Programa de Pós Graduação em Administração, 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Pós Graduação em Administração, 2011"

Transcrição

1 Programa de Pós Graduação em Administração, 2011 VENDA DIRETA. UM ESTUDO DOS HABITOS DE CONSUMO NA INTERNET E DO USO DE BANCO DE DADOS NAS AÇÕES DE MARKETING DIRETO. Professor: Dr. Luiz Antonio Slongo Leonardo Brenner Fleck Escola de Administração, Universidade. Federal do Rio Grande do Sul brennerfleck@hotmail.com Resumo: O autor descreve o mercado de venda direta no Brasil, mostrando alguns conceitos sobre o Marketing direto no ambiente da Internet. Ele mostra que através de ferramentas de data-mining ou mineração de dados, é possível usar informações de um grupo de usuários armazenadas em um banco de dados, para enviar mensagens e oferecer serviços designados especialmente para estes clientes. Além disso, este artigo mostra que além da internet, outros canais de distribuição como colegas da escola, colegas do trabalho, amigos e familiares continuam sendo utilizados em certos segmentos. Por fim, o estudo mostra que os usuários que têm atitude desfavorável ao uso da Internet como canal de vendas e que navegam muitas horas na web preferem não receber informações por ou por catálogo. Por outro lado, usuários de atitude favorável ao uso da Internet como canal de vendas que navegam muitas horas na web recomendam este canal para fazer compras aos seus amigos. Os usuários de atitude favorável ao uso da Internet como canal de vendas e que usam menos de duas horas de Internet por dia e pretendem comprar pela Internet no futuro. Palavras-chave: Venda direta, Marketing direto, Marketing eletrônico, Data-mining, Internet, e-commerce. Aos meus pais.

2 Introdução Com o aumento do uso de canal de vendas direto e com o desenvolvimento de novas tecnologias da informação, as ações dos empreendedores e os esforços de marketing passam a se integrar neste ambiente. Os avanços na área de tecnologia de banco de dados e o surgimento de novas mídias de comunicação permitiram rápido crescimento do Marketing direto. A receita gerada no mercado de venda direta no Brasil é de R$ 21,7 bilhões por ano, com um crescimento médio de 12,5% a.a nos últimos nove anos. O serviço de Internet e e- commerce representam R$5,4 bilhões (24,9%) desta receita. Os setores que mais crescem dentro deste mercado no Brasil são o de database e CRM (17,4% a.a), serviços de internet e e-commerce (15,6% a.a), fornecedores de listas (12,5%) e agências de Marketing Direto (11,1%) (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO, 2009). Ver a tabela completa em anexo I. A venda direta é diferente do marketing direto. Este pode ser descrito como um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias para estimular uma resposta ou transação, medindo os resultados e armazenando esta atividade em um banco de dados (LIAO, CHEN & HSEH, 2010). O sucesso de grandes distribuidores que usam canais de venda direta, como o caso da Dell, levou outras empresas a usar esta forma de distribuição através de canais como a internet, catálogos e televendas. O uso destes canais e o aprimoramento das ferramentas dos sites de e-commerce permitiram o crescimento da confiança dos consumidores neste canal de distribuição. A internet traz para o comprador a conveniência na pesquisa, maior variedade de produtos, entregas feitas em até dois dias e permite ao empreendedor operar com baixos custos de infraestrutura tipicamente necessários em uma loja física. Melhores condições de preço e promoções atraentes que não comprometam a qualidade podem influenciar positivamente as atitudes de compra na internet (KOLESAR & GALBRAITH, 2000). Os sites e-commerce buscam atrair consumidores oferecendo utilidade e conveniência. Os elementos comuns dos e-commerces são uma ferramenta de busca de produtos, uma de avaliação e descrição dos produtos, outra de compras e uma ferramenta de entrega. (KOLESAR & GALBRAITH, 2000).

