Todos aqui nascem como filhos de Deus! Deus nasce para nos fazer plenamente filhos d Ele. Todos filhos de Deus!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Todos aqui nascem como filhos de Deus! Deus nasce para nos fazer plenamente filhos d Ele. Todos filhos de Deus!"

Transcrição

1

2 TODOS AQUI NASCEMOS! Todos ali nasceram (cf. Sl 86/87,5). É o que diz o salmista olhando para a colina de Sião, na cidade santa de Jerusalém. E nós, se descermos ali perto, até essa pequena cidade periférica chamada Belém, encontrar-nos-emos com o Presépio e aí poderemos contemplar o mistério de um Deus feito Homem. E também ali poderemos exclamar, cheios de espanto e gratidão, perante a vastidão do mistério do Natal: Todos aqui nascemos. Sim. Todos aqui nascemos de novo. Todos aqui renascemos para uma outra vida, para uma vida nova. São João não hesita em afirmar: Àqueles que O receberam e acreditaram no Seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus (Jo 1,12). Todos aqui nascem como filhos de Deus! Deus nasce para nos fazer plenamente filhos d Ele. Todos filhos de Deus! Aqui, no Presépio, manifesta-se o novo nascimento a partir da fé em Jesus Cristo. O Natal é a festa em que, realmente, todos podemos nascer de novo. Ninguém está excluído da participação nesta alegria; a causa desta alegria é comum a todos, porque nosso Senhor, aquele que destrói o pecado e a morte, não tendo encontrado ninguém isento de pecado, a todos veio libertar (São Leão Magno). Assim, entre o Natal de Jesus e o Batismo cristão há realmente uma afinidade de raiz: ambos celebram o nascimento pelo qual todos somos dados à luz como filhos de Deus. No Natal de Jesus, o nascimento do Deus feito Menino, inaugura o nascimento de uma nova humanidade. Jesus é o Filho de Deus que Se faz Homem, para que o homem e a mulher que somos se possa divinizar. Ele nasceu para potenciar os nossos (re)nascimentos. Vale a pena recordar as belas palavras de São Leão Magno: Reconhece, cristão, a tua dignidade e, tornando-te participante da natureza divina, não pretendas voltar a cair na condição desprezível de outrora com um comportamento indigno. Recorda-te quem é a tua Cabeça e de que Corpo és membro. Recorda-te de que, arrancado ao poder das trevas, foste transferido para a luz e para o Reino de Deus. Eis porque este nascimento de Jesus traz consigo o apelo batismal a renunciar à impiedade e à mundanidade do homem velho, para nos revestirmos do Homem novo. O nascimento do Filho de Deus contém a graça e o apelo a nascer de novo, tal como Jesus o anunciará, um dia, pela noite dentro, a um homem velho chamado Nicodemos (cf. Jo 1,5-7). Os textos litúrgicos do Natal, sobretudo as leituras do apóstolo Paulo a Tito (Tt 2,11-14; 3,4-7), falam-nos explicitamente de um resgate e de uma salvação, que nos é oferecida pelo mistério da Encarnação, à qual temos acesso por meio da celebração dos mistérios do Batismo, que é sacramento de regeneração e de renovação, pela água e pelo Espírito Santo. O Batismo é, pois, o sacramento do nosso renascimento pela água e pelo Espírito, que Jesus anunciou a Nicodemos, como condição para nascer de novo.

3 O Natal está aí de novo, para nos fazer lembrar que também nós nascemos de novo e que esta dinâmica de renascimento marca o nosso caminho batismal e deve ser percorrido também neste tempo de preparação e de celebração do Natal de Porque todos aqui nascemos! SIMBOLOGIA BATISMAL PARA UM NOVO NATAL NA NOSSA IGREJA Acender a luz da coroa do Advento no círio pascal. Outra possibilidade será a de integrar a coroa no próprio círio. Estabelecer, se possível, alguma relação real e visual entre a luz do círio, junto da pia batismal, e a luz das velas da coroa, que será acesa no tempo do Advento e do Natal. Construir, se possível, o presépio na proximidade ou em ligação com o batistério. Escolher uma videira como árvore de Natal, para realçar a alegoria que dá o mote ao triénio pastoral: Como os ramos na videira. Valorizar um dos ritos pré-batismais, no contexto da celebração eucarística (cf. proposta), acompanhando-o, se for oportuno, com o acender das velas da coroa (a partir do círio pascal) e a respetiva oração. Apresentamos as propostas litúrgicas para a redescoberta e valorização dos ritos pré-batismais em momentos diferenciados da celebração, que podem ser adaptados da forma que se julgar mais conveniente.

4 SIMBOLOGIA BATISMAL PARA UM NOVO NATAL EM NOSSA CASA Construir a coroa do Advento com as velas do Batismo (se não as tiverem, adquirir as velas e gravar nelas as datas do Batismo). Sinalizar as velas do Natal com as datas do Batismo. Propor uma oração familiar ao acender as velas do Batismo ou da coroa do Advento e ainda no tempo do Natal. A oração inspira-se no rito pré-batismal proposto para cada semana, festa ou Solenidade. Escolher uma videira como árvore de Natal. Decorar a árvore colocando nas raízes os nomes dos avós, no tronco os nomes dos pais, nos ramos o nome dos filhos. ATITUDES PESSOAIS PARA NASCER DE NOVO Sugerimos, semana a semana, alguma proposta concreta. Cada comunidade deverá ajustar, adaptar, alargar ou substituir as nossas propostas por outras que entendam mais oportunas ou que façam já parte da tradição comunitária. ALGUMAS SUGESTÕES PASTORAIS PARA NASCER DE NOVO Com as devidas adaptações às possibilidades e limitações das comunidades, e às respetivas agendas pastorais, apresentamos também algumas sugestões pastorais, de âmbito comunitário. UM PEQUENO GUIÃO PARA ESTA CAMINHADA Segue-se uma proposta, semana a semana, festa a festa, solenidade a solenidade em que apresentamos: O título da semana do Advento, da Solenidade ou da festa, com um subtítulo de inspiração batismal, que recolhemos dos desafios apresentados no Pórtico do nosso Plano Diocesano de Pastoral A Palavra de Deus: citamos uma frase ou frases bíblicas da Liturgia da Palavra, que nos permite(m) estabelecer uma ligação com o Batismo.

