Caderno de Atividades: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR. Prof. Carlos Vidigal Profª. Érika Vidigal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caderno de Atividades: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR. Prof. Carlos Vidigal Profª. Érika Vidigal"

Transcrição

1 Caderno de Atividades: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR Prof. Carlos Vidigal Profª. Érika Vidigal

2 GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR FINALIDADE: Aplicar e desenvolver o raciocínio analítico na resolução de problemas da Geometria Analítica; Conhecer a Geometria Analítica no espaço através dos vetores no R e R e estabelecer as relações com a Geometria Analítica no plano; Fortalecer o relacionamento da Geometria Analítica com as outras disciplinas afins; e adquirir uma nova visão da matemática através do estudo dos vetores e resolução de eercícios. EMENTA: Coordenadas no plano e no espaço: vetores; produto interno e ângulos; distância; desigualdade triangular; produto vetorial; produto misto. Cálculo de área e volume através de produto vetorial e misto. Retas e planos: equações cartesianas e paramétricas; posições relativas; distância e ângulos. Matries, Determinantes e Sistemas Lineares. Bibliografia Básica [] STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Álgebra linear.. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 8. [] STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Geometria analítica.. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 6. [] WINTERLE, Paulo. Vetores e geometria analítica. São Paulo: Pearson Makron Books, 8. Bibliografia Complementar - BOULOS, P.; CAMARGO, I. Introdução à geometria analítica no espaço. São Paulo: Makron Books do Brasil, CAMARGO, Ivan de; BOULOS, Paulo. Geometria analítica: um tratamento vetorial.. ed. São Paulo: Prentice Hall, 8 - CAROLI, Alésio de; CALLIOLI, Carlos A.; FEITOSA, Miguel O. Matries vetores geometria analítica: teoria e eercícios. São Paulo: Nobel, NICHOLSON, W. K. Álgebra linear.. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 6. - POOLE, David. Álgebra linear. São Paulo: Thomson,. Este símbolo sugere uma Leitura Obrigatória do livro teto. Este símbolo indica uma série de Eercícios Sugeridos do livro teto.

3 MATRIZES [] pág 69 a 9 colchetes: Considere uma tabela de números dispostos em linhas e colunas mas colocados entre parênteses ou Em tabelas assim dispostas, os números são os elementos. As linhas são numeradas de cima para baio e as colunas, da esquerda para direita: Tabelas com m linhas e n colunas ( m e n números naturais diferentes de ) são denominadas matries m n. Na tabela anterior temos, portanto, uma matri. Veja mais alguns eemplos: : matri de ordem ( linhas e colunas) : matri de ordem ( linha e colunas), : matri de ordem ( linhas e coluna) 5 As matries são nomeadas por letras maiúsculas e seus elementos por letras minúsculas, acompanhadas por dois índices que indicam, respectivamente, a linha e a coluna que o elemento ocupa. Assim, uma matri A do tipo m n é representada por: a a a... a a a a... a A a a a... a a a a... a n n n m m m mn ou, abreviadamente, A = [a ij ] m n, em que i e j representam, respectivamente, a linha e a coluna que o elemento ocupa. Por eemplo, a é o elemento da ª linha e da ª coluna.

4 6 Na matri B 5 temos, por eemplo, b = 6 e b =. Algumas matries são constituídas por elementos cujos valores dependem da sua posição na matri, isto é, da linha e da coluna em que se encontra. Por eemplo, a matri A=v(a ij ), em que a ij = i j é a matri 7 A 5 OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE!!!! Uma matri A é representada colocando-se seus elementos entre parênteses ou entre colchetes. NUNCA utilie barras no lugar dos parênteses ou dos colchetes. 7 A 5 ou 7 A 5 Tipos de Matries Algumas matries, por suas características, recebem denominações especiais. Matri linha:. Matri do tipo n, ou seja, com uma única linha. Por eemplo, a matri A é do tipo Matri coluna: Matri do tipo m, ou seja, com uma única coluna. Por eemplo, a matri B é do tipo. Matri quadrada: Matri do tipo n n, ou seja, com o mesmo número de linhas e colunas. Neste caso, diemos que a matri é de ordem n. Por eemplo, a matri C é de ordem.

5 Numa matri quadrada definimos a diagonal principal e a diagonal secundária: A principal é formada pelos elementos a ij tais que i = j. Na secundária, temos i + j = n +. Eemplo: OBSERVAÇÃO: AS DIAGONAIS SÃO CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DE MATRIZES QUADRADAS! Matri nula: Matri em que todos os elementos são nulos; é representada por m n. Por eemplo,. Matri triangular: Matri quadrada que possui todos os elementos nulos, acima ou abaio da diagonal principal. 6 A 5 B 7 8 (Triangular Inferior) (Triangular Superior) Matri diagonal: eemplo: Matri quadrada em que todos os elementos que NÃO estão na diagonal principal são nulos. Por

6 Matri identidade: Matri quadrada em que todos os elementos da diagonal principal são iguais a e os demais são nulos. Representamos as matries identidades por I n, onde n é a ordem da matri. Por eemplo: I Matri transposta A matri transposta de A, denotada por A t, é a matri obtida a partir da matri A trocando-se ordenadamente as linhas por colunas ou as colunas por linhas. Por eemplo: Note que, se a matri A é do tipo m n, A t é do tipo n m. Além disso, a ª linha de A corresponde à ª coluna de A t, a ª linha de A corresponde à ª coluna de A t, e assim sucessivamente. Igualdade de matries Duas matries, A e B, são iguais se, e somente se, I. Possuírem a mesma ordem m n e II. Todos os elementos que ocuparem a mesma posição forem iguais. Adição e Subtração de matries A soma (subtração) da matri A com a matri B de mesma ordem é uma outra matri C de mesma ordem cujos elementos é igual à soma (subtração) dos elementos correspondentes das matries A e B. 7 5

7 Note que para que seja possível a soma (subtração) de duas ou mais matries, necessariamente, as matries devem possuir a mesma ordem. Propriedades: Sejam A, B, C e O (nula) do mesmo tipo. São válidas as propriedades: a) comutativa: A+B=B+A; b) associativa: (A+B)+C=A+(B+C); c) elemento neutro: A+O=A; d) elemento oposto: A+ ( A)=O; e) transposta da soma: (A+B) T =A T +B T. Multiplicação de um número (escalar) por uma Matri Dados um número real k e uma matri A do tipo m n, o produto de por A é uma matri B do tipo m n obtida pela multiplicação de cada elemento de A por k Propriedades: Sejam A, B, C, O (matri nula) matries de mesmo tipo e k e m números reais não nulo, valem as propriedades a).a = A b) (-).A = -A c) k.o = O d).a = O e) k.(a + B) = k.a + k.b f) (k + m).b = k.b + m.b g) k.(m.a) = (k.m).a Multiplicação de Matries O produto das matries A = (a ij ) m p e B = (b ij ) p n é a matri C = (c ij ) m n em que cada elemento c ij é obtido por meio da soma dos produtos dos elementos correspondentes da linha i de A pelos elementos da coluna j de B.

8 Note que: ) o produto eistirá se o número de colunas de uma matri for igual ao número de linhas da outra matri. Além disso, a matri resultado terá a quantidade de linhas da primeira e a quantidade de colunas da segunda. ) se eiste o produto A.B, não implica, necessariamente, na eistência de B.A. ) a propriedade comutativa não é válida. ) se A e B são matries tais que AB = (matri nula), não podemos garantir que uma delas (A ou B) seja nula. Verifique isso com as matries A e B.

9 5) Diferentemente da álgebra dos números reais em que a.b = a.c b = c, para as matries a lei do cancelamento não é válida. Verifique com as matries C que A.B = AC apesar de B C. A, B e Propriedades Verificadas as condições de eistência para a multiplicação de matries, valem as seguintes propriedades: a) associativa: (A.B).C = A.(B.C) b) distributiva em relação à adição: A.(B + C ) = A.B + A.C ou (A + B).C = A.C + B.C c) elemento neutro: A.I n = I n.a = A, sendo I n a matri identidade de ordem n Matri Inversa - Parte I Uma matri quadrada A de ordem n di-se inversível, ou não singular, se e somente se, eistir uma matri que indicamos por A -, tal que A.A - =A -.A=I n.

10 EXERCÍCIOS. Escreva os elementos da matri A = (a ij ), definida por j i jse i j i jse i a ij,,.. Construa a matri quadrada A de ordem, definida por: j i j j i a ij se i se ij.. Sendo A = (a ij ) tal que j i a ij e B = (b ij ) tal que j i b ij, calcule A+B.. Sabendo que N e M, calcule MN - NM. 5. Dada a matri A, calcule A. 6. Sendo A = e B =, mostre que T T T A B B A Sendo 5 M, N e P, calcule: a) N P + M b) M N P c) N (M P) 8. Dadas as matries a a A e b b B, determine a e b, de modo que AB = I, em que I é a matri identidade. 9. Considere as seguintes matries: 5 7 A, 5 B, C e 5 D. Determine o valor de para que se tenha: A + BC = D.. Sabendo que as matries abaio comutam, a a a e, determine o valor de a.. Se A e B são matries tais que: A e B, então para qual valor de a matri B A. Y t será nula?

