ORIENTAÇÕES DE USO DO PORTAL SESCOOP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES DE USO DO PORTAL SESCOOP"

Transcrição

1 ORIENTAÇÕES DE USO DO PORTAL SESCOOP 1. DADOS DE ACESSO RESTRITO Acesso Principal O sistema de Administração Principal possui um ADMINISTRADOR MESTRE, o qual não pode ser removido, ou ter seu login e senha alterados*. Nos processos de criação de administradores e usuários, e na administração de formulários, o ADMINISTRADOR MESTRE sempre receberá cópia por com todas as informações geradas. Abaixo seguem a URL de acesso, login e senha. Acesso: Login: sescoop_mestre Senha: S9E4S2C5O8O3P2 * Para alteração de senha, entrar em contato com a JML Consultoria & Eventos. ** Orientamos o SESCOOP a centralizar o conhecimento destes dados a apenas 1 pessoa. Abaixo, na sequência, seguem as orientações gerais de uso para este sistema. Acesso à Área Restrita Abaixo seguem a URL de acesso, login e senha, para acesso à Área Restrita, a qual permite acesso a todo conteúdo cadastrado no Portal Sescoop. Acesso: (Formulário no topo da página) Login: sescoop_mestre Senha: S9E4S2C5O8O3P2 * Para alteração de senha, entrar em contato com a JML Consultoria & Eventos.

2 2. PRIMEIRO ACESSO? 2.2. Orientações Iniciais De posse do login e senha acima, acesse Após logar, na lateral esquerda haverá o MENU de navegação com todas as áreas liberadas para a sua administração. Na sequência deste documento apresentamos como gerenciar as áreas liberadas para a sua administração.

3 2.2. Funções e comandos básicos Este sistema administrativo possui algumas ações básicas, convertidas em botões, a saber: Função: Acessar o formulário de inclusão de um registro. Cada módulo possui um formulário específico para cadastro. Função: Faz a listagem completa de todos os registros de um módulo gerencial. Inclui paginação, quando a listagem excede o limite máximo de registros por página. Função: Tanto em formulários de INCLUSÃO, quanto de ALTERAÇÃO, efetua o salvamento do registro no banco de dados. ou Função: Remover um registro da listagem, e consequentemente, do banco de dados. Após a exclusão, não é possível recuperar o registro. Função: Acessar o formulário de alteração de um registro. Função: Alterar diretamente como Respondido um registro oriundo de comunicação feita por FORMULÁRIOS de contato da Central Online, ou Função: Faz a listagem completa de todos os registros NÃO RESPONDIDOS oriundos de comunicação feita por FORMULÁRIOS de contato da Central Online, ou Função: Faz a listagem completa de todos os registros RESPONDIDOS oriundos de comunicação feita por FORMULÁRIOS de contato da Central Online, ou SAIR DO SISTEMA Função: Elimina a possibilidade de manter ativa a sessão de login. Com isto, não há risco de outra pessoa acessar o sistema enquanto o administrador não estiver no seu computador de acesso. Importante: sempre clique em SAIR DO SISTEMA após fazer o uso do Administrador SESCOOP.

4 3. COMO ADMINISTRAR/GERENCIAR? 3.1. ADMINISTRAÇÃO DE ACESSOS ADMINISTRADORES DE SISTEMA Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) as pessoas que efetuarão o gerenciamento dos módulos de todo o sistema SESCOOP. Aqui definem-se também as permissões de gerenciamento, como no formulário abaixo. Observações importantes: CRIAÇÃO DE NOVOS ADMINISTRADORES: sempre que um novo administrador for criado, os dados desta criação serão enviados para o ADMINISTRADOR MESTRE (ver item 1.), e também para o administrador recém criado.

5 PERMISSÕES DOS ADMINISTRADORES: Muita atenção no momento do cadastro de um Administrador de Sistema, pois, dependendo da permissão dada, é possível ter acesso a módulos de gerenciamento essenciais ao bom funcionamento do Portal SESCOOP. RECUPERAÇÃO DE SENHA: Não é possível RECUPERAR a senha. Sempre que uma senha for perdida/esquecida, será necessário gerar uma NOVA senha. Este procedimento se deve ao quesito SEGURANÇA DAS SENHAS. No momento em que a senha é criada, ela é salva de forma encriptada no banco de dados. Questões relativas à recuperação de senha podem ser encontradas no item RECUPERAÇÃO DE SENHAS, ao final deste documento ADMINISTRAÇÃO DE ACESSOS > USUÁRIOS DE SISTEMA Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) os usuários que terão permissão para acessar o CONTEÚDO do Portal SESCOOP. Aqui definem-se também a data de expiração do acesso, e a permissão em si (Ativo ou Bloqueado), como no formulário abaixo. Observações importantes: CRIAÇÃO DE NOVOS USUÁRIOS: sempre que um novo usuário for criado, os dados desta criação serão enviados para o usuário e para todos os ADMINISTRADORES que possuam permissão para administração de usuários, e também para o ADMINISTRADOR MESTRE. REMOÇÃO DE USUÁRIOS: ao se remover um usuário, exclui-se também seu histórico de acessos aos documentos visualizados no Portal SESCOOP.

