CHAPA 01 - SÃO RAIMUNDO NONATO DOCENTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CHAPA 01 - SÃO RAIMUNDO NONATO DOCENTES"

Transcrição

1 CHAPA 01 - SÃO RAIMUNDO NONATO Domingos Alves De Carvalho Júnior - TITULAR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. SIAPE: Campus: São Raimundo Nonato Eixo: Turismo, Hospitalidade e Lazer Dados Acadêmicos Licenciado em História, Especialista em História Cultural e Mestre em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí. Guia de Turismo Regional/PI e Excursão Nacional Brasil e América do Sul. Prestou serviço na Miracéu Turismo ( ). Professor da Universidade Estadual do Piauí UESPI ( ), campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior, oportunidade que exerceu o cargo de Coordenador do Curso de História. Professor de Arqueologia e Antropologia da Universidade Estadual do Maranhão UEMA ( ) campus de Caxias. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, campus São Raimundo Nonato a partir de 2012, onde ocupou o cargo de Coordenador de Pesquisa e Inovação; Coordenador do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, Coordenador do Curso Técnico em Guia de Turismo. Atualmente desenvolve pesquisa nas áreas de Patrimônio, História, Turismo. Josilene Bárbara Ribeiro Campos - SUPLENTE Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. SIAPE: Campus: São Raimundo Nonato Eixo: Turismo, Hospitalidade e Lazer Dados Acadêmicos Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão UFMA (2001), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA (2003). Ingressou no magistério superior em 2004, na Faculdade Atenas

2 Maranhense FAMA (2004), em 2005 trabalhou na Faculdade São Luís, onde exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Turismo Bacharelado ( ), foi Presidente do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso de Turismo. Professora do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão UFMA ( ). Ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, Campus São Raimundo Nonato, no Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer ministrando aulas nos Cursos Técnicos em Guia de Turismo e Serviço em Restaurante e Bar. Atualmente é tutora presencial da EAD, no Curso Técnico em Meio Ambiente.

3 CHAPA 02 - TERESINA CENTRAL Maria Irisvalda Leal Gondim Cavalcanti - TITULAR Possui graduação em Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2004), graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (1993) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal do Piauí (2009). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Piauí. Ângela Regina Dos Reis Santos - SUPLENTE Graduada em Psicologia (FSA) e Pedagogia (UESPI) com Mestrado em Educação (UFPI) e Especialização em Psicopedagogia (UFRJ), Psicologia Educacional (PUC-Minas), Gestão Estratégica de Pessoas com Coaching (UNINOVAFAPI -cursando).coordenadora de Extensão Comunitária e Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. ATUAÇÃO PROFISSIONAL Colégio São Francisco de Sales ( ), Escola Municipal Santa Maria da Codipi, SEMEC ( ), Bolsista da CAPES ( ), Serviço de Avaliação e Acompanhamento Técnico SAAT/SEMEC ( ), Faculdade Santo Agostinho-FSA ( ), Instituto Federal do Piauí IFPI (2010- atual).

4 CHAPA 03 - PICOS Aislan Rafael Rodrigues de Sousa - TITULAR Professor do IFPI Campus Picos. Mestrando em Engenharia de Software pelo CESAREDU. Especialista em Banco de dados pelo IFPI. Tecnologo em Informática pelo IFPI. Alline Alexandre de Sousa Leônidas - SUPLENTE Graduação em Lic. Plena em Pedagogia Hab. em Magisterio pela Universidade Federal do Piauí (2003), graduação em Bacharelado em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (2009), especialização em Especialização em Ensino pela Universidade Federal do Piauí (2007) e especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Internacional (2011). Atualmente professora do IFPI Campus Valença.

5 CHAPA 04 - PICOS Profº. Me. André Ricardo Viana Nunes - TITULAR Possui Graduação, Licenciatura e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor efetivo do quadro de servidores do IFPI Campus Picos, desde janeiro de Atualmente ocupando a função de Coordenador de Pesquisa e Inovação no Campus Picos, função que abrange a coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu no referido Campus. Possuo experiência no Ensino de Filosofia, com ênfase na Filosofia da Educação, Filosofia da Ciência e Epistemologia. Prof. Me. Felinto Firmeza - SUPLENTE Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2007), Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos - IFPI/ Picos e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010). Possui experiência em eletrônica de potência com ênfase na área de conversores CC-CC para sistemas fotovoltaicos. Atualmente é Coordenador do Curso de Eletrotécnica e professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí Campus Picos.

6 CHAPA 05 - TERESINA CENTRAL

7 CHAPA 06 - PARNAÍBA Antonio Santos de Sousa - TITULAR SIAPE: Possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (2008), graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Piauí (2011) e especialização em Redes de Computadores pela Faculdade Piauiense (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal do Piauí Campus de Parnaíba atuando nas áreas de programação de computadores e programação para web, é também Coordenador de Extensão do campus. Está na área de ensino em informática há 5 anos. Atuou como técnico em Informática na Prefeitura de Parnaíba por 3 anos. Bruno Pires Sombra - SUPLENTE SIAPE: Possui graduação em Licenciatura Em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2007) e mestrado em Ciências Físicas Aplicadas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Tem experiência nas áreas de Ensino de Física, Física da Atmosfera e Energias Renováveis, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças climáticas, vento, modelagem atmosférica, rams e donwscaling. Foi pesquisadorcolaborador na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos no ano de Atuou como bolsista de apoio técnico à pesquisa no Parque de Desenvolvimento Tecnológico PADETEC, entre os anos de 2007 e Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, onde continua sua pesquisa nas áreas citadas acima.

