S&M - SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "S&M - SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO"

Transcrição

1 1. ESCOPO Fornecimento de treinamento técnico em programação de CLP SIEMENS. Este curso é voltado para capacitar os participantes que lidam com os comandos e recursos dos Controladores Lógicos Programáveis da SIEMENS. 2. ESCOPO DE FORNECIMENTO: Fornecimento de treinamento Técnico em programação de CLP SIEMENS, conforme descrito a seguir: Material didático; Simuladores práticos para melhor familiarização do profissional com equipamentos disponíveis no mercado ex. botões, chaves de 2 e 3 posições,sirene,sinaleiros led, etc; No máximo 2 alunos por bancada para um melhor aproveitamento do curso; Coffee-break em 2 períodos; Almoço em restaurante; Emissão de certificado; 3. COTEÚDO PROGRAMÁTICO: A seguir serão descritos os conteúdos e informações sobre cada módulo.

2 3.1 - CURSO STEP5 BÁSICO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s SIMATIC S5. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os comandos e recursos do Controlador Lógico Programável S5. PRÉ-REQUISITOS: Conhecimento básico de eletricidade, lógica de comando elétrico e micro-informática. Característica e configuração dos CLP s SIMATIC S5; Familiarização com o equipamento simulador; Familiarização com a ferramenta de programação STEP 5; Estrutura da linguagem de programação STEP 5; Endereçamento do CLP; LAD - diagrama de contatos; CSF - blocos de funções; STL - lista de instruções; Correspondência entre esquemas elétricos e programa de CLP; Funções booleanas e operações lógicas; Flag s, contadores e temporizadores; Introdução aos blocos de organização e programação; OB s PB s Exercícios práticos. 40 horas (5 dias )

3 3.2 - CURSO STEP5 AVANÇADO: O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção e serviços que utilizam PLC s SIMATIC S5. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os comandos e recursos não apresentados no curso básico do Controlador Lógico Programável S5. PRÉ-REQUISITOS: Treinamento de STEP5 BÁSICO Blocos de organização; Apresentação dos blocos OB`s existentes na CPU. Blocos de programação; Blocos de função; Criação, leitura e utilização. Blocos de dados; Recursos para criação, leitura e escrita de valores. Instruções Avançadas; SHIFT, ROTATE. AW, OW Conversão de dados; BCD, INTEGER, REAL. Recursos de indexação; Funções avançadas da ferramenta de programação STEP 5: Referência cruzada; Diagnose e localização; Edição de comentários e simbólicos; Recursos para monitoração de programas; Informações sobre gravação e leitura de sub-módulos de memória EPROM e EEPROM; Sinais analógicos: Módulos e manuseios de entrada e saída analógica; Endereçamento de módulos analógicos; Conversão e manuseio de valores. Parâmetros simbólicos. Exercícios. 40 horas (5 dias)

4 3.3 - CURSO S5-MANUTENÇÃO: O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção e serviços que utilizam PLC s SIMATIC S5. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os recursos de manutenção do Controlador Lógico Programável S5, bem como realizar diagnóstico de Hardware. PRÉ-REQUISITOS: S5 Básico e Avançado Hardware Configuração de hardware; Concepção da Unidade de Processamento (CPU); Áreas de memórias; Interligações aos periféricos; Execução do processo de controle; Como especificar e localizar códigos de equipamentos Siemens. Recursos Utilizados para uma rápida resolução de problemas. Como se orientar nos manuais dos equipamentos Siemens; Como trabalhar com os sistemas de referência cruzada do programa; Como consultar a documentação impressa. Start-up do programa do usuário com a CPU em STOP Dicas para colocação em funcionamento do programa do usuário; Reações do CLP em caso de falha; CPU em RUN e em STOP; Diagnose de falhas através dos Leds na CPU; Ferramentas para diagnose de falha. Start-up do programa do usuário com a CPU em RUN Programação e colocação em funcionamento; Função de testes STATUS; Funções do CLP (force, status var e force var); Procura de operandos em todos os blocos; Procura durante a função Status ; Ferramentas para auxílio; XREF - referência cruzada. COMP - comparação.

5 REW - reendereçamento. Colocação em funcionamento do Software. Blocos de função FB e Blocos de dados DB: Utilização de FB e DB; Supervisão do tempo de ciclo; FB parametrizável; Operações de salto dentro do programa; Seletor de saltos. Processamento por alarme e o comportamento na inicialização do equipamento: Tempo de resposta do sistema; Linhas de interrupção; Módulo de alarme; OB de processamento na inicialização. Processamento de valores analógicos e representação de valores convertidos: Entradas e saídas analógicas; Leitura de valores; Codificação de valores; Módulos de seleção da faixa de medição; Apresentação dos valores medidos; Acesso através de FB Standard; Valores em ponto flutuante. Operações de Transformação 40 horas (5 dias )

6 3.4 - CURSO STEP7 BÁSICO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s Simatic S7 300/400. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os comandos e recursos do Controlador Lógico Programável S7. PRÉ REQUISITOS: Conhecimento básico de eletricidade, lógica de comando elétrico e micro-informática. Família Simatic S7: CLP 300 e CLP400. Instalando o Step7: Técnicas para instalação do software de programação. Introdução ao hardware: Técnicas para montagem, troca e substituição de módulos Configurando /parametrizando: Intodução e exercícios de como configurar e parametrizar o hardware a ser montado. Princípios básicos de operação e programação; O editor de programas: LAD - diagrama de contatos. FBD - blocos de funções lógicas. STL - lista de instruções. Operações lógicas básicas; Temporizadores, contadores e comparadores; 40 horas (5 dias )

