Recuperação De áreas DegraDaDas e nascentes na agricultura familiar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recuperação De áreas DegraDaDas e nascentes na agricultura familiar"

Transcrição

1 Recuperação De áreas DegraDaDas e nascentes na agricultura familiar O plantio de árvores nativas e frutíferas auxilia na recuperação de áreas degradadas e nascentes d'água e também contribui na produção.

2 AGROECOLOGIA NO LESTE DE MINAS Recuperação De áreas DegraDaDas e nascentes na agricultura familiar O plantio de árvores nativas e frutíferas auxilia na recuperação de áreas degradadas e nascentes d'água e também contribui na produção.

3 02 Realização Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas (REDE) Parceria Associação dos Agricultores Familiares de Simonésia (AGRIFAS) Associação Regional Escola Família Agrícola Margarida Alves (AREFAMA) Fundação Biodiversitas Prefeitura Municipal de São João do Manhuaçu (gestão ) Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Manhuaçu Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Simonésia Sistematização das experiências e elaboração da cartilha Jairo Antônio Bosa Marcelo Almeida Eugênio M. de Sá Resende Assessoria Paulo Sérgio Ferreira Neto Arte Projeto Gráfico: Fotos: Foto: página 06 (Seu Tonico) - Arquivo Rede Coordenação de Arte: Patrícia Antunes Revisão: Vanice Araújo Colaboração Gilvania Domiciano de Amorim Sebastião Junio Baia Andrea Lastrucci Agradecimento Aos agricultores e agricultoras que contribuem para a recuperação e preservação das nascentes na região, realizando os plantios e outras práticas orientadas pelos princípios da agroecologia. Apoio PDA Projetos Demonstrativos / Ministério do Meio Ambiente Agência de Cooperação Alemã - EED Minas Gerais, fevereiro de 2011.

4 03 Quando o trabalho é voltado para a natureza, parece que a gente sempre tem aquela sede de estar lutando cada dia mais. Cuidamos da mina, mas também da terra. Parecem coisas diferentes, mas a finalidade é uma só, que é cuidar da natureza: cuidar da água que é vida, cuidar da terra que é nossa mãe é uma coisa que não tem limite nem fim, a gente vai sempre aprendendo (Dona Eva, agricultora familiar) De onde vem esta história? Esta cartilha é fruto da experiência de agricultores e agricultoras de Simonésia e São João do Manhuaçu, no leste de Minas Gerais, que demonstram com suas práticas a possibilidade de fazer agricultura com respeito e harmonia com a natureza e, ainda, recuperar áreas degradadas pelo ser humano. Desde 2006, quando iniciou o projeto PDA executado pela REDE em parceria com associações e sindicatos da agricultura familiar destes dois municípios, cerca de 80 famílias vêm realizando plantios de árvores em suas propriedades. A maioria dos plantios foi no entorno de nascentes e em áreas degradadas, mas também há plantios em áreas de café arábica para formação de sistemas agroflorestais. As espécies nativas da região foram as mais plantadas nas áreas escolhidas, combinadas com frutíferas e leguminosas para adubação verde. No ano de 2009, agricultores(as) e organizações envolvidas nessa iniciativa realizaram um processo de sistematização dessa experiência com o objetivo de organizar e analisar as informações obtidas até o momento e aprender lições a partir delas. Esse processo contou com o levantamento de dados em relatórios e entrevistas com 10 famílias, que representam uma amostra daqueles agricultores e agricultoras que se envolveram nas atividades de plantio. As entrevistas serviram para conhecer melhor os motivos que levaram essas pessoas a se envolverem e os impactos dessas ações na família, na comunidade e no meio ambiente. Após a organização dos dados coletados, foram realizados dois encontros para troca de experiências e análise das informações obtidas.

5 04 Esta publicação traz algumas informações e resultados do que foi vivenciado, experimentado e analisado, com a intenção de qualificar o trabalho das famílias que realizam essas experiências e ajudar na sensibilização e mobilização de outras famílias e comunidades. Para a realização dos plantios e da sistematização, a REDE contou com o apoio financeiro da agência de cooperação EED e do Ministério do Meio Ambiente, através do programa PDA Mata Atlântica. O que levou as famílias a começar essa experiência? A diminuição da quantidade e da qualidade da água foi o principal motivo que levou as famílias a iniciarem a recuperação de nascentes e áreas degradadas. Para as famílias, os fatores que contribuem para o aparecimento desse problema são: capina com enxada e uso intensivo de herbicidas; cabeceiras, topos de morro e nascentes desprotegidas; uso de queimadas; construções mal feitas de estradas. Esses fatores, associados ao relevo montanhoso da região, favorecem a erosão e perda dos solos. Quando o terreno fica sem vegetação e compactado, há uma diminuição da infiltração da água da chuva que abastece o lençol freático. Essa água que corre pelo terreno carrega as camadas do solo mais fértil, o que torna a terra mais pobre para as plantas, além de entupir e assorear os cursos d água e nascentes.

