MANUAL DE PRODUTO VICTORIA PROTEÇÃO NÁUTICA

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE PRODUTO VICTORIA PROTEÇÃO NÁUTICA"

Transcrição

1 MANUAL DE PRODUTO VICTORIA PROTEÇÃO NÁUTICA SETEMBRO 2012

2 2 CONCEITO A subscrição de qualquer contrato pressupõe a apreciação do risco em todas as suas vertentes. As normas de subscrição assumem particular importância na análise das variadas situações que são possíveis subscrever no âmbito do VICTORIA Proteção Náutica, servindo também para estabelecer os limites dentro dos quais a VICTORIA Seguros vai aceitar transferência de riscos. Na subscrição, é fundamental poder contar com a precisão e exatidão do proponente do seguro. Por vezes, devido à tipologia da embarcação ou pelo volume de capitais a segurar, justifica-se prévio parecer técnico com a obtenção de informação mais detalhada necessária à sua apreciação. O VICTORIA Proteção Náutica é um seguro com um leque de coberturas muito abrangente, especificamente concebido para Embarcações de Recreio. DEFINIÇÃO DE EMBARCAÇÃO DE RECREIO Considera-se Embarcação de Recreio a embarcação utilizada exclusivamente em diversão, recreação e desportos náuticos sem quaisquer fins lucrativos. Por embarcação entende-se, para efeitos desta apólice, o casco, os motores, equipamentos e acessórios necessários à navegação, os botes, lanchas ou similares, destinados ao serviço exclusivo da embarcação. CLASSIFICAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES DE RECREIO QUANTO À ZONA DE NAVEGAÇÃO As Embarcações de Recreio classificam-se da seguinte forma, quanto à Zona de Navegação: Embarcações Tipo 1 para navegação oceânica, ou seja, sem limite de área; Embarcações Tipo 2 para navegação ao largo, ou seja, até 200 milhas de um porto de abrigo; Embarcações Tipo 3 para navegação costeira, ou seja, até 60 milhas de um porto de abrigo e 25 milhas da costa;

3 3 Embarcações Tipo 4 para navegação costeira restrita, ou seja, até 20 milhas de um porto de abrigo e 6 milhas da costa; Embarcações Tipo 5 para navegação em águas abrigadas, ou seja, junto à costa e em águas interiores: o Embarcações Tipo 5, movidas à vela e motor até 3 milhas de um porto de abrigo; o Embarcações Tipo 5, movidas exclusivamente a remos até 1 milha da costa; o Embarcações Tipo 5, designadas por motos de água ou jet-ski até 1 milha da linha de baixa-mar, desde o nascer e até 1 hora antes do pôr-do-sol. Todas as embarcações do Tipo 5 estão dispensadas de sinalização luminosa, desde que naveguem entre o nascer e o pôr-do-sol. CLASSIFICAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES DE RECREIO QUANTO AO TIPO DE CASCO Embarcações abertas as de boca aberta; Embarcações parcialmente abertas as de boca aberta com cobertura parcial, fixa ou amovível, da zona de vante; Embarcações fechadas com cobertura estrutural completa que evite o embarque de água; Embarcações com convés com pavimento estrutural completo com cobertura protegida por superestruturas, rufos ou gaiutas. CLASSIFICAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES DE RECREIO QUANTO AO SISTEMA DE PROPULSÃO Embarcações a remos o meio principal de propulsão são os remos; Embarcações à vela o meio principal de propulsão são os motores; Embarcações a motor o meio principal de propulsão são os motores; Embarcações à vela e a motor o meio principal de propulsão pode ser indistintamente a vela e/ou motor.

4 4 UTILIZAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES DE RECREIO EM PROVAS DESPORTIVAS Os desportistas que pretendem utilizar as Embarcações de Recreio em provas desportivas só o poderão fazer depois de celebrarem, para cada prova, um Seguro que garanta: No caso da Embarcações à vela, a responsabilidade pelos danos provocados por essas mesmas Embarcações a Terceiros; No caso de Embarcações a motor, a responsabilidade pelos danos provocados por essas mesmas Embarcações participantes nas respetivas provas. CATEGORIA DAS CARTAS As cartas de navegador de recreio podem ter as seguintes categorias: Patrão de alto mar habilita o titular ao comando de Embarcações de Recreio sem limite de área; Patrão de costa habilita o titular ao comando de Embarcações de Recreio em navegação até uma distância da costa que não exceda 25 milhas; Patrão local habilita o titular ao comando de Embarcações de Recreio em navegação à vista da costa, até uma distância máxima de 10 milhas de um porto de abrigo e 5 da costa; Marinheiro habilita o titular ao comando de Embarcações de Recreio até 7m de comprimento, em navegação diurna à distância máxima de 3 milhas da costa e de 6 milhas de um porto de abrigo, com os seguintes limites: o Dos 14 aos 18 anos Embarcações de Recreio até 5 metros, com potência instalada até 22,5kw o Mais de 18 anos Embarcações de Recreio até 7 metros, com potência instalada de 45 kw o Mais de 16 anos Motos de Água e Pranchas Motorizadas (Jet Ski) independentemente da sua potência. Principiante habilita o titular ao comando de Embarcações de Recreio à vela ou a motor, de comprimento até 5 metros e com potência instalada não superior a 4,5kw, em navegação diurna até 1 milha da linha da baixa-mar.

5 5 LEGISLAÇÃO A legislação da Náutica de Recreio (Dec. Lei 124/2004 de 25 de Maio e Portaria 689/01 de 10 de Julho) estabelece a obrigatoriedade de seguro de Responsabilidade Civil por danos causados a Terceiros decorrente do uso de Embarcações de Recreio dos tipos 1, 2, 3, 4 e 5. Não ficam abrangidas por esta obrigatoriedade: Embarcações que não possuam qualquer motor como meio de propulsão; Embarcações à vela de comprimento igual ou inferior a 7 metros; Esquiadores e outros objetos rebocados pela Embarcação de Recreio; Embarcações exclusivamente destinadas a competição, incluindo os barcos a remos de competição, reconhecidas nessa qualidade pelas respetivas federações; As canoas, caiaques, gaivotas, cocos, e outras embarcações de praia desprovidas de motor ou vela, que naveguem até à distância de 300 metros da borda de água; As pranchas à vela; Embarcações utilizadas para fins lucrativos. PÚBLICO - ALVO O VICTORIA Proteção Náutica dirige-se a Clientes que sejam proprietários de Embarcações de Recreio de algum dos tipos acima mencionados e que: Não tenham Seguro de Embarcações de Recreio em vigor; Já possuam um Seguro semelhante, mas que pretendam subscrever Coberturas mais abrangentes e/ou Coberturas Especiais à medida das suas necessidades específicas.

6 6 ARGUMENTOS DE VENDA Para além de dar resposta à obrigatoriedade legal de segurar, o VICTORIA Proteção Náutica disponibiliza ainda: Proteção total para a Embarcação e para os seus Ocupantes Numa só Apólice reúne todas as Coberturas necessárias para garantir os riscos a que, normalmente, as Embarcações de Recreio estão sujeitas prevenindo qualquer evento relacionado com a Navegação de Recreio. Garantias adicionais Na cobertura de Danos à Embarcação, o VICTORIA Proteção Náutica é um dos seguros mais abrangentes do mercado, englobando Garantias inovadoras, das quais destacamos: Tremores de Terra; Erupção Vulcânica ou Raio; Deslizamento e Arrebatamento pelo Mar; Explosão de Motores de Combustão Interna; Atos Maliciosos de Terceiros e Sabotagem; Acidentes causados aquando da Carga ou Descarga de Equipamentos, Maquinaria, Combustível ou Viveres; Despesas de remoção de Escombros/Destroços. Um Seguro feito à medida das necessidades de cada Cliente O VICTORIA Proteção Náutica é o único produto do mercado que permite extensões de cobertura de forma totalmente gratuita, para: Prática de Ski danos causados ao esquiador; Participação em Regatas cláusula de obrigatoriedade legal para participação em regatas; Institute Yacht Clauses Mediante convenção expressa nas Condições Particulares, de acordo com a tipologia das Embarcações, poderão ser subscritos outros riscos.

7 7 Aconselhável para Embarcações Tipo 1 e 2 (Zona de Navegação) e de valor superior a ; Possibilidade de fracionamento do Prémio O prémio pode ser pago em frações semestrais ou trimestrais. ENUMERAÇÃO / DESCRIÇÃO DAS COBERTURAS Coberturas Base Responsabilidade Civil (Seguro Obrigatório); Assistência à Embarcação e seus Ocupantes. Coberturas Complementares Perdas e/ou Danos causados à Embarcação; Acidentes Pessoais dos Ocupantes da Embarcação; Objetos de Uso Pessoal; Assistência Complementar à Embarcação e seus Ocupantes. Responsabilidade Civil O capital Mínimo Obrigatório para este Seguro é de ,00, podendo ser contratados capitais superiores. Caso o Tomador de Seguro pretenda a extensão da cobertura de RC para Espanha, deverá contratar um Capital Mínimo de ,00 (Capital Mínimo Obrigatório em Espanha). A cobertura de Responsabilidade Civil engloba: Danos Materiais ou Corporais causados a Terceiros; Defesa Jurídica do Segurado (só se aplica para Responsabilidade Facultativa); Cauções Judiciais.

