DESCENTRALIZAÇÃO DO MODELO SNMP ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MULTI-GERENTES DISTRIBUÍDOS COM ÊNFASE A RELATÓRIO DE EVENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESCENTRALIZAÇÃO DO MODELO SNMP ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MULTI-GERENTES DISTRIBUÍDOS COM ÊNFASE A RELATÓRIO DE EVENTOS"

Transcrição

1 DESCENTRALIZAÇÃO DO MODELO SNMP ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MULTI-GERENTES DISTRIBUÍDOS COM ÊNFASE A RELATÓRIO DE EVENTOS Augusto José Venâncio Neto 1 Elizabeth Sueli Specialski 2 augusto@fesurv.br beth@inf.ufsc.br Eduardo Coelho Cerqueira 3 Hélio Corrêa Filho 4 dudu@fesurv.br helio@fesurv.br Maxwell Silva Carmo 5 max@fesurv.br 1,3,4,5 Fesurv Fundação do Ensino Superior de Rio Verde Departamento de Ciência da Computação Setor Universitário - Cx. Postal 104 CEP Rio Verde - Goiás. 2 UFSC-CTC-INE CEP Campus Universitário Cx.p. 476 Florianópolis S.C. RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo para descentralização da arquitetura de gerenciamento SNMP, utilizada em redes internet. Este processo se dá através do uso de multi-gerentes distintos, independentes e distribuídos em máquinas diferentes. Outro objetivo desta pesquisa é aplicar ao modelo, a ênfase à recepção de relatórios de eventos (Traps/Informs), e não à técnica de polling como é feito atualmente. A adoção destas técnicas permite aumentar a eficiência da gestão de redes IP, alcançando-se: diminuição de overhead nas estações de gerenciamento; realização simultânea de tarefas de gerenciamento em cada gerente; considerável diminuição do tempo para solucionar problemas; e aumentando do grau confiabilidade do ambiente. O estudo desta viabilidade foi realizado através da avaliação do uso de 6 protótipos desenvolvidos na linguagem Java. Destes, 5 são aplicações gerentes distintas, diferenciadas através das áreas funcionais de gerência definidas pela ISO (BRISA, 1993). Palavras Chave: Gerência de redes de computadores, SNMP, Discriminador de repasse de eventos e Java. ABSTRACT This article shows a model in order to decentralize the SNMP management-architecture, used for IP-networks. This task is made trough the use of multi-managers different, independent geographically distributed machines. Another

2 objective of this research is apply to the model, the event report (Traps/Informs) emphasizing, different as made currently where the polling technique is frequently used. The Adoption of these technique enable the increase of network-management efficiency, getting: overhead decrease in management stations; simultaneous management tasks on each manager; decrease of time in order to solve problems; and increase of environment trust level. The study of this viability was made through the evaluation of 6 prototypes developed in java language, where 5 are different manager applications being differentiated through management functional areas, defined by ISO (BRISA, 1993). 1 INTRODUÇÃO O contexto de gerenciamento de redes de computadores tem sido bastante explorado através de pesquisas tendo diversos modelos, arquiteturas e protocolos apresentados ao mercado. As adoções de novas tecnologias, aumento da quantidade de usuários e distribuição geográfica contribuem para o aumento da complexidade de uma rede, tornando imprescindível sua gestão. Novas técnicas de Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Redes Neurais, Raciocínio Baseado em Casos e Mineração de Dados, permitiram aplicar aos atuais NMS s (Sistemas de Gerenciamento de Redes) alto grau de robustez e eficiência através da implementação de novas funcionalidades, como exemplo, tarefas automatizadas sem a necessidade da interação direta do administrador da rede. Entretanto, a execução de processos grandes e complexos contribui diretamente para o aumento de overhead da máquina hospedeira, necessitando a realização de um upgrade de processador e memória, a fim de evitar atrasos na solução de problemas identificados, podendo comprometer o funcionamento de todo o ambiente. A solução aqui proposta é dividir o sistema de gerenciamento central em sub-sistemas, definir cada um através de domínios de gerenciamento e distribuí-los em máquinas diferentes. Com isso, além de conseguir um maior aproveitamento das máquinas e diminuição do overhead, torna-se possível que cada sub-sistema gerencie e solucione problemas da rede simultaneamente. Uma outra técnica a ser incorporada ao modelo seria a ênfase à recepção de alarmes. Hoje em dia existe uma grande quantidade de alarmes proprietários capazes de fornecer informações muito mais precisas e abrangentes do que ficar monitorando o ambiente através de sucessivos e numerosos pollings, causando com isso maior tráfego de pacotes na rede e overhead na estação de gerenciamento, implicando na queda drástica do desempenho na tarefa de gerenciamento.

3 O problema em enfatizar o modelo SNMP à recepção de Traps está na ausência de uma ferramenta nativa para filtragem destes. Isto se dá através da associação entre regras de filtragem e conteúdo de cada Trap, para tomada de decisão. Esta decisão consiste na determinação do envio ou não e identificação de destinatários, no caso de envio. Com isso, evitar-se-ia o envio de Traps desnecessários a NMS s de incompatíveis domínios de gerenciamento. Reforçando a solução descrita acima, grandes empresas adicionaram em seus NMS s módulos funcionais com características semelhantes. Tanto a Sun quanto a IBM oferecem poderosas ferramentas, o SunNetManager e o Tivoli NetView respectivamente (SUN, 1996). Contudo, ambos são executados diretamente na estação de gerenciamento não impedindo o recebimento de Traps, e consequentemente gargalos e overhead (IBM, 2000). Em contrapartida, um applet denominado TrapConsole pode estar em um equipamento diferente da estação de gerenciamento, impedindo com isso a chegada de determinados Traps, entretanto a ferramenta é incapaz de determinar, por si só, o(s) destinatário(s) necessitando da decisão do administrador (CSCARE, 1999). O restante deste artigo está organizado da seguinte forma: o capítulo 2 mostra a arquitetura de gerenciamento SNMP, os tipos de Traps padronizados e tece conceitos de Discriminadores OSI; o capítulo 3 a solução proposta, sua implementação, considerações sobre seu desenvolvimento, sua arquitetura, funcionamento, os módulos componentes e detalha o processo de discriminação; o capítulo 4 descreve os testes, suas etapas e seus respectivos resultados para validação do protótipo; o capítulo 5 traz as conclusões, considerações finais e trabalhos futuros e o capítulo 6 apresenta a bibliografia utilizada. 2 SNMP E DISCRIMINADORES No início de 1988, o IAO, órgão que regulamenta os padrões na Internet, adotou o SNMP como uma solução imediata, padronizando-o como protocolo para gerência de redes IP devido à sua simplicidade, e o CMOT como uma solução em longo prazo (SUN, 1996). Entretanto, logo se percebeu a completa inadequação do CMOT com a arquitetura Internet, dando todo o espaço para o SNMP.