6 05 O que é importante saber antes De iniciar a experiência? Os agricultores e as agricultoras relataram que o incentivo de outras pessoas e das entidades apoiadoras com mais conhecimentos foi importante para mobilizar as famílias e iniciar o plantio das mudas. A participação da família e o apoio dos parceiros, além de serem importantes para o desenvolvimento da experiência, ajudaram os(as) agricultores(as) a enfrentar as críticas vindas de vizinhos e pessoas de fora. O fato de você estar fazendo diferente do seu vizinho não quer dizer que está fazendo errado! Os vizinhos falavam: investir em mão de obra? Gastar serviço para plantar árvore? Você tá louco? (Ivan, agricultor). E isso é pra todo lado. Os da família da gente questionam muito. O que você vai ganhar com isso? (Seu Tonico, agricultor).

7 06 Ao fazer o plantio, não penso que é somente para mim e minha família, mas que é para quem vem depois de nós. (Dona Firmina, agricultora). Para ampliar seus conhecimentos e trabalhos, as familias participaram de encontros e de visitas de troca de experiência em diversas regiões. Estas visitas encorajaram alguns agricultores e agricultoras a iniciarem os plantios, pois observaram o que deu errado e o que deu certo nas experiências e se sentiram mais seguros para evitar erros. No início, tinha medo de não dar certo, pela falta de conhecimento e por falta de uma orientação maior. Se tivesse conhecido outras experiências que já estavam acontecendo antes de começar a minha, talvez não teria tido esse medo... (Zequinha, agricultor). Outro aprendizado dessa experiência está relacionado ao envolvimento dos diferentes parceiros no processo, como os(as) agricultores(as), associações, sindicatos, organizações não governamentais e poder público. Nessas relações de parceria, é importante ter clareza da contribuição que cada um pode dar para juntar esforços e fortalecer as experiências.

8 07 Para preservar as nascentes, é importante que as cabeceiras/topos de morro também estejam protegidos, e não apenas ao redor das nascentes. Para a água chegar limpa à nascente, é preciso que ela infiltre nas cabeceiras para que seja filtrada. No início, pensei em proteger apenas em volta da mina, depois pensei em proteger toda a cabeceira, e aí apareceu a REDE para ajudar. (Seu Tonico, agricultor). As famílias que pretendem iniciar um trabalho de recuperação ou conservação de nascente, além de partir da experiência e conhecimentos que já possuem, podem procurar vizinhos para trocar experiências ou então uma entidade que possa orientar no planejamento do plantio das mudas, ajudando a definir as espécies a serem plantadas, formas de plantio e manejos adequados de acordo com a realidade da área. Esse planejamento ajuda a evitar ou reduzir problemas, como o gasto desnecessário de mão de obra, morte de mudas depois de plantadas e demora no crescimento das plantas. Desafios e aprendizados Do início Da caminhada Algumas famílias relatam que a falta de orientação técnica para a realização dos plantios e manejos acarreta perda de mudas. Por isso, ter um acompanhamento técnico adequado às condições específicas de cada experiência e de cada propriedade é importante. As orientações e os conhecimentos técnicos ajudaram na recuperação das áreas e nascentes, corrigindo erros passados, como a limpeza da área e o uso de retroescavadeira na nascente. O planejamento dos plantios (localização, tamanho da área, espécies adequadas, quantidade de mudas, etc.) também contribui para o sucesso da experiência.

9 08 A realização dos plantios em regime de mutirão motivou outras pessoas, principalmente jovens e estudantes de Escolas Família Agrícola (EFAs), e favoreceu a troca de experiências entre os(as) agricultores(as). A dedicação da família para cuidar e manejar as mudas no início (plantio e crescimento) também foi muito importante, pois isso favorece um bom desenvolvimento das árvores. Sugestões para o plantio e o manejo Das áreas reflorestadas Na experiência em Simonésia e São João do Manhuaçu, o fato de algumas mudas estarem velhas ou ruins e a falta de cuidado no plantio, na manutenção e na escolha das espécies para o reflorestamento fizeram com que algumas plantas não vingassem ou ficassem encruadas. Para evitar ou reduzir estes problemas, seguem algumas sugestões para serem realizadas antes, durante e após o plantio. Antes Do plantio Os(as) agricultores(as) podem conseguir as mudas e sementes em viveiros ou coletando sementes e fazendo as mudas em sua propriedade ou pela troca/doação com outros agricultores da região. De acordo com a legislação brasileira, em nenhum destes casos os agricultores(as) podem comercializar as mudas ou sementes obtidas.

