faça a ordenação e configure o delay de cada quadro. Para finalizar, salve o projeto em File/Save for Web... e configure a janela de Exportação como mostra abaixo.

16 Dúvidas e demais esclarecimentos, entrar em contato com a Recepção Digital no telefone

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO EM COREL DRAW E PHOTOSHOP

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO EM COREL DRAW E PHOTOSHOP COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO EM COREL DRAW E PHOTOSHOP ÍNDICE EXPORTANTO EM COREL DRAW 1 - definindo o tamanho pág. 3 2 - padrão (sistema de cores - cmyk) pág. 3 3 - resolução pág. 4

Leia mais

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA.

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução,

Leia mais

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

Alguns métodos utilizados

Alguns métodos utilizados Alguns métodos utilizados TIF Algumas pessoas exportam o trabalho feito no Corel em formato TIF,que é um procedimento comum para impressão em jornais e publicações impressas. Para exportar desta forma

Leia mais

Porque as. cores mudam?

Porque as. cores mudam? Porque as cores mudam? O que são cores? As cores não existem materialmente. Não possuem corpo, peso e etc. As cores correspondem à interpretação que nosso cérebro dá a certo tipo de radiação eletro-magnética

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações

Tamanho da arte. Margens. O que é Sangra? Caixa de informações Tamanho da arte O site disponibiliza para download os Arquivos padrão, que são arquivos modelo para auxiliar a confecção do seu material. Eles possuem margens predefinidas e tamanho adequado ao tipo de

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20

Manual do Usuário - ProJuris Web - Biblioteca Jurídica Página 1 de 20 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos).

Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos). Guia de Instruções Atenção com as margens de corte Siga nossos padrões de margens especificadas abaixo e utilize nossas matrizes (disponíveis no link Gabaritos). Sempre utilize no mínimo a 3,5mm de margem

Leia mais

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. OPENOFFICE IMPRESS 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o OpenOffice Impress, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

DICAS. #gruposantaedwiges

DICAS. #gruposantaedwiges DICAS Para você que irá confiar o fechamento à nossa gráfica, recomendamos que você se atente a pequenos detalhes de seu arquivo, pois estes farão enorme diferença na qualidade final do seu impresso gráfico.

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 3.10 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 5 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 6 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 7 1.3

Leia mais

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides.

Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. POWERPOINT 1. O QUE É UMA APRESENTAÇÃO Para o PowerPoint, assim como para vários softwares de apresentação, uma apresentação é um conjunto de slides. Em cada slide podemos ter vários elementos ou objetos

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25

MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 MANUAL DO PEP ATUALIZADO EM 13-08-2014 PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS REFERENTE A VERSÃO DO PEP: 2.0.0.25 1 Sumário 1.Objetivo...03 2.Suporte...03 3.Como instalar...03 4.Usando o PEP...09 2 1. Objetivo:

Leia mais

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK FC MANUAL DO USUÁRIO 2015 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 O QUE MUDOU... 3 5 COMO COMEÇAR... 4 6 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 5 7 CADASTRO DE

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu

Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Conectar diferentes pesquisas na internet por um menu Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Uso de senhas na Web Visualização condicionada ao perfil A

Leia mais

Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de

Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de Índice Pagina venda de produtos...03 Desconto em Produtos (Venda)...03 Venda com Entrega...04 Venda Fiado (Promissória)...05 Transferência de produtos para uma filial...05 Ajuste de preço de produto...05

Leia mais

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice

Neo Solutions Manual do usuário Net Contábil. Índice Manual Neo Fatura 2 Índice 1. Introdução... 3 2. Configurando o software para importar dados de clientes... 3 3. Importando o cadastro de clientes... 4 4. Cadastro de Bancos... 5 5. Cadastro de Conta Correntes...

