MANUAL DO SUPERVISOR DE ESTAGIÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO SUPERVISOR DE ESTAGIÁRIO"

Transcrição

1 MANUAL DO SUPERVISOR DE ESTAGIÁRIO Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO: PERGUNTAS E RESPOSTAS: O que é estágio? O que é estágio obrigatório? O que é estágio não obrigatório? Quem pode contratar estagiário? Quem pode ser estagiário? O estágio é uma relação de emprego? Quais requisitos devem ser observados na concessão do estágio? SÃO OBRIGAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM RELAÇÃO AO ESTUDANTE: SÃO OBRIGAÇÕES DA PARTE CONCEDENTE (PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA) DO ESTÁGIO: SÃO OBRIGAÇÕES DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA- ESCOLA (CIEE) DO ESTÁGIO: SÃO OBRIGAÇÕES DO ESTAGIÁRIO: QUAL A CARGA HORÁRIA DA JORNADA DIÁRIA DE ESTÁGIO? COMO DEVE SER FEITA A CONCESSÃO DOS DESCANSOS DURANTE A JORNADA DO ESTÁGIO? NOS DIAS DE PROVA PODERÁ HAVER REDUÇÃO DA JORNADA? QUAL O PRAZO DE DURAÇÃO DO ESTÁGIO? QUANDO O ESTÁGIO SERÁ NECESSÁRIAMENTE REMUNERADO? AS AUSÊNCIAS DO ESTAGIÁRIO PODEM SER DESCONTADAS DO VALOR DA BOLSA-ESTÁGIO? DE QUE FORMA PODERÁ SER CONCEDIDO O RECESSO REMUNERADO AO ESTAGIÁRIO? O QUE É TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO? O QUE É TERMO ADITIVO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO? O TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO PODE SER RESCINDIDO ANTES DO SEU TÉRMINO? QUEM É O(A) SUPERVISOR(A)? SÃO OBRIGAÇÕES DO(A) SUPERVISOR(A): PROCEDIMENTOS PARA A CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO(A): DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA QUE O(A) ESTAGIÁRIO(A) DEVERÁ PROVIDENCIAR: SOLICITAÇÃO DE VALE TRANSPORTE: FREQÜÊNCIA DO ESTAGIÁRIO E O RESPECTIVO PAGAMENTO DA BOLSA AUXÍLIO: Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

3 23. PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PROCEDIMENTOS PARA O DESLIGAMENTO DE ESTAGIÁRIO(A): CALENDÁRIO DA INTEGRAÇÃO DE NOVOS ESTAGIÁRIOS DO EXERCÍCIO DE 2014: CRONOGRAMA MENSAL DO FECHAMENTO DA FOLHA DE PAGAMENTO DE ESTAGIÁRIOS : TELEFONE DO CIEE: ANEXO I ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO (PASSO A PASSO) Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

4 MANUAL DO(A) SUPERVISOR(A) 1. APRESENTAÇÃO: O Presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em 25 de setembro de 2008, a Lei Nº Esta Lei dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº , de 1º de maio de 1943, e a Lei nº , de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nºs , de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei nº , de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6º da Medida Provisória nº , de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. A Prefeitura Municipal de Limeira celebrou Convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) visando o desenvolvimento de atividades para promoção da integração ao mercado de trabalho, de acordo com a Constituição Federal, através da operacionalização de programas de Estágio de Estudantes. O candidato a estágio deve estar cadastrado no CIEE. 2. PERGUNTAS E RESPOSTAS: 1. O que é estágio? A Lei nº /2008 define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso. 2. O que é estágio obrigatório? É o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma ( 1º do art. 2º da Lei nº /2008). 3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e não obrigatória ( 2º do art. 2º da Lei nº /2008). Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

5 4. Quem pode contratar estagiário? As pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Também os profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos, podem oferecer estágio. 5. Quem pode ser estagiário? Estudantes que estiverem freqüentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio e que possuam cadastro junto ao Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE. 6. O estágio é uma relação de emprego? Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários. (arts. 3º e 15 da Lei nº /2008). 7. Quais requisitos devem ser observados na concessão do estágio? O cumprimento dos incisos estabelecidos no art. 3º da Lei nº /2008: matrícula e freqüência regular do educando; celebração de termo de compromisso entre o estudante, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; e compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso. 3. SÃO OBRIGAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM RELAÇÃO AO ESTUDANTE: 1. Celebrar termo de compromisso com o estudante ou com seu representante ou assistente legal, quando ele for absoluta ou relativamente incapaz, e com a parte concedente, indicando as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar; 2. Avaliar as instalações da parte da concedente do estágio e sua adequação à formação cultural e profissional do estudante; Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

6 3. Indicar professor orientador da área a ser desenvolvida no estágio como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário; 4. Exigir do estagiário a apresentação periódica, em prazo não superior a seis meses, de relatório das atividades, do qual deverá constar visto do orientador da instituição de ensino e do supervisor da parte concedente ( 1º do art. 3º da Lei nº /2008); 5. Zelar pelo cumprimento do termo de compromisso, reorientando o estagiário para outro local, em caso de descumprimento de suas normas; 6. Elaborar normas complementares e instrumentos de avaliação dos estágios de seus estudantes; 7. Comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares ou acadêmicas (art. 7º da Lei nº /2008). 4. SÃO OBRIGAÇÕES DA PARTE CONCEDENTE (PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMEIRA) DO ESTÁGIO: 1. Ofertar instalações que tenham condições de proporcionar ao estudante atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, observando o estabelecido na legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho (art. 14 da Lei nº /2008); 2. Indicar funcionário do quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até 10(dez) estagiários simultaneamente; 3. Por ocasião do desligamento do estagiário, entregar Termo de Realização do Estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho; 4. Manter a disposição da fiscalização documentos que comprovem a relação de estágio; Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