5 Apresentamos uma proposta litúrgica para valorizar algum rito pré-batismal, num ou em dois momentos celebrativos, durante a Eucaristia, de modo que as orações propostas ajudem a interiorizar a perspetiva batismal, que queremos dar a cada celebração e à sua consequente vivência. Sugerimos algumas atitudes pessoais para nascer de novo. São já muito habituais as práticas da partilha e de múltiplos gestos de caridade, neste tempo. Há tradições locais e paroquiais associadas ao Advento, que faz todo o sentido manter. Indicamos algumas, apenas para motivação, inspiração Também apresentamos, em algumas semanas, algumas sugestões pastorais para nascer de novo. São propostas cuja oportunidade e calendarização devem ser avaliadas por cada comunidade.

6 1.ª Semana do Advento: Batizados: dados à luz! Palavra de Deus Detiveram-se os nossos passos, às tuas portas, Jerusalém (Salmo 121/122). Referências batismais O Rito do acolhimento à porta da Igreja, na celebração do Batismo. Proposta litúrgica para a memória do Batismo, depois da saudação inicial P. Irmãos e irmãs: Iniciamos o nosso caminho de preparação para o Natal, a festa do Nascimento do nosso Salvador. Fazemolo, cada ano, não apenas para fazer memória viva da Sua primeira vinda, mas porque caminhamos na expectativa da última vinda do Senhor. E hoje e sempre esperamos a Sua vinda ao nosso coração, à nossa vida, à nossa comunidade, ao nosso mundo. O ambiente que se respira lá fora anuncia e até antecipa os sinais festivos do Natal, que está à porta. Os nossos olhos fixam-se, cada vez mais, no Presépio de Belém, do qual podemos dizer: Todos aqui nascemos como filhos de Deus! O Natal é a festa em que realmente somos desafiados a nascer de novo, deixando que Ele nasça em nós e nos faça renascer. Assim, entre o Natal de Jesus e o Batismo cristão há realmente uma afinidade de raiz: ambos celebram o nascimento pelo qual todos somos dados à luz como filhos de Deus. Acendamos, a partir da luz do círio pascal, a 1.ª vela da coroa do Advento e recordemos a graça daquele dia em que se abriu para nós a porta do Céu, a porta da Igreja, a porta da Vida e do Reino. Acender, a partir da luz do círio pascal, a 1.ª vela da coroa do Advento. Um cântico pode preceder ou concluir este rito. P. Oremos: Esta oração pode ser feita por um ou três leitores. 1. Senhor Jesus: o Natal, a festa do Teu nascimento, bate no nosso coração e está já à porta. Todos ali nascemos. E todos queremos con'tigo nascer de novo. 2. Acendemos esta vela (do Batismo) para despertar no nosso coração

7 a alegria daquele novo nascimento, quando se abriu para nós a porta da Igreja e fomos acolhidos em festa, à porta da Casa do Senhor, para a celebração do Batismo. Esse foi o dia em que renascemos, em que verdadeiramente fomos dados à luz, para sempre. Tu és, desde o Batismo, a nossa Luz! 3. Senhor, faz-nos Teus, faz-nos filhos de Deus, faz-nos filhos da luz. Ámen. Atitudes pessoais para nascer de novo Acolher alguém em nossa casa. Dar a conhecer a alguém a Igreja, para quem ainda não conhece os cantos da nossa Casa. Uma vez que se valoriza o rito de acolhimento à porta da Igreja na celebração do Batismo, sugere-se, nesta semana, que se mantenha aberta a porta de entrada da Igreja, por um tempo mais alargado. Sugestões pastorais para nascer de novo Apresentação à comunidade e bênção das crianças a batizar nos próximos meses. Esta festa poderá fazer-se, de novo, no dia 2 de fevereiro ou em algum dia mais conveniente. Seria interessante oferecer uma vela do Batismo, com marca da própria comunidade. É uma boa altura para constituir ou (re)ativar uma equipa de acolhimento na Paróquia.

8 Imaculada Conceição 2.ª Semana do Advento Batizados: Habitados por Deus! Palavra de Deus Tu a atingirás no calcanhar (1.ª leitura). Referências batismais Recordar a oração de exorcismo e a unção pré-batismal, com o óleo dos catecúmenos e a sua relação com a libertação do pecado original. Pelo Batismo tornamo-nos, à imagem de Maria, templos do Espírito Santo, digna morada de Deus. Proposta litúrgica para a memória do Batismo, no ato penitencial Fazemos memória do Rito da oração e da unção pré-batismal na celebração do Batismo, durante o Ato penitencial, com a oração própria desta semana ao acender a 2.ª vela da coroa do Advento. P. Irmãos e irmãs: Nesta Solenidade da Imaculada Conceição podemos contemplar como Deus prepara e encontra em Maria uma digna morada para o Seu Filho. Como Maria, somos chamados a abrir a nossa casa, o nosso coração, para que Deus nos venha habitar. Porque somos humanos e nascemos pecadores, no dia do nosso Batismo foi feita uma oração, pedindo ao Senhor que, pela Sua graça, o mal não tivesse em nós a última palavra. Fomos ungidos com o óleo da fortaleza, para sairmos vitoriosos desta nossa luta quotidiana contra o mal. Pelo Batismo tornamo-nos templos do Espírito Santo, somos habitados por Deus. Porque fomos arrebatados às trevas, para o reino admirável da luz divina, nós acendemos, a partir do círio pascal, esta 2.ª vela da coroa do Advento. Acender, a partir da luz do círio pascal, a 2.ª vela da coroa do Advento. Um cântico pode preceder ou concluir este rito. P. Oremos: Esta oração pode ser feita por um ou três leitores. 1. Senhor Jesus: para nasceres em nós, precisaste de uma digna morada: pura, imaculada, cheia de beleza. Encontraste sobre a Terra a Virgem Santa Maria, a mais bela e humilde criatura humana.