11 . O produto M.N da matri M pela matri N ; a) não se define. b) É a matri identidade de ordem c) É uma matri de uma linha e uma coluna. d) É uma matri quadrada de ordem. e) Não é uma matri quadrada.. Considere as matries: A, 7 onde i j a ij b ij a ij B, 7 9 onde b ij i C c ij O elemento C 6 : a) é -. b) é -8. c) é -9. d) é. e) não eiste., tal que C = AB.. Dadas as matries A e B, então a matri -AB é igual a: b) c) d) e) A é uma matri m n e B é uma matri m p. A afirmação falsa é: a) A + B eiste se, e somente se, n = p. t b) A A implica m = n c) A.B eiste se, e somente se, n = p t d) A.B eiste se, e somente se, n = p. e) A t. B sempre eiste. 6. Efetue: 5 a) 7. Dada a matri A 5 c) t, obtenha a matri X tal que X AA. b) 5 8. Numa fábrica de manipulação, para faer dois tipos de medicamentos (I e II), o farmacêutico precisa das substâncias A, B e C, epressa na tabela abaio, em gramas:

12 As substâncias podem ser compradas em dois fornecedores: F e F. O custo por grama das substâncias em cada fornecedor, está epresso em reais na tabela seguinte: Após construir a matri cujos elementos indicam o preço de custo dos medicamentos por fornecedor, calcule os valores das despesas se a compra for toda feita no mesmo fornecedor. 9. Um proprietário de dois restaurantes deseja contabiliar o consumo dos seguintes produtos: arro, carne, cerveja e feijão. No restaurante são consumidos, por semana, 5 kg de arro, 5 kg de carne, garrafas de cerveja e kg de feijão. No restaurante são consumidos, semanalmente, 8 kg de arro, 6 kg de carne, 5 garrafas de cerveja e kg de feijão. Eistem dois fornecedores, cujos preços, em reais, destes itens são: A partir destas informações: a) Construa uma matri que descreva o consumo desses produtos pelo proprietário no e no restaurantes, e uma matri que descreva os preços dos produtos nos dois fornecedores; b) Calcule o produto das duas matries anteriores, de modo que este represente o gasto semanal de cada restaurante com cada fornecedor e determine o lucro semanal que o proprietário terá comprando sempre no fornecedor mais barato, para os dois restaurantes. RESPOSTAS: ) 5) ) 9 7) a) ) ) b) - -5 c) ) a = e b = 9) = ) a = ) = - ) D ) E ) E 5) C 6) a) b) [7] c) 7) X ) F: R$ 79; F: R$ 8 9) R$ 6

13 DETERMINANTES [] pág a 6 ) Calcule: R.: ) Resolva a equação: 5 5 ) Resolva a equação: R.: S 7 R.: S,

14 ) Sendo B e A, calcule: a) det(a+b). R.: -6 b) det(a.b). R.: - 5) Calcule o determinante da matri 5 A R.: det A = 5

15 6) Resolva a equação 5 R.: 7) Dada as matries 9 B e A, determine para que det A = det B R.:

16 8) Resolva a equação R.: S, 9) Seja M = (m ij ) a matri quadrada de ordem, em que: determinante de M.,se i j m ij i j, se i j. Ache o valor do i j, se i j R.: 8

17 )Calcule o determinante da matri P, em que P é a matri P R.: 6 )Calcule o determinante da matri A utiliando a definição de Laplace: a) A R.: det A =

18 b) 6 5 A R.: det A = -7 Calcule o determinante a seguir, desenvolvendo-o segundo os elementos da ª linha. 5 R.: -8

19 Calcule o determinante a seguir, desenvolvendo-o segundo os elementos da ª linha. 6 5 R.: Calcule os determinantes usando triangulação: R.: 5 5 A

20 R.: R.: -6 B C

21 R.: -8 Verifique se eiste e, em caso afirmativo, determine a matri inversa de A = 8 5. A - = D

22 Determine a inversa das matries: a) A R.: b) B R.:

23 C 7 5 C D R.: Não eiste D

24 Aplicação Uma maneira de codificar uma mensagem é através da multiplicação matricial. Vamos associar as letras do alfabeto aos números, segundo a correspondência abaio: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Suponhamos que a nossa mensagem seja PUXA VIDA. Podemos formar uma matri P U X 6 assim: A V, que usando a correspondência numérica fica: M = I D A 9 Agora seja C uma matri qualquer inversível, por eemplo: C = Multiplicando nossa matri da mensagem M por C, obtemos M C Transmitimos esta nova matri M C. Quem recebe a mensagem, decodifica-a através da multiplicação pela inversa de C, isto é, faendo M C C e posterior transcrição dos números para letras. C é chamada de matri chave para o código. Com base nessas informações, supondo que você tenha recebido a matri M C 5, tradua a mensagem. 7 7

25 Eercícios Complementares ) Dadas as matries A e B, calcule: a) det (A²) b) det (B²) c) det (A² + B²) R.: a) b) c) 8 ) Determine a solução da equação 8 R.: {-,} ) Sendo A e B, dê o valor de: a) det (A). det(b) b) det (A.B) R.: a) - b) - ) Seja a matri A = (a ij ) de ordem, tal que: j i se e j i se, j i se, ij R k k a. Calcule k, de modo que o determinante da matri A seja nulo. R.: k = 5) (UFPR) Considere as matries A e B e 6 C. Sabendo que a matri B é igual à matri C. Calcule o determinante da matri A. R.: 7 6) Calcule o determinante da matri M = (AB). C, sendo A, 5 B e C. R.: ero

26 7) Calcule o determinante da matri A = 8) Calcule o determinante da matri 9) (UEL PR) A soma dos determinantes 5 a) quaisquer que sejam os valores reais de a e de b. b) se e somente se a = b. a b 6, utiliando o método da triangulação. 6, utiliando o Teorema de Laplace.: 5 b a b é igual a ero a b a R.: c) se e somente se a = - b. R.: a) d) se e somente se a =. e) se e somente se a = b =. ) (Mack SP) A solução da equação 5 / / a) b) 58 c) -58 d) 67 e) 9 ) Sendo A = (a ij ) uma matri quadrada de ordem e a ij = j i², o determinante da matri A é: a) b) c) d) e) ) A matri, na qual é um número real, é inversível se, e somente se: a) b) c) d) e e) e R.: - R.: d) R.: d) R.: e) [] pág.: 6 ( a ) pág.: 99 ( a )

27 SISTEMAS LINEARES ) Epresse matricialmente os sistemas: a) 5 b) 5 c b a c a c b a ) A epressão matricial de um sistema S é: 7 5 b a.. Determine as equações de S. ) Resolver o sistema 5 7. R.:, S [] pág 55 a 55

28 ) Resolver o sistema 5. R.: S 5) Resolver o sistema 5. R.:,, S 6) Classifique, quanto ao número de soluções, os seguintes sistemas homogêneos. a) 8 6 R.: SPI b) R.: SPI c) R.: SPD

29 6 a 7) Determine a e b para que o sistema seja indeterminado. b R.: a = 6 e b = 8 8) Calcule os valores de a para que o sistema a seja compatível e determinado. R.: a 6 9) Dê os valores de a para que o sistema a a seja compatível e determinado. a 5 R.:a R / a e a

30 ) Dê o valor de a para que o sistema 5 a a a seja impossível. R.: ou a a ) Determine o valor de k para que o sistema k seja indeterminado. R.: k = 5 ) Ache m para que o sistema 5 m tenha soluções próprias. R.: m

31 Escalonamento de Sistemas Lineares ) Resolva os sistemas: a) 5 6 S={(-,,)} b) w w w w S = c) 6 Solução geral: (-k, k, k). d) t t Solução geral:,,, 5

32 ) Escalone, classifique e resolva os sistemas lineares abaio: a) 8 R.: Sistema possível e determinado, com S = {(,-,)} b) 5 R.: Sistema possível e indeterminado, com S = {(+5k, -k, k)}

33 c) Aplicações R.: Sistema possível e indeterminado, com S = {(9-k, k-6, k)}. As quantidades dos produtos que Elaine, Pedro e Carla compraram num mercado estão esquematiadas na tabela a seguir: Produto A Produto B Produto C Elaine Pedro Carla Sabendo que Elaine gastou R$,, Pedro gastou R$ 9, e Carla gastou R$ 6,, quanto custou o produto C? R.: R$ 8,

34 ) Ruth vende, em reais, sacolas descartáveis dos tipos I, II e III, a preços de, e, respectivamente. Os resultados de suas vendas, ao longo de três dias consecutivos, estão representados na tabela a seguir. Com base nessa tabela, o valor de + + é igual a: a) R$, b) R$ 5, c) R$, d) R$ 5, e) R$,

35 Eercícios Complementares ) Solucione os sistemas a seguir, utiliando a regra de Cramer. 5 R.: {(,)} 9 R.: {(,)} ) Calcule os valores de, e nos sistemas: 9 R.: {(,,)} 5 R.: {(6,,)} ) Resolva as equações matriciais: 9. R.: R.: ) Determinar m, de modo que o sistema m seja impossível. R.: m = - 5) Qual o valor de p para que o sistema p p admita uma solução única? R.: p R / p 6) Para quais valores de k o sistema linear k é possível e determinado? R.: k R / k

36 a) 7) Escalone, classifique e resolva os sistemas lineares abaio: 8 b) 5 k, k)} c) d) 5 6 R.: Sistema possível e determinado, com S = {(,-,)} R.: Sistema possível e indeterminado, com S = {(+5k, - R.: Sistema possível e indeterminado, com S = {(9-k, k-6, k)} R.: Sistema impossível S 8) Um agricultor plantou três diferentes culturas, cobrindo uma área total de 8 hectares (ha). Para isso, ele usou.8 kg do adubo A e.5 kg do adubo B, conforme mostrado neste quadro: Adubo A (kg/ha) Adubo B (kg/ha) Cultura I Cultura II Cultura III 6 Por hectare plantado, as culturas I, II e III deram um lucro de, respectivamente, R$,, R$, e R$,. Com base nesses dados, CALCULE o lucro total do agricultor. R.:R$., 9) Matias quis saber quantos quilogramas tinha seu gato, sue cachorro e ele próprio, mas dispunha de uma balança que só era confiável para cargas com mais de 5 kg. Então: - subiu na balança com o cachorro, sem o gato ela registrou 95 kg; - subiu, em seguida, com o gato, sem o cachorro a balança acusou 5 kg; - por último, ele colocou o cachorro e o gato na balança ela marcou 5 kg. Quantos quilogramas tem cada um? R.: 9, 6,5

37 ) Um jogador de basquete fe o seguinte acordo com o seu clube: cada ve que ele convertesse um arremesso, receberia R$, do clube e, caso errasse, pagaria R$5, ao clube. Ao final de uma partida em que arremessou vees, recebeu a quantia de R$5,. Quantos arremessos ele acertou? R.: arremessos ) Uma loja de departamentos, para vender um televisor, um DVD e um aparelho de som, propôs a seguinte oferta: o televisor e o DVD juntos custam R$,; o DVD e o som juntos custam R$, e o televisor com o som custam juntos R$5,. Quanto pagará um cliente que comprar os três produtos? R.: R$9, ) Uma loja vende produtos como os listados na tabela e seus preços. Sabendo que qualquer mochila custa R$,, calcule o preço pago por um par de meias e um conjunto de roupas íntimas. PRODUTO Mochila Par de Meias Conj. Roupas íntimas Camisa Jeans Preço(R$) Tipo 5, Tipo 8, Tipo 5 5, Tipo 6, R.: R$ 5, ) No estacionamento de um shopping há 8 veículos, entre carros e motos. Sabe-se também que o número de rodas é igual a 6. Determine o número de carros e motos. R.: 5 carros e motos Não se esqueça de estudar o livro teto!!! [] pág.: 576 ( a )

