Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 Luciana Brandão Ferreira Solange Eli Santos Antonioletti Fábio Abreu Santos AGENDA Objetivo e justificativa Importância da atividade turística/hoteleira e uso da comunicação de marketing em hotéis A internet e suas possibilidades na hotelaria Procedimentos metodológicos Resultados encontrados Conclusão, limitações e sugestões para estudos posteriores

2 Internet é verdadeiramente uma mídia híbrida. Em parte, ela é um meio de comunicação, permitindo às empresas criar conhecimento, fornecer informação e influenciar atitudes, bem como perseguir outros objetivos de comunicação. Mas, para alguns, ela também é um meio de resposta direta, permitindo ao usuário tanto comprar quanto vender produtos por meio do e-commerce. Belch; Belch (2008) OBJETIVO DO TRABALHO Verificar de que forma a internet é utilizada pelos hotéis na comunicação de marketing. JUSTIFICATIVA O uso da internet oferece novas possibilidades de comunicação. As homepages dos hotéis representam um meio que possibilita o prévio conhecimento do cliente sobre os serviços do hotel e sobre o destino turístico, é um canal de comunicação direta com o cliente.

3 IMPORTÂNCIA DO SETOR TURÍSTICO/HOTELEIRO E USO DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING EM HOTÉIS À medida que uma economia nacional se desenvolve há um aumento natural da participação do setor de serviços na economia (LOVELOCK E WRIGHT, 2001) No Brasil o setor de serviços representa 65% do PIB (IBGE, 2009), dentro dele está o turismo. Crescimento do mercado turístico e hoteleiro no mundo e no Brasil total de chegadas de turistas no mundo- 922 milhões turistas mundo, receita cambial de 944 bilhões de dólares, Brasil - 6 bilhões (EMBRATUR, 2010a). Um hotel concorre não apenas com hotéis na mesma cidade, mas também com hotéis em outros destinos, por isso é fundamental a comunicação de marketing. IMPORTÂNCIA DO SETOR TURÍSTICO/HOTELEIRO E USO DA COMUNICAÇÃO DE MARKETING EM HOTÉIS Os clientes do hotel não são apenas os usuários finais do serviço, o hóspede, mas também os intermediários: empresas, agências, operadoras turísticas, organizadores de eventos, entre outros. Para se ter uma comunicação eficaz é necessário que emissor identifique e detecte os gostos e as preferências dos receptores da mensagem, criando imagens que os influenciem favoravelmente de forma a estimulá-los a viajar para uma destinação específica (RUSCHMANN, 2000). O objetivo principal da comunicação de marketing na hotelaria é comunicar a mensagem correta, para o público correto, na hora adequada. O sucesso dependerá da forma como as mensagens serão comunicadas, e da escolha de canais efetivos.

4 A INTERNET E SUAS POSSIBILIDADES NA HOTELARIA O acesso à rede mundial de computadores cresce em ritmo acelerado, só no Brasil 40 milhões de Internautas em 2007(ABRIL, 2008). Utilização da internet baseada em dois grandes grupos de motivos: benefícios utilitários- comunicação, busca de informação, conveniência e fatores econômicos; benefícios hedônicos - utilização para a busca de prazer, divertimento, relaxamento, convivência com amigos, entre outros (MAGALHÃES, 2007). Importância do comércio eletrônico: compra e venda de produtos, informações e serviços pela Net (MARTIN,1999, p. 1). No Brasil, cresceu 43% de 2006 para 2007, chegando a R$ 6,3 bilhões, o varejo convencional teve expansão de 11,8%, as compras on-line, respondem por cerca de 3% das vendas totais do comércio (EBIT, 2008). A INTERNET E SUAS POSSIBILIDADES NA HOTELARIA Padrão de uso da internet em hotéis - desde a utilização em processos de gestão interna até a efetivação de reservas (LOBIANCO ; RAMOS, 2004). A propagando na internet permite uma variedade de formatos: Banners e patrocínios em sites; Anúncios em forma de pop-ups; Anúncios intersticiais - aparecem na tela no tempo de espera de um download; Links- possibilidade de abrir uma nova página com informações do produto; Busca paga; anúncios contextuais- mensagens de anunciantes dentro de conteúdos relevantes de outros sites; Rich media- mídias digitais com movimento dinâmico, comerciais on-line, vídeo sob demanda, banners interativos, entre outros. (BELCH; BELCH, 2008)

5 A INTERNET E SUAS POSSIBILIDADES NA HOTELARIA Ponto interessante do uso da internet pelos hotéis é a diminuição da dependência dos intermediários (agências, operadoras), embora eles continuem existindo e tenham importância enquanto canais de distribuição, a internet propicia ao consumidor um acesso direto, rápido e fácil ao hotel, além de ser uma meio que permite uma melhor tangibilização do mesmo, considerando que permite o aproveitamento de uma série de formatos que facilitam ao cliente o reconhecimento do serviço oferecido. METODOLOGIA Pesquisa de caráter qualitativa por meio da análise da comunicação feita em sites de três hotéis de redes diferentes (francesa, portuguesa e brasileira- Hotel 1, Hotel 2 e Hotel 3), presentes na cidade de São Luís MA- Brasil. Análise baseada nos estudos de Ranganathan e Ganapathy (2002) que citam 4 dimensões chaves nos sites voltados ao público BtoC: conteúdo da informação, design, segurança, privacidade. A análise se baseou nas duas primeiras dimensões: Dimensão - Conteúdo da informação: informações sobre a empresa, o produto e os serviços, opções de comunicação e interação com a empresa; Dimensão - Design: navegação para busca de informação, tempo para navegação, e aspecto visual.