8 8 Assistência à Embarcação e seus ocupantes Esta cobertura é totalmente gratuita, e engloba as seguintes garantias: Transporte ou repatriamento sanitário de feridos e doentes; Despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização no estrangeiro; Transporte ou repatriamento de falecidos; Transmissão de mensagens; Gastos de recolha em consequência de avaria ou acidente; Gastos de reboque; Desempanagem no local ou reboque do veículo ligeiro rebocador do barco, por avaria ou acidente; Defesa e reclamação jurídica no estrangeiro; Adiantamento de cauções penais no estrangeiro; Âmbito Territorial: Águas Costeiras de Portugal Continental, Espanha, França e Itália. Perdas e/ou Danos causados à Embarcação Perda total; Perda Total Construtiva; Abandono; Avarias resultantes de encalhe, abalroamento, submersão, incêndio, colisão; Tempestades e Inundações; Tremores de Terra; Erupção Vulcânica ou Raio; Deslizamento e Arrebatamento pelo Mar; Explosão de Motores de combustão interna; Roubo ou tentativa de roubo da embarcação ou de material auxiliar; Atos Maliciosos de Terceiros e Sabotagem; Despesas moderadamente feitas para salvar a embarcação de prejuízos ou perdas cobertas pela apólice, ou para diminuir as suas consequências; Custos relativos a qualquer tentativa, bem sucedida, abandonada ou falhada, de emersão, remoção ou destruição da embarcação naufragada; Despesas de remoção de destroços de quaisquer locais pertencentes ao Segurado ou por ele alugado ou ocupado; Acidentes causados aquando da Carga ou Descarga de Equipamentos, Maquinaria, Combustível ou Víveres;

9 9 Acidentes resultantes do ato de içar ou arrear a Embarcação por quebra de cabos ou erro de manobra do Aparelho; Arrebatamento pelo mar e queda acidental de berço; Transporte por Terra. Acidentes Pessoais Ocupantes da Embarcação O cliente pode optar por qualquer um dos seguintes módulos de Capitais Seguros, por Ocupante: Garantias Capitais Seguros Morte/Invalidez Permanente Despesas de Tratamento Despesas de Funeral Esta cobertura não se aplica a Jet Skis e Motos de água. Objetos de uso pessoal Através desta cobertura ficam garantidas as Perdas e/ou Danos causados aos Objetos de Uso Pessoal pertencentes ao Segurado e/ou familiares, usados em conexão com o uso da Embarcação e declarados na proposta. Ex. Equipamento de mergulho e de pesca. Assistência Complementar à Embarcação e seus Ocupantes Se o cliente pretender, poderá acrescentar às Garantias da Assistência Base, as seguintes: Acompanhamento durante o transporte ou repatriamento sanitário; Acompanhamento da Pessoa Segura hospitalizada; Bilhete de ida e volta para um familiar e respetiva estadia; Prolongamento de estadia em hotel; Transporte ou repatriamento das Pessoas Seguras; Transporte ou repatriamento das Pessoas Seguras ou acompanhantes; Envio de Skipper ou Tripulação; Transporte ou repatriamento dos Ocupantes da Embarcação acidentada, avariada ou roubada; Despesa de Estadia em hotel a aguardar a reparação da Embarcação Segura;

10 10 Despesas de transporte a fim de recuperar a Embarcação Segura; Envio de peças de substituição no estrangeiro. Âmbito Territorial Águas costeiras e interiores de Portugal Continental e regiões autónomas da Madeira a Açores e Espanha. No que se refere à cobertura de Responsabilidade Civil, por opção, poderá ser subscrita a extensão do seu âmbito geográfico com o capital mínimo obrigatório de ,00 para águas costeiras e interiores de Espanha. A subscrição de outro tipo de extensão de âmbito geográfico que não se encontre aqui previsto deverá ser submetida a prévio parecer da Área Técnica da VICTORIA. Ainda que aceite outro tipo de extensão, a cobertura de Assistência tem um âmbito geográfico próprio. NORMAS DE ACEITAÇÃO Normas de Aceitação Automática São aceitáveis ao abrigo do VICTORIA Proteção Náutica, de acordo com as regras estabelecidas, apenas as embarcações de recreio previstas no previstas no produto, mediante: A Embarcação a segurar deve destinar-se única e exclusivamente ao uso particular de recreio do seu proprietário; O limite de idade da Embarcação não deve ser superior a 20 anos; A Embarcação deve encontrar-se registada em Portugal e possuir bandeira Portuguesa; O Contrato de Seguro deve ser celebrado por um ano e seguintes, uma vez que o prémio já considera a habitual utilização sazonal da Embarcação; O valor de Responsabilidade Civil não poderá ultrapassar os ,00; O valor da Embarcação em Perdas e/ou Danos causados à Embarcação não poderá ser superior a ,00.

11 11 Para além das normas de aceitação acima referidas, deverá ainda ser levada em conta a Zona Geográfica de Navegação da Embarcação de Recreio. Assim, a aceitação do Seguro por parte da VICTORIA está condicionada às seguintes Zonas Geográficas de Navegação: Zona 1 Águas Costeiras de Portugal Continental e suas águas interiores navegáveis; Zona 2 Águas Costeiras de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores; Zona 3 Águas Costeiras de Portugal Continental e Costa Sul de Espanha; Zona 4 Águas Costeiras de Portugal Continental e Mar Mediterrâneo até ao paralelo 35 o Este, excluindo a Costa da Líbia. Caso o Cliente pretenda subscrever Capitais e Zonas Geográficas de Navegação diferentes dos indicados, deverá ser contactada a área técnica da VICTORIA. Embarcações com Aceitação Condicionada Consideram-se de aceitação reservada as Propostas para os seguintes tipos de Embarcações (deverá ser submetido a prévio parecer da Área Técnica da VICTORIA): Qualquer situação que não se encontre dentro do âmbito da aceitação automática dos riscos e/ou dos limites mínimos/máximos previstos; Catamarans; Embarcações de madeira, ferro/aço ou contraplacado marítimo com mais de 10 anos (salvo apresentação de relatório de vistoria ao estado e condição do casco e maquinaria; Embarcações em fibra de vidro com mais de 15 anos (salvo apresentação de relatório de vistoria ao estado e condição do casco e maquinaria); Embarcações destinadas exclusivamente a Regatas ou Provas Desportivas; Embarcações pertencentes a escolas náuticas e de aluguer, com ou sem Skipper ou tripulação; Embarcações de recreio com Atividade Comercial Atividade Marítimo-Turística. Outras embarcações desprovidas de motor ou vela.

12 12 Embarcações Não Seguráveis Não poderão ser objeto de Seguro: Barcos Pneumáticos (a menos que sejam botes auxiliares da embarcação principal e se encontrem registados como tal); Barcos a remos; Pranchas de Surf ou Windsurf ; Canoas, Caiaques, Cocos e Pirogas; Protótipos ou Embarcações de auto construção (Kits); Embarcações que estejam a servir de habitação (Home Boats); Embarcações para fins comerciais de pesca, transporte de pessoas e/ou mercadorias; Embarcações de competição de velocidade. Acidentes Pessoais Ocupantes Esta cobertura não se aplica a Jet Skis e Motos de Água.

13 13 TARIFA Responsabilidade Civil (Obrigatória) Capital a Segurar ,00, podendo ser contratados Capitais superiores. Caso o Tomador de Seguro pretenda a extensão da cobertura de R.C. para Espanha, deverá solicitar um Capital Mínimo de ,00 (Capital Mínimo Obrigatório em Espanha). Taxa Total de 0,03024% Perdas e Danos à Embarcação (Embarcações a Motor ou à Vela) Capitais a Segurar e Taxas Totais Taxas Totais Capitais a Segurar ( ) Zona Geográfica de Zona Geográfica de Utilização = 1 e 2 Utilização = 3 e 4 Até ,6600 % 0,8075 % De a ,5000 % 0,6000 % De a ,4700 % 0,5500% De a ,4500% 0,5178 % De a ,4450% 0,5035 % De a ,4300 % 0,4750% De a ,4100 % 0,4608 % Franquia Deverá ser aplicado o maior entre os seguintes valores: o 1,00% sobre o Valor Seguro, no mínimo de 250,00; o 1/3 do valor entre novo e velho aos elementos a seguir mencionados, cuja antiguidade seja superior a 2 anos: Mastros e Mastreação; Velas e seus toldos; Cordame de trabalho; Motores fora de bordo. Os restantes 2/3 ficarão sempre a cargo da VICTORIA Seguros. Estas franquias não se aplicam nos casos de Incêndio, Perda Total ou Perda Total Construtiva.

