IX EEONG SÃO PAULO. Encontro Estadual das ONG/AIDS do Estado de São Paulo. 15 a 17/08/2013. São Paulo - SP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IX EEONG SÃO PAULO. Encontro Estadual das ONG/AIDS do Estado de São Paulo. 15 a 17/08/2013. São Paulo - SP"

Transcrição

1 IX EEONG SÃO PAULO Encontro Estadual das ONG/AIDS do Estado de São Paulo 15 a 17/08/2013 São Paulo - SP

2 PROGRAMAÇÃO

3 Dia 15/08/ :30 às 13:00 Bloco: Assistência em Saúde 13:00 - Almoço 14:30 às 18:00 Bloco: Prevenção Dia 16/08/ :30 às 13:00 Bloco: Direitos Humanos em HIV/AIDS 13:00 - Almoço 14:30 às 18:00 Bloco: Controle Social Dia 17/08/ :30 às 12:00 Apresentação e aprovação dos encaminhamentos e representações

4 REGIMENTO INTERNO

5 IX Encontro Estadual de Ongs/Aids de São Paulo 15 á 17 de Agosto de Local: Hotel Marabá Av. Ipiranga, 757 Centro São Paulo Regimento Capítulo I - Da finalidade Artigo 1º O IX Encontro Estadual de ONG/Aids de São Paulo, a ser realizado nos dias 15, 16 e17 de agosto de 2013, no Hotel Marabá, cidade de São Paulo/SP, é um encontro Propositivo e Deliberativo sobre temas atuais do movimento de luta contra a AIDS, preparatório ao VI Encontro Regional de ONGS/AIDS do Sudeste (ERONG). Capítulo II - Da convocação e organização Artigo 2º O IX Encontro Estadual de ONG/AIDS, foi convocado e está sendo organizado pelo Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo, através de suas ONG filiadas. Capítulo III - Dos participantes Artigo 3º Participará do IX ENCONTRO ESTADUAL DE ONG/AIDS, as Organizações Não Governamentais que atuam no movimento de luta contra a AIDS, com CNPJ ativo, e que tenham apresentado a inscrição de participação nos prazos previstos pela Comissão Organizadora e estejam dentro dos critérios de seleção, tendo direito a voz e voto. Artigo 4º Cabe a ONG indicar apenas um(a) delegado(a) (representante oficial) com direito a voz e voto que terão sua hospedagem e alimentação custeadas pela organização do Encontro Estadual. Artigo 5º Poderá inscrever-se outros (as) representantes de ONG na condição de participantes, com direito apenas a voz, mas sem cobertura pela organização do IX Encontro Estadual. Artigo 6º Convidados - Serão a critério da Comissão Organizadora.

6 Artigo 7º A participação no IX ENCONTRO ESTADUAL DE ONG/AIDS fica assim estabelecida: a) Comissão Organizadora, com direito a voz. b) Delegados(a), com direito a voz e voto e anuência em moções, propostas e indicações. c) Participantes, com direito a voz. d) Convidados(a), com direito a voz. Parágrafo único: A participação no evento está condicionada ao credenciamento e uso do crachá de identificação. Capítulo IV - Da estrutura e funcionamento Artigo 8º O IX ENCONTRO ESTADUAL DE ONG/AIDS, está estruturado da seguinte forma: 1. Credenciamento. 2. Leitura e aprovação do Regimento Interno. 3. Mesas Temáticas 4. Grupos de Trabalho 5. Sistematização 6. Plenária Final 7. Encerramento e entrega de certificado Parágrafo único: A programação oficial fica a critério da Comissão Organizadora. Artigo 9º As sessões plenárias serão com mesas-expositivas, as mesas contarão com coordenador (a), expositor(a), debatedor e relator (a) escolhidos (as) pela Comissão Organizadora. Artigo 10º A Comissão Relatora e de Sistematização será constituída por um (a) coordenador (a) e auxiliares designados pela Comissão Organizadora, que se dará logo após o termino de cada mesa e grupo de trabalho de forma dinâmica em local reservado para: 1. Organizar as propostas de encaminhamento para deliberação na Plenária Final.

7 2. Apresentar relatórios das Mesas 3. Sistematizar a votação da Plenária Final. Artigo 11º Entende se: 1. Por moção a manifestação de caráter político sobre assuntos diversos, que deverá ser divulgada após o Encontro pela Comissão Organizadora. 2. Por propostas a manifestação indicativa sobre assuntos relacionados direta ou indiretamente à epidemia do HIV/AIDS que deverá ter como conseqüência, pelo menos, a indicação do órgão correspondente à qual ela é dirigida. 3. Por indicação a pré-candidatura de representantes (titulares e suplentes) para as representações que se fizerem necessárias e acordadas pela plenária. 4. Por Documento Final uma compilação das propostas, por áreas temáticas, sistematizadas e levadas para possíveis emendas e aprovação da Plenária Final. Parágrafo Primeiro: Outras indicações poderão ocorrer por deliberação da Plenária. Parágrafo Segundo: As moções e propostas deverão ser encaminhadas à Secretaria do IX ENCONTRO ESTADUAL DE ONG/AIDS, por escrito até o dia 16 de agosto de 2013 ás 13:00hs: Parágrafo Terceiro: As indicações deverão ser encaminhadas à Secretaria do IX ENCONTRO ESTADUAL DE ONG/AIDS, por escrito, redigidas em formulário próprio, em letra legível e conter o nome da ONG proponente, nome da pessoa indicada e a representação a que se destina, subscritas por (oito) 08 ONG até as 13:00hs do dia 16/08. Parágrafo Quarto: As moções e propostas deverão estar redigidas em formulário próprio, em letra legível e conter o nome da ONG proponente, do destinatário da proposta e subscritas por pelo menos mais oito (08) ONG, com as assinaturas dos respectivos delegados. Inciso I : As Moções e Propostas originadas dentro dos grupos de trabalho, desde que no grupo tenham participado e assinado presença no mínimo oito (08) delegados, não necessitarão de assinaturas de apresentação.