6 3.2. PORTAL INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO Função principal: apenas alterar textos e imagens da página de APRESENTAÇÃO do Portal SESCOOP. Página: COMO FUNCIONA O ACESSO? Função principal: apenas alterar textos e imagens da página de COMO FUNCIONA O ACESSO? do Portal SESCOOP. Página: FORMULÁRIO CENTRAL ONLINE Função principal: gerenciar as respostas aos formulários originados da Central de Relacionamento Online do Portal SESCOOP. Página: Este módulo tem por principal função organizar formulários em respondidos e não respondidos. Observações importantes: FORMA DE RESPOSTA AOS FORMULÁRIOS: não é possível responder aos formulários através do sistema. É necessário responder via Outlook, ou Webmail. Opta-se por esta forma de resposta em virtude da possibilidade em não ser possível garantir a entrega da mensagem através do sistema (SPAM). Via Outlook ou Webmail a taxa de entrega é de 99,9%. Lembrete de uso dos botões: Função: Remover um registro da listagem, e consequentemente, do banco de dados. Após a exclusão, não é possível recuperar o registro. Função: Alterar diretamente como Respondido um registro oriundo de comunicação feita por FORMULÁRIOS de contato da Central Online, ou FORMULÁRIOS da Intranet Usuários. Função: Faz a listagem completa de todos os registros NÃO RESPONDIDOS oriundos de comunicação feita por FORMULÁRIOS de contato da Central Online, ou

7 Função: Faz a listagem completa de todos os registros RESPONDIDOS oriundos de comunicação feita por FORMULÁRIOS de contato da Central Online, ou FORMULÁRIOS INTRANET USUÁRIOS Função principal: gerenciar as respostas aos formulários originados da área restrita do Portal SESCOOP, feitas por usuários logados no link AJUDA. Este módulo tem por principal função organizar formulários em respondidos e não respondidos. Observações importantes: FORMA DE RESPOSTA AOS FORMULÁRIOS: não é possível responder aos formulários através do sistema. É necessário responder via Outlook, ou Webmail. Opta-se por esta forma de resposta em virtude da possibilidade em não ser possível garantir a entrega da mensagem através do sistema (SPAM). Via Outlook ou Webmail a taxa de entrega é de 99,9%. Lembrete de uso dos botões: Função: Remover um registro da listagem, e consequentemente, do banco de dados. Após a exclusão, não é possível recuperar o registro. Função: Alterar diretamente como Respondido um registro oriundo de comunicação feita por FORMULÁRIOS de contato da Central Online, ou FORMULÁRIOS da Intranet Usuários. Função: Faz a listagem completa de todos os registros NÃO RESPONDIDOS oriundos de comunicação feita por FORMULÁRIOS de contato da Central Online, ou Função: Faz a listagem completa de todos os registros RESPONDIDOS oriundos de comunicação feita por FORMULÁRIOS de contato da Central Online, ou

8 NOTÍCIAS Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) notícias a serem divulgadas no PORTAL SESCOOP. Observações importantes: Lembrete de uso dos botões: Função: Acessar o formulário de inclusão de um registro. Cada módulo possui um formulário específico para cadastro. Função: Faz a listagem completa de todos os registros de um módulo gerencial. Inclui paginação, quando a listagem excede o limite máximo de registros por página. Função: Tanto em formulários de INCLUSÃO, quanto de ALTERAÇÃO, efetua o salvamento do registro no banco de dados. ou Função: Remover um registro da listagem, e consequentemente, do banco de dados. Após a exclusão, não é possível recuperar o registro O QUE É? Função principal: apenas alterar textos e imagens da página de O QUE É? do Portal SESCOOP. Página:

9 3.3. CONTEÚDO DA INTRANET SEÇÕES - DOCUMENTOS TCU > ACÓRDÃOS E DECISÕES Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) documentos relativos a Acórdãos e Decisões. Campos necessários: Tipo do Ato Decisório, Nº. do Ato Decisório, Órgão Julgador, Relator, Data Publicação/Julgamento, Ementa, Texto na íntegra (box para texto) TCU > SÚMULAS DO TCU Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) documentos relativos a Súmulas do TCU. Campos necessários: Nº. da Súmula, Ementa, Texto na íntegra (box para texto) JURISPRUDÊNCIA > 2a. INSTÂNCIA Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) documentos relativos a Jurisprudência > 2ª. Instância. Campos necessários: Recurso, Nº. do Recurso, Tribunal, Relator, Data Publicação/Julgamento, Ementa, Texto na íntegra (box para texto) ORIENTAÇÕES CGU Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) documentos relativos a Orientações CGU. Campos necessários: Nº. do Relatório, Título, Entidade, ementa, Texto na íntegra (box para texto) ORIENTAÇÕES SESCOOP Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) documentos relativos a Orientações SESCOOP. Campos necessários: Nº. do Relatório, Título, Entidade, Ementa, Texto na íntegra (box para texto).

