Ter saúde. guia. sem remédios, com amigos, muita disposição e bom humor. Ano 6 - n o 23. Bem acompanhados Atitudes positivas fazem a diferença.

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1 guia Ano 6 - n o 23 Ter saúde sem remédios, com amigos, muita disposição e bom humor. De bem com a vida A alegria que faz bem para a saúde. 1 Guia Itaú Viver Mais Poder do corpo Ossos saudáveis com cuidados simples. Bem acompanhados Atitudes positivas fazem a diferença.

2 #issomudaomundo Quer saber mais? Acesse issomudaomundo Bike Cultura Educação Esporte Bicicleta no lugar de carro muda o seu mundo e o mundo de todos. Por isso lançamos o Projeto Bike. 5 mil bikes até Conte com o Itaú para mudar o seu mundo_:-) Itaú. Feito para você.

3 Editorial Saúde é um estado de espírito. Saúde é buscar viver melhor, com alegria. É ter vontade e disposição para sair de casa, realizar atividades, gostar de si e estar sempre de bem com a vida e com os outros. Nesta edição, conversamos com pessoas que estão felizes por fazerem o que fazem, por estarem com quem gostam e por gostarem do que têm. Elas vivem a maturidade com alegria, convivem com gente boa e revivem o melhor da própria história. Serão esses os segredos preciosos para uma vida mais saudável? Esta edição revela outros segredos que nos ajudam a viver mais e melhor, a cuidar do corpo e da mente, a viver com segurança e a dar o passo conforme a perna. Você sabia, por exemplo, que o bom humor é um santo remédio? E que tomar água, muita água, pode retardar o envelhecimento e prevenir disfunções corporais? Sabia que é possível se divertir e ser feliz sem precisar gastar muito? O Guia Itaú Viver Mais fala de saúde de uma forma mais ampla, trata de saúde física, emocional, nos relacionamentos e até nas finanças, traz informações para ajudar quem deseja parar de fumar, dicas de como cuidar bem dos ossos e de como evitar quedas e traumas. Aborda o corpo e a mente numa conjugação perfeita. Isso é saúde! Isso é viver! Boa leitura. Guia Itaú Viver Mais 3

4 Um projeto desenvolvido especialmente para pessoas com mais de 55 anos, o Itaú Viver Mais oferece diversão, aprendizado e atividades físicas, tudo pensado para atender um público maduro, com aspirações e necessidades próprias. Aulas de ginástica, dança, ioga, caminhadas, oficinas de artesanato e corrida são as atividades colocadas à sua disposição para você viver com mais independência, saúde, disposição e alegria; conviver mais com pessoas como você, com gente nova e amiga e reviver mais momentos prazerosos. O projeto Itaú Viver Mais é uma iniciativa do Itaú. Para participar, basta ter mais de 55 anos e se inscrever na unidade mais perto de você. Veja ao lado e consulte as atividades, dias e horários por telefone ou . Onde nos encontrar: São Paulo Shopping Eldorado: (ramal 7843 ou 7847) (11) Central Plaza Shopping: (11) Walmart Vila Guilherme: (11) Walmart Indianópolis: (11) Shopping Penha: (11) Santana Parque Shopping: (11) Continental Shopping: (11) Shopping Taboão: (11) Shopping Metrô Tatuapé: (11) Shopping Metrô Boulevard Tatuapé: (11) Rio de Janeiro Center Shopping Rio: (21) Norte Shopping: (21) Walmart Tijuca: (21) Fonseca Atlético Clube Niterói: (21) São Gonçalo Shopping: (21) Porto Alegre Moinhos Shopping: (51) Clube Caixeiros Viajantes: (51) Clube de Mães Vila Assunção: (51) Entre em contato para mais informações: (11) / Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h. Expediente: Guia Itaú Viver Mais é uma publicação do Itaú Viver Mais, editada pela Sunset Relationship Branding. Redação: Total Writing Conteúdo/Jornalista responsável: Isabel Duarte - MTB Guia Itaú Viver Mais

5 Sumário Destaque da edição Dinheiro: sabendo usar não vai faltar >p Espaço do leitor Helena conseguiu parar de fumar e você também pode. 08 Cuide-se Beba água. Ela contribui para retardar o envelhecimento. 11 De bem com a vida Felicidade melhora condições físicas e emocionais. 14 Poder do corpo Como garantir a saúde física e a longevidade do corpo. 19 Bem acompanhados Atitudes positivas que favorecem a boa convivência. 23 Independente A riqueza de quem sabe usar o dinheiro que tem. 26 Passatempo Guia Itaú Viver Mais 5

