AS TRANSFORMAÇÖES DA AVENIDA RIO BRANCO E A PRESERVAÇÄO DA ARQUITETURA ECLÉTICA DO RIO DE JANEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS TRANSFORMAÇÖES DA AVENIDA RIO BRANCO E A PRESERVAÇÄO DA ARQUITETURA ECLÉTICA DO RIO DE JANEIRO"

Transcrição

1 223 AS TRANSFORMAÇÖES DA AVENIDA RIO BRANCO E A PRESERVAÇÄO DA ARQUITETURA ECLÉTICA DO RIO DE JANEIRO J. S. Pavan (1), R. T. M. Ribeiro (2) Programa de Pós Graduação em Arquitetura. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Campus Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, Brasil. jupavan@globo.com (1) rosinatrevisan@gmail.com (2) RESUMO No início do século XX a cidade do Rio de Janeiro, ainda capital da república, passou por um processo de remodelação urbana de intenção higienista e plástica, denominada Embelezamento e Saneamento da Cidade. Esta reforma, administrada pelo prefeito Francisco Pereira Passos, alterou profundamente a conformação urbana e arquitetônica do centro e de outras regiões da cidade, pela necessidade de combater a insalubridade e em razão de expressar a importância do Brasil no contexto internacional, renegando o passado de colônia portuguesa. A proposta de Passos foi transformar a capital de acordo com a modernidade europeia do século que se iniciava, com inspiração principalmente na Belle Époque Parisiense, utilizando a arquitetura eclética para marcar este novo período da Capital carioca. Diversas foram às intervenções na cidade, porém, a mais importante em termos de transformação da forma urbana foi, sem dúvida, a abertura da Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco. A Av. Central não era apenas uma via de circulação da cidade, tornou-se um lugar de passeio e cultura gerando um novo estilo de vida moldado nos costumes franceses, simbolizando a Belle Époque Carioca. Localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, a Av.

2 224 Rio Branco conecta dois extremos do centro da cidade: o porto da cidade (Praça Mauá), e a Avenida Beira Mar (Praça Cinelândia). Desde sua inauguração a Avenida é uma das vias mais importantes da cidade, nela estão construídos os edifícios que movimentam o setor econômico. Sua importância não é resumida à economia, mas também pela arquitetura, cultura e história. A Avenida preserva os mais representativos exemplares da arquitetura eclética do país (como o Teatro Municipal, o Museu de Belas Artes e a Biblioteca Nacional). Porém, teve sua configuração arquitetônica original muito alterada nesses mais de 100 anos de história: dos mais de setenta edifícios ecléticos que a constituíam inicialmente, hoje restam apenas dez. A arquitetura eclética da cidade do Rio de Janeiro, e principalmente da Avenida Rio Branco, simboliza uma importante parte da história do Brasil, época que a arquitetura e a reurbanização da capital foram pensadas com o intuito de representar a modernidade do novo país Republicano e sua importância no contexto internacional. A história e a identidade da população carioca - e brasileira - necessitam da valorização de seus exemplares arquitetônicos e de acordo com Ruskin [25], a arquitetura do passado nos permite relacionar as edificações com o processo de desenvolvimento cultural da sociedade, e essa herança, que possui enorme carga de valor histórico e cultural, transfere ao espaço construído os sentimentos de pertencimento e de memória. PALAVRAS CHAVE: Preservação; Ecletismo; Avenida Rio Branco. INTRODUÇÃO O Rio de Janeiro, no século XIX, era uma cidade com características coloniais, limitada pelos morros do Castelo, de São Bento, de Santo Antônio e da Conceição, e muito insalubre. A vinda da Família Real Portuguesa (1808), junto com uma classe social praticamente inexistente até então, e o desempenho das atividades econômicas, políticas, e ideológicas que a cidade passou a exercer, contribuíram para que ocorressem diversas modificações urbanas e de infraestrutura, mas não o suficiente para atender a demanda de uma capital. [25] J. Ruskin, A lâmpada da memória, Trad. Maria Lucia Bressan Pinheiro, Cotia SP, Ateliê Editorial, 2008.

3 225 Desde a segunda metade do século XIX os governantes tinham a ideia de formular uma ação urbanística para a cidade, a fim de solucionar os problemas de circulação e, principalmente, saneamento, que assolavam a capital devido às inúmeras epidemias geradas pela insalubridade. Diversos planos foram formulados para ordenar a ocupação do solo urbano da capital, porém, apesar das tentativas durante o Governo Imperial não houve um real interesse em investir grandes capitais em áreas urbanas da cidade. Após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, e somente no governo de Rodrigues Alves ( ), foi implantada uma reforma modernizadora na Capital da República dos Estados Unidos do Brasil. A primeira década do século XX foi marcada pelas grandes transformações ocorridas, motivadas pela necessidade de adequar a forma urbana aos interesses econômicos e político-ideológicos da República Brasileira e integrar o país no contexto capitalista internacional. O presidente da República Rodrigues Alves indicou o engenheiro Francisco Pereira Passos para o cargo de prefeito do Distrito Federal, que comandou a maior transformação urbana no Rio de Janeiro, até então, para tentar resolver as contradições que a cidade apresentava: capital de um país capitalista ainda com características coloniais. Era preciso criar uma nova capital que simbolizasse o progresso e a importância do país como principal produtor e exportador de café e, para isso, Pereira Passos implantou a reforma urbana denominada Embelezamento e Saneamento da Cidade. Os planos de reurbanização apresentados por Passos inspiravam-se na reforma de Paris, realizada pelo barão Georges Eugène Haussmann, na época do imperador Napoleão III (entre 1850 e 1860). Diversas intervenções ocorreram em toda a cidade: a reforma do porto, o alargamento e a abertura de ruas e avenidas, a criação e reforma de praças, desmonte de parte do Morro do Castelo, etc. A reforma modificou radicalmente a cidade, porém, a obra mais importante e com maior visibilidade foi, sem dúvidas, a abertura da Avenida Central. Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre a introdução da arquitetura eclética no país, em especial no Rio de Janeiro, e a necessidade de preservação desta tipologia, significativa de um período da história do Brasil, utilizando a área da Avenida Rio Branco como foco de estudo.

