QUADRO DE CARREIRA DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FACULDADE TRES DE MAIO SETREM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUADRO DE CARREIRA DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FACULDADE TRES DE MAIO SETREM"

Transcrição

1 QUADRO DE CARREIRA DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FACULDADE TRES DE MAIO SETREM O presente documento apresenta o Quadro de Carreira Docente (QCD) da Educação Superior da Sociedade Educacional Três de Maio SETREM. Tem como objetivo regular os processos de admissão, progressão e promoção dos docentes, bem como reconhecer e recompensar as contribuições individuais na realização das responsabilidades e no alcance dos objetivos da SETREM. DA INSTITUIÇÃO Art. 1º - Este Quadro de Carreira Docente é instituído pela Sociedade Educacional Três de Maio SETREM, Instituição mantenedora da Faculdade Três de Maio, entidade de ensino, com sede na Av. Santa Rosa, nº 2405, CEP , Três de Maio, RS, CNPJ nº / tendo como objetivo atender ao disposto do art. 53, parágrafo único, inciso VI, da Lei n 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), bem como ao previsto no parágrafo 2º, do art. 461, do Decreto-lei nº 5.452/1943 (Consolidação das Leis do Trabalho), disciplinando a admissão, progressão e promoção dos docentes de nível superior. Parágrafo Único. Na elaboração deste Quadro de Carreira Docente foram observadas todas as regras legais inerentes, em especial o disposto na Portaria nº 02, de 25 de maio de 2006, com as alterações introduzidas pelas Portarias nº 05, de 18 de novembro de 2008 e nº 06, de 26 de janeiro de 2010, todas do Secretário de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego. DA ESTRUTURA DO QUADRO DE CARREIRA DOCENTE Art. 2º. A estrutura do Quadro de Carreira Docente e o sistema de enquadramento por admissão, progressão e promoção na carreira docente ficam sujeitos às disposições e normas constantes do presente regramento.

2 1º Admissão: consiste em normas sobre o ingresso do docente no quadro de carreira da Instituição. 2º Progressão: passagem de um nível para outro, dentro da mesma classe e de uma classe para outra, segundo critérios objetivos. 3º Promoção: é o meio pelo qual há a passagem do subnível A para o B, dentro do mesmo nível e classe, ocorrendo, alternadamente, por antiguidade e por merecimento. DO CORPO DOCENTE Art. 3º. Os docentes da Faculdade Três de Maio deverão ter formação mínima de especialista e, preferencialmente, Mestrado e Doutorado, formação na área dos componentes curriculares que trabalham, procurando atender ao perfil docente definido no Projeto Pedagógico da Instituição, bem como ao do curso no qual atua. No desenvolvimento de suas atividades, os docentes deverão pautar a sua ação alinhados com a missão, visão e os princípios institucionais, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e metas do Planejamento Anual e Estratégico. Art. 4º. São funções do docente: I - coordenar os processos de ensinar e aprender, que se caracteriza pelas formas e técnicas de produção, sistematização e aplicação do saber científico, metodologicamente comprovado e didaticamente organizado, obedecendo a processos controláveis de avaliação, de modo a possibilitar aos estudantes os conhecimentos necessários, compatíveis à consecução do objetivo de educação; II - desenvolver atividades que proporcionam as vivências práticas profissionais, bem como as de coordenação, supervisão de estágios, chefia, pesquisa, extensão, assessoramento, atividade de administração acadêmica e outras de natureza equivalente que poderão ser criadas, a critério da Instituição, para atender seu projeto global; III - participar de processos voltados à criação, revisão e atualização de projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós-graduação; IV - elaborar o/s Plano/s do/s Componente/s Curricular/es que lhe for/em confiado/s, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso e da Faculdade Três de Maio; V - manter atualizados os registros acadêmicos; VI - participar do/s Colegiado/s e/ou do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Curso do/s qual/is é integrante do corpo docente;