6 Espaço do leitor Para caminhar cinco minutos eu tinha que parar pelo menos duas vezes. Faltava fôlego e sobravam dores nas pernas. Tive um problema vascular muito sério que comprometeu minha capacidade de subir e descer escadas e fazer atividades simples do dia a dia, como andar. Isso tudo era resultado dos 42 anos de cigarro na minha vida. Era um maço e meio todos os dias. Assim que me aposentei, descobri o projeto e resolvi participar mesmo com dificuldade de locomoção. Lá, fui convidada a procurar o HCor que oferecia tratamento para quem quisesse parar de fumar. Logo depois do primeiro encontro, larguei o cigarro. Aos poucos fui retomando minha capacidade física e comecei a acompanhar o restante do grupo nas caminhadas com mais facilidade. Aos poucos fui retomando minha capacidade física e comecei a acompanhar o restante do grupo nas caminhadas com mais facilidade Até hoje recebo ligações da equipe do HCor para monitorar meu estado físico e psicológico. Não preciso mais tomar medicação para as dores que eu sentia, subo as escadas de casa sem qualquer dificuldade e o melhor, retomei minha qualidade de vida. Faz um ano e quatro meses que estou livre do vício, mais disposta, mais saudável, mais feliz. Helena de Laurentis Shopping Taboão 6 Guia Itaú Viver Mais

7 Quer parar de fumar? Busque ajuda. Pesquisa da Universidade Estadual de Nova York revela que mais de 90% dos fumantes que tentam parar não conseguem se livrar do vício. Por isso, o ideal é buscar ajuda especializada. Confira abaixo alguns locais que oferecem tratamento: São Paulo Hospital do Coração (HCor) Consulta com pneumologista, atendimento psicológico, além de medicação para reposição de nicotina e antidepressivos. Contato: (11) Instituto do Coração (Incor) Hospital das Clínicas Hospital Universitário da USP Oferecem programas gratuitos e abertos a qualquer pessoa. Informações: (11) Rio de Janeiro Porto Alegre Secretaria de Saúde Para saber qual unidade oferece o tratamento, disque saúde 156. Hospital Conceição: (51) Hospital de Clínicas: (51) O Sistema Único de Saúde (SUS) também é uma alternativa. Para saber mais detalhes, procure a Secretaria de Saúde da sua cidade. Secretaria Municipal de Saúde Para saber quais unidades oferecem o tratamento, disque Rio Santa Casa de Misericórdia Enfermaria de Imunologia e Pneumologia: ou Guia Itaú Viver Mais 7

8 Cuide-se Água que te faz bem A Dra. Rose Valente Salgueiro, nefrologista no Hospital Beneficência Portuguesa, fala sobre quanto faz bem para o corpo beber água. 8 Guia Itaú Viver Mais

9 Nosso corpo é constituído de cerca de 70% de água. Elemento essencial à vida, é a grande responsável pelo funcionamento dos nossos órgãos e metabolismo. Veja o que diz a médica: Qual a função da água no organismo? A água pura, sem estar diluída em chás, sucos, etc., é responsável por transportar nutrientes, íons, moléculas; pela absorção de vitaminas; melhoria da função intestinal; eliminação de substâncias tóxicas, controle de temperatura corporal e lubrificação de articulações e mucosas; entre outras. É correto beber água após a atividade física? Devemos beber água antes, durante e após os exercícios, às vezes o dobro da quantidade necessária no dia. É verdade que a água contribui para retardar o envelhecimento? Sim. A hidratação do corpo, aliada a hábitos alimentares saudáveis ingestão de frutas e vegetais que são ricos em água, evita o ressecamento da pele, que perde elasticidade, formando rugas mais rapidamente. O que acontece se perdermos grande quantidade de líquido do organismo? Uma desidratação. Idosos e crianças são mais vulneráveis a um quadro mais grave, como diarreia, vômitos e febre. A transpiração excessiva, sem reposição adequada de água, em dias de muito calor, pode levar à desidratação. Conforme o grau de desidratação, podem surgir alterações como sonolência, sede exagerada, dor de cabeça, fraqueza, tonturas, queda de pressão arterial e diminuição de sudorese. Em casos mais graves: convulsões, coma e falência de órgãos. Quem vive em locais quentes e secos deve tomar ainda mais água Dra. Rose Valente Salgueiro Guia Itaú Viver Mais 9