4 2.1 A ARQUITETURA SNMP A arquitetura SNMP é uma coleção de estações de gerenciamento, equipamentos que abrigam os módulos gerentes responsáveis pela monitoração e controle dos elementos gerenciáveis, e elementos de rede, equipamentos que abrigam os agentes responsáveis por coletar informações sobre as atividades relacionadas com a rede, armazenar estatísticas localmente e responder às solicitações do gerente (MAURO ; SCHMIDT, 2001). Seu modelo de gerenciamento está representado pela fig Equipamento gerenciado (Hub, Switch, Gateway, Roteador, etc.) contendo um agente de gerenciamento Aplicação de Gerenciamento ( ou Gerente) Figura 2.1 Modelo de gerenciamento SNMP A comunicação agente/gerente se dá através do SNMP de duas maneiras (BATES, 2002): 4. Polling: Solicitação ao agente para leitura ou escrito de variáveis de gerenciamento; 5. Relatório de Evento: envio de um alarme ao gerente. Ambas são realizadas através de operações definidas pelo protocolo, denominadas PDU. Para as versões 1 e 2 do SNMP existem as seguintes (CASE, 1996): GetRequest, solicitação de leitura de uma variável de gerenciamento; GetNextRequest, leitura do valor da variável cujo OID é lexicograficamente o próximo daquele OID contido na PDU; SetRequest, alteração do conteúdo de uma variável; GetResponse, resposta a um Get, GetNext ou SetRequest; e Trap/inform, notificação de um evento fora do comum ocorrido na rede TIPOS DE TRAPS Sete Traps foram padronizados (MAURO ; SCHMIDT, 2001): coldstart (0) Reinicialização de um dispositivo com causa especificada; warmstart (1) Reinicialização de um dispositivo sem causa especificada;

5 link-down (2) Falha em um dos links de comunicação do dispositivo; link-up (3) Reativação do(s) link(s) de comunicação do dispositivo; authenticationfailure (4) Detecção de uma mensagem SNMP com comunidade inválida; egpneighborloss (5) Desativação do Link EGP entre gateways; enterprisespecific (6) Evento proprietário do fabricante do dispositivo. 2.2 DISCRIMINADOR DE REPASSE DE EVENTOS Trata-se de um elemento definido para ambientes OSI de gerenciamento, tendo como principais objetivos (CCITT, 1993): 4. Selecionar os relatórios de eve4ntos que devem ser enviados a um sistema de gerenciamento particular; 5. Determinar os destinatários para os quais os relatórios de eventos devem ser enviados; 6. Controlar (suspender e retomar) o repasse de relatórios de eventos; 7. Possibilitar que um sistema de gerenciamento externo modifique as condições de emissão de relatórios de eventos; 8. Designar endereços alternativos. FIGURA Modelo do gerenciamento de relatórios de evento 3 SOLUÇÃO PROPOSTA O modelo apresentado neste trabalho propõe o uso de mais de um gerente na rede e a necessidade de um mecanismo que permita determinar os destinatários para os quais um Trap particular deva ser encaminhado. Desta forma consegue-se distribuir o modelo SNMP e aumentar a ênfase à utilização da técnica de relatório de eventos.

6 3.1 MODELO GENÉRICO O modelo proposto contempla a inserção de um discriminador no modelo SNMP. A principal dificuldade reside na inserção deste objeto como parte do código do agente. Devido a isso, optou-se pela inserção de um ou mais objetos discriminadores interceptando a comunicação gerente/agente. A vantagem é evitar qualquer modificação no código dos agentes e permitir a sua utilização em qualquer ambiente de gerenciamento SNMP, mesmo que já tenha sido instalado, com poucas configurações adicionais. É importante ressaltar que, quanto mais próximo fisicamente dos agentes um discriminador estiver, menor será o tráfego de informações desnecessárias na rede. A decisão da localização do discriminador é, portanto, fortemente dependente da configuração topológica da rede. A figura 3.1 ilustra o modelo genérico proposto. FIGURA 3.1 Modelo genérico de discriminação Apesar de se propor um modelo distribuído, a adoção do discriminador mantém a visão de um modelo centralizado para os agentes e, a primeira questão sobre este modelo diz respeito ao desempenho do discriminador. Para resolver este problema, foi adicionado ao sistema um módulo que verifica a eficiência de discriminação obtida, em termos de Traps emitidos vs Traps processados. No caso de situações de carga excessiva (além da capacidade do discriminador), é recomendável a adição de outro discriminador e a divisão dos agentes em grupos. Esta prática, apesar de demandar um esforço extra de configuração dos agentes, garante o desempenho e a confiabilidade do sistema de discriminação. O discriminador apresenta as seguintes características, funcionalidades e necessidades: 4. Um endereço IP para o qual os agentes vinculados deverão encaminhar os Traps; 5. Um critério de discriminação definido através de regras;