7 3.5 - CURSO STEP7 AVANÇADO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s Simatic S7 300/400. Este curso é voltado para capacitar os participantes para desenvolver aplicações utilizando os recursos não explorados no curso básico do Controlador Lógico Programável S7. PRÉ-REQUISITOS: STEP7 BÁSICO Revisão na operação do SW ferramenta STEP 7; Blocos de organização; Apresentação dos blocos OB`s existentes na CPU. Blocos de programação; Blocos de função; Criação, leitura e utilização. Blocos de dados; Recursos para criação, leitura e escrita de valores. Instruções Avançadas; Recursos de indexação; Funções avançadas da ferramenta de programação STEP 7: Referência cruzada; Diagnose e localização; Edição de comentários e simbólicos; Recursos para monitoração de programas; Sinais analógicos: Módulos e manuseios de entrada e saída analógica; Endereçamento de módulos analógicos; Conversão e manuseio de valores. Parâmetros simbólicos. Formas de endereçamento; Endereçamento indireto. Gerenciamento de dados utilizando estruturas complexas; Recursos de bibliotecas SIMATIC S7; Utilização de variáveis do sistema; Manipulação de erros síncrona e assincronamente; Funções aritméticas adicionais e operações com acumulador;

8 Diagnose de detecção de falhas; Recursos de comunicação; Interface MPI. Porfibus DP. CARGA HORÁRIA : 40 horas (5 dias )

9 3.6 - CURSO STEP7 MANUTENÇÃO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção e serviços que utilizam PLC s Simatic S7 300/400. Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os recursos de manutenção, não apresentados nos cursos básico e avançado de Step7, para diminuição do tempo de hora parada. Família do Sistema S7; Instalação / manutenção; O Simatic manager; Comissionamento e start-up do hardware; Configuração de hardware e carregamento de programa na memória; Revisão nas instruções básicas; Armazenamento de dados em DB s; Funções e blocos de funções; Blocos de organização; Comissionamento de software; Funções de teste; Erros que levam a CPU para STOP; Erros de lógica; Erros esporádicos; Informações do sistema; Reendeçamento de um programa; Documentar, gravar e arquivar programa; 40 horas (5 dias ).

10 3.7 - IHM Curso IHM usando software Protool O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s Simatic S7 300/400. Curso voltado aos profissionais para configurar a linha IHM da SIEMENS, com auxílio de exercícios práticos. PRÉ REQUISITOS: Conhecimento em Windows e CLP Siemens. Família de IHM da Siemens: OP3,OP5,OP7,OP17,OP15A,OP15C,OP25,OP27,OP35 e OP37 Conceito de IHM; Caracteristicas e recursos: Apresentação dos produtos; Recursos de utilização Configuração de Hardware: Startup; Instalação Conhecendo o software Protool; Configuração de software: Configurando o software para criação de telas e textos; Comunicação entre CLP e IHM Técnicas de programação Parametrização do CLP para a comunicação Apresentação recursos para troca de dados Exercícios práticos. 40 horas ( 5 dias )

11 3.8 STEP7 MICROWIN BÁSICO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s Simatic S Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os comandos e recursos do Controlador Lógico Programável S PRÉ REQUISITOS: Conhecimento básico de eletricidade, lógica de comando elétrico e micro-informática. Introdução à lógica de programação com informações sobre sinais, sistemas de numeração, processamento de programas, memória e funções lógicas; Descrição do equipamento S7-200, comunicações e painéis de operação relacionados; Apresentação do software de edição de projetos STEP7 MicroWIN; Familiarização com a instalação e ambiente de trabalho STEP7 MicroWIN; Informações auxiliares de sobre blocos de programas, ciclo e varredura do CLP e áreas de memória; Possibilidades de expansão e endereçamento no Simatic S7-200; Aprendizagem das instruções básicas como operações de associação, de áreas de memória, temporizadores, contadores e comparadores; 24 horas (3 dias)

12 3.8 STEP7 MICROWIN AVANÇADO O curso é destinado a usuários das áreas de projetos, manutenção, montagem e serviços que utilizam PLC s Simatic S Este curso é voltado para capacitar os participantes para lidar com os comandos e recursos do Controlador Lógico Programável S PRÉ REQUISITOS: STEP7 MicroWin Básico. Estruturação do Programa; Apresentação do bloco principal, subrotinas e interrupções. Instruções Avançadas; Funções WIZARD; Funções avançadas da ferramenta de programação: Referência cruzada; Edição de comentários e simbólicos; Recursos para monitoração de programas; Recursos analógicos; Sinais analógicos: Módulos e manuseios de entrada e saída analógica; Endereçamento de módulos analógicos; Conversão e manuseio de valores. TD-200: Criação de telas; Bargraph; Alarmes. Exercícios. 24 horas (3 dias)

13 4. RECURSOS DIDÁTICOS: Apostila, Datashow, Software e manuais. 5. NÚMERO DE Para melhor rendimento e aproveitamento o treinamento terá o máximo de 8 participantes, 2 participantes por bancada. 6. HORÁRIO: Início as 8:00hs Coffee-break período da manhã das 10:00 as 10:15hs Almoço das 12:00 as 13:00hs fora das dependências da empresa, porém por conta da S&M-Automação. Coffe-break período da tarde das 15:30 as 15:45hs Saída as 17:00hs 7. LOCAL DO TREINAMENTO: Na sede da S&M SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO, localizada à Rua Frei Tiburcio nº. 104 no Jardim Santa Genebra em Campinas. O curso também pode ser ministrado nas instalações do cliente, porém os custos de transporte de equipamentos, estadia, locomoção e alimentação ocorrerão por conta do cliente. 8. NÚMERO DE Para melhor rendimento e aproveitamento o treinamento terá o máximo de 8 participantes, sendo 2 participantes por bancada. 9. CONDIÇÕES COMERCIAIS ITEM DESCRIÇÃO PREÇO P/ PARTICIPANTE 1 STEP5 - BÁSICO R$ 1.100,00 2 STEP5 - AVANÇADO R$ 1.100,00 3 STEP5 - MANUTENÇÃO R$ 1.300,00 4 STEP7 - BÁSICO R$ 1.100,00 5 STEP7 - AVANÇADO R$ 1.100,00 6 STEP7 - MANUTENÇÃO R$ 1.300,00 7 IHM - PROTOOL R$ 900,00 8 S7-200 MICROWIN BÁSICO R$ 450,00 9 S7-200 MICROWIN AVANÇADO R$ 450,00 OBS: Preços válidos para treinamentos a serem realizados na S&M Sistemas de Automação.