10 09 No caso da obtenção de mudas em um viveiro, seja por compra ou doação, é necessário uma vistoria prévia da qualidade das mudas produzidas e um planejamento junto com o viverista de quais mudas serão utilizadas, garantindo que elas sejam de boa qualidade e adequadas para cada área de plantio. Como as mudas devem estar em boas condições para serem plantadas, devemos evitar: mudas muito velhas e com raiz em pião; mudas com raiz exposta que já começaram a enraizar fora do saquinho; mudas com sinais de ataque de pragas e doenças. Essas são algumas características que atrapalham o bom desenvolvimento da muda, podendo até causar a morte da planta. Na hora de escolher as espécies de plantas adequadas para o plantio, é muito importante considerar as características da área a ser recuperada, como o tipo de solo, a umidade natural do solo, o nível de encharcamento nas épocas da chuva e a intensidade de exposição ao sol. Por exemplo, se plantarmos mudas que não toleram muita umidade em áreas que encharcam na época da chuva ou mudas que gostam de muita água e sombra em áreas secas e ensolaradas, elas não vingarão e todo o trabalho de reflorestamento será perdido. Também observar se existem formigueiros das formigas-cortadeiras (as saúvas e as quenquéns) na área a ser recuperada ou no entorno. E, se for possível, fazer o controle natural (plantio de gergelim e feijão-de-porco, uso de calda das folhas de angico-vermelho, entre outros) antes do plantio das mudas. Caso haja animais soltos na propriedade, é importante que se construa uma cerca ao redor da área para que não pisoteiem as mudas e a nascente.

11 10 Plantio Os plantios devem ser feitos no início da época das chuvas, sendo esse um dos fatores que favorecem o bom desenvolvimento das plantas. Nos casos em que as famílias realizaram os plantios em anos diferentes, não houve um desenvolvimento uniforme das plantas, o que dificultou o manejo das áreas. Para evitar essa dificuldade, caso seja possível, sugere-se realizar o plantio de toda a área de uma só vez, para se ter crescimento uniforme e facilitar o manejo. ATENÇÃO: Existem espécies de crescimento mais rápido, chamadas pioneiras, que precisam de mais sol, como mulungu (pau-cebola), ingá, embaúba, capoeira-branca, fumeiro bravo, urucum, angico-vermelho, quaresmeira, etc. Outras espécies têm crescimento mais lento, chamadas secundárias ou clímax, como palmito, ipê, garapa, peroba, jatobá. Essas crescem na sombra das pioneiras e precisam de menos sol. Se possível, conforme as condições locais, plantar as mudas no espaçamento de 3m entre as linhas de 2m entre as covas (evitar o plantio de plantas da mesma espécie lado a lado), formando linhas de plantio com árvores de crescimento rápido (pioneiras) e linhas de plantio com árvores de crescimento lento (clímax), de forma alternada. Esta é uma forma de imitar a natureza, pois as pioneiras fazem sombra e fornecem nutrientes (matéria orgânica) para as espécies clímax crescerem. Na opinião dos(as) agricultores(as), ao plantar espécies diversificadas, inclusive de frutas, há um aumento de diversidade de plantas e de animais, o que torna a natureza mais equilibrada, diminuindo pragas e doenças. Além disso, melhora a alimentação da família com o consumo de produtos diversificados.

12 11 Após o plantio Principalmente na época das chuvas, melhor momento para se realizar o plantio, deve-se realizar os coroamentos e as podas das árvores que nascem espontaneamente nas áreas, para favorecer o desenvolvimento das mudas e não prejudicar outras culturas, como café. Quando não se faz o coroamento, a muda fica abafada e não se desenvolve bem. Por volta de 60 dias após o plantio, é importante voltar à área reflorestada e realizar o replantio, ou seja, plantar novas mudas no lugar das mudas que não vingaram. Com os plantios e a preservação das árvores espontâneas, os(as) agricultores(as) relatam que o solo já está melhorando. Um indicador é o surgimento de terra mais gorda nas áreas de mato. Ou seja, a natureza, quando não é prejudicada, encarrega-se de melhorar a terra e as águas. Se maltratar a água, ela desaparece; se alimentar, ela fica (Ivan, agricultor). Espécies que foram plantadas: Árvores: sibipiruna, angico branco e vermelho, sapucaia, amendoeira, palmitojuçara, cedro, jatobá, pau cebola (mulungu), canjiquinha, ipê-amarelo e mulato, castanha-mineira, ingá, farinha-seca, jacaré, sombreiro, breu, leucena, fedegoso, maricá, paineira, embira-de-sapo, oiti, açoita-cavalo, cambotã e piorrinha. Frutíferas: conde, manga, abacate, jambo, ameixa, urucum, banana, pinheiro, limão, seriguela, amora, graviola, mamão, laranja e carambola. Observação: nem todas as espécies foram plantadas em todas as áreas.

