PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO. Klauss Andrade Soares de Moura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO. Klauss Andrade Soares de Moura"

Transcrição

1 PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO Versão Elaboração: Revisão: Klauss Andrade Soares de Moura Ana Helena Duarte Timponi Ana Paula de Matos Carvalho Barbosa Setembro 2014

2 PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Manual do Advogado - PJe ÍNDICE 1 - CONFIGURAÇÕES BÁSICAS DO COMPUTADOR CREDENCIANDO-SE COMO ADVOGADO NO PJe Eventuais Inconsistências nos Dados ACESSANDO O SISTEMA PAINEL DO ADVOGADO / PROCURADOR Subaba Acervo Geral Trabalhando com Caixas (Organização dos Processos) Criar Subcaixas Remover Subcaixas Editar Subcaixas Mover Processos entre as Subcaixas CADASTRO DE PROCESSO Aba Assuntos Aba Partes Associar Procurador / Terceiro Vinculado Cadastrar outros Participantes ( Custus Legis, Litisconsorte e Terceiro Interessado ) Aba Características Aba Anexar Petições e Documentos Campo Cadastro do Documento Campo Incluir Anexos Botão Gravar Botão Remover Botão Assinar Digitalmente... 25

3 PODER JUDICIÁRIO FEDERAL TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Aba Informações da Justiça do Trabalho Aba Processo Aba Processo - Competência Originária do 2º Grau CADASTRO DE PROCESSO INCIDENTAL CONSULTA DE PROCESSOS NÃO PROTOCOLADOS CONSULTA DE PROCESSOS Consulta a Processos nos quais o Advogado Está Habilitado Consulta a Processos de Terceiros Consulta Pública Consulta Processual com Login e Senha PETICIONAMENTO AVULSO SOLICITAR HABILITAÇÃO ANEXAR PETIÇÕES / DOCUMENTOS COMO ADVOGADO HABILITADO ACOMPANHAMENTO DE PAUTA DE AUDIÊNCIA ALTERAÇÃO DE CADASTRO CADASTRO DE SENHA (PARA CONSULTA PROCESSUAL COM LOGIN E SENHA) CONSULTA AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS... 46

4 4 1 - CONFIGURAÇÕES BÁSICAS DO COMPUTADOR Após adquirir um certificado digital e instalá-lo corretamente em seu computador, o advogado deverá verificar se sua máquina já está preparada para acessar o PJe. O sistema operacional homologado para o PJe é o Windows. No site do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, encontram-se manuais que orientam o usuário na configuração do computador com Windows XP (www.trt3.jus.br/pje/download/roteiro_configura_computador_win_xp.pdf) e Win7 (www.trt3.jus.br/pje/download/roteiro_configura_computador_win7.pdf). O PJe é um sistema que não se instala nos computadores dos usuários, sendo, no entanto, acessado via internet. Para utilizá-lo, basicamente se faz necessário possuir os seguintes programas instalados no computador: - JAVA Runtime (JRE) (versão 7.45 ou superior) - MOZILLA FIREFOX (procurar baixar sempre a versão mais atualizada) - ADOBE FLASH PLAYER (procurar baixar sempre a versão mais atualizada) - Algum programa que possa ler arquivos PDF (ex.: ADOBE ACROBAT) Além dos programas acima instalados no computador, o usuário deverá fazer as seguintes configurações básicas: - no Firefox, desabilitar o bloqueio de popup s: no menu Ferramentas Opções, na aba Conteúdo, certifique-se de que a caixa relativa ao bloqueio de popup esteja desbloqueada.

5 5 - no Painel de Controle do Java, baixar o nível de segurança para MÉDIO. Para tal configuração, vá ao Painel de Controle do Windows e clique na opção Java para abrir a janela Painel de Controle Java ; vá até a aba Segurança e certifique-se de que o nível de segurança esteja na posição Médio. - na página da internet que dá acesso ao PJe (http://pje.trt3.jus.br/primeirograu/login.seam - Primeiro Grau de Jurisdição, ou - Segundo Grau), caso apareça a mensagem Carregando o assinador, clicar no ícone que aparece no lado esquerdo da barra de endereço* e, a seguir, na opção PERMITIR E MEMORIZAR ou CONTINUAR PERMITINDO, relativamente ao Java Plataform SE. * Certifique-se de que esteja acessando o PJe a partir do Mozilla Firefox; caso contrário, tal ícone não aparecerá na barra de endereço. Jamais clique em bloquear plugin neste site.

6 6 - caso apareça uma janela com a pergunta Deseja executar esta aplicação?, referindo-se a um applet do CNJ, clicar em EXECUTAR.

7 7 Ao aparecer uma advertência de segurança do sistema (geralmente antes da inserção da senha PIN), referindo-se ao controle da aplicação JAVA, clique em Sim para permitir o acesso de tal aplicação ao site. É muito importante destacar, ainda, que antes de tentar utilizar o PJe o usuário deve ter certeza de que seu certificado digital está corretamente instalado em seu computador. Pode-se testar se o certificado digital está corretamente instalado no navegador por meio do site da Receita Federal (https://cav.receita.fazenda.gov.br/), clicando-se no ícone respectivo. Caso o certificado digital não esteja corretamente instalado, entre em contato com a entidade certificadora e busque orientações sobre como proceder a correta instalação/configuração de sua assinatura digital na máquina. O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, por meio da Central de Atendimento ( ; auxilia os advogados que encontram alguma dificuldade na configuração de sua máquina após seguir os roteiros de configuração do computador. De toda forma, vale esclarecer que, nos termos do art. 7º, caput e inciso I, da Resolução 136 do CSJT, de 2014, que regulamenta o Processo Judicial Eletrônico no âmbito da Justiça do Trabalho, Constitui responsabilidade do usuário: I - o acesso ao seu provedor da internet e a configuração do computador utilizado nas transmissões eletrônicas. Sendo assim, caso o advogado por algum motivo não consiga, por si, configurar seu computador para utilizar o sistema PJe, deverá buscar assistência técnica particular com um profissional de T.I. Lembramos, por fim, que os sistemas operacionais MAC OS e LINUX não são homologados para o uso do PJe, mas tão somente o sistema WINDOWS. Com relação ao Windows 8 e 8.1, embora ainda não haja até o presente momento um posicionamento oficial quanto a sua utilização, este vem sendo utilizado normalmente pelos usuários do sistema, sem relatos de problemas que envolvam diretamente a versão de tal sistema.

