Relatório de Sustentabilidade 06

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Sustentabilidade 06"

Transcrição

1 Relatório de Sustentabilidade 06

2 INTRODUÇÃO Apresentamos a quinta edição do Relatório de Sustentabilidade do Banco Santander no Brasil, que tem por objetivo divulgar e consolidar iniciativas e ações sociais da instituição, em 2006, no relacionamento com todos os seus públicos clientes, acionistas, funcionários, fornecedores e sociedade. O Banco, assim como o seu controlador, o Grupo Santander, é signatário dos dez princípios do Pacto Mundial (The Global Compact) e dos Oito Objetivos do Milênio, iniciativas da Organização das Nações Unidas ONU. Este documento foi produzido em conformidade com o Mapa de Sustentabilidade, desenvolvido pelo Grupo Santander, que utiliza normas, diretrizes e recomendações de organismos internacionais de referência, como o Global Reporting Iniciative GRI e AccountAbility AA1000, e distribui os temas em três grandes blocos. Sustentabilidade nos Negócios (Uma atividade sustentável) Retrata os esforços e os resultados obtidos pelo Banco, no relacionamento com clientes e no desenvolvimento de produtos e serviços. Estrutura Sustentável (Um modelo sustentável) Apresenta a estrutura sólida, eficiente do Banco, composta por sua Governança Corporativa, Público Interno, Tecnologia, Marca, Gestão de Riscos e o Relacionamento com Fornecedores. Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável (Um entorno sustentável) Mostra o compromisso do Banco com o incentivo à educação, em especial o ensino superior, e aos programas de caráter sociocultural e de preservação do meio ambiente.

3 Eduardo Simões Índice 1. Santander no Mundo 4 Visão 5 Valores Corporativos 5 Mensagem do Presidente do Grupo Santander 6 2. Santander no Brasil 8 Missão Social 9 Atuação 9 Mensagem do Presidente do Santander no Brasil 10 3 Mapa de Sustentabilidade Sustentabilidade nos Negócios 14 Clientes 16 Produtos e Serviços Estrutura Sustentável 28 Governança Corporativa e Acionistas 30 Público Interno 34 Tecnologia 48 Marca Santander no Brasil 50 Gestão de Risco 52 Fornecedores Compromisso com Desenvolvimento Sustentável no Brasil 56 Santander Universidades e Universia 58 Ação Social 72 Meio Ambiente Indicadores 96 Santander no Mundo 96 Santander no Brasil 100 Pacto Global, Objetivos do Milênio, GRI e Indicadores Ethos 102 CASA 1 Centro Administrativo Santander (São Paulo)

4 Santander no Mundo Décimo maior conglomerado financeiro do mundo em valor de mercado, o Grupo Santander, com sede em Madri (Espanha), é a maior instituição financeira da zona do euro por capitalização em bolsa. Atua em mais de 40 países e concentra seus negócios na Europa Continental, que respondeu por 51% do lucro líquido do Banco em 2006, no Reino Unido, com participação de 15%, e na América Latina (em especial Brasil, México, Chile, Venezuela, Argentina, Porto Rico e Colômbia), responsável por 34% do ganho líquido do Grupo no ano. Opera, principalmente, em três grandes áreas Banco Comercial (Varejo), Banco de Atacado Global para Grandes Clientes e Gestão de Ativos e Seguros e dispõe de uma rede de agências e 130 mil funcionários em todo o mundo, para atender 69 milhões de clientes. Em 2006 foi eleito o Melhor Banco da América Latina e a Melhor Tesouraria da região pela revista inglesa Euromoney, que também avaliou de maneira positiva a implantação do sistema tecnológico Altair nas instituições do Grupo na América Latina. O Grupo Santander conta com 834 bilhões de euros em ativos e administra 1 trilhão de euros em fundos de investimento. Em 2006, obteve lucro líquido de 7,6 bilhões de euros, montante 22% superior ao registrado no ano anterior. Ações para Funcionários 150 anos Fundado em 1857, o Grupo Santander completa 150 anos, em Como parte das comemorações, ao longo do ano, o Santander pretende dar 100 ações a cada um de seus 130 mil funcionários a medida ainda depende de aprovação da junta de acionistas, que ocorrerá em junho/07. Se aprovada, a decisão beneficiará mais de 23 mil funcionários no Brasil. O Grupo demonstra, com a doação, sua confiança no futuro do Banco e retribui o comprometimento dos profissionais que transmitem, todos os dias, os valores que fizeram do Santander uma das maiores instituições financeiras do mundo: a liderança, o dinamismo, a ousadia comercial, a cautela em relação aos riscos e a ética profissional. Com essa iniciativa, os funcionários do Banco passarão a ser, também, acionistas do Grupo Santander, o que amplia o comprometimento e o envolvimento de todos os profissionais na missão de garantir o crescimento sustentável do Santander no mundo.

5 Valores Corporativos Visão O Santander quer consolidar-se como um grande grupo financeiro internacional, que oferece rentabilidade crescente aos seus acionistas e satisfaz todas as necessidades financeiras de seus clientes. Para isso, conta com forte presença em mercados locais, que combina com políticas empresariais e capacidades globais. Liderança Vocação de liderança em todos os mercados onde estamos presentes, com as melhores equipes e constante foco em clientes e resultados. Dinamismo e Antecipação Iniciativa e agilidade para descobrir e explorar as oportunidades de negócios, antes de nossos concorrentes, e flexibilidade de adaptação às mudanças do mercado. Fortaleza de balanço A força do nosso balanço e a prudência na gestão de riscos são as melhores garantias da nossa capacidade de crescimento e de geração de valor para os nossos acionistas, a longo prazo. Perfil Social O Grupo desenvolveu um modelo próprio de negócios, estruturado em cinco pilares visão global, qualidade de serviço, qualidade do crédito, eficiência e disciplina de capital para garantir sua sustentabilidade econômica, estrutural e social. Em todos os países nos quais está presente, o Grupo Santander está comprometido com o desenvolvimento social, com foco na educação, particularmente no ensino superior. O Banco mantém uma aliança única com o mundo universitário, pela convicção de que a educação é o caminho mais eficiente para promover o progresso social. Em 2006, os investimentos do Grupo Santander em programas de responsabilidade social superaram 106 milhões de euros. Inovação Procura constante de produtos, serviços e processos que atendam às necessidades dos clientes e nos permitam obter aumento de rentabilidade superior ao dos nossos concorrentes. Orientação ao Cliente O cliente é o foco de nossa estratégia. Almejamos melhorar de maneira contínua a capacitação, a satisfação e a vinculação de clientes, por meio de uma ampla oferta de produtos e serviços, sempre com a melhor qualidade. Ética profissional Além do estrito cumprimento das Leis, dos Códigos de Conduta e das normas internas, exige-se de todos os profissionais do Santander que atuem com a máxima honestidade e transparência, considerando o interesse do Grupo sempre acima da posição pessoal. 5

6 Mensagem do Presidente do Grupo Santander Desde que apresentamos o Plano de Responsabilidade Social Corporativa, em 2002, o Santander tem reforçado seu compromisso com clientes, acionistas, funcionários e sociedade, mantendo foco no apoio à educação superior nos países em que está presente. Neste Relatório de Sustentabilidade são analisados os resultados obtidos, com o mesmo rigor e transparência que caracterizam o Relatório Anual 2006, do qual é um complemento. Os 150 anos de história do Santander são o melhor exemplo de sua sustentabilidade e liderança. Chegar tão longe só é possível com um modelo de gestão orientado para a criação de valor a médio e longo prazos, baseado em relações estáveis com os diferentes grupos de interesse. Atualmente, nossa política de Responsabilidade Social Corporativa mantém a convicção de sempre: uma atividade sustentável, preocupada com o futuro, resultará em benefício para todos na satisfação do cliente, na rentabilidade contínua para o acionista, na motivação dos funcionários e no bem-estar da sociedade. Nossa presença em diferentes áreas geográficas e diferentes mercados nos anima a manter um diálogo constante para entender o que clientes, acionistas, funcionários e comunidade esperam de nós. Identificar suas expectativas nos auxilia no esforço de ser um Banco mais próximo e comprometido. O Santander sempre esteve próximo de seus clientes em todos os mercados. Para isso conta com a maior rede de agências entre os bancos internacionais e diversos canais alternativos de relacionamento. Conhecendo bem o cliente, soubemos nos antecipar às suas necessidades, com produtos e serviços inovadores, que, em muitas ocasiões, revolucionaram o mercado. Nos últimos anos, foram incorporados a essa oferta produtos solidários e socialmente responsáveis ou adaptados às necessidades concretas de diversos segmentos, como jovens, imigrantes e aposentados. Além disso, melhoramos a qualidade dos serviços, que se reflete no aumento dos índices de satisfação dos clientes, tão importantes para nosso futuro crescimento.

