50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "50 o CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL"

Transcrição

1 ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 50 CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washingtn, D.C., EUA, 27 de setembr á 1 de utubr de 2010 Item 4.11 da agenda prvisória ESPANHOL CD50/15 (Prt.) 11 de agst de 2010 ORIGINAL: ESTRATÉGIA E PLANO DE AÇÃO PARA A ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO MATERNO-INFANTIL DO HIV E DA SÍFILIS CONGÊNITA Intrduçã 1. A infecçã pel HIV e a sífilis sã imprtantes prblemas de saúde pública que afetam diretamente as mulheres e seus recém-nascids e, pr extensã, cnjunt da cmunidade. A infecçã das crianças pel HIV supõe a aquisiçã de um padeciment crônic que ptencialmente encurta a esperança de vida e representa um enrme cust human, scial e ecnômic. Entre 50% e 80% ds cass de sífilis gestacinal terminam de frma adversa: pdem causar abrt, mrte fetal, mrte nenatal, part prematur, baix pes a nascer e infecçã cngênita cm diverss graus de afetaçã e cnsequente deficiência. 2. Dispõe-se de intervenções eficazes e acessíveis para a prevençã da transmissã matern-infantil de ambas as denças. Tais intervenções cntribuem para reduzir a mrbimrtalidade materna e nenatal e melhrar a saúde sexual e reprdutiva das mulheres e ds hmens, bem cm para a saúde de lactantes e crianças. Também cntribuem especificamente para cumpriment ds Objetivs de Desenvlviment d Milêni: ODM 4, Reduzir a mrtalidade infantil; ODM 5, Melhrar a saúde materna; e ODM 6, Cmbater HIV/AIDS, a malária e utras denças. 3. Cm a prevençã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita haverá uma pupança cnsiderável ns custs assciads a tratament e atendiment ds cass evitáveis de crianças cm sífilis cngênita u infectadas pel HIV. 4. Alguns países da Regiã cnseguiram prgresss significativs na eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita cm prblemas de saúde

2 CD50/15 (Prt.) Página 2 pública, mas em utrs países permanecem brechas imprtantes. Partind desta realidade, prpõe-se uma Estratégia e Plan de açã para a eliminaçã da transmissã materninfantil d HIV e da sífilis cngênita nas Américas até Antecedentes 5. O desenvlviment da Estratégia e d Plan de açã para a eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita é a culminaçã de uma série de events e ações crrids na última década e destinads a reduzir impact human, scial e ecnômic gerad pr essas denças. Esses events e ações pdem ser resumids na seguinte crnlgia: 1994: a 24ª Cnferência Sanitária Pan-Americana instu à eliminaçã da sífilis cngênita cm prblema de saúde pública nas Américas (resluçã CSP24.R17); : apresentu-se Plan de Açã para a Eliminaçã da Sífilis Cngênita, durante a 116ª Reuniã d Cmitê Executiv da OPAS (1); 2004: apresentu-se Plan Reginal de HIV/DST para setr da saúde , durante a 46ª Reuniã d Cnselh Diretr (2); 2005: a OPAS publica dcument Eliminaçã da sífilis cngênita na América Latina e Caribe: um quadr de referência para sua implementaçã (3); 2005: a OPAS publica Plan reginal de HIV/DST para setr da saúde ( ) n qual se estabelecem as metas de transmissã matern-infantil de HIV inferir a 5% em 16 países e uma incidência de sífilis cngênita inferir a 0,5 cass pr nascids vivs em 26 países até 2013 (4); 2006: a OPAS e UNICEF lançam uma iniciativa na América Central e na República Dminicana para frtalecer a prevençã da transmissã materninfantil d HIV e da sífilis; 2008: durante a 17ª Cnferência Internacinal sbre Aids, n Méxic, a OPAS e UNICEF realizam uma cnsulta técnica cm autridades de saúde pública e especialistas em HIV e saúde matern-infantil, instand a avançar para a integraçã ds serviçs de HIV e saúde sexual e reprdutiva n cuidad pré-natal; 1 Dispnível em:

3 CD50/15 (Prt.) Página : a OMS publica dcument Eliminaçã mundial da sífilis cngênita: fundaments e estratégia para açã (5); 2009: Durante a Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, UNAIDS prpõe a meta de eliminar a transmissã matern-infantil d HIV; 2009: a Iniciativa Reginal para a Eliminaçã da Transmissã Matern-Infantil d HIV e da Sífilis Cngênita na América Latina e Caribe é lançada em events técnics e plítics na Regiã, incluind V Fórum Latin-American e d Caribe em HIV/AIDS e DST (Lima, Peru) e a 18ª reuniã de ministrs da saúde da CARICOM (Washingtn, Estads Unids); 2010: Fund Mundial de Cmbate à AIDS, Tuberculse e Malária lança um relatóri n qual calcula que a eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV até 2015 é um bjetiv que pde ser alcançad (6); 2010: a Organizaçã Mundial da Saúde lança um dcument que insta a cmunidade internacinal a estabelecer bjetivs nvs e mais ambiciss que prmvam avanç em direçã à eliminaçã d HIV infantil até 2015 (7). Análise da situaçã 6. Na América Latina e n Caribe, a mediana de srprevalência de sífilis nas mulheres grávidas é 3,9%, variand de 0,7% a 7,2% dependend d país. É a prevalência mais elevada de qualquer regiã d mund, e bastante superir à média mundial de 1,7%. Calcula-se que, a cada an, crrem cerca de cass de sífilis gestacinal, s quais prvcam um númer estimad de a cass de sífilis cngênita a an (8). O Quadr 1 mstra s cass de sífilis ntificads em diferentes países da Regiã entre 2003 e 2006.

4 CD50/15 (Prt.) Página 4 Quadr 1. Cass ntificads de sífilis em diferentes países da Regiã, País An Cass de sífilis/ habitantes Prcentagem de gestantes cm srlgia psitiva para sífilis Cass de sífilis cngênita pr nascids vivs Argentina ,7 1,4 0,78 Bahamas 2004 NA 2,4 1,2 Belize 2004 NA 1,5 0,13 Blívia ,9 12 Brasil ,6 1,9 Chile ,4 0,21 0,18 Clômbia 2004 NA NA 1,4 Cuba 2003 NA 1,8 0 El Salvadr 2003 NA 6,2 0,9 Equadr NA 0,79 Hnduras ,5 10,8 Paraguai 2003 NA 6,3 1,9 Peru 2004 NA 1 1,7 Fnte: OPAS/CLAP/SMR 7. A estimativa mínima de srpsitividade para HIV em grávidas na Regiã cm um td é de 0,3%, variand de país a país; estima-se que a taxa mais alta seja a d Haiti, de 1,9% (9). Levand em cnsideraçã que, atualmente, a cbertura cm algum tip de prfilaxia cntra a transmissã matern-infantil d HIV nã chega a mais de 54% das gestantes na Regiã cm um td (Figura 1) (10) e cm uma estimativa de 11,38 milhões de nasciments a an (9), pde-se supr que crram entre e cass pr an de infecçã pel HIV pr transmissã matern-infantil.

5 CD50/15 (Prt.) Página 5 8. Na América Latina e n Caribe, apesar de haver elevada cbertura de assistência pré-natal (94%) (9), esta nem sempre é de qualidade (u seja, cm um mínim de quatr cnsultas, a primeira nas it primeiras semanas de gestaçã). Em muits países da Regiã, ntifica-se baixa cbertura de parts institucinais, que cnstitui uma barreira muit imprtante à prevençã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita. A prcentagem de gestantes que sã submetidas a triagem de HIV nã supera 52% na América Latina e n Caribe cm um td (Figura 2) (10). Figura 1: Prcentagem de gestantes cm HIV que recebem terapia antirretrviral para prevenir transmissã materninfantil d HIV na América Latina e n Caribe, Prcentagem An Fnte: Twards universal access: scaling up pririty HIV/AIDS interventins in the health sectr, Prgress Reprt OMS.

6 CD50/15 (Prt.) Página 6 Figura 2: Figura Prcentagem 2: Rastreament de triagem de HIV em para gestantes, HIV em 2007 grávidas (%) (2007) Prcentagem Guyana Cuba Belize Argentina Suriname Csta Rica Brasil El Salvadr Peru República Dminicana Haiti Países Equadr Hnduras Paraguai Jamaica Nicarágua Clômbia Guatemala Blívia 3 ALC 52 Fnte: Twards universal access: scaling up pririty HIV/AIDS interventins in the health sectr, Prgress Reprt OMS. 9. Ns Estads Unids, depis de 14 ans de reduçã cntínua, númer de cass ntificads de sífilis cngênita em recém-nascids vem aumentand desde 2005, chegand a 0,14 pr nascids vivs em Este aument crrespnde a um mair númer de cass de sífilis nas mulheres (figura 3) (11).

7 CD50/15 (Prt.) Página 7 Figura 3: Taxas de sífilis cngênita e sífilis primária e secundária em mulheres ns Estads Unids, Taxa de sífilis cngênita pr nascids vivs Taxa de sífilis cngênita Taxa de sífilis primária e secundária em mulheres An Taxa de sífilis primária e secundária pr Fnte: Centrs para Cntrle e Prevençã de Denças ds Estads Unids (CDC). 10. Em um estud publicad em 2008 sbre as 24 áreas ds Estads Unids que cncentram a mair parte ds cass de HIV d país, a assistência pré-natal entre as gestantes cm HIV chegu a 88% (66% cm três u mais cnsultas) entre 2000 e Pel mens 36% das gestantes chegaram a trabalh de part sem diagnóstic de infecçã pel HIV. Nesse períd, pel mens 14% das gestantes cm HIV nã recebeu prfilaxia cm ARV (12). 11. Ns Estads Unids cm um td, númer de infecções perinatais pel HIV fi baix em 2005, cm 142 cass em 33 estads, bservand-se uma tendência cnstante à reduçã. Esta cifra aprxima s Estads Unids à meta de eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV. N entant, se levarms em cnta a distribuiçã entre s diferentes grups étnics que frmam a ppulaçã, bserva-se acentuada desigualdade. Estima-se que das 142 crianças infectadas 66% eram afr-americanas e 20% eram latinas (13), prcentagens muit superires a pes relativ destas duas cmunidades na ppulaçã.