8 Parágrafo Quinto: As propostas e moções deverão ser de caráter estadual e/ou regional no âmbito do estado de São Paulo. Inciso I- As propostas que extrapolem o âmbito do estado de São Paulo, sendo aprovadas, serão encaminhadas para o VI ERONG, e lá sendo aprovadas serão encaminhadas para o ENONG. Parágrafo Sexto: As moções, propostas e/ou documento final e indicações serão apresentadas e votadas na Plenária Final. Parágrafo Sétimo: As Moções e Propostas ficarão sob a responsabilidade da ONG proponente, que deverão encaminhá-las aos destinatários por meio de carta registrada, com confirmação de aviso de recebimento, com prazo para envio de máximo 10 (dez) dias após o término deste Encontro. Uma cópia desta correspondência deverá ser encaminhada ao Fórum de ONG/AIDS do Estado de São Paulo. Parágrafo Oitavo: As Moções e Propostas que obtiverem/caberem respostas daqueles a quem foram destinadas, num prazo de 60 dias após o seu envio, deverão ser encaminhadas ao Fórum de ONG/AIDS de São Paulo que se encarregará de divulgar as devolutivas aos Participantes e a Sociedade. Capítulo V - Da plenária final Artigo 12º Antes da Plenária Final será afixado em lugar visível, as moções e propostas para a apreciação dos Delegados (as) e dos Participantes a partir das 08:00hs do dia 17de agosto de A Plenária Final, para efeitos de votação, será instalada, em primeira chamada às 9:30 hs do dia 16 de agosto de 2013, com a presença de 50% mais um dos (as) delegados(as) credenciados(as) e, em segunda chamada, quinze minutos após, com qualquer número de delegados(as). Artigo 13º A Plenária Final tem caráter deliberativo. Artigo 14º A Mesa Diretora da Plenária Final será composta pela Comissão Organizadora ou por seus (as) representantes indicados (as), cabendo-lhes encaminhar às discussões e votação. Artigo 15º A Mesa Diretora será auxiliada pela Comissão Relatora e de Sistematização.

9 Artigo 16º Após a leitura das moções e propostas, em caso a Plenária não se sinta esclarecida, o (a) autor (a) da proposta terá até 2 minutos para sua apresentação. Consultada a Plenária, a Mesa poderá, antes da votação, conceder um minuto para defesa e outro para réplica à proposta. No caso das indicações, serão concedidos dois minutos para a apresentação da ONG candidata, e mais dois minutos para defesa da candidatura, feita por representante de outra ONG. Artigo 17º A votação da Plenária Final seguirá a seguinte ordem: 1. Apresentação e aprovação do Documento Final e/ou; 2. Votação das moções 3. Votação das propostas 4. Votação de indicações de ONG do Estado de São Paulo para representações nacionais que serão apresentadas, eleitas e ou indicadas durante o ERONG Sudeste de Ongs/AIDS na cidade de Domingos Martins\ES. Artigo 18º Os critérios para aprovação das moções, propostas e indicações serão os seguintes: 1. A aprovação das moções será por aclamação de todos os delegados presentes. 2. A aprovação das propostas será por maioria simples. 3. A aprovação das indicações será por maioria simples. 4. Primeiramente, será feita a leitura do Documento Final, em blocos; 5. Haverá proposição de destaques aditivos, supressivos ou modificativos pelos(as) delegados (as); e estas serão separadas e discutidas individualmente antes da votação 6. Dar-se-á a votação mediante o levantamento do crachá dos(as) delegados(as); 7. Todas as moções e/ou propostas que não apresentarem destaque serão consideradas aprovadas em bloco; os pontos que não forem destacados serão considerados aprovados por unanimidade; 8. As moções serão apresentadas na íntegra, nos moldes anteriormente mencionados, assim como foram conduzidas à Mesa Sistematizadora, podendo ser aprovadas ou suprimidas;

10 9. A ausência do(a) destacante na ocasião da discussão de destaque implica na desistência e a mesma será apresentada em sua redação inicial para a votação, não cabendo recurso desta medida. Artigo 19º Compete à Comissão Organizadora apresentar Relatório Final às ONG/Aids antes do VI Encontro Regional de ONG/AIDS - SUDESTE. Artigo 20º Compete à Comissão Organizadora prestar contas aos apoiadores que financiaram o IX EEONG, bem como disponibilizar planilha orçamentária a quem possa interessar. Artigo 21º Qualquer assunto não previsto neste Regulamento será definido em Plenária. IX Encontro Estadual das ONG/AIDS do Estado de São Paulo Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo A Comissão Organizadora São Paulo, 14 de Agosto de 2013.

11 RELATORIAS

12 BLOCO: ASSISTÊNCIA EM SAÚDE Moderador: Alexandre Macedo Rosa Alencar - SAE-SP, segundo tipo de gestão: Estado 16, Município 165, universidade 10, outros 11; - SAE, segundo tipo de unidade: 94 ambulatórios de assistências, 29 estão na Unidade Básica de Saúde, representando 14,5%; SAEs no Estado de São Paulo; - 74% das Unidades já oferecem teste HIV; municípios trabalham com o teste rápido, dos 645 do Estado; - Dos 145 municípios com PAM, 50% tratam DST nas UBS; - 81% das UBS trabalham com prevenção a populações vulneráveis; - Acesso ao preservativo 95% das UBS tem e ofertam; - construindo um espaço comum entre DST/AIDS e atenção básica: - atenção básica e as ações preventivas em DST/AIDS no SUS: interfaces, desafios e potencialidades; - fatores importantes para estabelecer uma rede integrada de cuidado nesta área; - a importância da gestão em saúde no contexto do SUS; - identificação de problemas e alternativas para o enfrentamento da vulnerabilidade programática das DST//AIDS.

13 - é necessário que cada vez mais haja uma integração da atenção básica nas DST/AIDS como forma mais eficaz para prevenção, assistência e adesão; - a incorporação nas UBS e no programa saúde da família é fundamental para um bom acompanhamento; - integração com AB: condicionantes -> trabalho multiprofissional, casos menos complexos, matriciamento com SAE, capacitação dos profissionais, assistência farmacêutica e direitos humanos; - pacientes sem nenhum tipo de manifestação clínica são pessoas indicadas para serem acompanhadas pela atenção básica; - matriciamento: as pessoas sem manifestação nas UBs e integrado com os SAEs para atendimento a maiores complexidades; - a vantagem do acesso é o principal ganho com esse trabalho desenvolvido pelas UBS, a questão da prevenção, da distribuição de insumos, entre outros; - ralencar@crt.saude.sp.gov.br. Alexandre Granjeiro - Agradece pelo convite e reforça a necessidade desses espaços para construção das pautas que iremos trabalhar no Encontro Regional e posteriormente no Encontro Nacional; - É necessário pensar nos dois temas: sustentabilidade e assistência; - quando falamos em assistência, o que falamos? A assistência envolve tudo o que se refere o momento do diagnostico, tudo aquilo que diz respeito as pessoas infectadas para que elas não adoeçam, ofertando todos os atendimentos, e se adoecem que seja atendido em suas especificidades; - diagnostico inicial -> vinculação para não adoecer -> atender não morrer;

