Av. Tiradentes, Bom Clima - Guarulhos - SP - CEP Tel/Fax:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Av. Tiradentes, 3591 - Bom Clima - Guarulhos - SP - CEP 07196-000 - Tel/Fax: 2409-5590"

Transcrição

1 Informativo da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Impresso Especial ICC/DR/SPM APCD Av. Tiradentes, Bom Clima - Guarulhos - SP - CEP Tel/Fax: Visite nosso site e atualize seu cadastro. Para ser Feliz em Ame tudo que você faz e faça com amor! Siga suas paixões! Escute seu coração! Crie sua realidade! Conheça suas habilidades! Confie em você e na sua intuição! Faça seus dias mais felizes! Eleições APCD. pág. 3 Impresso fechado - pode ser aberto pela ECT Cárie Zero 50ª e 51ª Edições. pág. 5 Marketing Você sabe se comunicar com eficácia com seus pacientes? pág. 10 Artigo Científico Uma Luz na Odontologia. pág. 6 eap Escola de Aperfeiçoamento Profissional Programação de Cursos pág. 12

2 2 Editorial Mais uma vez tenho a honra de me dirigir aos nossos associados como presidente da nossa APCD - Regional Guarulhos. Gostaria de agradecer os votos recebidos e a confiança em nossa diretoria depositada e dizer que todo o possível faremos para termos uma APCD Guarulhos forte, dinâmica e que traga satisfação e orgulho aos nossos associados. No próximo ano nossa Regional estará comemorando 50 anos de existência e para que possamos marcar de forma contundente esta data, diversas ações estão programadas e outras tantas sendo planejadas para que tão significativa data possa ser comemorada de acordo com a devida importância que nossa Regional merece e para isso contamos com a maior participação possível de nossos associados em todos os eventos realizados. Toda nossa diretoria sabe das inúmeras dificuldades que estarão a nossa frente, mas todos temos certeza de que a vontade de trabalhar para superá-las não será obstáculo nem tampouco motivo para desistência de fazermos de nossa Regional uma entidade cada mais presente nos assuntos que tragam interesse ao engrandecimento de nossos associados e da comunidade odontológica. Um grande Abraço a todos DR. MARCOS ANTONIO MARTINS Presidente - Gestão 2013/2016 A APCD Guarulhos gostaria de dar as BOAS VINDAS aos novos associados Helen Mara Branchini Lopes Ribeiro Daniela Batalha Candeias de Camargo Julius José Teixeira Johann Paul Tayná da Silva Rodrigues Vania Mangano Marinho Gilberto Bianco Marinho José Carlos Danieli Gomes Wanessa Marcela Silva Muniz Talita Michele Cadeo Juliana da Silva Santos Rita de Cassia Macedo Teixeira de Oliveira Anderson Macena de Araujo Paula Riker Garcia Carina Aparecida Soares de Castro Rodrigo Santos da Silva Valéria Bellini Russo Tramarim Rafael Almeida Jubram Patricia Watanuki Soraya Kimi Takahashi Cristiane Vivanco de Campos Alexandre Hanai Aproveitem todos os benefícios que a associação oferece... Crescimento profissional, cultural e social. EXPEDIENTE Diretora de Comunicação: Carolina Ujissato Matsumura Okamoto Projeto Gráfico: JC Gráfica Ltda. - fone: (11) Tiragem: exemplares Visite nosso site e atualize seu cadastro.

3 Cinquentenário APCD Guarulhos 3 Em seus 49 anos de existência, a APCD-Guarulhos sempre teve seu foco voltado para o cirurgião-dentista, com a responsabilidade de trazer ao colega a oportunidade de aperfeiçoamento e atualização através de seus cursos e palestras como também através das conquistas obtidas em favor da classe odontológica guarulhense. No dia 16 de outubro no plenário da Câmara Municipal de Guarulhos foi realizada uma sessão solene que deu inicio às comemorações do Cinquentenário da APCD Guarulhos. Um importante marco na história da nossa regional que será celebrado ao longo do próximo ano com inúmeras atividades científicas, assistenciais, sociais e culturais. Acompanhe a programação e participe!!! Eleições APCD No dia 6 de novembro de 2013 aconteceu a eleição para a nova diretoria APCD gestão A chapa eleita esta composta por: Presidente: Dr. Marcos Antonio Martins 1 Vice presidente: Dr. Wilson Pires 2 Vice presidente: Dr. Edson Tokutsune Tesoureiro: Dr. Mauro S. Santoni Secretária: Dra. Talita Aurea Desejamos uma boa gestão para os novos representantes da nossa entidade.

4 4 Depto. Feminino Workshops Iniciando nossas atividades do ano do Cinquentenário da APCD Guarulhos, no dia 31 de outubro, aconteceu um Workshop de Auto-Maquiagem promovido pela Consultora de Beleza Independente, Bruna Leiva, e toda sua equipe da Mary Kay. Foi um curso bastante dinâmico e personalizado onde cada associada obteve orientação sobre a preparação da pele, o uso de produtos adequados de acordo com o seu tipo de pele, correções de manchas cicatrizes, olheiras, enfim, diversas dicas e truques para que todas sejam capazes de realizar um make perfeito. Já no dia 21 de novembro começamos a preparar nossos enfeites de Natal. Fizemos uma rena de feltro muito simpática. A Professora Patrícia surpreendeu nos mostrando a quantidade de trabalhos que podemos fazer com o feltro, passando várias dicas, idéias e moldes. Valeu!!! Iniciaremos 2014 fazendo uma capa e marcador de livro com a técnica de Cartonagem. Reserve sua vaga em nossa secretaria e faça parte de nossos encontros... Artesanato é a terapia de fazer amigos!!! Espero por vocês!!! Para quem ainda não teve oportunidade de conhecer nosso curso de Dança de Salão ou quer voltar à frenquentá-lo, a aula demonstrativa será no dia 27 de janeiro às 20h30.

5 Cárie Zero 5 No sábado, 19 de outubro, ocorreu mais uma edição do Cárie Zero, essa com um sabor mais que especial, pois foi a edição de número 50, iniciando também a primeira atividade em comemoração aos 50 anos da APCD Regional Guarulhos. F o r a m atendidas mais de 30 crianças entre 6 e 11 anos do IAKAP (Instituto Allan Kardec - Alice Pereira) onde foram realizados aproximadamente mais de 200 procedimentos diversos. No dia 07 de dezembro, a última edição do Cárie Zero de 2013, edição de número 51, atendemos 23 crianças do Jardim Munira, triadas na Campanha de Promoção à Saúde, parceria Lions Clube Guarulhos Norte e APCD Guarulhos, com mais de 50 procedimentos, assim ultrapassamos mais de 3100 procedimentos realizados nessa ação em 10 anos. Contamos com o apoio dos acadêmicos da Ung, que nos auxiliaram e as ASB do curso de nossa sede. Um agradecimento especial a Ruth e Simone que cuidaram do transporte das crianças, trazendo assim mais crianças para nossas cadeiras. Agradecemos aos que sempre estiveram conosco: NL Laboratório, Dentotec, Oral B. A todos nossos colaboradores o nosso mais eterno agradecimento por estarem sempre conosco e em 2014 estaremos de volta!!! A Equipe do Cárie Zero aproveita o espaço e deseja a todos os que sempre estiveram com a gente, e que todos tenhamos um 2014 repleto de realizações!!!! ENTREVISTA Em comemoração à 50 edição do projeto Cárie Zero realizamos um bate papo com a Dra. Claudia Martins Ortega, formada em 1999, pela universidade UNIP, especialista em Endodontia. Ela é voluntária do projeto há 7 anos e vai nos contar um pouco dessa sua experiência. Para você o que é ser Voluntário? Ser voluntário é oferecer um pouquinho do nosso tempo em prol de projetos sociais que fazem a diferença na vida de algumas pessoas. Ser voluntário é estar presente de corpo e alma no trabalho a ser realizado. O que levou você a participar do Projeto Cárie Zero? Percebi que é um projeto sério e os resultados informados por outros colegas, que já participavam, me motivaram a colaborar com essa equipe. Há quanto tempo você participa e que tipo de trabalho você realiza no projeto? Participo do projeto há aproximadamente 7 anos. Lá fazemos todos os procedimentos necessários para que a criança tenha saúde oral. Que benefício esse tipo de trabalho lhe proporciona? Me proporciona prazer, satisfação pessoal, pois vejo a alegria e o bem estar das crianças que são atendidas pelo projeto.