8 8 2 - CREDENCIANDO-SE COMO ADVOGADO NO PJe Após adquirir o certificado digital e configurar corretamente o computador para utilização do sistema, faz-se necessário o prévio credenciamento como advogado no PJe do respectivo Regional e Grau de Jurisdição onde irá atuar. Nas versões anteriores, havia um link próprio para o cadastro de advogados nos sites dos TRT s. Na atual versão ( ) não há mais um link separado para se efetuar o cadastro. O sistema apresenta o botão Acessar com certificado digital, por meio do qual o advogado já cadastrado acessará diretamente o sistema e o advogado ainda sem cadastro será direcionado automaticamente ao preenchimento do formulário próprio, onde preencherá os dados não buscados automaticamente a partir do site da Receita Federal. O advogado deverá conferir os dados puxados da Receita Federal e, após complementar os campos obrigatórios faltantes, ler e assinar o TERMO DE COMPROMISSO, clicando no botão respectivo que aparecerá no final da página e inserindo sua senha PIN Eventuais Inconsistências nos Dados Caso haja alguma inconsistência entre os dados informados e os dados da Receita Federal e/ou OAB, será exibida a janela, informando quais são essas inconsistências. Observe atentamente a mensagem e procure o Órgão ou a Entidade (RFB ou OAB) para retificar ou complementar os dados faltantes. Após realizar o procedimento do parágrafo anterior, persistindo o erro, entre em contato com a Central de Atendimento do TRT da 3ª Região pelo telefone (31) ou pelo 3 - ACESSANDO O SISTEMA Para efetuar o acesso ao PJe do TRT da 3ª Região, é sempre aconselhado fazê-lo por meio do site do Regional (www.trt3.jus.br), clicando no ícone respectivo Tribunal. que se encontra na coluna à direta da página eletrônica do Esse link levará a uma página, contendo exclusivamente informações sobre o PJe. Nessa página podem-se encontrar Manuais e Orientações, Relatórios de Indisponibilidade do Sistema, Cronograma de Implantação, entre outros serviços; além, é claro, do botão ACESSO AO SISTEMA PJe.

9 9 E é a partir do botão Acesso ao Sistema PJe que abrirá a próxima aba com as possibilidades de se escolher que tipo de acesso realizar: Acesso com Certificado Digital - 1º grau Acesso com Certificado Digital - 2º grau Consulta Pública Processual - unificada Consulta Autenticidade de Documentos - 1º grau Consulta Autenticidade de Documentos - 2º grau Observação: a Consulta Processual por meio de login e senha, em que pese dispensar o uso de certificado digital, encontra-se disponível após clicar em uma das duas primeiras opções acima ( Acesso com Certificado Digital - 1º grau ou Acesso com Certificado Digital - 2º grau ). Após clicar em Acesso com Certificado Digital - 1º grau (ou 2º grau), abrirá a última aba que dará acesso ao sistema para os usuários já cadastrados (ou abrirá o formulário de cadastro para os advogados ainda não credenciados no sistema). É possível chegar diretamente a essa mesma página eletrônica por meio do atalho: pje.trt3.jus.br/primeirograu ou pje.trt3.jus.br/segundograu. Contudo, acessar por meio do site do Regional é o recomendado, tendo em vista a possibilidade de visualizar avisos importantes, tais como manutenções ou indisponibilidade do sistema. Ao chegar a essa página, basta clicar em Acessar com certificado digital, selecionar o certificado (caso apareça uma lista com mais de um nome) e, a seguir, digitar a senha PIN.

10 10 Uma vez acessado o sistema, o advogado terá acesso aos menus: Iniciar, Painéis, Processos, Atividades, Audiências e sessões, Configuração e PJe push. a) O menu Iniciar sempre retorna para o Painel do advogado Procurador, onde o advogado poderá acessar seus processos por meio da aba Acervo geral, conforme será explicado no item 4 deste Manual. b) O menu Painéis, além de ser outra forma de acesso ao Painel do advogado Procurador, no 1º Grau, permite também acessar o Quadro de Avisos da Diretoria do PJe. c) O menu Processos apresenta as seguintes opções: Novo Processo, Novo Processo Incidental, Não Protocolado, Pesquisar e Outras Ações. Suas particularidades e operações serão detalhadas mais à frente. d) Por meio do menu Atividades, o advogado poderá Assinar Documentos Pendentes e, no 1º Grau, acessar também a Pauta de Perícia. e) No menu Audiências e Sessões, o advogado consulta a pauta das audiências. f) Em Configuração, é possível, entre outras funções, alterar os dados cadastrais do advogado, bem como cadastrar senha para a Consulta Processual através de login e senha (funcionalidade que permite o acesso ao inteiro teor dos documentos de um processo sem o uso do certificado digital). g) O último menu, PJe-push, permite a inclusão/exclusão de processos no sistema Push.

11 PAINEL DO ADVOGADO/PROCURADOR Ao acessar o sistema, o advogado encontrará, na tela, avisos lançados pela Diretoria do PJe. Para acessar o Painel do Advogado/Procurador, que é a tela principal do advogado, deve-se clicar no menu Iniciar ou no menu Painéis Painel do advogado Procurador. Nesse painel, o advogado encontrará 2 abas denominadas Acervo e Intimações. Por sua vez, a aba Acervo se desdobra em 2 subabas denominadas Pendentes de manifestação e Acervo geral. Considerando-se as alterações implementadas pela Resolução 136/2014, do CSJT, a qual passa a determinar que As intimações endereçadas aos advogados nos módulos de primeiro e segundo graus, cuja ciência não exija vista pessoal, as inclusões em pauta de órgão julgador colegiado, a publicação de acórdãos e de decisões monocráticas, deverão ser feitas por meio do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho... (art. 23, 4º, Res. 136, grifos nossos), a aba Intimações e a subaba Pendentes de manifestação deixaram de ter aplicação ao advogado e, portanto, não serão objeto de apreciação neste Manual Subaba Acervo Geral Nesta aba são apresentados todos os processos cadastrados pelo advogado. À esquerda da tela aparece uma relação dos processos que são agrupados de acordo com a jurisdição a que pertencem e, à frente de cada jurisdição, entre parênteses, é exibida a quantidade de processos existentes na jurisdição. À direita da tela é apresentada uma tabela intitulada Meus processos, onde se podem verificar detalhes de um determinado processo, clicando-se no ícone com um desenho de um caderno com óculos.

12 12 Logo abaixo das subabas Pendentes de manifestação e Acervo geral encontra-se a ferramenta Localizar Caixa. Quando se clica nessa ferramenta, ocorre sua expansão e abertura de um campo em branco onde se pode digitar o número do processo que se deseja pesquisar, seguido, à direita, da palavra Localizar (ver figura acima). Ao começar a digitar o número do processo desejado no referido campo, começam a ser mostrados todos os processos que correspondem à digitação (a partir do terceiro dígito). Após digitar o número do processo a ser pesquisado, o advogado deverá clicar em Localizar, quando então será exibido em qual caixa e (se houver) subcaixa do Acervo geral o processo se encontra. Esta ferramenta passa a ser útil quando o advogado está habilitado em inúmeros processos e quer saber em qual caixa (Jurisdição) ele se encontra Trabalhando com Caixas (Organização dos Processos) O PJe permite que o advogado crie caixas para auxiliá-lo na organização de seus processos. Tão logo o advogado é habilitado em um determinado processo ou distribui uma nova ação, o sistema apresentará no seu Acervo geral o número desse processo dentro de uma caixa com o nome da Jurisdição na qual tramita o feito (lado esquerdo da tela, na subaba Acervo geral ). Clicando em uma das caixas das Jurisdições (ex.: Betim, Contagem, etc.) onde o advogado possui processo(s), aparecerá do lado direito da tela uma tabela com todos os processos existentes naquela Jurisdição. É possível criar, dentro de cada caixa/jurisdição, subcaixas a ela subordinadas para melhor organizar os processos Criar Subcaixas Para criar uma subcaixa, clique primeiramente em cima da Jurisdição que contém os processos que se deseja organizar. A seguir, clique novamente sobre Jurisdição, porém, com o botão direito do mouse. Clique no ícone denominado + Nova Caixa ( ) que surgirá na tela. Coloque o nome desejado para a subcaixa e clique no botão Incluir.