9 Deste-Lhe a graça de vir a este mundo sem mancha do pecado, cheia da Tua luz divina. 2. Acendemos esta vela (do Batismo), porque, graças ao nosso Batismo, fomos libertos do mal e conduzidos para o reino admirável da Tua luz. 3. Senhor, faz com que nos tornemos, cada vez mais, pessoas habitadas pelo Teu amor, o berço limpo e lavado onde possas nascer, na luz e na graça de cada novo dia. Ámen. Atitudes pessoais para nascer de novo Pedir e oferecer o perdão. Ajudar uma mulher grávida. Valorizar a Vigília da Imaculada Conceição. Sugestões pastorais para nascer de novo Bênção das grávidas: a Equipa de Batismo ou da Pastoral Familiar ou da Catequese pode promover esta celebração. Seria interessante oferecer à mãe uma vela do Batismo para a criança que está em gestação.

10 3.ª Semana do Advento Batizados: filhos de um Deus maior! Palavra de Deus Vou enviar à frente o meu mensageiro. O menor no Reino dos Céus é maior do que João Batista (Evangelho). Referências batismais Valorizar a pergunta sobre as disposições dos pais e padrinhos de Batismo. Com a paciência de Deus Pai, o Agricultor, que espera o precioso fruto da terra, pais e padrinhos educam e cultivam o dom da fé no terreno do coração dos filhos ou afilhados. Eles são mensageiros que vão à frente, a preparar o caminho. Proposta litúrgica para a memória do Batismo Depois da Homilia e antes da Profissão de Fé (Credo), o Presidente recorda: P. Caríssimos pais e padrinhos, queridos avós, catequistas e demais educadores cristãos: Vós sabeis que para educar uma criança é precisa uma aldeia inteira. Para educar na fé é preciso o envolvimento de todos os membros da Igreja. Todos fazemos falta, todos somos precisos, todos somos uma missão. No dia do Batismo, pais e padrinhos comprometem-se a fazer desenvolver o dom germinal da fé. Antes ainda de professarmos a fé, renovemos então as nossas disposições, para colaborar com a graça de Deus e na missão da Igreja, a fim de que todos os batizados possam crescer como filhos e filhas de Deus. Dizei-me pois: Caríssimos pais: Pedistes o Batismo para os vossos filhos. Deveis educá-los na fé, para que, observando os mandamentos, amem a Deus e ao próximo, como Cristo nos ensinou. Estais conscientes do compromisso que assumistes? Pais: Sim, estamos. P. E vós, padrinhos, avós, catequistas e demais educadores da fé, estais decididos a ajudar os pais e as famílias nesta missão? Todos: Sim, estamos. P. Como sinal deste compromisso, acendamos a 3.ª vela da coroa do Advento, a partir da luz do círio pascal. Acender, a partir da luz do círio pascal, a 3.ª vela da coroa do Advento; um cântico pode preceder ou concluir este rito. P. Oremos: Esta oração pode ser feita por um ou três leitores. 1. Senhor Jesus:

11 O Teu Pai tem a paciência do agricultor, que espera o precioso fruto da terra, e ensina-nos a prepararmos e a aguardamos, em alegre esperança, a Tua vinda, o Teu nascimento, dentro de nós, na nossa casa e no nosso mundo. 2. Acendemos esta vela (do Batismo) como família que espera ansiosamente e com as melhores disposições a chegada de um novo rebento. O mais pequenino, que vem até nós, será sempre o maior no meio de nós! 3. Senhor, queremos renovar o compromisso de fazer da nossa família o primeiro lugar da transmissão da luz da fé, da esperança e do amor, para sermos, nesta casa comum, filhos de um Deus maior. Ámen. Atitudes pessoais para nascer de novo Dar especial atenção aos mais pequenos, aos mais pobres, aos mais ignorados e descartados. Partilhar o tempo, os bens, os sentimentos

12 4.ª Semana do Advento Batizados: amados por Deus! Palavra de Deus Pede um sinal (1.ª leitura). Referências batismais O sinal oferecido por Deus é sempre um sinal de contradição, na humildade e na simplicidade. O sinal mais ( ) na vida do cristão é a cruz. Recordemos o sinal da cruz na fronte, nos lábios, no peito. Proposta litúrgica para a memória do Batismo, antes da Saudação inicial Valorizar o rito da signação (sinal da cruz) na conclusão dos ritos de acolhimento, na celebração do Batismo. Entre o final do Cântico de entrada e antes ainda da signação e Saudação inicial. Monitor: A nossa celebração, a nossa oração pessoal e comunitária, inicia-se e conclui-se sempre com o sinal da cruz. Foi o primeiro sinal realizado, à porta da Igreja, no dia do nosso Batismo. Nesse dia foi dito a cada um de nós: P. N., é com muita alegria que a comunidade cristã te recebe. Em seu nome, eu te assinalo com o sinal da cruz, e, depois de mim, os teus pais e padrinhos vão também assinalar-te com o mesmo sinal de Cristo Salvador. Monitor: Por isso fazemos sempre o sinal da cruz antes da oração para que nos componha, recolha e fixe em Deus o nosso pensamento, o nosso coração e a nossa vontade. Fazemos o sinal da cruz depois da oração para que nos fortaleça no perigo, para que nos proteja do mal. Fazemos o sinal da cruz para que a plenitude da vida divina penetre na nossa alma e fecunde e consagre quanto nela existe. P. Se fazes o sinal da cruz, fá-lo bem feito. Não seja um gesto acanhado e feito à pressa, cujo significado ninguém sabe interpretar. Mas uma autêntica cruz, lenta e ampla, da testa ao peito, dum ombro ao outro. Sentes como ela te envolve todo? Recolhe-te bem. Concentra neste sinal todos os teus pensamentos e todos os teus afetos, à medida que o vais traçando da testa ao peito e dum ombro ao outro ( ) É o sinal mais santo que existe. Fá-lo bem: devagar, rasgado, com atenção. Envolverte-á assim todo o ser, corpo e alma, pensamentos e vontade, sentidos, potências e ações e tudo nele ficará fortalecido, assinalado pela virtude de Cristo, em nome de Deus uno e trino (Romano Guardini). Façamos pausada e dignamente o sinal da cruz, enquanto iniciamos a nossa celebração: P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo! R. Ámen.

