Enviar drawings do SolidWorks para o AutoCad(Mapeamento dos layers)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Enviar drawings do SolidWorks para o AutoCad(Mapeamento dos layers)"

Transcrição

1 Enviar drawings do SolidWorks para o AutoCad(Mapeamento dos layers) Normalmente, ao salvar um desenho (drawing) do SolidWorks em *.dwg (extensão utilizada no AutoCad), o mesmo irá com o layer 0 (Layer padrão do AutoCad), mas caso prefira pela diferenciação das linhas, isto é possível. Ao terminar o desenho no SolidWorks,

2 Vá até o Menu Principal, clique em: File, Save as;

3 Aparecerá a janela Save as, onde você escolherá o diretório local onde quer salvar o desenho e o tipo de extensão desejado ( que no nosso caso é a extensão *.dwg ). Escolha a opção *.dwg. Escolhendo o formato.dwg habilitará o botão Options....

4 Ao clicar na opção Options..., verá a seguinte janela: Nesta janela, escolha a versão do AutoCad na caixa Version ; habilite a opção Enable na caixa Custom Map SolidWorks to DXF/DWG. Dê OK.

5 Após concluir esta janela, clique em Salvar. Aparecerá uma janela chamada SolidWorks to DFX/DWG Mapping. Nesta janela, você poderá adicionar os layers pretendidos utilizando o botão Add, na opção Define Layers.

6 Na janela Add New Layer Definition, você escolherá o nome, a cor e o tipo de layer, como na figura a seguir:

7 Procure colocar todos os layers possíveis que possa utilizar, até mesmo posteriormente para não precisar fazê-lo de novo, como mostra a figura abaixo:

8 Após definir todos os tipos de layers, clique na aba superior Map Entities. Nesta janela você terá a relação de todas as linhas existentes no desenho do SolidWorks com os Layers que foram feitos no passo anterior utilizando o botão Add. Na janela Add New Entity Mapping, você realizará a relação de entidade do SolidWorks com os layers feitos. Na opção Entity, você escolherá o tipo de entidade. Na opção Layer, você escolherá o tipo de layer a ser relacionado com a entidade determinada na opção anterior. Obs.: Não precisa escolher a cor e o estilo da linha, pois o Layer escolhido já traz tais informações.

9 Neste passo também coloque as possíveis relações que serão utilizadas no desenho do AutoCad, como na figura a seguir: Após ter relacionado todos os layers com suas respectivas entidades, clique no botão Map File Settings... (Localizado na figura anterior a acima, no canto inferior sublinhado de amarelo). Desabilite a opção Load map file, habilite a opção Save map file e escolha o local onde quer salvar as informações pelo botão Browse. Após escolher o diretório local para salvar o map file (arquivo onde contém as informações dos layers ), de OK. Voltará para a janela Map Enties, dê OK. Assim o desenho (drawing) do SolidWorks será salvo em *.dwg com seus layers no formato pretendido. Se posteriormente precisar dos layers utilizados neste exemplo, siga os passos abaixo:

10 Clique no Menu principal: File; Save as; Na janela Save as escolha o diretório local, o formato *.dwg, e clique no botão options...

11 Ao aparecer a janela Export Options, escolha a versão do AutoCad. Habilite a janela Custom Map SolidWorks To DXF/DWG clicando na opção Enable. Depois clique no botão e localize o Arquivo de mapeamento de Layer, como na figura abaixo:

12 No desenho abaixo, foram utilizadas todos os layers feitos no exemplo acima.