8 CD50/15 (Prt.) Página N Canadá, a prevalência da infecçã pel HIV em gestantes se situa entre 0,02% e 0,09%. O númer de lactentes expsts a HIV aumentu prgressivamente a cada an, chegand a 192 em Ainda assim, us de terapia antirretrviral em gestantes cm HIV é cada vez mair. A triagem para HIV na assistência pré-natal supera 90% na mair parte d país. Os dads expsts mstram que Canadá está se aprximand da meta de 2% u mens de transmissã matern-infantil d HIV (figura 4) (14). Figura 4: Númer de crianças expstas perinatalmente a HIV, númer de gestantes cm ARV e númer de crianças cm infecçã cnfirmada pel HIV, Canadá, Fnte: Public Health Agency f Canada. An 13. A sífilis cngênita fi praticamente eliminada n Canadá (15). 14. Embra a tmada de decisões na atençã à saúde nã deva estar sujeita exclusivamente a fatres ecnômics, há evidências de que investiment na eliminaçã dessas denças tem uma excelente relaçã cust-benefíci. N cntext da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita, s custs sã devids a váris serviçs e crrências, cm a assistência pré-natal, part e pós-part. Além de serviçs para recém-nascid, cm tratament antirretrviral e da sífilis cngênita, cbertura ds custs d part prematur e ds custs derivads d baix pes a nascer, d abrt em cndições de insegurança e da mrbimrtalidade materna e nenatal. Em uma avaliaçã

9 CD50/15 (Prt.) Página 9 da respsta d Sistema Nacinal de Saúde da República Dminicana a HIV, cnduzida pela OPAS em cperaçã cm UNICEF e cm api d própri sistema nacinal de saúde e de utras agências, estimu-se que cust d tratament até s 18 ans (smente terapia antirretrviral) para s cass evitáveis de transmissã vertical d HIV n períd scilu entre US$20 milhões e US$51 milhões, enquant cust da prevençã da transmissã fi calculad em cerca de US$7 milhões (16). 15. Os bstáculs à prevençã adequada da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita incluem: integraçã deficiente ds diferentes serviçs de saúde para a assistência às gestantes, deficiências ds sistemas de acmpanhament e vigilância, desigualdade na prestaçã de serviçs de saúde, carência de recurss humans e falta de insums cm testes para diagnóstic de HIV e sífilis cngênita, entre utrs. 16. Embra muits países tenham ampliad cm êxit a respsta a HIV mediante generalizaçã das diretrizes de prevençã da transmissã matern-infantil de HIV, raramente huve melhra simultânea n acess a diagnóstic e tratament da sífilis cngênita, criand paradx de crianças que, tend recebid prfilaxia anti-hiv, vieram a falecer de sífilis cngênita. 17. Canadá, Estads Unids da América, Chile e Cuba sã s países cm melhr cntrle da sífilis cngênita na Regiã. Em 2004, Cuba ntificu 98% de captaçã das mulheres grávidas durante primeir trimestre e 99,8% de parts institucinais, cm uma prevalência de sífilis materna de 1,7%, 100% de cbertura de tratament e nenhum cas de sífilis cngênita. N país, bserva-se declíni sustentad na incidência de nvs cass de sífilis na ppulaçã feminina desde Em 2004, Chile apresentu uma taxa de sífilis cngênita de 0,18 pr nascids vivs, acmpanhada de uma reduçã na taxa de incidência de sífilis na ppulaçã em geral (17). 18. A eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita nas Américas cntribui diretamente para três ODM: ODM 4, Reduzir a mrtalidade infantil; ODM 5, Melhrar a saúde materna; e ODM 6, Cmbater HIV/AIDS, a malária e utras denças. Estratégia e Plan de açã 19. A revisã da situaçã atual indica que as duas cndições básicas para a eliminaçã de ambas as denças estã a alcance ds países das Américas: dispõe-se de meis eficazes para interrmper a transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita (viabilidade bilógica) e há dispnibilidade de medidas práticas de tratament e ferramentas de diagnóstic simples, acessíveis e sustentáveis (viabilidade prgramática e financeira).

10 CD50/15 (Prt.) Página A Estratégia e Plan de açã para a eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita se baseia n frtaleciment ds sistemas de saúde e na integraçã, descentralizaçã e eliminaçã ds bstáculs que impedem acess as serviçs de saúde. Deve-se buscar uma gestã ótima ds recurss humans de saúde e ds supriments necessáris para diagnóstic e tratament da infecçã pel HIV e da sífilis. Será prmvida a participaçã cmunitária e a mbilizaçã e frtaleciment das redes de api. As metas estabelecidas n Plan reginal para HIV/DST (3) e na Estratégia glbal para eliminaçã da sífilis cngênita (4) fram refrmuladas para refrçar a ideia de integraçã e alcançar a meta de eliminaçã em Objetiv Eliminar a sífilis cngênita e a transmissã matern-infantil d HIV nas Américas até Praz A Estratégia e Plan de açã será aplicada de 2010 até Metas 1. Reduçã da transmissã matern-infantil d HIV a 2% u mens. 2. Reduçã da incidência de infecçã pel HIV pr transmissã matern-infantil a 0,3 cas u mens pr nascids vivs. 3. Reduçã da incidência da sífilis cngênita a 0,5 cas u mens, incluíds s natimrts, pr nascids vivs. Objetivs prgramátics 1. Cbertura de assistência pré-natal e part atendid pr pessal qualificad superir a 95%. 2. Cbertura de detecçã de sífilis e HIV em gestantes superir a 95%. 3. Cbertura de prfilaxia d HIV e tratament de sífilis em gestantes e crianças superir a 95%. 4. Mais de 95% ds centrs de atençã de primeir nível prprcinam serviçs para a prevençã e diagnóstic de HIV e DST de frma integrada as utrs serviçs de saúde, cm assistência pré-natal, saúde sexual e reprdutiva, serviçs para adlescentes e vilência de gêner. 5. Mais de 95% de países da Regiã dispõem de sistemas de infrmaçã para vigiar e avaliar prgress na eliminaçã da transmissã matern-infantil de HIV e da sífilis cngênita e apiar a tmada de decisões.

11 CD50/15 (Prt.) Página 11 Objetivs específics e linhas de açã 21. A eliminaçã da sífilis cngênita e da transmissã matern-infantil d HIV exigirá ds países das Américas desenvlviment de plans estratégics e peracinais. O prcess de planejament terá cm bjetiv harmnizar as plíticas, s plans e as iniciativas n âmbit da assistência primária, HIV/DST, saúde matern-infantil, saúde d adlescente e saúde sexual e reprdutiva, para bter um enfque integrad, descentralizad e glbal. Em cada país, será necessári cntar cm uma equipe cnjunta para tds s prgramas enunciads que se cmprmeta a liderar a elabraçã d plan estratégic e peracinal, advgar a favr das plíticas necessárias para cnseguir seu financiament e sustentabilidade e acmpanhament e avaliaçã ds avançs btids. 22. Os plans estratégics e peracinais incluirã metas prgramáticas nacinais e bjetivs de prestaçã de serviçs. Estabelecerã as intervenções e custs cnexs, identificarã necessidades e carências tant cm relaçã a recurss humans cm a financiament e definirã a rganizaçã da implementaçã cm uma distribuiçã adequada de respnsabilidades. 23. Para alcançar as metas da Estratégia e Plan de açã, será necessári fmentar e facilitar a clabraçã hrizntal entre s países da Regiã, cnsiderand-se intercâmbi ótim de experiências, recurss reginais e lições aprendidas cm um aspect de máxima imprtância. As linhas de açã prpstas para desenvlver plan de açã ns países sã: 1. Frtalecer a capacidade ds serviçs de saúde matern-infantil, d recémnascid e de atençã familiar e cmunitária para a detecçã precce, atençã e tratament da infecçã pel HIV e da sífilis em gestantes, seus parceirs e seus filhs. 1.1 Assegurar a prevençã, diagnóstic, api, atençã e tratament d HIV e da sífilis ns serviçs de saúde sexual e reprdutiva (SSR), de planejament familiar e assistência pré-natal. 1.2 Facilitar a identificaçã e eliminaçã das barreiras de acess as serviçs de atençã pré-natal e prevençã d HIV e SSR. 1.3 Prmver uma gestã ótima ds recurss humans de saúde e d cnjunt ds supriments necessáris para diagnóstic e tratament da infecçã pel HIV e sífilis. 1.4 Facilitar diagnóstic precce da sífilis e da infecçã pel HIV nas gestantes, seus parceirs e seus filhs. 1.5 Prprcinar terapia precce e adequada para a sífilis nas gestantes, seus parceirs e seus filhs.

12 CD50/15 (Prt.) Página Assegurar encaminhament prtun as serviçs de atendiment, api e tratament d HIV quand necessári cm abrdagem de gêner, direits humans e etnicidade. 1.7 Levar a cab medidas para a prevençã da transmissã matern-infantil d HIV que incluam intervenções baseadas em evidências científicas, que garantam a cnsecuçã das metas estabelecidas, cm as identificadas n Guia clínic para a eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita na América Latina e n Caribe. 1.8 Estabelecer parcerias cm UNICEF e utras agências das Nações Unidas para a implementaçã desta estratégia e plan de açã. 2. Intensificar a vigilância d HIV e da sífilis ns serviçs de saúde materninfantil. 2.1 Implementar serviçs de vigilância baseads na busca ativa de cass de sífilis e de HIV ns serviçs de saúde matern-infantil. 2.2 Estabelecer mecanisms de crdenaçã reginal de vigilância. 3. Prmver a integraçã ds serviçs de HIV, saúde sexual e reprdutiva, assistência a recém-nascid e saúde familiar e cmunitária. 3.1 Prmver a integraçã e descentralizaçã ds serviçs de assistência prénatal. 3.2 Frmular intervenções que cubram as necessidades específicas de mulheres e adlescentes, incluind a prevençã de gravidez indesejada em mulheres cm HIV e em adlescentes cm um mdel de atençã familiar e cmunitária. 3.3 Integrar as intervenções de prevençã, diagnóstic, api, atençã e tratament de HIV/DST (inclusive prfilaxia pós-expsiçã) ns prgramas e serviçs relacinads à vilência de gêner (incluind vilência dméstica e explraçã sexual). 4. Frtalecer s prgramas de prmçã da saúde que incluam uma perspectiva de gêner, participaçã scial, cmunicaçã e infrmaçã. 4.1 Frtalecer s prgramas preventivs e educativs para adlescentes e mulheres em idade reprdutiva e seus parceirs. 4.2 Prmver a participaçã da cmunidade e a mbilizaçã e frtaleciment das redes de api. 4.3 Prmver a difusã de infrmaçã aprpriada para melhrar acess prtun as serviçs de atençã pré-natal.