7 6. Transparência, o gerente recebe o Trap da mesma forma como receberia do agente, não implicando em nenhuma alteração no código da aplicação de gerenciamento receptora; 7. lexível, inserção de tantas regras quantas forem necessárias para discriminação; 8. Possibilidade de direcionamento do envio, ou não, de Traps para uma quantidade ilimitada de gerentes diretamente no discriminador, independente do agente. Envia Trap para Servidor Chegou Trap Decod. Envia Traps para destinatários Chegou resultado Descrição dos Estados: 1. escutando a porta 162; 2. coloca Trap no buffer e cria thread de envio; 3. escutando a porta 6051; 4. compara resultado com as regras; retira Trap do buffer e envia ao(s) destinatário(s). 3.2 ARQUITETURA DO SISTEMA A complexidade de implementação dos códigos de estabelecimento/encerramento de comunicação, codificação/decodificação de mensagens e métodos de busca e tomada de decisão, implicaria em significativo grau de dificuldade da organização estrutural do código fonte do protótipo. Sendo assim, optou-se pela utilização de dois módulos independentes e distintos: Discriminador Responsável pela recepção dos Traps, e aplicação das regras de discriminação com posterior determinação de destinatários. Envia Trap para Servidor Chegou Trap Decod. Envia Traps para destinatários Chegou resultado Descrição dos Estados: 1. escutando a porta 162; 2. coloca Trap no buffer e cria thread de envio; 3. escutando a porta 6051; 4. compara resultado com as regras; retira Trap do buffer e envia ao(s) destinatário(s). Figura 3.2 diagrama de estados Discriminador

8 Ao ser iniciado, o Discriminador cria duas threads, uma para conexão com a porta 162 para chegada de Traps, e outra com a porta 6051 para chegada do objeto resultado. Na chegada de um Trap, primeiramente este é colocado em um buffer e depois é criada uma outra thread para enviar uma cópia deste Trap para o servidor decodificador sendo finalizada após o envio. Ao chegar o objeto resultado, uma thread é então criada para discriminação do Trap. Determinado o(s) destinatário(s), esta mesma thread envia o Trap para ele(s), finalizando-se ao final. Servidor Decodificador Responsável por decodificar a mensagem SNMP devolvendo ao discriminador um pacote contendo o código genérico e específico do Trap. Chegou Trap Retira cód. genérico e cód. específico Envia Traps para destinatários Descrição dos Estados: 1. escutando a porta 6050; 2. recebe Trap e separar campos do Trap; 3. monta objeto resultado. Figura 3.3 Diagrama de estados Servidor Decodificador Ao ser iniciado, é criada uma thread para conexão com a porta 6050 local para chegada do Trap enviado pelo discriminador. Ao Detectar a chegada, é criada uma outra thread para decodificar a mensagem SNMP, dividi-la em tokens, extrair o código genérico e código específico e montar um objeto denominado resultado o qual será enviado em seguida ao Discriminador, sendo finalizada em seguida. A thread com conexão à porta 6050 encerra-se apenas ao finalizar o módulo Servidor Decodificador, as demais são criadas ao detectar a chegada de novos Traps encerrando-se ao final de suas tarefas específicas.

9 TRAP FIGURA 3.4: Arquitetura do Sistema 3.3 O PROCESSO DE DISCRIMINAÇÃO A discriminação de um Trap se dá a partir da leitura do objeto resultado, o qual trata-se de uma string com apenas dois valores numéricos, código genérico e específico que identificam o conteúdo do Trap. Lido os valores, dá-se então início ao processo de busca da regra que definirá o destino da mensagem. Este processo é feito através de códigos de condição onde, ao atingir uma situação verdadeira, uma ação será disparada pelo Discriminador, envio ou não ao(s) gerente(s). Código Genérico ; Código Específico FIGURA 3.5: formato do objeto resultado Exclusivamente para esta pesquisa, a tabela a seguir mostra as definições para formulação das regras de discriminação. Trap Resultado Área Funcional Ação/Enviar para: ColdStart 0/0 Configuração Descartar WarmStart 1/0 Configuração Descartar LinkDown 2/0 Desempenho/Falhas Ger.Desempenho/Ger. Falhas LinkUp 3/0 Desempenho/Falhas Ger.Desempenho/Ger. Falhas AuthenticaTion-Failure 4/0 Segurança Ger. Segurança EgpNeighBorLoss 5/0 Falhas/Desempenho Ger.Desempenho/Ger. Falhas EnterpriseSpecific 6/0 Syslog 6/1 Segurança Ger. Segurança Tabela 3.1 Relação Traps/Destinatários

10 4 TESTES E VALIDAÇÃO DO PROTÓTIPO Para validação do protótipo, os testes foram realizados em duas etapas, sendo que cada etapa possui duas fases de testes em situações distintas. As etapas estão detalhadas na tabela 4.1. ETAPA I Local: LRCSD: Laboratório de e Sistemas Distribuídos FESURV Dispositivo: Roteador Cisco 7500 acesso dial up Equipamento: Intel Pentium 233 MMX, 64 Mb de RAM, WNT 4.0 Server. ETAPA II Local: Perdigão Gerência de Informática GIN Dispositivo: 81 roteadores Cisco 2500,1 Cisco swtches catalyst 1900, 1 catalyst 5000 Equipamento: Estação Sun, processador Risc, 128 MB de RAM, Solaris 7. FASE I Gerentes, Discriminador e Serv. Decod. No mesmo micro. FASE II Gerentes em micros diferentes; discriminador e Serv. Deocd. no mesmo micro. Tabela 4.1 Etapas de testes e suas fases verdadeira. A eficácia do funcionamento do protótipo será alcançada caso a fórmula abaixo seja A = B = C A = Traps Enviados pelo(s) Equipamento(s) B = Traps Recebidos pelo(s) Discriminador(s) C = Traps Discriminados Para determinação da quantidade de Traps originados/recebidos, no início dos testes primeiramente é zerada a variável da MIB do equipamento gerenciado a qual informa o total de Traps enviados por este, depois são iniciados os testes. Ao final da fase de testes, são coletados os valores totais para os Traps enviados pelo equipamento gerenciado e os recebidos pelo discriminador. Estes valores são confrontados e depois emitidos os resultados. Para os testes de eficiência do protótipo em alta carga, utilizou-se o SNMP Simulator. 4.1 ETAPA I Com duração de aproximadamente 3 meses, os horários de testes foram variados não seguindo um padrão devido a constante utilização dos equipamentos por estudantes vinculados ao