7 Acervo Santander O Santander Universidades criou, em dez anos, uma aliança universidade/empresa única no mundo. À medida que o Grupo mudou, a gestão de recursos humanos foi aperfeiçoada, com as melhorias nos processos de seleção, gestão de carreiras, mobilidade geográfica, formação e a ênfase na conciliação da vida familiar e profissional. O Santander pode contar com os melhores profissionais para enfrentar os desafios futuros. No total, somos 130 mil pessoas, 49% homens e 51% mulheres, todos contribuindo com o nosso trabalho para o sucesso do Banco. Esforçamo-nos para melhorar continuamente nosso nível de transparência e clareza nas informações, fundamental para garantir a confiança de nossos acionistas, que contam com plena igualdade de direitos. Nossa governança corporativa está em linha com as melhores práticas internacionais, e as ações do Santander fazem parte dos mais relevantes índices de investimento socialmente responsável, como o DJSI (Dow Jones Sustainability Index) e o FTSE4Good. Criamos riqueza e emprego em mais de 40 países e contribuímos para o dinamismo e a modernização de seus sistemas financeiros, mas também nos envolvemos com as diferentes comunidades por meio de programas de ação social e de apoio às universidades. O Santander Universidades criou, em dez anos, uma aliança universidade/empresa única no mundo. Hoje, o Banco possui acordos com 549 universidades na Espanha, Portugal e América Latina, que impulsionam a educação, a pesquisa, a cultura empreendedora e as novas tecnologias. Paralelamente, o Portal Universia, maior rede de colaboração universitária do mundo, conta com 985 universidades parceiras. Também participamos de programas locais de ação social, nos quais fomentamos a co-participação de profissionais do Grupo. E mantemos nossa preocupação com o meio ambiente, nos esforçando para reduzir os níveis de consumo e para avaliar bem os riscos ambientais nos processos de concessão de crédito. Tudo isso faz com que, além do importantíssimo crescimento e transformação do nosso Grupo em um século e meio de um pequeno banco local para um grande líder financeiro internacional, o Santander continue a ser um agente ativo no aperfeiçoamento das sociedades onde está presente. Emilio Botín Presidente do Grupo Santander

8 Santander no Brasil O Banco Santander possui mais de 7,4 milhões de clientes, dos quais mais de 300 mil são pessoas jurídicas. Para prestar atendimento de qualidade a esses clientes, o Banco conta com um quadro de profissionais. Sua infra-estrutura reúne pontos-de-venda (agências e postos de atendimento), além de caixas eletrônicos, em 658 municípios do território nacional. Os clientes Santander também contam com uma vasta rede de atendimento, tendo à sua disposição 12 mil pontos de atendimento com 49 mil equipamentos. Em 2006, registrou crescimento de 6,8% em sua rede de atendimento no varejo, resultado da expansão dos negócios, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, região estratégica para o Banco. Na área social, o Santander investiu R$ 46 milhões ao longo de Acompanhando o posicionamento do Grupo Santander no mundo, o Banco concentra suas iniciativas no ensino superior e na pesquisa acadêmica, com o propósito de promover o conhecimento e incentivar o crescimento sustentável. Também direciona recursos para ações sociais que reduzam a pobreza e a exclusão e estimulem o respeito à diversidade cultural, à cidadania e ao meio ambiente. Por seu desempenho financeiro, o Banco é responsável por 11% do lucro líquido registrado pelo Grupo Santander, em 2006, e por 33% do rendimento líquido proveniente da América Latina. O Santander no Brasil obteve lucro de R$ milhões no ano.

9 Missão Social A missão da área de Responsabilidade Social é criar e desenvolver instrumentos, projetos e programas com os quais o Santander possa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, favorecendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde atua e da sociedade como um todo. Atuação O Santander é o maior Banco privado estrangeiro do País em ativos e um dos líderes no Estado de São Paulo. Na relação de instituições financeiras privadas no Brasil, ocupa a quarta posição por ativos, de acordo com balanços publicados em dezembro de 2006, e é o sexto colocado no ranking geral de bancos públicos e privados. O Santander opera em todos os segmentos do sistema financeiro e concentra suas operações nas regiões Sul e Sudeste do País.

10 Mensagem do Presidente do Santander no Brasil É com satisfação que apresentamos a nova edição de nosso Relatório de Sustentabilidade. Esse documento complementa as informações do Relatório Anual de 2006 e mostra nossas principais conquistas ao longo de um ano muito produtivo. Encerramos nossa etapa de transformações com a integração jurídica e tecnológica dos bancos que compunham o conglomerado Santander no Brasil. Com as mudanças, surgiu um novo Banco, mais forte, dinâmico e preparado para crescer e gerar valor para a instituição, clientes, funcionários, fornecedores, sociedade e o País. Avançamos, de maneira significativa, na gestão de pessoas e expandimos nossa atuação social, particularmente na área acadêmica. Lançamos produtos criativos e ousados na área de negócios, demonstração da competência do Banco para elaborar soluções diferenciadas, capazes de beneficiar diretamente os clientes e impulsionar o crescimento econômico e social do País. Prova desse espírito inovador foi o lançamento de produtos como o Cartão Santander Light, que reduziu os juros, elevou o crédito e contribuiu para o aumento da bancarização; do SuperCasa 20, primeiro financiamento imobiliário com parcelas fixas, que tornou mais próximo o sonho da casa própria; e dos fundos Multi Renda Mais e Melhor de 2, que abriram as portas dos mercados de risco para pequenos investidores, mas com aplicações que garantem uma rentabilidade mínima, o que transformou o Santander em líder absoluto nesse segmento no Brasil. A competitividade de nossa linha de produtos e o atendimento de excelência permitiram expandir nossa carteira de clientes, com destaque para os 165 mil funcionários públicos da cidade do Rio de Janeiro, resultado da conquista, pelo Santander, da folha de pagamento da Prefeitura. No atendimento ao funcionalismo público um diferencial do Banco tivemos, em 2006, um dos maiores reconhecimentos do mercado: a reafirmação da preferência pelo Santander, de centenas de milhares de servidores públicos do Estado de São Paulo, que tiveram seus créditos de salários transferidos para outro banco e manifestaram, por meio da assinatura de termos de transferência, a sua clara opção pelo Santander como o seu banco de relacionamento. Nosso desafio, agora, é ser um dos melhores bancos do País no atendimento dedicado aos clientes, nas oportunidades profissionais que oferecemos e no crescimento econômico e social que proporcionamos. Guiados por nossos valores liderança, dinamismo e antecipação, fortaleza de balanço, inovação, orientação ao cliente e ética profissional e cada vez mais harmonizados com a Cultura Santander no mundo, lançamos em 2006 um amplo programa de expansão para o período Com linhas de atuação claras e bem estruturadas, o novo programa tem como eixos estratégicos aperfeiçoar os sistemas comerciais e aprimorar a área de gestão de pessoas. Nossa ênfase esteve concentrada em 2006 e estará, nos próximos anos no fortalecimento de nosso capital humano, no aperfeiçoamento constante das condições de trabalho e de qualidade de vida, na geração de oportunidades de desenvolvimento dentro do Banco e do Grupo Santander, e na criação de uma equipe com valores únicos e uma identidade global. A iniciativa de presentear cada um de seus 130 mil funcionários espalhados pelo mundo com 100* ações do Grupo Santander, como parte das * Sujeito a aprovação da Junta Geral de Acionistas do Grupo Santander, em junho de 2007, na Espanha.