6

7 CONCLUSÃO /LIMITAÇÕES E SUGESTÕES PARA ESTUDOS POSTERIORES Sobre a importância da utilização da internet, não restam dúvidas, a literatura é unânime sobre as vantagens possibilitadas no seu uso pelas empresas hoteleiras; O crescimento do turismo coincide com o desenvolvimento tecnológico e é influenciado por ele, o uso da internet permite a diminuição de distâncias e a eliminação de etapas intermediárias no escolha do destino turístico. Embora a internet ofereça diversas possibilidades, inclusive no que tange à forma de anunciar, observou-se utilização restrita e comum entre os hotéis pesquisados. Não foi encontrada inovação em relação a formatos e dinamicidade da comunicação como o uso de recursos interativos, filmes, links de entretenimento dentro do próprio site, que inclusive auxiliariam na tangibilização do produto. Ainda há muito a ser explorado no uso das homepages como forma de comunicação de marketing pelos hotéis, mesmo por grandes redes hoteleiras como as pesquisadas. CONCLUSÃO /LIMITAÇÕES E SUGESTÕES PARA ESTUDOS POSTERIORES Embora importantes, os achados são limitados por se tratar de uma pesquisa exploratória em hotéis com características muito específicas e que considerou apenas o uso da homepage. A internet oferece muitas outras opções para a comunicação de marketing. Seria interessante o desenvolvimento de estudos futuros sobre o uso da internet como meio de comunicação de marketing de modo comparativo em hotéis de portes diferentes, ou ainda estudar a relação entre as visitas dos sites pelos usuários e a taxa de conversão em reservas efetuadas online, ou ainda sobre os obstáculos visualizados pelos clientes para a efetuação de reservas desta forma.

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABIH (2008). ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INDÚSTRIA DE HOTÉIS. Disponível em: ABRIL (2008). Número de Internautas cresce 56% no Brasil Disponível em ANGEHRN, A. (1997). Design mature Internet business strategies: the ICDT model. European Management Journal, v. 15, n. 4, ago. p BELCH, G.E.; BELCH, M.A (2008). Propaganda e Promoção. 7 a. ed. São Paulo: McGraw-Hill. BOLSONI, W. (2004). Tecnologia aplicada à indústria do turismo. In: Turismo Hotelaria & Lazer. Beatriz H.G. Lage (org.) Núcleo de Turismo/ Universidade de São Paulo. São Paulo: Atlas. BRASIL TURISMO (2008). Turismo no Brasil - Dados do Turismo. Disponível em: CASTELL, M. (1999). A sociedade em rede, v. 1, São Paulo: Paz e Terra. COLLIS, J,; HUSSEY, R. (2005). Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pósgraduação. Trad. Lucia Simonini. 2 ed. Porto Alegre: Bookman. CHURCHILL, G.A; PETER, J.P (2003). Marketing, criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva. CRESCITELLI, E (2004). Crise de credibilidade da propaganda: considerações sobre seu impacto na eficácia da mensagem. Revista FACOM Faculdade de Comunicação da FAAP, 2 o semestre. EBIT (2008). Venda online em 2007 faturou R$6,3 bi. Disponível em: EMBRATUR (2010a). INSTITUTO BRASILEIRO DE TURISMO. Estatísticas básicas de turismo Brasil. Brasília. Disponível em: downloadsestatisticas/estatxsticas_bxsicas_do_turismo_brasil_2003_a_2008_03dez2009_ -_Internet.pdf.. (2010b). Boletim de desempenho econômico do turismo. Jan. ano VII, nº 25. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FERREIRA, L. B.; CARVALHO H. C.; CASTRO, D. M. F. de; BOCCIA, M.; MARINHO, B. de L. (2008). Quais os obstáculos à adoção do e-commerce pelos internautas? Anais em meio eletrônico do XI SEMEAD- Seminários em Administração de agosto. São Paulo. Evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. HUANG, J.; LIN, C. (2006). Empower Internet services in hotel industry: a customer service life cycle concept. Journal of American Academy of Business, Cambridge. Vol. 9. Nº 1. March. IBGE (2009). INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Contas nacionais trimestrais: indicadores de volume e valores correntes. Disponível em:http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/pib/defaultcnt.shtm. LOBIANCO, M. M. L.; RAMOS, A. S. M. (2004). Uso da internet no setor de hotelaria de RECIFE-PE. RAE-eletrônica, v. 3, n. 2, Art. 16, jul./dez. LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. (2001). Serviços, marketing e gestão. São Paulo: Saraiva. MAGALHÃES, A. S. (2007). E-commerce e e-banking no Brasil: uma perspectiva do usuário. Dissertação de mestrado, São Paulo, FEA-USP. MARTIN, C. (1999). O Futuro da Internet: Como se posicionar estrategicamente para a conquista de mercados e clientes em um novo mundo interligado pela Internet, São Paulo: Makron Books. MARTINS, G. de A; THEÓPHILO, C. R (2007). Metodologia da investigação científica para as ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas. MENDES FILHO, L. A. M.; RAMOS, A. S. M. (2001). Uma avaliação do estágio em que se encontra o comércio eletrônico na hotelaria: um estudo de múltiplos casos nos hotéis de Natal-RN. R. FARN, Natal, v. 1, n. 1, p ,jul/dez. MINAYO, M. C.S. (2003). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22ª ed. Petrópolis: Vozes. RANGANATHAN, C. GANAPATHY, S. (2002). Key dimensions of business-to-consumer web sites. Information and Management, 39 (1), pp RUSCHMANN, D. (2000). Marketing turístico: um enfoque promocional. Campinas: Papirus. RUTHERFORD, D. G. (2004) Hotel: gerenciamento e operações. (org.) 2ª Ed. São Paulo: Roca. VIERA, E. V. de (2003). Marketing hoteleiro: uma ferramenta indispensável. Caxias do Sul: Educs.

