Curso Internacional de Campo: Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens (Convênio CIPAV 2011)

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso Internacional de Campo: Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens (Convênio CIPAV 2011)"

Transcrição

1 Curso Internacional de Campo: Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens (Convênio CIPAV 2011) Edital de Seleção de Participantes EDITAL Nº 001/2011/DEPEB/UFSJ A Fundação CIPAV e o curso de Biossistemas fazem saber que estarão abertas as inscrições para os interessados em participar do Curso Internacional de Campo Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens. 1 Dos Objetivos a) Este edital tem como objetivo selecionar 6 (seis) estudantes da UFSJ para participar do Curso Internacional de Campo Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens a ser realizado na Colômbia em ação conjunta com a Universidade Federal de São João del-rei (UFSJ) e o Centro para a Investigação em Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária (CIPAV) no período de 27 de junho a 31 de julho de b) O curso tem por objetivo transmitir valores e conhecimentos para futuros profissionais das áreas das ciências agrárias, visando o desenvolvimento rural sustentável por meio de vivencias práticas a campo com foco em sistemas de produção e uso da terra no contexto tropical. O grupo será composto por estudantes de vários países latinoamericanos, incluindo o Brasil, onde os jovens terão oportunidade de participar diretamente em projetos de pesquisa e extensão rural, sob coordenação da Fundação CIPAV, em várias regiões e biomas colombianos. 2. De quem pode participar: Estudantes do curso de agronomia e/ou zootecnia matriculados na UFSJ com interesses básico na área de sistemas agrosilvipastoris e conhecimento básico na língua espanhola 3 - Dos requisitos básicos a) Estar matriculado nos cursos de agronomia e/ou zootecnia da UFSJ; b) Ter conhecimento básico de espanhol; c) Estar disponível para participar das atividades relativas ao curso imediatamente após a divulgação do resultado do processo seletivo; d) Ter disponibilidade de dedicar-se 40 (quarenta) horas semanais ao curso. 4 Da documentação necessária a) Requerimento de Inscrição (ANEXO I) b) Atestado de matrícula em curso regular da UFSJ; c) Histórico escolar; d) Cópia do Currículo Lattes; e) Carta de motivação justificando seu interesse em participar do curso (Vide instruções para a elaboração da carta no ANEXO IV)

2 f) Declaração de que tem disponibilidade para participar de palestras e reuniões em espanhol; g) Declaração de que está disponível para participar das atividades relativas ao projeto imediatamente após a divulgação do resultado do processo seletivo (ANEXO II); h) Declaração de que providenciará passaporte e que tem disponibilidade para viajar para a Colômbia no período de 27 de junho a 31 de julho de 2011 (ANEXO II), i) Declaração de que se compromete a apresentar formalmente os conhecimentos adquiridos em workshops e minicursos a serem promovidos pela coordenação do Convênio CIPAV (ANEXO II); j) Declaração de que está ciente de que a ida para a Colômbia está condicionada à existência de verba própria para o pagamento das despesas aéreas, seguro-saúde e de vida e que a coordenação do Convênio CIPAV não está obrigada a concretizar a viagem caso não haja verba em tempo hábil para ao pagamento das despesas anteriormente referidas (ANEXO III). 5 Do processo seletivo I) O processo seletivo ocorrerá de maneira que os 06 candidatos que viajarão para a Colômbia sejam selecionados até o dia 20 de maio de 2011, com base nos seguintes critérios: a) Entrevista com os coordenadores do Convênio CIPAV; b) Avaliação da proficiência em espanhol durante a entrevista; c) Avaliação do Histórico Escolar, no qual serão levados em consideração o CR, considerado em ordem decrescente; II) Para cada um destes critérios serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez); III) A classificação do candidato far-se-á pela ordem decrescente da média aritmética das notas de cada critério. IV) Serão aprovados e classificados os candidatos com nota igual ou superior a 6 (seis). 6 - Das Vagas a) Número de vagas para viajar para a Colômbia: 06 (seis) 7 - Dos Prazos e datas para inscrição Período de Inscrição: 01 a 05 de maio de 2011, das 14 às 17h na secretaria do curso de Biossistemas (CTAN) 7.2 Período de Avaliação: 09 a 13 de maio de 2011 na sala 2.03 de reuniões do LANEC (Dom Bosco), nos horários a serem determinados pelos coordenadores do convênio CIPAV Resultado da seleção: 20 de maio de 2011, na secretaria do curso de Biossistemas (CTAN). 8 Requisitos e compromissos Do candidato Ficam todos os interessados cientes e concordes de que a ida dos 06 (seis) estudantes selecionados para a Colômbia fica condicionada; em caráter sine qua non, à existência de verba particular para o pagamento das despesas relativas a passagens aéreas e seguro-saúde dos selecionados; ficando desde já a coordenação e demais instâncias da Universidade desobrigada de concretizar a ida dos selecionados caso não haja verba em tempo hábil para a realização da viagem.