4 226 1.ABERTURA DA AVENIDA CENTRAL E A ARQUITETURA ECLÉTICA As obras da Avenida Central foram iniciadas em 1904, com a proposta de ligar dois extremos do centro da cidade (Fig. 1), que também sofreram intervenções: o novo Porto da cidade (Praça Mauá) até a Avenida Beira Mar (Praça Ferreira Viana, atual Floriano Peixoto - Cinelândia). Com 33 metros de largura e metros de comprimento, a Avenida exigiu para sua abertura a demolição de mais de 500 prédios do centro da cidade, ação que ficou conhecida como bota-abaixo. Grande parte da população ficou sem moradia, já que pouquíssimas foram as habitações populares construídas pelo Estado, em substituição às que foram destruídas. É a partir daí que os morros situados no centro da cidade passam a ser rapidamente ocupados, dando origem à favela. As fachadas para os novos edifícios da Avenida foram escolhidas em concurso criado pela Comissão Construtora da Avenida Central, cujas normas estabeleciam que os projetos tivessem um mínimo de três pavimentos, o térreo destinado a lojas comerciais, e fachadas de 10, 15, 20, 25 e até 35m de largura. A comissão não fez restrições em relação ao estilo arquitetônico das novas fachadas, porém, o estilo que predominou na construção da Avenida foi o ecletismo. As novas edificações utilizavam técnicas modernas à época como: estruturas metálicas, clarabóias, elevadores, entre outros equipamentos construtivos. Utilizavam também novos e variados materiais de acabamento, em grande parte importados, como: papéis de parede, mármores, ladrilhos, vidros, espelhos, maçanetas, torneiras, etc.. Pereira Passos conseguiu concluir a construção da Avenida em vinte meses, fez instalações de esgoto, água e eletricidade (que foi inaugurada na cidade), além do uso de asfalto na via pública, calçamento em mosaico de pedras portuguesas e o canteiro central, que dividia a avenida em duas mãos, enfeitado por árvores de pau-brasil. Na sua inauguração (15 de novembro de 1905) existiam poucos prédios prontos, a maioria ainda em construção e raros lotes à venda que, segundo Kok [26], representaram ótimos negócios para as empresas imobiliárias que participaram [26] G. Kok, Rio de Janeiro na época da Av. Central, São Paulo, Bei Comunicação, 2005.

5 227 de sua abertura na construção dos novos prédios. Em oposição ao lucro gerado, a reforma afetou inúmeros proprietários de cortiços, pequenos comerciantes e famílias pobres, já que todos foram expulsos do centro da cidade. Após a sua inauguração, inúmeros prédios de grande beleza arquitetônica foram surgindo ao longo da avenida (Fig. 2), edifícios governamentais, teatros, biblioteca, hotéis, sedes de empresas, jornais, clubes, etc. Fig. 1 - Proposta de Abertura da Avenida Central, ligando a Praça Ferreira Viana ao novo porto da Cidade. [27] Fig.2 Avenida Central já concluída, vista para a Avenida Beira Mar, Foto de Marc Ferrez. [28] [27] E. F. W. Lima, Arquitetura do Espetáculo. Teatros e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia, Rio de Janeiro, Editora UFRJ, [28] Vários, O Brasil de Marc Ferrez, São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2005.

6 228 Um dos extremos da Avenida, a Praça Mauá, era o ponto de partida da Avenida Central: lugar de chegada dos produtos vindos da Europa que abasteciam as novas necessidades dos cariocas. O antigo Cais do Porto, que se desenvolvia em um trecho do litoral do centro da cidade a partir da Praça Mauá, também foi foco da reforma de Pereira Passos. As obras do porto, a cargo do engenheiro Francisco Bicalho, previam a construção de um cais acostável desde a Praça Mauá até o canal do Mangue (3.500m). O aterro do porto foi feito com terras do morro do Senado (completamente arrasado), parte do morro do Castelo (desmonte parcial para a abertura da Avenida) e entulho das casas derrubadas para a abertura da Avenida. A inauguração oficial do novo porto ocorreu em julho de 1910, no governo do presidente Afonso Penna. A Reforma e, principalmente, a Avenida Central simbolizaram o início da Belle Époque Carioca, modificando os hábitos dos moradores, que passaram a frequentar intensamente as ruas do centro da cidade, suas lojas de artigos de luxo importados, restaurantes, cafés, bonboniéres, etc., trazendo o estilo de vida Europeu para a Capital do Brasil. Outra opção de lazer muito característica deste período foram os diversos cinematógrafos inaugurados a partir de 1907, como o Parisiense, o Pathé, entre outros na própria Avenida e nas redondezas. Em 1917, o espanhol Francisco Serrador comprou o terreno onde se localizava o antigo Convento da Ajuda na Praça Floriano, localizado em uma das extremidades da Avenida Rio Branco (A Avenida Central passou a se chamar Avenida Rio Branco em 12 de fevereiro de 1912, para glorificar o chanceler falecido dois dias antes), imaginando construir um centro de lazer no local, com cinemas, teatros e artes em geral. Graças a Serrador, a década de 1920 foi marcada pela construção de inúmeros cinemas nos primeiros arranhacéus da cidade, sendo a maior parte dos edifícios de uso misto, comercial e residencial, localizados na Praça Floriano (conhecida, a partir da década de 1930, como Praça Cinelândia, devido a concentração de cinemas) e em suas redondezas [29]. [29] J. S. Pavan, R. T. M. Ribeiro. Cinelândia: preservação e história. In: III Congresso Internacional na Recuperação, Manutenção e Restauração de Edifícios, Rio de Janeiro, III CIRMRE, 2010.

7 DEMOLIÇÕES NA AVENIDA RIO BRANCO A arquitetura eclética, representativa da Capital da Primeira República Brasileira ou República Velha ( ), foi inicialmente relegada a segundo plano pelos criadores do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual IPHAN, órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro), a partir de sua criação em Os arquitetos e técnicos responsáveis pela direção do SPHAN, que faziam parte do movimento modernista, indicaram a arquitetura colonial como símbolo de uma arquitetura genuinamente brasileira, desprezando a arquitetura eclética. Desta forma, as edificações ecléticas não foram inicialmente preservadas e sofreram grandes transformações ao longo de sua existência, ou foram demolidas. Infelizmente, o descaso pela história da Avenida e de sua arquitetura eclética foi igual ao que aconteceu em toda a cidade: a partir da década de 1930 diversos edifícios ecléticos foram demolidos. Entre as décadas de 1930 e 40 diversos prédios ecléticos foram substituídos por prédios comerciais com até 18 andares, destoando com o restante das edificações originais da Avenida, que tinham gabaritos mais baixos e de estilo arquitetônico diferente. Um exemplo de demolição desta época foi o edifício eclético de influência italiana, o número 2 da Avenida, que foi o primeiro prédio na Avenida a ficar pronto (Fig. 3) e pertencia à associação de Eduardo Palassin Guinle. Foi demolido no final da década de 1940 e substituído por um edifício de 18 andares de inspiração art déco (Fig. 4), estilo bastante utilizado nas novas construções da Avenida desta época. Fig. 3 e 4 Edifício número 2, original (foto de 1915) e o atual (foto de 2005). [ 30 ] [30] E. Bueno, Avenida Rio Branco, um século em movimento, Porto Alegre, Buenas Idéias, 2005.

