GESTÃO DE PESSOAS. MANUAL DO PROFESSOR Idalberto Chiavenato. Segunda Edição.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DE PESSOAS. MANUAL DO PROFESSOR Idalberto Chiavenato. Segunda Edição. www.elsevier.com.br www.chiavenato.com"

Transcrição

1 Segunda Edição MANUAL DO PROFESSOR Idalberto Chiavenato

2 SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: Os Novos Desafios da Gestão PARTE 2: Agregando PARTE 3: Aplicando PARTE 4: Recompensando PARTE 5: Desenvolvendo PARTE 6: Mantendo PARTE 7: Monitorando PARTE 8: O Futuro da Gestão

3 Estrutura Básica do Livro Agregando Os Novos Desafios da Gestão Aplicando Mantendo Recompensando Desenvolvendo O Futuro da Gestão Monitorando

4 PARTE OITO O FUTURO DA GESTÃO DE PESSOAS Capítulo 17: Avaliação da Função Gestão.

5 Os Processos Gestão Gestão Processos Agregar Processos Aplicar Processos Recompensar Processos Desenvolver Processos Manter Processos Monitorar * Recrutamento * Seleção * Desenho Cargos * Avaliação do Desempenho * Remuneração * Benefícios e Serviços * Treinamento * Mudanças * Comunicações * Disciplina * Higiene, Segurança e Qualida Vida * Relações com Sindicatos * Banco Dados * Sistemas Informações Gerenciais

6 Capítulo 17 Avaliação da Função Gestão Auditoria RH. Critérios Avaliação da ARH. Métodos Avaliação da ARH. Pesquisas Internas Avaliação. Pesquisas Externas Avaliação. como Receitas e não como Custos. Para On Vai a Gestão? As Macrotendências da Gestão.

7 Caso Introdutório: Pág: 490 Sinais Alerta na Monte Alto A Monte Alto S/A (MA) é uma empresa componentes eletrônicos para computadores e emprega cerca funcionários. Nos últimos anos, cerca 16 seus executivos ixaram a empresa. Alguns les, para abrir um negócio próprio. Além disso, o índice rotativida do pessoal técnico bateu nos 40% ao ano, o dobro das empresas do mesmo ramo ativida. Os dirigentes da MA sabem que os salários baixos estão provocando a rotativida e o DRH não tem os remédios suficientes para isso. Os gerentes linha se queixam que o DRH está mais preocupado com o papelório do que em ajudá-los a lidar com seus problemas diários, perndo tempo com treinamento novos funcionários, pois os melhores saem incessantemente à busca outros empregos melhores. Afinal, qual o papel do DRH: cuidar da burocracia e apagar o incêndio ou evitar que ele ocorra?

8 AVALIAÇÃO CRÍTICA: A necessida indicadores. Diz um velho adágio popular entre especialistas em Administração que se alguma coisa não po ser medida e avaliada objetivamente é melhor esquecer o assunto. Se não se po mostrar qual a contribuição que se está fazendo, é melhor não perr tempo com isto. Acontece que a mensuração em termos avaliação constitui uma priorida em qualquer unida da organização: monstrar qual é a sua contribuição para a organização está se tornando uma priorida topo, pois se a unida não contribui para o sucesso organizacional, então ela não serve para muita coisa e, portanto, não vale a pena investir nela.

9 17.1. Indicadores importantes para o negócio R$ valor para o acionista Rentabilida sustentada Comportamento consumo do cliente Satisfação do Cliente Valor agregado por funcionários Satisfação do Funcionário Seleção e formação da equipe Crescimento Lucrativida Fluxo caixa Ao longo do tempo Melhor que a concorrência Caia valor Freqüencia compra Retenção do cliente Filização do cliente Prontidão Atendimento ao cliente Qualida Experiência consumo Empowerment Comprometimento Parceirização Eficiência e eficácia Supervisão e coaching Políticas RH Suporte e apoio Justiça e eqüida Talentos agregados Educação e senvolvimento Experiência no trabalho

10 DICAS: Algumas Definições Auditoria RH. Avaliação RH é um estudo do sistema ARH da organização para uma inteira apreciação seus programas e práticas (4). Auditoria RH é a análise das políticas e práticas pessoal uma organização e a avaliação do seu funcionamento atual, bem como as sugestões para melhoria (5). Auditoria RH é um sistema revisão e controle para informar a administração sobre a eficiência e eficácia do programa em senvolvimento. Seu propósito é mostrar como o programa está funcionando, localizando práticas e condições que são prejudiciais à organização ou que não estão compensando o seu custo, ou ainda, práticas e condições que vam ser acrescentadas (6).

11 ARH DE HOJE: Principais aspectos da avaliação da área RH (7). A avaliação da função RH ve consirar os seguintes aspectos: * Quais são as funções RH? * Qual a importância ssas funções? * Como essas funções são sempenhadas? * Quais as necessidas melhorias? * A função RH utiliza eficazmente seus recursos? * A função RH po ser mais eficaz?

12 ARH DE HOJE: Avaliação da área RH (7). A avaliação da função RH ve consirar os seguintes aspectos: 1.Quais são as funções RH? O primeiro passo é obter opiniões dos gerentes linha a respeito daquilo que a ARH ve fazer na organização, como benefícios sociais, relações com empregados, recrutamento e seleção, treinamento e relações com a comunida, etc.o mais importante é conhecer o que ela faz e quais são os clientes que utilizam suas funções. 2.Qual a importância ssas funções? Os participantes vem avaliar cada uma das funções RH em uma escala importância 10 pontos para fornecer uma estimativa da importância relativa das funções RH segundo sua visão e dos mais clientes. 3.Como essas funções são sempenhadas? Os participantes vem avaliar como essas funções são atualmente sempenhadas. Utilizar a mesma escala pontos para avaliação. 4.Quais as necessidas melhorias? Determinar quais são as funções avaliadas como mais importantes e que não são bem sempenhadas para intificar melhorias e corrigir falhas. 5.A função RH utiliza eficazmente seus recursos? Verificações para terminar como o orçamento RH está sendo alocado e gasto no sentido torná-lo consistente com as funções mais importantes. Trata-se verificar on o dinheiro está sendo aplicado para comparar os custos e benefícios correntes. Quanto gasta e qual a sua contribuição? 6.A função RH po ser mais eficaz? A etapa final ve proporcionar uma visão mais ampla das áreas que necessitam melhorias e como elas pom ser melhoradas ou incrementadas.