14 10. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 100% pagável até uma semana antes do início do curso IMPOSTOS Todos os impostos estão inclusos no preço conforme a legislação vigente: IRF na base 1,5%, COFINS na base 3,0%, contribuição ao PIS na base de 0,65%, Contribuição Social na base de 1% e o Imposto Sobre Serviço (ISS) da cidade onde for realizado o treinamento (Campinas = 5%).. Quaisquer alterações nas alíquotas de impostos, taxa, contribuições que venham a aumentar ou diminuir os custos de venda dos serviços, objeto da presente oferta, serão acrescidos ou reduzidos dos preços, por ocasião do respectivo faturamento ATRASO DE PAGAMENTO Caso não for confirmado o pagamento até uma semana antes do início do curso, o aluno ficará impossibilitado de freqüentar as aulas. 11. VALIDADE Esta proposta tem validade de 5 (cinco) dias, após o qual estará sujeita a nossa confirmação. 12. DATA DE REALIZAÇÃO DO TREINAMENTO O cronograma de treinamento segue em anexo. Os treinamentos in company serão definidos junto ao cliente.

SAN AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

SAN AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Empresa: Contato: Dept.: Tel.: (19) Fax: (19) E-mail: Ref.: Treinamento Documento: Versão: Data: Enviado: Folhas: SAN/TR-03000 0 01/01/10 01/01/10 16 Temos o prazer de submeter à vossa apreciação nossa

Leia mais

Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO

Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO Industrial SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO Soluções em Automação INDUSTRIAL TRAINING. STEP 5 Standard ( Básico). Duração: 40 horas. Público Alvo. Este curso se destina a profissionais das áreas de planejamento,

Leia mais

Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional.

Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. Política de Treinamento DME Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. A DME é uma empresa voltada para o atendimento das necessidades em conclusão e consumo de Energia Elétrica, consagrou-se

Leia mais

Política de Treinamento DME

Política de Treinamento DME Política de Treinamento DME Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. A DME é uma empresa voltada para o atendimento das necessidades em conclusão e consumo de Energia Elétrica, consagrou-se

Leia mais

MICROMASTER 4 Controlando um MM4 através de IHM via Profibus DP (sem PLC)

MICROMASTER 4 Controlando um MM4 através de IHM via Profibus DP (sem PLC) s MICROMASTER 4 Controlando um MM4 através de IHM via Profibus DP (sem PLC) Edição 08.2007 A&D CS Suporte Técnico Drives HotLine Índice 1. Descrição 2. Ajustes Importantes 3. Informações Adicionais 3.1

Leia mais

Curso de Configuração e Operação Painel de Operação IHM Quick Panel

Curso de Configuração e Operação Painel de Operação IHM Quick Panel broc_treinamentos_13_01_03.pdf 2 01/02/13 14:43 Curso de Configuração e Operação Painel de Operação IHM Quick Panel Permitir ao aluno conhecer o Painel de Operação Quick Panel View IHM, suas características

Leia mais

Reparador de Circuitos Eletrônicos

Reparador de Circuitos Eletrônicos Reparador de Circuitos Eletrônicos O Curso de Reparador de Circuitos Eletrônicos tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a princípios e leis que regem o funcionamento e a reparação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Programação Básica em STEP 7 Documentando, Salvando, Arquivando. SITRAIN Training for Automation and Drives. Página 12-1

Programação Básica em STEP 7 Documentando, Salvando, Arquivando. SITRAIN Training for Automation and Drives. Página 12-1 Conteúdo Página Panorâmica das Possibilidades de Documentação... 2 Documentação de Bloco... 3 Configuração de Página... 4 Visualizar Impressão... 5 Outras Possibilidades de Documentação... 6 Trabalhando

Leia mais

TRECON - Treinamento e Consultoria

TRECON - Treinamento e Consultoria PLANO DE CURSO CLP CONTROLADOR LÓGICO PROGRTAMÁVEL - BÁSCIO NOME CLP Básico DISCIPLINA CARGA HORÁRIA 40h - NOME DO CURSO ANO CLP Básico 2008 EMENTA Bases Tecnológicas: Sistemas Microprocessados, Controladores

Leia mais

Treinamentos 2014. GE Intelligent Platforms

Treinamentos 2014. GE Intelligent Platforms Treinamentos 2014 GE Intelligent Platforms Curso de Configuração e Operação Painel de Operação IHM Quick Panel Permitir ao aluno conhecer o Painel de Operação Quick Panel View IHM, suas características

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 10ª Série Automação Industrial Engenharia Elétrica A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR 1 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA: PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS Validade: A partir de 01/91 Departamento acadêmico: Engenharia Elétrica Curso: Engenharia Industrial Elétrica Carga Horária: 60H ( Teórica:

Leia mais

CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS - CLP

CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS - CLP CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS - CLP O primeiro CLP surgiu na indústria automobilística, até então um usuário em potencial dos relés eletromagnéticos utilizados para controlar operações sequenciadas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 01 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica

Leia mais

Office São Paulo Rua Caçapava, 49 Jardim Paulista São Paulo SP Brasil CEP 01408-010 +55 (11)3061.5994 Fax +55 (11)3061.9796 www.bcmautomacao.com.

