Comunidade Virtual, Biblioteca Digital, Comunicação digital, Construção Civil.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunidade Virtual, Biblioteca Digital, Comunicação digital, Construção Civil."

Transcrição

1 COMUNIDADE VIRTUAL NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Denise Nunes Pithan 2, Malik Cheriaf 3, Roberto Lamberts 4 Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto de comunidade virtual da área de construção civil: o Centro de Referência e Informação no Ambiente Construído (CRIAC). A partir da estrutura já consolidada da biblioteca virtual InfoHab, o CRIAC visa estruturar um centro de comunicação e informação digitais sobre Ambiente Construído, envolvendo núcleos de pesquisa de algumas universidades federais. Os objetivos específicos do projeto são formar núcleos virtuais temáticos estabelecendo comunidades temáticas da área; desenvolver uma interface Web para gestão e editoração eletrônica de anais de eventos e de publicação periódica; criar um portal de periódicos eletrônicos; formar uma base de dados para fotos, plantas e mapas, e reestruturar o InfoHab e inseri-lo no contexto de interoperabilidade o cooperação entre os sistemas de recuperação da informação. Palavras-chave: Comunidade Virtual, Biblioteca Digital, Comunicação digital, Construção Civil. 1 A Biblioteca Virtual: INFOHAB O InfoHab, Centro de Referência e Informação em Habitação, disponível no site (Figura 1), é uma Biblioteca Virtual, liderada pela ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Os órgãos financiadores são: FINEP (Programa Habitare), CNPq (Programa RHAE), Caixa Econômica Federal (CEF) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O InfoHab pretende facilitar o acesso à informação técnica relativa a todos os aspectos e disciplinas que estão contidos na abrangência do conceito de ambiente construído, através da captação, seleção, organização 1 Artigo submetido para o XIV ENDOCOM Encontro de Informação em Ciências da Comunicação 2 Bibliotecária da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), vinculada a revista Ambiente Construído e ao InfoHab. Coordena o núcleo de Catalogação e a Secretaria Executiva do InfoHab. 3 Doutor. Pesquisador do Grupo VALORES do Núcleo de Pesquisa em Construção da Universidade Federal de Santa Catarina, nas áreas de construção civil e valorização de resíduos industriais como novos materiais de construção civil, Pesquisador Visitante do CNPq, Professor no Curso de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o núcleo de Sistemas do InfoHab. 4 Ph.D., Professor Titular e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Construção (NPC) da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC). Pesquisador CNPq na área de eficiência energética e desempenho térmico de edificações e conforto térmico e stress térmico humano. Coordena o projeto CRIAC e o InfoHab.

2 e divulgação dessa informação, embora sua concepção inicial fosse restrita a um centro de difusão tecnológica na área de habitação de interesse social. Seu principal objetivo é disponibilizar na Internet uma base de dados permanentemente atualizada com a referência e, sempre que autorizado, com o texto completo de trabalhos, estudos e pesquisas na área do ambiente construído, permitindo a disseminação e o acesso direto às informações tecnológicas e criando uma ligação entre a área acadêmica e o setor produtivo. Atualmente, o InfoHab é composto por mais de dezenove mil referências de trabalhos na área de Tecnologia do Ambiente Construído, disponibilizando na íntegra os materiais livres de copyright e aqueles cujos autores autorizar expressamente. Figura 1 Página Inicial do InfoHab Ao focar a disseminação das informações tecnológicas, tecendo um vínculo entre a área acadêmica e o setor produtivo, o InfoHab pretende também facilitar a disseminação do conhecimento e uma análise mais precisa das condicionantes e estratégias para a implantação de novas tecnologias, incentivando o uso da tecnologia desenvolvida para

3 condições nacionais, favorecendo a melhoria de qualidade e produtividade do setor. Ao atender a demanda por informação organizada e classificada, o InfoHab visa a contribuir para o aumento da competitividade do setor, aumentando a disponibilidade de informação para apoiar a tomada de decisão. Na área acadêmica, o InfoHab vem facilitar o acesso do conhecimento produzido no setor, concentrando e ordenando essas informações. Com um sistema de recuperação da informação interativo, o site facilita a pesquisa de busca por referências nos mais variados assuntos e também auxilia o educador na orientação e fornecimento de referências aos estudantes de graduação e pós-graduação. Os programas de catalogação e recuperação da informação desenvolvido pelo InfoHab pretende ser compatíveis com outros sistemas, buscando entrar nesse contexto de interoperabilidade, que envolve a criação de um sistema cooperativo abrangente, operado integralmente na Internet, o qual se materializa em dois eixos principais: (a) o estabelecimento de ações e de esquemas de mediação de informação que integrem de forma consistente e padronizada os estoques de documentos digitais, bases de dados e serviços de informações relevantes para o país, de forma que o usuário de outras bibliotecas digitais ou virtuais possa consultar, simultaneamente, todos os acervos do seu interesse através de interface Web; (b) a criação de serviços de informação inovadores, que reflitam as demandas da sociedade e que possam ser integrados a outras bibliotecas digitais. Através do InfoHab, tanto a comunidade acadêmica como o setor produtivo da construção e do seu desenvolvimento tecnológico, contam com uma fonte de informações de toda a produção acadêmica nacional, que oferece opções para a recuperação da informação através de uma busca simples ou avançada. A busca avançada permite que o usuário recupere informações através dos campos como autor, palavras do título, assunto, palavras do resumo, palavras do sumário, ou por item de obra ou, ainda, por tipo de documento: teses, dissertações, artigos de eventos, anais de eventos, artigos de periódicos, fascículos de periódicos, capítulos de livros, livros, normas técnicas, especificações, legislações, entre outros. A resposta para a busca compreende uma lista de referências bibliográficas com links remetendo o usuário para o arquivo completo e/ou para um endereço eletrônico que o atenderá sobre qualquer dúvida sobre como adquirir ou acessar o documento.