13 Saudação Inicial Monição inicial P. O Natal que se aproxima está também ele já marcado com o sinal da cruz, com a dor, o sofrimento, a rejeição. Este sinal marca a vida de Jesus desde o berço à Sua entrega na Cruz. Este é distintivo da nossa vida cristã. Este é o sinal. Diante dos outros batizados, este sinal é o atestado comum da minha inserção no mesmo Corpo, em virtude do Batismo comum. Acendamos a 4.ª vela da coroa do Advento, porque o sinal da cruz é também fonte de luz. Acender, a partir da luz do círio pascal, a 4.ª vela da coroa do Advento. Um cântico pode preceder ou concluir este rito. P. Oremos: Esta oração pode ser feita por um ou três leitores. 1. Senhor Jesus: com Maria e José, sonhamos a alegria do Teu Nascimento, mesmo se essa alegria de vir ao mundo tem também o seu preço, o seu sofrimento. Porque Tu nasces na manjedoura frágil, pobre e humilde, como luz que brilha no meio da escuridão das guerras, dos ódios e conflitos. Na humildade do Presépio desenha-se já o sinal da Tua Cruz. 2. Acendemos esta vela (do Batismo), para acordarmos e recordarmos que, graças a Ti, somos filhos amados de Deus. 3. Senhor, que o sinal da cruz, que traçamos na fronte, nos lábios e no peito, nos dê uma nova forma de pensar, o Teu jeito de ouvir e de falar e a Tua bondade para amar a todos. Ámen.

14 Atitudes pessoais para nascer de novo Renunciar a si mesmo, para dar um sinal e realizar um gesto concreto de amor e assim fazer acontecer o Natal de novo.

15 Solenidade do Natal do Senhor Batizados: Nascidos de novo! Palavra de Deus Ele nos ensina a renunciar à impiedade (2.ª leitura da Missa da Noite). Salvou-nos pelo batismo de regeneração (2.ª leitura da Missa da Aurora). Referências batismais A manifestação humana e divina do Salvador convida-nos a renunciar à impiedade do homem velho, para dar lugar ao Homem novo. Os que acolheram o dom de Jesus nascem de novo, não segundo a carne, mas segundo o Espírito (cf. Evangelho). Em Cristo somos gerados de novo (regenerados). O Batismo é um novo nascimento, para uma vida nova! Proposta litúrgica para a memória do Batismo, antes do Credo Antes do Credo Batismal, procede-se ao rito da Renunciação, na celebração do Batismo. P. Irmãos e irmãs: A Palavra de Deus, nesta Liturgia do Natal, também nos recorda que, para acolher Jesus e nascer de novo, é preciso renunciar à impiedade de uma vida sem Deus e aos desejos mundanos, para vivermos no tempo presente com temperança, justiça e piedade (cf. 2.ª leitura Missa da Noite), como é próprio dos que foram regenerados pelo Batismo (cf. 2.ª leitura Missa da Aurora). Por isso, antes ainda de acender todas as velas da coroa, a partir do círio pascal, e de professarmos a nossa fé batismal, vamos renovar o nosso propósito de renunciar a tudo o que não corresponde à nossa dignidade de filhos de Deus. P. Renunciais ao pecado para viverdes na liberdade dos filhos de Deus? Pais e padrinhos: Sim, renuncio! P. Renunciais às seduções do mal, para que o pecado vos não escravize? Pais e padrinhos: Sim, renuncio! P. Renunciais a Satanás, que é o autor do mal e o pai da mentira? Pais e padrinhos: Sim, renuncio! Acender, a partir da luz do círio pascal, as 4 velas da coroa. Um cântico pode preceder ou concluir este rito. P. Oremos: Esta oração pode ser feita por um ou três leitores.

16 1. Senhor Jesus, Tu és a Luz que vem a este mundo, e a todos nos ilumina. Nasce de novo, em nós, neste Natal de Nasce em nós, bem dentro de nós, a partir de nós. Nasce, não já na carne ou no sangue, que Te deram Corpo no seio da Virgem Maria. Mas nasce fazendo-nos nascer de novo. 2. Senhor, acendemos esta vela (do Batismo), e acendemos, a partir dela, todas as luzes do nosso Presépio, para recordarmos o dia do nosso Batismo, em que todos fomos gerados de novo, renovados pelo Teu imenso Amor. 3. Ajuda-nos a renunciar ao egoísmo e ao orgulho do homem velho, para nascermos de novo e assim nos tornarmos um povo purificado, capaz de fazer brilhar, pelas obras, a luz terna e eterna do Teu Amor. Ámen. Na oração da noite de consoada pode acrescentar-se: Obrigado(a), Jesus, por nasceres em nós. Obrigado(a), Jesus, por nasceres por nós. Obrigado(a), Jesus, por teres nascido para nós. Ámen. Profissão de fé batismal P. Credes em Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra? R. Sim, creio. P. Credes em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está à direita do Pai? R. Sim, creio.