14 14 Jet Skis e Motos de Água Taxa Total de 3,62% Franquia 3% sobre o Capital Seguro, mínimo de 250,00 Acidentes Pessoais Ocupantes Esta cobertura não se aplica a Jet Skis e Motos de Água Capitais a segurar a Prémios Comerciais (por Ocupante) * Garantias Capitais Seguros Morte/Invalidez Permanente Despesas de Tratamento Despesas de Funeral Prémios Totais (por Ocupante) 2,63 5,25 7,88 13,13 * O número de ocupantes a considerar é sempre o indicado no livrete da Embarcação. Objetos de Uso Pessoal Taxa Total: 4,20% Franquia: 10% do valor dos danos, no mínimo de 25 e no máximo de 50 Assistência Cobertura Base: esta Cobertura é gratuita. Assistência Base Limites indemnização Franquia Transporte ou Repatriamento sanitário de feridos e doentes Ilimitado Sem Franquia Despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização por Pessoa 100 no Estrangeiro Segura e Viagem Transporte ou repatriamento de falecidos Ilimitado Sem Franquia Transmissão de mensagens Ilimitado Gastos de recolha em consequência de avaria ou Acidente dias Gastos de reboque 125 Desempanagem no local ou reboque do veículo ligeiro rebocador 125 do barco, por avaria ou Acidente Defesa e reclamação jurídica no Estrangeiro Ilimitado Sem Franquia Adiantamento de cauções penais no Estrangeiro Custas Processuais Liberdade Provisória Arresto da Embarcação

15 15 Cobertura Complementar: Prémio Total - 26,17 Além da Assistência Base ficam ainda garantidos: Assistência Complementar Limites de Indemnização Franquia Acompanhamento durante o transporte ou repatriamento sanitário Ilimitado Sem Franquia Acompanhamento da Pessoa Segura hospitalizada 60 por dia, no máximo de 420 Bilhete de ida e volta para um familiar e respetiva estadia Transporte Estadia Indemnização máxima Ilimitado Prolongamento de estadia em hotel 60 por dia, no máximo de 420 Transporte ou repatriamento das Pessoas Seguras Ilimitado Transporte ou repatriamento das Pessoas Seguras ou acompanhantes Transporte Estadia Indemnização máxima Envio de Skipper ou Tripulação Transporte ou repatriamento dos Ocupantes da Embarcação acidentada, avariada ou roubada Transporte Veículo de Aluguer Despesas de estadia em hotel a aguardar a reparação da Embarcação Segura Despesas de transporte a fim de recuperar a Embarcação Segura Envio de peças de substituição no estrangeiro Ilimitado Ilimitado Ilimitado 250, no máximo de 2 dias 60 por dia, no máximo de 420 Ilimitado Ilimitado Nota: Na primeira anuidade do seguro, há a acrescentar ao prémio anual, o valor de 2,63 correspondente ao custo de apólice e selo.

16 16 PROCEDIMENTOS Proposta de Seguro para que o seguro seja aceite, é sempre necessário o envio da proposta original devidamente preenchida e assinada pelo Segurado. Valor a Segurar O valor a segurar será declarado pelo Segurado e deverá corresponder ao valor de aquisição da embarcação (valor venal), incluindo os seus Pertences e Extras, tornando-se necessário o envio de uma lista detalhada dos mesmos e respetivos valores. Ocupantes O número máximo de Ocupantes autorizados a transportar na Embarcação é o constante do Livrete da Embarcação. Esquiadores A Responsabilidade Civil dos esquiadores aquáticos a reboque da Embarcação está automaticamente garantida pela apólice. No entanto, é necessário que o Segurado declare na proposta que faz esqui aquático. Assistência à Embarcação e seus Ocupantes Ao contratar a Responsabilidade Civil fica garantido, sem qualquer custo adicional, o Seguro de Assistência à Embarcação e seus Ocupantes (Cobertura Base). Para garantir uma Cobertura mais ampla, é necessário contratar a Assistência Complementar. Objetos de Uso Pessoal Só é possível contratar conjuntamente com a Cobertura de Perdas e/ou Danos causados à Embarcação. Deverá ser enviada à VICTORIA uma lista completa e individualizada dos Objetos a segurar e respetivos valores. Permanência no Estrangeiro A Permanência no estrangeiro não pode exceder os 60 dias por viagem ou deslocação.

17 17 Encargos de Fracionamento Caso o Cliente pretenda, pode optar pelo fracionamento do Prémio, mediante a aplicação dos seguintes encargos: Periodicidade de Pagamento Encargo de Fracionamento Trimestral 3% Semestral 2% Prémios Mínimos - O fracionamento só é possível desde que o valor mínimo de cada fração seja igual ou superior a 51,45 (prémio total). O prémio total anual mínimo aceite pela VICTORIA é de 75,60. GLOSSÁRIO Abandono Faculdade, que o Segurado tem, desde que se verifiquem e cumpram as condições previstas na Lei e nas Condições Gerais da apólice, de abandonar a embarcação ao Segurador, exigindo-lhe o pagamento do valor seguro e transmitindo-lhe, por sua vez, todos os seus direitos sobre o objeto seguro. Arresto Apreensão da embarcação por decisão judicial. Cordame Conjunto dos cabos da embarcação. Embarcação de boca aberta Embarcação, que em toda a sua largura, não tem qualquer cobertura. Fortuna de Mar Todo o acontecimento de caso fortuito ou de força maior, compreendendo os casos ordinários ou extraordinários, voluntários ou involuntários acontecidos no mar ou com o mar por teatro, que a maior prudência e diligência não pode prevenir e ao qual a força humana não pode resistir.

18 18 Mastreação Conjunto dos mastros da embarcação. Navegador de Recreio Pessoa legalmente habilitada para conduzir a embarcação. Perda Total Desaparecimento efetivo ou a destruição total da embarcação. Perda Total Construtiva Verifica-se quando não for tecnicamente viável a reparação da embarcação, ou quando os custos de reparação excedam o seu valor comercial. Pertences Conjunto de aparelhos necessários à navegação e que pertencem à embarcação. Porto de Permanência O porto em que a Embarcação normalmente amarra ou se prevê que permaneça durante um período de tempo superior a 90 dias. Responsabilidade Solidária Tanto o proprietário como o comandante da embarcação são solidariamente responsáveis, independentemente de culpa, pelo ressarcimento dos danos causados a terceiros pela embarcação. Rufos ou Gaiutas Cúpula que cobre a escotilha (abertura no convés), para dar passagem a pessoas e materiais. Skipper Profissional que comanda a Embarcação. Vante Zona da frente de uma embarcação.

19 19 ATIVIDADE MARÍTIMO - TURÍSTICA Definição de Atividade Marítimo-Turística Os serviços de natureza cultural, de lazer, de pesca turística, de promoção comercial e de táxi prestados mediante a utilização de embarcações com fins lucrativos. Âmbito de aplicação do RAMT (Regulamento da Atividade Marítimo-Turística) Aplica-se a todos os operadores marítimo-turísticos e às embarcações por eles utilizadas no exercício da atividade marítimo-turística em todo o território nacional. Definição de Operador Marítimo-Turístico Qualquer pessoa singular ou coletiva, designadamente o empresário em nome individual ou a sociedade comercial, incluindo cooperativas, cujo objeto refira o exercício da atividade marítimoturística, que se encontrem habilitados nos termos do RAMT. Modalidades de exercício da Atividade Marítimo-Turística Passeios marítimo-turísticos com programas previamente estabelecidos e organizados; Aluguer de embarcações com tripulação; Aluguer de embarcações sem tripulação; Serviços efetuados por táxis; Pesca turística; Outros serviços de natureza marítimo-turística prestados com embarcações atracadas ou fundeadas, sem meios de locomoção próprios ou selados; Aluguer de motas de água e de pequenas embarcações dispensadas de registo; Serviços de reboque de equipamentos de carácter recreativo, tais como bananas, paraquedas, esqui aquático.

20 20 Embarcações que podem ser utilizadas na Atividade Marítimo-Turística Registadas como auxiliares, designadas como Marítimo-Turística; Dispensadas de registo; Embarcações de Recreio; Embarcações de comércio que transportam mais de 12 passageiros. Obrigatoriedade do Seguro de Responsabilidade Civil Os operadores para poderem exercer a atividade são obrigados a efetuar e a manter válido um seguro de responsabilidade civil, nos termos definidos no RAMT (Regulamento Atividade Marítimo- Turísticas). Âmbito do Seguro Destinado a cobrir os danos decorrentes da atividade, causados aos utilizadores e a terceiros por ações ou omissões dos operadores, dos seus representantes ou das pessoas ao seu serviço, pelas quais possam ser civilmente responsabilizados; Aplica-se a todo o território nacional; Visa garantir a obrigação de indemnizar estabelecida na lei civil até ao montante obrigatoriamente fixado. Capital obrigatório do Seguro Seja qual for o número de vítimas ou a natureza dos danos por acidentes ou série de acidentes resultantes do mesmo evento, é de: ,00 para os operadores que utilizem embarcações dispensadas de registo e para os operadores que exerçam a atividade na qualidade de inscritos marítimos; ,00 por embarcação que embarquem até 12 pessoas, excluindo tripulação; ,00 por embarcação que embarquem de 12 pessoas a 30 pessoas, excluindo a tripulação; ,00 por embarcação que embarquem mais de 30 pessoas, excluindo a tripulação.