7 5. Enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de 06(seis) meses, relatório de atividades, com vista obrigatória ao estagiário (art. 9º da Lei nº /2008); 5. SÃO OBRIGAÇÕES DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA (CIEE) DO ESTÁGIO: 1. Celebrar Termo de Compromisso com a instituição de ensino, a concedente e o estudante, zelando por seu cumprimento; 2. Contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso (cláusula 8ª do contrato do CIEE); 3. Manter a disposição da fiscalização documentos que comprovem a relação de estágio; 4. Enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de 06(seis) meses, relatórios de atividades, com vista obrigatória ao estagiário (art. 9º da Lei nº 1.788/2008); 6. SÃO OBRIGAÇÕES DO ESTAGIÁRIO: 1. Providenciar as assinaturas no Termo Contratual que é composto de 02 páginas e tem 05(cinco) vias: (CIEE, Escola/Faculdade, Secretaria Municipal de Administração, área e estudante). 2. Cumprir horário e executar as tarefas que lhe foram delegadas; 3. Apresentar à chefia imediata o calendário das provas distribuído pela instituição de ensino para, posteriormente, ser anexado na freqüência; 4. Informar, de imediato, a chefia sobre qualquer alteração na sua situação escolar, tais como: trancamento de matrícula, abandono, cancelamento do curso ou transferência de ensino; Por sua vez, a chefia imediata deve comunicar a Secretaria Municipal de Administração para as devidas providências; 5. Preencher os relatórios de estágio (no site do CIEE) para subsidiar a instituição de ensino com informações sobre seu estágio; Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

8 6. Preencher, diariamente, o formulário de freqüência, assinar, colher assinatura do supervisor e encaminhar, mensalmente, à Secretaria Municipal de Administração até 02(dois) dias úteis após o fechamento da mesma. 7. QUAL A CARGA HORÁRIA DA JORNADA DIÁRIA DE ESTÁGIO? Será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente (a Prefeitura) e o aluno e deverá constar do Termo de Compromisso de Estágio. Deverá ser compatível com as atividades escolares e respeitar os seguintes limites: 06(seis) horas diárias; sendo 30(trinta) horas semanais para estagiários de nível médio, técnico e superior. 8. COMO DEVE SER FEITA A CONCESSÃO DOS DESCANSOS DURANTE A JORNADA DO ESTÁGIO? Recomenda-se a observância de 15(quinze) minutos para o lanche, quando o estagiário faz a carga horária direta de 06(seis) horas; ou Intervalo de 01(uma) hora quando dividido em dois períodos de 03(três) horas; 9. NOS DIAS DE PROVA PODERÁ HAVER REDUÇÃO DA JORNADA? Sim. Nesse caso, a instituição de ensino deverá comunicar à parte concedente do estágio, no início do período letivo, as datas de realizações das provas ( 2º do art. 10 da Lei nº /2008). O estagiário deve apresentar o calendário de provas à chefia imediata. 10. QUAL O PRAZO DE DURAÇÃO DO ESTÁGIO? Até 02(dois) anos, para o mesmo concedente. Os contratos realizados por período inferior poderão ser prorrogados, desde que o estagiário esteja vinculado a Instituição de Ensino. Para isso é necessário que a Área solicite a sua prorrogação através de CI/Ofício e encaminhe para a Secretaria Municipal de Administração. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

9 11. QUANDO O ESTÁGIO SERÁ NECESSÁRIAMENTE REMUNERADO? Para o estágio não obrigatório é compulsória a concessão da bolsa e a concessão do auxílio transporte, para auxiliar nas despesas de deslocamento do estagiário ao local de estágio e seu retorno. Para o exercício de 2014 os valores da bolsa-auxílio são: NIVEL BOLSA-AUXÍLIO SUPERIOR R$ 612,50 TÉCNICO R$ 408,00 MÉDIO R$ 408, AS AUSÊNCIAS DO ESTAGIÁRIO PODEM SER DESCONTADAS DO VALOR DA BOLSA-ESTÁGIO? Sim. A remuneração da bolsa-estágio pressupõe o cumprimento das atividades previstas no Termo de Compromisso do Estágio. Ausências eventuais devidamente justificadas pode ser objeto de entendimento entre as partes (estagiário e chefia e poderão ou não gerar descontos). Ausências constantes, podem gerar a iniciativa da parte concedente para a rescisão antecipada do contrato. 13. DE QUE FORMA PODERÁ SER CONCEDIDO O RECESSO REMUNERADO AO ESTAGIÁRIO? É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 12(doze) meses trabalhado, período de recesso de 30(Trinta) dias, a ser gozado, preferencialmente, durante suas férias escolares; O recesso é remunerado. Os dias de recesso previstos neste artigo serão concedidos de maneira proporcional, nos casos do estágio ter duração inferior a 12(doze) meses. 14. O QUE É TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO? É o contrato onde contém as cláusulas que nortearão o estágio; Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

10 15. O QUE É TERMO ADITIVO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO? É o registro de qualquer alteração que ocorrer no Termo de Compromisso, por exemplo: mudança de supervisor, de horário, de atividades ou prorrogação da vigência contratual. 16. O TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO PODE SER RESCINDIDO ANTES DO SEU TÉRMINO? Sim. O termo contratual pode ser rescindido unilateralmente pelas partes e a qualquer momento. 17. QUEM É O(A) SUPERVISOR(A)? O(a) Supervisor(a) é o superior hierárquico do estagiário na Organização. Para ser Supervisor(a) é preciso ter curso superior na mesma formação que o(a) estagiário(a) esteja estudando, exceto nos casos do(a) estagiário(a) que cursa ensino médio ou administração. Cada Supervisor(a) pode ter até 10(dez) estagiários sob sua supervisão. Quando o atual supervisor se desliga, a área deve encaminhar uma CI. à informando a alteração do(a) Supervisor(a). A alteração de Supervisor(a) gerará um Termo Aditivo ao Contrato do estagiário. 18. SÃO OBRIGAÇÕES DO(A) SUPERVISOR(A): 1. Orientar o(a) estagiário(a) no desenvolvimento de suas atividades, e de como realizá-las satisfatoriamente. Procurar destacar as habilidades que o(a) estagiário(a) tem adquirido no estágio propiciando aplicar na prática, conceitos, técnicas e conhecimentos teóricos adquiridos no seu curso. As orientações que o(a) estagiário(a) recebe em seu estágio, devem ser prestadas por profissional com experiência prática na realização das atividades propostas. 2. Dar retorno a(o) estagiário(a) sobre os resultados esperados das atividades que desenvolve. É muito importante que o estagiário tenha um retorno do Supervisor sobre os resultados de suas atividades desenvolvidas, indicando a eles que o aprendizado prático está correto e incentivando assim, o seu crescimento profissional na sua área de formação. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