8 230 Outro exemplo deste período foi o edifício eclético número 22 (Fig. 5), sede das empresas Percival Farguhar, que em 1937 foi demolido e substituído por um edifício de influência também art déco, batizado de Edifício Unidos (Fig. 6). Fig. 5 e 6 Edifício número 22, original (foto de 1910) [31], e o atual (foto de 2005). [32] O período entre o final da década de 1940 e o final da década de 1970, foi marcado pela substituição do ecletismo por uma arquitetura moderna. Um dos casos foi o luxuoso Palace Hotel (Fig. 7), número 185, que pertencia a família Guinle, demolido e substituído em 1952 pelo edifício [31] M. Ferrez, "O álbum da Avenida Central: um documento fotográfico da construção da Av. Rio Branco, RJ ( ), São Paulo, Ex Libris Ltda, [32] E. Bueno, op. cit. Marquês de Herval (Fig. 8), edificação modernista projetada pelo escritório MMM Roberto. Apesar de ter sido o motivo da demolição do antigo hotel, sua qualidade arquitetônica incontestável foi o motivo de seu tombamento em 2002, porém, atualmente está muito modificado: os brise-soleis, por exemplo, característicos de sua fachada foram retirados. Outro caso de demolição deste período foi o antigo Hotel Avenida (Fig. 9), número 156, inaugurado em 1908, era o maior estabelecimento hoteleiro da época e primeiro prédio com elevador da cidade. Em seu térreo funcionava uma estação dos bondes que ligavam o centro à zona sul da cidade (as antigas linhas de bonde que conectavam a cidade não existem mais). Foi demolido em 1957 e em 1961 foi inaugurado o primeiro e maior prédio em estrutura metálica (Fig. 10) feito na América do Sul à época, possui 34 andares e foi projetado por Henrique Mindlin. Essas edificações e seus gabaritos ainda maiores que o período citado anteriormente, modificou completamente a avenida e, principalmente, retirou o efeito suntuoso que as edificações originais tinham. As edificações ecléticas que conseguiram sobreviver a este período de demolições tinham sua relação com o entorno e o contexto completamente modificada devido à escala dos novos edifícios que aumentava a cada nova construção.

9 231 Fig. 7 e 8 Edifício número 185, original (foto de 1910) [33] e o atual (foto de 2007) [34]. Fig. 9 e 10 Edifício número 156, original (foto de 1910) e o atual (foto de 2007). [33] Fonte das Fig. 7 e 9: sítio eletrônico: acesso em: abril de [34] Fonte das Fig. 8 e 10: Foto da autora, 2007.

10 232 A terceira fase de novas construções iniciou-se na década de 1980, com as grandes torres pós-modernas. Um exemplo é o edifício número 1 da Avenida, a antiga Casa Mauá, edifício eclético com influência neogótica projetado por Gastão Bahiana, foi o primeiro edifício exclusivamente comercial da cidade (Fig. 11). Demolido na década de 1980, foi construído em seu lugar o edifício RB1, inaugurado em 1990, com fachadas em vidro, 32 pavimentos e mais de 71 mil m 2 de área total (Fig. 12). Atualmente a Avenida Rio Branco (Fig. 14) está muito diferente da original (Fig. 13), com seus novos prédios modernos e altos, quase não conseguimos enxergar a beleza e suntuosidade da antiga Avenida Central. Fig. 11 e 12 Edifício número 1, original (foto de 1980) e o atual (foto de 2005). Fig. 13 e 14 Avenida Central (foto de 1910) e a Avenida Rio Branco atual (foto de 2005). [35] [35] Fonte das Fig. 11 a 14: E. Bueno, op. cit.

11 233 Existem, atualmente, somente dez prédios originais da construção da Avenida, sendo quatro deles presentes no reduto da Cinelândia, que junto com outros prédios ecléticos da Praça Floriano Peixoto (o Palácio Pedro Ernesto e os prédios ecléticos dos antigos cinemas), preservam ainda um pouco o espírito da antiga Boulevard da Belle Époque Carioca. No restante da Avenida, as antigas edificações ecléticas parecem estar perdidas em meio às altas edificações que interferem na paisagem e no antigo contexto local. Apesar de atualmente a Avenida Rio Branco estar muito diferente da sua configuração original, as dez edificações remanescentes de sua inauguração são preservadas por tombamentos (de esfera federal, estadual e/ou municipal). São eles [36] : Fig Hotel São Bento (nº19) Fig Caixa de Amortização (atual Banco Central - nº28)

12 234 Fig. 17 Fig. 18 Fig. 19 Fig. 20 Fig. 21 Fig Companhia Docas (atual sede do IPHAN - nº 44) Fig Casa Simpatia (nº88) Fig Edifício número 155. Fig Clube Naval (nº180) Fig Escola de Belas-Artes (atual Museu B.A. nº199)

13 235 Fig Biblioteca Nacional (nº 219) Fig Supremo tribunal Federal Fig Teatro Municipal (s/ número) (atual Centro Cultural nº241) CONCLUSÕES Durante anos a desvalorização da arquitetura eclética fez com que a cidade do Rio de Janeiro perdesse diversos exemplares arquitetônicos do período da Primeira República Brasileira, e assim, uma parte da memória e história do Brasil. Apesar das drásticas perdas e transformações ocorridas nesses mais de cem anos de história, a Avenida Rio Branco ainda preserva importantes exemplares da arquitetura eclética brasileira, sendo a Praça Cinelândia o principal reduto deste estilo arquitetônica da cidade. A importância da Avenida Rio Branco para a cidade do Rio de Janeiro, e para o Brasil, não se resume às características arquitetônicas, a Avenida foi palco de importantes manifestações políticas, sociais e culturais. A década de 1960 foi marcada por diversas passeatas e, talvez, a mais famosa de todas tenha sido a "Passeata dos Cem mil", no dia 26 de junho de 1968, envolvendo artistas, intelectuais, estudantes e trabalhadores numa grande manifestação contra a violência do governo, pedindo o fim da censura e a liberdade de expressão. A cultura também sempre esteve presente, com seus cinemas, teatros, museus, blocos e desfiles de carnaval.

14 236 O patrimônio cultural de uma nação engloba elementos materiais e imateriais que são reconhecidos como símbolos de identidade atuais, ou herdados do passado. O patrimônio cultural herdado serve como fonte da memória coletiva que junto da história apresenta-se sob forma de documentos e monumentos [37]. A arquitetura do passado nos permite relacionar a edificação com o processo de desenvolvimento cultural da sociedade, e essa herança, que possui enorme carga de valor histórico e cultural, transfere ao espaço construído os sentimentos de pertencimento e de memória. Concluímos que a arquitetura eclética, e em especial os exemplares da Avenida Rio Branco, são testemunhos do nosso passado e símbolos da identidade cultural carioca, e também, brasileira. Torna-se então necessário manter vivos os testemunhos do passado e passarmos a valorizálos. REFERÊNCIAS [ 1 ] J. Le Goff, História e Memória, Campinas, Ed. Unicamp; [1] J. Ruskin, A lâmpada da memória, Cotia SP, Ateliê Editorial, [1] J. Le Goff, op. cit. [1] C. Brandi, Teoria da Restauração, Cotia SP, Ateliê Editorial, [ 1 ] A. Riegl, O Culto Moderno dos Monumentos: sua essência e sua gênese, Goiás, Ed. Universidade de Goiás, [1] C. Brandi, op. cit. [1] B. M. Kühl, Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização: Problemas teóricos de restauro, São Paulo, Ateliê Editorial, 2008, p [ 1 ] Carta de Restauração. In: C. Brandi, Teoria da Restauração, Cotia SP, Ateliê Editorial, [ 1 ] F. Choay, A alegoria do patrimônio, São Paulo, Estação Liberdade: UNESP, 2006, p [ 1 ] I. Cury, (org. e trad.), Cartas Patrimoniais, Rio de Janeiro, IPHAN/ministério da Cultura, [1] F. Choay, op. cit., p [1] J. Le Goff, op. cit. [1] B. M. Kühl, op. cit., p. 217.