13 Remover Subcaixas Para remover uma subcaixa, selecione-a clicando em cima dela e, em seguida, clique com o botão direito do mouse. Selecione o segundo ícone apresentado, denominado Remover a caixa ( Lixeira de exclusão, clique no botão "OK". ) e, na mensagem de confirmação Editar Subcaixas Para editar uma caixa, selecione-a clicando em cima dela e, em seguida, clique com o botão direito do mouse. Selecione o primeiro ícone mostrado denominado Editar caixa ( lápis com caderno ). Ao clicar em Editar caixa, abrirá uma nova tela denominada Caixa de Atividades (Formulário), onde é possível, entre outras opções, alterar o nome da caixa, adicionar alguma descrição e selecionar filtros que auxiliarão na organização dos processos. Após inseridos os dados desejados, clique no botão Gravar. Para voltar ao Acervo geral, acesse novamente o menu Painel Painel do Advogado ou clique no menu Iniciar Mover Processos entre as Subcaixas É possível mover um processo ou todos os processos que estão sendo mostrados dentro da aba Meus Processos, no lado direito da tela. Escolhido qual processo se deseja mover, coloque o mouse sobre o ícone representado por um papel amarelo com um clips ( Mover para caixa ), o qual se encontra à esquerda do número do processo, segure e arraste o processo em direção à subcaixa desejada. Durante o trajeto de arrastamento do processo, é apresentado o ícone identificado com duas setas horizontais ( ). Ao se posicionar o mouse com o processo arrastado sobre a subcaixa de destino, que se encontra na parte esquerda da tela, o ícone Seta Dupla mudará para o ícone representado por um V ( ). Ao soltar o mouse, o processo será movido para a subcaixa desejada. É possível também mover todos os processos ao mesmo tempo para uma determinada subcaixa. Para tanto, coloque o mouse sobre o ícone representado por dois papéis amarelos ( Mover todos os processos para caixa ), que é o primeiro ícone da barra da tabela, segure e arraste os processos em direção à subcaixa desejada.

14 14 Observações: a) a opção Mover todos os processos move tão somente os processos que aparecem no lado direito da tela. Caso o número de processos ultrapasse a capacidade de visualização da tela, o sistema abrirá outras páginas (ver final da lista dos processos). Para mover processos que se encontram nas próximas páginas, cada uma deverá ser acessada separadamente e repetido o procedimento. b) não é possível mover um processo que se encontra em uma caixa (Jurisdição) para outra caixa (Jurisdição distinta da qual tramita o feito). Apenas é possível mover os processos de uma subcaixa para outra subcaixa, quando ambas estão dentro de uma mesma caixa (Jurisdição). 5 - CADASTRO DE PROCESSO Na barra de menus, selecione o menu Processos e, na lista que aparecerá, selecione o item de nome Novo processo. Abrirá uma tela de cadastro de processo onde, primeiramente, deverão ser selecionadas a Jurisdição e a Classe Judicial. Nesta aba, Dados Iniciais, após selecionar a Jurisdição (no 2º Grau já vem previamente selecionada a opção Tribunal Regional do Trabalho da 3ª

15 15 Região ) e a Classe Processual (Ação Trabalhista Rito Ordinário, Consignação em Pagamento, Alvará Judicial, Embargos de Terceiro, etc.), clique no botão Incluir. A partir deste ponto, outras seis abas se apresentarão para preenchimento subsequente até o término do cadastro do novo processo. São estas as 7 abas a serem preenchidas quando da distribuição de uma nova ação: a) Dados Iniciais; b) Assuntos; c) Partes; d) Características; e) Anexar petições e documentos; f) Informações da Justiça do Trabalho; g) Processo Aba Assuntos Na aba denominada Assuntos, o sistema mostrará, na tabela à direita, todos os assuntos associados à classe informada na aba de nome Dados Iniciais. Essa tabela apresenta três colunas: a) ícone Adicionar que é uma seta para esquerda ; b) código; c) assunto. Nessa mesma tabela, para associar os assuntos, basta clicar no ícone de nome Adicionar, que é uma seta para esquerda assuntos que se refiram à ação., respectivo a um ou mais Há duas formas para facilitar a pesquisa dos assuntos: uma, inserindo o código, caso o usuário já tenha conhecimento de tal número; outra, inserindo uma palavra no campo Assunto e clicando em Pesquisar (ex.: Penhora, Insalubridade, etc.). Observe que o primeiro assunto adicionado ostentará automaticamente a condição de assunto principal. Nada impede, entretanto, que esse comportamento padrão seja alterado; basta clicar em outro assunto e indicá-lo como assunto principal. Somente é possível ter um único assunto principal.

16 16 Caso queira desassociar um assunto, clique no ícone representado por uma seta para direita (ícone Remover ). Atenção: não é possível excluir o assunto principal; para tanto, caso queira remover um determinado assunto tido por principal, é necessário primeiro eleger outro como principal Aba Partes Na aba denominada Partes, para ambos os polos, ativo e passivo, os passos para o cadastramento são praticamente idênticos. Contudo, há um ponto distintivo, que merece destaque, entre o cadastro do autor e do réu pelo advogado. Essa diferença reside no fato de que não é possível ao advogado inserir o autor sem informar seu CPF, se for pessoa física brasileira (ou Passaporte para estrangeiros), ou sem seu CNPJ, se for pessoa jurídica; enquanto com relação ao réu, é possível fazer sua inserção ainda que se desconheça seu CPF ou CNPJ. Desta forma, caso o autor seja pessoa física brasileira e, por alguma razão, não possua CPF, ou seja pessoa jurídica e, por algum motivo, não possua mais o CNPJ, o advogado não conseguirá, utilizando seu perfil, distribuir a ação. Neste caso, deverá comparecer ao setor de distribuição do Juízo competente, informando a impossibilidade de fazer a referida inserção no polo ativo para que o processo possa ser distribuído diretamente por este setor. Ao clicar no ícone de símbolo + Parte existente no campo Polo Ativo, que está à esquerda, o sistema abrirá a tela denominada Associar parte ao processo e automaticamente classifica o tipo da parte como Autor, por exemplo. Selecione o tipo de pessoa (física ou jurídica), a nacionalidade para o caso de pessoa física (Brasileiro? Sim ou Não), ou se é Órgão Público ou não para o caso de pessoa jurídica, e informe obrigatoriamente o CPF/CNPJ, dependendo do tipo de pessoa selecionada, clicando a seguir em Pesquisar. Caso o sistema não encontre nenhum problema, mostrará o nome e, sendo pessoa jurídica, o sistema apresentará também o nome fantasia da empresa. Clique em Confirmar para continuar o cadastro da parte no processo.