11 3. Propiciar condições para aumentar o conhecimento do(a) estagiário(a). O Supervisor(a) deve propiciar condições para que o estagiário(a) conheça todos os processos produtivos e administrativos que possuam interação com as suas atividades. Deve, ainda, propiciar um clima organizacional favorável para estagiar, tratando os estagiários(as) com igualdade, sem favoritismo ou privilégios individuais. 19. PROCEDIMENTOS PARA A CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO(A): Para solicitar substituição ou nova contratação de estagiário(a), preencher o formulário de contratação que se encontra no link abaixo, no site da Prefeitura Municipal de Limeira: Secretaria Administração Estagiário Folha de Freqüência Contratação de Estagiário Desligamento de Estagiário Vale Transportes O formulário deverá estar assinado pelo Sr. Secretário Municipal da Secretaria Requisitante e, posteriormente, autuar o pedido na Divisão de Protocolo. Cada Secretaria deverá protocolar o seu pedido. Em caso de substituição preencher a justificativa informando qual o estagiário que se deseja substituir e anexar ao formulário de contratação a cópia do desligamento do mesmo. OBSERVAÇÕES: 1. Não há possibilidade de transferência de Secretarias para estagiário(a). 2. O(a) estagiário(a) deve exercer atividades relacionadas ao seu curso. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

12 20. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA QUE O(A) ESTAGIÁRIO(A) DEVERÁ PROVIDENCIAR: Assim que o processo for autorizado pelo Exmo. Sr. Prefeito, a Secretaria Municipal de Administração encaminhará uma CI. junto aos formulários de contratação, informando que o mesmo está autorizado. OBSERVAÇÕES: 1. O(a) estagiário(a) somente poderá estagiar na Prefeitura Municipal de Limeira se o(a) mesmo(a) tiver completos 16 anos ou mais; 2. O(a) estagiário(a) somente poderá estagiar na Prefeitura Municipal de Limeira se estiver estudando; 3. Caso o(a) estagiário(a) já tenha realizado anteriormente estágio na Prefeitura Municipal de Limeira em outra Secretaria e/ou Departamento, o(a) mesmo(a) poderá ser contratado(a) novamente, porém até concluir e/ou atingir os 02(dois) anos. Agora, se o(a) mesmo(a) já tiver os 02(dois) anos completos, não poderá mais estagiar. A folha de TERMO DE ELABORAÇÃO DO CONTRATO presente na autorização da contratação deverá ser preenchida, carimbada e assinada pela Secretaria responsável. Assim como o pedido de Vale Transporte, também precisa ser devidamente preenchido, carimbado e assinado pelo responsável pelo(a) estagiário(a). A data de início do estagiário será estabelecida pela Secretaria Municipal de Administração. Geralmente a data de início será uma semana após a documentação chegar corretamente nesta Secretaria, em tempo hábil para a celebração do contrato e colheita das respectivas assinaturas (Estagiário, Pais(somente quando o estagiário for menor de 18 anos, normalmente para estagiário(a) de nível médio), Supervisor(a), Instituição de Ensino e Secretaria Municipal de Administração), somente nos contratos da UNICAMP deverá constar também a assinatura do CIEE. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

13 21. SOLICITAÇÃO DE VALE TRANSPORTE: O pedido de vale transporte do(a) estagiário(a) só será feito ao Departamento de Gestão de Pessoas quando a via do contrato devidamente assinado chegar ao da. O vale transporte demora em torno de uma a duas semanas para chegar e somente o próprio estagiário(a) pode retirá-lo. OBSERVAÇÃO: 1. A Prefeitura Municipal de Limeira não fornece Vale Transporte Intermunicipal. 22. FREQÜÊNCIA DO ESTAGIÁRIO E O RESPECTIVO PAGAMENTO DA BOLSA AUXÍLIO: O(a) estagiário(a) somente irá receber sua bolsa(pagamento) quando o contrato estiver devidamente assinado pelo CIEE (somente quando o estagiário for da UNICAMP), Estagiário, Pais(somente quando o estagiário for menor de 18 anos), supervisor(a), Instituição do Ensino e Secretaria Municipal de Administração, e as vias respectivamente distribuídas: OBSERVAÇÕES: 1. Providenciar a Abertura da Conta Bancária no Banco designado pelo CIEE, após informar o CIEE o número da Conta. (O repasse do valor da bolsa-auxílio aos estagiários é de responsabilidade do CIEE). 2. Se o contrato não ficar pronto a tempo de se lançar na folha de pagamento, o(a) estagiário(a) receberá o retroativo no próximo pagamento. A freqüência do estagiário(a) deve ser preenchida diariamente e será fechada do dia 16 até o dia 15 do mês subseqüente, devendo ser entregue na Secretaria Municipal de Administração até o dia 18 de cada mês, impreterivelmente. O(a) Supervisor(a) deve observar a freqüência do(a) estagiário(a) antes de assinar, verificando o lançamento das faltas, horários, rasuras e se todos os campos estão preenchidos corretamente e assinada pelo(a) estagiário(a). Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