4 O acesso à informação é gratuito e basta que o usuário ou instituição tenha um computador ligado à rede, democratizando as condições de acesso à informação especializada e equalizando as condições de capacitação profissional. Atualmente, o InfoHab oferece para a comunidade de pesquisadores da área da construção civil mais de referências a documentos, como, por exemplo, artigos de evento, artigos de periódicos, teses, dissertações, relatórios de pesquisas, livros, normas, entre outros. 2 Modelo operacional Atualmente, o projeto conta, além do envolvimento da ANTAC e dos órgãos financiadores, com a participação de sete universidades como Núcleos Vinculados; três universidades como Grupos Associados e com uma equipe de coordenadores, de forma a garantir a credibilidade das informações e a excelência dos serviços prestados. (a) Núcleos Vinculados: UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina; USP -Universidade de São Paulo; UFBA - Universidade Federal da Bahia; UFF - Universidade Federal Fluminense; UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (b) Grupos Associados: UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, UNLP Universidade Nacional de La Plata (c) Coordenadores: professores vinculados às universidades, os quais cita-se: Roberto Lamberts, Ph.D., Professor Titular e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Construção (NPC) da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC). Pesquisador CNPq na área de eficiência energética e desempenho térmico de edificações e conforto térmico e stress térmico humano. Carlos Torres Formoso, Ph.D., Professor Adjunto e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Vanderley M. John, Dr., Livre Docente, Professor Adjunto e pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Sérgio Roberto Leusin de Amorim, Dr., Professor Titular e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF).

5 Angela Gordilho Souza, Dra., Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia Malik Cheriaf, Dr., Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Construção da Universidade Federal de Santa Catarina. Denise Nunes Pithan, Bibliotecária da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC). Os Núcleos Vinculados e Associados, sob a responsabilidade da ANTAC, são coordenados pela Secretaria Executiva e geridos por um Fórum de Coordenadores. A Secretaria Executiva é encarregada dos aspectos operacionais e da coordenação geral e logística, bem como, pelos aspectos técnico-administrativos, representando o InfoHab nos convênios e demais atos administrativos. Os Núcleos Vinculados são universidades responsáveis pela coleta primária de informações, de acordo com sua especialização e competência e, também, pela seleção e classificação das informações pertinentes, compostas por: teses, dissertações, livros, anais, periódicos, capítulos de livros, artigos de evento, artigos de periódicos, especificações de serviços, normas técnicas, relatório de pesquisa e informações sobre materiais de construção. Os Núcleos Vinculados são responsáveis pela garantia de origem das informações, assim como do seu controle de qualidade, de forma que as mesmas possam ser disponibilizadas para referência ou consulta em geral. O Núcleo de Sistemas (UFSC) é responsável, em conjunto com a Secretaria Executiva (UFRGS), pelos sistemas informatizados e suas normas operacionais. O Centro de Referência baseia-se no conceito de rede cooperativa entre instituições, com tarefas especializadas e coordenadas entre si, refletindo seu espírito multidisciplinar. Não é um centro "fisicamente materializado", mas um conjunto virtual, onde as diversas tarefas são divididas de acordo com o critério de otimização de competência, considerando a facilidade de aquisição ou acesso aos documentos e ao papel do núcleo no InfoHab. 3 Comunidade Virtual: CRIAC Em 2003, foi aprovado pela FINEP e CEF, a criação do Centro de Referência e Informação no Ambiente Construído (CRIAC), projeto que, a partir da estrutura já consolidada do

6 InfoHab, visa estruturar um centro de referência e informação especializado na área de Ambiente Construído. Foram concedidos recursos para o período de 2003 a 2005, destinados à aquisição de equipamentos e materiais permitindo, dessa forma, a atualização dos servidores e software do InfoHab e a continuação das atividades de disseminação do conhecimento. No entanto, esse projeto se insere num contexto mais abrangente, no qual a atualização do InfoHab é uma parte do projeto. O CRIAC visa estruturar um centro de referência e informação especializado na área de Ambiente Construído voltado para a interação da comunidade acadêmica, envolvendo núcleos de pesquisa de algumas universidades federais. Assim, pretende satisfazer a demanda crescente por informações digitais sobre Ambiente Construído, adaptando o InfoHab às novas tecnologias de informação e desenvolvendo ferramentas Web que permitam uma melhor interação entre a comunidade do Ambiente Construído (Figura 2). Pretende-se, portanto: (d) Formar núcleos virtuais temáticos: estabelecimento de comunidades temáticas voltadas para o Ambiente Construído, visando favorecer e adequar o uso dos serviços de informação da Internet para essas comunidades; (e) Desenvolver uma interface Web para gestão de eventos e editoração de anais de eventos eletrônicos: disponibilização de serviço on-line orientado para gestão eletrônica de anais de eventos sobre o ambiente construído, criando canais de comunicação que permitam a submissão, avaliação, discussão e aceitação dos trabalhos a serem apresentados. Dessa forma, busca-se facilitar a obtenção de textos completos de anais de evento recentes para disponibilizá-los no InfoHab; (f) Criar um portal de revistas, jornais e periódicos: disponibilização de serviço on-line orientado para gestão eletrônica de publicações periódicas sobre o ambiente construído, criando canais de comunicação que permitam a submissão, avaliação, discussão e aceitação dos artigos a serem publicados. Dessa forma, pretende-se formar um portal específicos para publicações de revistas científicas e tecnológicas da área vinculado ao InfoHab. (g) Formar uma base de dados, vinculada ao InfoHab, de fotos, plantas e mapas, que permita a visualização via Web: apresentação de fotos, de projetos arquitetônicos, de plantas e mapas. Este material constitui uma documentação importante para a definição de

7 procedimentos técnicos construtivos e para a escolha de tecnologias, de forma a assegurar a escolha de materiais, bem como o estabelecimento das recomendações de manutenção. (h) Atualizar o InfoHab: esta atualização ocorrerá através da implementação de uma base de dados metadados, do protocolo Z39.50 e intercâmbio dos dados (XML), para permitir atualização e adaptação do InfoHab a redes de bibliotecas digitais brasileiras e internacionais. Além disso, pretende-se implementar na base de dados atual, o processamento dos diferentes formatos de imagens digitais de alta qualidade para permitir relacionar as imagens às bibliografias e as referências às publicações completas de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Todos esses projetos compreendem um banco de dados interrelacionados que forma a estrutura geral da Comunidade Virtual (Figura 2) MATERIAIS ENERGIA HABITAÇÃO RECICLAGEM Proc. Const... Noticias e Boletim Busca Fórum Clippings Link s BD Externas Lattes, Scielo, CNPq, BU, etc...) INFOHAB Lattes - CNPq USUÁRIOS PROJETOS DIGITAIS EVENTOS DIGITAIS PERIÓDICOS Figura 2 Estrutura Geral do Banco de Dados do CRIAC