6 6 Artigo Científico Uma luz na Odontologia A tecnologia LASER está presente em nosso cotidiano em leitores de CD, leitores de código de barras, impressoras, máquinas de costura, sistemas de medição de distâncias e show de luzes e, atualmente, desponta com muito sucesso na área da saúde em duas frentes: diagnóstico e tratamento. O feixe laser é um tipo de emissão de radiação eletromagnética com características especiais bem conhecidas e é capaz de atravessar estruturas e ser refletido. Quando um tecido é irradiado, qualquer mudança na transmissão e reflexão do feixe pode ser captado por um sensor e diagnosticar se aquele tecido está alterado ou não em relação à reflexão de luz compatível com um tecido sadio. É o princípio, por exemplo, do equipamento odontológico Diagnodent que emite um feixe laser capaz de detectar lesões de cáries. Na medicina existem equipamentos de LASER que fazem diagnóstico de tumores em estágios iniciais e de maneira menos invasiva, quando comparado às cirurgias de biópsias. Na área de tratamento, a tecnologia LASER já é utilizada por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, veterinários, profissionais da estética, podólogos e cabelereiros. E por que não pelos dentistas? O LASER é utilizado em três diferentes modalidades na Odontologia: laser em baixa intensidade, laser em alta intensidade e terapia fotodinâmica (do inglês, photodynamic therapy - PDT). Na modalidade alta intensidade são utilizados equipamentos de laser de alta potência para promover efeitos de corte tecidual, coagulação e descontaminação microbiana. O mais popular deles é o laser de diodo que possui um custo benefício excelente para o clínico. As indicações desses lasers são: cirurgias de hiperplasia, frenectomia, fibroma, papiloma, gengivoplastia, biópsias, coagulação de hemangiomas, descontaminação intra-canal, de bolsa periodontal e de preparos cavitários. As vantagens de se realizar procedimentos cirúrgicos com esses equipamentos vão desde promoção de um campo operatório limpo pelo efeito hemostático imediato, diminuição da bacteremia local e diminuição do edema e dor pós-operatória, até a não necessidade de sutura e tempo cirúrgico menor na maioria dos casos. Figura 1: Gengivoplastia realizada com laser de diodo de alta potência O laser em baixa intensidade (laserterapia) é utilizado na clínica odontológica para promover efeitos analgésico, anti- -inflamatório, anti-edematoso e biestimulador da reparação tecidual. Existem inúmeras indicações como o alívio da dor e aceleração da cicatrização de feridas bucais de mucosite oral, herpes simples, herpes Zoster, aftas, úlceras traumáticas, epidermólise bolhosa e língua geográfica, controle de dor e edema em pós operatórios cirúrgicos, bioestimulação óssea em implantes, enxertos e defeitos ósseos, cicatrização de tecidos moles após cirurgias orais (Figura 2) e raspagem periodontal, diminuição da dor muscular nas disfunções têmporo-mandilares e trismo, tratamento de hipersensibilidade dentinária, parestesias, paralisias, nevralgias e xerostomia. Nota-se que a laserterapia atua tanto como coadjuvante aos procedimentos já realizados no consultório otimizando resultados e agregando valor ao tratamento (como é o caso das aplicações no pós-operatório cirúrgico para diminuição de dor e edema, bioestimulação da reparação óssea em implantes e enxertos, na hipersensibilidade dental, nas aftas, na aceleração da movimentação ortodôntica), quanto também consiste no próprio tratamento, como por exemplo, os tratamentos de mucosite, herpes, trismo, parestesia e nevralgia. Para a realização da laserterapia no consultório são utilizados apenas duas faixas de emissão do laser: faixa do vermelho (630 a 660 nm) ou visível e faixa do infravermelho próximo. Geralmente ambos os comprimentos de onda fazem parte dos equipamentos. A PDT consiste na associação do laser em baixa intensidade e um fotossensibilizador específico. O resultado dessa interação é a formação de espécies reativas de oxigênio, sendo o oxigênio singleto o exemplo mais importante. A quantidade produzida de oxigênio singleto é letal para bactérias, fungos e vírus, o que caracteriza essa terapia como antimicrobiana. A PDT apresenta vantagens sobre os tratamentos anti-microbianos convencionais são como ação no local da infecção, não apresenta resistência microbiana descrita na literatura, manutenção na ecologia entérica (normalmente afetada pelos antibióticos) e da microflora de vários sítios na cavidade oral; efetividade em infecções mistas e complexas em um único tratamento. A) Pós operatório B) irradiação do local com laser vermelho Figura 2 - Aplicação laser em baixa intensidade pós operatório cirúrgico. Com todas as indicações na Odontologia citadas acima, os LASERs se tornam uma tecnologia significativa do dia-a-dia do clínico por proporcionar inúmeros benefícios tanto para o profissional quanto para o paciente. Dra. Leila Soares Ferreira Doutora pela Faculdade de Odontologia da USP Professora do Mestrado em Odontologia da UNIB Professora de Dentística da UNINOVE

7 XI Encontro de Endodontia 7 Dia 15 de outubro aconteceu o XI Encontro de Endodontia, evento organizado pelos Professores da nossa EAP; Kenner Bruno Miguita, Roberto Miguita, Luciano Scarparo, Carolina França, Juliana de Cássia Borges, Luciana Migani. Estiveram presentes 53 participantes que foram contemplados com as seguintes palestras: Responsabilidade civil do Cirurgião-Dentista com ênfase em Endodontia ministrada pelo Prof. Dr. Adriano Albano Forghieri e Instrumentação endodôntica rotatória ou reciprocante? Como escolher. Nova proposta de irrigação endodôntica (easy clean) ministrada pelo Prof. Dr. Augusto Shogi Kato. OPC, ORAL-B, ELY Materiais Odontológicos, CURY, MURC, DENTAL CENTER e CCA Propaganda. Os alimentos arrecadados no evento foram doados para a GAPC Grupo de Assistência aos Portadores de Câncer. O evento finalizou com uma confraternização. Agradecemos aos patrocinadores: Dentsply, Aconteceu na APCD Ciclo de Palestras Empreendedorismo, Gestão e Marketing na Odontologia Dr. Adriano Ferraz Cese 29 de outubro de 2013 Laserterapia e Lasercirurgia aplicadas a Clinica Odontológica Profª Drª Leila Soares Ferreira 27 de novembro de 2013 Para o próximo ano o Departamento Cientifico está preparando mais um ciclo de palestras... Fiquem ligados!!! Não percam!!! Internet e Odontologia Victor de Mesquita 5 de novembro de 2013