Office São Paulo Rua Caçapava, 49 Jardim Paulista São Paulo SP Brasil CEP 01408-010 +55 (11)3061.5994 Fax +55 (11)3061.9796 www.bcmautomacao.com. Este Treinamento abrange a configuração e programação da linha de Controladores Programáveis fabricados e comercializados pela e o Software de Programação PROCP. Indústria Porto Alegre Av. Ernesto Neugebauer,

Leia mais

S.T.A.I. (SERVIÇOS TÉCNICOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL) REDE PROFIBUS PA ALISSON TELES RIBEIRO

S.T.A.I. (SERVIÇOS TÉCNICOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL) REDE PROFIBUS PA ALISSON TELES RIBEIRO g S.T.A.I. (SERVIÇOS TÉCNICOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL) REDE PROFIBUS PA ALISSON TELES RIBEIRO SUMÁRIO 1. Objetivo 2. História 3. O Que é Profibus? 4. Profibus PA 5. Instrumentos 6. Bibliografia 1. OBJETIVO

Leia mais

Programação Básica em STEP 7 O SIMATIC Manager. SITRAIN Training for Automation and Drives Página 2-1

Programação Básica em STEP 7 O SIMATIC Manager. SITRAIN Training for Automation and Drives Página 2-1 Conteúdo Pág. Do Processo para o Projeto... 2 Estrutura de um Projeto STEP 7... 3 Iniciando o SIMATIC Manager... 4 Os Menus e Barras de Ferramentas do SIMATIC Manager... 5 A Barra de Ferramentas no SIMATIC

Leia mais

Procedimento de. Diagnóstico e Configuração CP-3000. CPU - 3A/E e 4A/E PROCESSADORES DE REDE INTERFACES DE REDE

Procedimento de. Diagnóstico e Configuração CP-3000. CPU - 3A/E e 4A/E PROCESSADORES DE REDE INTERFACES DE REDE Procedimento de Diagnóstico e Configuração CP-3000 CPU - 3A/E e 4A/E PROCESSADORES DE REDE INTERFACES DE REDE Elaboração: Alfasistema Engenharia Autor: Engº Rodney P. Santos Revisão 1.1 Ano: 2005 I. DIAGNÓSTICO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: COMPONENTE CURRICULAR: CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS (CLPs) E DISPOSITIVOS INDUSTRIAIS UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: SIGLA:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales EE Dom Artur Horthuis Eixo Tecnológico:

Leia mais

Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2016

Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2016 Treinamento e Consultoria Programação de Cursos 2016 5 Pessoas 06 - TTT Treinando o Treinador 07 - DLID Desenvolvimento de Liderança 08 - ADMT Administração do Tempo, Produtividade Pessoal e Eficiência

Leia mais

altus evolução em automação

altus evolução em automação Suporte Técnico 2010 altus evolução em automação Suporte Técnico Serviços altamente qualificados, para atender de forma eficiente todas as suas necessidade. 80% dos casos resolvidos em até 2 horas 89%

Leia mais

SISTEMA DE TREINAMENTO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL MODELO: ED-4031

SISTEMA DE TREINAMENTO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL MODELO: ED-4031 SISTEMA DE TREINAMENTO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL MODELO: CARACTERÍSTICAS Compreensão dos processos básicos de automação de produção como transferência, classificação, inspeção e armazenagem. Fiação e tubulações

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE UM PROTÓTIPO EDUCATIVO DE UMA ESTEIRA COM FORNO

AUTOMAÇÃO DE UM PROTÓTIPO EDUCATIVO DE UMA ESTEIRA COM FORNO AUTOMAÇÃO DE UM PROTÓTIPO EDUCATIVO DE UMA ESTEIRA COM FORNO Igor S. Bastos isbastos@hotmail.com Universidade Federal de Campina Grande, Departamento de Engenharia Elétrica Campus de Campina Grande, 58012-102

Leia mais

MODELIX SYSTEM SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS

MODELIX SYSTEM SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS MODELIX SYSTEM SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS A Modelix Robotics é pioneira dentre as empresas nacionais no segmento de robótica educacional (uso acadêmico e educação tecnológica) e robótica para usuário

Leia mais

Coletor de Dados de Medição em Média e Alta Tensão Através de Hand Helds

Coletor de Dados de Medição em Média e Alta Tensão Através de Hand Helds XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Coletor de Dados de Medição em Média e Alta Tensão Através de Hand Helds C. E. Affonso

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios Descrição do serviço Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios CAA-1013 Visão geral do serviço Esta Descrição do serviço ( Descrição do serviço ) é firmada por você, o cliente, ( você ou Cliente ) e

Leia mais

Bancada Didática para CLP SIEMENS S7-1200 com Inversor - XC124 -

Bancada Didática para CLP SIEMENS S7-1200 com Inversor - XC124 - T e c n o l o g i a Bancada Didática para CLP SIEMENS S7-1200 com Inversor - XC124 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Bancada Didática para CLP SIEMENS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica

Leia mais

Mapeamento de memória e programação da IHM do controlador CP-WS41/8DO8DI4AO2AI2TAI

Mapeamento de memória e programação da IHM do controlador CP-WS41/8DO8DI4AO2AI2TAI Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos Manual CP-WS1 Mapeamento de memória e programação da IHM do controlador CP-WS41/8DO8DI4AO2AI2TAI PROXSYS Versão 1.0 Março-2013 Controlador Industrial CP-WS1

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Sistemas de Informação Professores: Marcos Eduardo Godinho Período/ Fase: 2º Semestre: 2º Ano: 2010

Leia mais

Rede PROFIBUS DP Redundante com Remota Ponto PO5063V5

Rede PROFIBUS DP Redundante com Remota Ponto PO5063V5 Nota de Aplicação Rede PROFIBUS DP Redundante com Sistema S7-400H e Remota Ponto PO5063V5 Altus Sistemas de Informática S.A. Página: 1 Sumário 1 Descrição... 3 2 Introdução... 3 3 Definição da Arquitetura

Leia mais

Manual de Utilização PO3045/PO3145 UCP Série PONTO

Manual de Utilização PO3045/PO3145 UCP Série PONTO Manual de Utilização PO3045/PO3145 UCP Série PONTO MU209100 Rev. B 06/2003 Cód. Doc: 6209-100.0 altus Condições Gerais de Fornecimento Nenhuma parte deste documento pode ser copiada ou reproduzida sem

Leia mais

Estudo do sistema de IHM para automação de sistema de renovação de água dos chillers em processo de abate de aves.