13 CD50/15 (Prt.) Página 13 Intervençã d Cnselh Diretr 24. Slicita-se a Cnselh Diretr que examine a Estratégia e Plan de açã cntids neste dcument e cnsidere a aprvaçã d prjet de resluçã cntid n anex B. Referências 1. Organizaçã Pan-Americana da Saúde. Plan de acción para la eliminación de la sífilis cngénita (dcument CE116/14). 116º Cmitê Executiv; 1995, 26 a 30 de junh de 2009; Washingtn (DC), EUA. Washingtn (DC): OPS; Organizaçã Pan-Americana da Saúde. Plan estratégic reginal de la Organización Panamericana de la Salud para el cntrl de la infección pr el VIH/SIDA y las infeccines de transmisión sexual ( ) (resluçã CD46.R15). 46º Cnselh Diretr, 57ª sessã d Cmitê Reginal da OMS para as Américas; 26 a 30 de setembr de 2005; Washingtn (DC) EUA. Washingtn (DC): OPS, Organizaçã Pan-Americana da Saúde. Eliminación de sífilis cngénita en América Latina y el Caribe: marc de referencia para su implementación. Washingtn (DC) EUA. Washingtn (DC): OPS; Plan Estratégic Reginal para la Infección pr el VIH/SIDA y las Infeccines de Transmisión Sexual de la Organización Panamericana de la Salud, (dcument CD46/20, Add.I). 46º Cnselh Diretr, Eliminación mundial de la sífilis cngénita: fundaments y estrategia para la acción OMS; setembr de Dispnível em: 6. Organizaçã Pan-Americana da Saúde. Iniciativa reginal para la eliminación de la transmisión materninfantil de VIH y de la sífilis cngénita en América Latina y el Caribe: dcument cnceptual. Mntevidéu, Uruguai: CLAP/SMR; setembr de Organizaçã Pan-Americana da Saúde. Guía clínica para la eliminación de la transmisión materninfantil del VIH y de la sífilis cngénita en América Latina y el Caribe. Washingtn, D.C.: OPS; The Glbal Fund t Fight AIDS, Tuberculsis and Malaria. The Glbal Fund 2010: Innvatin and Impact. Genebra, Suíça; Wrld Health Organizatin. PMTCT strategic visin : preventing mthert-child transmissin f HIV t reach the UNGASS and Millennium Develpment Gals. Genebra, Suíça, OMS; Schmid GP, Stner BP, Hawkes S, Brutet N. The need and plan fr glbal eliminatin f cngenital syphilis. Sexually Transmitted Diseases (July suppl.) 2007;34(7):S5-S Fund das Nações Unidas para a Infância. Estad mundial de la infancia 2009: Salud maternal y nenatal. Nva Yrk, EUA: UNICEF; 2009.

14 CD50/15 (Prt.) Página Organizaçã Mundial da Saúde. Twards Universal Access: Scaling up pririty HIV/AIDS interventins in the health sectr: Prgress reprt Genebra, Suíça, OMS; U.S. Department f Health and Human Services, Centers fr Disease Cntrl and Preventin (CDC) Mrbidity and Mrtality Weekly Reprt (MMWR). April 16, 2010 Vl. 59 (N. 14) Atlanta, EUA: CDC; U.S. Department f Health and Human Services, Centers fr Disease Cntrl and Preventin (CDC). Enhanced Perinatal Surveillance Participating Areas in the United States and Dependent Areas, HIV/AIDS Surveillance Supplemental Reprt. 2008;13 (N. 4) Atlanta, EUA: CDC; U.S. Department f Health and Human Services, Centers fr Disease Cntrl and Preventin (CDC). Cases f HIV infectin and AIDS in the United States and Dependent Areas. HIV/AIDS Surveillance Reprt, Vl. 17. Revised Editin. Atlanta, EUA: CDC; 2007: Public Health Agency f Canada. HIV/AIDS Epi Updates, Nvember 2007, Surveillance and Risk Assessment Divisin, Centre fr Infectius Disease Preventin and Cntrl, Public Health Agency f Canada, Public Health Agency f Canada Canadian Sexually Transmitted Infectins Surveillance Reprt. Public Health Agency f Canada, CCDR 2007;33S1: Organizaçã Pan-Americana da Saúde. Evaluación de la respuesta del sistema nacinal de salud al VIH en la República Dminicana: Una herramienta plítica, general y técnica para avanzar hacia el acces universal. Washingtn (DC) EUA: Washingtn, (DC): OPS; Organizaçã Pan-Americana da Saúde. Epidemilgical Prfiles f Neglected Diseases and Other Infectins Related t Pverty in Latin America and the Caribbean. Washingtn (DC) EUA. Washingtn (DC): OPS; Anexs

15 ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE Repartiçã Sanitária Pan-Americana, Escritóri Reginal da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE CD50/15 (Prt.) Anex A FORMULÁRIO ANALÍTICO PARA VINCULAR TEMAS DA AGENDA AOS MANDATOS INSTITUCIONAIS 1. Tema da agenda: 4.11: Estratégia e Plan de açã para a eliminaçã da transmissã materninfantil d HIV e da sífilis cngênita. 2. Unidade respnsável: Saúde familiar e cmunitária; Centr Latin-American de Perinatalgia e Desenvlviment Human; Prjet de Prevençã, Tratament e Assistência em HIV/DST 3. Funcinári encarregad: Suzanne Serruya ( dcument é um estud clabrativ d Grup de Trabalh da OPAS/OMS, órgãs das Nações Unidas, especialistas internacinais e utrs assciads) 4. Lista ds centrs clabradres e instituições nacinais vinculads a este tema da agenda: Instituições nacinais de direçã e implementaçã de prgramas de saúde, direits humans e gêner, entre utrs Organizações da sciedade civil UNICEF e utrs patrcinadres d UNAIDS Assciações prfissinais das áreas de gineclgia, bstetrícia, pediatria, enfermagem, assistência pré-natal, amamentaçã, juventude e saúde da mulher, saúde reprdutiva, planejament familiar, serviçs de atençã primária e cuidads hspitalares, cm: Assciaçã de Gineclgia e Obstetrícia da Guatemala (AGOG) Assciaçã Latin-Americana de Obstetrícia e Gineclgia Infantil e da Adlescência Assciaçã Latin-Americana de Pediatria Centr de Estuds em Gineclgia e Reprduçã Clégi Mexican de Medicina Familiar Federaçã Centr-Americana de Assciações e Sciedades de Obstetrícia e Gineclgia (FECASOG) Federaçã Brasileira das Sciedades de Gineclgia e Obstetrícia (FEBRASGO) Federaçã Argentina de Obstetrícia e Gineclgia Federaçã Clmbiana de Assciações de Obstetrícia e Gineclgia Federaçã Latin-Americana de Sciedades de Obstetrícia e Gineclgia Federaçã Mexicana de Clégis de Obstetrícia e Gineclgia (FEMECOG) Federaçã Equatriana de Sciedades de Gineclgia e Obstetrícia Internatinal Federatin f Gyneclgy and Obstetrics (FIGO) Sciedade Chilena de Obstetrícia e Gineclgia Sciedade Clmbiana de Gineclgia e Obstetrícia Sciedade Cubana de Obstetrícia e Gineclgia Sciedade de Gineclgia e Obstetrícia de El Salvadr Sciedade de Gineclgia e Obstetrícia de Hnduras

16 CD50/15 (Prt.) Anex A Sciedade de Obstetrícia e Gineclgia da Venezuela Sciedade Ginectclógica d Uruguai Sciedade Iber-Americana de Diagnóstic e Tratament Pré-natal Sciedade Nicaraguense de Gineclgia Sciedade Paraguaia de Gineclgia e Obstetrícia Sciedade Peruana de Obstetrícia e Gineclgia Sciedade Prtuguesa de Obstetrícia e Gineclgia Sciedade Panamenha de Obstetrícia e Gineclgia (SPOG) Tds s Centrs Clabradres da OMS que lidam cm temas relacinads à saúde sexual e reprdutiva e à gineclgia e bstetrícia Assciaçã Brasileira de Enfermagem Assciaçã Guatemalteca de Enfermeiras Prfissinais Clégi de Prfissinais de Enfermagem de Prt Ric Clégi de Enfermeiras d Chile Clégi de Enfermeiras da Csta Rica Clégi de Enfermeiras d Uruguai Clégi de Enfermeiras da Blívia Federaçã Argentina de Enfermagem Federaçã Panamenha de Prfissinais de Enfermagem (FEPPEN) Internatinal Cnfederatin f Midwives (ICM) Sciedade Cubana de Enfermagem Save the Children Sciedade Nicaraguense de Nenatlgia 5. Cnexã entre este tema e a Agenda de Saúde para as Américas : O presente tema encntra-se vinculad as princípis, valres e áreas de açã descritas na Agenda de Saúde para as Américas. Princípis e valres: Recnhecend que a Regiã é hetergênea e que s países e suas ppulações têm diferentes necessidades e métds sciculturais para a melhria da saúde, este tema respeita e cumpre s seguintes princípis e valres encntrads na Agenda de Saúde para as Américas: a. Direits humans, acess universal e inclusã. A Cnstituiçã da Organizaçã Mundial da Saúde estabelece que gzar d melhr estad de saúde que é pssível atingir cnstitui um ds direits fundamentais de td ser human, sem distinçã de raça, religiã, cred plític, cndiçã ecnômica u scial. Para fazer deste direit uma realidade, s países devem trabalhar para cnseguir acess universal, integridade, qualidade e inclusã ns sistemas de saúde que estã dispníveis para as pessas, famílias e cmunidades. Os sistemas de saúde devem ser respnsáveis ante s cidadãs pela btençã destas cndições. b. Slidariedade pan-americana. A slidariedade, definida cm a clabraçã entre s países das Américas para avançar em prl ds interesses e respnsabilidades cmuns a fim de atingir metas cmpartilhadas, é uma cndiçã essencial para superar as desigualdades na saúde e melhrar a segurança sanitária pan-americana durante as situações de crise, emergências e desastres.