14 - sustentabilidade é apoiar e manter, hoje queremos manter a assistência que temos no Estado de SP e no Brasil; - ela é capaz de manter que as pessoas não adoeçam? Que as pessoas não morram? - sustentabilidade também é a viabilidade de manter ao longo do tempo; - a assistência hoje tem condições necessárias para se manter? O que nos temos hoje da conta do futuro? - sustentabilidade é o equilíbrio: se estamos conseguindo equilibrar as questões no meio em que estamos. Estamos utilizando na potencialidade as tecnologias? A assistência permite utilizarmos todos os nossos conhecimentos para garantir a vida das pessoas com HIV? - hoje não temos garantido para nenhuma dessas questões a sustentabilidade, e a tendência é só piorar a assistência; - 1-) utilizar toda potencialidade: a maior parte dos estudos que conhecemos tem mostrado que o diagnostico inicial, quando aplicado as novas tecnologias tem mostrado que uma pessoa com HIV viva normalmente como qualquer pessoa sem HIV; - morresse mais de AIDS hoje do que antes dos ARVs, no nordeste essa proporção é o dobro; - não estamos utilizando completamente todos os nossos conhecimentos, primeiro porque descobrimos tardiamente, com um quadro avançado. Também temos dificuldade de manter as pessoas no tratamento. - 2-) mudança drástica no perfil, aumenta a expectativa de vida, não tendo as doenças oportunistas, mas trazendo outras doenças em decorrência do próprio

15 uso dos ARVs. Além disso as pessoas estão envelhecendo, trazendo consigo outras demandas, mudando a características da assistência que esta sendo prestada; - a rede hoje é insuficiente, não atende, tem que mudar a cara dos serviços porque mudou o perfil; - nos últimos anos há um aumento das pessoas infectadas, porem permanecendo o mesmo número das redes. Com um des-financiamento das ações, reduz recurso, reduz profissional, perde-se a capacidade de atendimento com qualidade; - como solução o governo oferece a Atenção Básica, mas tem sentido organizar uma rede ampla para atender um numero pequeno com especialidade e particularidades? - quando menor a experiência do médico, menor estes profissionais conheceram e irão se aprimorar nesse atendimento; - não podemos assumir uma coisa homogênea para todo o Brasil. É necessário regional e local de acordo com a complexidade do atendimento de sua rede e público. Jorge Beloqui - dados mostram que 25% das pessoas diagnosticadas em SP, traz que essas pessoas morrem no período de um ano após seu diagnóstico; - o diagnostico tardio, será que a atenção básica dará conta? - só 40% de pessoas com HIV são testadas da tuberculose;

16 - sobre mortalidade é interessante lembrar que tanto para homens como mulheres, entre idade de 30 anos, é a principal doença que mata; - entre pessoas com anos é a AIDS é terceira doença que mais mata no Estado de São Paulo; - se passarmos para a atenção básica essa estatística ira melhorar? - essa mudança para a atenção básica é feita para melhorar a assistência das pessoas com HIV? Embasado em que evidencia? - as pessoas não querem ser atendidas próximas de casa. Foi perguntado para as pessoas se elas querem ser atendidas pela Atenção Básica? - os serviços com numero inferior a 100 pacientes tem menor qualidade do serviço se comparado a lugares com mais de 500 pacientes; - isso tem haver com o profissional que não será especialista, com a falta de padronização nas condutas, entre outras; - o governo federal não quer investir na saúde, e voltamos a pergunta: lugar de atender é nas unidades básica? Por que? Elas estão ociosas a espera das pessoas com HIV? Saturação nos SAEs? - regulamentação 29 e 10% para a saúde; - 45% que são gastos efetivamente com saúde; - SUS não é só direito, é também dinheiro. O que plantamos agora será o que iremos colher no futuro.

17 DEBATE: - Rodrigo: como que o Estado de São Paulo esta pensando sobre a proposta do Departamento no que se refere ao aconselhamento? - Paulo: a realidade daqui para pacientes com CD4 acima de 400 estão sendo encaminhadas para a Atenção Básica. Como que iremos para atenção básica se essas não estão fazendo abordagem sindrômica das DST? Qual a diretriz do Estado para essa questão? - Jô: Se está confuso na capital, pensam no interior com relação ao profissional, que muitas vezes é um para atender todas as necessidades. A atenção básica não da atenção nem para a hipertensão. Isso tudo sem contar com a questão do preconceito. Se for para atenção básica ai sim será muito maior o número de mortos por AIDS. - Baseado em que fazer essa alteração? - Albert: o que irá acontecer com os SAEs com relação aos recursos? Como ficara o compromisso dos gestores?

18 RESPOSTAS: - Rosa: - Mesmo São Paulo tendo indicadores melhores no Brasil, temos enormes desafios, considerando o acesso ao teste, epidemia concentrada; - O aconselhamento tem que ser reformulado para que seja dada atenção aquelas pessoas com vulnerabilidades e especificidades; - como ampliar o teste de forma geral? São desafios que temos que vencer; - com o departamento ouvimos, acompanhamos e debatemos, levando como prioridade a autonomia do Estado. - para Paulo: os municípios são autônomos, o Estado não pode interferir, eles que tem que garantir e ver o fluxo que será utilizado para tratar da abordagem ou das diretrizes. - é um direito que tem que ser respeitado a questão do sigilo; - investimento em gestão, em trabalhadores, em equipe, sempre está bastante comprometido o recurso e acaba ficando a desejar; - o diagnostico precoce, a adesão ao tratamento, a incorporação nas unidades básica de saúde e a convivência são os desafios que temos. - Alexandre: - estão colocando o movimento social contra a atenção básica; - talvez não se deva aumentar serviços, e sim dar qualidade para os existentes; - temos que questionar que atenção básica queremos? Como queremos? - é possível diagnosticar o hiv, trabalhar com direitos humanos numa politica governamental que reforça o preconceito?