11 laboratório. Totalizando os dias e horários utilizados para testes possibilitou-se calcular as médias de utilização mostradas na tabela 4.2. FASE I FASE II Média Tempo decorrido Média Traps recebidos Média Traps Discriminador Porcentagem de Acerto Qtd. máxima de Traps processados simultaneamente Tabela 4.2 Resultados Apurados na Etapa I 4.2 ETAPA II Nesta etapa houve a possibilidade de apuração exata do tempo decorrido de testes. Os testes tiveram início às 7hs da manhã, antes dos funcionários chegarem, e finalizaram às 19 hs, quando todos os funcionários já haviam saído. FASE I FASE II Média Tempo decorrido Média Traps recebidos Média Traps Discriminador Porcentagem de Acerto Qtd. máxima de Traps processados simultaneamente Tabela 4.3 Resultados Apurados na Etapa II 5 CONCLUSÕES A comparação do desempenho entre o ambiente SNMP centralizado e distribuído pode ser realizada através da confrontação de algumas variáveis coletadas tanto no gerente quanto no discriminador: Instante de chegada do Trap; Instante de ação disparada; e Latência. Constatou-se que a utilização de gerentes distribuídos é mais eficiente. A latência do gerente significa a quantidade de tempo que o gerente leva desde a chegada do Trap até sua tomada de decisão. A latência do Discriminador diz respeito ao tempo total de realização do ciclo de tarefas no protótipo, desde a chegada do Trap até sua discriminação.

12 Variáveis Coletadas Qtd. Traps enviados simultanemante Centralizado Distribuídos Latência Gerente ms 7 ms Latência Discriminador 20 9 ms 17 ms Tabela 5.1 Comparação entre as médias de latências 5.1 CONSIDERAÇÕES FINAIS O modelo SNMP distribuído possibilita que várias ações sejam disparadas ao mesmo tempo por diferentes gerentes em diferentes equipamentos gerenciados, dessa forma, vários problemas podem ser solucionados simultaneamente. Já em ambientes centralizados, a concorrência da grande quantidade de processos em uma mesma máquina prejudica o desempenho do sistema aumentando muito o tempo de resolução de problemas e latência. Enfatizar a recepção de alarmes é uma técnica bastante eficaz para solução de problemas isolados, contribuindo também para diminuição do tráfego de pacotes na rede e diminuição do overhead de processamento nas estações de gerenciamento. Hoje em dia existem centenas de tipos de Traps proprietários bastante eficazes, capazes inclusive de relatar informações referentes tanto a hardware como software, possibilitando um gerenciamento completo do equipamento. Nenhuma incompatibilidade foi identificada nos ambientes e situações de testes. Conseguiram-se excelentes resultados nas discriminações e encaminhamentos dos Traps chegando a uma taxa de 100% de acerto. Para melhoria do protótipo as seguintes soluções são propostas: Atribuição de prioridades aos Traps (baixa, média, alta, por exemplo). Alguns relatórios de eventos, com maior nível de importância, seriam encaminhados de forma prioritária em relação aqueles com níveis inferiores, com isso, problemas mais críticos seriam tratados mais rapidamente; Implementação de um esquema de Log/Accounting a fim de totalizar a quantidade de Traps recebidos/encaminhados, gerando estatísticas diárias e emissão de relatórios; Implementação de interfaces gráficas, possibilitando a configuração do sistema, inclusão de novas regras de discriminação, geração de relatórios, visualização de logs, etc;

13 Utilização de técnicas de Inteligência Artificial para desenvolvimento de uma base de conhecimento e um motor de inferência para uma busca eficaz, dando a possibilidade de um grande número de regras, não acarretando em perda de desempenho; Substituição da técnica de comunicação via socket para RMI, a fim de obter um meio mais confiável e com desempenho superior. 6 BIBLIOGRAFIA BRISA. Gerenciamento de Redes Uma abordagem de Sistemas Abertos, São Paulo: MAKRON Books do Brasil Editora Ltda., CASE,j.; FEDOR, M.; SCHOFFSTALL, M.; DAVIN, J.; Simple Network Management Protocol, RFC 1157, maio de CASE,j.; MCCLOGHRIE, K.; ROSE, M.; WALDBUSSER, S. Protocol Operations for Version 2 of the Simple Network Management Protocol (SNMPv2), RFC 1905, janeiro de CISCO URL m, agosto de CISCO. URL: setembro de HARNEDY, S. Total SNMP: Exploring the Simple Network Management Protocol. Second Edition. New Jersey: Prentice Hall PRT, CCITT; Event Report Management Function, X0734, SUN Sun Microsystems, Inc. Solstice Administration Guide: Site/SunNet/Domain Manager STALLINGS, W. SNMP, SNMPv2 and RMON: Pratical Network Management. Second Edition. United States of America: Addison Wesley, Inc., IBM. URL: dezembro de CS Software. URL: setembro de 1999 MAURO, R. DOUGLAS; SCHMIDT, KEVIN J. SNMP Essencial.. Editora Campus. Rio de Janeiro, BATES, REGIS J. Network Management SNMP. Digital. Janeiro 2002.

Gerência de Redes. Arquitetura de Gerenciamento. filipe.raulino@ifrn.edu.br

Gerência de Redes. Arquitetura de Gerenciamento. filipe.raulino@ifrn.edu.br Gerência de Redes Arquitetura de Gerenciamento filipe.raulino@ifrn.edu.br Sistema de Gerência Conjunto de ferramentas integradas para o monitoramento e controle. Possui uma interface única e que traz informações

Leia mais

Relatorio do trabalho pratico 2

Relatorio do trabalho pratico 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA INE5414 REDES I Aluno: Ramon Dutra Miranda Matricula: 07232120 Relatorio do trabalho pratico 2 O protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol - Protocolo

Leia mais

MIB (Management Information Base) Objetos Gerenciados Um objeto gerenciado é a visão abstrata.