9

Compras coletivas na hotelaria: uma análise do ponto de vista do anunciante

Compras coletivas na hotelaria: uma análise do ponto de vista do anunciante Compras coletivas na hotelaria: uma análise do ponto de vista do anunciante Resumo Luciana Brandão Ferreira 1 Davi Alysson da Cruz Andrade 2 O objetivo deste artigo é verificar o quão vantajoso pode ser

Leia mais

Estratégias de marketing digital como diferencial competitivo para pequenas empresas

Estratégias de marketing digital como diferencial competitivo para pequenas empresas IX WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA São Paulo, 15 e 16 de outubro de 2014 Estratégias Globais e Sistemas Produtivos Brasileiros ISSN: 2175-1897 Estratégias de marketing digital

Leia mais

PUBLICIDADE ONLINE uma visão geral. João Luiz Serpa Seraine Webdesigner 11/05/2007

PUBLICIDADE ONLINE uma visão geral. João Luiz Serpa Seraine Webdesigner 11/05/2007 PUBLICIDADE ONLINE uma visão geral João Luiz Serpa Seraine Webdesigner 11/05/2007 Nova Economia A nova economia está diretamente ligada à velocidade de informações, comunicação, conhecimento, tecnologia.

Leia mais

Observatório do Turismo

Observatório do Turismo USUS 2012 Observatório do Turismo Cidade de São Paulo Brasil Turismo no Mundo 9,0% Representatividade no PIB Mundial em 2011 US$ 6,3 TRILHÕES Movimentação Financeira em 2011 980 MILHÕES Viagens no Mundo,

Leia mais

Apostila. Comércio Eletrônico. e-commerce. Professor: Edson Almeida Junior. Comércio Eletrônico

Apostila. Comércio Eletrônico. e-commerce. Professor: Edson Almeida Junior. Comércio Eletrônico Apostila Comércio Eletrônico e-commerce Professor: Edson Almeida Junior Material compilado por Edson Almeida Junior Disponível em http://www.edsonalmeidajunior.com.br MSN: eajr@hotmail.com E-Mail: eajr@hotmail.com

Leia mais

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS)

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS) 1 MARKETING NAS REDES SOCIAIS Angela de Souza Brasil (Docente Esp. Faculdades Integradas de Três Carlos Henrique Cangussu Daniel Barbosa Maia Elisandra Inês Peirot Schneider Marcelo Da Silva Sivestre Tiago

Leia mais

Comércio eletrônico: uma reflexão da Publicidade on line

Comércio eletrônico: uma reflexão da Publicidade on line UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC EGC DISCIPLINA: COMÉRCIO ELETRÔNICO Comércio eletrônico: uma reflexão da Publicidade on line Elaisa Ana Stocco COMÉRCIO ELETRÔNICO A chave da estratégia de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO RCVB (RECIFE CONVENTION &VISITORS BUREAU) PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TURISMO DE EVENTOS EM RECIFE.

A IMPORTÂNCIA DO RCVB (RECIFE CONVENTION &VISITORS BUREAU) PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TURISMO DE EVENTOS EM RECIFE. A IMPORTÂNCIA DO RCVB (RECIFE CONVENTION &VISITORS BUREAU) PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TURISMO DE EVENTOS EM RECIFE. Autor: ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA E SÁ FILHO Introdução O Turismo de Eventos está em plena ascensão

Leia mais

CONVITE COMERCIAL Rio de Janeiro, 2014

CONVITE COMERCIAL Rio de Janeiro, 2014 CONVITE COMERCIAL Rio de Janeiro, 2014 O Rio ao Vivo é a primeira plataforma de transmissão online, em tempo real,com imagens de alta qualidade dos locais mais movimentados do Rio de Janeiro para o mundo.

Leia mais

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Curso de Marketing Disciplina: Web Marketing Professor: Roberto Marcello Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Web Marketing Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado

Leia mais

Como alavancar seus negócios com a Internet

Como alavancar seus negócios com a Internet Como alavancar seus negócios com a Internet 1 2 OBJETIVOS Entender a revolução que a internet trouxe para a vida e os negócios. Compreender o novo consumidor e como suas posturas nos afetam. 3 Dados da

Leia mais

Introdução ao E-Commerce. São Paulo (11) 4063 0165 Porto Alegre (51) 3092 0102 Recife (81) 4062 9373

Introdução ao E-Commerce. São Paulo (11) 4063 0165 Porto Alegre (51) 3092 0102 Recife (81) 4062 9373 Introdução ao E-Commerce ecommerce não é site NÃO É UM SITE, É UMA EMPRESA A DIFERENÇA: FIQUE ATENTO ÀS MÉTRICAS VISITAS E COMENTÁRIOS X RECEITA E MARGEM NÃO É FEELING, É MULTIDISCIPLINARIDADE ecommerce

Leia mais

E-COMMERCE / LOJA VIRTUAL

E-COMMERCE / LOJA VIRTUAL 1 ÍNDICE 1. WIX SISTEMAS E O /LOJA VIRTUAL 03 1.1.1 GRANDE VARIEDADE DE LAYOUTS E PERSONALIZAÇÃO 03 1.1.2 SERVIDOR E SSL (CADEADO DE SEGURANÇA) COMPARTILHADOS 04 2. RECURSOS 05 3. NOSSOS PLANOS DE /LOJA

Leia mais

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias

Introdução ao Google Adwords. Tiago Flores Dias Introdução ao Google Adwords Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos O que é Publicidade Online Conheça o Perfil dos E-consumidores O que são Objetivos de Marketing O que

Leia mais

INDICADORES DE MERCADO

INDICADORES DE MERCADO INDICADORES DE MERCADO SUMÁRIO EXECUTIVO Nessa edição dos Indicadores de Mercado, desenvolvido pelo Comitê de Marketing do IAB Brasil, são apresentados os dados consolidados do primeiro semestre de 2007,

Leia mais

Indicadores. COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007

Indicadores. COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007 Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007 Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet passou de 20 milhões. Diversos fatores contribuíram

Leia mais

Curso de Ecommerce. Aula: Marketing Digital. Fernando Laudino. Curso de Ecommerce ESPM Marketing Digital

Curso de Ecommerce. Aula: Marketing Digital. Fernando Laudino. Curso de Ecommerce ESPM Marketing Digital Curso de Ecommerce Aula: Marketing Digital Fernando Laudino @espm ci@espm.br Quem sou? Fernando Laudino Bacharel em Direito, com MBA em Identidade Empresarial pela AMF-RS e Gestão Escolar na Anhembi Morumbi.