10 CADASTROS COMPLEMENTARES Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) registros que serão utilizados no cadastro de documentos. Não detalharemos todas as áreas, pois são de gerenciamento simplificado, e de fácil compreensão. Áreas de Cadastros Complementares: Assuntos, Áreas, Entidades, Interessados, Órgão Julgador, Recursos, Relatores, Seções, Temas e Tribunais REGULAMENTO DO SESCOOP Não detalharemos todas as áreas do gerenciamento do REGULAMENTO DO SESCOOP, pois são de gerenciamento simplificado, e de fácil compreensão CAPÍTULOS Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) os Capítulos referentes ao Regulamento do SESCOOP SEÇÕES Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) as Seções, presentes nos Capítulos, referentes ao Regulamento do SESCOOP ARTIGOS Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) Artigos, presentes nos Capítulos e Seções, referentes ao Regulamento do SESCOOP RELACIONAMENTO ENTRE ÍNDICE REMISSIVO E ARTIGOS Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) o relacionamento entre um Artigo e o Índice Remissivo. Observações importantes: Índice Remissivo: selecionar o índice.

11 Título Artigo: Exemplo: - competência art. 14, IV. Caso seja do tipo Vide..., cadastrar da seguinte forma: Exemplo: - vide instrumento convocatório.. Artigo Relacionado: digitar o número do Artigo ao qual se refere o índice. Exemplo: 14. Se "Vide..." URL: caso este relacionamento seja referente a um outro índice, apenas adicionar a URL referente ao índice para direcionar. Exemplo:?area=web_regulamento_de_licitacoes&lir_id= ÍNDICE REMISSIVO Função principal: gerenciar (incluir, alterar e listar) o Índice Remissivo. 4. RECUPERAÇÃO DE SENHA Como informado no início deste documento, não é possível RECUPERAR a senha. Sempre que uma senha for perdida/esquecida, será necessário gerar uma NOVA senha, seja para ADMINISTRADORES ou USUÁRIOS. Este procedimento se deve ao quesito SEGURANÇA DAS SENHAS. No momento em que a senha é criada, ela é salva de forma encriptada no banco de dados.... ADMINISTRADOR, para gerar uma nova senha, caso tenha perdido, seguir as orientações abaixo. 1. Acessar 2. Clicar em recuperar dados de acesso. 3. Digite seu login no campo solicitado.

12 ... USUÁRIO, para gerar uma nova senha, caso tenha perdido, seguir as orientações encontradas na página Como funciona? :

13 5. MANUAL DE USO DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO - INTRANET Para dúvidas relativas à navegação na Intranet (Usuário), basta acessar com login e senha, através do topo do Portal SESCOOP, e acessar o link Como Usar?, ou então acessar diretamente a página abaixo: 6. OUTRAS DÚVIDAS Caso haja outras dúvidas sobre a utilização deste sistema, por gentileza entrar em contato com

Expresso Livre Correio Eletrônico

Expresso Livre Correio Eletrônico Expresso Livre Correio Eletrônico 1. EXPRESSO LIVRE Para fazer uso desta ferramenta de correio eletrônico acesse seu Navegador de Internet e digite o endereço eletrônico expresso.am.gov.br. Figura 1 A

Leia mais

Tutorial do Sistema de Requerimentos On-line

Tutorial do Sistema de Requerimentos On-line Tutorial do Sistema de Requerimentos On-line Atenção: Os requerimentos de segunda oportunidade, matrícula em disciplina, rematrícula, matrícula em dependência e trabalhos orientados só poderão ser abertos

Leia mais

SisLegis Sistema de Cadastro e Controle de Leis

SisLegis Sistema de Cadastro e Controle de Leis Sistema de Cadastro e Controle de Leis Desenvolvido por Fábrica de Software Coordenação de Tecnologia da Informação Pág 1/22 Módulo: 1 Responsável: Desenvolvimento Ti Data: 01/11/2012 Versão: 1.0 Empresa:

Leia mais

Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal.

Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal. Manual do Comprador 1 Comprar Anúncios Abaixo será listado passo a passo o processo de cadastro, login e compra de produtos anunciados em nosso portal. 1.1 CRIAR CONTA TURISMO AGORA Para comprar produtos

Leia mais

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Documentação Programa de Evolução Contínua Versão 1.72 Sumário Resumo das Novidades... 3 Configuração das Novidades... 5 Exibição de variações nas listagens... 5 Novo Sistema de Lista de Desejos... 7 Resumo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Projeto/Software/Programa. CDAeM Cadastro de Artistas e Modelos JunioNet. Objetivo desse manual

MANUAL DO USUÁRIO. Projeto/Software/Programa. CDAeM Cadastro de Artistas e Modelos JunioNet. Objetivo desse manual MANUAL DO USUÁRIO Projeto/Software/Programa CDAeM Cadastro de Artistas e Modelos JunioNet Objetivo desse manual Elucidar o instrutor e/ou o utilizador final desse programa de computador. Objetivo desse

Leia mais

PORTAL INTRANET / EXTRANET. Manual de Acesso. Guia Rápido. Secretaria de Administração - Unidade de Sistemas Versão 1.0

PORTAL INTRANET / EXTRANET. Manual de Acesso. Guia Rápido. Secretaria de Administração - Unidade de Sistemas Versão 1.0 PORTAL INTRANET / EXTRANET Manual de Acesso Guia Rápido Secretaria de Administração - Unidade de Sistemas Versão 1.0 Esse documento foi elaborado para proporcionar aos funcionários da Prefeitura um guia

Leia mais

CADASTRO DE USUÁRIO PORTAL WEB

CADASTRO DE USUÁRIO PORTAL WEB CADASTRO DE USUÁRIO PORTAL WEB SUMÁRIO 1. ACESSANDO PELA PÁGINA DEFAULT... 3 2. ACESSANDO PELA PÁGINA DE LOGIN... 3 3. ACESSANDO PELO MENU PRINCIPAL... 4 3.1. EFETUAR CADASTRO... 5 3.2. ALTERAR CADASTRO...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

Prestação de Contas Eletrônica

Prestação de Contas Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MANUAL DO USUÁRIO Prestação de Contas Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2/17 Sumário 1- ACESSO... 3 2- TELA DE INÍCIO... 4 3- CADASTRAMENTO...

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DE USUÁRIO DO SISTEMA ANTISPAM 1. O que é? É um relatório resumido enviado diariamente para cada conta de e-mail, com a lista

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Caro (a) Aluno (a), Sumário

Caro (a) Aluno (a), Sumário 1.Tutorial do Ambiente Virtual EAD Caro (a) Aluno (a), Este tutorial tem o intuito de apresentar as orientações necessárias ao acesso deste Portal. O objetivo é prevenir possíveis dificuldades no uso do

Leia mais

Sistema para Avaliação de Desempenho Guia de Referência para o Validador

Sistema para Avaliação de Desempenho Guia de Referência para o Validador GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DOS RECURSOS HUMANOS SEARH COORDENADORIA DE OPERAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COTIC Sistema para Avaliação

Leia mais

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão NOVOSIS 3ª Versão Conteúdo Introdução... 3 Principais recursos:... 4 Para o cidadão:... 4 Para os órgãos públicos:... 4 Como Utilizar o SIC...

Leia mais

Manual do Usuário DENATRAN

Manual do Usuário DENATRAN Manual do Usuário DENATRAN Confidencial Portal SISCSV - 2007 Página 1 Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO 5 2. ACESSANDO O SISCSV 2.0 6 2.1 Configurando o Bloqueador de Pop-Ups 6 3. AUTENTICAÇÃO DO USUÁRIO

Leia mais

Manual. do sistema de. Newsletter

Manual. do sistema de. Newsletter Manual do sistema de Newsletter 1 Sumário 1.Introdução... 2 2.Tela de Login... 2 2.1. Esqueci minha senha... 2 3. Grupos... 2 3.1. Cadastrando os Grupos... 2 3.2. Alterando os Grupos... 4 3.3. Excluindo

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Bem vindo ao Tutorial Peso Ideal

Bem vindo ao Tutorial Peso Ideal Bem vindo ao Tutorial Aqui você encontrará informações sobre como u lizar o portal do aluno. 1 Acessando o Portal Ao acessar em seu navegador o você será direcionado para esta página, que é a área de login

Leia mais

Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC

Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC 1 Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC Perfil: Requisitor e Autorizador de solicitações de materiais de consumo 2 Maceió, Fevereiro de 2013. Histório de versões

Leia mais

Manual do Anunciante

Manual do Anunciante Manual do Anunciante 1 - Compra de Pacotes Bit Turs Abaixo será listado passo a passo o processo de como será executada a compra de moedas Bit Turs para que você possa anunciar seus produtos em nosso portal.