MIB (Management Information Base) Objetos Gerenciados Um objeto gerenciado é a visão abstrata. MIB (Management Information Base) Objetos Gerenciados Um objeto gerenciado é a visão abstrata. A MIB é o conjunto dos objetos gerenciados. Basicamente são definidos três tipos de MIBs: MIB II, MIB experimental

Leia mais

O que são DNS, SMTP e SNM

O que são DNS, SMTP e SNM O que são DNS, SMTP e SNM O DNS (Domain Name System) e um esquema de gerenciamento de nomes, hierárquico e distribuído. O DNS define a sintaxe dos nomes usados na Internet, regras para delegação de autoridade

Leia mais

Gerência de Redes Padrões de Gerenciamento

Gerência de Redes Padrões de Gerenciamento Gerência de Redes Padrões de Gerenciamento Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Sumário Padronizações Gerência OSI Gerência TCP/IP SNMP MIB-II RMON SNMPv2 11/5/2007 Gerência

Leia mais

MSc Eliton Smith elitonsmith@gmail.com. Gerenciamento e Administração de Redes

MSc Eliton Smith elitonsmith@gmail.com. Gerenciamento e Administração de Redes MSc Eliton Smith elitonsmith@gmail.com Gerenciamento e Administração de Redes 2 Gerência de Redes ou Gerenciamento de Redes É o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Princípios de Gerência de Redes Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Maio de 2011 1 / 13 Introdução Foi mostrado que uma rede de computadores consiste

Leia mais

PROTÓTIPO TIPO DE UM SOFTWARE AGENTE SNMP PARA REDE WINDOWS

PROTÓTIPO TIPO DE UM SOFTWARE AGENTE SNMP PARA REDE WINDOWS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO PROTÓTIPO TIPO DE UM SOFTWARE AGENTE SNMP PARA REDE WINDOWS Acadêmico: Luciano Waltrick Goeten Orientador: Prof. Sérgio Stringari

Leia mais

Redes de Computadores II

Redes de Computadores II Redes de Computadores II Slide 1 Gerenciamento de Redes Gerenciamento de redes inclui o fornecimento, a integração e a coordenação de hardware, software e elementos humanos para monitorar, testar, configurar,

Leia mais

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Introdução O que é Protocolo? - Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, através de uma rede, é importante

Leia mais

Gerência de Redes. Profa. Márcia Salomão Homci mhomci@hotmail.com

Gerência de Redes. Profa. Márcia Salomão Homci mhomci@hotmail.com Gerência de Redes Profa. Márcia Salomão Homci mhomci@hotmail.com Plano de Aula Histórico Introdução Gerenciamento de Redes: O que é Gerenciamento de Redes? O que deve ser gerenciado Projeto de Gerenciamento

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furbbr Resumo. Este artigo apresenta a especificação

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

Capítulo 9. Gerenciamento de rede

Capítulo 9. Gerenciamento de rede 1 Capítulo 9 Gerenciamento de rede 2 Redes de computadores I Prof.: Leandro Soares de Sousa E-mail: leandro.uff.puro@gmail.com Site: http://www.ic.uff.br/~lsousa Não deixem a matéria acumular!!! Datas

Leia mais

Aranda INVENTORY. Benefícios Estratégicos para sua Organização. (Standard & Plus Edition) Beneficios. Características V.2.0907

Aranda INVENTORY. Benefícios Estratégicos para sua Organização. (Standard & Plus Edition) Beneficios. Características V.2.0907 Uma ferramenta de inventario que automatiza o cadastro de ativos informáticos em detalhe e reporta qualquer troca de hardware ou software mediante a geração de alarmes. Beneficios Informação atualizada

Leia mais

Gerência e Administração de Redes

Gerência e Administração de Redes Gerência e Administração de Redes IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm Agenda! Apresentação da disciplina! Introdução! Tipos de Gerência! Ferramentas

Leia mais

ARQUITETURAS DE GERENCIAMENTO. Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC.

ARQUITETURAS DE GERENCIAMENTO. Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC. ARQUITETURAS DE GERENCIAMENTO Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC. Introdução 2 A gerência de redes é decomposta nas tarefas de monitoração e controle das

Leia mais

Gerência e Segurança de Redes

Gerência e Segurança de Redes Gerência e Segurança de Redes Modelos filipe.raulino@ifrn.edu.br SNMP e CMIP SNMP x CMIP O ambiente de gerenciamento OSI é composto por gerentes, agentes e objetos gerenciados. Um gerente transmite operações

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Modelo cliente e servidor Slide 2 Nielsen C. Damasceno Modelos Cliente - Servidor A principal diferença entre um sistema centralizado e um sistema distribuído está na comunicação

Leia mais

Gerência de Redes: Modelos de Gerência de Redes: Modelo FCAPS: Ferramentas de Gerência de Redes:

Gerência de Redes: Modelos de Gerência de Redes: Modelo FCAPS: Ferramentas de Gerência de Redes: Gerência de Redes: - Gerência de redes é o monitoramento de qualquer estrutura física e/ou lógica de uma rede. É de extrema importância esse gerenciamento para que se obtenha um bom fluxo no tráfego das

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

Gerenciamento de Redes Gerenciamento OSI

Gerenciamento de Redes Gerenciamento OSI Gerenciamento de Redes Gerenciamento OSI Disciplina: Gerenciamento e Segurança de Redes Prof.: Edmar Roberto Santana de Rezende Faculdade de Engenharia de Computação Centro de Ciências Exatas, Ambientais

Leia mais

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furb.br Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para

Leia mais

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP Professor Leonardo Larback Protocolo SMTP O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado no sistema de correio eletrônico da Internet. Utiliza o protocolo TCP na camada

Leia mais

Revisão Gerenciar consiste em supervisionar e controlar seu funcionamento para que ele satisfaça aos requisitos tanto dos seus usuários quanto dos