17 17 O segundo passo está na tela denominada Complementação do Cadastro, no qual o sistema mostrará a tela com quatro abas, quais sejam: a) Informações pessoais; b) Documentos de identificação; c) Endereços; d) Meios de contato. Complete o cadastro com os dados disponíveis, sendo que o ENDEREÇO das partes e de terceiros adicionados ao processo são indispensáveis para a distribuição da ação. Na aba denominada Endereços, digite o CEP do endereço e, sem clicar em TAB ou ENTER, aguarde até que o sistema preencha automaticamente o respectivo logradouro. Complete com o número e o complemento (se for o caso). Caso o endereço cadastrado inicialmente seja apenas para correspondência, marque o campo respectivo e, após clicar no botão Incluir, digite o outro endereço da parte. Na aba denominada Meios de contato, preencha os dois campos com as informações: tipo de contato ( , telefone celular, etc) e identificação (número do celular, por exemplo), clicando, a seguir, no botão Incluir. Após preencher todas as abas apresentadas, clique no botão Inserir (o sistema inclui a parte informada ao processo). Caso queira incluir outras partes no polo ativo, clique na aba + Parte e repita o procedimento acima. O mesmo procedimento deve ser feito para a inclusão de parte referente ao polo passivo, sendo que o sistema abrirá a tela de nome Associar parte ao processo e classificará o tipo de parte como Réu, por exemplo. Observe que se a classe judicial escolhida tiver sido Mandado de Segurança, ao abrir a tela Associar parte ao processo (relativa ao polo passivo)

18 18 aparecerão três opções para o Tipo de pessoa : Física; Jurídica; e Autoridade. Selecionando a opção Autoridade, aparecerá outro campo onde se deverá informar o nome da autoridade (atente-se que se trata de um campo de preenchimento automático, devendo o usuário assinalar uma das opções apresentadas pelo sistema após a inserção de parte do nome da autoridade). O sistema ainda permite que se insira uma nova autoridade por meio do botão Criar nova autoridade, devendo-se, para tanto, preencher os campos Nome e Órgão de Vinculação na tela que se seguirá. Quando o advogado não dispuser do CPF/CNPJ do réu (em se tratando de pessoa física ou jurídica), poderá marcar a opção Não possui este documento e, a seguir, assinalar o campo seguinte, informando se possui ou não outro tipo de documento da parte. Após preencher as informações (havendo ou não documento da parte), clique em Confirmar. Continue preenchendo o cadastro do polo passivo, da mesma forma que foi realizado para a parte ativa, assegurando-se de não deixar em branco o ENDEREÇO da parte. Ainda que se desconheça o endereço da parte ré, a aba endereço deverá ser preenchida e assinalada a opção Endereço desconhecido. Porém, há de se esclarecer que as intimações das partes são direcionadas aos endereços informados neste campo e, caso tenha sido marcada a opção endereço desconhecido, a intimação se dará por edital, além do que o sistema não marcará automaticamente a audiência inicial Associar Procurador / Terceiro Vinculado Para associar advogado, curador ou procurador, o sistema exige que esses sejam associados a uma parte anteriormente já incluída no processo.

19 19 O sistema PJe automaticamente já habilita o advogado que está realizando o cadastro do processo como sendo o procurador da parte ativa. É possível, no entanto, habilitar, neste momento, outros procuradores para a mesma parte, conforme os passos a seguir. Clique no ícone + Procurador/Terceiro Vinculado e selecione o tipo de vinculação para associar advogado ou curador (não utilizar a opção procurador, pois ela vem acarretando erro na remessa, na presente versão). Independente do tipo selecionado, o sistema exige que seja informado o CPF da pessoa a ser incluída no processo. Após inserido o CPF, clique no botão Pesquisar e então em Confirmar para que o sistema apresente a complementação do cadastro. Aparecerá uma janela com o nome do advogado (curador ou procurador) que está sendo cadastrado e com o nome do(s) autor(es). Assinale a qual autor deverá se associar o advogado, clicando no campo que aparece à esquerda de seu nome. Caso haja somente um autor, esse campo já virá assinalado. Atenção! Antes de clicar em Inserir, clique na aba Endereços para completar o cadastro do advogado. Após preenchido o endereço, lembrando que o campo CEP preenche automaticamente os campos logradouro, bairro, cidade e estado, clique no botão Incluir e, a seguir, no botão Inserir (que aparece no final da janela). Para editar uma parte/pessoa associada ao processo, clique no ícone representado por um caderno com óculos ( Selecionar ) para que o sistema abra a tela de complementação do cadastro com as várias abas para atualização das informações. Tal funcionalidade segue as regras de inclusão dos dados da parte e, ao final da atualização, clique no botão Gravar. Para remover uma parte/advogado associados ao processo, clique no ícone Lixeira ( Remover Parte ) e, a seguir, confirme com OK, dando-se por ciente de que Esta ação removerá esse participante de todas as relações processuais neste polo.

20 Cadastrar outros Participantes ( Custus Legis, Litisconsorte e Terceiro Interessado ) É possível, ainda, na aba relativa ao cadastro das partes, incluir outros participantes, seja na condição de custus legis, litisconsorte ou terceiro interessado. Para tanto, clique no botão + Participante do campo Outros Participantes ; selecione o tipo de participação; informe o CPF/CNPJ se for o caso e se possuir o número; e siga os demais procedimentos para preenchimento do cadastro já descritos nos itens anteriores Aba Características Nesta aba o sistema apresenta os seguintes elementos: a) Segredo de Justiça: caso seja selecionada a opção Sim, o sistema solicitará que se selecione qual dos motivos se aplica ao caso. b) Justiça Gratuita: marcar Sim ou Não. c) Pedido de liminar ou antecipação de tutela: marcar Sim ou Não. d) Valor da causa (R$): o valor da causa deverá ser, obrigatoriamente, compatível com a Classe Judicial escolhida (ex.: rito sumaríssimo). e) Botão Gravar : ao ser acionado, salva os dados informados pelo usuário até o presente momento. f) Campo Prioridade de processo : permite que se adicione, se for o caso, uma ou mais prioridades ao processo (Acidente de Trabalho, Falência, Idoso, Portador de Deficiência ou Portador de Doença Grave), clicando no botão Incluir após cada prioridade selecionada.

21 Aba Anexar Petições e Documentos Nesta aba será possível anexar a petição inicial e os documentos digitalizados. Na atual versão ( ), o sistema já apresenta, como padrão, a opção para se juntar a petição inicial em PDF, encontrando-se preenchidos os campos Descrição, com a informação Petição em PDF, e Tipo de Documento, com a informação Certidão (vide figura abaixo). Tal modificação, no sistema, foi implementada tendo em vista os termos do art. 1º do Ato CSJT.GP.SG Nº 423/2013, de 12 de novembro de 2013, que permitiu aos advogados anexar a petição inicial em arquivo PDF, vez que, antes de tal regulamentação, somente era possível digitar ou colar a peça de ingresso diretamente no editor de texto do próprio PJe. Art. 1 - Facultar o peticionamento inicial e inci dental no sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho mediante a utilização do editor de texto do sistema ou da juntada de arquivo eletrônico, tipo Portable Document Format (.pdf), de qualidade padrão PDF-A, nos termos do artigo 1º, 2º, inciso II, da Lei nº , de 19 de dezembro de Em que pese o sistema já apresentar a opção para o envio da petição inicial em PDF com a respectiva certidão, ainda é possível juntar a exordial no editor do PJe por meio dos comandos copiar colar ou digitando diretamente a peça vestibular no campo próprio, conforme se mostrará abaixo.