3 8.2 Do CIPAV A Fundação CIPAV cobrirá os custos com deslocamentos terrestres, alojamento e alimentação dos estudantes brasileiros durante o curso. 9 DOS RECURSOS O interessado que eleger hipóteses em que cabe recurso ao resultado do processo seletivo divulgado no dia 20 de maio de 2011, deverá realizá-lo pessoalmente, ou por intermédio de procurador regularmente constituído, dirigido a coordenação do Convenio CIPAV, no prazo de dois dias úteis, a contar da data da divulgação dos resultados no mural da Coordenadoria do Curso de Biossistemas. Assim, ficam todos os interessados cientes de que se encontram abertas às inscrições para o Curso Internacional de Campo Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens, expedindo-se para os devidos fins o presente Edital que, será afixado no Quadro de Avisos da Coordenadoria do Curso de Biossistemas. São João del-rei, 13 de abril de 2011 Prof. Dr. Rogério Martins Maurício Coordenador do Convênio CIPAV DEPEB/UFSJ Prof. Dr. Antônio Márcio Rodrigues Coordenador do Curso de Biossistemas DEPEB/UFSJ

4 ANEXO I REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO Ilmo Prof. Dr. Rogério Martins Maurício DD. Coordenador do Convênio CIPAV DEPEB/UFSJ Assunto: Seleção de participantes do Curso Internacional de Campo Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens. (Ref.: EDITAL Nº 001/2011/DEPEB/UFSJ) Por meio deste, eu, (nacionalidade), (estado civil), RG n.º, CPF n.º, , residente e domiciliado à Rua/Av. Nº, na cidade de Estado, CEP n.º, telefone ( ) venho requerer minha inscrição como candidato a Seleção de participantes do Curso Internacional de Campo Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens. São João del-rei, MG de de (Assinatura)

5 ANEXO II DECLARAÇÃO Declaro para fins de comprovação perante a UNIVERSIDADE DE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ, a Coordenadoria do Curso de Graduação em Biossistemas e a Coordenação do Convênio CIPAV que: tenho disponibilidade para participar do Curso Internacional de Campo Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens ; estou apto a participar das atividades relativas ao projeto imediatamente após a divulgação do resultado do processo seletivo; providenciarei, por minha conta, passaporte e declaro que tenho disponibilidade para viajar para a Colômbia no período entre 27 de junho a 31 de julho de 2011; me comprometo a apresentar formalmente as informações e conhecimentos adquiridos em minha participação no Curso Internacional de Campo Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens em eventos a serem promovidos pela coordenação do Convênio CIPAV e UFSJ; estou ciente de que, para participar e concorrer a uma vaga no grupo que viajará para a Colômbia, estarei cumprindo com os requisitos acima e atendendo ao especificado no edital 001/2011/DEPEB/UFSJ Por essa razão, Eu,, abaixo assinado, (nacionalidade), (estado civil), portador do RG nº e do CPF nº, residente e domiciliado na Rua Nº, na cidade de, Minas Gerais, CEP, firmo a presente declaração para que surta seus efeitos legais. São João del-rei, de maio de (Assinatura)