8 8 Depto. Benefícios ACADEMIAS ACQUASPORT (*) Rua Jaiminho, 75 - Vl. Progresso - Guarulhos Fone: (11) CENTRO DE DANÇA MARCIA MENEGATTI 20% descontos e sem taxa de matrícula Rua São Vicente, Vila Paulista - Guarulhos Fones: (11) / SANCHES SPORT - 10% a 25% Rua Nadir, 92 - Gopouva - Guarulhos Fone: (11) VIGOR CLUBE FITNESS (*) Rua Martinho Polilo, Gopouva - Guarulhos Fone: (11) VIVA FITNESS ACADEMIA P/ MULHERES(*) Isenção na matrícula e avaliação física Descontos Especiais por horário Av. Dr. Carlos de Campos, 47 - Pq. Renato Maia - Guarulhos Fone: (11) site: ARTESANATO IMPÉRIO DAS ESSÊNCIAS - 5% Av. Timóteo Penteado, Centro - Guarulhos Fone: (11) CALÇADOS RAMOS CALÇADOS - 15% linha branca Av. Paulo Faccini, Centro - Guarulhos Fone: (11) CONFECÇÕES CAMISARIA LAVORATO - 5% a 12% Rua Paulo Faccini, Centro - Guarulhos Fones: (11) / CARAMBOLINA - 10% Rua Tapajós, 45 - Centro - Guarulhos Av. Paulo Faccini, Centro - Guarulhos Fone: (11) LE BLANC - 10% Shopping Internacional Guarulhos - loja E 15 Rod. Pres. Dutra, Km 397/650, s/nº Fone: (11) MORENA SEDA - 8% a 12% Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 92 Centro - Guarulhos Fone: (11) site: PATY PANOS - 5% a 10% descontos Av. Avelino Alves Machado, 91 Paraventi - Guarulhos Fone: (11) WILLIAN S UNIFORMES Ind. e Com. Ltda. Av. Paulo Faccini, Centro - Guarulhos Fone: (11) % de descontos em qualquer tipo de uniformes DESCARTÁVEIS/MAT. LIMPEZA CASA LIMP - 15% entrega no local Rua Dezoito de Fevereiro, 389 Jardim Vila Galvão - Guarulhos Fone: (11) (*) Consulte para saber sobre planos especiais ESTÉTICA SPAZIO VALENTTINE CLINICA - 20% Rua Dr. Nilo Peçanha, 29 - Centro - Guarulhos Fone: (11) STUDIO RA CABELEIREIROS Rua Silvestre Vasconcelos Camon, 350 Centro - Guarulhos Fones: (11) / % de desc. em cabelo, estética e manicure FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO GUARUCENTRO 10% a 30% Av. Timóteo Penteado, Centro - Guarulhos Fone: (11) HERBORISTA - 20% Rua Luiz Faccini, 94 - Centro - Guarulhos Fone: (11) ORTHO BIO PHARMA - 20% Rua Dr. Nilo Peçanha, 30 - Centro - Guarulhos Fone: (11) IDIOMAS NÚCLEO AMERICANO (*) Rua Salgado Filho, 516 Jd. - Maia - Guarulhos Fone: (11) site: MERGULHO HIDROFOBIA - 15% Rua Belo Jardim, 631-Jd. Santa Clara-Guarulhos Fones: (11) / ÓTICA DIVAL OTICA - 10% a 15% Rua Sete de Setembro, Centro - Guarulhos Fone: (11) PAPELARIA GUARUPEL - 5% Rua Felício Marcondes, Centro - Guarulhos Fone: (11) SAÚDE ACUPUNTURA - 20% Rua Vitória, Ponte Grande - Guarulhos Fones: (11) / (Erika) CLÍNICA ASTÉRIA - Cirurgia Plásica e Estética Rua Prof. Leopoldo Paperini, 96 Jardim Zaira - Guarulhos Fones: (11) / Consulta cortesia para avaliação em cirurgia plástica - Desc. de 15% na aplicação de Botox e preenchimento para rugas faciais - Desc. de 15% para drenagem linfática corporal e facial INSTITUTO SHEN - 10% a 20% Rua Santo Antonio, 43cj. 6 - Centro - Guarulhos Fone: (11) POLIPÉ Serviços e Com. - 5% a 10% (*) Rua Felício Marcondes, Centro - Guarulhos Fones: (11) / SANITAS Laboratório de Análise (*) Rua Luis Faccini, Centro - Guarulhos Fone: (11) SERVIÇOS CONSÓRCIO NACIONAL HONDA (*) Av. Antonio de Souza, 595 Vila das Palmeiras - Guarulhos Fone: (11) Dc2 - DESIGN E COMUNICAÇÃO (*) Rua Octávio Forghieri, 72 - Conjunto 61 Edifício City Hall - Centro - Guarulhos Fone: (11) GRUPO S. LIMA - Assessoria Com. Exterior - 15% Rua Endres, Itapegica - Guarulhos Fone: (11) HELPERS SERVICES - 10% Rua Henri Dunant, 695 Chácara Sto. Antonio - São Paulo - SP Fone: (11) / KOPELTEC ASSISTÊNCIA TEC. ODONTO - 10% Rua Maria Tereza, Jd. Santa Mena - Guarulhos Fones: (11) / LARA ARQUITETURA / DESIGN 10% a 15% Av. São Paulo, Tranquilidade Fone: (11) LAVANDERIA PAULISTA - 5% a 10% no balcão Rua Nsa. Sra. Mãe dos Homens, 151 Centro - Guarulhos Fone: (11) LAVATEC - 10% Rua Mario Ramos, 93 - Macedo - Guarulhos Fones: (11) / LOCAMOB - MOB VENTURES LTDA - EPP (*) Rua Inhambu, B - Moema - São Paulo Fone: (11) site: NOVA ERA TROCA DE ÓLEO 10% Av. Avelino Alves Machado, 163 Jardim Pinhal - Guarulhos Fone: (11) PET SHOP FAMILY - Clínica Veterinária Rua Jorge Felipe Haddad, Macedo- Guarulhos Fones: (11) / / % de desc. em vacinas em gerais 10% de desc. no banho e tosa de 2ª a 5ª feira SAPATARIA DO FUTURO - 10% Av. Monteiro Lobato, Centro - Guarulhos Fone: (11) TRAMARIM CORRETORA DE SEGUROS Fone: (11) % descontos nos seguintes seguros: Seguros Residencial ALLIANZ, Seguro Auto todas as CIA s, Seguro Empresa, Consórcio (auto, imóvel), Planos especiais Porto Seguro, Seguro Viagem, Equipamentos, Aluguel, Condomínio, Seguro CON- SULTÓRIOS. Obs.: Todo seguro sofre alteração de valores de acordo com o perfil do segurado. TURISMO POUSADA DA FRIDA - 20% Av. Sol Nascente, Centro - Monte Verde -MG Fones: (32) / RODRIGO JANIS (*) Imóveis Temporada em Florianópolis Fones: (48) /

9 Conhecendo o Associado Nome: Evelyn Barbosa do Nascimento Sócio(a) APCD n : Ano em que se formou: 2008 Nome: Carolina Carli Sócio(a) APCD n : Ano em que se formou: 2012 pela FOP-Unicamp. 9 Especialidade: Cursando Especialização em Ortodontia. O que levou a fazer Odontologia? Odontologia é um sonho de infância, desde menina sempre sonhei em ser dentista. O que tem a falar aos recém-formados? Se aperfeiçoem sempre, nunca deixem de estudar e proporcionem sempre à seus pacientes o que você tem de melhor. Nada é mais gratificante do que um sorriso de gratidão e reconhecimento ao nosso trabalho. É sócia) da APCD há quanto tempo? 7 anos Porque? Quais as vantagens que o você vê em ser sócia da APCD? Gosto dos cursos de atualização e aperfeiçoamento e também das atividades do departamento social, gosto do contato com outros profissionais que sempre tem algo a nos ensinar. Agora vamos conhecê-la um pouco fora da Odontologia: Tem algum hobby? Ouvir música e viajar Pratica alguma atividade física? Andar de bicicleta, surfar e musculação Um filme inesquecível: Patch Adams - o amor é contagioso. Um livro de cabeceira: O diário de Anne Frank Um prato preferido: Pizza Um lugar bonito que já visitou: Costa do Sauipe Um sonho de consumo: Conhecer Paris Deixe uma mensagem aos colegas associados Deixo uma frase de Charles Chaplin: Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante. Especialidade: Estou cursando Especialização em Implantodontia na Adoci/Facsete. O que levou a fazer Odontologia? O exemplo dos meus pais, ambos dentistas, e também me identifiquei com a profissão. O que tem a falar aos recém-formados? É muito importante se atualizar sempre, pois notei que na odontologia, as novidades aparecem de forma muito rápida. É sócio(a) da APCD há quanto tempo? Há mais ou menos 1 ano e meio. Quais os motivos ou vantagens que o levaram a ser sócio(a) da APCD? Além dos vários beneficios, ficar atualizada sobre os eventos promovidos. Agora vamos conhecê-la um pouco fora da Odontologia: Tem algum hobby? Adoro viajar, e sempre que posso vou a lugares diferentes. Pratica alguma atividade física? Sim, frequento a academia. praticamente todos os dias. Adoro fazer atividades físicas. Um filme inesquecível: A Lista de Schindler. Um livro de cabeceira: A vida secreta das abelhas. Um prato preferido: Camarão na moranga. Um lugar bonito que já visitou: Um lugar muito bonito e diferente que visitei é a Turquia, onde fui pra Istambul e para a região da Capadócia. Um sonho de consumo: Uma casa numa praia paradisíaca. Deixe uma mensagem aos colegas associados O trabalho com qualidade e bons valores são a chave para o sucesso.

10 10 Marketing Você sabe se comunicar com eficácia com seus pacientes? Comunicação é a arte de tornar comum. Podemos dizer que é a habilidade de transferir da melhor forma possível o que está em nossa mente para a mente de outra pessoa. Comunicação é poder. O domínio da comunicação é o que faz um grande pai, professor, um grande profissional da saúde quando se relaciona com verdadeira intenção com seus clientes. Para nos comunicarmos efetivamente, devemos compreender que somos todos diferentes na maneira como vemos o mundo, e usar esse entendimento como guia para a excelência em nossa comunicação. Posiciono 5 habilidades essenciais para se tornar um mestre em comunicação no seu dia a dia com seus pacientes. 1. Saber ouvir: demonstre estar apto a ouvir seus pacientes mesmo em assuntos desagradáveis ou que haja críticas, procurando vê-los de forma construtiva. Sente-se, ouça atentamente, demonstrando interesse pelo que está sendo apresentado, não o interrompa desnecessariamente. Ouça sentimentos não apenas palavras. 2. Seja objetivo: Não faça rodeios, mesmo que a mensagem Indicador Profissional Dr. Ronaldo Iurovschi CROSP: Dr. Nelson Corazza Jr. CROSP Cirurgia Ortognática e Implantes Rua Morvan de Figueredo, 65 - cj. 31 fone: (11) seja o que as pessoas não queiram ouvir. 3. Qual mensagem desejo transmitir? Trace um objetivo positivo na mensagem. As pessoas precisam perceber uma intenção positiva, um propósito verdadeiro em sua comunicação. 4. Verifique se foi entendido: muitas vezes não somos compreendidos porque fomos interpretados erroneamente em nossa comunicação. Nunca pergunte: Você entendeu?, pois a resposta geralmente é sim mesmo que não concorde. Pergunte sempre: O que foi que você entendeu?, assim a pessoa poderá repetir o que você transmitiu e se realmente entendeu a mensagem. 5. Ter ação apoiando o que você diz: suas ações refletem o que você pensa e diz aos outros. Lembre- -se: ser exemplo com suas atitudes gera harmonia em sua comunicação. As palavras não valem nada se seu comportamento não for coerente com aquilo que estiver comunicando. Prof. Adriano Ferraz Cese Dra. Claudia Regina Joaquim CROSP: Diagnóstico Bucal Acompanhamento pré, trans e pós tratamento oncológico Rua Morvan de Figueredo, 65 - cj. 31 fone: (11) Dr. Gustavo Miniaci & Equipe CROSP: Implantodontia em seu consultório fones: (11) / ID: 7*62508 *Deixe seu recado que retornaremos

