AS RELAÇÕES DO ESPORTE COM AS REDES DE TV :OS NOVOS PARADIGMAS NA GESTÃO DO ESPORTE E DA MÍDIA ESPORTIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS RELAÇÕES DO ESPORTE COM AS REDES DE TV :OS NOVOS PARADIGMAS NA GESTÃO DO ESPORTE E DA MÍDIA ESPORTIVA"

Transcrição

1 AS RELAÇÕES DO ESPORTE COM AS REDES DE TV :OS NOVOS PARADIGMAS NA GESTÃO DO ESPORTE E DA MÍDIA ESPORTIVA FRANCISCO PAULO DE MELO NETO (UFRRJ/RJ) Resumo: A crescente participação das empresas de comunicação, em especial das grandes redes de TV, na indústria do esporte deu origem ao surgimento de três novos paradigmas: os clubes como unidades de negócio da mídia, a mídia como suporte à gestão dos clubes e a gestão da promoção de eventos esportivos pela mídia. Tais modelos configuram as experiências atuais de países como os EUA, a França, a Inglaterra e o Brasil. Os altos investimentos das redes de TV na compra de direitos de transmissão de jogos, na compra de clubes e na promoção de eventos esportivos fazem da mídia o mais novo e promissor investidor na indústria do esporte como entretenimento. Palavras-Chave: Paradigmas. A indústria do esporte. O clube como unidade de negócios. Direitos de transmissão. Promoção de eventos esportivos. Gestão dos negócios do clube. Patrocínio. Licenciamento. Venda da publicidade. Indústria do Entretenimento. Idade digital. Entretenimento esportivo. Digitalização. Shopping virtual. Economia digital do entretenimento esportivo Para Joelmir Betting, a comunicação eletrônica de massa (rádio e televisão) é apenas um elo da indústria da informação no epicentro da Economia do conhecimento, já em plena Idade Digital. 1 Com a intervenção dos grupos de mídia no esporte, estamos presenciando uma nova mudança a caminho: a comunicação eletrônica de massa (rádio e televisão) como um elo da indústria do entretenimento, tendo o esporte como epicentro deste processo. No bojo desta nova revolução, surge a concepção do esporte como negócio, que cresce numa velocidade espantosa, interligando diferentes segmentos até então com pouca ou nenhuma interatividade entre si. 1 Betting, Joelmir Qual é o jogo? O Globo, , p: 32.

2 A indústria do esporte torna-se parte da indústria do entretenimento. A mídia investe nos esportes globalizados e promove uma verdadeira implosão mercadológica no setor. Os clubes, a principal base econômica da indústria do esporte, tornam-se verdadeiros blue chips neste processo. São eles os verdadeiros agentes desta nova economia. As redes de TV a cabo invadem o mercado de comunicação eletrônica de massa e ameaçam o monopólio das grandes redes de TV. Tornam-se os grandes investidores ao se unirem à empresas de marketing esportivo na compra e administração de clubes de futebol. Ameaçadas, as grandes redes de TV reagem prontamente. Buscam novas formas de garantir o seu mercado. Este aumento de escopo: de mercado de transmissões esportivas evolui para o mercado de negócios no esporte. Mais amplo, complexo e diversificado. Pois agora, estamos falando de patrocínios de clubes, venda de publicidade, contratos de licenciamento. A tecnologia digital e as inovações tecnológicas na indústria eletrônica de massa criam as novas bases da interatividade esportiva. O torcedor escolhe o seu jogo favorito através do sistema pay-perview. Suas opções de entretenimento esportivo são inúmeras, com vários canais de TV ofertando jogos diversos em vários horários, esporte para todas as idades, gostos e preferências. Ele assistirá o jogo nos dias e horários de sua conveniência. Virtualmente, pode alterar os resultados dos jogos e converter em gols e pontos as tentativas frustadas dos atletas de suas equipes. Através do seu , acessa o site do clube e analisa as possibilidades de sucesso da sua equipe. Participa de promoções ao vivo pela TV, faz apostas, participa de sorteios e dá sugestões para treinadores e jogadores. Entusiasmados com a vitória dos seus times e atletas preferidos, acessa o shopping virtual do clube e do evento, e encomenda produtos e serviços. Tudo isso, com os recursos da digitalização, que permite acesos em tempo real e conectividade e interatividade imediatas e contínuas. Dois campos distintos: o campo de jogo, com as equipes e atletas reais e torcedores in loco. E o campo virtual, das TVs, do computador e da telefonia digital. Em ambos, são criados ambientes de grande emoção e próprios para o consumo de produtos, serviços e retenção de mensagens publicitárias. Nos estádios e ginásios, locais das competições esportivas, temos os shoppings reais, com compra de produtos, serviços e exposição da publicidade estática, além da interação entre os negócios dos patrocinadores e os consumidores torcedores. Mas é no shopping virtual, residências, bares, clubes, condomínios, lojas e quaisquer meios de transporte que se realizarão grandes negócios. O torcedor em casa, o torcedor transeunte, o torcedor a caminho de casa, no trabalho, em transito, acessa o espetáculo esportivo, conecta-se via telefone, computador e TV, ou tudo junto.