Leia mais

Conteúdo 5 - Pré-impressão. professor Rafael Hoffmann

Conteúdo 5 - Pré-impressão. professor Rafael Hoffmann Conteúdo 5 - Pré-impressão professor Rafael Hoffmann Orçamento Para realizar um orçamento de custo de produção de um trabalho em uma gráfica não é necessário enviar um modelo do layout. Enviando alguns

Leia mais

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros http://publicidade.abril.com.br/revistas/espe_tecnicas/rev _recomenda.shtml Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros Recomendações que evitam os erros mais freqüentes Nunca utilize quadricromia

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Modelo de Fechamento de Arquivo

Modelo de Fechamento de Arquivo Modelo de Fechamento de Arquivo ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Os arquivos podem ser fechados de várias formas: Para produção de BANNERS, FAIXAS e PAINÉIS, que não haja necessidade de fazer qualquer tipo de alteração

Leia mais

Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril

Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril Perguntas Freqüentes sobre a Gráfica Abril Qual é o papel usado na impressão de revistas? Cada revista utiliza um tipo de papel diferente. Na gráfica são utilizados papéis do tipo LWC, SC, Couchê, Jornal

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Cobrança Bancária. Contas / Manutenção.

Cobrança Bancária. Contas / Manutenção. Cobrança Bancária Este tutorial objetiva auxiliar os usuários na configuração do sistema para que a emissão de cobrança bancária dos títulos a receber seja feita. Os processos a seguir consistem na geração

Leia mais

Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento

Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento 1 Antes de mais nada, é extremamente necessário lembrar que para tratar uma imagem é necessário que o monitor de seu computador esteja calibrado

Leia mais

FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL

FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL FECHAMENTO DE ARQUIVO PARA IMPRESSÃO DIGITAL GERENCIAMENTO DE COR CONFORME ISO 12647-2:2004 Buscando qualidade, agilidade e fidelidade nas cores dos materiais impressos aos nossos clientes, a Dinâmica

Leia mais

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2

Veja em Tela cheia abaixo: Página nº 2 Neste pequeno manual iremos conhecer as diversas impressoras que poderemos utilizar no sistema park service, a impressora poderá ser matricial ou térmica utilizando uma bobina de papel 40 colunas, facilmente

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros

Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros Especificações Técnicas - Dicas, evitando erros Recomendações que evitam os erros mais freqüentes Nunca utilize quadricromia para textos em preto, para evitar problemas de registro na impressão. Evite

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

Manual Operacional RIGNER. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

Manual Operacional RIGNER. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] Komunik [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] RIGNER Manual Operacional Gensys Genius System Manual Komunik- Versão 1.0 E-mail: documentacao@geniusnt.com -Telefone:

Leia mais

Organização de uma sequência para tratamento de imagem

Organização de uma sequência para tratamento de imagem Aula 7 Tratamento Organização de uma sequência para tratamento de imagem SEMPRE guarde o arquivo original. Crie uma pasta para as imagens tratadas Verifique a qualidade da imagem e também se a resolução

Leia mais

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 2 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,

Leia mais

Produção Gráfica. Fechamento de arquivos para impressão

Produção Gráfica. Fechamento de arquivos para impressão Arquivo aberto vs Arquivo fechado Arquivo aberto: Pacote de arquivos Na gráfica: Pacote de arquivos abertura do arquivo checagem de links conferência de imagens conferência de fontes edição de retoques

Leia mais

WEBGIS Sistema Informativo Territorial

WEBGIS Sistema Informativo Territorial PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA WEBGIS Sistema Informativo Territorial MANUAL DE UTILIZAÇÃO Autor: Rony Camargo de Brito Primeira edição: 20-06-2008 Atualizado: 08-10-2008 Todos os Direitos Reservados

Leia mais

Fechamento de arquivos em CorelDraw

Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos no CorelDraw X5 Para fechar um arquivo a partir do CorelDraw X5, assim como de qualquer outro aplicativo, precisamos inicialmente observar se

Leia mais

OFICINA DE POWER POINT

OFICINA DE POWER POINT OFICINA DE POWER POINT Barra de Ferramentas Padrão Barra de Ferramentas Formatação Barra de Menus Modos de Visualização Painéis de Tarefas Barra de Ferramentas Desenho Profª. Maria Adelina Raupp Sganzerla

Leia mais

Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos!

Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos! Transcrição do vídeo Caixa de edição e texto Duração: 10 minutos e 26 segundos Olá, Professores e Professoras. É um prazer estar aqui com vocês novamente. Sejam bem-vindos! Hoje vamos conversar sobre um

Leia mais

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO

TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO TUTORIAL PARA MÓDULO CAR SISTEMA POSIÇÃO Página 1/20 1. Visão Geral do Módulo CAR O módulo CAR foi desenvolvido para auxiliar o usuário na criação das geometrias (áreas, linhas e pontos) que serão utilizadas

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO

PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO PROCEDIMENTOS PARA FECHAMENTO E ENVIO DE ARQUIVOS DE JORNAIS PARA IMPRESSÃO JANEIRO/2012 Introdução Este guia descreve os padrões, formatos e procedimentos a serem adotados na preparação e fechamento de

Leia mais

Clique no número da página escolhida para acessá-la. Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material

Clique no número da página escolhida para acessá-la. Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material MANUAL DE ENVIO DE MATERIAL 2013 Como funciona o sistema digital Transmissão de anúncios via internet Troca de material Resolução Formatos Conteúdo Prova de cor Layout Marcas de corte Cores Clique no número

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

Manual do Skanlite. Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama

Manual do Skanlite. Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama Kåre Särs Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usar o Skanlite 6 2.1 Seleção do Scanner.................................... 6 3 Janela Principal do Skanlite 8 3.1 Digitalizando........................................

Leia mais

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery

Sistemas Operacionais. Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Sistemas Operacionais Curso Técnico Integrado Profa: Michelle Nery Conteúdo Programático CONTAS DE E GRUPOS DE O Microsoft Management Console - MMC Permissões de Segurança de um Console Contas de Usuários

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Treinamento - Union Web

Treinamento - Union Web Inserindo formulário de acesso ao sistema no seu site: Para que seus condôminos tenham acesso ao sistema será necessária a inserção do formulário de entrada no seu site, veja com o programador do seu site

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Ajustes para o sistema de web conferências Adobe Connect

Ajustes para o sistema de web conferências Adobe Connect SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEaD Ajustes para o sistema de web conferências Adobe Connect Principais ajustes que melhoram

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

Compositor de Impressão do QGIS

Compositor de Impressão do QGIS Compositor de Impressão do QGIS 1. Introdução O Compositor de Impressão é uma ferramenta oferecida pelo QGIS para elaborar a versão final dos mapas que serão impressos. Permite a definição de escala e

Leia mais

QGIS 2.4 Recorte de Raster em Lote (Clip Raster in Batch Mode)

QGIS 2.4 Recorte de Raster em Lote (Clip Raster in Batch Mode) QGIS 2.4 Recorte de Raster em Lote (Clip Raster in Batch Mode) Jorge Santos 2014 Conteúdo Sumário Capítulo 1... 3 Informações Complementares... 3 1.1 Camada Máscara (Vetor)... 3 1.2 Referência Espacial...

Leia mais

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER

1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO 2º PASSO: CONHEÇA O MOVIE MAKER 1º PASSO: CRIE NO SEU COMPUTADOR UMA PASTA PARA O SEU PROJETO Vá até a pasta MEUS VÍDEOS; Clique com o botão direito e escolha a opção NOVO / PASTA; Escreva como nome da pasta o nome do seu Projeto; Abra

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação Malha Construtiva Área de Proteção Família Tipográ ca Padrões Cromáticos Redução da Marca Fundos Marca D água Marcas Especiais Especi cações Finais 02 Apresentação

Leia mais

Astra LX Resultados via MS-WORD Guia para a emissão de laudos personalizados via MS-WORD no Programa AstraLX.

Astra LX Resultados via MS-WORD Guia para a emissão de laudos personalizados via MS-WORD no Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br A Astra LX Resultados via MS-WORD Guia para a emissão de laudos personalizados via MS-WORD no Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 11/11/2011 1 Sumário Resultados

Leia mais

Implantação do sistema Condominium

Implantação do sistema Condominium Implantação do sistema Condominium Nesse manual iremos acompanhar o passo a passo para a implantação do sistema, portanto iremos pular algumas telas do cadastro, que deverão ser preenchidas após a implantação

Leia mais

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4)

APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) Prof. Breno Leonardo G. de M. Araújo brenod123@gmail.com http://blog.brenoleonardo.com.br APLICATIVOS GRÁFICOS (AULA 4) 1 Classificação da imagem Em relação à sua origem pode-se classificar uma imagem,

Leia mais

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S -

FORMATOS DE ARQUIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS NATIVOS FORMATOS DE ARQUIVOS GENÉRICOS. Produção Gráfica 2 A R Q U I V O S D I G I T A I S - Produção Gráfica 2 FORMATOS DE ARQUIVOS A R Q U I V O S D I G I T A I S - FORMATOS DE ARQUIVOS PARA IMAGEM BITMAPEADAS Uma imagem bitmapeada, uma ilustração vetorial ou um texto são armazenados no computador

Leia mais

Para padronizar o processo de criação de anúncios, você receberá algumas dicas que poderão otimizar cada vez mais este processo.

Para padronizar o processo de criação de anúncios, você receberá algumas dicas que poderão otimizar cada vez mais este processo. MANUAL DE CRIAÇÃO DIVULGAPÃO Para padronizar o processo de criação de anúncios, você receberá algumas dicas que poderão otimizar cada vez mais este processo. Como organizar sua pasta do Dropbox? 1 A pasta

Leia mais

Composição de Layout no Spring

Composição de Layout no Spring UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Vladimir Diniz Vieira Ramos Belo Horizonte, 2007 CRIAÇÃO

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Núcleo de Tecnologia Educacional Volta Redonda NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Planilha Eletrônica Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Prefeitura de Volta Redonda Departamento Pedagógico NTM Coloque seus

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1

NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS. Versão 2.1 NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Utilização Envio de arquivos RPS Versão 2.1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. LAYOUT DO ARQUIVO... 4 3. TRANSMITINDO O ARQUIVO... 5 4. CONSULTANDO

Leia mais

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação

Como fazer um jogo usando o editor de apresentação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sergipe IFS Campus Glória Curso Integrado em Agropecuária Professora: Jamille Silva Madureira Disciplina: Informática Como fazer um jogo usando o editor

Leia mais

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão 1 Diferenças entre o CCD e o Filme: O filme como já vimos, é uma película de poliéster, coberta em um dos lados por uma gelatina de origem animal com partículas

Leia mais

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB. Professora Andréia Freitas

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB. Professora Andréia Freitas TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Disciplina:FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO WEB Professora Andréia Freitas 2012 3 semestre Aula 03 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro:

Leia mais

Controlando o trabalho impresso 1

Controlando o trabalho impresso 1 Controlando o trabalho impresso 1 O seu driver da impressora fornece a melhor qualidade de saída para vários tipos de necessidades de impressão. No entanto, você pode desejar ter mais controle sobre a

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML

Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML Manual de instalação, configuração e utilização do Enviador XML 1. Conceitos e termos importantes XML Empresarial: é um sistema web (roda em um servidor remoto) de armazenamento e distribuição de documentos

Leia mais

Introdução. Tipo de Cor

Introdução. Tipo de Cor Introdução Este material foi pensado pela Gráfica Cartões Mais Barato, com o propósito de facilitar a produção dos seus materiais. Para isso, preparamos o melhor compilado de textos a cerca do fechamento

Leia mais

Tutorial de animação

Tutorial de animação Tutorial de animação Uma animação nada mais é que uma sequência de imagens estáticas que, quando mostradas rapidamente, dão a ilusão de movimento. Selecionamos um conjunto de dicas para você, professor(a),

Leia mais

a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. Dezembro de 2009

a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. Dezembro de 2009 16 a marca bematech Tudo o que você precisa para usar a marca. 17 Marca Dinâmica e evolutiva, a marca Bematech é formada pelo símbolo e logotipo. Suas elipses simbolizam a essência de uma empresa empreendedora.

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros

Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros Introdução ao Processamento de Imagens com o IRIS Por Rodolfo Barros O IRIS é um software poderoso para o processamento de imagens astronômicas. Ele possui métodos avançados para realizar uma grande quantidade

Leia mais

Administrando um curso em Moodle (1.6.5+)

Administrando um curso em Moodle (1.6.5+) Administrando um curso em Moodle (1.6.5+) Athail Rangel Pulino 2 Ficha Técnica Título Administrando um curso em Moodle Autor Athail Rangel Pulino Filho Copyright Creative Commons Edição Agosto 2007 Administrando

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel.

SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel. SIDE Sistema de Dados Estatísticos AJUDA SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia O QUE O NOSSO BANCO

Leia mais

Ponto Secullum 4 - Comunicando com o Equipamento de marcação de Ponto

Ponto Secullum 4 - Comunicando com o Equipamento de marcação de Ponto Ponto Secullum 4 - Comunicando com o Equipamento de marcação de Ponto O Ponto Secullum 4 comunica diretamente com os equipamentos de marcação de ponto informatizados de vários fabricantes. Desta forma,

Leia mais

Software Planejamento Tributário

Software Planejamento Tributário Software Planejamento Tributário Bem vindo ao segundo manual de instalação do software de Planejamento Tributário, este irá lhe mostrar os passos para o término da instalação e configuração do software

Leia mais

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário.

Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotinas úteis e diárias para facilitar o uso do sistema Winsati pelo usuário. Rotina para quando clicar no ícone do Winsati e ele não inicializar Podem acontecer dois casos: 1. Caso 1: No caso de clicar

Leia mais

PASSO A PASSO PARA PETICIONAMENTO ELETRÔNICO INICIAL DE 1º GRAU

PASSO A PASSO PARA PETICIONAMENTO ELETRÔNICO INICIAL DE 1º GRAU PASSO A PASSO PARA PETICIONAMENTO ELETRÔNICO INICIAL DE 1º GRAU Este tutorial mostra todos os passos necessários para que um advogado protocole uma petição inicial no Tribunal de Justiça do Amazonas. Apesar

Leia mais

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa

Etec. Cel. Fernando Febeliano da Costa Ao iniciar o Microsoft PowerPoint 2003, surgirá uma janela do lado direito chamada Painel de Tarefas. É um novo conceito que contém ferramentas e informações de forma centralizadora, onde podemos criar

Leia mais

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 -

Guia do Usuário. idocs Content Server v.2.0-1 - Guia do Usuário idocs Content Server v.2.0-1 - 2013 BBPaper_Ds - 2 - Sumário Introdução... 4 Inicializando a aplicação... 6 Ambiente... 7 Alterando o ambiente... 8 Senhas... 10 Alterando senhas... 10 Elementos

Leia mais

Themis Serviços On Line - Publicações

Themis Serviços On Line - Publicações Nome do documento Guia do Usuário Themis Serviços On Line - Publicações Sumário Introdução:... 3 1 - Cadastro dos Usuários do Themis Serviços On Line:... 3 2 - Acesso ao Sistema Themis Serviços On Line:...

Leia mais

Como colocar uma notícia no site internet da UMMSP?

Como colocar uma notícia no site internet da UMMSP? Como colocar uma notícia no site internet da UMMSP? 1) Acessar ao frontend www.sp.unmp.org.br/administrator Colocar o nome de utilizador e a senha para entrar Depois clicar no autenticar e você vai acessar

Leia mais

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário

Manual do Usuário do Produto EmiteNF-e. Manual do Usuário Manual do Usuário Produto: EmiteNF-e Versão: 1.2 Índice 1. Introdução... 2 2. Acesso ao EmiteNF-e... 2 3. Configurações Gerais... 4 3.1 Gerenciamento de Usuários... 4 3.2 Verificação de Disponibilidade

Leia mais

Acompanhamento e Execução de Projetos

Acompanhamento e Execução de Projetos Acompanhamento e Execução de Projetos Manual do Usuário Atualizado em: 28/11/2013 Página 1/24 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4. COMO ACESSAR O SISTEMA...

Leia mais

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile?

Manual Fácil 1 DOWNLOAD E INSTALAÇÃO. 1. Como faço o download do Jimbo Mobile? Seja bem-vindo(a) ao Manual Fácil Jimbo. O jeito mais simples de você aprender a usar o nosso software gratuito. Com esse passo a passo você fica sabendo como acrescentar despesas, alterar lançamentos,

Leia mais