3 A venda direta oportunizou às empresas a construção de seus negócios usando exclusivamente estes canais. Em outros casos, a venda direta é usada como reforço de vendas e expansão de lojas físicas. A distribuição direta criou valor para os vendedores em função da eliminação dos custos de intermediários e varejistas e para o cliente, devido à diminuição de preço final e da maior conveniência de compra (RITA, LAGES & LAGES, 2003). Sob a ótica da prestação de serviços, o sucesso dos e-commerces é determinado pela sua habilidade em ajustar sua informação com o que seus consumidores valorizam. Estudos realizados anteriormente mostram que os sites de e-commerce que falham em satisfazer esta necessidade de busca e avaliação que os consumidores demandam correm o risco de serem trocados por aqueles que satisfazem estas necessidades. (KOLESAR & GALBRAITH, 2000). A ferramenta de busca e avaliação de produtos que ajudam o consumidor a economizar tempo, esforço e reduz o risco de insatisfação pós-compra são os principais serviços oferecidos pelo e-commerce. O elemento mais elementar para a avaliação do consumidor em uma transação de e-commerce é aparência e o desempenho do site (KOLESAR & GALBRAITH, 2000). Além disso, o site é a interface com os clientes e é, portanto, a identidade da marca na loja virtual. Esta identidade deve aderir às expectativas dos clientes-alvo, que se sentirão atraídos pelos sites que combinam com sua identidade e valores pessoais. Marketing eletrônico A estratégia de marketing eletrônico é dividida em quatro W s: Web-Design, Web- Promotion, Web-Price e Web - CRM (RITA, LAGES & LAGES, 2003). Web-Design: O entretenimento, a capacidade de transmitir informação e organização dos web sites são dimensões úteis para a análise da atitude dos usuários com relação ao site. Web-promotion: Foram pesquisados os tipos de backgrounds necessários para afetar positivamente a eficácia da propaganda no contexto da web. A experiência com a web, o nível de complexidade e o grau de interesse gerado pela página têm um papel importante na atitude sobre o web site, que por conseqüência tem efeitos significantes nos efeitos de hierarquia da propaganda. Web-Price: O valor fundamental da internet se deve não somente à redução de preço, mas a otimização de seu uso de três maneiras: primeiro, a Internet permite que as empresas

4 anunciem seus preços com precisão, já que preços diferentes podem ser testados e as respostas dos consumidores podem ser coletadas facilmente. Segundo, como é fácil de modificar os preços na Internet, as empresas podem ajustá-los em resposta a pequenas flutuações nas condições do mercado, a demanda ou ao comportamento do concorrente. Terceiro, as empresas podem usar o banco de dados e o histórico de compras que foram coletados pela internet para segmentar seus clientes rapidamente e oferecer preços específicos e promoções de forma imediata (BAKER E AL. 2001). Web-CRM: A web pode ser usada para estabelecer canais de Marketing direto entre as empresas e os clientes. Através de ferramentas de data-mining é possível usar informação pessoal de um usuário de um web site para identificar seus interesses e necessidades. Baseado neste conhecimento, as empresas podem enviar mensagens e oferecer serviços designados especialmente para um cliente em potencial, baseado no acesso às informações destes interesses individuais. (RITA, LAGES & LAGES, 2003). Acessando informação sobre os clientes O cliente é um dos principais ativos dos negócios e, portanto, os vendedores de sites sabem do valor de se adquirir conhecimento sobre o consumidor. Existe certa dificuldade em acessar estas informações, visto que elas se encontram entre os consumidores. A utilização de dados de forma ineficiente transforma o banco de dados em dados irrelevantes e subutilizados. Logo, a maneira de processar e usar a informação de forma eficiente se tornou um assunto crítico, o que chama por novas técnicas de análise, compreensão e visualização de grandes quantidades de informação (LIAO, CHEN & HSIEH, 2011). Dentre as técnicas desenvolvidas, o data-mining é o processo de descobrir padrões, associações, mudanças, anomalias e estruturas significantes de grandes quantidades de dados armazenados em um banco de dados (LIAO, CHEN & HSIEH, 2011). O conhecimento extraído da pesquisa através do data-mining pode ser integrado ao conhecimento sobre o produto e sobre o mercado e, portanto, serve de referência para o desenvolvimento de produto, de promoção e de CRM. Quando usado de forma eficaz, este conhecimento habilita as empresas a ganhar vantagem competitiva produzindo produtos voltados para o cliente, aumentando a satisfação do consumidor.

5 O sistema de data-mining Os empreendedores buscam uma maneira de gerenciar precisamente estes dados, criando um sistema de informação avançado para se comunicar de forma eficaz e criar novos métodos de vendas destinados ao consumidor (LIAO, CHEN & HSIEH, 2011). Com o objetivo de obter informações sobre o cliente e sobre as vendas de um produto, estudos como o de Liao e Al. (2011) utilizam informações obtidas de um questionário sobre certo número de clientes, conectando-as com o comportamento de compra de um determinado segmento e com a experiência destes clientes com compras online. Com o desenvolvimento e a diversificação da tecnologia, os gestores de Marketing direto usam estas informações no Marketing e na prestação de serviços e depois disso, escolhem o canal de promoção apropriado para as diferentes necessidades. Este sistema é ilustrado na figura I abaixo. Figura I Liao e Al. (2011)