8 3.1 Núcleos Virtuais Temáticos A comunicação informal entre pesquisadores é forma bastante comum pela qual o pesquisador toma conhecimento sobre as pesquisas em andamento. Essa comunicação, segundo Pinheiro (2003) tem crescido entre o meio acadêmico, tendo o correio eletrônico e as listas de discussão como recurso principal. Outros recursos como boletins, revistas e fóruns de discussão tem se tornado uma ferramenta bastante apropriada para a divulgação formal de informações sobre a pesquisa (CAMPELLO, 2000). Garantindo-se a atualização e ampliando-se a divulgação dessas ferramentas pode torná-las valiosas para a interação entre os pesquisadores de uma área do conhecimento. O CRIAC pretende formar, dessa forma, núcleos virtuais com o objetivo de favorecer o uso dos serviços de informação da Internet para formar comunidades virtuais da área do ambiente construído. A formação desses grupos deve contar com uma estrutura tecnológica para que aconteça a interação entre pesquisadores da área que prevê um sistema de busca especializado, links para sites especializados, fóruns, chats, listas de discussão, clippings, notícias e boletins de notícias interativo. Inicialmente, serão criados núcleos temáticos de Eficiência Energética, Habitação de Interesse Social, Materiais de Construção e Sistemas Construtivos e, mais adiante, pretende-se expandir para outros Grupos de Trabalho da ANTAC. A seguir, apresenta-se algumas das interfaces de Editoração e publicação de Clippings (Figuras 3, 4 e 5) e da editoração e publicação de reportagens da Revista Habitare (Figuras 6 e 7) elaboradas pelo projeto CRIAC.

9 Figura 3 Interface de editoração de um Clipping Habitare Figura 4 Interface de editoração da lista de Clippings Habitare

10 Figura 5 Inteface de visualiação dos Clippings no Site do Portal Habitare Figura 6 Interface de editoração do texto de uma reportagem da Revista Habitare

11 Figura 7 Interface de visualização da Revista Habitare do Site do Portal Habitare 3.2 Gestão de Eventos e Editoração dos Anais Os eventos científicos constituem instâncias importantes dentro do ciclo tradicional da comunicação científica. Eles cumprem um papel relevante na divulgação da pesquisa de uma área do conhecimento, visto que reúne pesquisadores, alunos e associações e comerciantes para discutir os avanços de seu campo do conhecimento. (CAMPELO, 2000). Os eventos da área de ambiente construído têm, também, um papel importante no plano da comunicação científica formal, dado que são encontros privilegiados para comunicação de novos avanços e de novas idéias que estarão expressas na forma de artigos revisados por pares, discutidos presencialmente entre os pesquisadores e registrados nos anais dos eventos. A automação dos processos de submissão, avaliação, aceitação, editoração e publicação dos artigos é uma tendência no contexto nacional e, para tornar possível a criação do pacote de automação, o CRIAC identificou e delineou os processos (Figura 8). Esse pacote utiliza ferramentas de base de dados em SQL e o uso do padrão XML para a interface de visualização. Assim, pretende-se gerar uma

12 interface on-line em ambiente seguro para implementar a gestão da publicação eletrônica dos anais, integrado à Plataforma Lattes e ao InfoHab, realizando catalogação e classificação automática dos anais na biblioteca Virtual INFOHAB. Esse pacote, portanto, uma interface para o usuário submeter e controlar o status da submissão do seu artigo, outra interface para avaliação pela comissão científica dos trabalhos submetidos e, por fim, uma interface para organização do evento pela comissão organizadora e edição dos anais eletrônicos dos trabalhos aceitos, através de um sistema de busca integrado. Sistema Eventos: Operações sim Edição Coord. Avaliador Autor Usuarios Cientifico inicio Login ok não Cadastrado? Lista Artigo a Avaliar Lista Artigo a Avaliar Publicação Lista Artigo / resumo sim Resumo /Artigo Selecionado Avaliação Avaliação Produção Publicado Submitido a avaliação? Pareceres Pareceres ReProdução não não Cadastro Autor Modificar Resumo / Artigo Submeter Resumo / Artigo Status Rejeitado Modificação fim Figura 8 Procedimentos para e Gestão e Publicação dos Anais de Evento 3.3 Biblioteca Digital de Periódicos Da mesma forma que se pretende criar um pacote de publicação de anais de evento, pretende-se fazer para as publicações periódicas. Assim, torna-se possível a implementação de uma biblioteca digital virtual, nas áreas do ambiente construído, que permite a publicação eletrônica de edições completas de periódicos científicos, a organização de

13 bases de dados bibliográficas e de textos completos, a recuperação de textos por seu conteúdo, e a produção de indicadores estatísticos de uso. Para isto, o acesso será feito via indexação e formulários de busca. O CRIAC pretende formar um sistema compatível com outros sistemas de indexação de periódicos como, por exemplo, o sistema Scielo de Publicações Periódicas. A interface Web visa proporcionar o acesso a periódicos através de uma lista alfabética de títulos, por meio de uma lista de assuntos e por um de sistema de busca, permitindo o acesso aos textos completos dos artigos. Outras formas de acesso ao artigo como índice de autor, índice de assuntos ou busca por campos específicos de cada artigo, por exemplo, autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação também estão previstos na criação do Pacote. O pacote de automação de periódicos, em fase de criação, cujas interfaces e características do sistema serão semelhantes aos apresentados no pacote de Eventos, será testado com a revista Ambiente Construído, e as interfaces do pacote, também integrado à Plataforma Lattes e ao InfoHab. 3.4 Reestruturação da Biblioteca Virtual InfoHab O InfoHab foi criado utilizando uma tecnologia que impossibilita a interação com outros sistemas. A interoperabilidade e cooperação entre sistemas de recuperação da informação tornaram-se premissa principal para melhorar o trabalho desses sistemas e para aumentar a satisfação dos usuários (SAYÃO; MARCONDES, 2002). Neste sentido, a reestruturação do InfoHab é muito importante para garantir um alto grau de interoperabilidade entre as diferentes bibliotecas tanto brasileiras como estrangeiras. Dessa forma, o CRIAC prevê a adoção e uso de protocolos e padrões adotados internacionalmente: (a) Usar o formato Dublin Core, para a base de metadados.