6 ANEXO III DECLARAÇÃO Declaro, para fins de comprovação perante a UNIVERSIDADE DE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ, a Coordenadoria do Curso de Graduação em Biossitemas DEPEB e Coordenação do Convênio CIPAV, que estou ciente de que a ida para a Colômbia está condicionada à existência de verba particular para o pagamento das despesas aéreas e do segurosaúde e de que a coordenação do Convênio CIPAV não está obrigada a concretizar a viagem caso não haja verba em tempo hábil para ao pagamento das despesas anteriormente referidas Por essa razão, eu,, abaixo assinado, (nacionalidade), (estado civil), portador do RG nº e do CPF nº, residente e domiciliado na Rua Nº, na cidade de, Minas Gerais, CEP, firmo a presente declaração para que surta seus efeitos legais. São João del-rei, de maio de (Assinatura)

7 ANEXO IV Orientações para a elaboração da Carta de motivação A carta deve ser dirigida ao Prof. Rogério Martins Maurício, coordenador do Convênio CIPAV, digitada em fonte Arial, tamanho 12, texto justificado, espaçamento entre linhas 1,5, margem superior e inferior 2,00, margens direita e esquerda 2,5. O texto deve ter no máximo 2 páginas. O candidato deve expressar os motivos e as expectativas referentes à sua participação no Curso Internacional de Campo Valores y Sustentabilidad Rural: lo mejor de nosostros para los Jóvens, destacando como sua participação pode contribuir para sua formação acadêmica e para seus objetivos no âmbito de seu desempenho profissional. A carta deve ser datada e assinada.

EDITAL Nº 001/2015 DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - NAF FASER

EDITAL Nº 001/2015 DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - NAF FASER EDITAL Nº 001/2015 DE SELEÇÃO PARA VOLUNTÁRIOS DO NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL - NAF FASER A Faculdade Sergipana (FASER), torna pública a inscrição para seleção de alunos do curso de Ciências Contábeis

Leia mais

EDITAL CAP-PIBID-UFSJ 01/2014

EDITAL CAP-PIBID-UFSJ 01/2014 A Coordenação de área do PIBID-GEOGRAFIA da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), no uso de suas atribuições, torna publico na forma do que dispõe a PORTARIA CAPES Nº 096 e os editais CAPES/DEB

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID 61/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID 61/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID 61/2013 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 01/2015 PIBID Letras-Inglês PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Universidade Federal da Paraíba UFPB, por meio da Coordenação Institucional do PIBID,

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 EDITAL Nº 01/2011 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 A Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira torna público o edital que regulamenta a seleção de alunos para ingresso

Leia mais

EDITAL Nº 15/2015 DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ZOOTECNIA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA PORTUGAL

EDITAL Nº 15/2015 DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ZOOTECNIA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA PORTUGAL PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL Nº 15/2015 DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ZOOTECNIA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA PORTUGAL A Diretora de Graduação

Leia mais

EDITAL. EDITAL DIR N o 32/2014 VIAGEM DE ESTUDOS INTERNACIONAL.

EDITAL. EDITAL DIR N o 32/2014 VIAGEM DE ESTUDOS INTERNACIONAL. EDITAL DIR N o 32/2014 VIAGEM DE ESTUDOS INTERNACIONAL. O Diretor Geral das Faculdades Integradas Machado de Assis FEMA, mantidas pela Fundação Educacional Machado de Assis, no uso das suas prerrogativas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES DIR_GRAD 004/2015 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermédio da Diretoria Acadêmica

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI E D I T A L DE ABERTURA CPD Nº 025 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, DE 22

Leia mais

1 Da Inscrição e Participação:

1 Da Inscrição e Participação: PROCESSO SELETIVO FAUF Nº 003/2013 CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO INTEGRAL NA REGIÃO DAS VERTENTES E PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - PROJETOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CAPES-FIPSE DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR

Leia mais

Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL 1S/2016 BOLSA DE ESTUDOS

Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL 1S/2016 BOLSA DE ESTUDOS EDITAL 1S/2016 BOLSA DE ESTUDOS EDITA NORMAS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA DE ESTUDOS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO O

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL Nº08/PROP/2014 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA TOP ESPAÑA - 2014 PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PROFESSORES 1. A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CAPES-FIPSE DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL, NO ÂMBITO DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI E D I T A L DE ABERTURA CPD Nº 036 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, DE 06

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais EDITAL Nº 001//2015 O Colegiado de Engenharia Civil torna público o edital para o Programa de Monitoria nas áreas de química, física, cálculo e desenho técnico. A monitoria foi criada com o intuito de

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS PARA O PROGRAMA EMBAIXADORES UNIVERSITÁRIOS DA FRANÇA

EDITAL DE RECRUTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS PARA O PROGRAMA EMBAIXADORES UNIVERSITÁRIOS DA FRANÇA EDITAL DE RECRUTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS PARA O PROGRAMA EMBAIXADORES UNIVERSITÁRIOS DA FRANÇA A Universidade Federal de São João del-rei UFSJ, juntamente com o Serviço de cooperação e ação cultural da Embaixada

Leia mais

UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba

UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba EDITAL 2S/2014 BOLSA DE ESTUDOS EDITA NORMAS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA DE ESTUDOS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NOS CURSOS DE DOUTORADO E MESTRADO O

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Universidade Estadual do Centro-Oeste EDITAL N 01/2013 - PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN PLI - PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS DA SELEÇÃO INTERNA DE LICENCIANDOS PARA O PLI PORTUGAL - EDITAL Nº 017/2013-CAPES A Pró-Reitoria de Ensino

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CANOINHAS Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOINHAS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL EDITAL DE SELEÇÃO PARA BENEFÍCIÁRIOS DE BOLSA DE ESTUDO DO COLÉGIO AGRÍCOLA CEDUP VIDAL RAMOS 2014. N.º 002/2014 O Prefeito

Leia mais

Número total de vagas 20

Número total de vagas 20 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI EDITAL 12/2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA EDITAL 01/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA EDITAL 01/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA EDITAL 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM LITERATURA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) ADITIVO III AO EDITAL Nº 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE INTERCAMBIO A Diretora das Faculdades Integradas Barros Melo FIBAM, no uso de suas

Leia mais

FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO.

FUNDAÇÃO CULTURAL E DE FOMENTO À PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. EDITAL FADEX, DE 02 DE JULHO DE 2015. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE EXTENSÃO ACADÊMICA EM MEDICINA VETERINÁRIA A Coordenação do Projeto I Ciclo de Estudos em Medicina Veterinária (Contrato

Leia mais

Edital nº 13/2014 PROPP-UEMS de 30 de abril de 2014.

Edital nº 13/2014 PROPP-UEMS de 30 de abril de 2014. Edital nº 13/2014 PROPP-UEMS de 30 de abril de 2014. ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E DE SISTEMAS PRODUTIVOS DA UEMS

Leia mais

EDITAL N.º 131/2015 PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS DA UNIPAMPA AO PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PORTUGAL

EDITAL N.º 131/2015 PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS DA UNIPAMPA AO PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PORTUGAL PRÉ-SELEÇÃO DE ALUNOS DA UNIPAMPA AO PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PORTUGAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estarão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA EDITAL DE SELEÇÃO. Projeto de Extensão Educação para o trânsito: a comunicação contribuindo para a cidadania.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA EDITAL DE SELEÇÃO. Projeto de Extensão Educação para o trânsito: a comunicação contribuindo para a cidadania. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA EDITAL DE SELEÇÃO Projeto de Extensão Educação para o trânsito: a comunicação contribuindo para a cidadania. A Coordenação do Projeto de Extensão Educação para o trânsito:

Leia mais

EDITAL 020 / 2015. Preenchimento de 2 (duas) vagas para bolsistas e 6 para não-bolsistas do programa.