38 PONTOS EM R E R Admita dois eios, e, perpendiculares entre si em O. Esses dois eios dividem o plano em quatro regiões, denominadas quadrantes. Em cada uma dessas regiões, podemos representar infinitos pontos, epressos por meio de pares ordenados p, p, em que p é a abscissa do ponto e p é sua ordenada. Para representarmos esse ponto no plano cartesiano, devemos proceder da seguinte forma: sobre o eio das abscissas,, localiamos p ; por este ponto, passamos uma linha tracejada, paralela ao eio das ordenadas, ; da mesma forma, em, identificamos p, por onde passamos uma nova linha tracejada, agora paralela ao eio ;,. o ponto de encontro dessas duas linhas tracejadas é o ponto P p p Veja essa construção, na figura, a seguir: Devemos saber, ainda, que o ponto O é chamado de origem do plano, tem coordenadas (,) e divide cada um dos eios e, em dois semi-eios. À esquerda da origem, temos o semi-eio negativo das abscissas; à direita, o semi-eio positivo das abscissas. Abaio da origem, temos o semi-eio negativo das ordenadas, acima dela, temos o semi-eio positivo das ordenadas. E cada parte é chamada de quadrante. Veja essa construção, na figura, a seguir:

39 Posição de um ponto no plano Como vimos, os eios e dividem o plano em quatro quadrantes e os pontos P p, p localiam-se neste plano, de acordo com os valores de p e p, da seguinte forma: se p e p se p e p se p e p se p e p se p se p, então P pertence ao º quadrante;, então P pertence ao º quadrante;, então P pertence ao º quadrante;, então P pertence ao º quadrante;, então P pertence ao eio das abscissas. P p, então P pertence ao eio das ordenadas. P p,, com p ;,, com p. Se um ponto pertence a um dos eios coordenados, então ele pertence, simultaneamente, a dois quadrantes. A origem (,), por eemplo, pertence aos quatro quadrantes. Distância entre dois pontos do plano Dados os pontos A, e A A B, : B B Se AB // O, temos: dab B A. Se AB // O, temos: dab B A

40 Se AB não é paralelo a O, nem a O. Note que o triângulo ABC é retângulo: B A A B C Então, utiliando o Teorema de Pitágoras, temos: A B d d d d AB AC BC AB B A B A O espaço tridimensional Assim como usamos um sistema de eios coordenados para realiar representações no plano, também o faemos para representar sólidos e objetos. Definição: O conjunto de todas as triplas ordenadas de números reais é chamado de espaço tridimensional, sendo denotado por. Cada tripla ordenada,, é chamada de um ponto no espaço tridimensional. Desta forma do plano para o espaço há o acréscimo do eio. Para marcarmos um ponto no espaço, faemos o seguinte procedimento, vamos usar o seguinte ponto como eemplo A(,, ) : ª) marca-se o ponto A'(,, ) no plano. ª) desloca-se A paralelamente ao eio, unidades para cima (se fosse - seriam unidades para baio) para obtermos o pontos A.

41 Os planos coordenados em um sistema de coordenadas tridimensional dividem o espaço tridimensional em oito partes, chamadas de octantes. O conjunto de pontos com as três coordenadas positivas forma o primeiro octante, os demais não têm uma enumeração padrão. Z º O Y º º X 8º º 6º 5º Fonte: Winterle (). Visualiação: Região Descrição Plano (,, ) Plano (,, ) Plano (,, ) Eio (,, ) Eio (,, ) Eio (,, ) Fonte: Winterle ().

42 Sistemas de coordenadas retangulares no espaço Representem no espaço tridimensional os pontos, faça cada eemplo em um espaço tridimensional: Eemplo A (,, ) B (,, ) C (,, ) D (,, ) E (,, ) F (,, ) G (,, ) H (,, ) Eemplo A (,, ) B (,, ) C (, 6, ) D (, 6, ) E (,, -) F (, 6, -) G (, 6, -) H (,, -)

43 Eemplo A (,, ) B (, 5, ) C (, 5, ) D (,, ) E (,, ) F (, 5, ) G (, 5, ) H (,, ) D C A B H G E F Eemplo Determine as coordenadas dos pontos: Referencial A B C D,, E,,5,, F,,5,, G,,5,, H,,5

44 Cálculo da distância entre dois pontos no espaço Para o cálculo da distância entre dois pontos no espaço, o procedimento é o mesmo já utiliado no plano, apenas com o acréscimo da variável, referente ao eio das cotas no estudo. A distância entre os pontos,, B,, é: d AB B A B A B A A e Eemplo Calcule a distância entre os pontos A,, e B,,. d AB d 9 6 AB d 5 AB Eemplo Determine o ponto (P) pertencente ao plano O, cuja cota é o dobro da abscissa, que dista 5 unidades de distância do ponto A,,. Dados:,,,, P P d AP ² 9 ² 8 ² 9 ² 8 5 5² Δ 7,8 7,8 ',78 7,8 ",78 Desta forma o ponto P pode ser representado por: ',78 P,78;;,56 ",78 P,78;;5,56

45 Fórmula do ponto médio O ponto médio do segmento de A,, e,, B é: PM,,, Eemplo Encontre o ponto médio do segmento AG, do eemplo 5. PM AG 5 5,,,, ) Calcule a distância do ponto A,, : a) ao plano b) ao plano c) ao plano d) ao eio e) ao eio f) ao eio EXERCíCIOS ) A figura abaio representa um paralelepípedo retângulo de arestas paralelas aos eios coordenados e de medidas, e. Determinar as coordenadas dos vértices deste sólido, sabendo que A,, :

46 ) Nas figuras a seguir, determine as coordenadas dos oito cantos da caia: ) Um cubo de lado unidades tem seu centro geométrico na origem e suas faces paralelas aos planos coordenados. Esboce o cubo e dê as coordenadas dos oito cantos. 5) Quais são as projeções do ponto (,,5) nos planos, e? Desenhe uma caia retangular que tenha vértices opostos na origem e em (,,5) e com faces paralelas aos planos coordenados. Nomeie todos os vértices da caia. Determine o comprimento da diagonal dessa caia. 6) Mostre que o triângulo com vértices em P,,, Q,, e R,, é um triângulo eqüilátero. 7) Encontre o comprimento dos lados do triângulo com vértices A(,, ), B(,, ) e C(,,). O triângulo ABC é retângulo? È isósceles? 8) A figura abaio mostra um paralelepípedo onde as dimensões das arestas estão indicadas na figura. No centro da face EFGH deste paralelepípedo está a origem (,,) de um sistema de eios cartesianos, que são paralelos às arestas do sólido. Determine as coordenadas dos pontos A, B, C, D, E, F, G e H localiados nos vértices do paralelepípedo.

47 9) Determine o valor de a, para que o triângulo ABC seja retângulo em A. Para tanto, considere A,,, B, a, e C,,. RESPOSTAS a) b) c) ) d) e) f )5 A,, E,,5 B,, F,,5 ) C,, G,,5 D,, H,,5 ) A,, E,, B,, F,5, a) C,5, G,5, b) D A B C D,5, H,,,, E,,,6, F,6,,, G,6,,6, H,, ) B,, E,,,, F,,,, G,,,, H,, A C D 6) A distância entre cada lado é, portanto o triângulo é eqüilátero. 7) d ; d 6 e d 5 AB AC BC d ² d ² d ² BC AC AB ( 5)² 6² ² 5 5 O triângulo é retângulo, provado através do teorema de Pitágoras. 8), 5, 5 E, 5,,5, 5 F,5,,5, 5 G,5,, 5, 5 H, 5, A B C D Plano : (,,) Plano : (,,5) Plano : (,,5) Diagonal: 8 9)Se o triângulo ABC é retângulo em A, então, o lado BC é a hipotenusa do triângulo, e AB e AC são os seus catetos. Então, temos: Por Pítagoras : d d d BC AB AC a a 5 a a a a a a

48 Vetores: Tratamento Geométrico ) A figura abaio é constituída de nove quadrados congruentes (de mesmo tamanho). Decidir se é verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmações: a)ab OF b)am PH f)ao MG g)kn FI k)ab EG l)am BL p) AC FP q)if MF c)bc OP h)ac// HI m)pe EC r) AJ AC d)bl MC i)jo// LD n)pn NB s) AO NP e)de ED j)aj// FG o)pn AM t) AM BL ) Com base na figura, determinar os vetores abaio, epressando-os com origem no ponto A: a)ac CN b)ab BD c)ac DC d)ac AK e)ac EO f)am BL g)ak AN h)ao OE i)mo NP j)bc CB k)lp PN NF l)bl BN PB ) Dados os vetores,,, e, abaio representado, obtenha graficamente os vetores e. a) = + + b) = - + Capítulo : Vetores - Págs.: a 7 (,,,,5,)

49 VETORES - TRATAMENTO ALGÉBRICO ) Esboce os vetores com seus pontos iniciais na origem: a) 5,, b) i j k c),, d) i 5 j 5k ) Determine as componentes do vetor e esboce um vetor equivalente com seu ponto inicial na origem: ) Determine o módulo de v : a) v, b) v 7i j c) v,,5 d) i j k ) Determine os vetores unitários que satisfaem as condições dadas: a) mesma direção e sentido que i j b) sentido oposto a 6i j k c) mesma direção e sentido que o vetor do ponto A,, até o ponto B,, 5) Dado o vetor v,,, determinar o vetor paralelo a v que tenha:

50 a) sentido contrário ao de v e três vees o módulo de v ; b) o mesmo sentido de v e módulo ; c) sentido contrário ao de v e módulo 5; 6) Determinar o valor de n para que o vetor vn,, seja unitário. 7) Dados os pontos A(,, ), B,, e C,, v m. AC BC., determinar o valor de m para que v 7, sendo 8) Di se que um vetor w é uma combinação linear dos vetores v e v se w puder ser epresso como w c v c v onde c e c são escalares: a) Determine os valores dos escalares c e c para epressar o vetor j como combinação linear dos vetores v i j e v i j. v e b) Mostre que o vetor,5 não pode ser epresso como uma combinação linear dos vetores, v,6. 9) Efetue as operações indicadas com os vetores u i k, v i j k e w j : a) w v b) 6u w c) v w d) u v e) 8 v w u f) w v w ) Dados os pontos A(-,,), B(, -,) e C(-,, ), determinar o ponto D de modo que CD AB ) Sendo A(-, ) e B(,) etremidades de um segmento, determinar os pontos F e G que dividem AB em três segmentos de mesmo comprimento. ) Encontrar o vértice oposto a B no paralelogramo ABCD, sendo dados A(, -, ), B(5,, -) e C(,, ).