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Manual de Orientação de Cadastramento On-Line. Sistema Segundo Tempo - Convênios. Cadastro de Núcleo

Manual de Orientação de Cadastramento On-Line. Sistema Segundo Tempo - Convênios. Cadastro de Núcleo Manual de Orientação de Cadastramento On-Line Sistema Segundo Tempo - Convênios Cadastro de Núcleo O Cadastro de Núcleo só poderá ser efetuado mediante a senha de Coordenador-Geral. Acesso ao Sistema:

Leia mais

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Consignado

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Consignado 1 [PÚBLICA] Manual Operacional Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet Produto: Consignado ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Objetivo do Manual... 3 1.2. Público Alvo... 3 1.3. Conteúdo do Manual... 3

Leia mais

1 - BAIXANDO PARA INSTALAR O SEU APLICATIVO ON PELO APP STORE:

1 - BAIXANDO PARA INSTALAR O SEU APLICATIVO ON PELO APP STORE: MANUAL APP ON ÍNDICE 1 - BAIXANDO O APLICATIVO 2 - INICIANDO O APLICATIVO 3 - MENU INICIAL 4 - MENU LATERAL 5 - SOBRE A ON 6 - PLANOS ON 7 - MEU CONSUMO 8 - MINHA FATURA 9 - COTA EXTRA 10 - CALCULADORA

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE PROGRAMAS. PROGRAMADOR Joel Victor. Introdução

ESPECIFICAÇÃO DE PROGRAMAS. PROGRAMADOR Joel Victor. Introdução Página 1 de 16 Introdução Documento para especificação de programa do Caso de Uso Manter Usuários. Além da descrição de programa o documento terá o diagrama de classes e o diagrama de sequência. Caso de

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

3 - Tela Principal. Itens importantes da página

3 - Tela Principal. Itens importantes da página SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

Manual WebAdmin News

Manual WebAdmin News Manual WebAdmin News 20/12/2008 Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais

Guia Rápido Portal do Paciente

Guia Rápido Portal do Paciente Guia Rápido Portal do Paciente Departamento de Radiodiagnostico por Imagem 1 Sumário 1. Introdução...3 2. Cadastro do Usuário e Primeiro Acesso...3 3. Recursos do Portal...5 3.1. Exames anteriores...6

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

INTRANET BUSCA CADASTROS PRODUTOS/SERVIÇOS E FORNECEDORES Manual do Usuário

INTRANET BUSCA CADASTROS PRODUTOS/SERVIÇOS E FORNECEDORES Manual do Usuário INTRANET BUSCA CADASTROS PRODUTOS/SERVIÇOS E FORNECEDORES Manual do Usuário Página 2 de 55 1. OBJETIVO:... 3 2. PRÉ-REQUISITOS:... 3 3. ACESSOS AO AMBIENTE:... 3 3.1. ACESSO A INTRANET... 3 3.2. ESQUECI

Leia mais

Nova Central de Atendimento Logicorp

Nova Central de Atendimento Logicorp 1. INICIAR O NAVEGADOR DE INTERNET Acessar a página da Logicorp no link: http://www.logicorp.net.br/index.html 2. ACESSANDO A ÁREA DE ATENDIMENTO DO NOSSO SITE Na parte superior clique em Atendimento.

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Manual do Monitor Telecentro. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL

Manual do Monitor Telecentro. Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Manual do Monitor Telecentro Centro de Computação Científica e Software Livre - C3SL Sumário 0.1 Como acessar a interface de Gerenciamento?........................ 2 0.2 Ativação............................................

Leia mais

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO A

Leia mais

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante

Tutorial Ouvidoria. Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Tutorial Ouvidoria Acesso, Utilização, Visualização das Manifestações e Resposta ao Manifestante Como acessar a Ouvidoria? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Portal Institucional do IFPB

Portal Institucional do IFPB Capacitação para utilização do Portal Institucional do IFPB Introdução O objetivo dessa treinamento é apresentar o site do IFPB, e capacitar os novos usuários para utilizar suas principais ferramentas

Leia mais

Manual do Sistema de RMO P á g i n a 2. Manual do Sistema de RMO. Registro Mensal de Ocorrências (GRH) Núcleo de Informática

Manual do Sistema de RMO P á g i n a 2. Manual do Sistema de RMO. Registro Mensal de Ocorrências (GRH) Núcleo de Informática Gerência de Recursos Humanos GRH/PRAD/UFMS Manual do Sistema de RMO Versão On-Line Núcleo de Informática Universidade Federal de Mato Grosso do Sul P á g i n a 2 Manual do Sistema de RMO Registro Mensal

Leia mais

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD

Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Manual para acesso às disciplinas na modalidade EAD Para acessar sua senha: 1. Entrar no portal Metodista online Acesse o site www.bennett.br. No lado superior direito aparecerá a janela da área de login,

Leia mais

E-mail Institucional login@unifesp.br

E-mail Institucional login@unifesp.br E-mail Institucional login@unifesp.br Introdução O sistema de correio eletrônico da UNIFESP permite a seus usuários a troca de mensagens eletrônicas pela internet, comunicando pessoas dentro e fora da

Leia mais

HELP Fornecedores ATENÇÃO!!! IMPORTANTE: o acesso ao SIGA só poderá ser feito através do navegador Internet Explorer, versões 6 a 9.

