A COMUNICAÇÃO DIGITAL NA FRONTEIRA ENTRE O JORNALISMO E A ARTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A COMUNICAÇÃO DIGITAL NA FRONTEIRA ENTRE O JORNALISMO E A ARTE"

Transcrição

1 A COMUNICAÇÃO DIGITAL NA FRONTEIRA ENTRE O JORNALISMO E A ARTE PERNISA JÚNIOR, Carlos Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ em convênio com a Facom/UFJF; Professor adjunto do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom/UFJF), Minas Gerais (MG); carlos.pernisa@ufjf.edu.br Resumo: O jornalismo hoje está cada vez mais ligado à questão digital e isso afeta todo o processo da comunicação, desde a produção até a recepção. Além disso, há um dado, que se não é de todo esquecido, passa um tanto ao largo das discussões sobre este assunto. A comunicação tem e possivelmente sempre teve um caráter artístico. Isso pode ser ressaltado, por exemplo, no âmbito da fotografia ou da imagem televisiva ou do cinema, no entanto, há que se pensar além, no jornalismo como um todo, para que se perceba de que modo isso vem afetando agora a comunicação, e o jornalismo em particular, quando se tem cada vez mais a possibilidade de se utilizar os recursos digitais em diversos níveis. Este trabalho visa atentar exatamente para este fato, mostrando principalmente a questão da fotografia digital, mas não deixando de ver a ligação de outros elementos com a questão artística num universo cada vez mais tomado por computadores e máquinas digitais. Palavras-chave: Comunicação, jornalismo, mídia digital, fotografia.

2 A COMUNICAÇÃO DIGITAL NA FRONTEIRA ENTRE O JORNALISMO E A ARTE Quando se pensa em jornalismo e arte, logo se faz a associação por intermédio da literatura. Defendendo um certo tipo de visão, Alceu Amoroso Lima 1 tinha a opinião de que o jornalismo poderia ser considerado um gênero literário. Já a crônica e o livroreportagem também podem ser lembrados como exemplos de ligação entre jornalismo e arte por meio da literatura 2. A crônica é uma forma muito próxima do conto. Um texto curto, como muitas matérias jornalísticas, mas que não é exatamente uma notícia. Por outro lado, é um texto que traz algo do cotidiano, mesmo que contenha, certas vezes, alguma característica ficcional. O livro-reportagem já tem aspectos diferentes. Pode ter relação com biografias, novelas ou romances, sendo mais longo do que as matérias jornalísticas, mas que tem a investigação e a pesquisa como bases para sua criação. A ficção, geralmente, não faz parte de sua narrativa, mas, muitas vezes, personagens têm seus nomes trocados e alguns fatos não são dotados de comprovação, não sendo, entretanto, considerados ficcionais por isso. Na maioria das vezes, são passagens narradas por observadores privilegiados, mas que não há como se fazer confirmação de todas elas. Pode-se pensar também no cinema como uma ponte entre jornalismo e arte, principalmente nos filmes documentais e semidocumentais, que se ocupam de temas que remetem ao livro-reportagem, mas trabalham com a imagem, fazendo reconstituições históricas ou se valendo de cenas obtidas na própria época retratada. O tipo mais comum de filme exibido atualmente tem a característica narrativa, mas, geralmente, ele é ficcional, até por uma questão comercial. Durante muito tempo, o filme documental esteve à margem, sendo relegado a festivais ou mostras específicas. Se, no início da história do cinema, a característica documental é a mais marcante e domina a cena, logo isso muda, e o que se vê é a criação de um espaço específico para este tipo de cinema: o cine-jornal ou o documentário, que se tornam, ao longo do tempo, marginais. 1 LIMA, FERRARI & SODRË, 1986.

3 Hoje, o jornalismo está cada vez mais ligado à questão digital e isso afeta todo o processo da comunicação, desde a produção até a recepção. Além disso, há um dado, que se não é de todo esquecido, passa ao largo das discussões sobre este assunto. A comunicação tem e possivelmente sempre teve um caráter artístico. Isso pode ser ressaltado, por exemplo, no âmbito da fotografia ou da imagem televisiva ou do cinema, no entanto, há que se pensar além, no jornalismo como um todo, para que se perceba de que modo isso vem afetando agora a comunicação, e o jornalismo em particular, quando se tem cada vez mais a possibilidade de se utilizar os recursos digitais em diversos níveis. Com a chegada dos computadores, há questões novas a ser consideradas. Se Benjamin já falava da modificação do cenário da arte e da comunicação quando da possibilidade da reprodução técnica, na década de 30 do século passado, em seu texto A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica 3, hoje esta alteração se dá de forma ainda mais profunda, mas talvez mais dentro da comunicação do que propriamente da arte. O cenário desta zona fronteiriça, entre jornalismo e arte, tem que levar em consideração elementos novos. Paul Virilio caracteriza assim esta região de fronteira: Para mim, a região costeira é uma coisa surpreendente, uma interrupção maravilhosa, uma interface, como se diz. Sempre pensei o espaço em termos de ruptura, em termos de ou/ou, em termos de divisor de águas esses lugares onde as coisas são trocadas, transformadas. (...) [As linhas divisórias] multiplicam os fragmentos, multiplicam o que não é neutro. O continente e o mar existem graças à área costeira. E isso é uma ambivalência muito interessante. 4 O que se percebe é que há espaço para vislumbrar na interface entre jornalismo e arte um dado novo: a comunicação digital. Hoje, além da escrita, há um espaço bem grande para a imagem estática e em movimento; talvez mais forte neste momento do que em outros tempos. O documentário cinematográfico contemporâneo não é o mesmo daquele produzido há alguns anos atrás. O mesmo pode ser dito da fotografia jornalística. O interesse por livros-reportagem também cresce. Só não se vê tanto a crônica como um gênero privilegiado atualmente, tendo o conto um vigor maior, sendo esta a marca que descaracteriza um pouco o espaço do jornalismo neste aspecto. 3 BENJAMIN, p VIRILIO, p

4 É neste meio que se pode enxergar as alterações que foram mencionadas anteriormente. O advento do cinema digital produziu novas possibilidades para o documentário. De um gênero quase esquecido, ele se vê hoje num novo momento de ascendência. Com a digitalização das imagens, a facilidade de operação dos equipamentos e o trabalho sem a necessidade da película, que leva a uma montagem ou edição bem mais rápida, abriram caminho para novos tempos. A volta do gênero não se dá, certamente, somente porque hoje existe o cinema digital. Ele é mais um dos fatores a ser levados em conta, juntamente, também, com o interesse maior pela reportagem na própria literatura basta ver aí o interesse por obras históricas, pelas biografias e também por narrativas de ficção que se baseiam em fatos reais como panos de fundo, por vezes fazendo uma mistura entre realidade e ficção. Curiosamente, os filmes também estão sendo produzidos seguindo estas características, mesmo aqueles que se querem ficcionais. Esta retomada do documentário dá uma demonstração também da força da integração entre jornalismo e arte. Hoje, com a possibilidade de se fazer um cinema mais barato e mais rápido, mesmo que com isso se tenha que abdicar da película em favor, por exemplo, do suporte em DVD, a produção documental pode crescer. Exemplos são produções de iniciantes e veteranos que adotaram o padrão digital na captação de imagens, em sua montagem e até em sua exibição. No caso da fotografia, a digitalização de imagens estáticas está modificando o panorama do que era feito até há pouco tempo atrás. É neste ponto, talvez, que a questão do jornalismo frente ao padrão digital esteja mostrando algumas das mais profundas conseqüências deste processo. As facilidades e a rapidez do processo digital estão produzindo uma grande quantidade de imagens. Com isso, cresce o leque de opções para os profissionais do jornalismo, já que há possibilidades antes impossíveis para estes profissionais. Neste âmbito, começa agora uma nova relação destes com sua própria atividade. Os pontos principais são a utilização das imagens e a sua alteração. As discussões aí presentes passam por questões estéticas, mas também éticas, autorais e profissionais. Não se pode hoje pensar de uma maneira que só leva em conta algumas partes da questão, por isso há a necessidade de se levantar os aspectos estéticos sempre ao lado de um rigor ético, e isso tem levado a novas posturas profissionais, antes quase

5 que irrelevantes e hoje no centro das atenções. Desta forma, uma imagem, com toda a sua carga estética, não pode merecer apenas o tratamento dado em função de sua beleza. Há que se pensar nas questões éticas contidas aí. Por exemplo: uma foto que foi tratada ou mesmo manipulada pode ser considerada da mesma forma que uma outra, que não sofreu interferências além daquelas que existem no processo de sua revelação? Jorge Carlos Felz, em sua dissertação de mestrado, O fotojornalismo na Web, traz estas questões para serem discutidas: (...) a fotografia digital traz à tona, a velha questão de que toda imagem fotográfica é produzida através de manipulações consentidas. A objetiva escolhida, o filme empregado, o recorte produzido pelo enquadramento, e todas as demais variáveis técnicas e estéticas oferecem a oportunidade de manipulação, abrindo espaço para o questionamento da fidelidade da representação da realidade. A fotografia digital, com suas câmeras, scanners e computadores cada vez mais acessíveis ao usuário/leitor, deixa claro a todos que a imagem fotográfica é subjetiva, passível de manipulação, e no fotojornalismo isso se transforma num drama uma vez que sempre se buscou mostrar ao público um mínimo de envolvimento do autor nas imagens produzidas. 5 O autor também faz uma análise que leva em conta não só as imagens que são produzidas para serem utilizadas em publicações impressas, mas também naquelas que vão ser usadas na Internet: O fotojornalismo praticado na web, especialmente nos webjornais e portais de notícias, talvez seja o espaço onde essa crise conceitual mais se apresenta. No fotojornalismo impresso atual, as imagens são produzidas segundo dois esquemas diferenciados: no primeiro, as imagens são produzidas com equipamentos mecânicos, sofrem um processo foto-químico e são posteriormente convertidas numa matriz numérica, com o auxílio de sistemas digitalizadores (scanners), podendo ser transformadas radicalmente. No segundo esquema, as imagens são geradas já em formato eletrônico através de câmeras digitais. No caso do webjornalismo, a crise se agrava na medida em que a imagem captada digitalmente não será, em nenhum momento, transformada em imagem analógica, fixada em suporte físico, impressa. Será, da captura à visualização pelo usuário, apenas uma matriz numérica, uma imagem digital passível de ser transformada. 6 Esta transformação de uma matriz numérica deixa espaço para se perguntar até que ponto será possível reconhecer alguma manipulação na fotografia, já que o processo não dá margens à visualização de uma imagem nem produzida num negativo nem de uma já obtida diretamente como um positivo. A possibilidade de manipulação pode se 5 FELZ, p Idem.

6 dar, então, sem que a própria imagem a ser visualizada se apresente a um receptor. Pode-se pensar que é possível modificar pixels sem que a imagem seja gerada ou atualizada e interferir diretamente em algo que não se apresentou, ainda, como imagem realmente. Felz aponta ainda uma série de questões sobre a imagem que coincidem com o que foi colocado aqui sobre a quantidade de imagens hoje em circulação e também sobre a questão da manipulação. O interessante é notar que os fotógrafos, de modo geral, dizem que o seu trabalho aumentou, apesar das facilidades trazidas pelo padrão digital, já que o tempo gasto com a parte de tratamento da imagem é muito grande. Por incrível que pareça, os fotógrafos são unânimes ao declarar que, hoje, gastam mais tempo trabalhando numa imagem, já que ela sai da câmera digital e, na maior parte das vezes, passa por uma maquiagem no Adobe Photoshop, ou em algum outro programa de tratamento de imagens. Hoje, para trabalhar com foto, um bom conhecimento de Photoshop é fundamental. Para ele, deve-se pensar a imagem digital como uma revolução do software. Mais do que nunca, devemos nos aproximar da informática e entender a câmera digital como hardware. Daqui para a frente o que vai definir a fotografia digital não será mais a quantidade de megapixels de uma câmera. 7 Nota-se aí, que a mudança pode ser a do equipamento, gerando mais imagens e a dificuldade de se lidar com ela por conta do armazenamento e da recuperação dos arquivos ou do modo de se trabalhar com a imagem pronta. Antes, uma imagem já em positivo era recortada ou recebia algum outro tratamento para a impressão, como, por exemplo, a inversão de posição, colocando o objeto para dentro da página e não na direção de fora da página, entre outros. Este processo não interferia muito na própria imagem. Quando isso acontecia, era possível dizer que tinha sido feita uma manipulação na imagem, ou seja, o processo tinha ido além do tratamento do foto. Hoje, com o padrão digital, o tratamento da imagem é quase que uma necessidade e o uso de programas com este fim é bastante comum. O problema é que, para se obter uma imagem de qualidade, muitas vezes o critério é o estético, o que deixa de lado a questão ética da publicação de uma foto. Ou seja, o responsável pelo tratamento da imagem pode não gostar de algum aspecto contido na foto e fazer alterações que podem não ser consideradas apenas como tratamento. 7 SASSAKI apud FELZ, p O repórter fotógrafo Humberto Nicoline, que trabalha no Jornal Panorama, em Juiz de Fora, deu declaração semelhante em palestra realizada no evento Foto em foco, realizado em 2004, na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

7 Jorge Felz lembra que existem regras para a edição de imagens no que se refere à manipulação. Elas foram criadas em conjunto por associações de fotógrafos do mundo inteiro e empresas de comunicação e são uma forma de ajudar editores e repórteres a formular políticas para a aplicação ética e objetiva da edição da imagem digital e seus procedimentos na fotografia jornalística. 8 Isso, no entanto, não faz com que casos de manipulação apareçam, seja no Brasil, seja no exterior. Muitas vezes, o que se diz é que o caráter estético foi o que influenciou a manipulação. É interessante voltar ao ponto inicial e perceber que o tratamento de imagens, que hoje é norma, virou um procedimento tão banal que não há como negar que a tentação de se alterar uma imagem é grande. Isso deixa a ética em segundo plano, em relação à estética. É quase que um esquecimento que torna a imagem mais manipulável, já que é muito comum o fato de se alterar uma imagem num programa de tratamento. O armazenamento precário e a dificuldade de se recuperar, por vezes, uma imagem podem beneficiar a manipulação. Se não há como recuperar a imagem como ela foi produzida inicialmente, não existe, muitas vezes, maneiras de se verificar possíveis alterações durante o processo de tratamento e de impressão ou de publicação em meio digital. Isso leva a discussão para além da manipulação em si, mas também traz importantes considerações sobre como se conservar uma imagem. Destes dois pontos, é claro, vão derivar outras, que vão além da imagem estática e chegam também às imagens em movimento. Não é o objetivo deste trabalho fazer a análise de todos estes aspectos, mas apenas ressaltar a importância de se colocar claramente estas questões para que o jornalismo não seja tratado meramente como algo voltado para um mercado, onde belas imagens vendem mais, nem que a questão da ética seja esquecida em função de facilidades obtidas com a chegada de tecnologias que agilizam alguns processos e permitem grandes alterações em outros. O que se pode ver é que a imagem, hoje, toma um espaço bastante grande, e por isso ressalta-se aqui sua importância, colocando-se ao lado do texto escrito como um fator de informação e de difusão cultural. Note-se que disso resulta um outro dado. Não se pode também abandonar a característica estética como o vilão da história e dizer que o fotojornalismo deve ser feito apenas visando características éticas. 8

8 Há muito a considerar aqui. Primeiramente, o impacto da imagem é cada vez maior na sociedade contemporânea. Por outro lado, com o desenvolvimento da tecnologia digital, a leitura não foi descartada, e o que se vê, em diversas áreas, é a necessidade cada vez maior de uma carga de leitura grande, aliada, muitas vezes, a uma crescente necessidade do conhecimento da imagem como um outro meio de informação. Em outras palavras, texto e imagem começam a ser entendidos não como contrários, mas como aliados numa nova maneira de se ver (ler) o mundo. Desta forma, não se pode deixar de voltar ao início desta discussão e reconhecer que a fronteira do jornalismo e da arte se ampliou, colocando em contato elementos antes considerados opostos. A imagem conquista terreno e o texto tem que se adaptar para que ele possa estar ao lado desta imagem, não apenas como a legenda da fotografia, mas como elemento que faça referência e, até mesmo, diferença neste contato. Esta transformação não pode deixar de lado os critérios estéticos, mas deve levar em conta também a ética, até mesmo em assuntos tratados como puramente artísticos, pois talvez seja um grande erro fazer a defesa da arte pela arte e não enxergar aí um grande espaço de reflexão da sociedade, caracterizado pelo pensamento artístico que esta produz. Juntando estes dados ao fato de que, hoje, o interesse por questões mais próximas do cotidiano, seja por meio da literatura, seja pelo interesse maior por um cinema documental, como já foi dito, talvez seja hora de se repensar o jornalismo, não só no que diz respeito à produção de imagens, sejam elas estáticas ou em movimento, mas também na sua relação com a sociedade contemporânea e com a tecnologia que existe disponível aos veículos de comunicação. Mais uma vez é hora de se perceber que o caminho de mão única adotado pela comunicação dita de massa parece ser um modelo que restringe possibilidades e não dá margem ao que se reconhece como uma comunicação efetiva, onde quem fala também deve escutar e quem ouve também pode intervir e expor seus pontos de vista. Deste modo, a arte pode ensinar ao jornalismo e a este tipo de comunicação que não faz a via de mão dupla, que existe um público a quem é dirigida efetivamente a sua produção. O artista espera um reconhecimento do público para a sua obra. Do mesmo modo, o jornalista deveria discutir se o seu leitor ou usuário no caso dos computadores está satisfeito com aquilo que vem recebendo. Enfim, é no receptor final que está a

9 verdadeira intenção do jornalismo e não dentro das redações em que estão repórteres e editores. A arte pode mostrar que existem também maneiras de se combinar coisas aparentemente opostas ou de difícil conciliação, formando espaços novos e ricos. Talvez aí esteja um meio de se verificar como editar material jornalístico para a Internet e para CD-ROM, combinando elementos de texto, com sons e imagens estáticas e em movimento de maneira que se chegue a um resultado onde todos estes elementos sejam compreensíveis e complementares, respeitando determinados espaços em que haja preferência por texto ou por som ou por imagem, dependendo da intenção que se queira dar ao que está ali enfocado. Pensa-se, assim, num novo movimento, que passa muito pela fotografia e pelo cinema, que tiveram a primazia na ligação entre palavra e imagem, e que ainda são referência para todos aqueles que pretendem seguir no caminho da criação de material que tenha base numa reunião de texto, som e imagem. A arte não seria o inimigo a ser combatido por aqueles que pretendem um jornalismo dinâmico e que desperte o interesse do receptor, seja ele de qual veículo for. Na verdade, a arte pode ser o que aponta caminhos, que lança luz sobre zonas escurecidas e que mostra muitas formas antes não reveladas. A arte não pode ser entendida, então, como algo puramente estético, mas também em suas outras dimensões, principalmente sociais, onde a ética tem que ser levada em conta. Aí estaria o possível caminho para minimizar os efeitos de tantos veículos que se dizem de comunicação e de entretenimento que só produzem material de qualidade duvidosa, onde os valores não são os que ressaltam características importantes e relevantes, mas aqueles que aceitam a falta de compromisso com o próprio público e que tentam nivelar a todos os seus receptores por meio de uma média que cada vez mais é puxada para baixo. Veículos que levam a seu público material que deve ser rapidamente consumido e rapidamente descartado, seguindo uma lógica de mercado, onde um produto deve ser logo substituído por outro, mais novo e mais espetacular, mas de conteúdo, muitas vezes, totalmente vazio, oco. A possibilidade de meios de comunicação que invistam em qualidade, em questões estéticas, não quer dizer que eles não tenham compromisso com a ética. Guattari, por exemplo, defende, em As três ecologias, uma união ético-estética para

10 promover uma nova maneira de se ver o mundo e de se organizar a sociedade. 9 Ele se utiliza também das palavras de Walter Benjamin para defender uma ação que leve em conta mais a sociedade e suas tradições e valores e menos a lógica capitalista de mercado e seus ataques à experiência do homem e seu reducionismo. (...) nada melhor do que citar Walter Benjamin condenando o reducionismo correlativo do primado da informação: Quando a informação se substitui à antiga relação, quando ela própria cede lugar à sensação, esse duplo processo reflete uma crescente degradação da experiência. Todas essas formas, cada uma a sua maneira, se destacam do relato, que é uma das mais antigas formas de comunicação. À diferença da informação, o relato não se preocupa em transmitir o puro em si do acontecimento, ele o incorpora na própria vida daquele que conta, para comunicá-lo como sua própria experiência àquele que escuta. Dessa maneira o narrador nele deixa seu traço, como a mão do artesão no vaso de argila. 10 Talvez seja mesmo o momento do profissional da comunicação começar a pensar melhor no valor da verdadeira experiência e naquilo que ele pode efetivamente passar para o seu receptor. Se hoje temos mais livros-reportagem e maior interesse por assuntos ligados a acontecimentos reais é porque a realidade não está fora de moda e, contá-la não é uma tarefa fácil, mas sim um trabalho minucioso daqueles que sabem que a matéria jornalística pode durar apenas um dia, mas que o que realmente importa dura toda uma vida. Uma matéria bem feita, com compromissos éticos e também com características estéticas pode permanecer, ir além do tempo de consumo, pois para este tipo de jornalismo, o prazo de validade é indeterminado, já que não se trata apenas de ver o seu trabalho como mais um produto a ser comercializado. 9 GUATTARI, p , principalmente. 10 Ibidem. p

11 Bibliografia: BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Tradução: Carlos Nelson Coutinho In: ADORNO et al. Teoria da cultura de massa. Introdução, comentários e seleção de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas - volume 1. Tradução e organização de Sergio Paulo Rouanet, prefácio de Jeanne-Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, FELZ, Carlos Jorge. O fotojornalismo na Web. Dissertação de mestrado. São Paulo: UMESP, FERRARI, Maria Helena & SODRÉ, Muniz. Técnicas de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução: Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas, SP: Papirus, LIMA, Alceu Amoroso. O jornalismo como gênero literário. Rio de Janeiro: Agir, VIRILIO, Paul & LOTRINGER, Sylvere. Guerra pura: a militarização do cotidiano. Tradução: Elza Mine e Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: Brasiliense, 1984.

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia

Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia Hulda Gomides OLIVEIRA. Elza Kioko Nakayama Nenoki do COUTO. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras. huldinha_net@hotmail.com

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

248 249 250 251 252 253 Anexo B Textos dos alunos sobre a relação mídia sociedade 254 255 A importância da mídia para sociedade Por Aline da Silva Santos Antigamente, não tinha muitos meios de comunicação.

Leia mais

Quais as diferenças entre os formatos de imagem PNG, JPG, GIF, SVG e BMP?

Quais as diferenças entre os formatos de imagem PNG, JPG, GIF, SVG e BMP? Quais as diferenças entre os formatos de imagem PNG, JPG, GIF, SVG e BMP? 66.393 Visualizações Por Daniele Starck Disponível em: www.tecmundo.com.br/imagem/5866 quais as diferencas entre os formatos de

Leia mais

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem

O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem PACC / UAB / UFABC O vídeo nos processos de ensino e aprendizagem Por Lilian Menezes Como dito anteriormente, na linguagem audiovisual as imagens ocupam lugar de destaque e quando começamos a trabalhar

Leia mais

RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO

RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO RESENHAS SCHMITT E STRAUSS: UM DIÁLOGO OBLÍQUO MEIER, Heinrich. Carl Schmitt & Leo Strauss. The Hidden Dialogue. Including Strauss s Notes on Schmitt s Concept of the Political & Three Letters from Strauss

Leia mais

GAiN Brasília 2014. Palestra Webwriting. Bem-vindos

GAiN Brasília 2014. Palestra Webwriting. Bem-vindos Palestra Webwriting Bem-vindos sou Consultor de Comunicação e Marketing Digital para a Petrobras desde 1997; produzi o padrão brasileiro de redação online, Padrões Brasil e-gov: Cartilha de Redação Web,

Leia mais

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO Coordenação de Multimeios. MANUAL INTERNO DE CATALOGAÇÃO FOTOGRÁFICA DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO Versão 1

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO Coordenação de Multimeios. MANUAL INTERNO DE CATALOGAÇÃO FOTOGRÁFICA DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO Versão 1 DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO Coordenação de Multimeios MANUAL INTERNO DE CATALOGAÇÃO FOTOGRÁFICA DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO Versão 1 Apresentação Este documento tem como objetivo orientar as equipes de Comunicação

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu

Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu Gerenciamento do ciclo de vida de um documento Simone de Abreu É o gerenciamento do ciclo de vida de todos os registros, em todos os tipos de mídia, desde a criação até a destruição ou arquivo permanente.

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Campus Nilópolis Ana Paula Inacio Diório AS MÍDIAS

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES

Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES Síntese de voz panorama tecnológico ANTONIO BORGES Quase todos nós vamos precisar de óculos um dia (a menos que a tecnologia médica promova a substituição deste artefato por alguma outra coisa tecnológica,

Leia mais

Por uma estética das imagens digitais: um olhar sobre Parallel, videoinstalação de Harun Farocki

Por uma estética das imagens digitais: um olhar sobre Parallel, videoinstalação de Harun Farocki Por uma estética das imagens digitais: um olhar sobre Parallel, videoinstalação de Harun Farocki Jamer Guterres de Mello 1 Resumo Este trabalho pretende demonstrar de que forma as imagens digitais produzem

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Categoria: Práticas Internas. Temática: Pessoas. Resumo: A motivação dos funcionários é importante para incentivar o trabalho e

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

6 Conclusões e próximos passos

6 Conclusões e próximos passos 8 6 Conclusões e próximos passos Este capítulo é divido em duas seções. A primeira descreve as principais conclusões sobre o trabalho realizado. Na segunda seção é mostrado um conjunto de oportunidades

Leia mais

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL)

BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) BANDEIRAS EUROPÉIAS: CORES E SÍMBOLOS (PORTUGAL) Resumo A série apresenta a formação dos Estados europeus por meio da simbologia das cores de suas bandeiras. Uniões e cisões políticas ocorridas ao longo

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE Por Sérgio Cohn Sergio Cohn: Como foram as suas experiências na criação de cédulas ao lado do Aloísio Magalhães? João de Souza Leite: Eu tive duas experiências

Leia mais

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos

8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 136 8 Conclusões, recomendações e desdobramentos 8.1. Introdução Finalmente inicia-se a etapa conclusiva deste trabalho. Com base nos resultados da pesquisa

Leia mais

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR

O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Título do artigo: O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR: TRÊS ASPECTOS PARA CONSIDERAR Área: Gestão Coordenador Pedagógico Selecionadora: Maria Paula Zurawski 16ª Edição do Prêmio Victor Civita Educador

Leia mais

Em atenção aos questionamentos ao Concorrência nº 07/2015:

Em atenção aos questionamentos ao Concorrência nº 07/2015: Florianópolis, 10 de fevereiro de 2015. Em atenção aos questionamentos ao Concorrência nº 07/2015: Para que todos tenham o mesmo entendimento, abaixo, os questionamentos formulados por interessados nesta

Leia mais

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO

Terra de Gigantes 1 APRESENTAÇÃO Terra de Gigantes Juliana de MOTA 1 Alexandre BORGES Carolina de STÉFANI Emilia PICINATO João Paulo OGAWA Luara PEIXOTO Marco Antônio ESCRIVÃO Murilo ALVES Natália MIGUEL Orientado pelos docentes: João

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

STC5 Redes de informação e comunicação

STC5 Redes de informação e comunicação STC5 Redes de informação e comunicação João Paulo Ferreira Técnico de organização de eventos Modulo: STC5 Redes de informação e comunicação Formador: Hélder Alvalade 0 Índice Introdução... 2 Desenvolvimento...

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição

Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição Sumário Administração de Banco de dados Módulo 12 1. Administração de SGBDs - Continuação 1.1. Recuperação (Recovery) 1.1.1. Recuperação de sistema 1.1.2. Recuperação da mídia M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista

Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Eixo Anhanguera-Bandeirantes virou polo lean, diz especialista Robson Gouveia, gerente de projetos do Lean Institute Brasil, detalha como vem evoluindo a gestão em empresas da região O eixo Anhanguera

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PROFª.: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE E-mail: teresa.katia@gmail.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PROFª.: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE E-mail: teresa.katia@gmail. Tecnologia e TICs UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PROFª.: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE E-mail: teresa.katia@gmail.com PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 43 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação:

RESENHA resenha resumo resenha crítica Título: Identificação do resenhista: Referência: Dados sobre o(s) autor(es): Dados sobre a obra: Apreciação: RESENHA Resenha é a apreciação crítica sobre uma determinada obra (livro, artigo, texto, filme, etc.). Trata-se de um breve texto, semelhante a um resumo, que visa comentar um trabalho realizado. Será

Leia mais

O ENSINO TRADICIONAL E O ENSINO PRODUTIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTI DO USO DO TEXTO

O ENSINO TRADICIONAL E O ENSINO PRODUTIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTI DO USO DO TEXTO O ENSINO TRADICIONAL E O ENSINO PRODUTIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTI DO USO DO TEXTO Mayrla Ferreira da Silva; Flávia Meira dos Santos. Universidade Estadual da Paraíba E-mail: mayrlaf.silva2@gmail.com

Leia mais

40 dicas para tornar seu site mais eficiente e funcional

40 dicas para tornar seu site mais eficiente e funcional 40 dicas para tornar seu site mais eficiente e funcional Essas 40 dicas são ótimas e assino embaixo. Foram passadas para mim pelo amigo Luiz Rodrigues, aluno também do Curso Online de Design Web. A fonte

Leia mais

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua Pesquisa traz reflexões para melhorar a situação da população de rua e indica falhas nas políticas públicas. Moradores de rua na

Leia mais

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras

Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Aula 1: Demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras Nesta aula trataremos de demonstrações e atividades experimentais tradicionais e inovadoras. Vamos começar a aula retomando questões

Leia mais

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3

Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 3 3. A transversalidade da saúde Você já ouviu falar em Parâmetros Curriculares Nacionais? Já ouviu? Que bom! Não lembra? Não se preocupe, pois iremos, resumidamente, explicar o que são esses documentos.

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

Nome: Laís Knott Oliveira Silva; Clóvis Begnozzi Neto e Eduardo Rossi Claudino.

Nome: Laís Knott Oliveira Silva; Clóvis Begnozzi Neto e Eduardo Rossi Claudino. Nome: Laís Knott Oliveira Silva; Clóvis Begnozzi Neto e Eduardo Rossi Claudino. Professor: Wiviane Knott Sá Oliveira Silva Forma de Apresentação: Painel Instituição: Colégio Londrinense A poética no olhar

Leia mais

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD?

Índice. Introdução 2. Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4. Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? Índice SUA EMPRESA DE TREINAMENTOS ESTÁ PARADA NO TEMPO? Introdução 2 Quais funcionalidades uma boa plataforma de EAD deve ter? 4 Quais são as vantagens de ter uma plataforma EAD? 6 A gestão de cursos

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

Imigração: problema ou solução?

Imigração: problema ou solução? Imigração: problema ou solução? Análise Segurança / Integração Regional Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira 29 de abril de 2004 1 Imigração: problema ou solução? Análise Segurança / Integração Regional

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

DO IMPRESSO AO DIGITAL: AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E O ACESSO AS BIBLIOTECAS

DO IMPRESSO AO DIGITAL: AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E O ACESSO AS BIBLIOTECAS DO IMPRESSO AO DIGITAL: AS NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E O ACESSO AS BIBLIOTECAS GIOVANA CAIRES MOTTA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA). Resumo A transposição do texto impresso para o meio digital coloca

Leia mais

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL

TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL 94 TÉCNICAS DE ORIENTAÇÃO DOS MILITARES USADAS NO BRASIL Prof. Dr. Pedro da Costa Guedes Vianna (Professor Dr. do Departamento de Geociências-UFPB) João Filadelfo de Carvalho Neto (Acadêmico do curso de

Leia mais

Daniele Renata da Silva. Maurício Carlos da Silva

Daniele Renata da Silva. Maurício Carlos da Silva SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; SANTOS, Cláudia Amaral dos. Revistas pedagógicas e identidades de professor/a: quem é o docente de Profissão Mestre e Nova Escola. In: BASTOS, Liliana Cabral; MOITA LOPES,

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 3: Políticas e Declaração de

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

O Planejamento Participativo

O Planejamento Participativo O Planejamento Participativo Textos de um livro em preparação, a ser publicado em breve pela Ed. Vozes e que, provavelmente, se chamará Soluções de Planejamento para uma Visão Estratégica. Autor: Danilo

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade.

PALAVRAS CHAVE: Jornalismo. Projeto de Extensão. Programa Ade!. Interatividade. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Gerenciamento de cor. 7.2 Calibração do scanner utilizando a calibração IT8 de SilverFast

Gerenciamento de cor. 7.2 Calibração do scanner utilizando a calibração IT8 de SilverFast Botão para a abertura do diálogo de calibração IT8 colorido: A calibração IT8 está ativa cinza: A calibração IT8 está desativada O botão IT8 somente está visível, se a função estiver liberada!.2 Calibração

Leia mais

Introdução redes sociais mulheres Digg

Introdução redes sociais mulheres Digg O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

CINEMA E PÓS-MODERNIDADE

CINEMA E PÓS-MODERNIDADE CINEMA E PÓS-MODERNIDADE Clarissa Souza Palomequé Urbano 2010 www.lusosofia.net Covilhã, 2009 FICHA TÉCNICA Título: Cinema e Pós-modernidade: Brilho eterno de uma mente sem lembranças e os relacionamentos

Leia mais

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP e-mail: wanessa_ferrari@hotmail.com

Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP e-mail: wanessa_ferrari@hotmail.com O papel da media literacy na capacitação de jovens eleitores para o exercício da cidadania um estudo sobre o reconhecimento do apelo à memória como ferramenta de convencimento nas eleições de 2014 Wanessa

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Ao se falar sobre fotografia cinematográfica estão envolvidos diversos elementos que devem ser levados em consideração:

Ao se falar sobre fotografia cinematográfica estão envolvidos diversos elementos que devem ser levados em consideração: 1 OBJETIVAS E COMPOSIÇÃO Ao se falar sobre fotografia cinematográfica estão envolvidos diversos elementos que devem ser levados em consideração: 1 - AS LENTES: As objetivas são comumente chamadas de lentes,

Leia mais

Planificação de. Aplicações Informáticas B

Planificação de. Aplicações Informáticas B Escola básica e secundária de Velas Planificação de Aplicações Informáticas B Ano letivo 2011/2012 1- Introdução à Programação Planificação de Aplicações Informáticas B Unidade Sub-Unidades Objetivos Conteúdos

Leia mais

COMO ENSINEI MATEMÁTICA

COMO ENSINEI MATEMÁTICA COMO ENSINEI MATEMÁTICA Mário Maturo Coutinho COMO ENSINEI MATEMÁTICA.ª edição 511 9 AGRADECIMENTOS À Deus À minha família Aos mestres da matemática do C.E.Visconde de Cairu APRESENTAÇÃO O objetivo deste

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE Cuidando de quem cuida Instituto de Capacitação e Intervenção Psicossocial pelos Direitos da Criança e Adolescente em Situação de Risco O TEMPO NO ABRIGO: PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, GARANTIA DE SINGULARIDADE

Leia mais

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem

Manual de utilização do EAD SINPEEM. EaD Sinpeem 2015 Manual de utilização do EAD SINPEEM EaD Sinpeem 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2. COMO ACESSAR UM CURSO... 3 3. COMO ALTERAR MINHA SENHA... 5 4. COMO EDITAR MEU PERFIL... 5 5. COMO ACESSAR O CURSO...

Leia mais

Walter Benjamin e o papel do cinema na sociedade

Walter Benjamin e o papel do cinema na sociedade Walter Benjamin e o papel do cinema na sociedade Em sua obra A Obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (1936), Walter Benjamin (1892-1940) analisa as novas técnicas da reprodução da arte abordando

Leia mais

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA As Fronteiras do Espaço Resumo O interesse do Homem pelo espaço em que vive é coisa muito antiga. Ao longo de muitos séculos, o Homem vem tentando conhecer e representar as diferentes

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

UNITERMOS: Marketing esportivo, futebol, administração esportiva.

UNITERMOS: Marketing esportivo, futebol, administração esportiva. ARTIGO Paulo Lanes Lobato * RESUMO Considerando que o marketing é hoje integrante de grande parte das conversas relacionadas ao esporte e, principalmente, que se transformou na esperança do esporte em

Leia mais

No manual da webcam, ele descobriu que seu sensor de imagem tem dimensão total útil de 2

No manual da webcam, ele descobriu que seu sensor de imagem tem dimensão total útil de 2 1. (Ufsc 2015) Fotografar é uma arte que se popularizou com os celulares e se intensificou com as redes sociais, pois todos querem postar, publicar os seus registros, suas selfies. Talvez alguns celulares

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br

Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS. www.sindigraf.org.br Guia de Utilização BANCO DE EMPREGOS ANOS www.sindigraf.org.br 01 ÍNDICE Como acessar o Banco de Empregos 04 Candidato - Gerenciamento de Conta 06 Empresa - Gerenciamento de Conta 12 Como se Logar 19

Leia mais

O papel das TIC acessíveis para a educação inclusiva das Pessoas com Deficiência. Rita Bersch Assistiva Tecnologia e Educação www.assistiva.com.

O papel das TIC acessíveis para a educação inclusiva das Pessoas com Deficiência. Rita Bersch Assistiva Tecnologia e Educação www.assistiva.com. O papel das TIC acessíveis para a educação inclusiva das Pessoas com Deficiência Rita Bersch Assistiva Tecnologia e Educação www.assistiva.com.br Educação e Desenho Universal FATO: NA ESCOLA SOMOS TODOS

Leia mais

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR

JORNADA DE COMPRA. O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital VECTOR O que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital 1 2 3 4 Já falamos muitas vezes sobre produção de conteúdo ser a base de uma estratégia de marketing digital de resultados para a sua empresa.

Leia mais