Ficha de dados de segurança

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha de dados de segurança"

Transcrição

1 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 1 Data de Impressão: Código do produto: Página 1 de 9 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto EZ Arsen Reagenzmittel Nr Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas Utilização da substância ou mistura Análise de água 1.3. Identificação do fornecedor da ficha de dados de segurança Companhia: Estrada: Willstätterstr. 11 Local: D Düsseldorf Telefone: +49 (0) Internet: SDS@hach-lange.de Divisão de contato: SECÇÃO 2: Identificação dos perigos 2.1. Classificação da substância ou mistura 2.2. Elementos do rótulo Símbolos de perigo: HACH LANGE LDA Av. do Forte n 8 / Fracção M P Carnaxide info@hach-lange.pt Indicações do perigo: Xi - Irritante Frases R: Irritante para os olhos e pele. Nocivo para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Classificação de acordo com a directiva Europeia relativa à classificação de substâncias perigosas 1999/45/CE. Xi - Irritante Xi - Irritante Frases R 36/38 Irritante para os olhos e pele. 52/53 Nocivo para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Frases S 26 Em caso de contacto com os olhos, lavar imediata e abundantemente com água e consultar um especialista. 28 Ápos contacto com a pele, lavar imediata e abundantemente com Água. 61 Evitar a libertação para o ambiente. Obter instruções especificas/ficha de segurança. Classificação de acordo com a directiva Europeia relativa à classificação de substâncias perigosas N.º revisão: 1,10 PT Data de revisão:

2 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 1 Data de Impressão: Código do produto: Página 2 de /45/CE Outros perigos Um perigo para o ambiente não pode ser excluído no caso dum manejo ou duma destruição não professional. SECÇÃO 3: Composição/informação sobre os componentes 3.2. Misturas Componentes perigosos N.º CE N.º CAS N.º de índice N.º REACH Nome químico Classificação Classificação-GHS Quantidade Ácido aminossulfúrico, ácido sulfamídico, ácido sulfâmico Xi - Irritante R36/ Eye Irrit. 2, Skin Irrit. 2, Aquatic Chronic 3; H319 H315 H412 Texto integral das frases R e H: ver secção 16. > 99 % SECÇÃO 4: Primeiros socorros 4.1. Descrição das medidas de primeiros socorros Recomendação geral Despir imediatamente a roupa e os sapatos contaminados. Mostrar esta ficha de segurança ao médico de serviço. Se for inalado Retirar o paciente para um local arejado. No caso de problemas prolongados consultar um médico. No caso dum contacto com a pele Lavar imediatamente com muita água durante pelo menos 15 minutos. Chamar imediatamente um médico. No caso dum contacto com os olhos Em caso de contacto com os olhos, lavar imediata e abundantemente com água, e consultar um especialista. Se for engolido NÃO provocar vómitos. Lavar a boca com água e beber a seguir bastante água. Nunca dar nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Chamar imediatamente um médico Sintomas e efeitos mais importantes, tanto agudos como retardados Nenhum efeito conhecido Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Tratar de acordo com os símptomas. SECÇÃO 5: Medidas de combate a incêndios 5.1. Meios de extinção Todos os meios adequados de extinção Usar meios de extinção que sejam apropriados às circunstâncias locais e ao ambiente envolvente. Todos os meios de extinção que não devam ser utilizados por razões de segurança Não conhecidas. N.º revisão: 1,10 PT Data de revisão:

3 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 1 Data de Impressão: Código do produto: Página 3 de Perigos especiais decorrentes da substância ou mistura Em contacto com o fogo pode libertar vapores perigosos. Em contacto com o fogo podem desenvolver-se: óxidos de enxofre., Amoníaco, óxidos de azoto (NOx) 5.3. Recomendações para o pessoal de combate a incêndios De modo a evitar o contacto com a pele, manter uma distância segura e usar vestuário de protecção adequado. Em caso de incêndio, usar um equipamento de respiração individual. Resíduos de combustão e água de combate a fogo contaminada devem ser eliminados de acordo com as normas da autoridade responsável local. SECÇÃO 6: Medidas a tomar em caso de fugas acidentais 6.1. Precauções individuais, equipamento de protecção e procedimentos de emergência Usar equipamento de protecção individual. Para a protecção individual ver a secção Precauções a nível ambiental Não descarregar à superficie das águas ou no sistema de esgoto sanitário Métodos e materiais de confinamento e limpeza Utilizar equipamentos de manuseamento mecânicos. Evitar a formação de poeira. Manter em recipientes fechados adequados, para eliminação Remissão para outras secções 13.Considerações relativas à eliminação SECÇÃO 7: Manuseamento e armazenagem 7.1. Precauções para um manuseamento seguro Recomendação para um manuseamento seguro Utilizar apenas em áreas bem arejadas. Evitar o contacto com a pele e os olhos. Não respirar vapores/poeira. Orientação para prevenção de Fogo e Explosão Não conhecidas. Observar os avisos das etiquetas. Evitar o contacto com a pele, olhos e vestuário Condições de armazenagem segura, incluindo eventuais incompatibilidades Exigências para áreas de armazenagem e recipientes Guardar o recipiente herméticamente fechado em lugar seco e bem ventilado. Manter afastado do calor. Proteger da humidade. Recomendações para armazenagem conjunta Afastar dos oxidantes e dos ácidos fortes ou das substâncias alcalinas. Informações suplementares sobre as condições de armazenagem Manter fechado ou numa área acessível só a pessoas qualificadas ou autorizadas Utilizações finais específicas Reagente para análise SECÇÃO 8: Controlo da exposição/protecção individual 8.1. Parâmetros de controlo N.º revisão: 1,10 PT Data de revisão:

4 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 1 Data de Impressão: Código do produto: Página 4 de 9 -Parâmetros de controlo Não conhecidas Controlo da exposição Controlo da exposição profissional O genero de equipamento de protecção deve ser escolhido de acordo com a concentração e a quantidade da substância perigosa no lugar de trabalho. Medidas de higiene Lavar as mãos antes de interrupções, e no final do dia de trabalho. Protecção respiratória Providenciar ventilação adequada. Onde possa ser praticado, isto deve ser conseguido utilizando um exaustor no local e uma boa extração geral. O respirador deve ser utilizado durante a exposição à poeira. Protecção das mãos Utilizar creme de protecção para a pele. As luvas de protecção seleccionadas devem satisfazer as especificações da Directiva da UE 89/689/CEE e a norma EN 374 derivada dela. Protecção dos olhos Óculos de segurança com anteparos laterais Protecção da pele Evitar o contacto com a pele, olhos e vestuário. Controlo da exposição ambiental Não descarregar à superficie das águas ou no sistema de esgoto sanitário. SECÇÃO 9: Propriedades físicas e químicas 9.1. Informações sobre propriedades físicas e químicas de base Estado físico: Cor: Odor: sólido branco inodoro Valor-pH (a 20 C): 1,18 Método Mudanças do estado de agregação Temperatura de ebulição: Temperatura de fusão: Ponto de sublimação: Ponto de amolecimento: : Ponto de inflamação: Inflamabilidade sólido: gás: 205 C Perigos de explosão Inferior Limites de explosão: Superior Limites de explosão: Temperatura de ignição: N.º revisão: 1,10 PT Data de revisão:

5 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 1 Data de Impressão: Código do produto: Página 5 de 9 Temperatura de auto-inflamação sólido: gás: Propriedades comburentes Pressão de vapor: Pressão de vapor: Densidade (a 20 C): Densidade aparente: Hidrossolubilidade: (a 20 C) Solubilidade noutros dissolventes Coeficiente de repartição: Viscosidade/dinâmico: Viscosidade/cinemático: Tempo de escoamento: Densidade de vapor: Velocidade de evaporação: Solvente-teste: Solvente: 9.2. Outras informações Teor do sólido: 2,13 g/cm³ 213 g/l SECÇÃO 10: Estabilidade e reactividade Reactividade Nenhuma reacção perigosa nas condições normais de utilização Estabilidade química Estável sob as condições recomendadas de armazenamento Possibilidade de reacções perigosas Reage com as substâncias seguintes: Ácido nítrico, Oxidantes, Metais alcalinos Condições a evitar Calor. Evitar a humidade Materiais incompatíveis Manter afastado de agentes oxidantes e de produtos fortemente alcalinos ou fortemente ácidos de forma a evitar reacções exotérmicas Produtos de decomposição perigosos Para evitar a descomposição térmica, não sobreaquecer. Produtos de decomposição: Amoníaco, óxidos de azoto (NOx), Óxidos de enxofre Outras informações Estável sob as condições recomendadas de armazenamento. SECÇÃO 11: Informação toxicológica Informações sobre os efeitos toxicológicos N.º revisão: 1,10 PT Data de revisão:

6 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 1 Data de Impressão: Código do produto: Página 6 de 9 Toxicocinética, metabolismo e distribuição Nenhuma informação sobre a toxicidade disponível. Toxicidade aguda Não existem dados disponíveis sobre este produto propriamente dito. N.º CAS Nome químico Vias de exposição Método Dose Ácido aminossulfúrico, ácido sulfamídico, ácido sulfâmico oral DL mg/kg Espécies Ratazana Fonte Efeitos específicos em ensaios em animais Nenhuma informação sobre a toxicidade disponível. Irritação ou corrosão Grave irritação dos olhos, Irritação cutânea Efeitos sensibilizantes Nenhum efeito conhecido. Efeitos graves após exposição repetida ou prolongada A substância ou mistura não está classificada como tóxico específico de orgãos-alvo, exposição repetida. Efeitos cancerígenos, mutagénicos e tóxicos para a reprodução Não contem ingredientes classificados como carcinogénicos Outras propriedades perigosas não podem ser excluídas. Manusear de acordo com as boas práticas industriais de higiene e segurança. SECÇÃO 12: Informação ecológica Toxicidade Nenhuma informação ecológica disponível. N.º CAS Nome químico Toxicidade aquática Método Dose h Espécies Fonte Ácido aminossulfúrico, ácido sulfamídico, ácido sulfâmico Toxicidade aguda para os peixes CL50 70,3 mg/l 96 Pimephales promelas Persistência e degradabilidade Não existem dados disponíveis sobre este produto propriamente dito Potencial de bioacumulação Não existem dados disponíveis sobre este produto propriamente dito Mobilidade no solo Resultados da avaliação PBT e mpmb Outros efeitos adversos Não são conhecidos nem esperados danos ecológicos como consequência de uma utilização normal. SECÇÃO 13: Considerações relativas à eliminação Métodos de tratamento de resíduos N.º revisão: 1,10 PT Data de revisão:

7 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 1 Data de Impressão: Código do produto: Página 7 de 9 Eliminação Segundo as normas locais e nacionais. Número de identificação de resíduo - Excedentes/produto não utilizado RESÍDUOS NÃO ESPECIFICADOS EM OUTROS CAPÍTULOS DESTA LISTA; gases em recipientes sob pressão e produtos químicos fora de uso; produtos químicos de laboratório, contendo ou compostos por substâncias perigosas, incluindo misturas de produtos químicos de laboratório Classificado como resíduo perigoso. Número de identificação de resíduo - Resíduos RESÍDUOS NÃO ESPECIFICADOS EM OUTROS CAPÍTULOS DESTA LISTA; gases em recipientes sob pressão e produtos químicos fora de uso; produtos químicos de laboratório, contendo ou compostos por substâncias perigosas, incluindo misturas de produtos químicos de laboratório Classificado como resíduo perigoso. Número de identificação de resíduo - Embalagens contaminadas RESÍDUOS NÃO ESPECIFICADOS EM OUTROS CAPÍTULOS DESTA LISTA; gases em recipientes sob pressão e produtos químicos fora de uso; produtos químicos de laboratório, contendo ou compostos por substâncias perigosas, incluindo misturas de produtos químicos de laboratório Classificado como resíduo perigoso. SECÇÃO 14: Informações relativas ao transporte Transporte terrestre (ADR/RID) Número ONU: Designação oficial de transporte da ONU: Classes de perigo para efeitos de transporte: Grupo de embalagem: Rótulos: UN2967 SULPHAMIC ACID 8 III 8 C2 5 kg Código de classificação: Quantidade limitada (LQ): Categoria de transporte: 3 80 N.º Risco: Código de restriução de túneis: Outras informações aplicáveis (Transporte terrestre) Excepted Quantities: E1 Transporte fluvial (ADN) Outras informações aplicáveis (Transporte fluvial) não testado Transporte marítimo (IMDG) Número ONU: Designação oficial de transporte da ONU: Classes de perigo para efeitos de transporte: Grupo de embalagem: E UN2967 SULPHAMIC ACID 8 III N.º revisão: 1,10 PT Data de revisão:

8 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 1 Data de Impressão: Código do produto: Página 8 de 9 Rótulos: 8 Precauções especiais: Quantidade limitada (LQ): EmS: Grupo de segregação: - 5 kg F-A, S-B acids Outras informações aplicáveis (Transporte marítimo) Excepted Quantities: E1 Transporte aéreo (ICAO) Número ONU: Designação oficial de transporte da ONU: Classes de perigo para efeitos de transporte: Grupo de embalagem: Rótulos: UN2967 SULPHAMIC ACID 8 III 8 Precauções especiais: Quantidade limitada (LQ) Passenger: IATA Instruções de embalagem - Passenger: IATA Quantidade máxima - Passenger: IATA Instruções de embalagem - Cargo: IATA Quantidade máxima - Cargo: A803 5 kg Outras informações aplicáveis (Transporte aéreo ) Excepted Quantities: E1 Passenger-LQ: Y Perigos para o ambiente Perigoso para o ambiente: Precauções especiais para o utilizador não kg kg Transporte a granel em conformidade com o anexo II da Convenção Marpol 73/78 e o Código IBC Não relevante Informações adicionais: Este produto poderá ser enviado como parte de um kit de química composto por vários artigos perigosos que se destinam à realização de análises analíticas. Este kit iria ter a seguinte classificação: Nome completo de envio: Kit de química, Classe de perigo: 9, Número da ONU 3316, Grupo de embalagem II, Código EMS: F-A, S-P SECÇÃO 15: Informação sobre regulamentação Regulamentação/legislação específica para a substância ou mistura em matéria de saúde, segurança e ambiente Informação regulatória nacional N.º revisão: 1,10 PT Data de revisão:

9 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 1 Data de Impressão: Código do produto: Página 9 de 9 Limitações ocupação de pessoas: Contaminante da água-classe (D): Avaliação da segurança química Observar limitaç es de emprego de jovens. Observar limitações de emprego de mulheres grávidas e mães que amamentam. 1 - Fraco perigo para a água. Não foram realizadas avaliações de segurança química para substâncias contidas nesta mistura. SECÇÃO 16: Outras informações Revisão Revisão: Texto integral das frases R mencionadas nas secçoes 2 e 3 36/38 Irritante para os olhos e pele. 52 Nocivo para os organismos aquáticos. 52/53 Nocivo para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. 53 Pode causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Texto integral das advertências de perigo mencionadas nas secções 2 e 3 H315 Provoca irritação cutânea. H319 Provoca irritação ocular grave. H412 Nocivo para os organismos aquáticos com efeitos duradouros. Outras informações A informação é baseada no actual nível de conhecimento. No entanto, não dá garantias de propriedades do produto e não estabelece quaisquer direitos legais contratuais. (Todos os dados referentes aos ingredientes nocivos foram retirados da versão mais recente da folha de dados de segurança correspondente do subempreiteiro.) N.º revisão: 1,10 PT Data de revisão:

10 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 Data de Impressão: Código do produto: Página 1 de 10 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 N.º CAS: N.º de índice: N.º CE: Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas Utilização da substância ou mistura Análise de água 1.3. Identificação do fornecedor da ficha de dados de segurança Companhia: Estrada: Willstätterstr. 11 Local: D Düsseldorf Telefone: +49 (0) Internet: SDS@hach-lange.de Divisão de contato: SECÇÃO 2: Identificação dos perigos 2.1. Classificação da substância ou mistura HACH LANGE LDA Av. do Forte n 8 / Fracção M P Carnaxide info@hach-lange.pt Indicações do perigo: F - Facilmente inflamável, N - Perigoso para o ambiente Frases R: Em contacto com a água liberta gases extremamente inflamáveis. Espontaneamente inflamável ao ar. Muito tóxico para os organismos aquáticos. Pode causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Classificação de acordo com a directiva Europeia relativa à classificação de substâncias perigosas 1999/45/CE. Classificação-GHS Categorias de perigo: Substância ou mistura que, em contacto com a água, liberta gases inflamáveis: Water-react. 1 Sólido pirofórico: Pyr. Sol. 1 Perigoso para o ambiente aquático: Aquatic Acute 1 (Factor-M = 1) Perigoso para o ambiente aquático: Aquatic Chronic 1 (Factor-M = 1) Frases de perigo: Em contacto com a água liberta gases que se podem inflamar espontaneamente. Risco de inflamação espontânea em contacto com o ar. Muito tóxico para os organismos aquáticos. Muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros Elementos do rótulo Componentes determinadores de perigo para o rótulo zinco em pó (não estabilizado) Palavra-sinal: Perigo N.º revisão: 1,01 PT Data de revisão:

11 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 Data de Impressão: Código do produto: Página 2 de 10 Pictogramas: GHS02-GHS09 Advertências de perigo H250 H260 H410 Risco de inflamação espontânea em contacto com o ar. Em contacto com a água liberta gases que se podem inflamar espontaneamente. Muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros. Recomendações de prudência P210 Manter afastado do calor/faísca/chama aberta/superfícies quentes e outras fontes de ignição. Não fumar. P273 Evitar a libertação para o ambiente. P280 Usar luvas de proteção/vestuário de proteção/proteção ocular/proteção facial. Classificação de acordo com a directiva Europeia relativa à classificação de substâncias perigosas 1999/45/CE Outros perigos Um perigo para o ambiente não pode ser excluído no caso dum manejo ou duma destruição não professional. SECÇÃO 3: Composição/informação sobre os componentes 3.1. Substâncias Componentes perigosos N.º CE N.º CAS N.º de índice N.º REACH Nome químico Classificação Classificação-GHS Quantidade zinco em pó (não estabilizado) 100 % F - Facilmente inflamável, N - Perigoso para o ambiente R Water-react. 1, Pyr. Sol. 1, Aquatic Acute 1, Aquatic Chronic 1; H260 H250 H400 H410 Texto integral das frases R-, H- e EUH: ver a secção 16. SECÇÃO 4: Primeiros socorros 4.1. Descrição das medidas de primeiros socorros Recomendação geral Despir imediatamente a roupa e os sapatos contaminados. Mostrar esta ficha de segurança ao médico de serviço. Se for inalado Retirar o paciente para um local arejado. No caso de problemas prolongados consultar um médico. No caso dum contacto com a pele Lavar imediatamente com muita água durante pelo menos 15 minutos. Chamar imediatamente um médico. N.º revisão: 1,01 PT Data de revisão:

12 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 Data de Impressão: Código do produto: Página 3 de 10 No caso dum contacto com os olhos Em caso de contacto com os olhos, lavar imediata e abundantemente com água, e consultar um especialista. Se for engolido NÃO provocar vómitos. Lavar a boca com água e beber a seguir bastante água. Nunca dar nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Chamar imediatamente um médico Sintomas e efeitos mais importantes, tanto agudos como retardados Nenhum efeito conhecido Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Tratar de acordo com os símptomas. SECÇÃO 5: Medidas de combate a incêndios 5.1. Meios de extinção Todos os meios adequados de extinção Pó seco, Pó especial contra fogo em metal, Areia Classe de incêndio: D Meios inadequados de extinção Água 5.2. Perigos especiais decorrentes da substância ou mistura Risco de explosão na forma de pó fino cristalino. As poeiras poderão formar misturas explosivas no ar. Em contacto com o fogo pode libertar vapores perigosos Recomendações para o pessoal de combate a incêndios Em caso de poeiras e/ou fumos respiráveis, usar um equipamento de respiração autónomo e um fato protector impermeável a poeiras. Resíduos de combustão e água de combate a fogo contaminada devem ser eliminados de acordo com as normas da autoridade responsável local. SECÇÃO 6: Medidas a tomar em caso de fugas acidentais 6.1. Precauções individuais, equipamento de protecção e procedimentos de emergência Usar equipamento de protecção individual. Apenas o pessoal qualificado e equipado com equipamento de protecção adequado pode intervir. Evacuar imediatamente o pessoal para áreas seguras. Risco de explosão na forma de pó fino cristalino. Em caso de poeiras e/ou fumos respiráveis, usar um equipamento de respiração autónomo e um fato protector impermeável a poeiras Precauções a nível ambiental Não descarregar à superficie das águas ou no sistema de esgoto sanitário Métodos e materiais de confinamento e limpeza Varrer e apanhar com uma pá. Conter o derramamento, apanhar com um aspirador protegido contra a electricidade ou por escovadela molhada e transferir para um contentor para a destruição de acordo com as regulações locais e nacionais (ver a secção 13). Não utilizar jactos de água. Manter em recipientes fechados adequados, para eliminação Remissão para outras secções 13.Considerações relativas à eliminação SECÇÃO 7: Manuseamento e armazenagem 7.1. Precauções para um manuseamento seguro N.º revisão: 1,01 PT Data de revisão:

13 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 Data de Impressão: Código do produto: Página 4 de 10 Recomendação para um manuseamento seguro Utilizar apenas em áreas bem arejadas. Evitar o contacto com a pele e os olhos. Não respirar vapores/poeira. Providenciar uma adequada ventilação em locais onde se formem poeiras. Manter afastado de qualquer fonte de ignição - Não fumar. Orientação para prevenção de Fogo e Explosão As poeiras poderão formar misturas explosivas no ar. Observar os avisos das etiquetas. Evitar o contacto com a pele, olhos e vestuário Condições de armazenagem segura, incluindo eventuais incompatibilidades Exigências para áreas de armazenagem e recipientes Guardar o recipiente herméticamente fechado em lugar seco e bem ventilado. Manter afastado do calor. Proteger da humidade. Recomendações para armazenagem conjunta Nunca permitir que o produto contacte com a água durante o armazenamento. Informações suplementares sobre as condições de armazenagem Manter fechado ou numa área acessível só a pessoas qualificadas ou autorizadas Utilizações finais específicas Reagente para análise SECÇÃO 8: Controlo da exposição/protecção individual 8.1. Parâmetros de controlo -Parâmetros de controlo Não conhecidas Controlo da exposição Controlos técnicos adequados O genero de equipamento de protecção deve ser escolhido de acordo com a concentração e a quantidade da substância perigosa no lugar de trabalho. Lavar as mãos antes de interrupções, e no final do dia de trabalho. Protecção ocular/facial Óculos de segurança com anteparos laterais Protecção das mãos As luvas devem ser inspectadas antes da utilização. As luvas de protecção seleccionadas devem satisfazer as especificações da Directiva da UE 89/689/CEE e a norma EN 374 derivada dela. Utilizar creme de protecção para a pele. Os cremes de protecção podem proteger a pele exposta, mas não devem ser aplicados uma vez que a exposição ocorreu. No caso dum contacto completo: Substância de luva : Borracha de nitrilo Camada espessa: > 0,11 mm Pausa através do tempo: 480 min Em caso de contacto com salpicos: Substância de luva : Borracha de nitrilo Camada espessa: > 0,11 mm Pausa através do tempo: > 30 min N.º revisão: 1,01 PT Data de revisão:

14 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 Data de Impressão: Código do produto: Página 5 de 10 Se for utilizado em solução, ou misturado com outras substâncias, e sob condições que diferem da EN 374, contactar o fornecedor de luvas da CE. Protecção da pele Vestuário protector retardador de chama Evitar o contacto com a pele, olhos e vestuário. Protecção respiratória O respirador deve ser utilizado durante a exposição à poeira. Máscara adequada com filtro de partículas P3 (Norma Europeia 143) Providenciar ventilação adequada. Onde possa ser praticado, isto deve ser conseguido utilizando um exaustor no local e uma boa extração geral. O respirador deve ser utilizado durante a exposição à poeira. Controlo da exposição ambiental Não descarregar à superficie das águas ou no sistema de esgoto sanitário. SECÇÃO 9: Propriedades físicas e químicas 9.1. Informações sobre propriedades físicas e químicas de base Estado físico: Cor: Odor: sólido, pó cinzento, azul inodoro Valor-pH (a 20 C): 1,18 Mudanças do estado de agregação Ponto de fusão: Ponto de ebulição inicial e intervalo de ebulição: Ponto de sublimação: Ponto de amolecimento: Pourpoint: : Ponto de inflamação: Inflamabilidade sólido: gás: Perigos de explosão Inferior Limites de explosão: Superior Limites de explosão: Temperatura de ignição: Temperatura de auto-inflamação sólido: gás: Propriedades comburentes Pressão de vapor: Pressão de vapor: 419 C 907 C 500 C Método N.º revisão: 1,01 PT Data de revisão:

15 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 Data de Impressão: Código do produto: Página 6 de 10 Densidade (a 20 C): Densidade aparente: Hidrossolubilidade: (a 20 C) Solubilidade noutros dissolventes Coeficiente de repartição: Viscosidade/dinâmico: Viscosidade/cinemático: Tempo de escoamento: Densidade de vapor: Velocidade de evaporação: Solvente-teste: Solvente: 9.2. Outras informações Teor do sólido: 7,14 g/cm³ insolúvel SECÇÃO 10: Estabilidade e reactividade Reactividade Nenhuma reacção perigosa nas condições normais de utilização Estabilidade química Estável sob as condições recomendadas de armazenamento Possibilidade de reacções perigosas Reage com as substâncias seguintes: Proteger da água Condições a evitar Calor. Evitar a humidade. Evitar a formação de poeira Materiais incompatíveis Ácidos, Bases, Flúor. Magnésio Produtos de decomposição perigosos Para evitar a descomposição térmica, não sobreaquecer. Outras informações Estável sob as condições recomendadas de armazenamento. SECÇÃO 11: Informação toxicológica Informações sobre os efeitos toxicológicos Toxicocinética, metabolismo e distribuição Nenhuma informação sobre a toxicidade disponível. Toxicidade aguda Não existem dados disponíveis sobre este produto propriamente dito. Irritação ou corrosão Pode causar uma irritação dos olhos e da pele. O contacto com o pó pode causat uma irritação mecânica ou uma secagem da pele. O contacto com o pó e os olhos pode conduzir a uma irritação mecânica. N.º revisão: 1,01 PT Data de revisão:

16 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 Data de Impressão: Código do produto: Página 7 de 10 Efeitos sensibilizantes Nenhum efeito conhecido. Efeitos graves após exposição repetida ou prolongada A substância ou mistura não está classificada como tóxico específico de orgãos-alvo, exposição repetida. Efeitos cancerígenos, mutagénicos e tóxicos para a reprodução Não contem ingredientes classificados como carcinogénicos Nenhum componente deste produto presente a níveis maiores ou iguais a 0.1% é identificado como carcinogénio provável, possível ou confirmado pelo IARC. Efeitos específicos em ensaios em animais Nenhuma informação sobre a toxicidade disponível. sobre ensaios Não conhecidas. Experiências tiradas da prática Observações relativas da classificação Não conhecidas. Observações diversas Não conhecidas. Outras propriedades perigosas não podem ser excluídas. Manusear de acordo com as boas práticas industriais de higiene e segurança. SECÇÃO 12: Informação ecológica Toxicidade Nenhuma informação ecológica disponível Persistência e degradabilidade Os métodos para a determinação da biodegradabilidade não são aplicáveis às substâncias inorgânicas Potencial de bioacumulação Não existem dados disponíveis sobre este produto propriamente dito Mobilidade no solo Resultados da avaliação PBT e mpmb Outros efeitos adversos A descarga no meio ambiente deve ser evitada. SECÇÃO 13: Considerações relativas à eliminação Métodos de tratamento de resíduos Eliminação Segundo as normas locais e nacionais. Número de identificação de resíduo - Excedentes/produto não utilizado RESÍDUOS NÃO ESPECIFICADOS EM OUTROS CAPÍTULOS DESTA LISTA; gases em recipientes sob pressão e produtos químicos fora de uso; produtos químicos de laboratório, contendo ou compostos por substâncias perigosas, incluindo misturas de produtos químicos de laboratório Classificado como resíduo perigoso. Número de identificação de resíduo - Resíduos N.º revisão: 1,01 PT Data de revisão:

17 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 Data de Impressão: Código do produto: Página 8 de RESÍDUOS NÃO ESPECIFICADOS EM OUTROS CAPÍTULOS DESTA LISTA; gases em recipientes sob pressão e produtos químicos fora de uso; produtos químicos de laboratório, contendo ou compostos por substâncias perigosas, incluindo misturas de produtos químicos de laboratório Classificado como resíduo perigoso. Número de identificação de resíduo - Embalagens contaminadas RESÍDUOS NÃO ESPECIFICADOS EM OUTROS CAPÍTULOS DESTA LISTA; gases em recipientes sob pressão e produtos químicos fora de uso; produtos químicos de laboratório, contendo ou compostos por substâncias perigosas, incluindo misturas de produtos químicos de laboratório Classificado como resíduo perigoso. Eliminação das embalagens contaminadas Eliminar como produto Não utilizado. As declarações de perigo e de prudência indicadas no rótulo também se aplicam a todos os resíduos deixados no recipiente. SECÇÃO 14: Informações relativas ao transporte Transporte terrestre (ADR/RID) Número ONU: UN Designação oficial de transporte da ONU: Classes de perigo para efeitos de transporte: Grupo de embalagem: Rótulos: ZINC POWDER 4.3 III Código de classificação: WS Quantidade limitada (LQ): 0 Categoria de transporte: 3 N.º Risco: Código de restriução de túneis: 423 E Outras informações aplicáveis (Transporte terrestre) Excepted Quantities: E1 Transporte fluvial (ADN) Outras informações aplicáveis (Transporte fluvial) não testado Transporte marítimo (IMDG) Número ONU: UN Designação oficial de transporte da ONU: Classes de perigo para efeitos de transporte: Grupo de embalagem: Rótulos: ZINC POWDER 4.3 III N.º revisão: 1,01 PT Data de revisão:

18 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 Data de Impressão: Código do produto: Página 9 de 10 Precauções especiais: 223 Quantidade limitada (LQ): 0 EmS: F-G, S-O Grupo de segregação: powdered metals Outras informações aplicáveis (Transporte marítimo) Excepted Quantities: E1 Transporte aéreo (ICAO) Número ONU: UN Designação oficial de transporte da ONU: Classes de perigo para efeitos de transporte: Grupo de embalagem: Rótulos: ZINC POWDER 4.3 III Precauções especiais: Quantidade limitada (LQ) Passenger: IATA Instruções de embalagem - Passenger: IATA Quantidade máxima - Passenger: IATA Instruções de embalagem - Cargo: IATA Quantidade máxima - Cargo: A3 Forbidden Outras informações aplicáveis (Transporte aéreo ) Excepted Quantities: E1 Passenger-LQ: Y845 Passenger-LQ: Forbidden Perigos para o ambiente PERIGOSO PARA O AMBIENTE: sim kg kg Disparador de perigo: Precauções especiais para o utilizador zinc powder - zinc dust (pyrophoric) Transporte a granel em conformidade com o anexo II da Convenção Marpol 73/78 e o Código IBC Não relevante Informações adicionais: Este produto poderá ser enviado como parte de um kit de química composto por vários artigos perigosos que se destinam à realização de análises analíticas. Este kit iria ter a seguinte classificação: Nome completo de envio: Kit de química, Classe de perigo: 9, Número da ONU 3316, Grupo de embalagem II, Código EMS: F-A, S-P SECÇÃO 15: Informação sobre regulamentação N.º revisão: 1,01 PT Data de revisão:

19 EZ Arsen Reagenzmittel Nr. 2 Data de Impressão: Código do produto: Página 10 de Regulamentação/legislação específica para a substância ou mistura em matéria de saúde, segurança e ambiente Informação regulatória nacional Limitações ocupação de pessoas: Contaminante da água-classe (D): Avaliação da segurança química Observar limitaç es de emprego de jovens. Observar limitações de emprego de mulheres grávidas e mães que amamentam. 1 - Fraco perigo para a água. Não foram realizadas avaliações de segurança química para substâncias contidas nesta mistura. SECÇÃO 16: Outras informações Revisão Revisão: Texto integral das frases R (Número e texto completo) 15 Em contacto com a água liberta gases extremamente inflamáveis. 17 Espontaneamente inflamável ao ar. 50 Muito tóxico para os organismos aquáticos. 53 Pode causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Texto integral das frases H- e EUH (Número e texto completo) H250 Risco de inflamação espontânea em contacto com o ar. H260 Em contacto com a água liberta gases que se podem inflamar espontaneamente. H400 Muito tóxico para os organismos aquáticos. H410 Muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros. Outras informações A informação é baseada no actual nível de conhecimento. No entanto, não dá garantias de propriedades do produto e não estabelece quaisquer direitos legais contratuais. N.º revisão: 1,01 PT Data de revisão:

20 Arsen Teststreifen Data de Impressão: Código do produto: Página 1 de 10 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Arsen Teststreifen 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas Utilização da substância ou mistura Análise de água 1.3. Identificação do fornecedor da ficha de dados de segurança Companhia: Estrada: Willstätterstr. 11 Local: D Düsseldorf Telefone: +49 (0) Internet: SDS@hach-lange.de Divisão de contato: SECÇÃO 2: Identificação dos perigos 2.1. Classificação da substância ou mistura 2.2. Elementos do rótulo Símbolos de perigo: HACH LANGE LDA Av. do Forte n 8 / Fracção M P Carnaxide info@hach-lange.pt Indicações do perigo: T+ - Muito tóxico, N - Perigoso para o ambiente Frases R: Muito tóxico por inalação, em contacto com a pele e por ingestão. Perigo de efeitos cumulativos. Muito tóxico para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. T+ - Muito tóxico; N - Perigoso para o ambiente T+ - Muito tóxico N - Perigoso para o ambiente Componentes determinadores de perigo para o rótulo mercúrio (II) brometo Frases R 26/27/28 Muito tóxico por inalação, em contacto com a pele e por ingestão. 33 Perigo de efeitos cumulativos. 50/53 Muito tóxico para os organismos aquáticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Frases S 13 Manter afastado de alimentos e das bebidas incluindo os dos animais. 28 Ápos contacto com a pele, lavar imediata e abundantemente com Water. 45 Em caso de acidente ou de indisposição, consultar imediatamente o médico. (se possível, mostar-lhe o rótulo) N.º revisão: 1,10 PT

21 Arsen Teststreifen Data de Impressão: Código do produto: Página 2 de Este produto e o seu recipiente devem ser eliminados como resíduos perígosos. 61 Evitar a libertação para o ambiente. Obter instruções especificas/ficha de segurança. Classificação de acordo com a directiva Europeia relativa à classificação de substâncias perigosas 1999/45/CE Outros perigos Um perigo para o ambiente não pode ser excluído no caso dum manejo ou duma destruição não professional. SECÇÃO 3: Composição/informação sobre os componentes 3.2. Misturas Componentes perigosos N.º CE N.º CAS N.º de índice N.º REACH Nome químico Classificação Classificação-GHS Celulosa Quantidade > 90 % mercúrio (II) brometo Texto integral das frases R e H: ver secção 16. T+ - Muito tóxico, N - Perigoso para o ambiente R26/27/ Acute Tox. 1, Acute Tox. 2, Acute Tox. 2, STOT RE 2, Aquatic Acute 1, Aquatic Chronic 1; H310 H300 H330 H373 H400 H410 0,5-3 % SECÇÃO 4: Primeiros socorros 4.1. Descrição das medidas de primeiros socorros Recomendação geral Retirar imediatamente todo o vestuário contaminado. Consultar um médico. Mostrar esta ficha de segurança ao médico de serviço. Se for inalado Retirar o paciente para um local arejado. No caso dum contacto com a pele Lavar imediatamente com muita água durante pelo menos 15 minutos. Se a irritação da pele persistir, chamar o médico. No caso dum contacto com os olhos Lavar cuidadosamente com muita água, durante pelo menos quinze minutos, e consultar o médico. Mostrar esta ficha de segurança ao médico de serviço. Se for engolido Lavar a boca com água e beber a seguir bastante água. Se possível beber leite a seguir. Induzir o vómito mas apenas se a vítima estiver completamente consciente. Chamar imediatamente um médico. Nunca dar nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Mostrar esta ficha de segurança ao médico de serviço Sintomas e efeitos mais importantes, tanto agudos como retardados Sintomas de envenenamento por mercúrio são: dor de cabeça, falta de memória, falta de apetite, N.º revisão: 1,10 PT