HELP Fornecedores ATENÇÃO!!! IMPORTANTE: o acesso ao SIGA só poderá ser feito através do navegador Internet Explorer, versões 6 a 9. HELP Fornecedores IMPORTANTE: o acesso ao SIGA só poderá ser feito através do navegador Internet Explorer, versões 6 a 9. ATENÇÃO!!! Se a versão do seu navegador Internet Explorer for superior a 9, siga

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP

MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP MANUAL UTILIZAÇÃO DO PORTAL SISTEMA TOTVS EEP 1 Sumário Acesso ao Portal EEP.NET... 3 Login Portal EEP.NET... 4 Digitação de Notas... 5 Digitação de Faltas... 7 Digitação do Plano de Aula... 9 Emissão

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Programa Intel Technology Provider. intel.com/canal

Programa Intel Technology Provider. intel.com/canal Programa Intel Technology Provider intel.com/canal Guia de referência Intel Technology Provider 2012 1. O que é o novo Portal do Canal Intel Technology Provider? 2. Principais características do novo Portal

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE PROGRAMAS. PROGRAMADOR Joel Victor. Introdução

ESPECIFICAÇÃO DE PROGRAMAS. PROGRAMADOR Joel Victor. Introdução Página 1 de 15 Introdução Documento para especificação de programa do Caso de Uso Manter Usuários. Além da descrição de programa o documento terá o diagrama de classes e o diagrama de sequência. Caso de

Leia mais

Manual do Cliente. Após entrar com o seguinte endereço em seu navegador : http://maurocabeleireiro.com.br. Aparecerá a página principal do salão.

Manual do Cliente. Após entrar com o seguinte endereço em seu navegador : http://maurocabeleireiro.com.br. Aparecerá a página principal do salão. Manual do Cliente Após entrar com o seguinte endereço em seu navegador : http://maurocabeleireiro.com.br. Aparecerá a página principal do salão. Nesta tela são exibidas algumas imagens do salão na parte

Leia mais

Manual do Usuário. Pólo de Ensino a Distância (EaD) Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria. Secretaria. de Ciência e Tecnologia - Secitec

Manual do Usuário. Pólo de Ensino a Distância (EaD) Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria. Secretaria. de Ciência e Tecnologia - Secitec Manual do Usuário Pólo de Ensino a Distância (EaD) Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Ciência e Tecnologia - Secitec Secretaria João Pessoa Setembro, 2013 Introdução A Estação Virtual é

Leia mais

3.000.000 de registros de candidatos e respondentes de pesquisa, número que continua crescendo.

3.000.000 de registros de candidatos e respondentes de pesquisa, número que continua crescendo. SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

Como obter Ajuda e Suporte

Como obter Ajuda e Suporte Como obter Ajuda e Suporte Durante a utilização dos Sistemas comercializados pela Domínio Sistemas, você e sua equipe poderão ter dúvidas sobre algum processo ou alguma tela em específico. Estas dúvidas

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Gerência de Informática Repositório de Documentos do GHC Manual de Administração Versão 1.1 Novembro de 2015 Repositório de Documentos do GHC Manual de Administração Índice 1 Acesso ao Sistema...3 2 Adicionar

Leia mais

REMOÇÃO 2015 MANUAL DE DESISTÊNCIA

REMOÇÃO 2015 MANUAL DE DESISTÊNCIA REMOÇÃO 2015 MANUAL DE DESISTÊNCIA Versão 05/05/2015 SUMÁRIO ACESSANDO O SISTEMA... 03 VISUALIZANDO A SOLICITAÇÃO... 05 DEMONSTRATIVO DAS VAGAS... 06 DESISTÊNCIA DA REMOÇÃO... 08 IMPRIMIR PROTOCOLO...

Leia mais

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS - MDA - SPOA - CGMI SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS MANUAL DO USUÁRIO Pesquisa no Sistema BRASÍLIA, AGOSTO DE 2007 Versão 1.0 SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS MANUAL

Leia mais

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO - Windows MANUAL DO USUÁRIO DPSISTEMAS www.dpsistemas.com.br 1. Registrando o programa... 3 2. Entrando no programa Login... 5 3. Tela Principal do Sistema... 6 4. Utilizando os botões de navegação...

Leia mais

Apostila da Ferramenta AdminWEB

Apostila da Ferramenta AdminWEB Apostila da Ferramenta AdminWEB Apostila AdminWEB SUMÁRIO OBJETIVO DO CURSO... 3 CONTEÚDO DO CURSO... 4 COMO ACESSAR O SISTEMA... 5 CONHEÇA OS COMPONENTES DA PÁGINA... 6 COMO EFETUAR O LOGIN... 9 MANTER

Leia mais

2) Acesse a funcionalidade Webmail conforme ilustrado na figura 01: Figura 01: acesso ao Webmail

2) Acesse a funcionalidade Webmail conforme ilustrado na figura 01: Figura 01: acesso ao Webmail A forma de cadastro é igual para todos os alunos e servidores. Nesta tela o usuário poderá efetuar seu cadastro. Para isso, deverá seguir os seguintes passos: 1) Acesse o Portal: 2) Acesse a funcionalidade