3 VII - participar das atividades voltadas à formação docente promovidas pelo Programa Permanente de Qualificação Docente PPQD; VIII - participar de comissões para as quais for designado; IX - cumprir o Regimento da Faculdade Três de Maio. DAS CLASSES Art. 5º. O Quadro de Carreira Docente compreende quatro classes, cada uma delas com até quatro níveis e cada um desses níveis com dois subníveis (A e B), constituídos como apresenta o Quadro a seguir e os itens subsequentes: Quadro 1 - Classes de Professor e seus respectivos níveis: CLASSES AUXILIAR DE ENSINO NIVEIS 3 4 SUBNIVEIS SUBNIVEIS SUBNIVEIS SUBNIVEIS AE1A AE1B AE2A AE2B x x x x ASSISTENTE AS1A AS1B AS2A AS2B AS3A AS3B AS4A AS4B ADJUNTO AD1A AD1B AD2A AD2B x x x x TITULAR TI1A TI1B x x x x x x I - Professor/a Auxiliar de Ensino - AE - Titulação acadêmica mínima de Especialização na área do conhecimento ou área afim que irá lecionar, experiência de docência e profissional na área de atuação. A categoria será subdividida nos seguintes níveis e subníveis: nível 1, subníveis A e B e nível 2, subníveis A e B. II - Professor/a Assistente - AS - Titulação acadêmica mínima de Mestre na área do conhecimento ou área afim que irá lecionar, experiência na docência superior, conforme requisitos de Progressão e experiência profissional. Ou, titulação de Doutor na área do conhecimento que irá lecionar ou área afim com experiência profissional na área ou produção científica relevante. A categoria será subdividida nos seguintes níveis e subníveis: nível 1, subníveis A e B ; nível 2, subníveis A e B ; nível 3, subníveis A e B ; nível 4, subníveis A e B. III - Professor/a Adjunto - AD - Titulação acadêmica de Doutor na área do conhecimento ou área afim que irá lecionar, experiência de docência superior, produção científica comprovada e atuação em atividades acadêmica/gestão conforme Requisitos de Progressão. A categoria será subdividida nos seguintes níveis e subníveis: nível 1, subníveis A e B e nível 2, subníveis A e B.

4 IV - Professor/a Titular - TI Titulação acadêmica de Doutor na área do conhecimento ou área afim que irá lecionar, experiência de docência superior, produção científica comprovada e atuação em atividades acadêmica/gestão conforme Requisitos de Progressão. A categoria terá um nível, com os subníveis A e B. Art. 6º. As diferentes classes com os respectivos níveis e subníveis, em ordem crescente, indicam a posição do Professor na carreira docente, em conformidade com a sua titulação acadêmica, experiência em funções acadêmicas, tempo de docência, produção técnico-científica, acadêmica e profissional. Parágrafo Único. A posição do professor na carreira docente nos subníveis A e B de cada nível dar-se-á, exclusivamente, por promoção alternada, por antiguidade e por merecimento. Art. 7º. O professor poderá, cumulativamente ou não às atividades de sala de aula, exercer funções de gestão, sob a forma de gratificação, a ser definido em regulamento próprio. 1º A proposição de gratificação é de iniciativa da empregadora e sua concessão depende de concordância expressa e formal do professor. 2º A cessação da gratificação ocorrerá antes do início do semestre letivo e implicará o perecimento das vantagens salariais decorrentes, salvo extinção contratual ou termo final das razões da gratificação, desde que previamente estabelecido. DOS REQUISITOS E CRITÉRIOS PARA ENQUADRAMENTO Art. 8º. O enquadramento dos Professores nas classes, níveis e subníveis, obedecerá aos critérios de Admissão, Progressão e Promoção, a seguir estabelecidos. DA ADMISSÃO Art. 9º. A Admissão ao Quadro de Carreira Docente atenderá às normas e aos procedimentos de seleção definidos pela Faculdade Três de Maio. Art. 10º. Todo docente no momento da contratação e na implantação do presente Quadro de Carreira Docente será enquadrado na Classe e Nível de acordo com os critérios estabelecidos no Quadro 2, a seguir.