22 Arsen Teststreifen Data de Impressão: Código do produto: Página 3 de 10 náuseas, taquipneia e exaustão. Irritação ou corrosão 4.3. Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Tratar de acordo com os símptomas. SECÇÃO 5: Medidas de combate a incêndios 5.1. Meios de extinção Todos os meios adequados de extinção Usar meios de extinção que sejam apropriados às circunstâncias locais e ao ambiente envolvente. O produto não queima. Água, Pó seco, Dióxido de carbono (CO2), Espuma resistente ao álcool Todos os meios de extinção que não devam ser utilizados por razões de segurança Não conhecidas Perigos especiais decorrentes da substância ou mistura Em contacto com o fogo pode libertar vapores perigosos. Em contacto com o fogo podem desenvolver-se: óxidos de enxofre, vapores de mercúrio., BROMURES DE MERCURE 5.3. Recomendações para o pessoal de combate a incêndios De modo a evitar o contacto com a pele, manter uma distância segura e usar vestuário de protecção adequado. Em caso de incêndio, usar um equipamento de respiração individual. Em caso de poeiras e/ou fumos respiráveis, usar um equipamento de respiração autónomo e um fato protector impermeável a poeiras. Evitar de contaminar água de superfície ou a água subterrânea com a água de extinção. Resíduos de combustão e água de combate a fogo contaminada devem ser eliminados de acordo com as normas da autoridade responsável local. SECÇÃO 6: Medidas a tomar em caso de fugas acidentais 6.1. Precauções individuais, equipamento de protecção e procedimentos de emergência Usar equipamento de protecção individual. Apenas o pessoal qualificado e equipado com equipamento de protecção adequado pode intervir. Não respirara vapores/névoa/gas. Assegurar ventilação adequada. Evacuar imediatamente o pessoal para áreas seguras Precauções a nível ambiental Não descarregar à superficie das águas ou no sistema de esgoto sanitário Métodos e materiais de confinamento e limpeza Conter o derramamento, encharcar com uma substância absorvente não combustível (por exemplo, terra, terra diatomácea, vermiculite) e transferir para um contentor para a destruição de acordo com as regulações locais e nacionais (ver secção 13) Remissão para outras secções 13.Considerações relativas à eliminação SECÇÃO 7: Manuseamento e armazenagem 7.1. Precauções para um manuseamento seguro Recomendação para um manuseamento seguro Utilizar apenas em áreas bem arejadas. Evitar o contacto com a pele e os olhos. Não respirar vapores/poeira. N.º revisão: 1,10 PT

23 Arsen Teststreifen Data de Impressão: Código do produto: Página 4 de 10 Lavar cuidadosamente após manuseamento. Orientação para prevenção de Fogo e Explosão Ver também secção 5 Observar os avisos das etiquetas Condições de armazenagem segura, incluindo eventuais incompatibilidades Exigências para áreas de armazenagem e recipientes Manter hermeticamente fechado, em local seco, fresco e bem arejado. Informações suplementares sobre as condições de armazenagem O acesso só é permitido a pessoas devidamente autorizadas Utilizações finais específicas Reagente para análise SECÇÃO 8: Controlo da exposição/protecção individual 8.1. Parâmetros de controlo Lista de valores limite de exposição N.º CAS Substância ppm mg/m³ f/cm³ Categoria Origem Celulose h 8.2. Controlo da exposição Controlo da exposição profissional O genero de equipamento de protecção deve ser escolhido de acordo com a concentração e a quantidade da substância perigosa no lugar de trabalho. Manusear de acordo com as boas práticas industriais de higiene e segurança. Medidas de higiene Lavar as mãos antes de quaisquer pausas e no final dos trabalhos. Fumar, comer e beber deve ser proibido na área de aplicação. Utilizar creme de protecção para a pele. Protecção respiratória Evitar a respiração do pó ou do vapor. Introduzir ventilação adequada, especialmente em áreas fechadas. Onde possa ser praticado, isto deve ser conseguido utilizando um exaustor no local e uma boa extração geral. Protecção das mãos Utilizar creme de protecção para a pele. Luvas resistentes aos produtos químicos feitas de borracha de butilo e de borracha de nitrilo de categoria III de acordo com EN 374. "Em caso de contacto total: Material das luvas: Viton, espessura da camada: 0,70 mm, tempo de penetração: >480 min. Em contacto com salpicos: Material das luvas: borracha nitrílica, espessura da camada; 0,40 mm, tempo de penetração: >30 min. " Protecção dos olhos Óculos de segurança com anteparos laterais Protecção da pele Evitar o contacto com a pele, olhos e vestuário. Retirar e lavar roupa contaminada antes de voltar a usar. Controlo da exposição ambiental Não descarregar à superficie das águas ou no sistema de esgoto sanitário. Prevenir dispersão ou derramamento ulterior se for mais seguro assim. N.º revisão: 1,10 PT

24 Arsen Teststreifen Data de Impressão: Código do produto: Página 5 de 10 SECÇÃO 9: Propriedades físicas e químicas 9.1. Informações sobre propriedades físicas e químicas de base Estado físico: Cor: Odor: Valor-pH (a 20 C): Mudanças do estado de agregação Temperatura de ebulição: Temperatura de fusão: Ponto de sublimação: Ponto de amolecimento: : Ponto de inflamação: Inflamabilidade sólido: gás: Perigos de explosão Inferior Limites de explosão: Superior Limites de explosão: Temperatura de ignição: Temperatura de auto-inflamação sólido: gás: Propriedades comburentes Pressão de vapor: Pressão de vapor: Densidade: Densidade aparente: Hidrossolubilidade: (a 20 C) Solubilidade noutros dissolventes Coeficiente de repartição: Viscosidade/dinâmico: Viscosidade/cinemático: Tempo de escoamento: Densidade de vapor: Velocidade de evaporação: Solvente-teste: Solvente: sólido branco inodoro Método N.º revisão: 1,10 PT

25 Arsen Teststreifen Data de Impressão: Código do produto: Página 6 de Outras informações Teor do sólido: SECÇÃO 10: Estabilidade e reactividade Reactividade Nenhuma reacção perigosa nas condições normais de utilização Estabilidade química Estável sob as condições recomendadas de armazenamento Possibilidade de reacções perigosas Reage com as substâncias seguintes: Ácidos fortes Não ocorre polimerização perigosa Condições a evitar Para evitar a descomposição térmica, não sobreaquecer Materiais incompatíveis Fosfatos Cobre Ferro Produtos de decomposição perigosos BROMURES DE MERCURE Outras informações Estável sob as condições recomendadas de armazenamento. SECÇÃO 11: Informação toxicológica Informações sobre os efeitos toxicológicos Toxicocinética, metabolismo e distribuição Nenhuma informação sobre a toxicidade disponível. Toxicidade aguda Não existem dados disponíveis sobre este produto propriamente dito. N.º CAS Nome químico Vias de exposição Método Dose Espécies Fonte Celulosa oral dérmico DL50 > 5000 mg/kg DL50 < 2000 mg/kg ratazana coelho Toxicology Letters. Toxicology Letters. por inalação (4 h) aerosol CL50 > 5,8 mg/l ratazana Toxicology Letters mercúrio (II) brometo oral dérmico ATE ATE 5 mg/kg 5 mg/kg por inalação vapor ATE 0.5 mg/l por inalação aerosol ATE 0.05 mg/l Efeitos específicos em ensaios em animais BROMURES DE MERCURE DL50/oral/ratazana = 40 mg/kg N.º revisão: 1,10 PT

26 Arsen Teststreifen Data de Impressão: Código do produto: Página 7 de 10 Irritação ou corrosão Pode causar uma irritação dos olhos e da pele. Efeitos sensibilizantes Pode causar sensibilização em contacto com a pele. Efeitos graves após exposição repetida ou prolongada A ingestão ou inalação de elevadas concentrações pode causar danos nas vias gastro-intestinais, fígado, rins e sistema nervoso central. Efeitos cancerígenos, mutagénicos e tóxicos para a reprodução BROMURES DE MERCURE IARC: (Agência Internacional para a Pesquisa contra o Cancro): 3 Dados empíricos sobre o efeito em seres humanos Sintomas de envenenamento por mercúrio são: dor de cabeça, falta de memória, falta de apetite, náuseas, taquipneia e exaustão. Efeito por inalação, Efeito por ingestão: Muito tóxico, Náusea, Vómitos, Diarreia, Taquicardia Taquipneia Sangrar das gengivas Orgãos alvo: Fígado, Rim Efeitos crónicos: Depressão do sistema nervoso central, Irritabilidade Outras propriedades perigosas não podem ser excluídas. Manusear de acordo com as boas práticas industriais de higiene e segurança. SECÇÃO 12: Informação ecológica Toxicidade Pode causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aquático. Não descarregar à superficie das águas ou no sistema de esgoto sanitário Persistência e degradabilidade Não existem dados disponíveis sobre este produto propriamente dito Potencial de bioacumulação Mobilidade no solo Resultados da avaliação PBT e mpmb Outros efeitos adversos A descarga no meio ambiente deve ser evitada. SECÇÃO 13: Considerações relativas à eliminação Métodos de tratamento de resíduos Eliminação Segundo as normas locais e nacionais. Número de identificação de resíduo - Excedentes/produto não utilizado RESÍDUOS NÃO ESPECIFICADOS EM OUTROS CAPÍTULOS DESTA LISTA; gases em recipientes sob pressão e produtos químicos fora de uso; produtos químicos de laboratório, contendo ou compostos por substâncias perigosas, incluindo misturas de produtos químicos de laboratório Classificado como resíduo perigoso. Número de identificação de resíduo - Resíduos N.º revisão: 1,10 PT