19 - Jorge: - o Ministro atual é candidato ao governo de SP, terminando com os direitos humanos e precarizando a saúde em SP; - temos que nos posicionar muito claramente contra o Padilha a luz do que ele vem fazendo no governo federal. - A saúde adverte: Padilha faz mal para o Estado de São Paulo.

20 BLOCO: PREVENÇÃO Moderadora: Margareth Brito Paula Souza - Monitoramento da Atenção Básica: trabalho com população vulnerável; - Jovens Gays: ação conjunta com a ONG Koinonia com jovens de diversos grupos religiosos e organizações de juventude da Zona Leste para ações de prevenção com jovens e jovens gays que não tem seu local de socialização no centro, e sim na própria Zona Leste; - Seminário realizado 10/08 e 2 oficinas a serem realizadas 21/09 e 05/10; - População Masculina: GT masculinidades, população de trabalhadores na lavouras e construção civil; - Pré-natal do homem inserido na linha de cuidado da gestante do Estado; - Seminário Estadual em Agosto; - População Prisional: testagem de HIV e sífilis no sistema prisional feminino, dados já foram apresentados. Preservativos disponibilizados; - População em Situação de Pobreza: projeto realizado no grupo 5, município de Itaquaquecetuba, trabalho com PVHA do SAE e no bolsão de pobreza em parceria com a UBS. Mario Scheffer - Estamos diante de novas oportunidades técnicas e cientificas, mas ao mesmo tempo com grandes problemas políticos;

21 - os programas estão incapazes de dar resposta na prevenção, estamos com os índices estagnados; - a forma de fazer política de AIDS que defendemos estamos sendo vencidos e perdendo com a banalização; - por decisão política a AIDS vem sendo deixada de ser vista como política de interesse ou prioridade; - a resposta a AIDS é o SUS sendo levando a serio, com legislações específicas como conseguimos tantos avanços; - taxados pejorativamente como primos ricos dentro de um sistema caótico, hoje temos sinais que estamos perdendo isso: fechamento das ONGs, desvalorização dos trabalhos das ONGs, difícil dialogo com o poder publico, enfraquecimento dos programas de AIDS dentro dos governos, falta de autonomia, dificuldade na questão e ser visto como urgência excepcional como a AIDS deveria ser tratada; - não temos mais financiamentos como tínhamos, talvez seja retomada a política de incentivo, porem ainda com retrocessos; - um dos grandes entraves ainda é acerca dos recursos humanos, a falta desses nos serviços e em nossas ONGs, bem como falta de renovação; - os espaços de controle social cada vez mais estão enfraquecendo, temos que reaprender a fazer o ativismo; - é do nosso feitio ficarmos parados? Não! - no mundo ideal e sem AIDS todas as pessoas que vivem com HIV deviam ser tratadas, e as que não tem, usarem preservativos em todas as relações. Mas não é isso que esta acontecendo, não falamos mais de sexo e sexualidade, nem dos

22 novos comportamentos sexuais. Falamos de uma velha prevenção que ainda trazemos; - sem abandonar a prevenção antiga, temos que inovar e conhecer as novas formas de prevenção, como o tratamento enquanto prevenção; - acertamos muito na prevenção, aprendemos que temos que respeitar as diferenças entre as pessoas, aprendemos a incluir as PVHA para fazer e falar em prevenção, ampliamos o uso da preservativo; - erramos muito quando não percebemos a tempo a falência de nossas ONGs, a fragilidade hoje de executar a prevenção; - o futuro da prevenção: como incorporar e ampliar a testagem, sem receios de apresentarmos propostas de como executar; - campanhas em massa ficam bem na mídia, porem não acessa as populações vulneráveis onde a epidemia esta concentrada; - prevenção combinada: estratégias de tratamento, com a PEP e PrEP, o uso ampliado do preservativo e novas formas de comunicação para chegarmos nas populações mais vulneráveis; - é necessário um consenso formal de prevenção. Chamar todos e criar um consenso com evidencias científicas que resultem um protocolo nacional.

23 DEBATE: - Lino: É necessário ser feito prevenção positiva, ajudamos a ser tudo construído numa época que era questão de vida ou morte. - Jorge: Onde esta a prevenção para os profissionais do sexo masculino? O sistema prisional masculino? Recomenda a leitura dos documentos como Vacinas, PEP, PrEP, tratamento como prevenção. Temos muitas ferramentas em nossas mãos, mas se não atacarmos o preconceito, estigma e a vulnerabilidade, não estaremos entendendo nada sobre a AIDS. - Paulo: É interessante quando os trabalhos de prevenção das ONGs são incorporadas nos programas municipais, porém hoje isso não existe. Teríamos que retomar o trabalho de prevenção que é das ONGs que tem mais facilidade de chegar até as populações; - As campanhas devem ser dirigidas as populações vulneráveis; - Não da para gente aceitar um teste de farmácia sem aceitar e ter uma retaguarda, de aconselhamento por exemplo. - Sandra: Estamos perdendo a capacidade mobilizadora, será que é por causa da política que estamos vivendo ou sobre a banalização? - Alexandre: Aonde está essa cura? E a que interesse que esta sendo tão amplamente divulgado? - Margarete: Falta sustentabilidade técnica, financeira e politica de nossas ONGs? Qual a interlocução de prevenção em nossas Escolas? - Adriana: Relata sobre um caso verídico, e de como poderá ser prejudicial para o tratamento e adesão essa questão das UBS e das campanhas de prevenção que vem se apresentando muito pejorativas.

24 RESPOSTAS: - Paula: - Existe uma grande dificuldade em trabalhar no sistema prisional masculino, o máximo que conseguiu avançar foi capacitar os profissionais que atuam nos presídios a fazerem o teste rápido; - A relação entre as secretarias para avançar com a educação, também não caminha. Existe um trabalho feito nas escolas e buscaram outros espaços que pudessem atender e buscar os jovens; - Tratamento como prevenção, PEP, tem sido conversado e discutido com os serviços, e o retorno é positivo; - Hoje existe uma dificuldade de contratar agentes de prevenção como era antigamente. Uma boa estratégia é o contato com a Ação Social para que se utilize da abordagem de rua; - A parceria com as ONGs é fundamental; - Com relação a material é necessário avançarmos e ampliarmos o debate; - Estão voltando casos de UDI s; - Com relação a testagem nas farmácias, na verdade sempre existiram, pois se a pessoa faz particular, ira receber seu diagnóstico sem aconselhamento. - Mário: - Nós enquanto movimento ativo, temos que identificar novas formas, não é algo paralisante;

25 - Reforça a questão de se ter um consenso de prevenção. Não é verdade que a banalização aumenta a contaminação e sim as vulnerabilidades e práticas sexuais da atualidade; - Nosso papel não é de sermos meros telespectadores da prevenção e sim atores atuantes, principalmente com a prevenção combinada: teste, camisinha e tratamento.