15 237 [1] D. Alcantara, Abordagem Experiencial e Revitalização de Centros Históricos: Os casos do Corredor Cultural do Rio de Janeiro e do Gaslamp Quarter em San Diego, Tese (Doutorado em Arquitetura), Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, [1] S/A, Como recuperar, reformar ou construir seu imóvel no Corredor Cultural Rio de Janeiro, RIOARTE/IPLANRIO, [1] Fonte das figuras 1 e 2: G. Kok, Rio de Janeiro na época da Av. Central, São Paulo, Bei Comunicação, [ 1 ] Fonte das figuras 3 e 4: sítio eletrônico: acesso em: abril de [1] J. Sampaio, The Persistent Underutilization of Brazilian City Centers With special reference to the Cultural Corridor of Rio de Janeiro, Thesis (DPhil in Architecture), The University of York. Department of Archaeology, Heslington, York, UK, [1] J. Ruskin, A lâmpada da memória, Trad. Maria Lucia Bressan Pinheiro, Cotia SP, Ateliê Editorial, [1] G. Kok, Rio de Janeiro na época da Av. Central, São Paulo, Bei Comunicação, [1] E. F. W. Lima, Arquitetura do Espetáculo. Teatros e cinemas na formação da Praça Tiradentes e da Cinelândia, Rio de Janeiro, Editora UFRJ, [1] Vários, O Brasil de Marc Ferrez, São Paulo, Instituto Moreira Salles, [1] J. S. Pavan, R. T. M. Ribeiro. Cinelândia: preservação e história. In: III Congresso Internacional na Recuperação, Manutenção e Restauração de Edifícios, Rio de Janeiro, III CIRMRE, [ 1 ] E. Bueno, Avenida Rio Branco, um século em movimento, Porto Alegre, Buenas Idéias, [1] M. Ferrez, "O álbum da Avenida Central: um documento fotográfico da construção da Av. Rio Branco, RJ ( ), São Paulo, Ex Libris Ltda, [1] E. Bueno, op. cit. [ 1 ] Fonte das Fig. 7 e 9: sítio eletrônico: acesso em: abril de [1] Fonte das Fig. 8 e 10: Foto da autora, [1] Fonte das Fig. 11 a 14: E. Bueno, op. cit. [1] Fonte das Fig. 15 a 24: Foto da autora, [ 1 ] J. Le Goff, História e Memória, Campinas, Ed. Unicamp; 1992.

SEMINÁRIO AV. CONDE DA BOA VISTA

SEMINÁRIO AV. CONDE DA BOA VISTA SEMINÁRIO AV. EQUIPE: ANDERSON DÉBORAH KALINE JEISIANE NADJA VIEIRA NATONIEL SOLANGE SEMINÁRIO AV. CONTEÚDO DA APRESENTAÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO EVOLUÇÃO URBANA ACESSIBILIDADE CONSIDERAÇÕES FINAIS CONTEXTO

Leia mais

3.4 Patrimônio histórico e cultural O Pólo Costa do Delta conta com 18 bens tombados, sendo 17 em Teresina e 1 em Parnaíba. Destes, a totalidade é

3.4 Patrimônio histórico e cultural O Pólo Costa do Delta conta com 18 bens tombados, sendo 17 em Teresina e 1 em Parnaíba. Destes, a totalidade é 3.4 Patrimônio histórico e cultural O Pólo Costa do Delta conta com 18 bens tombados, sendo 17 em Teresina e 1 em Parnaíba. Destes, a totalidade é tombada em nível estadual, apenas um bem é tombado pela

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL A FUNÇÃO SOCIAL DA CIDADE E O PAPEL SOCIAL DA PROPRIEDADE Autor(es): Pascoal Mário Costa Guglielmi e Pedro Ribeiro Guglielmi Condicionada pela sua complexa topografia, a ocupação inicial do Rio de Janeiro

Leia mais

Histórico. Conceituação

Histórico. Conceituação MEMORIAL DESCRITIVO Histórico O Solar, antiga sede da fazenda do Barão de Muriaé, que foi construído por volta de 1844, tem profunda importância histórica, pois foi palco de marcantes acontecimentos em

Leia mais

Antonio Caramelo O poeta do possível

Antonio Caramelo O poeta do possível ESPECIAL ARQUITETURA Foto: Nilton Souza. Antonio Caramelo O poeta do possível Hangar Business Park O Hangar Business Park foi idealizado para ser o portal de negócios do futuro. Composto por sete torres

Leia mais

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado

Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado Curitiba/PR - Palacete do Batel será restaurado O Palacete do Batel está em obras. Um projeto, encomendado pelos proprietários do imóvel, com o aval do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico

Leia mais

Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ)

Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ) Casarão que vai receber Museu do Sal é reformado em São Pedro (RJ) Obras começaram em junho e ainda não têm previsão de término. Museu vai ficar às margens da RJ-106. Obras do Museu do Sal continuam em

Leia mais

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009

ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ, em 12/11/2009 FGV CPDOC 29/10/2010 Disciplina: Pesquisas Qualitativas - Prof. Mariana Cavalcanti Aluna: Adriana Maria Ferreira Martins Matrícula 091401001 ENTREVISTA Questões para Adauto José Gonçalves de Araújo, FIOCRUZ,

Leia mais

REVITALIZAÇÃO DA ÁREA DA CASA DAS RETORTAS PROJETO DE TFG APRESENTADO À UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

REVITALIZAÇÃO DA ÁREA DA CASA DAS RETORTAS PROJETO DE TFG APRESENTADO À UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação. Vol.1, No.4, pp. 200-205 Copyright 2007 AERPA Editora REVITALIZAÇÃO DA ÁREA DA CASA DAS RETORTAS PROJETO DE TFG APRESENTADO À UNIVERSIDADE

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL

ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL ATIVIDADE 02 A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL O patrimônio cultural de uma comunidade é o conjunto de referências que compõem o seu dia-a-dia e fazem com que ela tenha uma memória e uma história

Leia mais

Lideranças do movimento Moinhos Vive relembram luta dos bairros de Porto Alegre (RS) contra especulação imobiliária

Lideranças do movimento Moinhos Vive relembram luta dos bairros de Porto Alegre (RS) contra especulação imobiliária Lideranças do movimento Moinhos Vive relembram luta dos bairros de Porto Alegre (RS) contra especulação imobiliária Casarões da Luciana de Abreu estão há 11 anos em disputa na Justiça Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 821/XII/4.ª GARANTE A GESTÃO PÚBLICA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DO SANEAMENTO E DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

PROJETO DE LEI N.º 821/XII/4.ª GARANTE A GESTÃO PÚBLICA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DO SANEAMENTO E DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 821/XII/4.ª GARANTE A GESTÃO PÚBLICA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA, DO SANEAMENTO E DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Exposição de motivos O acesso universal aos serviços de água é um

Leia mais

MÉTODOS DE ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA DO ESPAÇO URBANO

MÉTODOS DE ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA DO ESPAÇO URBANO MÉTODOS DE ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA DO ESPAÇO URBANO CAIS DO PORTO, VICENTE PINZÓN E PRAIA DO FUTURO I E II UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Planejamento Urbano 1

Leia mais

12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de

12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de 86 12 - HABITAÇÃO Bela Vista de Goiás 12.1. Tipologia atual dos imóveis habitacionais no município de Na região central da Zona Urbana a heterogeneidade está evidente em suas edificações. Existem alguns

Leia mais

10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL)

10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) 10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) Edifício na Estrada do Cemitério, n.º 6 (Casa Azul) 10. EDIFÍCIO NA ESTRADA DO CEMITÉRIO, N.º 6 (CASA AZUL) 10.1 INFORMAÇÃO GERAL Nome Localização

Leia mais

Bens em regime de proteção estadual CONDEPHAAT

Bens em regime de proteção estadual CONDEPHAAT Bens em regime de proteção estadual CONDEPHAAT Teatro Coliseu Número do Processo: 22273/82. Resolução de Tombamento: Resolução 29 de 19/12/1989. Livro do Tombo Histórico: inscrição nº 290, p. 74, 06/07/1990.