51 ) Seja o triângulo de vértices A(, -, -), B(, 5, -6) e C(, -, -). Calcular o comprimento da mediana do triângulo relativa ao lado AB. ) Determine o valor de "m" se o módulo do vetor v = (m+, m-, m - 7) se v =. 5) Sabe-se que o vetor (, 6, -7) é paralelo ao vetor (, +, ). Calcule os valores de e. RESPOSTAS ) ) ) a) v 5 b) v 5 c) v 5 d) v

52 ) i j a) 7 7 b) 6i j k c) i j k 5) a) 6,,9 b) c) 6) 8,, 7) ou 8) 5 5,, 5 a) c e c 9) a) i j k b) 8i j 6k c) i 5j k d) i j k e) i 6 j 8k f) i j k ) ) ) ) ) 5) b) Não representa uma combinação linear. Capítulo : Vetores - Págs.: a 5 ( a, 6 a, 9 a 5, 7 a, a 7, 9 a 56)

53 PRODUTO ESCALAR ) Sejam os vetores u = (,,) e v = (-, -, -). Calcular: a) u b) ( u + v ).( u v ) c) < u, u > d).u e).u ) Dados os vetores u = i -5j + 8k e v = i -j k, calcular u. v. ) Dados os pontos A(,-,), B(,-,-) e C(,,), calcular AB. BC ) Sendo u = e v = e u. v =, calcular ( u v )(- u + v ). 5) Sendo u =, v = e 6º o ângulo entre u e v, calcular: a) u. v b) u + v

54 6) Dados os vetores v (,, 5) e u (,,8), decomponha v como v v v sendo v/ / u e v u. 7) Um triângulo no espaço tridimensional é formado pelos vértices A,,, B,, e C,, Determine o ponto H, pé da altura relativa ao lado AB.. EXERCíCIOS COMPLEMENTARES ) Determinar o vetor v, sabendo que v 5, v é ortogonal ao eio O, vw 6 e w i j. ) Dados os pontos Am,,, Bm, m, e,, retângulo em A. Calcular a área do triângulo. ) Determinar o vetor u tal que C, determinar m de modo que o triângulo ABC seja u, o ângulo entre u e v,, é 5º e u é ortogonal a,, ) O triângulo no espaço tridimensional é formado pelos vértices A,,, B,, e C,, os ângulos formados por estes vértices e classifique-os em agudo, obtuso ou retângulo. 5) Use vetores para mostrar que A,,, B,, e C 7,, Em qual vértice está o ângulo reto? w., determine são vértices de um triângulo retângulo. 6) Sabendo que o vetor v,, forma um ângulo de 6º com o vetor AB determinado pelos pontos A,, e,, B m, calcular o valor de m.

55 7) Calcular o valor de m de modo que seja º o ângulo entre os vetores u,, e v,, m. 8) Uma força de F i 6j k newtons é aplicada a um ponto que se move uma distância de 5 metros na direção e sentido do vetor i + j + k. Quanto trabalho foi realiado? 9) Uma caia é arrastada ao longo do chão por uma corda que aplica uma força de 5 lb em um ângulo de 6º com o chão. Quanto trabalho é realiado para movimentar a caia a uma distância de 5 pés? Referencial de respostas: ) v,, ) m e A ) u,, â 9º (agudo) ) b ^ 96º (obtuso) ^ c 5º (agudo) 5) É retângulo no vértice B. 6) m 7) m ou m 8 8) 5 J 9) 75 pés lb Capítulo : Produto Escalar - Págs.: 66 a 7 ( a, 6, a 9)

56 PRODUTO VETORIAL ) Mostre que u v é ortogonal a u e a v sendo u 5i j k e v i k. ) Dados os vetores u,, e v (,,), calcule: a) a área do paralelogramo determinado por u e v. b) a altura do paralelogramo relativo à base definida pelo vetor u. ) Dados os vetores,, u e v(,, a), calcular o valor de a para que a área do paralelogramo determinado por u e v seja igual a 6.

57 ) Sejam os vetores u,, e v (,, ). Determinar um vetor que seja: a) ortogonal a u e v. b) ortogonal a u e v e unitário. c) ortogonal a u e v e tenha módulo. 5) A operação u. v + u v é possível ou não? Justifique sua resposta. 6) A operação u.[( v + u ) v ] é possível ou não. Justifique sua resposta. O resultado é um vetor ou um escalar? EXERCíCIOS ) Determine u v, e em seguida verifique que é ortogonal a ambos os vetores u e v. a) u,, ; v,, b) u,, ; v,, ) Determine a área do paralelogramo que tem u e v como lados adjacentes: u j k e v j k.

58 ) Determine a área do triângulo de vértices P,5,, Q,, e,5, R. ) Calcular o valor de m para que a área do paralelogramo determinados por um,, e,, igual a 6. v seja 5) Dados os pontos A (,,) e B (,,), determinar o ponto C do eio O de modo que a área do triângulo ABC seja,5 u.a. 6) Calcular, sabendo-se que A,,, B,, e C,, são vértices de um triângulo de área 6. 7) Dois vértices consecutivos de um paralelogramo são A,, e,, diagonais é M,,. Calcular a área do paralelogramo. B e o ponto médio das RESPOSTAS uv ) a) u u v v u v ) 59 ua.. ) A ) ou 7,,9 7 u.a b) uv, 6, u u v v u v C 5,, ou C,, 5) 6) ou - 7) 7 Capítulo : Produto Vetorial - Págs.: 87 a 89 ( a, 8, 9,, a 7,,, a 5, 7)

59 PRODUTO MISTO ) Determine o volume do paralelepípedo formado pelos vetores u i, v j e w 5k. ) Determine o volume da caia, em forma de um paralelepípedo, de lados adjacentes AB, AC e A,, ; B,, ; C,, e D5,, AB e AC. AD, sendo. Calcular a altura desta caia relativa à base definida por ) Para que valor de m os pontos Am,, ; B,, ; C 5,, e D,, são coplanares? ) Sabendo que os vetores AB,,, AC m,, e AD,, volume, calcular o valor de m. determinam um tetraedro de

60 EXERCÍCIOS ) Utiliando o produto misto, determine o volume do paralelepípedo que tem u, w e adjacentes: a) u, 6,, v,, e w,, b) u,,, v,5, e w,, ) Determine o volume do tetraedro formado pelos vértices P,, ; Q,, ; R,, e S,, ) Três vértices de um tetraedro de volume 6 são (,, ) vértice D, sabendo que ele pertence ao eio O. v como arestas. A, B,, e,, C. Determinar o quarto ) Dados os pontos A,, ; B,, e C,,, determinar o ponto D do eio O para que o volume do paralelepípedo determinado AB, AC e AD seja igual a 5 u.v. 5) Calcular o valor de m para que o volume do paralelepípedo determinado pelos vetores u,,, v,, e w, m, u e v. seja igual a. Calcular a altura deste paralelepípedo relativo à base definida por 6) O ponto A,, é um dos vértices de um paralelepípedo e os três vértices adjacentes são,, ;,, e D,, B C m. Determinar o valor de m para que o volume do paralelepípedo seja igual a u.v. RESPOSTAS: ) a) 6 u.v b) 5 u.v ) u.v ) D,, ou D,,5 7 5) m ou m e h 89 6)6 ou ) D,, ou D,, Capítulo : Produto Misto - Págs.: 99 a (,, 5, 6, 7, 9,,,, 6, 8)

61 Algumas Aplicações. Uma peça maciça de cristal tem o formato de um paralelepípedo determinado pelos vetores v (, -, ), v (-,, -) e v (,, -). Etraiu-se desse paralelepípedo uma peça no formato de um tetraedro cujas arestas coincidem com as arestas do paralelepípedo. Qual o volume de cristal desse tetraedro? u. v.. Na figura, a seguir, é possível verificar a trajetória descrita por uma partícula. As várias posições que ela ocupou estão indicadas por letras seguidas de números que representam os instantes, em segundos, da passagem da partícula por esses pontos. Determine o comprimento do vetor deslocamento, para essa partícula. R: 5m

62 . Determine a distância(d) necessária para posicionarmos a piscina junto ao prédio, de forma que a mesma receba o sol da manhã a partir das 8:hrs. O desenho abaio mostra de forma esquemática a situação descrita, onde os pontos A(-5,5,), B(-,-5,) e C(,-5,) são conhecidos. R: 5m. O seguinte sistema de forças atua sobre uma partícula: F = j+5k, F =-5i +j + k, F =i - j + k, F = i - j- k. Ache a resultante deste sistema de forças. A partícula estará em equilíbrio? Qual o efeito da força resultante sobre a partícula? 5. Um pintor pediu para o engenheiro lhe informar a quantidade de massa corrida que ele precisaria pegar no depósito para emassar uma área triangular de uma rampa inclinada. O engenheiro determinou através das coordenadas cartesianas os três vértices desse triângulo: (,,), (,,) e (,,). Sabendo que cada galão de massa corrida rende o

63 equivalente a metros quadrados para cada demão, quantos galões o pintor precisará para emassar essa área aplicando duas demãos? R. galão 6. Uma caia de madeira se encontra no ponto A. Um trabalhador pode movê-la para o ponto B (-,) ou para o ponto C = (-,). Utiliando seus conhecimentos de álgebra linear, chegou a conclusão que. Nessas condições, quais as coordenadas do ponto A? R: (/, -/) 7. Na torre da figura abaio, determine o ângulo formado entre os cabos AB e AC.

64 R: Apro.,69 o 8. Um ônibus parte em linha reta do ponto (,,) ao ponto (,,5). Se o gasto é de R$, por unidade de comprimento, qual o gasto total no deslocamento? R: R$, 9. Uma molécula de metano tem quatro átomos de hidrogênio (H) nos pontos indicados na figura abaio e um átomo de carbono (C) na origem. Determine o ângulo de ligação H-C- H.

65 R: Apro. 9,7º. A figura abaio representa uma coinha que deve ter as paredes revestidas de aulejos até o teto. Sabendo que cada porta tem,6m de área e que a janela tem uma área de m, quantos metros quadrados de aulejos são necessários para a realiação do revestimento? Dados: A(, -, ) B(, -, ) C(, -, ) D(, -, 5) E(, -, 5) R:,8m

66 A RETA ) a) Determine equações da reta r que passa por A(,,) e é paralela a v (,, ). b) Para t =, t =- e t = ; determine os pontos pertencentes a reta r. ) Dado o ponto A(,, ) e o vetor v (,,), pede-se: a) Escrever equações paramétricas da reta r que passa por A e tem a direção de v. b) Determinar o ponto de r cuja abscissa é -. c) Verificar se os pontos D (,, ) e E (5,,) pertencem a r. d) Determinar para que valores de m e n o ponto F( m,5, n ) pertence a r. ) Verifique se as retas L e L são paralelas, em cada caso. a) b) L : t; t; t L : 9 t; 6 t; t L : t; t; t L : t; t; 8 t ) Escrever equações paramétricas da reta r que passa por A(,, ) e B(,,). 5) Dadas as equações simétricas equações paramétricas da reta. 5. Determine o ponto inicial, o vetor diretor da reta e 6) Seja r :, determine as equações reduidas na variável. 7) Determine o ângulo entre as retas r: (,,) = (,-,) + t(-,,5) e s: 8) Determine o valor de m, para que as retas r: (,,) = (,-,) + t (,m,5) e s : sejam m ortogonais..