Leia mais

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 264/02/2016

CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 264/02/2016 CATÁLOGO DE REQUISITOS DE TITULAÇÃO PROCESSO SELETIVO 264/02/2016 1 - Aplicativos Informatizados (para a Habilitação ) () (EII) - Ênfase em Análise de Sistemas - Habilitação em de Empresas - Habilitação

Leia mais

Comércio Eletrônico AULA 06. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis

Comércio Eletrônico AULA 06. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis Comércio Eletrônico AULA 06 Professora Ms Karen Reis 2011 Sistemas para Internet 1 APRESENTAÇÃO ESTUDOS DE ESTUDOS DE CASOS B2B B2C B2G G2C G2G C2C 2 Os emarketplaces podem ser classificados em verticais

Leia mais

O COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL

O COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL O COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL MARCOS MENDES. MBA em Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação (PUC-RS). Docente das Faculdades IESAP e CEAP. Professor das disciplinas Computação Gráfica,

Leia mais

livrarias. No Brasil, o mercado livreiro é um dos melhores do mundo.

livrarias. No Brasil, o mercado livreiro é um dos melhores do mundo. Universidade Castelo Branco O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DO E-COMMERCE DA SARAIVA RUAN CAÍQUE DE JESUS SIMAS Orientação: Prof.ª Carla Mota. Rio de Janeiro, jun. 2014 Introdução O comercio varejista brasileiro

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE

MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE Por que mostrar sua identidade Atualmente, são 52,5 milhões* de usuários de internet ativos no Brasil. A previsão de investimentos em anúncios online no Brasil

Leia mais

Os Ricos e os Poderosos

Os Ricos e os Poderosos Os anúncios conseguem quase triplicar as visitas aos sites dos anunciantes em comparação aos Banners Standard 2012 MediaMind Inc. All rights reserved. Dinâmicos e flexiveis, trazem vídeos atraentes, música

Leia mais

PROPOSTA DE VEICULAÇÃO ONLINE NO PORTAL DO TRÂNSITO www.portaldotransito.com.br

PROPOSTA DE VEICULAÇÃO ONLINE NO PORTAL DO TRÂNSITO www.portaldotransito.com.br PROPOSTA DE VEICULAÇÃO ONLINE NO PORTAL DO TRÂNSITO www.portaldotransito.com.br Cenário de Trânsito no Brasil e o Portal do Trânsito O cenário do trânsito atual não é nada animador. Segundo especialistas

Leia mais

Sobre a ABIH. Nossos principais objetivos. O associado ABIH-RJ tem à sua disposição. Apresentação

Sobre a ABIH. Nossos principais objetivos. O associado ABIH-RJ tem à sua disposição. Apresentação Mídia Kit Apresentação 2 Sobre a ABIH 3 ABIH-RJ é uma entidade sem fins lucrativos que congrega as empresas de hospedagem com sede e estabelecimentos no Estado do Rio de Janeiro, integrada a mesma entidade

Leia mais

Comércio Eletrônico em Números

Comércio Eletrônico em Números Comércio Eletrônico em Números Evolução do E-commerce no Brasil 23 milhões é um grande número. 78 milhões 23 milhões Enorme potencial de crescimento no Brasil Mas fica pequeno se comprarmos com o número

Leia mais

Objetivos da comunicação

Objetivos da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi Use palavras simples, que todos compreendam, assim todos irão entendê-lo. (Prof. Edmundo W. Lobassi) 1 Estude algumas pesquisas e ouça pessoas experts, pois nada é mais importante

Leia mais

MIDIA KIT EMPRESTIMO.ORG ANUNCIE EM UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE INFORMAÇÃO SOBRE EMPRÉSTIMOS NO BRASIL

MIDIA KIT EMPRESTIMO.ORG ANUNCIE EM UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE INFORMAÇÃO SOBRE EMPRÉSTIMOS NO BRASIL MIDIA KIT EMPRESTIMO.ORG ANUNCIE EM UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE INFORMAÇÃO SOBRE EMPRÉSTIMOS NO BRASIL POR QUE ANUNCIAR NO EMPRESTIMO.ORG? Emprestimo.org é um guia de finanças cujo objetivo principal é

Leia mais

Conhecimentos de Vendas: Clientes, Produtos e Tecnologias

Conhecimentos de Vendas: Clientes, Produtos e Tecnologias Conhecimentos de Vendas: Clientes, Produtos e Tecnologias Esquema de Palestra I. Fontes de Conhecimentos Sobre Vendas A. Treinamento de Vendas atividade desenvolvida por um empregador para oferecer ao

Leia mais

AUTOR(ES): MAITHÊ CORSI DA SILVA, FERNANDO TEIXEIRA CARVALHO, RENAN GUSTAVO MOLINA

AUTOR(ES): MAITHÊ CORSI DA SILVA, FERNANDO TEIXEIRA CARVALHO, RENAN GUSTAVO MOLINA TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO E-COMMERCE NAS PEQUENAS EMPRESAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES): MAITHÊ CORSI DA

Leia mais

FOLHETOS TURÍSTICOS: TIPOS E CARACTERÍSTICAS

FOLHETOS TURÍSTICOS: TIPOS E CARACTERÍSTICAS REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA TURISMO PERIODICIDADE SEMESTRAL ANO III EDIÇÃO NÚMERO 5 JUNHO DE 2006 FOLHETOS TURÍSTICOS: TIPOS E CARACTERÍSTICAS GUARALDO, Tamara de S. Brandão Mestre em Comunicação/ Unesp-Bauru