5 Quadro 2 - Resumo das Condições de Enquadramento nas Admissões e/ou Enquadramento Inicial CLASSE NÍVEL TITULAÇÃO REQUISITOS MÍNIMOS 6 meses de experiência docente e/ou Especialista profissional na área de atuação. AE1 Sem experiência docente ou profissional Mestre AUXILIAR anterior. 6 meses de experiência docente e/ou AE2 Mestre profissional na área de atuação ou produção científica relevante comprovada. 5 anos de atuação como docente na Mestre AS1 Faculdade Três de Maio. ASSISTENTE Doutor Titulação de Doutor na área de atuação. AS2 Mestre 10 anos de atuação como docente na Faculdade Três de Maio. 1º A admissão em outra classe poderá ser autorizada pelo Diretor Geral e Vicediretor de Ensino Superior, em casos excepcionais, para atender as necessidades acadêmicas específicas. 2º Considera-se como produção científica: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados, artigos publicados em revistas especializadas, textos completos em anais de eventos científicos, resumos publicados em anais de eventos: regionais, estaduais, nacionais e internacionais, propriedade intelectual depositada ou registrada e produções técnicas relevantes. DA PROGRESSÃO Art. 11º. A progressão de docentes às classes, bem como aos níveis superiores, dar-se-á mediante comprovação de desempenho técnico-profissional (critérios dispostos no Quadro 3). Os requisitos para a progressão são relativos à formação, tempo de docência na Faculdade Três de Maio, atividade acadêmica/gestão e produção científica. 1º A pontuação do Quadro 3 será resultante dos pontos obtidos pelo/a Professor/a a partir do somatório dos pontos nos Quadros 4 e 5.

6 Classe Quadro 3 - Requisitos de Progressão para enquadramento na Classe: Auxiliar Assistente Adjunto Titular Nível Titulação Mínima Tempo de docência na Faculdade Três de Maio - SETREM (anos) Pontuação Atividade acadêmica/ gestão Quadro 1 Pontuação Produção Científica Quadro 2 AE1 Especialista - Mestre AE2 Especialista 4 anos de permanência no Nível AE Mestre 2 anos de permanência no Nível AE AS1 Mestre 2 anos de permanência no Nível AE AS2 Mestre 2 anos de permanência no Nível AS2 14 AS3 Mestre 3 anos de permanência no Nível AS AS4 Mestre 3 anos de permanência no Nível AS AD1 Doutor 3 anos de permanência no Nível AS AD2 Doutor 4 anos de permanência no Nível AD TI1 Doutor 4 anos de permanência no Nível AD º As definições são as seguintes: I - Titulação: Expressa o nível de graduação do docente, que pode ser apenas de especialista, mestre ou doutor. II - Tempo de docência na Faculdade Três de Maio: Tempo, em anos, de permanência em docência em nível superior na Faculdade Três de Maio. Art. 12º. A progressão dos/as professores/as obedece às seguintes disposições gerais: I - o processo de progressão será instaurado pela Instituição, anualmente; II - os procedimentos e prazos incluirão habilitação dos candidatos, análise e julgamento da comprovação dos requisitos e critérios exigidos, divulgação dos resultados, interposição de recurso e homologação final das progressões deferidas; III - a progressão deferida terá vigência sempre a partir do dia 1º do mês de maio, subseqüente à homologação; IV - para a análise e julgamento dos candidatos habilitados, serão computados os requisitos e critérios atendidos ou completados até a data final do prazo estabelecido pela Instituição para a habilitação dos candidatos. Parágrafo Único. O detalhamento de procedimentos, prazos e condições para encaminhamento, tramitação e análise dos processos de progressão docente, previstos neste artigo, são definidos e divulgados pelo Diretor Geral da Instituição. Art. 13º. O número de posições que constitui a lotação da classe de Titular é limitado a 10% do total de integrantes do Quadro de Carreira e em exercício até a data de instauração do processo de progressão.