Leia mais

O MUSEU HISTÓRICO E A MEMÓRIA DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE.

O MUSEU HISTÓRICO E A MEMÓRIA DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE. O MUSEU HISTÓRICO E A MEMÓRIA DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE. 68 Hélio Hirao Arquiteto e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP. Doutorando em Geografia Urbana

Leia mais

Parque do Engenho Central e Mirante 2002

Parque do Engenho Central e Mirante 2002 Anexo 1.34 Parque do Engenho Central e Mirante 2002 1. EDIFÍCIO HISTÓRICO Endereço: Rua Maurice Allain, 454, Vila Rezende, Piracicaba SP, Brasil. Autoria: desconhecida. Data do Projeto: final da década

Leia mais

Monumentos de Manaus (AM) ganham versão mini com laser, acrílico e MDF

Monumentos de Manaus (AM) ganham versão mini com laser, acrílico e MDF Monumentos de Manaus (AM) ganham versão mini com laser, acrílico e MDF Arquiteta e designer criam mini esculturas de prédios históricos da capital. Arena da Amazônia e Ponte Rio Negro estão entre miniaturas

Leia mais

Setenta prédios são tombados nos âmbitos municipal, estadual ou federal em Piracicaba (SP)

Setenta prédios são tombados nos âmbitos municipal, estadual ou federal em Piracicaba (SP) Setenta prédios são tombados nos âmbitos municipal, estadual ou federal em Piracicaba (SP) Foto: Isabela Borghese/JP Um prédio pode contar um pouco da história de uma cidade. Considerados patrimônios,

Leia mais

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno 3.3 O Largo do Carmo e seu entorno O Largo do Carmo, como ainda é conhecido o espaço público na frente das igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, e ao lado do Teatro Vasques. Seu entorno conserva

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Ambientes acessíveis

Ambientes acessíveis Fotos: Sônia Belizário Ambientes acessíveis É FUNDAMENTAL A ATENÇÃO AO DESENHO E A CONCEPÇÃO DOS PROJETOS, PRINCIPALMENTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS,PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES E LIMITAÇÕES DO MAIOR NÚMERO

Leia mais

Bens em regime de proteção municipal COMPHAC

Bens em regime de proteção municipal COMPHAC Bens em regime de proteção municipal COMPHAC Casarão Nhonhô dos Santos Resolução de Tombamento: nº 07, de 25/10/1989. Decreto: nº 3.668, de 19/12/1991. Localização: Praça Barão de Araras, 372 - Centro

Leia mais

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua

São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua São Paulo/SP - Planejamento urbano deve levar em conta o morador da rua Pesquisa traz reflexões para melhorar a situação da população de rua e indica falhas nas políticas públicas. Moradores de rua na

Leia mais

Fazenda Dumont (Dumont, SP) Fazenda Dumont

Fazenda Dumont (Dumont, SP) Fazenda Dumont Fazenda Dumont (Dumont, SP) Fazenda Dumont A E. F. Dumont percorria diversas seções da fazenda Dumont com sua linha principal e três ramais, no meio dos cafeeiros. Suprimida em 1940, apenas restam dela

Leia mais

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015

Resgate da Memória ANO 2, Nº 4. ABR.2015 116 A história de uma cidade pode ser contada de diversas maneiras: por meio de livros, vídeos, sons e a partir de histórias passadas de gerações em gerações. Nesta seção, a Revista buscou uma maneira

Leia mais

O INVENTÁRIO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE PARA CENTROS URBANOS DE INTERESSE DE PRESERVAÇÃO. Inventário do Sítio Urbano da Praça XV

O INVENTÁRIO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE PARA CENTROS URBANOS DE INTERESSE DE PRESERVAÇÃO. Inventário do Sítio Urbano da Praça XV O INVENTÁRIO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE QUALIDADE PARA CENTROS URBANOS DE INTERESSE DE PRESERVAÇÃO. Inventário do Sítio Urbano da Praça XV Rosina Trevisan M. RIBEIRO Arquiteta, D. Sc., Professora do

Leia mais

BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S

BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S BAIRRO PLANEJADO BASE I N V E S T I M E N T O S Sua vida em transformação Do sonho à realidade. Do projeto à execução. Da necessidade dos clientes à superação das expectativas. Com essas idéias em mente,

Leia mais

DECRETO N º 1.699. EMENTA: Define zonas de preservação paisagística e ecológica.

DECRETO N º 1.699. EMENTA: Define zonas de preservação paisagística e ecológica. DECRETO N º 1.699. EMENTA: Define zonas de preservação paisagística e ecológica. O Prefeito Municipal de Volta Redonda, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no artigo 13 da Lei Municipal 1.412,

Leia mais

XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003

XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003 XII-015 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E SANEAMENTO AMBIENTAL A EXPERIÊNCIA DE SANTO ANDRÉ (SP) DE 1998 A 2003 Marcelo Bispo (1) Projetista Industrial Pós Graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL MEDIATECA RS Autor: Pedro Arthur Câmara O terreno está localizado na cidade de Porto Alegre, no Bairro Centro Histórico. Á área é de uso misto, tendo uma grande concentração de atividades comerciais e

Leia mais

Revitalizacão de áreas

Revitalizacão de áreas solange de oliveira patrícia a. nascimento sheila nicolini neto orgel ramos júnior estudo de casos Parque das Nações (Lisboa); Estação das Docas (Belém/PA). RioCidade (Rio de Janeiro). 2 panorama Estação

Leia mais

http://www.clarin.com/br/buenos-aires-presenca-grandeimaginario_0_1360664321.html

http://www.clarin.com/br/buenos-aires-presenca-grandeimaginario_0_1360664321.html http://www.clarin.com/br/buenos-aires-presenca-grandeimaginario_0_1360664321.html ENTREVISTA: VIK MUNIZ Buenos Aires tem uma presença muito grande no meu imaginário Gabriela Grosskopf Antunes Ele é um

Leia mais

HISTÓRIA DA ARQUITETURA COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO O CASO DA RESTAURAÇÃO DO ANTIGO HOTEL SETE DE SETEMBRO

HISTÓRIA DA ARQUITETURA COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO O CASO DA RESTAURAÇÃO DO ANTIGO HOTEL SETE DE SETEMBRO Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação. Vol.1, No.2, pp. 036-040 Copyright 2007 AERPA Editora HISTÓRIA DA ARQUITETURA COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO O CASO DA RESTAURAÇÃO DO ANTIGO

Leia mais

A EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BASIL DE 1922 NO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BASIL DE 1922 NO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BASIL DE 1922 NO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Introdução Fernanda de Azevedo Ribeiro UFF fera.azevedo@ig.com.br No início