10 Cuide-se Há alguma restrição para ingestão de líquidos em razão de alguma doença? Nos casos de insuficiência renal, que pode ser causada por diabetes ou hipertensão, entre outras doenças, dependendo do estágio, pode ser necessário restringir o volume de líquidos ingeridos no dia, segundo determinação médica. Que outras situações exigem atenção para a quantidade de água ingerida? Cálculos renais: quem tem pedra nos rins precisa ingerir cerca de quatro litros de água ao dia para evitar a formação de mais cálculos. Incontinência Urinária: Caso a pessoa tenha algum evento e tenha receio de grandes perdas urinárias, orientamos somente nesse dia a diminuir a ingestão de líquidos. Quanto é bom? 1,2 a 1,4 L é o ideal para crianças de 1 a 8 anos 1,5 a 2,4 L recomendado para jovens de 9 a 18 anos 2,7 a 3,5L é o ideal para adultos com + de 19 anos 10 Guia Itaú Viver Mais

11 De bem com a vida Quem sorri os males espanta Os efeitos do bom humor e da alegria na saúde da gente. Guia Itaú Viver Mais 11

12 De bem com a vida V iver com satisfação ao longo da vida aumenta a sensação de felicidade e melhora as condições físicas e emocionais. Essa é a constatação de uma pesquisa realizada pelo psicólogo Bruno Figueiredo Damásio, em parceria com uma universidade da Áustria, com mais de quatro mil brasileiros. Outro estudo realizado nos Estados Unidos acompanhou cerca de cinco mil estudantes universitários por 40 anos e concluiu que aqueles que eram mais pessimistas morreram mais cedo que seus colegas. 12 Guia Itaú Viver Mais

13 A felicidade e a saúde Demézia Ferreira, frequentadora do projeto no Shopping Taboão, é um exemplo de que felicidade melhora sim a saúde. Ela sofreu por cinco anos de depressão profunda, não saía de casa e raramente recebia visitas ou convivia com outras pessoas. Foi um período muito difícil, eu só chorava e não sabia o motivo. Nesse meio tempo, meu colesterol foi às alturas e comecei a tomar medicação para tudo, conta. Não tem espaço para doença ou tristeza, o grupo é sinônimo de saúde Convidada por uma amiga, Demézia resolveu conhecer o projeto e desde então sua vida mudou. Eu aprendi a viver. Fui acolhida, encorajada e hoje somos uma família. Eu não era gente, nem tinha carteira de identidade. Vivia em depressão e nada me interessava. Hoje sou feliz, fiz amigos maravilhosos e vivo de bom humor, diz Demézia. Aluna aplicada de ioga, ela já não toma mais remédio para controlar as taxas de colesterol, sua saúde melhorou e ela voltou a ter disposição no dia a dia. Devo tudo ao projeto, é meu refúgio. Não tem espaço para doença ou tristeza, o grupo é sinônimo de saúde, completa. Demézia Ferreira curou a depressão e o colesterol com bom humor Guia Itaú Viver Mais 13

14 Poder do corpo Osso duro de roer Prevenção e cuidados na rotina diária podem garantir a saúde física e a longevidade do seu corpo. 14 Guia Itaú Viver Mais