11 Nosso desafio é criar sempre novas oportunidades de crescimento profissional para a equipe Santander, dentro do Banco e do Grupo, e colaborar cada vez mais para o desenvolvimento econômico e social do País. João Luiz Musa comemorações pelos 150 anos, em 2007, confirma a intenção de construir uma cultura globalizada. A iniciativa surgiu do sucesso nas ações sociais com professores de Língua Espanhola que lecionam nas escolas de 1º e 2º graus da rede pública do Estado de São Paulo. Atualmente, dois mil professores recebem bolsas de estudos, concedidas pelo Santander Universidades, para um curso com certificação de proficiência, número que será ampliado para 20 mil docentes. Esse é apenas um dos projetos elaborados para expandir a atuação do Santander Universidades, que oferecerá outras duas mil bolsas de estudos parciais para alunos de graduação das principais universidades públicas brasileiras. Em 2006, o Santander Universidades patrocinou projetos acadêmicos de 18 entidades de ensino superior, firmou parcerias para um conjunto de ações com três das principais universidades do País e lançou novos projetos. Entre eles, cabe destacar o Programa de Mobilidade Internacional, que em 2007 concederá cerca de bolsas de estudos para universidades da Espanha, Portugal, México, Chile e Argentina. O Banco ainda mantém uma rede de cooperação universitária, o Portal Universia Brasil, que foi totalmente reformulado em 2006 para melhor atender às necessidades do meio acadêmico. O Universia também coordenou a segunda edição do Prêmio Santander Banespa de Empreendedorismo e do Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação, que recebeu inscrições de projetos (um salto de 21% em relação à primeira edição), vindos de alunos de 181 instituições parceiras do Universia Brasil, em 21 estados. Para nosso orgulho, o elevado nível dos projetos apresentados começa a ter desdobramentos: o Prêmio atraiu a atenção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que se dispôs a avaliar os projetos de todos os finalistas, nas duas edições, para uma possível inclusão em seu modelo de incubadoras. O sucesso dessa e de outras iniciativas do Banco, tanto sociais como na área comercial, sinaliza que o Santander caminha a passos largos para garantir a perenidade dos negócios e o crescimento sustentável. Todas essas conquistas, no entanto, tornaramse reais pela participação de nossos profissionais, confiança de nossos clientes e fornecedores e incentivo de nossos parceiros. Por mais um ano de conquistas importantes e prontos para os novos desafios de 2007, agradecemos, sinceramente, a todos os que colaboraram para fazer do Santander um dos melhores bancos do País. Gabriel Jaramillo Presidente do Santander no Brasil 11

12 O Santander busca aprimorar suas estratégias operacionais para garantir a evolução dos negócios, tornar sua estrutura cada vez mais eficiente e contribuir, de maneira efetiva, para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social do País. As iniciativas e os resultados obtidos ao longo de 2006 são apresentados por meio do Mapa de Sustentabilidade, desenvolvido pelo Grupo Santander, que distribui as informações em três grupos. SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS O Santander atende a clientes pessoa física, empresas, entidades e órgãos públicos. Para que essa atividade seja sustentável, tem como foco a satisfação desses clientes e concentra os esforços em: 1. aperfeiçoar constantemente o atendimento, para aumentar sua percepção de qualidade e estabelecer relações comerciais estáveis e duradouras; 2. modernizar instalações para proporcionar maior comodidade a eles; 3. desenvolver produtos e serviços inovadores, diferenciados, identificados com o perfil de cada cliente e que agreguem valor, com o objetivo de atender plenamente suas expectativas e necessidades. ESTRUTURA SUSTENTÁVEL A manutenção de uma estrutura adequada para atender aos negócios também conta com uma política de relacionamento com fornecedores, pautada no respeito mútuo, na ética, na honestidade e na igualdade de oportunidades. O Santander valoriza a qualidade, a lealdade, a eficiência e o respeito ao meio ambiente, aos funcionários e às comunidades nas quais esses parceiros atuam. A estrutura do Santander conta com: 1. capital humano capacitado, comprometido e identificado com os valores do Banco; 2. governança corporativa transparente e responsável, que adota rígidos padrões internacionais de conduta e gestão; 3. base de capital estável e modelos próprios de gestão de riscos, elaborados a partir do knowhow do Grupo no exterior e da experiência no mercado local; COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O Santander apóia, participa e desenvolve ações que colaborem para o crescimento econômico e social do País. Sua atuação social concentrase na área da educação, em especial do ensino superior, com o objetivo de: 1. estimular a formação dos jovens e a especialização profissional; 2. incentivar a pesquisa científica e a discussão acadêmica; 3. possibilitar a troca de experiências com outras universidades e outros países; 4. facilitar o acesso de estudantes e docentes às informações do mundo acadêmico; 5. criar oportunidades para a inclusão dos estudantes no meio profissional. 4. marca forte e mundialmente reconhecida do Grupo Santander, um dos dez maiores conglomerados financeiros do mundo, com atuação em mais de 40 países; 5. plataforma tecnológica de ponta, que proporciona agilidade ao Banco e facilita o dia-a-dia de seus clientes.

13 Mapa de Sustentabilidade A preocupação com o desenvolvimento sustentável traduz-se em atos concretos, que contribuem para criar valor econômico, social e ambiental. Sustentabilidade nos Negócios Clientes Produtos e Serviços Estrutura Sustentável Governança Corporativa e Acionistas Público Interno Tecnologia Marca Gestão de Risco Fornecedores Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável Universidades e Universia Ação Social Meio Ambiente 13

14 Sustentabilidade nos Negócios O Santander tem como meta acelerar seu crescimento e se consolidar como uma das principais instituições financeiras de varejo no Brasil. Em busca desse objetivo, o Banco construiu os alicerces que permitirão a expansão sustentável dos negócios. Concluiu sua reestruturação e integração física, comercial, operacional e jurídica, que o transformou em um Banco forte, ágil, dinâmico e atento às oportunidades de mercado; concentrou sua atuação nas regiões Sul e Sudeste, o mercado mais atrativo do País, com renda per capita 40% acima da média nacional, o que permite atrair clientes com elevado potencial de geração de negócios; conquistou participação de 11% na infra-estrutura da rede de varejo no Estado de São Paulo de cada 100 agências, 11 pertencem ao Santander; focou sua estratégia de negócios na satisfação do cliente e no lançamento de produtos e serviços inovadores e diferenciados, que atendam a todas as necessidades de correntistas e não-correntistas; alinhou sua atuação e seus valores ao Grupo Santander, o que possibilita maior proximidade com a expertise e a força do Grupo no mundo; iniciou a implantação do Programa 20.10, que concentrará esforços na conquista, fidelização e retenção de clientes. Essas vantagens competitivas elevaram substancialmente o ritmo de vinculação de correntistas e trouxeram para o Banco 750 mil novos correntistas, apenas em O desempenho comprova o sucesso dessa estratégia e, principalmente, a identificação dos clientes com o perfil do Banco, sinergia que proporciona crescimento consistente e sustentável dos negócios. Sandra Lia Transacionais e Projetos Eduardo Simões

15 foco no cliente Mapa de Sustentabilidade Sustentabilidade nos Negócios Clientes Produtos e Serviços Estrutura Sustentável Governança Corporativa e Acionistas Público Interno Tecnologia Marca Gestão de Risco Fornecedores Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável Universidades e Universia Ação Social Meio Ambiente 15

16 sustentabilidade nos negócios Sustentabilidade nos Negócios Clientes Produtos e Serviços Governança Corporativa e Acionistas Eduardo Simões Público Interno Estrutura Sustentável Clientes 7,4 milhões de clientes no País Tecnologia Marca Gestão de Risco Fornecedores Foco na satisfação do cliente Conquista 750 mil novos correntistas em 2006 Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável Universidades e Universia Eduardo Simões Ação Social Meio Ambiente Business Mais de 300 mil empresas na carteira Correntistas utilizam os ATM s da agência USP (São Paulo) Excelência no atendimento agências já implantaram o Programa A+ Eduardo Simões Pontos-de-venda agências e postos de atendimento bancário Atendimento preferencial ao cliente Programa F1 Tratamento diferenciado retém servidores públicos paulistas