13 AVALIAÇÃO CRÍTICA: Indicadores mais importantes. A avaliação do sempenho e dos resultados da Gestão ve se basear em aspectos importância vital para a organização e para o cliente. O importante é selecionar os indicadores mais importantes. Isso pen cada organização, sua estratégia organizacional, missão, visão e valores. Alguns indicadores como exemplo. 1. Proporção do staff GP: tamanho do staff GP em cada funcionários. 2. Lucrativida por funcionário: é o lucro por funcionário por ano. 3. Custo da GP por funcionário: Consiste na divisão do custo total do staff GP dividido pelo número funcionários da organização. 4. Custo dos benefícios por funcionário: Consiste na divisão do custo total do plano benefícios e serviços proporcionado pela organização pelo número total funcionários. 5. Ativida T&D: percentagem recursos aplicados em T&D em relação à folha pagamento. 6. Ativida T&D: recursos T&D aplicados por funcionário treinado. 7. Ativida T&D: horas anuais T&D por funcionário. 8. Ativida T&D: percentagem funcionários treinados por ano. 9. Custo T&D: consiste na divisão entre o custo total T&D pelo número horas aprendizado. 10. Resultados treinamento: redução custos versus spesas T&D. Quais outros indicadores importantes você poria sugerir?

14 ARH DE HOJE: Pesquisa sobre as atividas mais importantes RH (9). Uma pesquisa mostrou que as atividas mais importante RH são: 1. Proporcionar assessoria e aconselhamento à administração. 2. Comunicar à administração a filosofia e estratégias 3. Assegurar tratamento consistente e equitativo às pessoas. 4. Administrar situações greve ou queixas. 5. Proporcionar assessoria e aconselhamento sobre políticas 6. Coornar os procedimentos admissão. 7. Comunicar os programas remuneração e benefícios. 8. Processar queixas a respeito benefícios. 9. Assessorar a empresa na solução problemas salariais. 10. Assegurar o cumprimento da legislação trabalhista. 11. Comunicar filosofias, objetivos e políticas RH. 12. Desenvolver programas RH com os órgãos da organização. Qual sua opinião sobre os resultados sta pesquisa?

15 Critérios subjetivos para avaliação da ARH Os principais critérios subjetivos para a avaliação da ARH são: 1. Nível cooperação do órgão ARH com os mais da organização. 2. Opinião dos gerentes linha sobre a eficácia do RH. 3. Grau abertura e disponibilida do RH para todos os funcionários para lidar com problemas ou explicar políticas da organização. 4. Atitu e confiança dos funcionários no RH. 5. Rapiz e eficácia das respostas para as questões encaminhadas ao RH. 6. Avaliação da qualida do serviço oferecido pelo RH aos gerentes linha. 7. Avaliação da qualida da informação e assessoria oferecida à administração topo. 8. Satisfação ou insatisfação dos clientes gerentes linha e funcionários. 9. Filosofia e políticas RH. 10. Resultados finais sejáveis alcançados, como práticas éticas e socialmente responsáveis, produtos e serviços competitivos e alta qualida e qualida vida no trabalho. 11. Valor agregado à organização e às pessoas pelo RH. Dê sua opinião a respeito.

16 Critérios objetivos para avaliação da ARH. Os principais critérios objetivos para avaliação da ARH são: 1. Grau em que a estratégia RH apóia e alavanca a estratégia global da organização. 2. Ação afirmativa e impulsionadora no alcance dos objetivos. 3. Tempo resposta para atenr às solicitações. 4. Relação custos/benefícios da área RH. 5. Eficiência, ou seja, orçamento do RH dividido pela população servida. Este critério po significa o retorno do investimento feito em RH. 6. Eficácia, isto é, alcance dos objetivos propostos e medido por critérios objetivos. Dê a sua opinião a respeito..

17 17.2. Molo diagnóstico Gestão Influências Ambientais Externas *Leis e regulamentos legais * Sindicatos * Condições econômicas * Competitivida * Condições sociais e culturais Processos RH Influências Organizacionais Internas * Missão organizacional * Visão, objetivos e estratégia * Cultura organizacional * Natureza das tarefas * Estilo lirança Processos Agregar Processos Aplicar Processos Recompensar Processos Desenvolver Processos Manter Processos Monitorar * Recrutamento * Seleção * Desenho Cargos * Avaliação do Desempenho * Remuneração * Benefícios e Serviços * Treinamento * Mudanças * Comunicações * Disciplina * Higiene, Segurança e Qualida Vida * Relações com Sindicatos * Banco Dados * Sistemas Informações Gerenciais Práticas éticas e socialmente responsáveis Resultados Finais Desejáveis Produtos e serviços competitivos e alta qualida Qualida vida no trabalho

18 17.3. Avaliação Genérica das Práticas Gestão DESEMPENHO FRACO DESEMPENHO BOM DESEMPENHO EXCELENTE como mão--obra Orientação para o serviço Orientação para a mediana Oferta serviços Orientação para a função Reage à concorrência Tira vantagem das pessoas Orientada para custo/preço Hierarquizada Integrada verticalmente Orientada para o acionista como recursos Orientação para a empresa Orientação para segmentos Serviços ampliados Orientação para o processo Compara-se à concorrência Participação das pessoas Orientada para qualida Estruturada em re Organizada horizontalmente Orientada para os processos como parceiros Orientação para o cliente Diferenças individuais Soluções para o cliente Orientação para resultados Supera a concorrência Faz parceria com pessoas Orientada para agregar valor Equipes trabalho Alianças estratégicas Socialmente orientada