17 P. Credes no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna? R. Sim, creio. Cântico: Esta é a nossa fé, esta é a fé da Igreja que nos gloriamos de professar em Jesus Cristo, Nosso Senhor! Atitudes pessoais para nascer de novo Fazer a oração, em família, na noite da consoada. Renunciar a si mesmo, para dar um sinal e realizar um gesto concreto de amor e assim fazer acontecer o Natal de novo.

18 ORAÇÃO NO DIA DO ANIVERSÁRIO DO BATISMO Oração feita pelo próprio(a) batizado(a) Introdução Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Podem rezar-se todas ou apenas uma ou alguma das estrofes. 1. Obrigado(a), Senhor, pela porta do Céu, que se abriu e me fez entrar na Tua Casa e ser membro desta grande família, que é a Igreja. 2. Obrigado(a), Senhor, pelo banho purificador, que me mergulhou na corrente do amor divino, e me fez nascer de novo. 3. Obrigado(a), Senhor, por este Caminho novo, iniciado no dia do Batismo, e pelos muitos companheiros de fé nesta viagem para a vida eterna. Conclusão Pai, Filho, Espírito Santo: que esta luz da fé, frágil e pequenina, nunca se apague. Que esta luz brilhe e se propague através de mim, e assim irradie por toda a parte a Vossa bênção. Ámen.

19 ORAÇÃO NO DIA DO ANIVERSÁRIO DO BATISMO Oração feita pelos pais, pelo pai ou pela mãe de um(a) batizado(a) Introdução Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Podem rezar-se todas ou apenas uma ou alguma das estrofes. 1. Obrigado(a), Senhor, pela porta do Céu, que se abriu e fez esta criança entrar na Tua Casa e ser membro desta grande família, que é a Igreja. 2. Obrigado(a), Senhor, pelo banho purificador, que mergulhou esta criança na corrente do amor divino, e a fez nascer de novo. 3. Obrigado(a), Senhor, por este Caminho novo, iniciado no dia do seu Batismo. Faz-nos seus companheiros de fé nesta viagem para a vida eterna. Conclusão Pai, Filho, Espírito Santo: que esta luz da fé, frágil e pequenina, nunca se apague. Que esta luz brilhe e se propague através de nós, e assim irradie por toda a parte a Vossa bênção. Ámen.

20

Rito do Baptismo. O celebrante interroga, em primeiro lugar, os pais de cada criança:

Rito do Baptismo. O celebrante interroga, em primeiro lugar, os pais de cada criança: Rito do Baptismo DIÁLOGO COM OS PAIS E OS PADRINHOS O celebrante interroga, em primeiro lugar, os pais de cada criança: Que nome dais ao vosso filho? ou: Que nome escolhestes para o vosso filho? Pais:

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

1. Diálogo com os pais e Padrinhos. 2. Celebração da Palavra de Deus

1. Diálogo com os pais e Padrinhos. 2. Celebração da Palavra de Deus 1. Diálogo com os pais e Padrinhos Que nome dais ao vosso filho? Pais N. Que pedis à Igreja de Deus para N.? Pais - O Baptismo. Caríssimos pais: Pedistes o Baptismo para os vossos filhos. Deveis educá-los

Leia mais

Festa do Baptismo do Senhor Ano C Missa com a Catequese

Festa do Baptismo do Senhor Ano C Missa com a Catequese Festa do Baptismo do Senhor Ano C 2010 Missa com a Catequese Cântico de Entrada Monição Inicial: Percorremos o nosso caminho, desde o Advento, até chegarmos ao Presépio de Belém, guiados por uma Estrela.

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

Solenidade da Imaculada Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição 1.A Igreja celebra hoje a solenidade litúrgica da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal. Este é, por isso, um dia solene, um dia de graça e um dia de bênção para a Igreja e para

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA 1- RITOS INICIAIS Entrada dos Crismandos e seus Padrinhos

CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA 1- RITOS INICIAIS Entrada dos Crismandos e seus Padrinhos ARCEBISPO: Abençoe-vos seu Filho Unigênito, que prometeu que o Espírito da verdade permaneceria na Igreja, e vos confirme com sua força na profissão da verdadeira fé. AS: Amém! ARCEBISPO: Abençoe-vos o

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos

Encontros com pais e padrinhos ARQUIDIOCESE DE TERESINA PASTORAL DO BATISMO 4º Momento PASTORAL DO BATISO Acolher as pessoas com carinho no quarto momento da conversa com pais e padrinhos O nosso 4º momento é para conversarmos sobre

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

RITUAL DA INICIAÇÃO DAS CRIANÇAS EM IDADE DE CATEQUESE

RITUAL DA INICIAÇÃO DAS CRIANÇAS EM IDADE DE CATEQUESE RITUAL DA INICIAÇÃO DAS CRIANÇAS EM IDADE DE CATEQUESE 1ºDegrau: Rito da Admissão dos Catecúmenos I Domingo da Quaresma C 2010.02.20 1 RITO DA RECEPÇÃO 1. Diálogo com as crianças, (depois da saudação inicial)

Leia mais

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado Iniciação cristã das crianças Orientações para o catecumenado Orientações para a Iniciação Cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado «A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado

Leia mais

BAPTISMO DE VÁRIAS CRIANÇAS

BAPTISMO DE VÁRIAS CRIANÇAS BAPTISMO DE VÁRIAS CRIANÇAS I. ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS 2 Pais e padrinhos, com as crianças, reúnem-se junto à porta de entrada da Igreja. Este gesto sugere o baptismo, como porta de acesso à vida cristã

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos. DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E

Leia mais

Vigília Pascal de 2016.