17 CD50/15 (Prt.) Anex A c. Igualdade na saúde. A busca pela igualdade na saúde se manifesta n esfrç para eliminar tdas as desigualdades em matéria de saúde que sã evitáveis, injustas e remediáveis nas ppulações u grups. Esta busca deve ressaltar a necessidade essencial de prmver a igualdade entre s sexs em matéria de saúde. d. Participaçã scial. A prtunidade de que tda a sciedade participe na definiçã e implementaçã das plíticas de saúde pública e na avaliaçã de seus resultads é um fatr essencial n andament e n êxit d prgrama de açã sanitária. Áreas de açã: Frtalecer a autridade sanitária nacinal Abrdar s determinantes da saúde Aprveitar s cnheciments, a ciência e a tecnlgia Frtalecer a slidariedade e a segurança sanitária Diminuir as desigualdades em matéria de saúde entre s países e em cada país Reduzir s riscs e a carga das denças Aumentar a prteçã scial e acess as serviçs de saúde de qualidade Frtalecer a gestã e desenvlviment das pessas que trabalham em prl da saúde 6. Cnexã entre este tema e Plan Estratégic : A Estratégia e plan de açã estã diretamente vinculads a Objetiv Estratégic 2: Cmbater a infecçã pel HIV/AIDS, a tuberculse e a malária. Mais especificamente, cntribuirã para Resultad Previst na Regiã (RPR) 2.1: Estads Membrs apiads através da cperaçã técnica para atividades de prevençã, tratament, api e atençã para HIV/AIDS, tuberculse e malária, incluind métds invadres para aumentar a cbertura das intervenções entre as pessas pbres e as ppulações vulneráveis e de difícil acess; RPR 2.2: Estads Membrs apiads através da cperaçã técnica a fim de frmular e ampliar plíticas e plans que levem em cnsideraçã s aspects de gêner para a prevençã, tratament, api e atençã para HIV/AIDS, tuberculse e malária; e para RPR 2.4: Sistemas de vigilância, acmpanhament e avaliaçã em nível reginal e nacinal frtalecids e ampliads para seguir de pert avanç na cnsecuçã ds bjetivs e alcaçã de recurss para cntrle de HIV/AIDS, malária e tuberculse; e para determinar as repercussões das medidas de cntrle e da evluçã da resistência as medicaments. 7. Bas práticas nesta área e exempls de utrs países na Regiã das Américas: Em 2007, estimu-se que 8 países da Regiã faziam triagem de HIV em mais de 50% das gestantes: Argentina, Belize, Brasil, Csta Rica, Cuba, El Salvadr, Guiana e Suriname. Quant à sífilis cngênita, Canadá, Estads Unids da América, Chile e Cuba sã s países cm cntrle muit bm da dença na Regiã. A Clômbia é um ds países que mais avançaram n psicinament da Iniciativa de Eliminaçã. Desde 2009, Ministéri da Prteçã Scial tem impulsinad a necessidade de mair integraçã na abrdagem destas duas patlgias. Através de reuniões de cnsens

18 CD50/15 (Prt.) Anex A cm setr de segurs e prestadres de saúde em nível nacinal e a elabraçã de ferramentas dirigidas as prestadres, busca-se uma padrnizaçã das práticas de detecçã precce, diagnóstic e prevençã d HIV e da sífilis em gestantes. 8. Implicações financeiras deste tema: As despesas cm atividades e pessal durante períd fram estimadas em US$3 milhões. Cerca de 65% desta quantia serã destinads às atividades ns Estads Membrs. N entant, a aplicaçã plena em nível nacinal demandará funds de utras fntes, inclusive recurss nacinais e de dadres cm Fund Mundial. Deve-se levar em cnsideraçã que a prevençã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita prprcinará cnsiderável ecnmia ns custs assciads a tratament e assistência as cass evitáveis de crianças cm sífilis cngênita u infectadas pel HIV.

19 ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 50 CONSELHO DIRETOR 62 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washingtn, D.C., EUA, 27 de setembr á 1 de utubr de 2010 CD50/15 (Prt.) Anex B ORIGINAL: ESPANHOL PROJETO DE RESOLUÇÃO ESTRATÉGIA E PLANO DE AÇÃO PARA A ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO MATERNO-INFANTIL DO HIV E DA SÍFILIS CONGÊNITA O 50 CONSELHO DIRETOR, Tend examinad relatóri da Diretra Estratégia e Plan de açã para a eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita (dcument CD50/15), sbre a base d Plan Estratégic da OPAS para períd ; Cnsiderand que a revisã da situaçã atual indica que as duas cndições básicas para a eliminaçã de ambas as denças estã a alcance ds países das Américas: dispnibilidade de meis eficazes para interrmper a transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita (viabilidade bilógica) e dispnibilidade de medidas práticas de tratament e ferramentas de diagnóstic fáceis, acessíveis e sustentáveis (viabilidade prgramática e financeira); Ressaltand que, embra muits países tenham ampliad cm êxit a respsta a HIV mediante generalizaçã das pautas de prevençã da transmissã matern-infantil, nã huve melhra simultânea n acess a diagnóstic e tratament da sífilis cngênita, e que persistem prblemas de cunh rganizacinal e de gestã ns sistemas de saúde da Regiã, cm fragmentaçã e desigualdade na prestaçã de serviçs, carência e capacidade de recurss humans e falta de insums; Recnhecend que se busca superar a cncepçã arcaica de que a prevençã da transmissã matern-infantil d HIV e a prevençã da sífilis cngênita devem ser

20 CD50/15 (Prt.) Anex B abrdadas separadamente, cm um enfque mais dirigid à dença d que à pessa, e que ambas as cndições crrem, u pdem crrer, em uma mesma mulher e s serviçs prvids terã impact na família cm um td; Tend presente s cmprmisss das resluções: Plan de açã para a eliminaçã da sífilis cngênita na Regiã das Américas (resluçã CE116.R3 [1995]); Ampliaçã d tratament numa respsta integral a HIV/AIDS (resluçã CD45.R10 [2004]); Plan estratégic reginal da Organizaçã Pan-americana da Saúde para cntrle da infecçã pr HIV/AIDS e das infecções sexualmente transmissíveis ( ) (resluçã CD46.R15 [2005]); e Eliminaçã de denças negligenciadas e utras infecções relacinadas à pbreza (resluçã CD49.R19 [2009]); Recnhecend que a Organizaçã Pan-americana da Saúde clabru cm s países da Regiã para estabelecer bases cnceptuais, técnicas e de infraestrutura para a elabraçã de prgramas e plíticas nacinais de saúde reprdutiva e sexual, cm enfque na eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita; Cnsiderand a imprtância de um plan de açã para pôr em andament a Estratégia para a eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita, que guiará a preparaçã de plans nacinais futurs, cnfrme seja cas, e ds plans estratégics de tdas as rganizações interessadas na cperaçã para a saúde cm esta meta ns países das Américas, RESOLVE: 1. Apiar a Estratégia e aprvar Plan de açã para a eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita até 2015, para respnder de maneira eficaz e eficiente às necessidades atuais e emergentes, cnsiderand especificamente as desigualdades prevalecentes n estad da saúde, para frtalecer a respsta d sistema sanitári a fim de elabrar e executar plíticas, leis, plans, prgramas e serviçs para este prblema de saúde pública. 2. Instar s Estads Membrs a que: a) pririzem a eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita e a reduçã ds fatres de risc mediante integraçã de intervenções de prevençã e cntrle da infecçã pel HIV/DST ns serviçs de assistência prénatal, saúde sexual e reprdutiva, e utrs serviçs relacinads; b) elabrem e executem s plans nacinais e prmvam a frmulaçã de plíticas públicas guiadas pela Estratégia e Plan de açã, cm enfque nas necessidades

21 CD50/15 (Prt.) Anex B das ppulações que se encntram em mair risc e em situaçã de vulnerabilidade; c) crdenem-se cm utrs países da Regiã para intercâmbi de experiências e ferramentas, esfrçs cnjunts de cnscientizaçã, seguiment e avaliaçã ds avançs da iniciativa de eliminaçã; d) executem a Estratégia e Plan de açã, cnfrme seja cas, dentr de um enfque integrad d sistema de saúde, embasad na atençã primária à saúde, enfcand a açã intersetrial, mnitrand e avaliand a eficácia d prgrama e a alcaçã de recurss; e) prmvam a cleta e us de dads sbre a transmissã matern-infantil d HIV e a sífilis cngênita, estratificads pr idade, sex e grup étnic, e us da análise de gêner, de nvas tecnlgias (pr exempl, sistemas de infrmações gegráficas) e de mdels de prjeçã para frtalecer planejament, execuçã e vigilância de plans, plíticas, prgramas, leis e intervenções nacinais relacinads à saúde reprdutiva e sexual; f) aumentem a cbertura ds serviçs de saúde de qualidade e acess as mesms inclusive n tcante à prmçã, diagnóstic, prevençã, tratament eficaz e atençã vigentes para estimular mair demanda e utilizaçã destes pelas mulheres em idade reprdutiva, gestantes e seus parceirs; g) fmentem aument da capacidade ds respnsáveis pelas plíticas, ds diretres de prgramas e ds prvedres de atençã à saúde, para elabrar plíticas e prgramas que busquem prmver desenvlviment da cmunidade e prestem serviçs de saúde eficazes e de qualidade que atendam as necessidades de saúde reprdutiva e sexual e as determinantes da saúde relacinads; h) melhrem a crdenaçã dentr d setr da saúde e cm parceirs de utrs setres, a fim de buscar a implementaçã de medidas e iniciativas sbre a saúde e desenvlviment da saúde reprdutiva e sexual, simultaneamente buscand reduzir a mínim a duplicidade de funções e ptenciar a máxim impact ds recurss limitads; i) prmvam uma participaçã cmunitária ativa e vigrsa n setr da saúde.

22 CD50/15 (Prt.) Anex B Pedir à Diretra: a) que prmva a crdenaçã e a implementaçã da Estratégia e Plan de açã mediante integraçã das ações pelas áreas prgramáticas da OPAS, ns âmbits nacinal, sub-reginal, reginal e interagencial; b) que clabre cm s Estads Membrs na implementaçã da Estratégia e Plan de açã, segund seu própri cntext e priridades nacinais, e que prmva a difusã e us ds prduts dist derivads ns âmbits nacinal, sub-reginal, reginal e interagencial; c) que incentive desenvlviment de iniciativas clabrativas de pesquisa que pssam frnecer s dads cmprbatóris necessáris para estabelecer e divulgar prgramas e intervenções efetivs e adequads para a eliminaçã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita e para a melhria da saúde reprdutiva e sexual; d) que estabeleça nvas alianças e frtaleça as já existentes dentr da cmunidade internacinal, a fim de mbilizar s recurss humans, financeirs e tecnlógics necessáris para andament da Estratégia e Plan de açã; e) que fmente a cperaçã técnica entre países, sub-regiões, rganizações internacinais e reginais, entidades d gvern, rganizações privadas, universidades, meis de cmunicaçã, sciedade civil e cmunidades em atividades que prmvam a saúde sexual e reprdutiva; f) que prmva a crdenaçã entre a Estratégia e Plan de açã e as iniciativas semelhantes de utrs rganisms internacinais de cperaçã técnica e financiament; g) que preste cntas peridicamente as Órgãs Diretivs sbre s avançs e limitações avaliads durante a execuçã da Estratégia e Plan de açã, e que cnsidere a adaptaçã d Plan para respnder as cntexts variáveis e as nvs desafis na Regiã.