6 Objetivo da pesquisa No campo de data-mining ou mineração de dados, o SPSS, Microsoft analysis Service, SAS enterprise e a IBM Inteligent Miner são pacotes de software usualmente utilizados. Este estudo propõe o uso do SPSS como ferramenta para aplicação de análise de banco de dados. Este programa processa dados permitindo elaborar a construção e gestão de um sistema de mineração de dados. Esta pesquisa tem como objetivo verificar os hábitos de consumo através dos canais de venda direta e mais especificamente na Internet dentro do universo brasileiro. Além disso, através do uso de questionários, se levantarão dados para dividir esta amostra em diferentes grupos com perfis distintos. Com isso, será possível determinar práticas de Marketing direto para estes grupos específicos de acordo com os grupos encontrados. Método de pesquisa Foi realizada uma coleta de dados através de questionários aplicados em shoppings na cidade de Porto Alegre. Depois da explicação do objetivo da pesquisa e da mecânica de preenchimento dos questionários, os respondentes preencheram o formulário individualmente. Quando houve necessidade, o entrevistador ajudou os respondentes em suas dúvidas sobre alguma questão. A amostra desta pesquisa foi de 133 respondentes. O questionário está dividido em seis blocos. O primeiro bloco trata da opinião dos respondentes sobre o hábito de fazer compras pela internet. O segundo bloco traz informações sobre quais são os fatores que motivam a compra pela internet. O terceiro bloco trata da opinião dos respondentes sobre a compra de acessórios (bolsas, carteiras, sapatos, cintos, etc.) pela internet. O quarto bloco diz respeito ao uso da internet como canal de venda direta. O quinto bloco trata dos canais de venda direta usados pelos respondentes para fazer compras de acessórios e também sobre os meios que utilizam para se informar sobre estes produtos. Concluindo a pesquisa, o sexto bloco do questionário levanta os dados sócio-econômicos do respondente. O questionário completo se encontra no Anexo II. A coleta e análise dos dados permitem o uso das informações dos respondentes para agrupá-los em conglomerados conforme seus conjuntos de respostas. Ao se observar os dados, foram realizados estes agrupamentos para identificar os diferentes perfis de grupos em

7 cada um dos blocos do questionário. Para determinar o número de grupos para estes dados se utilizou, primeiramente, um agrupamento hierárquico. Depois disto, se passou para um segundo agrupamento não hierárquico com uma solução de quatro grupos. A partir disto, se identificaram os grupos de respondentes quanto ao hábito de compras pela internet, as motivações de compra por este canal de venda, a compra de acessórios pela internet, o uso deste meio como canal de venda direta e os meios que utilizam para se informar sobre estes produtos. Análise dos dados A descrição do resultado dos dados esclarece algumas questões do perfil do público que usa a internet como canal de compra de acessórios. Cerca de 85% dos respondentes indicam já terem efetuado compras em canal de venda direta (Internet, catálogo, vendedor direto, telefone ou TV). Cerca de 40% fazem compras de acessórios em lojas de departamento. O mesmo percentual usa as lojas especializadas para comprar acessórios. Aproximadamente 48% dos respondentes compram de revendedores. Com relação aos canais de venda direta, estes são utilizados conforme a freqüência indicada abaixo: Cerca 12% dos entrevistados compram com colegas de aula, 20% com colegas na empresa, 40% fazem compras com amigos e parentes e, por fim, fim, cerca de 45% compram através da Internet. Estas informações estão ilustradas nos gráficos das figuras II, III e IV abaixo. Figura II Respondentes que já realizaram compras por canal de venda direta Legenda: (SIM / NÃO )

8 Figura III Figura IV Baseando-se na quantidade de horas diárias que os respondentes navegam na Internet foi feita uma separação em dois grupos. Os que navegam 2 horas ou mais por dia e os que navegam menos de duas horas por dia. Em outras palavras, os usuários mais assíduos e os ocasionais. Além disto, dentro desta divisão de usuários, estes foram classificados conforme sua atitude em relação às perguntas do questionário. Os de atitude favorável e os de atitude desfavorável conforme suas respostas. O resultado está ilustrado na figura V abaixo. Figura V Continuação da figura V

9 Como foi observado na figura V, com relação à opinião dos respondentes em relação a compras pela internet, o grupo de usuários assíduos e favoráveis (quadrante A) acham a Internet um meio de achar produtos mais baratos e dizem que seus amigos recomendam este tipo de compra. Já os usuários assíduos de atitude desfavorável (quadrante B) desconfiam da segurança da compra pela internet e também dizem que tem tempo para comprar no shopping. Já os respondentes de uso ocasional da Internet que são favoráveis a compra pela web (quadrante C), estão mais abertos a comprar pela Internet, mesmo alegando terem tempo para comprar no shopping. Por último, os respondentes de uso ocasional da Internet que são desfavoráveis a compra pela web (quadrante D) são mais conservadores com relação a este tipo de compra e alegam também ter tempo para comprar no shopping. Com relação aos fatores que motivam as compras pela web, os respondentes de perfil de usuários assíduos e favoráveis (A) demonstram confiança com este canal de compras, além de alegarem encontrar as informações que necessitam sobre o produto. Os usuários assíduos de atitude desfavorável (B) não confiam neste canal para realizar compras e acham este meio inseguro. Os usuários de uso ocasional da Internet que são favoráveis a compra pela web (C) confiam neste canal de compra e afirmam que o produto tem garantia nas lojas da web.