15 Guia Itaú Viver Mais 15

16 Poder do corpo Estima-se que, atualmente, a osteoporose afete cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, as pessoas com osteoporose chegam a dez milhões: cerca de 25% das mulheres na pós-menopausa e 15% dos homens acima dos 50 anos. A osteoporose é uma doença crônica caracterizada pela redução de cálcio nos ossos, que ficam enfraquecidos, aumentando o risco de fraturas. É considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública no mundo, uma epidemia silenciosa do século, que provoca impactos econômicos e sociais. A prevenção deve começar na infância Estudos mostram que o estilo de vida e a prática de atividade física, principalmente na infância, são determinantes para os níveis de densidade óssea na idade adulta, conta Rodrigo Armond, fisioterapeuta especialista em ortopedia, reabilitação ortopédica, esportiva e treinamento para grupos especiais, na clínica paulistana Fisio&Quality. Segundo descreve, pesquisas realizadas com adolescentes homens e mulheres mostram que, mesmo intensidades moderadas de exercícios resistidos (musculação), promovem ganhos de massa óssea, que podem chegar a 10% em comparação com outros adolescentes que não praticam exercícios. Rodrigo, que também é responsável por um projeto de prevenção e tratamento dos quadros de osteopenia e osteoporose, relata que os resultados ainda mostraram que o treinamento de fortalecimento muscular tem maior impacto positivo sobre a massa óssea (em relação à absorção do cálcio) do que os exercícios aeróbicos. Ao envelhecer, o corpo perde a força e a potência muscular. O treinamento resistido vai melhorar, além da força e a potência, a flexibilidade muscular. Quando acompanhado de treino de equilíbrio, de marcha e de coordenação, torna-se uma importante defesa contra as quedas, destaca Rodrigo. Rodrigo de Eston Armond, fisioterapeuta. 16 Guia Itaú Viver Mais

17 Como evitar? Fazer atividades físicas pelo menos três vezes por semana, com orientação de um profissional especializado; Pegar sol por, no mínimo, 15 minutos ao dia, sem filtro solar, mas somente até às 10 horas ou após as 16 horas; Consumir alimentos ricos em cálcio; Evitar fumo e álcool; Evitar café expresso; As mulheres, ao chegarem à menopausa, devem procurar orientação médica para iniciarem a prevenção. Fonte: Guia Itaú Viver Mais 17

18 Poder do corpo Nada de quedas Uma queda, associada ao fato de os ossos estarem mais fracos, pode provocar graves consequências para a qualidade de vida e a saúde da pessoa. Estima-se que um em cada três indivíduos com mais de 65 anos sofre uma queda e que um em 20 dos que sofreram uma queda tenha uma fratura ou necessite de internação. Estatísticas norte-americanas indicam que 60% das quedas em idosos acontecem dentro de casa: ao subir escadas, escorregões em superfícies muito lisas e tropeços, entre outras situações. Simples cuidados e adaptações poderão diminuir o risco de quedas dentro de sua casa. Atenção às 12 dicas Muitos móveis atrapalhando a passagem; Escadas inclinadas, com degraus irregulares, mal iluminadas e sem corrimão; Tapetes avulsos e carpetes mal adaptados ou rasgados; Má iluminação; Tacos soltos no chão ou pisos quebrados; Pisos encerados ou escorregadios; Camas e sofás muito altos ou muito baixos; Cadeiras e vasos sanitários muito baixos; Prateleiras de difícil alcance; Presença de animais domésticos pela casa; Uso de chinelos ou sapatos em más condições ou mal adaptados; Fios elétricos soltos, objetos espalhados pelo chão. 18 Guia Itaú Viver Mais

19 Bem acompanhados Ficar só? Nem pensar! Nada de pedra no sapato, nem antes só do que mal acompanhado. Guia Itaú Viver Mais 19

20 Bem acompanhados Os paulistanos, Encarnação Salinas Tura e Francisco Tura, são aquele casal que todo romântico admira. Os dois com 78 anos já comemoraram 56 anos de casamento. Ela é animada, alto-astral, beijoqueira, gosta de conversar com todo mundo. Ele, reservado, observador, mais quieto. Encarnação e Francisco concretizam a máxima os opostos se atraem. A vida no início foi difícil. Tivemos altos e baixos, mas sempre ficamos juntos, lembra Encarnação. Nós dois trabalhávamos. Só parei quando tive a terceira filha. Eles tem três filhas e três netos. Convivência, amizade e respeito são os segredos desse casamento de mais de cinco décadas. Passamos por dificuldades por um tempo. Tinha dias que ele ficava nervoso e eu magoada. Aí, ficávamos quietos e, pensando nas crianças, tudo passava, revela Encarnação. Paciência, ou o exercício dela, é o outro segredo de ouro, segundo Chico (como é chamado pela esposa). Quando você é mais novo, você se revolta. Quando tem uma certa idade, começa a deixar tudo para lá, porque é melhor, reconhece. De acordo com Chico, deixar para lá é uma sabedoria que garante o relacionamento duradouro. Se levar tudo a ferro e fogo, não chega lá não. A gente tem que ter muita paciência e conversar, sempre. Encarnação e Francisco 20 Guia Itaú Viver Mais