8 CHAPA 07 - OEIRAS Laerte Amorim - TITULAR Professor do Ensino Básico, Técnico Tecnológico do IFPI, com regime de trabalho DE, lotado no Campus de Oeiras. Graduado em Engenharia Agronômica com Mestrado em Ciência do Solo e Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares com a tese defendida na área de concentração - Agricultura e Meio Ambiente. Trabalhou como Pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) onde fez parte da coordenação do Projeto de extensão Café com Ciência que preconiza a interação pesquisa-população-academia com temas voltados ao Semiárido Brasileiro. Como Pesquisador desenvolve estudos voltados ao Semiárido Brasileiro, sobretudo na área de Manejo florestal e a ciclagem de nutrientes, e a dinâmica da água no sistema solo-planta-atmosfera. Telma Regina Pedrosa - SUPLENTE Professora do Ensino Básico, Técnico Tecnológico do Instituto Federal do Piauí, com regime de trabalho DE, lotada no Campus Pedro II. Graduada em Geologia e com Mestrado em Geologia, área de concentração Geologia Ambiental. Foi professora substituta na Universidade Federal do Ceará, onde ministrou as disciplinas Geologia Geral, Introdução a Geologia Ambiental e Geologia Ambiental no curso de Geologia. Foi coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Paulistana PI. Como pesquisadora desenvolve trabalhos na área de Geociências, com ênfase em geologia ambiental e geofísica aplicada, principalmente nos temas relacionados à poluição de águas subterrâneas, análises hidrogeoquímicas e meio ambiente.

9 CHAPA 08 - PEDRO II

10

11 Denilson Pereira da Silva - TITULAR CHAPA 09 - TERESINA CENTRAL Graduado em Administração pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2005). Pós-graduação, com título de Especialista em Administração Pública pela Universidade Federal do Piauí (2007). Atuou como professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI(04/2008 a 07/2009) e na Universidade Estadual do Piauí - UESPI (03/2009 a 03/2010), professor formador na modalidade EaD dos cursos de especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde do NEAD/UESPI/UAB (2010). Atualmente é professor efetivo do Departamento de Gestão e Negócios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Inara Erice de Sousa Alves Raulino Lopes - SUPLENTE Pós graduação em Gestão Pública (2012) pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Pós graduação em Tecnologias Digitais e Novas Educações(2012) do Piauí pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui - IFPI. Graduação em Direito pela União das Escolas Superiores Campomaiorenses - NOVAUNESC (2005) e graduação em Administração de Empresas(1999) pela Associação de Ensino Superior do Piau - AESPI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão e negócios e Professora efetiva do IFPI, Campus Teresina Central.

12 Marcony Santana Maximo - TITULAR CHAPA 10 - FLORIANO É ex-aluno do IFPI. Técnico em Eletromecânica pelo ETEFPI/UNED FLORIANO (1996 e 2000). Formando em Tecnólogo em Informática pelo CEFET/UNED FLORIANO em Pós-graduado em Redes e Segurança de Sistemas pelo INTA (2011). Trabalhou como professor substituto no CEFET/UNED FLORIANO entre os anos de 2006 e Aprovado e convocado para a vaga de Professor Efetivo no ano de 2009 para o Campus Floriano. Eleito em 2012 para a vaga de Conselheiro do CONSULP Engajado na luta sindical, na defesa dos direitos dos docentes da nossa instituição. Willamys Rangel Nunes de Sousa - SUPLENTE É ex-aluno do IFPI campus Teresina. É Graduado em Tecnologia em Informática pelo Instituto Federal do Piauí (2003). Possui Especialização em Bancos de Dados pelo Instituto Federal do Piauí (2005). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2012). Foi Diretor de ensino do IFPI campus Floriano, no período de julho/2013 a fevereiro de Atualmente, é professor efetivo do Instituto Federal do Piauí campus Floriano. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Mineração de Dados Geográficos. Em 2013, participou da diretoria do SINDFIPI (Seção Sindical dos (as) Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí).

13 CHAPA 11 - TERESINA ZONA SUL Antônio Alves de Carvalho Júnior - TITULAR É professor efetivo no atual Instituto Federal do Piauí desde Inicialmente no campus de Floriano e atualmente trabalha no campus Teresina Zona Sul. Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Física pela Universidade Federal do Piauí, onde também fez duas especializações: a primeira em Ensino e a segunda em Instrumentação para o Ensino de Física. Concluiu Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Em Floriano, atuou como professor na área de Física, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Foi coordenador do Centro de Informática, período em que foram implantados o curso técnico subseqüente em informática e o curso superior na área de informática nesse campus. É professor de Física dos cursos de Edificações, Saneamento e Vestuário, no campus Teresina Zona Sul, desde sua remoção para Teresina em Giselda dos Santos Costa - SUPLENTE Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (1990), especialização em língua inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Participou de um estágio " doutorado sanduiche" na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra - Portugal no período de julho a dezembro de Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramento crítico visual, novas tecnologias para educação e ensino de língua inglesa e mobile learning com o uso do celular no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira. É professora no atual Instituto Federal do Piauí desde 1996 e no ano de 2010 foi removida do campus de Floriano para o campus Teresina Zona Sul, onde atua como professora de Inglês.

