Manual do Paciente Oncológico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Paciente Oncológico"

Transcrição

1 Manual do Paciente Oncológico

2

3 Introdução Este manual foi desenvolvido com o objetivo de orientar você e sua família durante o seu tratamento. A palavra câncer pode ainda parecer assustadora para muitos pacientes. Porém, é importante que você saiba que a medicina evoluiu muito nos últimos anos com terapias mais eficazes, além disso, uma equipe composta por diversos profissionais da saúde estará ao seu lado para ajudá-lo a passar por este período difícil. Este momento será melhor enfrentado com a união de paciente, familiares, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e todos os parceiros envolvidos nesta jornada. A confiança nesta equipe será importante para seu bem estar e para enfrentar este caminho de possíveis incertezas com maior entendimento de sua doença. Lembre sempre que você não é o único a estar nessa situação e que não está sozinho nesta luta.

4

5 O que é o Câncer? O câncer começa com alterações no DNA, onde fica o material genético no núcleo das células. Essas alterações podem ser herdadas de familiares (câncer hereditário), o que é mais raro, ou causado por fatores externos (câncer esporádico), o que é mais comum, como o cigarro ou o álcool. Quando a célula sofre estas alterações genéticas, que se chamam mutações, pode ocorrer a perda da regulação do crescimento celular, que passa o ocorrer de maneira acelerada e desordenada. Este crescimento celular anormal pode causar o aparecimento de tumores benignos ou malignos (câncer), tendo este último a capacidade de espalhar-se para outros locais, o que chamamos de metástases. Os sintomas decorrentes dessa situação dependem de cada pessoa de acordo com a localização do tumor e a origem da célula que iniciou o processo. O diagnóstico só pode ser estabelecido após uma amostra de tecido ou de células do local doente, que pode ser obtida por punção, biópsia ou cirurgia, ser analisada por um especialista chamado patologista. Após a confirmação do tipo específico de câncer que você possui, seu médico irá solicitar uma série de exames de sangue e de imagem (por exemplo: tomografias computadorizadas) para avaliar onde sua doença esta localizada, o que chamamos de estadiamento. Toda essa informação tem como objetivo definir qual o tratamento mais adequado para o seu caso.

6 Dúvidas frequentes sobre os tratamentos utilizados no combate ao câncer CIRURGIA: É o tratamento local da doença e normalmente envolve uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente. RADIOTERAPIA: É um tratamento que visa destruir as células do tumor através da irradiação de ondas de energia originadas de material radioativo, semelhante aos raios-x. Esses raios são invisíveis e você não sente dor durante a aplicação. As sessões são diárias (de segunda a sexta) com duração aproximada de 5 minutos cada e o número de aplicação varia de acordo com o tipo de doença. Esse tratamento deve ser SEMPRE orientado por um médico especialista em radioterapia. HORMONIOTERAPIA: Alguns tumores podem depender do estímulo de hormônios para crescerem (próstata, mama e endométrio, por exemplo). A hormonioterapia é a modalidade terapêutica que utiliza outro hormônio que sabidamente bloqueia a ação daquele primeiro hormônio estimulador. Podem ser utilizadas por via oral, intramuscular ou subcutânea. Esse tratamento deve ser SEMPRE orientado por um médico especialista em cancerologia (oncologia) clínica. IMUNOTERAPIA: A imunoterapia, ou terapia biológica, é um tratamento que estimula e fortalece a função imunológica do nosso corpo e costuma ser indicada como adjuvante à cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. QUIMIOTERAPIA: É a utilização de medicamentos para o combate as células do câncer e que podem ser administrados de diversas maneiras conforme a medicação indicada: por via oral, aplicados no músculo, na veia (mais comum), nas artérias, por via intracavitária (quimioterapia intraperitoneal) e por via intra-tecal (no líquido da medula espinhal). Os chamados ciclos de quimioterapia podem ser diários, semanais, quinzenais, mensais ou trimestrais, conforme o tipo da doença. Esse tratamento deve ser SEMPRE orientado por um médico especialista em cancerologia (oncologia) clínica.

7 Quais são os efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia? Náuseas e vômitos: Podem ocorrer no primeiro dia da aplicação ou nos dias seguintes. São colocadas medicações para prevenir estes sintomas no soro, junto com a quimioterapia, e o médico pode orientar o uso de remédios em casa nos dias seguintes à aplicação. Dormência na pontas dos dedos (mãos e/ou pés): pode ser um efeito passageiro da quimioterapia, deve ser comunicado ao seu médico em cada consulta para que não torne-se um sintoma persistente. Diarréia: É o aumento da quantidade de evacuações ao longo do dia com diminuição da consistência (ex: fezes pastosas ou liquidas). Importante que o médico esteja informado sobre o início do quadro para evitar evacuação muito frequentes e desidratação.