19 ARH DE HOJE: Políticas e instrumentos RH (10). Pesquisa da Fundação Dom Cabral divulgada pela FPNQ ( mostra os instrumentos mais utilizados: 1. Educação programas T&D por terceiros: 94,2%. 2. Política remuneração por resultados da empresa 93,1%. 3. Gestão do clima organizacional. 87,3%. 4. Política valorização da qualida vida 87,1%. 5. Intificação, senvolvimento e retenção talentos 82,6%. 6. Avaliação estruturada do sempenho 78,6%. 7. Plano carreira 76,1%. 8. Política remuneração por competências 68,6%. 9. Educação continuada universida corporativa 63,2%. 10. Educação continuada e-learning 57,4%. 11. Avaliação do sempenho 360o 52,5%. Ao lado das políticas e instrumentos está a 5 das empresas que os utilizam.

20 AVALIAÇÃO CRÍTICA: Visão sistêmica e holística. Você conhece o ornitorrinco? É um mamífero ovíparo, com focinho em forma bico pato, sem orelhas, cauda achatada e pés com membranas entre os dos. Um bicho esquisito? Sem dúvida! Mas é o que parecem certos programas RH algumas organizações. Um bicho esquisito, ou seja, um amontoado programas, até bem feitos individualmente, mas que não guardam nenhuma relação entre si. Ao juntá-los, cria-se uma espécie ornitorrinco. Falta-lhes uma visão sistêmica, coesa e integrada.

21 Voltando ao Caso Introdutório: Sinais alerta na Monte Alto Pág: 497 Mário Sérgio mostrou à diretoria da MA os benefícios que a auditoria RH po trazer à organização, como: 1. Encorajar os gerentes linha a examinar todo o sistema RH. 2. Promover a idéia que todos os gerentes são gestores pessoas. 3. Colocar o DRH em uma perspectiva como fornecedor serviços e parceiro negócios. 4. Programar épocas para avaliar o valor das práticas RH da companhia. 5. Proporcionar um estímulo para a mudança organizacional. 6. Apoiar os esforços administração da qualida total. 7. Avaliar a contribuição das práticas RH para a organização. Para Mário Sérgio, é um passo importante para o maior envolvimento dos gerentes e funcionários na atuação do DRH. O que você faria no seu lugar?

22 Métodos Avaliação da ARH 1. Medidas sempenho: 1. Desempenho global da ARH. 2. Custos e sempenho do DRH. 2. Medidas aquação: 1. Aquação aos requisitos legais. 2. Aquação à missão e objetivos organizacionais. 3. Medidas satisfação dos funcionários: 1. Satisfação dos funcionários através pesquisas atitu. 2. Satisfação dos funcionários com as atividas RH. 3. Motivos que levam funcionários a pedir missão. 4. Medidas indiretas sempenho dos funcionários: 1. Rotativida do pessoal. 2. Absenteísmo do pessoal. 3. Índices sperdício. 4. Índices qualida. 5. Número funcionários que solicitam transferência. 6. Número greves e reclamações. 7. Índices segurança e acintes. 8. Número sugestões melhorias.

23 Avaliação Crítica: Avaliação das realizações da GP. Além das medidas apresentadas, a organização também ve medir suas realizações em relação a certos objetivos específicos, tais como: Reduzir o índice rotativida em x% no ano. Reduzir o índice absenteísmo em x% no ano. Aumentar o índice satisfação em x% em comparação com os resultados da pesquisa atitu ou clima organizacional do último ano. Esses objetivos pom ser relacionados com fatos passados da própria organização, com realizações atuais outras organizações relevantes ou aspirações dos gerentes linha da organização

24 ARH DE HOJE: Entrevista sligamento. 1. Qual é o principal motivo sua missão? 2. E os motivos secundários? 3. Qual é: 1. Seu cargo. 2. Salário. 3. Tempo casa. 4. Departamento. 4. Qual sua opinião sobre seu: 1. Cargo. 2. Salário. 3. Benefícios sociais. 4. Supervisor. 5. Condições trabalho. 6. Políticas da companhia. 7. Relações com a companhia. 8. Relações com os colegas. 9. Horário trabalho. 10. Oportunidas progresso. Que outras perguntas você sugeriria?

25 Voltando ao Caso Introdutório: Sinais alerta na Monte Alto Pág: 503 A expectativa Mário Sérgio é que a avaliação da ARH possa trazer certas controvérsias e levantar alguma poeira. Na verda, o confronto com os gerentes linha po trazer excelentes oportunidas como: 1. Ultrapassar temores do DRH quanto à apreciação dos gerentes. 2. Reconhecer que os problemas têm causas múltiplas que pom ser localizadas e eliminadas. 3. Assegurar que a avaliação do DRH tem enorme utilida. 4. Quantificar os custos e benefícios dos programas RH. 5. Interpretar as informações colhidas na avaliação do DRH. Sem dúvida, para Mário Sérgio, a auditoria RH seria um importante marco na filosofia e práticas RH na MA. A busca um trabalho mais amplo e envolvente. Você está acordo com Mário Sérgio. Explique por quê.