17 Conquista, Vinculação e Retenção de Clientes As ações implantadas pelo Programa 20.10, com foco na área comercial da rede de agências, possibilitaram significativa expansão na carteira de clientes. Nos últimos cinco anos, a infraestrutura física, operacional, comercial e tecnológica foi reorganizada, ampliada e modernizada. Em 2006, a integração jurídica e tecnológica das instituições do conglomerado no País concluiu o processo de mudanças para a entrada em uma nova fase de expansão. Para acelerar o processo de crescimento, o Banco iniciou a implantação do Programa 20.10, que pretende dobrar o volume de negócios até o ano de 2010, e concentra esforços principalmente na área comercial da rede de varejo. Dois produtos lançados em 2006, entre outras iniciativas, demonstram claramente esse perfil diferenciado: o cartão Santander Light, que reduziu pela metade os juros médios de cartões cobrados pelo sistema financeiro, e o SuperCasa 20, um crédito imobiliário inédito no País, que oferece parcelas fixas pelo prazo de até 20 anos. Perfil dos Clientes As ações implantadas pelo Programa já mostram os primeiros resultados positivos: em 2006, trouxeram cerca de 750 mil novos correntistas. Um dos principais fatores para o crescimento da base de clientes foi a conquista da folha de pagamento de grandes empresas multinacionais e, em especial, da folha de pagamento dos funcionários públicos da prefeitura do Rio de Janeiro, que representou 165 mil novos clientes. O segmento de Business (empresas com faturamento até R$ 20 milhões) finalizou o ano com uma carteira de mais de 300 mil empresas. Por causa de seu potencial de expansão, foi criada uma diretoria executiva exclusiva para esse segmento, com áreas de planejamento, marketing, produtos e desenvolvimento da inteligência de negócios. A área que atende ao segmento de grandes empresas também foi reestruturada e ampliada: passou a processar todas as operações, de forma centralizada, e a contar com 125 gestores especializados (superintendentes e gerentes de negócios), o que representou aumento de 54% no ano equipe que crescerá mais 50% em

18 sustentabilidade nos negócios Excelência no Atendimento O Santander tem como foco a satisfação do cliente e dedica especial atenção ao atendimento. Para aprimorar constantemente o contato com os clientes, adotou diversas iniciativas, como o Programa A+, que capacita as equipes a identificar necessidades e expectativas, para oferecer soluções criativas e diferenciadas. A integração tecnológica, que encerrou a etapa de mudanças estruturais no início de 2006, também proporcionou avanços. A rede de varejo ganhou novas ferramentas para agilizar e aperfeiçoar o atendimento, como a Superbase, que permite acessar o histórico do cliente, conhecer seu relacionamento com o Banco e buscar produtos que se enquadrem no seu perfil. O Plano 20.10, de conquista e retenção de clientes, também implantou duas novas centrais de atendimento personalizado. dela, profissionais especializados e capacitados trabalham para padronizar e estabelecer um novo conceito de atendimento aos clientes. Ela promove o atendimento com o menor prazo possível chegando à melhor solução para cada caso apresentado. Central de Retenção de Clientes com uma equipe de profissionais especializados, atua com três focos: preventivo, com clientes que demonstram alguma propensão para deixar o Banco; ativo, reativando clientes inativos; e receptivo, na tentativa de solucionar eventuais problemas de clientes que solicitem o cancelamento de algum produto ou encerramento de conta, com o objetivo de entender o motivo e reverter a decisão. Fachada de agência Santander (Rio de Janeiro) Central de Soluções é o canal idealizado para receber as reclamações, tratar delas e prover sua solução, e registrar as sugestões e elogios dos clientes e da rede. A missão da Central é atingir a excelência no atendimento dessas manifestações. Por meio

19 conquista, vinculação e retenção de clientes Ampla Distribuição Pontos-de-venda ATMs Clientes (MM) 7.4 Programa A+ 1. Inclui agências, PABs e PAEs. O Programa A+ foi criado, em 2004, para aperfeiçoar o modelo de atendimento nos pontos-de-venda e capacitar profissionais para adotarem práticas ideais no relacionamento com os clientes, desde a abordagem inicial até a forma de atender às demandas, e identificarem novas oportunidades de negócio. Outros estados: 104 pontos-de-venda Focado em atributos como rapidez, cortesia, relacionamento, competência, acessibilidade e ambientação, o Programa A+ desenvolveu diretrizes comportamentais e processuais para os funcionários e atuou diretamente na melhoria dos ambientes físicos, criando um novo conceito de ponto-de-venda. A iniciativa, que começou a ser implantada em um número restrito de agências, atingiu a marca de 1,3 mil pontos-de-venda em 2006, dos quais mais de 200 já contam com moderno sistema de gerenciamento de filas, um dos pilares do Programa. Minas Gerais 73 agências Paraná 65 agências Rio Grande do Sul 156 agências Santa Catarina 67 agências São Paulo agências Espírito Santo 9 agências Rio de Janeiro 125 agências 19

20 sustentabilidade nos negócios Preocupação desde a abordagem inicial até a solução de problemas Eduardo Simões Estratégia do Banco para fidelizar servidores públicos comprova sua vocação para atender a esse mercado e a integração de sua equipe para atingir resultados cada vez melhores. Produtos e serviços exclusivos para cada segmento Eduardo Simões Programa F1 Os servidores públicos do Estado de São Paulo têm uma ligação histórica com o Santander e por isso têm tratamento especial e diferenciado. Dentro da estratégia de segmentação do atendimento, contam com um programa exclusivo, o Programa F1, que inclui desde o desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados, como também modernização dos pontos de atendimento com grande fluxo de servidores, ações de encantamento e promoções para premiar a fidelidade. Todas as ações têm o objetivo singular de reforçar o relacionamento de longa data desses clientes com o banco. Em 2006, as ações foram intensificadas para reter os servidores clientes grande parte recebia seus salários pelo Banco. Essa ação foi necessária porque o pagamento da folha de salários do governo paulista foi transferido, em janeiro de 2007, para o banco oficial do estado. A estratégia foi bem-sucedida, porque a maior parte dos clientes optou por manter o relacionamento com o Santander, escolhendo-o como o Banco de sua preferência. O sucesso deve ser creditado à série de produtos e serviços inovadores, comprovando a experiência e vocação para atender a esses clientes. O Banco também destacou uma equipe de 650 gerentes de negócios, especialmente treinados e alocados em 300 pontos de atendimento de maior concentração de servidores, além de mais de 100 gerentes de relacionamento especializados e focados no atendimento in loco nos órgãos estatais. Ofereceu ainda descontos no pacote de tarifas, melhores condições de crédito e lançou um cartão exclusivo, o Cartão Premium, sem anuidade e descontos em redes conveniadas do comércio. Dentro da valorização e do reconhecimento da importância dos servidores para a comunidade, o Banco também patrocinou atividades e eventos sociais das distintas categorias do funcionalismo público. Assim, por exemplo, no âmbito da educação estabeleceu parcerias com a Secretaria de Estado da Educação e com as universidades paulistas para aumentar a qualificação dos professores e de alunos da rede pública por meio de múltiplas parcerias. São exemplos a Ponte Cultural, que, em 2006, levou 30 professores para um curso de aperfeiçoamento em língua espanhola em Salamanca, e o Projeto Oye!, que é uma plataforma on-line de curso de espanhol para beneficiar professores de todo o Estado de São Paulo.