8 Xerostomia (boca seca): a quimioterapia e a radioterapia da região da cabeça e do pescoço podem reduzir o fluxo de saliva, causando xerostomia e dificultando a mastigação e a deglutição. A secura na boca também pode mudar o sabor dos alimentos. Constipação ou prisão de ventre: os analgésicos, uma dieta pobre em calorias, fibras e líquidos, e o fato do paciente ficar acamado podem causar constipação. Fraqueza nas pernas, cansaço, desânimo, diminuição do apetite: são sintomas passageiros e normalmente não requerem medicações específicas. Febre: febre e 38 C ou acima deve sempre ser comunicada ao médico, pois pode ser o início de uma infecção. Comunique seu médico, pois pode ser necessário a realização de exames para descartar possível quadro de baixa imunidade, situação na qual pode ser necessário início de tratamento com antibióticos e até internação hospitalar até resolução do quadro. Queda de cabelo (alopécia): nem todos os medicamentos usados causam este problema, que é passageiro, ocorrendo recuperação com a suspensão do tratamento. Estima-se que o fio de cabelo do couro cabeludo cresça em média 1 cm/mês apôs o término da quimioterapia. Feridas na boca (aftas/mucosite): podem ser dolorosas e dificultarem a alimentação. Procure ingerir alimentos líquidos e pastosos. Mantenha a higiene da boca rigorosamente. Evitando o uso de escova de dente sobre as feridas. Se tiver dor, pastilhas analgésicas e anestésicos, para diminuir a sensibilidade da boca e da garganta, podem ser úteis antes das refeições.

9 Dicas de Alimentação Torradas e biscoitos, iogurtes, sorvetes de frutas, rosquinhas secas, bolos de claras, mingau de aveia, frango sem pele. Frutas e vegetais macios, líquidos tomados lentamente, picolés. Evite alimentos gordurosos, oleosos ou fritos, muito doces, condimentados ou picantes, e com odores forte. Coma pequenas quantidades com maior freqüência e devagar. Evite comer em locais abafados, quentes ou que tenham cheiros que possam se enjoativos. Beba menos líquidos durante as refeições, pois a ingestão de líquidos poderá causar sensação de plenitude e estufamento. Beba líquidos durante todo o dia, com auxílio de um canudinho, se necessário, exceto às refeições. Caso a náusea se manifeste durante a manhã, tente comer torrada seca ou biscoitos de água e sal antes de se levantar. Evite comer uma hora antes do tratamento se a náusea ocorrer durante a radioterapia ou a quimioterapia. Dê preferência a alimentos fáceis de engolir, como milk-shake, sorvetes, purês, iogurtes, melancia, cremes, pudins, mingau, legumes amassados e carnes moídas, por exemplo. Evite alimentos irritantes para a boca:

10 frutas cítricas e seus sucos (laranja, tangerina, limão), alimentos condimentados ou salgados, alimentos duros, ásperos ou secos, como legumes crus, granola, torradas, biscoitos. Misture os alimentos com manteiga, molhos e caldos para facilitar a ingestão. Use liquidificador ou processador para fazer purês. Não faça uso de medicações antidiarréicas sem orientação médica. Chupe balas ou goma de mascar sem açúcar, que podem auxiliar na produção de saliva. Mantenha os lábios protegidos com manteiga de cacau ou lubrificantes labiais. Se o seu problema de secura na boca for muito intenso, consulte o médico ou o dentista sobre produtos para proteção da boca e da garganta (ex: saliva artificial). Procure repousar bastante. Hidratar com pelo menos 2 litros de líquidos variados ao longo do dia, água de coco, sucos de frutas e gelatinas. Coma pequenas porções durante o dia, em vez de fazer grandes refeições. Faça algum exercício diariamente, caminhe no mínimo meia hora por dia, se possível. Nunca utilize laxantes ou reeducadores intestinais sem informar seu médico.

11 Orientações Gerais Como a quimioterapia afeta nosso sangue? O sangue é formado pelos glóbulos vermelhos (hemácias), pelos glóbulos brancos (leucócitos) e pelas plaquetas. A medulas óssea é a parte central dos nossos ossos, ali são fabricados todos os componentes do sangue (hemácias,leucócitos e plaquetas) e, portanto, é normal que a quantidade desses componentes diminua após alguns dias da administração da quimioterapia. Os glóbulos vermelhos carregam o oxigênio para todo o organismo, os glóbulos brancos são responsáveis pela defesa do organismo contra as infecções e as plaquetas são responsáveis pela coagulação. Necessidade de colocação de acessos venosos alternativos Alguns pacientes não apresentam veias em boas condições para serem puncionadas ou o quimioterápico necessário pode ser inadequado para uso em veias periféricas (por exemplo, veias do braço) e poderão necessitar de um dispositivo chamado de portocath (cateter venoso). A principal indicação é para pacientes que irão realizar quimioterapia de longa duração. Dentre as vantagens deste cateter estão: evitar punções periféricas repetitivas, diminuir o índice de infecção, evitar lesões das veias dos braços e proporcionar um maior conforto ao paciente, não o impossibilitando de suas atividades diárias. Alimentação Não existem restrições para ingerir alimentos, porém você deve evitar frituras, alimentos gordurosos e doces em excesso, pois são alimentos de digestão mais difícil e lenta. Procure ter uma alimentação saudável (frutas, verduras, legumes e sucos), pois isso ajudará você a se recupera mais rápido. Com uma dieta rica em proteínas e calorias ficará mais fácil reconstruir as células saudáveis, danificadas pela quimioterapia. Para que orientação adequada. Faça uma consulta com uma nutricionista. Trabalho É importante que as atividades habituais sejam mantidas sempre que possível. Se precisar, reduza suas horas de trabalho, converse com seu chefe. Mantendo uma atividade no trabalho você garantirá uma melhor forma física e psicológica, contribuindo para sua saúde.