27 Arsen Teststreifen Data de Impressão: Código do produto: Página 8 de RESÍDUOS NÃO ESPECIFICADOS EM OUTROS CAPÍTULOS DESTA LISTA; gases em recipientes sob pressão e produtos químicos fora de uso; produtos químicos de laboratório, contendo ou compostos por substâncias perigosas, incluindo misturas de produtos químicos de laboratório Classificado como resíduo perigoso. SECÇÃO 14: Informações relativas ao transporte Transporte terrestre (ADR/RID) Número ONU: Designação oficial de transporte da ONU: Classes de perigo para efeitos de transporte: Grupo de embalagem: Rótulos: UN1634 MERCURY BROMIDES 6.1 II 6.1 T5 500 g Código de classificação: Quantidade limitada (LQ): Categoria de transporte: 2 60 N.º Risco: Código de restriução de túneis: D/E Outras informações aplicáveis (Transporte terrestre) Excepted Quantities: E4 Transporte fluvial (ADN) Outras informações aplicáveis (Transporte fluvial) não testado Transporte marítimo (IMDG) Número ONU: Designação oficial de transporte da ONU: Classes de perigo para efeitos de transporte: Grupo de embalagem: Rótulos: UN1634 MERCURY BROMIDES 6.1 II 6.1 Marine pollutant: Precauções especiais: Quantidade limitada (LQ): EmS: Grupo de segregação: Outras informações aplicáveis (Transporte marítimo) Excepted Quantities: E4 Transporte aéreo (ICAO) P g F-A, S-A mercury and mercury compounds N.º revisão: 1,10 PT

28 Arsen Teststreifen Data de Impressão: Código do produto: Página 9 de Número ONU: Designação oficial de transporte da ONU: Classes de perigo para efeitos de transporte: Grupo de embalagem: Rótulos: UN1634 MERCURY BROMIDES 6.1 II 6.1 Quantidade limitada (LQ) Passenger: IATA Instruções de embalagem - Passenger: IATA Quantidade máxima - Passenger: IATA Instruções de embalagem - Cargo: IATA Quantidade máxima - Cargo: 1 kg Outras informações aplicáveis (Transporte aéreo ) Excepted Quantities: E4 Passenger-LQ: Y Perigos para o ambiente Perigoso para o ambiente: sim kg kg Precauções especiais para o utilizador Usar equipamento de protecção individual Transporte a granel em conformidade com o anexo II da Convenção Marpol 73/78 e o Código IBC Informações adicionais: Este produto poderá ser enviado como parte de um kit de química composto por vários artigos perigosos que se destinam à realização de análises analíticas. Este kit iria ter a seguinte classificação: Nome completo de envio: Kit de química, Classe de perigo: 9, Número da ONU 3316, Grupo de embalagem II, Código EMS: F-A, S-P SECÇÃO 15: Informação sobre regulamentação Regulamentação/legislação específica para a substância ou mistura em matéria de saúde, segurança e ambiente Informação regulatória nacional Limitações ocupação de pessoas: Contaminante da água-classe (D): uso profissional Avaliação da segurança química Observar limitaç es de emprego de jovens. Observar limitações de emprego de mulheres grávidas e mães que amamentam. 3 - Forte perigo para a água. Não foram realizadas avaliações de segurança química para substâncias contidas nesta mistura. SECÇÃO 16: Outras informações N.º revisão: 1,10 PT

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 6 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 6 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

Leia mais

: KIT AMPL HPV AMP 96 TESTS IVD CE&US

: KIT AMPL HPV AMP 96 TESTS IVD CE&US SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1 Identificador do produto Nome comercial do produto : Mat.-No./ Genisys-No. : 03610799190 Nome da substância : 1.2 Utilizações identificadas

Leia mais

N.º revisão: 1,20. Esta mistura não é classificada como perigosa de acordo com a Directiva 1999/45/CE.

N.º revisão: 1,20. Esta mistura não é classificada como perigosa de acordo com a Directiva 1999/45/CE. SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas Utilização

Leia mais

N.º revisão: 1,10. Esta mistura não é classificada como perigosa de acordo com a Directiva 1999/45/CE.

N.º revisão: 1,10. Esta mistura não é classificada como perigosa de acordo com a Directiva 1999/45/CE. SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas Utilização

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 6 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto N.º CAS: 7664-93-9 N.º de índice: 016-020-00- N.º CE: 231-639-5 1.2. Utilizações identificadas

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

Leia mais

De acordo com o Regulamento (CE) 453/2010. 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

De acordo com o Regulamento (CE) 453/2010. 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas 1 de 5 SECÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do produto: Urea Referência(s) de catálogo: MB19701, 1000 g Marca: NZYTech Número REACH: não

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Outras nomes comerciales É também válido para os seguintes números de material: : 914925;

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 6 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Outras nomes comerciales É também válido para os seguintes números de material: 506244;

Leia mais

Declaração de Precaução Evitar respirar as poeiras/ fumos/ gases/ névoas/ vapores/ aerossóis.

Declaração de Precaução Evitar respirar as poeiras/ fumos/ gases/ névoas/ vapores/ aerossóis. FOLHA...: 1/7 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772 4955

Leia mais

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º página: 1/6 1 Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa Identificador do produto Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas Impressão Digital

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Outras nomes comerciales É também válido para os seguintes números de material: 506244;

Leia mais

: Entecavir monohydrate CRS

: Entecavir monohydrate CRS Data de emissão: 18/12/2015 Data da redacção: Substitui a ficha: Versão: 1.0 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Forma do produto : Substância

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO (CE) n 1907/2006 - REACH) Versão 2.1 (30/01/2014) - Página 1/5 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010)

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO CE N.o 1907/2006 - REACH) Data: 30/01/2012 Página 1/5 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO DA

Leia mais

DE DADOS DE SEGURANÇA

DE DADOS DE SEGURANÇA SIGMA-ALDRICH sigma-aldrich.com FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com a Regulamento (CE) No. 1907/2006 Versão 4.0 Data de revisão 06.01.2011 Data de impressão 19.01.2011 ENERIC EU MSDS - NO COUNTRY

Leia mais

De acordo com o Regulamento (CE) 453/2010

De acordo com o Regulamento (CE) 453/2010 1 of 5 SECÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do produto: Phosphate Buffered Saline (10x) Referência(s) de catálogo: MB25201, 1000 ml Marca:

Leia mais

SECÇÂO 1. Identificação da substancia/preparação e da sociedade

SECÇÂO 1. Identificação da substancia/preparação e da sociedade Pagina: 1 de 7 SECÇÂO 1. Identificação da substancia/preparação e da sociedade 1.1 Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa Tipo de produto quimico Nome Comercial Mistura 1.2 Utilizações

Leia mais

Ficha de segurança de acordo com o Regulamento (CE) n.º 1907/2006

Ficha de segurança de acordo com o Regulamento (CE) n.º 1907/2006 Ficha de segurança de acordo com o Regulamento (CE) n.º 1907/2006 Página 1 de 7 Loctite 5610 400ml- Kit comp. A N.º FDS : 243875 V001.6 Reelaborado aos: 28.05.2015 Data da impressão: 02.02.2016 Substitui

Leia mais

Serviço que estabelece a ficha técnica Hilti AG Feldkircherstraße 100 9494 Schaan - Liechtenstein T +423 234 2111 chemicals.hse@hilti.