EDITAL 020 / 2015. Preenchimento de 2 (duas) vagas para bolsistas e 6 para não-bolsistas do programa. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba

UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba EDITAL ESPECÍFICO 2S/2014 EDITA NORMAS PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NO PPGEP O da FEAU - UNIMEP, por meio deste edital, regulamenta o processo de seleção

Leia mais

4. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO

4. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 001/2011 Dispõe sobre o processo seletivo para ingresso no Curso Pré-vestibular ofertado pelo Município de Juazeiro/BA, através da Secretaria de Educação e Esporte. O Secretário Municipal de

Leia mais

Edital Ciência Sem Fronteiras: CNPq

Edital Ciência Sem Fronteiras: CNPq Edital Ciência Sem Fronteiras: CNPq A Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) faz saber que estão abertas as inscrições para

Leia mais

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 A Coordenação do FAZ SABER que no período de 10 de setembro a 19 de outubro de 2012 estarão abertas as inscrições

Leia mais

Edital nº 001/ 2014 Da Base Legal Art. 1º- 1. Da Caracterização do curso Art. 2º - 2. Das Inscrições Art. 3º Parágrafo único: Art.

Edital nº 001/ 2014 Da Base Legal Art. 1º- 1. Da Caracterização do curso Art. 2º - 2. Das Inscrições Art. 3º Parágrafo único: Art. Edital nº 001/ 2014 A Direção Geral do Câmpus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, torna pública as normas que regem o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2014 Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados

EDITAL Nº. 01/2014 Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados EDITAL Nº. 01/2014 Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados A Coordenação do Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados, no

Leia mais

CAPÍTULO I Do objetivo

CAPÍTULO I Do objetivo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA GABINETE DO REITOR SECRETARIA DE APOIO INTERNACIONAL - SAI EDITAL Nº 008, DE 20 DE MAIO DE 2015 O presente edital visa regular a seleção de estudantes

Leia mais

CAMPUS OEIRAS. Especialização em Saúde do Escolar 50 Especialização em Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Especial Número total de vagas 100

CAMPUS OEIRAS. Especialização em Saúde do Escolar 50 Especialização em Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Especial Número total de vagas 100 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PROPI EDITAL PROPI 042/2014 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) e a Fundação de Amparo e

Leia mais

EDITAL. EDITAL DIR N o 04/2015

EDITAL. EDITAL DIR N o 04/2015 EDITAL DIR N o 04/2015 PROCESSO SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DOCENTES PARA ATUAÇÃO JUNTO AOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DIREITO,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 03/2015/CAINT/UFOP, DE 19 DE MARÇO DE 2015 PROGRAMA DE BOLSAS TOP ESPAÑA SANTANDER UNIVERSIDADES PARA ESTUDANTES E PROFESSORES DE GRADUAÇÃO A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),

Leia mais

EDITAL N o 17/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS

EDITAL N o 17/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AGRÁRIO EDITAL N o 17/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS A

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 048/2013 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL O Gabinete do Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes de graduação da PUC Goiás para a realização

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA - UNIANCHIETA PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 003/2014 O CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, por intermediário da Diretoria de

Leia mais

EDITAL Nº. 03/2014. Programa de Mestrado em Tecnologia da Informação Aplicada a Biologia Computacional. Processo Seletivo Docente

EDITAL Nº. 03/2014. Programa de Mestrado em Tecnologia da Informação Aplicada a Biologia Computacional. Processo Seletivo Docente EDITAL Nº. 03/2014 Programa de Mestrado em Tecnologia da Informação Aplicada a Biologia Computacional Processo Seletivo Docente A Faculdade Infórium de Tecnologia, mediante comunicado do seu diretor acadêmico,

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO PARA INTERCAMBIO NA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

EDITAL SELEÇÃO PARA INTERCAMBIO NA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA EDITAL SELEÇÃO PARA INTERCAMBIO NA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA A Diretora das Faculdades Integradas Barros Melo FIBAM, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos

Leia mais

2.2 Valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; 2.3 Promover a melhoria da qualidade da educação básica;

2.2 Valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; 2.3 Promover a melhoria da qualidade da educação básica; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBUÍ GABINETE DO DIRETOR GERAL Fazenda Varginha Rodovia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA PROFESSOR-MONITOR DO CURSINHO DA INCLUSÃO SOCIAL, N 2 DE 03 DE SETEMBRO DE 2012. A Coordenação do Projeto Cursinho

Leia mais

EDITAL Nº 01/2010 SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL - TURMA 2010

EDITAL Nº 01/2010 SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL - TURMA 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus da UFC no Cariri Curso de Administração EDITAL Nº 01/2010 SELEÇÃO PARA O CURSO DE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Departamento Acadêmico de Informática

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Departamento Acadêmico de Informática O da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital e convida as discentes dos seus cursos de Engenharia de Computação e Tecnologia em Análise

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL INTERNO NAE-FIPA Nº. 01/2014

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL INTERNO NAE-FIPA Nº. 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL INTERNO NAE-FIPA Nº. 01/2014 A Coordenadora Institucional das FIPA para o Programa Ciências sem Fronteiras CsF), no

Leia mais

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE PRESENCIAL SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas

Leia mais

EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO

EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO O Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Desenvolvimento Comunitário, divulga

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 06/2015/CAINT/UFOP, DE 28 DE ABRIL DE 2015 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO BRASIL-COLÔMBIA (BRACOL) A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando o Convênio de adesão ao Acordo Específico

Leia mais

Edital Interno ACI nº 03/2015

Edital Interno ACI nº 03/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA TOP CHINA (GRADUAÇÃO) SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 Edital Interno ACI nº 03/2015

Leia mais

Concurso Público para Ingresso aos cursos do Programa de Pós- Graduação Lato Sensu em Administração na modalidade MBA Turmas 2012-2013

Concurso Público para Ingresso aos cursos do Programa de Pós- Graduação Lato Sensu em Administração na modalidade MBA Turmas 2012-2013 Concurso Público para Ingresso aos cursos do Programa de Pós- Graduação Lato Sensu em Administração na modalidade MBA Turmas 2012-2013 Res. 001/2001 CNE/CES Res. 047/2006 CONSU/UFSJ EDITAL N.º 001/2012

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 01/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 01/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 01/2012 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para o Projeto de Extensão "Ações de extensão para a inclusão digital da juventude

Leia mais

EDITAL. 1.2.1 Inscrições e divulgação dos resultados. As inscrições estão abertas de 01 a 30 de setembro. Local: Secretaria Acadêmica da Unidade I da

EDITAL. 1.2.1 Inscrições e divulgação dos resultados. As inscrições estão abertas de 01 a 30 de setembro. Local: Secretaria Acadêmica da Unidade I da EDITAL DIR N o 28/2014 VIAGEM DE ESTUDOS: PARA PROCERGS E PÓLO TECNOLÓGICO DA PUC EM PORTO ALEGRE-RS O Diretor Geral das Faculdades Integradas Machado de Assis FEMA, mantidas pela Fundação Educacional

Leia mais

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR CNPQ/ PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA INTERNA - N 0 01/2012 REITORIA O IFPR foi selecionado pelo CNPq para participar do programa Ciência

Leia mais

EDITAL Nº 52/2015, DE 22 DE ABRIL DE 2015

EDITAL Nº 52/2015, DE 22 DE ABRIL DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE SELEÇÃO DE GRADUANDOS(AS) PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE MOBILIDADE ACADÊMICA ENTRE UNESPAR E DOCNOMADS/ULHT A Universidade Estadual

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EDITAL PROPEG Nº 003/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL Nº 02/14/CEAD/PRE/UFCG SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO TECNOLÓGICA DO PROJETO PROSIG

EDITAL Nº 02/14/CEAD/PRE/UFCG SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO TECNOLÓGICA DO PROJETO PROSIG UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD SECRETARIA DE ESTADO DE RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SERHMACT FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA DO

Leia mais

EDITAL Nº 01 - PGAGRO/FCA/UFGD, DE 26 DE MARÇO DE 2015.