22 Campo Cadastro do Documento a) Tipo de Documento: permite selecionar o tipo de documento que será anexado, conforme as opões disponibilizadas no sistema. No caso de Petição Inicial, são duas as opções: Petição Inicial ou Certidão. Caso a petição inicial esteja em PDF, o advogado deverá deixar marcada a opção Certidão e, no campo Incluir Anexos, juntar a peça de ingresso digitalizada (conforme se verá no item 5.4.2). Caso o advogado prefira digitar ou copiar e colar a inicial diretamente no editor de texto do PJe, deverá selecionar como Tipo de Documento Petição Inicial e, no campo modelo, providenciar sua inserção (conforme se verá na alínea d, logo abaixo). b) Descrição: permite informar o nome do documento que será anexado ao processo. É de preenchimento obrigatório para a indicação do objeto principal da petição (ex.: Pedido de Dilação de Prazo, Pedido de Remarcação de audiência, Pedido de juntada de documentos, etc.). Tal medida possibilitará uma análise mais célere dos processos. No caso de Petição Inicial, uma vez marcado como Tipo de Documento Certidão, o sistema já apresenta a informação Petição em PDF e não permite editar o texto; porém, alterando-se o Tipo de Documento para Petição Inicial, é possível escrever livremente no campo Descrição. c) Solicitar Sigilo: permite realizar marcação indicativa de que o documento elaborado no processo é sigiloso. A assinalação dessa caixa deverá ser feita com bastante critério, principalmente quando se tratar de petição inicial, vez que tal marcação, num primeiro momento, inviabilizará a própria defesa.

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual do Advogado/Procurador/Defensor Versão 1.2 Diretoria da Tecnologia da Informação DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO E DO PROCURADOR MÓDULO 3 Sumário 1 Painel do Advogado/Procurador3 11 Aba Processos 3 111 Aba Pendentes de Manifestação

Leia mais

1.4.6 PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO JUSTIÇA DO TRABALHO. Assistente de Advogado Primeiro Grau ANÁLISE DE REQUISITOS. Versão. 10-dez-12.

1.4.6 PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO JUSTIÇA DO TRABALHO. Assistente de Advogado Primeiro Grau ANÁLISE DE REQUISITOS. Versão. 10-dez-12. PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO JUSTIÇA DO TRABALHO Assistente de Advogado Primeiro Grau ANÁLISE DE REQUISITOS Versão 1.4.6 10-dez-12 1 - Objetivo: Este documento tem como objetivo demonstrar: a) o cadastro

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA. Guia Rápido do PJe Para Advogados

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA. Guia Rápido do PJe Para Advogados TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA Guia Rápido do PJe Para Advogados Belo Horizonte 2015 Sumário 1. Introdução 2. Requisitos mínimos 3. Cadastramento no sistema

Leia mais

Manual do Advogado Passo a passo

Manual do Advogado Passo a passo PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NO CEARÁ PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe Manual do Advogado Passo a passo Conteúdo: PARTE 01 - Respostas às principais dúvidas PARTE 02 - Como cadastrar um processo PARTE

Leia mais

Guia Rápido do PJe Para Advogados

Guia Rápido do PJe Para Advogados TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA Guia Rápido do PJe Para Advogados Belo Horizonte 2014 Sumário 1. Introdução 2. Requisitos mínimos 3. Cadastramento no sistema

Leia mais

MANUAL DO ADVOGADO E PROCURADOR

MANUAL DO ADVOGADO E PROCURADOR MANUAL DO ADVOGADO E PROCURADOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Dezembro 2011 1 Conteúdo Elaboração do projeto... 4 1. Acesso ao Sistema.... 5 1.1. Tipo de Certificado.... 5 1.2. Navegador padrão para

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Guia Rápido do PJe Para Advogados

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Guia Rápido do PJe Para Advogados TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Guia Rápido do PJe Para Advogados Porto Alegre 2015 SUMÁRIO Introdução... 3 Requisitos mínimos... 3 Cadastramento no sistema... 3 Visão geral

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO SERVIDOR 1ºGRAU MÓDULO 4 Sumário 1 Processo3 11 Consulta3 111 Consulta de Processo3 112 Localização Tarefa21 113 Retificação

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO E DO PROCURADOR MÓDULO 1 Sumário 1 Acesso ao sistema3 11 Acessando o PJe3 12 Quadro de Aviso5 13 Identificando

Leia mais

MANUAL DO ADVOGADO / PROCURADOR

MANUAL DO ADVOGADO / PROCURADOR MANUAL DO ADVOGADO / PROCURADOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO RORAIMA Janeiro 2013 1 Sumário Bem Vindo ao PJe 4 1 Acesso ao Sistema5 11 Tipo de Certificado5 12 Navegador padrão para acessar o PJe5 13 Acessando

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO MANUAL DO SERVIDOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Sumário Bem vindo ao PJE... 6 Elaboração do projeto... 6 Acesso ao Sistema... 7 Tipo de Certificado... 7 Navegador padrão para acessar

Leia mais

MANUAL DE PETICIONAMENTO DE MANDADO DE SEGURANÇA PARA O 2º GRAU NO PJe-JT. Autor: TRT 5ª REGIÃO

MANUAL DE PETICIONAMENTO DE MANDADO DE SEGURANÇA PARA O 2º GRAU NO PJe-JT. Autor: TRT 5ª REGIÃO MANUAL DE PETICIONAMENTO DE MANDADO DE SEGURANÇA PARA O 2º GRAU NO PJe-JT Autor: TRT 5ª REGIÃO Informações iniciais! A distribuição de um mandado de segurança no PJe-JT é simples e se resume ao preenchimento

Leia mais

MANUAL DE PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO

MANUAL DE PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO MANUAL DE PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO Para advogados e procuradores (Sistema Web Versão 1.7.03) atualizado em 22/01/2015 TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1ª REGIÃO 1 Elaboração Secretaria Judiciária SECJU

Leia mais

Bem vindo ao PJE ajuizamento de ação.

Bem vindo ao PJE ajuizamento de ação. Bem vindo ao PJE O Processo Judicial Eletrônico (PJe) projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um sistema de informação que permite a prática de atos pelos magistrados, servidores, advogados e demais

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO SERVIDOR 1ºGRAU MÓDULO 3 Sumário 1 Cadastros Básicos3 11 Documento3 111 Modelo3 112 Tipo6 12 Pessoa10 121 Conciliador10

Leia mais

GUIA PARA AJUIZAMENTO DE AÇÕES

GUIA PARA AJUIZAMENTO DE AÇÕES GUIA PARA AJUIZAMENTO DE AÇÕES Natal/RN - Janeiro de 2015 Bem vindo ao PJe O Processo Judicial Eletrônico (PJe) projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um sistema de informação que permite a prática

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO E DO PROCURADOR MÓDULO 2 Sumário 1 Processos Não Protocolados3 11 Consultar Petições Não Protocoladas3 12 Remover

Leia mais

Manual do usuário Processo Judicial eletrônico. Justiça Militar do estado de São paulo

Manual do usuário Processo Judicial eletrônico. Justiça Militar do estado de São paulo Manual do usuário Processo Judicial eletrônico Justiça Militar do estado de São paulo 2015 Prezado Usuário: Colocamos à sua disposição este manual contendo orientações quanto ao uso do Processo Judicial

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento DICAD Divisão de Suporte Técnico de Gestão SEPOR Serviço de

Leia mais

Manual. E-proc v2. Para Advogados

Manual. E-proc v2. Para Advogados Manual Do E-proc v2 Para Advogados FEVEREIRO/2010 1 S U M Á R I O 1. Acesso ao site 2. Cadastro no sistema 2.1. Validação do Cadastro 3. Acesso ao sistema 4. Painel do Advogado 4.1. Processos pendentes

Leia mais

Nova regulamentação do PJe na Justiça Trabalhista. O quê mudou?