RELATÓRIO ANUAL 2006

RELATÓRIO ANUAL 2006 RELATÓRIO ANUAL 2006 PERFIL O Santander é um dos maiores bancos privados estrangeiros do País em ativos, reflexo de seu perfil empreendedor, inovador e audacioso, e um dos bancos líderes no Estado de São

Leia mais

Vida Segura Empresarial Bradesco:

Vida Segura Empresarial Bradesco: PRÊMIO ANSP 2005 Vida Segura Empresarial Bradesco: A democratização do acesso ao Seguro de Vida chega às Micro e Pequenas Empresas. 1 SUMÁRIO 1. Sinopse 3 2. Introdução 4 3. O desafio de ser o pioneiro

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REDE GAZETA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REDE GAZETA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REDE GAZETA Vitória, ES Janeiro 2010. 1ª Revisão Janeiro 2011. 2ª Revisão Janeiro 2012. POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE GAZETA IDENTIDADE CORPORATIVA Missão

Leia mais

Reflexões sobre a Ética em Empresas de Tecnologia O Caso Petrobras. Heitor Chagas de Oliveira Gerente Executivo Recursos Humanos

Reflexões sobre a Ética em Empresas de Tecnologia O Caso Petrobras. Heitor Chagas de Oliveira Gerente Executivo Recursos Humanos Reflexões sobre a Ética em Empresas de Tecnologia O Caso Petrobras Heitor Chagas de Oliveira Gerente Executivo Recursos Humanos Sustentabilidade e Competitividade SUSTENTABILIDADE pode ser entendida como

Leia mais

ITAÚ UNIBANCO. conclui migração e clientes passam a ter rede integrada de atendimento

ITAÚ UNIBANCO. conclui migração e clientes passam a ter rede integrada de atendimento ITAÚ UNIBANCO conclui migração e clientes passam a ter rede integrada de atendimento Antes mesmo de completar dois anos da maior fusão do sistema financeiro brasileiro, o Itaú Unibanco concluiu em outubro

Leia mais

Fundos de Investimento - FIP Característica RSA

Fundos de Investimento - FIP Característica RSA Nome BB Referenciado DI Social 50 BB Multimercado Balanceado LP Jovem BB Ações ISE Jovem Nome Fundos de Investimento - RSA 50% da taxa de administração é repassado à Fundação Banco do Brasil 20% da taxa

Leia mais

CLIENTES VALORES PERMANENTES

CLIENTES VALORES PERMANENTES CLIENTES VALORES PERMANENTES Nos últimos cinco anos, a base de correntistas passou de 12 milhões para 16 milhões, um aumento de quase 35%. A filosofia de manter portas abertas para todos os usuários do

Leia mais

NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES

NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES Por cerca de 50 anos, a série Boletim Verde descreve como a John Deere conduz os negócios e coloca seus valores em prática. Os boletins eram guias para os julgamentos e as

Leia mais

Emilio Botín: O objetivo é nos tornarmos o banco privado número um do Brasil

Emilio Botín: O objetivo é nos tornarmos o banco privado número um do Brasil Nota de Imprensa Emilio Botín: O objetivo é nos tornarmos o banco privado número um do Brasil Presidente mundial do Banco Santander apresenta em São Paulo o Plano Estratégico 2008-2010 para o A integração

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR Cada um de nós, na vida profissional, divide com a Essilor a sua responsabilidade e a sua reputação. Portanto, devemos conhecer e respeitar os princípios que se aplicam a todos.

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO COM PÚBLICOS DE INTERESSE DAS Versão 2.0 09/02/2015 Sumário 1 Objetivo... 3 1.1 Objetivos Específicos... 3 2 Conceitos... 4 3 Princípios... 5 4 Diretrizes... 5 4.1

Leia mais

Earnings Release 1s14

Earnings Release 1s14 Earnings Release 1s14 1 Belo Horizonte, 26 de agosto de 2014 O Banco Bonsucesso S.A. ( Banco Bonsucesso, Bonsucesso ou Banco ), Banco múltiplo, de capital privado, com atuação em todo o território brasileiro

Leia mais

Política de Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade Política de Sustentabilidade Síntese O Compromisso ALIANSCE para a Sustentabilidade demonstra o nosso pacto com a ética nos negócios, o desenvolvimento das comunidades do entorno de nossos empreendimentos,

Leia mais

esta dição agenda Nossas Boletim Nesta Edição Agenda Número 004 1/7 Dezembro/2010 Prezado(a) Acionista,

esta dição agenda Nossas Boletim Nesta Edição Agenda Número 004 1/7 Dezembro/2010 Prezado(a) Acionista, oletim Ações Nossas Dezembro/2010 boletim Número 004 Boletim esta dição Nesta Edição Bate-papo com o presidente: sinergias da integração, expansão geográfica e crescimento da base de clientes Crédito Imobiliário:

Leia mais

Já pesquisou alguma coisa sobre a Geração Y? Pois então corra, pois eles já vasculharam tudo para você.

Já pesquisou alguma coisa sobre a Geração Y? Pois então corra, pois eles já vasculharam tudo para você. Já pesquisou alguma coisa sobre a Geração Y? Pois então corra, pois eles já vasculharam tudo para você. A HR Academy e a NextView realizaram uma pesquisa focada em geração y, com executivos de RH das principais

Leia mais

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa

Visão & Valores. Código de Sustentabilidade Corporativa Visão & Valores Código de Sustentabilidade Corporativa 1 Somos dedicados a promover a sustentabilidade e a responsabilidade social Nós reconhecemos a necessidade de harmonizar entre si os objetivos econômicos,

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Outubro de 2014

EMPREENDEDORISMO. Outubro de 2014 #5 EMPREENDEDORISMO Outubro de 2014 ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição 3. Empreendedorismo: necessidade ou oportunidade? 4. Características do comportamento empreendedor 5. Cenário brasileiro para o empreendedorismo

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Publicado em: 27/02/2015 Válido até: 26/02/2020 Política de Responsabilidade Socioambiental 1. SUMÁRIO 2 2. OBJETIVO 2 3. ABRANGÊNCIA 2 4. IMPLEMENTAÇÃO 2 5. DETALHAMENTO 2 5.1. Definições 3 5.2. Envolvimento

Leia mais

A FORMALIZAÇÃO COMO TENDÊNCIA

A FORMALIZAÇÃO COMO TENDÊNCIA EVOLUÇÃO DO SEGMENTO DE PROMOÇÃO DE CRÉDITO: A FORMALIZAÇÃO COMO TENDÊNCIA Desenvolvendo Pessoas e Fortalecendo o Sistema Renato Martins Oliva Agenda O que é ABBC Missão e valores Bancos de pequena e média

Leia mais

DESEMPENHO SOCIOAMBIENTAL

DESEMPENHO SOCIOAMBIENTAL DESEMPENHO SOCIOAMBIENTAL 3T11 Sumário Sumário...1 Índice de Tabelas...2 Índice de Figuras...3 Desempenho Socioambiental...4 Negócios com Ênfase Socioambiental...5 Ecoeficiência...7 Relações com Funcionários...9

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA 23 de julho de 2015 ÍNDICE Pág. Introdução... 3 Objetivos... 3 Princípios gerais de atuação... 4 Princípios específicos de atuação... 7 Mecanismos de desenvolvimento,

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE Pronunciamento de Orientação CODIM

MELHORES PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE Pronunciamento de Orientação CODIM MELHORES PRÁTICAS DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE Pronunciamento de Orientação CODIM COLETIVA DE IMPRENSA Participantes: Relatores: Geraldo Soares IBRI; Haroldo Reginaldo Levy Neto

Leia mais

MENSAGEM CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

MENSAGEM CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO MENSAGEM O Código de Ética do Banco do Brasil vem reafirmar a contínua valorização dos preceitos éticos existentes na cultura da Organização, reconhecidos pela comunidade. Nasce da realidade da Empresa,

Leia mais

Financiamento de Veículos Posicionamento

Financiamento de Veículos Posicionamento Financiamento de Veículos Posicionamento Market Share de Produção em % Ranking Novos Financiamentos (3º Trim 14) 15,5% 1º 13,8% 14,5% 2º 2º 3º 1ºT 14 2ºT 14 3ºT 14 Pesados Autos Novos Motos Autos Usados

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO

FUNDAMENTOS DA GESTÃO Um dos pilares da Ultrapar está no virtuoso relacionamento que a companhia mantém com os diferentes públicos, graças a uma política baseada na ética, na transparência e no compartilhamento de princípios,

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

Código de Ética e Conduta do grupo Invepar

Código de Ética e Conduta do grupo Invepar Código de Ética e Conduta do grupo Invepar Edição: agosto/2014 1 ÍNDICE Visão, Missão e Valores 6 Fornecedores e prestadores de serviço 14 Objetivos 7 Brindes, presentes e entretenimento 15 Princípios

Leia mais

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA PÚBLICA

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA PÚBLICA SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA PÚBLICA 2 Caixa, patrimônio dos brasileiros. Caixa 100% pública! O processo de abertura do capital da Caixa Econômica Federal não interessa aos trabalhadores e à população