12 Exercícios físicos Não existem restrições para realizar esportes e/ou qualquer atividade física, a não ser que se médico contra-indique. Se você se sentir mais cansado que o habitual, limite as suas atividades e durma mais, mesmo durante o dia. O repouso também é fundamental. Não exija do seu corpo mais do que ele pode fazer nesse momento. Respeite seus limites. Relações sexuais A quimioterapia pode interferir na atividade sexual, mas não há contra-indicações para manter relações sexuais normalmente. Durante o tratamento é aconselhável usar algum método contraceptivo, pois alguns tipos de quimioterapia podem causar danos ao feto. Converse com o seu médico sobre o melhor método anticoncepcional para você e seu parceiro e sobre eventuais dificuldades que você tenha nesse período. Menstruação A quimioterapia pode provocar alterações no ciclo menstrual, tanto irregularidade, quanto ausência da menstruação. Geralmente estas alterações são temporárias e ao término do tratamento devem normalizar. Em alguns casos, a parada da menstruação pode ser definitiva e isso irá variar de acordo com o tratamento realizado. Fertilidade Algumas drogas poderão causar alterações na produção de espermatozóides no homem e ovulação na mulher, podendo ocorrer esterilidade temporária ou definitiva. Fale com seu médico a respeito caso não tenha filhos e, se houver indicação, considere os recursos de banco de esperma e consulta com médicos especialistas em reprodução humana. Medicamentos Não utilize nenhum outro medicamento por conta própria sem levar ao conhecimento de seu médico. Não suspenda o tratamento para outras doenças que porventura você tenha (ex, diabetes, hipertensão, cardiopatias, hipo ou hipertireoidismo, por exemplo). Faça uma lista com o nome, dose e horários dos remédios que você faz uso e mostre ao seu médico. Exposição ao sol É aconselhável não tomar sol durante o tratamento, pois pode aumentar os efeitos dos quimioterápicos

13 em sua pele. Procure proteger-se com fator de proteção solar 30 ou superior. Cuidados com a pele Sua pele pode ficar um pouco ressecada durante o tratamento de quimioterapia. Use loções hidratantes recomendadas pela enfermeira da equipe ou pelo seu médico. Não tome banhos muitos quentes ou esfregue sua pele intensamente. Evite remover cutículas durante a fase de tratamentos com quimioterapia, pois isso pode facilitar a entrada de bactérias através da pele. Se necessário, consulte com um médico dermatologista. Alterações emocionais Não se assuste se você oscilar entre períodos de altos e baixos durante o tratamento. Experimentar diferentes sensações é um processo normal frente às mudanças que acontecem. Conversar sobre essas novas experiências, sentimentos e necessidades com amigos, familiares e psicólogos é muito útil. Uma atitude positiva é sempre muito importante. Hidratação Beba grande quantidade de líquidos durante o tratamento. Muitas drogas quimioterápicas passam pela bexiga e rins. Uma boa hidratação ajuda a prevenir irritações nesses órgãos. Além disso, é muito útil em casos de diarréia. Constipação ou de ressecamento da boca. Como regra prática, você deve ingerir cerca de 2 litros/dia ou fazer o seguinte cálculo: multiplique o seu peso (kg) por 30. O resultado ser a sua necessidade diária de líquidos em (em ml).

14 Quando devo ligar para o meu médico? Lembre-sede sempre comunicar ao seu médico se houver: Febre (38 C ou mais). Náuseas intensas (não consegue fazer ao menos 3 refeições por dia). Vômitos intensos (mais de 3 episódios por dia). Diarréia intensa (mais de 4 episódios de fezes líquidas por dia). Dificuldade para respirar. Dor que não alivia com analgésicos prescritos. Feridas na boca que dificultem a alimentação. Sangramento gengival, retal ou outro sangramento. Ardência ao urinar, tosse, dor de garganta.

15 O papel da psicologia no cuidado do paciente com câncer e o impacto emocional das fases de aceitação da doença É absolutamente normal os pacientes atravessarem durante essa fase alguns estágios de adaptação frente ao diagnóstico de câncer: Negação: Você fica tão surpreso que é difícil entender os detalhes ou pensar com clareza sobre o que está acontecendo. É importante ter um acompanhamento ao seu lado para lembrá-lo das informações e responder às perguntas médicas. Raiva: Você se pergunta porque eu? Pode sentir-se culpado, achando que poderia ter feito algo para evitar o problema. Você pode direcionar a raiva ao parceiro ou à família, por vezes não percebendo que todos querem ajudá-lo. Negociação: A negociação geralmente ocorre na tentativa de reverter a situação que se enfrenta e é um processo pessoal, ou seja, não costuma envolver outras pessoas. Muitas vezes pode ser voltado para a religião com promessas, pactos e pela procura de um culpado para a situação enfrentada. Depressão: Você lamenta, sente pena de si mesmo e fica triste. A sensação é de dor e desânimo intenso, cada momento é uma tortura. O choro é freqüente e ajuda a se acalmar. Aceitação: Você percebe que a vida deve continuar. Sabe que existem coisas que você pode mudar e coisas que você não pode, mas precisa enfrentar. As fases nem sempre acontecem nessa ordem, podem ir e voltar. O ideal é identificar por qual delas você está passando, para um melhor enfrentamento dessa fase, faça uma consulta com o psicólogo.