14 (b) Servir a base de metadados do provedor de dados por um servidor compatível com protocolo Z39.50, permitindo que o cliente Z39.50 possa consultar remotamente a base de metadados (c) Permitir o acesso dos usuários aos recursos: protocolo Z39.50, HTTP, HTTPS (d) Adotar o formato de intercâmbio de documentos eletrônicos: XML (e) Estabelecer como padrão de digitalização de documentos os formatos PDF para documentos e TIFF a 24 bits para Imagens (f) Identificar as instituições e pesquisadores: plataforma Lattes (g) Implementar, na base de dados atual, o processamento dos diferences formatos de imagens digitais de alta qualidade para de um lado permitir relacionar imagens a bibliografias e de outro lado permitir a referência e publicação completa de projetos arquitetônicos e urbanísticos. (h) Desenvolver as interfaces em três idiomas: Português, Inglês e Espanhol. 3.5 Base de dados de fotos, plantas e mapas e visualização via Web Segundo Sayão de Marcondes (2002), as bases de dados devem voltar-se para a recuperação distribuída de objetos digitais, estabelecendo a interoperabilidade entre fontes de informação heterogêneas e globalmente distribuídas. O CRIAC, como parte da reestruturação da biblioteca virtual, prevê para esse projeto a criação de módulos para inclusão do acervo de fotos, plantas, mapas e projetos. Esse tipo de material constitui-se uma documentação importante para a definição de procedimentos técnicos construtivos e de critérios de seleção de tecnologias, assegurando a escolha e a qualificação de materiais, assim como o estabelecimento das recomendações de manutenção. Esta representação permite mostrar em escala conveniente as soluções e detalhes definitivos, bem como informações de todos os projetos técnicos a serem executados em obras. 4 Considerações Finais O CRIAC, portanto, é um projeto que pretende oferecer para os grupos de trabalho da área de Ambiente Construído uma ferramenta de integração e de disseminação da pesquisa e do conhecimento nessa área. Pretende reunir, numa comunidade, ferramentas de interação e

15 comunicação formal e informal entre pesquisadores através de núcleos temáticos virtuais, uma biblioteca virtual totalmente reestruturada programada para receber além do material convencional como teses, dissertações, anais, artigos, periódicos, relatórios de pesquisa, livros, pretende reunir mapas, projetos, e fotos. Além disso, os pacotes de gestão das publicações de anais e de periódicos alimentarão automaticamente a biblioteca virtual, oferecendo um acervo de rápida atualização desse tipo de fonte de informação. Essas ferramentas e pacotes estão sendo concebidos utilizando-se padrões internacionais que permitirão que outros sistemas que operem usando esses mesmos padrões extraiam os metadados e os links para acesso as informações contidas no CRIAC. O CRIAC, por sua vez, também poderá importar informações de outros sistemas, ampliando a quantidade informações disponibilizada para os usuários e reduzindo o esforço para a alimentação da base. Atualmente, setenta por cento de toda a proposta do CRIAC está concluída. O Pacote para gestão de anais de evento está pronto e será testado nos próximos eventos editados pela ANTAC. O pacote para gestão de publicações eletrônicas está em fase final de elaboração e será testado na revista Ambiente Construído. A proposta de núcleos temáticos está com mais de cinqüenta por cento das interfaces concluídas e algumas delas já estão sendo testadas pelo Portal Habitare. As outras ferramentas ainda estão nas fases iniciais de elaboração, mas devem ser concluídas ainda neste ano. O CRIAC pretende estabelecer parcerias com outras instituições interessadas em desenvolver ferramentas de interação entre pesquisadores. Recentemente o IBICT lançou pacotes para a automação de publicações periódicas e de diálogo científico, elaborados a partir da tradução de programas já existentes. No entanto, mostrou-se interessado em estabelecer parcerias para o desenvolvimento de programas brasileiros. Além do IBICT, o CRIAC pretende reunir esforços com outras instituições brasileiras preocupadas com a elaboração de programas e ferramentas para geração de comunidades virtuais. Referências CAMPELLO, B.S. Pesquisas em andamento. CAMPELLO, B.S. et al. (Org.) Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

16 . Pesquisas em andamento. CAMPELLO, B.S. et al. (Org.) Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais. Belo Horizonte: UFMG, PINHEIRO, L.V.R. Comunidades e infra-estrutura tecnológica no Brasil para uso de recursos eletrônicos de comunicação e informação na pesquisa. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.3, p.62-73, set./dez SAYÃO, L.F.; MARCONDES, C.H. Integração e interoperabilidade no acesso a recursos informacionais em C&T: a proposta da Biblioteca Digital Brasileira. In: INTEGRAR, 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: [S.n.], 2002.

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012

COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 COMUNICADO n o 003/2012 ÁREA DE GEOGRAFIA ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 03 de Abril de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: GEOGRAFIA PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO:

Leia mais

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento.

www.fundep.br/programacaptar, juntamente com este regulamento. PROGRAMA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS FUNDEP REGULAMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROJETOS UFMG A Fundep//Gerência de Articulação de Parcerias convida a comunidade acadêmica da UFMG a cadastrar propostas de acordo

Leia mais

Emir José Suaiden Professor e pesquisador da Universidade de Brasília Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict

Emir José Suaiden Professor e pesquisador da Universidade de Brasília Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict SERVIÇOS DE REFERÊNCIA: NAS TRILHAS DA WEB Emir José Suaiden Professor e pesquisador da Universidade de Brasília Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict No processo

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA AULA 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O que é uma fundamentação teórica É uma visão crítica da pesquisa existente que é significante para o trabalho que o aluno/pesquisador está desenvolvendo; Identifica e organiza