13 12 Espécies que nasceram nas áreas espontaneamente: Quaresmeira, assa-peixe, jacaré, embaúba, canela-preta, capoeira-branca (mané francisco), fumeiro bravo (fumo), canela-de-velho, adrago, acácia, ingá, maracujá, capeba, peroba, papagaio, pata-de-vaca, aroeirinha, canela, capitinga/taquarinha, candiúba, carobinha-roxa, angico-vermelho, mamona, goiaba, maricá, bolo, jaborandi, alecrim, pixingui, poleiro de pomba e garapa. Sistemas Agroflorestais (SAFs) Em algumas propriedades, as famílias realizaram os plantios de árvore no meio da roça, formando sistemas agroflorestais com café. O sistema agroflorestal (SAF) é uma forma de cultivar diversas espécies em um mesmo local, consorciando árvores com culturas agrícolas. O nome agrofloresta junta o agro (produção agrícola, agricultura) com floresta (árvores, matas). Lembrando que o SAF é uma das formas de cultivar a terra seguindo os princípios da agroecologia. A origem do cultivo do café é em áreas de sub-bosque, ou seja, embaixo das árvores. Essa forma de cultivo, além de melhorar a qualidade do solo quando comparado com o sistema a pleno sol, evita o desmatamento de áreas de mata para o plantio da monocultura do café. Em alguns países produtores de café não encontramos a cultura a pleno sol. Porém, naqueles países as variedades de café utilizadas são adaptadas ao sombreamento, diferente das variedades utilizadas na nossa região, que são mais adaptadas ao recebimento direto da luz solar. Por isso, as variedades daqui não suportam o sombreamento intenso, baixando muito sua capacidade de produção. No entanto, o sombreamento parcial destas variedades de café a pleno sol (com as árvores adequadas) traz benefícios para as lavouras.

14 13 a lavoura de café associada com outras culturas fez com que as famílias diminuíssem a necessidade de comprar alguns produtos na cidade, melhorando a qualidade dos alimentos consumidos e a renda da família. Além disso, é possível gerar renda através da venda de outros produtos cultivados junto com o café, como é o caso da banana em algumas das experiências; a alimentação mais natural, com produtos cultivados sem agrotóxicos, diminuiu a necessidade do uso de medicamentos comprados; o café sombreado ficou mais verde e sadio, diminuindo a necessidade do uso de agrotóxicos. A adubação química diminuiu, mas o café continua bonito. Do jeito que a área recuperou está muito bom! O café melhorou e a água também (Zequinha, agricultor). Segundo os(as) agricultores(as), alguns manejos, como a poda das árvores, roçada em vez da capina, cobertura do solo, adubação com restos das propriedades (palha, cinza, esterco, etc.), plantio em curva de nível e aleiramento da palhada nos becos em vez da queima, são práticas que: melhoram a qualidade do solo, diminuindo a necessidade de adubação química; facilitam a infiltração das águas no solo, diminuindo os riscos de erosão e melhorando a qualidade e a quantidade das águas; diminuem os gastos com a mão de obra, adubo químico e veneno (agrotóxicos); diminuem a incidência de pragas e doenças. A poda das árvores em um SAF com café é importante para que a produção não seja prejudicada pelo excesso de sombra.

15 14 Como Dar continuidade e Ampliar esse trabalho? As propostas a seguir surgiram do processo de sistematização (entrevistas e encontros) com as famílias que realizaram as experiências de recuperação de áreas degradadas e nascentes. A intenção é que tais propostas orientem as próximas ações e sirvam para divulgar e ampliar o trabalho nas comunidades do leste de Minas. É necessário dar continuidade aos trabalhos, envolver mais famílias e ampliar o número de experiências; incentivar a participação de toda família (principalmente mulheres e jovens nas atividades práticas e nos aprendizados. É importante que as famílias que já realizam plantios ampliem as ações voltadas para a conservação da natureza em suas propriedades. Além disso, testemunhar a sua experiência para os vizinhos, divulgar nos espaços comunitários que participam e convidar outras pessoas para futuras ações. A divulgação das experiências em reuniões e encontros de escolas, de igrejas e de comunidades, assim como a elaboração de materiais (cartazes, cartilhas, informativos) e a realização de reuniões mais constantes com os grupos que realizam ou realizarão plantios fazem com que as famílias tenham um compromisso maior com o processo.

16 15 A REDE é uma organização da sociedade civil que trabalha pelo fortalecimento da agricultura familiar e promoção da agroecologia. Em Belo Horizonte: Rua Tamboril, 248, Bairro Concórdia CEP: Tel./Fax (31) Belo Horizonte (MG) No Leste de Minas: Rua Monsenhor José Paulo Araújo, 102, Centro CEP: Tel./Fax (33) Simonésia (MG) rede-mg@rede-mg.org.br Site:

17 Esta cartilha e as experiências citadas têm o apoio do Projeto PDA 126-MA, que a REDE executa com recursos do Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

18

Nº 06. sistema agroflorestal

Nº 06. sistema agroflorestal EMEIO AMBIENT Nº 06 sistema agroflorestal Em uma sala de aula na zona rural... Bom dia! Bom dia, professor! Hoje vamos falar sobre o futuro do planeta! O senhor disse que iríamos estudar agricultura e

Leia mais

APRESENTAÇÃO Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)

APRESENTAÇÃO Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) APRESENTAÇÃO A formação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e a participação atuante das comunidades são imprescindíveis para o desenvolvimento rural. É função dos Conselhos

Leia mais

PRESERVANDO NASCENTES E MANANCIAIS

PRESERVANDO NASCENTES E MANANCIAIS PRESERVANDO NASCENTES E MANANCIAIS A água é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e bem estar do homem, além de garantir auto-suficiência econômica da propriedade rural.