23 ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE Repartiçã Sanitária Pan-Americana, Escritóri Reginal da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE CD50/15 (Prt.) Anex C Relatóri sbre as implicações financeiras e administrativas para a Repartiçã ds prjets de resluçã 1. Tema da agenda: 4.11: Estratégia e Plan de açã para a eliminaçã da transmissã materninfantil d HIV e da sífilis cngênita 2. Víncul cm rçament pr prgramas: a) Área de trabalh: Saúde da família e cmunidade (FCH) b) Resultad previst: RPR 2.1: Estads Membrs apiads através da cperaçã técnica para atividades de prevençã, tratament, api e atençã para HIV/AIDS, tuberculse e malária, incluind métds invadres para aumentar a cbertura das intervenções entre as pessas pbres e as ppulações vulneráveis e de difícil acess. RPR 2.2: Estads Membrs apiads através da cperaçã técnica a fim de frmular e ampliar plíticas e plans que levem em cnsideraçã s aspects de gêner para a prevençã, tratament, api e atençã para HIV/AIDS, tuberculse e malária. RPR 2.4: Sistemas de vigilância, acmpanhament e avaliaçã em nível reginal e nacinal frtalecids e ampliads para seguir de pert avanç na cnsecuçã ds bjetivs e na alcaçã de recurss para cntrle de HIV/AIDS, malária e tuberculse; e para determinar as repercussões das medidas de cntrle e da evluçã da resistência as medicaments. 3. Implicações financeiras a) Cust ttal estimad de implementaçã da resluçã durante a sua vigência (arredndad para s US$ mais próxims, inclui pessal e atividades): As despesas cm atividades e pessal durante períd fram estimadas em US$3 milhões. Cerca de 65% desta quantia serã destinads às atividades ns Estads Membrs. N entant, a aplicaçã plena n nível nacinal demandará funds de utras fntes, inclusive recurss nacinais e de dadres cm Fund Mundial. Deve-se levar em cnsideraçã que a prevençã da transmissã matern-infantil d HIV e da sífilis cngênita prprcinará cnsiderável ecnmia ns custs assciads a tratament e assistência as cass evitáveis de crianças cm sífilis cngênita u infectadas pel HIV.

24 CD50/15 (Prt.) Anex C b) Cust estimad n biêni (arredndad para s US$ mais próxims, inclui pessal e atividades): US$1,2 milhã (65% para atividades e 35% para saláris) c) D cust estimad em b), que parte pde ser incluída nas atividades já prgramadas? Cerca de 30% ds recurss necessáris para biêni já estã prgramads cm funds da Cperaçã Espanhla. Funds adicinais para a implementaçã n rest d biêni estã send buscads. 4. Implicações administrativas a) Indicar s níveis da Organizaçã em que trabalh será realizad: Reginal, subreginal e nacinal, cm ênfase ns dis últims. b) Pessal adicinal necessári (indicar pessal adicinal necessári n equivalente a cargs de temp integral, indicand as habilidades necessárias): Cm a chegada de um nv especialista em AIDS infantil em abril, nã se prevê necessidade de pessal adicinal. c) Prazs (indicar s prazs de implementaçã e avaliaçã): Há um plan de acmpanhament e avaliaçã que será cntinuamente implementad. A avaliaçã final será feita depis d encerrament d períd d Plan de Açã, em

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais Nvas Salvaguardas Ambientais e Sciais Discussões Técnicas de Gvern ESS10 Acess a Infrmaçã e engajament de stakehlders 15 de utubr, 2014 Objetivs da ESS10 (1/2) Delinear uma abrdagem sistemática para engajament

Leia mais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais

Novas Salvaguardas Ambientais e Sociais Nvas Salvaguardas Ambientais e Sciais Discussões Técnicas de Gvern ESS1 Avaliaçã e Gerenciament de Riscs e Impacts Sciais e Ambientais 15 de utubr, 2014 Objetivs da ESS1 Identificar, avaliar e gerir s

Leia mais

Gestor de Inovação e Empreendedorismo (m/f) GIE /15 P

Gestor de Inovação e Empreendedorismo (m/f) GIE /15 P A Pessas e Sistemas, empresa de Cnsultria na área da Gestã e ds Recurss Humans e cm atividade nas áreas de Recrutament e Seleçã, Frmaçã e Cnsultria, prcura para a Câmara Municipal de Amarante - Agência

Leia mais

GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisão: 000

GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisão: 000 GUIA DE RELACIONAMENTO MT-COR: 001 Revisã: 000 A Mercur S.A., empresa estabelecida desde 1924, se precupa em cnduzir as suas relações de acrd cm padrões étics e cmerciais, através d cumpriment da legislaçã

Leia mais

Anexo 03 Recomendação nº 3: estatuto padrão, estatuto fundamental e contrato social

Anexo 03 Recomendação nº 3: estatuto padrão, estatuto fundamental e contrato social Anex 03 Recmendaçã nº 3: estatut padrã, estatut fundamental e cntrat scial 1. Resum 01 Atualmente, Estatut da Crpraçã da Internet para a atribuiçã de nmes e númers (ICANN) tem um mecanism únic para alterações.

Leia mais

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017 Flrianóplis, 25 de janeir de 2016 EDITAL PARA CANDIDATURA À SEDE DO 6º ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL 2017 1) Cnsiderações Gerais: A Federaçã Nacinal ds Estudantes de Engenharia Civil

Leia mais

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA ATUAL INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 05/2015 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA 50 (13 A 19/12/2015) MONITORAMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIAS NO BRASIL Este infrme d COES Micrcefalias visa dcumentar e divulgar infrmações atualizadas

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO PARA O ANO 2016

PROGRAMA DE AÇÃO PARA O ANO 2016 PROGRAMA DE AÇÃO PARA O ANO 2016 Tend presente a Missã da Federaçã Prtuguesa de Autism: Defesa incndicinal ds direits das pessas cm Perturbações d Espectr d Autism e suas famílias u representantes. Representaçã

Leia mais

Unidade 7: Sínteses de evidências para políticas

Unidade 7: Sínteses de evidências para políticas Unidade 7: Sínteses de evidências para plíticas Objetiv da Unidade Desenvlver um entendiment cmum d que é uma síntese de evidências para plíticas, que inclui e cm pde ser usada 3 O que é uma síntese de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS Cidade Universitária de Limeira

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS Cidade Universitária de Limeira DIRETRIZES PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE GESTÃO 1 Sumári I. O Estági em Gestã...3 II. O Estági curricular...4 III. Acmpanhament e avaliaçã...5 IV. Mdels de Plan de Atividades e de Relatóri...5

Leia mais

REP REGISTO DOS PROFISSIONAIS DO EXERCICIO

REP REGISTO DOS PROFISSIONAIS DO EXERCICIO REP REGISTO DOS PROFISSIONAIS DO EXERCICIO Um prject eurpeu em clabraçã cm a EHFA Eurpean Health and Fitness Assciatin, cm sede em Bruxelas Regist ds Prfissinais Intrduçã Estams numa fase em que a Tutela

Leia mais

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS

ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS ANEXO CONDIÇÕES OU RESTRIÇÕES RESPEITANTES À UTILIZAÇÃO SEGURA E EFICAZ DO MEDICAMENTO A SEREM IMPLEMENTADAS PELOS ESTADOS-MEMBROS 1 Os Estads-Membrs devem garantir que tdas as cndições u restrições relativas

Leia mais

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Capital

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Capital Banc Industrial d Brasil S.A. Gerenciament de Capital 2014 1 Sumári 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 4 4. PLANO DE CAPITAL... 5 5. RESPONSABILIDADES... 6

Leia mais

ISO 9001:2008 alterações à versão de 2000

ISO 9001:2008 alterações à versão de 2000 ISO 9001:2008 alterações à versã de 2000 Já passaram quase it ans desde que a versã da ISO 9001 d an 2000 fi publicada, que cnduziu à necessidade de uma grande mudança para muitas rganizações, incluind

Leia mais

Da Declaração à Ação dos Vários Interessados Diretos Primeira reunião do fórum

Da Declaração à Ação dos Vários Interessados Diretos Primeira reunião do fórum Da Declaraçã à Açã ds Váris Interessads Direts Primeira reuniã d fórum Centr de Cnvenções Brasil 21 Brasília, DF, 8 e 9 de mai de 2012 AGENDA ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão de Curso

Regulamento para realização do Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal d Ceará Campus de Sbral Curs de Engenharia da Cmputaçã Regulament para realizaçã d Trabalh de Cnclusã de Curs Intrduçã Este dcument estabelece as regras básicas para funcinament das

Leia mais

Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa

Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa Manual Cm intrduzir emplyeeship na empresa Índice Intrduçã Pass 1 - Cnheça as vantagens d emplyeeship para a empresa Pass 2 - Saiba que é a cultura emplyeeship Pass 3 - Aprenda a ter "bns" empregads Pass

Leia mais

DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS

DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DIRETRIZES E CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS Prjets n Bima Amazônia A Critéris Orientadres B C D E F Cndicinantes Mínims para Prjets Mdalidades de Aplicaçã ds Recurss Restriçã de Us ds Recurss Critéris

Leia mais

Pessoal, vislumbro recursos na prova de conhecimentos específicos de Gestão Social para as seguintes questões:

Pessoal, vislumbro recursos na prova de conhecimentos específicos de Gestão Social para as seguintes questões: Pessal, vislumbr recurss na prva de cnheciments específics de Gestã Scial para as seguintes questões: Questã 01 Questã 11 Questã 45 Questã 51 Questã 56 Vejams as questões e arguments: LEGISLAÇÃO - GESTÃO

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DE COMBATE A PÓLIO 2015 1

REGULAMENTO DA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DE COMBATE A PÓLIO 2015 1 REGULAMENTO DA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DE COMBATE A PÓLIO 2015 1 DISPOSIÇÕES GERAIS A campanha d Dia Mundial de Cmbate à Plimielite (também cnhecida cm paralisia infantil), celebrad n dia 24 de utubr,

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES 2014

PLANO DE ACTIVIDADES 2014 PLANO DE ACTIVIDADES 2014 Índice 1. Missã, Visã e Valres 2. Enquadrament 3. Prjects e Actividades 4. Cnslidaçā Interna 4.1. Aspects Gerais da Organizaçā e Funcinament da AJU 4.2. Recurss Humans 4.3. Frmaçā

Leia mais

CIRCULAR. Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007. Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar. Contributos para a sua Operacionalização