10 Finalmente, os respondentes de uso ocasional da Internet que são desfavoráveis a compra pela web (D) também não confiam neste canal para realizar compras e acham este meio inseguro. Com relação à compra de acessórios pela internet, os respondentes de perfil de usuários assíduos e favoráveis (A) recomendam a compra de acessórios pela web e acham este tipo de compras conveniente. Os usuários assíduos de atitude desfavorável (B), por outro lado, não recomendam a compra de acessórios pela web e discordam que o preço de acessórios é mais barato na Internet. Os usuários de uso ocasional da Internet que são favoráveis a compra pela web (C) afirmam que o preço de acessórios é mais barato na Internet e que no futuro consideram comprar acessórios pela web. Os usuários de uso ocasional da Internet que são desfavoráveis a compra pela web (D) discordam do fato de as pessoas comprarem pela Internet hoje em dia e dizem que no futuro não consideram comprar acessórios pela web. Com relação aos hábitos de uso da internet para compras, os respondentes de perfil de usuários assíduos e favoráveis (A), caso estivessem interessados, gostariam de receber um catálogo eletrônico com ofertas de acessórios por . Os usuários assíduos de atitude desfavorável (B) afirmam que comprariam pela web caso recebessem um desconto de 20%. Além disso, dizem não estar interessados em receber um catálogo eletrônico com ofertas de acessórios por . Os usuários de uso ocasional da Internet que são favoráveis a compra pela web (C) também afirmam que comprariam pela web caso recebessem um desconto de 20%. Além disso, dizem estar interessados em receber um catálogo impresso com ofertas de acessórios por correio. Os usuários de uso ocasional da Internet que são desfavoráveis a compra pela web (D) dizem não estar interessados em receber um catálogo eletrônico nem catálogo impresso. Limitações da pesquisa O número de respondentes da amostra usada na pesquisa tem suas limitações para a generalização destes resultados. Um estudo posterior pode realizar esta pesquisa com uma amostra maior.

11 Visão gerencial e conclusões O uso de informação sobre os clientes tem se mostrado eficaz na comunicação com os consumidores e o uso da internet tem facilitado o acesso a estas informações. A mineração de dados permite a formulação de táticas de Marketing direto para públicos com perfis específicos. No caso do universo do publico que compra acessórios, algumas implicações gerenciais são sugeridas a seguir. Com relação ao envio de catálogos, cada um dos perfis estudados tem uma preferência. Para os usuários mais assíduos e favoráveis à compra pela Internet (A) o catálogo eletrônico é conveniente. Além de mais barato e mais fácil de produzir, o catálogo eletrônico permite alterações mais freqüentes e maior nível de customização da comunicação. Para os usuários menos assíduos e favoráveis à compra pela Internet (C) o catálogo impresso, enviado por correio é conveniente. Se for possível, identificar os usuários desfavoráveis a compra pela Internet, tanto os mais assíduos (B), quanto os menos assíduos (D) para respeitar a sua preferência por não receber catálogos impressos e eletrônicos. Isso evita insatisfação com o envio de informações indesejadas e possivelmente evita opiniões desfavoráveis à marca. É evidente que para qualquer tipo de ação de Marketing direto é necessário obter as informações nas transações efetuadas com os clientes armazenando-as em banco de dados. Além disso, estes dados devem ser apurados e analisados criteriosamente para que se transformem em informações relevantes para ações de Marketing direto eficazes e não utilizados de maneira uniforme ou de maneira aleatória. O uso das tecnologias de análise de dados, como o SPSS e outros permite que seja realizada esta depuração das informações para aprimoramento das campanas de Marketing direto. As lojas e-commerce, bem como as lojas físicas que também possuem o canal de distribuição direta podem se beneficiar destas formas de análise. A confiança dos consumidores neste tipo de distribuição direta tende a aumentar na medida em que os locais de acesso à rede de computadores se multiplicam e se tornam mais comuns no dia-a-dia das pessoas e à medida que as lojas pela Internet se estabelecem e passam a fornecer um serviço mais prático e eficaz.