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

O papel do estado no urbano

O papel do estado no urbano O papel do estado no urbano O papel do estado na afirmação da segregação Fabiana Rezende Poliana Alessandra Lorena Yoshiko A segregação no espaço urbano pode ser encontrada em várias esferas, iremos analisar

Leia mais

CENTRO: Belo de se ver. Plano de Despoluição Visual ( Lei 8.779/14)

CENTRO: Belo de se ver. Plano de Despoluição Visual ( Lei 8.779/14) CENTRO: Belo de se ver Plano de Despoluição Visual ( Lei 8.779/14) Centro de Vitória: belo de se ver A Prefeitura de Vitória implementa o Plano de Despoluição Visual (Lei 8.779/14) para ordenar e padronizar

Leia mais

Análise do IBEU para a RIDE-DF e a AMB

Análise do IBEU para a RIDE-DF e a AMB Análise do IBEU para a RIDE-DF e a AMB Rômulo José da Costa Ribeiro Professor Doutor da Universidade de Brasília UnB, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PPG-FAU, Programa de Pós-Graduação

Leia mais

São Paulo (SP) - Conheça sua Cidade: hotel abandonado desperta curiosidade

São Paulo (SP) - Conheça sua Cidade: hotel abandonado desperta curiosidade São Paulo (SP) - Conheça sua Cidade: hotel abandonado desperta curiosidade Internauta enviou dúvida sobre hotel abandonado na avenida Brigadeiro Luiz Antônio. Comecei a trabalhar na região há anos e já

Leia mais

ENCONTRO REGIONAL DE PROCURADORAS E PROCURADORES DOS DIREITOS DO CIDADÃO 2015 HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

ENCONTRO REGIONAL DE PROCURADORAS E PROCURADORES DOS DIREITOS DO CIDADÃO 2015 HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ENCONTRO REGIONAL DE PROCURADORAS E PROCURADORES DOS DIREITOS DO CIDADÃO 2015 HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA CONTEXTO O déficit habitacional no Brasil, em 2008, segundo a

Leia mais

APÊNDICE C: Pré-análise das representações dos Grupos focais por tema e Grupo trabalhado

APÊNDICE C: Pré-análise das representações dos Grupos focais por tema e Grupo trabalhado APÊNDICE C: Pré-análise das representações dos Grupos focais por tema e Grupo trabalhado Tema: A cidade de Goiânia e o goianiense Questões abordadas: Falem o que é Goiânia para vocês. Como vocês veem a

Leia mais

Olá! Vamos lá? A viagem vai começar!

Olá! Vamos lá? A viagem vai começar! Olá! Com este guia exclusivo desenvolvido pelo Hotel Chácara do Mosteiro você terá um roteiro de viagem no litoral de São Paulo. Reunimos para você 10 lugares para você visitar enquanto estiver na Litoral

Leia mais

INICIATIVAS INSPIRADORAS HABITAÇÃO CONJUNTO HABITACIONAL BOX HOUSE SÃO PAULO - SP

INICIATIVAS INSPIRADORAS HABITAÇÃO CONJUNTO HABITACIONAL BOX HOUSE SÃO PAULO - SP HABITAÇÃO INICIATIVAS INSPIRADORAS CONJUNTO HABITACIONAL BOX HOUSE SÃO PAULO - SP ÍNDICE INTRODUÇÃO PERFIL LOCAL DIRETRIZES DE PROJETOS O PROJETO MODULAR A SOLUÇÃO ESTRUTURAL O PROJETO DE IMPLANTAÇÃO PROJETO

Leia mais

Terrazas do Atlântico Av. Atlântica, 1726 Cavaleiros

Terrazas do Atlântico Av. Atlântica, 1726 Cavaleiros [IDEA] 1 Este é um breve relatório do andamento das nossas obras, que pretendemos enviar com menor periodicidade, para manter uma posição mais atualizada das nossas operações. Terrazas do Atlântico Av.

Leia mais

São Paulo (SP) - Quadro chumbado na parede e outras dificuldades da reforma do Museu do Ipiranga

São Paulo (SP) - Quadro chumbado na parede e outras dificuldades da reforma do Museu do Ipiranga São Paulo (SP) - Quadro chumbado na parede e outras dificuldades da reforma do Museu do Ipiranga A impossibilidade de remover a colossal obra de Pedro Américo é apenas um dos problemas da restauração,

Leia mais

ESTUDO DE CASO CONJUNTO HABITACIONAL. HIS Conjunto Heliópolis/Gleba G

ESTUDO DE CASO CONJUNTO HABITACIONAL. HIS Conjunto Heliópolis/Gleba G ESTUDO DE CASO CONJUNTO HABITACIONAL HIS Conjunto Heliópolis/Gleba G Ficha Técnica Arquitetos:Biselli + Katchborian Arquitetos Ano: 2011 Área construída: 31.329 m² Tipo de projeto: Habitação de interesse

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha.

Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Análise de obra arquitetônica: O prédio do Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), de Paulo Mendes da Rocha. Por Talles Lucena, educador do MuBE. O prédio do Museu Brasileiro da Escultura é um projeto do

Leia mais

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE- INDUSTRIAL NA VOZ DO JORNAL O ETV : ECOS DA REFORMA CAPANEMA

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE- INDUSTRIAL NA VOZ DO JORNAL O ETV : ECOS DA REFORMA CAPANEMA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE- INDUSTRIAL NA VOZ DO JORNAL O ETV : ECOS DA REFORMA CAPANEMA Antonio Henrique Pinto ahenriq@unicamp.br Introdução O ensino de matemática passou por

Leia mais

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL 57 5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL O conjunto arquitetônico da residência de Antônio de Rezende Costa, que hoje abriga a Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães foi pelos autores do presente

Leia mais

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado

Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades. Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado Gestão de impactos sociais nos empreendimentos Riscos e oportunidades Por Sérgio Avelar, Fábio Risério, Viviane Freitas e Cristiano Machado A oferta da Promon Intelligens considera o desenvolvimento de

Leia mais

A ARQUITETURA. Professor H. Oliveira

A ARQUITETURA. Professor H. Oliveira A ARQUITETURA Professor H. Oliveira Quando os primeiros colonizadores portugueses fortificaram o litoral brasileiro e as ordens religiosas construíram os conventos e as igrejas, a arquitetura figurou como

Leia mais

10 Dicas para Investir em Imóveis

10 Dicas para Investir em Imóveis 10 Dicas para Investir em Imóveis Pensando nisto resolvi escrever um livro digital chamado Como Investir em Imóveis e quero compartilhar com vocês algumas poucas dicas inspiradoras que no livro são expostas

Leia mais

Meio Ambiente discute soluções para lixo

Meio Ambiente discute soluções para lixo NIQUELÂNDIA Meio Ambiente discute soluções para lixo Euclides Oliveira A correta deposição do lixo produzido diariamente pelos moradores de Niquelândia, a operação adequada do aterro sanitário que dará

Leia mais

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro

Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Itália - Família italiana descobre tesouro arqueológico durante reforma de banheiro Em Lecce, aqui no sul da Itália, em qualquer lugar que você escava, pode encontrar um pedaço de história. Faggiano encontrou

Leia mais

requalificação em consequência de concurso de arquitectura promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.