Leia mais

PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DO PORTAL RECYT

PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DO PORTAL RECYT ANEXO 3 - Proposta de reformulação do Portal para apresentação na reunião PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DO PORTAL RECYT 1. Antecedentes e justificativa Antes de ser implantado, o Portal RECyT passou por um

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Uma Incubadora de Cursos de Educação à Distância (EAD) para o SUS e para a saúde

Uma Incubadora de Cursos de Educação à Distância (EAD) para o SUS e para a saúde Uma Incubadora de Cursos de Educação à Distância (EAD) para o SUS e para a saúde Caraterização do problema: O projeto de "Incubadora de Cursos de Educação à Distância (EAD) para o Sistema Único de Saúde

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ALINE DÉBORA DA SILVA ROSILENE MARIA DIAS MACHADO TICIANA COSTA PROJETO

Leia mais

COORDENAÇÃO-GERAL DE PESQUISA E MANUTENÇÃO DE PRODUTOS CONSOLIDADOS LILLIAN ALVARES

COORDENAÇÃO-GERAL DE PESQUISA E MANUTENÇÃO DE PRODUTOS CONSOLIDADOS LILLIAN ALVARES COORDENAÇÃO-GERAL DE PESQUISA E MANUTENÇÃO DE PRODUTOS CONSOLIDADOS LILLIAN ALVARES Coordenação do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação Bianca Amaro Coordenação de Atendimento

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância

Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Manual do Aluno para o Curso do SEER à Distância Elaborado por: Alexandre Faria de Oliveira Consultor TI / Monitor Colaborador: Dr.Miguel Ángel Márdero Arellano Coordenador SEER - IBICT Brasília, 2011

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL DE PRODUÇÃO INTELECTUAL DA USP

BIBLIOTECA DIGITAL DE PRODUÇÃO INTELECTUAL DA USP BIBLIOTECA DIGITAL DE PRODUÇÃO INTELECTUAL DA USP Sistema Integrado de Bibliotecas Novembro de 2012 Uma nova realidade Com o advento da Internet, os fluxos da Comunicação científica se modificaram As publicações

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

Capacitação de Recursos Humanos em Pesquisa e Desenvolvimento para o Setor de Tecnologia da Informação (CT-Info)

Capacitação de Recursos Humanos em Pesquisa e Desenvolvimento para o Setor de Tecnologia da Informação (CT-Info) Programa 0465 Sociedade da Informação Objetivo Universalizar o acesso e a inclusão de todos os brasileiros na sociedade da informação Justificativa Público Alvo Produtores e usuários do conhecimento, empresas

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0

COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO. Versão 1.0 COORDENAÇÃO DE EAD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 SUMÁRIO 1. O MOODLE 3 2. Acesso à Plataforma 3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina 4 2.2. Página Inicial do Curso 5 3.

Leia mais

POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO POLÍTICAS DE SELEÇÃO, AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COLEÇÃO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO ELABORAÇÃO Janine Silva Figueira Vitória 2015 SUMÁRIO 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos

Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES. Manual de Procedimentos Pró-Reitoria de Administração - PRAd Assessoria de Informática - AI SISTEMA DE PUBLICAÇÃO DE LICITAÇÕES Manual de Procedimentos 2004 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVOS...3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3

Leia mais

Desenvolvimento da coleção digital das publicações da Embrapa Soja

Desenvolvimento da coleção digital das publicações da Embrapa Soja Desenvolvimento da coleção digital das publicações da Embrapa Soja CONDE, C. A. G. F.¹; MARTINS, M. C. da S.¹; LIMA, A. B. A. de². ¹Universidade Estadual de Londrina UEL; ²Embrapa Soja. No recém-inaugurado

Leia mais

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES

(MAPAS VIVOS DA UFCG) PPA-UFCG RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES 1 PPA-UFCG PROGRAMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA UFCG CICLO 2006-2008 ANEXO (PARTE 2) DIAGNÓSTICOS E RECOMENDAÇÕES (MAPAS VIVOS DA UFCG) 2 DIMENSÃO MISSÃO E PDI MAPAS VIVOS DE

Leia mais

PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013

PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013 PROJETO CURSO ALUNO INTEGRADO / 2013 INSTITUIÇÃO PROPONENTE: Ministério da Educação CNPJ: 00.394.445/0124-52 SETOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Secretaria de Educação Básica(SEB) ENDEREÇO: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS EDITAL SAL/MJ Nº 02, DE 14 DE JANEIRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS EDITAL SAL/MJ Nº 02, DE 14 DE JANEIRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS EDITAL SAL/MJ Nº 02, DE 4 DE JANEIRO DE 205 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Projeto BRA/07/004 Seleciona: Consultor para avaliação da estratégia

Leia mais

Sumário FPD Formulário de projeto P&D...4

Sumário FPD Formulário de projeto P&D...4 1 de 22 Sumário FPD Formulário de projeto P&D...4 Introdução...4 Cadastrando e atualizando dados de projetos de P&D...4 Cadastrando novo projeto...5 Cadastrando coordenador do projeto...5 Cadastrando dados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 19/1041/2013 PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA NA MODALIDADE PRODUTO 1. NÚMERO E TÍTULO DO PROJETO PROJETO UNESCO

Leia mais

Portal Toque da Ciência: jornalismo científico em diferentes linguagens 1

Portal Toque da Ciência: jornalismo científico em diferentes linguagens 1 Portal Toque da Ciência: jornalismo científico em diferentes linguagens 1 Lydia Rodrigues SOUZA 2 Aline Ferreira PÁDUA 3 Gabriela Vanni ARROYO 4 Angela Maria Grossi de CARVALHO 5 Juliano Maurício de CARVALHO

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROGRAMA DE APOIO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Finalidade 2009 Este documento estabelece o portfólio de fomento, disponibilizado pela UPE e julgados pela Câmara de Pó-Graduação, em adição aos existentes

Leia mais

termo de cessão e compartilhamento DE ARQUIVOS DIGITAIS

termo de cessão e compartilhamento DE ARQUIVOS DIGITAIS U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A C E N T R O D E E S T U D O S A F R O - O R I E N T A I S M U S E U D I G I T A L D A M E M Ó R I A A F R I C A N A E A F R O B R A S I L E I R A LIVRO

Leia mais

Manual do Usuário Visitante

Manual do Usuário Visitante Manual do Usuário Visitante Este manual descreve as funcionalidades da Biblioteca GeoEspacial Digital, cuja principal características é ser um Gerenciador de Metadados de Arquivos de Geoinformação. Esta

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O I N T E R N O Porto Alegre, 2013 TITULO I DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 1 A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, criada em 1962, registrada sob o nº.