Nova regulamentação do PJe na Justiça Trabalhista. O quê mudou? Nova regulamentação do PJe na Justiça Trabalhista. O quê mudou? O Conselho Superior da Justiça do Trabalho editou a nova Resolução 136/2014, revogando a Resolução 94/2012 que regulamenta o sistema PJe-JT

Leia mais

Advogado - Procurador

Advogado - Procurador Advogado - Procurador Conteúdo 1 Cadastro do Advogado 1.1 Verificar requisitos para o Cadastro 1.2 Orientação ao Advogado sobre os Links de instalações 1.3 Preencher o Formulário de Cadastro 1.4 Visualizar

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe JUSTIÇA FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO/PROCURADOR

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe JUSTIÇA FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO/PROCURADOR PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe JUSTIÇA FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO/PROCURADOR 1 AVISO Este manual tem por objetivo apresentar orientações gerais aos usuários, quanto à utilização dos recursos

Leia mais

CARTILHA. Principais mudanças contidas na versão 1.7.1.0

CARTILHA. Principais mudanças contidas na versão 1.7.1.0 CARTILHA PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO Principais mudanças contidas na versão 1.7.1.0 Belo Horizonte 2015 Corregedoria-Geral de Justiça SUMÁRIO 1. Introdução 2. Perfil de Advogado 3. Módulo de Procuradoria

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Manual da Petição Eletrônica Intercorrente

Manual da Petição Eletrônica Intercorrente TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento Manual da Petição Eletrônica Intercorrente TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Leia mais

GuiaRápido. Para Advogados

GuiaRápido. Para Advogados GuiaRápido do Para Advogados Conselho Nacional de Justiça Presidente Corregedor Nacional de Justiça Conselheiros Ministro Joaquim Barbosa Ministro Francisco Falcão Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento DICAD Divisão de Suporte Técnico de Gestão SEPOR Serviço de

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual do Servidor Versão 1.3 Diretoria da Tecnologia da Informação DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual do Servidor

Leia mais

Curso de Inclusão Digital e Peticionamento Eletrônico para Multiplicadores

Curso de Inclusão Digital e Peticionamento Eletrônico para Multiplicadores Curso de Inclusão Digital e Peticionamento Eletrônico para Multiplicadores Índice Páginas Certificado Digital... 3 Adquirindo o Token e o Certificado Digital... 4 Configure seu computador para utilização

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO ADVOGADO E DO PROCURADOR MÓDULO 4 Sumário 1 Assistente de Advogado3 11 Cadastro de Pessoa Assistente de Advogado3 111 Aba

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO MAGISTRADO 1ºGRAU MÓDULO 4 Sumário 1 Detalhamento 3 11 Aba Processo 4 12 Aba Assunto 8 13 Aba Partes 9 14 Aba Documentos

Leia mais

Manual de Distribuição Processual Eletrônica

Manual de Distribuição Processual Eletrônica Manual do Usuário Manual de Distribuição Processual Eletrônica Portal de Serviços Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Distribuição Eletrônica... 3 1.1 1.2 Acesso ao Sistema... 3 Distribuindo Eletronicamente

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO (PJE) PERGUNTAS E RESPOSTAS (V.1) Perfil de Advogado

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO (PJE) PERGUNTAS E RESPOSTAS (V.1) Perfil de Advogado PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO (PJE) PERGUNTAS E RESPOSTAS (V.1) Perfil de Advogado Sumário 1. OBRIGATORIEDADE... 1 1.1. Qual a diferença entre o JIPPE, o PROJUDI e o PJE?... 1 1.2 É obrigatória a utilização

Leia mais

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Brasília, março de 2012 Versão 1.0 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS... 3 2. ACESSO AO SISTEMA... 4 3. ADESÃO AO FIES... 5

Leia mais

INFORMATIVO ES PECIAL - PROCURADORIAS. ASSUNTO: Manual prático de operação do PJe-JT para Procuradores de entes públicos

INFORMATIVO ES PECIAL - PROCURADORIAS. ASSUNTO: Manual prático de operação do PJe-JT para Procuradores de entes públicos INFORMATIVO ES PECIAL - PROCURADORIAS Data: 17/8/2015 ASSUNTO: Manual prático de operação do PJe-JT para Procuradores de entes públicos 1) Criação da Procuradoria, formas de notificação/citação e atribuições

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual do Servidor de Secretaria Versão 1.0 Diretoria da Tecnologia da Informação 1 DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Alterações no Painel do Procurador (Versão 1.4.8.2.11):

Alterações no Painel do Procurador (Versão 1.4.8.2.11): Alterações no Painel do Procurador (Versão 1.4.8.2.11): 1. Nova Tela Inicial para o Perfil de Procurador 1.1 Antiga Versão (1.4.8.1) - Continha duas abas principais, Acervo e Intimações, a partir das quais

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 8 - Lote 1, Bloco A, sala 510 Brasília DF 70.070-600 Telefone: (61) 3043.4005

Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 8 - Lote 1, Bloco A, sala 510 Brasília DF 70.070-600 Telefone: (61) 3043.4005 Peticionamento avulso Manual de uso Versão - 1.0 Data - 09/05/2013 70.070-600 Telefone: (61) 3043.4005 Sumário 1. Histórico de Alterações...3 2. Nomenclaturas...4 3. Visão Geral...5 4. Atores envolvidos...5

Leia mais

MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO

MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO 1 MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO Srs. Advogados, O sistema de peticionamento online foi instituído com o fito de agilizar a análise das iniciais

Leia mais

Fundamentos básicos do PJe. Operadores do Direito. Presidência TRT da 15ª Região julho/2012 atualizado em março/2013

Fundamentos básicos do PJe. Operadores do Direito. Presidência TRT da 15ª Região julho/2012 atualizado em março/2013 Fundamentos básicos do PJe Operadores do Direito Presidência TRT da 15ª Região julho/2012 atualizado em março/2013 imediatamente, o número e o Desembargador Relator. Poderá também assinar digitalmente,

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual do Servidor (2º Grau) Versão 2.0 Diretoria da Tecnologia da Informação 1 DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PJe Manual

Leia mais

MANUAL DO ADVOGADO. Elaborado por: Roberta Rodrigues Seneda. Corrigido por: Wanderley Andrade

MANUAL DO ADVOGADO. Elaborado por: Roberta Rodrigues Seneda. Corrigido por: Wanderley Andrade MANUAL DO ADVOGADO Elaborado por: Roberta Rodrigues Seneda Corrigido por: Wanderley Andrade DAPI Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância. Março/2010 Atualizado pelo Tribunal de Justiça do Estado

Leia mais

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes)

imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Page 1 of 30 Impressao Oficial de justiça De PJe - Manual imprimir (http://pje.csjt.jus.br/manual/index.php?title=impressao_oficial_de_justiça&printable=yes) Tabela de conteúdo 1 Manual do Oficial de Justiça

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS 2 SUMÁRIO SEÇÃO 1 - FLUXO DAS VARAS QUE NÃO POSSUEM CENTRAL DE MANDADOS... 03 1. CUMPRIMENTOS (PERFIS DE ANALISTA E TÉCNICO

Leia mais

Introdução Funcionalidades por perfil Advogado e Jus Postulandi Adicionar defensoria representante de uma parte Adicionar procuradoria representante

Introdução Funcionalidades por perfil Advogado e Jus Postulandi Adicionar defensoria representante de uma parte Adicionar procuradoria representante 1 Introdução Funcionalidades por perfil Advogado e Jus Postulandi Adicionar defensoria representante de uma parte Adicionar procuradoria representante de uma parte Detalhes do processo Representante processual