14 CHAPA 12 - TERESINA CENTRAL Franciéric Alves de Araújo - TITULAR Possui Graduação em Tecnologia em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (2003). Possui Especialização em Banco de Dados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (2006). Mestre em Ciências e Engenharias de Materiais - UFRN. Doutor em Ciências da Computação - UFF. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí. Tem experiência na área de Ciência da Computação e na área de Ciências e Engenharia de Materiais. Francisco Marcelino Almeida de Araújo - SUPLENTE Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí - Campus Parnaíba. Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade Estadual do Piauí (2010). Atualmente professor efetivo com Dedicação Exclusiva do IFPI - Campus Teresina Central na área de Eletrotécnica/Eletrônica. Participante do grupo de pesquisa em biotecnologia (BIOTEC) da Universidade Federal do Piauí - Campus Parnaíba. Coordenador do grupo de pesquisa em Automação, Robótica e Sistemas Inteligentes (LABIRAS - Laboratory of Intelligent Robotics, Automation and Systems) no IFPI Campus Teresina Central.

15 CHAPA 13 - TERESINA CENTRAL

16 CHAPA 14 - PEDRO II Edson Domingos Nascimento Titular. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e mestrado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2006). É professor efetivo, a dois anos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí Campus Pedro II. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, desenvolvimento, mercado, planejamento e gestão de empresas. Atualmente é Coordenador do Curso Técnico de Guia de Turismo, ministra as disciplinas de Patrimônio Cultural e Teoria e Técnica Profissional, desenvolve Pesquisa sobre o Grau de Satisfação dos Turistas sobre a Gastronomia de Pedro II e participou das Comissões de Avaliação e Reestruturação dos Cursos Técnicos em Guia de Turismo r Restaurante e Bar. Nyze Pereira Maia Suplente. Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (2008), Crato- CE. Possui Especialização em Fisiologia do Exercício aplicada à Grupos Especiais pela Faculdade Leão Sampaio (2011), Juazeiro do Norte-CE. Professora Efetiva, a quatro anos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- Campus Pedro II-PI, ministrando a disciplina Primeiros Socorros para o Curso Técnico em Guia de Turismo, e a disciplina Educação Física para o Ensino Médio. Coordenadora da Área de Educação Física e da Comissão de Eventos do Campus Pedro II. Coordenadora do projeto de Atividade Física para os funcionários do campus de Pedro II.

17 CHAPA 15 - VALENÇA Professor Esp.: Antenor Fortes de Bustamante - TITULAR SIAPE n Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí- UFPI (2004). Especialista em Geografia e Ensino pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI (2011). Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Geografia. PROFESSOR Msc.: Francisco Alves Frazão Filho - SUPLENTE SIAPE: Graduado em bacharelado e licenciatura plena em Ciências Sociais. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí. Membro do NUEDPI (Núcleo de Estudos Durkheimianos). Publicações de capítulos de livros e artigos científicos na área de Migração Temporária.

18 Weslley Maycon Neris Batista CHAPA 16 CORRENTE DOSCENTES Natural de Teresina, Tecnólogo em Gestão Ambiental, formado pelo antes CEFET, hoje, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) sendo mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí e atualmente professor do IFPI Campus Corrente. Leciono nos cursos Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho e Tecnologia em Gestão Ambiental já tendo também participado de atividades no PROEJA (IFPI) e na rede e Tec através da EAD (IFPI) além de já ter sido professor na rede estadual de ensino (SEDUC). Com experiência em áreas voltadas para gestão pública participativa, equipe multidisciplinar, avaliação de projetos e programas buscamos um IFPI de excelência para toda a sua comunidade. Através do nosso ingresso ao CONSULP propomos uma maior integração e transparência de todas as ações visando discutir e avaliar estratégias que priorizem a qualidade de ensino e a satisfação junto à comunidade do IFPI, considerando suas viabilidades. Assim, ressaltamos que queremos contribuir com a consolidação de nossa instituição, por acreditar em seu futuro, por ser um filho dessa instituição e principalmente por acreditar que a transformação social se faz através da educação, e esta, através das relações humanas. Antônio Celso de Sousa Leite Natural de Teresina, Tecnólogo em Geoprocessamento, formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e com especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí UESPI e atualmente professor do IFPI Campus Corrente. Ministro aulas nos cursos Técnico em Meio Ambiente e Tecnologia em Gestão Ambiental. Minha carreira profissional se iniciou na Empresa de Águas e Esgotos do Piauí S/A AGESPISA, atuando no setor de Geoprocessamento e também na empresa Oásis, sendo esta voltada para o ramo de consultoria ambiental. Quero aqui somar junto ao IFPI, propondo a busca por uma excelência para toda a sua comunidade. Através do nosso ingresso ao CONSULP visamos uma maior integração e transparência de todas as ações e aberto a discutir, avaliar e implantar estratégias que priorizem a qualidade de ensino e a satisfação junto à comunidade do IFPI, considerando a seguir e dar continuidade a missão no qual o IFPI proporciona: Promover uma educação de excelência, direcionada às demandas sociais. Assim, ressaltamos que queremos contribuir com a consolidação de nossa instituição, por acreditar em seu futuro, por ser um dos frutos no qual o IFPI brotou e hoje estamos aqui, desta vez como docente, mas com a experiência de que fomos discentes

19 desse Instituto e principalmente por acreditar que a transformação social se faz através da educação, proporcionando a ética, a moral, saberes e uma boa qualidade de vida.