21 Mãe e filho ou irmãos? A mãe Onélia L. Estrázulas Vianna (71) e o filho Maurício Estrázulas Vianna (55) moram juntos há 15 anos, desde que ele se separou. Onélia é técnica em enfermagem, cabeleireira aposentada e viúva há 10 anos, depois de ter sido casada durante 46. Maurício é agente de turismo. Juntos, formam uma dupla e tanto. Para a mãe, a amizade e a compreensão são as atitudes que os unem. Para o filho, a pouca diferença de idade é um aspecto positivo. Existe cumplicidade entre nós, respeito e a nossa convivência é tranquila. Cada um tem seu espaço, conta Maurício, que viaja muito e motiva a mãe para fazer o mesmo. Vivemos muito bem, confirma Onélia. Quando meu filho planeja uma viagem, vou junto. Quando não posso ir, ele sempre me liga pra saber como estou. A boa companhia do filho, o apoio ao trabalho dele na agência de turismo e as atividades no Projeto Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre, de segunda, quarta e quinta, fazem Onélia ter prazer de viver. Eu não consigo viver sem as colegas. Sinto-me ativa. Quando entrei no projeto me senti completa, ressalta. Vivemos muito bem Onélia e Maurício Guia Itaú Viver Mais 21

22 Bem acompanhados Sem segredo Segundo Albangela Ceschin Machado, psicanalista especialista em família e sexualidade humana, um relacionamento de longa duração ou mesmo um recente, precisa levar em conta importantes aspectos, como: Bom humor: saber brincar, rir, sorrir, falar e ouvir; Criatividade: buscar novidades e aceitar novas ideias e sugestões quando propostas por um ou outro; Generosidade e tolerância: não dá para vencer sempre, por isso se faz necessário saber ceder em alguns momentos; Admiração: para amar alguém é preciso admirar e respeitar; Afinidade: os envolvidos num relacionamento precisam ter motivações parecidas em alguns aspectos da vida; Amor: entender que a paixão e o encantamento acabam com o passar do tempo e, em seu lugar, aparece um sentimento que possibilita a construção de um vínculo permeado por todos esses aspectos citados. Albangela defende que devemos valorizar ações respeitosas frente às próprias dificuldades e às dificuldades do outro e compreender a individualidade de cada um para garantir a parceria e a cumplicidade. Convivência é ir além do viver juntos, é fazê-la com alegria, respeito e paciência, destaca a terapeuta. Valorizar os elementos da família e os amigos e ter iniciativa para promover encontros comemorativos e de lazer, buscando alimentar sentimentos de afeto são outros aspectos extremamente positivos para o relacionamento. Albangela reforça, ainda, a importância de se ter capacidade de enfrentar os traumas e as adversidades da vida com atitudes positivas, bem como de relevar pequenas rusgas e perdoar os transtornos em nome de um bem maior. 22 Guia Itaú Viver Mais

23 Independente Sabendo usar, só vai sobrar Dicas de quem entende que a riqueza está em saber usar o dinheiro que tem. Guia Itaú Viver Mais 23

24 Independente Ex-vendedora autônoma de roupas, a gaúcha Clara Profes Levenfus, 79 anos, orgulha-se de sua independência financeira na aposentadoria. Meu conselho é aproveitar cada minuto da vida para fazer o que se gosta A única ajuda do filho é o convênio médico. Além de sua aposentadoria, recebe uma pequena pensão do marido. Não é muito, mas é suficiente. Minha prioridade é pagar o condomínio, a luz, o telefone e o rancho (forma gaúcha de falar alimentos). O que sobra eu uso para me manter e coloco um pouco na poupança para alguma necessidade e para meus passeios, explica. Clara mora sozinha, cuida da casa, cozinha e tem uma agenda cheia. Frequenta o projeto Itaú Viver Mais no Clube Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre, caminha uma hora todos os dias, canta em dois corais e não perde um baile da terceira idade. Planeja passar uma semana em Gravataí e vai organizar uma festa para 200 convidados para comemorar os 80 anos, em janeiro de Guia Itaú Viver Mais