CIRCULAR. Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007. Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar. Contributos para a sua Operacionalização CIRCULAR Data: 2007/10/10 Númer d Prcess: DSDC/DEPEB/2007 Assunt: GESTÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007 Para: Inspecçã-Geral de Educaçã Direcções Reginais de Educaçã

Leia mais

Projetos, Programas e Portfólios

Projetos, Programas e Portfólios Prjets, Prgramas e Prtfólis pr Juliana Klb em julianaklb.cm Prjet Segund PMBOK (2008): um prjet é um esfrç temprári empreendid para criar um nv prdut, serviç u resultad exclusiv. Esta definiçã, apesar

Leia mais

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde

Anexo V. Software de Registro Eletrônico em Saúde. Implantação em 2 (duas) Unidades de Saúde Anex V Sftware de Registr Eletrônic em Saúde Implantaçã em 2 (duas) Unidades de Saúde Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS DE IMPLANTAÇÃO... 3 4 INFRAESTRUTURA NAS UNIDADES DE SAÚDE -

Leia mais

WORKSHOPS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO / CONCENTRAÇÃO NO SECTOR AUXILIAR NAVAL

WORKSHOPS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO / CONCENTRAÇÃO NO SECTOR AUXILIAR NAVAL WORKSHOPS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO / CONCENTRAÇÃO NO SECTOR AUXILIAR NAVAL ÍNDICE I. Apresentaçã e bjectivs d wrkshp II. III. Resultads ds inquérits Ambiente cmpetitiv Negóci Suprte Prcesss

Leia mais

Enfermagem Avaliação da Saúde da Mulher e Família 5º Período / Carga Horária: 126 horas

Enfermagem Avaliação da Saúde da Mulher e Família 5º Período / Carga Horária: 126 horas Enfermagem Avaliaçã da Saúde da Mulher e Família 5º Períd / Carga Hrária: 126 hras 1. EIXO TÉMÁTICO: A enfermagem na inter-relaçã cm seres humans ns váris cicls de vida. 2. DESCRIÇÃO DO EIXO TEMÁTICO:

Leia mais

DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS

DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS DIRETORIA DE UNIDADE COORDENAÇÃO DE CURSOS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (X) PROJETO DE PESQUISA PROJETO DE EXTENSÃO Acadêmic ; Scial PROJETO DE INTERDISCIPLINARIDADE

Leia mais

A Cooperação para a Saúde no Espaço da CPLP

A Cooperação para a Saúde no Espaço da CPLP A Cperaçã para a Saúde n Espaç da CPLP Ainda antes da I Reuniã de Ministrs da Saúde da CPLP, realizada em Abril de 2008, em Cab Verde, fram adptads s seguintes instruments que, n quadr da saúde, pretenderam

Leia mais

Sua hora chegou. Faça a sua jogada. REGULAMENTO. Prêmio de Empreendedorismo James McGuire 2016

Sua hora chegou. Faça a sua jogada. REGULAMENTO. Prêmio de Empreendedorismo James McGuire 2016 Sua hra chegu. Faça a sua jgada. REGULAMENTO Prêmi de Empreendedrism James McGuire 2016 Salvadr, nvembr de 2015. REGULAMENTO Prêmi de Empreendedrism James McGuire 2016 é uma cmpetiçã interna da Laureate

Leia mais

Capítulo VII Projetos de eficiência energética em iluminação pública Por Luciano Haas Rosito*

Capítulo VII Projetos de eficiência energética em iluminação pública Por Luciano Haas Rosito* 20 Api O Setr Elétric / Julh de 2009 Desenvlviment da Iluminaçã Pública n Brasil Capítul VII Prjets de eficiência energética em iluminaçã pública Pr Lucian Haas Rsit* Neste capítul abrdarems s prjets de

Leia mais

Consulta Serviços de conceção e desenvolvimento criativo, produção e montagem do Fórum PORTUGAL SOU EU

Consulta Serviços de conceção e desenvolvimento criativo, produção e montagem do Fórum PORTUGAL SOU EU Cnsulta Serviçs de cnceçã e desenvlviment criativ, prduçã e mntagem d Fórum PORTUGAL SOU EU Julh 2014 Cnteúd 1. Intrduçã... 2 2. Enquadrament... 2 3. Públic-Alv... 2 4. Objetivs da Cnsulta... 3 5. Cndições

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR

CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR CONCORRÊNCIA AA Nº 05/2009 BNDES ANEXO II PROJETO BÁSICO: JORNADA AGIR 1. Históric da Jrnada AGIR Ns ambientes crprativs atuais, a adçã de um mdel de gestã integrada é uma decisã estratégica n api às tmadas

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 3 FINANÇAS PÚBLICAS

PADRÃO DE RESPOSTA. Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I PROVA 3 FINANÇAS PÚBLICAS Questã n 1 Cnheciments Específics O text dissertativ deve cmtemplar e desenvlver s aspects apresentads abaix. O papel d PPA é de instrument de planejament de médi/lng praz que visa à cntinuidade ds bjetivs

Leia mais

Laboratório Ibero Americano de Inovação Cidadã Convocatória de Projetos

Laboratório Ibero Americano de Inovação Cidadã Convocatória de Projetos Labratóri Iber American de Invaçã Cidadã Cnvcatória de Prjets Cnvcatória aberta para prjets de invaçã cidadã A iniciativa da Secretaria Geral Iber Americana (SEGIB) Cidadania 2.0, a Agencia Espanhla de

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUÍ. PROJETO OTIMIZAR Plano do Programa

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUÍ. PROJETO OTIMIZAR Plano do Programa 1. Escp u finalidade d prjet PROJETO OTIMIZAR Plan d Prgrama O Prjet Otimizar visa aprimrar ações implantadas que têm pr bjetiv a reduçã de cnsum de materiais e criar mecanisms de avaliaçã que pssam medir

Leia mais

GESTÃO DE LABORATÓRIOS

GESTÃO DE LABORATÓRIOS Seminári Luanda, 26,27,28,29 e 30 de Mai de 2014 - Htel **** Guia Prática GESTÃO DE LABORATÓRIOS Finanças Assegure uma gestã eficaz de tdas as áreas 40 hras de Frmaçã Especializada Cnceits ecnómic-financeirs

Leia mais

PLATAFORMA EMPRESAS PELO CLIMA

PLATAFORMA EMPRESAS PELO CLIMA PLATAFORMA EMPRESAS PELO CLIMA CAMINHO PARA ELABORAÇÃO DE AGENDAS EMPRESARIAIS EM ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS DO CLIMA Prpsta de Framewrk Resultad d diálg crrid em 26 de junh de 2013, n Fórum Latin-American

Leia mais

SEMINÁRIO PARTICIPATIVO DE REUTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS

SEMINÁRIO PARTICIPATIVO DE REUTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS PROJETO DE REFORÇO DAS CAPACIDADES E COMPETÊNCIAS RELATIVAS A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NAS ILHAS Crdenadr: Parceirs: SEMINÁRIO PARTICIPATIVO DE REUTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS Intercâmbi

Leia mais

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal Prefeitura Municipal Publicad autmaticamente n Diári de / / Divisã de Prtcl Legislativ Dê-se encaminhament regimental. Sala das Sessões, / / Presidente Curitiba, 22 de julh de 2015. MENSAGEM Nº 049 Excelentíssim

Leia mais

Manual de Procedimentos

Manual de Procedimentos Manual de Prcediments Prcediments para Submissã de Prjets de MDL à Cmissã Interministerial de Mudança Glbal d Clima Secretaria Executiva Cmissã Interministerial de Mudança Glbal d Clima Prcediments para

Leia mais

PRINCIPAIS REQUISITOS: Regra final sobre Programas de Verificação do Fornecedor Estrangeiro Em resumo

PRINCIPAIS REQUISITOS: Regra final sobre Programas de Verificação do Fornecedor Estrangeiro Em resumo O FDA ferece esta traduçã cm um serviç para um grande públic internacinal. Esperams que vcê a ache útil. Embra a agência tenha tentad bter uma traduçã mais fiel pssível à versã em inglês, recnhecems que

Leia mais

EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 2

EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 2 EIXO 3 CONECTIVIDADE E ARTICULAÇÃO TERRITORIAL REGULAMENTO ESPECÍFICO: EQUIPAMENTOS PARA A COESÃO LOCAL AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO N.º 2 Ns terms d regulament específic Equipaments para a Cesã Lcal,

Leia mais

DE LÉS-A-LÉS, PELA CIDADANIA GLOBAL COM A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

DE LÉS-A-LÉS, PELA CIDADANIA GLOBAL COM A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE LÉS-A-LÉS, PELA CIDADANIA GLOBAL COM A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO 1. INTRODUÇÃO, OU COMO SURGE A ED O cnceit de Educaçã para Desenvlviment surge n cntext ds prcesss de desclnizaçã d pós-guerra

Leia mais

Plano de curso Planejamento e Controle da Manutenção de Máquinas e Equipamentos

Plano de curso Planejamento e Controle da Manutenção de Máquinas e Equipamentos PLANO DE CURSO MSOBRPCMME PAG1 Plan de curs Planejament e Cntrle da Manutençã de Máquinas e Equipaments Justificativa d curs Nã é fácil encntrar uma definiçã cmpleta para Gestã da manutençã de máquinas

Leia mais

FORMULÁRIO COLETA CAPES DISCENTE 2013

FORMULÁRIO COLETA CAPES DISCENTE 2013 FORMULÁRIO COLETA CAPES DISCENTE 2013 Este frmulári deve ser preenchid pr tds s aluns matriculads n Mestrad em Atençã à Saúde n an de 2013. Os dads servirã para atualizar, n Cleta Capes, as atividades

Leia mais

Aliança Estratégica com a Delta Dezembro, 2011. Uma Consistente História de Investimento

Aliança Estratégica com a Delta Dezembro, 2011. Uma Consistente História de Investimento Aliança Estratégica cm a Delta Dezembr, 2011 Uma Cnsistente História de Investiment 1 Agenda Resum da Operaçã 1 Benefícis da Operaçã 2 2 Disclaimer O material a seguir é uma apresentaçã cnfidencial cntend

Leia mais

Nome do programa, pesquisa ou produto: Projeto Censo GIFE 2005/2006

Nome do programa, pesquisa ou produto: Projeto Censo GIFE 2005/2006 1 GIFE Grup de Instituts, Fundações e Empresas Dads da rganizaçã Data de elabraçã da ficha: Fev 2008 Nme: GIFE Grup de Instituts, Fundações e Empresas Endereç: Av. Brigadeir Faria Lima, 2.413 1º andar

Leia mais

Introdução: marco normativo internacional e nacional

Introdução: marco normativo internacional e nacional Cidade d Panamá, 21 de abril de 2014 A Assciaçã para a Prevençã da Trtura vem pr mei desta, em respsta a fíci n. 122/2014/CAO-DH enviad pel Centr de Api Operacinal das Prmtrias de Justiça de Defesa ds

Leia mais

CURSO COMPLETO SOBRE O NOVO SISTEMA TESOURO GERENCIAL

CURSO COMPLETO SOBRE O NOVO SISTEMA TESOURO GERENCIAL CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO COMPLETO SOBRE O NOVO SISTEMA TESOURO GERENCIAL Carga Hrária: 16 hras/atividade Hrári: 8h30 às 18h (cm interval para almç) Brasília, 26 e 27 de nvembr de 2015

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatóri de Gerenciament de Riscs 2º Semestre de 2014 1 Sumári 1. Intrduçã... 3 2. Gerenciament de Riscs... 3 3. Risc de Crédit... 4 3.1. Definiçã... 4 3.2. Gerenciament... 4 3.3. Limites de expsiçã à

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatóri de Gerenciament de Riscs 2º Semestre de 2015 1 Sumári 1. Intrduçã... 3 2. Gerenciament de Riscs... 3 2.1. Organgrama... 4 3. Risc de Crédit... 4 3.1. Definiçã... 4 3.2. Gerenciament... 4 3.3.