21 21 Legislação aplicável Os artigos 1.º e 2.º do Regulamento da Atividade Marítimo-Turística, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 21/2002, de 31 de Janeiro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 269/2003, de 28 de Outubro, passam a ter a seguinte redação: O Regulamento da Atividade Marítimo-Turística (RAMT) define as regras aplicáveis às embarcações utilizadas por agentes autorizados a exercer a atividade marítimo-turística. O RAMT é aplicável às embarcações utilizadas pelos operadores marítimo-turísticos e empresas de animação turística que exerçam a atividade marítimo-turística, em todo o território nacional. O Decreto-Lei n.º 108/2009 de 15 de Maio no seu Artigo 27º obriga as empresas de animação turística e os operadores marítimo-turísticos a celebrar e a manter válido um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais que cubra os riscos decorrentes de todas as atividades exercidas pela empresa. O capital mínimo, consoante o contrato de seguro a celebrar, deve ser o seguinte: Seguro de Acidentes Pessoais garantindo: Pagamento de um capital de ,00, em caso de morte ou invalidez permanente dos seus clientes, reduzindo-se o capital por morte ao reembolso das despesas de funeral, quando estes tiverem idade inferior a 14 anos. Pagamento das despesas de tratamentos, incluindo internamento hospitalar e medicamentos, até ao montante anual de 3.500,00.

22 22 Normas de Aceitação Atividade com aceitação condicionada, isto é, todos os pedidos de cotação terão de ser enviados para a Direcção Técnica Subscrição Transportes. Tarifa Capital de Responsabilidade Civil para a Atividade Marítimo-Turística de , prémio total de 105,00. Capital de Responsabilidade Civil para a Atividade Marítimo-Turística de , prémio total de 210,00. Capital de Responsabilidade Civil para a Atividade Marítimo-Turística de , prémio total de 262,50.

LIBERTY VELA FICHA DE PRODUTO

LIBERTY VELA FICHA DE PRODUTO FICHA DE PRODUTO O Liberty Vela é um Seguro de Embarcações Particulares de Recreio que garante os danos de Pequenas é Medias Embarcações à Vela, dos respectivos ocupantes, bem como danos causados a terceiros.

Leia mais

PRODUTOS ADICIONAVEIS que na subscrição dão acesso gratuito a SEGUROS E SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA - CARTÕES DE CRÉDITO -

PRODUTOS ADICIONAVEIS que na subscrição dão acesso gratuito a SEGUROS E SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA - CARTÕES DE CRÉDITO - PRODUTOS ADICIONAVEIS que na subscrição dão acesso gratuito a SEGUROS E SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA - CARTÕES DE CRÉDITO - Informações Úteis 1. Cartões/família de cartões Elegíveis e Serviço de Utilização

Leia mais

Seguros BUSINESS SILVER. Acidentes Pessoais em Viagem

Seguros BUSINESS SILVER. Acidentes Pessoais em Viagem BUSINESS SILVER Seguros Acidentes Pessoais em Viagem 50.000 Morte ou invalidez permanente em consequência de acidente em viagem.. morte, certificado de óbito e certidão de habilitação de herdeiros;. invalidez

Leia mais

Segura bem, o teu sonho. >> Seguro Automóvel

Segura bem, o teu sonho. >> Seguro Automóvel Segura bem, o teu sonho. >> Seguro Automóvel >> Mercedes-Benz Seguros A opção mais segura. Optares por um seguro smart é seguramente uma boa escolha. Afinal, os nossos automóveis já são conhecidos por

Leia mais

(1) Inclui o capital de Responsabilidade Civil Obrigatória: 6.000.000 (Danos Materiais/Danos Corporais).

(1) Inclui o capital de Responsabilidade Civil Obrigatória: 6.000.000 (Danos Materiais/Danos Corporais). 1 FICHA DE PRODUTO Produtos Automóvel A N Seguros tem à sua disposição coberturas que são realmente indispensáveis para a segurança do seu Automóvel, construindo uma proteção à sua medida. Esta ficha de

Leia mais

Embarcações de Recreio

Embarcações de Recreio Produto Âmbito Cliente-Alvo Embarcações de Recreio Com a experiência que faz da MAPFRE líder ibérica no Seguro de Embarcações de Recreio, esta solução inovadora e atractiva, garante a responsabilidade

Leia mais

INFORMAÇÕES PRÉ-CONTRATUAIS PARA PARTICULARES RENTING GO EXPRESS

INFORMAÇÕES PRÉ-CONTRATUAIS PARA PARTICULARES RENTING GO EXPRESS INFORMAÇÕES PRÉ-CONTRATUAIS PARA PARTICULARES RENTING GO EXPRESS Valor da retribuição a pagar pelo Cliente 4ª Valor da retribuição a pagar pelo Cliente 1. Os serviços prestados pela LeasePlan em conformidade

Leia mais

Seguro GNB Auto Guia de Produto

Seguro GNB Auto Guia de Produto Fórmulas e Coberturas Coberturas Auto Essencial Auto Standard Auto Maxi Responsabilidade Civil ( 6.000.000 1 ) Assistência em Viagem Proteção dos Ocupantes Quebra Isolada de Vidros Choque, Colisão e Capotamento

Leia mais

REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU. Regulamento Administrativo nº 24/2003

REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU. Regulamento Administrativo nº 24/2003 1 REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU Regulamento Administrativo nº 24/2003 Condições da Apólice Uniforme do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil das Embarcações de Recreio O Chefe do Executivo,

Leia mais

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE CEDÊNCIA E UTILIZAÇÃO DA VIATURA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO COMITÉ OLIMPICO DE PORTUGAL CAPITULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objeto 1. O Presente Regulamento estabelece as condições

Leia mais

Regulamento de Utilização do Centro Náutico de Cheoc-Van

Regulamento de Utilização do Centro Náutico de Cheoc-Van Regulamento de Utilização do Centro Náutico de Cheoc-Van 1 o Objecto 1 O acesso, a permanência e a utilização das instalações do Centro Náutico de Cheoc-Van, adiante designado por Centro, afecto ao Instituto

Leia mais

Ficha de Produto Condominio DECO

Ficha de Produto Condominio DECO Ficha de Produto Condominio DECO Generali Companhia de Seguros S.A. Sede: Rua Duque de Palmela, n.º 11 1269-270 Lisboa Tel.: 213 112 800 Fax: 213 563 067 Email: generali@generali.pt www.generali.pt Capital

Leia mais

Allianz Saúde. Seguro Saúde. Nota de Informação Prévia - Nos termos da Lei aplicável e em vigor à data de contratação.

Allianz Saúde. Seguro Saúde. Nota de Informação Prévia - Nos termos da Lei aplicável e em vigor à data de contratação. Seguro Saúde Allianz Saúde Nota de Informação Prévia - Nos termos da Lei aplicável e em vigor à data de contratação. Informação Geral: Porquê comprar um Seguro de Saúde? Porque a saúde é a base essencial

Leia mais

TOYOTA ASSISTÊNCIA 24 HORAS

TOYOTA ASSISTÊNCIA 24 HORAS TOYOTA ASSISTÊNCIA 24 HORAS Para a Toyota, atender nossos clientes 24 horas é um prazer. Pensando nisso, a Toyota coloca a sua disposição um serviço de assistência com a qualidade que é sua marca registrada:

Leia mais

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 85 TERÇA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO DE 2007

JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 85 TERÇA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO DE 2007 I SÉRIE NÚMERO 85 TERÇA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO DE 2007 ÍNDICE: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA Decreto Legislativo Regional n.º 22/2007/A, de 23 de Outubro: Altera o regime jurídico da atribuição do acréscimo

Leia mais

RESUMO DAS CONDIÇÕES GERAIS EM PODER DA UNICRE SEGURO ONCOLOGIA APÓLICE Nº 3052 - DOENÇA GRUPO ARTIGO PRELIMINAR

RESUMO DAS CONDIÇÕES GERAIS EM PODER DA UNICRE SEGURO ONCOLOGIA APÓLICE Nº 3052 - DOENÇA GRUPO ARTIGO PRELIMINAR RESUMO DAS CONDIÇÕES GERAIS EM PODER DA UNICRE SEGURO ONCOLOGIA APÓLICE Nº 3052 - DOENÇA GRUPO ARTIGO PRELIMINAR O contrato de seguro estabelecido entre a GROUPAMA SEGUROS, S.A., adiante designada por

Leia mais

Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos.

Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos. Ficha técnica 1. TOMADOR DO SEGURO / SEGURADO Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos. São considerados familiares directos: - o cônjuge, desde que viva em

Leia mais

Seguro Embarcações de Recreio

Seguro Embarcações de Recreio Seguro Embarcações de Recreio CONDIÇÕES GERAIS ARTIGO PRELIMINAR Entre a NOSSA NOVA SOCIEDADE DE SEGUROS DE ANGOLA, S.A., adiante abreviadamente referida por Seguradora, e o Tomador do Seguro mencionado

Leia mais

PRODUTOS ADICIONAVEIS que na subscrição dão acesso gratuito a SEGUROS E SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA - CARTÕES DE CRÉDITO -

PRODUTOS ADICIONAVEIS que na subscrição dão acesso gratuito a SEGUROS E SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA - CARTÕES DE CRÉDITO - PRODUTOS ADICIONAVEIS que na subscrição dão acesso gratuito a SEGUROS E SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA - CARTÕES DE CRÉDITO - Informações Úteis 1. Cartões/família de Cartões Elegíveis e Serviço de Utilização

Leia mais

Condições Gerais - Assistência Motocicleta

Condições Gerais - Assistência Motocicleta Condições Gerais - Assistência Motocicleta ARTIGO 1 - DEFINIÇÕES A ) ASSOCIADO: Entende-se por Associado, no caso de pessoas físicas, o proprietário do cartão de crédito ou o condutor da Motocicleta Assistida

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO MAR

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO MAR Diário da República, 1.ª série N.º 196 10 de outubro de 2014 5195 Campo 14 Número de centrais ou refinarias com ativos correspondentes à categoria 5.1; Campo 15 Número de centrais ou refinarias com ativos

Leia mais

INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO AUTOMÓVEL (nos termos do Dec.-Lei n.º 72/2008 de 16 de Abril e do Dec.-Lei n.º291/2007 de 21 de Agosto)

INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO AUTOMÓVEL (nos termos do Dec.-Lei n.º 72/2008 de 16 de Abril e do Dec.-Lei n.º291/2007 de 21 de Agosto) MAPFRE SEGUROS GERAIS, S.A. Matrícula C.R.C Lisboa e NIPC 502 245 816 Capital Social 33.108.650 - CÓDIGO ESTATÍSICO: 1145 17062014 INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO AUTOMÓVEL (nos termos do Dec.-Lei n.º

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS LUXOTOUR

CONDIÇÕES GERAIS LUXOTOUR CONDIÇÕES GERAIS LUXOTOUR As presentes Condições Gerais será sujeita às disposições do Real Decreto 1/2007, de 16 de Novembro, que aprova o texto revisto da Lei Geral para a Defesa dos Consumidores e Usuários

Leia mais

Allianz Saúde Empresas

Allianz Saúde Empresas Seguro Saúde Allianz Saúde Empresas Nota de Informação Prévia - Nos termos da Lei aplicável e em vigor à data de contratação. Informação Geral: Porquê comprar um Seguro de Saúde? Porque o seguro de Saúde

Leia mais

ARTIGO 1.º DEFINIÇÕES ARTIGO 2.º OBJECTO DO CONTRATO ARTIGO 3.º INÍCIO E DURAÇÃO DO CONTRATO. SEGURO REAL VIDA Condições Gerais

ARTIGO 1.º DEFINIÇÕES ARTIGO 2.º OBJECTO DO CONTRATO ARTIGO 3.º INÍCIO E DURAÇÃO DO CONTRATO. SEGURO REAL VIDA Condições Gerais ARTIGO 1.º DEFINIÇÕES 1. Para efeitos do presente contrato entende-se por: Seguradora: a Real Vida Seguros, S.A., que subscreve com o Tomador de Seguro o presente contrato; Tomador de Seguro: A entidade

Leia mais

CÓDIGOS ESTABELECE O REGIME JURÍDICO DE ACESSO E DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE ORGANIZAÇÃO DE CAMPOS DE FÉRIAS

CÓDIGOS ESTABELECE O REGIME JURÍDICO DE ACESSO E DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE ORGANIZAÇÃO DE CAMPOS DE FÉRIAS CÓDIGOS ESTABELECE O REGIME JURÍDICO DE ACESSO E DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE ORGANIZAÇÃO DE CAMPOS DE FÉRIAS TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO A selecção dos textos legislativos disponibilizados

Leia mais

Capítulo 1- Agências de Viagem

Capítulo 1- Agências de Viagem Capítulo 1- Agências de Viagem 1.1- Quadro Sinótico Relativamente ao D.L. n.º 199/2012, de 24 de agosto, transcrito de seguida, os seus artigos n.º s 2, 3, 4, 5 e 6 foram omitidos neste trabalho. Neles

Leia mais

REGULAMENTO DE PREÇOS ÍNDICE ALTERAÇÕES

REGULAMENTO DE PREÇOS ÍNDICE ALTERAÇÕES ÍNDICE 1 Objetivo e campo de aplicação 2 2 Definições 2 3 Referências bibliográficas 2 4 Introdução 2 5 Disposições gerais 2 6 Tabela de Preços para Acreditação de Laboratórios 4 7 Tabela de Preços para

Leia mais

ASSISTÊNCIA 24 HS CONDIÇÕES GERAIS

ASSISTÊNCIA 24 HS CONDIÇÕES GERAIS ASSISTÊNCIA 24 HS CONDIÇÕES GERAIS ARTIGO 1 - DEFINIÇÕES A) USUÁRIO: entende-se por Usuário o titular do Certificado, desde que tenha residência habitual no Brasil e esteja cadastrado em nossa base de

Leia mais

MANUAL ASSISTÊNCIA 24 HORAS

MANUAL ASSISTÊNCIA 24 HORAS MANUAL ASSISTÊNCIA 24 HORAS REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA 24 HORAS A S.O.S ASSISTENCE, oferece inúmeras facilidades, vantagens e serviços aos seus clientes e aos seus veículos, conforme condições gerais previstos

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS LEVE PPR - 2.ª SÉRIE - G763500

CONDIÇÕES GERAIS LEVE PPR - 2.ª SÉRIE - G763500 LEVE PPR - 2.ª SÉRIE - G763500 ARTIGO PRELIMINAR Entre a Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A., adiante designada por Segurador, e o Tomador do Seguro identificado nas Condições Particulares, estabelece-se

Leia mais

REGULAMENTO AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1. Artigo 1.º Objeto

REGULAMENTO AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1. Artigo 1.º Objeto REGULAMENTO DE AJUDAS DE CUSTO E DE TRANSPORTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA 1 Artigo 1.º Objeto O presente regulamento define as normas jurídicas aplicáveis aos atos e formalidades específicas dos

Leia mais

Fundo de Garantia Automóvel

Fundo de Garantia Automóvel Mestrado em Engenharia Automóvel / Pós-Laboral Legislação e Conflito Fundo de Garantia Automóvel Docente: Maria João Escudeiro Mauro Sousa 2140842 Tiago Fialho 2140843 15 de Junho 2015 Índice I Introdução...3

Leia mais

VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI

VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI VALOR GARANTIDO VIVACAPIXXI CONDIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I GENERALIDADES ARTº 1º - DEFINIÇÕES 1. Para os efeitos do presente contrato, considera-se: a) Companhia - a entidade seguradora,, que subscreve com

Leia mais

DECRETO Nº 61.867, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1967.

DECRETO Nº 61.867, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1967. DECRETO Nº 61.867, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1967. Regulamenta os seguros obrigatórios previstos no artigo 20 do Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

ficha de produto automóvel

ficha de produto automóvel ficha de produto automóvel O que é? O Seguro de Automóvel é um seguro que visa garantir o pagamento de indemnizações dos prejuízos sofridos em consequência direta das coberturas e com os limites de indemnização

Leia mais

ALTERNATIVA CLUBE DE BENEFÍCIOS REGULAMENTO DA ASSISTENCIA 24 HORAS

ALTERNATIVA CLUBE DE BENEFÍCIOS REGULAMENTO DA ASSISTENCIA 24 HORAS REGULAMENTO DA ASSISTENCIA 24 HORAS 1 1 REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA 24 HORAS 1.1 - OBJETIVO DO PROGRAMA O programa tem por objetivo prestar um serviço de assistência 24 horas aos associados, a fim de diminuir,

Leia mais

INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO OBRIGATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PORTADORES DE ARMAS (nos termos do Dec.-Lei n.º 72/2008, de 16 de Abril)

INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO OBRIGATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PORTADORES DE ARMAS (nos termos do Dec.-Lei n.º 72/2008, de 16 de Abril) 25032010 INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO OBRIGATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DOS PORTADORES DE ARMAS (nos termos do Dec.-Lei n.º 72/2008, de 16 de Abril) SEGURADOR MAPFRE Seguros Gerais S. A. Sede Social:

Leia mais

CAPÍTULO I - DEFINIÇÕES, OBJETO E GARANTIAS DO CONTRATO CAPÍTULO II - DECLARAÇÃO DO RISCO, INICIAL E SUPERVENIENTE

CAPÍTULO I - DEFINIÇÕES, OBJETO E GARANTIAS DO CONTRATO CAPÍTULO II - DECLARAÇÃO DO RISCO, INICIAL E SUPERVENIENTE Índice SEGURO OBRIGATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CIVIL EMBARCAÇÕES DE RECREIO CONDIÇÕES GERAIS CLÁUSULA PRELIMINAR CAPÍTULO I - DEFINIÇÕES, OBJETO E GARANTIAS DO CONTRATO CLÁUSULA 1ª - DEFINIÇÕES CLÁUSULA

Leia mais

Simulação de Crédito Imobiliário

Simulação de Crédito Imobiliário Simulação de Crédito Imobiliário Data de Impressão: 16-02-2015 19:40 Número de Simulação: 14616112 / x944719 Gestor de Projeto: MIGUEL VELEZ (211126702) Resumo Prestação inicial Prestação Comissão manutenção

Leia mais

OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO

OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE TRANSPORTE AÉREO Dia 17 de Fevereiro entrou em vigor o Regulamento (CE) n.º 261/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Fevereiro de 2004, que estabelece regras

Leia mais

Envio de mecânico para reparo emergencial caso o veículo esteja sem condições de trafegar em decorrência de pane mecânica ou elétrica.