Serviço que estabelece a ficha técnica Hilti AG Feldkircherstraße 100 9494 Schaan - Liechtenstein T +423 234 2111 chemicals.hse@hilti. Data de emissão: 04/12/2015 Data da redacção: 04/12/2015 Substitui a ficha: 04/12/2015 Versão: 1.2 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Nome

Leia mais

1. Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa. 2. Identificação dos perigos. (continuação na página 2)

1. Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa. 2. Identificação dos perigos. (continuação na página 2) Ficha de dados de segurança Página: 1/6 1. Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1 Identificador do produto 1.2 Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Data de Emissão 15-Jan-2016 Data de Revisão 15-Jan-2016 Versão 001 SECÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1 Identificador do produto Nome do

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Outras nomes comerciales MOBILGEAR 600 XP 460 ExxonMobile MOBILGEAR 634 ExxonMobile Abreviatura:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO CE N.o 1907/2006 - REACH) Data: 29/06/2011 Página 1/5 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO DA

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Nome : %s - %s Data : 19/01/2016 Página 1/5 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 2015/830) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1. Identificador

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) CLORAMINA T.FDS_PT.DOC ACOFARMA 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância

Leia mais

: LONGDRAIN TURBO SAE 15W50

: LONGDRAIN TURBO SAE 15W50 Data de emissão: 04/10/2005 Data da redacção: 27/01/2015 Substitui: 12/01/2012 Versão: 5.0 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Forma de produto

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Ficha de dados de segurança Data de emissão: 10-04-2015 Versão: 02.00/PRT SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Designação comercial: LGGB 2

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Ficha de dados de segurança Data de emissão: 19-06-2015 Versão: 0100/POR SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 11 Identificador do produto Designação comercial: LEGE 2 12

Leia mais

: SESTAMIBI LABELLING KIT CRS

: SESTAMIBI LABELLING KIT CRS Data de emissão: 27/06/2013 Data da redacção: 27/06/2013 Substitui a ficha: 17/12/2009 Versão: 4.0 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Forma

Leia mais

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º página: 1/6 1 Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa Identificador do produto Código do produto: 036-P Número de registo não aplicável Utilização da substância / da preparação Adesivo

Leia mais

Material Safety Data Sheet

Material Safety Data Sheet SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto SILICONE OIL Bulk 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Ficha de Dados de Segurança (Em conformidade com o REGULAMENTO DA COMISSÃO [UE] N.º 453/2010) Identificador do produto SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa Código do produto

Leia mais

Ficha de Segurança. 1. Identificação da preparação e da companhia

Ficha de Segurança. 1. Identificação da preparação e da companhia 1. Identificação da preparação e da companhia Nome do Produto/Preparação Código do produto Uso específico Ver Ficha Técnica do Produto. Métodos de aplicação Ver Ficha Técnica do Produto. Nome da Empresa

Leia mais

ATON Ca. FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Segundo Regulamento (CE) N.º 1907/2006, alterado pelo Regulamento (UE) N.º 453/2010

ATON Ca. FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Segundo Regulamento (CE) N.º 1907/2006, alterado pelo Regulamento (UE) N.º 453/2010 Página 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DA MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1. Identificador do produto: Designação Comercial: 1.2. Utilizações relevantes do produto: Agricultura - Fertilizante 1.3. Identificação

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Ácido Bórico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Ácido Bórico 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E EMPRESA Nome comercial: Ácido Bórico Código interno de identificação do produto: A020 Nome da Empresa: Endereço: Estrada Municipal Engenheiro Abílio Gondin Pereira, 72 Galpão

Leia mais

: Ambi Pur Aerosol Fresh & Pure

: Ambi Pur Aerosol Fresh & Pure Data de emissão: 21/11/2011 Data da redacção: Versão: 1.0 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Tipo de produto químico Nome comercial Código

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Página: 1 Data de compilação: 10.03.2014 Nº de Revisão: 1 Secção 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Nome do produto: Código de stock: DF1513 1.2.

Leia mais

Versão 1.0 Numero da FISPQ: 100000010394 Data da revisão: 19.10.2015. Sika Silicone W : PROQUÍMICA: 0800118270 SIKA (DDG): 08007037340.

Versão 1.0 Numero da FISPQ: 100000010394 Data da revisão: 19.10.2015. Sika Silicone W : PROQUÍMICA: 0800118270 SIKA (DDG): 08007037340. SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto : Código do produto : 100000010394 Tipo de produto : líquido Detalhes do fabricante ou do fornecedor Empresa : Sika S.A. Avenida Dr. Alberto

Leia mais

Ficha De Informações De Segurança De Produtos Químicos - FISPQ

Ficha De Informações De Segurança De Produtos Químicos - FISPQ Ficha De Informações De Segurança De Produtos Químicos - FISPQ De acordo com a NBR 14725-4:2012 Data da revisão: 12/11/2013 Revisão: 03 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto: Ref 0785

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO (CE) n 1907/2006 - REACH) Data : 11/05/2015 Página 1/6 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO DA

Leia mais

SECÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

SECÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO 1 of 7 SECÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do produto: Glutamate dehydrogenase (EC 1.4.1.4), Escherichia coli Referência(s) de catálogo:

Leia mais

Hidróxido de Sódio, pérolas Segundo Regulamento (CE) 1907/2006

Hidróxido de Sódio, pérolas Segundo Regulamento (CE) 1907/2006 Ficha de Dados de Segurança 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Sódio Hidróxido *pérola Hidróxido de Sódio, pérolas Segundo Regulamento

Leia mais

: AMBIPUR AIR Nuvens de Algodão - Aerosol

: AMBIPUR AIR Nuvens de Algodão - Aerosol Data de emissão: 06/07/2011 Data da redacção: Versão: 1.0 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Tipo de produto químico Nome comercial Código

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA. Prego Líquido em Cartucho 0061-010

FICHA DE SEGURANÇA. Prego Líquido em Cartucho 0061-010 Página: 1 de 5 F+ : Extremamente Inflamável Xn : Nocivo Apresentamos os novos e correspondentes Pictogramas, segundo o novo Regulamento CRE (classificação, rotulagem e embalagem) (Regulamento (CE) n.º

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Mixtinter Laranja HOR 16L Página 1 / 6

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Mixtinter Laranja HOR 16L Página 1 / 6 Mixtinter Laranja HOR 16L Página 1 / 6 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Mixtinter Laranja HOR nº Material: 238961 16L nº Material:238961 Código Interno de Produto : 000000393778

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 04

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 04 1/8 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Este produto destina-se a executar fixações em áreas de tráfico. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA BRANQUEADOR CLORADO LINHA PROFISSIONAL

FICHA DE SEGURANÇA BRANQUEADOR CLORADO LINHA PROFISSIONAL Ficha de Segurança de acordo com Regulamento (CE) nº 1907/2006 (REACH). Classificação e Rotulagem de acordo com Regulamento para a Classificação, Embalagem e Rotulagem de Preparações perigosas. 1. Identificação

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Segundo Regulamento (CE) nº. 1907/2006

Ficha de Dados de Segurança Segundo Regulamento (CE) nº. 1907/2006 Página 1/6 1 Identificação da preparação e da empresa Área de aplicação do produto: Produto profissional para limpeza/manutenção no sector agrícola. Fabricante/Fornecedor: JohnsonDiversey Departamento

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 6 -VIRACTIS 77 Ficha de dados de segurança 1. Identificação da substância/preparação e da sociedade/empresa PRODUTO: DENTO-VIRACTIS 77 Utilização: Tipo: Limpeza e desinfeção de superfícies.

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Denominação:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO CE N.o 1907/2006 - REACH) Versão 8.1 (19/12/2012) - Página 1/5 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS

RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS RISCOS E SEGURANÇA FRASES R NATUREZA DOS RISCOS ESPECÍFICOS ATRIBUÍDOS ÀS SUBSTÂNCIAS E PREPARAÇÕES PERIGOSAS R1 R2 Explosivo no estado seco. Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO (CE) n 1907/2006 - REACH) Versão 3.1 (25/06/2015) - Página 1/6 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Pág 1/6 1 Identificação do produto e da empresa 1.1 Identificação do Produto Nome comercial: Albumina Nº do Artigo: 1110XXX 1.2 Aplicação da substância / preparação: Química de Laboratório Diagnóstico

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 DODIVAL

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 DODIVAL FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com Regulamento 1907/2006 DODIVAL 1. IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA Nome do produto: Identificação: Tipo de formulação: Tipo de utilização: DODIVAL dodina

Leia mais

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º página: 1/5 1 Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa Identificador do produto Código do produto: 600560 Designação: Kit de calibração para a medição da turvação (diferentes valores

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 8 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas

Leia mais

Tinta seca - Vermelho

Tinta seca - Vermelho Página 1 / 7 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com o Regulamento (UE) nº 1907/2006 redacção dada 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA OU DA MISTURA E DA SOCIEDADE OU EMPRESA 1.1 Identificador do produto

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA Cutan Alcohol Gel

FICHA DE SEGURANÇA Cutan Alcohol Gel Data da revisão 15/02/2011 FICHA DE SEGURANÇA SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1. Identificador do produto Denominação/designação comercial Núm. de produto CAG47GSP,

Leia mais

CÓDIGO...: FISPQ-391 REVISÃO..: 08 FOLHA...: 1 / 6 DATA...: 09/2015 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO NAFTALENO SULFONATO DE SÓDIO

CÓDIGO...: FISPQ-391 REVISÃO..: 08 FOLHA...: 1 / 6 DATA...: 09/2015 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO NAFTALENO SULFONATO DE SÓDIO FOLHA...: 1 / 6 1 - Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772

Leia mais

Q TIC. Produtor/ Fornecedor:... Quimil Indústria e Comércio LTDA

Q TIC. Produtor/ Fornecedor:... Quimil Indústria e Comércio LTDA Revisão: 00 Data de revisão: 12/2011 Página 1 de 9 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:... Produtor/ Fornecedor:... Endereço:...Via periférica II, 2460 CIA SUL- Simões Filho. Bahia.