12 Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO; Indicadores 2009 e primeiro semestre de HAIR, Joseph F.; TATHAM, Ronald L.; ANDERSON, Rolph E.; BLACK, William. Multivariate Data Analysis, 5 th edition. 1998, Prentice-Hall, Inc. Métodos de pesquisa em administração HORN, Laura Peowski; Online Marketing Strategies for Reaching Today s Teens. Young Adult Library Services. Winter HOSSAIN, Muhammad Muazzem e Al. The impact of learning style on web shopper electronic catalogue feature preference. Journal of Electronic Commerce Research, Volume 10, Number 1, KOLESAR, Mark; GALBRAITH, Wayne. A services-marketing perspective on e-retailing: implications for e-retailers and directions for further research. Internet Research: Electronic Networking Applications and Policy Volume 10. Number pp LIAO, Shu-Hsien; CHEN, Yin-Ju; Mining customer knowledge for electronic catalog marketing. Expert Systems with Applications. Number pp LIAO, Shu-hsien; CHEN, Yin-ju; HSIEH, Hsin-hua. Mining customer knowledge for direct selling and marketing. Expert Systems with Applications Volume pp RITA, Paulo; LAGES, Luís Filipe; LAGES, Carmen. The relationship between E-Marketing strategy and E-performance: a conceptual framework. International Conference WWW/Internet 2003 VIJAYASARATHY, Leo R.; JONES, Joseph M; Print and Internet catalog shopping assessing attitudes and intentions. Internet Research: Electronic Networking Applications and Policy. Volume 10. Number pp

13 Anexo I

14 Anexo II

Para manter o sucesso de um negócio, a empresa precisa compreender e manter uma relação positiva com seus clientes.

Para manter o sucesso de um negócio, a empresa precisa compreender e manter uma relação positiva com seus clientes. Profª Carla Mota UCB 2010 Unid 2 aula 2 CRM Para manter o sucesso de um negócio, a empresa precisa compreender e manter uma relação positiva com seus clientes. O seu objetivo principal é auxiliar as empresas

Leia mais

Sistemas web e comércio eletrônico. Aula 02 Arquiteturas de comércio eletrônico

Sistemas web e comércio eletrônico. Aula 02 Arquiteturas de comércio eletrônico Sistemas web e comércio eletrônico Aula 02 Arquiteturas de comércio eletrônico Tópicos abordados Arquitetura do e-commerce Aspectos importantes do e-commerce Modelos de negócios Identificação do modelo

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart

Sistemas ERP. Profa. Reane Franco Goulart Sistemas ERP Profa. Reane Franco Goulart Tópicos O que é um Sistema ERP? Como um sistema ERP pode ajudar nos meus negócios? Os benefícios de um Sistema ERP. Vantagens e desvantagens O que é um ERP? ERP

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing)

Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Faturamento personalizado (Customer Engaged Billing) Transforme suas comunicações mais lidas em participações multicanais altamente direcionadas que reduzem custos, aumentam a satisfação do cliente e geram

Leia mais

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 06 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Guia: da Loja Física para a. Experiência Multicanal

Guia: da Loja Física para a. Experiência Multicanal Guia: da Loja Física para a Experiência Multicanal Sumário: 01 02 03 04 05 Sobre este Guia O consumidor é Multicanal Muito mais E-commerce! Mobilidade faz parte do dia-a-dia Big Data: Informação a serviço

Leia mais

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião

Consultadoria, Pesquisas de Mercado e Opinião Pesquisas de Mercado Online 1. Apresentação O que é a Pesquisadireta? A Pesquisadireta é uma empresa de pesquisas de opinião e mercado exclusivamente online. De uma forma rápida e flexível, sua empresa

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM MARKETING. Prof.: Otávio Figueiredo e-mail: otavio@ufrj.br

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM MARKETING. Prof.: Otávio Figueiredo e-mail: otavio@ufrj.br MÉTODOS QUANTITATIVOS EM MARKETING Prof.: Otávio Figueiredo e-mail: otavio@ufrj.br ESTATÍSTICA População e Amostra População Amostra Idéia Principal Resumir para entender!!! Algumas Técnicas Pesquisa de

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI)

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) 1. Funcionamento do EDI 2. EDI tradicional X WEB EDI 3. EDI Tradicional 4. WEB EDI Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) EDI: Electronic Data Interchange Troca

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM

Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM Universidade Federal do Vale do São Francisco Tecnologia e Sistemas de Informações ERP e CRM Prof. Ricardo Argenton Ramos Aula 6 ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Leia mais

O Varejo. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas.

O Varejo. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas. O Varejo 16 Aula 16/5/2008 Objetivos da aula Explicar como os varejistas podem contribuir para o processo de criar valor. Distinguir entre varejo com loja e sem loja. Definir as categorias básicas de varejistas.

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 4.1

Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 4.1 Laudon & Laudon Essentials of MIS, 5th Edition. Pg. 4.1 4 OBJETIVOS OBJETIVOS A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS Como a tecnologia de Internet mudou propostas de valor e modelos de negócios

Leia mais

PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES

PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES PRIAD: GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES ALUNO RA: ASSINATURA: DATA: / / AS RESPOSTAS DEVERRÃO SER TOTALMENTE MANUSCRITAS Prof. Claudio Benossi Questionário: 1. Defina o que é Marketing? 2. Quais são

Leia mais

Transformação do call center. Crie interações com o cliente mais lucrativas e agregue valor adicionando insights e eficiência em todas as chamadas.