Revisão Gerenciar consiste em supervisionar e controlar seu funcionamento para que ele satisfaça aos requisitos tanto dos seus usuários quanto dos Revisão Gerenciar consiste em supervisionar e controlar seu funcionamento para que ele satisfaça aos requisitos tanto dos seus usuários quanto dos seu proprietários. A sua rede deve está rigorosamente

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET

IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET 1 IMPLEMENTAÇÃO DE SOCKETS E THREADS NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CLIENTE / SERVIDOR: UM ESTUDO EM VB.NET Daniel da Silva Carla E. de Castro Franco Diogo Florenzano Avelino daniel.silva1@ext.mpsa.com

Leia mais

The Simple Network Management Protocol, version 1

The Simple Network Management Protocol, version 1 SNMPv1 The Simple Network Management Protocol, version 1, 2007 1 O Protocolo A versão original do SNMP derivou do Simple Gateway Monitoring Protocol (SGMP) em 1988 RFC1157, STD0015 A Simple Network Management

Leia mais

Objetivo Geral - Apender conceitos, protocolos e técnicas na gerencia de redes

Objetivo Geral - Apender conceitos, protocolos e técnicas na gerencia de redes Aula 5 - Projeto de Lei 2126/11 (Marco Civil da Internet). Gerência de Redes de Computadores Objetivo Geral - Apender conceitos, protocolos e técnicas na gerencia de redes Objetivos Específicos - Entender

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTÁTISTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO DE DADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTÁTISTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO DE DADOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTÁTISTICA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO DE DADOS PROFESSOR: CARLOS BECKER WESTPHALL Terceiro Trabalho

Leia mais

Gerenciamento de Redes - Evolução. Gerenciamento de Rede. Gerenciamento de Rede NOC NOC

Gerenciamento de Redes - Evolução. Gerenciamento de Rede. Gerenciamento de Rede NOC NOC s - Evolução 1970s 1970s 1980s 1980s Dispositivos 1990s 1990s Browser A Web Server Mainframe Estação Gerenciadora Browser C Browser B NOC (Network( Operation Center) Conjunto de atividades para manter

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 6: Switching Uma rede corporativa

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes EN-3610 Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Aula 01 Introdução Prof. João Henrique Kleinschmidt Santo André, julho de 2013 Roteiro PARTE I Apresentação da Disciplina Apresentação do Professor Metodologia

Leia mais

Lista 3 Exercícios de Gestão de Redes

Lista 3 Exercícios de Gestão de Redes 1. Quais os fatores que contribuem para o sucesso de uma operação de gerenciamento? O sucesso de uma operação de Gerenciamento depende dos seguintes fatores: O sistema de gerenciamento invocador deve ter

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 REDES LOCAIS LAN -

Leia mais

Como manter uma rede com qualidade de serviço? Gerência de Rede. Visão Geral da Gerência de Redes. Importância de gerência de Redes. Cont.

Como manter uma rede com qualidade de serviço? Gerência de Rede. Visão Geral da Gerência de Redes. Importância de gerência de Redes. Cont. Gerência de Rede A importância estratégica crescente das redes envolve: Aplicações indispensáveis à organização Quanto mais complexo o ambiente maior o risco de coisas erradas acontecerem. Como manter

Leia mais

Protocolos de gerenciamento

Protocolos de gerenciamento Protocolos de gerenciamento Os protocolos de gerenciamento têm a função de garantir a comunicação entre os recursos de redes homogêneas ou não. Com esse requisito satisfeito, operações de gerenciamento

Leia mais

Aula 02 Conceitos básicos elipse. INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com

Aula 02 Conceitos básicos elipse. INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com Aula 02 Conceitos básicos elipse INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com 1. Introdução O Elipse E3 trabalha totalmente orientado para a operação

Leia mais

Gerência de Redes. Introdução. filipe.raulino@ifrn.edu.br

Gerência de Redes. Introdução. filipe.raulino@ifrn.edu.br Gerência de Redes Introdução filipe.raulino@ifrn.edu.br Introdução Sistemas complexos com muitos componentes em interação devem ser monitorados e controlados. 2 Introdução A de gerência de redes surgiu

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial Gerenciamento de software como ativo de automação industrial INTRODUÇÃO Quando falamos em gerenciamento de ativos na área de automação industrial, fica evidente a intenção de cuidar e manter bens materiais

Leia mais

O que é Gerenciamento de Redes de Computadores? A gerência de redes de computadores consiste no desenvolvimento, integração e coordenação do

O que é Gerenciamento de Redes de Computadores? A gerência de redes de computadores consiste no desenvolvimento, integração e coordenação do O que é Gerenciamento de Redes de Computadores? A gerência de redes de computadores consiste no desenvolvimento, integração e coordenação do hardware, software e usuários para monitorar, configurar, analisar,

Leia mais

Gerência de Redes NOC

Gerência de Redes NOC Gerência de Redes NOC Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os conceitos fundamentais, assim como os elementos relacionados a um dos principais componentes

Leia mais

Gerencia de Rede (Desempenho) Professor: Guerra (Aloivo B. Guerra Jr.)

Gerencia de Rede (Desempenho) Professor: Guerra (Aloivo B. Guerra Jr.) Gerencia de Rede (Desempenho) Professor: Guerra (Aloivo B. Guerra Jr.) Tópicos Gerencia de Rede Motivação da Gerência Desafios Principais Organismos Padronizadores Modelo Amplamente Adotado As Gerências

Leia mais

Introdução à Computação Móvel IP Móvel. Movimentação de Host. Movimentação de Host. Francisco José da Silva e Silva

Introdução à Computação Móvel IP Móvel. Movimentação de Host. Movimentação de Host. Francisco José da Silva e Silva Introdução à Computação Móvel IP Móvel Francisco José da Silva e Silva Francisco Silva 1 Movimentação de Host Francisco Silva 2 Movimentação de Host Se um host não estiver no enlace identificado por seu

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Figura 1 Taxas de transmissão entre as redes

Figura 1 Taxas de transmissão entre as redes Conceitos de Redes Locais A função básica de uma rede local (LAN) é permitir a distribuição da informação e a automatização das funções de negócio de uma organização. As principais aplicações que requerem