3 Sua participação ilusória, é quase real. Seu shopping é virtual, suas comunicações digitais são imediatas. Ele entra no espírito do jogo, torce, participa, vê e revê os principais lances, compra produtos e pode até mesmo influenciar nos resultados. É este mundo fantástico da TV digital, do telefone digital e do computador conectado à redes maiores que tem no esporte o seu epicentro. Podemos denominá-lo de economia digital do entretenimento esportivo. Um campo novo, uma nova economia, um mercado ainda inexplorado. O esporte virou megamídia. O evento esportivo consolida-se como promomídia. A TV interativa promove a junção do esporte, do entretenimento e do consumo. Os clubes, os atletas e os eventos esportivos são os novos astros da economia digital do entretenimento esportivo. Antes, um pouco distantes do mercado consumidor. Agora, próximos e inseridos no próprio mercado do consumo de produtos e serviços de entretenimento e lazer. As empresas de comunicação são os maiores e mais novos investidores do esporte em todo o mundo. Apenas para citar alguns fatos mais recentes, tivemos nos EUA a compra do time de beisebol dos Dodgers pelo canal Fox e, na França, a compra dos clubes de futebol Paris Saint Germain e Bordeaux pelos canais Plus e M6. E na Itália, o Milan é controlado pelo grupo Mediaset. Indo de encontro a esta tendência no mundo do esporte-negócio, a Inglaterra não permitiu a compra do clube de futebol Manchester United pela rede B SKY B, do milionário Ruppert Murdoch. A comissão de monopólios e fusões, principal órgão antitruste do governo britânico, efetuou o bloqueio da transação milionária, algo em torno de US$ 1 bilhão. Os motivos alegados pelo governo foram de dois tipos. Em primeiro lugar, porque iria interferir na livre negociação dos direitos de transmissão dos jogos do campeonato inglês, pois, sendo proprietário de um dos seus principais clubes, a B SKY B poderia interferir diretamente na negociação dos direito de transmissão com as demais redes de TV. Em segundo lugar, foi apresentado o argumento de que tal transação iria tornar muito poderoso o clube Manchester United em detrimento dos demais clubes da liga inglesa. Para muitos seria fácil para o clube interferir nos negócios da liga e fazer prevalecer os interesses comerciais da rede de TV, sua proprietária, sobre os destinos do futebol inglês. Temos, portanto, dois modelos distintos da participação da mídia no esporte. Os modelos americano e francês onde predomina o livre mercado par negociações entre a mídia e os clubes. E o modelo inglês, no qual o governo impõe limites para a interferência da mídia no esporte, em especial na compra de clubes de futebol.

4 Outros governos vem estabelecendo limites nas transações envolvendo clubes, federações e ligas e redes de TV. Por exemplo, na Itália cada nova rede de TV somente pode deter os direitos de transmissão de 60% dos jogos do campeonato. Mas, à exemplo do que ocorrem na Inglaterra, o governo alemão proibiu a compra de clubes alemães de futebol pelo grupo de comunicação Bertelsmann. O interesse das redes de TV pelo esporte, sobretudo pelo futebol, é devido ao alto potencial desse esporte como negócio, que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo. No entanto, a participação da mídia no esporte vem apresentando ao longo desses últimos anos diversas nuances. A compra de clubes de futebol e dos direitos de transmissão de jogos estão entre os melhores negócios do esporte. Mas existem outras formas de participação da mídia no esporte que estão ganhando relevo e primazia nos dias atuais. É o que veremos a seguir ao analisarmos os diversos paradigmas que caracterizam o envolvimento da mídia, sobretudo as redes de TV, na administração do esporte. Por trás das grandes redes de TV estão empresas de marketing esportivo do porte do International Management Group IMG, Hick Muse, International Sports Leisure ISL, APAX, OGDEN e ENIC. Tais empresas assumem a dianteira dos negócios no esporte.. Fazem propostas para os clubes, participam de licitações e seus diretores e representantes no Brasil aparecem na mídia com os novos empresários da indústria do esporte como negócio. A estratégia é simples: com assentos nos controles de televisão e de clubes, os investidores ganham em duas frentes- levam os melhores contratos sobre os direitos de imagem em campeonatos e obtêm os mais altos patrocínios, porque conseguem mais exposição na mídia. 2 O contrato com o clube é o fator de alavancagem dos dois principais negócios do esporte: a comercialização do direitos de imagem para as redes de TV e do licenciamento da marca, e a venda do patrocínio do clube. Atuando em parceria com as redes de TV, asseguram para seus clientes o máximo de exposição na mídia (retorno publicitário) através da transmissão dos jogos do clube em suas próprias redes de TV aberta ou fechada. Estas grandes redes de TV, juntamente com as empresas de marketing esportivo e os clubes de futebol, configuram o novo tripé do paradigma da indústria do entretenimento esportivo, como demonstra a figura abaixo. Clube

5 Empresa de Rede de Marketing Esportivo TV A empresa do marketing esportivo assume a administração e o marketing do clube, negociando seus contratos de venda de publicidade, compra e venda de jogadores, venda de patrocínio e do licenciamento da marca. E, em muitos casos, a empresarização do estádio do clube, que é transformado num empreendimento comercial (shopping ou estádio multifuncional, com competições esportivas e shows musicais). Com relação às redes de TV, tais empresas atuam como entidades parceiras, responsáveis pelas oportunidades de venda de imagem do clube pela TV. O clube, por sua vez, terceiriza a sua administração (mais especificamente, do departamento de futebol profissional, pois este é o principal negócio da indústria do entretenimento esportivo) para a empresa de marketing esportivo, que repassa os direitos de transmissão e comercialização dos jogos do clube para a rede de TV parceira ou associada. A rede de TV, tendo assegurados os direitos de imagem do clube, negocia em posição favorável junto às demais redes, obtendo lucros exorbitantes nesta transação. Além disso, reserva para si as transmissões dos jogos do clube e vende o patrocínio dessas transmissões. O primeiro modelo denomina-se o paradigma do clube como unidade de negócios da mídia, cujas principais características listamos a seguir: a) fusão dos negócios do esporte com os negócios da multimídia eletrônica; b) o domínio das grandes redes de TV no processo de gestão dos clubes, ligas e federações; c) a inclusão do esporte dentro da indústria do entretenimento e do lazer televisivo; d) o uso da TV como principal agente promotor do esporte. De acordo com este paradigma, os clubes constituem o principal negócio da indústria do entretenimento esportivo. As redes de TV proprietárias dos clubes ganham duplamente: Ao administrarem os negócios do clube, tais como venda do patrocínio das transmissões pela TV, venda do patrocínio do clube, venda da publicidade nos locais dos jogos, venda do licenciamento da marca do clube e compra e venda de jogadores, venda de ingressos, além dos ganhos decorrentes da venda e valorização das ações do clube na bolsa de valores. E ganham também ao negociarem as cotas de 2 Setor atenua riscos do oligopólio da bola - Gazeta Mercantil, , p: b-4