7 Art. 14º. Atividades acadêmicas e de gestão são aquelas desenvolvidas pelo/a professor/a relativas a demandas internas e externas da Faculdade Três de Maio, nos últimos três anos, conforme Quadro 4 a seguir: acadêmica. Quadro 4 - Pontuação das atividades acadêmicas, envolvimento e gestão Formação Continuada, Envolvimento e Gestão Acadêmica ATIVIDADE UNIDADE MÁXIMO Para 20 horas de participação como ouvinte em cursos ou eventos acadêmicos e científicos regionais/estaduais. 0,5 1 Para 20 horas de participação como ouvinte em cursos ou eventos acadêmicos e científicos nacionais. Para 20 horas de participação como ouvinte em cursos ou eventos acadêmicos e científicos internacionais. Para 40 horas de participação como ouvinte em cursos ou eventos acadêmicos e científicos regionais/estaduais. Para 40 horas de participação como ouvinte em cursos ou eventos acadêmicos e científicos nacionais. 3 6 Para 40 horas de participação como ouvinte em cursos ou eventos acadêmicos e científicos internacionais. 4 8 Orientação Trabalho de Conclusão de Cursos de graduação. 0,5 2 Participação, como convidado, em bancas de Trabalho de Conclusão de Cursos de graduação da SETREM. 0,5 1 Orientações de trabalho de conclusão de curso de Especialização ou MBA. Participação, como convidado, em bancas de trabalho de conclusão de especialização ou MBA. Coordenação da CPA durante 2 anos. Membro CPA Comissão Própria de Avaliação durante 2 anos. 0,5 1 Participação no Núcleo Docente Estruturante de curso por 2 anos. 0,5 1 Membro do Conselho Departamental por 3 anos. 0,5 1 Participação em Projetos Internos, tais como: Planejamento Estratégico, Comitê Pedagógico, organização e execução de visitas técnicas. Organização de Eventos Internos da Faculdade Três de Maio de nível regional/estadual (tais como: congressos, encontros, seminários, jornadas 1 3 científicas, dias de campo e Salão de Pesquisa). Organização de Eventos da Faculdade Três de Maio de nível nacional/internacional (tais como: congressos, encontros, seminários e jornadas científicas). Aprovação de recursos externos para custeio de até 50% do investimento total em projetos institucionais (líder do projeto). 2 6 Aprovação de recursos externos para custeio de até 100% do investimento em projetos institucionais (líder do projeto). 3 9 Aprovação de projeto de pesquisa com financiamento ou bolsas de órgãos de fomento externo. Coordenação de elaboração de projeto pedagógico de novo curso de graduação (curso implementado). 3 6 Participação efetiva na elaboração de projeto pedagógico de novo curso de graduação (curso implementado). Coordenação de projeto de reformulação curricular Participação efetiva em projeto de reformulação curricular Coordenação de projeto de criação de curso de pós-graduação lato senso (curso implementado). Participação como palestrante em congressos, jornadas, seminários e eventos científicos de outras Instituições 1 3 Coordenação de projeto de criação de curso de pós-graduação latosenso, aprovado pelo Colegiado. Exercício por mais de uma vez em função de representação da SETREM em entidades externas (tais como: Associações Comerciais, Industriais e de Serviços, Fundações, Conselhos Municipais, Estaduais ou Nacionais) Participação em Conselhos Científicos, Comitê Editorial de Periódicos Científicos ou Comitê de Ética por dois anos. Participação em Comissão Cientifica de eventos nacionais reconhecidos pela CAPES