26 1. Índices Eficácia: Faturamento por funcionário Vendas por funcionário toda a organização ou da unida organizacional Resultados em unidas por hora trabalhada funcionário Perdas e refugos por unida da organização Custos pagamento por unida 2. Índices Acintes: Coeficiente Freqüência acintes da organização ou da unida organizacional Número dias perdidos por acintes Coeficiente Gravida da organização ou da unida organizacional Innizações pagas a acintados em cada horas trabalhadas Acintes por tipo e em cada parte do corpo Custo médio por acinte e por parte do corpo envolvida e 17.5.Abordagens estatísticas. 3. Índices Organizacionais e Relações no Trabalho: Número greves Número queixas e reclamações Número arbitragens efetuadas 4. Índices Rotativida e Absenteísmo: Freqüência, atrasos e horas extras em comparação com cada unida organizacional como medida como as operações são executadas pelos funcionários Rotativida pessoal por unida da organização e para toda a organização 5. Índices Aplicação: Dias férias como percentagem dos dias trabalhados da força trabalho Dias ausência por doença como percentagem dos dias trabalhados Afastamentos por acintes, maternida, doenças prolongadas, etc. como percentagem dos dias trabalhados Distribuição dos funcionários por ida, tempo casa, sexo, raça, religião. Distribuição dos gerentes por ida, tempo casa, sexo, raça, religião Ida média da força trabalho Ida média dos gerentes.

27 17.6. Aspectos da Pesquisa Atitu Atitus quanto às Condições Trabalho Atitus quanto à remuneração Atitus quanto ao supervisor Atitus quanto à organização Condições físicas trabalho Planejamento e programação do trabalho Requisitos do cargo e habilidas pessoais Especificações do cargo Segurança no emprego Salários Benefícios Promoções Reconhecimento e status Oportunidas promoção Habilidas comunicação Qualificações e conhecimentos Estilo gerencial Habilidas humanas : lirança Políticas RH Comunicações Imagem na comunida Imagem global Atitus quanto aos sindicatos Segurança no trabalho negociação Horário trabalho motivação Relações interpessoais no trabalho Aquação do treinamento

28 17.7. Indicadores Desempenho e Resultados Processos GP: Fatores Críticos Sucesso: Indicadores: Agregar Aplicar Recompensar Desenvolver Im agem externa da organização Receptivida da organização Flexibilida organizacional Cultura participativa Espírito equipe Reconhecim ento e confiança Ênfase em metas e objetivos Desafios e oportunidas Aprendizagem organizacional Valor do conhecimento Lirança liranças Aumento do capital humano M enor rotativida M enor absenteísmo Melhor sempenho M aior produtivida M elhor qualida Satisfação das pessoas Comprometimento M enor rotativida M enor absenteísmo Aumento do capital humano M aior produtivida M elhor qualida M anter Clim a organizacional Qualida vida no trabalho Satisfação das pessoas Cidadania organizacional Comprometimento M onitorar Tecnologia da inform ação Sistema informação gerencial Fluxo informacional Retroação Autonomia e liberda Avaliação holística

29 Processos Gestão Morna Gestão Agregando Aplicando Recompensando Desenvolvendo Mantendo Monitorando Quem ve trabalhar na organização * Recrutamento Pessoal * Seleção Pessoal O que as pessoas verão fazer: * Molagem do Trabalho * Avaliação do Desempenho Como recompensar as pessoas: * Recompensas e Remuneração * Benefícios e Serviços Como senvolver as pessoas: * Treinamento e Desenvolvimento * Programas Mudanças * Programas Comunicações Como manter as pessoas no trabalho * Benefícios * Descrição e Análise Cargos Como saber o que fazem e o que são: * Sistema Informação Gerencial * Bancos Dados

30 Etapas do Benchmarking O benchmarking envolve sete etapas: 1. Determinar em quais funções se ve praticá-lo; 2. Intificar as principais variáveis sempenho para mensurar; 3. Intificar as melhores empresas do setor; 4. Mensurar o sempenho ssas melhores empresas; 5. Mensurar o sempenho da empresa em questão 6. Especificar programas e ações para eliminar as discrepâncias; 7. Avaliar e monitorar os resultados.

31 17.8. Características da Antiga e da Nova Economia Características Antiga Economia Nova Economia Escopo Doméstica Global Força Motriz Produção Massa Tecnologia, Inovação Recurso Capital Conhecimento, Informação Empregos Estáveis, em grans empresas Dinâmicos, em empresas menores Organização Centralizada, hierárquica Matriz, fluida, scentralizada Mercados Estáveis Fluidos Trabalhadores Não-instruídos, Instruídos, não-especializados especializados, adaptáveis Tarefas Simples e manuais Complexas, intelectuais e participativas Tecnologia Mecânica Eletrônica, Biológica Ênfase Previsibilida Inovação e criativida Fluxo Informações De cima para baixo De baixo para cima, interativo Oportunidas Limitadas, fixas Fluidas, rotativas, móveis Negócios/Governo Interferência mínima Colaboração, socieda Símbolo Fábrica, chaminé Computador

32 17.9. As Macrotendências na GP 1. Uma nova filosofia ação: não mais administrar recursos humanos, nem administrar pessoas, mas sim, administrar com pessoas. 2. Enxugamento e downsizing voltado para o core business da área RH. 3. Metamorfose da área serviços para uma área consultoria interna. 4. Transferência cisões e ações para a gerência linha. 5. Intensa ligação com o negócio da empresa. 6. Ênfase na cultura organizacional participativa e mocrática. 7. Utilização mecanismos motivação e realização pessoal. 8. Aquação das práticas RH às diferenças individuais dos funcionários. 9. Virada em direção ao cliente interno ou externo. 10. Preocupação com a criação valor para empresa e para o cliente. 11. Contínua preparação da empresa e das pessoas para o futuro. 12. Visão voltada para o ambiente externo e utilização do benchmarking.

33 Caso para discussão: As empresas mais admiradas do mundo (28) A cada ano, a revista americana Fortune seleciona as empresas mais admiradas do mundo através uma pesquisa do Hay Group, que avalia cerca 21 áreas ativida e utiliza os onze critérios (atributos) abaixo: Pág: Qualida da administração geral; 2. Qualida dos produtos e serviços; 3. Inovação; 4. Valor como investimento longo prazo; 5. Situação financeira; 6. Responsabilida social e ambiental; 7. Uso aquado dos ativos corporativos; 8. Eficácia nos negócios globais; 9. Reputação classe mundial e visão global; 10. Aproveitamento oportunidas no caos e planos longo prazo; 11. Capacida atrair, motivar e reter pessoas talentosas.