requalificação em consequência de concurso de arquitectura promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. AIRES MATEUS E ASSOCIADOS RUA SILVA CARVALHO, 193, 1250-250 LISBOA TEL 21 381 56 50 35/79 requalificação em consequência de concurso de arquitectura promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. O edifício

Leia mais

REABILITAÇÃO DA ANTIGA DELEGACIA DE POLÍCIA E CADEIA PÚBLICA DE ANGATUBA

REABILITAÇÃO DA ANTIGA DELEGACIA DE POLÍCIA E CADEIA PÚBLICA DE ANGATUBA 397 REABILITAÇÃO DA ANTIGA DELEGACIA DE POLÍCIA E CADEIA PÚBLICA DE ANGATUBA Lígia Lisbôa Rodrigues Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano, UNESP - Presidente Prudente. E-mail: Liginha03@hotmail.com

Leia mais

QUEM FAZ O QUÊ? DADOS TÉCNICOS DO CTA ESTATÍSTICAS

QUEM FAZ O QUÊ? DADOS TÉCNICOS DO CTA ESTATÍSTICAS QUEM FAZ O QUÊ? SETTRAN - SECRETARIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES CTA ESTATÍSTICAS CTA - CONTROLE DE TRÁFEGO EM ÁREA AUTOR: AÍLTON BORGES SETTRAN- - Transporte coletivo na cidade... Quem faz o quê?

Leia mais

2.2.3 Casos de Imóveis preservados

2.2.3 Casos de Imóveis preservados 2.2.3 Casos de Imóveis preservados Em Sorocaba o tombamento municipal é a base da política de preservação adotada em nível local. Em entrevista para o Jornal Cruzeiro do Sul a presidente do CMDPH, Maria

Leia mais

Ar puro. Natureza. Conexão. Espaço. Conforto. Liberdade. Segurança. Tranquilidade. Modernidade. Estilo. Sua vida com tudo o que mais importa.

Ar puro. Natureza. Conexão. Espaço. Conforto. Liberdade. Segurança. Tranquilidade. Modernidade. Estilo. Sua vida com tudo o que mais importa. imagem ilustrativa. Ar puro. Natureza. Conexão. Espaço. Conforto. Liberdade. Segurança. Tranquilidade. Modernidade. Estilo. Sua vida com tudo o que mais importa. imagens ilustrativas parque villa lobos

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 56 A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 56 A CIDADE DO RIO DE JANEIRO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 56 A CIDADE DO RIO DE JANEIRO Como pode cair no enem? Com base no mapa e na literatura sobre a região metropolitana do Rio de Janeiro, é correto afirmar: a) A cidade do Rio de

Leia mais

INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL CAPINÓPOLIS - MINAS GERAIS

INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL CAPINÓPOLIS - MINAS GERAIS INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL CAPINÓPOLIS - MINAS GERAIS ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS Nº BI/02 1. Município: Capinópolis - MG 2. Distrito: Sede 3. Designação: Escola Municipal Aurelisa Alcântara

Leia mais

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL Priscila da Silva Batista Instituto Tecnológico, Universidade

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO EM MURO DE GABIÃO NA OBRA LINHA VERMELHA FASE I SÃO CRISTOVÃO ILHA DO GOVERNADOR

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO EM MURO DE GABIÃO NA OBRA LINHA VERMELHA FASE I SÃO CRISTOVÃO ILHA DO GOVERNADOR UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE SEPARAÇÃO E REFORÇO EM MURO DE GABIÃO NA OBRA LINHA VERMELHA FASE I SÃO CRISTOVÃO ILHA DO GOVERNADOR Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração:

Leia mais

RESIDENCIAL TERRA NATIVA Estudo do Parcelamento do Solo

RESIDENCIAL TERRA NATIVA Estudo do Parcelamento do Solo Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Arquitetura e Urbanismo Teoria do Urbanismo II Professora Nirce Saffer Medvedovski RESIDENCIAL TERRA NATIVA Estudo do

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1 Introdução Você iniciará agora uma viagem ao mundo da História. Anote tudo que achar interessante, os patrimônios que conhece, as dúvidas que tiver e, depois, debata em sala de aula com seus colegas e

Leia mais

Porto Alegre (RS) - Audiência popular discute impacto da revitalização do Cais na Praça Brigadeiro Sampaio

Porto Alegre (RS) - Audiência popular discute impacto da revitalização do Cais na Praça Brigadeiro Sampaio Porto Alegre (RS) - Audiência popular discute impacto da revitalização do Cais na Praça Brigadeiro Sampaio Organizada pelo coletivo Cais Mauá de Todos, audiência reuniu moradores e ativistas para tratar

Leia mais

um novo foco para as mudanças

um novo foco para as mudanças reforma da previdência um novo foco para as mudanças Durante o Fórum Técnico Reforma da Previdência, a professora Eli Iola, em sua exposição, retoma a história da implantação do sistema previdenciário

Leia mais

Avenida Ipiranga: Processo Evolutivo ao Longo do Século XX

Avenida Ipiranga: Processo Evolutivo ao Longo do Século XX 2121 X Salão de Iniciação Científica PUCRS Avenida Ipiranga: Processo Evolutivo ao Longo do Século XX Acad. Júlia Schiedeck Nunes, Ana Rosa Sulzbach Cé (orientadora) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRPPG Coordenadoria Geral de Pesquisa CGP Campus Universitário Ministro Petrônio Portela,

Leia mais

Rua Correia Dias, 184 Paraíso - São Paulo SP CEP: 04104-000. Promorar-constru@bol.com.br l www.promorar-constru.com

Rua Correia Dias, 184 Paraíso - São Paulo SP CEP: 04104-000. Promorar-constru@bol.com.br l www.promorar-constru.com O objetivo do programa PROMORAR é reforçar a importância da sustentabilidade social para projetos habitacionais. A proposta nasce, em um momento muito propício e favorável, a oferta de unidades de interesse

Leia mais

Para Prêmio Nobel da Paz, é possível "criar um mundo sem pobreza".

Para Prêmio Nobel da Paz, é possível criar um mundo sem pobreza. UNISUL Grupo de Pesquisa Mestrado em Educação Divulgação JC de 08 de Junho de 2007. Para Prêmio Nobel da Paz, é possível "criar um mundo sem pobreza". Em um editorial redigido a convite da "Spiegel Online",

Leia mais

B H onde. istórico. Projeto Cultural de Reintrodução do Bonde na Memória e na Paisagem de Porto Alegre

B H onde. istórico. Projeto Cultural de Reintrodução do Bonde na Memória e na Paisagem de Porto Alegre B H onde istórico Projeto Cultural de Reintrodução do Bonde na Memória e na Paisagem de Porto Alegre Apresentação Projeto Bonde Histórico O Projeto Bonde Histórico representa o esforço concentrado de diversas

Leia mais

Igreja!de! Nossa!Senhora!do!Carmo! Da!Antiga!Sé!