Leia mais

AGÊNCIA VIRTUAL SAP GUIA DE INTRODUÇÃO

AGÊNCIA VIRTUAL SAP GUIA DE INTRODUÇÃO GUIA DE INTRODUÇÃO CONTEÚDO Introduction 3 Como Começar 5 Como Criar Campanhas E Material Promocional 8 Como Personalizar E Executar Uma Campanha Pré- Empacotada 10 Como Criar Suas Próprias Campanhas 12

Leia mais

Programa e Bibliografia Edital 100/12

Programa e Bibliografia Edital 100/12 Programa e Bibliografia Edital 100/12 Campus Área Pontos Bibliografia Jaguarão Administração, Cultura e Turismo 1. Administração e Gerência Cultural 2. Gestão de agência de viagens 3. Gestão de recursos

Leia mais

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Cláudio Coelho Café da Manhã 22.05.2012 Agenda Evolução da Comunicação Serviços de Comunicação Digital Importância do Planejamento Estratégico

Leia mais

Produtos e Serviços Financeiros no Varejo

Produtos e Serviços Financeiros no Varejo Seminário GVcev Produtos e Serviços Financeiros no Varejo Produto Private Label fortalecendo a parceria entre varejo e instituições financeiras Marcelo Noronha Agenda Parceria Produto Private Label Bradesco

Leia mais

Marketing Direto faz bem para a saúde

Marketing Direto faz bem para a saúde capa Marketing Direto faz bem para a saúde Hospitais e laboratórios têm encontrado no Marketing Direto uma forma eficaz de comunicação, sem cair nas restrições da Anvisa. Levando-se em consideração que

Leia mais

Mercado projeta crescimento sólido

Mercado projeta crescimento sólido Indicadores Mercado projeta crescimento sólido Receitas de serviços de Marketing Direto em 2009 atingem R$ 21,7 bilhões e crescem 11,3% com relação ao ano anterior. Projeção do mercado é de evolução de

Leia mais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais

O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital. Julia Lopes - gerente de parcerias de canais O mercado de e-commerce e como torná-lo mais rentável usando o marketing digital Julia Lopes - gerente de parcerias de canais Dados de e-commerce no Brasil dimensionando o mercado Faturamento do e-commerce

Leia mais

Principais Estratégias de Web Marketing

Principais Estratégias de Web Marketing Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular: Comércio Eletrônico Edécio Fernando Iepsen (edecio@terra.com.br)

Leia mais

O que é comércio eletrônico?

O que é comércio eletrônico? COMÉRCIO ELETRÔNICO O que é comércio eletrônico? O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos

Leia mais

Confiança e Segurança

Confiança e Segurança no Brasil camara-e.net/ Brasil ILCE / América Latina Comércio Eletrônico e Economia Digital Confiança e Segurança Economia Digital 3.0 e-commerce na Região Mediação e Arbitragem na América Latina e-confiança

Leia mais

Eventos Corporativos na Cidade de Fortaleza

Eventos Corporativos na Cidade de Fortaleza Eventos Corporativos na Cidade de Fortaleza Sergio Ricardo Duarte 1 Francisca Maria da Silva 2 Resumo O Turismo de negócios é composto pelas viagens corporativas, eventos corporativos e as viagens de incentivo.

Leia mais

Grandes Resultados A maximização do rendimento da publicidade em telefones celulares

Grandes Resultados A maximização do rendimento da publicidade em telefones celulares MOBILE RESEARCH Tela Pequena, Grandes Resultados 1.15 0.07 % retweet this TELA PEQUENA GRANDES RESULTADOS M A X I M IZA N DO A P ERFOR M ANCE D A PUBLICI DADE P A R A M OBILE 1.15% 1.4% CTR 0.8% O melhor

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias Digitais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias Digitais Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Mídias Digitais Apresentação A emergência de novas tecnologias de informação e comunicação e sua convergência exigem uma atuação de profissionais com visão

Leia mais

TURISMO DE NEGÓCIO. Autores Mauricio Sanita de Azevedo Antonio Carlos Giuliani. Orientador Antonio Carlos Giuliani. 1. Introdução

TURISMO DE NEGÓCIO. Autores Mauricio Sanita de Azevedo Antonio Carlos Giuliani. Orientador Antonio Carlos Giuliani. 1. Introdução TURISMO DE NEGÓCIO Autores Mauricio Sanita de Azevedo Antonio Carlos Giuliani Orientador Antonio Carlos Giuliani 1. Introdução A indústria do turismo se tornou uma das principais atividades econômicas

Leia mais

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Marketing criar produtos e serviços que atendam necessidades

Leia mais

Comércio eletrônico 05/05/15. Objetivos de estudo. Qual o papel do e- commerce nos negócios e quais as aplicações mais importantes?

Comércio eletrônico 05/05/15. Objetivos de estudo. Qual o papel do e- commerce nos negócios e quais as aplicações mais importantes? Escola Superior de Gestão e Tecnologia Comércio eletrônico Mercados digitais, mercadorias digitais Prof. Marcelo Mar3ns da Silva Objetivos de estudo Qual o papel do e- commerce nos negócios e quais as

Leia mais

7 Passos para um e-commerce de Sucesso. André Lucena Diretor de Negócios e Operaçoes 18.Out.2013

7 Passos para um e-commerce de Sucesso. André Lucena Diretor de Negócios e Operaçoes 18.Out.2013 7 Passos para um e-commerce de Sucesso André Lucena Diretor de Negócios e Operaçoes 18.Out.2013 MERCADO DE E- COMMERCE PORQUE INVESTIR... Crescimento 20,3% Crescimento 24,4% 354% R$ 770 Milhões 117%

Leia mais

Nosso Planeta Mobile: Brasil

Nosso Planeta Mobile: Brasil Nosso Planeta Mobile: Brasil Como entender o usuário de celular Maio de 2013 1 Resumo executivo Os smartphones se tornaram indispensáveis para nosso cotidiano. A difusão dos smartphones atinge 26 % da