8 Parágrafo Único. Serão consideradas as atividades exercidas na Faculdade Três de Maio ou representando a mesma por autorização expressa do Diretor Geral da SETREM ou do Vice-Diretor da Faculdade Três de Maio. Art. 15º. Produção científica, relacionada a área e/ou área afim de conhecimento que leciona, desenvolvida pelo docente nos últimos 3 anos, conforme Quadro 5. Quadro 5 - Pontuação relativa à Produção Científica Pontuação da Produção Científica Pontuação Máximo Artigo publicado em Congressos de Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação Artigo publicado em anais de Evento qualificado como Qualis A1 4 8 Artigo publicado em anais de Congresso Qualis B 4 Artigo publicado em anais de Outros Congressos, não qualificados. 1 3 Artigo publicado em Periódicos Qualis A Artigo publicado em Periódicos Qualis A Artigo publicado em Periódicos Qualis B Artigo publicado em Periódicos Qualis B Artigo publicado em Periódicos Qualis B Artigo publicado em Periódicos Qualis B4 4 8 Artigo publicado em Periódicos Qualis B5 3 6 Artigo publicado em Periódicos Qualis C Artigo publicado em Outros Periódicos, não qualificados no Qualis. 1 3 Autor de livro publicado na área e/ou área afim que leciona na Faculdade Capítulo de livro publicado na área e/ou área afim que leciona na Faculdade 5 10 Organizador de livro publicado na área e/ou área afim que leciona na Faculdade 4 8 Artigo publicado na Revista SETREM Resumo publicado em evento interno Resumo publicado em evento externo 3 6 Resumo estendido publicado em evento interno 1 3 1º. A qualificação dos congressos e periódicos é realizada pela CAPES, revisada periodicamente e disponível no site 2º. Nas publicações pontuadas no Quadro 5, deverá estar identificado o nome da Faculdade Três de Maio SETREM como Instituição de atuação. Art. 16º. Atendidos os requisitos e critérios previstos nos Art. 11º, 12º, 13º, 14º e 15º sempre que o número de candidatos à progressão exceder o número de posições disponíveis na classe de Titular, a Instituição adotará os seguintes critérios de precedência, a serem aplicados sucessivamente, para o preenchimento das vagas: I - maior número de pontuação conferida na análise do Quadro 4; II - maior número de pontuação conferida na análise do Quadro 5; III - maior tempo de permanência na classe ou nível anterior;

9 IV - maior tempo de serviço na Instituição em qualquer nível de ensino. Parágrafo Único. Será utilizado como critério de desempate, sucessivamente, a existência de maior tempo de serviço na classe anterior, maior tempo de serviço na Instituição e, por fim maior tempo de docência. DA PROMOÇÃO Art. 17º. As promoções do pessoal docente ocorrerão, exclusivamente, dentro de cada nível de cada classe, do subnível A para B e obedecerão às disposições seguintes: I - As promoções observarão sempre os critérios de alternância entre antiguidade e merecimento. a) a promoção por antiguidade dar-se-á por tempo de serviço na classe, na Instituição e do professor; b) a promoção por merecimento, dar-se-á entre os candidatos habilitados, por decisão da Comissão de Avaliação, segundo critérios, meramente indicativos, de acordo com Regimento Interno, aprovado pela Direção da Faculdade. 1º. Será utilizado como critério de desempate a existência de maior tempo de serviço na categoria, ou maior tempo de docência na Faculdade Três de Maio, ou por fim, maior tempo de docência. 2º. Os critérios para promoções, tanto por antiguidade como por merecimento, não se aplicam cumulativamente. 3º. O tempo de serviço e o aprimoramento acadêmico serão incentivados, pela automática promoção, pela concessão dos seguintes adicionais: I - Adicional por tempo de serviço todo o professor terá direito a um adicional por tempo de serviço equivalente a 3% (três por cento) do seu salário-base mensal para cada quatro anos trabalhados na Faculdade Três de Maio, observado o limite de 20% (vinte por cento) de adicional, independentemente do número de quadriênios. II - Adicional de aprimoramento todo professor terá direito a um adicional por titulação, incidente sobre o valor da hora aula básica contratada, acrescida de repouso semanal remunerado e consideradas as 4,5 semanas a que alude o 1º, do art. 320 da CLT, de 10% (dez por cento) para Mestres e de 15% (quinze por cento) para Doutores. 4º. Os adicionais previstos nos incisos I e II, do parágrafo terceiro, não se acumulam entre si, nem vantagens eventualmente previstas em Convenções Coletivas de Trabalho, mas se compensam.