67 EXERCÍCIOS ) Obtenha as equações paramétricas para a reta que passa por,, e é paralela a i j k. ) Obtenha as equações paramétricas para a reta que passa por,,5 e é paralela a reta t; t; 6 t. ) Em que ponto a reta t; t, intersecta: a) o eio b) o eio c) a parábola ² ) Encontre as interseções da reta ; t; t com o plano, o plano e o plano. 5) Sejam L e L as retas cujas equações paramétricas são: L : t; t; t L : 9 t; 5 t; t a) Mostre que e L L intersectam no ponto 7,,. b) Determine o ângulo agudo formado entre L e L em seu ponto de interseção. c) Obtenha as equações paramétricas para a reta que é perpendicular a L e L e que passa no seu ponto de interseção. RESPOSTAS: ) t t t ) t t 5t ) a) 7, b) 7, c), 6 8 ) Plano :,, ; Plano :,, 5 : a reta não intersecta o plano. 5) b) 8,º c) 77t 7t ; Plano Capítulo 5: A reta - Págs.: 8 a ( a 9,,,, 6, 7, 9,,,, 8) O PLANO

68 ) Obtenha a equação geral do plano que passa pelo ponto A(,,) e tem n (,, ) como vetor normal. 5t ) A reta r : t t equação geral de. é ortogonal ao plano que passa pelo ponto A (,, ). Determine a ) Escreva uma equação geral do plano que passa pelo ponto A (,,) e é paralelo ao plano : 5. ) Determine a equação geral do plano representado na figura a seguir: 5) Dado o plano determinado pelos pontos A(,,), B(,, ) e C(,,6) obtenha um sistema de equações paramétricas e uma equação geral de. EXERCÍCIOS ) Determine uma equação do plano que passa pelo ponto P e tem o vetor n como um vetor normal:

69 a) P,6, ; n,, b) P,, ; n,, ) Determine uma equação do plano que passa pelos pontos dados: A,, ; B,, e C,, ) Determine se os planos são paralelos, perpendiculares ou nenhum dos dois: a) b) 5 c). ) Determine o ângulo formado entre os planos: e. 5) Determine a equação do plano que passa pela origem e que é paralela ao plano 7. 6) Determine a equação do plano que passa pelo ponto,, 5 que é perpendicular aos planos e. Referencial de respostas: ) a) 8 b) ) 55 ) a) Paralelos b) Perpendiculares c) Nenhum dos dois ) 5º 5) 7 6) 5 6 Capítulo 6: O plano - Págs.: a 9 ( a )

MATEMÁTICA GEOMETRIA ANALÍTICA I PROF. Diomedes. E2) Sabendo que a distância entre os pontos A e B é igual a 6, calcule a abscissa m do ponto B.

MATEMÁTICA GEOMETRIA ANALÍTICA I PROF. Diomedes. E2) Sabendo que a distância entre os pontos A e B é igual a 6, calcule a abscissa m do ponto B. I- CONCEITOS INICIAIS - Distância entre dois pontos na reta E) Sabendo que a distância entre os pontos A e B é igual a 6, calcule a abscissa m do ponto B. d(a,b) = b a E: Dados os pontos A e B de coordenadas

Leia mais

Geometria Analítica Plana.

Geometria Analítica Plana. Geometria Analítica Plana. Resumo teórico e eercícios. 3º Colegial / Curso Etensivo. Autor - Lucas Octavio de Souza (Jeca) Estudo de Geometria Analítica Plana. Considerações gerais. Este estudo de Geometria

Leia mais

Módulo de Geometria Anaĺıtica Parte 2. Distância entre Ponto e Reta. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis

Módulo de Geometria Anaĺıtica Parte 2. Distância entre Ponto e Reta. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Módulo de Geometria Anaĺıtica Parte Distância entre Ponto e Reta a série E.M. Professores Tiago Miranda e Cleber Assis Geometria Analítica Parte Distância entre Ponto e Reta 1 Exercícios Introdutórios

Leia mais

GAAL - 2013/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar

GAAL - 2013/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar GAAL - 201/1 - Simulado - 1 Vetores e Produto Escalar SOLUÇÕES Exercício 1: Determinar os três vértices de um triângulo sabendo que os pontos médios de seus lados são M = (5, 0, 2), N = (, 1, ) e P = (4,

Leia mais

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z

Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Rua Oto de Alencar nº 5-9, Maracanã/RJ - tel. 04-98/4-98 Potenciação no Conjunto dos Números Inteiros - Z Podemos epressar o produto de quatro fatores iguais a.... por meio de uma potência de base e epoente

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Módulo de Geometria Anaĺıtica 1. Coordenadas, Distâncias e Razões de Segmentos no Plano Cartesiano. 3 a série E.M.

Módulo de Geometria Anaĺıtica 1. Coordenadas, Distâncias e Razões de Segmentos no Plano Cartesiano. 3 a série E.M. Módulo de Geometria Anaĺıtica 1 Coordenadas, Distâncias e Razões de Segmentos no Plano Cartesiano a série EM Geometria Analítica 1 Coordenadas, Distâncias e Razões de Segmentos no Plano Cartesiano 1 Exercícios

Leia mais

IFSP - EAD - GEOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO CONCEITUAÇÃO :

IFSP - EAD - GEOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO CONCEITUAÇÃO : IFSP - EAD - GEOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO CONCEITUAÇÃO : Como já sabemos, todo polígono que possui três lados é chamado triângulo. Assim, ele também possui três vértices e três ângulos internos cuja soma

Leia mais

Resolução dos Exercícios sobre Derivadas

Resolução dos Exercícios sobre Derivadas Resolução dos Eercícios sobre Derivadas Eercício Utilizando a idéia do eemplo anterior, encontre a reta tangente à curva nos pontos onde e Vamos determinar a reta tangente à curva nos pontos de abscissas

Leia mais

PROVA DO VESTIBULAR ESAMC-2003-1 RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO DA PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA M A T E M Á T I C A

PROVA DO VESTIBULAR ESAMC-2003-1 RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO DA PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA M A T E M Á T I C A PROVA DO VESTIBULAR ESAMC-- RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO DA PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA M A T E M Á T I C A Q. O valor da epressão para = é : A, B, C, D, E, ( (,..., ( ( RESPOSTA: Alternativa A. Q. Sejam A

Leia mais

Retas e Planos. Equação Paramétrica da Reta no Espaço

Retas e Planos. Equação Paramétrica da Reta no Espaço Retas e lanos Equações de Retas Equação aramétrica da Reta no Espaço Considere o espaço ambiente como o espaço tridimensional Um vetor v = (a, b, c) determina uma direção no espaço Dado um ponto 0 = (x

Leia mais

NIVELAMENTO 2007/1 MATEMÁTICA BÁSICA. Núcleo Básico da Primeira Fase

NIVELAMENTO 2007/1 MATEMÁTICA BÁSICA. Núcleo Básico da Primeira Fase NIVELAMENTO 00/ MATEMÁTICA BÁSICA Núcleo Básico da Primeira Fase Instituto Superior Tupy Nivelamento de Matemática Básica ÍNDICE. Regras dos Sinais.... Operações com frações.... Adição e Subtração....

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - MATEMÁTICA PROJETO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR Assuntos: Matrizes; Matrizes Especiais; Operações com Matrizes; Operações Elementares

Leia mais

Lista 1: Vetores -Turma L

Lista 1: Vetores -Turma L Lista 1: Vetores -Turma L Professora: Ivanete Zuchi Siple 1. Dados os vetores u e v da gura, mostrar num gráco um representante do vetor: (a) u v (b) v u (c) u + 4 v u v. Represente o vetor x = u + v w

Leia mais

Vetores. Definição geométrica de vetores

Vetores. Definição geométrica de vetores Vetores Várias grandezas físicas, tais como por exemplo comprimento, área, olume, tempo, massa e temperatura são completamente descritas uma ez que a magnitude (intensidade) é dada. Tais grandezas são

Leia mais

AULA DE REPOSIÇÃO 001 / 3º ANO

AULA DE REPOSIÇÃO 001 / 3º ANO UL DE REPOSIÇÃO 00 / 3º NO Introdução Inicialmente, para a primeira aula, será feita uma retomada de todo o assunto já estudado, uma vez que não é nada fácil simplesmente retomar o conteúdo sem que sejam

Leia mais

Basta duplicar o apótema dado e utilizar o problema 1 (pág.: 45).

Basta duplicar o apótema dado e utilizar o problema 1 (pág.: 45). Aula 12 Exercício 1: Basta duplicar o apótema dado e utilizar o problema 1 (pág.: 45). Exercício 2: Traçar a diagonal AB, traçar a mediatriz de AB achando M (ponto médio de AB). Com centro em AB M e raio

Leia mais

Lista 1. Sistema cartesiano ortogonal. 1. Observe a figura e determine os pontos, ou seja, dê suas coordenadas: a) A b) B c) C d) D e) E

Lista 1. Sistema cartesiano ortogonal. 1. Observe a figura e determine os pontos, ou seja, dê suas coordenadas: a) A b) B c) C d) D e) E Sistema cartesiano ortogonal Lista. Observe a figura e determine os pontos, ou seja, dê suas coordenadas: a) A b) B c) C d) D e) E. Marque num sistema de coordenadas cartesianas ortogonais os pontos: a)

Leia mais

PROVA DE MATEMÁTICA DA UFBA VESTIBULAR 2011 1 a Fase. RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia.