Vigília Pascal de 2016. Vigília Pascal de 2016. Caríssimos Irmãos e Irmãs: Nesta Noite Santa, teremos a graça de renovar as Promessas de nosso Batismo. É o único espaço celebrativo durante todo o Ano Litúrgico para esse momento

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos Batismo

Encontros com pais e padrinhos Batismo ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA

CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA 11 de dezembro de 2014 Abertura: Irmã Regina. Animador: Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo

Leia mais

VIÁTICO. Ritos iniciais

VIÁTICO. Ritos iniciais VIÁTICO Ritos iniciais Ao aproximar-se do doente, o ministro, revestido como convém a este ministério, saúda com afabilidade o doente e as pessoas presentes, empregando, se for oportuno, esta saudação:

Leia mais

Queremos baptizar o nosso filho

Queremos baptizar o nosso filho Queremos baptizar o nosso filho Com alegria, vivestes na vossa família o nascimento do vosso filho. Com alegria viestes à Igreja para dar graças a Deus e celebrar o novo nascimento pelo Baptismo. É uma

Leia mais

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor»

«Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor» 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 10 de dezembro 2018 ADVENTO 2ª SEMANA Encontro com João Batista Foi dirigida a palavra de Deus a João, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010 FESTA DO ESPIRITO "É este o fruto do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-domínio." Gl, 5,22 Espírito Santo ajuda-nos a ter estes Teus frutos!

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Celebração do Sacramento do Matrimónio de Mário e Joana. Celebração do Sacramento do Batismo do Gonçalo. Celebrante Padre

Celebração do Sacramento do Matrimónio de Mário e Joana. Celebração do Sacramento do Batismo do Gonçalo. Celebrante Padre Celebração do Sacramento do Matrimónio de Mário e Joana Celebração do Sacramento do Batismo do Gonçalo Um dia olhámos para a lua e guardamo-la Olhámos para o sol e beijamo-lo, Olhámos para a terra e abraçamo-la,

Leia mais

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Deus feito Homem Jesus Cristo, Mãe da Igreja ou ainda

Leia mais

Homilia na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, no 50.º Dia Mundial da Paz

Homilia na Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, no 50.º Dia Mundial da Paz 1.No início de um novo ano, neste tempo habitado pela esperança de quem sonha a alegria do Natal, acabamos de ouvir as palavras dirigidas por Moisés ao povo de Israel: O Senhor te abençoe e proteja. O

Leia mais

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

O melhor Natal. Preparando-se para a chegada de Jesus

O melhor Natal. Preparando-se para a chegada de Jesus O melhor Natal Preparando-se para a chegada de Jesus Finalmente chegou dezembro! Mês de preparativos e de celebração do Natal! O Natal é motivo de muita alegria: não nos sentimos mais sozinhos, pois Deus

Leia mais

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015

Paróquia S. Salvador do Burgo - Arouca Advento 2015 1ª Semana de Advento (29 de Novembro a 5 de Dezembro) Catequista responsável: Ana Maria (2º e 7º ano) Palavra da semana: CARIDADE Estás a preparar-te para um caminho que te leva ao Natal. O Natal é um

Leia mais

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano 14 de junho de 2014 Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas MONIÇÃO ANTES DO CÂNTICO DE ENTRADA (Criança) Olá, nós as crianças do 2º ano

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS 2016 2017 Paróquia Nossa Senhora da Boavista 1. Oração inicial. AGENDA 2. Tema do ano pastoral 2016 2017. 3. Apresentação dos animadores. 4. Apresentação do calendário dos

Leia mais

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA Senhor, como queres que preparemos a Páscoa? (Cf. Mt 26, 17) PARÓQUIA SCJ INGLESES - 2018 - SEMANA SANTA Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando

Leia mais

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EUCARISTIA 19H DINAMIZAÇÃO DO 10º ANO DE CATEQUESE IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Cântico Inicial: Filho de Deus 1. Somos

Leia mais

1 OBRIGADO POR FAZER O DOWNLOAD! Temos uma gama gigantesca de material de formação e espiritualidade esperando por você! Nós somos a Comunidade Católica El Shaddai e nossa missão é realizar Obras de Misericórdia

Leia mais

Festa da 1ª Comunhão e Profissão de Fé

Festa da 1ª Comunhão e Profissão de Fé JESUS DE NAZARÉ Um certo dia à beira mar Apareceu um jovem Galileu Ninguém podia imaginar Que alguém pudesse amar do jeito que ele amava. Seu jeito simples de conversar Tocava o coração de quem o escutava

Leia mais

NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE. Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade.

NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE. Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade. NATAL CELEBRAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS EUCARISTIA DA MEIA NOITE Hoje Nasceu Jesus, o nosso Salvador, o Salvador da Humanidade. O Profeta Isaías anuncia o nascimento de uma criança que será o Conselheiro

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE ENTRADA NO CATECUMENATO - ADULTOS

CELEBRAÇÃO DE ENTRADA NO CATECUMENATO - ADULTOS CELEBRAÇÃO DE ENTRADA NO CATECUMENATO - ADULTOS I -RITO DE ACOLHIDA (Os candidatos serão recebidos por seus catequistas/acompanhantes fora do limiar da igreja, quer no átrio ou na entrada. Quem preside,

Leia mais

PASTORAL DO BATISMO Apóstolos e Missão de Batizar: OBJETIVO: O que é o Batismo

PASTORAL DO BATISMO Apóstolos e Missão de Batizar: OBJETIVO: O que é o Batismo PASTORAL DO BATISMO Apósttollos e Miissão de Battiizarr:: Todas as prefigurações da antiga aliança encontram sua realização em Cristo Jesus. Ele começa sua vida pública depois de ter-se feito batizar por

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS ANO A - Dia Mundial da Paz

LITURGIA DOMINICAL SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS ANO A - Dia Mundial da Paz INDICAÇÕES PRÁTICAS: Orações próprias da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus (Missal Romano, pp. 148-149). Prefácio de Nossa Senhora I (Missal Romano, p. 486). Oração Eucarística I (Missal Romano, pp.