Leia mais

Website desenvolvido como peça de apoio para uma proposta de campanha acessível para redes de restaurantes do segmento fast-food 1

Website desenvolvido como peça de apoio para uma proposta de campanha acessível para redes de restaurantes do segmento fast-food 1 Website desenvolvido como peça de apoio para uma proposta de campanha acessível para redes de restaurantes do segmento fast-food 1 Bianca Said SALIM 2 Lorran Coelho Ribeiro de FARIA 3 Pedro Martins GODOY

Leia mais

VOLKSWAGEN - VAREJO JORNAL DA BAND

VOLKSWAGEN - VAREJO JORNAL DA BAND VOLKSWAGEN - VAREJO JORNAL DA BAND BAND.COM.BR O BAND.com.br é o endereço da melhor informação na web, com acesso direto ao conteúdo de 4 canais de televisão, 14 emissoras de rádio e 2 jornais impressos.

Leia mais

V ENCONTRO DE TECNOLOGIA Período: 21, 22 E 23/ 10 /2014 AGENDA

V ENCONTRO DE TECNOLOGIA Período: 21, 22 E 23/ 10 /2014 AGENDA V ENCONTRO DE TECNOLOGIA Período: 21, 22 E 23/ 10 /2014 AGENDA 21/10/14 08H30 Prof. Dr. Lincoln Nogueira Marcellos Solenidade de abertura Diretor da Fatec Ipiranga 21/10/14 09H00 Leandro Silva Queiroz

Leia mais

Amadeus Hotel Web Planning

Amadeus Hotel Web Planning Your technology partner Amadeus Hotel Web Planning Distribuição & Conteúdo 2 Amadeus Hospitality Pensando em como aumentar sua taxa de ocupação e rentabilidade? Gostaria de ampliar sua distribuição e atrair

Leia mais

Título: Gestão dos custos em Micro e Pequenas empresas

Título: Gestão dos custos em Micro e Pequenas empresas Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão de Projetos - Turma nº150 31/08/2015 Título: Gestão dos custos em Micro e Pequenas empresas Geanderson Geraldo Silva Oliveira geandersongg@yahoo.com.br

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Comunicação Integrada de marketing.

Comunicação Integrada de marketing. Comunicação Integrada de marketing. - COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO - 4 A s - 4 C s Comunicação: é a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, de modo que ambos a entendam da mesma maneira.

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

Travelport adquire Hotelzon para liderar crescimento no segmento hoteleiro

Travelport adquire Hotelzon para liderar crescimento no segmento hoteleiro NEWS RELEASE Travelport adquire Hotelzon para liderar crescimento no segmento hoteleiro Langley, Reino Unido, 12 de junho de 2014: A Travelport, empresa líder no segmento de comércio de viagens, que oferece

Leia mais

Tendências de comunicação para 2014. 89% dos brasileiros pesquisam preços na web. E-mail é 40 vezes mais eficiente que FB nas vendas

Tendências de comunicação para 2014. 89% dos brasileiros pesquisam preços na web. E-mail é 40 vezes mais eficiente que FB nas vendas Tendências de comunicação para 2014 Veja alguns temas que devem influenciar o setor 89% dos brasileiros pesquisam preços na web 78% acredita que na internet os produtos são mais baratos 63% utiliza smartphones

Leia mais

EM PARCERIA COM APRESENTA: APLICATIVOS. Para sua empresa

EM PARCERIA COM APRESENTA: APLICATIVOS. Para sua empresa EM PARCERIA COM APRESENTA: APLICATIVOS Para sua empresa Panorama Geral Tudo converge o usuário para o ambiente mobile: - Tempo: toque ao invés de digitação - Conveniência: conexão a qualquer hora e em

Leia mais

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR

&DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR &DPSDQKDV 3ODQHMDPHQWR Toda comunicação publicitária visa atender a alguma necessidade de marketing da empresa. Para isso, as empresas traçam estratégias de comunicação publicitária, normalmente traduzidas

Leia mais

CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO

CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO CLUBE DE VANTAGENS ASSECOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO Este manual foi criado especialmente para você e sua família conhecerem a ampla rede de vantagens oferecidas pela ASSECOR. Convênios diretos com as fábricas,

Leia mais

Workshop. Planejamento e gestão de indicadores para projetos digitais

Workshop. Planejamento e gestão de indicadores para projetos digitais Workshop Planejamento e gestão de indicadores para projetos digitais 12th CONTECSI USP 22 de maio de 2015 Mini CV - Prof. Sthefan Berwanger Tem pós em Educação no Ensino Superior e Bacharelado em Física

Leia mais

QUEM SOMOS. Site nº 1 de E-Commerce da América Latina. Audiência com mindset de compra. Soluções de BRANDING + PERFORMANCE = CONVERSÃO REAL

QUEM SOMOS. Site nº 1 de E-Commerce da América Latina. Audiência com mindset de compra. Soluções de BRANDING + PERFORMANCE = CONVERSÃO REAL MEDIA KIT #2015 QUEM SOMOS Site nº 1 de E-Commerce da América Latina. Audiência com mindset de compra. Soluções de BRANDING + PERFORMANCE = CONVERSÃO REAL POR QUE MERCADOLIVRE? Fonte: comscore Fevereiro

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. com ênfase em MARKETING

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. com ênfase em MARKETING PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL com ênfase em MARKETING SIGA: TMBAGE Av. Conselheiro Nébias, 159 Bairro Paquetá Santos SP - CEP 11015-001 - Fone: (13) 3228 6000 Rua

Leia mais

Este manual é de uso exclusivo de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da Hit Agência Digital. Em caso de dúvidas, entre em contato

Este manual é de uso exclusivo de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da Hit Agência Digital. Em caso de dúvidas, entre em contato Este manual é de uso exclusivo de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da Hit Agência Digital. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: hit@hitdigital.com.br E-mail marketing