6 Há indícios de que a estratégia da Hicks Muse (Tv Cidade) e da Traffic balançou os sólidos venda dos direitos de transmissão dos jogos do clube para as demais redes de TV e venda do sistema pay-per-view para as TVs a cabo. Assim a rede de TV transforma o clube numa de suas unidades de negócio e, ao assim proceder, incorpora o esporte ao seu negócio principal que é a indústria do entretenimento. O prazo médio de retorno do investimento feito na compra do clube é de no máximo 10 anos, de acordo com dados obtidos de pesquisas recentes nos EUA. No Brasil, já temos um exemplo da aplicação deste modelo. A empresa Hicks Muse, que recentemente assinou um contrato de gestão dos negócios do Corinthians paulista, proprietária da rede de televisão TV Cidade, com concessões em 11 cidades brasileiras, pretende assumir o controle de mais 4 ou 5 clubes brasileiros e transformá-los no carro-chefe da programação esportiva da sua rede de TV. 3 O objetivo é formar uma rede latino-americana de TV, com previsão de retorno em uma década de US$ 5 para cada US$ 1 investido neste negócio. 4 O segundo modelo, que corresponde ao sistema inglês, caracteriza-se pela separação entre o esporte e a mídia. As redes de TV, impossibilitadas de comprar clubes ou tendo o seu processo de aquisição de clubes monitorado pelo governo, atuam como co-agente promotor do esporte ao lado dos clubes, ligas e federações. Mas não interferem diretamente na gestão dos negócios do clube, como nos modelos americano e francês. No Brasil, este modelo vem sendo adotado por diversas redes de TV através da compra dos direitos de transmissões dos jogos de campeonato. Por exemplo, a Traffic, holding de quatro empresas do empresário J. Hawilla, detém os direito de comercialização dos principais campeonatos da América Latina e manda na programação esportiva da TV Bandeirantes até alicerces da rede Globo. Daí a sua investida certeira e imediata na compra dos direitos de administração e marketing do campeonato carioca de futebol (vide modelo 3). A posição de liderança da Globo foi ameaçada. Apenas para demonstrar esta liderança em números, em 1998 dos R$ 650 milhões que a TV brasileira recebeu em espaços publicitários por transmissões esportivas, 45% foram pagos à Globo. 6 3 Oliveira, J. José de - novos donos do futebol - Gazeta Mercantil, , p: b-3 4 Id, Ibidem 5 Op. Cit. 6 Oliveira, J. José de Negócios da bola ameaçam TV líder Gazeta Mercantil, , p: b-3

7 Este modelo, denominado de paradigma da mídia como suporte à gestão dos clubes, tem as seguintes características: a) a separação entre os negócios do esporte e os negócios da multimídia eletrônica; b) a gestão do esporte a cargo dos clubes, ligas e federações, com o suporte da mídia; c) a inclusão do esporte como um apêndice da indústria do entretenimento e do lazer televisivo; d) o uso do clube como principal agente promotor do esporte Neste modelo, os clubes e seus parceiros conduzem os negócios no esporte. Compete às redes de TV atuar apenas no negócio das transmissões esportivas. A excelência na gestão do clube é o principal fator de desenvolvimento da indústria do esporte. E a cobertura televisiva dos jogos, o principal fator de desenvolvimento da indústria do entretenimento esportivo. O poder de barganha das redes de TV é menor, se comparado com o modelo anterior. Estas estão sujeitas ao poder de pressão dos clubes, ligas e federações que impõem seus preços na negociação de compra e venda dos direito de transmissão dos jogos. Em muitos casos, as ligas e federações atuam como mediadores neste processo, buscando privilegiar os clubes pequenos com cotas maiores. Os demais negócios (venda do licenciamento, venda do patrocínio, venda da publicidade, venda de ingressos, compra e venda de atletas) são administrados diretamente pelo próprio clube ou pelos seus parceiros. Em alguns casos, os clubes terceirizam a gestão de cada um desses negócios. O terceiro e último modelo é denominado de paradigma da gestão da promoção de eventos esportivos pela mídia. Este modelo ocorre quando a rede de TV compra os direito exclusivos sobre a administração do evento, cujo melhor exemplo é a atual administração do campeonato de futebol carioca pela rede Globo. De acordo com o contrato assinado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e pelos clubes, a Globo detêm os direitos não apenas de transmissão dos jogos como também de comercialização do evento, ou seja, a venda da publicidade, a venda do patrocínio dos clubes (os clubes pequenos que não possuem patrocinadores em suas camisas) e a venda do licenciamento da marca campeonato carioca, além dos benefícios decorrentes da venda dos ingressos para os jogos através do jornal Extra, de propriedade do grupo. Este modelo tem as seguintes características: a) a fusão entre o negócio da promoção de eventos esportivos e o negócio da mídia; b) a administração e o marketing da competição a cargo da rede de TV, se prevalecer o modelo rede Globo Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro;