34 Segunda Edição MANUAL DO PROFESSOR Idalberto Chiavenato

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Prof. Cassimiro Nogueira Junior PESSOAS CAPITAL HUMANO CAPITAL INTELECTUAL GRAU DE CONHECIMENTO: PRODUTIVOS E RECONHECIDOS

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

DESEMPENHO 1 INTRODUÇÃO

DESEMPENHO 1 INTRODUÇÃO DESEMPENHO 1 INTRODUÇÃO Esta pesquisa tem como objetivo abordar o tema voltado para a avaliação do desempenho humano com os seguintes modelos: escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo, métodos

Leia mais

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Trabalho de Gestão de Pessoas Alunos: Nilce Faleiro Machado Goiânia,4 de dezembro de 2015 1 Sumário Capa...1 Sumário...2 Introdução...3

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

Afinal, o que faz o RH?

Afinal, o que faz o RH? Afinal, o que faz o RH? Em meio à pasmaceira do mercado trabalho, uma área está agitada mais do que nunca: a recursos humanos. A maioria das empresas está mudando seu RH. Uma onda mudanças está ocorrendo

Leia mais

Concurso: Recursos Humanos Aula 03 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Recursos Humanos Aula 03 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Recursos Humanos Aula 03 LEONARDO FERREIRA Conteúdo Programático! Recursos Humanos Senado Federal! Recrutamento e Seleção. Avaliação Desempenho. Treinamento e Desenvolvimento.

Leia mais

Rita/João Abril -2014

Rita/João Abril -2014 Rita/João Abril -2014 Conteúdo Programático (Qui)10/04 Estratégia de gerenciamento de pessoas com foco em resultado e gestão por competências Rita (Qui)17/04 - Conceitos de liderança, equipes eficazes,

Leia mais

Administração e Organização Industrial

Administração e Organização Industrial Administração e Organização Industrial Prof. Fabini Hoelz Bargas Alvarez Engenheiro Eletricista UCP Mestre em Finanças IBMEC/RJ fabini.alvarez@ucp.br Módulo I Conceitos Básicos 1. Organizações e Administração;

Leia mais

GESTÃ T O O E P RÁ R TI T C I AS DE R E R CUR U S R OS

GESTÃ T O O E P RÁ R TI T C I AS DE R E R CUR U S R OS Ensinar para administrar. Administrar para ensinar. E crescermos juntos! www.chiavenato.com GESTÃO E PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS Para Onde Estamos Indo? Idalberto Chiavenato Algumas empresas são movidas

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso:

PLANO DE NEGÓCIOS. Causas de Fracasso: PLANO DE NEGÓCIOS Causas de Fracasso: Falta de experiência profissional Falta de competência gerencial Desconhecimento do mercado Falta de qualidade dos produtos/serviços Localização errada Dificuldades

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP Índice 1. As quatro fases do PCP...3 1.1. Projeto de produção... 3 1.2. Coleta de informações... 5 1.3. Relação despesas/vendas...

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DO DESEMPENHO Atualizado em 30/12/2015 GESTÃO DE DESEMPENHO A gestão do desempenho constitui um sistemático de ações que buscam definir o conjunto de resultados a serem alcançados

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

As Organizações e a Teoria Organizacional

As Organizações e a Teoria Organizacional Página 1 de 6 As Organizações e a Teoria Organizacional Autora: Sara Fichman Raskin Este texto é totalmente baseado no primeiro capítulo do livro Organizational theory: text and cases, do autor Jones Gareth,

Leia mais

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES

Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado em Administração da AJES Roteiro para elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado do da AJES A - APRESENTAÇÃO 1. A empresa 1.1. Aspectos Gerais 1.1.1. História da empresa (da fundação a atualidade) 1.1.2. Visão, Missão e

Leia mais

Aula 01 Gestão de pessoas e suas definições

Aula 01 Gestão de pessoas e suas definições Aula 01 Gestão de pessoas e suas definições Objetivos da aula: Entender a importância das pessoas nas organizações. Conhecer os objetivos, os processos e a estrutura do órgão Gestão de Pessoas. Ajudar

Leia mais

O processo envolve quatro questões básicas:

O processo envolve quatro questões básicas: Planejamento de RH O planejamento de recursos humanos coleta e utiliza informações para apoiar as decisões sobre os investimentos que devem ser feitos com atividades de RH O processo envolve quatro questões

Leia mais

Gerenciamento Estratégico

Gerenciamento Estratégico Gerenciamento Estratégico CREPÚSCULO DE UMA NOVA ERA O desafio mais importante de nossos dias é o encerramento de uma época de continuidade época em que cada passo fazia prever o passo seguinte e o advento

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA.

GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA. GESTÃO DE PESSOAS ATENÇÃO! UTILIZE OS SLIDES APENAS COMO MATERIAL ACADÊMICO. NÃO O PASSE A TERCEIROS. OBRIGADA. René Descartes Dualismo: Corpo e mente Cogito ergo sun O trabalho deu origem as organizações

Leia mais

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos

Introdução. Gerência de Projetos de Software. Sumário. Sistemas de Informação para Processos Produtivos Sumário Sistemas de Informação para Processos Produtivos 1. Gerência de 2. Agentes principais e seus papéis 3. Ciclo de vida do gerenciamento de projetos M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com Módulo 6

Leia mais

Processos de Recursos Humanos

Processos de Recursos Humanos Gestão Integrada RH Recursos Humanos Unida 2 Rosemeri da Silva Paixão Recursos Humanos 28 Gestão Integrada RH Sumário Introdução... 30 Objetivos... 31 Estrutura da Unida... 31 UNIDADE 2: Recursos Humanos

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Indicadores de Desempenho Conteúdo

Indicadores de Desempenho Conteúdo Indicadores de Desempenho Conteúdo Importância da avaliação para a sobrevivência e sustentabilidade da organização O uso de indicadores como ferramentas básicas para a gestão da organização Indicadores

Leia mais

.:. Aula 2.:. Educação Corporativa e Mudanças Organizacionais. Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br

.:. Aula 2.:. Educação Corporativa e Mudanças Organizacionais. Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br .:. Aula 2.:. Educação Corporativa e Mudanças Organizacionais Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Definições Treinamento e Qualificação: não dependem de políticas de Educação Corporativa,

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing

Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Recursos Humanos cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos A gestão

Leia mais

Gestão Estratégica de Recursos Humanos nas Empresas Familiares

Gestão Estratégica de Recursos Humanos nas Empresas Familiares Gestão Estratégica de Recursos Humanos nas Empresas Familiares Empresa Familiar É considerada Empresa Familiar, toda a organização empresarial ligada a uma família, por pelo menos duas gerações. A importância

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

Gestão dos Pequenos Negócios

Gestão dos Pequenos Negócios Gestão dos Pequenos Negócios x Rangel Miranda Gerente Regional do Sebrae Porto Velho, RO, 20 de outubro de 2015 A Conjuntura Atual Queda na produção industrial Desemprego Alta dos juros Restrição ao crédito

Leia mais

Gestão de pessoas: revisão de conceitos

Gestão de pessoas: revisão de conceitos Glaucia Falcone Fonseca Chegamos ao final de nosso curso e vale a pena fazer uma retrospectiva sobre os principais aspectos da gestão de pessoas, algo tão importante no atual mundo do trabalho, caracterizado

Leia mais

20/5/2011. Gestão x avaliação. O ciclo PDCA APO APO. Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

20/5/2011. Gestão x avaliação. O ciclo PDCA APO APO. Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas tradicionais de avaliação de desempenho ; Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Disciplina: Rotinas de Departamento Pessoal. Prof. Robson Soares

Disciplina: Rotinas de Departamento Pessoal. Prof. Robson Soares Disciplina: Rotinas de Departamento Pessoal Prof. Robson Soares Capítulo 4 Aplicando Pessoas Na gestão de pessoas estudamos seis processos de administração de recursos humanos; processos de agregar pessoas,

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

6. Resultados obtidos

6. Resultados obtidos 6. Resultados obtidos 6.1 O Balanced corecard final Utilizando a metodologia descrita no capítulo 5, foi desenvolvido o Balanced corecard da Calçados yrabel Ltda. Para facilitar o entendimento deste trabalho,

Leia mais

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL É examinar a situação de uma empresa e determinar seus pontos fortes e fracos em relação a: sua organização; sua capacidade gerencial; seu know-how tecnológico; sua capacidade

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Organizações Nenhuma organização existe

Leia mais

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Por quê o lado humano dos negócios está emergindo como uma indispensável vantagem competitiva? Era Industrial Taylor e Fayol Era do Conhecimento Tecnologia

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. Instrutor Cap OZEAS FERREIRA

GESTÃO DE PESSOAS CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. Instrutor Cap OZEAS FERREIRA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DE SAÚDE-CAO/S 2011 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Instrutor Cap OZEAS FERREIRA ABORDAGEM GERAL SOBRE GESTÃO DE PESSOAS OBJETIVO DA DISCIPLINA A DISCIPLINA BUSCA DEMONSTRAR

Leia mais

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir. 1. A administração de recursos humanos, historicamente conhecida como administração de pessoal, lida com sistemas formais para administrar pessoas dentro da organização. A administração de recursos humanos

Leia mais

Sejam Bem Vindos! Disciplina: Gestão de Pessoas 1 Prof. Patrício Vasconcelos. *Operários (1933) Tarsila do Amaral.

Sejam Bem Vindos! Disciplina: Gestão de Pessoas 1 Prof. Patrício Vasconcelos. *Operários (1933) Tarsila do Amaral. Sejam Bem Vindos! Disciplina: Gestão de Pessoas 1 Prof. Patrício Vasconcelos *Operários (1933) Tarsila do Amaral. A Função Administrativa RH É uma função administrativa compreendida por um conjunto de

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. CESPE Prof. Marcelo Camacho

GESTÃO DE PESSOAS. CESPE Prof. Marcelo Camacho GESTÃO DE PESSOAS CESPE Prof. Marcelo Camacho PROGRAMAÇÃO DAS AULAS PROGRAMAÇÃO DAS AULAS OBJETIVOS, DESAFIOS E CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DE PESSOAS Segundo Chiavenato as práticas e políticas de Gestão

Leia mais

Introdução à Moderna Gestão de Pessoas

Introdução à Moderna Gestão de Pessoas Introdução à Moderna Gestão de Pessoas O Contexto da Gestão de Pessoas Conceito de Gestão de Pessoaspight - Grup Objetivos da Gestão de Pessoas Os Processos de Gestão de Pessoas A Estrutura do Órgão de

Leia mais

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável?

PROPRIEDADE REGISTRADA. O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . O que fazer para alcançar ar o Desenvolvimento Empresarial Sustentável? . Conceitos: Responsabilidade Social Ecoeficiência Conceitos Responsabilidade Social - é a relação ética e transparente da organização

Leia mais

Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira

Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES. Prof. Tarciso Oliveira Unidade III ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Prof. Tarciso Oliveira 7. A gestão da educação em ambientes não escolares A pedagogia como ciência da educação

Leia mais

AULA 11 Marketing de Serviços

AULA 11 Marketing de Serviços AULA 11 Marketing de Serviços Pessoal de serviço da linha de frente: fonte de fidelidade de clientes e vantagem competitiva A linha de frente é uma fonte importante de diferenciação e vantagem competitiva.