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Anhanguera Educacional

Anhanguera Educacional 5/7/2011 Página 1 Histórico de Alterações Versão Data Responsável Descrição 001 01/07/2011 Marcos Perri Satorres Elaboração inicial do documento 5/7/2011 Página 2 Sumário 1 Objetivos... 4 2 Funcionalidades

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1 A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix e clicando no link Portal Acadêmico, ou digitando diretamente no seu navegador o endereço http://portal.. Na tela de login, entre com seus dados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 Perfis Envolvidos SIGAA GRADUAÇÃO Manual do Administrador Perfil Administrador DAE Administrador de Graduação: Administrador de Graduação (Servidor responsável pelo gerenciamento administrativo, cadastro

Leia mais

Manual do Usuário Instituição

Manual do Usuário Instituição 1 Manual do Usuário Instituição Área Restrita Site de Certificação Controle: D.04.36.00 Data da Elaboração: 13/08/2014 Data da Revisão: - Elaborado por: TIVIT / Certificação ANBIMA Aprovado por: Gerência

Leia mais

1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx

1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx 1º Passo Acesse o link abaixo: http://www.isaca.org/education/cobit-education/pages/online-cobit- Foundation-Education.aspx Você irá visualizar a página abaixo. Localize o tópico Online COBIT Foundation

Leia mais

Sistema de Informações ao Cidadão

Sistema de Informações ao Cidadão Sistema de Informações ao Cidadão MANUAL Belém Pará 2012 Sistema de Informações ao Cidadão Sumário 1. Como acessar o SIC?... 3 2. Perfis de acesso ao Sistema... 3 2.1. Gestor... 3 2.2. Membro... 3 2.3.

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Primeiro Acesso a Plataforma MOODLE. Autor: NUTEIA Data de Criação: 03 / 02 / 2008. Atualizado em: 16 / 03 / 2012. 1ª Etapa 01

Leia mais

GUIA DE USO FRAMEWORK APLANAR Versão 0.1 21/07/2014 Cópia distribuída e controlada

GUIA DE USO FRAMEWORK APLANAR Versão 0.1 21/07/2014 Cópia distribuída e controlada GUIA DE USO SUMÁRIO 1. Utilizando o FrameWork Aplanar... 2 1.1 GRID... 2 1.1.1 Barra de menus:... 2 1.1.2 Barra de ferramentas:... 3 1.1.3 Barra de pesquisa:... 3 1.2 MENU ADMINISTRATIVO... 4 1.2.1 Usuário:...

Leia mais

Guia de Utilização. Índice. Sumário. Produção Online 3.0 - Cooperados

Guia de Utilização. Índice. Sumário. Produção Online 3.0 - Cooperados Índice Sumário 1. Apresentação... 2 2. Dúvidas Frequentes... 2 2.1. Não consigo acessar o Produção Online 3.0. O que fazer?... 2 2.2. Qual o meu login e senha de acesso ao Produção Online 3.0?... 2 2.3.

Leia mais

Atualizado em 15/02/2013. Material para uso exclusivo dos clientes TECNISA. 2013 Copyright - Todos os direitos reservados.

Atualizado em 15/02/2013. Material para uso exclusivo dos clientes TECNISA. 2013 Copyright - Todos os direitos reservados. Atualizado em 15/02/2013 1 SUMÁRIO LINK DE ACESSO AO PORTAL DO CLIENTE... 3 PREMISSA PARA ACESSAR O PORTAL DO CLIENTE... 3 LOGIN... 3 RECUPERAR SENHA... 5 PRIMEIRO ACESSO... 8 DÚVIDAS FREQUENTES (FAQ)...

Leia mais

Sistema Push. Tutorial do Sistema de Acompanhamento e Notificações

Sistema Push. Tutorial do Sistema de Acompanhamento e Notificações Sistema Push Tutorial do Sistema de Acompanhamento e Notificações Sumário 1. Introdução... 2 2. Informações Disponíveis... 2 3. Utilização do Sistema Push... 3 3.1. Login... 3 3.1.1. Entrando no Sistema...

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte.

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. MANUAL DE SUPORTE Controle de Suporte Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. SUMÁRIO Considerações Iniciais... 3 Acesso... 4 Controle de Suporte... 5 1. Solicitação de Atendimento...

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DE WORKFLOW

CONFIGURAÇÃO DE WORKFLOW Manual de Procedimentos - SISPREV WEB CONFIGURAÇÃO DE WORKFLOW Revisado em: 25/05/2010 1/15 O treinamento com o Manual de Procedimentos É com muita satisfação que a Agenda Assessoria prepara este manual

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

MANUAL VERSÃO 2.13 1

MANUAL VERSÃO 2.13 1 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL... 4 4. EXAMES ADMISSIONAIS... 4 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... 6 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO... 7 7. EXAMES

Leia mais

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar

Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar Manual do site do Comitê do Itajaí: como inserir e atualizar conteúdo autor: Fábio Roberto Teodoro 25 de março de 2010 Sumário 1 Definições 3 2 Interface Administrativa 4 3 Conteúdo 6 3.1 Notícias............................................