16 Papel da Enfermagem no cuidado com o paciente oncológico No tratamento do câncer, o médico tem um papel fundamental, juntamente com outras áreas que trabalham juntas para o total bem-estar do paciente e sua qualidade de vida. Não poderíamos deixar de citar a atuação da equipe de enfermagem, que acompanha desde a internação prolongada até uma sessão de quimioterapia. É o enfermeiro que permanecerá mais tempo em contato direito com o paciente durante o atendimento na clínica de quimioterapia, por exemplo. Por ser uma profissão totalmente ligada ao cuidado humano, o vinculo é muito intenso. As orientações vão além de ações puramente físicas, passam a ser ações emocionais, pois o acolhimento e o apoio fazem parte do cotidiano da equipe e do paciente, assim como o vínculo mais acentuado com o passar dos dias. Uma das atribuições mais importantes do enfermeiro e da sua equipe é prestar ao paciente oncológico todas as orientações relacionadas ao seu tratamento. Por todas as particularidades e complexidades que envolvem o tratamento, sejam eles efeitos colaterais, limitações, hábitos e cuidados específicos no ambiente familiar. É fundamental salientar que um paciente bem orientado é a garantia de sua adesão e colaboração ao tratamento. O papel da enfermagem é saber encorajar os pacientes e manterem a qualidade de vida e fazer com que a esperança nunca desapareça. Precisamos oferecer alternativas, conforto, auto-estima, educação e assistência de qualidade embasada na cumplicidade, respeito e dedicação.

17 Recomendações aos familiares e amigos A família como equipe. É muito importante perceber que cada um deve continuar a respeitar as suas necessidades e manter a vida como antes. São essas atitudes e postura que fazem cada membro da família ficar mais forte para lidar com a doença e ter mais condição de dar carinho e transmitir confiança ao paciente.

18 Tabela de marcação Traga sempre consigo este livreto para controle de seus horários de quimioterapia e consultas. Nome do Paciente: Telefones Importantes: Médico: DATA HORÁRIO QUIMIOTERAPIA/ CONSULTA OBSERVAÇÕES

19 Médico (a) EQUIPE MÉDICA Telefone Médico (a) EQUIPE DE ENFERMAGEM Telefone Nutricionista SERVIÇO DE NUTRIÇÃO Telefone Psicólogo (a) SERVIÇO DE PSICOLOGIA Telefone

20 Rua Olavo Bilac, 805 Bairro Santana Porto Alegre/RS CEP Telefones: (51) / institutokaplan.com.br

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do PACIENTE Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? CARO PACIENTE, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum Hemodiálise Uma breve introdução Avitum O que é hemodiálise? Na hemodiálise, um rim artificial (hemodialisador) é usado para remover resíduos, substâncias químicas extras e fluido de seu sangue. Para colocar

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA

PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA SENADO FEDERAL PREVINA O CÂNCER DE PRÓSTATA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Previna o câncer de próstata apresentação O câncer de próstata tem sido um dos mais frequentes a ser diagnosticado no sexo masculino.

Leia mais

E R R E C B N Â C SOR FALAS O VAM

E R R E C B N Â C SOR FALAS O VAM VAMOS FALAR SOBRE CÂNCER Câncer O que é? O câncer tem como principal característica o crescimento desordenado das células do corpo. O que diferencia os tipos de câncer, entre maligno e benigno, é a velocidade

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Acompanhamento. Sejam bem-vindos. 7 dias 1 mês 2 meses 3 meses 6 meses 1 ano

Acompanhamento. Sejam bem-vindos. 7 dias 1 mês 2 meses 3 meses 6 meses 1 ano Acompanhamento Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a alta de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando antes da alta hospitalar de sua

Leia mais

finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg

finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 1 mg finasterida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. 1 mg APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 1 mg em embalagem com 30 ou 60 comprimidos. USO ORAL

Leia mais

omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg

omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg omeprazol Biosintética Farmacêutica Ltda. cápsulas 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO omeprazol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de

Leia mais

finasterida Comprimido revestido 1mg

finasterida Comprimido revestido 1mg finasterida Comprimido revestido 1mg MODELO DMODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE finasterida Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES Comprimido revestido 1mg Embalagens contendo

Leia mais

Tipos de Câncer. Saber identifi car sinais é essencial.

Tipos de Câncer. Saber identifi car sinais é essencial. Tipos de Câncer Saber identifi car sinais é essencial. O QUE É CÂNCER É uma doença cuja característica principal é o crescimento acelerado e desordenado das células, as quais têm grande potencial para

Leia mais

HEMORIO INSTITUTO ESTADUAL DE HEMATOLOGIA ARTHUR DE SIQUEIRA CAVALCANTI

HEMORIO INSTITUTO ESTADUAL DE HEMATOLOGIA ARTHUR DE SIQUEIRA CAVALCANTI MANUAL DO PACIENTE - LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA EDIÇÃO REVISADA 02/2009 HEMORIO INSTITUTO ESTADUAL DE HEMATOLOGIA ARTHUR DE SIQUEIRA CAVALCANTI Este manual tem como objetivo fornecer informações aos pacientes

Leia mais

Câncer. Claudia witzel

Câncer. Claudia witzel Câncer Claudia witzel Célula Tecido O que é câncer? Agente cancerígeno Órgão Célula cancerosa Tecido infiltrado Ozana de Campos 3 ESTÁGIOS de evolução da célula até chegar ao tumor 1 Célula 2 Tecido alterado

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 DICAS PARA MELHORAR O SONO Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem em uma prova, ser mais criativo no trabalho e manter uma boa memória. O sono é essencial para manter uma rotina saudável,

Leia mais

Para que Serve? Tratamento

Para que Serve? Tratamento Quimioterapia O que é? É um tratamento que utiliza medicamentos quimioterápicos para eliminar células doentes. Cada agente quimioterápico tem diferentes tipos de ação sobre as células e, consequentemente,

Leia mais

Hipotireoidismo. O que é Tireóide?