26 BLOCO: DIREITOS HUMANOS EM HIV/AIDS Moderador: Sérgio Rodrigues Aurea Abbade - O que foi conquistado medicamentos e tratamento, onde inclusive hoje outras patologias tentam seguir; - O direito a vida, a preservação, no artigo 5º, como a vida sendo um bem maior, se a gente não o tiver na sua essência não teremos como lutar por outros direitos; - ninguém nos deu nada, a constituição nos garante; - temos que reivindicar pelo nosso direito a saúde. Na saúde conseguimos bastantes coisas, mas ainda temos muito a conquistar; - devemos marcar nossa posição, sair nunca, o diálogo é a melhor posição. Sair do campo e deixar outras pessoas ocuparem, não é legitimo; - no inicio não tínhamos hotel, nossa reunião era nas escadarias, temos que mostrar força em realmente aqui que a gente quer; - olhando pelo lado de fora da a impressão que está tudo bom, enquanto está degringolando; - será que esses direitos humanos que queremos? Nosso melhor programa de AIDS esta se tornando o pior. Claudio Toledo - a partir de 1996, quando foi implementada a lei que os pacientes recebessem os medicamentos, o acesso não foi tão fácil e nem simples;

27 - o Departamento ira ter que publicar em jornal dizendo que não pode haver falha e tem que receber a medicação; - diante de uma luta aqui em São Paulo, há 3 anos atrás, foi mudado a logística de distribuição de medicamentos. Havia gasto para o Estado com as ações judiciais para o acesso pleno aos medicamentos; - na constituição temos direito, mas se um medicamento, por exemplo, que não é liberado pela ANVISA, não se tem acesso; - mudanças que vão acarretando através de lutas; - dentro de uma constituição não pode haver discordância: se temos direitos não teríamos que ficar sem acesso; - no Brasil em determinado momento estava bastante avançado a distribuição de medicamentos, que foi falado no Brasil como com o melhor programa de AIDS do Mundo; - como que fica um direito das pessoas e dos cidadãos quando por exemplo é vetada uma campanha de prevenção, indo contra a própria constituição e leis que fornecem claramente que quando fazemos campanhas temos que levar em conta indicadores de maiores vulnerabilidades; - temos uma demanda que viole, é necessário colocarmos no papel e encaminhar para o Ministério Público para que seja feita a coisa devida; - orai e vigiai se não ficarmos atentos, muitas pessoas irão querer tirar os direitos que já foram conquistados. O simples fato de estarmos aqui já demonstra que existem pessoas preocupadas com as outras, para que não haja propagação, continuando lutando;

28 - outra coisa que ofende diretamente as pessoas vivendo é a questão da previdência. Por mais que tenhamos avançado ainda existe preconceito, discriminação e violências; - hoje não existe uma lei que garanta estabilidade no trabalho para as pessoas vivendo com HIV/AIDS, são lutas que devemos estar sempre atentos, nas demandas, para que possamos encaminhar e com isso garantir o mínimo de direitos.

29 DEBATE: - Rodrigo: Uma das grandes dificuldades que a gente tem é a garantia dos nossos direitos, minha pergunta é dentro da história do movimento como que isso vem sendo trabalhado, se comparado; - Claudio: a estória às vezes tem idas e vindas, as vezes mais liberais outras mais conservadoras. Quando nessa ultima é mais trabalhoso no sentido de necessitar de maior interlocução de nossa parte; - temos falhas enormes não só na atenção básica, acesso a medicamento de outras patologias, como por exemplo; - temos uma realidade bastante complicada quando nos referimos a tempo, e temos sim que lutar para que seja para todos, não somente para o HIV; - Como será o atendimento nos SAEs? - Ana Paula: O HIV/AIDS indo para a atenção básica, agora com nosso novo secretário, mais próximo, será que irá melhorar? - Claudio: há cerca de 4 meses numa reunião da CNAIDS já foi colocado a questão da atenção básica, onde a idéia era que as pessoas iniciando o tratamento que seriam as enviadas para a atenção básica; - ainda existe uma grande discussão, o governo estadual é contra, o municipal e nacional se colocam a favor; - Aurea: se você pleiteia hoje um medicamento, tem tantas comissões que te que passar que deixa muito mais burocrático; - vendo pelo principio do direito, o que é democracia? Todo mundo tem que ter o mesmo acesso, então porque políticos vão para determinados hospitais, enquanto a população enfrentando a pauperização?

30 - o Brasil se intitulou o melhor programa do mundo, e temos realmente no papel. Temos que continuar reinvidicando para que seja implementado; - temos que chamar a mídia para divulgar nossas reivindicações; - sobre a previdência, teve revisão dos benefícios e hoje já está disponível um formulário para solicitar antecipação; - sobre o novo secretario, temos que provocar escândalo para sermos atendidos, ele é acessível, porem já houve embates; - Claudio: essa questão da previdência, vale lembrar que foi conquistada após muita intervenção do Renato da Matta do Rio de Janeiro; - criação das varas de saúde hoje nos Fóruns é um avanço interessante para que os processos sejam mais ágeis; - temos que acompanhar em quem a gente votou, acionar o ministério público para que sejamos atendidos e respeitados.

31 BLOCO: CONTROLE SOCIAL Moderadora: Ana Paula Jean Dantas - Como fazer se sustentar? O governo tem que adequar a legislação para parcerias com OSC que atendam as especificidades de instituições; - Assumir o financiamento de projetos de OSC que estão sendo realizados no campo de atuação de cada ministério/secretaria; - Apoiar ações para sustentabilidade e fortalecimento das ONGs/Fóruns/Redes; - Reflexões sobre a sustentabilidade de ONG: aprimoramento técnico e político contínuo para acessar os fundos de financiamento; - ampliar a sua área de atuação? - prestador de serviço, parceiro conveniado ou parceiro? - posso ser prestador e exercer o controle social? - acessar outras fontes de recursos vinculadas a políticos? José Araújo - Enquanto nas OSs você tem profissionais ganhando um salário justo, nas ONGs salário de miséria; - Estamos vivendo um momento do ERONG em Vitória, que remete que foi no ENONG em Vitória que conquistou a representação da sociedade civil na CNAIDS, que foi Paulo Lombo;

Por que esses números são inaceitáveis?