20 CHAPA 18 - SÃO RAIMUNDO NONATO Profª Flavia Oliveira da Silva Louzeiro - TITULAR Bacharel em Turismo, especialista em Gestão Mercadológica e Consultoria em Turismo, atua como professora há mais de 10 anos, nas instituições SENAC, SEBRAE, Universidade Federal do Maranhão e atualmente professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Piauí Campus São Raimundo Nonato. Também atuou na iniciativa privada como Diretora da Agência de Viagem e Turismo Companhia de Turismo, Responsável Técnica da Empresa Louzeiro Organização e Produção de Eventos Ltda. Na Universidade Federal do Maranhão, além de professora do Curso de Bacharelado em Turismo, coordenou o setor de estágios do mesmo e prestou consultoria em projetos externos. No IFPI Campus São Raimundo Nonato, desde 2011, foi responsável pela Coordenação de Estágio e pelo Programa Mulheres Mil, além de participar da implantação do PRONATEC, com a elaboração de projetos pedagógicos dos cursos a serem implantados. Professora do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer, ministra aulas no ensino médio e técnico nas disciplinas específicas da área e Supervisora do Mulheres Mil no Pronatec. Profª Angislene Ribeiro Silva Reis - SUPLENTE Professora há mais de 14 anos. Licenciada em Letras com habilitação em Português e Inglês, especialista em programação de ensino da Língua Portuguesa. Atualmente professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí Campus São Raimundo Nonato, ministrando aulas nos cursos de nível médio, técnico e superior. Atuando também como coordenadora de Polo da Educação a Distância na rede e-tec Brasil. Foi responsável pela Coordenação de Áreas da Natureza, Humanas e Letras do campus.

21 Atuou na rede pública e estadual de ensino ministrando aulas de língua inglesa e língua portuguesa no ensino médio. No SENAC ministrou aulas em cursos preparatórios para concursos, assim como em cursos técnicos. Na Universidade Estadual do Piauí, atuou por 05 anos, como professora contratada, ministrando aulas nos cursos de Licenciatura em Letras e Normal Superior.

22 CHAPA 19 CORRENTE Flávio de Ligório Silva Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Piauí. É Licenciado em Matemática pela UFMG, Mestre em Educação pela UFMG e doutorando em Educação pela UFMG. Possui destacada atuação na área de Ensino, onde foi professor de rede pública, privada e também em ensino particular em Minas Gerais. Desempenha funções de Planejamento, Coordenação e Prática no setor de ensino. Possui habilidade na gestão de equipes de trabalho, desenvolveu projetos onde obteve expressivos resultados nas empresas em que trabalhou, com atuação ativa na área de Pesquisa. Apresenta maturidade no diagnóstico de problemas oriundos de atividades acadêmicas e sua resolução. Tem conhecimentos avançados em informática. Experiência e participação em Congressos e Seminários, onde teve inclusive seus trabalhos e artigos publicados. Tendo em vista sua experiência profissional e formação acadêmica, está habilitado para a docência nas disciplinas, pesquisas e atividades relacionadas às Ciências Exatas e Ciências Sociais Aplicadas e Educação. Jeovan Lira dos Santos Atualmente é professor do ensino básico na área de Matemática do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Piauí Campus Oeiras. É Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí Campus Floriano. Possui curso Técnico em Agropecuária pela Universidade Federal do Piauí Campus Amilcar Ferreira Sobral. Está cursando Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática. Atuou como professor no curso de Licenciatura em Matemática do IFPI Campus Corrente e também como professor no curso de Licenciatura em Matemática no ensino a distância da Universidade Federal do Piauí, polo de Corrente. Lecionou disciplinas como Análise Combinatória e Probabilidade; Funções, Gráficos e Aplicações; Cálculo Integral com uma Variável; Geometria Plana; Introdução a Álgebra Linear; Geometria Espacial; Introdução à Teoria dos Números; Estruturas Algébricas e Análise Real. Desempenha funções de Planejamento e Prática como coordenador de extensão. Possui habilidade na gestão de equipes de trabalho e amplos conhecimentos em informática. Tendo em vista sua experiência profissional e formação acadêmica, está habilitado para a docência no ensino básico e no superior.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015

ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 ORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃOES ANO - 2015 André Luis Silva Santana (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Qualificação Profissional: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de

Leia mais

ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO. RSC I RSC II RSC III Data de ingresso no Ifes: Nº de documentos de comprovação:

ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO. RSC I RSC II RSC III Data de ingresso no Ifes: Nº de documentos de comprovação: ANEXO I RESOLUÇÃO Nº 13, DE 23 DE MAIO DE 2014. REQUERIMENTO Nome do Servidor: SIAPE: Lotação: Email: Telefone: Graduação: Titulação: Nível de RSC pretendido (marque com x o perfil pretendido) RSC I RSC

Leia mais

II Feira das Profissões

II Feira das Profissões II Feira das Profissões Carreiras e mercado de trabalho em computação 13 e 14 de agosto de 2008 Prof. Marcus Vinícius Midena Ramos UNIVASF marcus.ramos@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~marcus.ramos (74)3614.1936

Leia mais

Perspectiva Carreira Maio 15.xls. Cursos Técnicos

Perspectiva Carreira Maio 15.xls. Cursos Técnicos Perspectiva de Carreira - Níveis Tecnológicos e Técnicos País: Brasil / Cidade: Natal - RN Última atualização: Maio/2015 Cursos Técnicos * Os cursos relacionados correspondem a uma pesquisa através do

Leia mais

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação:

HUMANAS. Página na web: www.fea.ufjf.br CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Apresentação: HUMANAS ADMINISTRAÇÃO Os alunos de Administração da UFJF graduam-se na modalidade Bacharelado e podem escolher entre as opções de especialização: Administração de Empresas e Administração Pública. O curso

Leia mais

1.IF BAIANO Campus Uruçuca

1.IF BAIANO Campus Uruçuca 1.IF BAIANO Campus Uruçuca O IF Baiano - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, criado em 2008, pela Lei Federal 11.892, é uma instituição de educação superior, básica e profissional,

Leia mais

CANDIDATURA A DIRETORA-GERAL. Isabel Cristina Adão. Plano de Trabalho para a Gestão 2013-2015