Hipotireoidismo. O que é Tireóide? Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hipotireoidismo O que é Tireóide? É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo

Leia mais

Principais propriedades físicas da água.

Principais propriedades físicas da água. BIOQUÍMICA CELULAR Principais propriedades físicas da água. Muitas substâncias se dissolvem na água e ela é comumente chamada "solvente universal". Por isso, a água na natureza e em uso raramente é pura,

Leia mais

41 Por que não bebemos água do mar?

41 Por que não bebemos água do mar? A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos

Leia mais

NEOPRAZOL. (omeprazol)

NEOPRAZOL. (omeprazol) NEOPRAZOL (omeprazol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Cápsula 20mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEOPRAZOL omeprazol APRESENTAÇÕES Cápsula 20mg Embalagens com 14 ou 28 cápsulas VIA

Leia mais

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento,

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, fome e sede constantes, vontade de urinar diversas vezes,

Leia mais

QFase REVISTA TJ 11. Tiago Elias Junior. Volume 02 julho/2014 Ano 1 Bebedouro SP. Redator chefe. Experiências. Bebe da Semana. Obesidade infantil

QFase REVISTA TJ 11. Tiago Elias Junior. Volume 02 julho/2014 Ano 1 Bebedouro SP. Redator chefe. Experiências. Bebe da Semana. Obesidade infantil Marca registrada Volume 02 julho/2014 no 1 Bebedouro SP QFase REVIST Obesidade infantil Por : Dr. Tiago Elias Diferença da criança gordinha da criança obesa Bebe da Semana O Bebê da semana do facebook

Leia mais

Radioterapia no Cancro do Pulmão

Radioterapia no Cancro do Pulmão Editado em: Novembro de 2006 Apoio: Radioterapia no Cancro do Pulmão Comissão de Pneumologia Oncológica Sociedade Portuguesa de Pneumologia ÍNDICE A Comissão de Pneumologia Oncológica agradece ao autor

Leia mais

DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL

DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL DIA MUNDIAL DO CÂNCER 08 DE ABRIL Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 04-Abr-2016 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 04/04/2016 Que tal aproveitar o Dia Mundial do Câncer

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

Câncer. Como se Prevenir e Ter uma Vida Saudável. Pele Colo de Útero Próstata Boca Mama

Câncer. Como se Prevenir e Ter uma Vida Saudável. Pele Colo de Útero Próstata Boca Mama Câncer Como se Prevenir e Ter uma Vida Saudável Pele Colo de Útero Próstata Boca Mama A prevenção e a única maneira fácil, segura e acessível de combater ao câncer Apoio: Liga Bahiana Contra o Câncer -

Leia mais

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre

4. COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO MIELOIDE CRÔNICA (LMC)? E MONITORAMENTO DE LMC? É uma doença relativamente rara, que ocorre ÍNDICE 1. O que é Leucemia Mieloide Crônica (LMC)?... pág 4 2. Quais são os sinais e sintomas?... pág 4 3. Como a LMC evolui?... pág 5 4. Quais são os tratamentos disponíveis para a LMC?... pág 5 5. Como

Leia mais

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) Os Rins e suas funções.

INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) Os Rins e suas funções. INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) Os Rins e suas funções. Possuímos dois rins que têm cor vermelho-escura, forma de grão de feijão e medem cerca de 12 cm em uma pessoa adulta.localizam-se na parte posterior

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão

Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão Setembro/2015 3 Onda de virose? 6 Tudo é Virose? 10 Programa - PRO Mamãe & Bebê 11 Depressão Setembro/2015 Onda de virose? O virologista Celso Granato esclarece Ouço muita gente falar em virose. Procurei

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES

MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES MEDICINA PREVENTIVA HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO O que devo fazer para garantir um envelhecimento com qualidade de vida ao meu animal?

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

Radioterapia. Orientações aos pacientes. 2ª Reimpressão

Radioterapia. Orientações aos pacientes. 2ª Reimpressão Radioterapia Orientações aos pacientes 2ª Reimpressão 1 2010 Instituto Nacional de Câncer / Ministério da Saúde. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde

Leia mais

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policabofila cálcica Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 625 mg: embalagens com 14 e 30 comprimidos.