Leia mais

1. Conceituação Percentual de crianças imunizadas com vacinas específicas, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

1. Conceituação Percentual de crianças imunizadas com vacinas específicas, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. INDICADOR: F.13 COBERTURA VACINAL 1. Cnceituaçã Percentual de crianças imunizadas cm vacinas específicas, em determinad espaç gegráfic, n an cnsiderad. 2. Interpretaçã Estima nível de prteçã da ppulaçã

Leia mais

Promover a obtenção de AIM (Autorização de Introdução no Mercado) no estrangeiro de medicamentos criados e desenvolvidos em Portugal.

Promover a obtenção de AIM (Autorização de Introdução no Mercado) no estrangeiro de medicamentos criados e desenvolvidos em Portugal. SIUPI SISTEMA DE INCENTIVOS À UTILIZAÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL FICHA DE MEDIDA Apia prjects que visem estimular investiment em factres dinâmics de cmpetitividade, assciads à invaçã tecnlógica, a design

Leia mais

FUNDAÇÃO CHAMPAGNAT RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

FUNDAÇÃO CHAMPAGNAT RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 FUNDAÇÃO CHAMPAGNAT RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 Març 2015 FUNDAÇÃO CHAMPAGNAT MORADA Estrada de Benfica, nº 372 - Lisba Tel./Fax. 217780073 Email funda_champagnat@maristascmpstela.rg Índice I. Intrduçã.1

Leia mais

Universidade Luterana do Brasil Faculdade de Informática. Disciplina de Engenharia de Software Professor Luís Fernando Garcia www.garcia.pro.

Universidade Luterana do Brasil Faculdade de Informática. Disciplina de Engenharia de Software Professor Luís Fernando Garcia www.garcia.pro. Universidade Luterana d Brasil Faculdade de Infrmática Disciplina de Engenharia de Sftware Prfessr Luís Fernand Garcia www.garcia.pr.br EVOLUÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE 10 Sistemas Legads O investiment

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Uma visão geral Baseado nas diretrizes do PMI

GESTÃO DE PROJETOS. Uma visão geral Baseado nas diretrizes do PMI GESTÃO DE PROJETOS Uma visã geral Bead n diretrizes d PMI 1 Intrduçã Objetiv da Apresentaçã O bjetiv é frnecer uma visã geral ds prcesss de Gestã de Prjets aplicads à Gestã de Empreendiments. O que é Prjet?

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 30/2009 BNDES ANEXO I - INTRODUÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 30/2009 BNDES ANEXO I - INTRODUÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 30/2009 BNDES ANEXO I - INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 1.1. Infrmações Institucinais 1.1.1 Caracterizaçã, Missã e Objetivs O BNDES é uma empresa pública federal dtada de persnalidade

Leia mais

DISSERTAÇÃO NOS MESTRADOS INTEGRADOS NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO

DISSERTAÇÃO NOS MESTRADOS INTEGRADOS NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO DISSERTAÇÃO NOS MESTRADOS INTEGRADOS NORMAS PARA O SEU FUNCIONAMENTO 1. PREÂMBULO... 1 2. NATUREZA E OBJECTIVOS... 1 3. MODO DE FUNCIONAMENTO... 2 3.1 REGIME DE ECLUSIVIDADE... 2 3.2 OCORRÊNCIAS... 2 3.3

Leia mais

FÓRUM ECONÓMICO PORTUGAL - CHINA

FÓRUM ECONÓMICO PORTUGAL - CHINA PORTUGAL - CHINA 一 届 中 国 葡 萄 牙 商 务 论 坛 UMA PARCERIA PARA O FUTURO 锻 造 未 来 合 作 CONFERÊNCIAS DE NEGÓCIOS FEIRA DE COMÉRCIO E INVESTIMENTO III GALA : PRÉMIOS DE MÉRITO EMPRESARIAL 商 务 会 议 投 资 与 贸 易 会 务 三

Leia mais

Orientações e Recomendações Orientações relativas à informação periódica a apresentar à ESMA pelas Agências de notação de risco

Orientações e Recomendações Orientações relativas à informação periódica a apresentar à ESMA pelas Agências de notação de risco Orientações e Recmendações Orientações relativas à infrmaçã periódica a apresentar à ESMA pelas Agências de ntaçã de risc 23/06/15 ESMA/2015/609 Índice 1 Âmbit de aplicaçã... 3 2 Definições... 3 3 Objetiv

Leia mais

ALTOS DIRIGENTES VISEU (PORTUGAL), - 2/3 2013 2-3 DEZEMBRO

ALTOS DIRIGENTES VISEU (PORTUGAL), - 2/3 2013 2-3 DEZEMBRO Encntr de Alt Dirigentes - Viseu 2/3 Dez 2013 Cm Invar para Ser Mais Cmpetitiv ENCONTRO de ALTOS DIRIGENTES VISEU (PORTUGAL), 2-3 DEZEMBRO 2013 Apresentaçã Crprativa Cnfidencial Cnclusões finais Página

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versã 0.0 25/10/2010 Sumári 1 Objetivs... 3 2 Cnceits... 3 3 Referências... 3 4 Princípis... 3 5 Diretrizes d Prcess... 4 6 Respnsabilidades... 5 7

Leia mais

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013.

Versões Todos os módulos devem ser atualizados para as versões a partir de 03 de outubro de 2013. Serviç de Acess as Móduls d Sistema HK (SAR e SCF) Desenvlvems uma nva ferramenta cm bjetiv de direcinar acess ds usuáris apenas as Móduls que devem ser de direit, levand em cnsideraçã departament de cada

Leia mais

Posição CELPA Associação da Indústria Papeleira

Posição CELPA Associação da Indústria Papeleira R. Marquês Sá da Bandeira, 74, 2º 1069-076 Lisba, Prtugal Tel. +351 217-611-510 Fax. +351 217-611-529 E-mail. celpa@celpa.pt http://www.celpa.pt Psiçã CELPA Assciaçã da Indústria Papeleira Para: De: Estatut:

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Sã Paul 2013 1 1 INTRODUÇÃO Este Manual tem a finalidade de servir à nrmalizaçã da elabraçã de Trabalhs de Cnclusã de Curs TCC pr mei de artigs científics,

Leia mais

Visão de conjunto do bem-estar da criança nos países ricos

Visão de conjunto do bem-estar da criança nos países ricos UNICEF Centr de Estuds Inncenti Reprt Card 7 Pbreza infantil em perspectiva: Visã de cnjunt d bem-estar da criança ns países rics Avaliaçã abrangente da vida e d bem-estar das crianças e adlescentes ns

Leia mais

Túnel da Ciência São Paulo - 2014

Túnel da Ciência São Paulo - 2014 Túnel da Ciência Sã Paul - 2014 1. O que é? A realizaçã, em Sã Paul, da mair e mais interativa expsiçã d mund na área de educaçã para as Ciências: Túnel da Ciência. A expsiçã será exibida de 30/01/2014

Leia mais

PROJECTO EDUCATIVO ANO LECTIVO 2007-2008

PROJECTO EDUCATIVO ANO LECTIVO 2007-2008 PROJECTO EDUCATIVO ANO LECTIVO 2007-2008 INTRODUÇÃO Prject educativ dcument que cnsagra a rientaçã educativa da escla, elabrad e aprvad pels órgãs de administraçã e gestã, n qual se explicitam s princípis,

Leia mais

5 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

5 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 5 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 5.1 PROMOVER A SAÚDE NO CICLO DE VIDA, EM AMBIENTES E CONTEXTOS ESPECÍFICOS A saúde ds indivídus é uma resultante da interaçã de fatres de rdem genética cm s percurss individuais,

Leia mais

Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e seus funcionários.

Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e seus funcionários. OBJETIVO Este dcument tem cm bjetiv definir as plíticas referentes à relaçã entre a Siux e seus funcináris. A Siux se reserva direit de alterar suas plíticas em funçã ds nvs cenáris da empresa sem avis

Leia mais

Co-morbidade Aids/TB entre casos de óbitos por Aids de residentes na Região Metropolitana de Recife, PE no período de 2001 a 2008: resultado do

Co-morbidade Aids/TB entre casos de óbitos por Aids de residentes na Região Metropolitana de Recife, PE no período de 2001 a 2008: resultado do Universidade de Pernambuc UPE Faculdade de Enfermagem Nssa Senhra das Graças - FENSG C-mrbidade Aids/TB entre cass de óbits pr Aids de residentes na Regiã Metrplitana de Recife, PE n períd de 2001 a 2008:

Leia mais

Vensis PCP. Rua Américo Vespúcio, 71 Porto Alegre / RS (51) 3012-4444 comercial@vensis.com.br www.vensis.com.br

Vensis PCP. Rua Américo Vespúcio, 71 Porto Alegre / RS (51) 3012-4444 comercial@vensis.com.br www.vensis.com.br Vensis PCP Vensis PCP O PCP é módul de planejament e cntrle de prduçã da Vensis. Utilizad n segment industrial, módul PCP funcina de frma ttalmente integrada a Vensis ERP e permite às indústrias elabrar

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS OESTECIM A MINHA EMPRESA

REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS OESTECIM A MINHA EMPRESA 1. Intrduçã e Objetivs a) O Cncurs de Ideias OESTECIM a minha empresa pretende ptenciar apareciment de prjets invadres na regiã d Oeste sempre numa perspetiva de desenvlviment ecnómic e scial. b) O Cncurs