8 c) a inclusão das competições esportivas como segmentos da indústria do entretenimento esportivo; d) o uso da competição esportiva como principal fator de promoção do esporte. Neste modelo, a promoção de eventos esportivos torna-se parte dos negócios da mídia. O que difere dos modelos anteriores nos quais o foco do negócio é o clube de futebol e não o evento esportivo. No primeiro modelo, a participação da mídia nos negócios do esporte é total. Sendo proprietária do clube, a célula principal do esporte, a rede de TV tira proveito de todas as oportunidades da indústria do esporte como negócio e aufere grandes lucros a curto, médio e longo prazo. No segundo modelo, as redes de TV administram apenas um dos negócios da indústria do esporte como negócio: a comercialização dos pacotes de patrocínio para a transmissão dos jogos. Seus ganhos são maximizados através das cotas de patrocínio cobradas e pelo repasse dos direito de televisionamento para as demais redes. No terceiro modelo, as redes de TV assumem a gestão das promoções de eventos esportivas e obtém ganhos na comercialização desses eventos. As perspectivas de ganhos são maiores, pois a rede de TV obtém lucros com a venda do patrocínio, publicidade, licenciamento e ingressos. São, portanto, três diferentes modelos. Cada um deles, tem seus pontos positivos e negativos. É prematuro afirmar qual deles é o melhor. Tudo depende dos objetivos a serem alcançados em termos de audiência, receita para os clubes, melhoria do processo de gestão do esporte e intermediação das ligas e federações. Nos casos americano e francês, há evidências de que o modelo adotado é o melhor. Já nos casos inglês e brasileiro, somente o tempo nos dará a resposta que pretendemos. De qualquer forma, é fácil perceber o grande salto qualitativo e quantitativo que o esporte vem obtendo em nosso continente. Não apenas o futebol mas principalmente o basquete, o vôlei, o tênis e o automobilismo surgem como baluartes desta grande indústria do entretenimento esportivo. E a mídia, em especial as redes de TV tem exercido um importante papel na promoção do esporte. Se delegar para a mídia a gestão do esporte é um bom negócio, vale uma reflexão maior. Um tema polêmico que ainda vai gerar muitos debates e inúmeras publicações.

1 O Problema 1.1 Introdução

1 O Problema 1.1 Introdução 1 O Problema 1.1 Introdução As teorias de adoção e de difusão de novos produtos em tecnologia sustentam que, no lançamento, os produtos ainda são acessíveis a apenas poucos consumidores que estão dispostos

Leia mais

UNITERMOS: Marketing esportivo, futebol, administração esportiva.

UNITERMOS: Marketing esportivo, futebol, administração esportiva. ARTIGO Paulo Lanes Lobato * RESUMO Considerando que o marketing é hoje integrante de grande parte das conversas relacionadas ao esporte e, principalmente, que se transformou na esperança do esporte em

Leia mais

Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros

Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros PLURI View Clubes Europeus avançam sobre Torcedores Brasileiros PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Curitiba-PR Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando

Leia mais

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010

Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo. São Paulo, 12 de agosto de 2010 Marketing Esportivo Grande chance do Brasil virar o jogo e entrar para o Primeiro Mundo São Paulo, 12 de agosto de 2010 Agenda Quem Somos Marketing Esportivo Comunicação Total Patrocinados Patrocinadores

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA Após os Campeonatos Paulista e Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Liga dos Campeões da UEFA e as Copas do Mundo FIFA,

Leia mais

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA PROGRAMA DE SÓCIOS PROGRAMA DE SÓCIOS CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA DESDE 1898 PROGRAMA DE SÓCIOS - INTRODUÇÃO Um programa de sócios forte e eficiente é atualmente a principal saída dos clubes brasileiros

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução. Prof. João Carlos Firpe Penna

COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA. Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução. Prof. João Carlos Firpe Penna COMUNICAÇÃO E APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Aula 1 - A comunicação corporativa e sua evolução Prof. João Carlos Firpe Penna Panorama da comunicação Até anos 1980 -Transformação lenta - Rádio, TV, jornais em

Leia mais

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 -

PROJETO OLÍMPICO - RIO 2016 - A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

Tecnologia e Mobile. Vista Camisa. Copyright 1997-2013 MJV Tecnologia & Inovação. Todos os direitos reservados. 1

Tecnologia e Mobile. Vista Camisa. Copyright 1997-2013 MJV Tecnologia & Inovação. Todos os direitos reservados. 1 Tecnologia e Mobile Vista Camisa Copyright 1997-2013 MJV Tecnologia & Inovação. Todos os direitos reservados. 1 Todo torcedor fanático tem múltipla personalidade. Torcedor é um pouco técnico, juiz, comentarista,

Leia mais

entrevista: tamas rohonyi

entrevista: tamas rohonyi entrevista: tamas rohonyi GP do Brasil A fórmula 1, segundo esporte mais popular no Brasil, tem no Grande Prêmio do Brasil um exemplo de organização e arrecadação. Nesta entrevista exclusiva, seu promotor,

Leia mais

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades

UNIDADE 3 Identificação de oportunidades UNIDADE 3 Identificação de oportunidades Provavelmente seja um dos maiores mitos sobre as novas idéias para negócios: a idéia deve ser única. Na realidade pouco importa se a idéia é única ou não, o que

Leia mais

COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES. GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP

COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES. GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP COPA 2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES GEAE Grupo de Excelência em Administração Esportiva Conselho Regional de Administração - SP A INDÚSTRIA DO ESPORTE A Indústria do Esporte Atividades econômicas relacionadas

Leia mais

8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES

8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES 8º VALOR DAS MARCAS DOS CLUBES BRASILEIROS FINANÇAS DOS CLUBES 2015 Sumário Prefácio 5 FIFA Fédération Internationale de Football Association 6 CBF Confederação Brasileira de Futebol 9 Federações Estaduais

Leia mais

12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro

12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro Visão PLURI 12 propostas para TRANSFORMAR o futebol Brasileiro PLURI Consultoria São Paulo - Brasil Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão

Leia mais

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Henrique Montserrat Fernandez Muitas pessoas, antes de abrir a empresa, já têm uma idéia do que ela produzirá. Mas será que é isso que os clientes

Leia mais

Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais

Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais Nova Lei da TV Paga estimula concorrência e liberdade de escolha Preços de pacotes devem cair e assinantes terão acesso a programação mais diversificada A Lei 12.485/2011 destrava a concorrência no setor,

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL

PADRÃO DE RESPOSTA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS PROFISSIONAL BÁSICO COMUNICAÇÃO SOCIAL Questão n o 1 a) O candidato deverá apresentar seis dentre as seguintes vantagens: Domínio de tecnologia capaz de produzir bens preferidos por certas classes de compradores Aumento dos índices de qualidade

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO.