14 Para fins de cálculo, informamos que o pagamento da bolsa auxílio não acompanha a freqüência, isto é, o pagamento é feito do dia 1º ao dia 30 de cada mês; portanto, se o(a) estagiário(a) entrou no dia 11, por exemplo, o(a) mesmo(a) irá receber apenas 20 dias, ou seja: = 20. OBSERVAÇÕES: 1. O Pagamento da Bolsa Auxílio é feito mensalmente pela Prefeitura ao CIEE, o qual deposita o valor até o dia 10 na conta do(a) estagiário(a). 2. Nos casos que houver atestado médico, o(a) Supervisor(a) deverá carimbar, assinar o atestado e anexar o mesmo na Freqüência do(a) estagiário(a). 3. Dias de Provas A carga horária do(a) estagiário(a) será reduzida pela metade, ou seja, em 03(três) horas para que o(a) mesmo(a) possa estudar, desde que o(a) estagiário(a) apresente ao Supervisor o calendário fornecido pela Unidade Escolar. No fechamento da freqüência o calendário deve estar anexo à freqüência. 23. PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO. O Relatório de Atividades e o Termo de Realização de Estágio, este último, é realizado quando o estagiário se desliga, é obrigatório conforme disposto na Lei Nº /2008. Para tanto, cada Supervisor(a) possui um Login e Senha para poder preencher o relatório de estágio no site do CIEE. O formulário deve ser preenchido em 03(três) vias, sendo uma para a ; uma para a Instituição de Ensino e outra para á Área do Estagiário. O formulário deve ser preenchido a cada 06(seis) meses de efetivo estágio, exceto o da UNICAMP que é de acordo com a vigência do contrato. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

15 24. PROCEDIMENTOS PARA O DESLIGAMENTO DE ESTAGIÁRIO(A): Assim que o(a) estagiário(a) solicitar desligamento, o(a) Supervisor(a) deverá preencher o formulário de desligamento que se encontra no link abaixo, no site: Secretaria Administração Estagiário Folha de Freqüência Contratação de Estagiário Desligamento de Estagiário Vale Transportes Após o preenchimento do formulário de desligamento, encaminhá-lo à,, imediatamente acompanhado de sua freqüência, para que possamos providenciar o pagamento da bolsa auxílio referente aos dias trabalhados e se for o caso, o recesso proporcional. Exemplo: se o(a) estagiário(a) se desligou no dia 15 do mês, receberá 15(quinze) dias e mais o recesso proporcional. O recesso proporcional é calculado sobre a quantidade de dias que o(a) estagiário(a) trabalhou até a data de seu desligamento. Exemplo: se o(a) estagiário(a) trabalhou do período de até , o proporcional a ser pago é de 04(quatro) meses. OBSERVAÇÕES: 1. O(a) Supervisor(a) deverá se atentar para o gozo do recesso que se dará após 12 (doze) meses de estágio, ou seja, após completar um ano de estágio. O estagiário estará apto para gozar o recesso. 2. Para gozar o recesso que é de 30(trinta) dias corridos, a Área deverá encaminhar uma CI. para a,, comunicando o período de gozo do recesso de seu(ua) estagiário(a). Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

16 3. Se o(a) estagiário(a) permanecer 02(dois) anos completos sem descansar o recesso, perderá o direito a um recesso e receberá somente um no seu desligamento. 25. CALENDÁRIO DA INTEGRAÇÃO DE NOVOS ESTAGIÁRIOS DO EXERCÍCIO DE 2014: Mês Dia Semana Junho 11 Quarta-Feira Julho 11 Sexta-Feira Agosto 12 Terça-Feira Setembro 10 Quarta-Feira Outubro 10 Sexta-Feira Novembro 11 Terça-Feira Dezembro 10 Quarta-Feira OBSERVAÇÃO: Se necessário dividiremos em 02(duas) Turmas Manhã: 9 horas Tarde: 14 horas Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

17 26. CRONOGRAMA MENSAL DO FECHAMENTO DA FOLHA DE PAGAMENTO DE ESTAGIÁRIOS : MÊS PROCEDIMENTOS DATA Entrega das Freqüências 18/06/2014 JUNHO Entrega dos contratos em andamento e dos desligamentos 23/06/2014 Finalização da Folha de Pagamento e entrega na Secretaria 25/06/2014 Municipal da Fazenda JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO Entrega das Freqüências 18/07/2014 Entrega dos contratos em andamento e dos desligamentos 21/07/2014 Finalização da Folha de Pagamento e entrega na Secretaria 24/07/2014 Municipal da Fazenda Entrega das Freqüências 20/08/2014 Entrega dos contratos em andamento e dos desligamentos 20/08/2014 Finalização da Folha de Pagamento e entrega na Secretaria 25/08/2014 Municipal da Fazenda Entrega das Freqüências 18/09/2014 Entrega dos contratos em andamento e dos desligamentos 22/09/2014 Finalização da Folha de Pagamento e entrega na Secretaria 25/09/2014 Municipal da Fazenda Entrega das Freqüências 20/10/2014 Entrega dos contratos em andamento e dos desligamentos 20/10/2014 Finalização da Folha de Pagamento e entrega na Secretaria 23/10/2014 Municipal da Fazenda Entrega das Freqüências 19/11/2014 Entrega dos contratos em andamento e dos desligamentos 19/11/2014 Finalização da Folha de Pagamento e entrega na Secretaria 25/11/2014 Municipal da Fazenda Entrega das Freqüências 17/12/2014 Entrega dos contratos em andamento e dos desligamentos 18/12/2014 Finalização da Folha de Pagamento e entrega na Secretaria 22/12/2014 Municipal da Fazenda 27. TELEFONE DO CIEE: (19) Limeira/SP paola_dipper@cieesp.org.br Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

18 29. ANEXO I ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO (PASSO A PASSO) Relatórios obrigatórios Conforme a lei /08, o supervisor de estágio, deve responder os seguintes relatórios: Relatório de Atividades Termo de Progressão de Atividades Termo de Realização de Estágio Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

19 Relatório de Atividades Conforme o Art. 9º, inciso VII, a parte concedente deve: enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de 6 (seis) meses, relatório de atividades, com vista obrigatória ao estagiário. Progressão de Atividades Conforme o Art. 7º, inciso VII: O plano de atividades do estagiário, elaborado em acordo das 3 (três) partes a que se refere o inciso II do caputdo art. 3o desta Lei, será incorporado ao termo de compromisso por meio de aditivos à medida que for avaliado, progressivamente, o desempenho do estudante. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