CANDIDATURA A DIRETORA-GERAL. Isabel Cristina Adão. Plano de Trabalho para a Gestão 2013-2015 CANDIDATURA A DIRETORA-GERAL Isabel Cristina Adão Plano de Trabalho para a Gestão 2013-2015 APRESENTAÇÃO A comunicação triunfa, o planeta é atravessado por redes, fax, telefones celulares, modems, Internet.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO CONTEXTO ENSINO APRENDIZAGEM REPORTADA POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO CONTEXTO ENSINO APRENDIZAGEM REPORTADA POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO CONTEXTO ENSINO APRENDIZAGEM REPORTADA POR ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Rothchild Sousa de Morais Carvalho Filho 1 Naiana Machado Pontes 2 Laiane Viana de Andrade 2 Antonio

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PROFESSOR PESQUISADOR BOLSISTA - EDITAL Nº 15/2015 RESULTADO FINAL: CLASSIFICAÇÃO POR DISCIPLINA

PROCESSO SELETIVO PROFESSOR PESQUISADOR BOLSISTA - EDITAL Nº 15/2015 RESULTADO FINAL: CLASSIFICAÇÃO POR DISCIPLINA PROCESSO SELETIVO PROFESSOR PESQUISADOR BOLSISTA - EDITAL Nº 15/2015 RESULTADO FINAL: CLASSIFICAÇÃO POR DISCIPLINA CURSO: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 952594 78 100 178 952491

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 5, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 Institui as Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Engenharia

Leia mais

Programa de trabalho para o Quadriênio 2015-2019. Slogan: Pela consolidação da EaD na UFGD

Programa de trabalho para o Quadriênio 2015-2019. Slogan: Pela consolidação da EaD na UFGD Programa de trabalho para o Quadriênio 2015-2019 Slogan: Pela consolidação da EaD na UFGD A Educação a Distância (EaD), no seio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tornou-se um projeto coletivo

Leia mais

12. POLÍTICA DE EaD A Educação a Distância do IFPE EaD, ao longo dos anos, vem desenvolvendo ações que propiciam mediação didático-pedagógica nos

12. POLÍTICA DE EaD A Educação a Distância do IFPE EaD, ao longo dos anos, vem desenvolvendo ações que propiciam mediação didático-pedagógica nos 12. POLÍTICA DE EaD 12. POLÍTICA DE EaD A Educação a Distância do IFPE EaD, ao longo dos anos, vem desenvolvendo ações que propiciam mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem,

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2011 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

EDITAL Nº 06, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2011 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO Barreiras MINISTERIO DA EDUCACÃO SECRETARIA DE EDUCACÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA EDITAL Nº 06, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2011 CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS

BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS BOLETIM ELETRÔNICO DE SERVIÇOS Campus Floriano Teresina (PI), 31 de outubro de 2014. PORTARIA Nº001/2014, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2014. Designar os servidores Lázaro Miranda Carvalho, Professor do Ensino

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Ciência da Computação Modalidade: ( X ) bacharelado ( ) licenciatura Local de funcionamento: Coração Eucarístico 01 PERFIL DO CURSO O curso de Ciência da Computação

Leia mais

Edital n 01/2011 Seleção de Tutores a Distância para o Curso de Pedagogia

Edital n 01/2011 Seleção de Tutores a Distância para o Curso de Pedagogia Edital n 01/2011 Seleção de Tutores a Distância para o Curso de Pedagogia A UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, POR MEIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD TORNA PÚBLICO O PROCESSO DE SELEÇÃO DE

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N. 12/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N. 12/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N. 12/2012 O Reitor da Universidade Federal do Amapá UNIFAP, no uso de suas atribuições legais, e em conformidade com a Lei n. 8.112, de 11 de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 1, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006 1 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia

Leia mais

Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso. ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. )

Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso. ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. ) Instrumento de Avaliação Institucional pré teste de Curso ( aplicado em dezembro de 2015 para o Docente. ) 2015 DOCENTES_AVALIACAO_INSTITUCIONAL 2015_E_DE_CURSO (PRE-TESTE) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil

O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil O Grupo Actcon e a Rede Educar Brasil Especializado em soluções que incorporam Tecnologia da Informação à Educação e à Modernização da Administração Pública, o Grupo Actcon tem como sua principal integrante

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO : : Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo Bacharelado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP Comissão do Processo de Seleção Simplificado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP Comissão do Processo de Seleção Simplificado A COMISSÃO N 346/DO PROCESSO SELEÇÃO SIMPLIFICADO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, usando das atribuições que lhe confere a Portaria 1402 IFAP 2015 de 19 de novembro

Leia mais

4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008

4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008 4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008 pre que necessário, para a realização de entrevista e ou avaliação funcional das suas capacidades. 4 A comissão pode, face à prova documental

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE 1. PROJETO PRONERA/INCRA/UECE SELECIONA CANDIDATOS PARA DIVERSOS PERFIS O projeto PRONERA/INCRA/UECE convênio

Leia mais

DOUTORADO EM DIREITO. Orientação em Direito Privado PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

DOUTORADO EM DIREITO. Orientação em Direito Privado PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DOUTORADO EM DIREITO Orientação em Direito Privado PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CONVÊNIO INTERNACIONAL UNIVERSIDADES COMPROMETIDAS COM A QUALIDADE: Université Panthéon Assas (Paris

Leia mais

Anexo II QUADRO DE CURSOS AFINS

Anexo II QUADRO DE CURSOS AFINS Campus Universitário de Cuiabá Anexo II QUADRO DE CURSOS AFINS Cursos UFMT Cursos de Graduação Afins Cursos de Graduação Afins Bacharelados em: Ciências Biológicas; Medicina; Nutrição; EDUCAÇÃO Tecnologia