Leia mais

DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO

DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO DESMATAMENTO DA MATA CILIAR DO RIO SANTO ESTEVÃO EM WANDERLÂNDIA-TO Trabalho de pesquisa em andamento Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus Universidade Federal do Tocantins pissarra1@yahoo.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DAS MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ SP

PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DAS MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ SP PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DAS MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AOS MANANCIAIS DA REPRESA BILLINGS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ SP Fernanda Longhini Ferreira 1 O município de Santo André,

Leia mais

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar!

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Caros(as) participantes, O programa Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil abre as inscrições para a 8ª edição do Fundo de Apoio a Projetos do Escravo,

Leia mais

Roça agroecológica das mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, Camamu (BA)

Roça agroecológica das mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, Camamu (BA) Produção de alimentos agroecológicos da roça das mulheres Roça agroecológica das mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, Camamu (BA) Ana Celsa Sousa, Carlos Eduardo de Souza Leite e Luciana Rios

Leia mais

Agroecologia. Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade. Módulo 3 Aplicações da Agroecologia

Agroecologia. Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade. Módulo 3 Aplicações da Agroecologia Agroecologia Agroecologia Curso Agroecologia e Tecnologia Social um caminho para a sustentabilidade Módulo 3 Aplicações da Agroecologia Agroecologia aspectos teóricos e conceituais Capítulo 4 Aplicações

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1

Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1 Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis Registro de Experiências municipais 1 Conceito de Tecnologia Social aplicada a Municípios Sustentáveis: "Compreende técnicas, metodologias e experiências

Leia mais

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso

7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso 7 etapas para construir um Projeto Integrado de Negócios Sustentáveis de sucesso Saiba como colocar o PINS em prática no agronegócio e explore suas melhores opções de atuação em rede. Quando uma empresa

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI

Pesquisa de Impacto Social. Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Aprendizagem COMBEMI Pesquisa de Impacto Social Jovem Aprendiz COMBEMI Total de pesquisa aplicada: 33 (trinta e três) Metodologia da pesquisa: A pesquisa aplicada foi a Pesquisa

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

Você atingiu o estágio: Recomendações. NOME: MUNICIPIO: Ipiranga Data de preenchimento do guia: 2012-02-14 Data de devolução do relatório:

Você atingiu o estágio: Recomendações. NOME: MUNICIPIO: Ipiranga Data de preenchimento do guia: 2012-02-14 Data de devolução do relatório: Guia de sustentabilidade na produção de soja na Agricultura Familiar Relatório individual NOME: Prezado senhor (a), Em primeiro lugar, no nome dacoopafi, da Gebana e da Fundação Solidaridad,gostaríamos

Leia mais

FLORESTA PARQUE ECOLOGICO RIO FORMOSO Relatório de Caracterização da Área e Plantio

FLORESTA PARQUE ECOLOGICO RIO FORMOSO Relatório de Caracterização da Área e Plantio FLORESTA PARQUE ECOLOGICO RIO FORMOSO Relatório de Caracterização da Área e Plantio 1. Apresentação: O Plante Bonito é um programa participativo de recuperação de áreas degradadas, que tem o objetivo de

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto

Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Abóboras Bacia Hidrográfica São Lamberto Autores: Emílio Rodrigues Versiani Junior 1 Geraldo Aristides Rabelo Nuzzi Andréa Rodrigues Fróes Resumo O Projeto

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

Classificação dos processos sucessionais

Classificação dos processos sucessionais SUCESSÃO ECOLÓGICA A SUCESSÃO ECOLÓGICA PODE SER DEFINIDA COMO UM GRADUAL PROCESSO NO QUAL AS COMUNIDADE VÃO SE ALTERANDO ATÉ SE ESTABELECER UM EQUILÍBRIO. AS FASES DISTINTAS DA SUCESSÃO ECOLÓGICA SÃO:

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Oficina de Nivelamento Conceitual e Planejamento AGENDA 21

Oficina de Nivelamento Conceitual e Planejamento AGENDA 21 Oficina de Nivelamento Conceitual e Planejamento AGENDA 21 Realizada em Apiaí em 25 e 26 de junho de 2005 com participantes de: Itapirapuã Paulista, Itaoca e Ribeira, Apiaí, Ribeirão Branco e Barra do

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA MONITORAMENTO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES DESENVOLVIDOS POR MEIO DE SISTEMAS AGRO- FLORESTAIS 1. IDENTIFICAÇÃO DOS

Leia mais

PROJETO ADOTE UMA ÁRVORE

PROJETO ADOTE UMA ÁRVORE PROJETO ADOTE UMA ÁRVORE A FANS Faculdade de Nova Serrana fazendo uso da sua consciência ecológica em prol da sociedade de Nova Serrana/MG vem desenvolver o Projeto intitulado de Adote uma Árvore em seu

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

DICAS PRÁTICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE

DICAS PRÁTICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE DICAS PRÁTICAS PARA O CONSUMO CONSCIENTE VOTE COM O SEU DINHEIRO Investigue quais marcas e lojas buscam reduzir as emissões de carbono, tratam dignamente seus fornecedores e são socioambientalmente responsáveis.