Leia mais

Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR

Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea OTAR P25 Fase 1 Requisitos Gerais Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação (Criptofonia) OTAR (Over The Air Rekeying), para emprego na

Leia mais

BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDOS e DATAWAREHOUSING

BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDOS e DATAWAREHOUSING BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDOS e DATAWAREHOUSING http://www.uniriotec.br/~tanaka/tin0036 tanaka@uniriotec.br Bancos de Dados Distribuídos Conceitos e Arquitetura Vantagens das Arquiteturas C/S (em relação

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

Projeto de Redes Top-Down

Projeto de Redes Top-Down Projeto de Redes Top-Down Referência: Slides extraídos (material de apoio) do livro Top-Down Network Design (2nd Edition), Priscilla Oppenheimer, Cisco Press, 2010. http://www.topdownbook.com/ Alterações

Leia mais

Top-Down Network Design

Top-Down Network Design Top-Down Network Design Chapter Nine Developing Network Management Strategies Copyright 2010 Cisco Press & Priscilla Oppenheimer Gerencia da Rede Contribui para atingir os objetivos dos requisitos Contribui

Leia mais

Dell Infrastructure Consulting Services

Dell Infrastructure Consulting Services Proposta de Serviços Profissionais Implementação do Dell OpenManage 1. Apresentação da proposta Esta proposta foi elaborada pela Dell com o objetivo de fornecer os serviços profissionais de implementação

Leia mais

Comunicando através da rede

Comunicando através da rede Comunicando através da rede Fundamentos de Rede Capítulo 2 1 Estrutura de Rede Elementos de comunicação Três elementos comuns de comunicação origem da mensagem o canal destino da mensagem Podemos definir

Leia mais

MODULO SERVIDOR DE GERENCIAMENTO DE CHAVES DE ENCRIPTAÇÃO AÉREA OTAR P25, FASE 2

MODULO SERVIDOR DE GERENCIAMENTO DE CHAVES DE ENCRIPTAÇÃO AÉREA OTAR P25, FASE 2 MODULO SERVIDOR DE GERENCIAMENTO DE CHAVES DE ENCRIPTAÇÃO AÉREA OTAR P25, FASE 2 Servidor de Gerenciamento de Chaves de Encriptação Aérea (Criptofonia) OTAR (Over The Air Rekeying), para emprego na rede

Leia mais

ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL. Thiago de Almeida Correia

ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL. Thiago de Almeida Correia ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL Thiago de Almeida Correia São Paulo 2011 1. Visão Geral Em uma rede de computadores local, os hosts se enxergam através de dois endereços, sendo um deles o endereço Internet

Leia mais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet:

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: Comunicação em uma rede Ethernet A comunicação em uma rede local comutada ocorre de três formas: unicast, broadcast e multicast: -Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Tópico 4 Estrutura do Sistema Operacional Prof. Rafael Gross prof.rafaelgross@fatec.sp.gov.br FUNÇÕES DO NUCLEO As principais funções do núcleo encontradas na maioria dos sistemas

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES REDE DE COMPUTADORES Tipos de classificação das redes de acordo com sua topologia Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 Ao longo da historia das redes, varias topologias foram

Leia mais

Software de gerenciamento do sistema Intel. Guia do usuário do Pacote de gerenciamento do servidor modular Intel

Software de gerenciamento do sistema Intel. Guia do usuário do Pacote de gerenciamento do servidor modular Intel Software de gerenciamento do sistema Intel do servidor modular Intel Declarações de Caráter Legal AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO SÃO RELACIONADAS AOS PRODUTOS INTEL, PARA FINS DE SUPORTE ÀS PLACAS

Leia mais

Uc-Redes Técnico em Informática André Luiz Silva de Moraes

Uc-Redes Técnico em Informática André Luiz Silva de Moraes Roteiro 2: Conceitos Básicos de Redes: parte 1 Neste roteiro são detalhados os equipamentos componentes em uma rede de computadores. Em uma rede existem diversos equipamentos que são responsáveis por fornecer

Leia mais

Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos

Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS Curso de Licenciatura em Computação Sistemas Operacionais Gerência de Dispositivos Prof. José Gonçalves Dias Neto profneto_ti@hotmail.com Introdução A gerência

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul QUESTÃO: 29 Além da alternativa a estar correta a alternativa e também pode ser compreendida como correta. Segundo a definição de diversos autores, a gerência de falhas, detecta, isola, notifica e corrige

Leia mais

Software de rede e Modelo OSI André Proto UNESP - São José do Rio Preto andre.proto@sjrp.unesp.br O que será abordado Hierarquias de protocolos (camadas) Questões de projeto relacionadas às camadas Serviços

Leia mais

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados:

Protocolo TCP/IP. Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Protocolo TCP/IP Neste caso cada computador da rede precisa de, pelo menos, dois parâmetros configurados: Número IP Máscara de sub-rede O Número IP é um número no seguinte formato: x.y.z.w Não podem existir

Leia mais

4 Um Exemplo de Implementação

4 Um Exemplo de Implementação 4 Um Exemplo de Implementação Neste capítulo será discutida uma implementação baseada na arquitetura proposta. Para tanto, será explicado como a arquitetura proposta se casa com as necessidades da aplicação

Leia mais

Administração de Redes

Administração de Redes Administração de Redes DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Prof. Fabio de Jesus Souza Professor Fabio Souza Introdução Principais parâmetros que devem ser configurados para que o protocolo TCP/IP

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência da Computação Lista de exercícios Gerência de Redes,Turma A, 01/2010 Marcelo Vale Asari 06/90708 Thiago Melo Stuckert do Amaral

Leia mais

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes

Tecnologia e Infraestrutura. Conceitos de Redes Tecnologia e Infraestrutura Conceitos de Redes Agenda Introdução às Tecnologias de Redes: a) Conceitos de redes (LAN, MAN e WAN); b) Dispositivos (Hub, Switch e Roteador). Conceitos e tipos de Mídias de