Leia mais

Guia: Autores e Livros sobre Ensino de Geografia

Guia: Autores e Livros sobre Ensino de Geografia PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SUBPROJETO GEOGRAFIA/CERES Guia: Autores e Livros sobre Ensino de Geografia CAICÓ/RN 2013 Apresentação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL SEPLAG/UEMG Nº. 08 /2014, de 28 de novembro de 2014 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS

CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS DA LEGALIDADE DO INTERCÂMBIO CULTURAL A legislação brasileira regulamentadora dos cursos de Pós-Graduação nas modalidades de Educação Presencial e Educação a Distância (EaD), para que seja aplicada no

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 59/2014, DE 08 DE SETEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 59/2014, DE 08 DE SETEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 59/2014, DE 08 DE SETEMBRO DE 2014 Dispõe sobre a aprovação da criação do Centro de Referência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL Nº 018/2012 CAMPUS JIPARANÁ

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014

CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014 CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO ANO - 2014 Aderbal Maia Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia

Leia mais

Informações do Questionário. Programa Autoavaliação Institucional - UFSM - 2014. Questionário Segmento Egresso

Informações do Questionário. Programa Autoavaliação Institucional - UFSM - 2014. Questionário Segmento Egresso Informações do Questionário Programa Autoavaliação Institucional - UFSM - 2014 Questionário Segmento Egresso Descrição do Programa A aplicação do instrumento de autoavaliação é fundamental para toda instituição

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Ferramentas e-learning

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Ferramentas e-learning MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Educacional de Araras UF: SP ASSUNTO: Credenciamento do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson,

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE ASTRONOMIA - PROGRAMA DO IAG-USP PROFESSIONAL MASTER OF ASTRONOMY EDUCATION IAG-USP PROGRAM

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE ASTRONOMIA - PROGRAMA DO IAG-USP PROFESSIONAL MASTER OF ASTRONOMY EDUCATION IAG-USP PROGRAM III Simpósio Nacional de Educação em Astronomia III SNEA 2014 Curitiba, PR 1 MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE ASTRONOMIA - PROGRAMA DO IAG-USP PROFESSIONAL MASTER OF ASTRONOMY EDUCATION IAG-USP PROGRAM

Leia mais

ANEXO I DO EDITAL Nº 155/2011 CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

ANEXO I DO EDITAL Nº 155/2011 CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA fls. 15 ANEXO I DO EDITAL Nº 155/2011 CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Área/subárea: HISTÓRIA/HISTÓRIA DA AMÉRICA Requisito mínimo: - Graduação em cursos da área de Ciências

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O REGIMENTO GERAL DA UFRGS:

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O REGIMENTO GERAL DA UFRGS: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O REGIMENTO GERAL DA UFRGS: 1. Qual a finalidade dos Órgãos Especiais de Apoio? Cumprir objetivos especiais de coordenação e integração com as comunidades interna e externa

Leia mais

Currículos dos Professores. Licenciatura em Física. Área: Pedagógica

Currículos dos Professores. Licenciatura em Física. Área: Pedagógica Currículos dos Professores Licenciatura em Física Área: Pedagógica Professora Msc. Ana Cristina Ferreira Lacerda 1990-1994 - Graduação: Psicologia. Centro Universitário Celso Lisboa/RJ. 1994-1996 - Especialização

Leia mais

PLANO DE GESTÃO 2015-2016

PLANO DE GESTÃO 2015-2016 PLANO DE GESTÃO 2015-2016 FAUSTO DE MARTTINS NETTO Candidato a Diretor Geral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Muriaé Construção coletiva do caminho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO ANEXO IV PLANILHA DE PONTUAÇÃO RECONHECIMENTO DE SABERES

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 2012

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 2012 1 EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 19, DE 16 DE JULHO DE 22 22/FNDE, A SER REALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS. A Direção-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD)

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (UNIR)- PERFIL - TECNICOS, SUPERVISORES, TUTORES (EAD) Por favor, continue respondendo. A seguir, breves questões relacionados ao seu perfil. Agradecemos a atenção as questões que

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241

CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241 CORPO DOCENTE DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Atanagildo Coimbra do Nascimento (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Contábeis gildo@prof.iesam-pa.edu.br http://lattes.cnpq.br/5822857411172241

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO Processo de Avaliação de Curso de Graduação Divisão de Pesquisa Institucional- DIPESQ/DEAVI/PROPLAN Macapá-AP 10/Novembro/2015 Março/2015- Revisão do Instrumento de Avaliação

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS Carla de Cássia Carvalho Cassado (Doutora) Regime de Trabalho: Horista Área de Conhecimento: Ciências Humanas Qualificação Profissional:

Leia mais

AUTORES / CONTRIBUTORS

AUTORES / CONTRIBUTORS AUTORES / CONTRIBUTORS Alícia Endres Soares (aliciasoares@terra.com.br) é graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde atuou como bolsista de iniciação científica

Leia mais

EDITAL N.01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

EDITAL N.01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL N.01/2014

Leia mais

PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013

PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013 PORTARIA Nº 554, DE 20 DE JUNHO DE 2013 Estabelece as diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção dos servidores pertencentes ao Plano de Carreiras

Leia mais

EDITAL Nº 106/2015 1 DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. 1.1 Bacharelado

EDITAL Nº 106/2015 1 DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. 1.1 Bacharelado Salvador, Bahia Quarta-Feira 31 de dezembro de 2014 Ano XCIX N o 21.606 EDITAL Nº 106/2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, tornar público,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução n 70/ 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Matemática Computacional, Bacharelado