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. São Paulo - SP 2016 RENAN ROCHA ALVES - RA: 6448758 E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING

Leia mais

O PROGRAMA. Apresentação: Ricardo Mota

O PROGRAMA. Apresentação: Ricardo Mota O PROGRAMA Todas as terças feiras a partir das 22h30, o jornalista Ricardo Mota leva a análise dos fatos em forma de conversa para nossos assinantes. Política, administração pública, economia, arte e cultura

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

CAMPEONATO CEARENSE DE FUTSAL DE FUTSAL 2016

CAMPEONATO CEARENSE DE FUTSAL DE FUTSAL 2016 CAMPEONATO CEARENSE DE FUTSAL DE FUTSAL 2016 TV DIÁRIO A TV Diário, reconhecida em todo o Ceará como a TV do Nordeste, está presente em todo o estado e em mais de cidades do restante do país através da

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Conheça o Abuze. Saiba como promover a sua marca com uma promoção de sucesso atraindo e fidelizando novos clientes!

Conheça o Abuze. Saiba como promover a sua marca com uma promoção de sucesso atraindo e fidelizando novos clientes! Conheça o Abuze. Saiba como promover a sua marca com uma promoção de sucesso atraindo e fidelizando novos clientes! O que é o Abuze? Abuze é um web site que representa o poder da força coletiva! É o ponto

Leia mais

TARECO 2015-2016 RESUMO DO PLANO

TARECO 2015-2016 RESUMO DO PLANO TARECO 2015-2016 TARECO 2015-2016 RESUMO DO PLANO A Taça Recife de Comunidades (TARECO), conhecida como a Copa das Favelas, é um campeonato de futebol realizado entre 32 comunidades de 3 municípios da

Leia mais

Protocolo de Imprensa

Protocolo de Imprensa Protocolo de Imprensa CAMPEONATO ALAGOANO DE FUTEBOL 2016 Quatro categorias de profissionais deverão ter acesso ao entorno do gramado com coletes de cores diferentes que os distingam: categoria1 Broadcaster;

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. Betinho Gomes) Acrescenta dispositivos ao artigo 42 da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, para dispor sobre a distribuição dos recursos oriundos da comercialização

Leia mais

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES RELATÓRIO DA ENQUETE SOBRE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES Você realizou ou tentou realizar algumas das possibilidades abaixo, desde 11 de agosto, no seu serviço de telefonia fixa, móvel, internet ou TV por

Leia mais

O mercado audiovisual brasileiro e os desafios para uma regulação convergente. Manoel Rangel Diretor-Presidente ANCINE Agência Nacional de Cinema

O mercado audiovisual brasileiro e os desafios para uma regulação convergente. Manoel Rangel Diretor-Presidente ANCINE Agência Nacional de Cinema O mercado audiovisual brasileiro e os desafios para uma regulação convergente Manoel Rangel Diretor-Presidente ANCINE Agência Nacional de Cinema Assuntos abordados nesta apresentação Visão geral sobre

Leia mais

3º Ranking Mundial de Público nos Estádios 2013/14

3º Ranking Mundial de Público nos Estádios 2013/14 PLURI Especial 3º ing Mundial de nos Estádios /14 Fernando Ferreira Economista, Especialista em Gestão e Marketing do Esporte e Pesquisa de Mercado, Diretor da Pluri Consultoria, da BrSM Brasil e Sportfood

Leia mais

Em crise, Band abre mão de Estadual do Rio e Copa do Brasil

Em crise, Band abre mão de Estadual do Rio e Copa do Brasil B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO DE 2016 NÚMERO DO DIA R$ 990 mi a Globo paga a 11 clubes pelos direitos do Brasileirão; os outros 9 times dividem R$ 280 milhões EDIÇÃO 420 Em crise,

Leia mais

Proposta Comercial COTA DE PARTICIPAÇÃO

Proposta Comercial COTA DE PARTICIPAÇÃO Proposta Comercial COTA DE PARTICIPAÇÃO Toda a riqueza cultural e natural da Amazônia em um Reality Show que será apresentado pela Rede Record, Record News com conteúdo online no Portal R7, envolvido em

Leia mais

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3.

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1 Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. 1 Trabalho de conclusão de curso de Administração da Unijuí 2 Aluno do Curso de Administração

Leia mais

PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM: DE AUTORES E LEITORES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM: DE AUTORES E LEITORES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA LUCIANE MULAZANI DOS SANTOS PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA OBJETOS DE APRENDIZAGEM: DE AUTORES E LEITORES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Termos e Política de Privacidade

Termos e Política de Privacidade Termos e Política de Privacidade Sua privacidade é fundamental para nós. Por isso, queremos explicar-lhe os detalhes de política e práticas adotadas para proteger sua privacidade para que se sinta confortável

Leia mais

A ESCOLHA DOS TRABALHADORES

A ESCOLHA DOS TRABALHADORES A ESCOLHA DOS TRABALHADORES Economia A escolha dos trabalhadores Em princípio, são duas as escolhas relevantes aqui: Trabalhar ou não trabalhar? Trabalhar quanto? A escolha dos trabalhadores Benefícios

Leia mais

Copa do Mundo aquece venda de camarotes em arenas do país

Copa do Mundo aquece venda de camarotes em arenas do país B O L E T I M OFERECIMENTO SEGUNDA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2015 NÚMERO DO DIA US$ 200 mil o Boca Juniors pagará de multa pelo ocorrido na Libertadores; o time foi eliminado do torneio EDIÇÃO 256 Copa do Mundo

Leia mais

Os Promotores e ou Afiliados podem incentivar outras pessoas a Divulgarem e comercializarem os serviços, tornando-se seus patrocinadores.