11 Campanha de Promoção à Saúde 11 Em parceria com o Lions Clube de Guarulhos Norte a APCD Guarulhos participou de mais uma Campanha de Promoção à Saúde. A ação aconteceu no dia 23 de novembro na EPG Álvaro Mesquita no Jardim Munira - Guarulhos. Foi realizado o exame de prevenção de câncer bucal em 157 pessoas acima de 35 anos com uma única ocorrência de hiperplasia, que foi encaminhada para o curso de cirurgia da APCD-Guarulhos. O publico infantil foi contemplado com um teatro sobre cuidados com a higiene bucal e as crianças da faixa de 6 a 12 anos, foram examinadas e as que tinham Depto. Benefícios O QUE VOCÊ ACHA DAS SEGUINTES PROPOSTAS: até 20% de desconto na compra de materiais e equipamentos odontológicos; 10% de desconto na aquisição de seguro residencial, comercial e automotivo sobre as melhores ofertas de seguradoras de renome; 10% de desconto sobre preço de tabela de serviços para manutenção de seu veículo, como por exemplo, troca de óleo, filtro, etc.; ter descontos de 5% à 10% em serviços de lavanderia, limpeza de caixas de água, dedetização, manutenção de equipamentos odontológicos, pet shops e muito mais. necessidades de tratamento foram encaminhadas para serem atendidas no Projeto Cárie Zero realizado em 07 de dezembro na clínica da Regional com dentistas voluntários. Parabéns ao Lions Guarulhos Norte pela magnífica ação realizada e também aos nossos colegas Antonio Maruno, Carolina Matsumura, Edson Tokutsune, Lincoln Kumagai, Marcos Martins, Mauro Santoni, Nanci Tokutsune, Teresinha Martins, às TSB s Vera Souza, Elisangela e ao amigo Koji Okamoto que trabalharam para o sucesso do evento. Curso de Imersão em Endodontia Rotatória Nos dias 6 e 07 de dezembro foi realizado o Curso de Imersão em Endodontia Rotatória na APCD Regional Guarulhos, Ministrado pelos professores Luciano Scarparo, Roberto Miguita juntamente com a equipe do curso de Especialização em Endodontia, com Almoço no Costela Brasileira. O GGE (Grupo Guarulhos de Endodontia) Agradece a participação dos colegas e ao patrocínio da Dentsply que forneceu limas (Wave One, Protaper e Path File) aos alunos. Basta procurar os parceiros da APCD Guarulhos que oferecem esses e muito mais serviços e aproveitar de todos esses descontos. É muito simples, basta apresentar sua carteirinha de associado e pronto. Lembre-se que você também tem direito ao Clube de Benefícios que pode ser acessado pelo site da APCD Central, com mais inúmeras ofertas. Lembre-se que o uso desses benefícios pode lhe proporcionar uma grande economia, alem de oferecer excelentes serviços. Aproveite.

12 12 Escola de Aperfeiçoamento Profissional - EAP PARA USO EXCLUSIVO DOS CORREIOS Tentativas/Entrega Data 1ª Mudou-se Desconhecido Recusado Falecido Ausente Não procurado / / Endereço Insuficiente Data Não existe nº indicado 2ª 3ª / / Data / / Especialização em implantodontia Corpo Docente: Prof. Dr. Ricardo Saraiva Goldman (coordenador), Mestre e Doutor em ciências pela USP, Especialista em CTBMF. Prof. Dr. Francisco Orlando Giraldi Neto, especialista, Mestre e Doutor em CTBMF. Profª. Carin Marcone, especialista em CTBMF, e convidados. Natureza: Teórico, laboratorial e clínico Dia e horário: 5ª feira (noite) e sábado (manhã e tarde) - quinzenal Seleção: 15/03/2014 Início: 29 de março de 2014 Duração e investimento: O curso terá duração de 18 meses e com início em 29/03/2014 às 9h. Valor: 18 x R$1.000,00 (sócio) Número de vagas: 12 Objetivo: Formação completa na especialidade, cirúrgica e protética. Obs.: Durante o curso serão emprestados ao aluno o kit cirúrgico e o motor. Capacitação para Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) Corpo Docente: Dra. Lusiane Borges (Coordenadora) e equipe Natureza: Teórico, Laboratorial e Clínico Dia e horário: Quinzenal (sábados) das 8:30 às 15:30 Duração: 12 meses (300 horas/aula) Início: 15 de fevereiro de 2014 Investimento: 12 x R$220,00 (mat. didático - R$70,00 - no 1º dia de aula) Número de Vagas: 40 Objetivo: Capacitar o aluno para as atividades de Auxiliar em Saúde Bucal de acordo com o parecer CNE/CEB 2009 e Lei de 24/12/2008 que regulamenta a profissão. Atualização em Endodontia Rotatória - Sessão Única Corpo Docente: Prof. Dr. Luciano Scarparo e Prof. Dr. Roberto Miguita e equipe Natureza: Teórico/Laboratorial/Clínico Duração: 6 meses Dia e horário: terças-feiras (semanal) das 19 às 22 horas Início: fevereiro de 2014 Investimento: 6 x R$ 450,00 (sócio) / 6 x R$ 900,00 (não sócio) Número de vagas: 12 Objetivo: Curso teórico/laboratorial/clínico, onde o aluno terá oportunidade de conhecer as diversas marcas e tipos de limas rotatórias (Protaper, Mtwo, Bio-Race), associado a uma técnica endodôntica simplificada, com obturação termoplastificada, em sessão única. Tomará conhecimento também de diversos tipos de motores. Informações escritas pelo porteiro ou síndico Reintegrado pelo serviço postal em: / / Em: / / Responsável: Av. Tiradentes, Bom Clima - Guarulhos - SP - CEP Telefones: / Atualização em Endodontia - Sessão Única Corpo Docente: Prof.Dr.Luciano Scarparo, Prof. Dr. Roberto Miguita e equipe Natureza: Teórico/Laboratorial/Clínico Duração: 4 meses Dia e horário: quintas-feiras (semanal) das 8 às 12 horas. Início: fevereiro de 2014 Investimento: 4 x R$ 380,00 (sócio) / 4 x R$ 780,00 (não sócio) Número de vagas: 12 Objetivo: O curso tem como objetivo integrar o profissional na aplicação de técnicas onde dentes com polpa viva ou necrosada possam ser tratados em uma única sessão. Serão abordadas ainda as utilizações de instrumentos rotatórios manuais, bem como a odontometria eletrônica e visualização em microscópio de situações mais complexas. Diagnóstico e planejamento ortodôntico preventivo e interceptivo Ministrador: Prof. Dr. Luiz K. Okazaki e equipe Natureza: Clínico Duração: 24 meses Dia e horário: sexta-feira das 8 às 12 horas (quinzenal) Valor: 24 x R$ 450,00 (sócio) / 24 x R$ 900,00 (não sócio) Início: Fevereiro de 2014 Nº vagas: 12 Objetivo: Habilitar o Cirurgião-Dentista no uso de aparelhos móveis e fixos dentro da ortodontia interceptiva. Curso de Atualização em Formação Cirúrgica e Protética sobre Implante - INP Corpo Docente: Profº Dr. Pedro Velasco Dias (coordenador), Dr. Jorge Fumio, Dr. Alberto Bittencourt e Dr. Michel Carvalho. Natureza: Teórico, laboratorial e clínico Dia e horário: quarta-feira (semanal) das 14h00 às 20h00 Duração: 08 meses Início: março de 2014 Investimento: 9 x de R$ 400,00 (sócio) / 9 x R$ 800,00 (não sócio) Número de vagas: 12 Objetivo: Fornecer todo o embasamento teórico, laboratorial e clínico para a realização de procedimentos destinados à instalação de implantes osteointegrados e resolução de casos clínicos pouco complexos, bem como pequenos procedimentos de enxerto ósseo. Habilitar o Cirurgião- -dentista a executar variados tipos de reabilitação protética sobre implante. Todo aluno realizará cirurgias sob supervisão dos professores. Curso de Atualização em Implantodontia e Prótese sobre Implante - Bionnovation Corpo Docente: Prof. Dr. Carlos Augusto A. Oliveira (coordenador), Dra. Célia Maria Braga, Dr. Daniel Agena, Dr. Marco Aurélio Luchetti Natureza: Teórico, laboratorial e clínico Dia e horário: segunda-feira (semanal) das 14h00 às 20h00 Duração: 08 meses (horas/aula) Início: março de 2014 Investimento: 9 x R$ 450,00 (sócio) / 9 x R$ 900,00 (não sócio) Número de vagas: 12 Objetivo: O curso visa preparar o profissional para executar diversas técnicas cirúrgicas em implantes osseointegrados, bem como a utilização de técnicas e instrumentais para regeneração óssea e tecidual guiada (uso de membranas - Osteótomo de Summers - Biomateriais).

EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Odontologia da UNIP. Ano Letivo de 2013 (segundo semestre)

EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Odontologia da UNIP. Ano Letivo de 2013 (segundo semestre) EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Odontologia da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com

Leia mais

30º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PERIODONTIA

30º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PERIODONTIA 30º CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PERIODONTIA Fevereiro a Novembro/2014 Coordenador: José Alfredo Gomes de Mendonça Av. Pasteur, 89 / conj. 1507/10 - Bairro Funcionários Belo Horizonte - MG - 30.150-290

Leia mais

Feliz Dia do Dentista! 25 de Outubro

Feliz Dia do Dentista! 25 de Outubro Informativo da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Impresso Especial 9912286521 ICC/ DR/SPM APCD www.apcdguarulhos.org.br Av. Tiradentes, 3591 - Bom Clima - Guarulhos - SP - CEP 07196-000 - Tel/Fax:

Leia mais

MEGA IMERSÃO EM RECONSTRUÇÃO TECIDUAL ESTÉTICA PERI-IMPLANTAR SÃO PAULO

MEGA IMERSÃO EM RECONSTRUÇÃO TECIDUAL ESTÉTICA PERI-IMPLANTAR SÃO PAULO MEGA IMERSÃO EM RECONSTRUÇÃO TECIDUAL ESTÉTICA PERI-IMPLANTAR SÃO PAULO Data: 19 a 23 de agosto de 2013. PROFESSORES Prof. Dr. Júlio César Joly Especialista em Periodontia CFO Mestre e Doutor em Clínica

Leia mais

CRONOGRAMA CURSO IMPLANTE E PERIO

CRONOGRAMA CURSO IMPLANTE E PERIO CRONOGRAMA CURSO IMPLANTE E PERIO Equipe: Coordenador Geral: Prof. Dr. Rafael Pinelli Henriques Doutor pela FOB USP Bauru S.P. Diretor COPH Bauru Coordenadora Específica: Profa. Dra. Gabriela Gennaro Especialista

Leia mais

informe 30 anos de história no RN COOPERATIVA ODONTOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE Outubro 2012 www.uniodontorn.com.

informe 30 anos de história no RN COOPERATIVA ODONTOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE Outubro 2012 www.uniodontorn.com. Outubro 2012 NATAL www.unirn.com.br (84) 4009-4664 Rua Açu, 665 - Tirol Natal/RN - CEP 59020-110 30 anos de história no RN www.unirn.com.br COOPERATIVA LÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE ANS - n.º 34531-8 Palavra

Leia mais

Aplicação da Terapia Fotodinâmica e Laserterapia em Implantodontia

Aplicação da Terapia Fotodinâmica e Laserterapia em Implantodontia Aplicação da Terapia Fotodinâmica e Laserterapia em Implantodontia Juliana Marotti 1, Pedro Tortamano Neto 2, Dieter Weingart 3 1 Doutoranda do Departamento de Prótese da Faculdade de Odontologia da USP,

Leia mais

Animal. Casa. Compras. Fitness. Ensino. Gastronomia. Ano 1. Nº 1. 20 mil exemplares. www.revistacomuniq.com.br facebook.

Animal. Casa. Compras. Fitness. Ensino. Gastronomia. Ano 1. Nº 1. 20 mil exemplares. www.revistacomuniq.com.br facebook. Animal Casa Ano 1. Nº 1. 20 mil exemplares www.revistacomuniq.com.br facebook.com/revistacomuniq 2013 Compras Gastronomia Ensino Fitness Animal Casa www.revistacomuniq.com.br facebook.com/revistacomuniq

Leia mais

A sede também conta com o Museu Odontológico e Academia Paranaense de Odontologia.

A sede também conta com o Museu Odontológico e Academia Paranaense de Odontologia. APRESENTAÇÃO ABO-PR A ABO-PR é uma d sociações brileir mais presentes e inovador dentro do segmento odontológico. Isso é possível graç ao apoio dos profissionais de Odontologia do Paraná e ao desempenho

Leia mais

Centro Av. Frei Pacífico Wagner,653 11660 903 Caraguatatuba SP T F 55 12 3897 2000

Centro Av. Frei Pacífico Wagner,653 11660 903 Caraguatatuba SP T F 55 12 3897 2000 Nome Curso: IMPLANTE. Implantando idéias, um curso diferente. Curso de extensão Universitária Natureza: Teórico prático Data do inicio do curso: 27 de agosto de 2010 Local: Clinica Universitário Módulo

Leia mais

Av. Tiradentes, 3591 - Bom Clima - Guarulhos - SP - CEP 07196-000 - Tel/Fax: 2409-5590

Av. Tiradentes, 3591 - Bom Clima - Guarulhos - SP - CEP 07196-000 - Tel/Fax: 2409-5590 Informativo da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Impresso Especial 9912286521 ICC/ DR/SPM APCD www.apcdguarulhos.org.br Av. Tiradentes, 3591 - Bom Clima - Guarulhos - SP - CEP 07196-000 - Tel/Fax:

Leia mais

Por isso, neste e-book, descrevemos 7 critérios importantes para você escolher o melhor serviço odontológico.

Por isso, neste e-book, descrevemos 7 critérios importantes para você escolher o melhor serviço odontológico. Todos nós precisamos das clínicas odontológicas seja para fazer uma restauração, limpeza, clareamento de dentes e outros serviços, que em determinados momentos pode ser até uma cirurgia. Já sabemos também

Leia mais

Graduação em Odontologia pelo Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações - INCOR. Conclusão do curso: 1993

Graduação em Odontologia pelo Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações - INCOR. Conclusão do curso: 1993 Graciene Mesquita Odontologia Estética G Formada em Odontologia pelo Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações (INCOR) em dezembro de 1993, aos 21 anos de idade, a Dra. Graciene Mesquita

Leia mais

SulAmérica Odonto Empresarial

SulAmérica Odonto Empresarial SulAmérica Odonto Empresarial O sorriso dos seus colaboradores está em nossos planos. A partir de 100 vidas sulamerica.com.br Sobre a SulAmérica A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos, com 116

Leia mais

Institucional Invest Oral

Institucional Invest Oral Institucional Invest Oral A Invest Oral Fundada em 2003, por nosso sócio fundado Dr. Fabio Loriato Calmon; possui grande expertise conquistada ao longo de seus 12 anos de existência; Uma empresa operadora

Leia mais

Informativo EDIÇÃO 12 ANO IV. Julho/ Agosto/ Setembro 2015. PACER comemora 12 anos de história DESTAQUES DESTA EDIÇÃO TRANSPORTE DE CARGAS:

Informativo EDIÇÃO 12 ANO IV. Julho/ Agosto/ Setembro 2015. PACER comemora 12 anos de história DESTAQUES DESTA EDIÇÃO TRANSPORTE DE CARGAS: EDIÇÃO 12 ANO IV (11) 3648-4700 / (21) 3161-8600 www.pacer.com.br Informativo Julho/ Agosto/ Setembro 2015 PACER comemora 12 anos de história DESTAQUES DESTA EDIÇÃO TRANSPORTE DE CARGAS: 10 ANOS PACER:

Leia mais

Dr. Luiz Carlos de Souza Manganello. Dra. Maria Eduina da Silveira Lucca

Dr. Luiz Carlos de Souza Manganello. Dra. Maria Eduina da Silveira Lucca Coordenação Dr. Luiz Carlos de Souza Manganello Cirurgião Dentista Bucomaxilofacial Cirurgião Plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Doutorado em Cirurgia pela Faculdade de

Leia mais

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários Nosso consultório odontológico está equipado para oferecer ao produtor rural todos os tratamentos odontológicos disponíveis na atualidade. Segue abaixo uma discriminação detalhada de cada tratamento oferecido

Leia mais

-CURSO DE PROTESE FIXA: IX JORNADA CATARINENSE DE ODONTOLOGIA-CRICIUMA-DURAÇÃO(12 HRS) EM 15 DE OUTUBRO DE 1978.