Transformação do call center. Crie interações com o cliente mais lucrativas e agregue valor adicionando insights e eficiência em todas as chamadas. Transformação do call center Crie interações com o cliente mais lucrativas e agregue valor adicionando insights e eficiência em todas as chamadas. Lucre com a atenção exclusiva de seus clientes. Agora,

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002

08/03/2009. Como mostra a pirâmide da gestão no slide seguinte... Profª. Kelly Hannel. Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Pirâmide da Gestão Profª. Kelly Hannel Fonte: adaptado de Laudon, 2002 Diferentes tipos de SIs que atendem diversos níveis organizacionais Sistemas do nível operacional: dão suporte a gerentes operacionais

Leia mais

Sistema de Mídia Digital

Sistema de Mídia Digital Sistema de Mídia Digital Sistema completo para gestão de conteúdo informativo, entretenimento e publicidade para diversos ramos mercadológicos: Supermercados; Ônibus; Academias; Shoppings; Universidades;

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado O NetPublisher é um sistema de gerenciamento de portais e websites corporativos (intranets ou extranets), apropriado para pequenas, médias e grandes empresas. O conteúdo do website pode ser atualizado

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br Princípios da Teoria de Sistemas 1 Grupos diferentes dentro de uma organização necessitam

Leia mais

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2. MBA Gestão de TI. Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AULA 2 MBA Gestão de TI Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com 2 3 Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em

Leia mais

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida Unidade IV MERCADOLOGIA Profº. Roberto Almeida Conteúdo Aula 4: Marketing de Relacionamento A Evolução do Marketing E-marketing A Internet como ferramenta As novas regras de Mercado A Nova Era da Economia

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÕES EMPRESARIAIS SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD)

MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÕES EMPRESARIAIS SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD) AULA 07 MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÕES EMPRESARIAIS SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD) JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 286 à 294 1 AULA 07 SISTEMAS DE APOIO ÀS DECISÕES 2 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD)

Leia mais

PESQUISA SOBRE MERCADO ERÓTICO E SENSUAL BRASILEIRO 2014

PESQUISA SOBRE MERCADO ERÓTICO E SENSUAL BRASILEIRO 2014 PESQUISA SOBRE MERCADO ERÓTICO E SENSUAL BRASILEIRO 2014 www.brazilpanels.com.br www.abeme.com.br www.abcomm.com.br INTRODUÇÃO A pesquisa sobre o Mercado Erótico e Sensual Brasileiro 2014 teve uma iniciativa

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 20/03/2015. Big Data Analytics:

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 20/03/2015. Big Data Analytics: Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma 25 20/03/2015 Big Data Analytics: Como melhorar a experiência do seu cliente Anderson Adriano de Freitas RESUMO

Leia mais

Acordo de Nível de Serviço (SLA)

Acordo de Nível de Serviço (SLA) Faculdade de Tecnologia Acordo de Nível de Serviço (SLA) Alunos: Anderson Mota, André Luiz Misael Bezerra Rodrigo Damasceno. GTI 5 Noturno Governança de tecnologia da informação Prof. Marcelo Faustino

Leia mais

Saber muito sobre um cliente é fácil. O desafio é saber tudo sobre cada um dos seus clientes.

Saber muito sobre um cliente é fácil. O desafio é saber tudo sobre cada um dos seus clientes. Saber muito sobre um cliente é fácil. O desafio é saber tudo sobre cada um dos seus clientes. ara descobrir o comportamento de compra dos consumidores Artex, é fundamental conhecer o máximo de informações.

Leia mais

Pesquisa Profissionais de Ecommerce

Pesquisa Profissionais de Ecommerce Pesquisa Profissionais de Ecommerce Agosto de 2011 http://www.ecommerceschool.com.br Introdução O crescimento do comércio eletrônico brasileiro é feito com tecnologia e pessoas. Por trás desse crescimento

Leia mais

CRM - Customer Relationship Management

CRM - Customer Relationship Management Profª Carla Mota UCB 2014 Unid 2 aula1 CRM - Customer Relationship Management Estratégia de negócio voltada ao entendimento e a antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa.

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS

INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS INTRODUÇÃO A PORTAIS CORPORATIVOS Conectt i3 Portais Corporativos Há cinco anos, as empresas vêm apostando em Intranet. Hoje estão na terceira geração, a mais interativa de todas. Souvenir Zalla Revista

Leia mais

Marketing de Serviços e de Relacionamento. MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles

Marketing de Serviços e de Relacionamento. MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles Marketing de Serviços e de Relacionamento MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles A COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO MARKETING DE SERVIÇOS Principal causa da percepção desfavorável sobre um serviço: diferença

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Tipos de SAD Orientados por modelos: Criação de diferentes

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de informação Gerencial. Veremos também, outras classificações dos sistemas de informação.