Os Promotores e ou Afiliados podem incentivar outras pessoas a Divulgarem e comercializarem os serviços, tornando-se seus patrocinadores. Liquida Net Rogério Richard - ME. Atua na área de Assinaturas de Lojas, e utiliza um plano de marketing que incentiva e apoia o uso e a divulgação de seus serviços através de uma Rede de Promotores autônomos

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

Renê Drezner INTRODUÇÃO

Renê Drezner INTRODUÇÃO A Posição dos blocos continentais no mercado internacional do futebol através da análise da situação dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2014 Renê Drezner INTRODUÇÃO Os jogos de futebol representam

Leia mais

Por mais verba, clubes alteram programa de sócio-torcedor

Por mais verba, clubes alteram programa de sócio-torcedor B O L E T I M OFERECIMENTO QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO DE 2015 NÚMERO DO DIA 221 mi lucrou a Adidas no trimestre, resultado 8% melhor que no mesmo período do ano passado EDIÇÃO 249 Por mais verba, clubes alteram

Leia mais

White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1

White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1 White Paper - Impacto Econômico da Copa de 2014 no Brasil 1 A Casual Auditores Independentes, empresa de auditoria especializada em entidades desportivas estuda as informações financeiras dos clubes de

Leia mais

1 Disponível em: <http://www.bomsensofc.org.br/blog/um-novo-calendario-em-defesa-do-futebol-edos-seus-postos-de-tra>.

1 Disponível em: <http://www.bomsensofc.org.br/blog/um-novo-calendario-em-defesa-do-futebol-edos-seus-postos-de-tra>. O DRAMA DO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO Ramon Bisson Ferreira* É do conhecimento de todos os amantes do futebol que o calendário brasileiro representa um dos atuais entraves para o desenvolvimento

Leia mais

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?

O QUE É ATIVO INTANGÍVEL? O QUE É ATIVO INTANGÍVEL?! Quais as características do Ativo Intangível?! O problema da mensuração dos Ativos Intangíveis.! O problema da duração dos Ativos Intangíveis. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 29, DE 2007 (APENSOS OS PROJETOS DE LEI Nº 70, DE 2007, Nº 332, DE 2007 E Nº 1908, DE 2007) Dispõe sobre a comunicação audiovisual eletrônica

Leia mais

TENHA SEU PRÓPRIO CURSO ONLINE. Uma ótima oportunidade para seu novo negócio! www.inovaclass.com.br

TENHA SEU PRÓPRIO CURSO ONLINE. Uma ótima oportunidade para seu novo negócio! www.inovaclass.com.br TENHA SEU PRÓPRIO CURSO ONLINE Uma ótima oportunidade para seu novo negócio! www.inovaclass.com.br Nosso objetivo é oferecer uma solução completa para que você possa vender seu curso online para alunos,

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS

PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS PERFIL EMPREENDEDOR DOS APICULTORES DO MUNICIPIO DE PRUDENTÓPOLIS Elvis Fabio Roman (Bolsista programa universidade sem fronteiras/projeto associativismo apícola no município de Prudentópolis), e-mail:

Leia mais

Breve descrição. Público-alvo

Breve descrição. Público-alvo 2014 Breve descrição Somos uma empresa que busca ampliar e valorizar a reputação dos nossos clientes, utilizando estratégias de marketing que influenciarão diretamente no aumento de suas receitas de vendas,

Leia mais

Espanholização do futebol brasileiro.

Espanholização do futebol brasileiro. Espanholização do futebol brasileiro. Corremos esse risco? Abril de 2013 Reflexão sobre o ambiente de negócios atual do futebol brasileiro. Marketing e Gestão Esportiva 1 O que ocorreu na Espanha O futebol

Leia mais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais 6 Conclusão do estudo e implicações empresariais Este estudo buscou entender o fenômeno da criação de aceleradoras corporativas por parte de empresas de grande porte, com base na análise dos dois casos

Leia mais

TÍTULO III DOS DIREITOS E DEVERES Das (EGETS) Empresas Geradoras, Emissoras, Transmissoras de Sinais

TÍTULO III DOS DIREITOS E DEVERES Das (EGETS) Empresas Geradoras, Emissoras, Transmissoras de Sinais IV- Entidades Geradoras, Emissoras e Transmissoras de Sinais (*EGETS): Empresas legalmente constituídas em conformidade com a Anatel que atuem como geradoras, emissoras, transmissoras, retransmissoras

Leia mais

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3

Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3 Como identificar, vender e comercializar com os prospectos de pequenas empresas Parte 3/3 A pequena empresa é um mercado massivo em importante crescimento, que alcançou uma maturidade em termos de oportunidade

Leia mais

PROJETO de REVITALIZAÇÃO do FUTEBOL CAPIXABA 2009-2014. João Henrique Areias. Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo

PROJETO de REVITALIZAÇÃO do FUTEBOL CAPIXABA 2009-2014. João Henrique Areias. Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo PROJETO de REVITALIZAÇÃO do 2009-2014 João Henrique Areias Diretor Executivo da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo Curriculum 1973-1974 Grupo Tristão - RJ 1975-1987 IBM Brasil Vendas Marketing

Leia mais

O Livro Alisson Matos e Danilo Quintal

O Livro Alisson Matos e Danilo Quintal O Livro Dérbi, O Maior Clássico Paulista será um livro com conteúdo documental pesquisado pelos jornalistas Alisson Matos e Danilo Quintal representado por ilustrações e depoimentos que descreverão em

Leia mais

AKNA SOFTWARE. Configurações. de DNS

AKNA SOFTWARE. Configurações. de DNS AKNA SOFTWARE Configurações de DNS ÍNDICE Introdução... 03 SPF... 03 DKIM... 03 CNAME... 04 Obtenção de parâmetros... 05 Via alertas do sistema... 05 Via menu do sistema... 06 Passo a passo da configuração...

Leia mais

Política de investimento cultural 3M

Política de investimento cultural 3M Política de investimento cultural 3M 1. Objetivo A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos e programas culturais e que sejam passíveis de usufruírem

Leia mais

CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO?

CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO? CIA. INDUSTRIAL VALE DO PARAÍBA S/A. UM CASO DE SUCESSO? Autoria: Amadeu Nosé Junior Mestre em Administração de Empresas Universidade Presbiteriana Mackenzie A Cia. Industrial Vale do Paraíba S/A., é uma

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também.

O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O Marketing Esportivo evoluiu. A Escala também. O número de academias dobrou de 2007 a 2010; O futebol do Brasil é o 6º mais rico do mundo; Se na década de 70 tivemos as primeiras transmissões de eventos

Leia mais

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br

Para se tornar um FRANQUEADO. www.helpdigitalti.com.br OS PRIMEIROS PASSOS OS PRIMEIROS PASSOS Para se tornar um FRANQUEADO www.helpdigitalti.com.br PROCURO UMA FRANQUIA MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR Para se tornar um franqueado é necessário avaliar se OS SEUS

Leia mais

OBJETIVOS Conquistar exposição qualificada e grande visibilidade para o lançamento do Xbox One perante a concorrência, cada vez mais acirrada.

OBJETIVOS Conquistar exposição qualificada e grande visibilidade para o lançamento do Xbox One perante a concorrência, cada vez mais acirrada. 2 CONTEXTO O mercado brasileiro de games é o quarto maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Japão e México, e apresenta um grande potencial de crescimento. O aumento de renda e acesso ao crédito

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Clubes esportivos. por Ary José Rocco Jr. FECAP/MACKENZIE

Clubes esportivos. por Ary José Rocco Jr. FECAP/MACKENZIE ESPECIAL ESPORTE E GESTÃO Clubes esportivos IMAGEM: KIPPER Apesar de o futebol ser um dos esportes mais populares no Brasil, ele não gera uma receita fi nanceira à altura. Em parte, o motivo é a baixa

Leia mais

Vendas!!!! Sem elas a empresa não sobrevive! Nada acontece até alguém vender alguma coisa!

Vendas!!!! Sem elas a empresa não sobrevive! Nada acontece até alguém vender alguma coisa! TÉCNICAS DE VENDAS O que que é mais mais importante importante na na vida vida de de uma uma empresa empresa?? Vendas!!!! Sem elas a empresa não sobrevive! Nada acontece até alguém vender alguma coisa!

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia. Informar Qualificar Influen

Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia. Informar Qualificar Influen Manual de Procedimentos Relatórios de Análise de Mídia Informar Qualificar Influen ÍNDICE O QUE É ANÁLISE DE MÍDIA / AUDITORIA DE IMAGEM? QUAL A IMPORTÂNCIA DO RELATÓRIO DE ANÁLISE DE MÍDIA? O QUE É PRECISO

Leia mais

nosso futebol no topo do mundo Copa do Mundo de 2014 modernas arenas craques estrelas fará de nossos clubes potências de alcance mundial Barcelona

nosso futebol no topo do mundo Copa do Mundo de 2014 modernas arenas craques estrelas fará de nossos clubes potências de alcance mundial Barcelona FUTEBOL ESTATÍSTICA Após o crescimento desenfreado que tomou de golpe o futebol brasileiro e o Brasil como um todo em 2012, os dirigentes, jogadores e as mídias que exploram nossa paixão nacional como

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO Índice 1. Pesquisa de mercado...3 1.1. Diferenças entre a pesquisa de mercado e a análise de mercado... 3 1.2. Técnicas de

Leia mais

Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial

Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial Brasil é o sexto mercado entre as Ligas do futebol mundial Julho de 2013 Brasil se aproxima no quinto posto global e apresenta crescimento muito acentuado nos últimos anos. 1 Os clubes brasileiros apresentaram

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA

EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA EDITAL CHAMADA DE CASOS PARA PARTICIPAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INICIATIVAS INOVADORAS PARA SUSTENTABILIDADE EM DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio

Leia mais

Atendendo à demanda de novas gerações de torcedores

Atendendo à demanda de novas gerações de torcedores Atendendo à demanda de novas gerações de torcedores Os torcedores vão a um evento ao vivo para participar de uma experiência tribal: a conexão com a ação, com seus astros favoritos, com outros torcedores

Leia mais

Procuramos empreendedores com as seguintes características:

Procuramos empreendedores com as seguintes características: SOBRE A ALPARGATAS Quem nunca usou um Bamba? Ou uma calça US Top, um tênis Rainha, uma sandália Havaianas, ou jogou com uma bola Topper? A Alpargatas e suas marcas estiveram e estarão sempre presentes

Leia mais

Uma paixão pelo herói que está na sombra UM ESTADO DE VIDA! Hugo Oliveira

Uma paixão pelo herói que está na sombra UM ESTADO DE VIDA! Hugo Oliveira No guarda-redes encontramos tudo o que procuramos num desportista: reflexos e sincronização, força e velocidade, espectacularidade e movimentos perfeitos e competitividade e valentia. (John Hodgson) Uma

Leia mais

A realização de grandes eventos esportivos no Brasil marca um período de oportunidades de investimento e mudanças em cadeia.