20 Termo de realização de estágio Conforme o Art. 9º, inciso V, a parte concedente deve: por ocasião do desligamento do estagiário, entregar termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho. Para auxiliar os clientes na elaboração desses relatórios, o CIEE disponibiliza em seu portal ( modelos que podem ser preenchidos, emitidos e entregues ao estagiário, para apresentação na Instituição de Ensino. Veremos a seguir, cada um deles, detalhadamente. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

21 Acessar o link empresas Acessar em supervisores de estágio Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

22 Colocar a identificação do convênio, login e senha, fornecidos pelo RH da Empresa Estes são os serviços oferecidos em nosso site para os supervisores. Veremos agora, como preencher o Termo de realização de estágio. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

23 Quando o estagiário é desligado, é preciso entregar esse relatório. É só acessar em preencher e abrirá o questionário que veremos a seguir Após preencher o questionário, clicar em enviar e aparecerá a tela seguinte Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

24 Imprimir em 03 vias, assinar, pedir para o estagiário assinar e entregar 02 vias para ele, o qual deve ficar com 01 e entregar a outra na Instituição de Ensino A cada 06 meses, é preciso emitir o Relatório de Atividades, e através desse link, é possível verificar os que estão pendentes. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

25 Observem que temos duas opções: se deseja preencher pelo modelo do CIEE ou se utilizará modelo próprio, seja da Instituição de Ensino ou da empresa Veremos primeiramente a baixa do relatório. Se for baixar a pendência, deve acessar o link abaixo e confirmar a baixa. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

26 Veremos agora como preencher através do modelo do CIEE Acessar em preencher novo relatório Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

27 Após preencher o questionário, clicar em enviar e aparecerá a tela seguinte Imprimir em 03 vias, assinar, pedir para o estagiário assinar e entregar 02 vias para ele, o qual deve ficar com 01 e entregar a outra na Instituição de Ensino Após o preenchimento do relatório de atividades, ficará disponível a opção de Progressão de Atividades do Plano de Estágio Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

28 Nessa tela, temos uma explicação do Plano, em seguida duas opções: efetuar a progressão, ou manter o atual. Veremos primeiramente, manter o plano atual. Primeiro, deve ser colocado o motivo do plano não ser alterado, e em seguida, confirmado. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

29 Veremos agora como efetuar a progressão As atividades são separadas por área de atuação. Primeiramente, identificar a área e depois acessar em verificar e selecionar as atividades Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

30 Ao abrir as atividades, selecionar as compatíveis e clicar em inserir atividades Observem que não é preciso colocar várias atividades; somente uma é o suficiente. Depois de selecionadas as atividades, clicar em confirmar e aparecerá a tela seguinte Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

31 Nessa tela, temos o plano atual, o que foi definido (incluído as atividades) e se estiver tudo certo, clicar em gerar novo plano atualizado Ao gerar o plano, o CIEE receberá, emitirá e enviará ao RH da empresa, em 03 vias, para assinatura das 03 partes: estudante, empresa, escola. Após tudo assinado, cada qual ficará com uma via. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

32 Caso ocorra de não imprimir o relatório, ou baixar indevidamente, ou esquecer de preenchê-lo, seja o de atividades ou o de progressão (exceto o termo de realização de estágio), através desse link é possível fazer novamente. No R.A. é possível imprimir os relatórios já preenchidos ou preencher novos e no Plano é possível preencher. Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

33 Informações importantes Os nossos relatórios são apenas modelos para subsidiar nossos clientes e Instituições de Ensino. Se a Instituição de Ensino ou a Empresa tem modelo próprio, deve ser utilizado. Todos os relatórios devem ser arquivados uma via no prontuário do estagiário na Secretaria Municipal de Administração Rua Dr. Alberto Ferreira, Centro Limeira/SP - (19)

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Versão 1.0 2015 I. Introdução Consistirá o estágio em um período de trabalho, realizado pelo aluno, sob o controle de uma autoridade docente, em um estabelecimento

Leia mais

A Coordenação de Estágios informa:

A Coordenação de Estágios informa: A Coordenação de Estágios informa: I Informações gerais e Dúvidas frequentes sobre o Estágio: Tudo que você precisa saber sobre a nova lei de estágio 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro

Leia mais

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11.

3. O que é estágio não obrigatório? É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. ( 2º do art. 2º da Lei nº 11. 1. O que é o estágio? A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE ESTÁGIO

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RELAÇÕES DE ESTÁGIO LEI N.º 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio

Leia mais

www.facebook.com/colegiocest

www.facebook.com/colegiocest www.facebook.com/colegiocest PERCURSO DO ESTAGIÁRIO O MANUAL Educar é construir pontes, é pegar o amanhã pela mão e falar: Hey!!! eu estou contigo, é ensinar e aprender, mostrar que a borboleta era uma

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE ESTÁGIO

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE ESTÁGIO DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE ESTÁGIO 1. O que é o estágio? Resposta: Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de

Leia mais

Fundatec Estágios. Veículo: Site da Casa Civil Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm

Fundatec Estágios. Veículo: Site da Casa Civil Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm Fundatec Estágios A Fundatec informa seus clientes sobre a sanção da Lei de Estágios, aprovada ontem pelo Presidente da República. Seguem as principais notícias veiculadas hoje nas mídias nacionais. Segue

Leia mais

RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008

RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008 RESOLUÇÃO CEG nº 12/2008 Normas para o Estágio 1) Considerando a Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, que trata de Estágios de Estudantes; 2) Considerando a não existência de resolução geral que normatize

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08

MANUAL DE ESTÁGIOS. Lei de estágio 11.788/08 MANUAL DE ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O QUE É ESTÁGIO O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DO NORTE MT CNPJ.: 03.238.672/0001-28 DECRETO Nº. 810/2015, DE 03 DE FEVEREIRO DE 2015 Regulamenta o estágio de estudantes em órgãos municipais, com base na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 396, DE 02 DE OUTUBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 396, DE 02 DE OUTUBRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 396, DE 02 DE OUTUBRO DE 2014. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE CÂMPUS DO CÂMPUS DO PANTANAL, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, e Considerando