Leia mais

Introdução à Administração Financeira

Introdução à Administração Financeira Introdução à Administração Financeira Conceitos Introdutórios e Revisão de alguns elementos e conceitos essenciais à Administração Financeira Introdução à Administração Financeira Administração: é a ciência

Leia mais

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e

Prof. Fernando Lopes. Unidade II. Administração de Cargos e Prof. Fernando Lopes Unidade II Administração de Cargos e Salários Conforme Chiavenato (2004, p. 267), a avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do valor interno

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise -

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise - RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - Janeiro de 1998 RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - As empresas, principalmente

Leia mais

Recrutamento e Seleção de Pessoal

Recrutamento e Seleção de Pessoal Gestão de RH Prof. Roberto Huck Recrutamento e Seleção de Pessoal Roteiro da Teleaula 1.Conceito de Recrutamento; 2. As Fases do Recrutamento; 3.Avaliação do Processo de Recrutamento; 4.Conceito de Seleção;

Leia mais

É recomendável ordenar e responder apenas àquelas perguntas que podem efetivamente contribuir para um aprofundamento da análise da organização.

É recomendável ordenar e responder apenas àquelas perguntas que podem efetivamente contribuir para um aprofundamento da análise da organização. Roteiro de Apoio Análise da Sustentabilidade Institucional Antonio Luiz de Paula e Silva alpsilva@fonte.org.br 1 O presente documento apresenta uma série de perguntas para ajudar no levantamento de dados

Leia mais

Recrutamento e Seleção

Recrutamento e Seleção Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos OFICINA DE RECURSOS HUMANOS CRS Recrutamento e Seleção Data: 02 de maio de 2012 Local: CEFOR SP Responsável: Por que estamos aqui? Redes

Leia mais

ISO 14004:2004. ISO14004 uma diretriz. Os princípios-chave ISO14004. Os princípios-chave

ISO 14004:2004. ISO14004 uma diretriz. Os princípios-chave ISO14004. Os princípios-chave ISO14004 uma diretriz ISO 14004:2004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Prof.Dr.Daniel Bertoli Gonçalves FACENS 1 Seu propósito geral é auxiliar as

Leia mais

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011 REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA SETEMBRO 2.011 AS EMPRESAS Mapa Estratégico Menos níveis hierárquicos Foco no Cliente Novas Lideranças Gestão por processos O RH parceiro da estratégia Terceirizações Foco no core

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos desta unidade: Ao final desta

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio

NORMA ISO 14004. Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio Página 1 NORMA ISO 14004 Sistemas de Gestão Ambiental, Diretrizes Gerais, Princípios, Sistema e Técnicas de Apoio (votação 10/02/96. Rev.1) 0. INTRODUÇÃO 0.1 Resumo geral 0.2 Benefícios de se ter um Sistema

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

It Introdução. Isto explica porque a área de pessoal é constituída de técnicas altamente flexíveis e adaptáveis.

It Introdução. Isto explica porque a área de pessoal é constituída de técnicas altamente flexíveis e adaptáveis. Indicadores d e Parâmetros de Gestão de Pessoas Prof. Po.D.Dja Dr. Djair Picchiai Pcc 08/2008 It Introdução Aá área de recursos humanos objetiva conquistar e manter na organização, profissionais trabalhando

Leia mais

ELES NÃO QUEREM SÓ COMIDA, ELES QUEREM COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

ELES NÃO QUEREM SÓ COMIDA, ELES QUEREM COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ELES NÃO QUEREM SÓ COMIDA, ELES QUEREM COMIDA, DIVERSÃO, ARTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CRISTIANI ANDRADE DE OLIVEIRA FAVORETTI PROF. Ms. ROSANY SCARPATI RIGUETTI TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS

Leia mais

«Inovação e Comportamento Humano»

«Inovação e Comportamento Humano» «Inovação e Comportamento Humano» Rosana Silveira Reis, Ph.D Professora Pesquisadora na ISG - Paris (FR) Regular Visiting Professor na Fundação Dom Cabral (BR) PhD em MANAGEMENT - Universidade de Bologna

Leia mais

...estas abordagens contribuem para uma ação do nível operacional do design.

...estas abordagens contribuem para uma ação do nível operacional do design. Projetar, foi a tradução mais usada no Brasil para design, quando este se refere ao processo de design. Maldonado definiu que design é uma atividade de projeto que consiste em determinar as propriedades

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL ANALISTA E TÉCNICO ADMINISTRATIVO DA ANTT PROFESSOR: BERNARDO CONRADO

ADMINISTRAÇÃO GERAL ANALISTA E TÉCNICO ADMINISTRATIVO DA ANTT PROFESSOR: BERNARDO CONRADO Olá Pessoal, Aos meus alunos e aos que acessam o Ponto, segue a correção da prova de Administração Geral da ANTT que aconteceu neste final de semana do dia 11/08 de acordo com a minha visão. Infelizmente

Leia mais

análisederisco empresarial

análisederisco empresarial análisederisco empresarial Ca da vez mais, a administração torna-se uma arte, sendo que os administradores aprendem a cada dia novas articulações, para poder dar continuidade a seus negócios. Muitas vezes,

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO Analista Informática Sistemas ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS ATRIBUIÇÕES Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico e correção problemas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO PROF. WALTENO MARTINS PARREIRA JÚNIOR CONTEÚDO E OBJETO DE ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO PROF. WALTENO MARTINS PARREIRA JÚNIOR CONTEÚDO E OBJETO DE ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO PROF. WALTENO MARTINS PARREIRA JÚNIOR CONTEÚDO E OBJETO DE ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Administração do latim ad(direção, tendência para) e minister(subordinação