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Outras nomes comerciales É também válido para os seguintes números de material: 1001389;

Leia mais

Instruções de perigo para riscos de saúde H315 Provoca irritação cutânea. Riscos para a saúde Eye Irrit. 2

Instruções de perigo para riscos de saúde H315 Provoca irritação cutânea. Riscos para a saúde Eye Irrit. 2 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1 Identificador do produto Nome comercial do produto/denominação 1.2 Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura

Leia mais

Tinta seca Highlight Color LPS - Vermelho cardeal

Tinta seca Highlight Color LPS - Vermelho cardeal Página 1 / 7 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com o Regulamento (UE) nº 1907/2006 redacção dada 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA OU DA MISTURA E DA SOCIEDADE OU EMPRESA 1.1 Identificador do produto

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ÓXIDO DE CÁLCIO (Cal Viva)

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA ÓXIDO DE CÁLCIO (Cal Viva) ÓXIDO DE CÁLCIO (Cal Viva) 1.IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA / PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 Identificação da Substância / Preparação Nome do produto: Óxido de Cálcio; Corretivos Agrícolas 1.2 Utilização da

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

ACETATO DE SÓDIO ANIDRO PA

ACETATO DE SÓDIO ANIDRO PA 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Acetato de Sódio Anidro PA. Código interno de identificação do produto: A-2193 Principais usos: Reagente para laboratório. Nome da empresa: Anidrol

Leia mais

1 Designação comercial da substância e identificação da empresa

1 Designação comercial da substância e identificação da empresa 1 Designação comercial da substância e identificação da empresa Identificação do nome do rótulo/designação comercial Utilização da substância/preparação Cosméticos/Cuidado pessoal Para emergência química

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Abreviatura: Materialnr. 1024558 1.2. Utilizações identificadas relevantes da substância

Leia mais

DE DADOS DE SEGURANÇA

DE DADOS DE SEGURANÇA SIGMA-ALDRICH sigma-aldrich.com FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com a Regulamento (CE) No. 1907/2006 Versão 4.0 Data de revisão 20.01.2011 Data de impressão 24.01.2011 ENERIC EU MSDS - NO COUNTRY

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: CASTANHO P-BR Empresa: Clariquimica Com.de Produtos Químicos Ltda. Endereço: Rua Manoel Vitorino, 353. Complemento: xxxxxx Bairro: Cumbica Cidade: Guarulhos

Leia mais

Página 1 / 7 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com o Regulamento (UE) nº 1907/2006 redacção dada. Toner - Preto

Página 1 / 7 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com o Regulamento (UE) nº 1907/2006 redacção dada. Toner - Preto Página 1 / 7 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com o Regulamento (UE) nº 1907/2006 redacção dada 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA OU DA MISTURA E DA SOCIEDADE OU EMPRESA 1.1 Identificador do produto

Leia mais

Versão 1.0 Numero da FISPQ: 000000122941 Data da revisão: 16.09.2015. Sikaflex -265. : Selante/ Adesivo

Versão 1.0 Numero da FISPQ: 000000122941 Data da revisão: 16.09.2015. Sikaflex -265. : Selante/ Adesivo SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto : Código do produto : 000000122941 Tipo de produto : líquido Uso recomendado do produto químico e restrições de uso Uso da substância / preparação

Leia mais

Material Safety Data Sheet OP9011 TROWELABLE FAIRING COMPOUND CURING AGENT Version No: 2 Revision Date: 18/02/2003

Material Safety Data Sheet OP9011 TROWELABLE FAIRING COMPOUND CURING AGENT Version No: 2 Revision Date: 18/02/2003 1. Identificação da preparação e da companhia Nome do Produto/Preparação Código do produto Uso específico Ver Ficha Técnica do Produto. Só para uso profissional Métodos de aplicação Ver Ficha Técnica do

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA INSTRUNET GAM

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA INSTRUNET GAM Pág. 1 de 5 1.- IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE OU EMPRESA Identificação da substância ou da preparação: Utilização da substância ou da preparação: Gel de acção rápida para a desinfecção higiénica

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ nº 006 Revisão: 04 Data: 26/08/2014 Página: 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação do produto Stanlux Pell 1.2 Principais usos recomendados Masterbatches para plásticos 1.3

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ De acordo com a NBR 14725-4:2014

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ De acordo com a NBR 14725-4:2014 Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Data da revisão 03.12.2015 Versão 1.6 SEÇÃO 1. Identificação do produto e da empresa 1.1 Identificador do produto Número de registro REACH

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança. Cloreto de Sódio

Ficha de Dados de Segurança. Cloreto de Sódio Ficha de Dados de Segurança Cloreto de Sódio 1. Identificação da substância e da empresa 1.1 Identificação da substância ou do preparado Denominação: Sódio Cloreto Segundo Regulamento (CE) 1907/2006 1.2

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Cartasol Turquesa K-2R liq 0100 Página 1 / 7

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Cartasol Turquesa K-2R liq 0100 Página 1 / 7 Cartasol Turquesa K-2R liq 0100 Página 1 / 7 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Cartasol Turquesa K-2R liq 0100 nº Material: 235716 nº Material:235716 Código Interno de Produto :

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Página 1 de 5 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Outras nomes comerciales É também válido para os seguintes números de material: : 914925;

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA RS CLP/GHS revision date 01/12/15 88 v1.0 RS -, - Página: 1 Data de compilação: 09/10/2015 Nº de Revisão: 1 Secção 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA RS review date: 01/ /15 Página: 1 Data de compilação: 08/10/2015 Nº de Revisão: 1 Secção 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Nome do produto: Código

Leia mais

Ficha De Informações De Segurança De Produtos Químicos - FISPQ

Ficha De Informações De Segurança De Produtos Químicos - FISPQ Ficha De Informações De Segurança De Produtos Químicos - FISPQ De acordo com a NBR 14725-4:2012 Data da revisão: 10/12/2013 Revisão: 03 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto: Nitrato

Leia mais

Data de revisão: 17-12-2015 Revisão: 14 Data de substituição: 04-12-2015

Data de revisão: 17-12-2015 Revisão: 14 Data de substituição: 04-12-2015 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com o Regulamento (CE) n.º 1907/2006, Anexo II, alterado pelo Regulamento (UE) n.º 453/2010 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1.

Leia mais

Ficha de dados de segurança segundo as directivas da UE Azul Turquesa Remazol G 133%

Ficha de dados de segurança segundo as directivas da UE Azul Turquesa Remazol G 133% Página 1/5 1) Identificação produto/empresa Campo de aplicação : Corante têxtil DyStar Textilfarben GmbH, Ökologie Caixa postal 100480, D - 51304 Leverkusen Número de telefone 49(0)69/2109-3172 Tele-Fax

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Fat Yellow3G-CN Página 1 / 6

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Fat Yellow3G-CN Página 1 / 6 Fat Yellow3G-CN Página 1 / 6 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Fat Yellow3G-CN nº Material: 197950 nº Material:197950 Código Interno de Produto : 000000189695 Identificação da sociedade/empresa

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 FONGRABAC THPS Página 1

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 FONGRABAC THPS Página 1 FONGRABAC THPS Página 1 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: FONGRABAC THPS Código Interno de Produto : 000000104437 Identificação da sociedade/empresa CLARIANT S/A Av.d.Nacoes Unidas,

Leia mais

: MULTIGRADE MS-FE SAE 5W20

: MULTIGRADE MS-FE SAE 5W20 Data de emissão: 11/02/2013 Data da redacção: 04/11/2014 Substitui: 05/03/2014 Versão: 3.0 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Forma de produto

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Segundo Regulamento (CE) nº. 1907/2006

Ficha de Dados de Segurança Segundo Regulamento (CE) nº. 1907/2006 Página 1/5 1 Identificação da preparação e da empresa Área de aplicação do produto: Produto profissional para lavagem da roupa. Fabricante/Fornecedor: Diversey Portugal S.A. Departamento de Informações:

Leia mais

Benzoato de Sódio Página 1 de 5 FISPQ nº: 001.012 / 31 Ultima Revisão: 01/12/2006

Benzoato de Sódio Página 1 de 5 FISPQ nº: 001.012 / 31 Ultima Revisão: 01/12/2006 Benzoato de Sódio Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Benzoato de Sódio Código do produto : 001.012 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 : Metalloys

Leia mais

Página 1 / 7 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com o Regulamento (UE) nº 1907/2006 redacção dada. Toner - Magenta

Página 1 / 7 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com o Regulamento (UE) nº 1907/2006 redacção dada. Toner - Magenta Página 1 / 7 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA de acordo com o Regulamento (UE) nº 1907/2006 redacção dada 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA OU DA MISTURA E DA SOCIEDADE OU EMPRESA 1.1 Identificador do produto

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Produto: NITROQUISA 20,5 Pág. 1 de 6 1. Designação de substância/preparação e empresa NITROQUISA 20,5 Adubo granulado Empresa: Agroquisa Agroquímicos, S.A. Rua dos Navegantes, 48-53 1200-732 LISBOA Tel:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO CE N.o 1907/2006 - REACH) Data: 24/08/2012 Página 1/6 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO DA

Leia mais

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º

Ficha de dados de segurança Em conformidade com 1907/2006/CE, Artigo 31.º página: 1/6 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1 Identificador do produto Código do produto: A2189 Nº CAS: 18378-89-7 1.2 Utilizações identificadas relevantes da substância

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO CE N.o 1907/2006) Data: 17/02/2010 Página 1/5 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1 IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE / EMPRESA Identificação da substância/preparação:

Leia mais

Ficha de dados de segurança

Ficha de dados de segurança Data de Impressão: 18.06.2015 Página 1 de 7 SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa 1.1. Identificador do produto Outras nomes comerciales ENKE BETONCOAT Revestimento PUR,

Leia mais