10 DA OPERACIONALIZAÇÃO DA PROGRESSÃO E PROMOÇÃO Art. 18º. A solicitação de alteração de nível e ou classe deverá ser feita pelo docente com o preenchimento do formulário disponibilizado pelo setor de Gestão de Pessoas da Instituição, no mês de março de cada ano e sua implementação, se atendida, será a partir do mês de maio do mesmo ano. 1º. Para a avaliação dos pedidos será instalada anualmente uma Comissão de Avaliação, composta por: I - um representante indicado pelo Diretor da Instituição; II - dois representantes dos/as professores/as da Faculdade Três de Maio; III - um representante da entidade mantenedora; IV - um representante do setor de Gestão com Pessoas da Instituição. 2º. O enquadramento sempre se dará quando todos os requisitos forem atendidos e aprovados pela Comissão de Avaliação. Art. 19º. A promoção, do subnível A para o B ocorrerá após a habilitação do docente no processo de promoção, da implementação das condições e das deliberações previstas, conforme estabelecido neste Quadro de Carreira Docente, no primeiro dia do mês seguinte, preferencialmente no mês de maio. DO QUADRO DE LOTAÇÃO Art. 20º. Na Progressão do Quadro de Carreira Docente será obedecida a lotação máxima de 10% para a Classe de Titular, do total de docentes em atividade na data de instauração do processo de progressão. Art. 21º. Observado o disposto nos artigos 8º e 9º e somente para fins de promoção alternada, por antiguidade e merecimento, o subnível B terá como lotação o número absoluto equivalente que corresponder a 1/3 (um terço) do número total de professores enquadrados dentro do respectivo nível e em atividade na data da instauração do processo de promoção. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 22º. Este Quadro de Carreira Docente, com requisitos e critérios para a admissão, progressão e promoção, referentes às classes, níveis e subníveis nele previstos, aplica-se, obrigatoriamente, a partir da homologação pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a todas as situações de admissão, de progressão e de promoção.

11 Parágrafo Único Não poderá ocorrer progressão ou promoção com efeito retroativo. Art. 23º. Para fins de admissão, progressão e promoção docente, somente são considerados títulos e qualificações acadêmicos expedidas por Instituições devidamente reconhecidas e autorizadas pelo Ministério da Educação, devidamente comprovados pelo interessado junto à Instituição. Art. 24º. A admissão, a progressão, a promoção e o desligamento de pessoal docente são de competência do Diretor Geral da Instituição. Art. 25º. Compete ao Diretor Geral a análise e a decisão sobre os casos não previstos neste Quadro de Carreira Docente. Art. 26º. Os membros do corpo docente da Faculdade Três de Maio gozam de remuneração de acordo com sua classe e nível definida pela política salarial da Mantenedora e disposta no Quadro de Valores da Hora Aula (Quadro 6), aprovado e atualizado periodicamente, conforme legislação e determinação expressa do Diretor Geral da Instituição. Quadro 6 Valores* da Hora Aula: CLASSES AUXILIAR DE ENSINO (AE) ASSISTENTE (AS) ADJUNTO (AD) NÍVEIS 3 4 Subníveis Subníveis Subníveis Subníveis A B A B A B A B 23,55 23,78 24,00 24,20 X X X x 24,50 24,70 24,90 25,10 25,30 25,50 25,70 25,90 26,20 26,40 26,60 26,80 X X X X TITULAR 27,20 27,50 X X X X X X (TI) * Os valores expressos em Reais. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS Art. 27º. Caso, em algum período, ocorrer lotação superior no subnível B, de qualquer categoria e nível, em percentual superior àquele previsto no art. 20, tal situação não implica em alteração da lotação estipulada neste Quadro de Carreira Docente, tratando-se de situação isolada e transitória, não gerando qualquer direito adquirido.

12 Art. 28º. O preenchimento das vagas nos subníveis B de cada nível de categoria prevista neste Quadro de Carreira Docente, no percentual estabelecido no art. 19, será implementado pela Instituição no prazo de até 3 anos, a contar da data de homologação deste Quadro de Carreira Docente pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Art. 29º. Este Quadro de Carreira Docente entrará em vigor no prazo de até um ano após a publicação e decisão homologatória pelo Ministério do Trabalho e Emprego, podendo ser revisto após 3 anos. Três de Maio, 13 de junho de Flávio Magedanz Diretor Geral Faculdade Três de Maio/SETREM Hordi Núbio Felten Presidente da Sociedade Educacional Três de Maio Mantenedora