Leia mais

Pós graduação EAD Área de Educação

Pós graduação EAD Área de Educação Pós graduação EAD Área de Educação Investimento: a partir de R$ 109,00 mensais. Tempo de realização da pós graduação: 15 meses Investimento: R$109,00 (acesso ao portal na internet e livros em PDF). Ou

Leia mais

Aula 01: O Curso de Bacharelado em Estatística

Aula 01: O Curso de Bacharelado em Estatística Aula 01: O Curso de Bacharelado em Estatística 2015 A Estatística Você sabe o que é a Estatística? A Estatística é a ciência que se preocupa com a coleta, organização, apresentação, análise e interpretação

Leia mais

Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho

Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (580H) FORMAÇÃO À MEDIDA DO SEU ÊXITO Contacto Formação Empresa Horácio Faria Largo de S.Domingos, n.º1 a 4 4900-330 Viana do Castelo Tlm. 961717337

Leia mais

ATO NORMATIVO nº 006, de 10 de junho de 2013.

ATO NORMATIVO nº 006, de 10 de junho de 2013. ATO NORMATIVO nº 006, de 10 de junho de 2013. Vera Rejane Coelho, Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO: 1. a necessidade de

Leia mais

E-mail Currículo lattes

E-mail Currículo lattes CORPO DOCENTE DO CURSO DE SEGURANÇA NO TRABALHO Aderbal Maia de Souza Junior (Especialista) Regime de trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Humanas Qualificação profissional: Filosofia Possuo

Leia mais

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços

INFORMATIVO. Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para. uma melhor prestação de serviços INFORMATIVO GESTÃO DE PESSOAS 2013-2016 Maio - 2016 Carreiras reestruturadas e concursos públicos realizados para uma melhor prestação de serviços uma sociedade cada vez mais complexa e dinâmica exige

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO Plena em Matemática CURSO DE CIÊNCIAS: Conversão, pela via da plenificação da Licenciatura Ernani Bayer I - RELATÓRIO O Instituto de

Leia mais

Plano de Gestão Administrativa e Acadêmica da Chapa Há Quem Sambe Diferente Instituto Multidisciplinar 2013-2017

Plano de Gestão Administrativa e Acadêmica da Chapa Há Quem Sambe Diferente Instituto Multidisciplinar 2013-2017 Plano de Gestão Administrativa e Acadêmica da Chapa Há Quem Sambe Diferente Instituto Multidisciplinar 2013-2017 Ao apresentarmos a chapa Há Quem Sambe Diferente, mostramos a motivação principal que nos

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

GUIA DE ESTUDOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A DISTÂNCIA/PNAP 1 GUIA DE ESTUDOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Leia mais

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13

EDITAL: EXAME DE PROFICIÊNCIA 2016.1 ANEXO 1. Página 1 de 13 TIPO DE AVALIAÇÃO ESCOLA CURSO ESTRUTURA SÉRIE DISCIPLINA CH CÓDIGO TEÓRICA PRÁTICA LOCAL COMUNICAÇÃO COMUN. SOCIAL - HABILIT. EM PUBLIC. E PROPAGANDA 2012.1 7ª MARKETING POLÍTICO E ESTRATÉGIAS ELEITORAIS

Leia mais

VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática

VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática Carta de Apresentação VI Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática 21 a 26 de Setembro de 2015 Belo Horizonte Minas Gerais Local: PUC-Minas - Campus Coração Eucarístico Realização Promoção Conteúdo

Leia mais

Nossos pro ssionais possuem grande. VISÃO: Ser a principal empresa de assessoria em Gestão Ambiental Inteligente do Norte e Nordeste..

Nossos pro ssionais possuem grande. VISÃO: Ser a principal empresa de assessoria em Gestão Ambiental Inteligente do Norte e Nordeste.. Somos uma empresa de consultoria ambiental, assessoria em planejamento e gestão do território, desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão ambiental e elaboração de projetos para captação de recursos..

Leia mais

CARTA PROPOSTA CARGO: DIRETORIA GERAL DO CAMPUS TERESINA ZONA SUL

CARTA PROPOSTA CARGO: DIRETORIA GERAL DO CAMPUS TERESINA ZONA SUL CARTA PROPOSTA CARGO: DIRETORIA GERAL DO CAMPUS TERESINA ZONA SUL NOME DO CANDIDATO: SUSANA SLOGAN: TRABALHO QUE FAZ EDUCAÇÃO PERFIL DA CANDIDATA SUSANA LAGO MELLO SOARES, 50 anos, casada, mãe de 3 filhas.

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda/CEPEP EMENTA: Credencia o Centro de Estudos e Pesquisas em Eletrônica Profissional e Informática Ltda/CEPEP, na

Leia mais

3. EIXOS DE DESENVOLVIMENTO (*):

3. EIXOS DE DESENVOLVIMENTO (*): PAC UFSCar 2016 1.INTRODUÇÃO A Política de Capacitação da UFSCar estabelece as diretrizes para capacitação de servidores com vistas ao desenvolvimento de um processo de educação continuada e permanente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 05/2013 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES/UAB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 05/2013 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES/UAB REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 EDITAL Nº 05/2013 SELEÇÃO DE TUTORES A DISTÂNCIA E TUTORES PRESENCIAIS PARA OS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA CEAD/IFES/UAB

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN

RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN RESOLUÇÃO Nº 08/03-COUN Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Paraná, no uso de

Leia mais

ANEXO I AO EDITAL PROP N 008/2013 ESPECIALIZAÇÕES 2013.2. Cursos de Especialização oferecidos: (CAMPI/NÚCLEOS)

ANEXO I AO EDITAL PROP N 008/2013 ESPECIALIZAÇÕES 2013.2. Cursos de Especialização oferecidos: (CAMPI/NÚCLEOS) ANEXO I AO EDITAL PROP N 008/2013 ESPECIALIZAÇÕES 2013.2 Edital de ofertas de cursos para o Programa de Pós- Graduação Lato Sensu da UESPI, conforme Resolução CONSUN nº 045/2003. Cursos de Especialização

Leia mais

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000.