Leia mais

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral.

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. I RITOS INICIAIS: 1 Acolhida: Animador: Estimados irmãos e irmãs,

Leia mais

Preparai os caminhos

Preparai os caminhos Preparai os caminhos O tempo do Advento coloca-nos diante da realidade da história e o anúncio da esperança: Consolai o meu povo! Estamos na Campanha para a Evangelização com o tema Cristo é a nossa paz,

Leia mais

A Santa Sé HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II. Igreja do "Gesù" 31 de Dezembro de 1982

A Santa Sé HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II. Igreja do Gesù 31 de Dezembro de 1982 A Santa Sé TE DEUM DE AGRADECIMENTO NO ENCERRAMENTO DO ANO 1982 HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II Igreja do "Gesù" 31 de Dezembro de 1982 1. "Filhinhos, é a última hora" (1 Jo. 2, 18). Com estas palavras inicia

Leia mais

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso 1.O caminho de peregrinos que nos trouxe das nossas casas e paróquias a este santuário no alto do Monte Córdova, em pleno tempo de verão, a meio do mês de agosto, diz-nos como é bom e belo estarmos aqui!

Leia mais

A BOA NOTÍCIA. Natal A experiência da salvação de Cristo hoje. Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul

A BOA NOTÍCIA. Natal A experiência da salvação de Cristo hoje. Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul A BOA NOTÍCIA Informativo da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Campinas do Sul 24 de dezembro de 2016. Natal A experiência da salvação de Cristo hoje Muitos séculos da criação do mundo... Treze

Leia mais

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO ROTEIRO PARA CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS E DE ABERTURA DO ANO NACIONAL DO LAICATO 26/ 11/ 2017 Material necessário: [Banner

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR III Domingo do Advento Ano B n.º 255 17/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA III DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: Is 61, 1-2a.10-11

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: MOLEDO 26 de Abril de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e eles

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ DE RIBAMAR IV Domingo do Advento Ano B n.º 256 24/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA IV DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: 2 Sam 7,

Leia mais

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos Celebração de Inscrição do Nome, entrega do Livro Sagrado e envio dos catequistas - Para crianças em idade de catequese (catecúmenos e/ou catequizandos) - - Aconselhamos que essa celebração aconteça na

Leia mais

Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107

Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Celebrar a festa de São Bento é para todos nós uma oportunidade a mais para refletir se, de fato, vivemos com seriedade

Leia mais

Preparai o meu Baptismo

Preparai o meu Baptismo Preparai o meu Baptismo I. RAZÕES PARA O BAPTISMO Razões que não valem... Porque toda a gente faz isso... (hábito) Porque é um costume de família e não quereis ir contra... (tradição) Porque é necessário

Leia mais

Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo

Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo Creio em Deus Pai, Criador deste mundo grande e belo, Dos continentes e dos imensos mares, Dos astros que iluminam o dia e a noite e criador também dos seres

Leia mais

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus!

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus! Oração ao acender as velas da coroa de Advento: No nosso caminho para a Luz, brilhas agora, ó Maria, como a Estrela de Esperança : Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada,

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

A Santa Sé. PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira, 6 de maio de 2019

A Santa Sé. PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira, 6 de maio de 2019 A Santa Sé VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO À BULGÁRIA E MACEDÔNIA DO NORTE [5-7 DE MAIO DE 2019]SANTA MISSA COM PRIMEIRAS COMUNHÕESHOMILIA DO SANTO PADRE Igreja do Sagrado Coração de Rakovski Segunda-feira,

Leia mais

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005 Tu tens um amigo que te ama: Nós temos um amigo que nos ama, Que nos ama, que nos ama. Nós temos um amigo que nos ama: 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA Presidente: Em nome do Pai e

Leia mais

Nº 1 C 1ºDomingo do Advento

Nº 1 C 1ºDomingo do Advento Nº 1 C 1ºDomingo do Advento-29.12.2015 S. Francisco Xavier No dia 3 de Dezembro, temos uma grande festa na nossa paróquia: é o dia de São Francisco Xavier, o padroeiro da nossa paróquia, É como se fosse

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

Coroa do Advento. Significado e uso da Coroa de Advento. Descrição. História

Coroa do Advento. Significado e uso da Coroa de Advento. Descrição. História Coroa do Advento Significado e uso da Coroa de Advento Descrição Consiste numa coroa feita com ramos verdes e flores, na qual se inserem 4 velas, que significam as 4 semanas de preparação para o Natal,

Leia mais

PROFISSÃO TEMPORÁRIA DOS IRMÃOS ROBERTO E PAULO 29 DE DEZEMBRO DE 2015

PROFISSÃO TEMPORÁRIA DOS IRMÃOS ROBERTO E PAULO 29 DE DEZEMBRO DE 2015 PROFISSÃO TEMPORÁRIA DOS IRMÃOS ROBERTO E PAULO 29 DE DEZEMBRO DE 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Nesta celebração do nascimento do Salvador, nossos Irs. Roberto e Paulo emitem os votos monásticos temporários,

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje chegamos ao término do ciclo litúrgico pascal com a solenidade de Pentecostes. Após 50 dias, o Espírito Santo prometido por

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE NATAL EM FAMÍLIA

CELEBRAÇÃO DE NATAL EM FAMÍLIA CELEBRAÇÃO DE NATAL EM FAMÍLIA Preparação do Ambiente: Reunir a Família para fazer a Celebração do Natal Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles (Mateus 18,20).