Estudo do sistema de IHM para automação de sistema de renovação de água dos chillers em processo de abate de aves. Estudo do sistema de IHM para automação de sistema de renovação de água dos chillers em processo de abate de aves. TIAGO NELSON ESTECECHEN tiago_cascavel@hotmail.com UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Leia mais

TUTORIAL APOSTILA PL7

TUTORIAL APOSTILA PL7 TUTORIAL APOSTILA PL7 CLP TELEMECANIQUE TSX 3722 SV.:3.0 AUTOR: MAYCON MAX KOPELVSKI MMK rev.01 TUTORIAL PL7 - CLP TELEMECANIQUE TSX3722 SV.:3.0 Pagina 1 de 12 TELA DETALHE OBSERVAÇÃO ETAPA 01 Iniciar

Leia mais

Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC110 -

Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC110 - T e c n o l o g i a Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC110 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Bancada Didática para CLP Schneider TWIDO

Leia mais

SISTEMA DE TREINAMENTO EM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

SISTEMA DE TREINAMENTO EM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL SISTEMA DE TREINAMENTO EM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL MODELO: CARACTERÍSTICAS 32 Pontos de Entrada / 32 Pontos de Saída. 3 Módulos Básicos: Controlador de Entrada, Simulador de Saída, Contador & Simulador

Leia mais

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW

Aula 2 Revisão 1. Ciclo de Vida. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW. Processo de Desenvolvimento de SW Ciclo de Vida Aula 2 Revisão 1 Processo de Desenvolvimento de Software 1 O Processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto

Leia mais

Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina

Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina Testando a Comunicação e Transferindo o Código de Máquina Todas as etapas do fluxograma da figura x.x foram realizada no PC. O código de máquina foi criado no PC na pasta Resource. O arquivo a ser transferido

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício

Leia mais

1- Scilab e a placa Lab_Uino. 2- Instalação do ToolBox

1- Scilab e a placa Lab_Uino. 2- Instalação do ToolBox 1- Scilab e a placa Lab_Uino A placa Lab_Uino, é uma plataforma aberta para aprendizagem de sistemas microprocessados. Com a utilização de um firmware especifico a placa Lab_Uino é reconhecido pelo sistema

Leia mais

SafeLogic compact A solução compacta para a segurança

SafeLogic compact A solução compacta para a segurança A solução a para a segurança 2 Safety on Board Segurança a bordo: integrada, certificada e completa Safety on Board, ou seja, segurança a bordo, significa soluções de segurança inteligentes desenvolvidas

Leia mais

O micro-sistema SIMATIC S7-200: É incrível o que se consegue fazer

O micro-sistema SIMATIC S7-200: É incrível o que se consegue fazer O micro-sistema SIMATIC S7-200: É incrível o que se consegue fazer Edição 11/00 O micro-sistema SIMATIC S7-200 Tecnologia de comando ao mais alto nível O micro-sistema SIMATIC S7-200 tem muito a dizer:

Leia mais

Automação. Industrial. Prof. Alexandre Landim

Automação. Industrial. Prof. Alexandre Landim Automação Industrial Prof. Alexandre Landim Automação Industrial Controladores Lógicos Programáveis Parte 1 1. Introdução O Controlador Lógico Programável, ou simplesmente CLP, tem revolucionado os comandos

Leia mais

Boletim Técnico R&D 03/08 CARACTERÍSTICAS DO DRIVER MPC6006L 14 de março de 2008

Boletim Técnico R&D 03/08 CARACTERÍSTICAS DO DRIVER MPC6006L 14 de março de 2008 Boletim Técnico R&D 03/08 CARACTERÍSTICAS DO DRIVER MPC6006L 14 de março de 2008 O objetivo deste boletim é mostrar as características do driver MPC6006L. Tópicos abordados neste boletim: APRESENTAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DETÉCNICO EM INFORMÁTICA

Leia mais

Programação Básica em STEP 7 Procura de Defeitos. SITRAIN Training for Automation and Drives. Página 10-1

Programação Básica em STEP 7 Procura de Defeitos. SITRAIN Training for Automation and Drives. Página 10-1 Conteúdo Página Categorias de Erros...... 2 STEP7 Ferramentas de Análise, Panorâmica... 3 Diagnóstico do Sistema Panorâmica... 4 Acessando a Ferramenta "Module Information... 5 Module Information: "Diagnostic

Leia mais

SISTEMA DIDÁTICO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS

SISTEMA DIDÁTICO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS DLB CLP 642S SISTEMA DIDÁTICO PARA ESTUDO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS Sistema didático para estudos e práticas em controladores lógicos programáveis, de constituição modular e possibilita a montagem

Leia mais

Documentação de treinamento SCE para a solução de automação universal Totally Integrated Automation (TIA)

Documentação de treinamento SCE para a solução de automação universal Totally Integrated Automation (TIA) Documentação de treinamento SCE para a solução de automação universal Totally Integrated Automation (TIA) Siemens Automation Cooperates with Education Módulo TIA Portal 010-070 Comunicação com o 2x SIMATIC

Leia mais

Módulo I. Desenvolvimento Software CLP - Básico

Módulo I. Desenvolvimento Software CLP - Básico Desenvolvimento Software CLP - Básico Lista de exercícios utilizados nas vídeo aulas e manual de referência das instruções utilizadas em cada aula. Setor de capacitação técnica Branqs Automação Santos

Leia mais

Documentação de treinamento SCE

Documentação de treinamento SCE Documentação de treinamento SCE Siemens Automation Cooperates with Education 05/2016 Módulos adicionais 900-011 LOGO! 0BA8 Startup Gratuito para o uso em centros de treinamento/pesquisa e desenvolvimento.