Envio de mecânico para reparo emergencial caso o veículo esteja sem condições de trafegar em decorrência de pane mecânica ou elétrica. MONDIAL AUTO PROTECTION é um conjunto de serviços oferecido exclusivamente a veículos de passeio* com até 15 anos de fabricação. As principais vantagens do MONDIAL AUTO PROTECTION são a tranquilidade e

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BENEFÍCIOS DE ASSISTÊNCIA 24H DA SOMATTO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BENEFÍCIOS DE ASSISTÊNCIA 24H DA SOMATTO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BENEFÍCIOS DE ASSISTÊNCIA 24H DA SOMATTO ÂMBITO TERRITORIAL Os serviços de assistência serão prestados ao associado, em todo Território Brasileiro, conforme limitações estipuladas

Leia mais

CÓDIGOS REGIME DE ACESSO E EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM VEÍCULOS PRONTO-SOCORRO TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO

CÓDIGOS REGIME DE ACESSO E EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM VEÍCULOS PRONTO-SOCORRO TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO CÓDIGOS REGIME DE ACESSO E EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COM VEÍCULOS PRONTO-SOCORRO TERMOS DE DISPONIBILIZAÇÃO E DE UTILIZAÇÃO A seleção dos textos legislativos disponibilizados no sitio

Leia mais

Protecção Vida 55-85. Coberturas Base

Protecção Vida 55-85. Coberturas Base PROTECÇÃO VIDA Protecção Vida 55-85 Coberturas Base 1/10 T E M P O R Á R I O A N U A L R EN O V Á V E L Ramo Vida - Grupo C O N D I Ç Õ E S G E R A I S 2/10 Artigo 1º - DEFINIÇÕES Artigo 2º - DISPOSIÇÕES

Leia mais

1.TOMADOR DO SEGURO/ SEGURADO Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos.

1.TOMADOR DO SEGURO/ SEGURADO Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos. Ficha técnica 1.TOMADOR DO SEGURO/ SEGURADO Poderão contratar este seguro os colaboradores, incluindo os seus familiares directos. São considerados familiares directos: - o cônjuge, desde que viva em carácter

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS ORGANIZAÇÃO

CONDIÇÕES GERAIS ORGANIZAÇÃO CONDIÇÕES GERAIS O presente programa/ catálogo é o documento informativo no qual se inserem as presentes condições gerais, dele fazendo parte integrante e que constituem, na ausência de documento autónomo

Leia mais

Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral

Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral Crédito Habitação BPI - Ficha de Informação Geral Mutuante Banco BPI, S.A. Sede: Rua Tenente Valadim, 284 4100-476 PORTO Sociedade Aberta, Capital Social 1.293.063.324,98, matriculada na CRCP sob o número

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS REGULAMENTO MUNICIPAL DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE RECINTOS DE ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS PÚBLICOS PREÂMBULO O regime jurídico geral aplicável aos recintos de espectáculos e divertimentos públicos

Leia mais

INFORMAÇÕES PRÉ-CONTRATUAIS SEGURO AUTOMÓVEL LIBER 3G EMPRESAS

INFORMAÇÕES PRÉ-CONTRATUAIS SEGURO AUTOMÓVEL LIBER 3G EMPRESAS A. SEGURADOR PROTEÇÃO DA ATIVIDADE INFORMAÇÕES PRÉ-CONTRATUAIS SEGURO AUTOMÓVEL LIBER 3G EMPRESAS Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A.. B. PRODUTO Liber 3G Empresas. C. COBERTURAS E CAPITAIS SEGUROS

Leia mais

A SOLUÇÃO CONTRA OS IMPREVISTOS

A SOLUÇÃO CONTRA OS IMPREVISTOS peugeot.pt A SOLUÇÃO CONTRA OS IMPREVISTOS AVARIA & ACIDENTE 8 ANOS DE ASSISTÊNCIA EM VIAGEM GRATUITA 800 206 366 24h/DIA 7DIAS/semana ServiÇO Peugeot, Olhamos pelo seu Peugeot como ninguém ANEXO1 CONDIÇÕES

Leia mais

No caso de menores de 14 anos, por imperativo legal, a cobertura fica reduzida a Invalidez Permanente.

No caso de menores de 14 anos, por imperativo legal, a cobertura fica reduzida a Invalidez Permanente. CARTÃO MUNDO 1 2 3 RESUMO DO PROGRAMA DE SEGUROS ACIDENTES PESSOAIS Definições Viagem é qualquer deslocação em transporte público, incluindo a permanência nos locais de embarque, de desembarque e de transferência,

Leia mais

ficha de produto multirriscos habitação

ficha de produto multirriscos habitação ficha de produto multirriscos habitação O que é? O Seguro de multirriscos habitação é um seguro que visa garantir os edifícios ou fracções de edifícios destinados à habitação permanente do Segurado e construídos

Leia mais

PADEL SEGURO DESPORTIVO ÉPOCA 2016 (ACIDENTES PESSOAIS) Manual de Procedimentos E Serviços Médicos Convencionados 1/7

PADEL SEGURO DESPORTIVO ÉPOCA 2016 (ACIDENTES PESSOAIS) Manual de Procedimentos E Serviços Médicos Convencionados 1/7 PADEL SEGURO DESPORTIVO ÉPOCA 2016 (ACIDENTES PESSOAIS) Manual de Procedimentos E Serviços Médicos Convencionados 1/7 Padel SEGURO DESPORTIVO ÉPOCA 2016 Manual de Procedimentos e Serviços Médicos Convencionados

Leia mais

2.O contrato de seguro pode garantir, nos termos e limites para o efeito fixados nas condições especiais e particulares, a seguinte cobertura:

2.O contrato de seguro pode garantir, nos termos e limites para o efeito fixados nas condições especiais e particulares, a seguinte cobertura: Seguro de Internamento ACP INFORMAÇÕES PRÉ-CONTRATUAIS - A entregar ao Titular do Seguro A - SEGURADOR Groupama Seguros, S.A., entidade legalmente autorizada para a exploração do seguro de Saúde. B - PRODUTO

Leia mais

Condições Contratuais Seguro Transporte Internacional Cobertura Básica Restrita Nº 14 Processo SUSEP nº 15414.901332/2014-22 Versão 1.

Condições Contratuais Seguro Transporte Internacional Cobertura Básica Restrita Nº 14 Processo SUSEP nº 15414.901332/2014-22 Versão 1. Cobertura Básica Restrita Nº 14 PARA CARVÃO (EMBARQUES AQUAVIÁRIOS E TERRESTRES) Cláusula 1 Riscos Cobertos 1.1. A presente cobertura tem por objetivo indenizar, ao Segurado, os prejuízos que venha a sofrer

Leia mais

REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA 24H MAPFRE WARRANTY - AUTO BÁSICO

REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA 24H MAPFRE WARRANTY - AUTO BÁSICO REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA 24H MAPFRE WARRANTY - AUTO BÁSICO 1. DEFINIÇÕES Acidente: é a ocorrência de qualquer fato danoso e imprevisível produzido no veículo, tais como: colisão, abalroamento ou capotagem

Leia mais

M A R I N A D E A L B U F E I R A A L B U M A R I N A - S O C I E D A D E G E S T O R A D E M A R I N A S S. A REGULAMENTO INTERNO

M A R I N A D E A L B U F E I R A A L B U M A R I N A - S O C I E D A D E G E S T O R A D E M A R I N A S S. A REGULAMENTO INTERNO M A R I N A D E A L B U F E I R A A L B U M A R I N A - S O C I E D A D E G E S T O R A D E M A R I N A S S. A REGULAMENTO INTERNO DO EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE MARITIMO TURÍSTICA NA Índice Capitulo I Disposições

Leia mais

REGIMENTO INTERNO 9º SEDE NÁUTICA

REGIMENTO INTERNO 9º SEDE NÁUTICA REGIMENTO INTERNO 9º SEDE NÁUTICA HANGARAGEM DE EMBARCAÇÕES 9.1- O Iate Clube da Bahia, dependendo do espaço físico disponível, poderá aceitar para abrigo em seco, nas dependências da Sede Náutica as embarcações

Leia mais

RUMO SEGURO EMBARCAÇÕES DE RECREIO

RUMO SEGURO EMBARCAÇÕES DE RECREIO PROTEÇÃO DE BENS CONDIÇÕES GERAIS 013 CONDIÇÕES ESPECIAIS 808 29 39 49 fidelidade.pt Fidelidade Companhia de Seguros, S.A. NIPC e Matrícula 500 918 880, na CRC Lisboa Sede: Largo do Calhariz, 30 1249001

Leia mais

Condições contratuais gerais TVCABO?