Leia mais

Plano de Trabalho BVS Brasil https://goo.gl/d3eccm

Plano de Trabalho BVS Brasil https://goo.gl/d3eccm Plano de Trabalho BVS Brasil https://goo.gl/d3eccm Linha estratégica 1: Fortalecimento da Rede BVS Brasil Prioridade 1.1 Ampliação das alianças e das redes que atuam na informação científica e técnica

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA

PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA PROGRAMA TÉMATICO: 6214 TRABALHO, EMPREGO E RENDA OBJETIVO GERAL: Estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico e social do DF, por meio do fortalecimento do Sistema Público de Emprego, garantindo

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação Coordenadoria de Pesquisa e Criação

Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação Coordenadoria de Pesquisa e Criação Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação Coordenadoria de Pesquisa e Criação Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação EDITAL PROPCI-PROPG/UFBA 02/20 PRODOC-UFBA A Pró-Reitoria

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 78/2006 INSTITUI O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEAD, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, E APROVA SEU REGULAMENTO.

RESOLUÇÃO CONSEPE 78/2006 INSTITUI O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEAD, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, E APROVA SEU REGULAMENTO. RESOLUÇÃO CONSEPE 78/2006 INSTITUI O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEAD, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, E APROVA SEU REGULAMENTO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no

Leia mais

Ministério da Fazenda Escola de Administração Fazendária Diretoria de Educação Biblioteca. Manual do Usuário da Biblioteca da Esaf

Ministério da Fazenda Escola de Administração Fazendária Diretoria de Educação Biblioteca. Manual do Usuário da Biblioteca da Esaf Ministério da Fazenda Escola de Administração Fazendária Diretoria de Educação Biblioteca Manual do Usuário da Biblioteca da Esaf Brasília, 2011 Ministério da Fazenda Escola de Administração Fazendária

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA. Desde a criação do primeiro Programa de NA PÓS-GRADUAÇÃO

FORMAÇÃO PLENA. Desde a criação do primeiro Programa de NA PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO PLENA NA PÓS-GRADUAÇÃO Desde a criação do primeiro Programa de Pós- Sricto Sensu, em Fitotecnia, em 1975, a UFLA ocupou-se de pautar as suas ações em fundamentos morais sólidos e em valores que

Leia mais

POLÍTICA DE INFORMAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNILA (RI/UNILA)

POLÍTICA DE INFORMAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNILA (RI/UNILA) POLÍTICA DE INFORMAÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNILA (RI/UNILA) Foz do Iguaçu, Novembro de 2015 1 SUMÁRIO I. Repositório institucional...2 II. Administração do repositório...2 III. Equipe de bibliotecários-gestores

Leia mais

Biblioteca Virtual. BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007

Biblioteca Virtual. BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007 Biblioteca Virtual BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007 A. Introdução A Biblioteca Virtual da Universidade do Porto (BVUP) continuará no ano de 2007 com a sua missão

Leia mais

1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4

1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4 1 Contextualização 3 2 Administração do Joomla 5 3 Painel de controlo 6 3.1 Menu sítio 6 3.2 Menu utilizadores 7 3.3 Outras funcionalidades 8 4 Sistema de armazenamento e criação de conteúdos 9 4.1 Criar

Leia mais

Anexo 2 8 Padrão de Sistema de Envio do Banco de Dados Brutos via SGP e Consulta ao Geoexplo - R00

Anexo 2 8 Padrão de Sistema de Envio do Banco de Dados Brutos via SGP e Consulta ao Geoexplo - R00 6 RELATÓRIO CONSOLIDADO DE ANDAMENTO DO PBA E DO ATENDIMENTO DE CONDICIONANTES CAPÍTULO 2 ANDAMENTO DO PROJETO BÁSICO AMBIENTAL Anexo 2 8 Padrão de Sistema de Envio do Banco de Dados Brutos via SGP e Consulta

Leia mais

I Efetivação do compromisso social do IFAL com o Estado de Alagoas;

I Efetivação do compromisso social do IFAL com o Estado de Alagoas; PROGRAMA DE APOIO AO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTEGRADAS PROIFAL 1. OBJETIVO Apoiar o Instituto Federal de Alagoas IFAL nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS

UM NOVO CONCEITO EM ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS UM NOVO CONCEITO EM ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS Descubra como o SophiA Acervo pode ajudar sua instituição na catalogação, organização e recuperação de acervos dos mais diversos tipos, sejam eles objetos da

Leia mais

Regimento da Biblioteca Rev.: 01 Data: 07/07/2008

Regimento da Biblioteca Rev.: 01 Data: 07/07/2008 COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA - CESUSC FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE FLORIANÓPOLIS - FCSF Credenciada pela Portaria MEC n. 109, de 10 de fevereiro de 2000 (DOU 11.02.2000) BIBLIOTECA

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS LICENCIATURAS (NEPEx LICENCIATURAS) DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

ESCOLA Pe JOÃO UMBERTO SACHET LUCIANA BATISTA DE OLIVEIRA CATARINO

ESCOLA Pe JOÃO UMBERTO SACHET LUCIANA BATISTA DE OLIVEIRA CATARINO ESCOLA Pe JOÃO UMBERTO SACHET LUCIANA BATISTA DE OLIVEIRA CATARINO APLICATIVOS E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVOS COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA FORMAÇÃO DO QUADRO DOCENTE E ADMINISTRATIVO DA

Leia mais

MANUAL MOODLE - PROFESSORES

MANUAL MOODLE - PROFESSORES MANUAL MOODLE - PROFESSORES VERSÃO 2.5 Faculdades Projeção FACULDADE PROJEÇÃO Prof. Oswaldo Luiz Saenger Presidente Prof.ª Catarina Fontoura Costa Diretora Geral das Unidades Educacionais Prof. José Sérgio

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO PAULA FRASSINETTI (CIPAF) REGULAMENTO

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO PAULA FRASSINETTI (CIPAF) REGULAMENTO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO PAULA FRASSINETTI (CIPAF) REGULAMENTO REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI - CIPAF PREÂMBULO Concebendo o conhecimento como fator fortemente potenciador do

Leia mais

Projeto CIC Centro de Informação e Cultura: o nascimento de uma biblioteca

Projeto CIC Centro de Informação e Cultura: o nascimento de uma biblioteca Projeto CIC Centro de Informação e Cultura: o nascimento de uma biblioteca Andreza Ferreira Félix Bibliotecária do Colégio Bernoulli andreza.felix@colegiobernoulli.com.br Descreve a criação da Biblioteca

Leia mais

CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS

CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação CHAMADA DE PROJETOS Virtualização de Redes e Serviços O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS Instituição: UFRGS Autores: Ricardo Vieira, José Luis Machado e Álvaro Juscelino Lanner Área: Sistema de Informações Introdução. O trabalho aqui proposto

Leia mais

PROGRAMA APOIO ÀS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA SEDIADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA APOIO ÀS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA SEDIADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital FAPERJ N. o 06/2007 PROGRAMA APOIO ÀS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA SEDIADAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia,

Leia mais

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao sábado. E-repositórios. 26 de Maio de 2007

VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao sábado. E-repositórios. 26 de Maio de 2007 VIII Oficinas de Formação A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento praticar ao sábado E-repositórios 26 de Maio de 2007 Intervenção de Maria João Gomes da Universidade do Minho Repositórios

Leia mais

CHAMADA ESTÁGIO DE VERÃO AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA NASA I²

CHAMADA ESTÁGIO DE VERÃO AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA NASA I² CHAMADA ESTÁGIO DE VERÃO AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA NASA I² 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. A oportunidade de estágio de verão proporcionada pela parceria entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com 1 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré rieli@rieli.com 1. Cenário no Brasil: o aspecto legal A Lei de Diretrizes e Bases da Educação,

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2016/2017

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2016/2017 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2016/2017 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD

FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD FONTES DE INFORMAÇÃO (FI) PARA PESQUISA E USO DE BD Luciane Meire Ribeiro STRAUD Biblioteca FCAV (Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação) Out./2014 Este material foi elaborado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 1800091 - TRABALHO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 1800091 - TRABALHO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 1800091 - TRABALHO DE GRADUAÇÃO NORMAS PARA REALIZAÇÃO, APRESENTAÇÃO E DEFESA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO SÃO CARLOS,

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Escola de Ciência da Informação ECI/UFMG. Eduardo Ribeiro Felipe erfelipe@yahoo.com.br

Escola de Ciência da Informação ECI/UFMG. Eduardo Ribeiro Felipe erfelipe@yahoo.com.br Escola de Ciência da Informação ECI/UFMG Eduardo Ribeiro Felipe erfelipe@yahoo.com.br Metadados Metadados Significa dado sobre dado ou informação sobre outra informação. Uma informação que trabalha o significado

Leia mais

Projeto mgov2 Redes Sociais e Dispositivos Móveis. Projeto mgov2 Redes Sociais e Dispositivos Móveis

Projeto mgov2 Redes Sociais e Dispositivos Móveis. Projeto mgov2 Redes Sociais e Dispositivos Móveis Projeto mgov2 1. Breve Histórico O instituto i3g é um centro privado de pesquisas na área de governo eletrônico, tendo iniciado suas atividades em 9/9/99. Sua missão é o fortalecimento da cidadania através

Leia mais

Política de uso do eduroam

Política de uso do eduroam Política de uso do eduroam DAGSer Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços Versão 1.0 Julho de 2012 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Definições... 3 3. Público alvo... 4 4. Credenciamento... 4 5. Requisitos...

Leia mais

17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro. Projeto Web Grupo Águas do Brasil Flavia Garcia

17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro. Projeto Web Grupo Águas do Brasil Flavia Garcia 17 a 20 de agosto de 2010, Rio de Janeiro Projeto Web Grupo Águas do Brasil Flavia Garcia Sites Corporativos São a vitrine da sua empresa. É a imagem do seu negócio para o mundo; Clientes e parceiros examinam

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.8 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Prezado(a) aluno(a); Este material que você está começando a ler trata-se do manual do aluno, referente às disciplinas que serão ministradas através

Leia mais

CHAMADA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA XIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:

CHAMADA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA XIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: CHAMADA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA XIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: NORMAS E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 1. APRESENTAÇÃO A comissão organizadora

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACISABH

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACISABH REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACISABH Belo Horizonte 2014 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACISABH 1 Da Finalidade da Biblioteca A Biblioteca FacisaBH tem como finalidade proporcionar ao corpo docente, discente

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

Apresentação do Banco de Dados Mundial sobre Fortificações

Apresentação do Banco de Dados Mundial sobre Fortificações Apresentação do Banco de Dados Mundial sobre Fortificações Roberto Tonera Projeto Fortalezas Multimídia - Universidade Federal de Santa Catarina Brasil projeto@fortalezasmultimidia.com.br artonera@hotmail.com

Leia mais

MPR MPR/SIA-805-R03 APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE SEGURANÇA DE OPERADOR AÉREO

MPR MPR/SIA-805-R03 APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE SEGURANÇA DE OPERADOR AÉREO MPR MPR/SIA-805-R03 APROVAÇÃO DO PROGRAMA DE SEGURANÇA DE OPERADOR AÉREO 07/2015 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO 2 06 de julho de 2015. Aprovado, Leonardo Boszczowski Fabio Faizi Rahnemay Rabbani 3 PÁGINA

Leia mais

EDITAL 23 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL

EDITAL 23 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL EDITAL 23 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL BRA/12/018 DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE ARTICULAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL Nº 002/2015/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL Nº 002/2015/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 002/2015/PROPE SELEÇÃO DE ORIENTADORES E PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC/FAPEMIG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PROJETO BRA/10/007