Leia mais

Foto: Jan de Jong. Agricultora Ismenia trabalhando em sua propriedade agroecológica. Construindo. Sonia Irene Cárdenas Solís

Foto: Jan de Jong. Agricultora Ismenia trabalhando em sua propriedade agroecológica. Construindo. Sonia Irene Cárdenas Solís autonomia, território e paz Agricultora Ismenia trabalhando em sua propriedade agroecológica Foto: Jan de Jong Construindo autonomia, território e paz Sonia Irene Cárdenas Solís 15 Agriculturas v. 12 -

Leia mais

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido.

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- IDENTIFIQUE o tipo de solo, de acordo com as características abaixo: a) Tipo de solo que retém pouca água; raramente as plantas conseguem se desenvolver nele.

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE SEGURO, PROAGRO E RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

ORIENTAÇÕES SOBRE SEGURO, PROAGRO E RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS ORIENTAÇÕES SOBRE SEGURO, PROAGRO E RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS Por: Maria Silvia C. Digiovani, engenheira agrônoma do DTE/FAEP,Tânia Moreira, economista do DTR/FAEP e Pedro Loyola, economista e Coordenador

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Fogo. Melhor prevenir que apagar incêndios

Fogo. Melhor prevenir que apagar incêndios Fogo. Melhor prevenir 1 2 Fogo. Melhor prevenir Uso do fogo na Pré-história Há milhares de anos, o homem descobriu o fogo. Aos poucos, aprendeu maravilhas: iluminar cavernas, afastar o medo do escuro,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE UNIDADE DE COORDENAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES TERMOS DE REFERÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO II ENCONTRO PAULISTA DE BIODIVERSIDADE 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NÚMERO: 23/2010 ÁREA

Leia mais

Redações vencedoras III Concurso de Redação (2015)

Redações vencedoras III Concurso de Redação (2015) Redações vencedoras III Concurso de Redação (2015) 1 Lugar Aluno: Maria Eduarda Silva Barbosa Ganhando dinheiro, perdendo saúde O câncer ocupacional parece algo tão esporádico, porém é mais corriqueiro

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas

Leia mais

A ESCOLHA DOS TRABALHADORES

A ESCOLHA DOS TRABALHADORES A ESCOLHA DOS TRABALHADORES Economia A escolha dos trabalhadores Em princípio, são duas as escolhas relevantes aqui: Trabalhar ou não trabalhar? Trabalhar quanto? A escolha dos trabalhadores Benefícios

Leia mais

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR E A GASTRONOMIA PEHEG

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR E A GASTRONOMIA PEHEG PROJETO EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR E A GASTRONOMIA PEHEG CUIABÁ / MT 2013 EQUIPE GESTORA: INES WALKER EHRENBRIENK - DIRETORA NELY PEREIRA DA SILVA CARNEIRO - COORDENADORA JULIANA MOURA ALVES DAS NEVES

Leia mais

CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CAPÍTULO 15 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Você já parou para pensar no que significa a palavra progresso? Pois então pense: estradas, indústrias, usinas,cidades, maquinas e muito outras coisas que ainda

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE. Desenvolvimento é sinônimo de poluição?

SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE. Desenvolvimento é sinônimo de poluição? Ensino Fundamental 2 Nome N o 5 a série Ciências Profª Cristiane Data / / SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE Saneamento básico é o conjunto das condições urbanas essenciais para a preservação da saúde pública.

Leia mais

APPA Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras A natureza, quando agredida, não se defende; porém,ela se vinga.

APPA Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras A natureza, quando agredida, não se defende; porém,ela se vinga. O desmatamento, ao longo dos anos, no município de Araras, contribuiu para a redução no suprimento de água potável, devido à formação geológica local, que resulta nos aqüíferos do grupo Passa Dois e Basalto

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES: e-mail: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO TÍTULO: AGRICULTURA ORGÂNICA: ALTERNATIVA DE RENDA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA AUTORES: Gabriel José Barbosa, Murilo M. O. de Souza e David G. Francis e-mail: jbarbosa@bol.com.br,

Leia mais

olímpico das 24 milhões de árvores Beto Mesquita

olímpico das 24 milhões de árvores Beto Mesquita Indução de reflorestamento no Rio de Janeiro: Das compensações ambientais ao desafio olímpico das 24 milhões de árvores Beto Mesquita Seminário Reflorestamento da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS)

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) A capacidade de gerar tecnologia e inovação é um dos fatores que distinguem os países ricos dos países pobres. Em sua maioria, essas novas tecnologias

Leia mais

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR:

PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: PESQUISA ASSOCIATIVISMO E REPRESENTAÇÃO POPULAR: Comparações entre a América Latina e a Índia Uma pesquisa internacional desenvolvido pelos institutos de pesquisa IDS CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO-CEBRAP

Leia mais

INFORMATIVO. Você já reparou que o mundo mudou, mas a forma como produzimos e consumimos energia continua praticamente igual há 50 anos?