Leia mais

Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC113 -

Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC113 - T e c n o l o g i a Bancada Didática para CLP SCHNEIDER _ TWIDO - XC113 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Bancada Didática para CLP Schneider TWIDO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processo Industrial Habilitação

Leia mais

Porta de proteção com trava por força magnética na categoria de segurança 4 conforme EN 954-1

Porta de proteção com trava por força magnética na categoria de segurança 4 conforme EN 954-1 Sistemas de Controle Fail-safe SIMATIC Safety Integrated Porta de proteção com trava por força magnética na categoria de segurança 4 Exemplo de função. AS-FE-I-003-V10-PT prévia Os exemplos de função relativos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: DR. JÚLIO CARDOSO Código: 78 Município: Franca - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Eletrônica

Leia mais

PO3042/PO3142 PO3242/PO3342

PO3042/PO3142 PO3242/PO3342 Manual de Utilização PO3042/PO3142 PO3242/PO3342 UCPs Série PONTO MU209104 Rev. I 07/2011 Cód. Doc: 6209-104.2 altus Condições Gerais de Fornecimento Nenhuma parte deste documento pode ser copiada ou

Leia mais

WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS S.A. CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC KIT CONTROLE DE VELOCIDADE DE MOTORES CA MANUAL DO ALUNO

WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS S.A. CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC KIT CONTROLE DE VELOCIDADE DE MOTORES CA MANUAL DO ALUNO WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS S.A. CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC KIT CONTROLE DE VELOCIDADE DE MOTORES CA MANUAL DO ALUNO CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC KIT CONTROLE DE VELOCIDADE DE MOTORES

Leia mais

Nota de Aplicação. Como enviar alarmes do Vijeo Citect por email utilizando o Microsoft Outlook. Suporte Técnico Brasil. Versão: 1.

Nota de Aplicação. Como enviar alarmes do Vijeo Citect por email utilizando o Microsoft Outlook. Suporte Técnico Brasil. Versão: 1. Nota de Aplicação Como enviar alarmes do Vijeo Citect por email utilizando o Microsoft Outlook Versão: 1.0 Suporte Técnico Brasil Especificações técnicas Hardware: Firmware: Software: Versão: Vijeo Citect

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eletrônica Laboratório de Informática Industrial

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eletrônica Laboratório de Informática Industrial Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eletrônica Laboratório de Informática Industrial 1 2 a AULA Controlador Lógico Programável: Características de software.

Leia mais

MICROMASTER 4 Criando funções lógicas (Blocos Livres) no MM420

MICROMASTER 4 Criando funções lógicas (Blocos Livres) no MM420 MICROMASTER 4 Criando funções lógicas (Blocos Livres) no MM420 Edição 08.2007 A&D CS Suporte Técnico Drives HotLine Índice 1. Introdução 2. Criando uma porta lógica "AND" no MM420 3. Criando uma porta

Leia mais

Controlador Lógico programável. Série MPC6006. Catálogo de Hardware (Ref. 1-107.120) 2010

Controlador Lógico programável. Série MPC6006. Catálogo de Hardware (Ref. 1-107.120) 2010 Controlador Lógico programável Série MPC6006 Catálogo de Hardware (Ref. 1-107.120) 2010 Este manual não pode ser reproduzido, total ou parcialmente, sem autorização por escrito da Schneider Electric. Seu

Leia mais

Micro Automation Example

Micro Automation Example Micro Automation Example Leitura e escrita de dados S7-200 com aplicações Windows padrão exemplificadas por MS Excel Micro Automation Set 11 Nota Nota Os exemplos de função são facultativos e não pretendem

Leia mais

SUBESTAÇÕES. SCMS Sistema de monitoramento de corrente de fuga

SUBESTAÇÕES. SCMS Sistema de monitoramento de corrente de fuga SUBESTAÇÕES SCMS Sistema de monitoramento de corrente de fuga SCMS / STRAY CURRENT MONITORING SYSTEM (SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CORRENTE DE FUGA) Definição de corrente de fuga O funcionamento dos sistemas

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS SOBRE PROGRAMAÇÃO Programação Orientada a Objetos (POO)

CONCEITOS BÁSICOS SOBRE PROGRAMAÇÃO Programação Orientada a Objetos (POO) CONCEITOS BÁSICOS SOBRE PROGRAMAÇÃO Programação Orientada a Objetos (POO) Profa. Vania V. Estrela, Profa. Albany E. Herrmann 1. Programação Programação requer o uso de uma linguagem, cuja sintaxe geralmente

Leia mais

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES E OUTROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM BELO HORIZONTE JANEIRO DE 2013

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES E OUTROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM BELO HORIZONTE JANEIRO DE 2013 CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES E OUTROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM BELO HORIZONTE JANEIRO DE 2013 24 ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE CURSOS Realização: AMSCURSOS Apoio: Associação de Professores

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS COM ÊNFASE PRÁTICA UTILIZANDO O ELIPSE SCADA. Plano de Curso