-CURSO DE PROTESE FIXA: IX JORNADA CATARINENSE DE ODONTOLOGIA-CRICIUMA-DURAÇÃO(12 HRS) EM 15 DE OUTUBRO DE 1978. CURSO SUPERIOR -UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO E RESPECTIVA COLAÇÃO DE GRAU DE CIRURGIÃO DENTISTA,DURACÃO DE QUATRO ANOS:FORMATURA:15.12.78. CURSOS EXTRA-CURRICULARES-

Leia mais

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching,

5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, 5Etapas Para Conseguir Clientes de Coaching, Consultoria, Terapias Holísticas e Para Encher Seus Cursos e Workshops. Parte 01 Como Se Posicionar e Escolher os Clientes dos Seus Sonhos 1 Cinco Etapas Para

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2013 Even e Junior Achievement de Minas Gerais UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO Resultados Conquistados... 3 Resultados do Projeto... 4 Programa Finanças Pessoais... 5 Conceitos

Leia mais

Como obter resultados com a otimização dos consultórios com os TSB e ASB

Como obter resultados com a otimização dos consultórios com os TSB e ASB Como obter resultados com a otimização dos consultórios com os TSB e ASB 6º SINPLO Simpósio Internacional de Planos Odontológicos Fabiana Car Pernomiam 2011 Ergonomia racionalizar o trabalho, possibilitar

Leia mais

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO 2010

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO 2010 14 APCD vila mariana GRADE CIENTÍFICA - APCD Regional Vila Mariana CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO 2010 ESPECIALIZAÇÃO EM PERIODONTIA com ênfase em Cirurgias Plásticas Gengivais Coordenadores: EDUARDO MESQUITA

Leia mais

ABRA A BOCA CONTRA O CÂNCER BUCAL

ABRA A BOCA CONTRA O CÂNCER BUCAL Protocolo Nº: 002-S. Unidade(s) de aprendizagem ou disciplina de referência: Diagnóstico Bucal ( Unidade de Aprendizagem); Patologia Buco Dental e Estomatologia I e II ( disciplina de referência) Ementa:

Leia mais

CONVÊNIOS DO SINTRAESCO

CONVÊNIOS DO SINTRAESCO CONVÊNIOS DO SINTRAESCO FACULDADES - Pegar Autorização no Sindicato 01 UNIRONDON CENTRO UNIVERSITARIO CANDIDO RONDON TELEFONE: 3316-4000 (Desconto de 40% até o dia 10 de cada mês para os filiados) 02 UNIC

Leia mais

VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA

VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA VAMOS DAR INICIO A MAIS UMA AULA DO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING- 4 MÓDULO COMO GANHAR DINHEIRO COM MALA DIRETA 4 E ÚLTIMO MÓDULO: Como Ganhar dinheiro com Mala Direta APRESENTAÇÃO PESSOAL Edileuza

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL (TSB)

CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL (TSB) CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL (TSB) INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO CARGA HORÁRIA: 1.200 HORAS COM ESTÁGIO DURAÇÃO : 2 ANOS PERIODICIDADE: SEMANAL (2ª, 3ª E 4ª) HORÁRIO DAS AULAS: 19H AS 21H INFORMAÇÕES SOBRE

Leia mais

I CURSO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR EM BETIM

I CURSO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR EM BETIM 2012 I CURSO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR EM BETIM REALIZAÇÃO: e Secretaria Municipal de Saúde de Betim Local: Auditório do Hospital Público Regional de Betim, Avenida Mattos Lazzarotti, 3800 Ingá Betim MG.

Leia mais

RUMO CERTO. Investimento seguro. Boletim informativo da F A Oliva & Cia. Ltda. Nº 30 - Julho / Agosto / Setembro de 2015. ANOS construindo sonhos

RUMO CERTO. Investimento seguro. Boletim informativo da F A Oliva & Cia. Ltda. Nº 30 - Julho / Agosto / Setembro de 2015. ANOS construindo sonhos RUMO CERTO ANOS construindo sonhos Boletim informativo da F A Oliva & Cia. Ltda. Nº 30 - Julho / Agosto / Setembro de 2015 Investimento seguro imóveis da f a oliva são ótimas opções para aplicar seu dinheiro

Leia mais

comentários do leitor Comentários, informes gerais, sugestões e críticas pertinentes à Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Maxilar

comentários do leitor Comentários, informes gerais, sugestões e críticas pertinentes à Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Maxilar Criada há seis anos com o intuito de auxiliar o desenvolvimento da ortodontia no Brasil, a Dental Press tem oferecido aos profissionais clínicos, bem como a discentes e docentes de

Leia mais

Era o que você esperava? Não, superou todas as minhas expectativas. Ficou lindo. SIRONA.COM.BR

Era o que você esperava? Não, superou todas as minhas expectativas. Ficou lindo. SIRONA.COM.BR É o sonho de consumo de qualquer pessoa ter uma máquina dessa, inclusive o meu. Com o equipamento vou poder ajudar as pessoas a terem o sorriso como o meu e a praticidade também. O que você achou de ser

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/3/2009, Seção 1, Pág. 21. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/3/2009, Seção 1, Pág. 21. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 16/3/2009, Seção 1, Pág. 21. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Ministério da Educação/Secretaria de Educação

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR Unidade Dias

Leia mais

Ano: 2 Edição: 09 Junho /2009 SEMANA INTERNA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E MEIO AMBIENTE ( SIPATMA)

Ano: 2 Edição: 09 Junho /2009 SEMANA INTERNA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E MEIO AMBIENTE ( SIPATMA) 2 Colaboradores Enfoque JB Ano: 2 Edição: 09 Junho /2009 SEMANA INTERNA PREVENÇÃO DE ACIDENTES E MEIO AMBIENTE ( SIPATMA) Conscientização e prevenção foi a estratégia da JB em mais uma Semana Interna Prevenção

Leia mais

Prof. Carolina Borges e prof. Márcia Redendeiro

Prof. Carolina Borges e prof. Márcia Redendeiro Prof. Carolina Borges e prof. Márcia Redendeiro PRÁTICA ODONTOLÓGICA= FATORES EXTERNOS + FATORES INTERNOS CONHECIMENTO CIENTÍFICO TECNOLOGIAS PRÁTICA ODONTOLÓGICA RECURSOS HUMANOS AMBIENTES RECURSOS HUMANOS

Leia mais

Para a sociedade Promover soluções de acesso a tratamentos odontológicos.

Para a sociedade Promover soluções de acesso a tratamentos odontológicos. REGIONAL VOLUNTÁRIO 2010 / 2011 CONHECENDO A TURMA DO BEM A Turma do Bem é uma OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público fundada em 2002 que tem como missão mudar a percepção da sociedade

Leia mais

SEMANA DA MULHER 8 a 11/03

SEMANA DA MULHER 8 a 11/03 1 SEMANA DA MULHER 8 a 11/03 O Senac em Minas preparou para você uma programação repleta de atividades, palestras, workshops e muito mais. Confira a programação da sua cidade e inscreva-se: www.mg.senac.br

Leia mais

EFEITOS BIOESTIMULADORES DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE E LED TERAPIA NA SAÚDE: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR E SOCIAL

EFEITOS BIOESTIMULADORES DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE E LED TERAPIA NA SAÚDE: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR E SOCIAL EFEITOS BIOESTIMULADORES DO LASER DE BAIXA INTENSIDADE E LED TERAPIA NA SAÚDE: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR E SOCIAL 1. UFPB- Professora Orientadora 2. COI-PR Extensionista Externo- Consultor 3. Discente

Leia mais

Facimed Inaugura 2ª Clínica Odontológica Dr. Clóvis Marzola

Facimed Inaugura 2ª Clínica Odontológica Dr. Clóvis Marzola Facimed Inaugura 2ª Clínica Odontológica Dr. Clóvis Marzola Com presenças de autoridades municipais e estaduais, a Facimed inaugurou sua segunda Clínica Odontológica na Unidade I, cerca de 400 acadêmicos

Leia mais

Parabéns e muito obrigado a todos que fazem parte dessa história.

Parabéns e muito obrigado a todos que fazem parte dessa história. Abril/2015 a julho/2015 A ASSISTE BEM COMPLETA 17 ANOS Família se constrói com confiança. E é exatamente isso o que a Assiste Bem faz há 17 anos, atuando junto aos associados e a toda a comunidade de Novo

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA PARA PREVENÇÃO, TRATAMENTO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 8. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 8. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 7 Cronograma de Aulas Pág. 8 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM DOR Unidade Dias e Horários

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014 Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social Entidade: Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil Endereço: Rua Antônio Miguel Pereira

Leia mais

Manual de Orientação ao Beneficiário OdontoGroup. Prezado Beneficiário, Seja Bem-Vindo!