Leia mais

MANUAL DO ESTAGIÁRIO

MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO Informações à Empresa Concedente Os requisitos para a realização do estágio: O estagiário deve estar regularmente matriculado e frequentando o curso; Deve ser celebrado o Convênio

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 11.788 DE 25/09/2008 Dispõe sobre o estágio de estudantes, altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e a

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO CEFET-SP Capítulo I DA NATUREZA E SUAS FINALIDADES Art. 1º O estágio baseia-se na Lei nº. 11.788, sancionada em 25 de setembro de 2008. Parágrafo

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIOS Lei de estágio 11.788/08 O estágio tem por finalidade proporcionar a complementação da formação acadêmica e permite que o estudante tenha acesso ao campo de sua futura

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA - UNORP CAPÍTULO I DOS FUNDAMENTOS LEGAIS Artigo 1º- O presente regulamento de estágios do Centro Universitário do Norte Paulista

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 Este regulamento fixa as normas para o estágio do Curso de Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

DECRETO N2 013, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2015.

DECRETO N2 013, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2015. PREFEITURA DE FEUÓ DECRETO N2 013, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2015. Regulamenta o estágio de estudantes em órgãos municipais, com base na Lei Federal n5 11.788, e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

Manual de Estágio Supervisionado

Manual de Estágio Supervisionado NEP Manual de Estágio Supervisionado Sumário Apresentação.................................................................... 3 Considerações Iniciais............................................................

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Presidêrícia da República Casa Civil Subchefia para Assunto_e Jurídicos

Presidêrícia da República Casa Civil Subchefia para Assunto_e Jurídicos L11788 Página 1 de 6 Presidêrícia da República Casa Civil Subchefia para Assunto_e Jurídicos LEI NO 11.788. DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428

Leia mais

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CEUNSP MANUAL DE ESTÁGIO Faculdade de Comunicação e Artes Conteúdo INTRODUÇÃO PASSO-A-PASSO DO ESTÁGIO CENTRAL DE ESTÁGIOS DA FCA-CEUNSP DÚVIDAS FREQÜENTES 1 MANUAL DE

Leia mais

Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório Lei Federal nº. 11.788/2008 Lei Municipal nº. 10.724/2009

Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório Lei Federal nº. 11.788/2008 Lei Municipal nº. 10.724/2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO CENTRAL DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROGRAMA DE ESTÁGIO Manual Básico do Estagiário Modalidades: Obrigatório e Não obrigatório

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DEAC - Divisão de Estágios e Atividades Complementares Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina. MANUAL DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO: Procedimentos e Obrigações Legais

Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina. MANUAL DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO: Procedimentos e Obrigações Legais Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina MANUAL DE ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO: Procedimentos e Obrigações Legais 2009 APRESENTAÇÃO Este manual tem por objetivo disciplinar, orientar e facilitar os

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO RSGQ-16.01

REGULAMENTO DE ESTÁGIO RSGQ-16.01 REGULAMENTO DE ESTÁGIO RSGQ-16.01 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. DEFINIÇÕES... 4 2.1 ESTÁGIO... 4 2.2 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO... 4 2.3 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO... 5 2.4 CONCEDENTE... 5 3 DADOS DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Lucia Maria Sá Barreto de Freitas

Lucia Maria Sá Barreto de Freitas RESOLUÇÃO DO CONSEPE Nº 12/2010 Aprova o Regulamento das Atividades de Estágio do Curso de Engenharia de Produção da FSSS e dá outras Providências. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-

Leia mais

Norma de Procedimento

Norma de Procedimento PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Código Secretaria Municipal de Administração Assessoria de Planejamento Organizacional Assunto CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO/RENOVAÇÃO/RESCISÃO DE TERMO DE COMPROMISSO 1. Finalidade:

Leia mais

NOVA CARTILHA ESCLARECEDORA. Lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008

NOVA CARTILHA ESCLARECEDORA. Lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008 NOVA CARTILHA ESCLARECEDORA SOBRE A LEI DO ESTÁGIO Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi Secretário-Executivo André Figueiredo Secretário de Políticas

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas

Leia mais

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO. Campus V

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO. Campus V Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio FAN - CEUNSP SALTO Campus V Regulamento Interno de Estágio Supervisionado e ou Trabalho Pedagógico Supervisionado FAN-CEUNSP-SALTO -Campus V O presente

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

3. Quais são as modalidades de estágio? Estágio obrigatório e Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei 11.788/2008).

3. Quais são as modalidades de estágio? Estágio obrigatório e Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei 11.788/2008). 1. O que é o estágio? Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. O estágio integra o itinerário

Leia mais

ANEXO III DA PORTARIA Nº 0946, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 TERMO DE COMPROMISSO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

ANEXO III DA PORTARIA Nº 0946, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 TERMO DE COMPROMISSO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ANEXO III DA PORTARIA Nº 0946, DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 TERMO DE COMPROMISSO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Pelo presente instrumento, de um lado, (NOME DA CONCEDENTE), inscrita no (TIPO E NÚMERO DO DOCUMENTO),

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NÃO REMUNERADO CURSO DE FISIOTERAPIA

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NÃO REMUNERADO CURSO DE FISIOTERAPIA TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NÃO REMUNERADO CURSO DE FISIOTERAPIA Pelo presente Termo de Compromisso de Estágio, nos termos da Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, celebrado entre CLINICA

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ETEC BARTOLOMEU BUENO DA SILVA - ANHANGUERA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ETEC BARTOLOMEU BUENO DA SILVA - ANHANGUERA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ETEC BARTOLOMEU BUENO DA SILVA - ANHANGUERA 1. O que vem a ser o ESTÁGIO? Estágio a princípio é a vivência que o discente adquiri através dos saberes contextualizados nas

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Departamento Regional de São Paulo GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUIA DO ALUNO Cubatão SP SUMÁRIO página 1. O QUE É ESTÁGIO SUPERVISIONADO?