Leia mais

Embarque na Viagem. * Perfil * Audiência * Formatos * Contatos MÍDIA KIT 2011/2012. www.embarquenaviagem.com. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: Fevereiro / 2012

Embarque na Viagem. * Perfil * Audiência * Formatos * Contatos MÍDIA KIT 2011/2012. www.embarquenaviagem.com. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: Fevereiro / 2012 ------------------------------------ Embarque na Viagem ----------------------------------- MÍDIA KIT 2011/2012 * Perfil * Audiência * Formatos * Contatos ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: Fevereiro / 2012 www.embarquenaviagem.com

Leia mais

Comércio eletrônico: mercados digitais, mercadorias digitais. slide 1

Comércio eletrônico: mercados digitais, mercadorias digitais. slide 1 Comércio eletrônico: mercados digitais, mercadorias digitais slide 1 Nexon Games: o comércio eletrônico torna-se social Problema: concorrência com outras empresas de jogos on-line e off-line; aumentar

Leia mais

Estratégias de Marketing Digital

Estratégias de Marketing Digital Estratégias de Marketing Digital @SandraTurchi www.sandraturchi.com.br E-commerce no Mundo Movimentou US$ 1 trilhão em 2012 Tíquete médio US$ 73 Brasil será o 4º país até 2015 (atrás de China, EUA e Japão).

Leia mais

SISTEMAS PARA INTERNET

SISTEMAS PARA INTERNET Unidade II SISTEMAS PARA INTERNET E SOFTWARE LIVRE Prof. Emanuel Matos Sumário Unidade II Comércio Eletrônico Tecnologia de Comércio Eletrônico Categorias do Comércio Eletrônico M-commerce Comércio eletrônico

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE UNIVERCIDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE MARKETING

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE UNIVERCIDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE MARKETING CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE UNIVERCIDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE MARKETING AS PRINCIPAIS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS PRÁTICAS DE PUBLICIDADE NA INTERNET Autor: Ian Peter Figueiredo Medeiros Orientador:

Leia mais

Tecnologia da Informação. Aula 3 e-business. Prof. Adrian Kemmer Cernev. Prof. Adrian Cernev. Tec. da Informação

Tecnologia da Informação. Aula 3 e-business. Prof. Adrian Kemmer Cernev. Prof. Adrian Cernev. Tec. da Informação Tecnologia da Informação Aula 3 e-business Prof. Adrian Kemmer Cernev Questão-chave Como eu faço, então, esse negócio online deslanchar? Nascimento e evolução da Internet 1969 ARPAnet - rede baseada em

Leia mais

MIDIA KIT 2015 www.naporteiracast.com.br

MIDIA KIT 2015 www.naporteiracast.com.br MIDIA KIT 15 www.naporteiracast.com.br O QUE É PODCAST? O termo podcast é a junção das palavras ipod (dispositivo de reprodução de arquivos digitais fabricado pela Apple) e broadcast (transmissão, em inglês).

Leia mais

MARKETING II. Comunicação Integrada de Marketing

MARKETING II. Comunicação Integrada de Marketing CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MARKETING II Comunicação Integrada de Marketing Profª: Michele Freitas Santa Maria, 2012. O que é comunicação integrada? É o desenvolvimento

Leia mais

A PROPAGANDA E SUA CRESCENTE UTILIZAÇÃO NA INTERNET

A PROPAGANDA E SUA CRESCENTE UTILIZAÇÃO NA INTERNET A PROPAGANDA E SUA CRESCENTE UTILIZAÇÃO NA INTERNET Danilo Machado Brochato Thárik Vinícius Alves Cardoso Prof. Esp. Francisco César Vendrame Profª Esp. Jovira Maria Sarraceni Profª M.Sc. Máris de Cássia

Leia mais

Mídia Kit. farejapet.com.br

Mídia Kit. farejapet.com.br Mídia Kit farejapet.com.br Plataforma de Marketplace do setor Pet É um ponto de encontro virtual entre donos de animais de estimação e profissionais do segmento Pet para trocar informações e fazer negócios.

Leia mais

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras. Sistema de Informação de Marketing: ferramenta de construção da vantagem competitiva em organizações 03/09/2008

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras. Sistema de Informação de Marketing: ferramenta de construção da vantagem competitiva em organizações 03/09/2008 Núcleo de Pós Graduação Pitágoras Professor: Fernando Zaidan Disciplina: Arquitetura da Informática e Automação MBA Gestão em Tecnologia da Informaçao Sistema de Informação de Marketing: ferramenta de

Leia mais

Rede de Display do Google.Opções de

Rede de Display do Google.Opções de Rede de Display do Google.Opções de segmentação. Rede de Display do Google O que é a Rede de Display do Google? A Rede de Display do Google (RDG) é uma rede de sites com espaço para publicidade em que

Leia mais

Natal 2010 Campanha de Divulgação

Natal 2010 Campanha de Divulgação Natal 2010 Campanha de Divulgação Agenda Apresentação da e-bit E-mail Marketing Mídia On-line Condições Comerciais 2 Sobre a e-bit Fundada em Fevereiro de 2000 Pesquisa de satisfação presente em mais de

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Melhor Prática vencedora: Monitoramento (Capital) Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo

Melhor Prática vencedora: Monitoramento (Capital) Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo 1 Melhor Prática vencedora: Monitoramento (Capital) Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo DESTINO: São Paulo/SP INSTITUIÇÃO PROMOTORA: São Paulo Turismo S/A RESPONSÁVEL: Tasso Gadzanis Luiz Sales

Leia mais

A produção científica em Turismo no Estado de Pernambuco: dissertações de mestrado 1

A produção científica em Turismo no Estado de Pernambuco: dissertações de mestrado 1 A produção científica em Turismo no Estado de Pernambuco: dissertações de mestrado 1 Gloria Maria Widmer 2 Ana Julia de Souza Melo 3 Airon Marcel da Silva Neri 4 Resumo: Orientado pelos métodos e técnicas

Leia mais

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO!