Manual de Orientação ao Beneficiário OdontoGroup. Prezado Beneficiário, Seja Bem-Vindo! Prezado Beneficiário, Seja Bem-Vindo! É uma honra para a OdontoGroup tê-lo como cliente. Afinal, são mais de 18 anos trabalhando para levar a você e à sua família uma das melhores e mais seguras coberturas

Leia mais

Conheça os 29 cursos apoiados pela Straumann que começarão em 2013

Conheça os 29 cursos apoiados pela Straumann que começarão em 2013 Conheça os 29 cursos apoiados pela Straumann que começarão em 2013 A Straumann acredita no crescimento pessoal e profissional através da educação. Visando auxiliar o profissional de forma eficaz, a Straumann

Leia mais

Palestra Motivando para o Trabalho - Penitenciária Álvaro de Carvalho

Palestra Motivando para o Trabalho - Penitenciária Álvaro de Carvalho Diário oficial de quinta-feira Consulta completa da Lista Prioritária de Transferência LPT Resolução SAP - 195, de 11-11-2015 Disponibiliza no site da Secretaria da Administração Penitenciária consulta

Leia mais

INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES

INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES INFORMÁTICA ANS GUIA TISS CERTIFICADO DIGITAL TABELA TUSS TABELA DE ATOS ESPECIALIDADES 21/06/2014 A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde

Leia mais

Curso de Especialização em Nutrição Clínica em Pediatria

Curso de Especialização em Nutrição Clínica em Pediatria Curso de Especialização em Nutrição Clínica em Pediatria Descrição do curso Período do curso De 18/02/2013 a 29/01/2014 Carga horária Total de horas = 476 horas 292 h de aulas teóricas, 120 h de prática

Leia mais

MANUAL DO CREDENCIADO

MANUAL DO CREDENCIADO MANUAL DO CREDENCIADO MANUAL DO CREDENCIADO APRESENTAÇÃO Prezado (a) Doutor (a): A ORAL ODONTO é uma empresa criada e administrada por profissionais dentistas que se dedicam a oferecer os melhores recursos

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO!

UMA PARCERIA DE SUCESSO! RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Parceria Santa Dorotéia e Junior Achievement de Minas Gerais: UMA PARCERIA DE SUCESSO! 1 SUMÁRIO 1. Resultados Conquistados... 3 2. Resultados 2013... 4 3. Resultados Pesquisas...

Leia mais

P R O P O S T A D E FRANQUIA

P R O P O S T A D E FRANQUIA P R O P O S T A D E FRANQUIA Conheça a Depil Out Com base na franca expansão do setor de prestação de serviços e acreditando nas perspectivas cada vez mais promissoras; após estudo minucioso de como seria

Leia mais

Resolução N 005/2005-ConEPE-UnP Natal, 30 de março de 2005.

Resolução N 005/2005-ConEPE-UnP Natal, 30 de março de 2005. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - ConEPE Resolução N 005/2005-ConEPE-UnP Natal, 30 de março de 2005. Aprova o Edital do Processo Seletivo para candidatos ao Curso de Mestrado em Odontologia. O

Leia mais

V SEMANA DE FISIOTERAPIA - FVR

V SEMANA DE FISIOTERAPIA - FVR V SEMANA DE FISIOTERAPIA - FVR O curso de Fisioterapia das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira realizou nos dias 24 a 28 de outubro de 2011, a 5ª Semana de Fisioterapia das FIVR. Nos anos anteriores,

Leia mais

CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER

CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER NOVO PROGRAMA [Revisto & Atualizado] CARAMÊS ADVANCED EDUCATION CENTER CURSO MODULAR DE FORMAÇÃO DE ASSISTENTES DENTÁRIOS 6.ª edição Início a 21 de novembro de 2015 ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DESCRIÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL CURSO DE ODONTOLOGIA PATOLOGIA GERAL E ORAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL CURSO DE ODONTOLOGIA PATOLOGIA GERAL E ORAL SUB- PATOLOGIA GERAL E ORAL Estomatologia Métodos de Diagnóstico I e II Processos Patológicos PROGRAMA SUGERIDO (PROVA ESCRITA / DIDÁTICA / PRÁTICA) - TEMAS 1. Cistos dos maxilares. 2. Neoplasias benignas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA Unidade Dias e Horários

Leia mais

CATÁLOGO DE SOLUÇÕES INTEGRADAS DE IMPLANTOLOGIA EMFILS

CATÁLOGO DE SOLUÇÕES INTEGRADAS DE IMPLANTOLOGIA EMFILS CATÁLOGO DE SOLUÇÕES INTEGRADAS DE IMPLANTOLOGIA EMFILS 1 Sobre a empresa A Emfils, é a única empresa do mercado nacional a oferecer um sistema de implantes completo com um verdadeiro diferencial, a simplicidade

Leia mais

Profª Márcia Rendeiro

Profª Márcia Rendeiro Profª Márcia Rendeiro CONHECIMENTO CIENTÍFICO TECNOLOGIAS PRÁTICA ODONTOLÓGICA AMBIENTES INSTRUMENTOS MATERIAIS RECURSOS HUMANOS O PROCESSO DE TRABALHO ODONTOLÓGICO VEM SOFRENDO TRANSFORMAÇÕES AO LONGO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA - CURITIBA Unidade

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág. CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: CLÍNICA INTEGRADA II Código: ODO-031 Pré-requisito: Clínica

Leia mais

É isto que perseguimos aqui. Aquele conceito que todos entendam e que aproxime marcas e pessoas.

É isto que perseguimos aqui. Aquele conceito que todos entendam e que aproxime marcas e pessoas. Ideias Simples É isto que perseguimos aqui. Aquele conceito que todos entendam e que aproxime marcas e pessoas. Construção de marcas Tem como base a essência do negócio, como estrutura a observação do

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA PARA MÉDICOS

Leia mais

EDITAL Nº 21/2014 - PRPGPE

EDITAL Nº 21/2014 - PRPGPE EDITAL Nº 21/2014 - PRPGPE A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão PRPGPE, do Centro Universitário Franciscano, torna público que estarão abertas, a partir de 20 de novembro de 2014 a 23 de

Leia mais

PERSONAL SHOPPER MARY KAY

PERSONAL SHOPPER MARY KAY PERSONAL SHOPPER MARY KAY O QUE É? Personal shopping é uma ocupação, na qual se ajuda alguém a fazer suas compras, dando conselhos e fazendo sugestões para os clientes. A personal shopper vai dar ao cliente

Leia mais

Av. Júlio de Castilhos, 2101, sala 51, Centro 95010-005. Caxias do Sul-RS (54) 32239207 (54) 99012424 ncguerra@terra.com.br

Av. Júlio de Castilhos, 2101, sala 51, Centro 95010-005. Caxias do Sul-RS (54) 32239207 (54) 99012424 ncguerra@terra.com.br Currículo Natalia Comerlato Guerra Hecher Cirurgiã Dentista Especialista em Dentística Restauradora Av. Júlio de Castilhos, 2101, sala 51, Centro 95010-005. Caxias do Sul-RS (54) 32239207 (54) 99012424

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ORTOPEDIA MULTIDISCIPLINAR Unidade Dias

Leia mais

Diretoria de Saúde da Marinha Centro Médico Assistencial da Marinha Odontoclínica Central da Marinha

Diretoria de Saúde da Marinha Centro Médico Assistencial da Marinha Odontoclínica Central da Marinha Diretoria de Saúde da Marinha Centro Médico Assistencial da Marinha Odontoclínica Central da Marinha MANUAL DE DIREITOS E RESPONSABILIDADES DOS PACIENTES www.ocm.mar.mil.br MARINHA DA BRASIL ODONTOCLÍNICA

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Emilia Bueno. OBJETIVO Cirurgiã-dentista/ Periodontista

CURRICULUM VITAE. Emilia Bueno. OBJETIVO Cirurgiã-dentista/ Periodontista CURRICULUM VITAE Emilia Bueno OBJETIVO Cirurgiã-dentista/ Periodontista FORMAÇÃO -Pós-Graduação: Especialização em Periodontia pela EAP-APCD central Dezembro de 2006. São Paulo, SP - Graduação: Odontologia

Leia mais

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil!

Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Os 3 Passos da Fluência - Prático e Fácil! Implemente esses 3 passos para obter resultados fantásticos no Inglês! The Meridian, 4 Copthall House, Station Square, Coventry, Este material pode ser redistribuído,

Leia mais

BENEFÍCIOS X CARACTERÍSITCAS DOS PRODUTOS

BENEFÍCIOS X CARACTERÍSITCAS DOS PRODUTOS BENEFÍCIOS X CARACTERÍSITCAS DOS PRODUTOS COMO CONQUISTAR O CORAÇÃO E A MENTE DOS CLIENTES Ter empatia com o cliente. Enxergar os benefícios da mesma maneira que o cliente. Tenha certeza de que o produto

Leia mais

100 anos APCD central

100 anos APCD central www.apcdguarulhos.org.br Visite nosso site e atualize seu cadastro. www.apcdguarulhos.org.br 100 anos APCD central APCD Guarulhos marca presença no jantar comemorativo dos 100 anos da APCD Central Página

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre.