INFORMATIVO. Você já reparou que o mundo mudou, mas a forma como produzimos e consumimos energia continua praticamente igual há 50 anos? INFORMATIVO Você já reparou que o mundo mudou, mas a forma como produzimos e consumimos energia continua praticamente igual há 50 anos? Ainda dependemos de grandes usinas que produzem energia a quilômetros

Leia mais

3) As afirmativas a seguir referem-se ao processo de especiação (formação de novas espécies). Com relação a esse processo é INCORRETO afirmar que

3) As afirmativas a seguir referem-se ao processo de especiação (formação de novas espécies). Com relação a esse processo é INCORRETO afirmar que Exercícios Evolução - parte 2 Professora: Ana Paula Souto Nome: n o : Turma: 1) Selecione no capítulo 7 duas características de defesa de plantas. a) DESCREVA cada característica. b) Para cada característica,

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

BOAS PRÁTICAS. Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa

BOAS PRÁTICAS. Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa O QUE SÃO AS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS (BPA)? Os consumidores estão cada vez

Leia mais

A D N E G A 2007 as 4 SÉRIES

A D N E G A 2007 as 4 SÉRIES A G E N D A 2007 as 4 SÉRIES ÍNDICE Proposta da ONU... 04 Compromisso do Brasil... 05 Cada cidade responsável por sua agenda 21... 07 Dia internacional da Água... 09 Dia do Meio Ambiente... 12 Dia da Árvore...

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável

Saberes para uma sociedade sustentável. Material de Apoio - Saberes Para uma Sociedade Sustentável Saberes para uma sociedade sustentável Material de Apoio - Saberes Para uma Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental

Leia mais

Embasamento técnico de projetos de conservação do solo para atendimento da legislação. Isabella Clerici De Maria Instituto Agronômico

Embasamento técnico de projetos de conservação do solo para atendimento da legislação. Isabella Clerici De Maria Instituto Agronômico Embasamento técnico de projetos de conservação do solo para atendimento da legislação Isabella Clerici De Maria Instituto Agronômico Áreas Agrícolas Diferentes situações Aspectos que devem ser vistos em

Leia mais

Manejo Sustentável da Floresta

Manejo Sustentável da Floresta Manejo Sustentável da Floresta 1) Objetivo Geral Mudança de paradigmas quanto ao uso da madeira da floresta, assim como a percepção dos prejuízos advindos das queimadas e do extrativismo vegetal. 2) Objetivo

Leia mais

O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes

O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes O selo verde garante que o produto respeita rios e nascentes Secretária executiva do FSC, ONG que gerencia a principal certificação de florestas, diz que o desafio agora é ampliar atuação na Mata Atlântica

Leia mais

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL VERDADES E MENTIRAS SOBRE O PROJETO DE LEI QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL 1. Por que o código florestal precisa ser mudado? O Código Florestal de 1965 é uma boa legislação. Aliás, caso fosse exigido o cumprimento

Leia mais

Árvores nativas da Comunidade Indígena Pedra Preta, TI Raposa Serra do Sol, RR

Árvores nativas da Comunidade Indígena Pedra Preta, TI Raposa Serra do Sol, RR Árvores nativas da Comunidade Indígena Pedra Preta, TI Raposa Serra do Sol, RR Alex Teixeira Almeida teixerinhamakuxi@gmail.com Acadêmico do Curso de Gestão Territorial Indígena Instituto Insikiran de

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais

Responsabilidade Social nas MPEs Paulistas. Dezembro de 2004

Responsabilidade Social nas MPEs Paulistas. Dezembro de 2004 Responsabilidade Social nas MPEs Paulistas Dezembro de 2004 1 Responsabilidade Social Forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Hortas orgânicas: mais que alternativa, um modo de vida de assentadas da Reforma Agrária

Hortas orgânicas: mais que alternativa, um modo de vida de assentadas da Reforma Agrária Hortas orgânicas: mais que alternativa, um modo de vida de assentadas da Reforma Agrária Conduzido em sua maioria por mulheres, a experiência comprova que a Reforma Agrária dá certo e que a população do

Leia mais

Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN)

Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN) Instituto Superior Técnico Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN) Núcleo de Engenharia Biológica Em primeiro lugar, a direcção do NEB gostaria de deixar claro que a resposta de forma

Leia mais

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes.