Leia mais

Administração Mercadológica I

Administração Mercadológica I Administração Mercadológica I O preço também informa ao mercado o posicionamento de valor pretendido pela empresa para seu produto ou marca. Um produto bem desenvolvido e comercializado pode cobrar um

Leia mais

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5 Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Introdução Mudança no ambiente empresarial; Ligação com o desenvolvimento de tecnologia da informação. Características

Leia mais

Sua loja na internet, um mercado com mais de. milhões. de pessoas. em todo o território nacional. www.sec-ecommerce.com.br

Sua loja na internet, um mercado com mais de. milhões. de pessoas. em todo o território nacional. www.sec-ecommerce.com.br Sua loja na internet, um mercado com mais de 80 milhões de pessoas em todo o território nacional www.sec-ecommerce.com.br E-Commerce no Brasil Crescimento consistente Potência mundial em e-commerce. Enquanto

Leia mais

A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações

A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações A Grande Importância da Mineração de Dados nas Organizações Amarildo Aparecido Ferreira Junior¹, Késsia Rita da Costa Marchi¹, Jaime Willian Dias¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem

Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem Os benefícios do ERP Ao introduzir o sistema ERP, o empresário reconhece imediatamente os benefícios e ferramentas que podem ajudar a resolver os problemas comuns dentro da sua empresa. A abertura de informações

Leia mais

Profa. Reane Franco Goulart

Profa. Reane Franco Goulart Sistemas CRM Profa. Reane Franco Goulart Tópicos Definição do CRM O CRM surgiu quando? Empresa sem foco no CRM e com foco no CRM ParaqueCRM é utilizado? CRM não é tecnologia, CRM é conceito! CRM - Customer

Leia mais

Modelos de e-commerce

Modelos de e-commerce Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular: Comércio Eletrônico Edécio Fernando Iepsen (edecio@terra.com.br)

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47) 3381-3344

SOBRE A TOOLSYSTEMS. ToolSystems Sistemas Fone: (47) 3381-3344 SOBRE A TOOLSYSTEMS Com mais de 10 anos no mercado, a ToolSystems sistemas se dedica a entender as novas tecnologias para garantir a seus clientes as melhores e mais atuais soluções para Internet. Ao longo

Leia mais

LEVANTAMENTO DE MERCADO E SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES POR PRODUÇÃO AGRÍCOLA

LEVANTAMENTO DE MERCADO E SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES POR PRODUÇÃO AGRÍCOLA LEVANTAMENTO DE MERCADO E SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES POR PRODUÇÃO AGRÍCOLA Módulo CRM Siagri AgriBusiness Do ponto de vista tecnológico, o CRM é utilizado para coletar os dados dos clientes, armazená-los

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos. Requisitos

APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos. Requisitos + APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos Requisitos Requisitos 2 n Segundo Larman: n São capacidades e condições às quais o sistema e em termos mais amplos, o projeto deve atender n Não são apenas

Leia mais

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS www.gentispanel.com.br Só quem tem uma base de 6,5 milhões de pessoas pode resolver suas pesquisas de mercado em poucos dias. Pesquisas ad-hoc Consumidores

Leia mais

Data Mining. Origem do Data Mining 24/05/2012. Data Mining. Prof Luiz Antonio do Nascimento

Data Mining. Origem do Data Mining 24/05/2012. Data Mining. Prof Luiz Antonio do Nascimento Data Mining Prof Luiz Antonio do Nascimento Data Mining Ferramenta utilizada para análise de dados para gerar, automaticamente, uma hipótese sobre padrões e anomalias identificadas para poder prever um

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Boas-vindas ao Comércio Eletrônico. André Lucena Diretor de Negócios e Operaçoes Jan.2014

Boas-vindas ao Comércio Eletrônico. André Lucena Diretor de Negócios e Operaçoes Jan.2014 Boas-vindas ao Comércio Eletrônico André Lucena Diretor de Negócios e Operaçoes Jan.2014 SOBRE A TRAY Sobre a Tray + 10 anos de atuação em e-commerce + 4.500 lojas virtuais + 3MM pedidos processados em

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Comércio Eletrônico Um breve histórico Comércio compra, venda, troca de produtos e serviços; Incrementado pelos Fenícios, Árabes, Assírios e Babilônios uso

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS

A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS A EMPRESA DIGITAL: COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS 1 OBJETIVOS 1. Como a tecnologia de Internet mudou propostas de valor e modelos de negócios? 2. O que é comércio eletrônico?? Como esse tipo de comércio

Leia mais

CRM CRM. Marketing. Marketing. Vendas. Vendas. CRM Customer Relationship Management Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente

CRM CRM. Marketing. Marketing. Vendas. Vendas. CRM Customer Relationship Management Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente Customer Relationship Management Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente O mundo passou por profundas e importantes transformações, sobretudo nos últimos cinco anos, impulsionadas pelo crescimento

Leia mais

Portal Utilizado com a evolução das intranets, possibilitam a identificação, e

Portal Utilizado com a evolução das intranets, possibilitam a identificação, e Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia Uma revolução nas regras de negócios E business Se, em primeiro momento, a grande maioria das empresas entrou na rede apenas para marcar presença

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING. Prof. Esp. Lucas Cruz

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING. Prof. Esp. Lucas Cruz DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E PLANOS DE MARKETING Prof. Esp. Lucas Cruz Estabelecimento de metas Os objetivos devem atender aos critérios: ser organizados hierarquicamente, do mais importante para o

Leia mais

INQUÉRITO REALIZADO A ALUNOS LABORATÓRIO DE CÁLCULO. Trabalho realizado por Lucília Rodrigues Macedo

INQUÉRITO REALIZADO A ALUNOS LABORATÓRIO DE CÁLCULO. Trabalho realizado por Lucília Rodrigues Macedo INQUÉRITO REALIZADO A ALUNOS LABORATÓRIO DE CÁLCULO 2010 Trabalho realizado por Lucília Rodrigues Macedo ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. METODOLOGIA... 3 3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS... 4 1. RESULTADOS

Leia mais

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br

Plano de Marketing. Produto (Posicionamento) Preço. Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing. josedornelas.com.br Artigos de PN Como fazer Plano de Marketing Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida

Leia mais

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba?

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE NO ESTADO DA PARAÍBA: Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? REALIZAÇÃO: SaferNet Brasil

Leia mais

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados 5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados Ao longo da história o boca a boca sempre se mostrou como um meio eficaz de promoção de produtos e serviços, como advento da Internet esse poder

Leia mais

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso visitante on-line, você tem o direito de saber as práticas que

Leia mais

Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte

Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte Bruno de Carvalho de Christo 1 Bruno Lopes Dalmazo 1 Francisco Tiago Avelar 1 1 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Leia mais

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Sistema Tipos de sistemas de informação Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (Ludwig Von Bertalanffy) sistema é um conjunto

Leia mais

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES Janaína Schwarzrock jana_100ideia@hotmail.com Prof. Leonardo W. Sommariva RESUMO: Este artigo trata da importância da informação na hora da tomada de decisão,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Aula 01

Fundamentos de Sistemas de Informação Aula 01 Fundamentos de Sistemas de Informação Aula 01 Prof. Msc. Ubirajara Júnior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com Objetivos dos Sistemas de informação Fornecer exemplos de componentes de sistemas de informação

Leia mais

ÍNDICE 1 Introdução 3 2 Principais Recursos 4 3 Segurança 4 4 Roubo/Estravio do cartão MerchCard 4 5 Noções Gerais para o Uso do Sistema 5

ÍNDICE 1 Introdução 3 2 Principais Recursos 4 3 Segurança 4 4 Roubo/Estravio do cartão MerchCard 4 5 Noções Gerais para o Uso do Sistema 5 BENTO GONÇALVES Julho de 2005 ÍNDICE 1 Introdução 3 2 Principais Recursos 4 3 Segurança 4 4 Roubo/Estravio do cartão MerchCard 4 5 Noções Gerais para o Uso do Sistema 5 5.1 Para acessar o sistema 5 5.2

Leia mais

Cross-Channel Marketing Platform. Aproximando marcas e consumidores em tempo real.

Cross-Channel Marketing Platform. Aproximando marcas e consumidores em tempo real. Cross-Channel Marketing Platform Aproximando marcas e consumidores em tempo real. Integração de dados muito mais completa. Obtenha visão panorâmica dos clientes por meio de insights relevantes. Tudo começa

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE. CURSOS OFERECIDOS Access 2007 Aproximadamente 20 horas O aluno aprenderá criar Banco de Dados de forma inteligente, trabalhar com estoques, número de funcionários, clientes etc. Conhecerá ferramentas aprimoradas

Leia mais

Canais de marketing. Trade Marketing. Trade Marketing. Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis:

Canais de marketing. Trade Marketing. Trade Marketing. Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis: Canais de marketing Prof. Ricardo Basílio ricardobmv@gmail.com Trade Marketing Trade Marketing Trade marketing é uma ferramenta que atua diretamente em três níveis: Distribuidores; Clientes; Ponto de venda.

Leia mais

SIG Capítulo 3 - Parte 1

SIG Capítulo 3 - Parte 1 SIG Capítulo 3 - Parte 1 Estudo de caso: Textron Fabrica de tudo: de aviões corporativos e sistemas de transmissão automotivos até aparadores de grama. Outra área industrial e uma financeira Vai de bem

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais