Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE. VESTIBULAR DE INVERNO - 17 de junho de VESTIBULAR DE INVERNO - 17 de junho de 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE. VESTIBULAR DE INVERNO - 17 de junho de 2012. VESTIBULAR DE INVERNO - 17 de junho de 2012"

Transcrição

1 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 04) Em relação ao texto 1, é correto afirmar que: A de acordo com o terceiro parágrafo, a principal dificuldade no enfrentamento da crise global é a inexistência de uma instância democrática internacional para a tomada de decisões coletivas. B de acordo com o segundo parágrafo, as organizações da sociedade civil enxergam as atuais crises do mundo global sob a perspectiva econômica. C de acordo com o último parágrafo, o movimento civil global espera que a Rio+20 sirva para modificar as políticas de vários países em relação aos direitos humanos e à diminuição dos gastos dos estados com políticas sociais. D de acordo com o último parágrafo, o movimento civil global espera que a Rio+20 sirva para modificar as políticas de vários países em relação aos direitos humanos e à diminuição dos gastos dos estados com políticas sociais. A alternativa A está correta, uma vez que corresponde ao está escrito no terceiro parágrafo do texto 1, a saber: A conjuntura apresenta múltiplos pontos problemáticos, mas um dos mais importantes corresponde à crise de ordem política global, pois não existe um espaço democrático internacional que permita tomar decisões em relação a problemas que são de dimensão global e com diferentes efeitos no nível local (grifamos). A alternativa B, ao contrário, está incorreta, pois as organizações da sociedade civil enxergam as atuais crises do mundo global sob uma perspectiva muito mais complexa do que simplesmente o viés econômico: Enquanto os organismos financeiros multilaterais priorizam uma análise econômica da crise, propondo as mesmas políticas de ajustes estruturais centradas na diminuição de gastos dos Estados, as organizações da sociedade civil e movimentos sociais têm alertado sobre a complexidade das crises que estamos atravessando (grifamos). Do mesmo modo, a alternativa C está incorreta, haja vista que seu enunciado é uma afirmação bem distinta daquela que consta no último parágrafo do texto. Em primeiro lugar, nesse último parágrafo não há referência à Rio+20; em segundo lugar, não há referência á diminuição de gastos com políticas sociais. Por fim, cabe ressaltar, como bem apontaram alguns reclamantes, a questão apresenta duas alternativas com a mesma redação: letras C e D. No entanto, por se tratar de alternativa errada, fica evidenciado que a questão se tornou mais fácil para todos os candidatos.

2 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 08) Numere os períodos de modo a constituírem um texto coeso e coerente e, depois, indique a sequência numérica correta. ( ) Hoje, o desodorante apresenta diversas formas que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada um. Encontramos desodorantes aromatizados ou sem perfume, com ou sem álcool e os com ou sem agentes bactericidas. ( ) Desde a época do Império Romano que se tenta controlar o suor e o odor produzidos pelas axilas. Os homens desta época usavam pequenas almofadas aromatizadas debaixo das axilas para diminuir o odor provocado pelo suor. ( ) Em razão do alto preço, o produto somente se espalhou no Ocidente. Após a Segunda Guerra Mundial, os preços caíram e assim o desodorante se tornou acessível. ( ) Podem ainda ser antitranspirante, que fecha cerca de 50% das glândulas sudoríparas, ou antiperspirante que reduz a formação do mau cheiro e a transpiração. ( ) No início do século XX, os Estados Unidos fabricaram um produto à base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, que seria capaz de controlar o suor e diminuir o odor, e deram o nome de desodorante. Disponível em: Acesso em: A B C D Os recursos não procedem, pois o texto no original é o seguinte: Desde a época do Império Romano que se tenta controlar o suor e o odor produzidos pelas axilas. Os homens desta época usavam pequenas almofadas aromatizadas debaixo das axilas para diminuir o odor provocado pelo suor. No início do século XX, os Estados Unidos fabricaram um produto a base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio, que seria capaz de controlar o suor e diminuir o odor, e deram o nome de desodorante. Em razão do alto preço, o produto somente se espalhou no Ocidente. Após a Segunda Guerra Mundial os preços caíram e assim o desodorante se tornou acessível. Hoje, o desodorante apresenta diversas formas que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada um, encontramos desodorantes aromatizados ou sem perfume, com ou sem álcool e os com ou sem agentes bactericidas. Podem ainda ser antitranspirante, que fecha cerca de 50% das glândulas sudoríparas, ou antiperspirante que reduz a formação do mau cheiro e a transpiração.

3 DISCIPLINA: LITERATURA 12) Em relação à primeira fase do Modernismo na literatura brasileira, correspondente ao período de 1922 a 1930, é correto afirmar, exceto: A Caracteriza-se por ser uma tentativa de definir e marcar posições. Período rico em manifestos e revistas de vida efêmera. B O livro A Bagaceira, de José Américo, é considerado o primeiro romance regionalista da primeira fase do Modernismo. Mas seu valor deve-se mais à temática histórica da seca, dos retirantes e ao aspecto social do que aos aspectos literários. C É a fase mais radical justamente em consequência da necessidade de definições e do rompimento de todas as estruturas do passado. Caráter anárquico e forte sentido destruidor. D Mário de Andrade e Oswald de Andrade são relacionados entre os principais escritores da primeira fase do Modernismo. A alternativa A é correta, uma vez que resume a proposta do Modernismo brasileiro e menciona a existência dos manifestos. A alternativa B está incorreta porque o romance A Bagaceira na faz parte da primeira fase do Modernismo brasileiro. Esse romance faz parte da segunda fase do Modernismo, como fica demonstrado em: A segunda fase modernista do Brasil em prosa se caracteriza pelo regionalismo, ou seja, a relação do homem com o meio em que vive. Esse regionalismo já estava presente na época do romantismo, só que agora com uma nova feição, principalmente pelo seu contexto histórico e pelas características dos autores desse momento. A obra que marca o início do romance regionalista no modernismo é o livro A Bagaceira de José Américo de Almeida, publicado em Seu valor literário se deve mais pelo aspecto histórico (secas imigrações) do que pelo seu valor estético (Disponível em: Acesso em: 25/06/2012). A alternativa C descreve o perfil da primeira fase do Modernismo na literatura brasileira, fato confirmado por diversos autores e estudiosos do assunto. Essa fase foi, de fato, a mais radical e anárquica, pois tinha como objetivo romper com o passado literário do Parnasianismo e do Simbolismo. Além disso, visava a dar à literatura e às artes um caráter nacional, sem influências externas. A alternativa D, por sua vez, reafirma o que é amplamente conhecido, ou seja, o fato de que Mário de Andrade foi um dos nomes de frente do Modernismo na literatura.

4 DISCIPLINA: LITERATURA 13) Assinale a alternativa cujo texto resume parte da obra Beijo no Asfalto, de Nélson Rodrigues. A Kobold, um anão de pedra aguarda a demolição da casa em cujo jardim conheceu a plenitude de sua existência inanimada. Abandonado no caramanchão junto a um violoncelo quebrado, observa o trabalho dos operários enquanto relembra os fatos de sua existência. O destino de Kobold é o mesmo da casa, pois também está sujeito ao abandono e à destruição, para dar lugar à construção de uma importante rodovia, em nome do progresso. B Numa hipotética favela carioca, um poeta é atropelado sem que ninguém saiba quem é o culpado. O que motiva as conjecturas são diversas figuras cênicas, desde um traficante até o dono de um pequeno mercado local. A alusão à morte do jornalista Wladimir Herzog, assassinado no ano anterior pelos órgãos de segurança, é bastante evidente. C Um ônibus atropela um desconhecido. Outro homem que passava por perto, Arandi, ajoelha-se em frente ao corpo e beija a boca do morto. O beijo vira capa do jornal em que trabalha o repórter Amado Pinheiro. Não satisfeito com o fato inusitado, ele procura detalhes que vendam jornal. Passa a insistir na ideia de que Arandi era amante do falecido e que, por ciúmes, o teria jogado em frente ao ônibus. E para publicar essa versão, que em nenhum momento ficou provada no drama, conta com a parceria do delegado. D A peça se passa em um quarto de bordel, onde a prostituta Neusa Sueli, o cafetão Vado e o homossexual Veludo, empregado do estabelecimento, encarnam a existência sub-humana e marginalizada. A montagem, proibida pela Censura, na sequência ganha repercussão no Rio de Janeiro, dirigida por Fauzi Arap e trazendo Tônia Carrero no papel feminino. Procedem as reclamações no que diz respeito à grafia dos nomes dos personagens: onde se lê Arandi, leia-se Arandir ; onde se lê Amado Pinheiro, leia-se Amado Ribeiro. Esses erros ortográficos não invalidem, no entanto, a questão, sendo a C a única correta.

5 DISCIPLINA: ESPANHOL 18) Assinale a única alternativa gramaticalmente correta. A En 2030, la humanidad ocupará 1,5 millones de kilómetros cuadrados mas según cálculos de las Naciones Unidas. B La Rio+20 tendrá lugar entre 20 y 23 de junio en Rio de Janeiro. C La transformación que el hombre ha provocado en la naturaleza durante los últimos 50 años produjeran impactos ambientales sin precedentes. D A veces, sólamente la ciencia no es suficiente porque hay problemas que los científicos no pueden solucionar. A questão 15 não tem alternativa correta A não é a alternativa correta: B não é a alternativa correta: Mas (conjunção) X más (advérbio) falta artigo usado com datas C. não é a alternativa correta: erro na conjugação... tendrá lugar entre 20 y 23 de junio en Rio de Janeiro. X...tendrá lugar entre el 20 y 23 de junio en Rio de Janeiro. produjeran X produjeron D não é a alternativa correta. Segundo a mudança ortográfica de 2010, o advérbio sólamente perdeu a seu acento. Anular a questão.

6 DISCIPLINA: MATEMÁTICA 22) A média de um conjunto de 100 números reais é 7,54. Se desse conjunto for tirado o número 7, qual será a média dos números contidos nesse novo conjunto? A 7,47 C 7, B 0,54 D 6,84 Considerando que média seja: Observe que (1) é a soma dos 100 números envolvidos neste conjunto. Então vamos subtrair desta soma o número, passamos a ter 99 números neste conjunto, e a soma total passa a ser:

7 Neste caso a média passa a ser:

8 DISCIPLINA: MATEMÁTICA 24) O preço de uma marmita fornecida por um restaurante teve três aumentos durante o último ano: o primeiro de 12,5%, o segundo de 10% e o último também de 10%. Sabendo que após estes aumentos essa mercadoria passou a ser vendida por R$ 10,89, é correto afirmar que o aumento do valor dessa marmita, no último ano, foi de: A R$ 2,89. C R$ 3,53. B R$ 8,00. D R$ 2,67. Observe que você deve regredir no tempo para obter o valor inicial desta marmita, então vejamos: Último aumento: 10% - Valor final 10,89 Montando-se a regra de três, obtemos: 110% 10,89 100% X X= 9,90 Desta forma R$9,90 é o preço após o segundo aumento, então temos uma nova regra de três: 110% 9,90 100% x Logo o preço após o primeiro aumento é R$9,00, então segue uma nova regra de três envolvendo o primeiro aumento: 112,5% 9,00 100% x Logo, o preço inicial era R$8,00, sendo assim o aumento total foi de R$2,89

9 DISCIPLINA: MATEMÁTICA 25) Considerando os dados apresentados no texto Bioeletricidade acima, analise as afirmações a seguir. l Com a produção de etanol de cana-de- açúcar e a sua queima pelos motores, em 2010 foram emitidos mais de toneladas de CO 2. ll Na produção e queima de etanol de cana-de-açúcar em 2010 o saldo de emissão de CO 2 (Emissão - (Absorção+Evitada)) foi de 7, lll Com uso do etanol pelos automóveis em 2010 evitou-se a emissão de toneladas de CO 2 no ciclo completo (produção e queima pelos motores) em relação ao uso da mesma quantidade de gasolina. Assinale a alternativa correta. A Nenhuma delas está correta. B Apenas a III está correta. C Apenas II e III estão corretas. D Apenas I e II estão corretas. Quanto a afirmação I Para cada 1000 litros de Etanol: ( ): 8135 Kg de CO 2 = 8,135 toneladas bilhões de litros de Etanol = L Desta maneira monta-se a seguinte regra de três: 1000 L 8,135 toneladas x Resolvendo esta regra de três tem-se X= toneladas. Logo a afirmação é incorreta. Quanto a afirmação II Como não há unidade de massa indicada na afirmação, ela é incorreta. Retificar o Gabarito Preliminar de D para A.

10 DISCIPLINA: FÍSICA 27) Para um desenvolvimento sustentável é importante o uso racional de energia. Considerando o exposto, analise as afirmações a seguir. l É importante conhecermos a potência elétrica de um eletrodoméstico, pois ela é um dos fatores relacionados ao consumo de energia elétrica. ll O consumo de energia elétrica de um aparelho está ligado sempre ao produto de sua potência elétrica pelo tempo em que ele permanece ligado. lll Todos os aparelhos fabricados com tensão nominal de 110V consomem menos energia elétrica que os fabricados com tensão nominal de 220V. lv O grande vilão do consumo de energia elétrica em uma residência costuma ser o chuveiro elétrico, por apresentar alta potência e uso demasiado. Todas as afirmações corretas estão em: A III - IV B I - II - II C I - II - IV D II - III - IV Afirmativas I e II (corretas) T Da equação 10. P =, a potência é definida pela razão entre o trabalho realizado (energia) e t o tempo gasto na realização deste trabalho, logo a energia gasta por um aparelho eletrodoméstico pode ser dado pela relação T (energia) = P(potência) x t(tempo de uso). Afirmativa III (errada) Da equação 20. P = V.i, a potência elétrica é o produto da tensão pela corrente que circula em um aparelho. Logo a potência (e, por conseguinte o gasto de energia) não depende somente da tensão, mas, está ligada também a corrente elétrica. Afirmativa IV (correta) A alternativa está relacionada a um caso geral e não casos específicos. Na alternativa B ocorreu erro de impressão constando I II II, onde deveria ser: I II III. O erro de impressão está claramente visível e leva o candidato a descartar automaticamente esta alternativa, pois não poderia haver repetição do item II. Fica evidenciado que a questão se tornou mais fácil para todos os candidatos.

11 DISCIPLINA: FÍSICA 31) Sejam dois corpos de massas m A e m B feitos de diferente materiais, A e B. Ao absorver quantidades iguais de energia térmica, ambos os corpos têm suas temperatura aumentadas na mesma proporção. Assinale a alternativa correta que mostra a relação entre os calores específicos dos dois materiais A e B. A c A = (m B /m A ) c B B c A = c B C c A = (m A /m B ) c B D c A = (m A.m B ) c B Da equação 16. Q = m.c. t, como os dois corpos absorvem a mesma quantidade de calor, temos mb m A.c A. t = mb.c B. t, para variações iguais de temperatura m A.c A = mb.c logo: B c A =.c B m A

12 DISCIPLINA: QUÍMICA 34) Considere que o gás metano obtido a partir dos excrementos dos presidiários foi armazenado em um recipiente fechado contendo 72g do gás a uma temperatura de 27 C e pressão de 3,0 atm. Foram adicionados mais 40g de gás metano, mantendo-se constante a temperatura e volume do sistema. Massa molar do metano: 16 g/mol; constante universal dos gases ideais: R = 0,082 atm.l.mol -1.K -1. A pressão final no interior do recipiente corresponde a: A 4,67 atm. B 0,67 atm. C 0,43 atm. D 6,00 atm. O recurso interposto não procede pois 27 C ou 27C, conforme apresentado no enunciado não descontinua a coerência da questão.

13 DISCIPLINA: QUÍMICA 35) A sacarose sofre hidrólise catalisada por ação enzimática produzindo glicose e frutose. Os produtos dessa reação são catalisados por outra ação enzimática produzindo etanol e dióxido de carbono. Considere as reações químicas não balan-ceadas a seguir. C 12 H 22 O 11 + H2O C6H12O6 + C6H12O6 C6H12O6 + C6H12O6 C 2 H 5 OH + CO 2 Quantos gramas de etanol são produzidos utilizando-se de 855g de sacarose? (admita um rendimento de 100% de eficiência para as reações químicas citadas). C: 12g/mol; O: 16g/mol; H: 1g/mol. A 276g B 460g C 552g D 368g A glicose possui fórmula molecular C6H12O6 e a frutose também C6H12O6.

14 DISCIPLINA: QUÍMICA 36) Com relação a combustão completa do etanol e da gasolina, assinale a alternativa correta. A A combustão completa do etanol assim como a da gasolina liberam substâncias que contém enxofre. B Em termos de poluição ambiental por CO 2, a queima do etanol polui na mesma ordem de grandeza que a gasolina, pois ambos, quando submetidos à combustão completa, liberam o gás CO 2. C Em termos de poluição ambiental por CO 2, a queima do etanol polui mais que a queima da gasolina. D Em termos de poluição ambiental por CO 2, a queima do etanol é menos poluente que a da gasolina. Durante o cultivo da cana-de-açúcar (que gerou o etanol) absorve o CO 2 da atmosfera. A diferença entre o CO 2 liberado na combustão completa do etanol e o CO 2 absorvido durante o cultivo da cana-de-açúcar, classifica o etanol como menos poluente que a gasolina.

15 DISCIPLINA: QUÍMICA Para responder a questão 37 considere o texto a seguir. No jornal Folha de São Paulo de 13 de abril de 2012, foi publicada uma reportagem sobre a emissão de CO 2 na atmosfera. [...] Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostram, em estudo, que países desenvolvidos como EUA, Japão e Alemanha têm taxa de emissão de dióxido de carbono (CO 2 ) por habitante muito superior à de países subdesenvolvidos, como o Brasil. [ ] 37) Baseado no texto acima e nos conceitos químicos, analise as afirmações a seguir. l O CO 2 é o principal causador do aquecimento global, possuindo uma geometria angular e momento dipolar resultante nulo. ll O CO 2 possui elétrons π em ressonância na sua estrutura. lll O CO 2 é utilizado em bebidas (refrigerantes e cervejas), em algumas classes de extintores de incêndio e, na sua forma sólida, é chamado de gelo seco. lv Em altas concentrações na atmosfera, o CO 2 eleva o ph da água da chuva, formando a chuva ácida. Todas as afirmações corretas estão em: A I - II - III B II - III - IV C II - III D III - IV Item II: está incorreto dizer que a molécula de CO 2 possui elétrons pi em ressonância. Item IV: O CO 2 na presença de água sofre hidrólise que DIMINUI o ph da água da chuva. A resposta correta deveria ser: Apenas III está correta. Anular a questão

16 DISCIPLINA: BIOLOGIA 41) Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem com- prometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. Este ano ocorre a Rio+20, no Brasil, discutindo a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. Nesta discussão, um tema de relevância é o uso da energia. A energia armazenada no petróleo, gás natural, carvão e lenha, que são utilizados como combustíveis provêm da: A decomposição. B fermentação. C respiração. D fotossíntese. A fotossíntese é o fenômeno que permite a retenção da energia luminosa, utilizada pelas plantas na reação entre CO 2 e H 2 O, sintetizando glicose e liberando O 2. É a transformação da energia luminosa em energia química. A energia liberada durante o processo de combustão dos combustíveis citados na questão: petróleo, gás natural, carvão e lenha, é energia química armazenada em suas moléculas, tendo como precursor o processo fotossintético, independente do processo de origem destes materiais. A questão refere-se a fonte da energia armazenada nestes materiais e não ao processo que leva a formação dos mesmos. Assim, não há necessidade de citar se o carvão é mineral ou vegetal. Ainda, independente de tal energia ter sido fixada há milhares de anos, como no caso dos combustíveis fósseis, ou recentemente, no caso da lenha, a questão é objetiva quanto a sua pergunta: de onde provém tal energia. Neste caso a única alternativa correta, e que congrega estes diferentes combustíveis, é o fenômeno da fotossíntese.

17 DISCIPLINA: BIOLOGIA 44) A respeito dos diferentes grupos vegetais, analise as afirmações a seguir. l Briófitas são avasculares e precisam da água para completar seu ciclo de vida. ll Pteridófitas apresentam um sistema condutor. lll As gimnospermas apresentam sementes protegidas pelo mesocarpo. lv As angiospermas são divididas em monocotiledôneas e dicotiledôneas, sendo que monocotiledôneas apresentam feixes liberianos e lenhosos reunidos em grupo no estelo. Todas as afirmações corretas estão em: A I - II - IV B I - II C II - III D III - IV A alternativa IV está incorreta. Segundo Raven (1996) estelo é o cilindro central, situado dentro do córtex de raízes e caules de plantas vasculares. No contexto do ensino médio, monocotiledôneas apresentam a estrutura do caule e da raiz com feixes liberianos e lenhosos dispersos num parênquima homogêneo, sem diferenciação de córtex e estelo. Já as dicotiledôneas apresentam feixes liberianos e lenhosos agrupadas no estelo. RAVEN, P. H. Biologia Vegetal. 5ª Ed. Editora Guanabara Koogan: Rio de Janeiro p.

18 DISCIPLINA: BIOLOGIA 45) Leia o texto a seguir. Imagem: Lau Baptista As florestas tropicais abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Nas copas das árvores destas florestas, desde a América Central até o norte da Argentina, vive o Bicho-preguiça. O animal é herbívoro e se alimenta dos frutos e folhas da Embaúba, conhecida como árvore-da-preguiça. De acordo com as regras da nomenclatura científica e a posição na cadeia alimentar, observe o quadro abaixo, marcando a única alternativa correta. A B C D Nome científico Embaúba Cecropia pachystachya Cecropia Pachystacya Cecropia pachystachya Cecropia pachystacya Posição na cadeia alimentar Embaúba Bichopreguiça Consumidor Consumidor primário secundário Consumidor primário Produtor Produtor Consumidor primário Produtor Consumidor primário Bichopreguiça Bradypus tridatylus Bradypus Tridatylus Bradypus tridatylus Bradypus tridatylus O nome correto da embaúba é Cecropia pachystachya, e do bicho-preguiça Bradypus tridatylus. Quanto a posição na cadeia alimentar, a embaúba é um produtor e o bicho-preguiça consumidor primário. Levando em conta as regras de nomenclatura, ambos os nomes científicos deveriam estar em itálico, com a inicial maiúscula no primeiro nome (referente ao gênero) e inicial minúscula no segundo nome (referente à espécie). Assim, a alternativa que atenderia estes requisitos seria a letra D, conforme divulgado no gabarito. Entretanto, houve um erro de digitação no nome científico da embaúba nesta

19 alternativa, sendo redigido como Cecropia pachystacya, ao invés de Cecropia pachystachya, o que anula a questão, uma vez que não há alternativa correta. Anular a questão.

20 DISCIPLINA: BIOLOGIA 46) O Brasil é detentor de grande diversidade de plantas nativas cultivadas para alimentação, como o milho, feijão, amendoim e mandioca. Atualmente, estudos estão sendo realizados para conhecermos as sementes ditas crioulas, aquelas conservadas por povos indígenas ou agricultores locais. Tais sementes, constituem-se em material genético adaptado a regiões específicas e são essenciais para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, sem a dependência da compra de cultivares de multinacionais. MMA. Agrobiodiversidade e diversidade cultural. Brasília: MMA/SBF, p. Um desses estudos foi desenvolvido com sementes de milho nativo. Dois alelos atuam na determinação da cor da semente: A, dominante, determina a cor rubi; e a, recessivo, a cor amarela. A tabela a seguir apresenta resultados de vários cruzamentos feitos com diversas linhagens dessa planta: Cruzamento I x aa II x aa III x aa IV x Aa Resultado 100%rubi 50% rubi; 50% amarelo 100% amarelo 75%rubi; 25% amarelo Assim, apresentam genótipo heterozigoto as linhagens: A I e III. B II e III. C II e IV. D III e IV. A linhagem II apresenta genótipo Aa, quando cruzada com o genótipo aa, gera 50% da prole heterozigota (Aa) com fenótipo rubi e 50% da prole homozigótica (aa) com fenótipo amarelo. A linhagem IV também é heterozigótica, pois quando cruzada com o genótipo heterozigótico (Aa) gera 75% de descendentes na cor rubi, (dos quais 25% são homozigotos dominantes (AA) e 50% heterozigóticos (Aa); os 25% de descentes restantes são homozigotos recessivos (aa) expressando a cor amarela. Já as linhagens I e III são homozigóticas. No caso da linhagem I trata-se de homozigose dominante e no caso da linhagem III, homozigose recessiva.

21 DISCIPLINA: GEOGRAFIA 58) As recentes cheias em áreas da região Norte do Brasil, e as secas em áreas do Nordeste (abril e maio), evidenciam dois tipos climáticos diferentes, os quais estão numerados no mapa a seguir por 1 e 2. Fonte: MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Moderna, (adaptado) Com base na classificação de A. Strahler e considerando o exposto acima é correto afirmar, exceto: A As características do clima na região assinalada por 1 são de médias térmicas elevadas, baixa amplitude térmica e chuvas abundantes ao longo do ano, podendo ocasionar cheias como essas que chegam a trazer transtornos para a população ribeirinha em alguns rios da bacia Amazônica. B O número 1 corresponde ao clima equatorial da convergência dos alísios e o número 2 ao clima tropical, tendendo a seco pela irregularidade da ação das massas de ar. C As secas prolongadas do clima do sertão, indicado pelo número 2, acarretam sérios problemas sociais, sobretudo para as camadas mais pobres da população que sofrem com as altas temperaturas e pluviosidade escassa e irregular. D O clima tropical semiárido da região de número 2 é decorrente da ação constante ao longo de todo o ano da Zona de Convergência Intertropical, cuja característica principal é a ausência de umidade e, portanto, a seca. A alternativa B indica a classificação climática de A. Strahler que é dinâmica: clima equatorial da convergência dos alísios e clima tropical, tendendo a seco pela irregularidade da ação das massas de ar. A banca colocou tropical tendendo a seco pela irregularidade da ação das massas de ar (aqui em itálico para caracterizar a semi aridez do Sertão Nordestino. Portanto, seria redundância dizer tropical semi-árido tendendo a seco... Por outro lado, a explicação do semiárido nordestino é decorrente de vários fatores. Está errado dizer que a Zona de Convergência Intertropical é seca.

22 DISCIPLINA: GEOGRAFIA 60) Conforme o Censo 2010 divulgado na tarde desta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina ocupa a 11ª posição no ranking dos estados em relação ao número de habitantes. A população do Estado é de pessoas. Fonte: - Acessado em 26/04/2012. Sobre a demografia catarinense é correto afirmar, exceto: A Na região Sul, Santa Catarina apresentou maior crescimento percentual da população do que os estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. B A população urbana predomina sobre a rural; as mulheres são maioria e estamos diante do processo de litoralização da população catarinense. C As 10 cidades que mais cresceram percentualmente localizam-se no Litoral, com destaque para Itapema e São João Batista. D A Grande Florianópolis, que apresenta três das doze cidades catarinenses com mais de habitantes (Florianópolis, São José e Palhoça), é a região mais populosa do estado, enquanto que a do Norte, mesmo com Joinville, é a menos populosa. Litoral com a letra L maiúscula indica a região que inclui o litoral e vai até a encosta do planalto. Victor Peluso Júnior, um dos maiores geógrafos do estado apresentou a divisão: 1. Litoral e Encosta e 2. Planalto. Essa divisão se dá em função dos divisores de água: Serra Geral e serra do Mar. São João Batista localiza-se na bacia do rio Tijucas e pertence a Grande Florianópolis. A alternativa D indica que a Grande Florianópolis é a região mais populosa. A região mais populosa é a do vale do rio Itajaí-Açu e a da Serra é a menos populosa. Por tudo isso esta alternativa está errada.

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO ADMISSÃO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO EDITAL Nº 15/ 2012/ SED PARECER DOS RECURSOS CARGO: Professor de Química 11) Com

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Caderno N0901 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2 BIMESTRE Ciências 9 ano do Ensino Fundamental Nome do Aluno(a): Orientações Você está recebendo um caderno com 27 questões. Você dispõe de 2 horas para responder a

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

As atividades econômicas realizadas pelas pessoas costumam ser agrupadas em três setores.

As atividades econômicas realizadas pelas pessoas costumam ser agrupadas em três setores. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): TURMA: N.º: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios

IX Olimpíada Catarinense de Química 2013. Etapa I - Colégios I Olimpíada Catarinense de Química - 2013 I Olimpíada Catarinense de Química 2013 Etapa I - Colégios Imagem: Oxidação Fonte:Gilson Rocha Reynaldo, 2013 Primeiro Ano Conselho Regional de Química CRQ III

Leia mais

CHEGAM A 21 CASOS CONFIRMADOS DE GRIPE NO BRASIL; CRECHE É INTERDITADA EM CAMPINAS (SP)

CHEGAM A 21 CASOS CONFIRMADOS DE GRIPE NO BRASIL; CRECHE É INTERDITADA EM CAMPINAS (SP) Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 6 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2015 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Leia a tirinha abaixo e responda às questões 1 e

Leia mais

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre

Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Ciclos do elementos Carbono, Nitrogênio e Enxofre Atmosfera Atmosfera é a camada gasosa ao redor da Terra. Hidrosfera é a parte líquida da Terra que corresponde a cerca de 80% da superfície. A água dos

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER RECURSO DISCIPLINA QUÍMICA 33) Assinale a alternativa correta, na qual todas as substâncias são compostas e líquidas à temperatura ambiente. A O 3, O 2 ; CH 3 CH 2 OH B H 2 ; CO 2 ; CH 3 OH C H 2 O; NH 3 ; CO D H 2 O; CH 3 CH 2

Leia mais

Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos

Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos Aquecimento Global: uma visão crítica sobre o movimento ambiental mais discutido de todos os tempos Amanda Cristina Graf Alves, 6º período Desde o lançamento do polêmico filme A verdade inconveniente do

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO 1- Com a finalidade de diminuir a dependência de energia elétrica fornecida pelas usinas hidroelétricas no Brasil, têm surgido experiências bem sucedidas no uso de

Leia mais

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br

Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Docente: Willen Ferreira Lobato willenlobato@yahoo.com.br Natal 29/02/2012 1 Considerações Gerais; Principais conceitos demográficos; Gráficos de indicadores sociais; Estrutura das populações mundiais:

Leia mais

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 98-99% dos organismos são constituído por: -Sódio (Na) -Potássio (K) -Magnésio (Mg) -Cloro (Cl) -Carbono (C) -Hidrogênio (H -Nitrogênio (N) -Oxigênio (O) 1-2% restante:

Leia mais

Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira

Prova de Química Resolvida Segunda Etapa Vestibular UFMG 2011 Professor Rondinelle Gomes Pereira QUESTÃO 01 Neste quadro, apresentam-se as concentrações aproximadas dos íons mais abundantes em uma amostra de água típica dos oceanos e em uma amostra de água do Mar Morto: 1. Assinalando com um X a quadrícula

Leia mais

a elevação do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares.

a elevação do nível dos oceanos devido ao derretimento das calotas polares. QUESTÃO O impacto do aquecimento global será grave, abrangente e irreversível, segundo um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) divulgado em

Leia mais

Biologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PROGRAD CSA

Biologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PROGRAD CSA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PROGRAD CSA ProSel 2015.2 - Recursos Interpostos Nota: As justificativas aqui descritas estão exatamente como constam no banco de dados, no tocante à ortografia

Leia mais

CAPÍTULO 2 FUNÇÕES 1. INTRODUÇÃO. y = 0,80.x. 2. DEFINIÇÃO DE FUNÇÃO DE A EM B ( f: A B) 4. GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO

CAPÍTULO 2 FUNÇÕES 1. INTRODUÇÃO. y = 0,80.x. 2. DEFINIÇÃO DE FUNÇÃO DE A EM B ( f: A B) 4. GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO CAPÍTULO 2 FUNÇÕES 1. INTRODUÇÃO Muitas grandezas com as quais lidamos no nosso cotidiano dependem uma da outra, isto é, a variação de uma delas tem como conseqüência a variação da outra. Exemplo 1: Tio

Leia mais

Professor: Márcio Luiz

Professor: Márcio Luiz Capítulo 14 Meio Ambiente Global Geografia 1ª Série Conteúdo complementar O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de seis gases do efeito estufa em

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A principal

Leia mais

b) Ao longo da sucessão ecológica de uma floresta pluvial tropical, restaurada rumo ao clímax, discuta o que ocorre com os seguintes fatores

b) Ao longo da sucessão ecológica de uma floresta pluvial tropical, restaurada rumo ao clímax, discuta o que ocorre com os seguintes fatores Questão 1 Leia o seguinte texto: Com a oportunidade de colocar em prática a nova lei do código florestal brasileiro (lei 12.631/12) e estabelecer estratégias para a recuperação de áreas degradadas, o Ministério

Leia mais

Sobre a atividade. Quais objetivos tenho que alcançar? Posso usar a atividade em outro momento?

Sobre a atividade. Quais objetivos tenho que alcançar? Posso usar a atividade em outro momento? Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar? Num primeiro momento é importante observar quais são as principais camadas dos solo; Relacionar a formação do lençol freático com o ciclo da água.

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 15 AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 15 AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 15 AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE Fixação 1) (ENEM) Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária - cerca de 35% do rebanho nacional está na

Leia mais

VESTIBULAR DE INVERNO 2011 GABARITOS E COMENTÁRIOS. TARDE - 03/07/2011 Núcleo Básico de Computação

VESTIBULAR DE INVERNO 2011 GABARITOS E COMENTÁRIOS. TARDE - 03/07/2011 Núcleo Básico de Computação VESTIBULAR DE INVERNO 011 GABARITOS E COMENTÁRIOS TARDE - 03/07/011 Núcleo Básico de Computação - Prova objetiva de Conhecimentos Gerais (Biologia, Geografia e Históri - Prova discursiva de Física, Matemática

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

Biologia Fascículo 04 Lara Regina Parra de Lazzari

Biologia Fascículo 04 Lara Regina Parra de Lazzari Biologia Fascículo 04 Lara Regina Parra de Lazzari Índice Fotossíntese e Respiração... 1 Fotossíntese... 1 Respiração... 4 Exercícios... 5 Gabarito... 8 Fotossíntese e Respiração Fotossíntese Definição

Leia mais

136) Na figura observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado.

136) Na figura observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado. 136) Na figura observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado. Em relação às regiões marcadas na figura, observa-se que A) a existência de áreas superáridas,

Leia mais

Questões ambientais do Brasil

Questões ambientais do Brasil Questões ambientais do Brasil Ao longo da história do Brasil, o desmatamento esteve presente em todos os ciclos econômicos responsáveis pela construção do país, o que reduziu bastante a biodiversidade

Leia mais

Fuvest 2014 Geografia 2ª Fase (Segundo Dia) A região metropolitana do litoral sul paulista é constituída pelos municípios representados no mapa:

Fuvest 2014 Geografia 2ª Fase (Segundo Dia) A região metropolitana do litoral sul paulista é constituída pelos municípios representados no mapa: QUESTÃO 3 (Ocupação do território brasileiro) A região metropolitana do litoral sul paulista é constituída pelos municípios representados no mapa: Ao longo do tempo, essa região conheceu diferentes formas

Leia mais

CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS

CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS CONTROLE DE POLUIÇÃO DE ÁGUAS NOÇÕES DE ECOLOGIA. A ÁGUA NO MEIO A ÁGUA É UM DOS FATORES MAIS IMPORTANTES PARA OS SERES VIVOS, POR ISSO É MUITO IMPORTANTE SABER DE QUE MANEIRA ELA SE ENCONTRA NO MEIO,

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus

GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus Comentário Geral Prova com estruturação clássica com divisão entre questões de geografia física, econômica e humana com maior peso para os conceitos envolvendo o

Leia mais

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modernidade trouxe vantagens e prejuízos Poluição causada pelas organizações afeta diretamente a natureza Criação de Leis para minimizar

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 9º 3º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Imagine que o quadriculado abaixo seja uma representação da composição do ar. No total, são 100 quadradinhos. PINTE, de acordo com a legenda, a quantidade

Leia mais

Cana-de-Açúcar. 1) Objetivo Geral

Cana-de-Açúcar. 1) Objetivo Geral Cana-de-Açúcar 1) Objetivo Geral Correlacionar o desenvolvimento brasileiro à cultura da cana-de-açúcar, visando à produção de combustível renovável e a biomassa, sem perder de vista a proteção ao meio

Leia mais

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA

Nome:...N o...turma:... Data: / / ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA Ensino Médio Nome:...N o...turma:... Data: / / Disciplina: Física Dependência Prof. Marcelo Vettori ESTUDO DOS GASES E TERMODINÂMICA I- ESTUDO DOS GASES 1- Teoria Cinética dos Gases: as moléculas constituintes

Leia mais

OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO. Profº Júlio César Arrué dos Santos

OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO. Profº Júlio César Arrué dos Santos OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO Profº Júlio César Arrué dos Santos Ciclo da Água Fonte: http://www.aguasdevalongo.net/veolia/infantil/default.asp O ciclo da água que está apresentado

Leia mais

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA FÍSICA 01. Três especialistas fizeram afirmações sobre a produção de biocombustíveis. Para eles, sua utilização é importante, pois estes combustíveis.

Leia mais

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil

Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Análise Econômica do Mercado de Resseguro no Brasil Estudo encomendado a Rating de Seguros Consultoria pela Terra Brasis Resseguros Autor: Francisco Galiza Sumário 1. Introdução... 3 2. Descrição do Setor...

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. Geografia 6 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação Geografia 6 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Associe as formas de relevo às suas características. (A) Montanhas (B) Planaltos (C) Planícies (D) Depressões ( ) Superfícies

Leia mais

TERMOQUÍMICA. Desta forma podemos dizer que qualquer mudança química geralmente envolve energia.

TERMOQUÍMICA. Desta forma podemos dizer que qualquer mudança química geralmente envolve energia. TERMOQUÍMICA 1 Introdução A sociedade moderna depende das mais diversas formas de energia para sua existência. Quase toda a energia de que dependemos é obtida a partir de reações químicas, como a queima

Leia mais

A Alienação (Karl Marx)

A Alienação (Karl Marx) A Alienação (Karl Marx) Joana Roberto FBAUL, 2006 Sumário Introdução... 1 Desenvolvimento... 1 1. A alienação do trabalho... 1 2. O Fenómeno da Materialização / Objectivação... 2 3. Uma terceira deterninação

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA Ensino Fundamental 2º Segmento GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase 6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Geografia Professores do Estúdio: Jefferson

Leia mais

Questão 13 Questão 14

Questão 13 Questão 14 Questão 13 Questão 14 Observe a paisagem da cidade do Rio de Janeiro para responder à questão. O mapa representa dois graves problemas ambientais no Brasil. Identifique-os seqüencialmente: Assinale a alternativa

Leia mais

Regionalização Brasileira

Regionalização Brasileira GEOGRAFIA DO BRASIL Regionalização Brasileira A República Federativa do Brasil é formada por 26 estados e pelo Distrito Federal. Os estados, por sua vez, dividem-se em municípios, os quais são as menores

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 27/4/2011 PROVA GRUPO GRUPO III 1 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Forte terremoto provoca tsunami e mata centenas

Leia mais

4. Os anestésicos, largamente usados pela medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível à dor porque atuam:

4. Os anestésicos, largamente usados pela medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível à dor porque atuam: MATÉRIA: Biologia PROFESSOR: Warley SÉRIE: 3º ano TIPO: Atividade de Recuperação - 2ª etapa 1. Quais os tipos de músculos encontrados no corpo humano? 2. As células do tecido muscular cardíaco apresentam

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

Fontes energéticas e impacto ambiental

Fontes energéticas e impacto ambiental Fontes energéticas e impacto ambiental 1- INTRODUÇÃO: Aquecimento global - Projeção + 1 1990-2035 + 2 2035-2100 + 2,5-3 C em 110 anos Era do gelo até hoje: + 6 C Ano CONSEQÜÊNCIAS do AUMENTO do EFEITO

Leia mais

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA. 1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS FISIOLOGIA VEGETAL

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS FISIOLOGIA VEGETAL UFRGS FISIOLOGIA VEGETAL 1. (Ufrgs 2015) A coluna à esquerda, abaixo, lista dois hormônios vegetais; a coluna à direita, funções que desempenham. Associe adequadamente a coluna direita com a esquerda.

Leia mais

BIODIESEL COMO FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA ELÉTRICA: ESTUDO DO ÓLEO DE DENDÊ

BIODIESEL COMO FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA ELÉTRICA: ESTUDO DO ÓLEO DE DENDÊ 1/6 Title BIODIESEL COMO FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA ELÉTRICA: ESTUDO DO ÓLEO DE DENDÊ Registration Nº: (Abstract) 222 Company UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Authors of the paper Name Country e-mail

Leia mais

O Sr. DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores O Sr. DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, o dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 1972,

Leia mais

O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO)

O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO) 1 O QUE É A ESCALA RICHTER? (OU COMO SE MEDE UM TERREMOTO) Ilydio Pereira de Sá Atualmente, com o crescimento da tecnologia e da informação, tem sido muito comum o noticiário sobre catástrofes, principalmente

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Química - 2009

Olimpíada Brasileira de Química - 2009 A Olimpíada Brasileira de Química - 2009 MODALIDADE A ( 1º e 2º anos ) PARTE A - QUESTÕES MÚLTIPLA ESCOLHA 01. O gás SO 2 é formado na queima de combustíveis fósseis. Sua liberação na atmosfera é um grave

Leia mais

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

Os fenômenos climáticos e a interferência humana Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e

Leia mais

Produção e consumo de óleos vegetais no Brasil Sidemar Presotto Nunes

Produção e consumo de óleos vegetais no Brasil Sidemar Presotto Nunes Produção e consumo de óleos vegetais no Brasil Sidemar Presotto Nunes Apresentação O consumo de óleos vegetais tem aumentado no mundo todo, substituindo parte do consumo de gorduras animais. Embora tenham

Leia mais

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 22/4/2009 PROVA GRUPO GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Cuidando do lixo Segundo dados

Leia mais

Geografia. Exercícios de Revisão I

Geografia. Exercícios de Revisão I Nome: n o : E nsino: Médio S érie: T urma: Data: Profa: 1 a Geografia Exercícios de Revisão I 1 Analisando o mapa a seguir, correlacione a incidência de malária e da doença do sono com as condições naturais

Leia mais

GEOGRAFIA-2009. Com base nas informações do texto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre os elementos e fatores geográficos do clima,

GEOGRAFIA-2009. Com base nas informações do texto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre os elementos e fatores geográficos do clima, UFBA UFBA- -2ª2ªFASE FASE 2009 2009-2009 01. A variação climática na superfície terrestre está diretamente ligada à localização de cada região nas diversas latitudes, sendo, portanto, resultante do comportamento

Leia mais

GEOGRAFIA. População Brasileira

GEOGRAFIA. População Brasileira População Brasileira No Brasil a concentração populacional tem sua maior ocorrência em áreas litorâneas ou próximas ao litoral. Temos como fatores contribuintes as faixas de planície, clima tropical, sem

Leia mais

FUVEST Resolvida 12/Janeiro/2016

FUVEST Resolvida 12/Janeiro/2016 pra quem faz questão das melhores faculdades Resolvida 12/Janeiro/2016 2 a Fase - 3 o Dia - Geografia Observe o mapa a seguir. Considere o trabalho análogo à escravidão no meio rural brasileiro. a) Indique

Leia mais

CRIPTÓGAMAS FANERÓGAMAS TRAQUEÓFITAS NÃO TRAQUEÓFITAS VII ESPERMATÓFITAS III VIII NÃO ESPERMATÓFITAS

CRIPTÓGAMAS FANERÓGAMAS TRAQUEÓFITAS NÃO TRAQUEÓFITAS VII ESPERMATÓFITAS III VIII NÃO ESPERMATÓFITAS 21 c BIOLOGIA TRAQUEÓFITAS NÃO TRAQUEÓFITAS ESPERMATÓFITAS NÃO ESPERMATÓFITAS CRIPTÓGAMAS I II III IV FANERÓGAMAS V VI VII VIII Musgo, samambaia, pinheiro e mandioca podem ser colocados, respectivamente,

Leia mais

Analise o gráfico sobre o número acumulado de inversões térmicas, de 1985 a 2003, e a) defina o fenômeno meteorológico denominado inversão

Analise o gráfico sobre o número acumulado de inversões térmicas, de 1985 a 2003, e a) defina o fenômeno meteorológico denominado inversão 11 GEOGRAFIA Nas épocas de estiagem, a dispersão de poluentes é dificultada e a qualidade do ar piora muito na cidade de São Paulo, afetando, consideravelmente, a saúde das pessoas. NÚMERO DE INVERSÕES

Leia mais

CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA

CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA Será que o homem já se conscientizou do poder destrutivo das suas mãos? Hoje, é freqüente ouvirmos falar do efeito estufa Mas quem é esse vilão que nos apavora? O efeito estufa

Leia mais

QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA?

QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA? QUÍMICA POR QUE ESTUDAR QUÍMICA? A Química contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro depende de como vamos usar o conhecimento Químico. A química

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNESP 2011 2ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNESP 2011 2ª fase www.planetabio.com 1- Leia atentamente os três textos e analise o gráfico. I. Pela primeira vez na história, os empresários deparam-se com limites reais de crescimento econômico e de consumo, impostos por questões relacionadas

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre

Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Instruções gerais: Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Resolver os exercícios à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fichário). Copiar os enunciados das questões. Entregar

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 7 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Complete o quadro com as características dos tipos de clima da região Nordeste. Tipo de clima Área de ocorrência Características

Leia mais

PED ABC Novembro 2015

PED ABC Novembro 2015 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 Novembro 2015 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO DO ABC Diferenciais de inserção de negros e não negros no mercado de trabalho em 2013-2014 Dia

Leia mais

Manejo Sustentável da Floresta

Manejo Sustentável da Floresta Manejo Sustentável da Floresta 1) Objetivo Geral Mudança de paradigmas quanto ao uso da madeira da floresta, assim como a percepção dos prejuízos advindos das queimadas e do extrativismo vegetal. 2) Objetivo

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) a colonização da Oceania promoveu o domínio da

Leia mais

Aula prática Como utilizar um multímetro

Aula prática Como utilizar um multímetro Aula prática Como utilizar um multímetro Definição Como o próprio nome sugere, é um equipamento que pode ser utilizado para a realização de diversas medidas, dentre as principais temos: Tensão (alternada

Leia mais

PROVA MENSAL QUESTÃO 1

PROVA MENSAL QUESTÃO 1 PROVA MENSAL QUESTÃO 1 a) (0,5) O texto acima retrata uma característica urbana que virou uma tendência com o avanço da globalização. Identifique essa característica, utilizando-se de elementos do texto.

Leia mais

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Relatório com as principais notícias divulgadas pela mídia

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade,

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na fgv

CPV O cursinho que mais aprova na fgv QUÍMIA O cursinho que mais aprova na fgv FGV economia 1 a Fase 30/novembro/2008 106. Na figura, é representado o espectro de massa dos isótopos naturais do elemento gálio. 107. O gráfico mostra a radioatividade

Leia mais

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido.

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- IDENTIFIQUE o tipo de solo, de acordo com as características abaixo: a) Tipo de solo que retém pouca água; raramente as plantas conseguem se desenvolver nele.

Leia mais

Algodão colorido. Atividade de Aprendizagem 20. Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente; ciência e tecnologia

Algodão colorido. Atividade de Aprendizagem 20. Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente; ciência e tecnologia Atividade de Aprendizagem 20 Algodão colorido Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente; ciência e tecnologia Tema Água e vida / uso dos recursos naturais / desequilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável

Leia mais

Caracterização dos sistemas solares térmicos instalados nas residências do programa Minha Casa Minha Vida no município de Teresina

Caracterização dos sistemas solares térmicos instalados nas residências do programa Minha Casa Minha Vida no município de Teresina Caracterização dos sistemas solares térmicos instalados nas residências do programa Minha Casa Minha Vida no município de Teresina Mateus de Melo Araujo (Aluno de ICV), Marcos Antonio Tavares Lira (Orientador,

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 1ª fase www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 1ª fase www.planetabio.com 1- O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 30 DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO E POLUIÇÃO DO AR

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 30 DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO E POLUIÇÃO DO AR BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 30 DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO E POLUIÇÃO DO AR C ( p f d o m r s a b c d e omo pode cair no enem ENEM) As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas

Leia mais

CESPE DETRAN / PA Médico 2006 Nível Superior

CESPE DETRAN / PA Médico 2006 Nível Superior CESPE DETRAN / PA Médico 2006 Nível Superior Texto para as questões 1 e 2 A conservação e o uso sustentável da diversidade 1 biológica a enorme variedade de vida na Terra é essencial para o nosso desenvolvimento

Leia mais

1. Seu município enfrenta problemas com a seca? 43 Sim... 53% 38 Não... 47%

1. Seu município enfrenta problemas com a seca? 43 Sim... 53% 38 Não... 47% O CASO DO MARANHÃO O Estado do Maranhão tem uma área territorial de pouco mais de 331 mil de km² e é o 2º maior estado do Nordeste em dimensões territoriais correspondente a 4% do tamanho do Brasil, e

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA

COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA As questões de Geografia da 1ª fase do vestibular UFPR 2014 foram conservadoras, apresentando pouca criatividade e repetição de assuntos cobrados nas últimas edições (caso

Leia mais

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS

TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS TESTES REFERENTES A PARTE 1 DA APOSTILA FUNDAMENTOS DA CORROSÃO INDIQUE SE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR ESTÃO CERTAS OU ERRADAS 1) Numa célula eletroquímica a solução tem que ser um eletrólito, mas os eletrodos

Leia mais

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas Resumo das Conclusões Ainda vamos a tempo de evitar os piores impactos das alterações climáticas, se tomarmos desde já medidas rigorosas. As provas científicas são presentemente esmagadoras: as alterações

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO CITOPLASMA E METABOLISMO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO CITOPLASMA E METABOLISMO Componente Curricular: Biologia Professor: Leonardo Francisco Stahnke Aluno(a): Turma: Data: / /2015 EXERCÍCIOS DE REVISÃO CITOPLASMA E METABOLISMO 1. A respeito da equação ao lado, que representa uma

Leia mais

Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Nome: nº. Lista de Exercícios 1ª Lei de Mendel, exceções e Sistema ABO e Rh

Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Nome: nº. Lista de Exercícios 1ª Lei de Mendel, exceções e Sistema ABO e Rh . Ensino Médio 2º ano classe: Prof. Gustavo Nome: nº Lista de Exercícios 1ª Lei de Mendel, exceções e Sistema ABO e Rh. 1- Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem

Leia mais

www.elesapiens.com GLOSSÁRIO DE QUÍMICA ADUBO: É qualquer substância orgânica ou inorgânica que melhora a qualidade da terra.

www.elesapiens.com GLOSSÁRIO DE QUÍMICA ADUBO: É qualquer substância orgânica ou inorgânica que melhora a qualidade da terra. GLOSSÁRIO DE QUÍMICA ADUBO: É qualquer substância orgânica ou inorgânica que melhora a qualidade da terra. ALQUIMIA: A alquimia foi uma antiga prática que buscava encontrar o que chamavam de Pedra Filosofal,

Leia mais

GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA A UFPR em 2011 manteve a tradição de fazer uma boa prova de segunda fase. Prova abrangente, clara, com boa escolha de temas e abordando atualidades. Destacamos o coerente

Leia mais

Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás

Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás O Estado de Goiás está situado na Região Centro-Oeste do Brasil e, segundo dados oficiais, ocupa área territorial de 340.111,783

Leia mais

CONVERSÃO DE TEMPERATURA

CONVERSÃO DE TEMPERATURA CONVERSÃO DE TEMPERATURA Caro(a) e estimado(a) aluno(a), entre neste link e observe um interessante programa de conversão de temperaturas. Mas não o utilize para resolver esta lista. Não tente enganar

Leia mais