PROVA DE MATEMÁTICA DA UFBA VESTIBULAR 2011 1 a Fase. RESOLUÇÃO: Profa. Maria Antônia Gouveia. PROVA DE MATEMÁTICA DA UFBA VESTIBULAR a Fase Profa. Maria Antônia Gouveia. Questão. Considerando-se as funções f: R R e g: R R definidas por f(x) = x e g(x) = log(x² + ), é correto afirmar: () A função

Leia mais

Exercícios 1. Determinar x de modo que a matriz

Exercícios 1. Determinar x de modo que a matriz setor 08 080509 080509-SP Aula 35 MATRIZ INVERSA Uma matriz quadrada A de ordem n diz-se invertível, ou não singular, se, e somente se, existir uma matriz que indicamos por A, tal que: A A = A A = I n

Leia mais

Mudança de Coordenadas

Mudança de Coordenadas Mudança de Coordenadas Reginaldo J. Santos Departamento de Matemática-ICE Universidade Federal de Minas Gerais http://www.mat.ufmg.br/~regi regi@mat.ufmg.br 13 de deembro de 2001 1 Rotação e Translação

Leia mais

Álgebra Linear. André Arbex Hallack Frederico Sercio Feitosa

Álgebra Linear. André Arbex Hallack Frederico Sercio Feitosa Álgebra Linear André Arbex Hallack Frederico Sercio Feitosa Janeiro/2006 Índice 1 Sistemas Lineares 1 11 Corpos 1 12 Sistemas de Equações Lineares 3 13 Sistemas equivalentes 4 14 Operações elementares

Leia mais

Possibilitar ao candidato condições para que ele possa fazer uma breve revisão dos conteúdos no ensino fundamental.

Possibilitar ao candidato condições para que ele possa fazer uma breve revisão dos conteúdos no ensino fundamental. INTRODUÇÃO Esse trabalho abordará alguns conceitos importantes sobre a Matemática no Ensino Fundamental. Além desse material, indicamos que você leia livros, acesse sites relacionados à Matemática para

Leia mais

I CAPÍTULO 19 RETA PASSANDO POR UM PONTO DADO

I CAPÍTULO 19 RETA PASSANDO POR UM PONTO DADO Matemática Frente I CAPÍTULO 19 RETA PASSANDO POR UM PONTO DADO 1 - RECORDANDO Na última aula, nós vimos duas condições bem importantes: Logo, se uma reta passa por um ponto e tem um coeficiente angular,

Leia mais

A trigonometria do triângulo retângulo

A trigonometria do triângulo retângulo A UA UL LA A trigonometria do triângulo retângulo Introdução Hoje vamos voltar a estudar os triângulos retângulos. Você já sabe que triângulo retângulo é qualquer triângulo que possua um ângulo reto e

Leia mais

Álgebra Linear. Mauri C. Nascimento Departamento de Matemática UNESP/Bauru. 19 de fevereiro de 2013

Álgebra Linear. Mauri C. Nascimento Departamento de Matemática UNESP/Bauru. 19 de fevereiro de 2013 Álgebra Linear Mauri C. Nascimento Departamento de Matemática UNESP/Bauru 19 de fevereiro de 2013 Sumário 1 Matrizes e Determinantes 3 1.1 Matrizes............................................ 3 1.2 Determinante

Leia mais

Capítulo 5: Aplicações da Derivada

Capítulo 5: Aplicações da Derivada Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Matemática Cálculo I Profª Maria Julieta Ventura Carvalho de Araujo Capítulo 5: Aplicações da Derivada 5- Acréscimos e Diferenciais - Acréscimos Seja y f

Leia mais

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática

Sistemas Lineares. Módulo 3 Unidade 10. Para início de conversa... Matemática e suas Tecnologias Matemática Módulo 3 Unidade 10 Sistemas Lineares Para início de conversa... Diversos problemas interessantes em matemática são resolvidos utilizando sistemas lineares. A seguir, encontraremos exemplos de alguns desses

Leia mais

4 Mudança de Coordenadas

4 Mudança de Coordenadas Material by: Caio Guimarães (Equipe Rumoaoita.com) Última atualização: 14 de outubro de 006 4 Mudança de Coordenadas Translação e Rotação de Curvas no R² Introdução O enfoque dos 3 primeiros capítulos

Leia mais

sendo as componentes dadas em unidades arbitrárias. Determine: a) o vetor vetores, b) o produto escalar e c) o produto vetorial.

sendo as componentes dadas em unidades arbitrárias. Determine: a) o vetor vetores, b) o produto escalar e c) o produto vetorial. INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRGS 1 a Lista de FIS01038 Prof. Thomas Braun Vetores 1. Três vetores coplanares são expressos, em relação a um sistema de referência ortogonal, como: sendo as componentes dadas

Leia mais

4.2 Produto Vetorial. Orientação sobre uma reta r

4.2 Produto Vetorial. Orientação sobre uma reta r 94 4. Produto Vetorial Dados dois vetores u e v no espaço, vamos definir um novo vetor, ortogonal a u e v, denotado por u v (ou u v, em outros textos) e denominado produto vetorial de u e v. Mas antes,

Leia mais

Introdução MATRIZES. O que vocês acham? Onde podemos usar Matrizes além dos estudos de matemática?

Introdução MATRIZES. O que vocês acham? Onde podemos usar Matrizes além dos estudos de matemática? PROBBILIDDES Professora Rosana Relva Números Inteiros e Racionais Introdução rrelva@globo.com O crescente uso dos computadores tem feito com que a teoria das matrizes seja cada vez mais aplicada. Onde

Leia mais

3. Trace os gráficos das retas de equação 4x + 5y = 13 e 3x + y = -4 e determine seu ponto de intersecção.

3. Trace os gráficos das retas de equação 4x + 5y = 13 e 3x + y = -4 e determine seu ponto de intersecção. Assunto: Função MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 67-000 - VIÇOSA - MG BRASIL a LISTA DE EXERCÍCIOS DE MAT 0 0/0/0. a) O que é uma unção? Dê um eemplo. b) O que é domínio

Leia mais

QUESTÃO 16 Na figura, temos os gráficos das funções f e g, de em. O valor de gof(4) + fog(1) é:

QUESTÃO 16 Na figura, temos os gráficos das funções f e g, de em. O valor de gof(4) + fog(1) é: Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA A ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 4 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 6 Na figura, temos os gráficos das funções f e g,

Leia mais

UFV Universidade Federal de Viçosa DMA Departamento de Matemática MAT 138 Noções de Álgebra Linear

UFV Universidade Federal de Viçosa DMA Departamento de Matemática MAT 138 Noções de Álgebra Linear UFV Universidade Federal de Viçosa DMA Departamento de Matemática MAT 138 Noções de Álgebra Linear 1 2 a LISTA DE EERCÍCIOS - 2005/I 1. Resolva os sistemas abaixo e classifique-os quanto ao número de soluções:

Leia mais

Matemática. Euclides Roxo. David Hilbert. George F. B. Riemann. George Boole. Niels Henrik Abel. Karl Friedrich Gauss.

Matemática. Euclides Roxo. David Hilbert. George F. B. Riemann. George Boole. Niels Henrik Abel. Karl Friedrich Gauss. Matemática Jacob Palis Álgebra 1 Euclides Roxo David Hilbert George F. B. Riemann George Boole Niels Henrik Abel Karl Friedrich Gauss René Descartes Gottfried Wilhelm von Leibniz Nicolaus Bernoulli II

Leia mais

Oficina Ensinando Geometria com Auxílio do Software GEOGEBRA. Professor Responsável: Ivan José Coser Tutora: Rafaela Seabra Cardoso Leal

Oficina Ensinando Geometria com Auxílio do Software GEOGEBRA. Professor Responsável: Ivan José Coser Tutora: Rafaela Seabra Cardoso Leal Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Apucarana Projeto Novos Talentos Edital CAPES 55/12 Oficina Ensinando Geometria com Auxílio do Software GEOGEBRA Professor Responsável: Ivan José Coser

Leia mais

ESPAÇOS MUNIDOS DE PRODUTO INTERNO

ESPAÇOS MUNIDOS DE PRODUTO INTERNO ESPAÇOS MUNIDOS DE PRODUTO INTERNO Angelo Fernando Fiori 1 Bruna Larissa Cecco 2 Grazielli Vassoler 3 Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre os espaços vetoriais munidos de produto interno.

Leia mais

CPV O Cursinho que Mais Aprova na GV

CPV O Cursinho que Mais Aprova na GV CPV O Cursinho que Mais Aprova na GV FGV ADM Objetiva Prova A 03/junho/01 matemática 01. Em um período de grande volatilidade no mercado, Rosana adquiriu um lote de ações e verificou, ao final do dia,

Leia mais

(Testes intermédios e exames 2005/2006)

(Testes intermédios e exames 2005/2006) 158. Indique o conjunto dos números reais que são soluções da inequação log 3 (1 ) 1 (A) [,1[ (B) [ 1,[ (C) ], ] (D) [, [ 159. Na figura abaio estão representadas, em referencial o. n. Oy: parte do gráfico

Leia mais

Åaxwell Mariano de Barros

Åaxwell Mariano de Barros ÍÒ Ú Ö Ö Ð ÓÅ Ö Ò Ó Ô ÖØ Ñ ÒØÓ Å Ø Ñ Ø ÒØÖÓ Ò Ü Ø Ì ÒÓÐÓ ÆÓØ ÙÐ ¹¼ ÐÙÐÓÎ ØÓÖ Ð ÓÑ ØÖ Ò Ð Ø Åaxwell Mariano de Barros ¾¼½½ ËÓÄÙ ¹ÅA ËÙÑ Ö Ó 1 Vetores no Espaço 2 1.1 Bases.........................................

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO

INSTITUTO TECNOLÓGICO PAC - PROGRAMA DE APRIMORAMENTO DE CONTEÚDOS. ATIVIDADES DE NIVELAMENTO BÁSICO. DISCIPLINAS: MATEMÁTICA & ESTATÍSTICA. PROFº.: PROF. DR. AUSTER RUZANTE 1ª SEMANA DE ATIVIDADES DOS CURSOS DE TECNOLOGIA

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA 2014 NOTA AULA PRÁTICA No. 04 VETORES - 20 A 26 DE MARÇO PROF. ANGELO BATTISTINI NOME RA TURMA NOTA Objetivos do experimento: Nesta aula você deverá aprender (ou recordar) a representação

Leia mais

9. Derivadas de ordem superior

9. Derivadas de ordem superior 9. Derivadas de ordem superior Se uma função f for derivável, então f é chamada a derivada primeira de f (ou de ordem 1). Se a derivada de f eistir, então ela será chamada derivada segunda de f (ou de

Leia mais

André Ito ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

André Ito ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Pág. 1 de 7 Aluno (: Disciplina Matemática Curso Professor Ensino Fundamental II André Ito ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Série 8º ANO Número: 1 - Conteúdo: Equações de 1º grau (Operações,

Leia mais

O B. Podemos decompor a pirâmide ABCDE em quatro tetraedros congruentes ao tetraedro BCEO. ABCDE tem volume igual a V = a2.oe

O B. Podemos decompor a pirâmide ABCDE em quatro tetraedros congruentes ao tetraedro BCEO. ABCDE tem volume igual a V = a2.oe GABARITO - QUALIFICAÇÃO - Setembro de 0 Questão. (pontuação: ) No octaedro regular duas faces opostas são paralelas. Em um octaedro regular de aresta a, calcule a distância entre duas faces opostas. Obs:

Leia mais

Questão 1. Questão 3. Questão 2. alternativa E. alternativa B. alternativa E. A figura exibe um mapa representando 13 países.