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! Como deixar seu negócio on-line Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! A palavra de ordem das redes sociais é interação. Comparando a internet com outros meios de comunicação em massa como

Leia mais

Crescimento dos meios 2007 x 2008* 18% 18% 13% 12% 10% 10% A Internet é a mídia que mais cresceu no Brasil em 2008

Crescimento dos meios 2007 x 2008* 18% 18% 13% 12% 10% 10% A Internet é a mídia que mais cresceu no Brasil em 2008 Mídia Kit Internet Crescimento dos meios 2007 x 2008* Internet TV por assinatura Rádio Cinema Revista Televisão Mídia Exterior Jornal 18% 18% 13% 12% 10% 10% 26% 44% A Internet é a mídia que mais cresceu

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTOS IAB

PROGRAMA DE TREINAMENTOS IAB PROGRAMA DE TREINAMENTOS IAB PLANEJAMENTO E GESTÃO DE MÍDIA ONLINE Módulos 5 e 6: Dinâmica de planejamento, negociação e compra de Mídia Online Data / Horário: 20 de julho 2013 - das 08:30h as 12:30h PROGRAMA

Leia mais

O GUIA essencial para reter, engajar e fidelizar clientes em seu ecommerce

O GUIA essencial para reter, engajar e fidelizar clientes em seu ecommerce O GUIA essencial para reter, engajar e fidelizar clientes em seu ecommerce sumário >> Introdução... 03 >> Antes de qualquer coisa: conheça e entenda quem é o seu cliente... 05 >> A importância do marketing

Leia mais

IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA INDuSTrIA hoteleira brasileira JUNHO 2013

IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA INDuSTrIA hoteleira brasileira JUNHO 2013 IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA Industria hoteleira brasileira JUNHO 2013 ENTIDADE ABIH NACIONAL Fundada em 09/11/1936 3.500 associados 35 escritórios 26 capitais + DF 08 regionais ENTIDADE 25.500 meios de

Leia mais

Plano de Comunicação / 2008. O melhor portal de eventos. www.nabaladabh.com.br

Plano de Comunicação / 2008. O melhor portal de eventos. www.nabaladabh.com.br O Melhor Portal de Eventos Em Janeiro de 2004 observamos em Belo Horizonte a carência de um portal que divulgasse os principais eventos da cidade, abrangendo lazer, cultura e entretenimento, nascia o NaBaladaBH.

Leia mais

ANO 4 N.17 SALVADOR/BA SET, 2006 ISSN: 1809-1687 A INTERNET E SUA INTERATIVIDADE COMO IMPORTANTE MEDIUM DE VENDAS COM FOCO NO PÃO DE AÇUCAR DELIVERY

ANO 4 N.17 SALVADOR/BA SET, 2006 ISSN: 1809-1687 A INTERNET E SUA INTERATIVIDADE COMO IMPORTANTE MEDIUM DE VENDAS COM FOCO NO PÃO DE AÇUCAR DELIVERY A INTERNET E SUA INTERATIVIDADE COMO IMPORTANTE MEDIUM DE VENDAS COM FOCO NO PÃO DE AÇUCAR DELIVERY Fátima Aragão Doutora em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda Resumo Como aplicar a interatividade

Leia mais

28/08/2015. e-business. Reflita...

28/08/2015. e-business. Reflita... e-business Reflita... 1 Você topa um desafio? Desafio A Universidade dos Negócios é uma empresa jovem na área de Cursos e Treinamentos, consultoria empresarial e palestras. Ela agrega, através de agenciamento,

Leia mais

www.sitedejacarei.com.br

www.sitedejacarei.com.br SITE DE JACAREÍ MÍDIA KIT www.sitedejacarei.com.br apresentação O Site de Jacareí, um portal da nossa cidade, é um canal especial de comunicação com os jacareienses e trata somente de interesses locais.

Leia mais

[Ano] TERMO DE REFERÊNCIA DO SEBRAE-SP DE ACESSO A MERCADOS PARA CIRCUITOS TURÍSTICOS

[Ano] TERMO DE REFERÊNCIA DO SEBRAE-SP DE ACESSO A MERCADOS PARA CIRCUITOS TURÍSTICOS TERMO DE REFERÊNCIA DO SEBRAE-SP DE ACESSO A MERCADOS PARA CIRCUITOS TURÍSTICOS Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Unidade Organizacional de Acesso a Mercados Unidade Organizacional

Leia mais

Tabela de Preços Sugeridos

Tabela de Preços Sugeridos WEBSITE Estrutura básica Área institucional Área estática: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc. Área de contato E-mail, telefone, formulário etc. Área core Gerenciador de conteúdo para cadastro

Leia mais

72h/a Teórica Prática Total Teórica Prática Total. 2h/a 2h/a 4h/a 36h/a 36h/a 72h/a 4

72h/a Teórica Prática Total Teórica Prática Total. 2h/a 2h/a 4h/a 36h/a 36h/a 72h/a 4 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina Negócios e Comércio Eletrônico Curso Administração Professor (a) Msc. Adolfo F. de O. Colares Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral 4h/a 72h/a Teórica

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1 SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando

Leia mais

7 Passos para um e- Commerce de Sucesso. André Lucena 28.nov.2013

7 Passos para um e- Commerce de Sucesso. André Lucena 28.nov.2013 7 Passos para um e- Commerce de Sucesso André Lucena 28.nov.2013 MERCADO DE E- COMMERCE PORQUE INVESTIR... E- commerce Processo de compra e venda de produtos e serviços online. Além de catálogos, carrinhos

Leia mais

ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR

ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM SANTA VITÓRIA DO PALMAR Bruna Leston Letícia Indart Franzen Mônica Favaretto Watanabe RESUMO: O setor de turismo é um dos que mais crescem no mundo, com isso o

Leia mais