ONG S E ASSOCIAÇÕES. Aproveite bem todas as dicas, fotos e textos deste guia, pois eles são muito importantes. ONG S E ASSOCIAÇÕES PARA COMEÇAR Você tem vontade de participar mais do que acontece ao seu redor, dar uma força para resolver questões que fazem parte da rotina de certos grupos e comunidades e colocar

Leia mais

Reconhecer as diferenças

Reconhecer as diferenças A U A UL LA Reconhecer as diferenças Nesta aula, vamos aprender que os solos são o resultado mais imediato da integração dos processos físicos e biológicos na superfície da Terra. A formação e o desenvolvimento

Leia mais

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia

22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 22 o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Fotos: Projeto: Recriando os Resíduos Sólidos Organização: Centro Municipal Escola do Mar Página: 1/1 PÁGINA 1: Informações cadastrais: Q1: Título do projeto

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal.

A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. A porta de entrada para você receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal. Para que serve o Cadastro Único? O Cadastro Único serve para que as famílias de baixa renda possam participar

Leia mais

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos

Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Sessão 4: Avaliação na perspectiva de diferentes tipos de organizações do setor sem fins lucrativos Avaliação Econômica como instrumento para o aprimoramento da gestão das ações sociais 26/09/2013 Fundação

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Sistema de Recuperação

Sistema de Recuperação Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I - 2º ano 2011 Sistema de Recuperação ATIVIDADES EXTRAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA FAÇA UMA CAPA PERSONALIZADA PARA SUA APOSTILA DE ESTUDOS Nome: Classe:

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - m m Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - m m Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #18 - janeiro 2015 - ul ç u m verdade m an o que é todo ter r or i s ta? É Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae

Leia mais

A AGROFLORESTA AGROECOLÓGICA: UM MOMENTO DE SÍNTESE DA AGROECOLOGIA, UMA AGRICULTURA QUE CUIDA DO MEIO AMBIENTE.

A AGROFLORESTA AGROECOLÓGICA: UM MOMENTO DE SÍNTESE DA AGROECOLOGIA, UMA AGRICULTURA QUE CUIDA DO MEIO AMBIENTE. A AGROFLORESTA AGROECOLÓGICA: UM MOMENTO DE SÍNTESE DA AGROECOLOGIA, UMA AGRICULTURA QUE CUIDA DO MEIO AMBIENTE. Alvori Cristo dos Santos, Deser, Fevereiro 2007. Há alguns anos atrás, um movimento social

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2016 Institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei institui a Política de Desenvolvimento Sustentável da

Leia mais

HORTA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA

HORTA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA 02420 HORTA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA Tatiana de Castro Oliveira - UFPA Marileia Pereira Trindade - UFPA Jennifer Susan Webb

Leia mais

das diversas regiões do Estado. É importante ressaltar, também, a parceria com os

das diversas regiões do Estado. É importante ressaltar, também, a parceria com os das diversas regiões do Estado. É importante ressaltar, também, a parceria com os O projeto de autoria do deputado Antonio Carlos Arantes, que conta com o apoio dos membros da Comissão de Política Agropecuária

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

O Sr. DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores O Sr. DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, o dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 1972,

Leia mais

PLANTIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA. INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA - ILP

PLANTIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA. INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA - ILP PLANTIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA. INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA - ILP Autores: Eng.º Agr.º José Alberto Ávila Pires Eng.º Agr.º Wilson José Rosa Departamento Técnico da EMATER-MG Trabalho baseado em: Técnicas

Leia mais

PROJETO HORTA FELIZ CEDRO-PE

PROJETO HORTA FELIZ CEDRO-PE PROJETO HORTA FELIZ CEDRO-PE Regional: Salgueiro Município: Cedro Comunidades: Barro Branco Equipe responsável: Manoel Leal Costa Netto E-mail para contato: Manoel.costa1@ipa.br Fone: (87) 38891808 Categorias:

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

PLANTIO DE FLORES Profas Joilza Batista Souza, Isilda Sancho da Costa Ladeira e Andréia Blotta Pejon Sanches

PLANTIO DE FLORES Profas Joilza Batista Souza, Isilda Sancho da Costa Ladeira e Andréia Blotta Pejon Sanches PLANTIO DE FLORES Profas Joilza Batista Souza, Isilda Sancho da Costa Ladeira e Andréia Blotta Pejon Sanches Resumo O presente projeto foi desenvolvido pelas professoras, com crianças de dois a três anos

Leia mais

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA

O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE INFORMÁTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O PROJETO UNIMONTES SOLIDÁRIA NA ALDEIA INDÍGENA XACRIABÁ Josué Batista Antunes 1 Gislane Silva Cardoso Cerqueira

Leia mais

151 - ONG Verdejar: agroecologia e preservação ambiental no subúrbio de uma métropole

151 - ONG Verdejar: agroecologia e preservação ambiental no subúrbio de uma métropole 151 - ONG Verdejar: agroecologia e preservação ambiental no subúrbio de uma métropole GUIA, Eric Vidal Ferreira da. UFRJ, voitakus@hotmail.com. Resumo O trabalho da ONG verdejar surgiu em 1997 por iniciativas

Leia mais