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes

Desempenho de Operações. EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Desempenho de Operações EAD 0763 Aula 2 Livro Texto Cap.2 Leonardo Gomes Agenda da aula 1 Desempenho de operações 2 Estudo de caso Capítulo 2- Desempenho de Operações Desempenho de operações Como avaliar

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PREVIC 1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 1.1 Políticas de Gestão de Pessoas são o conjunto de estratégias ou políticas específicas

Leia mais

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015]

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Introdução As Organizações da Aliança Global Wycliffe desejam expressar a unidade e a diversidade do Corpo

Leia mais

Treinamento. Roteiro da Teleaula. Roteiro da Teleaula. Gestão de RH. Prof: Roberto Huck

Treinamento. Roteiro da Teleaula. Roteiro da Teleaula. Gestão de RH. Prof: Roberto Huck Gestão de RH Prof: Roberto Huck Treinamento Roteiro da Teleaula 1. Cenário atual; 2. Conceito de Treinamento e Desenvolvimento; 3. Desenvolvimento de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional; 4. Mútuo

Leia mais

ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m²

ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m² 1975 ~ 1988 TUBOZIN 1988 ~ 1994 GOYANA DA AMAZÔNIA 1994 ~ atual SPRINGER PLÁSTICOS DA AMAZÔNIA S/A ÁREA TOTAL TERRENO: 25.249 m² ÁREA CONSTRUIDA: 16.824 m² PRINCIPAIS ATIVIDADES Produção de peças plásticas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro

Gerenciamento de Projetos. Douglas Farias Cordeiro Gerenciamento de Projetos Douglas Farias Cordeiro Conceito de Organização Uma organização pode ser descrita como um arranjo sistemático, onde esforços individuais são agregados em prol de um resultado

Leia mais

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade

ECONTEXTO. Auditoria Ambiental e de Regularidade Auditoria Ambiental e de Regularidade Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental - WGEA ECONTEXTO Este artigo é um resumo do

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO

4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO 1 4. SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO A necessidade dos Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ou Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) surgiu em decorrência de diversos fatores, como, por exemplo: Competição cada

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS VOLTADA PARA RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E CARGOS E SALÁRIOS. BARBOSA, Roger Eduardo 1 Resumo Neste artigo analisaremos como o planejamento estratégico na gestão de pessoas nas

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 10 Índice 1. Regulamento, Procedimento e Programação em Recursos Humanos...3 2. Aprendizagem...3 3. Como melhorar a aprendizagem...5 4. Avaliação

Leia mais

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico.

INTRODUÇÃO. Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos

Leia mais

Planejamento de Recursos Humanos

Planejamento de Recursos Humanos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Planejamento de Recursos Humanos Profa. Marta Valentim Marília 2014 As organizações

Leia mais

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1 OBJETIVO Fornecer as diretrizes para a Gestão de Riscos da Fibria, assim como conceituar, detalhar e documentar as atividades a ela relacionadas. 2 ABRANGÊNCIA Abrange todas as áreas da Fibria que, direta

Leia mais

Etapas para a preparação de um plano de negócios

Etapas para a preparação de um plano de negócios 1 Centro Ensino Superior do Amapá Curso de Administração Disciplina: EMPREENDEDORISMO Turma: 5 ADN Professor: NAZARÉ DA SILVA DIAS FERRÃO Aluno: O PLANO DE NEGÓCIO A necessidade de um plano de negócio

Leia mais

Gestão de Pessoas Uma janela para o sucesso

Gestão de Pessoas Uma janela para o sucesso Gestão de Pessoas Uma janela para o sucesso Já vivemos muitas eras de mudanças Terra Trabalh o Capital CONHECIMENTO Agora, vivemos uma mudança de era! Exportações EUA Most companies die not because they

Leia mais

BSC Balance Score Card

BSC Balance Score Card BSC (Balance Score Card) BSC Balance Score Card Prof. Gerson gerson.prando@fatec.sp.gov.br Uma das metodologias mais visadas na atualidade éobalanced ScoreCard, criada no início da década de 90 por Robert

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

4 Metodologia e estratégia de abordagem

4 Metodologia e estratégia de abordagem 50 4 Metodologia e estratégia de abordagem O problema de diagnóstico para melhoria da qualidade percebida pelos clientes é abordado a partir da identificação de diferenças (gaps) significativas entre o

Leia mais

Automação de back-office Estratégia e gestão financeira Melhoria de processos e indicadores

Automação de back-office Estratégia e gestão financeira Melhoria de processos e indicadores Automação de back-office Estratégia e gestão financeira Melhoria de processos e indicadores 01 A Inside foi fundada com o objetivo de levar fundamentos de estratégia e gestão às empresas que buscam crescer

Leia mais

Remuneração e Avaliação de Desempenho

Remuneração e Avaliação de Desempenho Remuneração e Avaliação de Desempenho Objetivo Apresentar estratégias e etapas para implantação de um Modelo de Avaliação de Desempenho e sua correlação com os programas de remuneração fixa. Programação

Leia mais

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

EMENTA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO-ALVO: Os Cursos Técnicos são destinados a todos que estão cursando o 2º ano ou já completaram o Ensino Médio e que desejam aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor

Leia mais

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS APLICADA AO ESTÁGIO CURRICULAR Júlio Miranda Pureza, Dr. Luiz Veriano O. Dalla Valentina, Dr. Gabriela Kunde Edel, Adm. Centro de Ciências Tecnológicas FEJ, Universidade

Leia mais

"BUSSINES PLAN"- PLANO DE NEGÓCIOS

BUSSINES PLAN- PLANO DE NEGÓCIOS "BUSSINES PLAN"- PLANO DE! Os componentes do Business Plan.! Quem precisa fazer um Business Plan! Colocando o Business Plan em ação Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Dezembro 2013 PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE REVITALIZAÇÃO URBANA Núcleo de Real Estate, Mestrado, Mariana

Leia mais