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000. INTERESSADA: ESCOLA TÉCNICA DO AGRESTE LUCAS SOARES CARDOSO ASSUNTO : AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO - ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA. RELATORA : CONSELHEIRA EUGENILDA

Leia mais

Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais

Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais EXTENSO 2013 Eje 4: Ambiente, Educación Ambiental y Desarrollo Programa Ambiental: 1º Ciclo de Palestras Uso sustentável dos recursos naturais Letícia Fernanda Assis¹; Márcio Viera²; Juliana Ferrari³;

Leia mais

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS Elisabete Duarte de Oliveira e Regina Maria de Oliveira Brasileiro Instituto Federal de Alagoas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA NOTA INFORMATIVA REFERENTE AOS CONCURSOS DE REMOÇÃO O Instituto Federal do Tocantins torna público que está previsto lançamento de edital de remoção, para movimentação de servidores no IFTO, com previsão

Leia mais

Liceu Coração de Jesus

Liceu Coração de Jesus EDITAL Nº /205 PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES - 206 A Reitoria do UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo torna pública a abertura das inscrições para o PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Técnico em Hospedagem FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura (

Leia mais

1ª Maratona de Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia REGULAMENTO

1ª Maratona de Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia REGULAMENTO 1ª Maratona de Empreendedorismo de Aparecida de Goiânia REGULAMENTO Capítulo I - DA APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS A Maratona de Empreendedorismo é uma realização da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia,

Leia mais

DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS

DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS I IDENTIFICAÇÃO ESR Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA, de 01

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL Identificação do Curso SERVIÇO SOCIAL Nome do Curso: Serviço Social Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial Carga horária

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA ESCOLA: COMO O LIXO VIRA BRINQUEDO NA REDE PÚBLICA EM JUAZEIRO DO NORTE, NO SEMIÁRIDO CEARENSE Emmanuelle Monike Silva Feitosa 1 Celme Torres Ferreira da Costa 2 Niraldo Muniz

Leia mais

ATO NORMATIVO nº 010, de 01 de novembro de 2012.

ATO NORMATIVO nº 010, de 01 de novembro de 2012. ATO NORMATIVO nº 010, de 01 de novembro de 2012. Vera Rejane Coelho, Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO: 1. a organização

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 16, DE 07 DE MAIO DE 2013

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 16, DE 07 DE MAIO DE 2013 O Diretor Pró-Tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Açailândia, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas no período de 07 a 20 de maio de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE Segunda Republicação do Edital nº 10/2015-Reitoria/IFRN PROCESSO SELETIVO PARA REMANEJAMENTO DE SERVIDORES

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus UF: SP ASSUNTO: Credenciamento da Universidade do Sagrado Coração,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA LISTA DE DOCENTES Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida Prof.ª Antonia Duarte Caixeta Neta Graduada em Pedagogia, com pós-graduação latu sensu em Orientação Educacional,

Leia mais

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio)

DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS NA FORMA CONCOMITANTE. 1500 (1200 horas das disciplinas + 300 horas de estágio) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COMITE GESTOR CENTRAL DO PRONATEC DADOS DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO INTERNO E EXTERNO Nº.001/2013

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO INTERNO E EXTERNO Nº.001/2013 EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO INTERNO E EXTERNO Nº.001/2013 1. DO PREÂMBULO A Faculdade de Rolim de Moura - FAROL, Portaria Ministerial nº 2960 de 22 de outubro de 2003 DOU de 23 de outubro de 2003.

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

CPIR 28 06 provisório 08 Resultado da Análise dos Recursos 02 07 2014 CPIR 09 Homologação do Resultado Final 05 07 2014 CPIR

CPIR 28 06 provisório 08 Resultado da Análise dos Recursos 02 07 2014 CPIR 09 Homologação do Resultado Final 05 07 2014 CPIR Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC Processo Interno de Remoção dos Servidores Docentes Edital n.º 008/24 IFPA ANEXO I CRONOGRAMA GERAL Item Atividade Período Competência Publicação

Leia mais

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA

ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO CEGO DO CURSO DE GEOGRAFIA, A DISTÂNCIA Maria Antônia Tavares de Oliveira Endo mariantonia@cead.ufop.br Curso de Geografia 1900 Paulo

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE PEDAGOGIA Modalidade a Distância

CATÁLOGO DO CURSO DE PEDAGOGIA Modalidade a Distância CATÁLOGO DO CURSO DE PEDAGOGIA Modalidade a Distância ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Pedagogia Tempo de Integralização: Mínimo: 8 semestres Máximo: 14 semestres Nome da Mantida: Centro Universitário

Leia mais

III PROGRAMA DE CADA CURSO OFERECIDO E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES, SUA DURAÇÃO, REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO.

III PROGRAMA DE CADA CURSO OFERECIDO E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES, SUA DURAÇÃO, REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. III PROGRAMA DE CADA CURSO OFERECIDO E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES, SUA DURAÇÃO, REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM MARKETING 1º SEMESTRE

Leia mais