Leia mais

Mulheres grávidas ou a amamentar*

Mulheres grávidas ou a amamentar* Doença pelo novo vírus da gripe A(H1N1) Fase Pandémica 6 OMS Mulheres grávidas ou a amamentar* Destaques: A análise dos casos ocorridos, a nível global, confirma que as grávidas constituem um grupo de

Leia mais

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio

Calcium Sandoz F. Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente. 500mg de cálcio. 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF NOVARTIS BIOCIÊNCIAS S.A. Comprimido Efervescente 500mg de cálcio 1.000mg de cálcio Calcium Sandoz F Calcium Sandoz FF carbonato de cálcio + lactogliconato de cálcio

Leia mais

Cuidado nutricional no tratamento quimioterápico

Cuidado nutricional no tratamento quimioterápico Cuidado nutricional no tratamento quimioterápico Centro Regional de Hematologia e Oncologia Importância da alimentação durante o tratamento do câncer Cuidar da alimentação durante a vida é importante

Leia mais

Tipos de tumores cerebrais

Tipos de tumores cerebrais Tumores Cerebrais: entenda mais sobre os sintomas e tratamentos Os doutores Calil Darzé Neto e Rodrigo Adry explicam sobre os tipos de tumores cerebrais. CONTEÚDO HOMOLOGADO "Os tumores cerebrais, originados

Leia mais

conhecer e prevenir DIABETES MELLITUS

conhecer e prevenir DIABETES MELLITUS conhecer e prevenir DIABETES MELLITUS 2013 Diretoria Executiva Diretor-Presidente: Cassimiro Pinheiro Borges Diretor Financeiro: Eduardo Inácio da Silva Diretor de Administração: André Luiz de Araújo Crespo

Leia mais

PEDIALYTE 45 Zinco cloreto de sódio gliconato de zinco glicose monoidratada citrato de sódio diidratado citrato de potássio monoidratado

PEDIALYTE 45 Zinco cloreto de sódio gliconato de zinco glicose monoidratada citrato de sódio diidratado citrato de potássio monoidratado MODELO DE BULA PARA O PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO PEDIALYTE 45 Zinco cloreto de sódio gliconato de zinco glicose monoidratada citrato de sódio diidratado citrato de potássio monoidratado APRESENTAÇÃO

Leia mais

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M.

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Nome: n.º Barueri, / / 2009 1ª Postagem Disciplina: Educação Física 3ª série E.M ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Orientações para desenvolvimento da atividade: Esse será um texto a ser utilizado no

Leia mais

Quinta Edição/2015 Quinta Região de Polícia Militar - Quarta Companhia Independente

Quinta Edição/2015 Quinta Região de Polícia Militar - Quarta Companhia Independente GRIPE X RESFRIADO GRIPE e RESFRIADO são as mesmas coisas? Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelo vírus Influenza (tipos A,B e C) e o resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado

Leia mais

Corpo humano: diversos sistemas interligados

Corpo humano: diversos sistemas interligados 79 Corpo humano: diversos sistemas interligados Bruna Moretto Rodrigues 1*, Karina Alves de Toledo 1, Célia Regina Nogueira 2 1 Departamento de Ciências Biológicas. Faculdade de Ciências e Letras. Univ

Leia mais

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos.

APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos. MUVINOR policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos com 500 mg de policarabofila base. Embalagens com 30 comprimidos revestidos. USO ORAL USO ADULTO (ACIMA DE 12 ANOS DE IDADE) COMPOSIÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSOS VASCULARES PARA TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE. Contactos: Unidade de Hemodiálise: 276300932.

ORIENTAÇÕES SOBRE ACESSOS VASCULARES PARA TRATAMENTO DE HEMODIÁLISE. Contactos: Unidade de Hemodiálise: 276300932. Evitar a infecção A infecção é uma complicação grave que pode ocorrer por ter as defesas diminuídas. Prevenir também depende de si. Cumpra as regras de higiene e as indicações fornecidas pela Equipa do

Leia mais

Os Rins. Algumas funções dos Rins?

Os Rins. Algumas funções dos Rins? Os Rins Os Rins Algumas funções dos Rins? Elimina água e produtos resultantes do metabolismo como a ureia e a creatinina que, em excesso são tóxicas para o organismo; Permite o equilíbrio corporal de líquidos

Leia mais

Prevenção em saúde mental

Prevenção em saúde mental Prevenção em saúde mental Treinar lideranças comunitárias e equipes de saúde para prevenir, identificar e encaminhar problemas relacionados à saúde mental. Essa é a característica principal do projeto

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL MANUAL DA VOZ

PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL MANUAL DA VOZ PROGRAMA DE SAÚDE VOCAL MANUAL DA VOZ Rio de Janeiro Maio/2014 Professor, bem vindo ao Programa de Saúde Vocal Nós, fonoaudiólogas, a equipe de Valorização do servidor e toda a equipe educação somos parceiras

Leia mais

FINASTIL (finasterida)

FINASTIL (finasterida) FINASTIL (finasterida) EMS SIGMA PHARMA LTDA Comprimido Revestido 5 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FINASTIL finasterida APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 5 mg de finasterida acondicionados em embalagem

Leia mais

Atendimento Domiciliar

Atendimento Domiciliar Atendimento Domiciliar Definição da Unimed Porto Alegre sobre Home Care O Home Care é um beneficio de prestação de serviço de assistência à saúde, a ser executado no domicilio do paciente com patologias

Leia mais

Manual de Orientação para Pacientes em Radioterapia

Manual de Orientação para Pacientes em Radioterapia Manual de Orientação para Pacientes em Radioterapia Índice Você sabe o que é Radioterapia? Onde é feito o tratamento? Qual será a sua rotina na radioterapia? O que é planejamento? Quando o tratamento

Leia mais

O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. CÂNCER EM CRIANÇAS O que é câncer? Grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. O câncer é comum em crianças? Nos