CURSO DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS COM ÊNFASE PRÁTICA UTILIZANDO O ELIPSE SCADA. Plano de Curso CURSO DE SISTEMAS SUPERVISÓRIOS COM ÊNFASE PRÁTICA UTILIZANDO O ELIPSE SCADA. Instrutor: Bene Jazem Bandeira Nobre Eng Eletricista Carga Horária: 34 horas Datas: 02 a 14 de junho ( Segundas, Quartas, Sextas

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO FORMAÇÃO GESTOR DA QUALIDADE EM EAD (ENSINO A DISTÂNCIA)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO FORMAÇÃO GESTOR DA QUALIDADE EM EAD (ENSINO A DISTÂNCIA) PROGRAMA FORMAÇÃO DE GESTOR DA QUALIDADE - MODALIDADE EAD OBJETIVOS Formar Gestores na área da Qualidade, consolidando conhecimentos técnicos mais especializados: Formar Líderes de Equipe do SGQ Prover

Leia mais

Organização de Computadores 1. Prof. Luiz Gustavo A. Martins

Organização de Computadores 1. Prof. Luiz Gustavo A. Martins Organização de Computadores 1 1 - INTRODUÇÃO Prof. Luiz Gustavo A. Martins Arquitetura Define os elementos que impactuam diretamente na execução lógica do programa. Corresponde aos atributos visíveis veis

Leia mais

Documentação de treinamento SCE para a solução de automação universal Totally Integrated Automation (TIA)

Documentação de treinamento SCE para a solução de automação universal Totally Integrated Automation (TIA) Documentação de treinamento SCE para a solução de automação universal Totally Integrated Automation (TIA) Siemens Automation Cooperates with Education Módulo TIA Portal 010-040 Diagnóstico e solução de

Leia mais

Micro Application Example

Micro Application Example Micro Application Example Comunicação de processo simples baseada em tecnologia Web (com S7-200 e CP243-1 IT) Micro Automation Set 15 Nota Nota Os exemplos de função são facultativos e não pretendem ser

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR.

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NÚCLEO DE EMPREENDIMENTOS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTES NECTAR. OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DO PORTAL E AQUISIÇÃO DE SOFTWARE DE GESTÃO DE

Leia mais

Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes

Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes Dialux evo Cálculo de Iluminação artificial para ambientes Esse guia de prático de acompanhamento e consulta visa balizar as aulas apresentadas através das vídeo aulas. É fundamental que você assista em

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SELEÇÃO DE PEÇA USANDO CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO. João Alvarez Peixoto*

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SELEÇÃO DE PEÇA USANDO CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO. João Alvarez Peixoto* IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE SELEÇÃO DE PEÇA USANDO CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO DE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO João Alvarez Peixoto* * Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica - UFRGS Porto

Leia mais

Exemplo de sincronismo de relógio em protocolo Modbus entre IHM ARION e CLP M340. IHM Arion

Exemplo de sincronismo de relógio em protocolo Modbus entre IHM ARION e CLP M340. IHM Arion Exemplo de sincronismo de relógio em protocolo Modbus entre IHM ARION e CLP M340. IHM Arion 1 Comunicação Modbus RS485 Cabo de comunicação PLC M340 e IHM ARION 2 2 Comunicação Modbus RS485 Pinagem do cabo

Leia mais

Controladores Programáveis Micro CLP. Linha TP 02

Controladores Programáveis Micro CLP. Linha TP 02 Controladores Programáveis Micro CLP Linha TP 02 Os Controladores Programáveis WEG Linha TP caracterizamse pelo seu tamanho compacto e excelente relação custobenefício, considerandose as aplicações a que

Leia mais

Plano de Curso Não Regulamentado - Qualificação Profissional

Plano de Curso Não Regulamentado - Qualificação Profissional PERFIL PROFISSIONAL / IDENTIFICAÇÃO DA OCUPAÇÃO: Ocupação: Educação Profissional: Nível da Qualificação: Área Tecnológica: Competência Geral: Requisitos de Acesso: MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES

Leia mais

SCADA Software - Superview BROCHURE

SCADA Software - Superview BROCHURE SCADA Software - Superview BROCHURE JUNHO 2013 Solução Completa em Automação SCADA SuperView Registro e Aquisição de Dados Flexibilidade Interface amigável Vantagem competitiva Requisitos ANVISA e FDA

Leia mais

Controladores Lógicos Programáveis CLP (parte-3)

Controladores Lógicos Programáveis CLP (parte-3) Controladores Lógicos Programáveis CLP (parte-3) Mapeamento de memória Na CPU (Unidade Central de Processamento) de um CLP, todas a informações do processo são armazenadas na memória. Essas informações

Leia mais

CONTRATO DE LICENÇA DO USUÁRIO FINAL (EULA) PARA O YSOFT SAFEQ. Y Soft Corporation, a.s.

CONTRATO DE LICENÇA DO USUÁRIO FINAL (EULA) PARA O YSOFT SAFEQ. Y Soft Corporation, a.s. CONTRATO DE LICENÇA DO USUÁRIO FINAL (EULA) PARA O YSOFT SAFEQ Y Soft Corporation, a.s. N.º de versão do Contrato de Licença do Usuário Final: EULA V 5 Data do início da vigência desta versão do Contrato

Leia mais

APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO

APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO APÓS A INSTALAÇÃO, MÃOS À OBRA. E AO TECLADO. MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SEJA BEM-VINDO AO SIENGE. PARABÉNS! A partir de agora a sua empresa irá contar com os benefícios do Sienge. Conte conosco para ajudá-lo

Leia mais

Descrição do Produto. Altus S. A. 1

Descrição do Produto. Altus S. A. 1 Descrição do Produto O software MasterTool IEC é um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações para os controladores programáveis da Série Duo. Esta ferramenta permite a programação e a configuração

Leia mais

Controle Remoto + Inclinometro + Limitador de Momento AFT-RCT-TRM6+LME

Controle Remoto + Inclinometro + Limitador de Momento AFT-RCT-TRM6+LME Folha 01 de 12 APLICAÇÃO O C o n t r o l e R e m o t o A l f a t r o n i c A F T - R C T - TRM6+LME(Transmissor e Receptor) foi desenvolvido para a operação à distância de equipamentos tais como guindastes

Leia mais

CLP- CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL PROGRAMMABLE LOGIC CONTROLLER

CLP- CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL PROGRAMMABLE LOGIC CONTROLLER CLP- CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL PROGRAMMABLE LOGIC CONTROLLER Resumo: Este artigo tem por objetivo descrever funcionalidade do CLP (Controlador Lógico Programável.) um dispositivo eletrônico digital.