Por que esses números são inaceitáveis? MANIFESTO DAS ONGS AIDS DE SÃO PAULO - 19/11/2014 AIDS: MAIS DE 12.000 MORTOS POR ANO NO BRASIL! É DESUMANO, É INADMISSÍVEL, É INACEITÁVEL. PRESIDENTE DILMA, NÃO DEIXE O PROGRAMA DE AIDS MORRER! Atualmente,

Leia mais

ANAIDS Articulação Nacional de Luta Contra a AIDS

ANAIDS Articulação Nacional de Luta Contra a AIDS Carta ANAIDS 1º de Dezembro - Dia Mundial de Luta contra a AIDS Cada um tem sua cara e a aids também tem... A ANAIDS Articulação Nacional de Luta Contra Aids - colegiado que reúne os Fóruns de ONG Aids

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES REGIMENTO INTERNO 1 Define as regras de funcionamento da 3ª Conferência Nacional de Economia solidária, convocada pela Resolução n 5, do Conselho Nacional de Economia Solidária, de 19 de junho de 2013.

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS PARÁ

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS PARÁ PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS PARÁ Objetivo 1 - Garantir ações de enfrentamento do HIV/DST/aids para gays, outros HSH e travestis, do ponto

Leia mais

OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE GAYS, HSH E TRAVESTIS METAS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS

OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE GAYS, HSH E TRAVESTIS METAS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE GAYS, HSH E TRAVESTIS METAS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS 1 Estimular 80% da população de gays, HSH e travestis do

Leia mais

Objetivo 2 Ampliar e qualificar o acesso integral e universal à prevenção das DST/HIV/aids para Gays, outros HSH e Travestis.

Objetivo 2 Ampliar e qualificar o acesso integral e universal à prevenção das DST/HIV/aids para Gays, outros HSH e Travestis. Histórico 1º semestre de 2008 Elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre gays, hsh e travestis Agos/08 Oficina Macro Sudeste para apresentação do Plano Nacional Set/08

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS RIO DE JANEIRO

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS RIO DE JANEIRO PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS RIO DE JANEIRO Objetivo 1 - Apresentar e difundir o Plano Enfrentamento do HIV/Aids e outras DST junto à

Leia mais

Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave

Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave Diretrizes Consolidadas sobre Prevenção, Diagnóstico, Tratamento e Cuidados em HIV para as Populações-Chave Gabriela Calazans FCMSCSP, FMUSP II Seminário Nacional sobre Vacinas e novas Tecnologias de Prevenção

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS PERNAMBUCO

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS PERNAMBUCO PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS PERNAMBUCO OBJETIVO GERAL DO PLANO ESTADUAL Enfrentar a epidemia do HIV/aids e das DST entre gays, outros HSH

Leia mais

5 passos para a implementação do Manejo da Infecção pelo HIV na Atenção Básica

5 passos para a implementação do Manejo da Infecção pelo HIV na Atenção Básica 5 passos para a implementação do Manejo da Infecção pelo HIV na Atenção Básica Guia para gestores MINISTÉRIO DA SAÚDE Introdução As diretrizes aqui apresentadas apontam para uma reorganização do modelo

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais

VII ENCONTRO NORTE DE ONGS ERONG 2013 30/05 a 01/06 de 2013, Porto Velho - Rondônia. Documento Norteador

VII ENCONTRO NORTE DE ONGS ERONG 2013 30/05 a 01/06 de 2013, Porto Velho - Rondônia. Documento Norteador VII ENCONTRO NORTE DE ONGS ERONG 2013 30/05 a 01/06 de 2013, Porto Velho - Rondônia. Documento Norteador I - INFORMAÇOES GERAIS E ORGANIZAÇÃO Tema: Sustentabilidade da Participação Social na Resposta Brasileira

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS RIO GRANDE DO SUL

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS RIO GRANDE DO SUL PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS RIO GRANDE DO SUL Criar dados sobre a população de gays, HSH e travestis. Encaminhamentos (SINAN x campos

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 o O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constituído em 1994,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE-SPAIS Goiânia Agosto/2011 SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SPAIS 6. GERÊNCIA DE

Leia mais

Protagonismo Juvenil 120ª Reunião da CNAIDS. Diego Callisto RNAJVHA / Youth Coalition for Post-2015

Protagonismo Juvenil 120ª Reunião da CNAIDS. Diego Callisto RNAJVHA / Youth Coalition for Post-2015 Protagonismo Juvenil 120ª Reunião da CNAIDS Diego Callisto RNAJVHA / Youth Coalition for Post-2015 E como está a juventude HOJE aos olhos da sociedade? - 22% perderam a virgindade antes dos 15 anos - 18%

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

Fórum Paranaense de ONG AIDS.

Fórum Paranaense de ONG AIDS. RELATÓRIA TRABALHO DE SUBTEMAS XVII ERONG PR SUL 2013 REGIÃO SUL CURITIBA. ERONG PR SUL 2013 Cidade: CURITIBA UF: PARANÁ Pessoa/s de contato:amauri Instituição/es: Fórum Paranaense de ONG AIDS, Ferreira

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES

REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES REGIMENTO INTERNO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES CAPITULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º São objetivos da 5ª Conferência Estadual das Cidades: I - propor a interlocução entre autoridades

Leia mais

Plano Municipal de Educação

Plano Municipal de Educação Plano Municipal de Educação Denise Carreira I Encontro Educação para uma Outra São Paulo 30 de novembro de 2007 O Plano Municipal de Educação e as reivindicações dos movimentos e organizações da cidade

Leia mais

CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE MEIO AMBIENTE DA BAHIA REGIMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE MEIO AMBIENTE DA BAHIA REGIMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS CONFERÊNCIAS REGIONAIS DE MEIO AMBIENTE DA BAHIA REGIMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - A II Conferência Estadual do Meio Ambiente da Bahia - CEMA, convocada pelo Decreto Estadual nº 10.370, de 05

Leia mais

Perguntas e respostas baseadas nas videoconferências dos dias 8, 9 e 15 de fevereiro