Leia mais

DOCUMENTO NORTEADOR PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DOCUMENTO NORTEADOR PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO PROJETO ALUNO EMPREENDEDOR DOCUMENTO NORTEADOR PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO São Paulo 2015 PROJETO ALUNO EMPREENDEDOR DOCUMENTO NORTEADOR

Leia mais

LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto- Lei n o 5.452, de 1 o de maio

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 015/2009-CONSUNIV-UEA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RESOLUÇÃO Nº 015/2009-CONSUNIV-UEA ESTÁGIO SUPERVISIONADO RESOLUÇÃO Nº 015/2009-CONSUNIV-UEA ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO Art. 1º. Os estágios obrigatórios ou não-obrigatórios, de estudantes de curso de graduação da Universidade do

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARA OS CURSOS DO CESA/UECE. Administração Ciências Contábeis

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARA OS CURSOS DO CESA/UECE. Administração Ciências Contábeis ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARA OS CURSOS DO CESA/UECE Administração Ciências Contábeis Serviço Social Estágio Supervisionado e Procedimentos Administrativos para os Cursos

Leia mais

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Manual de Estágio Osasco 2014 O que é o Estágio? "Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

SENADOR INÁCIO ARRUDA O 80. 1988, 1990 1994, 1998 2002. 2006, 1946. É

SENADOR INÁCIO ARRUDA O 80. 1988, 1990 1994, 1998 2002. 2006, 1946. É Brasília DF SENADO FEDERAL Senador INÁCIO ARRUDA LEI DO ESTÁGIO BRASÍLIA DF SUMÁRIO Pág. Palavra do Senador... 5 Perguntas e respostas... 7 Lei n o 11.788/2008... 17 PALAVRA DO SENADOR Frente a um mercado

Leia mais

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado

Educação Profissional Cursos Técnicos. Regulamento de Estágio Supervisionado Educação Profissional Cursos Técnicos Regulamento de Estágio Supervisionado CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regulamento de Estágio Supervisionado refere-se à formação do aluno

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

Sistemas Corporativos da USP (Web)

Sistemas Corporativos da USP (Web) Sistemas Corporativos da USP (Web) O sistema de estágios remunerados da USP é fruto da colaboração das seguintes áreas da Reitoria da Universidade de São Paulo: Departamento de Recursos Humanos, Departamento

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1. O que é estágio? É um período de aprendizado para o futuro profissional, permitindo a integração da formação à prática. O estágio proporciona a aplicação dos conhecimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º O presente instrumento

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO Res. CONSUN nº 49/03, 10/12/03 Art. 1 o O presente documento objetiva fornecer as orientações

Leia mais

Normas Gerais de Estágios

Normas Gerais de Estágios Normas Gerais de Estágios NORMAS GERAIS DE ESTÁGIOS DA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO - CONSEPE, órgão normativo, consultivo e deliberativo da administração

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE Bacharelado em Administração Modalidade a Distância I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Bacharelado em Administração Modalidade a Distância é uma

Leia mais

Prefeitura Municipal de Água Doce do Norte Estado do Espírito Santo

Prefeitura Municipal de Água Doce do Norte Estado do Espírito Santo PROGRAMA DE ESTÁGIO REMUNERADO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL LEI Nº 034/23 05.03.23 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO Nº 0/25 O Município de Água Doce do Norte, ES, comunica a abertura das inscrições

Leia mais

Normas Referentes a Bolsas e Estágios

Normas Referentes a Bolsas e Estágios Normas Referentes a Bolsas e Estágios 1. Conceito e Objetivos Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO PROCURADORIA GERAL CONVÊNIO Nº 018/PGM/2013 - PROCESSO Nº 16.00068-00/2013

PREFEITURA DO MUNICIPIO DE PORTO VELHO PROCURADORIA GERAL CONVÊNIO Nº 018/PGM/2013 - PROCESSO Nº 16.00068-00/2013 CONVÊNIO QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, POR INTERMÉDIO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE/SEMA, DE UM LADO, E DE OUTRO O CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA CIEE, PARA OS FINS QUE

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES DESTE CAMPUS EM: VISITAS TÉCNICAS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - Visita técnica é atividade complementar dos componentes curriculares dos cursos

Leia mais

A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES

A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES A NOVA LEI DE ESTÁGIO DE ESTUDANTES (11.788, DE 25/09/2008) Definição Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo

Leia mais

MANUAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

MANUAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Disciplina Supervisão de Estágios MANUAL DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO Curso de Propaganda e Publicidade SÃO PAULO 2013 MANUAL DE SUPERVISÃO

Leia mais

Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008)

Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008) Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008) Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi Secretário-Executivo André Figueiredo Secretário

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 3 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 5 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 6 CONCLUSÃO DE CURSO 6 RELATÓRIO TÉCNICO 7 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Alimentos é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

TERMO DE COMPROMISSO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO TERMO DE COMPROMISSO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Termo de compromisso para realização de estágio obrigatório que entre si fazem a concedente, inscrita no CNPJ sob o nº, estabelecida na e o estagiário (a), documento

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIOS DA UFC

MANUAL DE ESTÁGIOS DA UFC MANUAL DE ESTÁGIOS DA UFC C EXTENSÃO E ESTÁGIO F PESQUISA U ENSINO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... xx INTRODUÇÃO... xx 1. QUAIS AS OBRIGAÇÕES DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO?... xx 2. QUAIS OS DIREITOS E DEVERES DO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA Coordenação Geral de Integração Escola Comunidade - CGIEC REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

Regulamenta o Programa de Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de São Paulo.