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no início do ano 2000, para os matriculados no 1º semestre. RESOLUÇÃO CONSEPE 51/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ODONTOLOGIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

informe COOPERATIVA ODONTOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE Abril 2012 www.uniodontorn.com.br (84) 4009-4664 Rua Açu, 665 - Tirol Natal/RN - CEP 59020-110

informe COOPERATIVA ODONTOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE Abril 2012 www.uniodontorn.com.br (84) 4009-4664 Rua Açu, 665 - Tirol Natal/RN - CEP 59020-110 Abril 2012 NATAL www.unirn.com.br COOPERATIVA LÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DESTAQUES DESTA EDIÇÃO: Convenção da Uniodonto Nordeste... pág. 03 Assembleia dos cooperados reelege a atual Diretoria... pág.

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM RADIOFARMÁCIA Unidade Dias e Horários

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM PRÓTESE DENTÁRIA TURMA V EDITAL DE INSCRIÇÃO, AVALIAÇÃO DE NÍVEL E MATRÍCULA

ESPECIALIZAÇÃO EM PRÓTESE DENTÁRIA TURMA V EDITAL DE INSCRIÇÃO, AVALIAÇÃO DE NÍVEL E MATRÍCULA EDITAL DE INSCRIÇÃO, AVALIAÇÃO DE NÍVEL E MATRÍCULA 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenação do curso realizado pela EAPGOIAS em parceria com a FUNORTE, com sede à Rua 6-A, nº120, Setor Aeroporto, CEP: 74070-070

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo São Paulo-SP, 20 de outubro de 2004 Meus queridos companheiros e minhas queridas companheiras

Leia mais

2. Quando o implante dental é indicado?

2. Quando o implante dental é indicado? Dúvidas sobre implantodontia: 1. O que são implantes? São cilindros metálicos (titânio) com rosca semelhante a um parafuso que são introduzidos no osso da mandíbula (arco inferior) ou da maxila (arco superior),

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 7. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 7. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 6 Etapas do Processo Seletivo Pág. 7 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA NO DIAGNÓSTICO

Leia mais

NOVA PROFISSÃO NA ÁREA DE SAÚDE O MELHOR CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL DE BRASÍLIA INÍCIO: IMEDIATO

NOVA PROFISSÃO NA ÁREA DE SAÚDE O MELHOR CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL DE BRASÍLIA INÍCIO: IMEDIATO NOVA PROFISSÃO NA ÁREA DE SAÚDE O MELHOR CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL DE BRASÍLIA INÍCIO: IMEDIATO 1. JUSTIFICATICAS Com a Globalização da Economia e a competitividade a cada dia mais presente no mercado

Leia mais

Então desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto ao rumo da felicidade.

Então desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto ao rumo da felicidade. Dente Conheça a GP Dente Como dizia o grande poeta Carlos Drummond de Andrade: Então desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto ao rumo da felicidade.

Leia mais

CONECTADOS POR UM MUNDO MELHOR WWW.PELISSARI.COM Nº11 2016

CONECTADOS POR UM MUNDO MELHOR WWW.PELISSARI.COM Nº11 2016 WWW.PELISSARI.COM Nº11 2016 EDITORIAL FIQUE POR DENTRO FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA PELISSARI! Agora você pode acompanhar ainda mais de perto o nosso dia-a-dia. Confira as novidades: Formato

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO FISIOTERAPIA. Residência Especialização e Treinamento Especialização OPORTUNIDADE. é a gente quem faz.

PÓS-GRADUAÇÃO FISIOTERAPIA. Residência Especialização e Treinamento Especialização OPORTUNIDADE. é a gente quem faz. PÓSGRADUAÇÃO FISIOTERAPIA Residência Especialização e Treinamento Especialização OPORTUNIDADE é a gente quem faz. Programa de PósGraduação em Fisioterapia do UniBH Os novos programas de pósgraduação em

Leia mais

Ano: 3 Edição: 20 Novembro / Dezembro 2010

Ano: 3 Edição: 20 Novembro / Dezembro 2010 2 Enfoque JB Ano: 3 Edição: 20 Novembro / Dezembro 2010 A festa de confraternização foi realmente um sucesso! E este ano a comemoração foi no restaurante Entre Amigos no dia 13/12, pois contou com uma

Leia mais

HOSPITAL ABREU SODRÉ A sua próxima escolha.

HOSPITAL ABREU SODRÉ A sua próxima escolha. HOSPITAL ABREU SODRÉ A sua próxima escolha. Qualidade máxima e confiança são fundamentais no momento de escolher um hospital, e você precisa do que há de melhor na área médica. Por isso, prepare-se para

Leia mais

Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família De Nova Olímpia - MT. Importância da Campanha de. Nova Olímpia MT.

Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família De Nova Olímpia - MT. Importância da Campanha de. Nova Olímpia MT. Saúde Bucal no Programa de Saúde da Família De Nova Olímpia - MT Importância da Campanha de câncer bucal no Município de Nova Olímpia MT. Autores: - CD Fabrício Galli e - CD Michelle Feitosa Costa. Com

Leia mais

Unidades de Negócios

Unidades de Negócios Grupo Clivale Como surgiu? História Tudo começou com a iniciativa de Raphael Serravalle ao perceber a carência de um serviço médico especializado na cidade do Salvador, calçada, induziu dois de seus filhos:

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 6 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS

Leia mais

MANUAL DE RECURSOS HUMANOS

MANUAL DE RECURSOS HUMANOS 2012 MANUAL DE RECURSOS HUMANOS Seja Bem Vindo! É motivo de grande satisfação tê-lo como cliente. Este manual tem como objetivo fornecer aos administradores do Benefício Odontológico nas empresas, todas

Leia mais

Relatório de. Atividades. Relatório Julho 2014. www.cruzvermelhani.org.br

Relatório de. Atividades. Relatório Julho 2014. www.cruzvermelhani.org.br Relatório de Atividades Relatório Julho 2014 Rua Cel. Bernardino Melo, nº 2085 - Centro - Nova Iguaçu / RJ, CEP:26255-140 Telefones: +55 (21) 2667-3614 / +55 (21)2667-5709 / +55 (21) 2667-4373 SIPAT CPN

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM HOTELARIA HOSPITALAR Unidade Dias e Horários

Leia mais

CADI EM FOCO. Criança é coisa. séria!!!! Informativo trimestral

CADI EM FOCO. Criança é coisa. séria!!!! Informativo trimestral CADI EM FOCO Criança é coisa Informativo trimestral séria!!!! CADI-PALHOÇA Abr/Mai/Jun 2013 ABRIL PÁSCOA NÃO É COELHINHO!!!! Marcando o início do mês de abril, o CADI em Parceria com a UNIMED Grande Florianópolis

Leia mais

C U R S O O D O N T O L O G I A

C U R S O O D O N T O L O G I A C U R S O O D O N T O L O G I A Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: CLÍNICA INTEGRADA III Código: Pré-requisito: ODONTOLOGIA

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PNEUMOLOGIA Ato de Oficialização: ATA de 12.03.1992 Conselho Departamental

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PNEUMOLOGIA Ato de Oficialização: ATA de 12.03.1992 Conselho Departamental PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PNEUMOLOGIA Ato de Oficialização: ATA de 12.03.1992 Conselho Departamental 1. Nome do Curso e Área de Conhecimento: Curso de Especialização em

Leia mais

Pós-graduação lato sensu

Pós-graduação lato sensu Faculdade Presidente Antônio Carlos - FAPAC Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos ITPAC-PORTO Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - COPPEX Departamento de Odontologia Pós-graduação

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44 Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor

Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor Toda empresa privada deseja gerar lucro e para que chegue com sucesso ao final do mês ela precisa vender, sejam seus serviços

Leia mais

8º Curso de Aperfeiçoamento em Implantologia e Prótese sobre Implantes (2014)

8º Curso de Aperfeiçoamento em Implantologia e Prótese sobre Implantes (2014) 8º Curso de Aperfeiçoamento em Implantologia e Prótese sobre Implantes (2014) ESTA PÓS GRADUAÇÃO DESTINA-SE A TODOS OS MÉDICOS DENTISTAS QUE PRETENDAM INICIAR OU APROFUNDAR CONHECIMENTOS NA ÁREA DE REABILITAÇÃO

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO Junho/2011

BOLETIM INFORMATIVO Junho/2011 SISERGS Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado do Rio Grande do Sul SISERGS Unindo você a todos os Secretários do RS! BOLETIM INFORMATIVO Junho/2011 O SEU SISERGS ESTÁ DE CARA NOVA! Conheça

Leia mais

LATO SENSU NIVEL ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA VI EDITAL DE INSCRIÇÃO, AVALIAÇÃO DE NÍVEL E MATRÍCULA

LATO SENSU NIVEL ESPECIALIZAÇÃO EM IMPLANTODONTIA VI EDITAL DE INSCRIÇÃO, AVALIAÇÃO DE NÍVEL E MATRÍCULA EDITAL DE INSCRIÇÃO, AVALIAÇÃO DE NÍVEL E MATRÍCULA 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenação do curso realizado pela EAPGOIAS em parceria com a FUNORTE, com sede à Rua 6-A, nº120, Setor Aeroporto, CEP: 74070-070

Leia mais