Perguntas e respostas baseadas nas videoconferências dos dias 8, 9 e 15 de fevereiro Perguntas e respostas baseadas nas videoconferências dos dias 8, 9 e 15 de fevereiro 1 - Qual será o cronograma do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais para as próximas videoconferências sobre

Leia mais

1. Garantir a educação de qualidade

1. Garantir a educação de qualidade 1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam

Leia mais

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa Câmpus Restinga Junho, 2013 Desenvolvimento Institucional APRESENTAÇÃO O presente relatório deve ser considerado como um Anexo ao Diagnóstico das Prioridades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Er REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS Art 1º O Fórum da Agenda 21 Local Regional de Rio Bonito formulará propostas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável local, através

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

Informes dos Membros da CNAIDS

Informes dos Membros da CNAIDS Informes dos Membros da CNAIDS 119ª Reunião da Comissão Nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais Local: Brasília-DF Data: 26 de agosto de 2014 Capacitações Regionais do Projeto Advocacy em Saúde (PAS)

Leia mais

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS

FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ RIO DO SUL SC 2015 CARTA DE PRINCÍPIOS 1. Natureza e Finalidade O Fórum Regional de Educação Infantil do Alto Vale do Itajaí - FREIAVI é um espaço

Leia mais

POLÍTICA BRASILEIRA DE ENFRENTAMENTO DA AIDS

POLÍTICA BRASILEIRA DE ENFRENTAMENTO DA AIDS Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais POLÍTICA BRASILEIRA DE ENFRENTAMENTO DA AIDS RESULTADOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS A Epidemia Prevenção Diagnóstico Assistência e Tratamento Sustentabilidade e

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

REGIMENTO DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO

REGIMENTO DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO 1 REGIMENTO DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO CAPÍTULO I DA CONFERÊNCIA Artigo 1.º - A 3ª Conferência Municipal de Educação - 3ª CME, convocada pelo Prefeito Municipal de Rio Claro e

Leia mais

de Gays, HSHe Travestis, criado em março de 2008, pelo Governo Federal. Considerando que o plano traça diretrizes de combate às vulnerabilidades

de Gays, HSHe Travestis, criado em março de 2008, pelo Governo Federal. Considerando que o plano traça diretrizes de combate às vulnerabilidades GOVERNO DAPARAIBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE Resolução n Q 174/11 João Pessoa, 14 de outubro de 2011 o Presidente da Comissão Intergestores Bipartite no uso de suas

Leia mais

RESUMO DA REUNIÃO SOBRE O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR SOBRE OS 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS PARA O SUS.

RESUMO DA REUNIÃO SOBRE O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR SOBRE OS 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS PARA O SUS. RESUMO DA REUNIÃO SOBRE O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR SOBRE OS 10% DAS RECEITAS CORRENTES BRUTAS PARA O SUS. Com a participação de conselheiros do Conselho Nacional de Saúde (CNS) juntamente com

Leia mais

Política Nacional de Participação Social

Política Nacional de Participação Social Política Nacional de Participação Social Apresentação Esta cartilha é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República para difundir os conceitos e diretrizes da participação social estabelecidos

Leia mais

DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015

DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Secretaria Geral Parlamentar Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 55.867, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Confere nova regulamentação ao Conselho Municipal de Segurança

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

JOVEM HOMOSSEXUAL substituir por JOVENS GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS (GLBT) ou por JUVENTUDE E DIVERSIDADE SEXUAL

JOVEM HOMOSSEXUAL substituir por JOVENS GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS (GLBT) ou por JUVENTUDE E DIVERSIDADE SEXUAL JOVEM HOMOSSEXUAL substituir por JOVENS GAYS, LÉSBICAS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS (GLBT) ou por JUVENTUDE E DIVERSIDADE SEXUAL OBJETIVOS E METAS 1. Prover apoio psicológico, médico e social ao jovem em

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

Informação e Prevenção na Internet. Ferramentas possíveis frente aos novos desafios no campo da prevenção

Informação e Prevenção na Internet. Ferramentas possíveis frente aos novos desafios no campo da prevenção Informação e Prevenção na Internet Ferramentas possíveis frente aos novos desafios no campo da prevenção Acesso às tecnologias de informação e comunicação no Brasil A penetração da Internet e do número

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS ACRE

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS ACRE PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS ACRE OBJETIVOS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS E PARCERIAS CRONOGRAMA (PRAZO) Realizar reuniões com Conselhos de Saúde,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGIMENTO INTERNO DA CONFERÊNCIA DA CIDADE DE ALFENAS/MG CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º - A 2ª Conferência Municipal das Cidades convocada por Decreto Municipal nº 732, de 14 de fevereiro de 2013, a

Leia mais

NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS

NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS NUPE NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROJETO DE EXTENÇÃO UNIVERSITÁRIA FEUC SOLIDÁRIA 2008 COMBATE À AIDS: UM DEVER DE TODOS Professores responsáveis: Luiz Arcúrio Júnior Leiri Valentin Isabela Custódio

Leia mais

Novas Regras Básicas para Estrutura e Funcionamento do FBEI

Novas Regras Básicas para Estrutura e Funcionamento do FBEI 1 Novas Regras Básicas para Estrutura e Funcionamento do FBEI 1. Finalidade O FBEI é uma instância de organização e articulação interinstitucional, suprapartidária, que agrega diversos órgãos, organizações

Leia mais

FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM NACIONAL DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º O FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DA SOCIEDADE CIVIL PELOS DIREITOS

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições:

FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO. CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: FORUM PERMANENTE DA AGENDA 21 LOCAL DE SAQUAREMA REGIMENTO INTERNO CAPITULO 1-Da natureza, sede, finalidade, princípios e atribuições: Artigo I: O Fórum Permanente da Agenda 21 de Saquarema, criado pelo

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA COM-VIDA Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Criado a partir das deliberações da I Conferência

Leia mais

PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009

PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009 PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009 Institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO

II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO II TEXTO ORIENTADOR 1. APRESENTAÇÃO A III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece em um momento histórico dos Movimentos Sociais, uma vez que atingiu o quarto ano de ratificação

Leia mais

Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES

Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES Entenda agora as mudanças para as novas contratações do FIES Em notícias divulgadas nos meios de comunicação o Ministério da Educação informou as mudanças constantes relacionadas ao FIES. Segue abaixo

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Plataforma dos Centros Urbanos

Plataforma dos Centros Urbanos Plataforma dos Centros Urbanos O que é a Plataforma dos Centros Urbanos? É uma iniciativa nacional de articulação, fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas, programas e ações voltados para

Leia mais

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social.