A realização de grandes eventos esportivos no Brasil marca um período de oportunidades de investimento e mudanças em cadeia. A realização de grandes eventos esportivos no Brasil marca um período de oportunidades de investimento e mudanças em cadeia. Belo Horizonte recebeu a Copa das Confederações agora é a vez da Copa do Mundo.

Leia mais

Comunicação Digital Empresarial: módulo avançado MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP.

Comunicação Digital Empresarial: módulo avançado MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Comunicação Digital Empresarial: módulo avançado MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo SP. Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8200 (opção 1) De segunda a sexta-feira,

Leia mais

Escolha Certa! As profissões do século 21

Escolha Certa! As profissões do século 21 Produção Multimídia Esse profissional é responsável por garantir a qualidade de som e imagem das mídias eletrônica e digital; produzir material para rádio, cinema, TV e mídia digital; editar imagens e

Leia mais

para onde CAMINHAMOS?

para onde CAMINHAMOS? 11 a Semana de Sistemas de Informação Empreender em TI para onde CAMINHAMOS? Márcio Braga mrbraga@gmail.com marcio.braga@ivia.com.br presidencia@assespro-ce.org.br twitter.com/mrbraga ANALISTA? DESENVOLVEDOR?

Leia mais

O patrocínio como estratégia de investimento no esporte

O patrocínio como estratégia de investimento no esporte O patrocínio como estratégia de investimento no esporte Prof. Helcio M. Rodrigues Projeto apresentado ao Centro de Pós-Graduação e Pesquisa das Faculdades Metropolitanas Unidas RESUMO Este trabalho tem

Leia mais

A única coisa permanente no universo éa Mudança.

A única coisa permanente no universo éa Mudança. Os 4Cs da Gestão dos Canais de Venda Adir Ribeiro adir.ribeiro@ 1 Mudanças A única coisa permanente no universo éa Mudança. Fonte: http://historiadafilosofia.wordpress.com/category/heraclito/ 2 Declínio

Leia mais

AS OPERAÇÕES DE DERIVATIVOS NO MERCADO DE BALCÃO

AS OPERAÇÕES DE DERIVATIVOS NO MERCADO DE BALCÃO REVISTA JURÍDICA CONSULEX ONLINE Conjuntura Adriana Maria Gödel Stuber e Walter Douglas Stuber Adriana Maria Gödel Stuber é Sócia de Stuber Advogados Associados. Mestra em Direito das Relações Sociais

Leia mais

Traffic fecha novo naming right para a Copa do Brasil até 2018

Traffic fecha novo naming right para a Copa do Brasil até 2018 B O L E T I M OFERECIMENTO SEGUNDA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2016 NÚMERO DO DIA US$ 79,6 mi ao ano ganha Cristiano Ronaldo; é o jogador de futebol mais rico do mundo, segundo a Forbes EDIÇÃO 417 Traffic

Leia mais

INTERNET, RÁDIO E TV NA WEB

INTERNET, RÁDIO E TV NA WEB INTERNET, RÁDIO E TV NA WEB Moysés Faria das Chagas Graduado em Comunicação Social - Rádio e TV (Unesa) Pós-graduado em Arte-Educação (Universo) Mídia-Educação (UFF) MBA em TV Digital, Radiodifusão e Novas

Leia mais

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013

Artigo publicado. na edição 34. www.revistamundologistica.com.br. Assine a revista através do nosso site. maio e junho de 2013 Artigo publicado na edição 34 Assine a revista através do nosso site maio e junho de 2013 www.revistamundologistica.com.br Paulo Guedes :: opinião Gastos e Custos Logísticos diferenciar para compreender

Leia mais

Cenários & Oportunidades 2012. QuorumBrasil 1

Cenários & Oportunidades 2012. QuorumBrasil 1 Cenários & Oportunidades 2012 QuorumBrasil 1 Com quem falamos? 1.100 entrevistas, distribuídas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia e Belém. 800 clientes com mais de 12 meses de relacionamento,

Leia mais

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102 1.0 Finalidade 1.1 A CommScope, Inc. e suas empresas afiliadas ( CommScope ) podem, a qualquer tempo, contratar consultores, agentes de vendas, conselheiros e outros representantes e, frequentemente, estabelecer

Leia mais

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012.

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012. DIAS, P. S. Território e informação: o circuito da produção publicitária na cidade de São Paulo. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas,

Leia mais

A TECNOLOGIA REINVENTOU COMO CONSUMIDORES ASSISTEM TV

A TECNOLOGIA REINVENTOU COMO CONSUMIDORES ASSISTEM TV A TECNOLOGIA REINVENTOU COMO CONSUMIDORES ASSISTEM TV Como deve ser a resposta da Medição de Audiência? O DESAFIO NÃO É A FALTA DE DADOS DE AUDIÊNCIA. O DESAFIO É COMBINAR OS DADOS DE UMA FORMA QUE NOS

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 20 (IASB) Índice Item OBJETIVO E ALCANCE

Leia mais

A produção e a vida na era globalizada Junho/2005

A produção e a vida na era globalizada Junho/2005 A produção e a vida na era globalizada Junho/2005 Clécia Rodrigues da Silva* Introdução O século XXI surge com novas formas de circulação de bens e consumo, a mundialização do capital, as novas formas

Leia mais

JORNAL DO COMMERCIO 2014. Almanaque Publicitário JC. turismo & lazer

JORNAL DO COMMERCIO 2014. Almanaque Publicitário JC. turismo & lazer APRESENTAÇÃO O Jornal do Commercio faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, empresa do grupo JCPM, que atua também nos setores de shoppings centers e empreendimentos imobiliários. O Sistema

Leia mais