EDITAL Nº 01 - PGAGRO/FCA/UFGD, DE 26 DE MARÇO DE 2015. EDITAL Nº 01 - PGAGRO/FCA/UFGD, DE 26 DE MARÇO DE 2015. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. André Luís Duarte Goneli, no uso de

Leia mais

EDITAL N o 001/2015 1 - INFORMAÇÕES GERAIS

EDITAL N o 001/2015 1 - INFORMAÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE HISTÓRIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS EDITAL N o 001/2015 1 -

Leia mais

EDITAL PROPEG Nº 005/2013 EXAME DE SELEÇÃO PARA A 5ª TURMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA - CEEO - VAGAS REMANESCENTES

EDITAL PROPEG Nº 005/2013 EXAME DE SELEÇÃO PARA A 5ª TURMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA - CEEO - VAGAS REMANESCENTES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO DESPORTO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO ACRE EDITAL PROPEG Nº 005/2013 EXAME DE SELEÇÃO PARA A

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PPGECC. EDITAL 001/2014 Processo Seletivo 2015

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PPGECC. EDITAL 001/2014 Processo Seletivo 2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PPGECC EDITAL 001/2014 Processo Seletivo 2015 Áreas de Concentração: (detalhes sobre as linhas pesquisa, consultar o site www.ppgcc.ufpr.br )

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS SANTANDER TOP CHINA - 4ª edição Apresentação O Programa Top China, está com inscrições abertas para alunos e professores de graduação. A edição 2012 do Programa manterá o tema Urbanismo,

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Universidade CEUMA REITORIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL Nº06/PROP/2015 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO 1. A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS - TURMA 2015 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS - TURMA 2015 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA EDITAL 01/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre

Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre 1. Inscrições: Secretaria do PPED/IE de 10:00 às 16:00 horas De 18 de junho de 2010 a 19 de

Leia mais

EDITAL N o 14/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS

EDITAL N o 14/2014 1 - INFORMAÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EDITAL N o 14/2014 1

Leia mais

Número total de vagas 40

Número total de vagas 40 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI EDITAL 07/ 28/10/2015 O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

EDITAL N o 001/2015 1 - INFORMAÇÕES GERAIS

EDITAL N o 001/2015 1 - INFORMAÇÕES GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO UAE DE ENGENHARIA E ADMINISTRAÇÃO REGIONAL CATALÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA EDITAL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES EDITAL Nº 002/2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES EDITAL Nº 002/2013 PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES EDITAL Nº 002/2013 Dispõe sobre o processo seletivo para ingresso no Curso Pré-vestibular ofertado pelo Município de Juazeiro/BA,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI E D I T A L DE ABERTURA CPD Nº 051 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, DE 21

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ REITORIA DE ENSINO EDITAL 182/2012 PROEN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ REITORIA DE ENSINO EDITAL 182/2012 PROEN PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDADOS PARA CURSO PREPARATÓRIO PARA TESTE DE PROFICIÊNCIA TOEFL/IELTS A Pró Reitoria de Ensino torna pública a seleção de alunos de graduação da Universidade Federal do Maranhão

Leia mais

Edital 09/2011. 1. Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/2011. 1. Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2011 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

EDITAL N o 040/2012. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

EDITAL N o 040/2012. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA MESTRADO ACADÊMICO Edital 01/2010 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO EDITAL Nº JFRJ-EDT-2013/00195 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ESTAGIÁRIOS

PODER JUDICIÁRIO EDITAL Nº JFRJ-EDT-2013/00195 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ESTAGIÁRIOS EDITAL Nº JFRJ-EDT-2013/00195 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ESTAGIÁRIOS A EXCELENTÍSSIMA JUÍZA FEDERAL SUBSTITUTA NO EXERCÍCIO DA TITULARIDADE DA 6ª VARA FEDERAL DE SÃO JOÃO DE MERITI, DA