Questão 1. Questão 3. Questão 2. alternativa E. alternativa B. alternativa E. A figura exibe um mapa representando 13 países. Questão A figura eibe um mapa representando países. alternativa E Inicialmente, no recipiente encontram-se 40% ( 000) = 400 m de diesel e 60% ( 000) = = 600 m de álcool. Sendo, em mililitros, a quantidade

Leia mais

1 Módulo ou norma de um vetor

1 Módulo ou norma de um vetor Álgebra Linear I - Aula 3-2005.2 Roteiro 1 Módulo ou norma de um vetor A norma ou módulo do vetor ū = (u 1, u 2, u 3 ) de R 3 é ū = u 2 1 + u2 2 + u2 3. Geometricamente a fórmula significa que o módulo

Leia mais

Canguru Matema tico sem Fronteiras 2013

Canguru Matema tico sem Fronteiras 2013 Canguru Matema tico sem Fronteiras 201 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinata rios: alunos dos 12. ano de escolaridade Durac a o: 1h 0min Turma: Nome: Na o podes usar calculadora. Em cada questa o deves

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA DO VESTIBULAR ESAMC-2003-2 RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO DA PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA. 26. A expressão numérica ( ) RESOLUÇÃO:

MATEMÁTICA PROVA DO VESTIBULAR ESAMC-2003-2 RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO DA PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA. 26. A expressão numérica ( ) RESOLUÇÃO: PROVA DO VESTIULAR ESAMC-003- RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO DA PROFA. MARIA ANTÔNIA GOUVEIA MATEMÁTICA 3 3 3 6. A epressão numérica ( ) 3.( ).( ).( ) equivale a: A) 9 ) - 9 C) D) - E) 6 3 3 3 3 ( ).( ).( ).(

Leia mais

3ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA

3ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA 3ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - MATEMÁTICA 01. Um topógrafo pretende calcular o comprimento da ponte OD que passa sobre o rio mostrado na figura abaio. Para isto, toma como referência

Leia mais

C Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 9

C Curso destinado à preparação para Concursos Públicos e Aprimoramento Profissional via INTERNET www.concursosecursos.com.br RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 9 RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 9 TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO Considere um triângulo ABC, retângulo em  ( = 90 ), onde a é a medida da hipotenusa, b e c, são as medidas dos catetos e a, β são os ângulos

Leia mais

2) A área da parte mostarda dos 100 padrões é 6. 9. 2. 3) A área total bordada com a cor mostarda é (5400 + 3700) cm 2 = 9100 cm 2

2) A área da parte mostarda dos 100 padrões é 6. 9. 2. 3) A área total bordada com a cor mostarda é (5400 + 3700) cm 2 = 9100 cm 2 MATEMÁTICA 1 Um tapete deve ser bordado sobre uma tela de m por m, com as cores marrom, mostarda, verde e laranja, da seguinte forma: o padrão quadrado de 18 cm por 18 cm, mostrado abaio, será repetido

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA Matemática Licenciatura. (Números Complexos)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA Matemática Licenciatura. (Números Complexos) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA Matemática Licenciatura (Números Complexos) Jéssica Roldão de Oliveira Assis RA 160332 Campinas 2014 1 HISTÓRIA

Leia mais

Programa Olímpico de Treinamento. Aula 9. Curso de Combinatória - Nível 2. Tabuleiros. Prof. Bruno Holanda

Programa Olímpico de Treinamento. Aula 9. Curso de Combinatória - Nível 2. Tabuleiros. Prof. Bruno Holanda Programa Olímpico de Treinamento Curso de Combinatória - Nível Prof. Bruno Holanda Aula 9 Tabuleiros Quem nunca brincou de quebra-cabeça? Temos várias pecinhas e temos que encontrar uma maneira de unir

Leia mais

CURSO ONLINE RACIOCÍNIO LÓGICO

CURSO ONLINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA QUINZE: Matrizes & Determinantes (Parte II) Olá, amigos! Pedimos desculpas por não ter sido possível apresentarmos esta aula na semana passada. Motivos de força maior nos impediram de fazê-lo, mas

Leia mais

Revisão Extra UECE. 1. (Espcex- 2013) A figura a seguir apresenta o gráfico de um polinômio P(x) do 4º grau no intervalo 0,5. 1 0 no intervalo 0,5 é

Revisão Extra UECE. 1. (Espcex- 2013) A figura a seguir apresenta o gráfico de um polinômio P(x) do 4º grau no intervalo 0,5. 1 0 no intervalo 0,5 é 1. (Espce- 01) A figura a seguir apresenta o gráfico de um polinômio P() do º grau no intervalo 0,5. O número de raízes reais da equação a) 0 b) 1 c) d) e) P 1 0 no intervalo 0,5 é. (Ufrn 01) Considere,

Leia mais

Matemática A. Versão 2. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A.

Matemática A. Versão 2. Na sua folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. Teste Intermédio de Matemática A. Teste Intermédio de Matemática Versão 2 Teste Intermédio Matemática Versão 2 Duração do Teste: 90 minutos 06.05.2011 10.º no de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Na sua folha de respostas,

Leia mais

valdivinomat@yahoo.com.br Rua 13 de junho, 1882-3043-0109

valdivinomat@yahoo.com.br Rua 13 de junho, 1882-3043-0109 LISTA 17 RELAÇÕES MÉTRICAS 1. (Uerj 01) Um modelo de macaco, ferramenta utilizada para levantar carros, consiste em uma estrutura composta por dois triângulos isósceles congruentes, AMN e BMN, e por um

Leia mais

Resolvendo problemas com logaritmos

Resolvendo problemas com logaritmos A UA UL LA Resolvendo problemas com logaritmos Introdução Na aula anterior descobrimos as propriedades dos logaritmos e tivemos um primeiro contato com a tábua de logarítmos. Agora você deverá aplicar

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2015

Canguru Matemático sem Fronteiras 2015 http://www.mat.uc.pt/canguru/ Destinatários: alunos do 1. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental I Força e Movimento- Leis de Newton Prof.a: Msd. Érica Muniz Forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite

Leia mais

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA

APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE POMPEIA CURSO TECNOLOGIA EM MECANIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO APOSTILA TECNOLOGIA MECANICA Autor: Carlos Safreire Daniel Ramos Leandro Ferneta Lorival Panuto Patrícia de

Leia mais

CPV especializado na ESPM ESPM Resolvida Prova E 10/novembro/2013

CPV especializado na ESPM ESPM Resolvida Prova E 10/novembro/2013 CPV especializado na ESPM ESPM Resolvida Prova E 0/novembro/03 Matemática. As soluções da equação x + 3 x = 3x + são dois números: x + 3 a) primos b) positivos c) negativos d) pares e) ímpares x + 3 x

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS E RESOLVIDAS

QUESTÕES COMENTADAS E RESOLVIDAS LENIMAR NUNES DE ANDRADE INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA: QUESTÕES COMENTADAS E RESOLVIDAS 1 a edição ISBN 978-85-917238-0-5 João Pessoa Edição do Autor 2014 Prefácio Este texto foi elaborado para a disciplina Introdução

Leia mais

Exercícios Adicionais

Exercícios Adicionais Exercícios Adicionais Observação: Estes exercícios são um complemento àqueles apresentados no livro. Eles foram elaborados com o objetivo de oferecer aos alunos exercícios de cunho mais teórico. Nós recomendamos

Leia mais

Cálculo I USP- FFCLRP Prof. Rafael A. Rosales 5 de março de 2014. Lista 2 Funçoes

Cálculo I USP- FFCLRP Prof. Rafael A. Rosales 5 de março de 2014. Lista 2 Funçoes Departamento de Computação é Matemática Cálculo I USP- FFCLRP Prof. Rafael A. Rosales 5 de março de 204 Lista 2 Funçoes Salvo seja indicado o contrário, todas as funções nesta lista de eercícios estão

Leia mais

36ª Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase

36ª Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática GABARITO Segunda Fase Soluções Nível 1 Segunda Fase Parte A CRITÉRIO DE CORREÇÃO: PARTE A Na parte A serão atribuídos 5 pontos para cada resposta correta e a pontuação

Leia mais

matemática álgebra 2 potenciação, radiciação, produtos notáveis, fatoração, equações de 1 o e 2 o graus Exercícios de potenciação

matemática álgebra 2 potenciação, radiciação, produtos notáveis, fatoração, equações de 1 o e 2 o graus Exercícios de potenciação matemática álgebra equações de o e o graus Exercícios de potenciação. (FUVEST ª Fase) Qual desses números é igual a 0,064? a) ( 80 ) b) ( 8 ) c) ( ) d) ( 800 ) e) ( 0 8 ). (GV) O quociente da divisão (

Leia mais

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2014 DA FUVEST-FASE 1. POR PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA

RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 2014 DA FUVEST-FASE 1. POR PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA DO VESTIBULAR 014 DA FUVEST-FASE 1. POR PROFA. MARIA ANTÔNIA C. GOUVEIA Q ) Um apostador ganhou um premio de R$ 1.000.000,00 na loteria e decidiu investir parte do valor

Leia mais

Aula 10 Triângulo Retângulo

Aula 10 Triângulo Retângulo Aula 10 Triângulo Retângulo Projeção ortogonal Em um plano, consideremos um ponto e uma reta. Chama-se projeção ortogonal desse ponto sobre essa reta o pé da perpendicular traçada do ponto à reta. Na figura,

Leia mais

Capítulo 1. x > y ou x < y ou x = y

Capítulo 1. x > y ou x < y ou x = y Capítulo Funções, Plano Cartesiano e Gráfico de Função Ao iniciar o estudo de qualquer tipo de matemática não podemos provar tudo. Cada vez que introduzimos um novo conceito precisamos defini-lo em termos

Leia mais

Unidade II - Sistemas de Equações Lineares

Unidade II - Sistemas de Equações Lineares Unidade II - Sistemas de Equações Lineares 1- Situando a Temática Discutiremos agora um dos mais importantes temas da matemática: Sistemas de Equações Lineares Trata-se de um tema que tem aplicações dentro

Leia mais

MATEMÁTICA. y Q. (a,b)

MATEMÁTICA. y Q. (a,b) MATEMÁTICA 1. Sejam (a, b), com a e b positivos, as coordenadas de um ponto no plano cartesiano, e r a reta com inclinação m