Condições contratuais gerais TVCABO? Condições contratuais gerais TVCABO? 1. OBJECTO 1.1. As presentes Condições Gerais regulam, em conjunto com os seus Anexos e os demais elementos referidos nas mesmas (conjuntamente Condições dos Produtos

Leia mais

Condições Gerais de Prestação do Serviço Telefónico Acessível ao Público num Local Fixo através de Cartão Virtual de Chamadas 1.

Condições Gerais de Prestação do Serviço Telefónico Acessível ao Público num Local Fixo através de Cartão Virtual de Chamadas 1. Condições Gerais de Prestação do Serviço Telefónico Acessível ao Público num Local Fixo através de Cartão Virtual de Chamadas da MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., com sede na Av. Fontes

Leia mais

Âmbito. 2 - Um «transportador» é qualquer pessoa física ou jurídica ou qualquer empresa autorizada, quer na República Portuguesa, quer na

Âmbito. 2 - Um «transportador» é qualquer pessoa física ou jurídica ou qualquer empresa autorizada, quer na República Portuguesa, quer na Decreto do Governo n.º 18/86 Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federal da Áustria Relativo ao Transporte Rodoviário Internacional de Passageiros e Mercadorias O Governo

Leia mais

Guia de Cliente Seguro de Saúde

Guia de Cliente Seguro de Saúde 1 2 Índice O que está coberto pelo meu Seguro de Saúde? Qual o valor máximo pago pelo Segurador por ano por cada cobertura? O que tenho de pagar quando utilizar o Seguro de Saúde? Tabela de Franquias e

Leia mais

PROPOSTA ÉPOCA DESPORTIVA 2012 / 2013

PROPOSTA ÉPOCA DESPORTIVA 2012 / 2013 PROPOSTA ÉPOCA DESPORTIVA 2012 / 2013 Proponente: Federação Portuguesa de Rugby Pág. 1 SEGURO DESPORTIVO DE ACIDENTES PESSOAIS ( Decreto-Lei Nº. 10/2009 ) FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY ÉPOCA DESPORTIVA

Leia mais

V Inscrições 1. No acto da inscrição o participante deverá entregar toda a documentação solicitada e devidamente preenchida.

V Inscrições 1. No acto da inscrição o participante deverá entregar toda a documentação solicitada e devidamente preenchida. I Entidade Organizadora AFUM Associação de Funcionários da Universidade do Minho (AFUM), Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Contribuinte n.º 503595772, número de registo 65/DRN. II Objectivo e caracterização

Leia mais

Condições Gerais Assistência 24 Horas Caminhão

Condições Gerais Assistência 24 Horas Caminhão Condições Gerais Assistência 24 Horas Caminhão 1. Objeto dos Serviços 1.1 Ao contratar os serviços de Assistência 24 horas para veículos, a Contratante declara estar de acordo e ciente das condições previstas

Leia mais

1.1.2. A CONTRATADA se responsabilizará apenas pelo custo de mão-de-obra de conserto empregada no local, no momento do atendimento emergencial.

1.1.2. A CONTRATADA se responsabilizará apenas pelo custo de mão-de-obra de conserto empregada no local, no momento do atendimento emergencial. SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA AUTO 24 HORAS 1.1. SOCORRO LOCAL 1.1.1. A CONTRATADA disponibilizará um socorro de emergência para o veículo impossibilitado de se locomover em decorrência de PANE MECÂNICA OU ELÉTRICA.

Leia mais

ÍNDICE OBJETIVO DO PROGRAMA DEFINIÇÕES E COBERTURAS COBERTURAS ASSISTÊNCIA AO VEÍCULO ASSISTÊNCIA A PESSOAS EXCLUSÕES

ÍNDICE OBJETIVO DO PROGRAMA DEFINIÇÕES E COBERTURAS COBERTURAS ASSISTÊNCIA AO VEÍCULO ASSISTÊNCIA A PESSOAS EXCLUSÕES 02 ÍNDICE OBJETIVO DO PROGRAMA DEFINIÇÕES E COBERTURAS COBERTURAS ASSISTÊNCIA AO VEÍCULO ASSISTÊNCIA A PESSOAS EXCLUSÕES 03 03 04 04 06 07 03 OBJETIVO DO PROGRAMA Este programa objetiva prestar um atendimento

Leia mais

O Segurado poderá acessar o conjunto de serviços da Assistência 24 Horas, nas situações especificadas neste manual, durante a vigência de sua apólice.

O Segurado poderá acessar o conjunto de serviços da Assistência 24 Horas, nas situações especificadas neste manual, durante a vigência de sua apólice. UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DA ASSISTÊNCIA 24 HORAS O Segurado poderá acessar o conjunto de serviços da Assistência 24 Horas, nas situações especificadas neste manual, durante a vigência de sua apólice. Durante

Leia mais

Para não correntistas, as compras e saques no Brasil e exterior serão realizados na função crédito, a débito da fatura do cartão de crédito.

Para não correntistas, as compras e saques no Brasil e exterior serão realizados na função crédito, a débito da fatura do cartão de crédito. BRB MasterCard Gold O cartão BRB MasterCard Gold é um dos mais completos cartões de crédito internacionais do mercado. Aceito em mais de 32 milhões de estabelecimentos credenciados à Rede MasterCard.Conheça

Leia mais

ficha de produto automóvel 2Rodas

ficha de produto automóvel 2Rodas ficha de produto automóvel 2Rodas O que é? O Seguro auto 2Rodas é um seguro que visa garantir o pagamento de indemnizações dos prejuízos sofridos em consequência direta das coberturas e com os limites

Leia mais

FIDELIDADE PROTEÇÃO FUNERAL. 808 29 39 49 fidelidade.pt CONDIÇÕES GERAIS PROTEÇÃO PESSOAL E FAMILIAR

FIDELIDADE PROTEÇÃO FUNERAL. 808 29 39 49 fidelidade.pt CONDIÇÕES GERAIS PROTEÇÃO PESSOAL E FAMILIAR PROTEÇÃO PESSOAL E FAMILIAR FIDELIDADE PROTEÇÃO FUNERAL CONDIÇÕES GERAIS 808 29 39 49 fidelidade.pt Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A. NIPC e Matrícula 500 918 880, na CRC Lisboa Sede: Largo do Calhariz,

Leia mais

Que tipo de trabalhadores se encontra abrangido pelo seguro de acidentes de trabalho por conta de outrem?

Que tipo de trabalhadores se encontra abrangido pelo seguro de acidentes de trabalho por conta de outrem? Qual a importância do seguro de acidentes de trabalho? Desde 1913 que é reconhecida em Portugal a obrigatoriedade de as entidades empregadoras repararem as consequências dos acidentes de trabalho sofridos

Leia mais

Você pode contar com vários serviços em situações emergenciais.

Você pode contar com vários serviços em situações emergenciais. CARO ASSOCIADO Você pode contar com vários serviços em situações emergenciais. Este é o manual da assistência 24 horas, no qual constam todas as informações necessárias para ajudá-lo no seu dia-a-dia.

Leia mais

REGULAMENTO DO AUDITÓRIO DA CASA DO ESTUDANTE DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

REGULAMENTO DO AUDITÓRIO DA CASA DO ESTUDANTE DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Regulamento do Auditório da Casa do Estudante 2012 REGULAMENTO DO AUDITÓRIO DA CASA DO ESTUDANTE DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO Preâmbulo O Auditório da Casa do Estudante constitui um

Leia mais

REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS do Montepio Geral Associação Mutualista Título II DISPOSIÇÕES PARTICULARES - MODALIDADES INDIVIDUAIS

REGULAMENTO DE BENEFÍCIOS do Montepio Geral Associação Mutualista Título II DISPOSIÇÕES PARTICULARES - MODALIDADES INDIVIDUAIS Artigo 1.º (Definições e Interpretação) 1. Nesta Secção, os termos e expressões iniciados por maiúsculas têm o significado que lhes é atribuído no Título VI (Glossário) do Regulamento. 2. Em caso de conflito

Leia mais

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DE AGENTES DESPORTIVOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS

SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DE AGENTES DESPORTIVOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS DE AGENTES DESPORTIVOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS ÉPOCA DESPORTIVA 2014/15 Seguro Desportivo Página 1 1. - DEFINIÇÕES De acordo com as Condições Gerais da Apólice de Acidentes