Leia mais

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Í n d i c e Considerações Iniciais...2 Rede TCP/IP...3 Produtos para conectividade...5 Diagnosticando problemas na Rede...8 Firewall...10 Proxy...12

Leia mais

(Open System Interconnection)

(Open System Interconnection) O modelo OSI (Open System Interconnection) Modelo geral de comunicação Modelo de referência OSI Comparação entre o modelo OSI e o modelo TCP/IP Analisando a rede em camadas Origem, destino e pacotes de

Leia mais

Aula 01 Introdução ao Gerenciamento de Redes

Aula 01 Introdução ao Gerenciamento de Redes Aula 01 Introdução ao Gerenciamento de Redes Leonardo Lemes Fagundes leonardo@exatas.unisinos.br São Leopoldo, 15 de outubro de 2004 Roteiro Apresentação da disciplina Objetivos Conteúdo programático Metodologia

Leia mais

Rede de Computadores

Rede de Computadores Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Rede de Computadores Prof. Aquiles Burlamaqui Nélio Cacho Luiz Eduardo Eduardo Aranha ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Rede de Computadores II

Rede de Computadores II Rede de Computadores II Slide 1 SNMPv1 Limitações do SNMPv1 Aspectos que envolvem segurança Ineficiência na recuperação de tabelas Restrito as redes IP Problemas com SMI (Structure Management Information)

Leia mais

Projeto de Redes Físico e Lógico. Prof. MSc. Jeferson Bussula Pinheiro

Projeto de Redes Físico e Lógico. Prof. MSc. Jeferson Bussula Pinheiro Projeto de Redes Físico e Lógico Prof. MSc. Jeferson Bussula Pinheiro Gerência de redes ou gerenciamento de redes. É o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de recursos

Leia mais

Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback

Equipamentos de Redes. Professor Leonardo Larback Equipamentos de Redes Professor Leonardo Larback Componentes de Expansão e Segmentação Pontos de rede localizados à distâncias maiores que o limite estabelecido pela mídia utilizada, o aumento no número

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Eriko Carlo Maia Porto UNESA Universidade Estácio de Sá eriko_porto@uol.com.br Última revisão Julho/2003 REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO Década de 50 introdução dos

Leia mais

Capítulo 3: Implementar a segurança por meio de VLANs

Capítulo 3: Implementar a segurança por meio de VLANs Unisul Sistemas de Informação Redes de Computadores Capítulo 3: Implementar a segurança por meio de VLANs Roteamento e Switching Academia Local Cisco UNISUL Instrutora Ana Lúcia Rodrigues Wiggers Presentation_ID

Leia mais

MODELO CLIENTE SERVIDOR

MODELO CLIENTE SERVIDOR SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Modelo Cliente Servidor Modelo que estrutura um S.O. como um grupo de processos cooperantes, chamados servidores, que oferecem serviços a processos usuários, denominados clientes;

Leia mais

Na Figura a seguir apresento um exemplo de uma "mini-tabela" de roteamento:

Na Figura a seguir apresento um exemplo de uma mini-tabela de roteamento: Tutorial de TCP/IP - Parte 6 - Tabelas de Roteamento Por Júlio Cesar Fabris Battisti Introdução Esta é a sexta parte do Tutorial de TCP/IP. Na Parte 1 tratei dos aspectos básicos do protocolo TCP/IP. Na

Leia mais

Gerenciamento de Redes

Gerenciamento de Redes Gerenciamento de Redes As redes de computadores atuais são compostas por uma grande variedade de dispositivos que devem se comunicar e compartilhar recursos. Na maioria dos casos, a eficiência dos serviços

Leia mais

Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE

Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE INTRODUÇÃO (KUROSE) A Camada de Rede é uma peça central da arquitetura de rede em camadas A sua função é a de fornecer serviços de comunicação diretamente aos processos

Leia mais

SolarWinds Kiwi Syslog Server

SolarWinds Kiwi Syslog Server SolarWinds Kiwi Syslog Server Monitoramento de syslog fácil de usar e econômico O Kiwi Syslog Server oferece aos administradores de TI o software de gerenciamento mais econômico do setor. Fácil de instalar

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation

IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation Descrição de Serviços IBM Managed Security Services for Agent Redeployment and Reactivation EM ADIÇÃO AOS TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICADOS ABAIXO, ESSA DESCRIÇÃO DE SERVIÇOS INCLUI AS IBM MANAGED SECURITY

Leia mais

SISGEP SISTEMA GERENCIADOR PEDAGÓGICO

SISGEP SISTEMA GERENCIADOR PEDAGÓGICO FACSENAC SISTEMA GERENCIADOR PEDAGÓGICO Projeto Lógico de Rede Versão: 1.2 Data: 25/11/2011 Identificador do documento: Documento de Visão V. 1.7 Histórico de revisões Versão Data Autor Descrição 1.0 10/10/2011

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 4 PROTOCOLO ARP...5 ARP - ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL...5 FUNCIONAMENTO DO PROTOCOLO ARP...5 CACHE ARP... 6

Sumário INTRODUÇÃO... 4 PROTOCOLO ARP...5 ARP - ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL...5 FUNCIONAMENTO DO PROTOCOLO ARP...5 CACHE ARP... 6 IESPLAN Instituto de Ensino Superior Planalto Departamento de Ciência da Computação Curso: Ciência da Computação Disciplina: Engenharia de Software Professor: Marcel Augustus O Protocolo ARP Brasília,

Leia mais

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1)

O modelo ISO/OSI (Tanenbaum,, 1.4.1) Cenário das redes no final da década de 70 e início da década de 80: Grande aumento na quantidade e no tamanho das redes Redes criadas através de implementações diferentes de hardware e de software Incompatibilidade

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP. Modelo Arquitetural

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP. Modelo Arquitetural Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Motivação Realidade Atual Ampla adoção das diversas tecnologias de redes de computadores Evolução das tecnologias de comunicação Redução dos

Leia mais

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos II Professor: Cheli dos S. Mendes da Costa Modelo Cliente- Servidor Modelo de Aplicação Cliente-servidor Os

Leia mais