Leia mais

MONITORAMENTO DE SENSORES UTILIZANDO O SOFTWARE LABVIEW

MONITORAMENTO DE SENSORES UTILIZANDO O SOFTWARE LABVIEW MONITORAMENTO DE SENSORES UTILIZANDO O SOFTWARE LABVIEW MELO, T. R. thamiles.melo@ee.ufcg.edu.br SILVA, J. J. jaidilson@dee.ufcg.edu.br ROCHA NETO, J. S. zesergio@dee.ufcg.edu.br Universidade Federal de

Leia mais

METODOLOGIAS DE PROGRAMAÇÃO

METODOLOGIAS DE PROGRAMAÇÃO METODOLOGIAS DE PROGRAMAÇÃO 1. GENERALIDADES Todo programa a ser elaborado deve ser considerado como um produto a ser desenvolvido. Para tal, uma série de etapas devem ser cumpridas até a obtenção do programa

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: TÉCNICO EM MECATRÔNICA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUJÁ. Secretaria da Cultura e Turismo. Biblioteca Pública Municipal. Telecentro comunitário

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUJÁ. Secretaria da Cultura e Turismo. Biblioteca Pública Municipal. Telecentro comunitário PREFEITURA MUNICIPAL DE ARUJÁ Secretaria da Cultura e Turismo Biblioteca Pública Municipal Telecentro comunitário Josilene dos Santos Silva Monitora Responsável Projeto Informática Nunca é Tarde 3ª Idade

Leia mais

Building Technologies

Building Technologies Building Technologies Detecção de Incêndio Catálogo de Produtos BC80 Índice Página 1. Central de Detecção e Alarme de Incêndio Série BC8001... 4 BC8001/e Central de Detecção e Alarme de Incêndio BC8001

Leia mais

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+

Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ Especificação Técnica Sistema ABS TEM+ A solução ABS TEM+ desenvolvida pela Vergence é baseada no conceito de TEM (Telecom Expenses Management), o qual visa a aplicação de melhoras em relação à tecnologia,

Leia mais

GRADE CURRICULAR. www.cursosenap.com.br

GRADE CURRICULAR. www.cursosenap.com.br INTRODUÇÃO AO HARDWARE DO COMPUTADOR O QUE É UM HARDWARE? O QUE É UM SOFTWARE? O QUE É UM PROGRAMA? O QUE É UM APLICATIVO? CONHECENDO O HARDWARE DO COMPUTADOR VISÃO GERAL DAS PEÇAS FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Controladores Lógicos Programáveis

Controladores Lógicos Programáveis Controladores Lógicos Programáveis Diagramas de Blocos Diagramas de Escada Grafcet Exercícios de Programação Autómato da Siemens Laboratórios Integrados III Departamento de Electrónica Industrial e de

Leia mais

HP Quality Center. Preparar materiais de treinamento e observações para a nova versão 16 Suporte pós-atualização 16 Suporte 17 Chamada à ação 17

HP Quality Center. Preparar materiais de treinamento e observações para a nova versão 16 Suporte pós-atualização 16 Suporte 17 Chamada à ação 17 Documento técnico HP Quality Center Atualize o desempenho Índice Sobre a atualização do HP Quality Center 2 Introdução 2 Público-alvo 2 Definição 3 Determine a necessidade de uma atualização do HP Quality

Leia mais

Líder em Treinamentos de Bacula no Brasil

Líder em Treinamentos de Bacula no Brasil Apresentação A VANTAGE Educacional é uma referência no Brasil em Treinamento e Capacitação das principais soluções corporativas Open Source. Nosso Centro Oficial de Treinamento e Capacitação está situado

Leia mais

Gerência de Projetos. Aula 3 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Gerência de Projetos. Aula 3 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Gerência de Projetos Aula 3 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS EAP - Estrutura Analítica de Projetos WBS - Work Breakdown Structure o Agrupamento e decomposição

Leia mais

Plano de Trabalho Docente (PTD)

Plano de Trabalho Docente (PTD) ETEC TAKASHI MORITA Plano de Trabalho Docente (PTD) Curso Técnico em Automação Industrial 1º Sem. 2015 1 Conteúdo 1º Módulo Componente Curricular: Eletricidade Básica... 5 Componente Curricular: Eletrônica

Leia mais

FICHA TÉCNICA. IHM Série M 10 24 VDC Cód M10TSC-ET. 1. Características Gerais:

FICHA TÉCNICA. IHM Série M 10 24 VDC Cód M10TSC-ET. 1. Características Gerais: IHM Série M 10 24 VDC Cód M10TSC-ET 1. Características Gerais: CPU de alta velocidade incorporado (800 MHZ). Gerencia os dados do projeto pelo Active Sync ( Windows XP) ou Mobile Device Center(Windows

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA

TERMOS DE REFERÊNCIA 1. INTRODUÇÃO Para realização de suas atividades técnicas e administrativas a Agência Nacional de Telecomunicações Anatel utiliza-se de sistemas informatizados, sendo eles adquiridos no mercado ou desenvolvidos

Leia mais