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos NOVEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Homilia no Encontro do Movimento Fé e Luz IV.º Domingo do tempo comum Ano B

Homilia no Encontro do Movimento Fé e Luz IV.º Domingo do tempo comum Ano B 1. Jesus vinha acompanhado no seu currículo apenas da experiência de trabalho na oficina de carpinteiro de José, seu pai adotivo, em Nazaré. Longe no tempo e na geografia do lugar e da memória estava já

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

de Jesus, nos é dada a oportunidade de iluminar as nossas ações.

de Jesus, nos é dada a oportunidade de iluminar as nossas ações. Novena de Natal O tempo do Advento é constituído das quatro semanas que antecedem o Natal do Senhor. É, portanto, tempo de piedosa espera. Ora, esperar uma pessoa querida requer alegre e cuidadosa preparação.

Leia mais

MISSA COM A CATEQUESE - SANTÍSSIMA TRINDADE C 2010 Guião com monições mistagógicas

MISSA COM A CATEQUESE - SANTÍSSIMA TRINDADE C 2010 Guião com monições mistagógicas MISSA COM A CATEQUESE - SANTÍSSIMA TRINDADE C 2010 Guião com monições mistagógicas Monição antes do Cântico de Entrada: Monitor: Queridos irmãos e irmãs: Concluiu-se já o tempo da Páscoa e eisnos agora,

Leia mais

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE JESUS. Quinta-Feira Santa, 21h30 Missa da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE JESUS. Quinta-Feira Santa, 21h30 Missa da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés Como Paulo e com Cristo, subamos a Jerusalém!...Gal.1,18; Mc.10,33 Semana Santa 2009 na Paróquia de Nossa Senhora da Hora DOMINGO DE RAMOS 09h45 (Bênção dos Ramos) e Missa (10h00) na Igreja Paroquial 11h00

Leia mais

Com Maria renovamos NOSSA FÉ

Com Maria renovamos NOSSA FÉ Com Maria renovamos NOSSA FÉ Dom Júlio Endi Akamine, sac Com Maria renovamos nossa fé 1 REFLETINDO A fé é graça de Deus, pois o próprio Cristo declarou a Pedro, que lhe reconhecera a divindade, que esta

Leia mais

Giovanni Cipriani A GLÓRIA DA CRUZ

Giovanni Cipriani A GLÓRIA DA CRUZ Giovanni Cipriani A GLÓRIA DA CRUZ A BELEZA DE CRISTO NA CRUZ Jesus, na cruz, nos revela a nova beleza e a força do amor. Na atrocidade inaudita da cruz, em que seu corpo aparece aos olhos humanos desfigurado

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL II DOMINGO TEMPO COMUM ANO A Renovação das promessas batismais

LITURGIA DOMINICAL II DOMINGO TEMPO COMUM ANO A Renovação das promessas batismais INDICAÇÕES PRÁTICAS: Orações próprias do Domingo II do Tempo comum (Missal Romano, p. 396). Oração Eucarística V/C com prefácio próprio (Missal Romano, pp. 1169ss). CONTEMPLAR A ALEGRIA DO EVANGELHO -

Leia mais

Dois códigos da mesma mensagem

Dois códigos da mesma mensagem Dois códigos da mesma mensagem O envolvimento é maior e mais integral do que apenas no nível mental. Há diferentes jogos entre o código verbal e o não verbal. o código não verbal determina o verbal. A

Leia mais

Maria, Mãe que educa no SILÊNCIO E NA DOR

Maria, Mãe que educa no SILÊNCIO E NA DOR Maria, Mãe que educa no SILÊNCIO E NA DOR Irmã Ivani Ravasoli, ascj Maria, Mãe que educa no silêncio e na dor 1 REFLETINDO Diante de vários episódios da vida e missão de Jesus, Maria, que guardava tudo

Leia mais

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas Cantos do Evangelho Pe. José Weber, SVD Cantos do Evangelho Anos A, B e C & Solenidades e Festas Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Autor de todas as melodias Pe. José Weber, SVD Organização

Leia mais

Entrada: Vamos Celebrar

Entrada: Vamos Celebrar Entrada: Vamos Celebrar Tom: : Todos reunidos na casa de eus A Com cantos de alegria e grande louvor A Vamos celebrar os feitos do senhor E sua bondade que nunca tem fim Todos reunidos na casa de eus A

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E

Leia mais

Semana Santa - Escuteiros 966 verdadeiros mensageiros da FÉ!

Semana Santa - Escuteiros 966 verdadeiros mensageiros da FÉ! Semana Santa - Escuteiros 966 verdadeiros mensageiros da FÉ! Domingo dia 9 de Abril 2017 primeiro dia da Semana Maior, para todos os crentes. Como vem sendo habitual os paroquianos de Medelo, juntamente

Leia mais

Festa da Vida. Eu sou o caminho a verdade E a vida. S. Martinho de Covelas

Festa da Vida. Eu sou o caminho a verdade E a vida. S. Martinho de Covelas Festa da Vida Eu sou o caminho a verdade E a vida S. Martinho de Covelas Saudação do Presidente: Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen. Presidente: A graça de Nosso Senhor

Leia mais

Rito para a Coroa do Advento em família Dom, 28 de Dezembro de :56 - Última atualização Qui, 02 de Dezembro de :45

Rito para a Coroa do Advento em família Dom, 28 de Dezembro de :56 - Última atualização Qui, 02 de Dezembro de :45 Caro Internauta, ofereço-lhe este rito para a Coroa do Advento. Que você e sua família possam ter um santo tempo de preparação para o Natal, como é de se esperar de uma família cristã. A coroa do Advento

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO

Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO O Baptismo, porta da vida e do reino, é o primeiro sacramento da nova lei, que Cristo propôs a todos para terem a vida eterna, e, em seguida, confiou à

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai Guia: 2.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (01.06.2015) Dia Mundial da criança Hoje, canto a amizade Re- Que me envolve e me dá a paz que preciso.

Leia mais

Alegria e Aproximação

Alegria e Aproximação TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO Alegria e Aproximação www.pj.org.br pjnacional pastoraldajuventude Queridas os jovens e assessoras es da Pastoral da Juventude do Brasil, Estamos nos aproximando da grande festa

Leia mais