Leia mais

ACADEMIA PIONEIROS Férias

ACADEMIA PIONEIROS Férias sempre a mexer (regime OCUPAÇÃO ABERTA) Regulamento Interno Férias 2013 Art.º 1 - Informações Gerais 1. As Férias Academia decorrem nas instalações da Academia Pioneiros e seus parceiros, em regime fechado;

Leia mais

Condições Gerais Norwegian Cruise Line

Condições Gerais Norwegian Cruise Line Condições Gerais Norwegian Cruise Line 1. CONFIRMAÇÃO DA VIAGEM A confirmação da viagem da NCL (Bahamas) Ltd., negociando como Norwegian Cruise Line (a seguir Norwegian), é a aceitação do seu pedido de

Leia mais

SEGURO AUTOMÓVEL TRADICIONAL CONDIÇÕES GERAIS - 24 CONDIÇÕES ESPECIAIS. 808 29 39 49 fidelidade.pt

SEGURO AUTOMÓVEL TRADICIONAL CONDIÇÕES GERAIS - 24 CONDIÇÕES ESPECIAIS. 808 29 39 49 fidelidade.pt SEGURO AUTOMÓVEL TRADICIONAL CONDIÇÕES GERAIS - 24 CONDIÇÕES ESPECIAIS 808 29 39 49 fidelidade.pt Fidelidade - Companhia de Seguros, S.A. NIPC e Matrícula 500 918 880, na CRC Lisboa - Sede: Largo do Calhariz,

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE REMOÇÃO E DEPÓSITO DE VEÍCULOS DO CONCELHO DE LAMEGO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE REMOÇÃO E DEPÓSITO DE VEÍCULOS DO CONCELHO DE LAMEGO REGULAMENTO MUNICIPAL DE REMOÇÃO E DEPÓSITO DE VEÍCULOS DO CONCELHO DE LAMEGO [Aprovado pela Câmara Municipal na sua reunião ordinária realizada a 3 de abril de 2012 e na sessão ordinária da Assembleia

Leia mais

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal

Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal Município de Alfândega da Fé Câmara Municipal REGULAMENTO INTERNO DE USO DE VEÍCULOS MUNICIPAIS Artigo 1º Objectivo O Regulamento Interno de Uso de Veículos Municipais visa definir o regime de utilização

Leia mais

Seguro Auto Montepio Flex Coberturas e Garantias

Seguro Auto Montepio Flex Coberturas e Garantias Quadro síntese das Coberturas/Garantias Coberturas Módulo "S" Módulo "M" Módulo "L" Special Leasing Special Pesados Special Ciclom. e Motoc. Responsabilidade Civil 6.000.000,00 50.000.000,00 6.000.000,00

Leia mais

Aviso do Banco de Portugal n. o 10/2014

Aviso do Banco de Portugal n. o 10/2014 Aviso do Banco de Portugal n. o 10/2014 Índice Texto do Aviso Texto do Aviso Assunto: Assunto Mod. 99999910/T 01/14 Com a publicação do Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 de junho, que transpôs para a ordem

Leia mais

Plano Proteção Vencimento. Condições Gerais e Especiais da Apólice

Plano Proteção Vencimento. Condições Gerais e Especiais da Apólice Ocidental - Companhia Portuguesa de Seguros, SA. Sede: Av. Dr. Mário Soares (Tagus Park), Edifício 10, Piso 1, 2744-002 Porto Salvo. Pessoa coletiva n.º-501_836_918, matriculada sob esse número na Conservatória

Leia mais

REGULAMENTO DO BENEFÍCIO DE ATENDIMENTO 24 HORAS

REGULAMENTO DO BENEFÍCIO DE ATENDIMENTO 24 HORAS 1. TABELA DE PLANOS, SERVIÇOS, FRANQUIAS E LIMITES: 1.1. Serão aplicadas as condições previstas nas Tabelas constantes no anexo I deste Regulamento (páginas 11, 12 e 13). 1.2. Fica definido como uma saída,

Leia mais

ASSISTENCIA 24 HORAS AO ALUNO

ASSISTENCIA 24 HORAS AO ALUNO ASSISTENCIA 24 HORAS AO ALUNO 1. Objetivo Fornecimento de serviços de Assistência 24 horas Escolar, com as seguintes características: Abrangência: Território Nacional e exterior; Contratação: Compulsória;

Leia mais

INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO DE VIDA LIGADO A FUNDOS DE INVESTIMENTO (UNIT LINKED) MAPFRE INVESTIMENTO DINÂMICO (Não Normalizado)

INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO DE VIDA LIGADO A FUNDOS DE INVESTIMENTO (UNIT LINKED) MAPFRE INVESTIMENTO DINÂMICO (Não Normalizado) 21102015 INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL SEGURO DE VIDA LIGADO A FUNDOS DE INVESTIMENTO (UNIT LINKED) MAPFRE INVESTIMENTO DINÂMICO (Não Normalizado) (nos termos do Dec.-Lei n.º 72/2008 de 16 de Abril) SEGURADOR

Leia mais

REGULAMENTO DE SEGURANÇA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E DE SUPORTE LOGÍSTICO PARA A EDP

REGULAMENTO DE SEGURANÇA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E DE SUPORTE LOGÍSTICO PARA A EDP Natureza do documento Versão Data Emissor Procedimento de Segurança (DPS) R7 18-03-2014 EDP Valor Direção de Segurança e Saúde Lista de Distribuição: Direções e Unidades do Centro Corporativo Empresas

Leia mais

Regulamento da Biblioteca do Instituto de Seguros de Portugal. Capítulo I ASPECTOS GERAIS

Regulamento da Biblioteca do Instituto de Seguros de Portugal. Capítulo I ASPECTOS GERAIS Regulamento da Biblioteca do Instituto de Seguros de Portugal Capítulo I ASPECTOS GERAIS Artigo 1.º Objecto 1. O presente Regulamento estabelece um conjunto de normas a serem observadas e cumpridas pelos

Leia mais

NOTA JUSTIFICATIVA. Normas de Utilização das Embarcações Tradicionais

NOTA JUSTIFICATIVA. Normas de Utilização das Embarcações Tradicionais NOTA JUSTIFICATIVA O varino Amoroso e os botes-de-fragata denominados Gaivotas e Baía do Seixal são propriedade da Câmara Municipal do Seixal, como espólio museológico integrado no Ecomuseu Municipal do

Leia mais

Junta de Freguesia de S. Victor Município de Braga Regulamento Geral de Taxas e Licenças

Junta de Freguesia de S. Victor Município de Braga Regulamento Geral de Taxas e Licenças Junta de Freguesia de S. Victor Município de Braga Regulamento Geral de Taxas e Licenças da Freguesia de S. Victor 1 REGULAMENTO GERAL DE TAXAS E LICENÇAS FREGUESIA DE S. VICTOR Em conformidade com o disposto

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES. Rubrica: Seven Seas Explorer Viagem Inaugural 20 de julho de 2016

TERMOS E CONDIÇÕES. Rubrica: Seven Seas Explorer Viagem Inaugural 20 de julho de 2016 TERMOS E CONDIÇÕES PEDIMOS QUE LEIA COM ATENÇÃO ESTAS IMPORTANTES INFORMAÇÕES, POIS, ESTES SÃO OS TERMOS E CONDIÇÕES DO CONTRATO LEGAL ENTRE VOCÊ, NA CONDIÇÃO DE NOSSO HÓSPEDE, E A SEVEN SEAS CRUISES S.

Leia mais

REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA ACP

REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA ACP 1. ASSISTÊNCIA EM VIAGEM ACP REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA ACP A ASSISTÊNCIA EM VIAGEM ACP responde às necessidades: do veículo, através da desempanagem e reboque; das pessoas, neste caso particular com cobertura

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES 1. DEFINIÇÕES

TERMOS E CONDIÇÕES 1. DEFINIÇÕES TERMOS E CONDIÇÕES A prestação de serviços de Promoção de Negócios Customizada submete-se às disposições da Proposta e a estes Termos e Condições, os quais estabelecem juntos, para todos os fins legais,

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Seguro Social Voluntário

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social. Seguro Social Voluntário Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social Seguro Social Voluntário Ficha Técnica Autor: (DGSS) - Divisão dos Instrumentos Informativos - Direção de Serviços da Definição

Leia mais

ALLIANZ HELP ASSISTÊNCIA MOTO ANUAL STANDARD

ALLIANZ HELP ASSISTÊNCIA MOTO ANUAL STANDARD ALLIANZ HELP ASSISTÊNCIA MOTO ANUAL STANDARD Sempre que precisar utilizar sua Assistência, entre em contato com a CENTRAL DE ATENDIMENTO Allianz Global Assistance: 0800 770 4374 (território nacional) 1

Leia mais

APÓLICEDESEGURO AUTOMÓVEL

APÓLICEDESEGURO AUTOMÓVEL APÓLICEDESEGURO AUTOMÓVEL Í N D I C E CONDIÇÕES GERAIS Pág. Seguro Obrigatório ( Parte I ) 1 Seguro Facultativo ( Parte II ) 8 Sistema de Bonificações e Agravamentos por Sinistralidade 11 CLÁUSULAS PARTICULARES

Leia mais