Leia mais

ICARO SISTEMA DE ENSINO MATEMÁTICA APLICADA. www.portalicaro.com.br atendimento@portalicaro.com.br

ICARO SISTEMA DE ENSINO MATEMÁTICA APLICADA. www.portalicaro.com.br atendimento@portalicaro.com.br MATEMÁTICA APLICADA Disciplina: Matemática Aplicada Trigonometria e aplicações Introduzimos aqui alguns conceitos relacionados com a Trigonometria no triângulo retângulo, assunto comum na oitava série

Leia mais

PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO

PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO (Tóp. Teto Complementar) PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO 1 PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO Este teto estuda um grupo de problemas, conhecido como problemas de otimização, em tais problemas, quando possuem soluções, é

Leia mais

Aula 5 Quadriláteros Notáveis

Aula 5 Quadriláteros Notáveis Aula 5 Quadriláteros Notáveis Paralelogramo Definição: É o quadrilátero convexo que possui os lados opostos paralelos. A figura mostra um paralelogramo ABCD. Teorema 1: Se ABCD é um paralelogramo, então:

Leia mais

Conceitos e fórmulas

Conceitos e fórmulas 1 Conceitos e fórmulas 1).- Triângulo: definição e elementos principais Definição - Denominamos triângulo (ou trilátero) a toda figura do plano euclidiano formada por três segmentos AB, BC e CA, tais que

Leia mais

Simulado OBM Nível 2

Simulado OBM Nível 2 Simulado OBM Nível 2 Gabarito Comentado Questão 1. Quantos são os números inteiros x que satisfazem à inequação? a) 13 b) 26 c) 38 d) 39 e) 40 Entre 9 e 49 temos 39 números inteiros. Questão 2. Hoje é

Leia mais

Avaliação 1 - MA13-2015.2 - Gabarito. Sendo dados os segmentos de medidas a e b, descreva como construir com régua e compasso a medida ab.

Avaliação 1 - MA13-2015.2 - Gabarito. Sendo dados os segmentos de medidas a e b, descreva como construir com régua e compasso a medida ab. MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL Avaliação 1 - MA13-2015.2 - Gabarito Questão 01 [ 2,00 pts ] Sendo dados os segmentos de medidas a e b, descreva como construir com régua e compasso

Leia mais

Conceitos Fundamentais

Conceitos Fundamentais Capítulo 1 Conceitos Fundamentais Objetivos: No final do Capítulo o aluno deve saber: 1. distinguir o uso de vetores na Física e na Matemática; 2. resolver sistema lineares pelo método de Gauss-Jordan;

Leia mais

Nesta aula iremos continuar com os exemplos de revisão.

Nesta aula iremos continuar com os exemplos de revisão. Capítulo 8 Nesta aula iremos continuar com os exemplos de revisão. 1. Exemplos de revisão Exemplo 1 Ache a equação do círculo C circunscrito ao triângulo de vértices A = (7, 3), B = (1, 9) e C = (5, 7).

Leia mais

Matemática Aplicada. Qual é a altitude do centro do parque, ponto de encontro das diagonais, em relação ao nível do mar?

Matemática Aplicada. Qual é a altitude do centro do parque, ponto de encontro das diagonais, em relação ao nível do mar? Matemática Aplicada 1 Um mapa de um pequeno parque é uma região em forma de quadrilátero, limitado pelas retas y = x, y = x +, y = x + e y = x, sendo que as unidades estão em quilômetros. A altitude em

Leia mais

esse determinante se anula. Tomemos a matriz ampliada do sistema, com a 2 :

esse determinante se anula. Tomemos a matriz ampliada do sistema, com a 2 : 1. Sobre o sistema de equações lineares apresentado abaixo, analise as proposições a seguir, sendo a um parâmetro real. x y z x ay z 1 x y z 3 ( ) Se a, então o sistema admite infinitas soluções. ( ) O

Leia mais

POLÍGONOS E FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS

POLÍGONOS E FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS http://apostilas.netsaber.com.br/ver_apostila.php?c=622 ANGELO ROBERTO BONFIETI JUNIOR - MATRÍCULA 97003133 - BM3 01-011 POLÍGONOS E FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS ANGELO ROBERTO BONFIETI JUNIOR - MATRÍCULA

Leia mais

OBJETIVOS: Definir área de figuras geométricas. Calcular a área de figuras geométricas básicas, triângulos e paralelogramos.

OBJETIVOS: Definir área de figuras geométricas. Calcular a área de figuras geométricas básicas, triângulos e paralelogramos. META: Definir e calcular área de figuras geométricas. AULA 8 OBJETIVOS: Definir área de figuras geométricas. Calcular a área de figuras geométricas básicas, triângulos e paralelogramos. PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

AV1 - MA 12-2012. (b) Se o comprador preferir efetuar o pagamento à vista, qual deverá ser o valor desse pagamento único? 1 1, 02 1 1 0, 788 1 0, 980

AV1 - MA 12-2012. (b) Se o comprador preferir efetuar o pagamento à vista, qual deverá ser o valor desse pagamento único? 1 1, 02 1 1 0, 788 1 0, 980 Questão 1. Uma venda imobiliária envolve o pagamento de 12 prestações mensais iguais a R$ 10.000,00, a primeira no ato da venda, acrescidas de uma parcela final de R$ 100.000,00, 12 meses após a venda.

Leia mais

Matemática. Resolução das atividades complementares. M5 Função polinomial do 1 o grau

Matemática. Resolução das atividades complementares. M5 Função polinomial do 1 o grau Resolução das atividades complementares Matemática M5 Função polinomial do o grau p. 8 O perímetro p de um quadrado é função linear de seu lado. Qual a sentença que define essa função? p 5 O perímetro

Leia mais

MATEMÁTICA. 3 ΔBHG ΔAFG(L.A.A o ) AG BG e HG = GF 2 3 K. No ΔGBH : GH 2 GH

MATEMÁTICA. 3 ΔBHG ΔAFG(L.A.A o ) AG BG e HG = GF 2 3 K. No ΔGBH : GH 2 GH MATEMÁTICA Prof. Favalessa 1. Em um aparelho experimental, um feixe laser emitido no ponto P reflete internamente três vezes e chega ao ponto Q, percorrendo o trajeto PFGHQ. Na figura abaixo, considere

Leia mais

Empurra e puxa. Domingo, Gaspar reúne a família para uma. A força é um vetor

Empurra e puxa. Domingo, Gaspar reúne a família para uma. A força é um vetor A U A UL LA Empurra e puxa Domingo, Gaspar reúne a família para uma voltinha de carro. Ele senta ao volante e dá a partida. Nada. Tenta outra vez e nada consegue. Diz então para todos: O carro não quer

Leia mais

Só Matemática O seu portal matemático http://www.somatematica.com.br FUNÇÕES

Só Matemática O seu portal matemático http://www.somatematica.com.br FUNÇÕES FUNÇÕES O conceito de função é um dos mais importantes em toda a matemática. O conceito básico de função é o seguinte: toda vez que temos dois conjuntos e algum tipo de associação entre eles, que faça

Leia mais

(A) é Alberto. (B) é Bruno. (C) é Carlos. (D) é Diego. (E) não pode ser determinado apenas com essa informação.

(A) é Alberto. (B) é Bruno. (C) é Carlos. (D) é Diego. (E) não pode ser determinado apenas com essa informação. 1. Alberto, Bruno, Carlos e Diego beberam muita limonada e agora estão apertados fazendo fila no banheiro. Eles são os únicos na fila, e sabe se que quem está imediatamente antes de Carlos bebeu menos

Leia mais

CPV 82% de aprovação na ESPM

CPV 82% de aprovação na ESPM CPV 8% de aprovação na ESPM ESPM julho/010 Prova E Matemática 1. O valor da expressão y =,0 é: a) 1 b) c) d) e) 4 Sendo x =, e y =,0, temos: x 1 + y 1 x. y 1 y. x 1 1 1 y + x x 1 + y 1 + x y xy = = = xy

Leia mais

Se o ABC é isóscele de base AC, determine x.

Se o ABC é isóscele de base AC, determine x. LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA PROFESSOR MOABI QUESTÃO I Nas figuras abaixo, o CBA é congruente ao CDE. Determine o valor de x e y. QUESTÃO II Num triângulo, o maior lado mede 26 cm,

Leia mais

FÍSICA. Questões de 01 a 06

FÍSICA. Questões de 01 a 06 FIS. 1 FÍSICA Questões de 01 a 06 01. Um estudante de Física executou um experimento de Mecânica, colocando um bloco de massa m = 2kg sobre um plano homogêneo de inclinação regulável, conforme a figura

Leia mais

CPV 82% de aprovação dos nossos alunos na ESPM

CPV 82% de aprovação dos nossos alunos na ESPM CPV 8% de aprovação dos nossos alunos na ESPM ESPM Resolvida Prova E 11/novembro/01 MATEMÁTICA 1. A distribuição dos n moradores de um pequeno prédio de 4 5 apartamentos é dada pela matriz 1 y, 6 y + 1

Leia mais

FUNÇÃO DO 1º GRAU. Vamos iniciar o estudo da função do 1º grau, lembrando o que é uma correspondência:

FUNÇÃO DO 1º GRAU. Vamos iniciar o estudo da função do 1º grau, lembrando o que é uma correspondência: FUNÇÃO DO 1º GRAU Vamos iniciar o estudo da função do 1º grau, lembrando o que é uma correspondência: Correspondência: é qualquer conjunto de pares ordenados onde o primeiro elemento pertence ao primeiro

Leia mais

Matemática SSA 2 REVISÃO GERAL 1

Matemática SSA 2 REVISÃO GERAL 1 1. REVISÃO 01 Matemática SSA REVISÃO GERAL 1. Um recipiente com a forma de um cone circular reto de eixo vertical recebe água na razão constante de 1 cm s. A altura do cone mede cm, e o raio de sua base

Leia mais

ITA - 2005 3º DIA MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR

ITA - 2005 3º DIA MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR ITA - 2005 3º DIA MATEMÁTICA BERNOULLI COLÉGIO E PRÉ-VESTIBULAR Matemática Questão 01 Considere os conjuntos S = {0,2,4,6}, T = {1,3,5} e U = {0,1} e as afirmações: I. {0} S e S U. II. {2} S\U e S T U={0,1}.

Leia mais

MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014 / 2015

MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014 / 2015 GRUPO DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014 / 2015 (Em conformidade com o Programa de Matemática homologado em 17 de junho de 2013 e com as de Matemática homologadas em 3

Leia mais