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA Nme: Nº 8ºAn Data: / / 2015 Prfessres: Fabiana, Mayra e Olga. Nta: (valr: 1,0 para cada bimestre) 4º bimestre / 2º semestre A - Intrduçã Neste semestre, sua

Leia mais

PLATAFORMA EMPRESAS PELO CLIMA

PLATAFORMA EMPRESAS PELO CLIMA PLATAFORMA EMPRESAS PELO CLIMA CICLO DE ELABORAÇÃO DE AGENDAS EMPRESARIAIS EM ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS DO CLIMA Prpsta de Framewrk A partir d diálg crrid em 26 de junh de 2013, n Fórum Latin-American de Adaptaçã

Leia mais

Emenda às Regras Gerais 2012

Emenda às Regras Gerais 2012 Emenda às Regras Gerais 2012 Intrduçã Tds s dcuments estatutáris requerem revisã e atualizaçã casinal. A última emenda às Regras Gerais das Olimpíadas Especiais ( Special Olympics ) fi feita em 2004, cm

Leia mais

Março de 2012. Relatório Consolidado

Março de 2012. Relatório Consolidado Març de 2012 Relatóri Cnslidad Apresentaçã O presente relatóri tem cm bjetiv reunir infrmações referentes à aplicaçã-pilt da versã intermediária ds Indicadres Eths 3ª Geraçã. Essas infrmações serã insum

Leia mais

Competências Clínicas para a Prática de Profissionais com Certificado Internacional de Consultor em Amamentação

Competências Clínicas para a Prática de Profissionais com Certificado Internacional de Consultor em Amamentação Cmpetências Clínicas para a Prática de Prfissinais cm Certificad Internacinal de Cnsultr em Amamentaçã Prfissinais cm Certificad Internacinal de Cnsultr em Amamentaçã (Cnsultres em Amamentaçã) demnstram

Leia mais

Status: Ativo. Natureza: Aberto. Revisado por: GCMIG. Título: Proposta de critérios e procedimentos para seleção de chefias do INPE

Status: Ativo. Natureza: Aberto. Revisado por: GCMIG. Título: Proposta de critérios e procedimentos para seleção de chefias do INPE Referência: CPA-077-2008 Versã: 1.0 Status: Ativ Data: 09/julh/2008 Natureza: Abert Númer de páginas: 13 Origem: GCMIG e GEOPI Revisad pr: GCMIG Aprvad pr: GCMIG Títul: Prpsta de critéris e prcediments

Leia mais

PM 3.5 Versão 1 PdC Versão 1

PM 3.5 Versão 1 PdC Versão 1 Prcediment de Cmercializaçã Cntrle de Alterações PdC CZ.01 PM 3.5 Versã 1 PdC Versã 1 Alterad Layut d dcument. Alterad term de Prcediment de Mercad para Prcediment de Cmercializaçã. Inserid índice. Alterada

Leia mais

BENEFÍCIO AUXÍLIO CUIDADOR DO IDOSO

BENEFÍCIO AUXÍLIO CUIDADOR DO IDOSO BENEFÍCIO AUXÍLIO CUIDADOR DO IDOSO O QUE É O BENEFÍCIO AUXÍLIO CUIDADOR DO IDOSO? É um auxíli financeir que tem cm bjetiv cntribuir para, u pssibilitar, a cntrataçã de um cuidadr para auxiliar beneficiáris

Leia mais

A atuação do Síndico Profissional é a busca do pleno funcionamento do condomínio. Manuel Pereira

A atuação do Síndico Profissional é a busca do pleno funcionamento do condomínio. Manuel Pereira A atuaçã d Síndic Prfissinal é a busca d plen funcinament d cndmíni Manuel Pereira Missã e Atividades Habilidade - Cnhecems prfundamente a rtina ds cndmínis e seus prblemas administrativs. A atuaçã é feita

Leia mais

Resultado do Inquérito On-line aos Participantes dos Workshops Realizados pela Direção-Geral das Artes. Avaliação da Utilidade dos Workshops

Resultado do Inquérito On-line aos Participantes dos Workshops Realizados pela Direção-Geral das Artes. Avaliação da Utilidade dos Workshops Resultad d Inquérit On-line as Participantes ds Wrkshps Realizads pela Direçã-Geral das Artes Avaliaçã da Utilidade ds Wrkshps Títul: Resultad d Inquérit On-line as Participantes ds Wrkshps realizads pela

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado FERNANDO JORDÃO - PMDB/RJ Brasília, 21 de março de 2011.

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado FERNANDO JORDÃO - PMDB/RJ Brasília, 21 de março de 2011. Gabinete d Deputad FERNANDO JORDÃO - PMDB/RJ Brasília, 21 de març de 2011. Quand ingressei cm Requeriment slicitand a presença de Vssas Senhrias na Cmissã, estava assustad, cm, aliás, tda a ppulaçã, cm

Leia mais

Estratégias de Conservação da Biodiversidade

Estratégias de Conservação da Biodiversidade Estratégias de Cnservaçã da Bidiversidade Estratégia Glbal De entre tds esses prcesss internacinais desenvlvids será de destacar decrrid após a Cnferência de Estclm, de 1972, que daria lugar à criaçã d

Leia mais

CONTROLE INTERNO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA: Um Estudo de Caso

CONTROLE INTERNO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA: Um Estudo de Caso CONTROLE INTERNO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA: Um Estud de Cas Camila Gmes da Silva 1, Vilma da Silva Sant 2, Paul César Ribeir Quintairs 3, Edsn Aparecida de Araúj Querid Oliveira 4 1 Pós-graduada em

Leia mais

3. DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO 4. EFEITOS A PRODUZIR: MUDANÇA DE PRÁTICAS, PROCEDIMENTOS OU MATERIAIS DIDÁCTICOS

3. DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO 4. EFEITOS A PRODUZIR: MUDANÇA DE PRÁTICAS, PROCEDIMENTOS OU MATERIAIS DIDÁCTICOS CONSELHO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE ESTÁGIO, PROJECTO, OFICINA DE FORMAÇÃO E CÍRCULO DE ESTUDOS An 2-B Frmulári de preenchiment brigatóri,

Leia mais

Dados sobre investimento da FAPESP revelam articulação entre geração do conhecimento e sua aplicação

Dados sobre investimento da FAPESP revelam articulação entre geração do conhecimento e sua aplicação POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Dads sbre investiment da FAPESP revelam articulaçã entre geraçã d cnheciment e sua aplicaçã A ESP investiu, n an 2000, R$ 550,7 milhões fment à atividade científica e

Leia mais

METAS DE COMPREENSÃO:

METAS DE COMPREENSÃO: 1. TÓPICO GERADOR: Vivend n sécul XXI e pensand n futur. 2. METAS DE COMPREENSÃO: Essa atividade deverá ter cm meta que s aluns cmpreendam: cm se cnstrói saber científic; cm as áreas d saber estã inter-relacinadas

Leia mais

CAPÍTULO IV. Valores, Crenças, Missão, Visão.e Política da Qualidade. Waldemar Faria de Oliveira

CAPÍTULO IV. Valores, Crenças, Missão, Visão.e Política da Qualidade. Waldemar Faria de Oliveira CAPÍTULO IV Valres, Crenças, Missã, Visã.e Plítica da Qualidade. Waldemar Faria de Oliveira Há alguns ans, quand tínhams ótims atletas, perdíams a Cpa d Mund de futebl, as Olimpíadas, errand em cisas básicas.

Leia mais

1. Objetivo Geral. Página 1 de 5 CURSO LEADER COACH BELÉM. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

1. Objetivo Geral. Página 1 de 5 CURSO LEADER COACH BELÉM. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi O país d futur parece estar chegand para muits brasileirs que investiram em qualidade e prdutividade prfissinal, empresarial e pessal ns últims ans. O gigante adrmecid parece estar despertand. Dads d Centr

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL Intrduçã O presente Regulament cnstitui um dcument intern d curs de Ciências Cntábeis e tem pr bjetiv reger as atividades relativas a Estági de Iniciaçã

Leia mais

Por favor, considere a proteção ao meio ambiente antes de imprimir esse documento

Por favor, considere a proteção ao meio ambiente antes de imprimir esse documento Interbrs Tecnlgia e Sluções de Internet Ltda. Rua Dr. Guilherme Bannitz, 126 2º andar Cnj. 21 /179 Itaim Bibi - Sã Paul- SP - 04532-060 Fne: 55 11 9209-3717 / 55 11 8162-0161 Pr favr, cnsidere a prteçã

Leia mais

Edital de Chamada Pública nº 01/2012 SEBRAE 2014

Edital de Chamada Pública nº 01/2012 SEBRAE 2014 Edital de Chamada Pública nº 01/2012 SEBRAE 2014 A Diretria d SEBRAE/RS trna públic presente edital e cnvida Artesãs representads pr Assciações e/u Cperativas de Artesanat d Ri Grande d Sul a inscreverem-se

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SAE / Secretaria de Assuntos Estratégicos

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SAE / Secretaria de Assuntos Estratégicos IPEA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SAE / Secretaria de Assunts Estratégics Gabinete Chefia Executiva Órgãs Específics e Singulares Entidade Vinculada Departament de Articulaçã cm a Sciedade Departament de Planejament

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA TR DIRETORIA INSTITUCIONAL

TERMO DE REFERÊNCIA TR DIRETORIA INSTITUCIONAL TERMO DE REFERÊNCIA TR RETORIA INSTITUCIONAL CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE GESTÃO DE PROJETOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO XINGU PDRSX UHE BELO MONTE S/A ALTAMIRA PARÁ Janeir, 2016

Leia mais

O ESTATUTO DO IDOSO E A SAÚDE BUCAL

O ESTATUTO DO IDOSO E A SAÚDE BUCAL Rbrac, 15 (39) 2006 ISSN 1981-308 O ESTATUTO DO IDOSO E A SAÚDE BUCAL ELDERLY STATUTE AND ORAL HEALTH Eduard HEBLING *, Cathleen Kj RODRIGUES ** * Prfessr Assciad d Departament de Odntlgia Scial da Faculdade

Leia mais

V S M 9 4 VALUES SURVEY MODULE 1994 QUESTIONNAIRE. Versão em Português. Portuguese Version

V S M 9 4 VALUES SURVEY MODULE 1994 QUESTIONNAIRE. Versão em Português. Portuguese Version V S M 9 VALUES SURVEY MODULE 99 QUESTIONNAIRE Versã em Prtuguês Prtuguese Versin Cpyright IRIC Tilburg University, P.O. Bx 90 NL-000 LE Tilburg, The Netherlands tel. +--6686, fax +--6699 Pribida a cópia

Leia mais