Leia mais

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg

FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg FLAXIN finasterida Merck S/A comprimidos revestidos 5 mg Flaxin finasterida MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÃO Comprimidos revestidos de 5 mg em embalagem com 30

Leia mais

10 Alimentos importantes para sua saúde.

10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. 10 Alimentos importantes para sua saúde. Os alimentos funcionais geram inúmeros benefícios para o organismo. Como muitas patologias se desenvolvem por deficiência

Leia mais

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes Esse Ebook Tem O Objetivo de Ajudar Diabéticos, a Levar Uma Vida Normal Lembrando Que A Diabetes E Uma doença Silenciosa, e Muito Perigosa se Você Ignora-la. Um Outro Ponto Importante e Que A forma de

Leia mais

BULA PARA O PACIENTE

BULA PARA O PACIENTE BULA PARA O PACIENTE Modelo de texto de bula Aldara imiquimode Forma farmacêutica: Creme Apresentação: Cartucho contendo 6 (12) sachês com 250 mg Aldara (imiquimode) deve ser administrado da seguinte forma:

Leia mais

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes TER DIABETES NÃO É O FIM... É o início de uma vida mais saudável, com alimentação

Leia mais

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina)

DIGEDRAT. (maleato de trimebutina) DIGEDRAT (maleato de trimebutina) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Cápsula mole 200mg I - IDENTIFICAÇÃO DO DIGEDRAT maleato de trimebutina APRESENTAÇÕES Cápsula mole Embalagens contendo

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Hérnia Inguinal. O que é uma hérnia abdominal? Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Orientações aos pacientes sobre radioterapia

Orientações aos pacientes sobre radioterapia Orientações aos pacientes sobre radioterapia SUMÁRIO Prezado paciente....................... 03 O que é radioterapia?..................... 04 Quais os benefícios da Radioterapia?.............. 04 Como

Leia mais

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990

PRODUZINDO AUTOESTIMA DESDE 1990 Mau Hálito Todas as pessoas têm mau hálito? Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar, praticamente 100% da população seria portadora de halitose. Por isso, o hálito da manhã é considerado fisiológico.

Leia mais

Respeito às pessoas idosas. Respeito às pessoas idosas

Respeito às pessoas idosas. Respeito às pessoas idosas Respeito às pessoas idosas Respeito às pessoas idosas Gostaria de contribuir com as pessoas idosas..., mas acredito que preciso conhecer o Estatuto do Idoso. Posso ajudar você, dando lhe algumas dicas!

Leia mais

Folheto para o paciente

Folheto para o paciente Folheto para o paciente Quimioembolização Transarterial com Eluição de Fármaco (detace) de tumores hepáticos: Uma opção minimamente invasiva para o tratamento de tumores hepáticos Diagnóstico do hepatocarcinoma

Leia mais

Diabetes - Introdução

Diabetes - Introdução Diabetes - Introdução Diabetes Mellitus, conhecida simplesmente como diabetes, é uma disfunção do metabolismo de carboidratos, caracterizada pelo alto índice de açúcar no sangue (hiperglicemia) e presença

Leia mais

Informativo para pacientes com boca seca (xerostomia)

Informativo para pacientes com boca seca (xerostomia) Informativo para pacientes com boca seca (xerostomia) O nosso objetivo com este ebook é prover o leitor que padece de boca seca com informações úteis a fim de contribuir para a melhoria de sua qualidade

Leia mais

Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto.

Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto. Secos, mistos, oleosos. Qual o seu tipo de cabelo? Você cuida bem de seus cabelos? Confira algumas dicas da dermatologista Dra. Andréa Botto. CONTEÚDO HOMOLOGADO Nesta entrevista ao isaúde Bahia, a médica

Leia mais

ANÁLISE DO CARÁTER E CÂNCER: UMA LEITURA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO

ANÁLISE DO CARÁTER E CÂNCER: UMA LEITURA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO 1 ANÁLISE DO CARÁTER E CÂNCER: UMA LEITURA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO Angela Naccarato Jose Henrique Volpi RESUMO Anualmente as estimativas apontam para um aumento do número de pacientes vítimas de câncer,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS Tempo de Jejum O jejum para alguns exames não é obrigatório, para outros, é necessário que ele seja de 4, 8 ou 12 horas. Verifique com antecedência no

Leia mais

Conversa sobre Radioterapia e seus usos. BOLSISTA: VITOR SECAMILLI SILVA SUPERVISORA: SILVANA ZANINI COORDENADORA: ADRIANA VITORINO ROSSI

Conversa sobre Radioterapia e seus usos. BOLSISTA: VITOR SECAMILLI SILVA SUPERVISORA: SILVANA ZANINI COORDENADORA: ADRIANA VITORINO ROSSI Conversa sobre Radioterapia e seus usos. BOLSISTA: VITOR SECAMILLI SILVA SUPERVISORA: SILVANA ZANINI COORDENADORA: ADRIANA VITORINO ROSSI Primeiramente... O que é o Câncer? O que é o Câncer? Células defeituosas

Leia mais

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS)

OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) OTOPLASTIA (CIRURGIA ESTÉTICA DAS ORELHAS) Orelha em abano é um defeito congênito, de característica familiar, geralmente bilateral, cujas alterações consistem em um aumento do ângulo (abertura da orelha)

Leia mais

"UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria?

UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO.O que é a Odontopediatria? "UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria? A Odontopediatria é uma especialidade dentro da Medicina Dentária que oferece aos bebés,

Leia mais

PYR-PAM pamoato de pirvínio

PYR-PAM pamoato de pirvínio PYR-PAM pamoato de pirvínio DRÁGEA 100 MG Bula do Paciente Pyr-Pam UCI-FARMA Conforme RDC 47/09 Página 1 PYR-PAM pamoato de pirvínio FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO PYR-PAM DRÁGEA 100 MG: cartucho contendo

Leia mais

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos

Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Prof. Rivaldo Assuntos Enfermagem em Oncologia e Cuidados Paliativos Administração e Gerenciamento de Enfermagem Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança Enfermagem nas Doenças Transmissíveis

Leia mais

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde.

Nutrição. O alimento como aliado da sua saúde. Nutrição O alimento como aliado da sua saúde. alimentação saúdavel Alimentação saúdavel e cuidados nutricionais são importantes em todas as fases da vida e devem ser tratados com distinção em cada período.

Leia mais

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev.

Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. Nome do medicamento: OSTEOPREVIX D Forma farmacêutica: Comprimido revestido Concentração: cálcio 500 mg/com rev + colecalciferol 200 UI/com rev. OSTEOPREVIX D carbonato de cálcio colecalciferol APRESENTAÇÕES

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml

loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml loratadina Laboratório Globo Ltda. Xarope 1 mg/ml loratadina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: loratadina xarope 1 mg/ml. Embalagem contendo 1 frasco de 100

Leia mais

Sinavel EMS SIGMA PHARMA LTDA. Comprimido revestido. 100mg

Sinavel EMS SIGMA PHARMA LTDA. Comprimido revestido. 100mg Sinavel EMS SIGMA PHARMA LTDA Comprimido revestido 100mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Sinavel brometo de pinavério APRESENTAÇÕES: Comprimidos revestidos de 100 mg: embalagem contendo 10, 20, 30, 40 ou

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável ANO LECTIVO 2010/2011 Alimentação Saudável Turma: 8º A Elaborado por: Adriana nº1, Carolina Pereira nº8 e Cátia nº10 Disciplina: Área de Projecto e Formação Cívica Professores: Eurico Caetano e Helena

Leia mais

Entendendo a lipodistrofia

Entendendo a lipodistrofia dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,

Leia mais

E E R D A B DISEB SO O RA S FALOM VA

E E R D A B DISEB SO O RA S FALOM VA VAMOS FALAR SOBRE OBESIDADE OBESIDADE A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal no organismo ou quando o peso do corpo ultrapassa em 20% o peso ideal. É atualmente

Leia mais

DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida

DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida Dr. JOSÉ BENTO Médico ginecologista e obstetra A MELHOR IDADE DA MULHER Manual prático para viver com saúde os melhores anos da vida Sumário Apresentação... 7 Introdução... 11 Capítulo 1 Um corpo de mudanças...

Leia mais

Redações vencedoras III Concurso de Redação (2015)

Redações vencedoras III Concurso de Redação (2015) Redações vencedoras III Concurso de Redação (2015) 1 Lugar Aluno: Maria Eduarda Silva Barbosa Ganhando dinheiro, perdendo saúde O câncer ocupacional parece algo tão esporádico, porém é mais corriqueiro

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Silimalon (slimarina + metionina)

Silimalon (slimarina + metionina) Silimalon (slimarina + metionina) Zydus Nikkho Farmacêutica Ltda Drágeas 70 mg / 100 mg Bula do Paciente Silimalon drágea- Versão 01 11/2010- paciente Página 1 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO SILIMALON

Leia mais

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16

DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA Sex, 28 de Agosto de 2009 19:57 - Última atualização Sáb, 21 de Agosto de 2010 19:16 DORES DE CABEÇA E ENXAQUECA A tensão do dia a dia é a causa mais freqüente das dores de cabeça mas, elas poderem aparecer por diversas causas e não escolhem idade e sexo. Fique sabendo, lendo este artigo,

Leia mais

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Serviço de Cirurgia Cardíaca. Manual do paciente, revisado em 2011. Introdução

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Serviço de Cirurgia Cardíaca. Manual do paciente, revisado em 2011. Introdução Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Serviço de Cirurgia Cardíaca Manual do paciente, revisado em 2011. Introdução O serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Universitário Clementino Fraga

Leia mais

OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA

OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA OUTUBRO ROSA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA CURA DO CÂNCER DE MAMA Enviado por LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 01-Out-2015 PQN - O Portal da Comunicação LINK COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL - 01/10/2015

Leia mais

cloridrato de pioglitazona EMS S/A comprimido 15 mg/ 30 mg / 45 mg

cloridrato de pioglitazona EMS S/A comprimido 15 mg/ 30 mg / 45 mg cloridrato de pioglitazona EMS S/A comprimido 15 mg/ 30 mg / 45 mg I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de pioglitazona medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES: cloridrato de pioglitazona

Leia mais

HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem

HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem HANSENÍASE Diagnósticos e prescrições de enfermagem HANSENÍASE Causada pela Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que é um parasita intracelular obrigatório, com afinidade por células cutâneas e por

Leia mais

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado AROMATERAPIA - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado CICLOS DA VIDA A versatilidade da aromaterapia, aliada à natureza delicada do tratamento, a torna adequada a todos os estágios

Leia mais