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social. OBJETIVOS: Promover o debate sobre o Serviço Social na Educação; Subsidiar as discussões para o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, a ser realizado em junho de 2012 em Maceió-Alagoas; Contribuir

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL Das Atribuições dos Profissionais dos Recursos Humanos Atribuições comuns a todos os profissionais que integram a equipe: Conhecer a realidade das famílias pelas

Leia mais

Planejamento e financiamento para a qualificação das ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica à Saúde

Planejamento e financiamento para a qualificação das ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica à Saúde Planejamento e financiamento para a qualificação das ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica à Saúde Introdução O Município Y tem uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes. A Secretaria

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS GOIÁS

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS GOIÁS PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS GOIÁS OBJETIVOS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS E PARCERIAS Estimular 80% da população de gays, HSH e travestis do

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE AMAMBAI GABINETE DO PREFEITO

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE AMAMBAI GABINETE DO PREFEITO Republica por incorreção, o DECRETO Nº 202/13, que circulou no DOM Assomasul nº 0812, no dia 08/04/13, passando a vigorar com a redação abaixo. Aprova o Regimento da 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS CEARÁ

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS CEARÁ PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS CEARÁ OBJETIVOS ATIVIDADES RESPONSÁVEIS E PARCERIAS CRONOGRAMA MONITORAMENTO INDICADOR Incluir anualmente,

Leia mais

Gtp+ PROGRAMAS E PROJETOS Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) Fundação em 2000, Recife-PE O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo é a única ONG da Região Nordeste do Brasil coordenada

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ:

A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: A VERDADE SOBRE AS FUNERÁRIAS NO MUNICÍPIO DO RJ: Quando Sérgio Arouca assumiu a Secretaria Municipal de Saúde do RJ, publicou um decreto colocando o sistema funerário para controle dos assistentes sociais.

Leia mais

PROPOSTA PARA CASAS DE APOIO PARA ADULTOS QUE VIVEM COM HIV/AIDS - ESTADO DE SANTA CATARINA

PROPOSTA PARA CASAS DE APOIO PARA ADULTOS QUE VIVEM COM HIV/AIDS - ESTADO DE SANTA CATARINA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROPOSTA PARA CASAS DE APOIO PARA ADULTOS QUE VIVEM COM HIV/AIDS - ESTADO DE SANTA CATARINA

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

grande beleza da nossa parceria é que podemos trabalhar juntos, pela justiça social, sem muita burocracia e hierarquia. E neste início de 2014, a

grande beleza da nossa parceria é que podemos trabalhar juntos, pela justiça social, sem muita burocracia e hierarquia. E neste início de 2014, a A grande beleza da nossa parceria é que podemos trabalhar juntos, pela justiça social, sem muita burocracia e hierarquia. E neste início de 2014, a nossa grande meta continua (e nunca deve ser esquecida):

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

REDUÇÃO DE DANOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE

REDUÇÃO DE DANOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE REDUÇÃO DE DANOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE Prevalência do HIV nas Populações mais Vulneráveis População em geral 0,65% Profissionais do sexo 6,6% Presidiários - 20% Usuários de drogas injetáveis 36,5% REDUÇÃO

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE OS ESTADOS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O COMBATE AO HIV/SIDA

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE OS ESTADOS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O COMBATE AO HIV/SIDA Decreto n.º 36/2003 Acordo de Cooperação entre os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa sobre o Combate ao HIV/SIDA, assinado em Brasília em 30 de Julho de 2002 Considerando a declaração

Leia mais

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA PARTE III DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA Gilberto Carvalho Crescer distribuindo renda, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão social. Esse foi o desafio assumido pela presidente Dilma Rousseff

Leia mais

Planejamento estratégico 2016-2019

Planejamento estratégico 2016-2019 Planejamento estratégico 2016-2019 Fortalecer as instituições e a qualidade dos serviços públicos para fortalecer a democracia e a competitividade. www.agendapublica.org.br 2 GOVERNANÇA PARA UM FUTURO

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

2. Princípios fundamentais. 3. Objetivos

2. Princípios fundamentais. 3. Objetivos CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL FTSUAS. Princípios norteadores de funcionamento do Fórum 1. Natureza O Fórum Nacional dos Trabalhadores do

Leia mais

AGORA É ASSIM: VOCÊ DECIDE, A PREFEITURA FAZ.

AGORA É ASSIM: VOCÊ DECIDE, A PREFEITURA FAZ. AGORA É ASSIM: VOCÊ DECIDE, A PREFEITURA FAZ. Você já ouviu falar Nesse tal de orçamento? O que entra de recursos Na administração Terá que ser todo gasto Em prol da população ISS, IPTU Fundo de Participação

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. Cria a Central de Atendimento Telefônico ao Idoso e Portador de Necessidades Especiais, no âmbito do Estado de Goiás. A Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, nos

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual 20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual Paulista da CONSOCIAL Prioridades Texto Diretriz Eixo Pontos 1 2 Regulamentação e padronização de normas técnicas para a elaboração dos Planos de Governo apresentados

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder Universidade de Brasília Faculdade de Planaltina FUP Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO Curso: Agronegócio. Nível: graduação (02 créditos) Horário: SEXTA-FEIRA: 14H.-16H. Professor: Paulo Henrique da S. Santarém

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL REGIMENTO INTERNO DO FÓRUM ESTADUAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, constituído em 2008,

Leia mais

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Secretaria Nacional de Assistencia Social SNAS Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS DRSP Cadastro Nacional das Entidades de Assistência

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS DISTRITO FEDERAL

PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS DISTRITO FEDERAL PLANO DE ENFRENTAMENTO DA EPIDEMIA DE AIDS E DAS DST ENTRE A POPULAÇÃO DE GAYS, HSH E TRAVESTIS DISTRITO FEDERAL Objetivo 1: Contribuir para a redução das vulnerabilidades às DST, hepatites e HIV/aids,

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

Rua do Atendimento Protetivo. Municipalino:

Rua do Atendimento Protetivo. Municipalino: Rua do Atendimento Protetivo Municipalino: Esta é a Rua do Atendimento Protetivo. Esta rua tem como missão fundamental resgatar os direitos das crianças e dos adolescentes que foram violados ou ameaçados

Leia mais