Leia mais

TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015

TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015 TUTORIAL Última atualização: 23/03/2015 Índice Acesso à Intranet... 1 Alterando foto e senha... 2 A Área de Trabalho da Intranet... 3 Alterando a Área de Trabalho... 4 Tipos de Usuários... 5 Cadastrando

Leia mais

Acesso Escola. Primeiro Acesso

Acesso Escola. Primeiro Acesso Acesso Escola Primeiro Acesso Após receber o e-mail da AESA, a escola deve seguir as orientações abaixo. Ao clicar no link, você será direcionado a tela do portal CADES. Utilize usuário e senha temporária

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

MANUAL VERSÃO 2.11 1

MANUAL VERSÃO 2.11 1 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 O QUE É O EOL?... 3 3 ACESSO AO CLIENTE... 3 4 ACESSANDO O EOL... 3 5 TELA INICIAL... 4 6 EXAMES ADMISSIONAIS... 5 7 MUDANÇA DE FUNÇÃO... 7 8 EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO

Leia mais

PLATAFORMA SISUAB TUTORIAL PARA COORDENADORES UAB. CGAAc CGPI

PLATAFORMA SISUAB TUTORIAL PARA COORDENADORES UAB. CGAAc CGPI PLATAFORMA SISUAB TUTORIAL PARA COORDENADORES UAB Coordenação Geral de Articulação Acadêmica CGAAc Coordenação Geral de Políticas e Tecnologia de Informação CGPI Diretoria de Educação a Distância DED Coordenação

Leia mais

Registro de Usuários MT-611-00010 Última Atualização 25/04/2012

Registro de Usuários MT-611-00010 Última Atualização 25/04/2012 Registro de Usuários MT-611-00010 Última Atualização 25/04/2012 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Modificar suas informações gerais, Informações de contato e de configurações

Leia mais

1.1 Objetivo 1 1.2 Características 1

1.1 Objetivo 1 1.2 Características 1 Introdução 1. INTRODUÇÃO 1 1.1 Objetivo 1 1.2 Características 1 2. AUTORIZAÇÃO DE ACESSO A SISTEMA 2 2.1 Endereço WEB do SCPA Módulo Sistema 2 2.2 Pré-requisitos para acesso: 2 2.3 Tela inicial: 3 2.4

Leia mais

O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes pontos:

O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes pontos: 1.Tutorial Ambiente Virtual EAD Núcleo EAD Tutorial EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes pontos: 1.1. Acesso ao Sistema.

Leia mais

Manual do Usuário. Manual do Usuário - Versão 1.0. 1

Manual do Usuário. Manual do Usuário - Versão 1.0. 1 Manual do Usuário Manual do Usuário - Versão 1.0. 1 Índice 1. Visão Geral... 3 2. Acessar o sistema... 3 3. Módulo Inicial... 6 3.1. Cabeçalho do sistema... 6 3.2. Fale Conosco... 6 3.3. Meu Cadastro...

Leia mais

Índice. Sistema BioMarc IVB - Homologação

Índice. Sistema BioMarc IVB - Homologação Manual de Sistema Índice 1 - Acessando o Sistema... 4 2 Resultados... 5 2.1 Consultar Laudo... 6 2.2 Gerar Pacote... 6 2.3 Limpar... 7 3 Solicitação... 7 3.1 Solicitação de Material... 7 3.2 Solicitação

Leia mais

Instruções de uso passo a passo. IPTU Imobiliárias. Figura 01 Portal do Município

Instruções de uso passo a passo. IPTU Imobiliárias. Figura 01 Portal do Município Instruções de uso passo a passo IPTU Imobiliárias Este manual passo a passo, foi elaborado para instruir as imobiliárias quanto ao uso (operação) do serviço on-line, disponível no portal do município,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE

MANUAL DO USUÁRIO DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE MANUAL DO USUÁRIO DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE Introdução: Esporte é saúde. As pessoas que praticam esporte vivem melhor e mais. Esporte previne e combate doenças do corpo e da mente, torna as pessoas

Leia mais

Página de Login. Manual para gestão de conteúdo no Portal da Ouvidoria do Senado Federal

Página de Login. Manual para gestão de conteúdo no Portal da Ouvidoria do Senado Federal Portal da Ouvidoria Manual Para Gestão de Conteúdo do Portal da Ouvidoria 2013 Página de Login a. Insira /login na url da ouvidoria http://www12hml:10002/senado/ouvidoria/login b. Preencha o seu nome de

Leia mais