Regulamenta o Programa de Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de São Paulo. ATO 994/07 Regulamenta o Programa de Estágio de Estudantes na Câmara Municipal de São Paulo. Considerando a Lei Federal nº 6.494, de 07/12/1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de ensino superior,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO FARMÁCIA

MANUAL DE ESTÁGIO FARMÁCIA UNIP MANUAL DE ESTÁGIO FARMÁCIA MANUAL DO ALUNO COMISSÃO : Prof Carlos A Rosin Prof Alípio O Carmo São Paulo - SP 2009 Versão 1 Março 2009 UNIP O estágio curricular é uma DISCIPLINA OBRIGATÓRIA do curso

Leia mais

CENTRAL DE ESTÁGIO DO GOVERNO DECRETO Nº 8654-28/10/2010 Publicado no Diário Oficial Nº 8333 de 28/10/2010

CENTRAL DE ESTÁGIO DO GOVERNO DECRETO Nº 8654-28/10/2010 Publicado no Diário Oficial Nº 8333 de 28/10/2010 Súmula: Dispõe que os Órgãos e Entidades da Administração Pública Estadual Direta e Indireta, inclusive as Instituições Estaduais de Ensino Superior podem aceitar estagiários, na forma que especifica-seap...

Leia mais

NORMAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL

NORMAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL NORMAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DO CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL Estabelece regras para o Programa de Monitoria Voluntária do Campus de Caçapava do Sul nas modalidades Iniciação ao Ensino, Iniciação

Leia mais

Colegiado do Curso de Graduação em Administração

Colegiado do Curso de Graduação em Administração Colegiado do Curso de Graduação em Administração Resolução nº 03/2012 de 08 de novembro de 2012 Fundamentada na LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Regulamenta os procedimentos de Estágio Supervisionado

Leia mais

Resolução 128/Reitoria/Univates Lajeado, 28 de setembro de 2012

Resolução 128/Reitoria/Univates Lajeado, 28 de setembro de 2012 Resolução 128/Reitoria/Univates Lajeado, 28 de setembro de 2012 Reedita a Resolução 085/Reitoria/Univates, de 03/07/2008, que aprova o Regulamento dos Estágios Obrigatórios dos cursos de graduação e sequenciais

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 08/2015 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 08/2015 CREMEB 1 -DO OBJETO ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 08/2015 CREMEB O objeto do Pregão Presencial é a contratação de empresa especializada na Prestação de Serviço de Recrutamento,

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO PIAUÍ PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO-TÉCNICO NOTA Nº E-128/2015

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO PIAUÍ PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO-TÉCNICO NOTA Nº E-128/2015 EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO PIAUÍ PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO-TÉCNICO NOTA Nº E-128/2015 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, empresa

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 11/2012 PROGRAMA DE ESTÁGIO

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 11/2012 PROGRAMA DE ESTÁGIO INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 11/2012 PROGRAMA DE ESTÁGIO A GERENTE GERAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, no uso de suas atribuições deliberadas pela Portaria SE Nº 1495, de 01/03/2011, resolve tornar pública

Leia mais

REGIMENTO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGIMENTO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGIMENTO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Os estágios não obrigatórios do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do

Leia mais

GUIA DO ESTÁGIO E SUAS VALIDAÇÕES

GUIA DO ESTÁGIO E SUAS VALIDAÇÕES GUIA DO ESTÁGIO E SUAS VALIDAÇÕES Iniciando um Estágio Logo de início, entregue este formulário ao seu contratante, evitando assim equívocos que possam atrasar o processo de sua contratação. O ideal é

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE RESOLUÇÃO CONSUN Nº 009/2012 Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Alterada pela

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DO ESTUDANTE* Nº /

TERMO DE COMPROMISSO DO ESTUDANTE* Nº / MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CML 1ª RM HOSPITAL CENTRAL DO EXERCITO (Hospital Real Militar e Ultramar - 1769) TERMO DE COMPROMISSO DO ESTUDANTE* Nº / CONCEDENTE RAZÃO SOCIAL: Hospital Central

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Graduação coletânea pedagógica: caderno temático n.3 ano: 2010. Carla Pires Tavares Lemos Pelotas

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Graduação coletânea pedagógica: caderno temático n.3 ano: 2010. Carla Pires Tavares Lemos Pelotas Pró-Reitoria de Graduação coletânea pedagógica: caderno temático n.3 ano: 2010 Carla Pires Tavares Lemos Pelotas Ministério da Educação Pró-Reitoria de Graduação Sumário APRESENTAÇÃO 1. ESTÁGIO NA UFPEL

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Art. 1 o O Estágio regulamentado pela Lei N o 11.788, de

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012. Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 17/CUn DE 10 DE ABRIL DE 2012 Regulamenta o Programa de Monitoria da Universidade Federal de Santa Catarina O PRESIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal de Santa

Leia mais

MINUTA DE CONVÊNIO PADRÃO

MINUTA DE CONVÊNIO PADRÃO MINUTA DE CONVÊNIO PADRÃO CONSIDERANDO CONSIDERANDO CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO O presente convênio tem por objeto conceder vagas para estágio (obrigatório/não obrigatório) em Unidades de Saúde da SMSDC,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA FACULDADE DE COMPUTAÇÃO. CAPÍTULO I DA COE/CC/Facom

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA FACULDADE DE COMPUTAÇÃO. CAPÍTULO I DA COE/CC/Facom REGULAMENTO DO ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA FACULDADE DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DA COE/CC/Facom Art. 1 A Comissão de Estágio do curso de Ciência da Computação da Faculdade de Computação

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos 1º Edição 01/2016 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CAPÍTULO II - TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO III CARGOS & SALÁRIOS CAPÍTULO IV BENEFÍCIOS CAPÍTULO

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 54/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Estágio Curricular do

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

UNIFAP: estabelecendo conexões reais entre a formação acadêmica e o mundo profissional. Macapá-AP, 2012

UNIFAP: estabelecendo conexões reais entre a formação acadêmica e o mundo profissional. Macapá-AP, 2012 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO UNIFAP: estabelecendo conexões reais

Leia mais

ANEXO II DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO DO ESTÁGIO

ANEXO II DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO DO ESTÁGIO ANEXO II NORMAS ESPECÍFICAS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - MODALIDADE BACHARELADO DA DEFINIÇÃO E OBJETIVO DO ESTÁGIO Art.

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO INTERNO

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO INTERNO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO INTERNO CONCEDENTE e INSTITUIÇÃO DE ENSINO: A UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA, mantida pela OBRAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS DE LUZ - OSEL, com filial na Rua Professor Enéas

Leia mais