25 Para fazer o que gosta, sem gastar o que não pode, veja cinco dicas simples do programa Uso Consciente do Dinheiro, do Itaú: Escolha melhor as despesas e elimine aquelas que não contribuem para sua qualidade de vida. Corte excessos, avalie se dá para economizar água, luz, telefone. Pesquise alternativas, pacotes promocionais. Estabeleça limites para os gastos que não fazem parte do orçamento mensal. Use a criatividade. Busque opções de lazer mais baratas, passeios ao ar livre, encontro com amigos. Se sobrar dinheiro: Ótimo, você pode escolher o que fazer com ele. O ideal é guardar uma parte e aproveitar a outra como quiser. Se empatar: Fique feliz de ter as contas em dia. Mas lembre-se de que é importante ter uma reserva financeira para algum imprevisto. Controle as contas e procure reduzir despesas com o que não melhora sua qualidade de vida. Se faltar dinheiro: Cuidado para não entrar em dívidas e comprometer sua qualidade de vida. Ah, mas isso ainda é difícil para você? Experimente fazer um exercício simples que poderá ajudar a visualizar como melhor equilibrar seus ganhos e gastos. Pegue lápis e papel e faça duas listas na mesma folha: à esquerda, coloque os ganhos mensais. À direita, as despesas que já sabe que terá: água, luz, telefone, etc. Some os ganhos. Faça o mesmo com os gastos. Compare os totais de ganhos e de gastos para saber se terá dinheiro até o fim do mês ou se terá que cortar gastos para não estourar o orçamento. Para saber como as coisas realmente estarão no fim do mês, anote diariamente tudo o que gastar ou ganhar. No fim do mês, veja o que aconteceu, some as contas: todos os gastos e todos os ganhos e compare os valores. Para mais dicas, consulte Guia Itaú Viver Mais 25

26 PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Revistas COQUETEL 2013 Helena (?), atriz brasileira O que ocorre de vez em quando Peitoril da janela Cargo de Suplicy Feixe de luz usado na Medicina Bebida típica da Rússia Dura vinte e quatro horas na Terra Vogal do pingo Pressionar e soltar o mouse (Inform.) História de caipira (pop.) Peixe-(?), mamífero da Amazônia Sílaba de "último" Deus da beleza (Mit.) Sílaba de Coloca "raiva" açúcar (no café) Envergonhado; abatido Muro; sebe Sem miolo Companhia (abrev.) A função da cola Dar no (?): fugir Instrumento de teclas Que me pertencem Divisão geológica do tempo Sufixo de "cloreto" Sílaba de "trigo" A + os (?) Barbosa, escritor Vermelho, em inglês O Galo de Minas Gerais (fut.) Sílaba de "lugar" Corta (a madeira) (?) Leão, cantora da MPB Medalha do campeão olímpico A carta mais valiosa do pôquer Barra da parte inferior da parede Afronta; vergonha Programa da Rainha dos Baixinhos Você, na linguagem da internet Parte do vestuário feminino S A I A Relações Públicas (abrev.) Repetições sonoras Local das feiras livres (pl.) Hiato de "coelho" BANCO 69 3/red. 4/nara. 5/apolo causo. 10/cabisbaixo. EDiçãO ESPECiAL! 160 PáGiNAS! ESTUDE PARA CONCURSOS FAZENDO JOGOS. NAS bancas! 130 questões de simulados! Solução A M E R A A P A R A P E I T O S E N A D O R L U R A I O L A S E R I L Ç O E T O V O D C A T R I D I A C E R C A I B O I A O S C L I C A R M C A U S O U N I R M B P I A N O E X R E D N I E S A I A T V X U X A R P E C O S R U O E V 26 Guia Itaú Viver Mais

27 Abra sua conta e receba o seu benefício do INSS no Itaú. Se você ainda não é cliente Itaú, abra uma conta. Seu benefício cai na data programada, com segurança e facilidade. E você ainda pode aproveitar o Farmácia em Conta, que oferece descontos em medicamentos para aposentados correntistas do Itaú. Vá até uma de nossas agências e abra sua conta ou acesse Guia Itaú Viver Mais 27

28 O mundo das pessoas muda com mais cultura. O mundo da cultura muda com mais pessoas. Por isso investimos em cultura há mais de 25 anos por meio do Itaú Cultural. Conte com o Itaú para mudar o seu mundo_:-) #issomudaomundo Quer saber mais? Acesse issomudaomundo Cultura Educação Bike Esporte Itaú. Feito para você.

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