Leia mais

Apoio: BIT Company Franchising Rua Fidêncio Ramos, 223 conj. 131 13º andar Vila Olimpia

Apoio: BIT Company Franchising Rua Fidêncio Ramos, 223 conj. 131 13º andar Vila Olimpia Nome da empresa: BIT Company Data de fundação: Julho de 1993 Número de funcionários: 49 funcionários Localização (cidade e estado em que estão sede e franquias): Sede em São Paulo, com franquias em todo

Leia mais

PLANO DIRETOR 2014 2019

PLANO DIRETOR 2014 2019 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E INOVAÇÃO INDUSTRIAL EMBRAPII PLANO DIRETOR 2014 2019 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... 4 2. MISSÃO... 8 3. VISÃO... 8 4. VALORES... 8 5. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS... 8 6. DIFERENCIAIS

Leia mais

Senhores Acionistas, Os principais serviços da TNL Contax são:

Senhores Acionistas, Os principais serviços da TNL Contax são: Senhores Acionistas, A Administração da Contax Participações S.A. ( Contax Participações ) submete, em conjunto com as demonstrações financeiras e o parecer dos auditores independentes, o Relatório da

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Relatório da Administração. 1º Semestre de 2015

Relatório da Administração. 1º Semestre de 2015 Relatório da Administração 1º Semestre de 2015 Sumário 1. Senhores Acionistas... 3 2. Banco Luso Brasileiro S.A.... 3 3. Estrutura Acionária... 3 4. Desempenho Operacional... 3 5. Destaques do Semestre...

Leia mais

Plano de Sustentabilidade da Unilever

Plano de Sustentabilidade da Unilever Unilever Plano de Sustentabilidade da Unilever Eixo temático Governança Principal objetivo da prática Para a Unilever, o crescimento sustentável e lucrativo requer os mais altos padrões de comportamento

Leia mais

A Mobilização Empresarial pela Inovação: Recursos Humanos. Horácio Piva São Paulo - 17/6/2011

A Mobilização Empresarial pela Inovação: Recursos Humanos. Horácio Piva São Paulo - 17/6/2011 A Mobilização Empresarial pela Inovação: Recursos Humanos Horácio Piva São Paulo - 17/6/2011 OBJETIVOS Consolidar a percepção de que a formação de recursos humanos qualificados é essencial para fortalecer

Leia mais

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2013 O Setor Bancário em Números

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2013 O Setor Bancário em Números Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2013 O Setor Bancário em Números Um sistema financeiro saudável, ético e eficiente é condição essencial para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do

Leia mais

A organização investe fortemente na capacitação de pessoas e na formação de profissionais capazes de atender aos desafios do crescimento acelerado

A organização investe fortemente na capacitação de pessoas e na formação de profissionais capazes de atender aos desafios do crescimento acelerado RELATÓRIO ANUAL GERDAU 27 65 COLABORADORES A organização investe fortemente na capacitação de pessoas e na formação de profissionais capazes de atender aos desafios do crescimento acelerado Ed Carlos Alves

Leia mais

Competitividade e Resultados: conseqüência do alinhamento de estratégia, cultura e competências.

Competitividade e Resultados: conseqüência do alinhamento de estratégia, cultura e competências. 1 Programa Liderar O Grupo Solvi é um conglomerado de 30 empresas que atua nas áreas de saneamento, valorização energética e resíduos. Como alicerce primordial de seu crescimento encontrase o desenvolvimento

Leia mais

Vivendo de acordo com nossos valores...

Vivendo de acordo com nossos valores... Vivendo de acordo com nossos valores... o jeito Kinross Nossa empresa, Kinross, é uma empresa internacional de mineração de ouro sediada no Canadá, com operações nos Estados Unidos da América, Rússia,

Leia mais

acordo com as diferentes funções, competências e áreas de atuação dos nossos profissionais.

acordo com as diferentes funções, competências e áreas de atuação dos nossos profissionais. sustentabilidade Qualidade em serviços/aprendizagem e desenvolvimento O desenvolvimento profissional é essencial para mantermos a qualidade de nossos serviços, assegurarmos o crescimento da Organização

Leia mais

1. COMISSÃO EXECUTIVA DE RECURSOS HUMANOS

1. COMISSÃO EXECUTIVA DE RECURSOS HUMANOS Governança Corporativa se faz com Estruturas O Itaú se orgulha de ser um banco essencialmente colegiado. A Diretoria atua de forma integrada e as decisões são tomadas em conjunto, buscando sempre o consenso

Leia mais

fazem bem e dão lucro

fazem bem e dão lucro Melhores práticas de fazem bem e dão lucro Banco Real dá exemplo na área ambiental e ganha reconhecimento internacional Reunidos em Londres, em junho deste ano, economistas e jornalistas especializados

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA e CONDUTA GRUPO

CÓDIGO DE ÉTICA e CONDUTA GRUPO CÓDIGO DE ÉTICA e CONDUTA GRUPO invepar índice Apresentação Visão, Missão, Valores Objetivos Princípios Básicos Pág. 4 Pág. 6 Pág. 7 Pág. 8 Abrangência / Funcionários Empresas do Grupo Sociedade / Comunidade

Leia mais

MARCA BRADESCO RECURSOS HUMANOS

MARCA BRADESCO RECURSOS HUMANOS ATIVOS INTANGÍVEIS Embora a Organização não registre seus ativos intangíveis, há evidências da percepção de sua magnitude pelos investidores e que pode ser encontrada na expressiva diferença entre o Valor

Leia mais

CP2007003-Anexo02-BRIEFING.doc 1

CP2007003-Anexo02-BRIEFING.doc 1 ANEXO II BRIEFING Este briefing destina-se às empresas de propaganda que participaram do processo de licitação do Bando de Brasília BRB para contrato de prestação de serviços de publicidade e apresenta

Leia mais

Sustentabilidade nos Negócios

Sustentabilidade nos Negócios Sustentabilidade nos Negócios Apresentação O programa Gestão Estratégica para a Sustentabilidade foi oferecido pelo Uniethos por nove anos. Neste período os temas ligados à sustentabilidade começam a provocar

Leia mais

FIESP Sustentabilidade Financiamentos para PME

FIESP Sustentabilidade Financiamentos para PME FIESP Sustentabilidade Financiamentos para PME Junho/2013 Diretoria de Sustentabilidade Linda Murasawa Brasil SANTANDER NO MUNDO 102 milhões DE CLIENTES 14.392 AGÊNCIAS 186.763 FUNCIONÁRIOS Dezembro de

Leia mais

Unidade IV. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade IV. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade IV Marketing Profª. Daniela Menezes Comunicação (Promoção) Mais do que ter uma ideia e desenvolver um produto com qualidade superior é preciso comunicar a seus clientes que o produto e/ ou serviço

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO 2015 2018 REVISÃO 4.0 DE 09/09/2015

PLANO ESTRATÉGICO 2015 2018 REVISÃO 4.0 DE 09/09/2015 PLANO ESTRATÉGICO 2015 2018 REVISÃO 4.0 DE 09/09/2015 Líderes : Autores do Futuro Ser líder de um movimento de transformação organizacional é um projeto pessoal. Cada um de nós pode escolher ser... Espectador,

Leia mais

Código. de Conduta do Fornecedor

Código. de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor 03/2014 Índice 1. Considerações... 03 2. Decisões... 04 3. Diretrizes... 05 3.1. Quanto à Integridade nos Negócios... 05 3.2. Quanto aos Direitos Humanos Universais... 06

Leia mais

A Integração de Remuneração, Reconhecimento e Recompensa. Luiz Edmundo Rosa São Paulo, 26.03.09

A Integração de Remuneração, Reconhecimento e Recompensa. Luiz Edmundo Rosa São Paulo, 26.03.09 A Integração de Remuneração, Reconhecimento e Recompensa Luiz Edmundo Rosa São Paulo, 26.03.09 AGENDA 1. Posicionando a Remuneração e Reconhecimento 2. Tendências e impactos na Gestão 3. Melhores Práticas:

Leia mais

Processo Único de Federação- PUF

Processo Único de Federação- PUF Processo Único de Federação- PUF 1 1. O que é a FEJEPAR? A Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná FEJEPAR, fundada no ano de 1996 na cidade de Curitiba, é uma instituição sem fins lucrativos,

Leia mais

180 Telefónica, S.A. Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa 2004. Fornecedores

180 Telefónica, S.A. Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa 2004. Fornecedores 180 Telefónica, S.A. Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa 2004 09 Fornecedores Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa 2004 Telefónica, S.A. 181 09/01 Grande número de fornecedores 09/02

Leia mais

LOJAS COLOMBO S/A COMÉRCIO DE UTILIDADES DOMÉSTICAS E CONTROLADAS

LOJAS COLOMBO S/A COMÉRCIO DE UTILIDADES DOMÉSTICAS E CONTROLADAS 1 LOJAS COLOMBO S/A COMÉRCIO DE UTILIDADES DOMÉSTICAS E CONTROLADAS RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO Senhores acionistas: Atendendo às disposições legais e estatutárias, a administração de Lojas Colombo S/A

Leia mais

4 O CASO PETROBRAS 4.1 HISTÓRICO DA PETROBRAS

4 O CASO PETROBRAS 4.1 HISTÓRICO DA PETROBRAS 4 O CASO PETROBRAS 4.1 HISTÓRICO DA PETROBRAS A Petrobras foi criada em 3 de outubro de 1953, pela Lei 2.004, assinada pelo então presidente Getúlio Vargas, em meio a um ambiente de descrédito em relação

Leia mais

Pequenos Negócios no Brasil. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Pequenos Negócios no Brasil. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Pequenos Negócios no Brasil Pequenos Negócios no Brasil Clique no título para acessar o conteúdo, ou navegue pela apresentação completa Categorias de pequenos negócios no Brasil Micro e pequenas empresas

Leia mais

Gestão de Benefícios

Gestão de Benefícios Gestão de Benefícios 2EASY GESTÃO DE BENEFÍCIOS A 2Easy Benefícios é uma unidade de negócios da 2Easy Solutions, reconhecida pelo seu know how em Soluções para Gestão de Pessoas. A 2Easy Benefícios nasceu

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

BB tem lucro líquido recorde nominal de R$ 12,2 bilhões em 2012

BB tem lucro líquido recorde nominal de R$ 12,2 bilhões em 2012 Informativo para a Imprensa São Paulo (SP), 21 de fevereiro de 2013. BB tem lucro líquido recorde nominal de R$ 12,2 bilhões em 2012 Crédito cresce 25% no ano e atinge participação de mercado histórica

Leia mais

Sr (ª). Prefeito (a),

Sr (ª). Prefeito (a), Sr (ª). Prefeito (a), O Banco do Brasil é um dos principais parceiros dos Governos Federal, Estaduais e Municipais na implantação de políticas públicas, projetos e programas impulsionadores do desenvolvimento.

Leia mais

Com o objetivo de continuar aprimorando o modelo de gestão de Minas Gerais, foi lançado, em 2010, o projeto Agenda de Melhorias caminhos para inovar

Com o objetivo de continuar aprimorando o modelo de gestão de Minas Gerais, foi lançado, em 2010, o projeto Agenda de Melhorias caminhos para inovar março de 2012 Introdução Com o objetivo de continuar aprimorando o modelo de gestão de Minas Gerais, foi lançado, em 2010, o projeto Agenda de Melhorias caminhos para inovar na gestão pública. A criação

Leia mais

MBA Gestão Estratégica de Marketing e Vendas

MBA Gestão Estratégica de Marketing e Vendas Página 1 de 6 MBA Gestão Estratégica de Marketing e Vendas Carga Horária: 360 horas/ aulas presenciais + monografia orientada. Aulas: sábados: 8h30 às 18h, com intervalo para almoço. Valor: 16 parcelas

Leia mais

CRM - gestão eficiente do relacionamento com os clientes

CRM - gestão eficiente do relacionamento com os clientes CRM - gestão eficiente do relacionamento com os clientes Mais que implantação, o desafio é mudar a cultura da empresa para documentar todas as interações com o cliente e transformar essas informações em

Leia mais

CARTILHA DA LEI GERAL DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO MUNICÍPIO DE CURITIBA

CARTILHA DA LEI GERAL DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO MUNICÍPIO DE CURITIBA CARTILHA DA LEI GERAL DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO MUNICÍPIO DE CURITIBA Curitiba tem se mostrado uma cidade dinâmica e de grandes oportunidades para os trabalhadores e empreendedores.

Leia mais

Foto: istockphoto.com/propagcomunica. Aqui você é dono

Foto: istockphoto.com/propagcomunica. Aqui você é dono Foto: istockphoto.com/propagcomunica Aqui você é dono A UNICRED/ASACRED tem como seus pilares dois importantes institutos: o cooperativismo, que vem promover a gestão participativa, equitativa e igualitária,

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOFTWARE E INTERNET ASSESPRO REGIONAL PARANÁ

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOFTWARE E INTERNET ASSESPRO REGIONAL PARANÁ APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SOFTWARE E INTERNET ASSESPRO REGIONAL PARANÁ LUÍS MÁRIO LUCHETTA DIRETOR PRESIDENTE GESTÃO 2005/2008 HISTÓRICO

Leia mais

I Congreso LatinoAmericano de Bancarizacion, Micrhofinanzas Y Remesas

I Congreso LatinoAmericano de Bancarizacion, Micrhofinanzas Y Remesas I Congreso LatinoAmericano de Bancarizacion, Micrhofinanzas Y Remesas História da CAIXA O dia 12 de janeiro de 1861 marcou o início da história da CAIXA e de seu compromisso com o povo brasileiro. Foi

Leia mais

Código de. Ética e Conduta. de Fornecedores

Código de. Ética e Conduta. de Fornecedores Código de Ética e Conduta de Fornecedores Fev/2012 Caro Fornecedor, Palavra do Presidente Este Código de Ética e Conduta de Fornecedores busca orientá-lo sobre as diretrizes da relação entre a Cielo e

Leia mais

VISÃO DO GRUPO SANTANDER. 4. Liderança: Vocação de liderança em todos os

VISÃO DO GRUPO SANTANDER. 4. Liderança: Vocação de liderança em todos os Relatório Anual 2005 PERFIL O Santander Banespa figura como um dos maiores conglomerados financeiros do País. Em ativos, o Banco assumiu, desde 2004, a quarta posição entre os bancos privados brasileiros,

Leia mais

MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO

MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO MBA EM GESTÃO COMERCIAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO O programa irá desenvolver no aluno competências sobre planejamento e força de Vendas, bem como habilidades para liderar, trabalhar em equipe, negociar

Leia mais

BIC AMAZÔNIA S.A. RELATÓRIO DE DESEMPENHO SOCIAL JANEIRO DE 2015 I - APRESENTAÇÃO

BIC AMAZÔNIA S.A. RELATÓRIO DE DESEMPENHO SOCIAL JANEIRO DE 2015 I - APRESENTAÇÃO BIC AMAZÔNIA S.A. RELATÓRIO DE DESEMPENHO SOCIAL JANEIRO DE 2015 I - APRESENTAÇÃO A unidade BIC Amazônia está localizada na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, onde são produzidos canetas, lápis,

Leia mais

*Os pontos de vista expressados aqui são meus e não necessariamente representam aqueles do FDIC.

*Os pontos de vista expressados aqui são meus e não necessariamente representam aqueles do FDIC. Orientação Geral para Mandatos de Seguro de Depósito Eficazes Considerações importantes no Projeto de um Mandato Eficaz Disponibilidade de Recursos para um Sistema Eficaz de Seguro de Depósitos: Financiamentos,

Leia mais

A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar, desenvolver e difundir o Marketing Direto no Brasil.

A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar, desenvolver e difundir o Marketing Direto no Brasil. A ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1976 e constituída por pessoas jurídicas e físicas interessadas na aplicação de estratégias e técnicas

Leia mais

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade.