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PROJETO BRA/10/007 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PROJETO BRA/10/007 BOAS PRÁTICAS EM REDES NA IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: SIPIA CONSELHO

Leia mais

O presente Regimento Interno trata da caracterização, estrutura organizacional,

O presente Regimento Interno trata da caracterização, estrutura organizacional, REGIMENTO DOS NÚCLEOS INSTITUCIONAIS DE PESQUISA E EXTENSÃO (NIPE) DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IFSULDEMINAS) O presente Regimento Interno trata da caracterização,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Contrato por Produto Nacional

TERMO DE REFERÊNCIA. Contrato por Produto Nacional TERMO DE REFERÊNCIA Contrato por Produto Nacional 1. Antecedentes e Justificativa O Projeto de Assistência à Implementação do Programa de Apoio à Agenda de Crescimento Econômico Equitativo e Sustentável

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos

Processos de Gerenciamento de Projetos. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Processos Processos de Gerenciamento de Projetos Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas

Leia mais

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Famema EDITAL Nº 002/2014 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 14 de fevereiro de 2014 Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico Saúde e

Leia mais

TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES

TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES TUTORIAL DE PREENCHIMENTO DO CURRICULO LATTES Profa. Viviane Maia Barreto de Oliveira 1. O que é Currículo Lattes? O Sistema CV-Lattes é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o CNPq e utilizado

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURAS E IDENTIDADES BRASILEIRAS DO IEB: I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURAS E IDENTIDADES BRASILEIRAS DO IEB: I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURAS E IDENTIDADES BRASILEIRAS DO IEB: I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa Culturas e Identidades Brasileiras é a própria

Leia mais

MANUAL DE NOTÍCIAS NO PORTAL DA PBH

MANUAL DE NOTÍCIAS NO PORTAL DA PBH MANUAL PUBLICAÇÃO DE NOTÍCIAS NO PORTAL DA PBH Instruções para publicação de notícias no Portal PBH 1 Efetuando o acesso Para efetuar o login, acessar o endereço: www.pbh.gov.br/comunicacao/login ou https://ecp.pbh.gov.br/ecp

Leia mais

OBTENDO CONHECIMENTO A PARTIR DOS TWITTES PESSOAIS. FRANTZ, Miguel Airton 1 ; FROZZA, Angelo Augusto 2 Instituto Federal Catarinense, Camboriú/SC

OBTENDO CONHECIMENTO A PARTIR DOS TWITTES PESSOAIS. FRANTZ, Miguel Airton 1 ; FROZZA, Angelo Augusto 2 Instituto Federal Catarinense, Camboriú/SC OBTENDO CONHECIMENTO A PARTIR DOS TWITTES PESSOAIS FRANTZ, Miguel Airton 1 ; FROZZA, Angelo Augusto 2 Instituto Federal Catarinense, Camboriú/SC INTRODUÇÃO Com o desenvolvimento e a popularização da informática,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO SIEF SISTEMA DE ESPAÇO FÍSICO MANUAL DO USUÁRIO Vrs. 2.1 UFMT / SETEMBRO / 2010 SUMÁRIO Sumário... 1 1 - OBJETIVOS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR PESSOA FÍSICA MODALIDADE PRODUTO Título do Projeto Função no Projeto Resultado Atividades Antecedentes (breve histórico justificando a contratação) DADOS DA

Leia mais

EDITAL nº 084/2013 IFMG PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE O PROEJA E PROEJA FIC NO ÂMBITO DO IFMG

EDITAL nº 084/2013 IFMG PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E RELATOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE O PROEJA E PROEJA FIC NO ÂMBITO DO IFMG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS REITORIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Av. Professor Mario Werneck,

Leia mais

Tutorial Plataforma de interação virtual CEL UFMG

Tutorial Plataforma de interação virtual CEL UFMG Tutorial Plataforma de interação virtual CEL UFMG 1. NÍVEIS DE ACESSO, ÍCONES E NAVEGAÇÃO GERAL A plataforma CEL funciona em três níveis de acesso, com variação de cores correspondentes a cada um deles:

Leia mais

Chamada de Propostas. Comitê Técnico de Videocolaboração CT-Vídeo

Chamada de Propostas. Comitê Técnico de Videocolaboração CT-Vídeo Chamada de Propostas Comitê Técnico de Videocolaboração CT-Vídeo Introdução A RNP mantem, desde 2014, o Comitê Técnico de Videocolaboração (CT-Vídeo), cujo objetivo é estudar o futuro das aplicações em

Leia mais

Site Fácil. Guia do Usuário. PROCERGS Divisão 5

Site Fácil. Guia do Usuário. PROCERGS Divisão 5 Site Fácil Guia do Usuário PROCERGS Divisão 5 Este documento foi produzido pela PROCERGS - Divisão 5. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 210-3100 http:\\www.procergs.com.br

Leia mais

PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM: DE AUTORES E LEITORES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM: DE AUTORES E LEITORES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM: DE AUTORES E LEITORES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de

Leia mais

ANEXO 7 DESCRIÇÃO DO ORGANOGRAMA DO CERC. Centro de Estudos em Regulação e Controle - CERC

ANEXO 7 DESCRIÇÃO DO ORGANOGRAMA DO CERC. Centro de Estudos em Regulação e Controle - CERC ANEXO 6 DESCRIÇÃO DO ORGANOGRAMA DO CERC ANEXO 7 DESCRIÇÃO DO ORGANOGRAMA DO CERC Centro de Estudos em Regulação e Controle - CERC AA Públicos-alvo do CERC I Comitê Gestor É o órgão deliberativo do CERC.

Leia mais

Palestra: Como implementar a Gestão do Conhecimento na Administração Publica

Palestra: Como implementar a Gestão do Conhecimento na Administração Publica Palestra: Como implementar a Gestão do Conhecimento na Administração Publica Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Seminário: Políticas de Informação: avanços e desafios rumo à gestão do conhecimento. Fundação

Leia mais

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Política de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC A FACULDADE DINÂMICA prevê mecanismos efetivos de acompanhamento e de cumprimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que no momento da construção do seu

Leia mais