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas UFAL Instituto de Computação IC Programa de Pós-Graduação em Informática PPGI

Universidade Federal de Alagoas UFAL Instituto de Computação IC Programa de Pós-Graduação em Informática PPGI EDITAL 01/2015-PPGI/UFAL EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA PPGI O Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE DISCENTES INTERESSADOS EM REALIZAR TREINAMENTO TÉCNICO E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES DE PESQUISAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ/PR O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EDITAL SELEÇÃO DE ESTUDANTES DA UNOESTE PARA PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013/2014 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL FIRMADO ENTRE O BANCO SANTANDER (BRASIL)

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL/ Nº 06 de 06 de Abril de 2015 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão

Leia mais

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA - UTFPR CÂMPUS PONTA GROSSA E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL

PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA - UTFPR CÂMPUS PONTA GROSSA E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL EDITAL Nº /2015 - PROGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA - UTFPR CÂMPUS PONTA GROSSA E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL O Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional

Leia mais

EDITAL CCC/CGF Nº 001/2014 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ALUNOS INTERNOS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO ORÇAMENTO DOMÉSTICO.

EDITAL CCC/CGF Nº 001/2014 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ALUNOS INTERNOS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO ORÇAMENTO DOMÉSTICO. INSTITUTO EDUCACIONAL SUPERIOR DA PARAÍBA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA EDITAL CCC/CGF Nº 001/2014

Leia mais

EDITAL PIBIC CNPq 001/2015 PERÍODO 2015/2016

EDITAL PIBIC CNPq 001/2015 PERÍODO 2015/2016 EDITAL PIBIC CNPq 001/2015 PERÍODO 2015/2016 O Centro Universitário Municipal de Franca Uni-FACEF, juntamente com o Comitê Institucional Interno, divulgam as informações para o processo de seleção no PIBIC

Leia mais

EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015

EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015 EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015 O PPGS realizará o exame de seleção para o Curso de Doutorado, para ingresso em março de 2015, segundo as condições e o calendário apresentados a seguir. O concurso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 05/2015/CAINT/UFOP, DE 27 DE ABRIL DE 2015 PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando

Leia mais

GRUPO SÓCIO CULTURAL CANTA BRASIL

GRUPO SÓCIO CULTURAL CANTA BRASIL EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 001/2012 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL NO CUMPRIMENTO DO OBJETO DO CONVENIO nº 2425/2012, CELEBRADO ENTRE O GRUPO SÓCIO CULTURAL CANTA BRASIL E A SECRETARIA DA JUSTIÇA E DE DIREIROS

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 126/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO

COORDENADORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 126/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 126/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO O Campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP),

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde torna público o presente Edital, para a abertura de inscrições, visando

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPG PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL PROPG abril/2015 O Centro Universitário Cesmac (Cesmac) torna pública a seleção para o Programa

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 001/2012. 1. OBJETIVO Contratação de Pessoa física para prestação de serviços de:

EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 001/2012. 1. OBJETIVO Contratação de Pessoa física para prestação de serviços de: EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 001/2012 A Associação Software Livre.Org - ASL, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o nº 05.971.682/0001-01,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRIPIRI SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE PIRPIRI EDITAL Nº 002/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRIPIRI SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE PIRPIRI EDITAL Nº 002/2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRIPIRI EDITAL Nº 002/2014 A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Educação Municipal, faz saber aos interessados que fará realizar as inscrições para o processo

Leia mais

EDITAL Nº 007/2015-Comissão de Bolsas PPA CHAMADA PARA INSCRIÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES)

EDITAL Nº 007/2015-Comissão de Bolsas PPA CHAMADA PARA INSCRIÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Av. Colombo, 5.790 Zona 07 87020-900 Maringá Pr.

Leia mais