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT Sumário 1.Pré-requisitos...2

Leia mais

PORTAL PROCESSUAL E AJUIZAMENTO ELETRÔNICO

PORTAL PROCESSUAL E AJUIZAMENTO ELETRÔNICO PORTAL PROCESSUAL E AJUIZAMENTO ELETRÔNICO A partir do dia 17/09/2012 foi disponibilizado, no site da SJES, o acesso ao Portal Processual, que consolida as principais funcionalidades do sistema de acompanhamento

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS ACESSO AO SISTEMA

REQUISITOS MÍNIMOS ACESSO AO SISTEMA REQUISITOS MÍNIMOS O PJe é um sistema web disponível na Internet, a ser acessado por computador provido de: Navegador Mozilla Firefox em sua versão mais recente; Plugin Oracle Java Runtime Environment

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS Processo Eletrônico

PORTAL DE SERVIÇOS Processo Eletrônico danielvermersch@tjrj.jus.br PORTAL DE SERVIÇOS Processo Eletrônico Ano 2014 Sumário 1. Acesso ao Portal de Serviços 2. Perfis de Usuários 3. Portlets 4. Consultas Processuais 5. Distribuição Eletrônica

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO Processo Judicial Eletrônico Justiça do Trabalho / PJe-JT Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT Qualidade PJe_1.4.7.4_Changelog Página 1 de 9 Este documento lista todas as demandas tratadas na

Leia mais

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região Manual do Escritório Digital Sumário

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região Manual do Escritório Digital Sumário Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região Manual do Escritório Digital Sumário 1. Introdução...1 2. Login...2 3. Página Inicial...3 a. Menu Cadastro...3 b. Processos Cadastrados...4 c. Agenda do Dia...5

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA 1 PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA A partir da atualização da versão do programa JAVA ( 7 Update 51) que ocorreu nas máquinas dos usuários em Janeiro/2014, algumas alterações de segurança

Leia mais

Fundamentos básicos do PJe. Operadores do Direito

Fundamentos básicos do PJe. Operadores do Direito Fundamentos básicos do PJe Operadores do Direito Presidência TRT da 15ª Região julho/2012 atualizado em março/2013 Sumário Mensagem do Presidente...04 Cinco passos...05 Entender a necessidade de mudança...06

Leia mais

Tribunal Regional Federal da 1 a Região

Tribunal Regional Federal da 1 a Região Tribunal Regional Federal da 1 a Região Sistema de Transmissão Eletrônica de Atos Processuais e-proc Manual do Usuário 1 1. Disposições Provisórias O Sistema de Transmissão Eletrônica de Atos Processuais

Leia mais

Perfil. Número da aula. Tema. Duração. Objetivos específicos. Conteúdos. Advogado. Aula I Advogado. 4 horas-aula

Perfil. Número da aula. Tema. Duração. Objetivos específicos. Conteúdos. Advogado. Aula I Advogado. 4 horas-aula Perfil Advogado Número da aula 1 Tema Aula I Advogado Duração 4 horas-aula Objetivos específicos 1 Identificar as mudanças conceituais do processo físico para o processo eletrônico. 2 Conhecer o painel

Leia mais

Malote Digital. Manual do usuário

Malote Digital. Manual do usuário Malote Digital Manual do usuário Brasília, Novembro de 2014 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 03/10/2011 1.4.1 Elaboração do Documento Rodrigo Antunes 01/07/2013 1.8.0.0 Atualização do Documento

Leia mais

Sistema CNJ Manual do Advogado

Sistema CNJ Manual do Advogado Manual do Advogado Índice 1 - O / PROJUDI 2 2 - Acessando o / PROJUDI 2 3 - O que preciso para acessar e usar o / PROJUDI? 2 3.1 - Programas 3 4 - Como transformar um arquivo texto em pdf? 3 4.1 - Instalando

Leia mais

PEA. Portal Eletronico do Advogado www.pea.tjmt.jus.br. Setor de Qualidade de Software Tribunal de Justiça de Mato Grosso TJMT 14/08/2013

PEA. Portal Eletronico do Advogado www.pea.tjmt.jus.br. Setor de Qualidade de Software Tribunal de Justiça de Mato Grosso TJMT 14/08/2013 2013 PEA Portal Eletronico do Advogado www.pea.tjmt.jus.br Setor de Qualidade de Software Tribunal de Justiça de Mato Grosso TJMT 14/08/2013 1- Introdução 3 2- PEA PORTAL ELETRÔNICO DO ADVOGADO... 3 3-

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO SERVIDOR 1ºGRAU MÓDULO 1 Sumário 1 Acesso ao Sistema...3 2 Quadro de Aviso...4 3 Menu...8 3.1 Audiência...8 3.1.1 Tempo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO Processo Judicial Eletrônico Justiça do Trabalho / PJe-JT Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT Qualidade PJe_1.4.7.2_Changelog Página 1 de 6 Este documento descreve o changelog técnico, ou seja,

Leia mais

Capacitação no PJe Versão 1.4.0.3. Módulo para Advogados

Capacitação no PJe Versão 1.4.0.3. Módulo para Advogados Capacitação no PJe Versão 1.4.0.3 Módulo para Advogados Por: João Bosco de Barros Freitas, MSc Página 1 Sumário Preparação do Ambiente... 10 Roteiro de Preparação do Ambiente... 11 Introdução à interface

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para utilização

Leia mais

Juizado Especial Digital - Creta v2.6

Juizado Especial Digital - Creta v2.6 Tribunal Regional Federal - 5ª Região Juizado Especial Digital - Creta v2.6 I Índice Parte I Manual do Advogado 2 1 Acesso ao Sistema... 2 2 Petição... 3 Petição Inicial... 4 Petição Inicial... (1/5)

Leia mais

P r a t i c i d a d e no envio e recebimento das Vistas pelos Promotores;

P r a t i c i d a d e no envio e recebimento das Vistas pelos Promotores; Resumo Este documento contém orientações sobre como utilizar o sistema SAJPG5 para gerar Vistas ao Ministério Público do Estado de São Paulo através do conceito de Intimações Eletrônicas - Portal. Principais

Leia mais

Capacitação no PJe Versão 1.4.0.3. Módulo para Advogados

Capacitação no PJe Versão 1.4.0.3. Módulo para Advogados Capacitação no PJe Versão 1.4.0.3 Módulo para Advogados Por: João Bosco de Barros Freitas, MSc Página 1 Sumário Preparação do Ambiente... 10 Roteiro de Preparação do Ambiente... 11 Introdução à interface

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE SUPORTE E INFORMAÇÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE SUPORTE E INFORMAÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE SUPORTE E INFORMAÇÃO SUMARIO: 1. Histórico do Sistema... 3 2. Perfis dos Usuários... 4 3. Solicitação de Acesso... 5 4. Acessando o Sistema...

Leia mais

Principais Característic

Principais Característic Principais Característic Características as Software para agendamento e controle de consultas e cadastros de pacientes. Oferece ainda, geração de etiquetas, modelos de correspondência e de cartões. Quando

Leia mais

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 2014 Manual Laboratório ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 Sumário Acesso ao Sistema... 2 Menu Cadastros... 4 Cadastro de usuários... 4 Inclusão de Novo Usuário... 5 Alteração de usuários...