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade. MISSÃO Oferecer serviços imobiliários de qualidade, gerando valor para os clientes, colaboradores, sociedade e acionistas. VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários

Leia mais

1T13 FACT SHEET PERFIL DA COMPANHIA PRESENÇA NO BRASIL: FOCO NA REGIÃO SUL

1T13 FACT SHEET PERFIL DA COMPANHIA PRESENÇA NO BRASIL: FOCO NA REGIÃO SUL FACT SHEET 1T13 PERFIL DA COMPANHIA Fundado em 1928, o Banrisul é um banco múltiplo: comercial, de desenvolvimento e social, controlado pelo Estado do Rio Grande do Sul. A proximidade com o setor público

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG), UMA VISÃO SISTÊMICA ORGANIZACIONAL

MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG), UMA VISÃO SISTÊMICA ORGANIZACIONAL MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG), UMA VISÃO SISTÊMICA ORGANIZACIONAL Alessandro Siqueira Tetznerl (1) : Engº. Civil - Pontifícia Universidade Católica de Campinas com pós-graduação em Gestão de Negócios

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO

FUNDAMENTOS DA GESTÃO A Ultrapar realizou em 2011 um programa de comunicação e disseminação do tema sustentabilidade entre seus colaboradores, com uma série de iniciativas voltadas para o engajamento e treinamento das pessoas.

Leia mais

Política de Gestão de Pessoas

Política de Gestão de Pessoas julho 2010 5 1. Política No Sistema Eletrobras, as pessoas são agentes e beneficiárias do fortalecimento organizacional, contribuindo para a competitividade, rentabilidade e sustentabilidade empresarial.

Leia mais

Seminário "Governança Corporativa: Experiências em Empresas Estatais"

Seminário Governança Corporativa: Experiências em Empresas Estatais Seminário "Governança Corporativa: Experiências em Empresas Estatais" Marco Geovanne Tobias da Silva 17 de maio de 2005 O que é Governança Corporativa? Conjunto de normas de conduta a serem adotadas por

Leia mais

MPE INDICADORES Pequenos Negócios no Brasil

MPE INDICADORES Pequenos Negócios no Brasil MPE INDICADORES Pequenos Negócios no Brasil Categorias de pequenos negócios no Brasil MPE Indicadores MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) Receita bruta anual de até R$ 60 mil MICROEMPRESA Receita bruta

Leia mais

Apresentação Corporativa. Novembro de 2010

Apresentação Corporativa. Novembro de 2010 Apresentação Corporativa Novembro de 2010 Estácio: Breve Histórico Crescimento orgânico Consolidação para liderança nacional IPO Companhia listada Turn around e preparação para o crescimento futuro # de

Leia mais

Sustentabilidade nos Negócios

Sustentabilidade nos Negócios Sustentabilidade nos Negócios Apresentação O programa Gestão Estratégica para a Sustentabilidade foi oferecido pelo Uniethos por nove anos. Neste período os temas ligados à sustentabilidade começam a provocar

Leia mais

Brasília, 9 de maio de 2012

Brasília, 9 de maio de 2012 Brasília, 9 de maio de 2012 Discurso do presidente Alexandre Tombini em evento no Sebrae para lançamento do Plano de Ação para Fortalecimento do Ambiente Institucional para a Adequada Inclusão Financeira

Leia mais

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO Semestre encerrado em 30.06.2000

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO Semestre encerrado em 30.06.2000 RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO Semestre encerrado em 30.06.2000 Senhores Acionistas e Clientes, O Banco do Brasil apurou lucro de R$ 389,9 milhões no primeiro semestre de 2000, assegurando retorno anualizado

Leia mais

Acreditamos em formas criativas e inovadoras de crescimento e desenvolvimento. Elas agregam valor ao cliente

Acreditamos em formas criativas e inovadoras de crescimento e desenvolvimento. Elas agregam valor ao cliente Portfólio QUEM SOMOS Somos uma empresa de consultoria organizacional que vem desenvolvendo e implementando em diversas clientes projetos nas áreas de Gestão Recursos Humanos e Comercial/Vendas. Silmar

Leia mais

Santander Universidades

Santander Universidades Santander Universidades Divisão Global Santander Universidades Brasil São Paulo, 15 de abril de 2010 Divisão Global Santander Universidades 1997 Começo de um projeto ambicioso, singular e único Janeiro

Leia mais

55% da população mundial vive em zonas rurais. 70% da população mundial muito pobre é rural. 1,4 bilhão vive com menos de U$ 1,25/ dia

55% da população mundial vive em zonas rurais. 70% da população mundial muito pobre é rural. 1,4 bilhão vive com menos de U$ 1,25/ dia A pobreza rural 55% da população mundial vive em zonas rurais 70% da população mundial muito pobre é rural 1,4 bilhão vive com menos de U$ 1,25/ dia 1,0 bilhão passa fome 80% dos lugares mais pobres dependem

Leia mais

2013 Inventta Todos os direitos reservados.

2013 Inventta Todos os direitos reservados. Agenda Quem Somos Gerindo a Inovação nas Empresas Estímulos Governamentais à Inovação Resultados da pesquisa FDC/Inventta Conclusões O GRUPO A Inventta é uma consultoria especializada em gestão da inovação,

Leia mais

A Feira do Empreendedor 2014 em São Paulo faz parte de um circuito de feiras que será realizado em vários estados da federação.

A Feira do Empreendedor 2014 em São Paulo faz parte de um circuito de feiras que será realizado em vários estados da federação. 1 A Feira do Empreendedor é um evento de sucesso promovido pelo SEBRAE-SP, com o objetivo de oferecer informação, conhecimento e oportunidade para empresários e futuros empreendedores. A Feira do Empreendedor

Leia mais

A GP no mercado imobiliário

A GP no mercado imobiliário A GP no mercado imobiliário A experiência singular acumulada pela GP Investments em diferentes segmentos do setor imobiliário confere importante diferencial competitivo para a Companhia capturar novas

Leia mais

Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA. Comunicação de Progresso - 2006

Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA. Comunicação de Progresso - 2006 Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA Comunicação de Progresso - 2006 Quem somos: Número de funcionários: 781 Número de empresas listadas: 391 Volume financeiro diário: R$ 2,4 bilhões Market Cap: R$

Leia mais

A Faculdade Certificada pela FGV em Goiás. Acordo de Parceria - Convênios 2011. AFFEGO Associação Funcionários do Fisco de Goiás

A Faculdade Certificada pela FGV em Goiás. Acordo de Parceria - Convênios 2011. AFFEGO Associação Funcionários do Fisco de Goiás A Faculdade Certificada pela FGV em Goiás Acordo de Parceria - Convênios 2011 AFFEGO Associação Funcionários do Fisco de Goiás ACORDO DE PARCERIA - CONVÊNIOS 2011 Preparada Por: Empreza Educação e Serviços

Leia mais

Seguros, Previdência e Capitalização

Seguros, Previdência e Capitalização Seguros, Previdência e Capitalização Análise das contas Patrimoniais e do Resultado Ajustado do Grupo Bradesco de Seguros, Previdência e Capitalização: Balanço Patrimonial Mar10 Dez09 Mar09 Ativo Circulante

Leia mais

PROGRAMA DE PATROCÍNIO DA COELBA

PROGRAMA DE PATROCÍNIO DA COELBA PROGRAMA DE PATROCÍNIO DA COELBA Guia Básico do Proponente Resumo das diretrizes e critérios da Coelba/ Grupo Neoenergia para patrocínios a projetos socioculturais e ambientais. 1 Índice Introdução 2 1.

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGURO GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE

PRINCÍPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGURO GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE PRINCÍPIOS PARA SUSTENTABILIDADE EM SEGURO 2014 GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE O modelo de Gestão da Sustentabilidade do GRUPO SEGURADOR BANCO DO BRASIL E MAPFRE é focado no desenvolvimento de

Leia mais

Recupere a saúde financeira e. garanta um futuro tranquilo Reitoria da UNESP, 13/05/2015

Recupere a saúde financeira e. garanta um futuro tranquilo Reitoria da UNESP, 13/05/2015 Recupere a saúde financeira e garanta um futuro tranquilo Reitoria da UNESP, 13/05/2015 Objetivo geral Disseminar conhecimento financeiro e previdenciário dentro e fora da SP-PREVCOM buscando contribuir

Leia mais