Igreja!de! Nossa!Senhora!do!Carmo! Da!Antiga!Sé! AtransferênciadaCorteeainstalaçãodaFamíliaRealno Rio de Janeiro, em 1808, marcam uma nova etapa na história do País. A capital do ViceMReino passa a ser a sededogovernoedaadministraçãodoimpériolusoe experimentará

Leia mais

GEOGRAFIA. Valéria/Fábio UNIDADE VI

GEOGRAFIA. Valéria/Fábio UNIDADE VI GEOGRAFIA Valéria/Fábio 8º UNIDADE VI 01. "Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que algo, de fato, 'DEU ERRADO' na União Soviética. Não havia nenhuma semelhança entre o processo de emancipação socialista

Leia mais

Palácio da Inconfidência: Projeto original perspectiva externa. Palácio da Inconfidência: croqui sistema estrutural Fonte: Revista Acrópole nº 283

Palácio da Inconfidência: Projeto original perspectiva externa. Palácio da Inconfidência: croqui sistema estrutural Fonte: Revista Acrópole nº 283 O grande hall interno pretendia dar continuidade à praça externa para o visitante que seguia para o plenário. No memorial do projeto publicado pela Revista Acrópole nº 283, os arquitetos afirmaram que

Leia mais

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012.

OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.3, n.9, p. 147-151, abr. 2012. DIAS, P. S. Território e informação: o circuito da produção publicitária na cidade de São Paulo. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas,

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE. Desenvolvimento é sinônimo de poluição?

SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE. Desenvolvimento é sinônimo de poluição? Ensino Fundamental 2 Nome N o 5 a série Ciências Profª Cristiane Data / / SANEAMENTO BÁSICO E SAÚDE Saneamento básico é o conjunto das condições urbanas essenciais para a preservação da saúde pública.

Leia mais

I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo

I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Arquitetura e Urbanismo Centro Histórico de São Paulo: documentação e estudos de reabilitação Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia mais

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração

Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Igrejinha no Centro de Itajaí (SC) passa por primeira restauração Investimento ultrapassa R$ 2,7 milhões e prazo de conclusão é de dois anos. Foto: Lucas Correia / Agencia RBS Antes mesmo de Itajaí se

Leia mais

Políticas Públicas e Qualidade de Vida na Baía de Sepetiba (RJ): modernização infraestrutural afetando a população carioca

Políticas Públicas e Qualidade de Vida na Baía de Sepetiba (RJ): modernização infraestrutural afetando a população carioca Departamento de Geografia e Meio Ambiente Políticas Públicas e Qualidade de Vida na Baía de Sepetiba (RJ): modernização infraestrutural afetando a população carioca Introdução/Justificativa: Aluna: Izânia

Leia mais

Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS

Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS Capítulo 4 - EXECUÇÃO E SEGURANÇA DAS OBRAS 4.1 Disposições gerais Art. 61 - A execução de obras, incluindo os serviços preparatórios e complementares, suas instalações e equipamentos, embora que temporários,

Leia mais

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Geral Executiva Nome da Fina Flor Cosméticos Indústria Cosméticos Produtos e Serviços Desenvolve, fabrica

Leia mais

Se a legisla. Brasil, o mesmo n. residencial unifamiliar como padr. confirmava a validade das restri

Se a legisla. Brasil, o mesmo n. residencial unifamiliar como padr. confirmava a validade das restri Se a legisla Brasil, o mesmo n Obras "Arthur Saboya", de 1934 (reiterando Ato Municipal de 1931) estabelecia o uso residencial unifamiliar como padr confirmava a validade das restri promulgada em 1972-1973,

Leia mais

A PRODUTIVIDADE NA EXECUÇÃO DE ADUTORAS DE ÁGUA

A PRODUTIVIDADE NA EXECUÇÃO DE ADUTORAS DE ÁGUA A PRODUTIVIDADE NA EXECUÇÃO DE ADUTORAS DE ÁGUA Odívio da S. Rezende Neto (1); Ubiraci E. L. de Souza (2); Carla A. Sautchúk (3) (1) Dep. de Construção Civil, Escola Politécnica da USP, odivio.rezende@poli.usp.br

Leia mais

RESULTADO DA REUNIÃO DE PATRIMONIO HISTÓRICO REALIZADA EM SÃO CARLOS, SÃO PAULO EM 28 DE OUTUBRO DE 2010

RESULTADO DA REUNIÃO DE PATRIMONIO HISTÓRICO REALIZADA EM SÃO CARLOS, SÃO PAULO EM 28 DE OUTUBRO DE 2010 RESULTADO DA REUNIÃO DE PATRIMONIO HISTÓRICO REALIZADA EM SÃO CARLOS, SÃO PAULO EM 28 DE OUTUBRO DE 2010 INSTITUTO DE Face às extremas diferenças entre as ações bem sucedidas de poucos Conselhos e o abandono

Leia mais

A Geometria, a Arquitetura e as Artes

A Geometria, a Arquitetura e as Artes A Geometria, a Arquitetura e as Artes A Geometria, a Arquitetura e as Artes foi um trabalho de grupos, desenvolvido, em novembro de 2001, por alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação

Leia mais

5 Um Modelo Inteligente de Cidade 7 Santa Marinha, um Conceito Global 9 Arquitectura 11 O Lugar Ideal Para Viver 13 Espaços 15 Conforto, Harmonia e

5 Um Modelo Inteligente de Cidade 7 Santa Marinha, um Conceito Global 9 Arquitectura 11 O Lugar Ideal Para Viver 13 Espaços 15 Conforto, Harmonia e 5 Um Modelo Inteligente de Cidade 7 Santa Marinha, um Conceito Global 9 Arquitectura 11 O Lugar Ideal Para Viver 13 Espaços 15 Conforto, Harmonia e Bem-Estar 17 A Sede do Seu Negócio 19 Tudo à Distância

Leia mais

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido

defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Porto Alegre (RS) Comerciantes do Centro defendem revitalização do Cais Mauá, mas questionam modelo escolhido Comerciantes do Centro Histórico dizem ainda não ter muitas informações sobre as obras de revitalização

Leia mais

9 Fórum de Saneamento e Meio Ambiente ASSEMAE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO. Arnaldo Luiz Dutra Presidente Nacional

9 Fórum de Saneamento e Meio Ambiente ASSEMAE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO. Arnaldo Luiz Dutra Presidente Nacional 9 Fórum de Saneamento e Meio Ambiente ASSEMAE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO Arnaldo Luiz Dutra Presidente Nacional Belo Horizonte, 03 de Setembro de 2007 Penápolis, 26 de março

Leia mais

Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto no Rio de Janeiro.

Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto no Rio de Janeiro. Esta apresentação foi realizada no âmbito do projeto Moradia é Central durante o seminário do projeto no Rio de Janeiro. Data: dia 29 de junho de 2009 Local: IAB Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Discurso na cerimónia de assinatura

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos 2ª ETAPA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos 2ª ETAPA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos PAAES - Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior

Leia mais

Geografia da Fome. Geopolítica da fome

Geografia da Fome. Geopolítica da fome Atividade facebook para os alunos dos 8 anos C, D e E da Emeb Estância. Continuando a temática "formação da desigualdade social", nesse bimestre vocês me farão uma PESQUISA BIOGRÁFICA DO GEÓGRAFO CHAMADO

Leia mais

Este livro encontra-se assim estruturado:

Este livro encontra-se assim estruturado: CIDADE, POVO E NAÇÃO: Gênese do Urbanismo Moderno * Mônica McAllister ** Trata-se de uma seleção de textos apresentados no seminário Origens das Políticas Urbanas Modernas: Europa e América Latina, Empréstimos

Leia mais