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

PORTAL EMPRESA SIMPLES Registro e Licenciamento de Empresas MANUAL RLE. Baixa Simplificada de Empresas

PORTAL EMPRESA SIMPLES Registro e Licenciamento de Empresas MANUAL RLE. Baixa Simplificada de Empresas PORTAL EMPRESA SIMPLES Registro e Licenciamento de Empresas MANUAL RLE Baixa Simplificada de Empresas 2 Sumário 1 Como preparar o computador para uso do certificado digital...04 2 Primeiro Acesso: Cadastro

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO DO ADVOGADO

MANUAL DE CADASTRO DO ADVOGADO MANUAL DE CADASTRO DO ADVOGADO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA Janeiro 2013 Sumário Bem Vindo ao PJe...3 1. Como o advogado deve se cadastrar...4 1.1. Preenchendo o formulário...4 1.2. Validação

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON-LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON-LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA PED MANUAL INTERNET

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA PED MANUAL INTERNET SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA MANUAL INTERNET ÍNDICE Sistema Integrado de Administração da Receita 1 INTRODUÇÃO GERAL... 4 2 INTRODUÇÃO AO... 4 2.1 OBJETIVOS... 4 2.2 BENEFÍCIOS... 4 2.3

Leia mais

MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO Resoluções nº 486435 e nº 511363

MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO Resoluções nº 486435 e nº 511363 1 MANUAL DE INTERPOSIÇÃO DE AÇÃO NOS JEFs E TURMAS RECURSAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO Resoluções nº 486435 e nº 511363 Srs. Advogados, O sistema de peticionamento online (Res. nº 486435) foi instituído

Leia mais

Manual do Usuário Novembro/2012

Manual do Usuário Novembro/2012 Manual do Usuário Novembro/2012 Sumário 1. Objetivos...3 2. Informações Operacionais...4 3. Configurações Recomendadas...7 4. Preparação do Sistema...8 4.1 Solicitando acesso ao Sisu...8 4.2 Autorização

Leia mais

Publicação de Peças Eletrônicas na Consulta Processual Pública

Publicação de Peças Eletrônicas na Consulta Processual Pública 1 Publicação de Peças Eletrônicas na Consulta Processual Pública CARTILHA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA Elaborado por: Gerência de Sistemas Judiciais Informatizados (GEJUD) e 34ª Vara Cível de BH. Atualizada

Leia mais

MANUAL SISTEMA AJG/CJF

MANUAL SISTEMA AJG/CJF MANUAL DO SISTEMA AJG/CJF ÍNDICE 1. SEJA BEM VINDO AO AJG... 3 1.1 Seja Bem-Vindo!... 3 2. SOBRE A AJUDA... 4 2.1 Como navegar no ajuda on-line... 4 3. SOBRE O SISTEMA... 5 3.1 Sobre o sistema... 5 3.2

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

Índice. 1. Limpar Cache do Browser Firefox... 3. 2. Limpar Cache Browser Internet Explorer... 5. 3. Limpar cache do Java... 7

Índice. 1. Limpar Cache do Browser Firefox... 3. 2. Limpar Cache Browser Internet Explorer... 5. 3. Limpar cache do Java... 7 Índice 1. Limpar Cache do Browser Firefox... 3 2. Limpar Cache Browser Internet Explorer... 5 3. Limpar cache do Java... 7 4. Versão dos navegadores ( browser ) para acesso ao GFN Web:... 9 5. Configuração

Leia mais

Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual

Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual Diário On-line Apresentação ----------------------------------------------------------------------------------------- 5 Requisitos Básicos

Leia mais

PROCESSO ELETRÔNICO NA JUSTIÇA FEDERAL

PROCESSO ELETRÔNICO NA JUSTIÇA FEDERAL PROCESSO ELETRÔNICO NA JUSTIÇA FEDERAL CONFORTO, AGILIDADE, ECONOMIA, SEGURANÇA 1ª Edição dezembro de 2009 Elaboração e Projeto Gráfico Subsecretaria de Informação e Documentação SID Arte Cristina Gerheim

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Amapá Secretaria de Gestão Processual Eletrônica. Tucujuris Web Contato: tucujuris@tjap.jus.br

Tribunal de Justiça do Estado do Amapá Secretaria de Gestão Processual Eletrônica. Tucujuris Web Contato: tucujuris@tjap.jus.br 1. Para protocolar recursos ou demais petições nos processos em trâmite, deve-se acessar o menu Peticionamento e depois escolher a opção Peticionamento Incidental. Atenção: o peticionamento eletrônico

Leia mais

Manual do Usuário SisFAPERJ

Manual do Usuário SisFAPERJ Manual do Usuário SisFAPERJ SisFAPERJ - Manual do Usuário Página 1 Sumário Manual do Usuário... 1 SisFAPERJ... 1 1. Tela inicial Login... 3 1.1. Este é meu 1º acesso... 3 1.2. Esqueci minha senha... 4

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.5 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Incluído novas

Leia mais

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com.

A.S. Sistemas Rua Prof. Carlos Schlottfeldt, 10A Clélia Bernardes Viçosa MG CEP 36570-000 Telefax: (31) 3892 7700 dietpro@dietpro.com. Sumário Principais Características...5 Configuração necessária para instalação...6 Conteúdo do CD de Instalação...7 Instruções para Instalação...8 Solicitação da Chave de Acesso...22 Funcionamento em Rede...26

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

MANUAL CADASTRO DO ADVOGADO

MANUAL CADASTRO DO ADVOGADO MANUAL CADASTRO DO ADVOGADO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Dezembro 2011 Sumário BEM VINDO AO PJe... 3 1. Como o advogado deve se cadastrar... 4 1.1. Preenchendo o formulário... 4 1.2. Validação de

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA SAJPG5 PROCESSOS EM PAPEL E PROCESSOS DIGITAIS

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA SAJPG5 PROCESSOS EM PAPEL E PROCESSOS DIGITAIS IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA SAJPG5 PROCESSOS EM PAPEL E PROCESSOS DIGITAIS ORIENTAÇÕES GERAIS No decorrer do ano de 2012/2013 o Plano PUMA implantou sistema único em todo o Estado. Tal sistema abrange área

Leia mais

Procedimentos para utilização de nova versão do Java e para correção do erro de acesso ao arquivo, em diferentes versões

Procedimentos para utilização de nova versão do Java e para correção do erro de acesso ao arquivo, em diferentes versões Procedimentos para utilização de nova versão do Java e para correção do erro de acesso ao arquivo, em diferentes versões Elaboração: NPROC/ TRF2 Revisão: SEATE/CAIP/SAJ Com a recente atualização da versão

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE Coordenadoria de Modernização, Suporte, Infraestrutura e Sistema

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE Coordenadoria de Modernização, Suporte, Infraestrutura e Sistema TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE Coordenadoria de Modernização, Suporte, Infraestrutura e Sistema MANUAL DO PROCESSO ELETRÔNICO Processos de Concessão de Benefícios Histórico da Revisão Data Versão

Leia mais

TESTE CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

TESTE CONHECIMENTO ESPECÍFICOS Página 1 de 6 NOME: TESTE CONHECIMENTO ESPECÍFICOS LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO 1 - Verifique se este teste de conhecimento específico contém 10 (dez) questões objetivas. 2 - Para o presente teste

Leia mais

Conhecimento de Transporte

Conhecimento de Transporte Página1 Conhecimento de Transporte No menu de navegação, este item é a opção para emissão e administração dos Conhecimentos de Transporte do sistema. Para acessar, posicione o mouse no local correspondente

Leia mais